Gestão de Planos de Saúde Cronograma das aulas telepresenciais e das avaliações presenciais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Planos de Saúde Cronograma das aulas telepresenciais e das avaliações presenciais"

Transcrição

1 Disciplina: Fundamentos Econômico-Financeiros 03/02 10/02 17/02 1/8 2/8 3/8 4/8 5/8 6/8 Fundamentos de Contabilidade Gerencial Objetivos da Contabilidade Gerencial. Princípios Fundamentais da Contabilidade. Transações contábeis com a metodologia dos balanços sucessivos. Fundamentos de Contabilidade Gerencial Balanço Geral Lei 6.404/76 e /07: Balanço Patrimonial. Demonstração do Fluxo de Caixa. DMPS. DVA. DR. DRE. Gestão Financeira e Orçamentária O papel e o ambiente da administração financeira. Fluxo de Caixa e Planejamento Financeiro. Gestão Financeira e Orçamentária Orçamento de Caixa e de Resultados. O Capital de Giro das Organizações. Administração Financeira do Capital de Giro. Fundamentos de Contabilidade Gerencial Relatório do Conselho de Administração ou da Diretoria. Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis. Parecer dos Auditores Independentes. Parecer do Conselho Fiscal. Novo plano de contas padrão ANS, com destaque para: Provisões Técnicas de Operações de Assistência à Saúde (Provisão de Risco, PEONA, Provisão para Remissão, Dependência Operacional e Ativos Garantidores) e Garantias Financeiras( Margem de Solvência e Patrimônio Mínimo Ajustado). Maria Aparecida da Silva Valins MBA em Atuária e Finanças pela FIPECAFI- USP e Pós Graduação em Controladoria e Finanças pelo INPG - Instituto Nacional de Pós Graduação. Atualmente é Superintendente Financeira da Marítima Seguros S.A. Maria Aparecida da Silva Valins MBA em Atuária e Finanças pela FIPECAFI- USP e Pós Graduação em Controladoria e Finanças pelo INPG - Instituto Nacional de Pós Graduação. Atualmente é Superintendente Financeira da Marítima Seguros S.A. Artur Franco Bueno Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professor de Graduação na UNIP e de pós-graduação na Universidade Mackenzie e na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras - FIPECAFI. Artur Franco Bueno Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professor de Graduação na UNIP e de pós-graduação na Universidade Mackenzie e na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras - FIPECAFI. Maria Aparecida da Silva Valins MBA em Atuária e Finanças pela FIPECAFI- USP e Pós Graduação em Controladoria e Finanças pelo INPG - Instituto Nacional de Pós Graduação. Atualmente é Superintendente Financeira da Marítima Seguros S.A.

2 Disciplina: Fundamentos Econômico-Financeiros 24/02 7/8 8/8 Gestão Financeira e Orçamentária Ponto de equilíbrio e alavancagem. O custo de capital da empresa. Artur Franco Bueno Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professor de Graduação na UNIP e de pós-graduação na Universidade Mackenzie e na Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras - FIPECAFI. Disciplina: Aspectos Legais na Gestão de Planos de Saúde 03/03 10/03 17/03 1/12 2/12 3/12 4/12 5/12 6/12 Noções de Direito Civil e Tributário Noções Gerais de Pessoa Jurídica. Noções Gerais de Direito do Consumidor. Noçõs de Direito Contratual. Marco Regulatório do Mercado de Saúde Suplementar Aspectos Gerais da Lei 9.656/98; Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS; Operadoras; Cadastro de Beneficiários ; DIOPS. SIP; Produtos (antigos e novos) ; Ressarcimento ao SUS. Administradores; Rol de Procedimentos ; TISS. TUSS; Reajustes; Portabilidade. Noções de Direito Civil e Tributário Noções Gerais de Direito Tributário. Noções Gerais de Direito do Trabalho. Nelson Buganza Júnior Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor de Direito Processual Civil e Direito Civil da Universidade Católica de Brasília. Luiz Fernando Mouta Moreira Especialista em Direito Empresarial pela FMU. Especialista em Direito dos Contratos pelo UNIDF. Palestrante da UNIDAS. Professor da Fundação UNIMED. Exconsultor jurídico da UNIDAS. Professor do Centro Brasileiro de Pós-Graduações. Advogado militante na área do direito da saúde. Nelson Buganza Júnior Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor de Direito Processual Civil e Direito Civil da Universidade Católica de Brasília.

3 Disciplina: Aspectos Legais na Gestão de Planos de Saúde 24/03 31/03 7/12 8/12 9/12 10/12 Marco Regulatório do Mercado de Saúde Suplementar Contratualização Demitidos e aposentados Provisões e Garantias Financeiras; Processo administrativo-fiscal Infrações e penalidades; Regimes Especiais; Liquidação Extrajudicial. Direito e Ética em Saúde Conceito de Bioética. Histórico da Bioética. Bioética como ética aplicada. Relações entre Bioética e Direito.Relação médico /paciente: Respeito à autonomia e dever de beneficência do médico. Consentimento Livre e Esclarecido. Prontuário médico e dever de confidencialidade. Limites do tratamento médico. Direito e Ética em Saúde Relevância pública das ações e serviços de saúde. Assistência à saúde e assistência social no sistema de seguridade. Direitos do paciente, consumidor e usuário. Controle sanitário no fornecimento de produtos e serviços. Instrumentos legais e responsabilidade em saúde. Luiz Fernando Mouta Moreira Especialista em Direito Empresarial pela FMU. Especialista em Direito dos Contratos pelo UNIDF. Palestrante da UNIDAS. Professor da Fundação UNIMED. Exconsultor jurídico da UNIDAS. Professor do Centro Brasileiro de Pós-Graduações. Advogado militante na área do direito da saúde. Gabriela Guz Mestre em Saúde Pública pela USP. Especialista em Bioética pela USP. Marilia de Castro Torres Fernandes Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Especialista em Direito Sanitário pela Faculdade de Saúde Pública - USP.

4 Disciplina: Aspectos Legais na Gestão de Planos de Saúde 11/12 Direito e Ética em Saúde Eutanásia, ortotanásia e distanásia. A pesquisa envolvendo seres humanos. Início da vida e as pesquisas com células-tronco embrionárias. Declarações internacionais sobre questões bioéticas. O direito à saúde e o direito da saúde no sistema normativo brasileiro. Gabriela Guz Mestre em Saúde Pública pela USP. Especialista em Bioética pela USP. 07/04 12/12 Direito e Ética em Saúde Responsabilidade profissional e institucional. Relações entre o sistema de saúde e o sistema de justiça. Controles internos e externos. Atuação do Ministério Público e judicialização da saúde. Tendências jurisprudenciais. Marilia de Castro Torres Fernandes Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP. Especialista em Direito Sanitário pela Faculdade de Saúde Pública - USP. / Fim das disciplinas temática e início da Metodologia da Pesquisa. Avaliação Presencial - AP Chamada Tipo Curso Data horas Disciplinas Turmas 1ª Telepresencial 14/04/11 - Quinta 18h30 às 20h30 FERIADO 21/04/11 2ª Telepresencial 28/04/11 Quinta 18h30 às 20h30 1ª Web Center 28/04/11 Quinta 18h30 às 20h30 2ª Web Center 07/05/11 - Sábado 14h às 16h LEGENDA: 1 FEF - Fundamentos Econômico-Financeiros. 2 ALG - Aspectos Legais na Gestão de Planos de Saúde. FEF 1 /ALG 2 4 e 5 Os alunos podem optar por realizar a avaliação em primeira ou em segunda chamada, independentemente de requerimento.

5 Disciplina: Visão Sistêmica na Gestão da Saúde 05/05 1/14 O Sistema de Saúde Público e Privado no Brasil Saúde pública no Brasil. O sistema assistencial previdenciário dos anos 20 aos anos 80. A construção e desafios do SUS como intenção de sistema universal: aspectos legais, funcionamento, dilemas e tendências. 2/14 / Início das aulas / excepcionalmente, a aula se encerrará às 22h15. Pedro Ribeiro Barbosa Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca /RJ. Vice-Presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fundação Oswaldo Cruz. Diretor Executivo da FIOTEC. Professor e Pesquisador na área de planejamento e gestão em saúde. Médico. 12/05 19/05 3/14 4/14 5/14 6/14 / das 22h15 às 22h30- vídeo de boas vindas da Pós-Graduação. Modelos Internacionais de Assistência à Saúde Conceitos, tipologia e modelos dos sistemas sanitários; A reforma do Estado e o processo de reforma dos sistemas de saúde; Relatos de casos: Canadá e Espanha (Sistemas Universalistas). Pesquisa Bibliográfica em Saúde das 20:40 às 22:10 h. Pesquisa Bibliográfica em Saúde e acesso às informações bibliográficas: a Internet na busca de informação especializada, técnica e científica em saúde pública. Avaliação de Tecnologia em Saúde Conceitos básicos em avaliação de tecnologias em saúde. Papel da ATS na melhoria da eficiência da empresa de saúde e no controle de custos. Modelos Internacionais de Assistência à Saúde Relatos de casos: o sistema liberal clássico dos EUA; Argentina, Uruguai e Paraguai (Sistemas Contributivos); perspectivas e desafios dos sistemas internacionais de saúde. Daniele Pompei Sacardo Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública. Mestre em Saúde Pública pela USP. Especialista em Saúde Internacional pela Organização Panamericana de Saúde. Professora colaboradora da disciplina HSP Desafios do SUS: aprendendo com as inovações Internacionais dos sistemas de saúde, ministrado na Faculdade de Saúde Pública da USP. Grace Peixoto Noronha Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Especialista em Linguagem pela PUC/SP. Curso de Aprimoramento em Saúde Coletiva pela PUC/SP. Pesquisadora do CEPEDOC- Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis. Isabella Vasconcellos de Oliveira Mestre em Ciências da Saúde pela UNB. Especialista em Gestão Avançada de Sistemas de Saúde (São Camilo). Gerente Médica da Tempo Saúde. Médica. Daniele Pompei Sacardo Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública. Mestre em Saúde Pública pela USP. Especialista em Saúde Internacional pela Organização Panamericana de Saúde. Professora colaboradora da disciplina HSP Desafios do SUS: aprendendo com as inovações Internacionais dos sistemas de saúde, ministrado na Faculdade de Saúde Pública da USP.

6 Disciplina: Visão Sistêmica na Gestão da Saúde 26/05 02/06 09/06 7/14 8/14 9/14 10/14 11/14 12/14 Pesquisa Bibliográfica em Saúde Pesquisa Bibliográfica em Saúde e o sistema de comunicação científica. Acesso às bases da dados na área da saúde. Fundamentos da Economia da Saúde Serão apresentados e discutidos o histórico, as razões e fundamentos da economia da saúde, bem a sua inserção e aplicação no sistema de saúde. Avaliação de Tecnologia em Saúde Panoramas Nacional e internacional em ATS. Relação da ATS com a Gestão em Saúde e Auditoria em Saúde. Fundamentos da Economia da Saúde Economia e Sistemas de Saúde: Serão apresentados e discutidos os aspectos que fazem o sistema de saúde ser único e necessitar de uma consideração especial no uso das ferramentas e do modo de pensar econômico. Avaliação de Tecnologia em Saúde Interface da ATS com a Medicina Baseada em Evidencias e a Economia da Saúde. Papel da ATS na decisão sobre incorporação tecnológica. Fontes de informação e sites recomendados. Fundamentos da Economia da Saúde Fundamentos da Avaliação Econômica em Saúde: Avaliação econômica em saúde será conceituada, seus tipos apresentados, e suas limitações metodológicas discutidas. Exemplos de Avaliação Econômica e seu uso na prática. Serão apresentados exemplos ilustrativos. Grace Peixoto Noronha Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Especialista em Linguagem pela PUC/SP. Curso de Aprimoramento em Saúde Coletiva pela PUC/SP. Pesquisadora do CEPEDOC- Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis. Patricia Coelho de Soárez Doutora em Medicina Preventiva pela USP. Mestre em Economia da Saúde pela UNIFESP e em Saúde Pública pela Harvard School of Public Health. Professora do MBA em Economia e Gestão de Saúde do CPES Centro Paulista de Economia da Saúde. Isabella Vasconcellos de Oliveira Mestre em Ciências da Saúde pela UNB. Especialista em Gestão Avançada de Sistemas de Saúde (São Camilo). Gerente Médica da Tempo Saúde. Médica. Patricia Coelho de Soárez Doutora em Medicina Preventiva pela USP. Mestre em Economia da Saúde pela UNIFESP e em Saúde Pública pela Harvard School of Public Health. Professora do MBA em Economia e Gestão de Saúde do CPES Centro Paulista de Economia da Saúde. Isabella Vasconcellos de Oliveira Médica.Mestre em Ciências da Saúde pela UNB. Especialista em Gestão Avançada de Sistemas de Saúde (São Camilo). Gerente Médica da Tempo Saúde Patricia Coelho de Soárez Doutora em Medicina Preventiva pela USP. Mestre em Economia da Saúde pela UNIFESP e em Saúde Pública pela Harvard School of Public Health. Professora do MBA em Economia e Gestão de Saúde do CPES Centro Paulista de Economia da Saúde.

7 Disciplina: Visão Sistêmica na Gestão da Saúde 13/14 Avaliação de Tecnologia em Saúde Riscos relacionados as novas tecnologias. Relação com a indústria. Apresentação de Cases. Isabella Vasconcellos de Oliveira Médica.Mestre em Ciências da Saúde pela UNB. Especialista em Gestão Avançada de Sistemas de Saúde (São Camilo). Gerente Médica da Tempo Saúde 16/06 14/14 Dilemas do Mercado de Saúde Contexto do mercado de Saúde. Dilemas e Desafios: a lógica mercantil; oferta, demanda e necessidade; formação médica, ênfase na tecnologia; cultura do usuário, judicialização da saúde; atuação dos laboratórios; envelhecimento da população. José Antonio Diniz de Oliveira Mestre em Saúde Pública pela FSP/ USP. Especialista em Administração de Sistemas de Saúde e Administração Hospitalar pela FSP/USP. Foi presidente da UNIDAS e Diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes da CASSI. Exerce atualmente o cargo de Superintendente Comercial de Saúde da Tempo Assist/CRC. 23/06 FERIADO Disciplina: Atenção à Saúde 1/8 Epidemiologia Gerencial Aplicações da Epidemiologia na Gestão de Saúde: seu papel na gestão e administração do Sistema, nas operadoras de planos e nas prestadoras de serviços públicos e privados de Saúde. Tratamento da Informação em Saúde. Rubens Baptista Junior Médico especialista em Administração em Saúde e em Medicina Preventiva e Social pela FM-USP. Especialista em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela FGV-EAESP. Professor na EEP do HC FM-USP Coordenador do Curso de Pós-graduação em Gestão de Saúde do SENAC/SP. 30/06 2/8 Epidemiologia Gerencial Utilização de indicadores na Gestão de Saúde. Critérios de escolha e uso de Epidemiologia e Estatística na gestão de operadoras. Libânia Rangel de Alvarenga Paes Doutora e mestre em Administração de Empresas pela FGV. Especialista em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela FGV. Professora de Gestão de Saúde das Faculdades Oswaldo Cruz, do curso de pós-graduação em Gestão de Saúde do SENAC e dos cursos CAHS, CEAG, GVped e graduação da FGV- EAESP..

8 Disciplina: Atenção à Saúde 07/07 3/8 Promoção da Saúde e Prevenção da Doença Introdução, histórico e conceitos atuais. Características dos Modelos de Atenção existentes no Setor da Saúde Suplementar. Modelo Assistencial X Atenção integral. Características do foco assistencial. Crise nos Sistemas de Saúde e Fatores que influenciam na saúde. História Recente da gestão nos sistemas de saúde. Repensando o modelo e propondo mudança no papel dos principais atores. Atividades de promoção de saúde e prevenção de doenças. Momento atual do foco regulatório da ANS. Diretrizes da ANS na Promoção da Saúde. Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças RN 94 e IN 10. Passos e Estratégias na elaboração dos programas. Vilma Regina Freitas Gonçalves Dias Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil, possui especialização em Gestão de Sistemas de Saúde FEPAR (PR) e em Saúde Pública (FIOCRUZ-RJ). Gerente Executiva de Saúde da Caixa de Assistência à Saúde dos Funcionários do Banco do Brasil CASSI (DF). 4/8 Epidemiologia Gerencial Utilização da Epidemiologia: Análise da situação de Saúde; vigilância epidemiológica; planejamento e definição de prioridades; avaliação de tecnologias, ações e programas de Saúde. Álvaro Escrivão Junior Doutor em Medicina preventiva pela Faculdade de Medicina da USP. Coordenador de cursos de auditoria em saúde, gestão de serviços e sistemas de saúde e de capacitação para médicos da FGV-EAESP. 14, 21 e 28/07 RECESSO I M P O R T A N T E Havendo necessidade de o aluno assistir aula/realizar a avaliação em outra unidade da Rede LFG, atentar para o procedimento previsto no Guia Acadêmico.

Curso de Especialização TeleVirtual em Gestão de Planos de Saúde

Curso de Especialização TeleVirtual em Gestão de Planos de Saúde Disciplina: Aspectos Legais na 05/02 1/10 12/02 2/10 19/02 3/10 26/02 4/10 28/02 5/10 6/10 Noções de Direito Civil, Trabalhista e Tributário Noções Gerais de Pessoa Jurídica. Noções Gerais de Direito do

Leia mais

Gestão de Planos de Saúde Cronograma das aulas telepresenciais e das avaliações presenciais

Gestão de Planos de Saúde Cronograma das aulas telepresenciais e das avaliações presenciais Disciplina: Atenção à Saúde 04/08 11/08 5/8 6/8 7/8 8/8 Promoção da Saúde e Prevenção da Doença Programas de Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças no mercado privado suplementar. Fases e modelos de

Leia mais

Curso de Especialização TeleVirtual em Gestão de Planos de Saúde

Curso de Especialização TeleVirtual em Gestão de Planos de Saúde 04/09 1/13 11/09 2/13 18/09 3/13 25/09 4/13 27/09 5/13 e 6/13 Processo estratégico, conceitos de planejamento e de sistema. Metodologia para elaboração e implementação do planejamento estratégico nas empresas,

Leia mais

Controladoria. Cronograma das aulas telepresenciais e das avaliações presenciais. Segundo Semestre de 2010

Controladoria. Cronograma das aulas telepresenciais e das avaliações presenciais. Segundo Semestre de 2010 Dia e horário: quarta-feira, das 18h30 às 22h30. s Telepresenciais quinzenais. (Horário de Brasília) Disciplina: Planejamento, Programação e Controle de Produção Data Tema da aula Professor(es) Edgard

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR NACIONAL DE SEGUROS EXTENSÃO EM GESTÃO DE PLANOS DE SAÚDE - RIO DE JANEIRO DISCIPLINAS, EMENTAS E CORPO DOCENTE

ESCOLA SUPERIOR NACIONAL DE SEGUROS EXTENSÃO EM GESTÃO DE PLANOS DE SAÚDE - RIO DE JANEIRO DISCIPLINAS, EMENTAS E CORPO DOCENTE ESCOLA SUPERIOR NACIONAL DE SEGUROS EXTENSÃO EM GESTÃO DE PLANOS DE SAÚDE - RIO DE JANEIRO DISCIPLINAS, EMENTAS E CORPO DOCENTE CARGA HORÁRIA: 120 horas AULAS: terças e quintas de 18h45 as 22h00 (15m de

Leia mais

Direito Notarial e Registral

Direito Notarial e Registral Avaliação Presencial - AP Chamada Tipo Curso Data horas Disciplinas Turmas 1ª Telepresencial 19/01/12 Quinta 18h30 às 21h30 2ª Telepresencial 28/01/12 Sábado 14h às 17h 1ª Web Center 28/01/12 Sábado 14h

Leia mais

COOPERATIVISMO ANS AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR

COOPERATIVISMO ANS AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR COOPERATIVISMO ANS AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR LEI DOS PLANOS DE SAÚDE A Lei Federal nº 9.656/98 - regulamenta os planos privados de assistência à saúde, foi sancionada em 03 de junho de 1998.

Leia mais

Gestão de Planos de Saúde

Gestão de Planos de Saúde 06/08 1/16 13/08 2/16 20/08 3/16 Interação da Ciência Atuarial com a gestão de OPS. As exigências da legislação em relação à área atuarial. Início da turma 3 Turmas 1 e 2 excepcionalmente, a aula se encerrará

Leia mais

MBA CONTROLLER (Parceria ANEFAC)

MBA CONTROLLER (Parceria ANEFAC) MBA CONTROLLER (Parceria ANEFAC) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o

Leia mais

Gestão de Pessoas. Cronograma das aulas telepresenciais e das avaliações presenciais. Turma 5 Ingresso em Set./ 2010. Primeiro Semestre de 2011

Gestão de Pessoas. Cronograma das aulas telepresenciais e das avaliações presenciais. Turma 5 Ingresso em Set./ 2010. Primeiro Semestre de 2011 Disciplina: Seleção 01/02 1/4 08/02 2/4 15/02 3/4 22/02 4/4 Introdução ao Tema: Recrutamento e Seleção(R&S). Perfil profissional. O processo de atração. Fontes e meios de recrutamento. O processo de seleção.

Leia mais

Marketing e Vendas. Cronograma das aulas telepresenciais e das avaliações presenciais. Turma 2 Ingresso em Set./ 2010. Primeiro Semestre de 2011

Marketing e Vendas. Cronograma das aulas telepresenciais e das avaliações presenciais. Turma 2 Ingresso em Set./ 2010. Primeiro Semestre de 2011 Dia e horário: sexta-feira, das 18h30 às 22h30. s Telepresenciais quinzenais. (Horário de Brasília) Disciplina: Marketing Internacional Data Tema da aula Professor(es) 04/02 11/02 Virtual 18/02 25/02 Virtual

Leia mais

Gestão Estratégica de Negócios

Gestão Estratégica de Negócios Disciplina: Gestão Estratégica de Custos e Formação de Preços 07/08 4/4 Formação de preços e estratégias de custeio. Disciplina: Jogos de Empresas Alessandra Cristina Fahl Mestre em Ciências Contábeis

Leia mais

Agência Nacional de Saúde Suplementar. Chile, Agosto 2011

Agência Nacional de Saúde Suplementar. Chile, Agosto 2011 Agência Nacional de Saúde Suplementar Chile, Agosto 2011 Dados do Setor Planos de Saúde Planos de Saúde Médico Hospitalares Exclusivamente Odontológicos Consumidores Número de Operadoras Faturamento em

Leia mais

UNIDAS. Angélica Villa Nova de Avellar Du Rocher Carvalho Gerente-Geral de Análise Técnica da Presidência Brasília, 28 de abril de 2014

UNIDAS. Angélica Villa Nova de Avellar Du Rocher Carvalho Gerente-Geral de Análise Técnica da Presidência Brasília, 28 de abril de 2014 UNIDAS Angélica Villa Nova de Avellar Du Rocher Carvalho Gerente-Geral de Análise Técnica da Presidência Brasília, 28 de abril de 2014 Saúde no Brasil Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado,

Leia mais

IV FÓRUM ÉTICO LEGAL EM ANÁLISES CLÍNICAS

IV FÓRUM ÉTICO LEGAL EM ANÁLISES CLÍNICAS IV FÓRUM ÉTICO LEGAL EM ANÁLISES CLÍNICAS Brasília, 08 de junho de 2010. Cumprimento de Contratos das Operadoras com os Laboratórios Clínicos. DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO SETORIAL - DIDES Gerência de

Leia mais

MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA

MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o cenário Contábil,

Leia mais

Seminário Nacional sobre Direito e Saúde 22 e 24 de novembro

Seminário Nacional sobre Direito e Saúde 22 e 24 de novembro Seminário Nacional sobre Direito e Saúde 22 e 24 de novembro 22 de novembro 8h às 9h Credenciamento e coffee break 9h às 9h40 Sessão de abertura Pronunciamento dos Ministros da Saúde e da Advocacia Geral

Leia mais

Gestão Estratégica de Negócios

Gestão Estratégica de Negócios Disciplina: Estratégia Executiva 29/01 1/4 05/02 2/4 12/02 3/4 Negócios e suas Estratégias; Cenários e Tendências de Mercado. Formulação Estratégica; Rivalidade e Dinâmica Competitiva. Estratégia e Desempenho,

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS

MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o cenário

Leia mais

ASPECTOS FINANCEIROS DA COOPERATIVA E CAPITAL SOCIAL

ASPECTOS FINANCEIROS DA COOPERATIVA E CAPITAL SOCIAL ASPECTOS FINANCEIROS DA COOPERATIVA E CAPITAL SOCIAL Operadoras de Plano de Saúde ANTES E DEPOIS LEI 9656/98 E ANS LEI 9656/98 Regulamenta a atividade das Operadoras de Planos de Saúde na área Suplementar

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA. RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN No- 384, DE 4 DE SETEMBRO DE 2015

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA. RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN No- 384, DE 4 DE SETEMBRO DE 2015 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN No- 384, DE 4 DE SETEMBRO DE 2015 Dispõe sobre oferta pública de referências operacionais e cadastro de beneficiários

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora)

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais

Gestão de TI. Cronograma das aulas telepresenciais e das avaliações presenciais. Turma 2 Ingresso em Set./ 2010. Primeiro Semestre 2011

Gestão de TI. Cronograma das aulas telepresenciais e das avaliações presenciais. Turma 2 Ingresso em Set./ 2010. Primeiro Semestre 2011 Dia e horário: sexta-feira, das 18h30 às 22h30. s Telepresenciais quinzenais. (Horário de Brasília) Data 21/01 AP em Segunda Chamada Horário: 18h30 às 21h30 Avaliação Presencial - AP Disciplina: Análise

Leia mais

DEZ QUESTÕES ORGANIZACIONAIS QUE NÃO QUEREM CALAR. (SINTONIA PROJETOS DE MUDANÇA / PREVISIBILIDADE PATRIMONIAL).

DEZ QUESTÕES ORGANIZACIONAIS QUE NÃO QUEREM CALAR. (SINTONIA PROJETOS DE MUDANÇA / PREVISIBILIDADE PATRIMONIAL). MINIARTIGO CONTABILIDADE GERENCIAL E A PREVISIBILIDADE PATRIMONIAL (A CONVERGÊNCIA DA CIÊNCIA CONTÁBIL COM A CIÊNCIA DA GESTÃO) -- ESTIMATIVAS CONTÁBEIS RELACIONADAS Á GESTÃO DO RISCO DE PROJETOS ORGANIZACIONAIS--

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Métodos Quantitativos Aplicados Ambiente Econômico Matemática Financeira Administração Financeira Planejamento e Gestão

Leia mais

MBA em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade)

MBA em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade) MBA em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos

Leia mais

INTRODUÇÃO OBJETIVOS

INTRODUÇÃO OBJETIVOS INTRODUÇÃO Com a constante e crescente evolução do sistema brasileiro de saúde, tem-se percebido um grande aumento da demanda por profissionais médicos mais qualificados, principalmente no que diz respeito

Leia mais

Magali Rodrigues Zeller

Magali Rodrigues Zeller Magali Rodrigues Zeller Brasileira, Casada, 50 anos Rua Princesa Isabel de Bragança, 235 conj 1307 Mogi das Cruzes SP 08710-460 Celular: 55 (11) 98292-0164 Fixo: 55 (11) 4798-2562 e-mail: mzeller@atservice.com.br

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) CIÊNCIAS CONTÁBEIS CIÊNCIAS CONTÁBEIS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades

Leia mais

Agradecimentos... 7. Nota à segunda edição... 17. Prefácio... 21. Introdução... 23. As Operadoras de Planos e Seguros de Saúde...

Agradecimentos... 7. Nota à segunda edição... 17. Prefácio... 21. Introdução... 23. As Operadoras de Planos e Seguros de Saúde... Su m á r i o Agradecimentos... 7 Nota à segunda edição... 17 Lista de siglas e abreviaturas... 19 Prefácio... 21 Introdução... 23 Capítulo I Etiologia Histórica dos Planos e Seguros de Saúde... 27 1.1

Leia mais

Licitações e Contratos Administrativos

Licitações e Contratos Administrativos Curso Presencial de Curta Duração 16 horas-aula Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Curso de Extensão em Licitações e Contratos Administrativos A LBS Law & Business

Leia mais

Câmara Técnica de Ajustes ao Patrimônio para fins de PMA e Margem de Solvência

Câmara Técnica de Ajustes ao Patrimônio para fins de PMA e Margem de Solvência Câmara Técnica de Ajustes ao Patrimônio para fins de PMA e Margem de Solvência Alteraçã ção o da IN DIOPE nº n 38, de 2009 Diretoria de Normas e Habilitaçã ção o de Operadoras Agência Nacional de Saúde

Leia mais

PROFESSOR TITULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) PROFESSOR DE DOUTORADO E DE MESTRADO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP).

PROFESSOR TITULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) PROFESSOR DE DOUTORADO E DE MESTRADO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). MINIARTIGO A PREVISIBILIDADE PATRIMONIAL E A RECEITA TRIBUTÁRIA GOVERNAMENTAL (A GESTÃO TRIBUTÁRIA NO AMANHÃ ORGANIZACIONAL COMO CATALIZADOR DA INTEGRAÇÃO SOCIEDADE / GOVERNO / SOCIEDADE ) -- A VARIÁVEL

Leia mais

Curso Novas Regras de Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas

Curso Novas Regras de Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas Curso Novas Regras de Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas Conhecimento essencial em Gestão de Controladoria Depois de sucessivas crises econômicas, os investidores pressionam cada vez mais pela

Leia mais

O PROCESSO REGULATÓRIO DO MERCADO DE PLANOS DE SAÚDE NO PERÍODO PÓS AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR

O PROCESSO REGULATÓRIO DO MERCADO DE PLANOS DE SAÚDE NO PERÍODO PÓS AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR O PROCESSO REGULATÓRIO DO MERCADO DE PLANOS DE SAÚDE NO PERÍODO PÓS AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR Debora Maltez Farias Costa - ANS Garibaldi Dantas Gurgel Júnior - FIOCRUZ Idê Gomes Dantas Gurgel

Leia mais

Curso de MBA Finanças e Controladoria

Curso de MBA Finanças e Controladoria Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Curso de MBA Finanças e Controladoria Curso de Pós-Graduação lato sensu em Administração APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A LBS

Leia mais

PROPOSTA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2012.2. Noturno

PROPOSTA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2012.2. Noturno PROPOSTA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2012.2 DENOMINAÇÃO: PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO: PORTARIA DE RECONHECIMENTO: REGIME ESCOLAR: NÚMERO DE VAGAS ANUAIS: TURNOS DE FUNCIONAMENTO: NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA:

Leia mais

GRADE DE DISCIPLINAS MBA em Gestão de Crédito

GRADE DE DISCIPLINAS MBA em Gestão de Crédito GRADE DE DISCIPLINAS MBA em Gestão de Crédito Disciplinas (*) Modalidade H/A (**) Núcleo Contabilidade Contabilidade Financeira Presencial 24 Contabilidade dos Investimentos em Participações Societárias

Leia mais

RELACIONADOS 04/12/2013. Elaborado por: Moacir José Grunitzky GRUNITZKY AUDITORES INDEPENDENTES S/S

RELACIONADOS 04/12/2013. Elaborado por: Moacir José Grunitzky GRUNITZKY AUDITORES INDEPENDENTES S/S Elaborado por: Moacir José Grunitzky GRUNITZKY AUDITORES INDEPENDENTES S/S PRINCIPAIS NORMATIVOS RELACIONADOS RN n.º 159, de 2007, e alterações dispõe sobre ativos garantidores. RN n.º 206, de 2009, e

Leia mais

Governança Tributária é tema de palestra na FIPECAFI

Governança Tributária é tema de palestra na FIPECAFI Governança Tributária é tema de palestra na FIPECAFI O Prof. Dr. Jorge de Souza Bispo realizou palestra de abertura do MBA Gestão Tributária da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais

Leia mais

OPERADORAS DE SAÚDE. Mariana Braga Shoji Barbosa Enfermagem UNIFESP mariana_shoji@yahoo.com.br

OPERADORAS DE SAÚDE. Mariana Braga Shoji Barbosa Enfermagem UNIFESP mariana_shoji@yahoo.com.br OPERADORAS DE SAÚDE Mariana Braga Shoji Barbosa Enfermagem UNIFESP mariana_shoji@yahoo.com.br O que são Operadoras de saúde? O que são Operadoras de saúde? Operadora é a pessoa jurídica que opera ( administra,

Leia mais

Curso de MBA Executivo Administração Geral e Estratégica

Curso de MBA Executivo Administração Geral e Estratégica Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Curso de MBA Executivo Administração Geral e Estratégica Curso de Pós-Graduação lato sensu em Administração APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

Leia mais

FACULDADE MORAES JÚNIOR CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS POR CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CARGA HORÁRIA SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª

FACULDADE MORAES JÚNIOR CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS POR CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CARGA HORÁRIA SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª FACULDADE MORAES JÚNIOR DAS DISCIPLINAS POR CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Duração do Curso: 4 anos. Total de 3.200 horas-aula CIÊNCIAS CONTÁBEIS SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª Contabilidade e Análise

Leia mais

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC)

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

A profissão contábil e o mercado de trabalho para os Contadores. Contabilidade: uma carreira apaixonante

A profissão contábil e o mercado de trabalho para os Contadores. Contabilidade: uma carreira apaixonante CIÊNCIAS A profissão contábil e o mercado de trabalho para os Contadores Contabilidade: uma carreira apaixonante Prof. João Matias Loch E-mail: jmperito@gmail.com CIÊNCIAS O que é a Contabilidade? CIÊNCIAS

Leia mais

1. Ambiente e Arranjos Institucionais 2. Regulação Econômico-Prudencial 3. Características do Mercado Produto Demanda Oferta (padrão de competição)

1. Ambiente e Arranjos Institucionais 2. Regulação Econômico-Prudencial 3. Características do Mercado Produto Demanda Oferta (padrão de competição) Dez anos de regulamentação A necessidade de uma reforma institucional na saúde suplementar do Brasil por Denise Alves Baptista APRESENTAÇÃO Dez anos de regulamentação A necessidade de uma reforma institucional

Leia mais

Consultoria Atuarial. Previdência Saúde IFRS. ASSISTANTS Consultoria Atuarial Ltda. assistants.com.br

Consultoria Atuarial. Previdência Saúde IFRS. ASSISTANTS Consultoria Atuarial Ltda. assistants.com.br Consultoria Atuarial Previdência Saúde IFRS 1. Sobre a empresa A ASSISTANTS é uma empresa boutique de prestação de serviços de consultoria atuarial, com concentração nas áreas de previdência complementar,

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecido pela Portaria nº 706 de 18/12/2013 D.O.U. 19/12/13 Base Curricular do Curso de Ciências Contábeis

Leia mais

NOME TITULAÇÃO FORMAÇÃO DISCIPLINAS Possui Pós-Graduação Contabilidade

NOME TITULAÇÃO FORMAÇÃO DISCIPLINAS Possui Pós-Graduação Contabilidade FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL TITULAÇÃO NOME TITULAÇÃO FORMAÇÃO DISCIPLINAS Possui Pós-Graduação em Governamental Estratégica pela Laboratório Contábil Pernambuco(2004)possui II graduação em Ciencias

Leia mais

ANEXO I MODELO DE PROJEÇÕES FINANCEIRAS BALANÇO PATRIMONIAL

ANEXO I MODELO DE PROJEÇÕES FINANCEIRAS BALANÇO PATRIMONIAL ANEXO I MODELO DE PROJEÇÕES FINANCEIRAS BALANÇO PATRIMONIAL (Valores em R$ mil) MÊS 1 MÊS 2 MÊS 3 MÊS N ATIVO ATIVO CIRCULANTE Disponível Aplicações Aplicações Vinculadas a Provisões Técnicas Aplicações

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com.

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com. A pós-graduação é fundamental para manter-se bem colocado no mercado de trabalho e para aperfeiçoar competências profissionais. Além de enriquecer o currículo, este tipo de especialização ajuda a melhorar

Leia mais

Regulação da ANS ANS entre hospital, planos e seguros saúde. Atibaia, 21 de abril de 2010

Regulação da ANS ANS entre hospital, planos e seguros saúde. Atibaia, 21 de abril de 2010 Regulação da ANS ANS entre hospital, planos e seguros saúde Atibaia, 21 de abril de 2010 Cenário atual DESAFIOS Desafios da Sustentabilidade Pressão constante sobre os custos Incorporação de novas tecnologias

Leia mais

REGULAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE AS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE E OS PRESTADORES DE SERVIÇOS E A GARANTIA DA QUALIDADE DA ATENÇÃO À SAÚDE

REGULAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE AS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE E OS PRESTADORES DE SERVIÇOS E A GARANTIA DA QUALIDADE DA ATENÇÃO À SAÚDE ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO - EAESP FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV REGULAÇÃO E QUALIDADE NO SETOR DE SAÚDE SUPLEMENTAR REGULAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE AS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE E

Leia mais

A VISÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA CLÍNICA/ MEDICINA LABORATORIAL NO FUTURO DAS ANÁLISES CLÍNICAS

A VISÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA CLÍNICA/ MEDICINA LABORATORIAL NO FUTURO DAS ANÁLISES CLÍNICAS A VISÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA CLÍNICA/ MEDICINA LABORATORIAL NO FUTURO DAS ANÁLISES CLÍNICAS Princípios da SBPC/ML Apoiar o desenvolvimento científico, pessoal e profissional dos associados

Leia mais

CURRICULUM - VICTOR BRANCO DE HOLANDA

CURRICULUM - VICTOR BRANCO DE HOLANDA CURRICULUM - VICTOR BRANCO DE HOLANDA Resumo dos dados mais relevantes Atividade atual Consultor Residente do Fundo Monetário Internacional - FMI no Brasil para o tema Custos no Setor Público com implantação

Leia mais

A Dinâmica Competitiva das OPS e sua Interface com o Setor de Serviços e a Indústria

A Dinâmica Competitiva das OPS e sua Interface com o Setor de Serviços e a Indústria A Dinâmica Competitiva das OPS e sua Interface com o Setor de Serviços e a Indústria Rio de Janeiro, Maio de 2008 Alfredo de Almeida Cardoso Diretor de Normas e Habilitação de Operadoras ANS Boa Tarde!

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Adriana Preti Nascimento (em licença) Antonio José Vieira Junior

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Adriana Preti Nascimento (em licença) Antonio José Vieira Junior DOCENTES Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em Direito Difusos e Coletivos

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Conteúdo Programático. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Conteúdo Programático. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h CAPITAL DE GIRO liquidez e capital circulante líquido rentabilidade do ativo estratégias de gerência fontes de financiamento estudo de caso orçamento de caixa

Leia mais

Pós-graduação de Gestão em Saúde

Pós-graduação de Gestão em Saúde 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

Cobertura assistencial. Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde OPME

Cobertura assistencial. Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde OPME Cobertura assistencial Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde OPME Agência Nacional de Saúde Suplementar Marcos Regulatórios Lei 9656, de 03/06/1998 Dispõe sobre a regulamentação dos planos e seguros

Leia mais

Regulação para Operadores de Saneamento

Regulação para Operadores de Saneamento 2014 Regulação para Operadores de Saneamento Coordenador Acadêmico: Alceu de Castro Galvão Junior Organização: Pezco Microanalysis Dias 16, 17 e 18 de julho de 2014 Objetivo e Justificativa Passados sete

Leia mais

8ª Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos - Hospitalar

8ª Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos - Hospitalar 8ª Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos - Hospitalar Impactos da Contratualização na Saúde Suplementar e as várias visões do Relacionamento Comercial Sandro Leal Alves 22 de maio de

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO E DA CONTRATUALIZAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR. Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos (CNCC)

A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO E DA CONTRATUALIZAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR. Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos (CNCC) 1 A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO E DA CONTRATUALIZAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR 2 CONCEITOS 3 SAÚDE SUPLEMENTAR: atividade que envolve a operação de planos privados de assistência à saúde sob regulação do Poder

Leia mais

AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DO ATUÁRIO NAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE - OPS

AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DO ATUÁRIO NAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE - OPS João Pessoa - PB 5 de abril de 2013 AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DO ATUÁRIO NAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE - OPS Atenção Médico-Hospitalar (MH) José Nazareno Maciel Júnior Atuário MIBA 1.286 Coordenador

Leia mais

Especialização em Investment Banking

Especialização em Investment Banking Especialização em Investment Banking Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

MBA Executivo Contabilidade e Finanças

MBA Executivo Contabilidade e Finanças MBA Executivo Contabilidade e Finanças Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Contabilidade e Finanças proporciona ao aluno o conhecimento a respeito dos fundamentos de contabilidade e finanças

Leia mais

LBS.com.br. Curso de Extensão em Holding como Instrumento de Proteção Patrimonial. Grupo Educacional LBS-FAPPES

LBS.com.br. Curso de Extensão em Holding como Instrumento de Proteção Patrimonial. Grupo Educacional LBS-FAPPES Curso Presencial de Curta Duração 8 horas-aula Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Curso de Extensão em Holding como Instrumento de Proteção Patrimonial Apresentação

Leia mais

17/08/15: Palestra O Novo Código de Processo Civil - Palestrantes: Dr. Olavo de Oliveira Neto, Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade

17/08/15: Palestra O Novo Código de Processo Civil - Palestrantes: Dr. Olavo de Oliveira Neto, Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade 17/08/15: Palestra O Novo Código de Processo Civil - Palestrantes: Dr. Olavo de Oliveira Neto, Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Juiz de direito titular da 39ª Vara

Leia mais

SOBRE OS AUTORES. Mestre em Direito. Advogada da União. Professora de Direito Internacional da Universidade do Rio dos Sinos UNISINOS.

SOBRE OS AUTORES. Mestre em Direito. Advogada da União. Professora de Direito Internacional da Universidade do Rio dos Sinos UNISINOS. SOBRE OS AUTORES Anderson Furlan Magistrado Federal no Paraná. Especialista, Mestre e Doutorando em Ciências Jurídico- Econômicas pela Faculdade de Direito de Lisboa Portugal. Diretor da Escola da Magistratura

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 315, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2012

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 315, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2012 AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 315, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2012 Altera as Resoluções Normativas - RN nº 85, de 7 de dezembro de 2004, que dispõe sobre

Leia mais

Entidade Legislação aplicável Redação normativa quanto à obrigatoriedade de auditoria independente

Entidade Legislação aplicável Redação normativa quanto à obrigatoriedade de auditoria independente Entidade Legislação aplicável Redação normativa quanto à obrigatoriedade de auditoria independente Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC)

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO CONTABILIDADE APLICADA

CURSO DE EXTENSÃO CONTABILIDADE APLICADA FACULDADE DE INHUMAS CURSO DE EXTENSÃO CONTABILIDADE APLICADA Coordenadoras do Curso de Extensão Profas. Cilma Freitas e Elenita Evangelista Coordenadores do projeto Prof. Gildeone Gonçalves de Carvalho

Leia mais

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE

XIV JORNADA DE PSICOLOGIA 23 a 27 de Agosto de 2011 Umuarama Paraná Brasil UNIPAR UNIVERSIDADE PARANAENSE ADRIANA RODRIGUES FERNANDES 08/09910 Breve currículo de sua formação acadêmica: Psicóloga (PUCPR), Mestre em Saúde Coletiva (UERJ), Especialista em Psicologia do Trabalho (UFPR) e em Docência do Ensino

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

Natal, 29 e 30 de maio de 2014 Local: Auditório da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN) PROGRAMAÇÃO. 29 de maio de 2014

Natal, 29 e 30 de maio de 2014 Local: Auditório da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN) PROGRAMAÇÃO. 29 de maio de 2014 II SEMINÁRIO DE DIREITO À SAÚDE SUS: POSSIBILIDADES E LIMITES Natal, 29 e 30 de maio de 2014 Local: Auditório da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN) PROGRAMAÇÃO 29 de maio de 2014 Das

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu Coordenação Acadêmica: Prof. José Carlos Abreu, Dr. 1 OBJETIVO: Objetivos Gerais: Atualizar e aprofundar

Leia mais

Jornadas Institucionais ANOREG/SP: o melhor do pensamento jurídico em Direito Notarial e Registral

Jornadas Institucionais ANOREG/SP: o melhor do pensamento jurídico em Direito Notarial e Registral Jornadas Institucionais ANOREG/SP: o melhor do pensamento jurídico em Direito Notarial e Registral ANOREG/SP, em parceria com a Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas ABCD, o Instituto

Leia mais

ABIMAQ INOVA 5ª Edição Utilização e Benefícios da Lei do Bem

ABIMAQ INOVA 5ª Edição Utilização e Benefícios da Lei do Bem ABIMAQ INOVA 5ª Edição Utilização e Benefícios da Lei do Bem Palestrantes Gabriel Pires Goncalves Diretor Administrativo Financeiro Corporativo. Graduado em Administração de Empresa com Especialização

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS TRIBUTAÇÃO DAS ESTRUTURAS E DOS NEGÓCIOS SOCIETÁRIOS 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

Eleições para representantes discentes da pós-graduação da FSP-USP (2015-2016).

Eleições para representantes discentes da pós-graduação da FSP-USP (2015-2016). Eleições para representantes discentes da pós-graduação da FSP-USP (2015-2016). 1. Candidatos (chapa) para a Congregação Carolina Rogel + Suely Aparecida Kfouri Sakaguti Carolina Rogel Fonoaudióloga, atualmente

Leia mais

Marketing e Vendas. Cronograma das aulas telepresenciais e das avaliações presenciais. Turma 2 Ingresso em Set./ 2010. Primeiro Semestre de 2011

Marketing e Vendas. Cronograma das aulas telepresenciais e das avaliações presenciais. Turma 2 Ingresso em Set./ 2010. Primeiro Semestre de 2011 Dia e horário: sexta-feira, das 18h30 às 22h30. s Telepresenciais quinzenais. (Horário de Brasília) Disciplina: Marketing Internacional Data Tema da aula Professor(es) 04/02 11/02 18/02 25/02 Estratégias

Leia mais

MBA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO TURMAS JUNDIAÍ

MBA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO TURMAS JUNDIAÍ MBA TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO TURMAS JUNDIAÍ Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus

Leia mais

ATUALIZAÇA O EM PREVIDE NCIA COMPLEMENTAR

ATUALIZAÇA O EM PREVIDE NCIA COMPLEMENTAR ATUALIZAÇA O EM PREVIDE NCIA COMPLEMENTAR Curso inovador, dinâmico e prático sobre Previdência Complementar, adequado às necessidades do mercado e ministrado pelos maiores especialistas, autoridades e

Leia mais

DR. SIZENANDO DA SILVA CAMPOS JÚNIORJ DIRETOR PRESIDENTE DA UNIMED GOIÂNIA

DR. SIZENANDO DA SILVA CAMPOS JÚNIORJ DIRETOR PRESIDENTE DA UNIMED GOIÂNIA DR. SIZENANDO DA SILVA CAMPOS JÚNIORJ DIRETOR PRESIDENTE DA UNIMED GOIÂNIA Lei 5764/71 de 16/12/1971 COOPERATIVA DE 3º GRAU CONFEDERAÇÃO COOPERATIVA DE 2º GRAU FEDERAÇÃO OU CENTRAL COOPERATIVA DE 1º GRAU

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

MBA Executivo - Auditoria e Finanças

MBA Executivo - Auditoria e Finanças MBA Executivo - Auditoria e Finanças Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Auditoria e Finanças possibilita ao profissional conhecer os fundamentos e as ferramentas de auditoria e gestão financeira.

Leia mais

Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar

Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar Regulamento 2013 1 - Do Objetivo 1.1 O tem por objetivo o incentivo à pesquisa na área de saúde suplementar, reconhecendo os trabalhos de qualidade

Leia mais

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro MBA Controller Ao cursar o MBA CONTROLLER FIPECAFI/ANEFAC, o aluno convive com pessoas de diferentes perfis entre os mais diversos segmentos de mercado e com a experiência profissional exigida para que

Leia mais

ANEXO I CONDIÇÕES GERAIS PARA CONCESSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO ÀS PESSOAS JURÍDICAS PRETENDENTES

ANEXO I CONDIÇÕES GERAIS PARA CONCESSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO ÀS PESSOAS JURÍDICAS PRETENDENTES ANEXO I CONDIÇÕES GERAIS PARA CONCESSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO ÀS PESSOAS JURÍDICAS PRETENDENTES 1 - Para fins de registro da Operadora na ANS, as pessoas jurídicas que quiserem comercializar

Leia mais

COMO INOVAR EM UM MERCADO REGULADO PERSPECTIVAS PARA O SEGMENTO ODONTOLÓGICO

COMO INOVAR EM UM MERCADO REGULADO PERSPECTIVAS PARA O SEGMENTO ODONTOLÓGICO PAINEL REGULATÓRIO COMO INOVAR EM UM MERCADO REGULADO PERSPECTIVAS PARA O DAGOBERTO ADVOGADOS MARCIO CHARCON DAINESI EMAIL:marcio@dagobertoadvogados.com.br 2 COMO INOVAR EM UM MERCADO REGULADO PERSPECTIVAS

Leia mais

www.faj.br/posgraduacao

www.faj.br/posgraduacao Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não realizaram nenhum tipo

Leia mais

FIPECAFI completa 35 anos de pioneirismo na construção da história Contábil, Atuarial e Financeira do Brasil

FIPECAFI completa 35 anos de pioneirismo na construção da história Contábil, Atuarial e Financeira do Brasil FIPECAFI completa 35 anos de pioneirismo na construção da história Contábil, Atuarial e Financeira do Brasil A FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) foi fundada

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS EMPREGADOS DA COPASA COPASS SAÚDE

ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS EMPREGADOS DA COPASA COPASS SAÚDE ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS EMPREGADOS DA COPASA COPASS SAÚDE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REFERENTES AO EXERCÍCIO BASE DE 2012 ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DOS EMPREGADOS DA COPASA COPASS SAÚDE

Leia mais

37 º ENCONTRO CATARINENSE DE HOSPITAIS

37 º ENCONTRO CATARINENSE DE HOSPITAIS 37 º ENCONTRO CATARINENSE DE HOSPITAIS 26 A 28 DE AGOSTO DE 2015 I N S C R I Ç Õ E S A B E R T A S WWW.AHESC-FEHOESC.COM.BR/ECH I N S C R E V A - S E P E L O S I T E 2 6 A 2 8 D E D E 2 0 1 5 C E N T R

Leia mais

BOLETIM DE SERVIÇO - FIPAR ON LINE

BOLETIM DE SERVIÇO - FIPAR ON LINE BOLETIM DE SERVIÇO - FIPAR ON LINE ANO II Nº 003 Editado pela Secretaria Geral das FIPAR Faculdades Integradas de Paranaíba FIPAR Paranaíba, 08 de agosto de 2008. AVISO DE PUBLICAÇÃO E ADEQUAÇÃO DE MATRIZ

Leia mais

CONTRUÇÃO DA AGENDA REGULATÓRIA 2015-2017 Renata Fernandes Cachapuz Núcleo RS

CONTRUÇÃO DA AGENDA REGULATÓRIA 2015-2017 Renata Fernandes Cachapuz Núcleo RS CONTRUÇÃO DA AGENDA REGULATÓRIA 2015-2017 Renata Fernandes Cachapuz Núcleo RS Agenda Regulatória Ferramenta de planejamento em que se apresenta um cronograma de atividades prioritárias, com abordagem organizada

Leia mais

MBA FINANÇAS, COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES COM INVESTIDORES (PARCERIA IBRI)

MBA FINANÇAS, COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES COM INVESTIDORES (PARCERIA IBRI) MBA FINANÇAS, COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES COM INVESTIDORES (PARCERIA IBRI) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada

Leia mais

Legenda da Guia de Consulta

Legenda da Guia de Consulta PADRÃO TISS COMPONENTE DE CONTEÚDO E ESTRUTURA Formulário do Plano de Contingência Legenda da Guia de Consulta Registro ANS na Nº da no prestador 2 Número da atribuído pela operadora 1 3 Registro ANS String

Leia mais

ENCONTRO GAÚCHO SOBRE A NOVA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO EDIÇÃO 2013

ENCONTRO GAÚCHO SOBRE A NOVA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO EDIÇÃO 2013 ENCONTRO GAÚCHO SOBRE A NOVA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO EDIÇÃO 2013 Tendências de pesquisa acadêmica na área de Gestão Pública e Fontes de Informação para Pesquisa Foco em CASP Prof. Ariel

Leia mais

Sistema Unimed DR. SIZENANDO DA SILVA CAMPOS JÚNIOR DIRETOR PRESIDENTE DA UNIMED GOIÂNIA

Sistema Unimed DR. SIZENANDO DA SILVA CAMPOS JÚNIOR DIRETOR PRESIDENTE DA UNIMED GOIÂNIA Sistema Unimed DR. SIZENANDO DA SILVA CAMPOS JÚNIOR DIRETOR PRESIDENTE DA UNIMED GOIÂNIA Lei 5764/71 de 16/12/1971 COOPERATIVA DE 3º GRAU Confederação COOPERATIVA DE 2º GRAU Federação ou Central COOPERATIVA

Leia mais