OS REGISTROS DE ÓBITOS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO RIO DE JANEIRO,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OS REGISTROS DE ÓBITOS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO RIO DE JANEIRO, 1835-1849."

Transcrição

1 Anpuh Rio de Janeiro Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro APERJ Praia de Botafogo, 480 2º andar - Rio de Janeiro RJ CEP Tel.: (21) OS REGISTROS DE ÓBITOS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DO RIO DE JANEIRO, Jorge Prata de SOUSA Universidade Salgado de Oliveira, Niterói. Introdução Este trabalho integra um projeto cujo objetivo principal é estudar as condições de vida e as possibilidades de reprodução da mão-de-obra livre e cativa da cidade do Rio de Janeiro, durante o século XIX. Parte desse esforço volta-se para o levantamento dos registros sobre óbitos da população da cidade do Rio de Janeiro. A análise abrange os registros de óbitos produzidos pela Santa Casa de Misericórdia entre os períodos de onde encontramos dados parcialmente organizados para todas as ocorrências de óbitos da cidade do Rio de Janeiro. Utilizaremos o levantamento realizado pela professora Maria Eulália Lahmeyer Lobo, cuja abrangência consistiu em levantar o registro de óbitos ocorridos em todas as freguesias urbanas e rurais da cidade do Rio de Janeiro. (LOBO, 1978, pág.142.). Cotejar os totais de óbitos da cidade do Rio de Janeiro provenientes de fontes distintas possibilita inicialmente, contrastar fontes manuscritas com as fontes oficiais impressas e a leitura crítica desses registros nos oferece um painel das doenças da população do século XIX, sua letalidade, morbidade e mortalidade. Período: Uma análise dos registros de óbitos indica uma supremacia das freguesias urbanas em casos de falecimentos. Supremacia facilmente explicada pela densidade demográfica concentrada nessas freguesias. Dentre os totais de óbitos das freguesias urbanas, os registros da Santa Casa representam 52% do total das ocorrências, o que faz dos registros da Santa Casa um corpo documental privilegiado para a pesquisa das condições de vida da população. Este texto faz parte de uma investigação mais ampla publicado com o título Anotação a respeito de uma fonte: os registros de óbitos da santa Casa de misericórdia do Rio de Janeiro Caderno Saúde Coletiva, UFRJ/NESC, v.xi, n 1 jan.- jun., p.33-58, 2003.

2 Usos do Passado XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ 2006: 2 A densidade populacional das freguesias urbanas nos remete a uma infra-estrutura material básica necessária ao atendimento das necessidades mínimas de um contingente populacional: escoamento de mercadorias, abastecimento de água potável, fiscalização da qualidade dos alimentos consumidos, destino de dejetos, etc. Esses condicionamentos embora possam não estar diretamente relacionados à etiologia das enfermidades, às causas de morte, conjuntamente conformam o universo das condições sanitárias e higiênicas da urbe. Até que ponto as condições sanitárias e higiênicas interferem nos índices de morte em um dado período e em que medida define as condições e/ou motivos dos falecimentos? Poderíamos sintetizar esta questão em uma hipótese genérica, tendo como parâmetro às condições sanitárias e higiênicas como fatores determinantes dos índices de mortalidade e, sobretudo, do perfil da morbidade. Na dificuldade de organizar variáveis explicativas de natureza higiênica e sanitária que expliquem os índices de mortalidade e morbidade, a opção metodológica possível é dimensionar quantitativamente os óbitos ocorridos na cidade do Rio de Janeiro durante o século XIX como uma das maneiras de se aproximar ao universo higiênico e sanitário da urbe. Essa hipótese orienta esta breve leitura das fontes sobre óbitos produzidas pelo ministério do Império, pela Santa Casa de Misericórdia e pela bibliografia conhecida. Vejamos comparativamente, os totais de óbitos da cidade do Rio de Janeiro e os totais ocorridos sob a responsabilidade da Santa Casa. Quadro 1 - Total de óbitos registrados na cidade do Rio de Janeiro e os registrados na Santa Casa de Misericórdia. Ano Óbitos do Rio de Janeiro Óbitos da S.C.M. % de óbitos S.C.M Totais ,1 Fonte: LOBO, 1978, págs. 142,145 (Tabelas 2.10 e 2.12) págs. 401 (tabela 3.96) págs. 437 (tabelas 3.134). Os valores dos anos de 1837 e 1844 correspondem à média dos anos anteriores e posteriores. Em uma leitura simplificada dos dados apresentados pelo ministério do Império e entre os totais de óbitos registrados pela Misericórdia, estes representam uma porcentagem que justifica uma análise

3 Usos do Passado XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ 2006: 3 mais acurada desse corpus documental. Em nenhum dos anos observados o número de enterramentos sob a administração da Santa Casa de Misericórdia deixou de representar menos de 41%, observandose uma média de 44% dos registros ocorridos para todo o período. O restante dos óbitos está dividido nas diversas paróquias da cidade e foram enterrados nos campos santos de suas capelas ou nos poucos cemitérios particulares existentes na cidade. Se, por um lado, o alto índice de óbitos registrados pela administração da Santa Casa representa sua participação no total de óbitos da cidade, representa também, a sua presença no controle da política de enterramento. Sabe-se que nem todos os óbitos registrados pela Santa Casa foram casos de falecimentos ocorridos em suas enfermarias. A Santa Casa recebia defuntos que faleceram em suas residências ou vindos de enfermarias particulares. Enfim, os registros no quadro acima expressam o total de óbitos das várias unidades médicas da cidade e, do ponto de vista de uma política pública, expressam o controle político da Santa Casa sobre os enterramentos na cidade do Rio de Janeiro. Acompanhando o número de óbitos registrados pela Santa Casa, observa-se que seu desenvolvimento acompanha o fluxo de entradas de escravos no porto da cidade do Rio de Janeiro. O incremento do tráfico negreiro depois dos anos trinta dispôs ao mercado novas peças, facilitando aos senhores escravocratas a renovação de seus escravos já envelhecidos por novos escravos recémchegados. O tráfico negreiro não interfere somente no cômputo geral da população escrava no meio urbano, mas influi na disponibilidade de tratamento aos escravos envelhecidos. Quadro 2: Óbitos de escravos e de livres ocorridos na cidade do Rio de Janeiro e totais de registros de óbitos de livres e escravos ocorridos na Santa Casa de Misericórdia, Ano Óbitos de esc. na cidade do Rio de Janeiro. Óbitos de esc. Sta. Casa. % de óbitos de escravos S.C.M. Óbitos de livres no Rio de Janeiro. Óbitos de livres da Sta. Casa Fonte: Quadro 1. % de óbitos livres na S.C.M.

4 Usos do Passado XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ 2006: 4 A Santa Casa de Misericórdia não só recebia os escravos estropiados, abandonados por seus donos, mas recebia também os escravos recém-chegados. O sarampo, a varíola, as febres, a disenteria, a hepatite, a anemia, escorbuto e oftalmia eram doenças recorrentes nos registros de entrada entre os escravos recolhidos no Hospital da Santa Casa. (CONRAD, 1986, p.25) Os números não mostram toda a realidade vivida pelos escravos antes de falecerem nas enfermarias da Santa Casa de Misericórdia. Observando a média de registros de óbitos de escravos (49,6%), a máxima (51,9%) e a mínima (44,7%), vê-se a importância dos registros daquela instituição. Os óbitos de livres nos registros da Santa Casa quando comparados aos totais da cidade do Rio de Janeiro suscitam uma pergunta: por que a média de óbitos livres registrados pela Misericórdia não ultrapassa 38% dos casos ocorridos em toda a cidade? Os homens e mulheres livres tinham outras escolhas, é o que parece; podiam decidir seus enterramentos a partir do santo de sua devoção e encomendar, por antecipação, o enterramento na paróquia de sua escolha. Levando em conta que a fé cristã alimentava o desejo de ser enterrado próximo aos seus santos protetores é compreensível que os livres ricos ou pobres fizessem um esforço por garantir sua tumba no adro da igreja devota de seus santos e não ser enterrado em espaço público como ocorria aos defuntos escravos. escravos. Apurando os dados disponíveis, pode-se averiguar qual foi a freqüência entre óbitos de livres e Quadro 3 - Óbitos de pessoas livres e escravas registrados na Santa Casa de Misericórdia Fonte: Idem do quadro 1. Ano Óbitos da S.C.M. Livre %livres escravos %escravos Analisando somente os registros da Santa Casa de Misericórdia, segundo a condição jurídica, nos dez anos consecutivos ( ) o índice de óbitos de escravos correspondeu a uma média de 53% dos casos.

5 Usos do Passado XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ 2006: 5 Além da média de óbitos (53%) os registros mostram a participação majoritária de escravos nos quinze anos consecutivos, em onze deles o número de óbitos de escravos supera os de livres. Nota-se que o total de óbitos registrados pela Santa Casa não aumenta proporcionalmente ao número de óbitos de escravos. Essa não proporcionalidade, uma vez mais, comprova a importância dos óbitos registrados na Santa Casa: eles refletem o contingente pobre da população da cidade do Rio de Janeiro. Pelos registros, pode-se detectar a porcentagem de óbitos provenientes das enfermarias da Santa Casa. Em 1840 e 1841, há um decréscimo de óbitos provenientes das enfermarias da Santa Casa. Para o ano de 1840 em um total de óbitos registrados, 67% desse contingente veio de fora. Em 1841, de um total de óbitos sabemos que 40% desse total foram óbitos de escravos de igual procedência. 2 A alta representatividade de óbitos não provenientes das enfermarias e hospitais administrados pela Santa Casa pode indicar um aumento de mortalidade entre a população escrava no início daquela década. Uma vez que, entre os anos 1840 a 1845 a média anual de negros importados foi de escravos/ano; em 1846 chegou a escravos, mais que o dobro da média anual dos cinco anos anteriores; em 1847 elevou-se a escravos e em 1848 chegou a negros recém-chegados da África. (SODRÉ, 1938, pág.53 e 146.) 3 Refinando os dados registrados pela Santa Casa, pode-se ainda saber quais registros de enterramento procedem de suas enfermarias e quais não. Desta maneira, analisando somente as ocorrências de falecimento dentro das enfermarias da Santa Casa, pode-se então perceber a representatividade dos óbitos ocorridos sob as expensas de suas enfermarias. Quadro 4 - Óbitos registrados e ocorridos na Santa Casa de Misericórdia, Ano Registrados na S.C.M. Ocorridos na S.C.M. % de óbitos ocorridos Fonte: Extrato da ata da sessão da Mesa e Junta da S.C.M da cidade do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de Rio de Janeiro: Typ. Imp. E Const. De J. Villeneuve e Comp. AN:IS 3-3. Santa Casa de Misericórdia.Ofícios e documentos diversos, Biblioteca Nacional. Código II a 36. Mapa dos Corpos que se sepultarão no Campo Santo e nos jazigos da Santa Casa de Misericórdia, 1840 e Veja BRASIL. Relatório da Secretaria de Estado do Ministério do Império. Escravos entrados nos portos nacionais entre 1842 a 1852, pág. 8.

6 Usos do Passado XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ 2006: 6 Em 1839, dos óbitos registrados na Santa Casa vieram de enfermarias ou hospitais que não eram administrados pela instituição, o que representa 67% de falecidos registrados. Desses 2.122, 711 (33%) eram escravos. Para o ano de 1840 a porcentagem de falecidos provenientes de outras instituições se repete, são 67%. Em 1841 a Santa Casa recebeu escravos para serem enterrados, representando 40,2% do total de óbitos registrados na Santa Casa naquele ano. 4 A alta representatividade de óbitos não provenientes das enfermarias e hospitais administrados pela Santa Casa indica um aumento de mortalidade entre a população escrava daquela década. Essa sinalização indicar um decréscimo das condições sanitárias da população escrava em função do elevado número de escravos aportados na década de quarenta. Observando o quadro n 4, constatamos que a maior participação de ocorrências de falecimentos no hospital da Santa Casa se deu nos anos de 1839, 1840 e 1842 com 33% dos óbitos. Para o biênio , os relatórios da Santa Casa são explícitos em registrar medidas de natureza higiênica para conter os índices de falecimentos em virtude do excesso do contingente de enfermos motivado pelo aumento geral da população citadina. Dentre as medidas propostas, destacava-se a criação de uma enfermaria especial para os tísicos, localizada fora do edifício do hospital. Medida tida como sendo de grande eficácia, pois diminuiria o contágio entre os enfermos. E a suspensão dos enterramentos no campo santo próximo ao hospital da Santa Casa, transferindo os enterramentos para o local conhecido como Ponta do Caju. Dessas duas medidas o secretário da Santa Casa destacava o maior benefício que tem recebido o Hospital como a transferência dos enterramentos para o cemitério da Ponta do Caju. Nesse mesmo período, a direção da Santa Casa preocupava-se cada vez mais com a precisão dos diagnósticos e, como conseqüência dessa medida, dividia os enfermos nas enfermarias segundo a natureza de suas doenças. Por exemplo, selecionava-se dentre os indigentes aqueles que realmente necessitavam de tratamento hospitalar entre os que apresentavam vício do alcoolismo e aqueles já em processo de demência. Esses últimos mereceram no ano de 1841, tratamento especial com a criação do Hospício de Pedro Segundo. 5 O biênio de 1844 e 1845 (quadro n 4) apresenta porcentagens de 38 e 37%, o que pode apontar para uma tendência de aumento de óbitos adultos ocorridos dentro das enfermarias da Santa Casa uma vez que, para aquele biênio, o número de óbitos de menores expostos caiu (quadro n 5). Dentre os dados disponíveis para óbitos ocorridos dentro do hospital e enfermarias da Santa Casa de Misericórdia, nem sempre é possível separar por faixa etária os falecimentos. Uma maneira disponível seria levantar o número de casos de expostos registrados pela Santa Casa. Por esse 4 Biblioteca Nacional. Código II a 36. Mapa dos Corpos que se sepultarão no Campo Santo e nos jazigos da Santa Casa de Misericórdia, 1840 e AN: IS 3-3. Santa Casa de Misericórdia.Ofícios e documentos diversos, Ata de criação do Hospício de Pedro Segundo, em Embora a urgência da medida, somente em 1852 o Hospício de Pedro Segundo entrou em funcionamento recebendo os primeiros doentes das faculdades mentais.

7 Usos do Passado XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ 2006: 7 procedimento, poderemos então estimar dentre o total de falecimentos ocorridos nas dependências da Santa Casa, os casos pertinentes à faixa etária de menores de um ano. Quadro 5 Total de óbitos livres e escravos ocorridos no Hospital da Santa Casa e sua relação com óbitos de expostos, Ano Ocorridos na S.C.M. Expostos da Sta. Casa. % de expostos Fonte: AN: IS 3-3. Santa Casa de Misericórdia.Ofícios e documentos diversos, , IS 3-4. Santa Casa de Misericórdia.Ofícios e documentos diversos, , IS 3-5. Santa Casa de Misericórdia.Ofícios e documentos diversos, , IS 3-6. Santa Casa de Misericórdia.Ofícios e documentos diversos, , IS 3-9. Santa Casa de Misericórdia.Ofícios e documentos diversos, Do total dos óbitos ocorridos na Santa Casa o contingente de menores de um ano de idade oscila entre 17% a 28% do total de registros ocorridos na instituição. Altos índices de mortalidade de crianças nas enfermarias da Santa Casa de Misericórdia são recorrentes durante toda a década de trinta e quarenta, a ponto de, em 1846 Hadock Lobo introduzir a

8 Usos do Passado XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ 2006: 8 questão da mortalidade na infância como ponto para discussão na Academia de Medicina. A questão já era preocupante desde os anos vinte. 6 Os argumentos que tentavam explicar os índices de mortalidade de crianças versavam sobre a incidência das doenças transmissíveis, transgressões de regime alimentar e vicissitudes atmosféricas. 7 Sobre as doenças transmissíveis argumentava-se o fato de tantas crianças aglomeradas ser a causa dos índices de mortalidade e incidência de moléstias provenientes de anemia e carência alimentar. Sem especificar claramente a causa febre atóxica, adinâmica - a mortalidade dos expostos ficou à época conhecida como moléstia da casa. Dom Pedro I, em 1823, em uma de suas Falas do Trono afirmava espantado que das 12 mil crianças recolhidas à Roda dos Expostos desde a sua fundação (1738), somente mil crianças tinham vingado. (Morales de los Rios, 2000, pág.167). Observando o quadro abaixo, do total de crianças recolhidas na Casa dos Expostos, vimos que algumas eram abandonadas já mortas na Roda dos Expostos. A Casa dos Expostos recolhia os menores pobres escravos ou livres que não tinham como se manterem. Geralmente eram encaminhados por seus tutores que não queriam arcar com as despesas de sua criação, viúvos, e mães solteiras. Qualquer que fosse a motivação o fato de encaminhar menores de idade aos cuidados da Casa dos Expostos, os menores representavam um segmento pobre da população. Considerações finais. O princípio que orientou esse estudo foi estabelecer as principais referências existentes sobre os registros de óbitos na cidade do Rio de Janeiro. Três fontes foram de importância para nós. A referência bibliográfica de maior fôlego utilizada foi o levantamento realizado pelas professoras Maria Eulália L. Lôbo e Bárbara Levy; os registros oficiais provenientes do ministério do Império e o levantamento realizado por nós nos livros de óbitos sob o cuidado da Santa Casa de Misericórdia foram o esteio dessas breves reflexões. Priorizamos o cotejar dos dados seriais como primeiro passo para uma possível utilização desses registros para trabalhos futuros. Dessa aproximação entre registros provenientes de procedências diversas, sobressaiu a importância dos registros de óbitos produzidos pela Santa Casa de Misericórdia. 6 Em 1823 Moreira de Azevedo em visita à Casa dos Expostos dizia o seguinte ao tão ilustre interlocutor Pedro I: A primeira vez que fui à Roda dos Expostos achei, parece impossível, sete crianças com duas amas; nem berços, nem vestuários. Pedi o mapa, e vi que em treze anos tinham entrado perto de doze mil crianças, e apenas tinha vingado mil, não sabendo a Misericórdia verdadeiramente onde elas se achavam. (FAZENDA, 1903, pág.177). 7 AN: IS 3-4. Santa Casa de Misericórdia.Ofícios e documentos diversos, Relatório dos hospitais, casa dos expostos, recolhimento dos órfãos e hospício de Pedro Segundo no ano compromissal de a

9 Usos do Passado XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ 2006: 9 Sua importância se reveste de guia seguro, permitindo correções e preenchimento de lacunas nos dados quantitativos até então conhecidos. Bibliografia CONRAD, Robert Edgar. Tumbeiros. São Paulo: Brasiliense, FAZENDA, José Vieira. A Roda (Casa dos expostos). RIHGB, LXXV: , KARASCH, Mary. Slave life in Rio de Janeiro: Tese de Ph.D. University of Wisconsin. Princeton: Princeton University Press, LALLEMANT, Roberto. Observações acerca da epidemia de febre amarela no ano de 1850 no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: J. Villeneuve & Cia LINHARES, Maria Yedda Leite; LÉVY, Maria Bárbara. Aspectos da História demográfica e social do Rio de Janeiro, Colloque Internationaux du C.N.R.S. n.543, L'Histoire Quantitative du Brésil de 1800 à LOBO, Eulália Maria Lahmeyer e LÉVY, Maria Bárbara. História do Rio de Janeiro: do capital comercial ao capital industrial e financeiro. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Mercados e Capitais, 2v, População e estrutura fundiária no Rio de Janeiro, São Paulo: Anais do IV Encontro da ABEP, vol.4, MACHADO, R; Loureiro, A; Luz, Rogério e Muricy Katia. Danação da norma: a medicina social e constituição da psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, MORALES DE LOS RIOS, A.M. O Rio de Janeiro Imperial. Rio de Janeiro: Editora a Noite, s/d. PEREIRA DO REGO, Barão de Iguape. História das epidemias da cidade do Rio de Janeiro. Real Academia de Medicina, s/d. SANTOS FILHO, Lycurgo. História Geral da Medicina no Brasil. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1991, v.2.. SODRÉ, Alcindo. O elemento servil: a escravidão. Revista do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro III Congresso de História Nacional. Tomo especial, v.4, p TEIXEIRA, José Maria. Causas da Mortalidade das crianças no Rio de Janeiro VENÂNCIO, Renato Pinto. Infância sem destino: o abandono de crianças no Rio de Janeiro do século XVIII. São Paulo: FFLCH, USP, Dissertação de mestrado.

1. OUTROS INDICADORES DEMOGRÁFICOS E DE SAÚDE

1. OUTROS INDICADORES DEMOGRÁFICOS E DE SAÚDE 1. OUTROS INDICADORES DEMOGRÁFICOS E DE SAÚDE INDICADORES DE DESNUTRIÇÃO Peso e altura são duas das principais características antropométricas sensíveis às condições de vida e nutrição de crianças e adolescentes

Leia mais

CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE IDOSAS. UM OLHAR PARA VIÇOSA, MINAS GERAIS, BRASIL

CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE IDOSAS. UM OLHAR PARA VIÇOSA, MINAS GERAIS, BRASIL CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DE IDOSAS. UM OLHAR PARA VIÇOSA, MINAS GERAIS, BRASIL Nubia C. Freitas - UFV nubia.freitas@ufv.br Estela S. Fonseca UFV estela.fonseca@ufv.br Alessandra V. Almeida UFV

Leia mais

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS O presente levantamento mostra a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos municípios brasileiros. Para realizar a comparação de forma mais precisa,

Leia mais

Saúde. reprodutiva: gravidez, assistência. pré-natal, parto. e baixo peso. ao nascer

Saúde. reprodutiva: gravidez, assistência. pré-natal, parto. e baixo peso. ao nascer 2 Saúde reprodutiva: gravidez, assistência pré-natal, parto e baixo peso ao nascer SAÚDE BRASIL 2004 UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE INTRODUÇÃO No Brasil, as questões relativas à saúde reprodutiva têm

Leia mais

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade.

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil Ruth Rangel * Fernanda Azevedo * Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Resumo A redução das desigualdades sociais tem sido

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de São José do Rio Claro, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5074,56 km² IDHM 2010 0,682 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 17124 hab.

Leia mais

Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições. Maria Cecília de Souza Minayo

Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições. Maria Cecília de Souza Minayo Especificidades das mortes violentas no Brasil e suas lições Maria Cecília de Souza Minayo 1ª. característica: elevadas e crescentes taxas de homicídios nos últimos 25 anos Persistência das causas externas

Leia mais

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE FILHOS DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA Rosimeire Reis Silva (FEUSP)

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE FILHOS DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA Rosimeire Reis Silva (FEUSP) ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE FILHOS DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA Rosimeire Reis Silva (FEUSP) Pretendemos apresentar aqui os dados de um estudo exploratório, que é a primeira fase de

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Peruíbe, SP 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 323,17 km² IDHM 2010 0,749 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 59773 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Novo Mundo, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5826,18 km² IDHM 2010 0,674 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 7332 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Vera, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 2962,4 km² IDHM 2010 0,680 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 10235 hab. Densidade demográfica

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Porto Alegre do Norte, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3994,51 km² IDHM 2010 0,673 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 10748 hab.

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Previdência 20 Maioria dos brasileiros apoia mudanças na previdência Sete em cada dez brasileiros reconhecem que o sistema previdenciário brasileiro apresenta

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Cabo Verde, MG 29/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 368,15 km² IDHM 2010 0,674 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 13823 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Guaranésia, MG 29/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 294,28 km² IDHM 2010 0,701 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 18714 hab. Densidade

Leia mais

História da Habitação em Florianópolis

História da Habitação em Florianópolis História da Habitação em Florianópolis CARACTERIZAÇÃO DAS FAVELAS EM FLORIANÓPOLIS No início do século XX temos as favelas mais antigas, sendo que as primeiras se instalaram em torno da região central,

Leia mais

LEVANTAMENTO DEMOGRÁFICO E ESTUDO DA QUALIDADE DE VIDA COMO SUBSIDIO A GESTÃO TERRITORIAL EM FRANCISCO BELTRÃO ESTADO DO PARANÁ BRASIL

LEVANTAMENTO DEMOGRÁFICO E ESTUDO DA QUALIDADE DE VIDA COMO SUBSIDIO A GESTÃO TERRITORIAL EM FRANCISCO BELTRÃO ESTADO DO PARANÁ BRASIL LEVANTAMENTO DEMOGRÁFICO E ESTUDO DA QUALIDADE DE VIDA COMO SUBSIDIO A GESTÃO TERRITORIAL EM FRANCISCO BELTRÃO ESTADO DO PARANÁ BRASIL José Francisco de Gois 1 Vera Lúcia dos Santos 2 A presente pesquisa

Leia mais

O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade. Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx

O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade. Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx Araçatuba SP 2012 O Marketing Educacional aplicado às Instituições

Leia mais

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 José Cechin Superintendente Executivo Francine Leite Carina Burri Martins Esse texto compara as morbidades referidas

Leia mais

INDICADORES DEMOGRÁFICOS E NORDESTE

INDICADORES DEMOGRÁFICOS E NORDESTE INDICADORES DEMOGRÁFICOS E SOCIAIS E ECONÔMICOS DO NORDESTE Verônica Maria Miranda Brasileiro Consultora Legislativa da Área XI Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA TÍTULO: TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DA JORNADA DE TRABALHO E SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PAULISTA RESUMO O cenário atual do trabalho

Leia mais

Redução do Trabalho Infantil e Suas Repercussões no Ceará (2001-2011)

Redução do Trabalho Infantil e Suas Repercussões no Ceará (2001-2011) Enfoque Econômico é uma publicação do IPECE que tem por objetivo fornecer informações de forma imediata sobre políticas econômicas, estudos e pesquisas de interesse da população cearense. Por esse instrumento

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO HOSPITALAR: ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL SÃO LUCAS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO HOSPITALAR: ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL SÃO LUCAS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO HOSPITALAR: ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL SÃO LUCAS Renata Pinto Dutra Ferreira Especialista Administração de Sistemas de Informação Instituto Presidente Tancredo de Almeida

Leia mais

Quase 10% dos brasileiros têm mais de 70 anos. Segundo o IBGE, em 40 anos o número de idosos deverá superar o de jovens

Quase 10% dos brasileiros têm mais de 70 anos. Segundo o IBGE, em 40 anos o número de idosos deverá superar o de jovens Um país de idosos Quase 10% dos brasileiros têm mais de 70 anos. Segundo o IBGE, em 40 anos o número de idosos deverá superar o de jovens A expectativa de vida do brasileiro aumentou mais de 20 anos em

Leia mais

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1 ES R O D A C I D N I 2 O X E N A EDUCACIONAIS 1 ANEXO 2 1 APRESENTAÇÃO A utilização de indicadores, nas últimas décadas, na área da educação, tem sido importante instrumento de gestão, pois possibilita

Leia mais

COMO A MUDANÇA NA METODOLOGIA DO INEP ALTERA O CÁLCULO DA EVASÃO

COMO A MUDANÇA NA METODOLOGIA DO INEP ALTERA O CÁLCULO DA EVASÃO COMO A MUDANÇA NA METODOLOGIA DO INEP ALTERA O CÁLCULO DA EVASÃO Prof. Roberto Leal Lobo e Silva Filho Profª Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo A evasão escolar é um problema crônico do ensino em todos

Leia mais

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução

Mercado de Trabalho. O idoso brasileiro no. NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* 1- Introdução NOTA TÉCNICA Ana Amélia Camarano* O idoso brasileiro no Mercado de Trabalho 30 1- Introdução A análise da participação do idoso nas atividades econômicas tem um caráter diferente das análises tradicionais

Leia mais

Briefing. Boletim Epidemiológico 2010

Briefing. Boletim Epidemiológico 2010 Briefing Boletim Epidemiológico 2010 1. HIV Estimativa de infectados pelo HIV (2006): 630.000 Prevalência da infecção (15 a 49 anos): 0,61 % Fem. 0,41% Masc. 0,82% 2. Números gerais da aids * Casos acumulados

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

Necessita MISEREOR de Estudos de linhas de base? Um documento de informação para as organizações parceiras

Necessita MISEREOR de Estudos de linhas de base? Um documento de informação para as organizações parceiras Necessita MISEREOR de Estudos de linhas de base? Um documento de informação para as organizações Impressão Documento de informação: Autor: EQM, MISEREOR, em Janeiro de 2012 : Bischöfliches HIlfswerk MISEREOR

Leia mais

O CENSO 2010: BREVE APRESENTAÇÃO E RELEVÂNCIA PARA A GEOGRAFIA

O CENSO 2010: BREVE APRESENTAÇÃO E RELEVÂNCIA PARA A GEOGRAFIA O CENSO 2010: BREVE APRESENTAÇÃO E RELEVÂNCIA PARA A GEOGRAFIA BRUNO DE OLIVEIRA SOUZA 1 e RÚBIA GOMES MORATO 2 brunooliveira_souza@hotmail.com, rubiagm@gmail.com 1 Aluno do curso de Geografia Unifal-MG

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

Políticas de saúde: o Programa de Saúde da Família na Baixada Fluminense *

Políticas de saúde: o Programa de Saúde da Família na Baixada Fluminense * Políticas de saúde: o Programa de Saúde da Família na Baixada Fluminense * ALINE DE MOURA SOUZA 1 SUZANA MARTA CAVENAGHI 2 Introdução Este trabalho tem por objetivo apresentar informações referentes à

Leia mais

Boletim de Proteção do Consumidor/Investidor CVM/Senacon

Boletim de Proteção do Consumidor/Investidor CVM/Senacon Boletim de Proteção do Consumidor/Investidor CVM/Senacon Fundo 157 Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor Secretaria Nacional do Consumidor Ministério da Justiça Apresentação Com frequência são

Leia mais

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Por Maria Teresa Somma Com o intuito de entender os motivos que levam franqueados a transferir o seu negócio, foi realizada uma pesquisa exploratória

Leia mais

CAUSAS DE MORTE NO ESTADO DE SÃO PAULO

CAUSAS DE MORTE NO ESTADO DE SÃO PAULO CAUSAS DE MORTE NO ESTADO DE SÃO PAULO Morrem mais brancos por causa naturais e negros por motivos externos. A s estatísticas de morbidade e mortalidade têm sido utilizadas por epidemiologistas, demógrafos

Leia mais

Em 2013 perderam-se 4 683 anos potenciais de vida devido à diabetes mellitus

Em 2013 perderam-se 4 683 anos potenciais de vida devido à diabetes mellitus Dia Mundial da diabetes 14 de novembro 1983-2013 EMBARGO ATTÉ 13 DE NOVEMBRO DE 2014,, ÀS 11 HORAS Em 2013 perderam-se 4 683 anos potenciais de vida devido à diabetes mellitus Em 2013, as doenças endócrinas,

Leia mais

O retrato do comportamento sexual do brasileiro

O retrato do comportamento sexual do brasileiro O retrato do comportamento sexual do brasileiro O Ministério da Saúde acaba de concluir a maior pesquisa já realizada sobre comportamento sexual do brasileiro. Entre os meses de setembro e novembro de

Leia mais

Pesquisa inédita avalia conhecimento da população sobre a tuberculose

Pesquisa inédita avalia conhecimento da população sobre a tuberculose Pesquisa inédita avalia conhecimento da população sobre a tuberculose Uma pesquisa quantitativa de opinião pública realizada pelo Núcleo de Pesquisas da Universidade Federal Fluminense (DataUFF) demonstra

Leia mais

Baixo investimento público contribui para desigualdade no acesso e queda em indicadores de qualidade

Baixo investimento público contribui para desigualdade no acesso e queda em indicadores de qualidade Baixo investimento público contribui para desigualdade no acesso e queda em indicadores de qualidade CFM analisa relatórios internacionais e mostra preocupação com subfinanciamento da saúde, que tem afetado

Leia mais

César Cruz Proprietário [18/04]

César Cruz Proprietário [18/04] César Cruz Proprietário [18/04] Quais devem ser as áreas gerenciadas pelo sistema? O sistema deve ter controle de estoque, ordem de serviços, orçamentos, entradas e saídas, tanto do caixa como de estoque,

Leia mais

A DEMANDA POR EDUCAÇÃO INFANTIL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO E OS DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS

A DEMANDA POR EDUCAÇÃO INFANTIL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO E OS DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS 1 A DEMANDA POR EDUCAÇÃO INFANTIL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO E OS DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS A importância dos cuidados com as crianças na primeira infância tem sido cada vez mais destacada

Leia mais

Pnad: Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional

Pnad: Um em cada cinco brasileiros é analfabeto funcional 08/09/2010-10h00 Pesquisa visitou mais de 150 mil domicílios em 2009 Do UOL Notícias A edição 2009 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia

Leia mais

Brasil é 2º em ranking de redução de mortalidade infantil 3

Brasil é 2º em ranking de redução de mortalidade infantil 3 Publicação Científica do Curso de Bacharelado em Enfermagem do CEUT. Ano 2011(3). Edição 38 Aline da Silva Oliveira 1 Cristiana Maria de Sousa Macedo 1 Mércia da Silva Sousa 1 Márcia Andrea Lial Sertão

Leia mais

Os Problemas de Natureza Econômica

Os Problemas de Natureza Econômica Os Problemas de Natureza Econômica 1 O PROBLEMA FUNDAMENTAL DA ECONOMIA Como já foi visto, a atividade económica numa sociedade é realizada com o propósito de produzir bens e serviços que se destinem à

Leia mais

DESIGUALDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SALINAS MG

DESIGUALDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SALINAS MG DESIGUALDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SALINAS MG BRENO FURTADO LIMA 1, EDUARDO OLIVEIRA JORGE 2, FÁBIO CHAVES CLEMENTE 3, GUSTAVO ANDRADE GODOY 4, RAFAEL VILELA PEREIRA 5, ALENCAR SANTOS 6 E RÚBIA GOMES

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego PME. Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada

Pesquisa Mensal de Emprego PME. Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada Pesquisa Mensal de Emprego PME Algumas das principais características dos Trabalhadores Domésticos vis a vis a População Ocupada Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Algumas das principais

Leia mais

BRASIL EXCLUDENTE E CONCENTRADOR. Colégio Anglo de Sete Lagoas Prof.: Ronaldo Tel.: (31) 2106 1750

BRASIL EXCLUDENTE E CONCENTRADOR. Colégio Anglo de Sete Lagoas Prof.: Ronaldo Tel.: (31) 2106 1750 BRASIL EXCLUDENTE E CONCENTRADOR As crises econômicas que se sucederam no Brasil interromperam a política desenvolvimentista. Ocorre que o modelo de desenvolvimento aqui implantado (modernização conservadora

Leia mais

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS 2 ASPECTOS DEMOGRÁFICOS Neste capítulo se pretende avaliar os movimentos demográficos no município de Ijuí, ao longo do tempo. Os dados que fomentam a análise são dos censos demográficos, no período 1920-2000,

Leia mais

MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro

MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro MS divulga retrato do comportamento sexual do brasileiro Notícias - 18/06/2009, às 13h08 Foram realizadas 8 mil entrevistas com homens e mulheres entre 15 e 64 anos. A análise das informações auxiliará

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2008

PROJETO DE LEI Nº, DE 2008 PROJETO DE LEI Nº, DE 2008 (Do Sr. Lelo Coimbra) Institui o Programa Nacional de Geração de Energia Elétrica a partir do Lixo (Progel) e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Fica

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA

INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA Informativo da Confederação Nacional da Indústria Ano 5 Número 01 janeiro de 2014 www.cni.org.br Intenção de investimentos para 2014 é a menor desde 2010 Investimentos em 2013

Leia mais

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente / Terra e universo Tema Água e vida / ciclo hidrológico do planeta Conteúdos Águas subterrâneas Usos / objetivos Aprofundamento do estudo sobre as águas

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2015 - PROCEDIMENTOS INICIAIS - 1 A decisão de se abrir um negócio, através da constituição de uma empresa, requer do empreendedor uma análise das reais necessidades e implicações

Leia mais

Rio de Janeiro. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio de Janeiro (1991, 2000 e 2010)

Rio de Janeiro. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio de Janeiro (1991, 2000 e 2010) Rio de Janeiro Em, no estado do Rio de Janeiro (RJ), moravam 16 milhões de pessoas, onde 8,9% (1,4 milhões) tinham 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 92 municípios, dos quais sete (7,6%)

Leia mais

100 anos do Arquivo Histórico Municipal: Painel 11 / 15 um olhar sobre um precioso acervo

100 anos do Arquivo Histórico Municipal: Painel 11 / 15 um olhar sobre um precioso acervo Painel 11 / 15 um olhar sobre um precioso acervo Série Obras Públicas Além de documentos textuais, o Arquivo Histórico Municipal guarda em seu acervo inúmeras plantas, mapas e projetos, sejam eles arquitetônicos

Leia mais

36,6% dos empresários gaúchos julgam que o. 74,4% dos empresários gaúchos consideram que. 66,0% das empresas contempladas pela medida a

36,6% dos empresários gaúchos julgam que o. 74,4% dos empresários gaúchos consideram que. 66,0% das empresas contempladas pela medida a 36,6% dos empresários gaúchos julgam que o faturamento é a melhor base tributária para a contribuição patronal. 74,4% dos empresários gaúchos consideram que a medida contribuirá parcialmente ou será fundamental

Leia mais

ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. Senhor Presidente,

ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA. Senhor Presidente, Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 04/05/2011. ABUSO DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS, UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP Alunos apontam melhorias na graduação Aumenta grau de formação dos professores e estudantes mostram que cursos possibilitam

Leia mais

Envelhecimento populacional e a composição etária de beneficiários de planos de saúde

Envelhecimento populacional e a composição etária de beneficiários de planos de saúde Envelhecimento populacional e a composição etária de beneficiários de planos de saúde Luiz Augusto Carneiro Superintendente Executivo Francine Leite Apresentação Este trabalho introduz o tema Envelhecimento

Leia mais

Santa Catarina. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Santa Catarina (1991, 2000 e 2010)

Santa Catarina. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Santa Catarina (1991, 2000 e 2010) Santa Catarina Em 21, no estado de Santa Catarina (SC), moravam 6,3 milhões de pessoas, onde parcela relevante (6,9%, 43,7 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 293 municípios,

Leia mais

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es).

Trabalho apresentado no III Congresso Ibero-americano de Psicogerontologia, sendo de total responsabilidade de seu(s) autor(es). A QUALIDADE DE VIDA SOB A ÓTICA DAS DINÂMICAS DE MORADIA: A IDADE ENQUANTO UM FATOR DE ACÚMULO DE ATIVOS E CAPITAL PESSOAL DIFERENCIADO PARA O IDOSO TRADUZIDO NAS CONDIÇÕES DE MORADIA E MOBILIDADE SOCIAL

Leia mais

7ºano 2º período vespertino 25 de abril de 2014

7ºano 2º período vespertino 25 de abril de 2014 GEOGRAFIA QUESTÃO 1 A Demografia é a ciência que estuda as características das populações humanas e exprime-se geralmente através de valores estatísticos. As características da população estudadas pela

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Rio Grande do Sul. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio Grande do Sul (1991, 2000 e 2010)

Rio Grande do Sul. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Rio Grande do Sul (1991, 2000 e 2010) Rio Grande do Sul Em 21, no estado do Rio Grande do Sul (RS), moravam 1,7 milhões de pessoas, onde parcela importante (9,3%, 989,9 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 496 municípios,

Leia mais

Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2

Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 7º Turma: 7.1 e 7.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Disciplina: Estatística II LISTA DE EXERCÍCIOS 3 1. Testes de resistência à tensão foram feitas em duas estruturas

Leia mais

TEMA: A importância da Micro e Pequena Empresa para Goiás

TEMA: A importância da Micro e Pequena Empresa para Goiás TEMA: A importância da Micro e Pequena Empresa para Goiás O presente informe técnico tem o objetivo de mostrar a importância da micro e pequena empresa para o Estado de Goiás, em termos de geração de emprego

Leia mais

GERENCIAMENTO DE ESTOQUE NA FARMÁCIA

GERENCIAMENTO DE ESTOQUE NA FARMÁCIA GERENCIAMENTO DE ESTOQUE NA FARMÁCIA Em qualquer empresa que atua na comercialização de produtos, o estoque apresenta-se como elemento fundamental. No ramo farmacêutico, não é diferente, sendo o controle

Leia mais

Amazônia Legal e infância

Amazônia Legal e infância Amazônia Legal e infância Área de Abrangência 750 Municípios distribuídos em 09 Unidades Federativas: Amazonas (62), Amapá (16), Acre (22), Roraima (15), Rondônia (52), Pará (143), Tocantins (139), Maranhão

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

IMPACTOS DO SISTEMA SIMPLES SOBRE A MORTALIDADE DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo sobre os empreendimentos no município de Castanhal, PA

IMPACTOS DO SISTEMA SIMPLES SOBRE A MORTALIDADE DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo sobre os empreendimentos no município de Castanhal, PA IMPACTOS DO SISTEMA SIMPLES SOBRE A MORTALIDADE DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS: um estudo sobre os empreendimentos no município de Castanhal, PA Rui Cidarta Araújo de Carvalho, Edson Aparecida de Araújo

Leia mais

METADE DA POPULAÇÃO RESIDENTE EM CIDADES CONCENTRADA EM APENAS 14 DAS 141 CIDADES

METADE DA POPULAÇÃO RESIDENTE EM CIDADES CONCENTRADA EM APENAS 14 DAS 141 CIDADES Atlas das Cidades de Portugal Volume II 2004 01 de Abril de 2005 METADE DA POPULAÇÃO RESIDENTE EM CIDADES CONCENTRADA EM APENAS 14 DAS 141 CIDADES Apesar das disparidades ao nível da dimensão populacional

Leia mais

reduzir a mortalidade infantil

reduzir a mortalidade infantil objetivo 4. reduzir a mortalidade infantil A mortalidade infantil reflete as condições socioeconômicas e ambientais de uma região assim como a condição de acesso a um sistema de saúde de qualidade. Além

Leia mais

na região metropolitana do Rio de Janeiro

na região metropolitana do Rio de Janeiro O PERFIL DOS JOVENS EMPREENDEDORES na região metropolitana do Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL MARÇO DE 2013 Nº21 PANORAMA GERAL Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2011,

Leia mais

Política de Bolsa de Estudos e Descontos da Cena Hum Academia de Artes Cênicas

Política de Bolsa de Estudos e Descontos da Cena Hum Academia de Artes Cênicas Política de Bolsa de Estudos e Descontos da Cena Hum Academia de Artes Cênicas O PROGRAMA O Programa de Bolsa de Estudos e Descontos existe para regular a política de descontos de funcionários, bem como,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS E TABELA DE TEMPORALIDADE

AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS E TABELA DE TEMPORALIDADE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS E TABELA DE TEMPORALIDADE 1 Salve, salve, concurseiros!!! Nesta aula abordaremos dois temas inseparáveis no contexto da Arquivologia: a avaliação de documentos e a tabela de temporalidade

Leia mais

Mudanças demográficas e saúde no Brasil Dados disponíveis em 2008

Mudanças demográficas e saúde no Brasil Dados disponíveis em 2008 Mudanças demográficas e saúde no Brasil Dados disponíveis em 2008 José Cechin Superintendente Executivo Carina Martins Francine Leite Nos últimos meses, vários relatórios publicados por diferentes instituições

Leia mais

Avaliação Econômica. Relação entre Desempenho Escolar e os Salários no Brasil

Avaliação Econômica. Relação entre Desempenho Escolar e os Salários no Brasil Avaliação Econômica Relação entre Desempenho Escolar e os Salários no Brasil Objetivo da avaliação: identificar o impacto do desempenho dos brasileiros na Educação Básica em sua renda futura. Dimensões

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Benefícios Assistenciais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Benefícios Assistenciais Anexo IV Metas Fiscais IV.8 Avaliação da Situação Financeira e Atuarial dos Benefícios Assistenciais da Lei Orgânica de Assistência Social LOAS (Art. 4 o, 2 o, inciso IV, da Lei Complementar n o 101, de

Leia mais

Brasil: O consumo de carnes passado a limpo! Contagem da população brasileira pelo IBGE em 2007

Brasil: O consumo de carnes passado a limpo! Contagem da população brasileira pelo IBGE em 2007 Brasil: O consumo de carnes passado a limpo! Contagem da população brasileira pelo IBGE em 2007 revela um número menor de habitantes do que se esperava e mostra um maior consumo per capita de carnes. Luciano

Leia mais

2A educação é o principal catalisador para

2A educação é o principal catalisador para objetivo 2. atingir o ensino básico universal O Estado da Amazônia: Indicadores A Amazônia e os Objetivos do Milênio 2010 o desenvolvimento humano e para a construção de uma sociedade mais justa (Unesco,

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Uma análise preliminar do perfil demográfico das crianças e adolescentes cadastrados para adoção no município de São Paulo

Uma análise preliminar do perfil demográfico das crianças e adolescentes cadastrados para adoção no município de São Paulo Uma análise preliminar do perfil demográfico das crianças e adolescentes cadastrados para adoção no município de São Paulo Paulo José Pereira 1 Maria Coleta Ferreira Albino de Oliveira 2 Introdução Pesquisar

Leia mais

5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais...

5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais... 5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais... Todo processo de aquisição ou contratação precisa de um fiscal! A Divisão de Contratos encaminha o processo

Leia mais

PREÇOS MAIS BARATOS E TRANSPARENTES NA COMPRA DE CASA

PREÇOS MAIS BARATOS E TRANSPARENTES NA COMPRA DE CASA PREÇOS MAIS BARATOS E TRANSPARENTES NA COMPRA DE CASA 31 de Julho de 2008 O Ministério da Justiça esclarece o seguinte: 1. Na generalidade das situações, os preços do registo predial diminuíram em comparação

Leia mais

Vigilância em saúde para prevenção de surtos de doenças de transmissão hídrica decorrentes dos eventos climáticos extremos

Vigilância em saúde para prevenção de surtos de doenças de transmissão hídrica decorrentes dos eventos climáticos extremos Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis Coordenação Geral de Doenças Transmissíveis Unidade de Vigilância das Doenças de Transmissão

Leia mais

TABELA DE TEMPORALIDADE

TABELA DE TEMPORALIDADE TABELA DE TEMPORALIDADE E-mail: luiz@lacconcursos.com.br 1 2 Instrumento que define os PRAZOS DE GUARDA e DESTINAÇÃO FINAL dos documentos. O Prazo de Guarda dos Documentos é um termo técnico da arquivologia

Leia mais

Introdução. Procura, oferta e intervenção. Cuidados continuados - uma visão económica

Introdução. Procura, oferta e intervenção. Cuidados continuados - uma visão económica Cuidados continuados - uma visão económica Pedro Pita Barros Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Introdução Área geralmente menos considerada que cuidados primários e cuidados diferenciados

Leia mais

SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE?

SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? SAÍDA DO MERCADO DE TRABALHO: QUAL É A IDADE? Ana Amélia Camarano* Solange Kanso** Daniele Fernandes** 1 INTRODUÇÃO Assume-se que idade avançada e invalidez resultam em perda da capacidade laboral, o que

Leia mais

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS

INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS INDICADORES FINANCEIROS NA TOMADA DE DECISÕES GERENCIAIS ANA BEATRIZ DALRI BRIOSO¹, DAYANE GRAZIELE FANELLI¹, GRAZIELA BALDASSO¹, LAURIANE CARDOSO DA SILVA¹, JULIANO VARANDAS GROPPO². 1 Alunos do 8º semestre

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DOMÍNIOS

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DOMÍNIOS O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DOMÍNIOS A POP3 reuniu aqui as principais orientações para registro, renovação e transferência de domínios, entre outras questões que possam ajudar você a entender como funcionam

Leia mais