Justificativas de alteração do gabarito de itens (com base nos modelos de provas disponíveis no sítio do CESPE/UnB)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Justificativas de alteração do gabarito de itens (com base nos modelos de provas disponíveis no sítio do CESPE/UnB)"

Transcrição

1 BANCO CENTRAL DO BRASIL DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NOS CARGOS DE ANALISTA E DE TÉCNICO Justificativas de alteração do gabarito de itens (com base nos modelos de provas disponíveis no sítio do CESPE/UnB) CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA OS CARGOS 1 a 2 e 4 a 5 29 C Deferido c/ anulação Apesar de o artigo 6º da lei 4.595, de 1964, não ter sido revogado explicitamente, ele foi tacitamente revogado pela lei 9.069, de 1995, cujos integrantes e condições para deliberações diferem das definidas pelo artigo 6º da lei anterior. Por esse motivo, opta se pela anulação do item. 31 E C Deferido c/ alteração O conteúdo do item está correto, pois, se o argumento 2 for válido, então a proposição Q3 será verdadeira. Por este motivo, opta se pela alteração do gabarito. 36 C Deferido c/ anulação Por haver divergência na literatura com relação ao assunto do item, opta se por sua anulação. 44 E Deferido c/ anulação A redação do item prejudicou o entendimento objetivo, uma vez que descreve uma variável não especificada no comando, não sendo possível recuperá la. Por este motivo, opta se pela anulação. 50 C Deferido c/ anulação O termo últimas décadas prejudicou o julgamento objetivo do item. Por este motivo, opta se pela anulação. CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO 3 26 E C Deferido c/ alteração O conteúdo do item está correto, pois, se o argumento 2 for válido, então a proposição Q3 será verdadeira. Por este motivo, opta se pela alteração do gabarito. 31 C Deferido c/ anulação Por haver divergência na literatura com relação ao assunto do item, opta se por sua anulação. 44 C Deferido c/ anulação Apesar de o artigo 6º da lei 4.595, de 1964 não ter sido revogado explicitamente, ele foi tacitamente revogado pela lei 9.069, de 1995, cujos integrantes e condições para deliberações diferem das definidas pelo artigo 6º da lei anterior. Por esse motivo, opta se pela anulação do item. CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO 6 31 C Deferido c/ anulação Apesar de o artigo 6º da lei 4.595, de 1964 não ter sido revogado explicitamente, ele foi tacitamente revogado pela lei 9.069, de 1995, cujos integrantes e condições para deliberações diferem das definidas pelo artigo 6º da lei anterior. Por esse motivo, opta se pela anulação do item. 36 E Deferido c/ anulação

2 A redação do item prejudicou o entendimento objetivo, uma vez que descreve uma variável não especificada no comando, não sendo possível recuperá la. Por este motivo, opta se pela anulação. 38 C E Deferido c/ alteração A demanda do consumidor pelo bem 1 não é dada por x p,p,w 4p. Dessa forma, opta se pela alteração do gabarito do item. 44 C Deferido c/ anulação O termo últimas décadas prejudicou o julgamento objetivo do item. Por este motivo, opta se pela anulação. 47 E C Deferido c/ alteração O conteúdo do item está correto, pois, se o argumento 2 for válido, então a proposição Q3 será verdadeira. Por este motivo, opta se pela alteração do gabarito. CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA OS CARGOS 7 e 8 19 C E Deferido c/ alteração O gabarito do item deve ser alterado para errado, pois o presidente do BACEN tem status de ministro e a comunicação adequada, na situação descrita pelo item, não seria o ofício. 48 C Deferido c/ anulação A redação do item, no que se refere ao termo se, tornou o item ambíguo, motivo pelo qual se opta pela sua anulação. 57 C E Deferido c/ alteração Na situação hipotética do item, o valor de todas as notas em que a numeração contém pelo menos uma vogal não é superior a 4 trilhões de reais. Por este motivo, opta se pela alteração do gabarito. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Analista Área 1: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 52 C E Deferido c/ alteração Existem arquiteturas em que o programa em alto nível é transformado diretamente em linguagem de máquina. Por essa razão, opta se pela alteração do gabarito. 55 C Deferido c/ anulação Devido a divergências na literatura acerca da camada física existir ou não no modelo TCP/IP, opta se pela anulação do item. 58 C Deferido c/ anulação O item extrapolou os objetos de avaliação do edital, portanto, opta se pela sua anulação. 67 C E Deferido c/ alteração A mudança de servidor da aplicação web, citada na redação do item, não pode ser considerada como manutenção adaptativa. Dessa forma, opta se pela alteração do gabarito. 91 C E Deferido c/ alteração O item tornou se incorreto ao afirmar que a modalidade overloading de polimorfismo só ocorre por meio da herança. Diante disso, opta se pela alteração do item.

3 95 C Deferido c/ anulação A versão do Concordion requerida na prova não corresponde à versão exigida no edital. Desta forma, opta se pela anulação do item. 106 C E Deferido c/ alteração Para que o sistema de buscas do Google restrinja a busca de documentos a um domínio DNS específico, não é suficiente realizar o procedimento expresso no item. Dessa forma, opta se pela alteração do gabarito. 109 C Deferido c/ anulação O item deve ser anulado, pois a forma como está redigido gera dúvidas entre os conceitos de BI e ETL. 118 C E Deferido c/ alteração A indicação do início do fluxo não demonstra o que acontece ao longo de sua execução. Dessa forma, opta se pela alteração do gabarito. Analista Área 2: SUPORTE À INFRAESTRUTURA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 64 C E Deferido c/ alteração O termo página em sítio da internet prejudicou o julgamento objetivo do item. Por este motivo, opta se pela anulação. 73 C E Deferido c/ alteração O comando de execução do script sem a especificação da variável adequada torna assertiva incorreta. Por esse motivo, opta se pela alteração do item. 101 C Deferido c/ anulação No item, o termo hots deveria ser host, fato que prejudicou o julgamento do item. Por este motivo, opta se pela anulação. Analista Área 3: POLÍTICA ECONÔMICA E MONETÁRIA 63 C E Deferido c/ alteração A variância da estimativa da média não foi superior a Por este motivo, opta se pela alteração do gabarito. 64 C Deferido c/ anulação O enunciado, por omitir a estatística que seria trabalhada para o julgamento do item, prejudicou o julgamento objetivo. Por este motivo, opta se pela anulação. 68 E C Deferido c/ alteração O item está correto, pois, de fato, a probabilidade de se obter retorno diário igual a R$10,00 ou R$ 100,00 é maior que 73%. Por este motivo, opta se pela alteração do gabarito. 71 C E Deferido c/ alteração Se a média de uma série temporal é constante e sua função de autocovariância depende somente da defasagem, não se diz que a série é estritamente estacionária, como informado no item. Dessa forma, opta se pela alteração do gabarito.

4 Analista Área 4: CONTABILIDADE E FINANÇAS 51 C E Deferido c/ alteração No caso descrito pelo item, as perdas não podem ser incluídas como renda. Portanto, opta se pela alteração do gabarito do item. 52 E Deferido c/ anulação O item pode ter induzido o candidato ao erro, pois, onde se lê títulos de valores mobiliários, deveria ser títulos e valores mobiliários. Portanto, opta se pela anulação do item. 58 C E Deferido c/ alteração Diferentemente do afirmado no item, a instituição financeira não deverá registrar o valor correspondente aos juros em conta patrimonial de rendas antecipadas. Portanto, opta se pela alteração do gabarito do item. 59 E C Deferido c/ alteração O conteúdo do item está correto, motivo pelo qual se opta pela sua alteração. 61 C Deferido c/ anulação A expressão a controladora do nível seguinte conferiu ambiguidade ao item, pois não especifica a qual nível se refere. Dessa forma, opta se pela sua anulação. 69 C Deferido c/ anulação A redação não especifica a referência pela qual deverá ser analisado o item, se pelo COSIF ou IFRS. Portanto, optase pela sua anulação. 86 C E Deferido c/ alteração A variação do preço de uma opção de compra não é menor que a variação percentual do preço de compra da ação. Por este motivo, opta se pela alteração do gabarito do item. 102 C Deferido c/ anulação O item foi omisso quanto à necessidade de observância da Lei nº 9.613/1998 ou Decreto nº 2.799/1998. Portanto, opta se pela sua anulação. 112 C Deferido c/ anulação O assunto abordado no item extrapola os conteúdos exigidos no edital. Portanto, opta se pela anulação do item. 114 C Deferido c/ anulação No comando agrupador, houve equívoco de digitação da definição da função de probabilidade acumulada, que prejudicou o julgamento objetivo do item. Por este motivo, opta se pela anulação. 115 C Deferido c/ anulação No comando agrupador, houve equívoco de digitação da definição da função de probabilidade acumulada, que prejudicou o julgamento objetivo do item. Por este motivo, opta se pela anulação. 116 E Deferido c/ anulação No comando agrupador, houve equívoco de digitação da definição da função de probabilidade acumulada, que prejudicou o julgamento objetivo do item. Por este motivo, opta se pela anulação. Analista Área 5: INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA 70 C Deferido c/ anulação O assunto sistema de amortização francês extrapola previsão editalícia. Por este motivo, opta se pela anulação.

5 71 E Deferido c/ anulação O assunto sistema de amortização francês extrapola previsão editalícia. Por este motivo, opta se pela anulação. 72 C Deferido c/ anulação O assunto sistema de amortização francês extrapola previsão editalícia. Por este motivo, opta se pela anulação. 93 C Deferido c/ anulação A redação do item prejudicou seu julgamento objetivo, pois, onde se lê comsum, deveria ser cumsum. Dessa forma, opta se pela anulação do item. 94 C Deferido c/ anulação Houve prejuízo do julgamento objetivo do item, pois, onde se lê IHC EViews 8, deveria ser IHS EViews 8. Dessa forma, opta se pela anulação do item. 113 C Deferido c/ anulação O equívoco de concordância na palavra reduzido prejudicou o julgamento objetivo do item. Dessa forma, opta se pela anulação. Analista Área 6: GESTÃO E ANÁLISE PROCESSUAL 60 C Deferido c/ anulação O uso do verbo dever no contexto da assertiva possibilitou duplo julgamento, podendo ter induzido os candidatos a erro. Dessa forma, opta se pela anulação do item. 76 C E Deferido c/ alteração Diferentemente do que afirma o item, alguns aspectos na execução da estratégia não podem ou não devem ser medidos o tempo todo. Dessa forma, opta se pela alteração do gabarito. 78 C Deferido c/ anulação A redação do item possibilitou duplo julgamento, sobretudo, no que se refere à Escola de Frankfurt. Diante disso, opta pela anulação. 82 C Deferido c/ anulação A redação do item permite múltiplas interpretações no que se refere ao assunto abordado. Portanto, opta se pela sua anulação. 104 C E Deferido c/ alteração Diferentemente do apresentado no item, conforme jurisprudência do STJ, é possível revogar a adjudicação, mesmo após a celebração do contrato. Portanto, opta se pela alteração do gabarito do item. 113 C Deferido c/ anulação A redação do comando impossibilitou o julgamento objetivo do item. Dessa forma, opta se pela anulação. 114 E Deferido c/ anulação A redação do comando impossibilitou o julgamento objetivo do item. Dessa forma, opta se pela anulação. 115 E Deferido c/ anulação A redação do comando impossibilitou o julgamento objetivo do item. Dessa forma, opta se pela anulação.

6 Técnico Área 1: SUPORTE ADMINISTRATIVO 68 E C Deferido c/ alteração O conteúdo do item está correto, motivo suficiente para a alteração do gabarito. 86 C Deferido c/ anulação A redação apresenta dados controversos acerca da instabilidade do mercado, por esse motivo, opta se pela anulação do item. 110 C E Deferido c/ alteração Na linguagem popular, há possibilidade de os termos balanço e inventário físico serem sinônimos. No entanto, a afirmação de que "o balanço é um inventário físico" não é acurada, uma vez que o balanço inclui o inventário, mas não se limita a ele. Diante disso, opta se pela alteração do gabarito. 120 C E Deferido c/ alteração A palavra divulgação torna o item errado, pois não condiz com a natureza de documentos sigilosos. Diante disso, opta se pela anulação do item. Técnico Área 2: SEGURANÇA INSTITUCIONAL 65 C E Deferido c/ alteração No trecho diminuição do impacto sobre a receita; perda de participação de mercado da empresa, o ponto e vírgula após a palavra receita deixou o item incorreto, motivo pelo qual se opta pela alteração de seu gabarito. 117 E Deferido c/ anulação Faltam informações que possibilitem o julgamento objetivo do item, motivo pelo qual se opta por sua anulação.

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS Concurso público nacional para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível superior e de nível médio

Leia mais

Justificativas de manutenção e alteração do gabarito de itens (com base nos modelos de provas disponíveis no sítio do CESPE/UnB)

Justificativas de manutenção e alteração do gabarito de itens (com base nos modelos de provas disponíveis no sítio do CESPE/UnB) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR, DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO E DE NÍVEL FUNDAMENTAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO Justificativas

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul QUESTÃO: 28 Prezada comissão, solicito revisão para a questão de número 28 referente a prova do edital IFRS - 011/2013 - Área: Informática - Informática Geral. A questão de número 28 solicita que realize

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2014 EDITAL DE COMUNICAÇÃO CECP Nº 005/2015

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2014 EDITAL DE COMUNICAÇÃO CECP Nº 005/2015 CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 001/2014 EDITAL DE COMUNICAÇÃO CECP Nº 005/2015 A COMISSÃO ESPECIAL DO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALESTINA DE GOIÁS, Estado de Goiás, no uso de suas atribuições

Leia mais

Luciano Silva Rosa Contabilidade 22

Luciano Silva Rosa Contabilidade 22 Luciano Silva Rosa Contabilidade 22 SUSEP 2010 sugestões de recursos Olá, colegas Abaixo, algumas sugestões de recursos da prova de contabilidade geral do concurso da SUSEP, aplicado pela ESAF. Prova 2.

Leia mais

JUSTIFICATIVAS PARA ALTERAÇÃO DE GABARITO

JUSTIFICATIVAS PARA ALTERAÇÃO DE GABARITO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS) CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NOS CARGOS DE ANALISTA DO SEGURO SOCIAL E DE TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL Edital n.º 1 INSS, de 26 de dezembro de 2007 JUSTIFICATIVAS

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 4/2013-EBSERH/HUCAM-UFES PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA

CONCURSO PÚBLICO 4/2013-EBSERH/HUCAM-UFES PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA O Instituto AOCP, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 11.16 do Edital de Abertura nº 04/2013 da EBSERH/HUCAM-UFES, interpostos

Leia mais

Toque 14 - FGV - Fiscal de Rendas/ MS - 2006 (2ª parte)

Toque 14 - FGV - Fiscal de Rendas/ MS - 2006 (2ª parte) Olá, pessoal! Neste Toque continuaremos a análise da prova aplicada pela FGV em 21/05/2006, que selecionou candidatos ao cargo de Fiscal de Rendas para a Secretaria de Receita e Controle do Estado do Mato

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 4/2013-EBSERH/HU - UFS PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA

CONCURSO PÚBLICO 4/2013-EBSERH/HU - UFS PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA O Instituto AOCP, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 11.16 do Edital de Abertura nº 04/2013 da EBSERH/HU UFS, interpostos contra

Leia mais

O recurso argumenta que a opção D também poderia ser assinalada como correta.

O recurso argumenta que a opção D também poderia ser assinalada como correta. DEFENSORIA PÚBLICA ESTADO DO TOCANTINS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NOS CARGOS DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO E NÍVEL SUPERIOR Analista em Gestão Especializado Administração Disciplina: Conhecimentos

Leia mais

PROVA: AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO RECURSOS DE QUESTÕES DA VAGA 2-5-11-15

PROVA: AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO RECURSOS DE QUESTÕES DA VAGA 2-5-11-15 Edital nº 026/2015 PROVA: AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO RECURSOS DE QUESTÕES DA VAGA 2-5-11-15 ## PROTOCOLO: 65 Inscrição: 0501375 Campus: Feliz Dt.Envio: 18/04/2016 12:01:16 Questão: 1 Bibliografia: lei 8112

Leia mais

CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES

CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES Caríssimos. Recebi muitos e-mails pedindo ajuda com eventuais recursos para as provas do BACEN. Em raciocínio lógico, eu não vi possibilidade de recursos, apesar de achar que algumas questões tiveram o

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 03/2015-EBSERH/HU-UFJF PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA RETIFICADO

CONCURSO PÚBLICO 03/2015-EBSERH/HU-UFJF PARECERES DOS RECURSOS DEFERIDOS ÁREA ADMINISTRATIVA RETIFICADO O Instituto AOCP, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 12.16 do Edital de Abertura n 04/2015 EBSERH/HU-UFJF, interpostos contra

Leia mais

FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA

FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA O Instituto AOCP, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 20.16 do Edital de Abertura nº 02/2013 da Fundação Casa de Rui Barbosa, interpostos

Leia mais

Coordenação Pedagógica Fiscal - Dezembro de 2014. Prof. Darlan Barroso. FUNDAMENTOS PARA RECURSOS Escrevente Técnico Judiciário TJ/SP

Coordenação Pedagógica Fiscal - Dezembro de 2014. Prof. Darlan Barroso. FUNDAMENTOS PARA RECURSOS Escrevente Técnico Judiciário TJ/SP Coordenação Pedagógica Fiscal - Dezembro de 2014 Prof. Darlan Barroso FUNDAMENTOS PARA RECURSOS Escrevente Técnico Judiciário TJ/SP Orientações de interposição do recurso O candidato poderá apresentar

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 001/2011 AMESP ASSOCIAÇÃO DOS MUN. DA MICRORREGIÃO DO MÉDIO SAPUCAÍ

PROCESSO SELETIVO 001/2011 AMESP ASSOCIAÇÃO DOS MUN. DA MICRORREGIÃO DO MÉDIO SAPUCAÍ RESPOSTA AO RECURSO Nº. 001 RECORRENTE: ALEXANDRE AUGUSTO NEPOMUCENO SANTOS INSCRIÇÃO Nº. 0070 CANDIDATO AO CARGO: NUTRICIONISTA QUESTÃO: 04 MATÉRIA: ESPECÍFICA REQUERIMENTO: O Candidato requer a anulação

Leia mais

2 Questão 31 Classificação de Contas e Grupos Patrimoniais

2 Questão 31 Classificação de Contas e Grupos Patrimoniais Conteúdo 1 Introdução... 1 2 Questão 31 Classificação de Contas e Grupos Patrimoniais... 1 3 Questão 32 Natureza das contas... 3 4 Questão 33 Lançamentos - Operações de captação de recursos... 4 5 Questão

Leia mais

Análise da Prova ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA

Análise da Prova ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA Concurso de Auditor da Receita Análise da Prova ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA I. A liderança, a direção e a gerência são um mesmo papel que necessariamente deve ser desempenhado pelo administrador. II.

Leia mais

www.concursovirtual.com.br

www.concursovirtual.com.br Simulado Virtual para o Concurso da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Edital Virtual O Presidente da Comissão de Simulado torna pública a realização de Simulado Virtual para Ingresso no Quadro de Pessoal da CAIXA

Leia mais

RESPOSTA AO RECURSO DE PONTUAÇÃO

RESPOSTA AO RECURSO DE PONTUAÇÃO NÚMERO DE INSCRIÇÃO DO CANDIDATO: 401194 MOTIVO ALEGADO PELO CANDIDATO: Ao fazer a contagem dos acretos da prova, após a divulgação do gabarito final, contei 24 acertos, número pelo qual eu poderia ser

Leia mais

AGÊNCIA DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES DO BRASIL (Apex-Brasil) PROCESSO SELETIVO PÚBLICO 1/2009 - Apex-Brasil

AGÊNCIA DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES DO BRASIL (Apex-Brasil) PROCESSO SELETIVO PÚBLICO 1/2009 - Apex-Brasil AGÊNCIA DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES DO BRASIL (Apex-Brasil) PROCESSO SELETIVO PÚBLICO 1/2009 - Apex-Brasil PROVAS OBJETIVAS REALIZADAS EM 26/4/2009 - EMPREGOS DE NÍVEL SUPERIOR JUSTIFICATIVAS PARA ANULAÇÃO/ALTERAÇÃO

Leia mais

O RECURSO: A candidata alega que a questão 05 apresenta falhas em sua elaboração.

O RECURSO: A candidata alega que a questão 05 apresenta falhas em sua elaboração. CARGOS: TODOS NIVEL MÉDIO/SUPERIOR (PROVA DE LINGUA PORTUGUESA) CANDIDATOS: ANA CAROLINA DA SILVA MORAES. O RECURSO: A candidata alega que a questão 05 apresenta falhas em sua elaboração. RESULTADO: Em

Leia mais

BACEN Técnico 2010 Fundamentos de Contabilidade Resolução Comentada da Prova

BACEN Técnico 2010 Fundamentos de Contabilidade Resolução Comentada da Prova Conteúdo 1 Questões Propostas... 1 2 Comentários e Gabarito... 1 2.1 Questão 41 Depreciação/Amortização/Exaustão/Impairment... 1 2.2 Questão 42 fatos contábeis e regime de competência x caixa... 2 2.3

Leia mais

1 Questão 213 Participações societárias obrigatoriedade de elaboração de demonstrações contábeis consolidadas

1 Questão 213 Participações societárias obrigatoriedade de elaboração de demonstrações contábeis consolidadas 1 QUESTÃO 213 PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS OBRIGATORIEDADE DE ELABORAÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS... 1 2 QUESTÃO 218 ANÁLISE DE BALANÇOS ALAVANCAGEM FINANCEIRA ÍNDICE DE COBERTURA DAS DESPESAS

Leia mais

Gabarito 1: Gabarito 2: Gabarito 3: Gabarito 4: 87 B 90 B 65 B 65 B PARECER

Gabarito 1: Gabarito 2: Gabarito 3: Gabarito 4: 87 B 90 B 65 B 65 B PARECER Prova Objetiva Disciplina: D6 - DIREITO EMPRESARIAL Gabarito 1: Gabarito 2: Gabarito 3: Gabarito 4: 87 B 90 B 65 B 65 B PARECER Primeiramente, ressalta-se que boa parte dos recursos interpostos pelos candidatos

Leia mais

MINI SIMULADO 14 DE ABRIL DE 2013 BACEN ÁREA 2 PROVA: CONHECIMENTOS GERAIS E ESPECÍFICOS

MINI SIMULADO 14 DE ABRIL DE 2013 BACEN ÁREA 2 PROVA: CONHECIMENTOS GERAIS E ESPECÍFICOS IGEPP Instituto de Gestão, Economia e Políticas Públicas Telefone:(61) 3443 0369 E-mail: contatoigepp@gmail.com MINI SIMULADO 14 DE ABRIL DE 2013 BACEN ÁREA 2 PROVA: CONHECIMENTOS GERAIS E ESPECÍFICOS

Leia mais

Contabilidade Geral Correção da Prova 2 Analista Técnico Controle e Fiscalização - Susep 2010 Prof. Moraes Junior CONTABILIDADE GERAL

Contabilidade Geral Correção da Prova 2 Analista Técnico Controle e Fiscalização - Susep 2010 Prof. Moraes Junior CONTABILIDADE GERAL CONTABILIDADE GERAL 1 - A legislação vigente sobre as sociedades anônimas estabelece o que deve ser computado na determinação do resultado do exercício. Diz a lei que devem ser incluídas as receitas e

Leia mais

RESPOSTA AO RECURSO. 11110011+00010001 = 100000100 que corresponde a 260 decimal, alternativa A.

RESPOSTA AO RECURSO. 11110011+00010001 = 100000100 que corresponde a 260 decimal, alternativa A. QUESTÃO: 12 Na questão 12 referente a conhecimentos específicos da área de "Informática: Banco de dados e programação" 11110011+00010001 = 100000100 que corresponde a 260 decimal, alternativa A. RESPOSTA:

Leia mais

DELIBERAÇÃO CVM Nº 728, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014

DELIBERAÇÃO CVM Nº 728, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014 Aprova o Documento de Revisão de Pronunciamentos Técnicos nº 06 referente aos Pronunciamentos CPC 04, CPC 05, CPC 10, CPC 15, CPC 22, CPC 25, CPC 26, CPC 27, CPC 28, CPC 33, CPC 38, CPC 39 e CPC 46 emitidos

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA O GABARITO PRELIMINAR

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA O GABARITO PRELIMINAR A FAU - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 17.18 do Edital de Abertura nº 01/2012

Leia mais

CONSEP - Consultoria e Estudos Pedagógicos LTDA.

CONSEP - Consultoria e Estudos Pedagógicos LTDA. RESULTADO DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO DA PROVA OBJETIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FLORIANO 1) s de Matemática Nível Fundamental (Auxiliar de Serviços Gerais e Vigia). 13 18 Candidato(a) Alega que questão

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS EDITAL PRORH Nº 126/2010

PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS EDITAL PRORH Nº 126/2010 PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS EDITAL PRORH Nº 126/20 A PRÓ-REITOR DE RECURSOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, para atender à

Leia mais

Conhecimentos bancários Parte 1

Conhecimentos bancários Parte 1 Conhecimentos bancários Parte 1 Prezados Amigos Seguem minhas análises sobre a prova do Banrisul. Contudo, entendam que uma assertiva para estar certa não precisa ser verdade. Na minha visão as seguintes

Leia mais

CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES. Comentários sobre as provas de estatística e financeira ICMS RJ

CURSO ON-LINE PROFESSOR: VÍTOR MENEZES. Comentários sobre as provas de estatística e financeira ICMS RJ Comentários sobre as provas de estatística e financeira ICMS RJ Caríssimos, Acabei de voltar de uma longa auditoria em que visitamos inúmeros assentamentos federais do INCRA no interior do estado. Ou seja:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Conhecimentos Específicos Questão 21 Em face da argumentação apresentada, a Comissão defere o recurso e anula a questão. Conhecimentos Específicos Questão 25 Em face da argumentação apresentada, a Comissão

Leia mais

MEDIDAS DE DISPERSÃO

MEDIDAS DE DISPERSÃO MEDIDAS DE DISPERSÃO 1) (PETROBRAS) A variância da lista (1; 1; 2; 4) é igual a: a) 0,5 b) 0,75 c) 1 d) 1,25 e) 1,5 2) (AFPS ESAF) Dada a seqüência de valores 4, 4, 2, 7 e 3 assinale a opção que dá o valor

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 2012. Resolução comentada da prova de Contabilidade Prof. Milton M. Ueta. Analista-Contabilidade

DEFENSORIA PÚBLICA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 2012. Resolução comentada da prova de Contabilidade Prof. Milton M. Ueta. Analista-Contabilidade DEFENSORIA PÚBLICA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 2012 Resolução comentada da prova de Contabilidade Prof. Milton M. Ueta Analista-Contabilidade 1 Primeiramente, é necessário Apurar o Resultado pois, como

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA SUBDIVISÃO DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO

COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA SUBDIVISÃO DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO Questão : 53 68 92 A questão 53 do código 70, que corresponde à questão 68 do código 80 e à questão 92 do código 90 Nº de Inscrição: 4030064 4030237 4030023 4030131 4030244 4030126 Com base no circuito

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIÓPOLIS-SP CONCURSO Nº 001/2016 JULGAMENTO DE RECURSOS DAS PROVAS APLICADAS DIA 22/05

PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIÓPOLIS-SP CONCURSO Nº 001/2016 JULGAMENTO DE RECURSOS DAS PROVAS APLICADAS DIA 22/05 Específicas PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIÓPOLIS-SP CONCURSO Nº 001/2016 JULGAMENTO DE RECURSOS DAS PROVAS APLICADAS DIA 22/05 1) Cargo Chefe de Vigilância Epidemiológica Questão 28: Somente a alternativa

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO OFICIAL

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO OFICIAL O Instituto AOCP, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos e indeferidos, de acordo com o subitem 14.18 do Edital de Abertura nº 0001/2012 do Tribunal Regional

Leia mais

Proposta de Razão Recursal

Proposta de Razão Recursal Concurso: Banca examinadora: Proposta de Razão Recursal Oficial Escrevente FAURGS Questões recorríveis: 46, 47, 48, 49 e 52 Professor: Davi André Costa Silva Objeto de recurso Questão Motivo 46 Objeto

Leia mais

REQUERIMENTO: O Candidato requer revisão da questão nº. 09, alegando que a mesma possui erros em sua formulação.

REQUERIMENTO: O Candidato requer revisão da questão nº. 09, alegando que a mesma possui erros em sua formulação. RECORRENTE: ANA LUCIA DE OLIVEIRA B DA SILVA INSCRIÇÃO Nº. 0360 CANDIDATO AO CARGO: AUXILIAR DE SERVICOS GERAIS QUESTÃO: 09 MATÉRIA: RACIOCÍNIO LÓGICO REQUERIMENTO: O Candidato requer revisão da questão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE AGRONÔMICA ESTADO DE SANTA CATARINA

PREFEITURA MUNICIPAL DE AGRONÔMICA ESTADO DE SANTA CATARINA EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA QUESTÕES E GABARITO DAS PROVAS ESCRITAS Número de recursos Prova/Conteúdo Questão Despacho Decisão Dois candidatos impetraram recurso

Leia mais

BANCO CENTRAL DO BRASIL DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE ANALISTA EDITAL DE RE-RATIFICAÇÃO

BANCO CENTRAL DO BRASIL DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE ANALISTA EDITAL DE RE-RATIFICAÇÃO BANCO CENTRAL DO BRASIL DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE ANALISTA EDITAL DE RE-RATIFICAÇÃO O CHEFE DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS DO BANCO CENTRAL DO BRASIL, tendo

Leia mais

1 (AMARELA) 9 (AZUL) 7 (ROSA) 4 (VERDE) 8 (AMARELA) 1 (AZUL) 3 (ROSA) 5 (VERDE) 13 (AMARELA) 18 (AZUL) 16 (ROSA) 16 (VERDE)

1 (AMARELA) 9 (AZUL) 7 (ROSA) 4 (VERDE) 8 (AMARELA) 1 (AZUL) 3 (ROSA) 5 (VERDE) 13 (AMARELA) 18 (AZUL) 16 (ROSA) 16 (VERDE) 1 (AMARELA) 9 (AZUL) 7 (ROSA) 4 (VERDE) A argumentação do recurso não merece acolhida. A noção de pressuposto não foi corretamente compreendida pelo candidato. Além disso, não se pode dizer que qualquer

Leia mais

Resolução. ALTERNATIVA: c. Comentário

Resolução. ALTERNATIVA: c. Comentário Receita Federal do Brasil 2012 Concurso para o cargo de Analista Tributário representa as origens de recursos (Passivo e Patrimônio Líquido), e o lado esquerdo as aplicações (Ativo). comentada da prova

Leia mais

Conceitos Básicos e Implementação. Entrega de Serviços. Professor Gledson Pompeu (gledson.pompeu@gmail.com)

Conceitos Básicos e Implementação. Entrega de Serviços. Professor Gledson Pompeu (gledson.pompeu@gmail.com) Conceitos Básicos e Implementação Pref. Mun. Vitória 2007 Analista de Suporte 120 A ITIL (information technology infrastructure library) visa documentar as melhores práticas na gerência, no suporte e na

Leia mais

Prefeitura Municipal de Navegantes Processo Seletivo Edital 005/2014 - PROCESSO SELETIVO

Prefeitura Municipal de Navegantes Processo Seletivo Edital 005/2014 - PROCESSO SELETIVO ATO 014/iobv/005/14/PS JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA QUESTÕES E PROVA ESCRITA EDITAL Nº 005/2014 DO PROCESSO SELETIVO (Inclui recurso da questão de nº 20 do cargo de Médico Clínico Geral) O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

LAUDO PERICIAL E PARECER PERICIAL CONTÁBIL

LAUDO PERICIAL E PARECER PERICIAL CONTÁBIL LAUDO PERICIAL E PARECER PERICIAL CONTÁBIL LAUDO PERICIAL Laudo é o documento, elaborado por um ou mais peritos, onde se apresentam conclusões do exame pericial. No laudo, responde se aos quesitos (perguntas)

Leia mais

necessárias ao exercício das competências legais, estatutárias e regimentais da FUNPRESP-EXE, compatíveis

necessárias ao exercício das competências legais, estatutárias e regimentais da FUNPRESP-EXE, compatíveis FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL DO PODER EXECUTIVO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR EDITAL Nº 1 FUNPRESP-EXE,

Leia mais

Artigo - 10 de julho de 2006 comentários das Questões 29 e 30 da prova de AFRF/2005 (DOAR) 1 INTRODUÇÃO...1 2 QUESTÃO 29 DOAR...2

Artigo - 10 de julho de 2006 comentários das Questões 29 e 30 da prova de AFRF/2005 (DOAR) 1 INTRODUÇÃO...1 2 QUESTÃO 29 DOAR...2 1 INTRODUÇÃO...1 2 QUESTÃO 29 DOAR...2 2.1 ENUNCIADO...3 2.2 RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS...3 2.3 GABARITO...5 3 QUESTÃO 30 DOAR...6 3.1 ENUNCIADO...6 3.2 RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS...6 3.3 GABARITO...9 4 FECHAMENTO...9

Leia mais

Domínio E: Celeridade e Tempestividade

Domínio E: Celeridade e Tempestividade Domínio E: Celeridade e Tempestividade 10 Agilidade no julgamento de processos e gerenciamento de prazos pelos Tribunais de Contas (4 domínios) 11 Controle externo concomitante (preventivo) (4 domínios)

Leia mais

Redação um de texto dissertativo, de ate 30 linhas, a respeito de um tema relacionado aos conhecimentos específicos dos respectivos cargos

Redação um de texto dissertativo, de ate 30 linhas, a respeito de um tema relacionado aos conhecimentos específicos dos respectivos cargos MPOG - Cargo: Analista de Tecnologia da Informação 2015 Inscrições Data: 16/06/2015 a 06/07/2015 Observação:Via GRU Confirmação de Inscrição: Até dia 29/07/2015. Provas Data de aplicação: 30 de agosto

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMBUCI ESTADO DO RIO DE JANEIRO EDITAL Nº 006/2012 JULGAMENTO DOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMBUCI ESTADO DO RIO DE JANEIRO EDITAL Nº 006/2012 JULGAMENTO DOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA EDITAL Nº 006/2012 JULGAMENTO DOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA A Empresa Gualimp Assessoria e Consultoria, TORNA PÚBLICO o JULGAMENTO DOS RECURSOS, impetrados pelos candidatos contra o gabarito das provas

Leia mais

101 Analista de Atividades Culturais Administração Prova Tipo B. 101 Analista de Atividades Culturais Administração Prova Tipo C

101 Analista de Atividades Culturais Administração Prova Tipo B. 101 Analista de Atividades Culturais Administração Prova Tipo C CONCURSO PÚBLICO DA SECRETARIA DA CULTURA DO DF / 2014 JUSTIFICATIVAS PARA A ALTERAÇÃO DE GABARITO E ANULAÇÃO DE QUESTÕES (Gabarito definitivo das provas objetivas divulgado em 14/7/2014) 101 Analista

Leia mais

COMENTÁRIO AFRM/RS 2012 ESTATÍSTICA Prof. Sérgio Altenfelder

COMENTÁRIO AFRM/RS 2012 ESTATÍSTICA Prof. Sérgio Altenfelder Comentário Geral: Prova muito difícil, muito fora dos padrões das provas do TCE administração e Economia, praticamente só caiu teoria. Existem três questões (4, 45 e 47) que devem ser anuladas, por tratarem

Leia mais

Como estudar jurisprudência visando à preparação para concursos públicos

Como estudar jurisprudência visando à preparação para concursos públicos Como estudar jurisprudência visando à preparação para concursos públicos Uma grande dúvida dos candidatos acerca da sistematização da preparação para concursos públicos diz respeito a como estudar jurisprudência

Leia mais

Professor Claudio Zorzo

Professor Claudio Zorzo Recursos para a prova de AFT 2013 Prezados alunos; Venho por meio deste material ajudá-los com algumas questões passíveis de recurso. Antes, gostaria de destacar que, na minha visão, a prova foi bem elaborada

Leia mais

GABARITOS DISCIPLINAS DE DEPENDENCIA E SUPLEMENTAÇÃO EDDPS 2º ARE - PROVA REALIZADA SÁBADO, 23 DE MAIO

GABARITOS DISCIPLINAS DE DEPENDENCIA E SUPLEMENTAÇÃO EDDPS 2º ARE - PROVA REALIZADA SÁBADO, 23 DE MAIO METODOLOGIA DO ESTUDO EDDP729 LÓGICA E ARGUMENTAÇÃO EDDP726 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EDDP727 1 B 6 ANULADA 8 C 9 ANULADA 3 C 4 A 6 A FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA EDDP710 FUNDAMENTOS DE MARKETING EDDP714 HSMA

Leia mais

DISCIPLINA: DIREITO CIVIL

DISCIPLINA: DIREITO CIVIL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO DISCIPLINA: DIREITO CIVIL QUESTÃO Nº 75 Protocolo: 11913003347-0 Recurso Indeferido, conforme motivação a seguir explicitada. Os bens coletivos

Leia mais

Amigos concurseiros, Administração Pública (Banca FGV)

Amigos concurseiros, Administração Pública (Banca FGV) 1 Amigos concurseiros, Tendo em visto a iminência da realização de mais um concurso para a Secretaria de Fazenda do Estado RJ (SEFAZ/RJ), vamos analisar as questões de Administração Pública que caíram

Leia mais

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE AUXILIAR DE BERÇÁRIO EXCLUSIVO PARA O CENTRO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE AUXILIAR DE BERÇÁRIO EXCLUSIVO PARA O CENTRO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE AUXILIAR DE BERÇÁRIO EXCLUSIVO PARA O CENTRO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL O presente documento é uma divulgação oficial de todos os critérios e procedimentos

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ponte Alta/SC Concurso Público Edital nº 002/2014 TÉCNICO EM PROJETOS CONHECIMENTOS GERAIS 05 QUESTÕES

Prefeitura Municipal de Ponte Alta/SC Concurso Público Edital nº 002/2014 TÉCNICO EM PROJETOS CONHECIMENTOS GERAIS 05 QUESTÕES CONHECIMENTOS GERAIS 05 QUESTÕES 1. Assinale a alternativa correta. Para realizar a gestão pública ou privada é necessário planejar. O planejamento de longo prazo é denominado de: a. Planejamento operacional

Leia mais

À Comissão elaboradora do Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação.

À Comissão elaboradora do Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação. Questão Resposta Argumentação Por se tratar de uma mapa extenso a redução da imagem, a resolução inadequada e a má qualidade da impressão tornou a análise do mapa do 22 B Cadastro de Lotes do Cadastro

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO/PARA ALTERAÇÃO DE GABARITOS PRELIMINARES De acordo com o Edital N 01/2010, que rege este Concurso Público, argumentações inconsistentes, extemporâneas, que estiverem fora

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 1

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 1 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 1 Sandra Figueiredo 1. Aspectos econômicos e jurídicos das instituições financeiras O Aparecimento das instituições financeiras foi motivado pelas relações

Leia mais

RESPOSTAS DOS QUESTIONAMENTOS DA CONCORRÊNCIA Nº002/2014-INCRA

RESPOSTAS DOS QUESTIONAMENTOS DA CONCORRÊNCIA Nº002/2014-INCRA RESPOSTAS DOS QUESTIONAMENTOS DA CONCORRÊNCIA Nº002/2014-INCRA Acumulado até 03/02/2015 1 Pergunta Para a solução a ser apresentada para atendimento ao briefing deve ser utilizada a identidade digital

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS Junto ao TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE

MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS Junto ao TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE PROCESSO N 13.843.2010-20 Rio Branco-AC, 12.08.2014. ASSUNTO: Prestação de Contas da Prefeitura Municipal de Rodrigues Alves, referente ao exercício de 2009. O presente processo já foi objeto de pronunciamento

Leia mais

Prezado(a) Concurseiro(a),

Prezado(a) Concurseiro(a), Prezado(a) Concurseiro(a), A prova do TCM/RJ foi realizada no último final de semana e vou aproveitar para resolver as questões de Contabilidade Geral de forma simplificada e objetiva (nos cursos online,

Leia mais

O uso de dispositivos Bluetooth em portas USB necessita de driver especial do sistema operacional.

O uso de dispositivos Bluetooth em portas USB necessita de driver especial do sistema operacional. Disciplina: INFORMATICA Primeira questão: Um usuário que deseje que todos os valores contidos nas células de B2 até B16 de uma planilha Excel sejam automaticamente formatados para o tipo número e o formato

Leia mais

CONVÊNIOS E CONSÓRCIOS

CONVÊNIOS E CONSÓRCIOS CONVÊNIOS E CONSÓRCIOS 1. LEGISLAÇÃO - Fundamentação Constitucional: Art. 241 da CF/88 - Fundamentação Legal: Art. 116 da Lei 8.666/93, 2. CONCEITO - CONVÊNIO - é o acordo firmado por entidades políticas

Leia mais

Capítulo 4 - Gestão do Estoque Inventário Físico de Estoques

Capítulo 4 - Gestão do Estoque Inventário Físico de Estoques Capítulo 4 - Gestão do Estoque Inventário Físico de Estoques Celso Ferreira Alves Júnior eng.alvesjr@gmail.com 1. INVENTÁRIO DO ESTOQUE DE MERCADORIAS Inventário ou Balanço (linguagem comercial) é o processo

Leia mais

PONTO DOS CONCURSOS. MATEMÁTICA ATUARIAL DE PESSOAS SUSEP 2010 Análise dos Pareceres referentes aos Recursos

PONTO DOS CONCURSOS. MATEMÁTICA ATUARIAL DE PESSOAS SUSEP 2010 Análise dos Pareceres referentes aos Recursos PONTO DOS CONCURSOS MATEMÁTICA ATUARIAL DE PESSOAS SUSEP 2010 Análise dos Pareceres referentes aos Recursos André Cunha 01/06/2010 Página 2 de 6 Análise dos recursos deferidos 12. Em um seguro contra morte

Leia mais

PARECERES AOS RECURSOS DEFERIDOS

PARECERES AOS RECURSOS DEFERIDOS A FAFIPA Fundação de Apoio à Fafipa, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO, os pareceres dos recursos deferidos interpostos contra o Gabarito Oficial Preliminar referente ao EDITAL 001/2009

Leia mais

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Código 102 CADERNO 1 PROVA DISSERTATIVA

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Código 102 CADERNO 1 PROVA DISSERTATIVA CONCURSO PÚBLICO Edital n. 01/2008-CMBH ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Código 102 CADERNO 1 PROVA DISSERTATIVA ATENÇÃO Leia as instruções deste Caderno. Elas fazem parte da sua prova 1. Este caderno

Leia mais

RESULTADO DOS RECURSOS CONTRA O RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA OBJETIVA DO CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL DE TUTÓIA - MA

RESULTADO DOS RECURSOS CONTRA O RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA OBJETIVA DO CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL DE TUTÓIA - MA RESULTADO DOS RECURSOS CONTRA O RESULTADO PRELIMINAR DA PROVA OBJETIVA DO CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL DE TUTÓIA - MA Nº INSCRIÇÃO RECURSO PARECER 140 141 166 229 obtidos pelo candidato somando-se quatro

Leia mais

Corrigir detalhamento das Contas Correntes.

Corrigir detalhamento das Contas Correntes. Corrigir detalhamento das Contas Correntes. A seguir, tem-se o Informativo AUDESP-SP, publicado no dia 24/09/2014, no site do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo 1 : VARIAÇÃO NA NATUREZA DO SALDO

Leia mais

AGENTE UNIVERSITÁRIO DE NÍVEL SUPERIOR

AGENTE UNIVERSITÁRIO DE NÍVEL SUPERIOR CORDENADORIA GERAL DE CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS EDITAL Nº 058/2013 COGEPS PUBLICAÇÃO DO DA ANÁLISE DOS RECURSOS CONTRA OS S DA PROVA ESCRITA DO 1º PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO ESPECIAL 2013 PARA

Leia mais

DECRETO N.º 2997, DE 02 DE MAIO DE 2007. DECRETA:

DECRETO N.º 2997, DE 02 DE MAIO DE 2007. DECRETA: DECRETO N.º 2997, DE 02 DE MAIO DE 2007. Regulamenta a realização dos Concursos Públicos para provimento dos cargos do Quadro de Pessoal Efetivo do Município de Vera Cruz. GUIDO HOFF, Prefeito Municipal

Leia mais

Cargo Servidores Técnico do Banco Central do Brasil 861 Analista do Banco Central do Brasil 5.309 Procurador do Banco Central do Brasil 300 Total

Cargo Servidores Técnico do Banco Central do Brasil 861 Analista do Banco Central do Brasil 5.309 Procurador do Banco Central do Brasil 300 Total 1. O Banco Central Quadro de servidores definido em lei A Lei N 9650 de 27 de maio de 1998 estabelece o plano de carreira dos servidores do Banco Central do Brasil e determina outras providências como

Leia mais

Avenida Jorge Lacerda 1.017 Centro 88.443-000 Vidal Ramos SC CNPJ/MF nº. 08.662.246/0001-30

Avenida Jorge Lacerda 1.017 Centro 88.443-000 Vidal Ramos SC CNPJ/MF nº. 08.662.246/0001-30 Resposta ao recurso interposto contra a Questão 03, da Prova de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, do Processo Seletivo, Edital Nº. 018/2014, do Município de Apiúna SC. (Primeira Opção) 03 Assinale o período

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: CDR/ARCH/41/2014 Aquisição, instalação e adaptação de software de gestão documental e de arquivo 2014/S 153-273985

Bélgica-Bruxelas: CDR/ARCH/41/2014 Aquisição, instalação e adaptação de software de gestão documental e de arquivo 2014/S 153-273985 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:273985-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: CDR/ARCH/41/2014 Aquisição, instalação e adaptação de software de gestão documental

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 010 DIVULGA JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA A PROVA OBJETIVA

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 010 DIVULGA JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA A PROVA OBJETIVA EDITAL COMPLEMENTAR Nº 010 DIVULGA JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA A PROVA OBJETIVA A Presidenta da Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Educação de Alto Araguaia

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR A FAFIPA Fundação de Apoio à FAFIPA, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICOS os pareceres dos recursos deferidos

Leia mais

EDITAL Nº 48/2015 CONVOCAÇÃO PARA O 3º CURSO DE FORMAÇÃO

EDITAL Nº 48/2015 CONVOCAÇÃO PARA O 3º CURSO DE FORMAÇÃO EDITAL Nº 48/2015 CONVOCAÇÃO PARA O 3º CURSO DE FORMAÇÃO O Diretor-Presidente da, no uso de suas atribuições, torna pública a CONVOCAÇÃO para o 3º Curso de Formação referente ao concurso público para provimento

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO VESTIBULINHO/2016 CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO

EDITAL PROCESSO SELETIVO VESTIBULINHO/2016 CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EDITAL PROCESSO SELETIVO VESTIBULINHO/2016 CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO Define e regulamenta o Processo Seletivo, para provimento de vagas oferecidas para os cursos de Ensino Médio Integrado

Leia mais

CONECT. PDD - Imparidade. II Congresso de Contabilidade e Tributos de Instituições Financeiras

CONECT. PDD - Imparidade. II Congresso de Contabilidade e Tributos de Instituições Financeiras AUDIT CONECT PDD - Imparidade II Congresso de Contabilidade e Tributos de Instituições Financeiras 26 de novembro de 2010 José Claudio Costa / Simon Fishley Introdução Comentários Gerais Práticas Contábeis

Leia mais

Princípio da legalidade e nulidades do lançamento: revisão por erro de fato, erro de direito e mudança de critério jurídico

Princípio da legalidade e nulidades do lançamento: revisão por erro de fato, erro de direito e mudança de critério jurídico Princípio da legalidade e nulidades do lançamento: revisão por erro de fato, erro de direito e mudança de critério jurídico Aurora Tomazini de Carvalho Doutora PUC/SP e Professora UEL - Que se entende

Leia mais

Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior ao valor líquido contábil.

Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior ao valor líquido contábil. Avaliação e Mensuração de Bens Patrimoniais em Entidades do Setor Público 1. DEFINIÇÕES Reavaliação: a adoção do valor de mercado ou de consenso entre as partes para bens do ativo, quando esse for superior

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, da Constituição,

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, da Constituição, DECRETO 3.100, de 30 de Junho de 1999. Regulamenta a Lei nº 9.790, de 23 de março de 1999, que dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO AMAPÁ EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO AMAPÁ EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PODER JUDICIÁRIO FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO AMAPÁ EDITAL PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS I. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Edital nº. 002, de 04 de junho de 2014, que tem por finalidade seleção de estagiários

Leia mais

Edição Número 214 de 06/11/2012. Ministério da Educação Gabinete do Ministro PORTARIA NORMATIVA Nº 21, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2012

Edição Número 214 de 06/11/2012. Ministério da Educação Gabinete do Ministro PORTARIA NORMATIVA Nº 21, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2012 Edição Número 214 de 06/11/2012 Ministério da Educação Gabinete do Ministro PORTARIA NORMATIVA Nº 21, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2012 Dispõe sobre o Sistema de Seleção Unificada - Sisu. O MINISTRO DE ESTADO DA

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2013 RESULTADO DA ANÁLISE DOS RECURSOS

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2013 RESULTADO DA ANÁLISE DOS RECURSOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2013 RESULTADO DA ANÁLISE DOS RECURSOS A Pró-Reitora de

Leia mais

1 Questão 08 Princípios Fundamentais de Contabilidade ENUNCIADO

1 Questão 08 Princípios Fundamentais de Contabilidade ENUNCIADO 1 QUESTÃO 08 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE... 1 2 QUESTÃO 09 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ATIVOS E PASSIVOS... 6 3 QUESTÃO 10 FATOS CONTÁBEIS... 9 4 QUESTÃO 11 TEORIAS DAS CONTAS... 10 5 QUESTÃO

Leia mais

Qual a principal diferença entre o Enem tradicional e o novo Enem?

Qual a principal diferença entre o Enem tradicional e o novo Enem? SAIBA TUDO SOBRE O ENEM 2009 Qual a principal diferença entre o Enem tradicional e o novo Enem? Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os

Leia mais

oposição por parte dos novos servidores (art. 40, 4º, 5º e 7º, da Lei Complementar Estadual nº 234/2002, com redação implementada pela Lei

oposição por parte dos novos servidores (art. 40, 4º, 5º e 7º, da Lei Complementar Estadual nº 234/2002, com redação implementada pela Lei TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO EDITAL Nº 1 TJ/ES, DE 16 DE DEZEMBRO

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul NÚMERO DA VAGA: 3 NÚMERO DE INSCRIÇÃO DO CANDIDATO: 31526 DATA E HORÁRIO DE ENVIO: 02/01/2014-13:54:35 QUESTÃO: 40 MOTIVO ALEGADO PELO CANDIDATO: Alteração gabarito definitivo - vaga 3 Zootecnia Questão

Leia mais

Salus Infraestrutura Portuária S.A.

Salus Infraestrutura Portuária S.A. Salus Infraestrutura Portuária S.A. Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício Findo em 31 de Dezembro de 2014 e Relatório dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Financeiras Deloitte

Leia mais