RESPOSTAS DE QUESTIONAMENTOS IV

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESPOSTAS DE QUESTIONAMENTOS IV"

Transcrição

1 RESPOSTAS DE QUESTIONAMENTOS IV PREGÃO ELETRÔNICO Nº 21/2013 O Conselho Federal de Contabilidade torna pública a resposta ao questionamento formulado por empresa interessada em participar do certame em referência. 5. DESCRIÇÃO/ESPECIFICAÇÃO DOS PRODUTOS ITENS 1 e 2 SERVIDORES DE REDE RACK Apontamentos 1.7. e 2.7. Controladora de Rede (NIC): Q01: No que diz respeito aos apontamentos e 2.7.1, temos a seguinte consideração: O modelo proposto possui controladora de rede Dual-Port integrada a (com barramento baseado no padrão PCI Express) e estará acompanhado de placa de rede Dual-Port PCI Express off-board. Está correto nosso entendimento que desta forma atendemos plenamente a necessidade de 4 Interfaces de Rede 10BaseT, 100BaseTX, 1000BaseT ou 1000BaseTX solicitada pelo contratante? Apontamentos e Compatibilidade Eletromagnética: Q02: No que diz respeito aos apontamentos e , temos a seguinte consideração: A especificidade de relatórios de conformidade solicitada pelo contratante reduz a competitividade do presente certame, ferindo o princípio da isonomia da Lei de Licitações 8666/93 no seu artigo 3º. Está correto nosso entendimento que ao apresentarmos relatórios rios de conformidade com as normas mais comumente solicitadas (CISPR22/EN55022, CISPR24/EN55024, EN/IEC61000, EN/IEC60950) estaremos atendendo ao presente certame? ITEM 3 WORKSTATION DESKTOP Apontamentos 3.1. Processador e 3.5. SLOTS PCI e Portas de Comunicação: Q03: No que diz respeito aos apontamentos e 3.5.1, temos a seguinte consideração: Workstations que suportam 02 (dois) processadores possuem oneroso valor. Tendo em vista que as solicitações do CFC quanto a 01 (um) processador, 08GB de memória e 01 (um) disco rígido, nos

2 levam a crer que a intenção do contratante é adquirir Workstations de configuração básica, entendemos poder propor Workstations que ofereçam suporte à 01 (um) processador. Está correto nosso entendimento? Resposta: Sim está correto o entendimento serão aceitos equipamentos que suportem um ou dois processadores. Apontamento 3.8. Interface de Vídeo: Q04: No que diz respeito ao apontamento 3.8.6, temos a seguinte consideração: A controladora gráfica nvidia Quadro 2000 (Off-Board) que estamos propondo atende à maioria das solicitações do CFC, mas possui 02 (duas) saídas DisplayPort e 01 (uma) saída DVI. Tendo em vista que tais saídas permitem o uso simultâneo e independente de até 03 (três) monitores, como solicitado no apontamento 3.8.2, entendemos estar atendendo ao presente certame. Está correto nosso entendimento? ITEM 4 ESTAÇÕES DE TRABALHO SEM MONITOR Apontamentos 4.4. Motherboard e 4.5. Armazenamento: Q05: No que diz respeito às redações de DPS dos apontamentos e 4.5.1, temos a seguinte consideração: A tecnologia Drive Protection System é condizente com as tecnologias de discos rígidos de equipamentos notebook da Lenovo com HDAPS (Hard Drive Active Protection System), da Apple com Sudden Motion Sensor, da Acer com GraviSense, da HP com 3D DriveGuard, Mobile Data Protection System 3D e ProtectSmart Hard Drive Protection, da Dell com FFS (Free Fall Sensor) e da Toshiba com HDD Protection. Sendo assim, entendemos que por se tratar de estação de trabalho, destinada a uso em ambiente de escritório, e não à mobilidade, como notebooks, tecnologias de proteção de queda como a DPS e as demais supracitadas fazem-se desnecessárias. Está correto nosso entendimento? Resposta: Será solicitado este item na integra. Apontamentos 4.5. Armazenamento e Gabinete e Fonte: Q06: No que diz respeito aos apontamentos e , temos a seguinte consideração: O contratante solicita gabinete SFF com volume inferior a cm³. Para atendermos tal necessidade, estaremos propondo unidade óptica slim, gravadora de CDRW e DVDRW, padrão SATA e Dual Layer, compatível com a controladora on-board, e velocidades de 8x/6x para DVD Single/Dual Layer, 24x para leitura de CD s e 24x para gravação de CD-R e/ou CD-RW. Está correto nosso entendimento que será aceita unidade óptica dotada de tais características?

3 CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE ITEM 5 NOTEBOOK Apontamento 5.6. Portas de Comunicação: Q07: No que diz respeito ao apontamento 5.6.7, temos a seguinte consideração: Entendemos que, em alternativa à saída DiplayPort solicitada pelo contratante, será aceito equipamento que possua saída HDMI para sinal digital de vídeo e para compor áudio e vídeo em um só cabo. Está correto nosso entendimento? Q08: No que diz respeito ao apontamento , temos a seguinte consideração: O modelo proposto possui conector (slot) do tipo extensor de funções da placa mãe, para utilizar dispositivos de acoplamento e disponibiliza os seguintes recursos da placa mãe: VGA, 02 DVI, 02 DisplayPort, porta USB/eSata (para uso de unidade ótica ou disco rígido externo), power led, áudio linein e line-out, portas PS/2, porta paralela, RJ-45, 05 portas USB 2.0, porta serial RS-232 e conector de alimentação que permite o carregamento da bateria do notebook no momento que o mesmo seja conectado no dispositivo de acoplamento. Tendo em vista que o próprio equipamento dispõe de saída de vídeo HDMI (em substituição à S-Vídeo) e interface(s) USB 3.0, entendemos estar atendendo ao presente certame. Está correto nosso entendimento? ITENS 1 e 2 SERVIDORES DE REDE RACK e ITEM 19 SERVIDORES DE REDE TORRE Apontamentos 1.13., e Gerenciamento: Q09: No que diz respeito aos apontamentos , e , temos a seguinte consideração: O software de gerenciamento e diagnóstico de falhas proposto é capaz de registrar em sua interface gráfica e/ou enviar ao administrador, um sistema de códigos de erro (logs), referente à eventos de falhas eminentes de discos rígidos, processadores, memória, ventiladores, fontes e outros componentes, bem como, registra através das tecnologias ECC e SMART, eventos de pré-falha de memórias e discos rígidos quando estas ocorrem, porém, não há como estimar quantas horas antes da falha estes alertas serão emitidos. Está correto nosso entendimento que estamos atendendo ao presente certame?

4 ITENS 4 ESTAÇÕES DE TRABALHO SEM MONITOR e 20 ESTAÇÕES DE TRABALHO COM MONITOR Apontamentos 4.7. e Placa de Rede: Q10: No que diz respeito aos apontamentos e , temos a seguinte consideração: O padrão ASF 2.0 (http://www.dmtf.org/standards/asf) não sofre atualizações desde o mês de abril do ano de 2003, e todas as suas funcionalidades podem ser realizadas pelo protocolo SNMP. Desta forma, entendemos que se a controladora de rede proposta for capaz de ser gerenciada através do referido protocolo, estaremos atendendo ao presente certame. Está correto nosso entendimento? Apontamentos e Gabinete e Fonte: Q11: No que diz respeito aos apontamentos e , temos a seguinte consideração: O equipamento ofertado possui característica tool-less para tampa, disco rígido, drive óptico, leitor de cartão SD/MicroSD e placas de expansão. Em virtude de aterramento, tanto a placa principal quanto a fonte de alimentação possuem parafusos. Tendo em vista que tais particularidades não representam perdas à contratante, entendemos também estar atendendo ao presente certame. Está correto nosso entendimento? Apontamentos e Softwares: Q12: No que diz respeito aos apontamentos e , temos a seguinte consideração: Salientamos que através do setup do equipamento ofertado, há possibilidade de habilitar ou desabilitar a controladora de rede integrada, a porta serial, drive(s) SATA, portas USB e barramento PCI. Não há opção de desabilitação do áudio. Equipamentos de uso corporativo como o solicitado atualmente utilizam interfaces USB para conexão de equipamentos que seriam conectados à porta paralela. Está correto nosso entendimento que será aceito equipamento dotado de tais características? ITENS 5 e 30 NOTEBOOK Apontamentos 5.1. e Processador: Q13: No que diz respeito às redações de... suportar até 3 monitores... dos apontamentos e , temos a seguinte consideração:

5 Está correto nosso entendimento que tal solicitação do CFC, refere-se, por exemplo, à característica de Graphics Output dos equipamentos dotados de plataforma de processamento Intel Core i? Apontamentos 5.6. e Portas de Comunicação & 5.7. e Outros Requisitos: Q14: No que diz respeito aos apontamentos 5.6.4, 5.6.5, 5.7.1, , e , temos a seguinte consideração: O modelo proposto possui 01 (um) conector combo, destinado à entrada de microfone estéreo ou saída para fone de ouvido. Tendo em vista que o notebook possui microfone digital integrado, como solicitado pelo contratante, entendemos que serão aceitos equipamentos dotados de tal característica de conector de áudio. Está correto nosso entendimento? Apontamentos 5.3. e Itens incluídos: Q15: No que diz respeito aos apontamentos e , temos a seguinte consideração: Está correto nosso entendimento que o prazo de garantia de no mínimo 03 anos, a partir do recebimento dos equipamentos, aplica-se aos notebooks e às baterias que os acompanham? ITEM 15 SWITCH GERENCIAVEL CASCATEAVEL e ITEM 16 SWITCH GERENCIAVEL EMPILHÁVEL Apontamentos e CONVERGÊNCIA: Q16: No que diz respeito aos apontamentos e , temos a seguinte consideração: O modelo proposto suporta jumbo frame de até 9216 bytes. Tendo em vista que tal divergência não causa perdas ao CFC, entendemos estar atendendo ao presente certame. Está correto nosso entendimento? Apontamentos e Configuração via Web, Confiiguração SNMP: Q17: No que diz respeito aos apontamentos e , temos a seguinte consideração: O modelo proposto suporta até 8000 endereços MAC. Tendo em vista que tal divergência não causa perdas ao CFC, entendemos estar atendendo ao presente certame. Está correto nosso entendimento?

6 CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE Brasília-DF, 29 de maio de Robson Weider Mendes de Araujo Pregoeiro

RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS

RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS RESPOSTAS AOS QUESTIONAMENTOS PREGÃO PRESENCIAL Nº 32/2013 O Conselho Federal de Contabilidade torna públicas as respostas aos questionamentos formulados por empresas interessadas em participar do certame

Leia mais

RESPOSTAS DE QUESTIONAMENTOS VII

RESPOSTAS DE QUESTIONAMENTOS VII RESPOSTAS DE QUESTIONAMENTOS VII PREGÃO ELETRÔNICO Nº 21/2013 O Conselho Federal de Contabilidade torna pública a resposta aos questionamentos formulados por empresas interessadas em participar do certame

Leia mais

Retificação PREGAO POR REGISTRO DE PRECOS N 004 2008 CEL 02 SETUL AQUISICAO COMPUTADORES SOFTWARE

Retificação PREGAO POR REGISTRO DE PRECOS N 004 2008 CEL 02 SETUL AQUISICAO COMPUTADORES SOFTWARE Retificação PREGAO POR REGISTRO DE PRECOS N 004 2008 CEL 02 SETUL AQUISICAO COMPUTADORES SOFTWARE A COMISSÃO ESPECIAL DE LICITAÇÃO CEL 02 comunica aos interessados que o Pregão Por Registro de Preços acima

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM Secretaria Municipal de Administração Equipe de Pregão

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM Secretaria Municipal de Administração Equipe de Pregão REFERÊNCIA: Pregão Presencial número 062/2013 Processo Administrativo número 174/2013 Registro de Preços para futura e eventual contratação de empresa especializada na locação de microcomputadores com

Leia mais

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro - JBRJ. Centro Nacional de Conservação da Flora - CNCFlora. Planejamento de Despesas 2011

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro - JBRJ. Centro Nacional de Conservação da Flora - CNCFlora. Planejamento de Despesas 2011 Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro - JBRJ Centro Nacional de Conservação da Flora - CNCFlora Planejamento de Despesas 2011 Equipamentos Item 1: Desktop de trabalho - Quantidade 03

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA LOTE Qt ITEM 01 Especificação detalhada 02 Estação de Trabalho - Workstation Processador Processador de no mínimo quatro núcleos com desempenho mínimo de 10000 pontos no Performance

Leia mais

É solicitada fonte de 400Watts e volume máximo de 13.000cm3.

É solicitada fonte de 400Watts e volume máximo de 13.000cm3. Florianópolis, 14 de outubro de 2015. Para que todos tenham o mesmo entendimento, abaixo questionamentos formulados por empresa interessada no certame, bem como os esclarecimentos por parte do Senac/SC.

Leia mais

2 computadores de mesa (desktop):

2 computadores de mesa (desktop): Levantamento dos ativos de infraestrutura de TI utilizados em uma empresa. Especificação técnica e localização dos equipamentos que podem ser patrimoniados. As empresas dependem da infraestrutura de TI

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Termo de Adjudicação do Pregão Eletrônico Nº 00010/2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Termo de Adjudicação do Pregão Eletrônico Nº 00010/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal da Integração Latino-Americana Termo de Adjudicação do Pregão Eletrônico Nº 00010/2013 Às 10:25 horas do dia 22 de maio de 2013, após analisado o resultado do

Leia mais

ERRATA DE EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL 005/2015

ERRATA DE EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL 005/2015 ERRATA DE EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL 005/2015 No Anexo I Termo de Referência Item 03 (Três) Da Especificação. Os respectivos itens estão sublinhados. ONDE SE LÊ: 1) DA ESPECIFICAÇÃO 1 Processador

Leia mais

Ata Parcial. Item 0001

Ata Parcial. Item 0001 Ata Parcial Às 09:00 horas do dia 19 de junho de 2012, reuniu-se o Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Palmas e respectivos membros da Equipe de apoio, designados pela portaria 027/2012-GAB/SEFIN

Leia mais

Ata Final. Item 0001

Ata Final. Item 0001 Ata Final Às 09:00 horas do dia 19 de junho de 2012, reuniu-se o Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Palmas e respectivos membros da Equipe de apoio, designados pela portaria 027/2012-GAB/SEFIN

Leia mais

Retificação do Termo de Referencia do pregão nº 45/2014, que passam a ter a seguinte redação para os itens 01.01 e 01.02:

Retificação do Termo de Referencia do pregão nº 45/2014, que passam a ter a seguinte redação para os itens 01.01 e 01.02: Retificação do Termo de Referencia do pregão nº 45/2014, que passam a ter a seguinte redação para os itens 01.01 e 01.02: Descrições mínimas de cada equipamento e ser licitado. ITEM 01.01 MICROCOMPOUTADOR

Leia mais

Este é um breve histórico do que a JG DESIGN GRÁFICO está fazendo pela Tech Corp. Gostaria de descobrir o que podemos fazer pela sua empresa?

Este é um breve histórico do que a JG DESIGN GRÁFICO está fazendo pela Tech Corp. Gostaria de descobrir o que podemos fazer pela sua empresa? CASE DE SUCESSO A Tech Corp Indústria de Tecnologia Corporativa fabrica equipamentos eletrônicos e de informática com qualidade certificada para atender a todas esferas do governo e ao mercado corporativo.

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Lote 1 item 3. MICROCOMPUTADOR:

TERMO DE REFERÊNCIA Lote 1 item 3. MICROCOMPUTADOR: TERMO DE REFERÊNCIA Lote 1 item 3. MICROCOMPUTADOR: 1.0 PROCESSADOR 1.1 Um processador Intel com arquitetura 64 Bits compatível com o equipamento ofertado e tecnologia de 65nm e núcleo duplo E4500; 1.2

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA LOTE 01

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA LOTE 01 Item Qt Unidade ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA Especificação detalhada LOTE 01 Valor máximo aceitável 01 07 unidades NOTEBOOK AVANÇADO R$ 4.846,00 Especificações Mínimas: Processador Processador 64 bits,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça ESTADO DOS BENS: IRRECUPERÁVEL Superior Tribunal de Justiça 01 84219 MODEM FAX-MODEM DE MESA SPORTSTER 56K EXTERNO U.S. ROBOTICS, ACOMPANHADO DE CABO SERIAL E ADAPTADOR PADRAO TELEBRAS/ RJ-11. 02 84227

Leia mais

LOTE 1 composto pelo item 01

LOTE 1 composto pelo item 01 1 1. OBJETO CONSTITUI O OBJETIVO DESTA LICITAÇÃO A AQUISIÇÃO DE MICROCOMPUTADOR COMPATÍVEL IBM PC PARA O NÚCLEO DE INFORMÁTICA DA FACULDADE DE MEDICINA, CONFORME ABAIXO ESPECIFICADO: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Leia mais

Curso de Manutenção de Notebook

Curso de Manutenção de Notebook Curso de Manutenção de Notebook Instrutor: João Ivan A de Macedo Apoio: ARQUITETURA DO NOTEBOOK NOTEBOOK 1. Tampa Superior É através dela que a tela (LCD) é sustentada e protegida. 2. Fecho da tampa Sua

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Pregão Eletrônico RP nº 001/2009 1 - MICROCOMPUTADOR PARA ESPECIALISTA MC1 PLACA PRINCIPAL Placa principal com arquitetura ATX, com barramento PCI. Possuir, no mínimo,

Leia mais

Configuração de Microcomputadores 2 Documento de Padronização

Configuração de Microcomputadores 2 Documento de Padronização Configuração de Microcomputadores 2 Documento de Padronização COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 07/2011 Sumário 3 1 Configuração padrão Marca e modelo do equipamento deverão constar da HCL - Lista

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA COMPUTADOR - ALL IN ONE ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Características técnicas da placa-mãe, processador e memória: Placa-mãe (motherboard) para computador compatível com a arquitetura x64, desenvolvida para processadores

Leia mais

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NOTEBOOKS

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA NOTEBOOKS DESCRITIVO TÉCNICO Este descritivo técnico visa aquisição de notebooks, caracterizados de Alta Mobilidade, denominado TIPO-1 (item 01) e de Mobilidade com Baixo Custo, denominado TIPO-2 (item 02). 1. Requisitos

Leia mais

Pregão Eletrônico N.º: 09/2015

Pregão Eletrônico N.º: 09/2015 Pregão Eletrônico N.º: 09/2015 Respondendo ao pedido feito tempestivamente ao edital do Pregão Eletrônico supracitado, segue abaixo os esclarecimentos. EMPRESA 01 QUESTIONAMENTO 01: Na Especificação Técnica

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPUAVA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Departamento de Licitações e Contratos

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPUAVA SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Departamento de Licitações e Contratos PREGÃO ELETRÔNICO Nº 366/2014 TERMO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL Pelo presente Termo, fica RETIFICADO o ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA do Edital de Pregão Eletrônico Nº 366/2014, o qual tem por objeto a AQUISIÇÃO

Leia mais

ANEXO I RELAÇÃO DE PRODUTOS

ANEXO I RELAÇÃO DE PRODUTOS ANEXO I RELAÇÃO DE PRODUTOS Item Qtde. Unidade Descrição 01 2 Unidade Computador tipo Desktop Slim com as características mínimas a seguir: Processador: baseado na Arquitetura de núcleos Intel Core I5

Leia mais

PROPOSTA. Pregão. Proposta(s) Item: 0001 Descrição: NOBREAK 6KVA - CONFORME ANEXO 01 DO EDITAL Quantidade: 1 Unidade de Medida: Unidade

PROPOSTA. Pregão. Proposta(s) Item: 0001 Descrição: NOBREAK 6KVA - CONFORME ANEXO 01 DO EDITAL Quantidade: 1 Unidade de Medida: Unidade PROPOSTA Pregão Órgão: Prefeitura Municipal de Palmas Número: 253/2012 Número do Processo: 2012023905 Unidade de Compra: Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes Proposta(s) Item: 0001 Descrição:

Leia mais

Site : Sniperpspg1.besaba.com. Email : profdjair@sniperpspg1.besaba.com

Site : Sniperpspg1.besaba.com. Email : profdjair@sniperpspg1.besaba.com Site : Sniperpspg1.besaba.com Email : profdjair@sniperpspg1.besaba.com Introdução ao PC ( Personal Computer ) Entre as décadas de 1950 e 1970, nós primórdios da disseminação da informática, vários fabricantes

Leia mais

COMPUTADOR SEM MONITOR

COMPUTADOR SEM MONITOR CPU (PLACA MÃE E PROCESSADOR) COMPUTADOR SEM MONITOR CP1 Motherboard (placa mãe) para computador compatível com a arquitetura x86, desenvolvida para processadores das linhas AMD ou INTEL, com suporte a

Leia mais

Ricardo José Cabeça de Souza ricardo.souza@ifpa.edu.br 2010 Atualização em Hardware Manutenção de Microcomputadores Placa Mãe

Ricardo José Cabeça de Souza ricardo.souza@ifpa.edu.br 2010 Atualização em Hardware Manutenção de Microcomputadores Placa Mãe Instituto Federal do Pará - IFPA Ricardo José Cabeça de Souza ricardo.souza@ifpa.edu.br 2010 Atualização em Hardware Manutenção de Microcomputadores Placa Mãe Componentes Básicos do Computador MEMÓRIA

Leia mais

Microcomputadores. Documento de Padronizac a o GRUPO TE CNICO DE INFORMA TICA

Microcomputadores. Documento de Padronizac a o GRUPO TE CNICO DE INFORMA TICA Configurac a o de Microcomputadores Documento de Padronizac a o GRUPO TE CNICO DE INFORMA TICA Atualizado em 08/2010 Sumário 1 Configuração padrão p. 3 1.1 Processador............................. p. 3

Leia mais

Detalhamento Técnico dos Desktops e Monitores

Detalhamento Técnico dos Desktops e Monitores Detalhamento Técnico dos Desktops e Monitores 1. MICROCOMPUTADOR TIPO I 1.1. Processador e Desempenho a. Processador i3 haswell de 4ª geração (requerimento mínimo de 3,4GHz, 2 núcleos, 4 threads, 3MB cache,

Leia mais

Ministério do Meio Ambiente Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro - JBRJ. PROBIO II Acordo de Doação Nº TF 91.

Ministério do Meio Ambiente Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro - JBRJ. PROBIO II Acordo de Doação Nº TF 91. Ministério do Meio Ambiente Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro - JBRJ ANEXO 1 PROBIO II Acordo de Doação Nº TF 91.515 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

Leia mais

CONSULTA TÉCNICA Nº 006/2015 (PERGUNTAS E RESPOSTAS) NOTEBOOK

CONSULTA TÉCNICA Nº 006/2015 (PERGUNTAS E RESPOSTAS) NOTEBOOK ((TITULO))CONSULTA TÉCNICA Nº 006/2015 (PERGUNTAS E RESPOSTAS) NOTEBOOK ((TEXTO))Aos 4 dia(s) do mês de maio do ano de 2015, às 10h, na sede da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município

Leia mais

Como è feito computador

Como è feito computador Como è feito computador O computador contém uma parte elétrica e uma parte eletrónica. Parte elétrica é usada para transformar e dinstribuir a eletricidade que vem para os vários componentes. Parte eletrónica

Leia mais

Formulário 8 - Solicitação de Proposta Comercial TOMADA DE PREÇO Nº. 01/2008

Formulário 8 - Solicitação de Proposta Comercial TOMADA DE PREÇO Nº. 01/2008 PROJETO FLORESTA EM PÉ CLN 36 Bloco B loja 5 CEP 70.775-520, Brasília-DF, Brasil Fone/Fax: (6) 3447 6326, CNPJ: 02.667.622/000-0 CF/DF 07.390.422/00-56, www.funtecg.org.br, funtecdf@gmail.com Formulário

Leia mais

Placa Mãe e seus Dispositivos

Placa Mãe e seus Dispositivos Índice Placa Mãe e seus Dispositivos Autor: Bruno Henrique Ventrice Pereira 1 Índice... 1 Placa-mãe - Principais características... 3 Introdução... 3 Item A - processador... 3 Item B - Memória RAM... 4

Leia mais

ANEXO II TERMO DE REFERÊNCIA DO ITEM 01 - COMPUTADORES

ANEXO II TERMO DE REFERÊNCIA DO ITEM 01 - COMPUTADORES ANEXO II TERMO DE REFERÊNCIA DO ITEM 01 - COMPUTADORES 1.OBJETO Aquisição de ( 03 ) Computadores. 2. ESPECIFICAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS Processador: Processador Intel Core i5 3.20 GHz HD: 1T Interface de

Leia mais

Pedido de esclarecimento nº 04

Pedido de esclarecimento nº 04 Pedido de esclarecimento nº 04 Questionamento 1: Está sendo solicitado Interface tipo Serial ATA II, ou superior, que permita gerenciar as unidades de disco rígido. Bem como, está sendo solicitada Fonte

Leia mais

Fundamentos de Hardware. 1. Placa Mãe

Fundamentos de Hardware. 1. Placa Mãe Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Departamento de Eletrônica e Computação - DELC Fundamentos de Informática Prof. Cesar Tadeu Pozzer Julho de 2006 Fundamentos de Hardware Os seguintes links representam

Leia mais

RESPOSTAS DE QUESTIONAMENTOS

RESPOSTAS DE QUESTIONAMENTOS Conselho Federal de Contabilidade CPL - Comissão Permanente de Licitação SAS Quadra 05 - Bloco J Edifício CFC CEP: 70070-920 - Brasília-DF E-mail: cpl@cfc.org.br RESPOSTAS DE QUESTIONAMENTOS PREGÃO PRESENCIAL

Leia mais

ANEXO II - TERMO DE REFERÊNCIA. Item 1 - AQUISIÇÃO DE 17 COMPUTADORES

ANEXO II - TERMO DE REFERÊNCIA. Item 1 - AQUISIÇÃO DE 17 COMPUTADORES ANEXO II - TERMO DE REFERÊNCIA Item 1 - AQUISIÇÃO DE 17 COMPUTADORES Aquisição de 17 (Dezessete) Computadores. Processador: Intel core I3 3330 (Ivy Bridge) Quad Core, 3.0 GHz (3.2GHz Turbo Boost) 4x 256KB

Leia mais

PROPOSTA. Pregão. Proposta(s) Item: 0001 Descrição: Computador Desktop Quantidade: 8 Unidade de Medida: Unidade

PROPOSTA. Pregão. Proposta(s) Item: 0001 Descrição: Computador Desktop Quantidade: 8 Unidade de Medida: Unidade PROPOSTA Pregão Órgão: Prefeitura Municipal de Palmas Número: 252/2012 Número do Processo: 201220061 Unidade de Compra: Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes Proposta(s) Item: 0001 Descrição:

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores Aula1

Montagem e Manutenção de Computadores Aula1 Montagem e Manutenção de Computadores Aula1 Programa Instrutor Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática 18 de Maio de 2010 Programa Instrutor (Universidade Federal do Montagem Paraná,

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...

Leia mais

Apresentação. Conceitos Iniciais. www.profricardobeck.com.br. contato@profricardobeck.com.br. Apresentação & Introdução.

Apresentação. Conceitos Iniciais. www.profricardobeck.com.br. contato@profricardobeck.com.br. Apresentação & Introdução. Apresentação www.profricardobeck.com.br contato@profricardobeck.com.br Apresentação & Introdução Condicionamento Material Didático Site / E-mail Testes? Edital Conceitos Iniciais 1 Mensurando Dados Sistemas

Leia mais

ÁRVORE DE FALHAS DESKTOP. SINTOMA ITEM OBSERVADO POSSÍVEIS FALHAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES Sem tensão Tensão incorreta. Corrigir instalação elétrica

ÁRVORE DE FALHAS DESKTOP. SINTOMA ITEM OBSERVADO POSSÍVEIS FALHAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES Sem tensão Tensão incorreta. Corrigir instalação elétrica Lento Não liga ÁRVORE DE FALHAS DESKTOP Rede elétrica Sem tensão Tensão incorreta Corrigir instalação elétrica Substituir fonte Fonte Chave seletora na posição incorreta Selecionar de acordo com a tensão

Leia mais

Conselho Nacional do Ministério Público. Ata de Realização do Pregão Eletrônico Nº 00044/2011

Conselho Nacional do Ministério Público. Ata de Realização do Pregão Eletrônico Nº 00044/2011 1 de 7 17:47 Pregão Eletrônico 590001.442011.13892.4386.5137102980.964 Conselho Nacional do Ministério Público Ata de Realização do Pregão Eletrônico Nº 00044/2011 Às 13:00 horas do dia 11 de novembro

Leia mais

Apresentação. Conceitos Iniciais. Apresentação & Introdução. www.profricardobeck.com.br. contato@profricardobeck.com.br.

Apresentação. Conceitos Iniciais. Apresentação & Introdução. www.profricardobeck.com.br. contato@profricardobeck.com.br. Apresentação Apresentação & Introdução Condicionamento www.profricardobeck.com.br contato@profricardobeck.com.br Material Didático Site / E-mail Testes? Edital Mensurando Dados Sistemas de numeração Conceitos

Leia mais

Aquisição de equipamentos de informática

Aquisição de equipamentos de informática CONVITE 010/2008 ANEXO I Aquisição de equipamentos de informática ITEM 1 Nome: Estação de trabalho Quantidade: 1 unidades Processador: (mínimo) Intel core 2 duo E7200 2.53Ghz FSB 1333Mhz 4Mb Cache, 65

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 001/2011

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 001/2011 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 001/2011 PREGÃO PRESENCIAL Nº 16/11 EDITAL Nº 23/11 Aos dois dias do mês de Setembro de 2011, autorizado pela Resolução nº 253 de 02 de Março de 2011, o Processo Administrativo

Leia mais

COMUNICADO PREGÃO Nº 048/2007

COMUNICADO PREGÃO Nº 048/2007 COMUNICADO PREGÃO Nº 048/2007 OBJETO: Fornecimento, configuração, testes e assistência técnica, durante período de garantia, de 28 (vinte e oito) microcomputadores portáteis (notebooks) de alta mobilidade,

Leia mais

PHP SOFTWARE COMPANY. Samily Rocha Gois Francisco Luiz Sobrinho. Projeto de Software Floricultura Beija-Flor Especificação Suplementar. Versão 101.

PHP SOFTWARE COMPANY. Samily Rocha Gois Francisco Luiz Sobrinho. Projeto de Software Floricultura Beija-Flor Especificação Suplementar. Versão 101. PHP SOFTWARE COMPANY Samily Rocha Gois Francisco Luiz Sobrinho Projeto de Software Floricultura Beija-Flor Especificação Suplementar Versão 101.6 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 20/09/2012

Leia mais

Ata de Registro de Preços Public Government

Ata de Registro de Preços Public Government Ata de Registro de Preços Public Government Ata de Registro de Preços DELL Disponível para adesão até 28.08.2014 Pregão SRP Nº 33/2013 Desktops, Notebooks e Ultrabooks Contato na UFBA: DADOS DO ÓRGÃO GERENCIADOR

Leia mais

Contato: www.plugnetshop.com.br Fone/Fax: (81) 3426 7006 E-mail: breno@plugnetshop.com.br

Contato: www.plugnetshop.com.br Fone/Fax: (81) 3426 7006 E-mail: breno@plugnetshop.com.br Registro de Preços para Equipamentos de Informática Contato: www.plugnetshop.com.br Fone/Fax: (81) 3426 7006 E-mail: breno@plugnetshop.com.br MICROCOMPUTADOR APPLE IMAC 21.5 PROCESSADOR: Intel Core i5

Leia mais

Conhecer os tipos de Placa Mãe, principais caracteristicas, seus componentes e suas funcionalidades, destacando assim, a importância de uma placa mãe.

Conhecer os tipos de Placa Mãe, principais caracteristicas, seus componentes e suas funcionalidades, destacando assim, a importância de uma placa mãe. PLACA MÃE 1. OBJETIVO Conhecer os tipos de Placa Mãe, principais caracteristicas, seus componentes e suas funcionalidades, destacando assim, a importância de uma placa mãe. 2. COMPONENTES DA PLACA MÃE

Leia mais

Escolher sempre os itens Monitor, Microcomputador e Proteção de Energia. Monitores:

Escolher sempre os itens Monitor, Microcomputador e Proteção de Energia. Monitores: Escolher sempre os itens Monitor, Microcomputador e Proteção de Energia Monitores: 24 polegadas LCD, FULL HD, Widescreen: BEM 5027799 23 polegadas LCD, FULL HD, Widescreen: BEM 5291780 21.5 polegadas LCD,

Leia mais

Respostas aos Questionamentos

Respostas aos Questionamentos Parte 01 Respostas aos Questionamentos Está sendo solicitado que os bens, objeto do PREGÃO ELETRÔNICO, deverão ser entregues sem qualquer ônus para o CONTRATANTE, estando incluídas no valor do pagamento

Leia mais

MICROCOMPUTADOR TIPO I

MICROCOMPUTADOR TIPO I MICROCOMPUTADOR TIPO I Processador...: Processador com memória cache mínima de 1 MB; Tipo...: 1)Intel Pentium IV Prescott com freqüência de 3.0 Ghz ou Superior Memória...: Memória RAM instalada de 512

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA - CADE Comissão Permanente de Licitação

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA - CADE Comissão Permanente de Licitação PROCESSO nº 08700.003397/2010-96 PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇO nº 13/2010 Objeto: Registro de preço para a aquisição de 20 notebooks e 100 desktops para atender às necessidades do Conselho Administrativo

Leia mais

cparti_cpd-bounces@listas.unb.br em nome de Halley Pinto [halley@unb.br] Enviado em: sexta-feira, 8 de maio de 2015 11:14 Para:

cparti_cpd-bounces@listas.unb.br em nome de Halley Pinto [halley@unb.br] Enviado em: sexta-feira, 8 de maio de 2015 11:14 Para: Wellington Ferreira De: cparti_cpd-bounces@listas.unb.br em nome de Halley Pinto [halley@unb.br] Enviado em: sexta-feira, 8 de maio de 2015 11:14 Para: cparti_cpd@listas.unb.br Assunto: [cparti_cpd] RES:ENC:

Leia mais

Manual Técnico do Usuário Manual Técnico de Referência. SuperServer 5036I-IF

Manual Técnico do Usuário Manual Técnico de Referência. SuperServer 5036I-IF Manual Técnico do Usuário Manual Técnico de Referência SuperServer 5036I-IF SuperServer 5036I-IF : Visão Geral (Overview) O Servidor SuperServer 5036I-IF, é um equipamento de alta qualidade, composto de

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO Tribunal Superior Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Ata de Realização do Pregão Eletrônico Nº 00033/2015 (SRP)

PODER JUDICIÁRIO Tribunal Superior Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Ata de Realização do Pregão Eletrônico Nº 00033/2015 (SRP) 1 de 21 28/08/2015 16:28 Pregão Eletrônico 70017.332015.19541.4229.880221960.920 PODER JUDICIÁRIO Tribunal Superior Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro Ata de Realização do Pregão Eletrônico

Leia mais

Dell Vostro 260/260S. Setup And Features Information. Sobre as Advertências. Minitorre Vistas frontal e traseira

Dell Vostro 260/260S. Setup And Features Information. Sobre as Advertências. Minitorre Vistas frontal e traseira Dell /260S Setup And Features Information Sobre as Advertências ATENÇÃO: uma ADVERTÊNCIA indica um potencial de danos à propriedade, risco de lesões corporais ou mesmo risco de vida. Minitorre Vistas frontal

Leia mais

Dell OptiPlex 990. Informações sobre configuração e recursos. Sobre as Advertências. Minitorre Vista frontal e traseira

Dell OptiPlex 990. Informações sobre configuração e recursos. Sobre as Advertências. Minitorre Vista frontal e traseira Dell OptiPlex 990 Informações sobre configuração e recursos Sobre as Advertências ATENÇÃO: uma ADVERTÊNCIA indica um potencial de danos à propriedade, risco de lesões corporais ou mesmo risco de vida.

Leia mais

ANEXO 1 TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO 1 TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO 1 TERMO DE REFERÊNCIA JUSTIFICATIVA O presente Termo de Referência é a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de locação de equipamentos de informática, microcomputadores,

Leia mais

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 19/2006 ESCLARECIMENTO IV

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 19/2006 ESCLARECIMENTO IV MENSAGEM Assunto: Esclarecimento Referência: Pregão Eletrônico n. 19/2006 Objeto: Registro de preços para contratação de empresa para fornecimento de microcomputadores tipo desktop com garantia de 36 (trinta

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA PREGÃO PRESENCIAL Nº 10/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA 1. JUSTIFICATIVA DA AQUISIÇÃO: para atender as necessidades da Câmara Municipal de Canoas/RS. 2. OBJETO: O objeto da presente licitação, na modalidade

Leia mais

Montagem e Manutenção (Hardware) Aula 01

Montagem e Manutenção (Hardware) Aula 01 Aula 01 1 Explique porque é importante saber Montagem e Manutenção de Computadores hoje? 2 Defina Hardware. 3 Explique Transistor. 4 Faça uma breve explicação da Evolução dos Hardwares usados nos computadores.

Leia mais

Conhecendo o Computador

Conhecendo o Computador Conhecendo o Computador Resumo 1. O Computador 2. Principais componentes do hardware do computador 3. Placa-mãe 3.1. Descrição dos componentes na placa-mãe 3.2. Conexões do painel traseiro 3.3. Barramento

Leia mais

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A

Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A ESCLARECIMENTO Em atenção a pedido de esclarecimento de empresa participante, informamos as seguintes respostas: ITEM 1.1 e 1.2 Esclarecimento 1 da marca

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO

INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO FOLHAS DE DADOS Todas as folhas de dados para os equipamentos mencionados deverão ser devidamente preenchidas conforme determinado a seguir. Deverá ser preenchida uma folha de dados para cada tipo de equipamento

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS COMPUTADORES

CLASSIFICAÇÃO DOS COMPUTADORES 1 CLASSIFICAÇÃO DOS COMPUTADORES Desktop: São os computadores pessoais, os PC s. São chamados de desktop por serem considerados micros de mesa, veja a figura ao lado. Muito cobrado em concurso é ter uma

Leia mais

Conceitos Básicos de Informática. Antônio Maurício Medeiros Alves

Conceitos Básicos de Informática. Antônio Maurício Medeiros Alves Conceitos Básicos de Informática Antônio Maurício Medeiros Alves Objetivo do Material Esse material tem como objetivo apresentar alguns conceitos básicos de informática, para que os alunos possam se familiarizar

Leia mais

Placa Mãe. Placa Mãe. Placa Mãe. Placa Mãe 11/5/2010. Componentes Básicos do Computador. Instituto Federal do Pará - IFPA. Anatomia de uma placa-mãe

Placa Mãe. Placa Mãe. Placa Mãe. Placa Mãe 11/5/2010. Componentes Básicos do Computador. Instituto Federal do Pará - IFPA. Anatomia de uma placa-mãe Componentes Básicos do Computador MEMÓRIA PRINCIPAL Instituto Federal do Pará - IFPA Ricardo José Cabeça de Souza ricardo.souza@ifpa.edu.br 2010 Atualização em Hardware Manutenção de Microcomputadores

Leia mais

LOTE 01 VALOR MÁXIMO DO LOTE R$ 6.180,00

LOTE 01 VALOR MÁXIMO DO LOTE R$ 6.180,00 AVISO DE RETIFICAÇÃO I EDITAL PREGÃO PRESENCIAL nº. 100/2010 O SESI/SENAI-PR, através de sua Comissão de Licitação, torna publica a RETIFICAÇÃO referente ao edital de licitação Pregão Presencial n.º 100/2010

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Questionamento 1: Ministério da Educação ESCLARECIMENTO I No anexo I deste edital no item 1 (DESCRIÇÃO DETALHADA DO OBJETO E ORÇAMENTO DESKTOP PADRÃO 876 UNIDADES) é solicitado no item Monitor de Vídeo:

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA KIT DE COMPONENTES DE MICROINFORMÁTICA P/ MONTAGEM DE TERMINAL DE AUTOATENDIMENTO PARA O SISTEMA GEST Controle de Revisões Elaborador: Adriano José Cunha de Aguiar Validador: Luiz

Leia mais

LINHA DE PRODUTOS CORPORATIVO / STI 2012

LINHA DE PRODUTOS CORPORATIVO / STI 2012 LINHA DE PRODUTOS CORPORATIVO / STI 2012 Notebooks Notebook STI Infinity NI 1401 3ª geração de Processadores Intel Core Windows 7 Professional original ou Windows 8 Pro original Vídeo: Intel HD Graphics

Leia mais

Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET

Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET Universidade Tuiuti do Paraná UTP Faculdade de Ciências Exatas - FACET Hardware de Computadores Questionário II 1. A principal diferença entre dois processadores, um deles equipado com memória cache o

Leia mais

Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium

Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium Identificando o Buddy VS/XP Lite e Premium Figura 1 - Buddy Lite VS/XP Figura 2 - Buddy Premium VS/XP O buddy Lite VS/XP é um adaptador de PS/2 para USB, para ligação do teclado e mouse da estação extra.

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Módulo 4 Objetivos Aula 1 Componentes principais em um computador pessoal Fluxo de informações em um computador idealizado Componentes do

Leia mais

RETIFICAÇÃO À CARTA CONVITE Nº 01/2010

RETIFICAÇÃO À CARTA CONVITE Nº 01/2010 RETIFICAÇÃO À CARTA CONVITE Nº 01/2010 A Comissão Permanente de Licitação, no uso de suas atribuições legais, resolve RETIFICAR os ANEXOS I e II da Carta Convite nº 01/2010, passando a integrar o referido

Leia mais

CAPTURAS DE VÍDEO CONHECENDO :: PLACAS DE CAPTURAS

CAPTURAS DE VÍDEO CONHECENDO :: PLACAS DE CAPTURAS CAPTURAS DE VÍDEO CONHECENDO :: PLACAS DE CAPTURAS MODALIDADES : US, ECO, ENDO E COLO. CAPTURA DE IMAGENS. Criamos uma linha de produtos denominado PROCapVG para a utilização em serviços de captura de

Leia mais

EXECUTIVO. Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues. Sexta Feira 20 de Março de 2015 Ano I N 505. Publicações deste Diário

EXECUTIVO. Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues. Sexta Feira 20 de Março de 2015 Ano I N 505. Publicações deste Diário Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues Sexta Feira Ano I N 505 Publicações deste Diário LICITAÇÕES E CONTRATOS HOMOLOGAÇÃO DE LICITAÇÃO (DISPENSA Nº 34, 35/2015) EXTRATO DE CONTRATO Nº 61, 62/2015 AVISO

Leia mais

Capítulo 2: Cuidados com os componentes. Anatomia da Placa mãe. Apostila Hardware Básico I Profª Thaís Viegas

Capítulo 2: Cuidados com os componentes. Anatomia da Placa mãe. Apostila Hardware Básico I Profª Thaís Viegas Capítulo 2: Cuidados com os componentes Anatomia da Placa mãe É muito importante que saibamos identificar os componentes de uma placa-mãe. Na figura abaixo vamos destacar os principais componentes de uma

Leia mais

MOTAGEM E MANUTENÇÃO Hardware. Professor: Renato B. dos Santos

MOTAGEM E MANUTENÇÃO Hardware. Professor: Renato B. dos Santos MOTAGEM E MANUTENÇÃO Hardware Professor: Renato B. dos Santos 1 O computador é composto, basicamente, por duas partes:» Hardware» Parte física do computador» Elementos concretos» Ex.: memória, teclado,

Leia mais

Hardware. Prof. Luiz Carlos Branquinho Informática Básica Gestão Comercial

Hardware. Prof. Luiz Carlos Branquinho Informática Básica Gestão Comercial Hardware Prof. Luiz Carlos Branquinho Informática Básica Gestão Comercial Conteúdo Definição do hardware; Tipo e tamanho dos computadores; Família dos computadores; Elementos do hardware; Portas de comunicação.

Leia mais

Gestores Públicos, facilitem suas aquisições de TI aderindo aos registros de preços (SRP) da Inforsystem!

Gestores Públicos, facilitem suas aquisições de TI aderindo aos registros de preços (SRP) da Inforsystem! Gestores Públicos, facilitem suas aquisições de TI aderindo aos registros de preços (SRP) da Inforsystem! Servidor de Rede HP DL360p G8 E5-2650 Servidor de Rede HP ML350p G8 E5-2620 Valor Unitário: R$

Leia mais

A placa-mãe é o componente mais importante do micro, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes.

A placa-mãe é o componente mais importante do micro, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes. Placa Mãe A placa-mãe é o componente mais importante do micro, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes. A qualidade da placa-mãe é de longe mais importante que o desempenho

Leia mais

Dell Vostro 430 Folha técnica de informação sobre configuração e funções

Dell Vostro 430 Folha técnica de informação sobre configuração e funções Acerca das Advertências ADVERTÊNCIA: Uma ADVERTÊNCIA alerta para a possibilidade de danos materiais, lesões corporais ou morte. Dell Vostro 430 Folha técnica de informação sobre configuração e funções

Leia mais

Interface padrão UltraDMA 100 ou superior; Do mesmo fabricante do equipamento ou em regime OEM;

Interface padrão UltraDMA 100 ou superior; Do mesmo fabricante do equipamento ou em regime OEM; RETIFICAÇÃO I EDITAL PREGÃO PRESENCIAL nº. 238/2009 O SESI/SENAI-PR, através de sua Comissão de Licitação, torna publico a RETIFICAÇÃO referente ao edital de licitação Pregão Presencial 238/2009 para AQUISIÇÃO

Leia mais

Descrição de Produtos

Descrição de Produtos TERMO DE REFERÊNCIA 1 -DO OBJETO 1.1 Aquisição de equipamentos de informática para estruturação do Museu de Arte Contemporânea MAC sediado no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). 1.2 O Termo consiste

Leia mais

ANEXO I DO OJETO. Descritivo: Cabo de Rede 04 Pares Trançados blindados que contenham malha de proteção interna.

ANEXO I DO OJETO. Descritivo: Cabo de Rede 04 Pares Trançados blindados que contenham malha de proteção interna. ANEXO I DO OJETO O objeto desta licitação é AQUISIÇÃO DE SUPRIMENTOS DE INFORMÁTICA, com entrega conforme necessidade da FUSAM conforme especificação descrita abaixo: 1- Mouses - 15 UNIDADES Com sensor

Leia mais

MODULO II - HARDWARE

MODULO II - HARDWARE MODULO II - HARDWARE AULA 01 O Bit e o Byte Definições: Bit é a menor unidade de informação que circula dentro do sistema computacional. Byte é a representação de oito bits. Aplicações: Byte 1 0 1 0 0

Leia mais

Hardware Discos Rígidos C L A U D I O D A M A S C E N O

Hardware Discos Rígidos C L A U D I O D A M A S C E N O Hardware Discos Rígidos C L A U D I O D A M A S C E N O DISCO RIGIDO (HARD DISC) 2 DISCO RÍGIDO 3 Com a evolução das máquinas, tornou-se necessários que existisse fixo dentro do computador, uma unidade

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 064/2013

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 064/2013 ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 064/2013 No dia 06 (seis) do mês de novembro de 2013 (dois mil e treze), o MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, pessoa jurídica de direito público interno, inscrito no CNPJ sob o nº

Leia mais

1) Gostaria que, por favor, fosse-nos esclarecido as seguintes dúvidas:

1) Gostaria que, por favor, fosse-nos esclarecido as seguintes dúvidas: Assunto: NOTA DE ESCLARECIMENTO N.º 01 Processo: TOMADA DE PREÇO N.º 017/2004 Objeto: AQUISIÇÃO DE 18 ( DEZOITO ) NOTEBOOKS. Data da expedição: 07 de janeiro de 2005 Para todas os Licitantes interessados.

Leia mais

Por razões, é requerido um módulo de E/S, que deve desempenhar duas funções principais:

Por razões, é requerido um módulo de E/S, que deve desempenhar duas funções principais: Entrada e Saída Além do processador e da memória, um terceiro elemento fundamental de um sistema de computação é o conjunto de módulos de E/S. Cada módulo se conecta com o barramento do sistema ou com

Leia mais