GT27 - Narrativas, disputas e representatividade no sistema das artes: abordagens multidisciplinares

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GT27 - Narrativas, disputas e representatividade no sistema das artes: abordagens multidisciplinares"

Transcrição

1 45º. Encontro Anual da Anpocs GT27 - Narrativas, disputas e representatividade no sistema das artes: abordagens multidisciplinares Curadorias etnográficas, polifonias e cacofonias Elisa de Souza Martinez Universidade de Brasília

2 Em 2014, o Centre Georges Pompidou, em Paris, realizou um conjunto de eventos para rememorar a exposição Magiciens de la terre. O evento, organizado em 1989 como parte das comemorações do bicentenário da Revolução Francesa, é considerado um marco na história das exposições internacionais. Seu subtítulo, desafiador, a primeira exposição mundial de arte contemporânea, colocava em questão a maneira como até então o campo das artes relegava a produção artística das margens a uma posição eminentemente subalterna. A proposta de simetria entre representações do mundo era marcada por uma meta numérica: 50 artistas das margens seriam colocados lado a lado 50 artistas do centro 1. Desse modo, haveria um panorama equânime da arte contemporânea, contrariando a cronologia eurocêntrica da história da arte, segundo a qual o mais recente, e evoluído, é a arte contemporânea produzida nos grandes centros europeus e estadunidenses. Entre os eventos comemorativos de 2014, destacamos a exposição Magiciens de la terre Retour sur une exposition légendaire e o seminário organizado pela Bibliothèque Kandinsky, do mesmo Centre Pompidou, Magiciens de la terre Le 25ème anniversaire d une exposition pionnière, à l orée de la mondialisation de l art, de 1 a 10 de julho de A exposição teve curadoria de Annie Cohen-Solal (Curadora Geral), Stéphanie Rivoire e Didier Schulmann, e foi aberta ao público de 2 de julho a 8 de setembro de Uma decisão importante marcou a exposição comemorativa de 2014: não haveria remontagem de Magiciens de la terre 3. Desse modo, o retorno era um encontro com 1 Conforme depoimento de Jean-Hubert Martin, durante o Seminário que comentaremos neste texto, a exposição teve, de fato, 104 artistas participantes. 2 Outro seminário foi realizado nos dias 27 e 28 de março de 2014, com o objetivo de reunir docentes, curadores e críticos de arte dos cinco continentes para avaliar contribuições e influências da exposição de 1989 na compreensão de uma situação mundial atual. Este seminário teve as contribuições de Jean-Hubert Martin, Laurent Jeanpierre, Jonathan Mane-Wheoki, Daniel Soutif, Niru Ratnam, Christine Eyéné, Annie Cohen-Solal, Hans Belting e Saskia Sassen. 3 No artigo Exposições memoriais e tipos expográficos, publicado nos Anais do 24º. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Anpap) analiso a aplicabilidade uma tipologia de exposições que representa eventos paradigmáticos, com o objetivo de refletir sobre sua aplicabilidade no Brasil. Texto disponível em: Recentemente, uma versão atualizada dessas reflexões foi apresentada no 40º. Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) com o título Hegemônicos e subalternos em reedições curatoriais, cujo resumo está disponível em:

3 documentos, com a memória do evento. Vitrines exibiam uma seleção de documentos reunidos pelos curadores no decorrer da pesquisa que antecedeu a mostra lendária: esquemas, anotações, catálogos, fotografias, entre outros registros das missões de cada um dos curadores pelo mundo: Jean-Hubert Martin, Mark Francis, Aline Luque, André Magnin e Jacques Soulillou. No quarto andar do Centre Pompidou, a parede entrada da galeria (Galerie du Musée) servia de fundo para a disposição de três grandes vitrines horizontais para a mostra de itens impressos que situavam um contexto para o retorno do visitante às ideias norteadoras de Magiciens, algumas referências e inspirações. Os documentos que introduziam a visitação eram variados, e ofereciam ao visitante um conjunto de fatos históricos que marcaram aquela década de 1980 e, sobretudo, antecederam a realização do evento que tinha o propósito de apresentar arte em seu sentido mais amplo, conforme as palavras de Jean- Hubert Martin 4. A ênfase na amplitude se manifestava com alguns princípios metodológicos para a pesquisa de campo dos curadores, conforme foi possível comprovar durante o seminário 5. De acordo com um dos textos explicativos da exposição de 2014, a metodologia foi inspirada pela etnografia. Com essa afirmação, descreve-se a curadoria como trabalho de campo: Visitas a ateliês e encontros com artistas são estágios clássicos na fase de preparação de uma exposição, mas Magiciens de la terre foi única ao incluir múltiplas missões ao redor do mundo. Apoiada em sólida documentação visual, cada missão tinha o objetivo de encontrar criadores e vê-los trabalhando em seu ambiente original. Quatro curadores e em torno de vinte coordenadores de projetos foram designados para buscar material em galerias, centros artísticos, escolas, ateliês e vilarejos nos países selecionados. A metodologia escolhida refletia o método etnográfico. Desse modo, diários de viagem, numerosas séries de fotografias e relatórios das missões possibilitaram o acompanhamento das reuniões e dos problemas encontrados durante as viagens, para que fosse possível compreender as questões levantadas pela equipe, as negociações e as impressões, e, em alguns casos, compreender a complexidade envolvida quando se pretendia evitar uma abordagem comparativa. 4 No texto, inserido em uma das vitrines para apresentar um grupo de documentos, Jean-Hubert Martin descreve seu interesse pelo encontro que havia ocorrido entre os artistas Joseph Beuys e Robert Filliou com o Dalai Lama, na Documenta 7, em Kassel (Alemanha). Em seu comentário sobre esse episódio, Martin critica a presença sempre minoritária das representações de arte não-ocidental em eventos internacionais. Por esse motivo, parte do princípio de que o equilíbrio numérico poderia produzir uma representação do mundo equânime. 5 Minha participação neste seminário foi possível com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), com recursos do Edital n.01/2014.

4 Na sequência de vitrines, tem-se uma ideia geral. Na vitrine da esquerda, viam-se os mapas 6. A equipe de curadores optou pela utilização do mapa elaborado pelo australiano Stuart McArthur em 1979 com o propósito de redefinir a imagem do mundo, atribuindo um protagonismo visual evidente a seu país. Instaura-se com esse mapa uma preocupação em pensar a viagem como trajeto do pensamento visual que, como tal, não se configura a partir apenas de referências conceituais, e expressa também motivações políticas e econômicas. A relação entre mapa, geografia do pensamento e deslocamento cognitivo parece evidente em decorrência do desconforto frente à distribuição dos continentes segundo uma localização convencional e arbitrária. Não casualmente, na galeria em frente à parede de apresentação da exposição-documento, na Galerie d art graphique, outra exposição apresentava 26 desenhos originais de Francis Picabia para as capas da Revue Littérature publicadas entre 1922 e As referências ao surrealismo, às expedições para conhecer culturas de regiões distantes e a maneiras de se contrapor às tradições artísticas europeias reverberam na documentação de Magiciens de la terre. Na parede em face à entrada na exposição-documento uma enorme foto de Picabia em preto e branco saudava os visitantes da exposição de seus desenhos, olhando também para os visitantes do retorno à Magiciens de la terre, dando-lhes a aprovação de um mentor complacente e satisfeito ao ver que a lição ensinada foi, de fato, aprendida. A vitrine seguinte contém catálogos de exposições que antecederam o evento de 1989, entre as quais encontrava-se o da célebre e polêmica exposição Primitivism in 20th Century Art: Affinity of the Tribal and the Modern 7 e o de Modernidade art brésilien du 20ème siècle 8. 6 Na pesquisa dos documentos de Magiciens de la terre, disponibilizados pela Bibliothéque Kandinsky, encontrei entre o material de pesquisa para elaboração da identidade visual do evento uma reprodução de uma página de livro inglês, sem referências, com um texto sobre mapas medievais, ilustrado com dois mapas t-maps dos séculos dez e treze, respectivamente. 7 Exposição realizada pelo Museum of Modern Art de Nova York (MoMA-NY), de 27 de setembro de 1984 a 15 de janeiro de 1985, com curadoria de William Rubin e Kirk Varnedoe. Essa é uma das exposições que, de maneira polêmica, parte da comparação entre objetos de arte tribal e obras de arte moderna europeia e estadunidense, destacando aspectos dos primeiros que são caros ao gosto moderno. 8 Exposição realizada pelo Musée d Art Moderne de la Ville de Paris, de 10 de dezembro de 1987 a 14 de fevereiro de 1988, com curadoria de Marie-Odile Briot, Aracy Amaral, Frederico Morais e Roberto Pontual. Sobre essa exposição, ver o artigo Modernidade, art brésilien du 20e siècle (Paris, 1987): uma exposição entre assimilação e deslocamento na história internacional da arte, de Camila Campelo Bechelany (Revista VIS, Vol.15, nº2/julho-dezembrode 2016).

5 Na terceira vitrine, o contexto 9 é complementado por uma documentação fotográfica de eventos artísticos que, testemunhados por Jean-Hubert Martin, vinculam seu pensamento a preocupações inspiradoras, como as ações de Joseph Beuys e Robert Filliou. Acima das vitrines, na parede, encontra-se um conjunto de 14 primeiras páginas de periódicos franceses, jornais e revistas, que situam o panorama no contexto nacional. A referência, ou inspiração, marcada pela exposição de Nova York é fundamental. Primitivism marca, na década de 1980, a retomada da discussão iniciada em 1938, com a primeira edição do livro Primitivism in Modern Painting, de Robert Goldwater. No prefácio do catálogo de Primitivism, William Rubin resgata o trabalho de Goldwater que, em quase cinquenta anos, havia permanecido irretocável. Enfatiza a contribuição do historiador da arte, assim como sua erudição equitativa no conhecimento do tribal e do moderno, e avalia sua contribuição para que se possa ver o homem invisível, presente na arte do século vinte, de modo inquestionável. Atualmente, o argumento pode parecer ultrapassado, sobretudo se considerarmos o que se denomina efeito Magiciens 10. Situar esse problema hoje é também insuficiente. A visão de Rubin apresenta um mundo que gira em torno da existência de uma pintura, Les Demoiselles d Avignon (1907), de Pablo Picasso, da coleção permanente do museu em que ele trabalha como curador. Embora rechace duramente o uso de clichês em artigos de jornal que apresentam a arte para o grande público, descrevendo o que seriam as qualidades das formas primitivas, seu propósito é levantar questões sobre uma relativa invisibilidade para a arte dos povos não-ocidentais 11. Seu ponto de partida, que admite ser uma correção de rumo, é a necessidade de reparar a curadoria que havia feito para a exposição Dada and Surrealist Art, na década de Seus objetivos para a exposição de 1984 são relativamente modestos, sobretudo se considerarmos que o catálogo é um livro que se propõe 9 Além dos catálogos citados, encontravam-se também o da Segunda Bienal de la Habana (1986) e da exposição D um autre continente L Australie, le rêve et le réel (18986), realizada também no Musée d Art Moderne de la Ville de Paris. 10 Inúmeros artigos têm sido publicados para, com ironia, refletir sobre a imagem totalizante que parece ter favorecido a sacralização de Magiciens de la terre. Uma dessas críticas pode ser, mas não apenas, o fato de que a exposição teve grande repercussão porque foi realizada em Paris, e não em uma capital do mundo não- Ocidental. 11 Usamos alguns termos como não-ocidental apenas para situar o pensamento que norteava as escolhas dos projetos analisados. Atualmente, a escolha terminológica poderia ser muito mais rica e complexa.

6 a registrar o resultado de cinco anos de pesquisa, inúmeras colaborações, e, sobretudo, rever uma grande parte dos clichês que rondam o homem invisível 12 e as relações entre arte europeia e coleções de objetos exóticos. Cita como grande motivação para suas pesquisas uma conversa que mantivera com Pablo Picasso, no ano que antecedeu a morte deste pintor. E, mantendo o fio condutor de suas pesquisas, a precedência da arte eurocêntrica, pergunta: Por que os Cubistas preferiram as esculturas africanas e não as da Oceania, e os Surrealistas preferiram o oposto? 13 Recusa-se a afirmar que o catálogo-livro seja uma publicação definitiva sobre o assunto e, no lugar disso, prefere registrar que é, na melhor das hipóteses, uma abertura para uma nova fase de pesquisa sobre o tema 14. A exposição do MoMA foi segmentada em quatro partes: conceitos, história, afinidades e explorações contemporâneas. O esquema geral partiu de princípios conservadores, mapeando um campo conceitual, ou um conjunto de conceitos-chave, para determinar o tipo de abordagem que se pretende e as referências teóricas que serão adotadas e, ao final, reafirmar a relevância da abordagem construída em uma perspectiva histórica. Uma metodologia contrastante com a de Magiciens de la terre. Recorrendo a outro tipo de linearidade, a da passagem sucessiva das páginas de um livro, o catálogo se estrutura com outro tipo de sequência unidirecional: objetos de arte tribal chegam no Ocidente para ser, em seguida, assimilados ao repertório da Arte Moderna. Ou, como era então recorrente afirmar, contribuem para a Arte Moderna na medida em que são assimilados a um vasto repertório de formas e processos intuitivos de manipulação de matérias e experiências. Ambos os argumentos, tanto o que afirma a tarefa do curador como árbitro das apropriações da arte primitiva quanto o do historiador preocupado em preencher lacunas em uma narrativa consolidada, convergem para um pensamento hegemônico. A perspectiva adotada por Rubin não afasta os problemas da história da arte, com as lacunas que seu texto denuncia, para outros territórios. Sua missão 12 A expressão utilizada por William Rubin para definir a presença do primitivismo na arte moderna e, especificamente, na produção acadêmica do século vinte, é um jogo de palavras. Remete-se a obra Invisible Object (Hands Holding the Void (1934), de Alberto Giacometti, cuja análise ocupa capítulo especial no segundo volume do catálogo, escrito por Rosalind Krauss. 13 Cf. William Rubin, Prefaces, in: Primitivism in 20 th Century Art. New York: The Museum of Modern Art, 1984, p. x. 14 Ibidem.

7 é iluminar alguns aspectos negligenciados por narrativas da arte e expor o modo como artistas modernos se apropriaram de formas ditas primitivas para ampliar um repertório formal 15. O segundo volume do catálogo de Primitivism traz um conjunto de ensaios em que são analisadas as apropriações nas obras de artistas que, além de Gauguin, Matisse e Picasso (sem esquecer os fauves) expressam uma busca das origens do primitivo no indivíduo, em um contato primordial com os mistérios da natureza, resgatando algo daquele espírito romântico do século dezenove. Desse modo, o foco deixa de ser as contribuições do primitivismo, do exótico, para a consolidação de um espírito moderno 16 e passa a ser o primitivo que habita em cada artista, em cada criador. Em termos conceituais, desde a década de 1960, quando práticas artísticas também passam a ser definidas como atos mágicos, ou narrativas míticas, esse tema se torna recorrente na arte contemporânea. Ver a obra de arte como esse lugar de experiência fugaz, única, é o que aproxima quem vislumbra a obra Spiral Jetty, de Robert Smithson, de 1970, dos geoglifos em Nazca, no Peru, realizados há algumas centenas de anos. A referência a esse primitivismo da land art é explícita em Magiciens de la terre, em que a realização in situ da obra Read Earth Circle, de Robert Long, é vizinha de Yam Dreaming, uma obra igualmente efêmera realizada por seis artistas Yuendumu da Australia 17. A obra de Longo, um grande círculo efêmero que se tornou indissociável da identidade visual de Magiciens de la terre, foi realizada de modo semelhante ao de outras obras do mesmo artista, em que utiliza terra como pigmento na sua execução de pintura mural. Em Primitivism 15 Alguns anos mais tarde, realizou-se no Brasil a exposição Trópicos visões a partir do centro do globo, com curadoria de Alfons Hug, Peter Junge e Viola König, que ocupou as galerias do Centro Cultural Banco do Brasil de 15 de outubro de 2007 a 4 de maio de A exposição foi organizada a partir da coleção do Museu Etnológico de Berlim, em parceria com o Instituto Goethe do Rio de Janeiro e com a colaboração do Museu de Arte Asiática de Berlim e do Museu do Índio do Rio de Janeiro. A remitologização dos trópicos se manifestava, de fato, como mais um discurso de enaltecimento das contribuições do efeito estético, da exotização realizada pelo olhar europeu. 16 E, lembramo-nos aqui do uso da palavra espírito em diversas situações ao longo do século vinte para definir um modo universal para compreender os fenômenos artísticos. 17 Um dos argumentos mais defendidos por Jean-Hubert Martin foi a importância de não citar mais os artistas fora do circuito hegemônico como membros de um grupo. Entretanto, no índice de artistas do catálogo de Magiciens de la terre encontra-se apenas a menção à Yuendumu (communité) em lugar dos nomes dos artistas: Francis Jupurrurla Kelly, Franck Bronson Jakamarra Nelson, Neville Japangardi Poulson, Paddy Japaljarri Sims, Paddy Japaljarri Stewart e Towser Jakamarra Walker.

8 Long realizou um círculo semelhante no espaço expositivo, como marca do primitivo contemporâneo. 2014: o retorno Primitivism nunca foi reencenada, tendo sido alvo de críticas recorrentes ao reducionismo e à voz hegemônica de seu discurso curatorial. Por outro lado, em Magiciens de la terre o contraponto entre uma exposição de documentos, em que reproduções fotográficas substituem a presença de obras e artistas, e a exposição original cria um afastamento incontestável entre evento e memória, e o risco de mitificar o primeiro. Além da ênfase na experiência, que não se repete, a lembrança de Magiciens de la terre evoca uma das críticas às decisões cenográficas realizadas em A exposição se distribuiu entre dois locais, em bairros diferentes de Paris: o Musée National d art moderne/centre Georges Pompidou e a Grande Halle La Villette. Apesar dos diagramas, alguns dos quais foram exibidos em 2014, em que uma grande confluência de ideias parece ter influenciado um desenho de exposição articulado, com partes em harmônica comunicação, a exposição segmentava a maioria das obras em salas, isoladas, e evitava o confronto visual, a aproximação entre obras por afinidades formais ou comparações. Desse modo, viam-se relações formais óbvias entre as figuras recortadas em ferro por Gabriel Bien-Aimé, do Haiti, e as de Christian Boltanski, da França. Entretanto, a aproximação era estabelecida no percurso do visitante, em sua leitura individual, sem qualquer recurso expográfico que a favorecesse. Em 2014, não havia um sentido de exposição sinalizado, que orientasse o caminhar do visitante, e a Galerie du musée se dividia em duas salas contíguas. Ao visitante cabia escolher por onde iniciar seu percurso. Do projeto cenográfico de Laurence Fontaine, destacavam-se três elementos marcantes: as paredes eram revestidas com uma colagem de fotografias da exposição de 1989, documentos de todo tipo eram expostos em vitrines e havia espaço para estudo da documentação. Fotografias de grandes dimensões forravam as paredes das salas como se tivessem sido, casualmente, capturadas de uma reunião de trabalho, desordenadas. De certo modo, a distribuição, em que se sobrepuseram imagens, contaminando a imagem de

9 uma obra com outra, parecia responder a crítica ao isolamento das obras, feita em Nas vitrines, assim como enxertadas em alguns locais entre as reproduções, exibiam-se documentários curtos em pequenos monitores de vídeo. Na sala da esquerda, além das vitrines, encontravam-se três nichos na parede, intercalados por dois monitores de vídeo, em que eram expostos livros, catálogos de exposições e revistas que, de certo modo, davam uma ideia do quão influente o evento parisiense passou a ser após Entre as publicações expostas encontra-se o livro Impressions d Afrique, de Raymond Roussel, o catálogo da Triennale do Palais de Tokyo de 2012, além de um catálogo dos artistas brasileiros na 20ª. Bienal Internacional de São Paulo e outro da exposição The Decade Show: frameworks of identity in the 1980s organizada por The New Museum of Contemporary Art, em Nova York, em Na sala à direita, além de duas pequenas vitrines horizontais, uma grande mesa ocupava a maior parte do espaço. As paredes ao redor também eram forradas com fotografias de grande formato da exposição original e, ao lado da mesa, via-se na parede uma sequência linear de fotografias pequenas, em preto e branco, de performances. Rodeada de bancos e cadeiras, mobiliário para o seminário, a grande mesa também era recoberta de documentos, todos protegidos por um grande vidro. Essa sala e a anterior eram unidas por uma imagem no chão: um grande círculo com linhas que representam meridianos e paralelos do globo terrestre era divido ao meio pela parede que separava os ambientes, cada semicírculo em uma sala. O seminário, que se realizava na sala à direita da entrada, era dividido em dois turnos, sendo o vespertino aberto ao público. A partir do horário de abertura do museu, e das galerias, o que ocorria no seminário era público. Pesquisadores de diferentes países apresentaram suas contribuições em grupos, enfocando os seguintes aspectos: Génealogie d une exposition phare. Génétique des pratiques et des documents, Réception critique. Le tournant des Magiciens de la terre, Déplacer le canon, ouvir les disciplines. Le partage des connections et des savoirs dans l espace museal Além do grupo de 24 pesquisadores selecionados, a programação teve também as contribuições de antropólogos, geógrafos, curadores, historiadores e artistas em todas as discussões.

10 Uma exposição e seus documentos A exposição de 2014 se apresentava como um registro de viagem. Nesse caso, uma viagem no tempo. Somente o deslocamento, ao contexto da época ou ao mundo em que aquela exposição foi realizada no ano do bicentenário da Revolução Francesa, poderia ajudar o visitante a compreender que, de fato, via vestígios. A opção por evitar a simulação do evento original colocava o visitante diante de uma tênue impressão do impacto da grandiosidade do evento de Em grande parte, não há como recuperar o contexto original e, sem o impacto das obras e seus autores, tampouco as questões que se produziram ali. Tendo em vista que o questionamento central levantado pela exposição de 1989 é a produção de discursos pelo mercado de arte contemporânea que afirmam a mundialização de uma cronologia hegemônica que poderia ser considerada, de fato, regional, destacam-se as obras que, conceitualmente, analisam o uso das imagens dos mapas. Entre essas encontra-se o trabalho de Alfredo Jaar, La géographie, ça sert d abord à fair ela guerre, cuja reprodução no catálogo da exposição original (1989, p.155) vem acompanhado do seguinte texto: A África está se tornando o lugar de despejo de milhões de toneladas de resíduos industriais tóxicos dos chamados países "desenvolvidos". Este novo "desenvolvimento" é a versão "moderna" do comércio de escravos. Embora esse tráfego ainda seja de mão única, ele não opera mais na mesma direção. Este "novo" estado de coisas nas relações internacionais não deveria causar surpresa. Os limites que se estendem "daqui para lá" já se foram e aqui temos a prova definitiva. Desnecessário dizer que os limites do "Aqui para Lá" estão mais fortes do que nunca. Na exposição de 2014, um texto, Mapping and representation of the world, apresentando a vitrine das cartografias descrita anteriormente, sinaliza que enquanto a geografia é fundamentalmente útil para fazer guerras (...) por muito tempo mapas foram representações extremamente codificadas, eurocêntricas do mundo até sua reinterpretação pelos surrealistas. A referência retoma, mais uma vez, a sintonia com a obra de Francis Picabia e Andre Breton. Picabia é homenageado em outra exposição, citada anteriormente neste texto, no mesmo museu. Breton é citado de maneira explícita em uma das vitrines da exposição-documento,

11 com uma foto de objetos que pertenceram à sua coleção particular que atualmente se encontram na coleção permanente do Centre Pompidou. Além disso, a vitrine dos mapas exibe o desenho Le monde au temps des Surrealistes, publicado em página dupla na revista Variétes, em junho de O texto da vitrine também descreve o papel dos surrealistas, proporcionando viagens reais ou imaginárias, tornando-se base para a demarcação de uma nova representação do mundo, de distâncias e de relações entre territórios. Permitindo-nos associar os documentos de Magiciens de la terre ao pensamento surrealista, resgatamos a revista Documents, editada por Georges Bataille. O título dessa publicação encobre, com ironia, o caráter testemunhal dos textos, bem como sua extrema subjetividade e apego ao gosto individual. A ambivalência predominante, como estratégia para abrir a leitura a múltiplas possibilidades interpretativas, dos documentos, parece criar uma presença simultânea de opiniões originais que não refletem qualquer tipo de lógica conhecida acerca de temas de interesse arqueológico e artístico. Segundo Bataille, a tarefa era publicar textos sem valor literário, sem originalidade 19, como podem ser os documentos reunidos na exposição de Em 1930, no sétimo número de Documents, Bataille incluiu o texto A Arte Primitiva, em que questiona a ousadia de G.H. Luquet, autor de L Art Primitif, publicado naquele mesmo ano, em Paris. Luquet nega, de modo questionável, a existência de uma única arte figurativa, em sintonia com um único conjunto de valores estéticos. Bataille cita a definição de Luquet para a arte figurativa que pode ser encontrada tanto em nossas crianças quanto em adultos, até mesmo profissionais, de meios humanos numerosos e variados, sobre os quais somos informados pela pré-história, pela história e pela etnografia. Uma vez que essas produções artísticas têm como caráter comum sua oposição à arte das civilizações adultas, é legítimo reuni-las num único gênero, a que convém o nome de arte primitiva. Levando em conta a idade dos artistas, poderemos distinguir, nesse 19 Na apresentação da edição brasileira (Desterro-Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.), encontra-se o texto de Denis Hollier, O valor de uso do impossível, publicado como prefácio da reimpressão de Documents, de 1991, organizada pelo mesmo autor.

12 gênero, duas espécies, a arte infantil e a arte primitiva dos adultos, mas essas duas espécies apresentam exatamente as mesmas características. 20 Detém-se o autor, e Bataille acompanha o desenvolvimento de suas ideias, na gênese da arte primitiva, e não naquilo que pode vir a diferenciar garatujas de expressões plásticas. No texto de Luquet, o que falta não é diferenciar os elementos que caracterizariam a arte primitiva para que esta seja propriamente identificada, mas sim definir o que seria o realismo intelectual que, diferentemente da imitação da natureza segundo o cânone da academia francesa, parece ser apenas uma expressão arbitrária que não se sustenta diante do realismo visual que se encontra nas pinturas rupestres do paleolítico. Paradoxalmente, o realismo intelectual culmina, para Bataille, na decomposição e não na reprodução de um cânone figurativo. Ainda que reconheça a contribuição de Luquet para falar sobre arte primitiva, ainda que desconfie da aproximação que este autor tenta estabelecer entre evolução do indivíduo (arte da criança) e evolução histórica (arte dos povos primitivos). Outro aspecto a ser destacado na reflexão sobre territórios e exclusão é o potencial das obras que eram, em 1989, colocadas na parte externa do espaço expositivo. No Centre Pompidou, a obra Homeless Vehicle, de Krzysztof Wodiczko 21, exposta na parte externa do edifício, representava a proposta curatorial de levantar questões dos visitantes sobre situações sociais e políticas específicas, e o destino de minorias e desfavorecidos 22, nesse caso, os sem teto que perambulas pelos grandes centros urbanos. Mundos e universos 20 G.H. Luquet, L Art Primitif. Paris: G. Doin, 1930, apud G. Bataille, A Arte Primitiva. In: Documents, tradução: João Camillo Penna e Marcelo Jacques de Moraes. Desterro (Florianópolis): Cultura e Barbárie 2018, p Para conhecer esta obra, recomendamos uma visita ao website do artista: 22 Trecho do texto que, em uma das vitrines da exposição de 2014, com documentos do projeto Homeless Vehicle de Wodiczko, da instalação-denúncia do apartheid na África do Sul, de Hans Haacke, One Day, the Lions of Dulcie September Will Spout Water in Jubilation; e do projeto de Ilya Kabakov, no qual se apresenta com ironia a vida comum na União Soviética daqueles tempos que antecederam a Perestroika.

13 Um dos efeitos de Magiciens foi a mostra Universalis, na 23. Bienal Internacional de São Paulo 23. Para essa ocasião, Jean-Hubert Martin foi convidado como exímio africanista para assumir a curadoria da mostra Picasso, uma das salas especiais, e a seleção de artistas africanos e oceânicos. Mas, a reverberação se fez sentir em outros discursos, como o de Agnaldo Farias no texto Notas à margem, de apresentação à representação brasileira. Segundo o crítico Que identidade é possível se existem sistemas armados nos vários centros de decisões ocupados em engendramentos a enfeixarem pessoas, grupos e nações em imagens homogêneas e estereotipadas? Qual subjetividade será capaz de resistir incólume, sem se desenraizar, sem se desmaterializar, ao trespassamento por imagens de subjetividades que, não bastasse a arbitrariedade com que são revestidas, ainda são programadas para durarem não mais que uma temporada? A exposição foi realizada de 5 de outubro a 8 de dezembro de 1996, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera. 24 Agnaldo Farias, Notas à margem. In: AGUILAR, Nelson (org.). Catálogo da Exposição Universalis da 23ª. Bienal Internacional de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1996, p

A Exposição. Equipes, Elaboração, Etapas do Trabalho

A Exposição. Equipes, Elaboração, Etapas do Trabalho A Exposição Equipes, Elaboração, Etapas do Trabalho Quadro Geral da Disciplina Museológica 1 Museologia Geral Teoria museológica (fato museológico) História dos museus Administração museológica Curadoria

Leia mais

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR. interação e inter-relação que esperamos potencializar.

BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR. interação e inter-relação que esperamos potencializar. BEM-VINDO AO ESPAÇO DO PROFESSOR interação e inter-relação que esperamos potencializar. Tendo como ponto de partida algumas obras expostas na 29ª Bienal, pretendemos tecer uma rede de ideias enquanto refletimos

Leia mais

MATERIAIS EDUCATIVOS MAR MUSEU DE ARTE DO RIO

MATERIAIS EDUCATIVOS MAR MUSEU DE ARTE DO RIO MATERIAIS EDUCATIVOS MAR MUSEU DE ARTE DO RIO Livros do aluno Escola do olhar Rio de imagens uma paisagem em construção A apresentação de paisagens do Rio de Janeiro em diferentes épocas, representadas

Leia mais

A 33ª Bienal de São Paulo para além da exposição

A 33ª Bienal de São Paulo para além da exposição Ministério da Cultura, Fundação Bienal e Itaú apresentam 33ª Bienal de São Paulo Afinidades afetivas A 33ª Bienal de São Paulo para além da exposição Publicações, projetos de identidade visual e arquitetônico,

Leia mais

3º p. 144 Orlando, Virginia Woolf C736d = 690

3º p. 144 Orlando, Virginia Woolf C736d = 690 Jogo de evocação Léo Tavares é artista plástico e escritor. É, na verdade, artista-escritor ou escritor-artista: cria imagens com palavras e escreve plasticamente na sua produção poética, texto e imagens

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO DO ACERVO DA PINACOTECA

EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO DO ACERVO DA PINACOTECA EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO DO ACERVO DA PINACOTECA PROPOSTAS EDUCATIVAS OBRAS RELACIONAIS Núcleo de Ação Educativa Introdução Acompanhando o desenvolvimento das áreas políticas, sociais e econômicas, as

Leia mais

História e Geografia na BNCC 2ª versão

História e Geografia na BNCC 2ª versão História e Geografia na BNCC 2ª versão Prof. Danilo Wenseslau Ferrari E-mail: danilowferrari@yahoo.com.br Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto-SP Ciências Humanas no Ensino Fundamental

Leia mais

Minha, tua, nossa cadeira: desdobramentos do objeto

Minha, tua, nossa cadeira: desdobramentos do objeto Minha, tua, nossa cadeira: desdobramentos do objeto Ana Lúcia Pereira Ferreira de Quadros 1 aninha-q@hotmail.com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSUL Resumo: Este

Leia mais

O JOGO DA PINTURA Wagner Barja 1

O JOGO DA PINTURA Wagner Barja 1 ensaio visual Elyeser Szturm, criador do projeto gráfico da Revista UFG, é artista plástico. Nascido em Goiânia, 1958, vive e trabalha em Brasília onde é professor da UnB. Principais prêmios: Prêmio de

Leia mais

PRÊMIO EDP NAS ARTES RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA ESCOLA ENTRÓPICA 2018

PRÊMIO EDP NAS ARTES RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA ESCOLA ENTRÓPICA 2018 PRÊMIO EDP NAS ARTES RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA ESCOLA ENTRÓPICA 2018 INTRODUÇÃO O Prêmio EDP nas Artes, desde 2009, vem contribuindo para o mapeamento, reconhecimento e formação da atual produção artística

Leia mais

PROGRAMA CURSO MAK132 ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ACERVO DO MAC-USP

PROGRAMA CURSO MAK132 ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ACERVO DO MAC-USP PROGRAMA CURSO MAK132 ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ACERVO DO MAC-USP Ementa: História da arte moderna e da arte contemporânea a partir do acervo do Museu de Arte Contemporânea. Historiografia da arte

Leia mais

Neste panorama, Brazil Builds: Architecture New and Old , o catálogo da exposição montada no MoMA, em Nova Iorque, entre 13

Neste panorama, Brazil Builds: Architecture New and Old , o catálogo da exposição montada no MoMA, em Nova Iorque, entre 13 A historiografia portuguesa dedicada à arquitectura produzida em Portugal durante o período moderno, entre 1930 e 1974 1, tem de forma persistente evocado a presença de uma influência brasileira a partir

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV) EDITAL N. 02/2019

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV) EDITAL N. 02/2019 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV) EDITAL N. 02/2019 SELEÇÃO DE CANDIDATOS/AS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS PARA OS CURSOS DE MESTRADO

Leia mais

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como

Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como Os estudos da História da Arte abrangem desde a Arte Pré-Histórica, primeira manifestação artística conhecida, até a Arte Contemporânea, que é como chamamos a arte produzida atualmente. Período: final

Leia mais

PIC. Componentes da PIC 2. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo

PIC. Componentes da PIC 2. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo PIC Produção Integrada ao Conteúdo 9. o ano Ensino Fundamental Componentes da PIC 2. o bimestre Arte A nota da PIC é a média entre as atividades e as tarefas vinculadas ao caderno de Arte. Ciências Geografia

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O EDITAL PrInt

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O EDITAL PrInt INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O EDITAL PrInt 2019-2022 1. Título geral do projeto da UFRJ encaminhado e aprovado pelo MEC "Sustentabilidade, Crescimento e Combate à Desigualdade" 2. Título do projeto encaminhado

Leia mais

ARTEBR LIVRO CONVERSAS COM A ARTE BRASILEIRA

ARTEBR LIVRO CONVERSAS COM A ARTE BRASILEIRA ARTEBR LIVRO CONVERSAS COM A ARTE BRASILEIRA A empresa ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais brasileiras. Atua nas áreas de consultoria e assessoria

Leia mais

Para citar esse documento:

Para citar esse documento: Para citar esse documento: CAMARGO, Marcelo de Sousa. Pra vc nunca me esquecer: performance gráfica e possibilidades sobre o corpo. Anais do V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança. Natal:

Leia mais

Sem tela, sem pincel, sem tinta

Sem tela, sem pincel, sem tinta Sem tela, sem pincel, sem tinta Rita de Cássia Schipmann Eger 1 Este trabalho é um dos desdobramentos da busca por uma maneira de apresentar as idéias geradas pela apropriação das formas do conjunto de

Leia mais

EMILIANO DI CAVALCANTI

EMILIANO DI CAVALCANTI Em 1922, a Semana de Arte Moderna - que, segundo muitos historiadores, é o efetivo marco inicial do modernismo brasileiro proclamaria a instauração de um novo tempo. (LUZ, 2008, p.101) EMILIANO DI CAVALCANTI

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL:

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: INSTITUTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIL INVERNO, 2017. LONDRINA, DE. NOME: 8ºANO TEMPO INÍCIO: TÉRMINO: TOTAL: CUBISMO O Cubismo é um movimento artístico do século que utilizou as formas geométricas principalmente

Leia mais

Projeto Pedagógico Vigente Curso de Artes Visuais CAP ECA - USP

Projeto Pedagógico Vigente Curso de Artes Visuais CAP ECA - USP Projeto Pedagógico Vigente Curso de Artes Visuais CAP ECA - USP Projeto Pedagógico 1. Diretrizes gerais O Curso de Artes Visuais do Departamento de Artes Plásticas visa, em termos gerais, à formação pautada

Leia mais

Resenha. Apontando os tópicos

Resenha. Apontando os tópicos Resenha BRITES, Blanca, TESSLER, Elida (organizadoras). O meio como ponto zero. Metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Allegre: Editora da Universidade UFRGS, 2002. Apontando os tópicos Silvia

Leia mais

RAM 8 RESIDÊNCIA ARTÍSTICA MUTUCA

RAM 8 RESIDÊNCIA ARTÍSTICA MUTUCA RAM 8 RESIDÊNCIA ARTÍSTICA MUTUCA O Museu da Mutuca convoca artistas, estudantes e pesquisadores de arte a enviarem suas propostas para a RESIDENCIA ARTÍSTICA MUTUCA CONVOCATÓRIA 2019 (RAM) em Altamira,

Leia mais

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História UNIVERSOS HISTÓRIA Por que escolher a coleção Universos História 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

Quando você receber a nova edição do Caderno do Aluno, veja o que mudou e analise as diferenças, para estar sempre bem preparado para suas aulas.

Quando você receber a nova edição do Caderno do Aluno, veja o que mudou e analise as diferenças, para estar sempre bem preparado para suas aulas. Caro Professor, Em 2009 os Cadernos do Aluno foram editados e distribuídos a todos os estudantes da rede estadual de ensino. Eles serviram de apoio ao trabalho dos professores ao longo de todo o ano e

Leia mais

Para além da história: sobre a exposição Objetos estranhos: ensaio de Proto-escultura

Para além da história: sobre a exposição Objetos estranhos: ensaio de Proto-escultura e-cadernos CES 30 2018 Museus e democracia cultural: diálogos e tensões Para além da história: sobre a exposição Objetos estranhos: ensaio de Proto-escultura Edição electrónica URL: http://journals.openedition.org/eces/3986

Leia mais

ENTREVISTA NÚCLEO DE AÇÃO EDUCATIVO - MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA - PALÁCIO CRUZ E SOUSA

ENTREVISTA NÚCLEO DE AÇÃO EDUCATIVO - MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA - PALÁCIO CRUZ E SOUSA ENTREVISTA NÚCLEO DE AÇÃO EDUCATIVO - MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA - PALÁCIO CRUZ E SOUSA DOI: 10.5965/19843178912014165 http://dx.doi.org/10.5965/19843178912014165 CHRISTIANE CASTELLEN MÁRCIA CARLSSON

Leia mais

Paulo Henrique Scaglia Gallina

Paulo Henrique Scaglia Gallina Paulo Henrique Scaglia Gallina Piracicaba, SP, 1985. Vive e trabalha em São Paulo, SP. Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (2005 2009) ATUAÇÃO PROFISSIONAL Soluções duradouras Exposição

Leia mais

Fomenta Cultura Mostra de Artes Visuais

Fomenta Cultura Mostra de Artes Visuais Fomenta Cultura - 2017 Mostra de Artes Visuais Mostras inéditas de arte contemporânea e popular, compostas por exposições individuais e coletivas de artistas residentes em Minas Gerais, em início de trajetória

Leia mais

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY O que é arte? Arte, para JANSON (1993, pg. 11), é, em primeiro lugar, uma palavra que pode significar tanto o conceito de arte como a existência do objeto arte. Para KOSIK (2002) a arte é parte integrante

Leia mais

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05

UFU. Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 UFU Sugestões para o trabalho com Artes Plásticas Manual 2015-2 Provas 18 e 19/04 09 e 10/05 HISTÓRIA Eixo Temático 1 O Processo Histórico (p. 36) Conhecer e interpretar fontes de informações sobre o passado,

Leia mais

Um museu ausente: curadoria contemporânea e ativismo indigenista A Queda do Céu, Sao Paulo, 2015; Adornos do Brasil Indígena, Pinheiros, 2016

Um museu ausente: curadoria contemporânea e ativismo indigenista A Queda do Céu, Sao Paulo, 2015; Adornos do Brasil Indígena, Pinheiros, 2016 Artelogie Recherche sur les arts, le patrimoine et la littérature de l'amérique latine 10 2017 Après le paysage : l art, l inscription et la représentation de la nature en Amérique latine aujourd hui Um

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE (PPG-ARTE) EDITAL N. 02/2017

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE (PPG-ARTE) EDITAL N. 02/2017 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE (PPG-ARTE) EDITAL N. 02/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS/AS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTE PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Artes Visuais Professores: Daniel Bruno Momoli Período/ Fase: VI Semestre: II Ano: 2011 Disciplina:

Leia mais

Projeto Escolas no Teatro

Projeto Escolas no Teatro Projeto Escolas no Teatro 2018-2019 O Teatro Nacional São João (TNSJ) organiza o projeto Escolas no Teatro, destinado a promover trabalhos de expressão artística concebidos e elaborados por alunos de qualquer

Leia mais

Sam Keller: 'Arte não é só para rico'

Sam Keller: 'Arte não é só para rico' Sam Keller: 'Arte não é só para rico' Diretor do museu mais popular da Suíça está no Rio para debate com Ernesto Neto e Paulo Herkenhoff, na EAV do Parque Lage Nelson Gobbi 03/05/2018 7:52 RIO Diretor

Leia mais

2) produções artísticas autorais (conto, poesia, peça curta, etc.);

2) produções artísticas autorais (conto, poesia, peça curta, etc.); EDITAL 03/2017 REGULAMENTA O PROCESSO SELETIVO PARA A REVISTA ARGUMENTO DA ACADEMIA CENA HUM DE ARTES CÊNICAS A Academia Cena Hum de Artes Cênicas torna pública a abertura de edital para seleção de: 1)

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Plásticas. Projeto de Pesquisa

Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Plásticas. Projeto de Pesquisa Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes Departamento de Artes Plásticas Projeto de Pesquisa Prática transdisciplinar, Formação e Arte VII Profa. Dra. Dália Rosenthal São Paulo 2013 Resumo

Leia mais

12.3. ATIVIDADES COMPLEMENTARES (NÚCLEO DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICO- CULTURAL)

12.3. ATIVIDADES COMPLEMENTARES (NÚCLEO DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICO- CULTURAL) 1 12.3. ATIVIDADES COMPLEMENTARES (NÚCLEO DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICO- CULTURAL) Esse Núcleo visa possibilitar ao discente do Curso de Graduação em História uma complementação de sua formação inicial,

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES UFF

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES UFF REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES UFF EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2018 PARA OCUPAÇÃO DA GALERIA DE ARTE UFF LEUNA GUIMARÃES DOS SANTOS

Leia mais

Handmade: Letter Rack, 2017 técnica mista sobre impressão inkjet em papel archival 101 x 76 cm

Handmade: Letter Rack, 2017 técnica mista sobre impressão inkjet em papel archival 101 x 76 cm Handmade: Letter Rack, 2017 101 x 76 cm A Galeria Nara Roesler Rio de Janeiro apresenta Handmade, exposicao de Vik Muniz, cuja primeira versão foi apresentada em 2016 na sede paulistana da Galeria, com

Leia mais

Principais artistas: Marcel Duchamp Max Ernest Man Ray Tristan Tzara Hans Harp Julius Evola Francis Picabia Raoul Hausmman

Principais artistas: Marcel Duchamp Max Ernest Man Ray Tristan Tzara Hans Harp Julius Evola Francis Picabia Raoul Hausmman Dadaísmo O Dadá Surgiu de desilusões e desapontamento dos artistas que vivenciaram a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) O termo Dadá, vem do vocabulário infantil francês que significa literalmente:

Leia mais

Processo de Recrutamento

Processo de Recrutamento RECRUTAMENTO DIRETOR/A GALERIAS MUNICIPAIS Pavilhão Branco; Galeria da Boavista; Torreão Nascente da Cordoaria; Galeria Quadrum; Galeria da Avenida da India Missão e objetivos As Galerias Municipais (GM)

Leia mais

No Limite / Am Limit

No Limite / Am Limit No Limite / Am Limit Projeto de exposição e cooperação alemão-brasileiro Curadoria: Martin Juef em colaboração com Jussara Derenji e Marisa Mokarzel No Limite / Am Limit Projeto de exposição e cooperação

Leia mais

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Prof. André de Freitas Barbosa Pablo Picasso. Guernica (1937), Museu Reina Sofía, Madrid (Espanha). Contra modelos e conceitos

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Digitalização do acervo de obras e documentos de Iberê Camargo Alexandre Bastos Demétrio Marcela Peters Perlott Palavras-chave: Digitalização de acervos. Museologia. Documentação. Acervo digital. Artes

Leia mais

Acessibilidade: desafios na educação museal

Acessibilidade: desafios na educação museal Foto: Peter Ilicciev Acessibilidade: desafios na educação museal Hilda Gomes e Bianca Reis visitação e atendimento ao público É um espaço de interlocução da Fundação Oswaldo Cruz com a sociedade Foto:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CONTRATO DE GESTÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO

PLANO DE TRABALHO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CONTRATO DE GESTÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO PLANO DE TRABALHO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CONTRATO DE GESTÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO 2016 1º Semestre Eixo Exposições Custo semestral R$ 397.600,00 O Eixo Exposições do Memorial da Inclusão contempla quatro

Leia mais

CARGA- HORÁRIA CRÉDITO CARÁTER EMENTA

CARGA- HORÁRIA CRÉDITO CARÁTER EMENTA CÓDIGO PGL101 DESCRIÇÃO MEMÓRIA, ARQUIVO E REPRESENTAÇÃO CARGA- HORÁRIA PGL201 PRODUÇÃO E RECEPÇÃO TEXTUAL PGL301 PGL102 INTRODUÇÃO À LINGUISTICA APLICADA TRANSCRIÇÃO E LEITURA DE DOCUMENTOS PGL103 DISCURSO

Leia mais

JOÃO MARIA GUSMÃO + PEDRO PAIVA FRANCISCO TROPA

JOÃO MARIA GUSMÃO + PEDRO PAIVA FRANCISCO TROPA JOÃO MARIA GUSMÃO + PEDRO PAIVA FRANCISCO TROPA 1 Na continuação da programação do Chiado8 com obras da coleção António Cachola apresenta-se agora uma visão conjunta das obras na coleção de Francisco Tropa

Leia mais

AÇÃO EDUCATIVA DA REDE DE MEDIADORES DA GALERIA DE ARTE LOIDE SCHWAMBACH FUNDARTE

AÇÃO EDUCATIVA DA REDE DE MEDIADORES DA GALERIA DE ARTE LOIDE SCHWAMBACH FUNDARTE 1 AÇÃO EDUCATIVA DA REDE DE MEDIADORES DA GALERIA DE ARTE LOIDE SCHWAMBACH FUNDARTE Patriciane Teresinha Born 1 Palavras-chave: Ação educativa. Mediação. 3º Salão de Arte 10 x 10. 1 INTRODUÇÃO Este texto

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades Relatório de Atividades - 2001 Janeiro/Fevereiro Cursos de Verão/2001 30 Cursos Linguagens desenvolvidas : Pintura - 3D - Desenho - Serigrafia - Gravura em Metal - Teoria e História da Arte - Fotografia

Leia mais

interseccionalidades e geopolítica

interseccionalidades e geopolítica AGENDA setembro 2018 01/SÁBADO 10h às 18h A técnica e a linguagem da captação digital com câmeras de celulares 10h às 17h30 Curso Sesc de 10h às 17h30 na Perspectiva dos Direitos Humanos 10h às 18h Práticas

Leia mais

nha Resenha vro de livro

nha Resenha vro de livro Resen de liv ha ro de livro ANTROPOLOGIA DO HOMEM GLO- BAL, WULF, C. 2017. Antropologia do homem global. São Paulo: Annablume. Karina Augusta Limonta Vieira Pesquisadora Associada da Universidade Livre

Leia mais

NEOCLASSICISMO Neoclassicismo

NEOCLASSICISMO Neoclassicismo NEOCLASSICISMO Movimento cultural do fim do século XVIII, e início do século XIX (1780 1830), o NEOCLASSICISMO está identificado com a retomada da cultura clássica (Grécia e Roma) por parte da Europa Ocidental

Leia mais

Quadro de Oferta 2017_2. Professor Curso Disciplina Horário SALA Eduardo Vargas/Ruben Caixeta

Quadro de Oferta 2017_2. Professor Curso Disciplina Horário SALA Eduardo Vargas/Ruben Caixeta Programa de Graduação em. P P G A n. Arqueologia Obrigatórias Quadro de Oferta 2017_2 Professor Curso Disciplina Horário SALA Eduardo Vargas/Ruben Caixeta Andrei Isnardis Andrei Isnardis Ruben Caixeta/Leandro

Leia mais

1. Equipamento Cultural. 1.1 Sala de Cinema

1. Equipamento Cultural. 1.1 Sala de Cinema 1. Equipamento Cultural 1.1 Sala de Cinema 1.1.1 Cine itinerante 1.1.2 Cineclube 1.1.3 Cinema de rua 1.1.4 Drive-in 1.1.5 Espaço Cultural de Projeção de Filmes e Vídeos 1.1.6 Sala de cinema comunitário

Leia mais

karin lambrecht 1957 nasceu em porto alegre vive e trabalha em porto alegre

karin lambrecht 1957 nasceu em porto alegre vive e trabalha em porto alegre karin lambrecht 1957 nasceu em porto alegre vive e trabalha em porto alegre exposições individuais 2015 Pintura e desenho, Galeria do Instituto Ling, Porto Alegre, 2013 Eclipse, Pinacoteca da Feevale,

Leia mais

VI. A INDISSOLUBILIDADE DA PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NOS MUSEUS UNIVERSITÁRIOS 6. Preceitos e Problemas dos Museus Universitários

VI. A INDISSOLUBILIDADE DA PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NOS MUSEUS UNIVERSITÁRIOS 6. Preceitos e Problemas dos Museus Universitários CADERNOS DE SOCIOMUSEOLOGIA Nº 10 1997 47 VI. A INDISSOLUBILIDADE DA PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NOS MUSEUS UNIVERSITÁRIOS 6 Preceitos e Problemas dos Museus Universitários Os museus universitários brasileiros

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE ARTES - IARTE COORDENAÇÃO DO CURSO DE TEATRO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE ARTES - IARTE COORDENAÇÃO DO CURSO DE TEATRO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE ARTES - IARTE COORDENAÇÃO DO CURSO DE TEATRO DIRETRIZES PARA ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES De acordo com a Resolução nº 02/2004,

Leia mais

11 Salão de extensão da UFRGS

11 Salão de extensão da UFRGS 11 Salão de extensão da UFRGS NICA - NÚCLEO DE INSTAURAÇÃO DA CERÂMICA ARTÍSTICA 2009/2010 Carlos Augusto Nunes Camargo (coordenador) Gilberto Menegaz (monitor e apresentador) Palavras-chave: Cerâmica

Leia mais

PIC. Componentes da PIC 1. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo

PIC. Componentes da PIC 1. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo PIC Produção Integrada ao Conteúdo 9. o ano Ensino Fundamental Componentes da PIC 1. o bimestre Arte A nota da PIC é a média entre as atividades e as tarefas vinculadas ao caderno de Arte. Ciências A nota

Leia mais

Indicações no livro Retratos da Arte 1 a edição atualizada

Indicações no livro Retratos da Arte 1 a edição atualizada Nome Nº Ano Ensino Turma 9 o Fund. II Disciplina Professor Natureza Trimestre/Ano Data Arte Alvaro Roteiro de estudos 1º - 2017 04/04/2017 Temas 1. A arte na Pré-História 2. A Pré-História sul-americana

Leia mais

TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS FRENTE À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI /2008

TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS FRENTE À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI /2008 TEMÁTICA INDÍGENA NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS FRENTE À IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/2008 Dilan Kuntzler Magnus 1 Iara Tatina Bonin 2 Resumo Este artigo surge como parte integrante da pesquisa Temática

Leia mais

ELEFANTE C E N T R O C U L T U R A L

ELEFANTE C E N T R O C U L T U R A L Press-release Mostras individuais dos artistas uruguaios Victor Lema Riqué e Elián Stolarsky abrem programa de intercâmbio Brasília - América Latina no Elefante Centro Cultural 12 de setembro a 18 de outubro,

Leia mais

DIVISÃO DO MOVIMENTO:

DIVISÃO DO MOVIMENTO: CUBISMO CONTEXTO HISTÓRICO: Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por

Leia mais

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL NOME COMPLETO DA CONCEDENTE (EMPRESA): NOME COMPLETO DO SUPERVISOR DA CONCEDENTE (EMPRESA): CARGO: TELEFONE: _ E-MAIL: _ ENDEREÇO: _ NOME COMPLETO DO ESTAGIÁRIO(A): _ TELEFONES (COMERCIAL/CELULAR/RESIDENCIAL):

Leia mais

Inauguração da exposição individual. alheava_a criação do mar. de Manuel Santos Maia. Curadoria de Baltazar Torres

Inauguração da exposição individual. alheava_a criação do mar. de Manuel Santos Maia. Curadoria de Baltazar Torres Inauguração da exposição individual alheava_a criação do mar de Manuel Santos Maia Curadoria de Baltazar Torres 28 Setembro na SEEA - Sala de Exposições da Escola das Artes da Universidade Católica do

Leia mais

As favelas têm vez e voz

As favelas têm vez e voz Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) As favelas têm vez e voz Katia Machado - EPSJV/Fiocruz 07/11/2018 09h36 - Atualizado em 07/11/2018 12h58 Coletivos

Leia mais

Paul Cézanne arte Africana as ideias científicas

Paul Cézanne arte Africana as ideias científicas CUBISMO Informações gerais Os trabalhos cubistas têm como principais referenciais as pinturas do pós-impressionista Paul Cézanne, a arte Africana e as ideias científicas sobre o tempo como quarta dimensão

Leia mais

espaço arte tranquilidade

espaço arte tranquilidade espaço arte tranquilidade 07 MAR 03 MAI curadoria de maria do mar fazenda INSTRUCTIONS de no Espaço Arte Tranquilidade Instructions é o título da próxima exposição do Espaço Arte Tranquili dade, que apresenta

Leia mais

EVANDRO SCHIAVONE no Museu do Louvre em Paris

EVANDRO SCHIAVONE no Museu do Louvre em Paris A RTISTA EVANDRO SCHIAVONE Artista pintor, transforma cores a óleo em sensações e sentimentos estampados em tela. Tem como única atividade profissional desde os 17 anos de idade o desenho e a pintura.

Leia mais

Entrevista. Prof. Dr. Tiago Luís Gil (Universidade de Brasília)

Entrevista. Prof. Dr. Tiago Luís Gil (Universidade de Brasília) Entrevista Prof. Dr. Tiago Luís Gil (Universidade de Brasília) Espacialidades: A Revista Espacialidades traz em seu 10 volume o dossiê História e Espaços. Nos últimos anos o senhor vem se dedicando ao

Leia mais

CONTRATO DE GESTÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO PLANO DE TRABALHO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO 2017 JANEIRO FEVEREIRO - MARÇO

CONTRATO DE GESTÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO PLANO DE TRABALHO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO 2017 JANEIRO FEVEREIRO - MARÇO CONTRATO DE GESTÃO MEMORIAL DA INCLUSÃO PLANO DE TRABALHO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO 07 JANEIRO FEVEREIRO - MARÇO Eixo Exposições Objetivo: O Eixo Exposições do Memorial da Inclusão

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES UFF

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES UFF REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ARTES UFF EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2017 PARA OCUPAÇÃO DA GALERIA DE ARTE UFF E DO ESPAÇO UFF DE FOTOGRAFIA

Leia mais

UNESQUISANDO: A ESFERA JORNALISTA NO CONTEXTO ESCOLAR

UNESQUISANDO: A ESFERA JORNALISTA NO CONTEXTO ESCOLAR 1 UNESQUISANDO: A ESFERA JORNALISTA NO CONTEXTO ESCOLAR Educação, Linguaguem e Memória Katiana Possamai Costa Padoin 1 (katianapc@gmail.com) Introdução Pensar no processo de leitura e escrita é adentrar

Leia mais

SEMANA DE ARTE E CULTURA 2018

SEMANA DE ARTE E CULTURA 2018 LOCAL HORÁRIO CATEGORIA TÍTULO DESCRIÇÃO ATIVIDADE Hall da biblioteca 10h-12h; 14h- 16h; 19h-21h Oficina SEMANA DE ARTE E CULTURA 2018 PROGRAMAÇÃO: 19 de setembro de 2018 FORMAS E SOBRAS II Oferecimento

Leia mais

auroras EDITAL DE OCUPAÇÃO DA SALA DE PROJETOS DO AURORAS 2018

auroras EDITAL DE OCUPAÇÃO DA SALA DE PROJETOS DO AURORAS 2018 EDITAL DE OCUPAÇÃO DA SALA DE PROJETOS DO AURORAS 2018 O auroras é um espaço de arte voltado a ideias e projetos de artistas. Idealizado a partir de extensos diálogos entre Ricardo Kugelmas e diversos

Leia mais

NORMATIZAÇÃO Revista Raízes

NORMATIZAÇÃO Revista Raízes NORMATIZAÇÃO Revista Raízes Revista Raízes A revista Raízes, editada pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, recebe artigos, resenhas, crônicas e entrevistas, de pesquisadores autônomos ou vinculados

Leia mais

CONVOCATÓRIA 2017 PARA EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS NA CASA DA CULTURA DE PARATY

CONVOCATÓRIA 2017 PARA EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS NA CASA DA CULTURA DE PARATY CONVOCATÓRIA 2017 PARA EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS NA CASA DA CULTURA DE PARATY A Associação Paraty Cultural, sociedade civil sem fins lucrativos, organização gestora da Casa da Cultura em Paraty (RJ), no exercício

Leia mais

Laboratório para Estruturas Flexíveis

Laboratório para Estruturas Flexíveis Casa do Povo Envie sua proposta até 04/06 Chamada Aberta para Estruturas Residência de Pesquisa para Coletivos 2 Sobre a Casa do Povo A Casa do Povo começou a ser construída logo após a Segunda Guerra

Leia mais

Arte - 9º ano do EF Responda

Arte - 9º ano do EF Responda Arte - 9º ano do EF- 2017 Conteúdos: Performance e happening Arte efêmera e arte híbrida Vanguardas européias Responda 1- Defina o termo vanguarda e contextualize o período na arte apontando características

Leia mais

Serviços de Informação e Documentação Avenida das Forças Armadas Lisboa Tel: Fax: URL:

Serviços de Informação e Documentação Avenida das Forças Armadas Lisboa Tel: Fax: URL: Serviços de Informação e Documentação Avenida das Forças Armadas 1649-026 Lisboa Tel: 217903024 Fax: 217903025 URL: http://biblioteca.iscte.pt E-mail: biblioteca@iscte.pt O Centro de Estudos Africanos

Leia mais

PIXO / GRAFITE - SÃO PAULO

PIXO / GRAFITE - SÃO PAULO O QUE É ARTE? O que é arte? Sabemos que a arte se manifesta por uma variedade de linguagens (música, teatro, cinema, arquitetura, escultura, intervenção urbana, performance, pintura etc), mas com frequência

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Artes Visuais. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Artes Visuais. Ênfase Curso 2502 - Artes Visuais Ênfase Identificação Disciplina 0003837A - História da Arte Brasileira: Contemporaneidade Docente(s) Tarcila Lima da Costa Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Trabalho em Evento Trabalho em evento completo de natureza internacional 3.00 Trabalho em Evento Trabalho em evento completo de natureza local 1.00 Trabalho em Evento Trabalho em evento completo de natureza

Leia mais

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea

Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Artes visuais AULA 5 Vanguardas Europeias; Elementos da Arte Contemporânea Prof. André de Freitas Barbosa Pablo Picasso. Guernica (1937), Museu Reina Sofía, Madrid (Espanha). Posicionando-se contrariamente

Leia mais

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX

ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX ARTE DOS SÉCULOS XIX E XX Os movimentos europeus de vanguarda eram aqueles que, segundo seus próprios autores, guiavam a cultura de seus tempos, estando de certa forma à frente deles. Movimentos vanguardistas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

Convocatória Nova Fotografia 2018

Convocatória Nova Fotografia 2018 Convocatória Nova Fotografia 2018 O projeto anual Nova Fotografia tem por objetivo criar um espaço permanente para exposição de projetos fotográficos de artistas promissores e ainda pouco conhecidos que

Leia mais

RESENHA: O Patrimônio como Categoria do Pensamento, de José Reginaldo Santos.

RESENHA: O Patrimônio como Categoria do Pensamento, de José Reginaldo Santos. RESENHA: O Patrimônio como Categoria do Pensamento, de José Reginaldo Santos. d.o.i. 10.13115/2236-1499.2013v1n10p287 Emanoel Magno Atanásio de Oliveira 1 GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O patrimônio

Leia mais

da Premiação IABsp Especial 75.

da Premiação IABsp Especial 75. concurso iabsp CONCURSO TROFÉU da Premiação IABsp 2018 - Especial 75. realização rua bento freitas 306, 4 andar centro são paulo sp 11 32596866 iabsp@ cnpj 46.226.148/0001-40 ccm 9.714.792-3 Edital para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE EDITAL 002/2007 PROGRAMA FORTALECIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: PROFESSOR VISITANTE;

Leia mais

P E D R O E A N E S L O B A T O

P E D R O E A N E S L O B A T O Código 170 872 A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O E A N E S L O B A T O Ano Letivo 2018/2019 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 4º ANO Expressão Físico-motora Perfil de Aprendizagens ATIVIDADES RÍTMICAS

Leia mais

42º Encontro Nacional de Casa de Estudantes - ENCE Universidade Federal do Tocantins 16 a 21 de Julho de 2018

42º Encontro Nacional de Casa de Estudantes - ENCE Universidade Federal do Tocantins 16 a 21 de Julho de 2018 Edital 01/2018: Submissão de Trabalhos Acadêmicos e Artísticos IV SEMINÁRIO DE PESQUISA ACADÊMICA DO ENCE - SEPA As Comissões Artísticas e Cientifica do V SEMINÁRIO DE PESQUISA ACADÊMICA DO ENCE 2018 SEPA,

Leia mais