PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 08

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 08"

Transcrição

1 8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 08 QUESTÃO 17 Homem de 60 anos é acometido de reação anafilática grave caracterizada por urticárias, edema labial e palpebral, dispnéia, aperto no tórax e dificuldade para deglutir. A pressão e o pulso estão normais. Qual das medicações abaixo pode atuar nos diversos aspectos da reação caracterizada? a) Anti-histamínico. b) Corticóide intravenoso. c) Adrenalina intramuscular. d) Salbutamol em nebulímetro. QUESTÃO 18 O padrão mais comum de utilização de drogas que provocam reação alérgica é: a) uso injetável. b) uso esporádico. c) uso diário e prolongado. d) uso intermitente, alguns dias de uso e longos períodos sem uso. QUESTÃO 19 Com relação às células T NK, é CORRETO afirmar: a) Não expressam receptores de células T (TCR) b) Constituem uma população homogênea de linfócitos. c) Em camundongos, são mais encontradas em linfonodos. d) Semelhantes aos linfócitos T tradicionais, as células NK podem ser tanto CD4+ quanto CD4- CD8-. QUESTÃO 20 O tratamento profilático mais indicado para um paciente adulto com episódios recorrentes de angioedema hereditário acometendo face e pescoço é: a) corticosteróides. b) plasma fresco congelado. c) androgênio atenuado (danazol).

2 d) concentrado de C1-INH purificado em doses diárias. QUESTÃO 21 No remodelamento que ocorre na asma brônquica, os corticosteróides agem na reversão do processo do seguinte modo, EXCETO: a) reduzindo o infiltrado celular. b) melhorando a morfologia epitelial. c) diminuindo a produção de colágeno. d) melhorando a reatividade brônquica. 9 QUESTÃO 22 Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, é CORRETO afirmar: a) Não há estudos sistematizados que avaliem a eficácia da corticoterapia no tratamento da dermatite atópica grave. b) A via intramuscular apresenta menos efeitos colaterais que a oral. c) O uso crônico dos corticosteróides sistêmicos reduz a gravidade da doença em longo prazo. d) O efeito rebote somente ocorre nos casos que a dose ultrapassa 1 mg/kg/dia de prednisona. QUESTÃO 23 Na urticária aguda, é CORRETO afirmar que: a) as causas mediadas por IgE são mais comuns nesse tipo de urticária e podem ser diagnosticadas pelo teste cutâneo ou por dosagem de IgE específica (RAST) devendo sempre os resultados ser valorizados. b) as causas mediadas por IgE são mais comuns nesse tipo de urticária e podem ser diagnosticadas pelo teste cutâneo ou por dosagem de IgE específica (RAST), porém o resultado deve ser correlacionado ao contexto clínico. c) a causa da urticária aguda é sempre estabelecida em função da brevidade dos sintomas. d) urticária aguda está quase sempre relacionada à reação por algum medicamento usado pelo paciente.

3 10 QUESTÃO 24 Quanto à fisiopatologia da urticária, é CORRETO afirmar que: a) a urticária aguda é aquela que tem menos de 6 meses de duração. b) a degranulação dos mastócitos ocorre pela ligação da IgE ao receptor de alta afinidade, com liberação apenas da histamina, o que não é capaz de desencadear uma resposta de fase tardia. c) os mediadores secretados pelos mastócitos ativados iniciam uma resposta imediata na urticária, porém o estímulo é insuficiente para desencadear um estado mais persistente da inflamação. d) os mediadores secretados pelos mastócitos ativados iniciam uma resposta imediata na urticária, e podem ser capazes de desencadear estado mais persistente de inflamação, denominado de resposta de fase tardia da urticária. QUESTÃO 25 Analise as seguintes afirmativas em relação aos anticorpos monoclonais humanizados: 1. Adalimumabe, Alemtuzumabe, Omalizumabe, Trastuzumabe são anticorpos humanizados. 2. Devido à humanização do anticorpo, a ação é mais específica, diminuindo, assim, os efeitos adversos. 3. Devido à pequena porção não humanizada do anticorpo, pode haver reação sistêmica anafilática, porém isto é raro. Estão CORRETAS as afirmativas: a) 1, 2 e 3. b) 1 e 2, apenas, c) 1 e 3, apenas. d) 2 e 3, apenas, QUESTÃO 26 Em relação à associação entre asma e RGE, assinale a afirmativa CORRETA: a) RGE é raramente encontrado em asmáticos. b) Ainda não está claro se o tratamento do RGE melhora a asma. c) RGE pode ser secundário ao uso de altas doses de corticosteróides inalados. d) RGE pode ser facilmente diagnosticado pela prova terapêutica com os bloqueadores da bomba de prótons.

4 11 QUESTÃO 27 Qual dos tratamentos abaixo está corretamente indicado para um adulto com asma persistente grave? a) Teofilina de liberação lenta associado à prednisona oral (1 mg/kg/dia). b) Corticosteróide em altas doses associado a ß2 agonista de longa duração. c) Antagonista de receptor de leucotrieno associado a agente ß2 agonista de longa duração. d) Beclometasona inalada na dose de 500 mcg/dia associada a agente ß2 agonista de longa duração. QUESTÃO 28 Qual achado tomográfico NÃO é usualmente relacionado com asma grave? a) Encarceramento aéreo. b) Infiltração peribrônquica. c) Espessamento brônquico. d) Estreitamento do lúmen brônquico. QUESTÃO 29 O uso de anti-ige está indicado em qual situação? a) Asma persistente grave associada à DPOC. b) Asma persistente grave, com Ige total acima de UI/ml. c) Asma persistente grave, alérgica, com Ige total de 600 UI/ml. d) Asma persistente moderada a grave que não tem parasitose intestinal associada. QUESTÃO 30 Em relação aos linfócitos B circulantes, é CORRETO afirmar que representam: a) 10 20% do total dos linfócitos circulantes no sangue. b) 30 40% do total dos linfócitos circulantes no sangue. c) 50 60% do total dos linfócitos circulantes do sangue. d) 70 80% do total dos linfócitos circulantes do sangue. QUESTÃO 31 Em relação aos linfócitos B, é INCORRETO afirmar que: a) se localizam nos folículos do baço. b) são células secretoras de interleucinas. c) são células apresentadoras de antígenos.

5 d) sua maturação depende de estímulo antigênico. QUESTÃO Em relação aos valores normais das imunoglobulinas séricas, é INCORRETO afirmar: a) Ao nascer, os níveis de IgD são muito baixos. b) Os níveis de IgM se normalizam ao redor dos 6 anos. c) A IgA alcança cifras normais de adulto na adolescência. d) Os valores de IgG aumentam de forma progressiva durante o primeiro ano de vida. QUESTÃO 33 Qual das seguintes funções NÃO é própria dos leucotrienos C4, D4, e E4? a) Ação quimiotáxica sobre os macrófagos. b) Aumento de edema da mucosa. c) Broncoconstrição. d) Vasodilatação. QUESTÃO 34 Qual dos seguintes mediadores de origem linfocitária é o mais importante para recrutamento de células mononucleares fagocíticas na reação de hipersensibilidade do tipo IV? a) INF-γ. b) IL-4. c) IL-3. d) IL-1. QUESTÃO 35 Qual das seguintes características é própria das reações de hipersensibilidade imediata e NÃO é própria das reações de hipersensibilidade retardada/ a) Pode ser transferida por linfócitos. b) Existem edema, dilatação vascular e contração de músculo liso. c) Existem infiltrados celulares perivasculares com edema. d) As citocinas são os principais mediadores.

6 13 QUESTÃO 36 Qual das seguintes células é importante para que o organismo se sensibilize contra um antígeno e se induza a produção de anticorpos IgE específicos? a) Linfócito T CD3 + CD8 + com fenótipo Th2. b) Linfócito T CD3 + CD8 + com fenótipo Th1. c) Linfócito T CD3 + CD4 + com fenótipo Th2. d) Linfócito T CD3 + CD4 + com fenótipo Th1. QUESTÃO 37 Qual dos seguintes mediadores é o mais abundante nos mastócitos? a) Triptase. b) Heparina. c) Histamina. d) Prostaglandina. QUESTÃO 38 Qual dos seguintes fatores se demonstrou ter a maior importância para o aumento da incidência e prevalência da Rinite Alérgica nos últimos anos? a) Aleitamento artificial. b) Exposição à fumaça de cigarro. c) Aumento dos aditivos alimentares. d) Aumento de exposição aos aeroalérgenos. QUESTÃO 39 Em relação com a história natural da asma infantil, é INCORRETO afirmar: a) Uns 30-50% das asmas desaparecem ao se alcançar a puberdade. b) Mais da metade dos pacientes não terá a enfermidade ao chegar à idade adulta. c) As crianças com asma leve têm menos probabilidade de continuar sendo asmáticas na vida adulta. d) As crianças com dermatite atópica e asma têm mais probabilidade de continuar sendo asmáticas na vida adulta.

7 14 QUESTÃO 40 Em relação à epidemiologia e à história natural da dermatite atópica, é INCORRETO afirmar: a) Associa-se a outras enfermidades atópicas. b) Afeta a pelo menos 10% da população em algum momento da vida. c) A maioria dos pacientes desenvolve a doença antes dos 7 anos de vida. d) Aproximadamente 90% das crianças com DA se vêem livres da doença na vida adulta. QUESTÃO 41 Qual dos seguintes quadros clínicos NÃO se relaciona a uma reação adversa à droga de aparecimento imediato? a) Erupções exantemáticas. b) Edema laríngeo. c) Broncoespasmo. d) Urticária. QUESTÃO 42 Nas provas de função respiratória, qual dos seguintes parâmetros permite classificar melhor o grau de gravidade da asma? a) Capacidade vital forçada. b) Capacidade residual funcional. c) Fluxo expiratório máximo no primeiro segundo. d) Capacidade pulmonar total. QUESTÃO 43 Em relação às linhas de Dennie, é CORRETO afirmar: a) São pregas situadas abaixo das pálpebras inferiores. b) São níveis líquidos que se observam na radiologia dos seios paranasais. c) São linhas pálido-azuladas que se observam na mucosa nasal mediante rinoscopia anterior.

8 d) São rugas que se observam no 1/3 anterior das narinas e produzidas por freqüentes coçaduras. QUESTÃO 44 Qual dos seguintes tratamentos médicos da rinite vasomotora é o mais eficaz? a) Corticóides tópicos. b) Anticolinérgicos tópicos. c) Vasoconstrictores tópicos. d) Descongestionantes orais. 15 QUESTÃO 45 Qual dos seguintes achados histopatológicos NÃO é especialmente relevante no remodelamento da asma brônquica? a) Dano epitelial. b) Proliferação celular. c) Hiperplasia do músculo liso. d) Depósito de colágeno na membrana basal. QUESTÃO 46 Qual dos seguintes fármacos anti-hipertensivos pode ser indutor de aumento de hiperreatividade brônquica no asmático? a) Furosemida (diurético). b) Atenolol (ß bloqueador). c) Clonidina (inibidor alfa agonista). d) Atensina (bloqueador ganglionar). QUESTÃO 47 Qual das seguintes provas diagnósticas seria a mais confiável ante a suspeita de refluxo gastroesofágico em um paciente asmático? a) PH-metria. b) Manometria. c) Endoscopia. d) Radiografia com contraste iodado.

9 16 QUESTÃO 48 Segundo o GINA 2005, qual dos tratamentos seguintes se considera o mais acertado para um paciente de 12 anos de idade que sofre de crises leves, com freqüência de 1 vez por semana e sem sintomas noturnos? a) ß2 orais de curta duração, de acordo com a necessidade, e antileucotrienos como tratamento de manutenção. b) ß2 inalados de longa duração, como tratamento de manutenção, para se evitar as crises. c) ß2 inalados de curta duração, de acordo com a necessidade. d) Corticosteróides inalados em baixa dose e ß2 inalados de curta duração, de acordo com a necessidade. QUESTÃO 49 Qual dos seguintes grupos terapêuticos tem sido demonstrado, com mais evidência, ser capaz de diminuir as taxas de mortalidade por asma brônquica em adolescentes? a) Cromonas. b) Corticosteróides inalados. c) Broncodilatadores ß2 inalados de longa duração. d) Corticosteróides orais. QUESTÃO 50 Qual dos seguintes fatores desencadeantes de crises de asma é o mais freqüente em lactentes? a) alérgenos alimentares. b) alérgenos ambientais. c) tabagismo passivo. d) infecções virais.

10 17 ATENÇÃO COM SUA ESCRITA HABITUAL, TRANSCREVA, PARA O ESPAÇO RESERVADO PELA COMISSÃO, NA FOLHA DE RESPOSTAS, A SEGUINTE FRASE: Os cristais e as pedras preciosas são a expressão mais pura da energia e da luz.

12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ALERGISTA. Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, assinale a resposta CORRETA:

12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ALERGISTA. Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, assinale a resposta CORRETA: 12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ALERGISTA QUESTÃO 21 Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, assinale a resposta CORRETA: a) não há estudos sistematizados que avaliem a

Leia mais

Reações de. Hipersensibilidade 19/11/2009. Hipersensibilidade. Tipos de Hipersensibilidade ADCC

Reações de. Hipersensibilidade 19/11/2009. Hipersensibilidade. Tipos de Hipersensibilidade ADCC Hipersensibilidade Reações de Hipersensibilidade Geralmente o organismo consegue remover e eliminar o Ag sem causar danos aos tecidos Em algumas circunstâncias, a inflamação causada resulta em dano tecidual

Leia mais

REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE

REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE Conceito REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE PROF. MANUEL JUNIOR IMUNOLOGIA - ENFERMAGEM Resposta imune adaptativa, exagerada ou inadequada, resultando em reação inflamatória e/ou dano tecidual Os antígenos

Leia mais

Reação de Hipersensibilidade: Resposta imune que ocorre de forma exagerada ou inapropriada.

Reação de Hipersensibilidade: Resposta imune que ocorre de forma exagerada ou inapropriada. Reação de Hipersensibilidade: Resposta imune que ocorre de forma exagerada ou inapropriada. Resposta para antígenos inócuos Resposta para antígenos inócuos estranhos (não próprios) que são desreguladas

Leia mais

Sistema Respiratório Humano

Sistema Respiratório Humano Sistema Respiratório Humano Sistema Respiratório Os alimentos contêm a energia necessária para nossas atividades. Essa energia é liberada por meio de uma transformação química conhecida como respiração

Leia mais

A Rinite nas Várias Idades da Criança: Do Nascimento em Diante

A Rinite nas Várias Idades da Criança: Do Nascimento em Diante A Rinite nas Várias Idades da Criança: Do Nascimento em Diante Olavo Mion Introdução A rinite na criança tem várias particularidades, varia de acordo com a idade, e devido ao desenvolvimento da criança

Leia mais

Resposta Imune celular

Resposta Imune celular Introdução Resposta Imune celular A maioria dos Ag microbianos são processados pelas APC e apresentados ao linfócito T helper, preferencialmente associados com classe II do MHC Induz linfócito B a produzir

Leia mais

PNEUMOLOGIA LINHA DE CUIDADO GERAL EM ASMA E DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)

PNEUMOLOGIA LINHA DE CUIDADO GERAL EM ASMA E DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) LINHA DE CUIDADO GERAL EM ASMA E DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) Nível de Atenção Ações em Saúde Ações e Procedimentos Específicos Atenção Básica Atenção Especializada de Média Complexidade (Ambulatorial,

Leia mais

TESTE DE INTOLERÂNCIA ALIMENTAR DIETA MEDITERRÂNICA

TESTE DE INTOLERÂNCIA ALIMENTAR DIETA MEDITERRÂNICA TESTE DE INTOLERÂNCIA ALIMENTAR DIETA MEDITERRÂNICA PONTOS-CHAVE Permite determinar a presença e os níveis de anticorpos IgG a mais de 200 alimentos. A análise é realizada em duplicado a cada um dos alimentos,

Leia mais

[DERMATITE ATÓPICA OU ATOPIA]

[DERMATITE ATÓPICA OU ATOPIA] [DERMATITE ATÓPICA OU ATOPIA] 2 A Dermatite Atópica é uma doença alérgica crônica comum que atinge em torno de 20% dos animais e está associada a uma reação a alérgenos ambientais. Há uma predisposição

Leia mais

CONSENTIMENTO ESCLARECIDO DO USO DE CONTRASTE

CONSENTIMENTO ESCLARECIDO DO USO DE CONTRASTE CONSENTIMENTO ESCLARECIDO DO USO DE CONTRASTE FORMULÁRIO PADRÃO FP CENF 523 Versão: 02 Nome: Quarto: Registro: Exame: TIPO DE SERVIÇO: ( ) ANGIOGRAFIA ( ) UROGRAFIA EXCRETORA ( ) HEMODINÂMICA ( ) COLANGIOGRAFIA

Leia mais

PROMERGAN (prometazina) BELFAR LTDA. Creme dermatológico 20 mg/g

PROMERGAN (prometazina) BELFAR LTDA. Creme dermatológico 20 mg/g PROMERGAN (prometazina) BELFAR LTDA. Creme dermatológico 20 mg/g PROMERGAN Prometazina APRESENTAÇÃO Creme 20 mg/g, bisnaga de 30 g. USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS. COMPOSIÇÃO Cada

Leia mais

XXXVIII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia e 3º Simpósio Internacional sobre o Lactente Sibilante

XXXVIII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia e 3º Simpósio Internacional sobre o Lactente Sibilante XXXVIII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia e 3º Simpósio Internacional sobre o Lactente Sibilante 08h00-09h00 09h00-10h30 Sábado, 19 de Novembro de 2011 Sala Brum Negreiros A Sala Ernesto Mendes

Leia mais

Sangue Professor: Fernando Stuchi

Sangue Professor: Fernando Stuchi Zoologia e Histologia Animal Sangue Professor: Fernando Stuchi Sangue Em animais invertebrados o líquido circulante no interior do sistema cardiovascular é a hemolinfa. Nos vertebrados esse liquido é o

Leia mais

RESOLUÇÃO SS nº 278, de 26 de julho de 2007

RESOLUÇÃO SS nº 278, de 26 de julho de 2007 RESOLUÇÃO SS nº 78, de 6 de julho de 007 Aprova o Protocolo para Tratamento dos portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica DPOC, atendidos pelo Sistema Único de Saúde SUS, do Estado de São Paulo.

Leia mais

Papel do Laboratório de Microbiologia no Diagnóstico Laboratorial: Orientações para a Prática e

Papel do Laboratório de Microbiologia no Diagnóstico Laboratorial: Orientações para a Prática e Papel do Laboratório de Microbiologia no Diagnóstico Laboratorial: Orientações para a Prática e Conduta. QUESTÕES DE PROVAS; CONTEÚDO DAS PRÓXIMAS AULAS; HORÁRIO DE ATENDIMENTO ON-LINE; blog do professor:

Leia mais

QUESTÕES ESPECÍFICAS DA AVALIAÇÃO ORL DE CANTORES

QUESTÕES ESPECÍFICAS DA AVALIAÇÃO ORL DE CANTORES QUESTÕES ESPECÍFICAS DA AVALIAÇÃO ORL DE CANTORES A. Informações adicionais prestadas pelo alunopaciente: 1. Frequência e tipo das atividades de canto e/ou fala: 2. Objetivos pretendidos no estudo de canto:

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA Cargo 48. Na reação de hipersensibilidade imediata do tipo I, qual dos seguintes mediadores é neoformado nos tecidos?

PROVA ESPECÍFICA Cargo 48. Na reação de hipersensibilidade imediata do tipo I, qual dos seguintes mediadores é neoformado nos tecidos? 11 PROVA ESPECÍFICA Cargo 48 QUESTÃO 26 Na reação de hipersensibilidade imediata do tipo I, qual dos seguintes mediadores é neoformado nos tecidos? a) Heparina. b) Histamina. c) Fator ativador de plaquetas

Leia mais

Imunologia Clínica e Esofagite Eosinofílica

Imunologia Clínica e Esofagite Eosinofílica Imunologia Clínica e Esofagite Eosinofílica Qual o mecanismo fisiopatológico da doença? A esofagite eosinofílica ( EE) está relacionada ao aumento da sensibilidade alérgica? Qual a conexão entre alergia

Leia mais

ALERGIA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR. Laíse Souza. Mestranda Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN / UNIRIO

ALERGIA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR. Laíse Souza. Mestranda Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN / UNIRIO ALERGIA X INTOLERÂNCIA ALIMENTAR Laíse Souza Mestranda Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN / UNIRIO COMO DIFERENCIAR A ALERGIA ALIMENTAR DA INTOLERÂNCIA ALIMENTAR?! ALERGIA ALIMENTAR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO HOSPITAL DE CLÍNICAS COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO HOSPITAL DE CLÍNICAS COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PREVENÇÃO e CONTROLE do Clostridium difficile 1 Introdução Clostridium difficile (CD) é uma bactéria Gram-positiva, anaeróbia obrigatória com forma de bacilo, formadora de esporos e produtora de toxinas.

Leia mais

entendendo as diretrizes profissionais

entendendo as diretrizes profissionais ASMA GRAVE entendendo as diretrizes profissionais Asthma UK Este guia inclui informações sobre o que a Sociedade Respiratória Europeia (ERS) e a Sociedade Torácica Americana (ATS) divulgaram sobre asma

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO ALERGIA E IMUNOLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO ALERGIA E IMUNOLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO ALERGIA E IMUNOLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO ALERGIA E IMUNOLOGIA PEDIÁTRICA

Leia mais

Doença inflamatória crónica das vias aéreas de elevada prevalência. Uma patologias crónicas mais frequentes

Doença inflamatória crónica das vias aéreas de elevada prevalência. Uma patologias crónicas mais frequentes Tiago M Alfaro alfarotm@gmail.com 09/05/2014 Asma Doença inflamatória crónica das vias aéreas de elevada prevalência Uma patologias crónicas mais frequentes Heterogeneidade importante nas manifestações

Leia mais

Asma: Manejo do Período Intercrise. Pérsio Roxo Júnior Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria

Asma: Manejo do Período Intercrise. Pérsio Roxo Júnior Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria Asma: Manejo do Período Intercrise Pérsio Roxo Júnior Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria ASMA Doença Inflamatória Crônica Hiper-responsividade das vias aéreas inferiores

Leia mais

Assistência Farmacêutica em Asma

Assistência Farmacêutica em Asma Caracterização Assistência Farmacêutica em Asma Asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível

Leia mais

DISTÚRBIOS SISTÊMICOS E O PERIODONTO

DISTÚRBIOS SISTÊMICOS E O PERIODONTO INAPÓS - Faculdade de Odontologia e Pós Graduação Curso de Graduação em Odontologia Disciplina de Periodontia 5 o período DISTÚRBIOS SISTÊMICOS E O PERIODONTO Prof.Dr. Lucinei Roberto de Oliveira http://lucinei.wikispaces.com

Leia mais

INDICADORES DE SAÚDE

INDICADORES DE SAÚDE Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Coordenação de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores INDICADORES

Leia mais

número 17 - março/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

número 17 - março/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS número 17 - março/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida

Leia mais

ASMA E BRONQUITE EM CÃES E GATOS

ASMA E BRONQUITE EM CÃES E GATOS ASMA E BRONQUITE EM CÃES E GATOS INTRODUÇÃO A asma é uma doença crônica dos pulmões, na qual as vias respiratórias se estreitam e a respiração se torna mais difícil. As vias respiratórias em um animal

Leia mais

Christiano Coli Intensivista da Unidade de Terapia Intensiva Hospital Mater Dei

Christiano Coli Intensivista da Unidade de Terapia Intensiva Hospital Mater Dei SIADH, SPS E O PAPEL DA SALINA HIPERTÔNICA Christiano Coli Intensivista da Unidade de Terapia Intensiva Hospital Mater Dei HIPONATREMIA Hiponatremia: Na < 135 meq/l Incidência: Pacientes hospitalizados:

Leia mais

Alergia às proteínas do leite de vaca

Alergia às proteínas do leite de vaca Alergia às proteínas do leite de vaca Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. Pág. 01 Alguns lactentes, quando ingerem leite de vaca, podem reagir contra

Leia mais

Infecções Genitais Femininas

Infecções Genitais Femininas Infecções Genitais Femininas 1963 2011 FMBotucatu 20ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia Maternidade Sinhá Junqueira Vulvovaginites Recorrentes Ribeirão Preto 2011 Mecanismos de Defesa do TGI TGI Feminino

Leia mais

Imunologia. Introdução. Imunidade = resistência a infecções. Células, tecidos e moléculas que medeiam resistência = sistema imune

Imunologia. Introdução. Imunidade = resistência a infecções. Células, tecidos e moléculas que medeiam resistência = sistema imune Imunologia Definição: Estudo do sistema imune (SI) e dos mecanismos que os seres humanos e outros animais usam para defender seus corpos da invasão de microorganimos. Introdução Imunidade = resistência

Leia mais

ABORDAGEM CLÍNICA DAS ARBOVIROSES EPIDÊMICAS E HIPERENDÊMICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DENGUES TIPO 1 A 4, CHIKUNGUNYA E ZIKA

ABORDAGEM CLÍNICA DAS ARBOVIROSES EPIDÊMICAS E HIPERENDÊMICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DENGUES TIPO 1 A 4, CHIKUNGUNYA E ZIKA ABORDAGEM CLÍNICA DAS ARBOVIROSES EPIDÊMICAS E HIPERENDÊMICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DENGUES TIPO 1 A 4, CHIKUNGUNYA E ZIKA Pedro Guimarães Coscarelli Médico Dstrab/Cvast/Svea/SVS/SES-RJ Professor

Leia mais

APROVADO EM 28-04-2004 INFARMED

APROVADO EM 28-04-2004 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Leia mais

Filariose Linfática. - Esses vermes, chamados de filarídeos, não são geo-helmintos. Eles precisam de um vetor (mosquito) para completar seu ciclo.

Filariose Linfática. - Esses vermes, chamados de filarídeos, não são geo-helmintos. Eles precisam de um vetor (mosquito) para completar seu ciclo. Filariose Linfática Parasito Reino: Animalia Filo: Nemathelminthes Classe: Nematoda Família: Onchocercidae Gênero: Wuchereria Espécies: Wuchereria bancrofti - Esses vermes, chamados de filarídeos, não

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 404/2014 Diversos Medicamentos

RESPOSTA RÁPIDA 404/2014 Diversos Medicamentos RESPOSTA RÁPIDA 404/2014 Diversos Medicamentos SOLICITANTE Drª Herilene de Oliveira Andrade Juíza de Direito Comarca de Itapecerica NÚMERO DO PROCESSO 0335.14.1544-7 DATA 22/07/2014 Ao NATS, SOLICITAÇÃO

Leia mais

Pneumopatia e Exercício. Milena Fogagnoli

Pneumopatia e Exercício. Milena Fogagnoli Pneumopatia e Exercício Milena Fogagnoli Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica () Sexta causa de morte no mundo; 600 milhões de pessoas já sofreram; atinge cerca de 7 milhões de brasileiros (5% da população);

Leia mais

A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL. Coordenação Estadual de Saúde Mental Março 2014

A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL. Coordenação Estadual de Saúde Mental Março 2014 A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL Coordenação Estadual de Saúde Mental Março 2014 ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO PARA TRANSTORNOS MENTAIS E DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS Em saúde mental nem sempre

Leia mais

APROVADO EM 27-07-2012 INFARMED

APROVADO EM 27-07-2012 INFARMED Folheto informativo: Informação para o utilizador Buscopan 20 mg/1 ml solução injectável Brometo de butilescopolamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois

Leia mais

Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana Prof. Raphael Garcia CREF1 24109 G/RJ. Sistema Linfático

Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana Prof. Raphael Garcia CREF1 24109 G/RJ. Sistema Linfático Sistema Linfático Introdução O sistema linfático é um sistema vascular - a parte - por onde circula a linfa. É um sistema auxiliar de drenagem, ou seja, auxilia o sistema venoso fazendo retornar para a

Leia mais

TÍTULO: PSORÍASE: PERSPECTIVAS TERAPÊUTICAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA

TÍTULO: PSORÍASE: PERSPECTIVAS TERAPÊUTICAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA TÍTULO: PSORÍASE: PERSPECTIVAS TERAPÊUTICAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES): JULIANA CICELINI ORIENTADOR(ES):

Leia mais

ASMA. FACIMED Curso de Medicina. Disciplina Medicina de Família e Comunidade. Prof. Ms. Alex Miranda Rodrigues

ASMA. FACIMED Curso de Medicina. Disciplina Medicina de Família e Comunidade. Prof. Ms. Alex Miranda Rodrigues ASMA FACIMED Curso de Medicina Disciplina Medicina de Família e Comunidade Prof. Ms. Alex Miranda Rodrigues Disciplina Medicina de Família e Comunidade 5º Período Objetivos Ao final desta aula o aluno

Leia mais

FARMACODINÂMICA MECANISMO DE AÇÃO DE DROGAS

FARMACODINÂMICA MECANISMO DE AÇÃO DE DROGAS FARMACODINÂMICA A farmacodinâmica estuda os mecanismos pelos quais um medicamento atua sobre as funções bioquímicas ou fisiológicas de um organismo vivo (o que a droga faz no organismo). MECANISMO DE AÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA DISCIPLINA - EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS INFECCIOSAS 2006

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA DISCIPLINA - EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS INFECCIOSAS 2006 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA DISCIPLINA - EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS INFECCIOSAS 2006 Avaliando a Validade do Diagnóstico e de Testes de triagem Introdução

Leia mais

O QUE É? O RETINOBLASTOMA

O QUE É? O RETINOBLASTOMA O QUE É? O RETINOBLASTOMA Retina O RETINOBLASTOMA O QUE SIGNIFICA ESTADIO? O QUE É O RETINOBLASTOMA? O Retinoblastoma é um tumor que se desenvolve numa zona do olho chamada retina. A retina é uma fina

Leia mais

Uso Correto da Medicação. Oral e Insulina Parte 1. Denise Reis Franco Médica. Alessandra Gonçalves de Souza Nutricionista

Uso Correto da Medicação. Oral e Insulina Parte 1. Denise Reis Franco Médica. Alessandra Gonçalves de Souza Nutricionista Uso Correto da Medicação Denise Reis Franco Médica Alessandra Gonçalves de Souza Nutricionista Eliana M Wendland Doutora em Epidemiologia Oral e Insulina Parte 1 Uso correto da medicação oral e insulina

Leia mais

Mediadores pré-formados. Mediadores pré-formados. Condição alérgica. Número estimado de afetados (milhões) Rinite alérgica Sinusite crônica 32.

Mediadores pré-formados. Mediadores pré-formados. Condição alérgica. Número estimado de afetados (milhões) Rinite alérgica Sinusite crônica 32. REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE HIPERSENSIBILIDADE : É uma resposta imunológica exagerada ou inapropriada a um estímulo produzido por um antígeno. REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE

Leia mais

Qual é a função do cólon e do reto?

Qual é a função do cólon e do reto? Câncer de Cólon Qual é a função do cólon e do reto? O cólon e o reto constituem o intestino grosso, que possui um importante papel na capacidade do organismo de processar os alimentos. O intestino grosso

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 11/08/2012 Nota: Professor(a): Karina Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

HPV Vírus Papiloma Humano. Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende

HPV Vírus Papiloma Humano. Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende HPV Vírus Papiloma Humano Nome: Edilene Lopes Marlene Rezende O HPV (papiloma vírus humano) é o agente causador de uma doença sexualmente transmissível (DST). Condiloma Acuminado vulgarmente conhecida

Leia mais

Púrpura de Henoch-Schönlein

Púrpura de Henoch-Schönlein www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Púrpura de Henoch-Schönlein Versão de 2016 1. O QUE É A PÚRPURA DE HENOCH-SCHÖNLEIN 1.1 O que é? A púrpura de Henoch-Schönlein (PHS) é uma doença na qual ocorre

Leia mais

Sistema Circulatório: O Sangue

Sistema Circulatório: O Sangue Sistema Circulatório: O Sangue A composição do sangue Embora o sangue tenha uma aparência homogênea, se observado ao microscópio, logo se notará sua composição heterogênea. Isto significa que o sangue

Leia mais

BRONQUIOLITE EPIDEMIOLOGIA

BRONQUIOLITE EPIDEMIOLOGIA BRONQUIOLITE O termo bronquiolite designa uma infecção, habitualmente vírica, caracterizada por obstrução inflamatória dos bronquíolos. É a principal causa de doença aguda e de internamento em crianças

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Quadriderme 0,5 mg/g + 10 mg/g + 1 mg/g Creme Betametasona + Clotrimazol + Gentamicina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento.

Leia mais

Efeitos da asma, da rinite alérgica e da respiração oral na qualidade de vida de crianças e adolescentes

Efeitos da asma, da rinite alérgica e da respiração oral na qualidade de vida de crianças e adolescentes Efeitos da asma, da rinite alérgica e da respiração oral na qualidade de vida de crianças e adolescentes AUTORES: NETO, Gilberto Inácio Cardoso¹; GONDIM, Bruno Ferreira¹; CARDOSO, Bruno Freitas¹; MESQUITA,

Leia mais

O que é o controlo da asma

O que é o controlo da asma O que é o controlo da asma Em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas têm asma. No entanto, com tratamento, a maioria dessas pessoas pode alcançar um bom controlo da asma. Quando a sua asma está controlada,

Leia mais

O QUE SÃO AS VACINAS?

O QUE SÃO AS VACINAS? VAMOS FALAR VACINAS SOBRE O QUE SÃO AS VACINAS? As vacinas são substâncias que estimulam o corpo a se defender contra os organismos (vírus e bactérias) que provocam doenças. Protegem milhões de crianças

Leia mais

vacina hepatite B (recombinante)

vacina hepatite B (recombinante) vacina hepatite B (recombinante) FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Suspensão injetável - Cartucho contendo 1 frasco-ampola com 1 dose de 0,5mL; - Cartucho contendo 20 frascos-ampola com 1 dose de 0,5mL;

Leia mais

Esofagite Eosinofílica

Esofagite Eosinofílica Esofagite Eosinofílica Introdução Como otorrinolaringologistas, temos muitos pacientes que vêm ao consultório diariamente queixando- se de disfagia. Muitas vezes pensamos em doença do refluxo gastroesofágico

Leia mais

Espondilartrites Juvenis/Artrite Relacionada com Entesite (Epa-Are)

Espondilartrites Juvenis/Artrite Relacionada com Entesite (Epa-Are) www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Espondilartrites Juvenis/Artrite Relacionada com Entesite (Epa-Are) Versão de 2016 1. O QUE SÃO AS ESPONDILARTRITES JUVENIS/ARTRITE RELACIONADA COM ENTESITE

Leia mais

Anafilaxia. Pérsio Roxo Júnior. Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria

Anafilaxia. Pérsio Roxo Júnior. Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria Anafilaxia Pérsio Roxo Júnior Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria 1 Definição Reação de hipersensibilidade grave, de início súbito e que pode levar à morte Síndrome

Leia mais

1. O que é Relmus 4 mg / 2ml Solução injectável e para que é utilizado

1. O que é Relmus 4 mg / 2ml Solução injectável e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Relmus 4 mg / 2 ml Solução injectável Tiocolquicosido Este medicamento está sujeito a monitorização adicional. Isto irá permitir a rápida identificação

Leia mais

REGENERADOR OSTEOARTICULAR

REGENERADOR OSTEOARTICULAR REGENERADOR OSTEOARTICULAR OSTEOCART PLUS é um regenerador osteoarticular com formulação exclusiva. Possui décadas de eficácia comprovada por milhares de médicos veterinários e animais de estimação, em

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Acetilcisteína Sandoz 600 mg comprimidos efervescentes Acetilcisteína

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Acetilcisteína Sandoz 600 mg comprimidos efervescentes Acetilcisteína FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Acetilcisteína Sandoz 600 mg comprimidos efervescentes Acetilcisteína APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente.

Leia mais

Síndrome de Guillain-Barré

Síndrome de Guillain-Barré Enfermagem em Clínica Médica Síndrome de Guillain-Barré Enfermeiro: Elton Chaves email: eltonchaves76@hotmail.com Síndrome de Guillain-Barré É uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico

Leia mais

Resposta imune adquirida

Resposta imune adquirida Resposta imune adquirida Resposta imune adquirida Também denominada: - Resposta imune tardia - Resposta imune adaptativa É caracterizada por ocorrer em períodos mais tardios após o contato com um agente

Leia mais

Glaucoma. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Glaucoma. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Glaucoma Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho GLAUCOMA O Glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada a pressão ocular alta. Glaucoma Crônico e agudo Crônico:

Leia mais

As alergias respiratórias. Respiratory allergies

As alergias respiratórias. Respiratory allergies As alergias respiratórias Respiratory allergies Clóvis Eduardo Santos Galvão 1, Fábio F. Morato Castro 2 Galvão CES, Castro FFM. As alergias respiratórias. Rev Med (São Paulo). 2005 jan.-mar.;84(1):18-24.

Leia mais

O QUE É A CICLOSPORINA TEVA E PARA QUE SE UTILIZA. Forma farmacêutica e conteúdo; grupo fármaco-terapêutico

O QUE É A CICLOSPORINA TEVA E PARA QUE SE UTILIZA. Forma farmacêutica e conteúdo; grupo fármaco-terapêutico FOLHETO INFORMATIVO CICLOSPORINA TEVA 25/50/100 mg Cápsulas moles Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia mais

Imunodeficiência Primária Os 10 sinais de alerta

Imunodeficiência Primária Os 10 sinais de alerta Imunodeficiência Primária Os 10 sinais de alerta Sistema Imunológico Sistema Imune Inato Barreira físicas e químicas Fagócitos Sistema Complemento Células Natural Killer Proteínas fase aguda Citocinas

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Doenças Respiratórias Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Rinite Alérgica é a inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa

Leia mais

FURP-PARACETAMOL. Fundação para o Remédio Popular FURP. Solução Oral. 200 mg/ml

FURP-PARACETAMOL. Fundação para o Remédio Popular FURP. Solução Oral. 200 mg/ml FURP-PARACETAMOL Fundação para o Remédio Popular FURP Solução Oral 200 mg/ml BULA PARA O PACIENTE FURP-PARACETAMOL 200 mg/ml Solução Oral paracetamol APRESENTAÇÃO Solução oral Frasco com 15 ml de solução

Leia mais

TRATAMENTO AMBULATORIAL DA ASMA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Andréa da Silva Munhoz

TRATAMENTO AMBULATORIAL DA ASMA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Andréa da Silva Munhoz TRATAMENTO AMBULATORIAL DA ASMA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Andréa da Silva Munhoz A asma é uma das doenças crônicas mais prevalentes na infância e apresenta altas taxas de mortalidade e internações. Por

Leia mais

AVALIAÇÃO DA BUSCA POR PRODUTOS ALIMENTÍCIOS COM FINS ESPECIAIS. 1. Cindy Lirio Brittes 2.

AVALIAÇÃO DA BUSCA POR PRODUTOS ALIMENTÍCIOS COM FINS ESPECIAIS. 1. Cindy Lirio Brittes 2. AVALIAÇÃO DA BUSCA POR PRODUTOS ALIMENTÍCIOS COM FINS ESPECIAIS. 1 Cindy Lirio Brittes 2. 1 Pesquisa técnico científica 2 Aluna do Curso de Graduação em Nutrição da UFSM, cindy-lirio@hotmail.com; Resumo

Leia mais

Página 1 de 5 GABARITO - PRÁTICA QUESTÃO 1 ITEM A

Página 1 de 5 GABARITO - PRÁTICA QUESTÃO 1 ITEM A GABARITO - PRÁTICA QUESTÃO 1 Lactente vem evoluindo bem, com sinais e sintomas comuns dessa faixa etária Ganho de peso limítrofe. Cólicas e hábito intestinal compatível com aleitamento misto. Pediatra

Leia mais

dropropizina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 7,5 mg/5 ml e 15 mg/5 ml

dropropizina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 7,5 mg/5 ml e 15 mg/5 ml dropropizina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 7,5 mg/5 ml e 15 mg/5 ml dropropizina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Xarope pediátrico de 7,5 mg/5ml: frasco com 120 ml

Leia mais

Introdução. Corticoide inalado é suficiente para a maioria das crianças com asma.

Introdução. Corticoide inalado é suficiente para a maioria das crianças com asma. Introdução Corticoide inalado é suficiente para a maioria das crianças com asma. Alguns pacientes (poucos) podem se beneficiar do antileucotrieno como único tratamento. Se BD de longa ação: acima de 4

Leia mais

ANEXO III ALTERAÇÕES AO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E FOLHETO INFORMATIVO

ANEXO III ALTERAÇÕES AO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E FOLHETO INFORMATIVO ANEXO III ALTERAÇÕES AO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO E FOLHETO INFORMATIVO 25 ALTERAÇÕES A SEREM INCLUÍDAS NAS SECÇÕES RELEVANTES DO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO PARA MEDICAMENTOS

Leia mais

Bula para paciente. pomada. 1 mg/g

Bula para paciente. pomada. 1 mg/g MUD oral Bula para paciente pomada 1 mg/g Mud Oral (triancinolona acetonida) TÓPICO FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES: USO ADULTO USO ORAL Embalagem contendo 1 bisnaga de 10 g. COMPOSIÇÃO: Cada grama

Leia mais

Dr. Ruy Emílio Dornelles Dias

Dr. Ruy Emílio Dornelles Dias Colelitíase Pedras na Vesícula Biliar O QUE É A VESÍCULA BILIAR E O QUE ELA FAZ? A vesícula é uma pequena saculação (como uma bexiga murcha) que se encontra junto ao fígado e sua função é armazenar bile,

Leia mais

Reações de Hipersensibilidade. Profa.Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes

Reações de Hipersensibilidade.  Profa.Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes Reações de Hipersensibilidade www.profbio.com.br Profa.Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes Reações de hipersensibilidade Sensibilidade termo que define a imunidade pela condição clínica do

Leia mais

Asma Diagnóstico e Tratamento

Asma Diagnóstico e Tratamento 1ªs Jornadas de Pneumologia de Angola Respirar bem, Dormir bem, Viver melhor Asma Diagnóstico e Tratamento Margarete Arrais MD, Pneumologista Introdução Importante problema de saúde pública. Desde a década

Leia mais

PROTOCOLO DE NORMATIZAÇÃO DA DISPENSAÇÃO DE FÓRMULAS ESPECIAIS PARA CRIANÇAS COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA NA REDE SUS-BH

PROTOCOLO DE NORMATIZAÇÃO DA DISPENSAÇÃO DE FÓRMULAS ESPECIAIS PARA CRIANÇAS COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA NA REDE SUS-BH PROTOCOLO DE NORMATIZAÇÃO DA DISPENSAÇÃO DE FÓRMULAS ESPECIAIS PARA CRIANÇAS COM ALERGIA À PROTEÍNA DO LEITE DE VACA NA REDE SUS-BH Este protocolo tem o objetivo de estabelecer diretrizes para dispensação

Leia mais

EBV - Sumário. José Miguel Azevedo Pereira - Virologia Teórica. Características morfológicas e estruturais. Características clínicas (MNI, linfomas)

EBV - Sumário. José Miguel Azevedo Pereira - Virologia Teórica. Características morfológicas e estruturais. Características clínicas (MNI, linfomas) EBV - Sumário Características morfológicas e estruturais Características clínicas (MNI, linfomas) Patogénese da infecção Latência do EBV - controlo da infecção Potencial oncogénico do EBV Diagnóstico da

Leia mais

IMPORTANTE: Manter as vias aéreas desobstruídas. Divisão:

IMPORTANTE: Manter as vias aéreas desobstruídas. Divisão: SISTEMA RESPIRATÓRIO É uma característica dos seres vivos, pois o O² O é importante para energia celular. Obtemos o O² O do ar que respiramos. FUNÇÃO: Responsável pela respiração, isto é: Fornecimento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Diclofenac Sandoz 10 mg/g Gel Diclofenac de sódio APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

DERMATOSES OCUPACIONAIS (CID L 72.8)

DERMATOSES OCUPACIONAIS (CID L 72.8) DERMATOSES OCUPACIONAIS (CID L 72.8) 1- Introdução: As dermatoses ocupacionais representam parcela ponderável das doenças profissionais. Sua prevalência é de avaliação difícil e complexa. Grande número

Leia mais

Asma no adolescente: uma abordagem especial

Asma no adolescente: uma abordagem especial ARTIGO ORIGINAL 29 Katia Telles Nogueira Asma no adolescente: uma abordagem especial INTRODUÇÃO Nas últimas décadas, a morbidade da asma tem aumentado consideravelmente em muitos países, e esse fenômeno

Leia mais

Definir febre. Identificar os aspectos peculiares da avaliação e condução de pacientes com febre no ambiente de atenção primária à saúde / atenção

Definir febre. Identificar os aspectos peculiares da avaliação e condução de pacientes com febre no ambiente de atenção primária à saúde / atenção Definir febre. Identificar os aspectos peculiares da avaliação e condução de pacientes com febre no ambiente de atenção primária à saúde / atenção básica. Reconhecer os elementos fundamentais da avaliação

Leia mais

Leia com atenção este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante para si.

Leia com atenção este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante para si. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Ben-u-ron 125 mg supositórios Lactente paracetamol Leia com atenção este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Ambroxol Tuta

2. O que precisa de saber antes de tomar Ambroxol Tuta Folheto informativo: Informação para o utilizador Ambroxol Tuta 6 mg/ml Xarope Ambroxol, cloridrato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

Introdução à patologia. Profª. Thais de A. Almeida 06/05/13

Introdução à patologia. Profª. Thais de A. Almeida 06/05/13 Introdução à patologia Profª. Thais de A. Almeida 06/05/13 Patologia Definição: Pathos: doença. Logos: estudo. Estudo das alterações estruturais e funcionais nas células, tecidos e órgãos visando explicar

Leia mais

Rinite: a conduta no adolescente

Rinite: a conduta no adolescente 30 ARTIGO ORIGINAL Katia Telles Nogueira 1 Johana Cardoso Simões Pires 2 Rhinitis: treatment of adolescents Resumo A rinite é considerada a doença crônica mais comum da infância e adolescência. Representa

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico.

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico. Folheto informativo: Informação para o utilizador Skinoren 200 mg/g creme Ácido azelaico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

O Fenistil gotas orais pertence a um grupo de medicamentos designados por antihistamínicos, que são utilizados no alívio de sintomas alérgicos.

O Fenistil gotas orais pertence a um grupo de medicamentos designados por antihistamínicos, que são utilizados no alívio de sintomas alérgicos. Folheto informativo: Informação para o utilizador Fenistil 1mg/ml gotas orais, solução Maleato de dimetindeno Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informações

Leia mais

ANSIOLÍTICOS E SUAS INDICAÇÕES

ANSIOLÍTICOS E SUAS INDICAÇÕES CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSIQUIATRIA ANSIOLÍTICOS E SUAS INDICAÇÕES TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DOS TRANSTORNOS ANSIOSOS Autor: Dr. Iso Jorge Teixeira Adaptação: Dr Alexandre

Leia mais