Novas Tecnologias e Know-How Para Medição de Alta Precisão Como Fator de Otimização de Desempenho e Vida Útil em Geradores Eólicos e Seus Componentes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Novas Tecnologias e Know-How Para Medição de Alta Precisão Como Fator de Otimização de Desempenho e Vida Útil em Geradores Eólicos e Seus Componentes"

Transcrição

1 Brazil Windpower 2014 Conference Tema: Novas Tecnologias e P&D Novas Tecnologias e Know-How Para Medição de Alta Precisão Como Fator de Otimização de Desempenho e Vida Útil em Geradores Eólicos e Seus Componentes RESUMO Paulo Rogério Vieira Diretor Técnico Departamento Técnico/Setor de Documentação Tecnimex do Brasil Ltda. Av. Dr. João Batista Soares de Queiróz Jr., 1771 Jardim das Indústrias São José dos Campos SP Tel.: (12) Brasil Este trabalho descreve as características principais e as aplicações de máquinas de medição tridimensionais portáteis, de longo alcance, como fator de otimização do processo fabril de componentes dos geradores eólicos. Com o aumento da concorrência e do estreitamento das tolerâncias dimensionais exigidas pelos clientes, os fabricantes de geradores precisam, cada vez mais, deixam de lado os sistemas de medição obsoletos, imprecisos, inflexíveis e de capacidade dimensional limitada, e optar por know-how e tecnologias rápidas, eficientes, portáteis e de longo alcance. Com o know-how de aplicação desenvolvido pelo autor desde o ano 2000 e a utilização de máquinas precisas e flexíveis, as dificuldades existentes para garantir confiabilidade nos processos de controle dimensional no Brasil estão gradualmente sendo eliminadas. Palavras-chave: Máquinas tridimensionais portáteis; Controle dimensional; Peças de grande porte; Indústria eólica.

2 INTRODUÇÃO Assim como a eletrônica enfrenta as limitações da miniaturização constante de seus componentes, a mecânica encontra seu limite nas grandes dimensões das peças e equipamentos, principalmente quando aliada às baixas tolerâncias dimensionais requeridas na fabricação, o que dificulta ou inviabiliza a utilização de sistemas de medição tradicionais, caros e lentos. Além disso, com o aumento da competitividade, muitas vezes o prazo de lançamento de um produto, tanto quanto sua qualidade, passam a ser itens decisivos para o sucesso do produto no mercado mundial. Essa tendência de crescimento dimensional versus diminuição das tolerâncias é um desafio produtivo para qualquer empresa, em qualquer parte do mundo. Algumas empresas de ponta, porém, solucionaram esse problema por meio da utilização de máquinas de medição tridimensionais portáteis de longo alcance para ambientes não controlados que, aliadas a modernos sistemas de CAD e ao extenso conhecimento sobre sua aplicação, possibilitam medições extremamente precisas, rápidas e flexíveis, independentemente do tamanho do objeto e do local onde o mesmo é medido (Fig. 1.1). Figura 1.1: Medição de Molde e de Pá Eólica com Laser Tracker JUSTIFICATIVA Apesar de gradualmente ganhar espaço, a aplicação das máquinas de medição tridimensionais portáteis de longo alcance ainda é muito baixa devido à pouca divulgação e principalmente à falta de informação sobre esses sistemas de medição. Aplicações que até há pouco eram implementadas precariamente e principalmente sem a certeza do resultado obtido após as medições, são cada vez mais substituídas pela utilização das máquinas tridimensionais portáteis.

3 O autor busca com este artigo divulgar, esclarecer e, principalmente mostrar possíveis aplicações, para que estes recursos sejam cada vez mais difundidos e utilizados em parceria entre as empresas e instituições de ensino. A energia eólica é fonte renovável, limpa e uma alternativa consolidada na substituição de outros métodos de geração de energia como a queima de combustível ou a reação nuclear. Como em outros métodos de geração, o custo de fabricação dos sistemas de captação é muito alto, portanto, o controle dimensional do processo produtivo dos geradores eólicos é um item decisivo para seu bom desempenho e longevidade. Nos últimos anos, o Laser Tracker e a Fotogrametria têm se mostrado como soluções ideais, em todo o mundo, no controle dimensional para a fabricação e inspeção de geradores eólicos. 3. OBJETIVO Frente à falta de informação do mercado, este trabalho objetiva apresentar o funcionamento e esclarecer as principais dúvidas sobre aplicação das máquinas tridimensionais portáteis de longo alcance, descrevendo brevemente suas principais vantagens sobre os sistemas convencionais de medição utilizados atualmente nos processos de fabricação e controle de peças e equipamentos na indústria eólica. 4. DESCRIÇÃO DA PESQUISA Esta pesquisa aborda o estudo de aplicações dos equipamentos tridimensionais portáteis de longo alcance, mais especificamente Laser Tracker e Fotogrametria, e sua aplicação no controle dimensional de peças e equipamentos na indústria eólica, sendo que a principal fonte de consulta utilizada para sua execução são os casos práticos desenvolvidos pelo autor, em sua empresa e outras empresas de serviços ao redor do mundo. 5. TEODOLITO E ESTAÇÃO TOTAL, PRECURSORES DA MEDIÇÃO 3D Antes de falarmos sobre novas tecnologias, é importante lembrar-se dos precursores da medição 3D portátil, os Teodolitos e as Estações Totais.

4 5.1. Basicamente o Teodolito é um instrumento utilizado para medição de ângulos e utiliza um telescópio para o foco preciso do centro do alvo (Fig. 5.1). Com os ângulos verticais e horizontais de dois ou mais teodolitos em relação aos alvos e com a posição relativa entre eles, é possível estabelecer, através de uma triangulação, a posição no espaço dos alvos em X, Y e Z. O Teodolito é utilizado há muito tempo na engenharia civil para a medição de construções, estradas e principalmente para a medição topográfica de terrenos. Depois que passou a comunicar-se com o computador, devido ao seu alcance, precisão angular e portabilidade, passou a ser utilizado também, maciçamente, na indústria mecânica como meio de medição tridimensional (Fig. 5.2), em especial na Europa e nos Estados Unidos. Figura 5.1: Medição de ângulos Figura 5.2: Triangulação 5.2. A Estação Total de Teodolito ou simplesmente Estação Total, é um equipamento que mede o ângulo vertical, horizontal e também a distância do alvo. A medição de distância é feita por um Laser infravermelho que sai do centro da luneta e que ao atingir um refletor retorna para o ponto de partida (Fig. 5.3), e tomando como referência o comprimento de onda do raio infravermelho é possível calcular a distância até o ponto medido e, através dos ângulos vertical, horizontal e da distância, um ponto pode ser especificado em coordenada polar, enquanto o software converte para coordenada retangular, ou seja, X, Y e Z. Modelos atuais rastreiam e reconhecem automaticamente o alvo.

5 Figura 5.3: Medição com Estação Total 6. LASER-TRACKER Algumas aplicações de medição para a indústria só foram solucionadas após o surgimento de um equipamento denominado Rastreador Tridimensional a Laser ou Laser Tracker. A tecnologia básica do Laser Tracker foi desenvolvida por um pequeno grupo na NBS ( National Bureau of Standards ) nos EUA e patenteado em O desenvolvimento dessa tecnologia continuou com uma pequena empresa denominada API ( Automated Precision Inc ), que em 1988 passou a buscar uma parceira comercial e produtiva. Em 1989, a Kern Co. Ltda. (atualmente Leica Geosystems) adquiriu essa tecnologia, lançando em 1990 na Quality Show em Chicago um Laser Tracker totalmente redesenhado. De um modo geral pode-se descrever o Laser Tracker (Fig. 5.4) como sendo uma máquina tridimensional portátil que utiliza um laser interferométrico para medição de distância, dois transdutores de posição ( encoders ) de alta precisão (vertical e horizontal) para medição angular, combinado a um mecanismo direcionador e um sensor de posição (PSD) de alta resolução, que permite rastrear um refletor manual e medir seu posicionamento tridimensional no espaço, medindo até pontos por segundo. Finalmente, um computador converte essa medição em coordenadas retangulares, comumente utilizada no campo.

6 Figura 5.4: Laser-trackers de diferentes fabricantes (Leica e API) 6. FOTOGRAMETRIA Outro sistema de altíssima tecnologia utilizado na indústria eólica é a Fotogrametria (Fig. 6.1). Com o desenvolvimento das câmeras digitais atuais, softwares mais potentes e simples e computadores mais rápidos, a fotogrametria (antes um sistema extremamente complexo para análise das imagens, aliada a softwares sofisticados) passou a ser um sistema prático, simples e muito preciso, além de ser a mais portátil máquina tridimensional de longo alcance. De um modo geral, podemos descrever a Fotogrametria como uma tecnologia que usa fotografias para gerar medições em 3-D. Figura 6.1: Sistema de Fotogrametria (GSI - Geodetic Systems Inc.) O sistema utiliza alvos (ou targets ) para captura dos pontos de interesse. Eles são elementos refletivos que devolvem para a câmera a luz emitida pelo flash, que é convertida em sinal elétrico e analisada pelo computador. Os alvos refletem a luz com muito mais intensidade que outros elementos refletivos, fazendo com que luzes externas ou o brilho da própria peça não

7 interfiram na medição. São vários os tipos de alvos refletivos e os mais comuns são os adesivos, aplicados nas superfícies a serem medidas (Fig. 6.2). Figura 6.2: Diferentes tipos de alvos refletivos utilizados na fotogrametria A medição de um objeto pela Fotogrametria é descrita em cinco fases distintas, a saber: (1) Planejamento; (2) Aplicação dos alvos; (3) Captura das fotos; (4) Processamento das Imagens; (5) Análise dos dados Figura 6.3: Imagem gerada por computador, indicando a posição da câmera em cada uma das fotos, em relação ao objeto medido 7. APLICAÇÕES NA INDÚSTRIA EÓLICA 7.1. Medição com Laser-Tracker na Fabricação de Moldes e Modelos

8 Figura 7.1: Digitalização da superfície do molde do extradorso Figura 7.2: Medição de molde e sparcap Figura 7.3: Nuvem de pontos digitalizada, mostrada na tela do computador 7.2. Medição na fabricação de produto Pás

9 Figura 7.4: Medição da pá em ambiente aberto e piso de terra a 34 C Figura 7.3: Relatório gráfico da inspeção da pá 8. VANTAGENS QUALITATIVAS NA UTILIZAÇÃO DO LASER-TRACKER E DA FOTOGRAMETRIA PARA INSPEÇÃO DE PÁS, MOLDES, TORRES, HUBS E CARENAGENS DE GERADORES EÓLICOS 8.1. As vantagens na utilização do Laser Tracker para a inspeção de pás, moldes e outros componentes de geradores eólicos são: Ganho de tempo: O processo de inspeção com o Laser Tracker pode ser executado em um décimo do tempo gasto pela inspeção que utiliza o processo convencional; Maior precisão de medição: Por ser uma máquina extremamente precisa (10 ppm) e por depender pouco do operador, o Laser Tracker pode atingir uma precisão de medição menor que um terço da precisão alcançada no processo de inspeção convencional;

10 Menos operadores e menor especialização: O Laser Tracker necessita apenas de duas pessoas durante o processo de inspeção e somente uma delas necessita ter formação técnica de nível médio, ao passo que no processo convencional são necessárias quatro pessoas, sendo um engenheiro com bons conhecimentos no processo de inspeção e três técnicos de nível médio Menor dependência humana no processo de inspeção: Ao contrário do processo convencional que depende única e exclusivamente da habilidade dos executores da medição, a inspeção com o Laser Tracker independe de quem a está executando. Basta ao executor atender a alguns requisitos básicos e a uma sequência preestabelecida Maior confiabilidade no resultado: Tanto pela alta precisão do sistema quanto pela menor dependência humana, o Laser Tracker fornece um resultado muito mais confiável da medição executada, pois todo o cálculo do resultado é feito automaticamente bastando especificar a tolerância desejada. Todo o cálculo de ajuste (best-fit) do modelo físico em relação ao modelo matemático (CAD) é feito pelo sistema e o relatório emitido por ele não pode ser alterado ou manipulado sem que se note facilmente a fraude nos dados Possibilidade de inspeção dos moldes intra e extradorso, sparcap e da pá completa: Ao contrário do processo convencional, que devido às dificuldades do manuseio dos gabaritos, somente permitem a inspeção do molde do extradorso e de parte do intradorso (somente os desvios da superfície em relação ao contorno do gabarito), na inspeção com o Laser Tracker podem ser verificados tanto os moldes intra e extradorso quanto a pá completa ou qualquer elemento do processo produtivo que seja necessário, pois a medição pode ser executada em qualquer local ou posição em que a pá ou o molde esteja posicionado independentemente do tamanho do objeto (observar apenas torções ocasionadas pelo posicionamento incorreto do objeto) Grande diferencial para o usuário: Por ser um sistema bem difundido e utilizado nas empresas de ponta dos países mais industrializados em todo o mundo como a Boeing EUA, Airbus EU, Bombardier Canada, Kawasaki Aeroespace JP, Embraer BR, dentre outras, o Laser Tracker torna-se um grande diferencial para o

11 fornecedor das pás quando se trata de uma concorrência, pois aumenta a confiabilidade e consequentemente o valor agregado ao produto. È muito comum que o fornecedor de algum produto convide o cliente para que faça uma visita durante o processo de inspeção com o Laser Tracker para que possa apresentar o nível de qualidade de seu processo As vantagens na utilização da Fotogrametria para inspeção em Flanges, Pontos de Contato, Raízes de Pás, Torres, Hubs, Carenagens, etc Portabilidade inigualável: permite seu uso em praticamente qualquer ambiente, mesmo onde a acessibilidade for mínima ou onde for necessário levar o instrumento a pontos muito altos Sua estabilidade: a total insensibilidade à trepidação e às variações de temperatura do ambiente Confiabilidade dos resultados: altíssima precisão na medição das coordenadas (até 0,005 mm/m) Rapidez e abrangência: Os resultados são obtidos de imediato e os softwares de geração de dados permitem a obtenção de praticamente quaisquer informações dimensionais relativas à peça. Figura 8.1: Medição com fotogrametria em raiz de pá

12 Figura 8.2: Flange sendo preparada para medição com fotogrametria e resultado dos desvios na tela do computador Figura 8.3*: Medições com Fotogrametria durante testes de flexão em pá eólica *As imagens foram tiradas da internet

13 Figura 8.4: Medição com Fotogrametria da planicidade da base e acoplamento de torres eólicas e resultados dos desvios indicados na tela do computador CONCLUSÃO Com base nos dados apresentados neste trabalho, pode-se concluir que as máquinas portáteis de longo alcance para medição tridimensional têm um enorme campo para expansão no setor eólico brasileiro como fator de melhoria contínua e no desenvolvimento de novas metodologias e processos de produção dos componentes de grande porte, além de proporcionar benefícios como rapidez, versatilidade e confiabilidade nas medições, entre outros. Apesar da clara vantagem na utilização desses equipamentos quando comparado aos processos convencionais de medição, ainda existe muito a se explorar nessa área de pesquisa, pois a grande falta de informação sobre esse tema, tanto nas indústrias quanto nas universidades, traz muitas dúvidas e incertezas ao usuário, o que provoca uma consequente restrição ao seu uso. É importante salientar que esse trabalho é um pequeno, mas importante passo, que foi dado no sentido de esclarecer as principais dúvidas sobre esse tema, principalmente por que aborda vários casos práticos ocorridos no Brasil.

14 REFERÊNCIAS Toledo Jr, Fides Bueno de. Estudo da viabilidade econômica ITYS. Editora ITYS, Marcovitch, Jacques. Estratégia tecnológica na empresa brasileira. Editora Edgard Blücher Ltda. São Paulo Sandwith, Scott C., Gageless Tool Building with Computer-Aided Theodolites. Practice Report Leica, Boeing Commercial Airplane Group, Seattle, Washington Münch, K. H. e Baertlein, H., Dimensional Measuring Techniques in the Automotive and Aircraft Industry, Practice Report Leica, Leica AG CH-5035 Unterentfelden, Switzerland , 8p. Catálogo Leica, Electronic Precision Theodolites for Industrial Applications, Ref. U1-300-OEN- IV. 98, 1998, 12p. Catálogo Wild Autocat, Automatic Theodolite Measurement System, Ref. G e III.90, 1990, 2p. Horch, Günter; Haas, Harald e Bauer, Gerhard - A mobile metrology unit for universal application, Practice Report Leica, Audi Neckarsulm Germany, 1993, 8p. Ahl, Wolfgang; Head of Quality Control, Schindler Waggon AG, Pratteln, Switzerland Cadario Alfons; Head of Quality Control, SIG, Neuhausen am Rheinfall, Switzerland Reitze, Thomas; Systems Engineer, Leica AG, Unterentfelden, Switzerland - Quality assurance in the manufacture of rolling stock, Practice Report, Leica, 1993, 8p. Manninen, Markku e Kaisto, Ilkka A.M.S. Ltd, Oulu/Finland - 3D Positioning of a Ship Block at Hull Erection, Practice Report, Leica, 1996, 4p. Catálogo Leica, Dimensional Control and Analysis of large scale assemblies with DCA system, Ref en - VI.99, 1999, 8p. Catálogo Leica, Single Sensor 3-Dimensional Control and Analysis System for large scale assemblies, Ref. U1-288-OEN-X.95, 1995, 6p. Leica s Approach to High-Precision Dynamic 3D Coordinate Determination, Leica Product Information, Smart 310, 1991, 8p.

15 Greenwood, Thomas A., MR&D Optics Engineer, Boeing Commercial Airplane Group, Seattle, Washington - Rapid Contour Measurement of Composite Structures Utilizing a 3D Tracking Interferometer, Practice Report, Leica, 1993, 8p. 3D-Laser Tracking Systems The Hardware, Ref. U1-294-OEN-VIII.97, 1997, 6p. Catálogo Leica, Portable Coordinate Measuring Machine for small and large objects, Ref en XI.99, 1999, 12p. Integrated Industrial Measuring System, Ref en VI.99, 1999, 16p. Stone, Jack A.; Howard, Lowell; National Institute of Standards and Technology MD, USA e Stejskal, Alois; Institute Of Scientific Instruments, AVCR, Brno, Czech Republic - Sources of Error In Absolute Distance Interferometry - Tese apresentada no Simpósio Internacional sobre Metrologia a Laser, na UFSC, 1999, 8p Catálogo Leica, 3D Laser Tracker, Ref. U1 206e V.93, 1993, 8p. Assembly of Aircraft Body, Airbus, Practice Report, Leica, 2000, 1p. Theiler, Robert, Laser Tracker Applications at Boeing, Practice Report, Leica, 1997, 1p. Laser Tracker replaces yard stick, Daimler-Benz Aerospace, Practice Report, Leica, 1998, 1p. Laser Trackers for Brookhouse, Brookhouse, Practice Report, Leica, 2000, 1p. Leica Laser Tracker, DaimlerChrysler Arospace Airbus, Practice Report, Leica, 1999, 1p. Einmessung von Percetron-Sensoren mit dem Leica Laser Tracker, Practice Report, Leica, 2000, 4p. Nist uses LTD-500 to verify standards, Practice Report, Leica, 1999, 2p. Lauck, Lothar Dr. Ing.; Schenk, Steffen, Dipl. Ing. e Steindorf, Wolfgang, Dipl. Ing.; Ingenieurburo Dr. Lauck & Partner GbR - Use of the Leica V-STARS/E Videogrammtry System in Railway Coach Building, Dresden, Practice Report, Leica, 1999, 6p. Catálogo Leica, Videogrammetry systems for industry, Ref. U1-341-ODE-VII.97, 1997,8p. Digital Photogrammetry Systems for Industry, Ref en VI.2000, 6p.

16 Brown, John e Dold, Jürgen - V-STARS a System for digital industrial Photogrammetry, Presented to Optical 3D Measurement Techniques Congress, Viena 2-4, Outubro 1995, Practice Report, Leica, 1995, 8p. Brown, John; Geodetic Services, Inc. Melbourne, Florida - V-STARS Target Acceptance Test Document, Pactice Report, Leica, 1999, 4p. Ganci, Giuseppe; Geodetic Services, Inc., Melbourne, Florida e Clement, Robert; BMW Manufacturing Corporation, South Greer, South Carolina USA - The use of Self-identifying Targeting for Feature Based Measurement, Pactice Report, Leica, 2000, 8p. Ganci, Giuseppe e Brown, John; GSI, Melbourne, Florida - Developments in Non-contact Measurement Using Videogrametry, Pactice Report, Leica, 11p. Target Projector for non-tactile measurements, Practice Report, Leica, 1999, 2p. Dold, Jürgen; Leica Geosystems AG - The hole of a digital intelligent camera in automating industrial Photogrametry, Practice Report, Leica, 1998, 8p. V-STARS in Aerospace Manufacturing, Practice Report, Leica, 1998, 1p. GKN Westland goes for productivity boost, Practice Report, Leica, 2000, 2p. V-STARS brings increased productivity in truck building, Practice Report, Leica, 2000, 2p. Brown, John; Geodetic Services, Inc. Melbourne, Florida - Photogrametric Measurement in Thermal Vacuum Chambers, Pactice Report, Leica, 1998, 8p. Clarke, Tim Dr. e Wang, Xinchi Dr.; Optical Metrology Centre, Dept. Electronic, and Information Engineering, City Univresity, Northampton Square, London - An embedded metrology system for aerospace applications, Pactice Report, Leica, 10p. Beyer, Horst A. ; Imetric SA, Technolpole, CH-2900 Porrentruy, Switzerland - 3D Image Metrology and Machine Control, Pactice Report, Leica, 1999, 6p. Fraser, Clive S. e Morrison, Russel; Department of Geomatics, University of Melbourne, Victoria 3052, Australia e Kinzel, Roland; GDV Ingenieurgesellschaft Holst GmbH, D23566 Lübeck, Germany - Deformation measurement of the world s largest electric ring motor, Pactice Report, Leica, 8p.

17 The V-STARS/E3 entry level system offers versatility, portability and accuracy, Practice Report, Leica en-X. 2000, 2p. Brown, John; Geodetic Services, Inc. Melbourne, Florida - V-STARS/S Acceptance Test Results, Pactice Report, Leica, 13p. BIOGRAFIA DO AUTOR Paulo Rogério Vieira Altonia (PR), Brasil, 27/01/76 Pós-Graduação em Administração Tributária, em curso pela INPG - SP ( ) Pós-Gradução em Business Administration for Engineers, pela FEI-ESAN - SP ( ) Tecnólogo em Projeto de Máquinas, pela FATEC - SP ( ) Ele é Diretor Técnico da Tecnimex do Brasil, especializado na área de metrologia e topografia industrial, atuando há mais de 15 anos no setor. Possui experiência internacional, tendo atuado diretamente em países como Estados Unidos, França e China. É um dos mais experientes metrologistas industriais do Brasil, tendo prestado serviço e promovido treinamento nas mais importantes empresas nacionais e multinacionais de tecnologia presentes no país. Foi pioneiro na utilização de laser-trackers para a medição de pás eólicas no mundo, tendo iniciado este tipo de trabalho no Brasil, no ano de Além do setor eólico, atua com diversas outras indústrias, tais como a siderúrgica, aeroespacial, automotiva, telecomunicações, máquinas-ferramenta, naval, papel & celulose, cimento, etc. O Sr. Vieira é autor da publicação A utilização de máquinas opto-eletrônicas portáteis de longo alcance para medição tridimensional como fator de otimização fabril de 2003.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI PAULO ROGÉRIO VIEIRA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI PAULO ROGÉRIO VIEIRA CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI PAULO ROGÉRIO VIEIRA A UTILIZAÇÃO DE MÁQUINAS OPTO-ELETRÔNICAS PORTÁTEIS DE LONGO ALCANCE PARA MEDIÇÃO TRIDIMENSIONAL COMO FATOR DE OTIMIZAÇÃO FABRIL São Bernardo do Campo 2003

Leia mais

APLICAÇÕES DO LASER SCANNER EM TOPOGRAFIA E GEOMÁTICA

APLICAÇÕES DO LASER SCANNER EM TOPOGRAFIA E GEOMÁTICA APLICAÇÕES DO LASER SCANNER EM TOPOGRAFIA E GEOMÁTICA Adriano Scheuer Gerente de Contas FARO Laser Scanner 08/05/2014. AGENDA 1. Introdução sobre a FARO 2. Apresentação básica sobre a tecnologia de Scanner

Leia mais

DESAFIOS OPERACIONAIS E METROLÓGICOS DA MEDIÇÃO POR COORDENADAS NO AMBIENTE DE MANUFATURA DIGITAL

DESAFIOS OPERACIONAIS E METROLÓGICOS DA MEDIÇÃO POR COORDENADAS NO AMBIENTE DE MANUFATURA DIGITAL II CIMMEC 2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE METROLOGIA MECÂNICA DE 27 A 30 DE SETEMBRO DE 2011 Natal, Brasil DESAFIOS OPERACIONAIS E METROLÓGICOS DA MEDIÇÃO POR COORDENADAS NO AMBIENTE DE MANUFATURA DIGITAL

Leia mais

SOLUÇÕES EM METROLOGIA SCANNER CMM 3D PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS

SOLUÇÕES EM METROLOGIA SCANNER CMM 3D PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS SOLUÇÕES EM METROLOGIA SCANNER CMM 3D PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS TRUsimplicity TM MEDIÇÃO MAIS FÁCIL E RÁPIDA PORTÁTIL E SEM SUPORTE. MOVIMENTAÇÃO LIVRE AO REDOR DA PEÇA USO FACILITADO. INSTALAÇÃO EM

Leia mais

SCANNER CMM 3D PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS

SCANNER CMM 3D PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS SOLUÇÕES EM METROLOGIA SCANNER CMM 3D PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS SOLUÇÕES PORTÁTEIS EM MEDIÇÃO 3D A linha portátil de sistemas de scanner CMM 3D MetraSCAN 3D e o sensor C-Track de câmera dupla podem trabalhar

Leia mais

BRAÇO ROMER ABSOLUTE SÉRIE 71

BRAÇO ROMER ABSOLUTE SÉRIE 71 CATÁLOGO DO PRODUTO BRAÇO ROMER ABSOLUTE SÉRIE 71 Braço de Medição Portátil de Baixo Custo O Braço ROMER Absolute Série 71 é um braço de medição portátil de baixo custo. É o equipamento de entrada da linha

Leia mais

Estação Total GeoMax Série Zoom20

Estação Total GeoMax Série Zoom20 Estação Total GeoMax Série Zoom20 GeoMax Sobre nós Na GeoMax, nós fornecemos uma abrangente pasta de soluções integradas através do desenvolvimento, da fabricação e da distribuição de instrumentos e software

Leia mais

Inspeção através de sistema de visão industrial Ergon

Inspeção através de sistema de visão industrial Ergon Inspeção através de sistema de visão industrial Ergon Introdução A Ergon Sistemas de Visão Industrial, parceira das empresas Industrial Vision Systems e Neurocheck, juntas formam importantes fornecedores

Leia mais

Leica ScanStation C10 O Escaner Laser Tudo em Um para Qualquer Aplicação

Leica ScanStation C10 O Escaner Laser Tudo em Um para Qualquer Aplicação O Escaner Laser Tudo em Um para Qualquer Aplicação Versatilidade, produtividade, e bom preço Muitas empresas interessadas em escaneamento laser (para diversificar e/ou melhorar seu negócio) esperavam um

Leia mais

A primeira coisa que se precisa definir é a lógica que rege os sistemas de captura, e essa pode ser descrita em linhas gerais por:

A primeira coisa que se precisa definir é a lógica que rege os sistemas de captura, e essa pode ser descrita em linhas gerais por: 4 Tecnologias A ideia da construção de Digital Human Models não caminha em separado das diversas tecnologias que englobam tal construção. Porém, para um melhor entendimento, serão descritas a seguir as

Leia mais

TECNOLOGIA TRUaccuracy

TECNOLOGIA TRUaccuracy BENEFÍCIOS Maior precisão nas medições. A tecnologia TRUaccuracy da Creaform garante medições extremamente precisas, independentemente do ambiente de medição (instabilidade, vibrações, variações térmicas,

Leia mais

Apresentação Inspetor de Solda MIPS Sistemas Ltda.

Apresentação Inspetor de Solda MIPS Sistemas Ltda. Apresentação Inspetor de Solda MIPS Sistemas Ltda. Rua Ricardo Landmann, 385 Joinville SC - Brasil O Controle Digital da Geometria dos Cordões de Solda é a mais moderna e eficaz maneira de avaliar a qualidade

Leia mais

Engine3D Seu Catálogo On-Line de Peças

Engine3D Seu Catálogo On-Line de Peças Engine3D Seu Catálogo On-Line de Peças Apresentação Institucional 2013 Todos os direitos reservados OCA Projetos Ltda. 1 SUMÁRIO 1- INSTITUCIONAL 2- O QUE É ENGINE 3D 3- VANTAGENS PARA FABRICANTES 4- POR

Leia mais

Leica TPS400 Series Fácil de usar, rápida e confiável! Tecnologia PinPoint

Leica TPS400 Series Fácil de usar, rápida e confiável! Tecnologia PinPoint Leica TPS400 Series Fácil de usar, rápida e confiável! Tecnologia PinPoint Leica TPS400 Series A solução perfeita para o seu levantamento topográfico Nenhum equipamento topográfico é mais simples de usar

Leia mais

VANTAGENS NO USO DAS IMAGENS DA CÂMARA ADS40

VANTAGENS NO USO DAS IMAGENS DA CÂMARA ADS40 VANTAGENS NO USO DAS IMAGENS DA CÂMARA ADS40 O constante desenvolvimento de sistemas aerotransportados para captação de imagens finalmente trouxe ao mercado os modernos sensores para captação de imagens

Leia mais

Go!SCAN 3D: A EXPERIÊNCIA DE DIGITALIZAÇÃO 3D PORTÁTIL MAIS RÁPIDA E FÁCIL

Go!SCAN 3D: A EXPERIÊNCIA DE DIGITALIZAÇÃO 3D PORTÁTIL MAIS RÁPIDA E FÁCIL SOLUÇÕES EM METROLOGIA Go!SCAN 3D: A EXPERIÊNCIA DE DIGITALIZAÇÃO 3D PORTÁTIL MAIS RÁPIDA E FÁCIL SOLUÇÕES PORTÁTEIS EM MEDIÇÃO 3D O Go!SCAN 3D proporciona uma experiência em digitalização 3D portátil

Leia mais

Leica TDRA6000 Catálogo de Produto

Leica TDRA6000 Catálogo de Produto Leica TDRA6000 Catálogo de Produto Versão 01/2009 www.leica-geosystems.com/metrology A Estação Laser Leica TDRA6000 A Estação Laser Leica TDRA6000 é um sistema de inspeção portátil desenhado para medições

Leia mais

Topografia de Alto Desempenho

Topografia de Alto Desempenho Topografia de Alto Desempenho Estações de Alta Tecnologia Eng. Rodrigo Eger Gerente de Produtos Santiago & Cintra www.santiagoecintra.com.br Introdução A Topografia Hoje... Cada vez mais necessitamos:

Leia mais

ANÁLISE DO PRODUTO NX CMM INSPECTION PROGRAMMING

ANÁLISE DO PRODUTO NX CMM INSPECTION PROGRAMMING Análise do Produto Dr. Charles Clarke ANÁLISE DO PRODUTO NX CMM INSPECTION PROGRAMMING Tendências e requisitos do setor...3 Uma nova abordagem de programação de inspeção de CMM...4 O aplicativo na prática...5

Leia mais

Suporte de engenharia para o dimensionamento de sistemas de acionamento eletro-hidráulicos.

Suporte de engenharia para o dimensionamento de sistemas de acionamento eletro-hidráulicos. Suporte de engenharia para o dimensionamento de sistemas de acionamento eletro-hidráulicos. Suporte de engenharia. Elaborar um projeto de sistemas de acionamento eletro-hidráulico exige uma perfeita sintonia

Leia mais

SCANNERS 3D PORTÁTEIS PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS

SCANNERS 3D PORTÁTEIS PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS SOLUÇÕES EM METROLOGIA SCANNERS 3D PORTÁTEIS PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS SOLUÇÕES PORTÁTEIS EM MEDIÇÃO 3D Handyscan 3D TM é sinônimo dos scanners 3D portáteis mais precisos do mercado. Sabemos como você

Leia mais

Analisadores de Tamanho e Forma das Partículas

Analisadores de Tamanho e Forma das Partículas Experiência - Inovação - Soluções Experiência - Inovação - Soluções Analisadores de Tamanho e Forma das Partículas Fabricação Desenvolvimento e Pesquisa Controle de Qualidade Laboratório Seu sócio nas

Leia mais

RÁPIDO medição do desempenho da máquina. EXATO detecção e relatório de erros em centros de rotação

RÁPIDO medição do desempenho da máquina. EXATO detecção e relatório de erros em centros de rotação AxiSet Check-Up AxiSet Check-Up RÁPIDO medição do desempenho da máquina EXATO detecção e relatório de erros em centros de rotação OTIMIZADO preparação da máquina e aumento da capabilidade AUTOMATIZADO

Leia mais

A solução para a sua gestão de dados de ferramentas

A solução para a sua gestão de dados de ferramentas A solução para a sua gestão de dados de ferramentas TDM Systems Compet TDM Systems Profissionais em gestão de dados de ferramentas Há mais de 20 anos a TDM Systems GmbH desenvolve e comercializa softwares

Leia mais

Webinar. Laser Scanner 3D é o futuro da topografia? Conceitos, coleta, processamento, apresentação, aplicações

Webinar. Laser Scanner 3D é o futuro da topografia? Conceitos, coleta, processamento, apresentação, aplicações Webinar Conceitos, coleta, processamento, apresentação, aplicações Rovane Marcos de França Professor de Geodésia e Georreferenciamento do IFSC Consultor da Vector Geo4D Engenheiro Civil / Técnico em Geomensura

Leia mais

Amberg Rail Mais Eficiente. Mais Flexível. Mais Abrangente.

Amberg Rail Mais Eficiente. Mais Flexível. Mais Abrangente. Amberg Rail Mais Eficiente. Mais Flexível. Mais Abrangente. Parceiro: Amberg Rail Por mais de 25 anos, a empresa suíça Amberg Technologies, com atuação mundial, tem sido uma das principais fornecedoras

Leia mais

Estação Total GeoMax Série Zoom30

Estação Total GeoMax Série Zoom30 Estação Total GeoMax Série Zoom30 GeoMax Sobre nós Na GeoMax, nós fornecemos uma abrangente pasta de soluções integradas através do desenvolvimento, da fabricação e da distribuição de instrumentos e software

Leia mais

Métodos de marcação direta de peças. Identificação legível de máquina para indústrias automotivas e aeroespaciais

Métodos de marcação direta de peças. Identificação legível de máquina para indústrias automotivas e aeroespaciais Guia técnico Métodos de marcação direta de peças Identificação legível de máquina para indústrias automotivas e aeroespaciais A prática da Marcação Direta de Peças (DPM) é utilizada em muitas indústrias

Leia mais

Tecnologias CAx na Manufatura. Valter Vander de Oliveira Disciplina: Sistemas Industriais

Tecnologias CAx na Manufatura. Valter Vander de Oliveira Disciplina: Sistemas Industriais Tecnologias CAx na Manufatura Valter Vander de Oliveira Disciplina: Sistemas Industriais Tecnologias CAx Conteúdo: Conceito de tecnologia CAx Evolução das tecnologias CAx Sistemas CAD/CAE/CAPP/CAM/CAI

Leia mais

LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS ESTAÇÃO TOTAL x GPS RTK

LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS ESTAÇÃO TOTAL x GPS RTK LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS ESTAÇÃO TOTAL x GPS RTK Douglas Luiz Grando 1 ; Valdemir Land 2, Anderson Clayton Rhoden 3 Palavras-chave: Topografia; Geodésia; GPS de Precisão. INTRODUÇÃO Com a evolução das

Leia mais

Solução de Marcação e Gravação para Indústria de ÓLEO & GÁS

Solução de Marcação e Gravação para Indústria de ÓLEO & GÁS Solução de Marcação e Gravação para Indústria de ÓLEO & GÁS FABRICAÇÃO INSTALAÇÃO MANUTENÇÃO Áreas de Atuação MARCAR - RASTREAR - IDENTIFICAR Através das marcas: Gravograph, Technifor e Propen, a Gravotech

Leia mais

A aplicação racional da tecnologia de medição por coordenadas tornou-se viável com o desenvolvimento dos computadores que passaram a ter:

A aplicação racional da tecnologia de medição por coordenadas tornou-se viável com o desenvolvimento dos computadores que passaram a ter: Capítulo 9 MÁQUINAS DE MEDIR POR COORDENADAS 9.1 IMPORTÂNCIA Ao longo de alguns anos ocorreu intensivo desenvolvimento tecnológico nos processos de usinagem das peças, destacando-se o surgimento dos centros

Leia mais

Nas páginas a seguir, oferecemos os principais dados técnicos de nossa linha de produtos.

Nas páginas a seguir, oferecemos os principais dados técnicos de nossa linha de produtos. Catálogo Geral A INDEX fornece mais do que máquinas, fornece soluções. E com este objetivo buscamos a melhoria contínua de nossos produtos e serviços, superando desafios e inovando a cada dia. Com quase

Leia mais

Leica Geosystems HDS High Definition Surveying Inovação, Tecnologia e Precisão

Leica Geosystems HDS High Definition Surveying Inovação, Tecnologia e Precisão Leica Geosystems HDS High Definition Surveying Inovação, Tecnologia e Precisão Seminário Geomática nas Obras de Engenharia e Infraestrutura 27 de Outubro de 2011, São Paulo Irineu da Silva Miguel Menegusto

Leia mais

Ferramentas SIMARIS. Fácil, rápido e seguro planejamento de Distribuição de Energia Elétrica. Totally Integrated Power

Ferramentas SIMARIS. Fácil, rápido e seguro planejamento de Distribuição de Energia Elétrica. Totally Integrated Power s Totally Integrated Power Ferramentas SIMARIS Fácil, rápido e seguro planejamento de Distribuição de Energia Elétrica. Answers for infrastructure and cities. Planejamento de distribuição de energia mais

Leia mais

Soluções para SMART CITIES. Nuno Alves

Soluções para SMART CITIES. Nuno Alves Soluções para SMART CITIES Nuno Alves Agenda Contexto Organizacional Conceito e Objetivos Intergraph Smart Cities 12/7/2014 2014 Intergraph Corporation 2 Intergraph Corporation Intergraph Intergraph helps

Leia mais

Curso Calibração, Ajuste, Verificação e Certificação de Instrumentos de Medição

Curso Calibração, Ajuste, Verificação e Certificação de Instrumentos de Medição Curso Calibração, Ajuste, Verificação e Certificação de Instrumentos de Medição Instrutor Gilberto Carlos Fidélis Eng. Mecânico com Especialização em Metrologia pelo NIST - Estados Unidos e NAMAS/UKAS

Leia mais

A codificação a laser é a solução correta para necessidades simples de codificação?

A codificação a laser é a solução correta para necessidades simples de codificação? Nota técnica Principais fatores a se considerar ao selecionar uma codificadora a laser A codificação a laser é a solução correta para necessidades simples de codificação? Equipamento Fluidos Treinamento

Leia mais

Como reduzir sua conta de energia elétrica

Como reduzir sua conta de energia elétrica Como reduzir sua conta de energia elétrica Com REDULIGHT você tem energia de melhor qualidade e economiza até 25% na conta Saiba como O que é e como funciona o filtro REDULIGHT O Redulight é um Filtro

Leia mais

SIMULADOR DE SISTEMAS DE PROTEÇÃO, CONTROLE E SUPERVISÃO: UMA FERRAMENTA PARA CAPACITAÇÃO DA OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO.

SIMULADOR DE SISTEMAS DE PROTEÇÃO, CONTROLE E SUPERVISÃO: UMA FERRAMENTA PARA CAPACITAÇÃO DA OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO. SIMULADOR DE SISTEMAS DE PROTEÇÃO, CONTROLE E SUPERVISÃO: UMA FERRAMENTA PARA CAPACITAÇÃO DA OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO. J. A. P. MOUTINHO Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A ELETRONORTE Brasil RESUMO

Leia mais

Metrologia aplicada na aeronave KC-390. Equipe de Medições Especiais - GPX

Metrologia aplicada na aeronave KC-390. Equipe de Medições Especiais - GPX Metrologia aplicada na aeronave KC-390 Equipe de Medições Especiais - GPX Luiz Katsumi Tsumoto Técnico em Mecânica (ETEC Matão Sylvio de Mattos Carvalho ) 33 anos No Site de GPX atuando, Nov/2002 Kawasaki

Leia mais

Migração de sistemas antigos. Avançando para um futuro competitivo

Migração de sistemas antigos. Avançando para um futuro competitivo Migração de sistemas antigos Avançando para um futuro competitivo A automação e controle é um dos mais importantes investimentos para garantir o sucesso da manufatura de qualquer indústria. Porém, por

Leia mais

confiável ... com muitas opções extras incluídas Medições sem prisma Pontos inacessíveis são coisas

confiável ... com muitas opções extras incluídas Medições sem prisma Pontos inacessíveis são coisas ... com muitas opções extras incluídas Medições sem prisma Pontos inacessíveis são coisas do passado! Os instrumentos da série TCR800 também medem sem prisma com rapidez e precisão. E agora com um raio

Leia mais

LEICA TPS800 Performance Series

LEICA TPS800 Performance Series LEICA TPS800 Performance Series Estação Total para Topografia e Engenharia Civil LEICA TPS800 Performance Series... Três classes de precisão As Estações Totais TPS800 estão disponíveis em precisões angulares

Leia mais

DEMANDA GT. Arranjos alternativos para geração eólica

DEMANDA GT. Arranjos alternativos para geração eólica DEMANDA GT Arranjos alternativos para geração eólica OBJETIVOS Desenvolver uma turbina eólica de eixo vertical de pás fixas, de pequeno porte e custo reduzido. Realizar ensaios de rendimento do equipamento

Leia mais

MICROSCÓPIO ESPECULAR VOROCELL. Duvidas freqüentes a respeito do microscópio Vorocell, mitos e verdades.

MICROSCÓPIO ESPECULAR VOROCELL. Duvidas freqüentes a respeito do microscópio Vorocell, mitos e verdades. MICROSCÓPIO ESPECULAR VOROCELL Duvidas freqüentes a respeito do microscópio Vorocell, mitos e verdades. Porque o Microscópio Especular da Eyetec chama-se Vorocell? Vorocell é uma homenagem ao pesquisador

Leia mais

Hytera Mobilfunk GmbH Soluções de comunição móvel profissionais sob medida

Hytera Mobilfunk GmbH Soluções de comunição móvel profissionais sob medida Hytera Mobilfunk GmbH Soluções de comunição móvel profissionais sob medida www.hytera.de Comprovado mundialmente Sistemas de telefonia móvel Hytera Mobilfunk GmbH oferecem a mais alta flexibilidade e confiança

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Tipos de SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução 2 n As organizações modernas competem entre si para satisfazer as necessidades dos seus clientes de um modo

Leia mais

TECNOLOGIA AEROESPACIAL

TECNOLOGIA AEROESPACIAL INDÚSTRIA AUTOMOTIVA TELECOMUNICAÇÕES TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA AEROESPACIAL INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS ELETRÔNICA DE ENTRETENIMENTO ALIMENTAÇÃO DE ENERGIA TECNOLOGIA MÉDICA INGUN PRÜFMITTELBAU

Leia mais

SIMULAÇÃO APLICADA EM PROJETOS DE LINHAS DE MONTAGEM COM PALLETS RETORNÁVEIS 1

SIMULAÇÃO APLICADA EM PROJETOS DE LINHAS DE MONTAGEM COM PALLETS RETORNÁVEIS 1 SIMULAÇÃO APLICADA EM PROJETOS DE LINHAS DE MONTAGEM COM PALLETS RETORNÁVEIS 1 Leonardo Chwif Sinopse Simulate Tecnologia de Simulação Ltda Travessa R, n o 400, sala 19, Prédio Cietec 05508-900, São Paulo,

Leia mais

Sistemas de Teste para Avaliação de Máquinas de Medir por Coordenadas

Sistemas de Teste para Avaliação de Máquinas de Medir por Coordenadas Sistemas de Teste para Avaliação de Máquinas de Medir por Coordenadas Conteúdo desta Apresentação 1. Calibração e correção de erros em Máquinas de Medir por Coordenadas 2. Verificação periódica de Máquinas

Leia mais

PROCEDIMENTOS E FERRAMENTAS PARA AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE MONTAGEM

PROCEDIMENTOS E FERRAMENTAS PARA AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE MONTAGEM PROCEDIMENTOS E FERRAMENTAS PARA AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE MONTAGEM Roberto Machado Corrêa Programa de Engenharia de Produção / COPPE / UFRJ Av. Brigadeiro Trowpowsky, s/ n o, Sala F-109,

Leia mais

19 Congresso de Iniciação Científica CAPACITAÇÃO EM SISTEMA CAD DE GRANDE PORTE E EM SISTEMA PDM

19 Congresso de Iniciação Científica CAPACITAÇÃO EM SISTEMA CAD DE GRANDE PORTE E EM SISTEMA PDM 19 Congresso de Iniciação Científica CAPACITAÇÃO EM SISTEMA CAD DE GRANDE PORTE E EM SISTEMA PDM Autor(es) ANDRE BERTIE PIVETTA Orientador(es) KLAUS SCHÜTZER Apoio Financeiro PIBITI/CNPQ 1. Introdução

Leia mais

Área limpa para o setor aeroespacial

Área limpa para o setor aeroespacial Área limpa para o setor aeroespacial Equatorial Sistemas inaugura 95 metros quadrados de área limpa, para desenvolver, fabricar, montar e integrar hardwares para aplicações aeroespaciais Alberto Sarmento

Leia mais

Realizando o ensaio de ultra-som

Realizando o ensaio de ultra-som Realizando o ensaio de ultra-som A UU L AL A Na aula anterior, você ficou sabendo que o ultra-som é uma onda mecânica que se propaga de uma fonte emissora até uma fonte receptora, através de um meio físico.

Leia mais

Da Prancheta ao Computador...

Da Prancheta ao Computador... Da Prancheta ao Computador... Introdução Como necessidade básica de se localizar ou mesmo para detalhar projetos de quaisquer obras, ao longo do tempo inúmeras formas de representar paisagens e idéias

Leia mais

Método Comparativo de Calibração de Sistema por Interferometria a laser para medição Linear Wellington Santos Barros 1,Gregório Salcedo Munõz 2,

Método Comparativo de Calibração de Sistema por Interferometria a laser para medição Linear Wellington Santos Barros 1,Gregório Salcedo Munõz 2, METROLOGIA-003 Metrologia para a Vida Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) Setembro 0 05, 003, Recife, Pernambuco - BRASIL Método Comparativo de Calibração de Sistema por Interferometria a laser para

Leia mais

SCANNERS 3D portáteis PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS

SCANNERS 3D portáteis PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS SCANNERS 3D portáteis PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS Handyscan 3D TM é sinônimo dos scanners 3D portáteis mais precisos do mercado. Sabemos como você leva o seu trabalho a sério, então desenvolvemos uma linha

Leia mais

Perfeitamente integrados para um processo contínuo. cad integration

Perfeitamente integrados para um processo contínuo. cad integration Perfeitamente integrados para um processo contínuo cad integration hypermill no Autodesk Inventor A integração do hypermill no CAD Autodesk Inventor é uma solução confiável que permite você implementar

Leia mais

O conceito de CIM e a integração de processos. Evolução da Manufatura

O conceito de CIM e a integração de processos. Evolução da Manufatura O conceito de CIM e a integração de processos Prof. Breno Barros Telles do Carmo Evolução da Manufatura Integração.A evolução da manufatura segundo reportado em Russell e Taylor III (1995) se deu em quatro

Leia mais

Benefícios das Ortofotos Geradas a Partir das Imagens da ADS40 com Sensor SH52

Benefícios das Ortofotos Geradas a Partir das Imagens da ADS40 com Sensor SH52 Benefícios das Ortofotos Geradas a Partir das Imagens da ADS40 com Sensor SH52 Abstract As câmeras aéreas digitais são a mais avançada tecnologia de precisão para obtenção de imagens aerofotogramétricas.

Leia mais

Sociedade do Conhecimento

Sociedade do Conhecimento Gerenciamento (Gestão) Eletrônico de Documentos GED Introdução Gerenciamento Eletrônico de Documentos - GED Sociedade do Conhecimento Nunca se produziu tanto documento e se precisou de tanta velocidade

Leia mais

Veículo Urbano Inteligente da ZF: perfeito para a cidade

Veículo Urbano Inteligente da ZF: perfeito para a cidade Página 1/6, 01/07/2015 Veículo Urbano Inteligente da ZF: perfeito para a cidade Manobrabilidade no trânsito urbano com o conceito inovador de eixo dianteiro e motores elétricos montados próximos às rodas

Leia mais

VISÃO COMPUTACIONAL APLICADA PARA O APOIO À CALIBRAÇÃO DE TERMOHIGRÔMETROS

VISÃO COMPUTACIONAL APLICADA PARA O APOIO À CALIBRAÇÃO DE TERMOHIGRÔMETROS VISÃO COMPUTACIONAL APLICADA PARA O APOIO À CALIBRAÇÃO DE TERMOHIGRÔMETROS Vladimir Geraseev Junior Universidade de Taubaté - UNITAU vgeraseev@gmail.com RESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar

Leia mais

ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE AUTO-ESTUDO PARA O SOFTWARE CATIA. Jeferson Cadete Dias 1 IC Luís Gonzaga Trabasso 2 PQ

ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE AUTO-ESTUDO PARA O SOFTWARE CATIA. Jeferson Cadete Dias 1 IC Luís Gonzaga Trabasso 2 PQ ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE AUTO-ESTUDO PARA O SOFTWARE CATIA Jeferson Cadete Dias 1 IC Luís Gonzaga Trabasso 2 PQ 1 3º ano de Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, CTA

Leia mais

Sistema de Contagem, Identificação e Monitoramento Automático de Rotas de Veículos baseado em Visão Computacional

Sistema de Contagem, Identificação e Monitoramento Automático de Rotas de Veículos baseado em Visão Computacional Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação Sistema de Contagem, Identificação e Monitoramento Automático de Rotas de Veículos baseado

Leia mais

Soluções Inteligentes

Soluções Inteligentes Soluções Inteligentes APRESENTAÇÃO A TOPO INTELLIGENCE iniciou suas atividades na cidade de Barreiras em 2008, oferecendo a mais completa solução em gerenciamento de informações para atender todos os segmentos.

Leia mais

Família PS 6000 A perfeição da engenharia em solda por resistência

Família PS 6000 A perfeição da engenharia em solda por resistência Família PS 6000 A perfeição da engenharia em solda por resistência 2 Família PS 6000 A perfeição da engenharia em solda por resistência A Família PS 6000 é o mais recente sistema de solda por resistência

Leia mais

Rexroth 4EE Rexroth para Eficiência Energética

Rexroth 4EE Rexroth para Eficiência Energética Rexroth 4EE Rexroth para Eficiência Energética Procurando reduzir gastos com energia? Por que não aumentar a produtividade ao mesmo tempo? Reduzir os custos operacionais usando a energia com eficiência

Leia mais

Soluções baseadas no SAP Business One BX PROJECT BX PROJECT. Software de Gestão para Empresas Orientadas à Projetos. Brochura

Soluções baseadas no SAP Business One BX PROJECT BX PROJECT. Software de Gestão para Empresas Orientadas à Projetos. Brochura Brochura BX PROJECT Soluções baseadas no SAP Business One BX PROJECT Software de Gestão para Empresas Orientadas à Projetos SAP Business One para Empresas de Projetos Esta combinação de SAP Business One

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

PLANEJAMENTO DO PROCESSO ASSISTIDO POR COMPUTADOR - CAPP

PLANEJAMENTO DO PROCESSO ASSISTIDO POR COMPUTADOR - CAPP PLANEJAMENTO DO PROCESSO ASSISTIDO POR COMPUTADOR - CAPP Prof. João Carlos Espíndola Ferreira, Ph.D. /jcarlos j.c.ferreira@ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Engenharia Mecânica

Leia mais

Técnicas de Levantamento atendendo a Lei 10.267 2ª edição da norma técnica e Soluções para Topografia Como reduzir custos e aumentar produtividade

Técnicas de Levantamento atendendo a Lei 10.267 2ª edição da norma técnica e Soluções para Topografia Como reduzir custos e aumentar produtividade Técnicas de Levantamento atendendo a Lei 10.267 2ª edição da norma técnica e Soluções para Topografia Como reduzir custos e aumentar produtividade Eng. Wesley Polezel INTRODUÇÃO - Lei 10.267 / outubro

Leia mais

ENGENHARIA DE APLICAÇÃO TREINAMENTOS TÉCNICOS

ENGENHARIA DE APLICAÇÃO TREINAMENTOS TÉCNICOS ENGENHARIA DE APLICAÇÃO TREINAMENTOS TÉCNICOS 2009 GRUPO SAINT-GOBAIN Tradição, Qualidade, Inovação e Liderança Fundada em 1665 na França, a Saint-Gobain começou como empresa inovadora em fabricação de

Leia mais

Qualidade e Segurança em Locação de Equipamentos. Geradores l Compactadores l Plataformas Aéreas l Balancins l Andaimes. www.plmaquinas.com.

Qualidade e Segurança em Locação de Equipamentos. Geradores l Compactadores l Plataformas Aéreas l Balancins l Andaimes. www.plmaquinas.com. Qualidade e Segurança em Locação de Equipamentos Geradores l Compactadores l Plataformas Aéreas l Balancins l Andaimes www.plmaquinas.com.br Andaime Tubular Equipamento leve e econômico que destina-se

Leia mais

Controlador Automático para Escoamentos de Gases

Controlador Automático para Escoamentos de Gases Controlador Automático para Escoamentos de Gases Aluno: Diego Russo Juliano Orientador: Sergio Leal Braga Introdução Medidores e controladores de vazão são peças fundamentais nos principais setores industriais,

Leia mais

Desafio: Robô comandado por Laser Tracker

Desafio: Robô comandado por Laser Tracker Desafio: Robô comandado por Laser Tracker Robô comandado por Laser Tracker Apresentação do Problema: Marcação de pontos no piso com precisão da ordem de 2 mm para instalação de equipamentos. Aplicações

Leia mais

THE POWER OF DELIVERY. Máquinas de armazenamento e retirada Mais poder no armazém

THE POWER OF DELIVERY. Máquinas de armazenamento e retirada Mais poder no armazém THE POWER OF DELIVERY Máquinas de armazenamento e retirada Mais poder no armazém Sempre a solução adequada As máquinas de armazenamento e retirada da viastore são sempre a solução ideal para você. Entregamos

Leia mais

Dados para mapeamento

Dados para mapeamento Dados para mapeamento Existem dois aspectos com relação aos dados: 1. Aquisição dos dados para gerar os mapas 2. Uso do mapa como fonte de dados Os métodos de aquisição de dados para o mapeamento divergem,

Leia mais

Integração de Sistemas Industriais com a Suíte GE Proficy

Integração de Sistemas Industriais com a Suíte GE Proficy Integração de Sistemas Industriais com a Suíte GE Proficy Ricardo Caruso Vieira Aquarius Software Revista Cadware Ed.22 versão online 1. Introdução Há mais de duas décadas, a indústria investe intensamente

Leia mais

EMPRESA. Realizamos distribuição direta das melhores marcas de produtos no segmento industrial.

EMPRESA. Realizamos distribuição direta das melhores marcas de produtos no segmento industrial. APRESENTAÇÃO EMPRESA Somos uma empresa de distribuição, projetos e serviços técnicos e de engenharia, consultoria, planejamento, gerenciamento e fornecedora de soluções tecnológicas para empreendimentos

Leia mais

IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO PARA A DIGITALIZAÇÃO DE OBJETOS UTILIZANDO SENSOR LASER

IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO PARA A DIGITALIZAÇÃO DE OBJETOS UTILIZANDO SENSOR LASER IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO PARA A DIGITALIZAÇÃO DE OBJETOS UTILIZANDO SENSOR LASER Werley Rocherter Borges Ferreira UFU, Universidade Federal de Uberlândia, Curso de Engenharia Mecatrônica,

Leia mais

Posicionando-se para o futuro da computação em nuvem no Brasil

Posicionando-se para o futuro da computação em nuvem no Brasil Posicionando-se para o futuro da computação em nuvem no Brasil A parceria estratégica global estabelecida entre a Capgemini e a EMC acelera o desenvolvimento e o fornecimento de soluções de última geração

Leia mais

Schaeffler Global Technology Network. Juntos Movemos o Mundo

Schaeffler Global Technology Network. Juntos Movemos o Mundo Schaeffler Global Technology Network Juntos Movemos o Mundo Trabalhando juntos para transformar desafios em oportunidades A globalização abre ilimitadas oportunidades para as empresas, ao mesmo tempo

Leia mais

Autor(es) BARBARA STEFANI RANIERI. Orientador(es) LUIZ EDUARDO GALVÃO MARTINS, ANDERSON BELGAMO. Apoio Financeiro PIBIC/CNPQ. 1.

Autor(es) BARBARA STEFANI RANIERI. Orientador(es) LUIZ EDUARDO GALVÃO MARTINS, ANDERSON BELGAMO. Apoio Financeiro PIBIC/CNPQ. 1. 19 Congresso de Iniciação Científica ESPECIFICAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA FERRAMENTA AUTOMATIZADA DE APOIO AO GERSE: GUIA DE ELICITAÇÃO DE REQUISITOS PARA SISTEMAS EMBARCADOS Autor(es) BARBARA STEFANI

Leia mais

Desenvolvimento de produtos eletroeletrônicos utilizando ferramentas CAD/CAE/CAM

Desenvolvimento de produtos eletroeletrônicos utilizando ferramentas CAD/CAE/CAM Desenvolvimento de produtos eletroeletrônicos utilizando ferramentas CAD/CAE/CAM *Edson Tadashi Nakamura (UFAM/GENIUS) cpg.ftecnologia@ufam.edu.br *José Jorge Marinho Aucar Júnior (UFAM/GENIUS) cpg.ftecnologia@ufam.edu.br

Leia mais

Análise das Necessidades do Cliente da SKF. Energia e Sustentabilidade

Análise das Necessidades do Cliente da SKF. Energia e Sustentabilidade Análise das Necessidades do Cliente da SKF Energia e Sustentabilidade Análise das Necessidades do Cliente da SKF Energia e Sustentabilidade A indústria responde por um terço de todo o consumo de energia.

Leia mais

ENGENHARIA DIMENSIONAL DE PRODUTOS

ENGENHARIA DIMENSIONAL DE PRODUTOS ENGENHARIA DIMENSIONAL DE PRODUTOS Jaguar Prof. André Roberto de Sousa, Dr.Eng. CEFET-SC GEMM Metrologia asouza@cefetsc.edu.br João Pessoa, Outubro de 2003 André Roberto de Sousa Engenheiro Mecânico (UFRN,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SIMULADOR VIRTUAL INTEGRADO APLICADO AO TREINAMENTO OPERACIONAL DE PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS

DESENVOLVIMENTO DE SIMULADOR VIRTUAL INTEGRADO APLICADO AO TREINAMENTO OPERACIONAL DE PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS DESENVOLVIMENTO DE SIMULADOR VIRTUAL INTEGRADO APLICADO AO TREINAMENTO OPERACIONAL DE PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS D. Z. G. MAZZALI e F. V. DA SILVA. Faculdade de Engenharia Química, Departamento de

Leia mais

Perfuração de solo Ferramentas de corte

Perfuração de solo Ferramentas de corte Perfuração de solo Na Kennametal, nosso compromisso com sua principal demanda nas aplicações de perfuração de solo é inigualável. Temos uma longa história ajudando-o a conquistar o sucesso e a tradição

Leia mais

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DO SOFTWARE GLOBAL MAPPER

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DO SOFTWARE GLOBAL MAPPER PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DO SOFTWARE GLOBAL MAPPER Além das novas implementações na versão 15, ressaltamos a seguir as principais funções que fazem do Global Mapper um dos melhores softwares para a visualização

Leia mais

Vantagens competitivas e estratégicas no uso de operadores logísticos. Prof. Paulo Medeiros

Vantagens competitivas e estratégicas no uso de operadores logísticos. Prof. Paulo Medeiros Vantagens competitivas e estratégicas no uso de operadores logísticos Prof. Paulo Medeiros Introdução nos EUA surgiram 100 novos operadores logísticos entre 1990 e 1995. O mercado para estas empresas que

Leia mais

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva

ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA. Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva ENQUALAB 2013 QUALIDADE & CONFIABILIDADE NA METROLOGIA AUTOMOTIVA Elaboração em planos de Calibração Interna na Indústria Automotiva Joel Alves da Silva, Diretor Técnico JAS-METRO Soluções e Treinamentos

Leia mais

Integração Laser Scanner - BIM

Integração Laser Scanner - BIM Fernando Cesar Ribeiro Toppar Engenharia de Levantamentos Marcelo Nepomuceno Uso da nuvem de pontos geradas em levantamentos por Laser Scanner para modelagem de geometria e informações para construção

Leia mais

ARQUITETURA CORPORATIVA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE GOVERNANÇA DE TI SUSTENTÁVEL. Março 2013

ARQUITETURA CORPORATIVA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE GOVERNANÇA DE TI SUSTENTÁVEL. Março 2013 ARQUITETURA CORPORATIVA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE GOVERNANÇA DE TI SUSTENTÁVEL Março 2013 Aitec Brasil Apresentação Institucional Missão Antecipar tendências, identificando, criando e desenvolvendo

Leia mais

SISTEMA DE APONTAMENTO

SISTEMA DE APONTAMENTO Introdução SISTEMA DE APONTAMENTO Alunos: Lucas Castro Faria Carolina do Amaral Galhardo Orientador: Hans Ingo Weber Foi feito um estudo para aquisição de dados através da placa NI USB-6229, usando o programa

Leia mais

UFPR TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS PROF. ALESSANDRO MARQUES. Especificações Geométricas de Produto. Geometrical Product Specifications (GPS)

UFPR TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS PROF. ALESSANDRO MARQUES. Especificações Geométricas de Produto. Geometrical Product Specifications (GPS) UFPR METROLOGIA MECÂNICA DIMENSIONAL Especificações Geométricas de Produto Geometrical Product Specifications (GPS) TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS PROF. ALESSANDRO MARQUES Tolerâncias geométricas As peças ao

Leia mais

PIMS & MES Process Information Management Systems & Manufacturing Execution Systems

PIMS & MES Process Information Management Systems & Manufacturing Execution Systems PIMS & MES Process Information Management Systems & Manufacturing Execution Systems Prof. Ricardo J. Rabelo UFSC Universidade Federal de Santa Catarina DAS Departamento de Automação e Sistemas SUMÁRIO

Leia mais

Módulo 2/3: Automação nos Sistemas de Produção. Prof. André Pedro Fernandes Neto

Módulo 2/3: Automação nos Sistemas de Produção. Prof. André Pedro Fernandes Neto Módulo 2/3: Automação nos Sistemas de Produção Prof. André Pedro Fernandes Neto Razões para Automatizar Alto custo de mão de obra Investimentos em máquinas que possam automatizar a produção com um custo

Leia mais

IBM Solutions Center São Paulo

IBM Solutions Center São Paulo IBM Solutions Center São Paulo IBM Solutions Center A IBM está estabelecida há mais de 90 anos no Brasil e é um dos grandes motores do desenvolvimento da tecnologia de informação aplicada aos negócios.

Leia mais