Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico"

Transcrição

1 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negocios Habilitação Profissional: Técnico em Administração Qualificação: Assistente Administrativo Módulo: 2º MOD I212 Componente Curricular: Administração de Materiais C.H. Semanal: 2,5 Professor: EDVALDO NAVAS RODRIGUES I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. Elaborar relatórios de atividades a serem apresentados à direção da empresa. Planejar e avaliar os processos de compra e venda pagamentos e arrecadação de tributos. Reconhecer o mercado consumidor quanto à expectativa de demanda do produto ou serviço. Selecionar parceiros e fornecedores, Arquivar documentos confidenciais. Definir processos operacionais. Participar da elaboração de normas, diretrizes e procedimentos. Planejar implantação de normas de qualidade, Identificar necessidades dos clientes. Acompanhar implementação de correções e mudanças no processo. Propor melhorias nos processos operacionais.

2 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Administração de Materiais Módulo: 2º Modulo Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 Contextualizar os conceitos de administração de materiais. 1 Aplicar os funcionamentos e conceitos da administração de materiais. 1 Evolução e conceitos na administração de materiais 2 Identificar as funções e os objetivos da administração de materiais. 2 Interpretar as funções e os objetivos da administração de materiais. 2 Funções e objetivo da administração de materiais 3 Definir planos de compras de materiais e serviços. 3 Realizar compras de materiais e agendar a prestação de serviços. 3 Administração de compras Organizar informações e subsidiar o planejamento da movimentação de materiais e de produtos acabados. Identificar e caracterizar as fontes de fornecimento de materiais e serviços. Definir parâmetros para a administração de material publico e privado Utilizar técnicas para movimentação e armazenamento de materiais. Organizar atividades de previsão e fornecimento de materiais e serviços. Aplicar técnicas de administração de material público e privado Movimentação e armazenamento de materiais Fontes de fornecimento Administração de material privado e publico Organizar ações para o monitoramento do Gestão de estoque:

3 7 Planejar, avaliar e monitorar a gestão de estoque de materiais. 7 8 estoque de materiais. Elaborar planilhas de controle de estoque. 7 a. fundamentos básicos; b. classificação dos estoques; c. inventário, sistemas de controle dos materiais 8 Seguros: tipos, aplicabilidade e elementos básicos

4 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Habilidade 1 Base Tecnológica 1 Procedimento Didático 2 Cronograma Dia / Mês Aplicar os funcionamentos e conceitos da administração de materiais. Evolução e conceitos na Administração de materiais. Apresentação das teorias e dos princípios da administração de materiais, apresentação de filmes comparando as com as teorias, promovendo ao aluno o interesse da comparação das teorias e princípios. 04/02 a 26/02 Interpretar as funções e os objetivos da administração de materiais. Funções e objetivo da administração de materiais. Aula expositiva e trabalho em equipes utilizando as técnicas apresentadas pelo professor em classe. 05/03 a 19/03 Realizar compras de materiais e agendar a prestação de serviços. Administração de compras. Aula expositiva e pesquisa na internet com desenvolvimento de trabalho em equipes e elaboração de relatórios. 26/03 a 09/04 1 Relacionar em ordem didática 2 Relacionar de acordo com cada habilidade e base tecnológica

5 Utilizar técnicas para movimentação e armazenamento de materiais. Movimentação e armazenamento de materiais. Aula expositiva e atividades em equipes usando recursos dos laboratórios de informática para pesquisa na internet e elaboração de relatórios das técnicas atuais e estudo de lay out para a movimentação de materiais. 16/04 a 30/04 Organizar atividades de previsão e fornecimento de materiais e serviços Fontes de fornecimento. Aula expositiva e atividades em equipes utilizando materiais específicos atualizados como jornais e revistas. 07/05 a 21/05 Aplicar técnicas de administração de material público e privado. Administração de matéria e privado e publico. Aula expositiva e pesquisa com desenvolvimento de trabalho em equipes. 28/05 a 11/06 Organizar ações para o monitoramento do estoque de materiais. Elaborar planilhas de controle de estoque. Gestão de estoque: a. Fundamentos básicos; b. Classificação dos estoques; c. Inventário, sistemas de controle dos materiais. Seguros: Tipos, aplicabilidade e elementos básicos. Aula expositiva e atividades em equipes, apresentação de software específico (MRP e MRP II), Planilha. 18/06 a 02/07

6 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Administração de Materiais 2º Modulo Competência Contextualização os conceitos de administração de materiais. Identificar as funções e os objetivos da administração de materiais. Definir planos de compras de materiais e serviços. Indicadores de Domínio Aplicar os funcionamentos e conceitos da administração de materiais. Interpretar as funções e os objetivos da administração de materiais Realizar compras de materiais e agendar a prestação de serviços. Instrumento(s) de Avaliação Pesquisa e relatório de discussão. Avaliação escrita, individual. Pesquisa e desenvolvimento de orçamentos trabalhos em equipe, participação. Critérios de Desempenho Criticidade, clareza, coerência com a realidade. Interpretação de informações, coerência, objetividade, conhecimento técnico. Clareza, objetividade e iniciativa. Evidências de Desempenho Apresentação de forma oral e escrita, de forma coerente, dando resolução demonstrando os trabalhos desenvolvidos, conforme orientação. Apresentar no desenvolvimento da atividade, como demonstrativos do conhecimento adquirido sobre processo de administração de materiais Apresentação de relatórios com informação da evolução e princípios da qualidade.

7 Organizar informações e subsidiar o planejamento da movimentação de materiais e de produtos acabados. Utilizar técnicas para movimentação e armazenamento de materiais. Apresentação de trabalho de pesquisa com respectiva resolução de situação problema. Clareza, objetividade, iniciativa e trabalho em equipe, participação. Através de discussão em equipes. Identificar e caracterizar as fontes de fornecimento de materiais e serviços. Organizar atividades de previsão e fornecimento de materiais e serviços. Resolução de situação problema, utilizando-se de materiais atualizados e pesquisa na internet. Clareza, objetividade, iniciativa e trabalho em equipe. Através de discussão em grupos, elaborar e apresentar por escrito, solução para a problemática apresentada pelo professor. Definir parâmetros para a administração de material publico e privado. Aplicar técnicas de administração de material público e privado. Estudo de caso, interesse, participação Interpretação de informações, coerência, objetividade, conhecimento técnico. Elaborar e apresentar por escrito, solução para a problemática apresentada. Planejar, avaliar e monitorar a gestão de estoque de materiais. Organizar ações para o monitoramento do estoque de materiais. Elaborar planilhas de controle de estoque. Pesquisa e desenvolvimento de planilhas para gestão de estoque promovendo a interdisciplinaridade entre a disciplina de informática, trabalhos em equipe, participação. Interpretação de informações, coerência, objetividade, conhecimento técnico. Apresentar relatório de planilhas bem como demonstrativos de controles.

8 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) Pesquisas na Internet, consulta a livros na biblioteca, jornais e revistas. Trabalhos extraclasses Apresentação de filmes institucionais das empresas Mercedes, WV, Ford e Alfa Romeo sobre linhas de produção. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de Sistemas, Organização e Métodos-Uma Abordagem Gerencial Editora Atlas S/A CAMPOS, Paulo Renato - Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais-2005 Editora Saraiva ARAÚJO, César G.de Tecnologias de Gestão Organizacional - Editora Atlas S/A POZO Hamilton Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais 3º Edição- Editora Atlas S/A. MARTINS Petrônio Garcia Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais 2005 Editora Saraiva VI Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) A recuperação contínua deverá ser inserida no trabalho pedagógico realizado no dia a dia da sala de aula e decorre da avaliação diagnóstica do desempenho do aluno, constituindo intervenções imediatas, dirigidas às dificuldades específicas, assim que estas forem constatadas. A recuperação continua é destinada aos alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem não superadas no cotidiano escolar, necessitando, portanto, de um auxilio maior durante às aulas regulares.

9 VII Identificação: Nome do professor: EDVALDO NAVAS RODRIGUES Assinatura: Data: 15/02/2013 VIII Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 06, de 06 de janeiro de Nome do coordenador(a): Jurandir Roberto Fernandes Assinatura: Data:

10 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Administração Qualificação: Técnica de Nível Médio de Assistente Administrativo Módulo: II Componente Curricular: GESTÃO AMBIENTAL C.H. Semanal: 2,5 Professora: ANDRÉIA CRISTINA SERAFIM PASTOR I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. - Planejar, organizar, coordenar e operacionalizar as atividades administrativas relacionadas aos projetos e a gestão ambiental. - Desenvolver comportamento ético voltado para a solução dos problemas ambientais e para o desenvolvimento sustentável. - Atuar com uma visão sistêmica da organização e do meio ambiente em que ela está inserida. - Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, sugerir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos. - Pesquisar e identificar a legislação pertinente ao meio ambiente quanto aos aspectos relacionados à atividade da organização e representatividade de seus custos.

11 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: GESTÃO AMBIENTAL Módulo:II Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Função: Estudos e Pesquisas 1. Avaliar os impactos econômicos/sociais da revolução verde no meio ambiente. 2. Analisar a evolução e processos da elaboração das leis ambientais. 3. Avaliar do ponto de vista ambiental área fronteiras de desenvolvimento sustentável. 4. Planejar a gestão ambiental nas empresas produtora de bens e serviços. 5. Avaliar modelos de gestão ambiental utilizados na exploração de recursos materiais e nos processos produtivos. 6. Avaliar resultados de acordo com métodos de produção limpa. 7. Planejar e avaliar a qualidade dos serviços e produtos de acordo a legislação ambiental. 8. Planejar e avaliar a prática do marketing verde no crescimento e desenvolvimento da empresa. 9. Avaliar os parâmetros técnicos legais da ISO Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Função: Estudos e Pesquisas 1. Interpretar índices dos impactos da verde sobre o meio ambiente. 2. Aplicar a legislação ambiental nas ações de gestão empresarial. 3. Reconhecer áreas fronteiras desenvolvimento sustentável. 4. Elaborar plano de gestão ambiental. 5. Realizar auditorias internas no sistema integrado de gestão ambiental (SIGA). 6. Interpretar resultados. 7. Elaborar relatórios, planilhas. 8. Executar serviços dentro da legislação ambiental. 9. Fazer o marketing das empresas preservando e respeitando as leis ambientais. 10. Aplicar os legais da ISO Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Função: Estudos e Pesquisas 1. A revolução verde e seus efeitos sobre o meio-ambiente. 2. A evolução da legislação ambiental. 3. As possibilidades e fronteiras do desenvolvimento sustentável. 4. A gestão ambiental nas empresas produtora de bens e serviços: controle de inspeção, medição e ensaio; 5. Auditoria interna da qualidade 6. Métodos e técnicas de produção limpa. 7. A qualidade de produtos ecológicos. 8. O marketing verde. 9. ISO

12 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: GESTÃO AMBIENTAL Módulo: II Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês 1. Interpretar índices dos impactos da verde sobre o meio ambiente. 2. Aplicar a legislação ambiental nas ações de gestão empresarial. 1. A revolução verde e seus efeitos sobre o meio-ambiente. 2. A evolução da legislação ambiental. Leitura coletiva de texto Contexto histórico da revolução Verde; Aula expositiva recurso de áudio-visual Síntese individual 04/02 a 25/02 Aula dialogada Estudo das principais leis ambientais Estudo de caso 04/03 a 11/03 3. Reconhecer áreas fronteiras do desenvolvimento sustentável. 3.As possibilidades e fronteiras do desenvolvimento sustentável. Leitura de infográficos Pesquisas Debates Estudos em grupos Vídeo Uma verdade inconveniente Analise de gráficos 18/03 a 25/03 4. Elaborar plano de gestão ambiental. 4.A gestão ambiental nas empresas produtora de bens e serviços: controle de inspeção, medição e ensaio. Recursos audiovisuais aulas expositivas, seminários estudo de caso 08/04 a 15/04

13 5. Realizar auditorias internas no sistema integrado de gestão ambiental (SIGA).. 6. Avaliar resultados de acordo com métodos de produção limpa 5. Auditoria interna da qualidade. 6. Métodos e técnicas de produção limpa. Pesquisas e debates sobre estudos legais, trabalhos práticos e teóricos Projeto blog sustentável-elaboração nos grupos Aula pratica Produção de planilhas e relatórios Apresentação de trabalhos Divulgação do blog 22/04 a 29/04 06/05 a 13/05 7. Executar serviços dentro da legislação ambiental. 7. A qualidade de produtos ecológicos. Simular prestação de serviços Analise de qualidade de produtos e serviços prestados Seminário 20/5 a 27/05 8. Fazer o marketing das empresas preservando e respeitando as leis ambientais. 8. O marketing verde. Uso de recursos áudio visual Simular criação de produtos com responsabilidade ambiental 02/06 a 10/06 9. Aplicar os legais da ISO ISO Aula expositiva Estudo do ISO Pesquisas vídeo 17/06 a 02/07

14 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: GESTÃO AMBIENTAL Módulo: II Competência 1. Avaliar os impactos econômicos e sociais de revolução verde no meio ambiente. Indicadores de Domínio Demonstrar praticas que prejudicam o meio ambiente Instrumentos de Avaliação Participação nas atividades propostas, produção de texto Critérios de Desempenho Organização de conceitos, senso crítico e prática cidadã Evidências de Desempenho Através de situações problema o aluno deverá aplicar as habilidades e competências aprendidas com o objetivo de criar uma consciência ambiental 2. Analisar a evolução e processos da elaboração das leis ambientais 3. Avaliar do ponto de vista ambiental área fronteiras de desenvolvimento sustentável. Pesquisar legislação de proteção ao meio ambiente identificando aspectos relacionados às atividades da organização Apresentar aos clientes as vantagens no consumo de produtos e serviços sustentáveis Pesquisas e demonstrações práticas Exercícios individuais e em grupo Relatórios Pesquisas e demonstrações praticas Oralidade Percepção, organização e domínio de conceitos Precisão, clareza, organização e senso crítico. Clareza de idéias, senso crítico Percepção, organização e domínio de conceitos Argumentação coerente Rendimento satisfatório em exercícios práticos que coincidem com situações reais e aplicação de normas adequadas Domínio na identificação de técnicas e materiais agressivos ao meio ambiente demonstrando a partir da compreensão de conhecimentos teóricos e uma satisfatória aplicação prática.

15 4. Planejar a gestão ambiental nas empresas produtora de bens e serviços. Atuar em conformidade com os bons projetos de preservação do meio ambiente Relatório Elaboração de sínteses Uso da norma culta da língua portuguesa e de termos técnicos Aplicar as situações propostas em sala de aula conceitos e medidas de gestão de qualidade 5. Avaliar modelos de gestão ambiental utilizados na exploração de recursos materiais e nos processos produtivos Acompanhar procedimentos para implantação e controle de sistemas de qualidade ambiental na empresa Participação Interesse Apresentação de seminário e síntese do trabalho em grupo Cooperação Relacionamento de idéias Rendimento satisfatório em exercícios práticos que coincidem com situações reais e aplicação de normas adequadas 6. Avaliar resultados de acordo com métodos e técnico de produção limpa Conduzir a execução das ações preventivas e corretivas. Tomar posições e embasa-las com argumentos Cumprimento de prazos Clareza, coerência e segurança na exposição dos trabalhos Aplicar conhecimentos técnicos e evidenciar qualidade no serviço oferecido. 7. Planejar e avaliar a qualidade dos serviços e produtos de acordo a legislação ambiental. Acompanhar a atualização da legislação ambiental. Apresentação de resultado de estudo de caso Percepção, organização e domínio de conceitos Exposição do Projeto de Meio Ambiente

16 .8- Planejar e avaliar a prática do marketing verde no crescimento e desenvolvimento da empresa. Informar campanhas de educação ambiental. Indicar material didático da campanha ambiental Elaboração de sínteses Tomar posições e embasa-las com argumentos Cooperação Relacionamento de idéias Cumprimento de prazos Demonstração de consciência que custos podem ser revertidos em benefícios para a empresa e a sociedade 9-. Avaliar os parâmetros técnicos legais da ISO Aplicar as normas do ISO em um plano de gestão ambiental Produzir um plano de gestão ambiental tendo com base a ISO Organização e domínio de conceitos Seguir normas ambientais corretamente em um plano de Gestão Ambiental

17 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) - Textos de apoio produzidos pelo professor - Todo material disponível na Unidade Escolar - Indicação de sites: Planeta Sustentável-IMA, etc. Livros: -Tagliaferro,Eduardo R. Mudanças Sistêmicas e Transmutações do mercado Projeto BECE uma proposta para alcançar o desenvolvimento sustentável Mix Edits. - Ross, Jurandyr: Geografia do Brasil Souza, Marcelo Lopes: Mudar a cidade Dias, Reinaldo: Gestão Ambiental - Responsabilidade Social e Sustentabilidade Outros: - Sites institucionais e de pesquisa - Revistas - Constituição Federal do Brasil - Documentário HOME meu planeta minha casa - Documentário:: Uma verdade inconveniente - Documentário A história das coisas. - Série de reportagens TV Globo- Código Florestal VI Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) A recuperação deverá ser trabalhada continuamente e pontualmente utilizando metodologias diferenciadas aos alunos que apresentaram dificuldade na assimilação do conteúdo, bem como valorizar as múltiplas inteligências e habilidades apresentadas pelos mesmos. Serão efetuadas outras atividades, como exercícios extra-classe, trabalhos de pesquisa, intervenções orais e apoio via correio eletrônico VII Identificação: Nome do professor: ANDRÉIA CRISTINA SERAFIM PASTOR Assinatura: Data:13/02/2013 VIII Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 06, de 06 de janeiro de Nome do coordenador: JURANDIR ROBERTO FERNANDES Assinatura: Data:

18 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológicol: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE ASSISTENTEADMINISTRATIVO Componente Curricular: GESTÃO EMPRESARIAL II Módulo: II C.H. Semanal: 5,00 Professor(es): JULIANA DELGADO MARTINS I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular -Planejar -Identificar o comportamento do consumidor -Compreender e avaliar impactos socioeconômico. -Coordenar ações de relacionamento : cliente X fornecedores -Operacionalizar as atividades administrativas -Apresentar soluções, novas estratégias e implementá-las. - Aplicação das teorias de acordo com o cenário atual.

19 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Gestao Empresarial Mod: II Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas Eixo Tecnológico: Gestão e Eixo Tecnológico: Gestão e Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Negócios Negócios Função: Planejamento Função: Planejamento Função: Planejamento Organizacional Organizacional Organizacional Compreender os fundamentos e a estrutura das estratégias gerenciais. Identificar e avaliar os impactos socioeconômicos da globalização. Caracterizar e situar a administração de serviços na nova economia. Identificar e avaliar ambientes de acordo com a legislação de responsabilidade Definir e aplicar estratégias operacionais para as diferentes áreas organizacionais. Interpretar e caracterizar os impactos socioeconômicos da globalização. Coordenar ações de relacionamentos com o cliente e fornecedores. Aplicar a legislação de responsabilidade social Estratégias gerenciais contemporâneas. Transformação das estratégias competitivas em estratégias operacionais para as diferentes organizações e/ou áreas organizacionais. Alinhamento do negócio com a estratégia definida. Estratégias para diferentes organizações. 1.5 Ferramentas de operacionalização das estratégias:

20 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC a- Definição de metas b- Opções estratégias c- Planos de ação Globalização e seus impactos socioeconômicos. Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercado alvo. Administração de serviços na nova economia e relacionamento com clientes e fornecedores (cliente interno e externo). O comportamento do consumidor Terceiro setor e responsabilidade social.

21 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Gestao Empresarial Mod: II Nº da Habilidade -Definir e aplicar estratégias operacionais para as diferentes áreas organizacionais Base Tecnológica 1.1-Estratégias gerenciais contemporâneas. 1.2-Transformação das estratégias competitivas em estratégias operacionais para as diferentes organizações e/ou áreas organizacionais. 1.3-Alinhamento do negócio com a estratégia definida. 1.4-Estratégias para diferentes organizações. Procedimento Didático - Aulas expositivas e dialogadas - Apresentação e discussão sobre os temas abordados. - Discussões e conclusões individuais e em grupos sobre os temas abordados Cronograma / Dia e Mês 04/02 a 27/ Ferramentas de operacionalização das estratégias: d- Definição de metas e- Opções estratégias f- Planos de ação

22 2-Interpretar e caracterizar os impactos socioeconômicos da globalização. 3-Coordenar ações de relacionamentos com o cliente e fornecedores. Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC 2.1-Globalização e seus impactos socioeconômicos. 2.2-Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercado alvo. 3.1-Administração de serviços na nova economia e relacionamento com clientes e fornecedores (cliente interno e externo 3.2-O comportamento do consumidor. - Aulas expositivas e dialogadas- Estudos de casos referente ao assunto abordado -Trabalho em grupo - Aulas expositivas e dialogadas - Apresentação e discussão sobre os temas abordados. - Discussões e conclusões individuais e em grupos sobre os temas abordados 28/04 a 16/05 17/05 a 22/06 4-Aplicar a legislação de responsabilidade social 4-Terceiro setor e responsabilidade social. - Aulas expositivas e dialogadas - Apresentação e discussão sobre os temas abordados 23/06 a 02/07

23 IV - Instrumento de avaliação e Criterio de Desempenho Componente Curricular: Gestao Empresarial Mód: II Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Competência 1- Compreender os fundamentos e a estrutura das estratégias gerenciais. Indicadores de Domínio - Conhecer Teorias administrativas Instrumento(s) de Avaliação - Estudo de textos apostilados - Debate entre grupos - Questões escritas perguntas e respostas. - Análise de situaçãoproblema (estudo de caso) Critérios de Desempenho - clareza - Seqüência Lógica - Organização de ideias Evidências de Desempenho -O aluno demonstrou conhecimento com relação aos princípios e conceitos.

24 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC 2- Identificar e avaliar os impactos socioeconômicos da globalização. 3- Caracterizar e situar a administração de serviços na nova economia. 4- Identificar e avaliar ambientes de acordo com a legislação de responsabilidade. -Ter uma visão holística dos ambiente empresarial - Conhecer e empregar mecanismos que auxiliem na realização do planejamento estratégico -Ser capaz de identificar e utilizar todo o conhecimento em situações atuais - Estudo de textos apostilados - Debate entre grupos - Pesquisas sobre conteúdo - Questões escritas perguntas e respostas. - Análise de situaçãoproblema referente as bases tecnológicas. - Participação efetiva - Assimilação do conteúdo visto em sala de aula - Execução das atividades propostas - Assiduidade - Estudo de caso - Observação direta - Avaliação Escrita -Exercício em grupo -Observação direta Aplicabilidade, interpretação das informações, clareza, objetividade Clareza, objetividade, cooperação Cooperação, criticidade, clareza, aplicabilidade, conhecimento técnico. -O aluno demonstrou que domina processo de assimilação da teoria com a prática. - Informações identificadas e organizadas de forma coerente, de acordo com o embasamento teórico. -Relato que expresse domínio dos conhecimentos básicos sobre como avaliar relatórios gerenciais para tomadas de decisão -Exercícios práticos com análise e aplicação dos conhecimentos adquiridos em estudos de casos

25 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração 6 ed. São Paulo: Atlas, DRUCKER, P. F. Introdução à administração. 3 ed. São Paulo: Pioneira, STONER, James. A. F. Et alii. Administração. 5 ed. Rio de Janeiro: Editora LTC,1999. Textos e matérias de jornais, revistas e internet relacionados aos temas propostos CERTO, Samuel e PETTER, Paul. Administração Estratégica: Planejamento e Implantação da Estratégia. São Paulo: Makron, VI Estratégias de Recuperação Contínua Serão desenvolvidos trabalhos em classe e extra-classe, conforme as dificuldades eventualmente apresentadas, envolvendo pesquisas mediante orientação e acompanhamento docente, sendo, posteriormente, submetido a avaliação escrita e/ou oral e apresentação de relatório VIl Assinatura: Data: 15/02/2013 Juliana Delgado Martins VIII Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 06, de 06 de janeiro de Jurandir Roberto Fernandes Assinatura: Data:

26 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã - SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico de Administração Qualificação: Técnica de Nível Médio de Assistente Administrativo Módulo: II (I212) Componente Curricular: Administração Jurídica C.H. Semanal: 2,5 Professor: Luiz Antônio Sirpa I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. 1- Localizar, organizar, classificar e manter atualizado a documentação da organização. 2- Proceder conforme as Leis e o Direito. 3- Realizar rotinas administrativas de acordo com as leis do Direito Público e Privado.

27 II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Administração Jurídica Módulo: II Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1 - Diferenciar nos processos administrativos: pessoa física e/ou pessoa jurídica. 1 - Aplicar adequadamente nos processos administrativos os direitos de pessoa física e jurídica. 1 - Direito civil: a. pessoas físicas e jurídicas; b. obrigações Interpretar formas de contrato e compreender suas características. - Identificar as características dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e suas finalidades na administração. - Identificar e avaliar os tributos pertinentes as diferentes esferas de governo (Municipal, Estadual e Federal). - Compreender e analisar os direitos e obrigações de empregados e empregadores. - Identificar e analisar os direitos e obrigações de fornecedores e consumidores Elaborar contratos: social de compra, venda e prestação de serviços entre outros. - Interpretar adequadamente o papel dos três poderes na administração. - Apurar os tributos incidentes nas diferentes operações de acordo com a legislação vigente. - Elaborar políticas adequadas aos empregados e empregadores de acordo com a legislação trabalhista. - Criar procedimentos de trabalho para fornecedores e consumidores de acordo com padrões pré-estabelecidos pela legislação vigente c. noções e modalidades de contratos - Direito público: a. Administração Pública. - Direito tributário a. Tipos e Competências; b. Legislação Tributária por segmento específico. - Direito trabalhista: a. direitos e deveres dos empregados e empregadores. - Direito do consumidor.

28 III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Administração Jurídica Módulo: II Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos Cronograma / Dia e Mês - Aplicar adequadamente - Direito civil: Pessoas físicas nos processos e jurídicas. administrativos os direitos de Pessoa Física e Jurídica. - Aulas expositivas e dialogadas; - Análise de situações-problema referentes à cada tema. - Pesquisa em sites especializados. - Acessar o Código Civil em sala de aula. - utilização de apostilas. - Atividade prática em equipe. 04 /02 a 21/02 - Elaborar contratos: - Obrigações. contrato social; de compra e venda; de - Noções e modalidades de prestação de serviços contratos. entre outros. - Aulas expositivas e dialogadas; - Trabalho extraclasse pesquisa; - Análise de modelos de contrato social e contratos comerciais. - Acessar o Código Civil em sala de aula. - utilização de apostilas. - Atividade prática em equipe. 28/02 a 14/03

29 - Interpretar adequadamente o papel dos Três Poderes na administração. - Direito público A Administração Pública. - Aulas expositivas e dialogadas; - Acessar a Constituição Federal; - utilização de vídeos, reportagens, Slades e filmes relacionados ao tema. - utilização de apostilas. 21/03 a 04/04 Direito tributário - Apurar os tributos - Tipos e Competências; incidentes nas diferentes - Legislação Tributária por operações de acordo com segmento específico. a legislação vigente. - Elaborar políticas - Direito trabalhista: adequadas aos - Direitos e deveres dos empregados e empregados e empregadores de acordo empregadores. com a legislação trabalhista. - Aulas expositivas e dialogadas; - Acessar a Constituição Federal; - utilização de apostilas; - Aulas expositivas e dialogadas; - Acessar a Constituição Federal; - Acessar a Consolidação das Leis do Trabalho CLT; - Análise de situações-problema referentes a cada tema; - Atividades prática em equipe. - utilização de apostilas. - Utilização de vídeos, reportagens, Slades, relacionados ao tema. 11/04 a 25/04 02/05 a 23/05

30 Criar procedimentos de trabalho para fornecedores e consumidores de acordo com padrões préestabelecidos pela legislação vigente. Direito do consumidor Código de Proteção e Defesa do Consumidor Lei 8.078/1990. Administração Central Aulas expositivas e dialogadas - Estudos de casos; - Atividade em equipe Resolução de situação-problema, em sala de aula; - Aulas de pesquisa em sites especializadas no laboratório de informática; - Utilização de celular, Tablet, notebooks dos alunos, em sala de aula, para pesquisa e solução de situação-problema; - utilização de apostilas. 30/05 a 02/07

31 IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Administração Jurídica Módulo: II Competência Instrumentos de Critérios de Indicadores de Domínio (por extenso) Avaliação Desempenho - Diferenciar nos Entender a legislação civil - Assimilação do processos no âmbito dos conceitos conteúdo; administrativos Pessoa de Pessoa Física e - Coerência no conteúdo Física e/ou Pessoa Jurídica - Os diferentes da redação; Jurídica. tipos de sociedade. - Clareza de ideias; - Interpretar formas de contrato e compreender suas características. - Entender a legislação referente ao Direito das Obrigações e diferentes modalidades de contrato. - Avaliação escrita; - Avaliação prática; - Trabalhos em equipe; - Participação e interesse sobre o tema, nas atividades em sala de aula; - Avaliação oral; - Trabalho extraclasse. - Avaliação escrita; - Avaliação prática; - Trabalhos em equipe; - Participação e interesse sobre o tema, nas atividades em sala de aula; - Avaliação oral; - Trabalho extraclasse. - Compreensão da importância, da capacidade civil da pessoa física nos negócios e na pessoa jurídica. - Assimilação do conteúdo; - Coerência no conteúdo da redação; - Clareza de ideias; - Compreensão da importância, do cumprimento das obrigações e dos diferentes contratos civis. Evidências de Desempenho - Identificar e acessar a legislação pertinente à Pessoa Física e Jurídica, no Código Civil. - Identificar corretamente a legislação aplicável; Elaborar ou auxiliar na elaboração de contratos de acordo com a legislação civil; - Aplicar corretamente nos contratos civis, o Direito das Obrigações.

32 - Identificar as características dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e suas finalidades na administração. Entender o funcionamento dos diferentes Poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário. Avaliação escrita; - Trabalhos em equipe; - Participação e interesse sobre o tema, nas atividades em sala de aula; - Trabalho extraclasse; - Debates; - Apresentação de seminários. - Assimilação do conteúdo; - Coerência no conteúdo da redação; - Clareza de ideias; - Compreensão da Divisão Funcional dos Poderes e sua harmonia. - Identificar as características básicas das atribuições constitucionais dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. - Identificar e avaliar os tributos pertinentes as diferentes esferas de Governo (Municipal, Estadual e Federal). - Identificar as melhores opções dentro da Legislação Tributária e contribuir nas estratégias de sucesso para a organização. - Avaliação escrita; - Avaliação prática; - Trabalhos em equipe; - Participação e interesse sobre o tema, nas atividades em sala de aula; - Avaliação oral; - Trabalho extraclasse. - Assimilação do conteúdo; - Coerência no conteúdo da redação; - Clareza de ideias; - Compreensão dos princípios constitucionais do Sistema Tributário Nacional, a instituição e a incidência de seus diferentes tributos. - Distinguir as diferentes competências quanto a tributos. - Acessar e interpretar na Constituição Feral, os conceitos básicos dos diferentes tributos.

33 - Compreender e analisar os direitos e obrigações de empregados e empregadores. - Identificar e analisar os direitos e obrigações de fornecedores e consumidores. -Identificar as melhores opções dentro da Legislação Trabalhista e contribuir para o sucesso da relação Capital e Trabalho. - Identificar as melhores opções dentro da Legislação pertinente Código de Proteção e Defesa do Consumidor - e contribuir nas estratégias de sucesso para a organização. - Avaliação escrita; - Avaliação prática; - Trabalhos em equipe; - Participação e interesse sobre o tema, nas atividades em sala de aula; - Avaliação oral; - Trabalho extraclasse. - Debates; - Apresentação de seminários; - Resolução de problemas. - Avaliação escrita; - Avaliação prática; - Trabalhos em equipe; - Participação e interesse sobre o tema, nas atividades em sala de aula; - Avaliação oral; - Trabalho extraclasse. - Debates; - Apresentação de seminários. - Resolução de problemas. - Assimilação do conteúdo; - Coerência no conteúdo da redação; - Clareza de ideias; - Compreensão dos princípios constitucionais do e contidos na Consolidação das Leis Trabalhistas, (CLT), dos direitos básicos e obrigações do trabalhador e do empregador. - Assimilação do conteúdo; - Coerência no conteúdo da redação; - Clareza de ideias; - Compreensão dos princípios básicos contidos no Código de Proteção e Defesa do Consumidor. - acessar e aplicar corretamente os conceitos básicos pertinentes a deveres e obrigações de empregados e empregadores na Legislação Trabalhista CLT e na Constituição Federal. - Acessar e aplicar corretamente os conceitos básicos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor Lei 8.078/1990, na solução de problemas.

34 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) - Uadi Lammêgo Bulos, Constituição Federal Anotada, 2ª edição, 2000, Ed. Saraiva; - Theotônio Negrão, José Roberto F. Gouvêa, Código Civil e Legislação Civil em Vigor; 23ª ed., 2004, Editora Saraiva; - Código de Proteção e Defesa do Consumidor, Ed. Ediouro, - Valentin Carrion, Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho, Legislação Complementar e Jurisprudência, 28ª ed., Ed. Saraiva; - Caio Flávio Serette Noções de Direito Ed. Texto Novo, Noções Essenciais de Direito Nelson Palaia, 3ª ed., Ed. Saraiva; - Instituições de Direito Público e Privado Sérgio Pinto Martins, 9ª ed., Ed. Atlas. - Utilização de pesquisa sobre informações da atualidade, em empresas e ou meios de comunicação, que reflitam sobre os temas a ser desenvolvidos no componente curricular; - Pesquisa em Sites na Internet Laboratório de Informática da Unidade Escolar, bem como,tablet, Notebooks, celulares dos alunos, para atividades em equipe e individual, sobre os temas desenvolvidos na disciplina; - Utilização em sala de aula, de reportagens, vídeos, filmes, Slades, revistas, telejornais, relacionados aos temas desenvolvidos na disciplina. VI Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) - Identificado que aluno apresenta dificuldades na aprendizagem, o Facilitador dará atenção especial ao aluno, com a retomada do conteúdo, trabalho de pesquisa e exercício individual escrito para fixação da aprendizagem. VII Identificação: Nome do professor: Luiz Antônio Sirpa Assinatura: Data: 15/02/2013 VIII Parecer do Coordenador de Área: - O Plano de Trabalho Docente confere com a proposta do Plano de Curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a Portaria CETEC no. 06, de 06 de janeiro de Nome do Coordenador: Jurandir Roberto Fernandes Assinatura: Data:

35 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Administração Qualificação: Técnica de Nível Médio de Assistente Administrativo. Módulo: II I212 Componente Curricular: Gestão de Competências I C.H. Semanal: 2,5 Professora: Dercílio Volpi Júnior I Atribuições e atividades profissionais relativas à qualificação ou à habilitação profissional, que justificam o desenvolvimento das competências previstas nesse componente curricular. - Participar de programa de treinamento, quando convocado. - Definir indicadores e padrões de desempenho. - Divulgar processo seletivo. - Participar da elaboração de provas de seleção. - Aplicar provas de seleção. - Divulgar resultado do processo seletivo. - Viabilizar processo de admissão. - Entrevistar candidato - Captar vagas - Analisar exigências para ocupação de vagas - Convocar candidatos aptos a ocuparem vaga - Acompanhar processos seletivos até a finalização. - Participar da correção da prova do processo seletivo.

36 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Gestão de Competências I Módulo: II Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecnológicas 1. Identificar os pressupostos teóricos 1. Entender o momento atual e preparar 1. Gestão baseada em Competências: e práticos que fundamentam a seus colaboradores para as mudanças do Evolução e Estágio Atual: (1) Gestão de Pessoas baseada em mercado. (1) competências Identificar os fundamentos, os objetivos, a estrutura no contexto sócio-econômico. Planejar e organizar as atividades profissionais. Identificar os cenários econômicos na área de atuação da organização. Compreender o funcionamento do sistema com senso crítico, responsabilidade e consciência social. Analisar e refletir sobre as práticas administrativas e seus impactos nas Elaborar políticas internas de recrutamento e seleção. (2) Realizar seleções internas e externas na busca de competências. (3) Elaborar cálculos de hora extra, auxilio saúde, periculosidade, insalubridade, entre outros. (4) Administrar programas de gestão de pessoas buscando o desenvolvimento das competências internas e o aumento da produtividade nas organizações. (5) Registrar a evolução e as conseqüências dos processos de desenvolvimento interno para planejamentos futuros. (6) Histórico de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. (1) Gestão de Pessoas baseada em competências: (3) Definição de competência; (3) Modelos de ação. (2) Subsistemas de Gestão de Pessoas baseada em Competências: (3) Recrutamento e Seleção (R&S); (2) Rotinas de Departamento de Pessoal; (4) Cargos e Salários (C&S); (5)

37 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC 7. relações de trabalho (empresa / empregado). Planejar ações inovadoras aos ambientes de trabalho, visando a um maior comprometimento e a produtividade nas organizações. (7) Treinamento e Desenvolvimento (T&D); (6) (7) Plano de Carreiras (PC); (5) Avaliação de desempenho (AD); (6) (7) 13. Benefícios Sociais. (4)

38 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC III Procedimento Didático e Cronograma de Desenvolvimento Componente Curricular: Gestão de Competências I Módulo: II Habilidade Bases Tecnológicas Procedimentos Didáticos 1 - Entender o momento atual e preparar seus colaboradores para as mudanças do mercado. Competência Gestão baseada em Competências: Evolução e Estágio Atual. 2 - Histórico de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Competência 1. - Sondagem do conhecimento atual. - Aulas teóricas e dialogadas. - Apresentação e discussão sobre os temas abordados após textos estudados em equipe. - Discussões e conclusões individuais e em grupos sobre os temas abordados. Cronograma / Dia e Mês 04/02 a 01/ Elaborar políticas internas de recrutamento e seleção. Competência Recrutamento e Seleção (R&S); 5 - Modelos de ação. Competência 2. - Aulas expositivas e dialogadas. - Realizar a técnica da entrevista (simulação). - Elaborar a descrição de função do cargo que ocupa onde trabalha. 08/03 a 12/04

39 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC 3 - Definição de competência. 3 - Realizar seleções internas e externas na busca de competências. Competência Gestão de Pessoas baseada em competências. 6 - Subsistemas de Gestão de Pessoas baseada em Competências. - Aulas teóricas e dialogadas. - Apresentação e discussão sobre os temas abordados. 19/04 a 26/ Elaborar cálculos de hora extra, auxilio saúde, periculosidade, insalubridade, entre outros. Competência Rotinas de Departamento de Pessoal Benefícios Sociais. - Aulas expositivas e dialogadas. - Exercícios práticos. - Trabalho em grupos. 03/05 a 17/05 Competência Administrar programas de gestão de pessoas buscando o desenvolvimento das competências internas e o aumento da produtividade nas organizações. Competência Cargos e Salários (C&S) Plano de Carreiras (PC). Competência 5. - Aulas expositivas e dialogadas. - Estudo de caso, apresentação e discussão sobre os temas abordados. - Trabalho em grupos. 24/05 a 14/06 Competência Registrar a evolução e as conseqüências dos processos de desenvolvimento interno para planejamentos futuros. Competência 6 e Treinamento e Desenvolvimento (T&D) Avaliação de desempenho (AD). Competência 6 e 7. - Aulas expositivas e dialogadas. - Exercícios práticos. - Trabalho individual. - Avaliação escrita. - Sondagem do conhecimento final. 21/06 a 02/07

40 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC IV Procedimentos de Avaliação Componente Curricular: Gestão de Competências I Módulo: II Competência (por extenso) 1 - Identificar os pressupostos teóricos e práticos que fundamentam a Gestão de Pessoas baseada em competências. 2 - Identificar os fundamentos, os objetivos, a estrutura no contexto socioeconômico. 3 - Planejar e organizar as atividades profissionais. Indicadores de Domínio Entender toda a evolução do mercado e preparar os colaboradores para as mudanças do mercado. Elaborar política de recrutamento e seleção. Realizar seleções internas e externas na busca de competências, considerando as vantagens e desvantagens. Instrumentos de Avaliação - Trabalho em grupos. - Trabalho individual. - Participação, Assiduidade. - Avaliação dos trabalhos em grupos. Observação individual e nos grupos. - Atuação nos trabalhos em grupos de acordo com os critérios de desempenho. - Participação, Liderança, Interesse. - Atuação em sala de aula. - Apresentação e discussão sobre os temas abordados. - Participação, Interesse, Pontualidade. Critérios de Desempenho Assimilação do conteúdo com coerência na interpretação, verificando participação e assiduidade nas aulas. Relacionamento de ideias com participação, interesse, liderança, elaboração de trabalhos, conhecimento teórico através das avaliações práticas, oral ou escrita. Assimilação do conteúdo com coerência na interpretação, verificando interesse, pontualidade e participação nas aulas. Evidências de Desempenho Demonstrar conhecimento com relação aos princípios e conceitos sobre gestão de Pessoas baseado em competências. Demonstração prática que assimilou o processo de recrutamento e seleção de uma empresa. Ser capaz de realizar recrutamento baseado na gestão por competências.

41 Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC 4 - Identificar os cenários econômicos na área de atuação da organização. 5 - Compreender o funcionamento do sistema com senso crítico, responsabilidade e consciência social. 6 - Analisar e refletir sobre as práticas administrativas e seus impactos nas relações de trabalho (empresa / empregado). 7 - Planejar ações inovadoras aos ambientes de trabalho, visando a um maior comprometimento e a produtividade nas organizações. Ter conhecimento dos cálculos e direitos dos colaboradores da empresa. Analisar e adaptar os programas de gestão de pessoas de acordo com as políticas da empresa. Identificar as consequências dos processos de desenvolvimento interno para planejamentos futuros. Realizar programas de gestão de pessoas buscando o desenvolvimento das competências internas e o aumento da produtividade nas organizações. - Ter conhecimento dos cálculos e direitos dos colaboradores da empresa. - Participação, Interesse, Assiduidade, Cooperação. - Estudo de caso, apresentação e discussão sobre os temas abordados. - Trabalho em grupos. - Participação e Assiduidade. - Estudo de caso - Questões escritas e discutidas em grupo. - Participação, Pontualidade, Comportamento. - Exercícios práticos. - Avaliação escrita. - Interesse, Assiduidade. Assimilação do conteúdo com coerência na interpretação, verificando interesse, assiduidade, cooperação e participação nas aulas. Relacionamento de ideias com estudos de casos, conhecimento teórico através das avaliações práticas, participação e assiduidade. Relacionamento de ideias com estudos de casos, conhecimento teórico através das avaliações escritas, participação, comportamento e assiduidade. Assimilação do conteúdo através de exercícios práticos, verificando interesse e assiduidade nas aulas. Dominar cálculos práticos, relacionado a uma rotina de departamento de pessoal. Conhecer programas de gestão de pessoas e compreender a importância desses programas para os colaboradores. Demonstrar conhecimento para o processo de desenvolvimento interno através de treinamento. Conhecer programas de gestão de pessoas buscando o aumento da produtividade nas organizações.

42 V Material de Apoio Didático para Aluno (inclusive bibliografia) - MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico.13 ed. São Paulo: Saraiva, CAMPOS, Vicente Falconi. O valor dos recursos humanos na era do conhecimento.7 ed. Nova Lima, MG: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos Humanos: Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva, YOZO, Ronaldo Yudi K. 100 Jogos para Grupos: uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas-sp. Agora, PONTES, BR Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal. Editora LTR. - MORALES, Mércia. Princípios da Administração de Recursos Humanos. Programa Profissão. Centro Paula Souza. SP Jornais e revistas especializadas, pesquisas na internet e biblioteca. VI Estratégias de Recuperação Contínua (para alunos com baixo rendimento/dificuldades de aprendizagem) 1 - A avaliação será contínua e cumulativa, gerando oportunidades para que o aluno reflita com observância, sua evolução, verificando sua assiduidade, participação em sala de aula, atividade de classe. 2 - Recuperação contínua será desenvolvida novamente o conteúdo em que o aluno apresentou maiores dificuldades de forma sistemática e contínua, através de métodos diferenciados, de forma que elimine as dúvidas apresentadas. VII Identificação: Nome do professor: DERCÍLIO VOLPI JÚNIOR Assinatura: Dercílio Volpi Júnior Data: 04/02/2013 VIII Parecer do Coordenador de Área: O plano de trabalho docente confere com a proposta do plano de curso para o componente curricular, contendo as bases tecnológicas, habilidades e competências de acordo com a portaria CETEC nº 06, de 06 de janeiro de Nome do Coordenador: JURANDIR ROBERTO FERNANDES Assinatura: Jurandir Roberto Fernandes Data: 04/02/2013

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ-SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano EXT. E. E. PROFESSOR PEDRO SUMMERHAUZER EM QUINTANA Código: Município: Quintana Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC DE NOVA ODESSA Código: 234 Município: Nova Odessa Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Segurança do Trabalho Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Administrativo

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Administrativo .. Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE Habilitação Profissional: Técnico em Farmácia Qualificação: Auxiliar

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Extensão Esterina Placco Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE e SAÚDE Habilitação Profissional: TÉCNICO EM FARMÁCIA Qualificação: Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho EE Esterina Placo (Extensão) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Técnico Etec: São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Programação de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em Marketing

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2010. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2010. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2010 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: APLICATIVOS INFORMATIZADOS NA ENFERMAGEM

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: APLICATIVOS INFORMATIZADOS NA ENFERMAGEM Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã (SP) Eixo Tecnológico: AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC DR. FRANCISCO NOGUEIRA DE LIMA Código: 059 Município: Casa Branca Eixo Tecnológico: Saúde, Ambiente e Segurança Habilitação Profissional: Técnico de Segurança

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC de São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão de Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de técnico em

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2012

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2012 Plano de Trabalho Docente 2012 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Ensino Técnico Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Administração Central Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Extensão E.E Índia Vanuíre Código: 136. Município: Tupã Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: ÉTICA E CIDADANIA ORGANIZACIONAL

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Componente Curricular: ÉTICA E CIDADANIA ORGANIZACIONAL Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE E SAÚDE Habilitação Profissional: TÉCNICO EM FARMÁCIA QualificaçãoTécnica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Área Profissional: Indústria Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Mecatrônica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Infraestrutura Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município:São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec de Nova Odessa Código: 234 Município: Nova Odessa Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Segurança do Trabalho Qualificação:

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: GARÇA Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negocios Habilitação Profissional: Técnico em Administração Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Etec ETec. São José do Rio Pardo Ensino Técnico Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC: Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel Código: 44.1 MUNICÍPIO: Cachoeira Paulista Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 0136 Município: TUPÃ Área de conhecimento: INFRAESTRUTURA Componente Curricular: PROJETOS DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Saúde Habilitação

Leia mais

II.2 GESTÃO AMBIENTAL Função: Estudos e Pesquisas

II.2 GESTÃO AMBIENTAL Função: Estudos e Pesquisas II.1 ADMINISTRAÇÃO JURÍDICA 1. Diferenciar nos processos administrativos: pessoa física e/ou pessoa jurídica. 2. Interpretar formas de contrato e compreender suas características. 3. Identificar as características

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico 1 Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC DR. FRANCISCO NOGUEIRA DE LIMA Código: 059 Município: CASA BRANCA - SP Eixo Tecnológico: SAÚDE, AMBIENTE E SEGURANÇA Habilitação Profissional: TÉCNICO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Etec Ensino Técnico ETEC: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ-SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015

Plano de Trabalho Docente 2015 Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Auxiliar de Enfermagem Qualificação: Sem

Leia mais

Ensino Técnico. Qualificação: TÉCNICO EM MECÂNICA. Componente Curricular: ÉTICA E CIDADANIA ORGANIZACIONAL. Professor: Tamie Mariana Shimizu

Ensino Técnico. Qualificação: TÉCNICO EM MECÂNICA. Componente Curricular: ÉTICA E CIDADANIA ORGANIZACIONAL. Professor: Tamie Mariana Shimizu Plano de Trabalho Docente 05 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 09 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: TÉCNICO EM MECÂNICA Qualificação:

Leia mais

Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11. Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Código: CTB-252 Pré-requisito:

Leia mais

Ensino Técnico. Plano de Trabalho Docente 2014. ETE Monsenhor Antonio Magliano. Área Profissional: Indústria

Ensino Técnico. Plano de Trabalho Docente 2014. ETE Monsenhor Antonio Magliano. Área Profissional: Indústria Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETE Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Área Profissional: Indústria Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Mecânica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC de São José do Rio Pardo Código: 150 Município: São José do Rio Pardo Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança Habilitação Profissional: Profissional Técnica de Nível

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC: PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ-SP Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: TÉCNICO EM CONTABILIDADE Qualificação:

Leia mais

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 38.16

FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU - BRASIL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 38.16 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Nº 38.16 A FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BRASIL (FPTI-BR) torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo nº 38.16 sob contratação em regime CLT

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: : 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: AMBIENTE, SAÚDE e SEGURANÇA Habilitação Profissional: Técnico de Enfermagem

Leia mais

Plano de Curso Não Regulamentado - Metodologia SENAI de Educação Profissional

Plano de Curso Não Regulamentado - Metodologia SENAI de Educação Profissional PERFIL PROFISSIONAL/IDENTIFICAÇÃO DA OCUPAÇÃO: Ocupação: OPERADOR DE COMPUTADOR CBO: 3172-05 Educação Formação Inicial e Continuada Carga Horária Profissional: Qualificação Profissional Mínima: 160 h Nível

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE)

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) Núcleo de Apoio à Prática Profissional das Licenciaturas CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Atualizado em 17 jun 2016 5º. PERÍODO 4º. PERÍODO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico 1º Semestre

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico 1º Semestre Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico 1º Semestre ETEC Dr. Júlio Cardoso_ Extensão Antônio Fachada Código: 0078 Município: Franca

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

3 Administração de Materiais

3 Administração de Materiais 1 da Produção I Ementário do Curso de Fase: 5ª Carga Horária: 60h Créditos: 04 Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO ESPECIALIDADE: BIBLIOTECÀRIO Requisitos: Graduação em Biblioteconomia e Registro no Conselho de Classe 1. Planejar, programar, coordenar, controlar e dirigir sistemas biblioteconômicos e ou de informação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof. Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Compreensão dos conceitos de competências

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Gestão Escolar II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Gestão escolar democrática: aspectos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec ETEC: PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ-SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETECPaulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica Qualificação:Instalador

Leia mais

BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA)

BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) BONCRED LEASING S/A. - Arrendamento Mercantil MANUAL DE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) BONCRED LEASING S/A. ARRENDAMENTO MERCANTIL Manual de Política de Responsabilidade Socioambiental

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM LOGÍSTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM LOGÍSTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM LOGÍSTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4026 06/11/2013 Rev. 01 1. Dados Legais Parecer 472 de 24/11/2009. DECRETO No 2.929, de 21 de dezembro de 2009. Parecer 144 de 23-08-2011-

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS PROJETO DE PRÁTICAS BEM SUCEDIDAS EM SALA DE AULA EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DIRCEU FERNANDES BATISTA SÃO JOÃO DA BOA VISTA

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional

Desenvolvimento Organizacional Desenvolvimento Organizacional O desenvolvimento Organizacional nasceu na década de 1960 devido as mudanças no mundo das organizações e em função das estruturas convencionais serem inadequadas a essas

Leia mais

CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE

CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE CURSO VOCACIONAL DE ARTE E PUBLICIDADE Planificação Anual - 2015-2016 Ensino Básico 9º Ano 2º Ano - Atividade Vocacional FOTOGRAFIA DIGITAL MATRIZ DE CONTEÚDOS E DE PROCEDIMENTOS Conteúdos Procedimentos

Leia mais

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE 1.1. Contabilidade para não Contadores INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE Objetiva ensinar a Contabilidade para aqueles que não são contadores, mas necessitam interpretar (entender) a Contabilidade, os relatórios

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA. MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA. MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I Este manual atende todos os cursos de gestão 1º semestre, turmas ingressantes em fevereiro

Leia mais

CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Versão final MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNOESC CAPÍTULO I DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES. Curso de Marketing EDITAL DE SELEÇÃO

SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES. Curso de Marketing EDITAL DE SELEÇÃO SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES Curso de Marketing EDITAL DE SELEÇÃO O coordenador do curso de Marketing, Prof. Cláudio José Faleiros, nos termos das regras fixadas pela Pró-Reitoria de Graduação do Uni-BH,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de TÉCNICO

Leia mais

EDITAL Nº 05 /2012/REITORIA/IFTO, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2012.

EDITAL Nº 05 /2012/REITORIA/IFTO, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2012. EDITAL Nº 05 /2012//IFTO, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2012. SELEÇÃO DE TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - BOLSISTAS DO PROGRAMA DA REDE E-TEC BRASIL CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS RETIFICAÇÃO Nº 01 O REITOR DO INSTITUTO

Leia mais

Público Alvo: Empresas de micro e pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação.

Público Alvo: Empresas de micro e pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação. GESTÃO COMERCIAL Entidade Proponente: IEL/NR Minas Gerais e SEBRAE Minas Público Alvo: Empresas de micro e pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação. OBJETIVOS Geral: Apresentar abordagens integradas

Leia mais

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM UniãoMetropolitana deeducaçãoecultura Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM Lauro de Freitas - BAHIA 2013 2 JUSTIFICATIVA A principal justificativa para o desenvolvimento e implementação do projeto interdisciplinar

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Senso crítico e capacidade de contextualização 1

PLANO DE ENSINO. Senso crítico e capacidade de contextualização 1 PLANO DE ENSINO CURSOS: ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 1 o Semestre DISCIPLINA: Economia e Negócios. CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04hs/aula semanais CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 80hs/aula I EMENTA A disciplina apresenta noções

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF.MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica de nível médio de Técnico em Administração

Leia mais

Ementa: As Organizações; As pessoas; As pessoas e as organizações; Sistema de Administração de Recursos Humanos.

Ementa: As Organizações; As pessoas; As pessoas e as organizações; Sistema de Administração de Recursos Humanos. ASSOSSIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA Ementa Tecnólogo em Gestão da Produção Departamento de Ensino Superior DISCIPLINA: Administração da Produção I Introdução e conceitos; Métodos de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Área de conhecimento: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias Componente Curricular: Língua Portuguesa

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM CONTABILIDADE

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: A Faculdade AIEC, mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada AIEC, iniciou, em 2002, o curso de Bacharelado em Administração, na metodologia semipresencial. Foi pioneira e até hoje é

Leia mais

SENADO FEDERAL INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA

SENADO FEDERAL INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA SENADO FEDERAL INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO LEGISLATIVO 1. OBJETIVO DO CURSO O Curso de Direito Legislativo tem como

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo)

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral. Objetivos Específicos SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS Missão A missão do curso é formar profissionais em Ciências Contábeis com elevada competência técnica, crítica, ética e social, capazes de conceber

Leia mais

A água é um bem de uso do povo

A água é um bem de uso do povo A água é um bem de uso do povo Idéias para divulgação da nova Lei das Águas: Semanalmente, no site Ingá (se possível no site das instituições parceiras), apareceria um banner contendo chamada para cada

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS.

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS. CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS Maio/2010 1º Dia PROGRAMAÇÃO 08h00 às 09h00 - Credenciamento 09h00 às 09h30 Abertura Boas vindas! 09h30 às 10h15 Exposição dialogada: Retrospectiva Luta por Direitos

Leia mais

PLANO DE CURSO. Disciplina: Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Prof. Esp.: Anderson de Queirós e Silva. Rio Verde/GO 2014/01

PLANO DE CURSO. Disciplina: Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Prof. Esp.: Anderson de Queirós e Silva. Rio Verde/GO 2014/01 PLANO DE CURSO Disciplina: Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Prof. Esp.: Anderson de Queirós e Silva Rio Verde/GO 2014/01 ESTRUTURAÇÃO DO PLANO DE CURSO DISCIPLINA: Ciência Política e Teoria Geral

Leia mais

PRÁTICAS CURRICULARES MATEMÁTICA

PRÁTICAS CURRICULARES MATEMÁTICA MANUAL DO PROJETO PEDAGÓGICO PRÁTICAS CURRICULARES MATEMÁTICA PRÁTICAS CURRICULARES MATEMÁTICA LICENCIATURA Ribeirão Pires Missão da FIRP Alcançar a oferta e a prática de uma educação solidária, possibilitando

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM CONTABILIDADE Qualificação:

Leia mais

ANEXO ll DA RESOLUÇÃO Nº 023/11/DPR GERÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS - GAPES

ANEXO ll DA RESOLUÇÃO Nº 023/11/DPR GERÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS - GAPES ANEXO ll DA RESOLUÇÃO Nº 023/11/DPR GERÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS - GAPES 1.0 Objetivo Planejamento, desenvolvimento e gerenciamento das atividades relacionadas à administração de pessoas, relações

Leia mais

INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Prof. Eline Alcoforado Maranhão de Sá

INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Prof. Eline Alcoforado Maranhão de Sá INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prof. Eline Alcoforado Maranhão de Sá 1 A Norma Operacional NOB/SUAS 2005, da Política Nacional de Assistência Social consagra os eixos estruturantes

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÂ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em Técnico de Administração. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Plano de Trabalho Docente Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em Técnico de Administração. Qualificação: AUXILIAR ADMINISTRATIVO Plano de Trabalho Docente 2011 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio em Técnico de

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTABILIDADE PÚBLICA Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular CONTABILIDADE PÚBLICA Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular CONTABILIDADE PÚBLICA Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Contabilidade 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação. Curso: PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Universidade Anhanguera-Uniderp Pró-Reitoria de Graduação Curso: PSICOLOGIA PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Disciplina ou Módulo: Estágio em Psicologia Organizacional I Série/Semestre: Período Letivo: 2011.

Leia mais

A Função de Compliance na Banca Comercial

A Função de Compliance na Banca Comercial A Função de Compliance na Banca Comercial Objetivos Gerais: Este curso é dirigido a todos os profissionais que pretendam adquirir conhecimentos de Compliance na Banca Comercial Objetivos Específicos: No

Leia mais

Diretrizes Curriculares ENADE 2012. Cursos de: Turismo Turismo e Hotelaria

Diretrizes Curriculares ENADE 2012. Cursos de: Turismo Turismo e Hotelaria Diretrizes Curriculares ENADE 2012 Cursos de: Turismo Turismo e Hotelaria MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA MEC Nº207 DE 22 DE JUNHO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Médio Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Componente Curricular: EDUCAÇÃO FÍSICA Série:

Leia mais