FATORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DA INTERNET

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FATORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DA INTERNET"

Transcrição

1 FATORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DA INTERNET 1. Fatores que influenciam o débito de transferência de dados IP 2. Largura de banda e débito de transferência IP 3. Recomendações e verificações a efetuar no seu computador para tirar melhor partido de uma ligação de banda larga igual ou superior a 100Mbps 4. Sites de referência e cuidados na execução dos testes de velocidade 5. Acessos com velocidade de 1 Gbps 6. Exemplo

2 1. Fatores que influenciam o débito de transferência de dados IP (Internet Protocol) São vários os fatores que condicionam o débito de transferência IP entre o computador do utilizador e o servidor onde se encontra a informação que está a ser consultada por este, e deste modo a sua perceção de qualidade no acesso à Internet. De entre os fatores que estão relacionados com a instalação do utilizador podem salientar-se: tecnologia e tipo de acesso físico contratado (fibra, cobre/adsl ou internet 3G/4G); tipo de ligação usada entre o computador do utilizador e o router de ligação à rede (cabo ethernet, norma wifi/wireless/wlan suportada, etc); porta de ligação entre o router e o seu computador (ver figura 1); configuração hardware (e.g. tipo de disco, placa de ligação à rede) e software (e.g. versão de drivers, configuração DNS) do computador do utilizador; aplicações que simultaneamente estejam em execução no computador do utilizador, diminuíndo a capacidade de processamento de dados disponível (firewall, antivírus, aplicações peer-to-peer, outras sessões ou aplicações concorrentes com a sessão Internet, etc); sistema operativo instalado no computador do utilizador; características e desempenho do router de ligação do utilizador à rede; tipo de browser de acesso à Internet utilizado.

3 FIGURA 1. Exemplo de ligação física dum Router TG784n v3 num acesso de Fibra Ótica Para atingir velocidades superiores a 100 Mbps é necessário que o seu equipamento (PC desktop/laptop) tenha uma placa de rede de 1 Gbps (Gigabit Ethernet) e que esteja ligado por cabo ethernet à porta 4 do seu router (porta GBE). 4 TABELA 1. Configurações típicas adequadas no acesso Internet Velocidades Internet Acesso/Tecnologia Ligação ao Router Placa de rede (velocidades) Wifi/Wireless/WLAN (*) (velocidades) < 25 Mbps Cobre/ADSL < 100 Mbps Fibra/GPON Em qualquer porta Em qualquer porta > 100 Mbps Porta GBE (4) Fast Ethernet (<100 Mbps) Gigabit Ethernet (<1 Gbps) b (< 11 Mbps) g (<54 Mbps) n/ac (< 600 Mbps) (< 1000 Mbps) (*) a velocidade do acesso Wifi é dependente, entre outros, da norma de ligação, da seleção de rede privada ou pública, do nível de interferência e da distância de utilização entre o equipamento e o router.

4 2. Largura de banda e débito de transferência O desempenho percebido pelo utilizador de um acesso de banda larga está diretamente dependente, entre muitos outros fatores, do débito entre o computador do utilizador e o servidor onde se encontra a informação que está a ser consultada. FIGURA 2. Esquema de ligação à Internet Ao inverso da largura de banda que é uma característica fixa e que se define como o máximo número de bits por segundo que se pode transferir entre 2 pontos, o débito de transferência é uma característica variável e corresponde ao número de bits por segundo efetivamente transferido usando o encapsulamento dos protocolos utilizados. Por outro lado, quanto maior a largura de banda contratada, tanto menor será o tempo de espera para um dado download, no princípio de que irá usufruir dum débito de transferência proporcional e de que o site destino não está congestionado. Como exemplo, para um download de um ficheiro de 5 Gigabyte: FIGURA 3. Exemplos de tempos de download tempo mínimo para download (ficheiro 5 GByte) Mbps 25 ~ 29 min Mbps 100 ~ 7 min débito IP Mbps 200 ~ 4 min Mbps 400 ~ 2 min Gbps 1 ~ 1 min Nota: o quadro acima é meramente ilustrativo. O tempo realmente medido dependerá de todas as condições expostas neste documento, acrescidas da disponibilidade do site destino em suportar os débitos mencionados e o protocolo de transmissão utilizado.

5 3. Recomendações e verificações a efetuar no seu computador para tirar melhor partido de uma ligação de banda larga igual ou superior a 100Mbps (e inferior a 1 Gbps) a) Para velocidades superiores a 100 Mbps, verifique que está ligado por cabo ethernet RJ45 (categoria 5 UTP ou superior) ao seu router, que possui uma placa de rede ethernet no seu computador que suporta o standard 1Gbps e que está configurada para funcionar a 1 Gbps. Verifique ainda que está ligado à porta 4 (GBE) do seu router; b) No caso de velocidades de 100 Mbps ou inferiores, verifique que possui uma ligação por cabo ethernet com o standard 10/100 Mbps; c) Verifique que possui instaladas as versões mais atualizadas do sistema operativo, browser Internet e drivers dos diversos dispositivos disponíveis no seu computador; d) Verifique que o seu computador possui os requisitos mínimos recomendados para o sistema operativo, em termos de velocidade de processador, memória RAM e capacidade de disco livre; e) Desligue as configurações de poupança de energia, no caso de ser computador portátil ou desktop com sistema de poupança de energia f) Quando pretender efetuar testes de velocidade transferência em sites existentes para o efeito, tenha em consideração que outros aspetos podem influenciar esta medição: software de antivírus e de firewall instalado no seu computador; aplicações que estejam em execução no seu computador em simultâneo com o teste de velocidade, utilizando deste modo parte da capacidade de processamento disponível do mesmo e/ou a sua ligação de banda larga; existência de outros computadores ou dispositivos (consolas de jogos, STB) utilizando simultaneamente o seu acesso de banda larga.

6 4. Sites de referência e cuidados na execução dos testes de velocidade Mede o débito máximo do seu acesso, download/upload e latência. Apenas em browsers que suportem instalação java (e.g. Internet Explorer, Firefox). Para velocidades até 500 Mbps. Mede o débito máximo do seu acesso, download/upload e latência. Suporta browser Chrome com tecnologia Flash. Para velocidades até 500 Mbps. Assegure-se que utiliza um servidor MEO. Nota importante: não utilize smartphones ou tablets para medir a sua velocidade do seu acesso, pois a medição em Wifi não é adequada para esse efeito. O mesmo se aplica à medição efetuada com o seu PC ligado por Wifi. A tecnologia Wifi é muito afetada pelo desempenho dos equipamentos, interferência local com redes vizinhas, seleção de rede privada ou pública e distância ao router. Para obter resultados fidedignos verifique que toda a atividade do seu computador e da sua rede local está suspensa antes de iniciar qualquer teste.

7 5. Acessos com velocidade de 1 Gbps Os acessos internet MEO em fibra com velocidade a 1 Gbps (gigabit por segundo) entregam o máximo de velocidade aos equipamentos atuais duma rede doméstica convencional no limiar das atuais tecnologias de computação fixa e móvel/wireless (PCs laptop, desktop, tablet, smartphone) de consumo. Os sites de medição de velocidade, por outro lado, não conseguirão normalmente apresentar velocidades de 1 Gbps para um só equipamento (mesmo PC). Nem os servidores de velocidade estão preparados normalmente para tal, nem o equipamento/pc tem capacidade para atingir sózinho o débito de transferência de 1 Gbps, devido a perdas várias ao nível da rede ethernet, CPU, disco, etc. Para confirmação da classe de acesso 1 Gbps recomendamos por isso a medição de velocidades com 2 PCs em ligações simultâneas. Neste cenário o que o utilizador mede realmente é o débito do acesso na totalidade, que está para além da capacidade de cada um dos PCs. Mesmo assim, no contexto de acesso através das portas Gigabit Ethernet destes routers (cada uma com capacidade Gigabit, mas uma parte da largura de banda necessária ao encapsulamento de dados será sempre utilizada) os valores máximos não ultrapassarão cerca de 930 Mbps por saturação das ligações ethernet por cabo. Para ligações sem fios em acesso Wifi, os routers Gigabit da MEO (Technicolor TG789vac v2) possibilitam o acesso à mais recente norma técnica Wifi ( ac) com ligações simultâneas na banda de 2.4 Ghz e 5 Ghz, possibilitando acesso a velocidades 4 vezes mais rápidas do que as ligações anteriores apenas a 2,4 Ghz ( b/g/n). Confirme se o seu dispositivo, PC, tablet ou smartphone já possui a respetiva norma para usufruir do máximo das capacidades do serviço à sua disposição.

8 6. Exemplo de medidas de ligações de 100 Mbps num router Technicolor 784n v3 Figura 5. Exemplo de medição de velocidades num acesso MEO fibra/gpon típico 100 Mbps (*) Ligação por cabo Porta GBE Ligação por cabo outras portas Wifi Rede privada SSID=MEO-xxxxx Comunidade MEO Wifi Rede pública SSID=MEO-Wifi (*) Acesso físico MEO Fibra/GPON, serviço DL: 100 Mbps/UL: 100 Mbps, ONT Huawey HG861, router Technicolor TG784n v3 O quadro anterior pretende demonstrar as diferenças obtidas em geral, nas medições de velocidade do acesso internet efetuadas a partir de diferentes configurações de acesso: 1. Ligação por cabo na porta GBE: máxima velocidade download e upload. 2. Ligação por cabo noutras portas: velocidade poderá não ser máxima. 3. Ligação por Wifi, rede privada local: velocidade dependente da distância, número de utilizadores e redes presentes. Normalmente com débitos bastante inferiores à velocidade máxima. 4. Ligação pela comunidade Wifi, rede pública: download normalmente não superior a 4 Mbps.

INTERNET FIXA VELOCIDADES CONDIÇÕES GERAIS

INTERNET FIXA VELOCIDADES CONDIÇÕES GERAIS INTERNET FIXA VELOCIDADES CONDIÇÕES GERAIS ÍNDICE 1. FATORES QUE INFLUENCIAM O DÉBITO DE TRANSFERÊNCIA DE DADOS IP 2. LARGURA DE BANDA E DÉBITO DE TRANSFERÊNCIA IP 3. RECOMENDAÇÕES E VERIFICAÇÕES A EFETUAR

Leia mais

SUMÁRIO: FATORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DA INTERNET FIXA. 1. Largura de banda e débito de transferência

SUMÁRIO: FATORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE DA INTERNET FIXA. 1. Largura de banda e débito de transferência SUMÁRIO: 1. Largura de banda e débito de transferência 2. Fatores que influenciam a velocidade de Internet fixa 3. Sites de referência para medições de velocidade de Internet fixa 4. Recomendações para

Leia mais

NOS Empresas 4Pro Fibra Detalhe das condiçoes do Pacote 4Pro Fibra

NOS Empresas 4Pro Fibra Detalhe das condiçoes do Pacote 4Pro Fibra NOS Empresas 4Pro Fibra Detalhe das condiçoes do Pacote 4Pro Fibra Telemóvel Comunicações incluidas no pacote: Cada cartão tem 4.000 minutos ou SMS para redes fixas e móveis nacionais. : Depois de atingir

Leia mais

Guia de Instalação do "AirPrint"

Guia de Instalação do AirPrint Guia de Instalação do "AirPrint" Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: Nota As Notas indicam o que fazer perante uma determinada situação ou

Leia mais

Atualização de Software Guia do Usuário

Atualização de Software Guia do Usuário Atualização de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Agência Nacional de Telecomunicações. Entidade Aferidora da Qualidade

Agência Nacional de Telecomunicações. Entidade Aferidora da Qualidade Agência Nacional de Telecomunicações Entidade Aferidora da Qualidade Qualidade da Banda Larga Publicação de Indicadores (agosto/13) setembro de 2013 Medição Banda Larga Fixa (SCM) Para a medição da banda

Leia mais

1) Camada Física. Camada física. Par trançado. Prof. Leandro Pykosz leandro@sulbbs.com.br

1) Camada Física. Camada física. Par trançado. Prof. Leandro Pykosz leandro@sulbbs.com.br 1) Camada Física Prof. Leandro Pykosz leandro@sulbbs.com.br Camada física Camada mais baixa da hierarquia do modelo OSI; O seu objetivo é transmitir um fluxo de bits de uma máquina para outra; Vários meios

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa

Ficha de Avaliação Sumativa INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL I.E.F.P Ficha de Avaliação Sumativa EFA Tecnológico - Técnico de Informática e Sistemas UC: 0774 Rede Local: Instalação de software base Duração: 180 minutos

Leia mais

Módulo de Catalogação e Pesquisa

Módulo de Catalogação e Pesquisa Módulo de Catalogação e Pesquisa BIBLIObase, versão 2004 Procedimentos de instalação 1. EQUIPAMENTO MÍNIMO NECESSÁRIO Antes de instalar o BIBLIObase verifique se a configuração e as características mínimas

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa

Ficha de Avaliação Sumativa Ficha de Avaliação Sumativa EFA Tecnológico - Técnico de Informática e Sistemas UC: 0774 Rede Local: Instalação de software base Duração: 90 minutos Nome Formando: Data: / / Formador: João Leitão Classificação:

Leia mais

Trabalho sobre Topologia de Redes

Trabalho sobre Topologia de Redes Trabalho sobre Topologia de Redes Emerson Baptista da Silva 27 de Janeiro de 2013 Topologia das Redes A topologia de rede descreve como o fica a sua situação física através do qual os dados, imagens e

Leia mais

Guia de Instalação do "AirPrint"

Guia de Instalação do AirPrint Guia de Instalação do "AirPrint" Este Manual do Utilizador diz respeito aos modelos seguintes: MFC-J650DW/J670DW/J690DW/J695DW Versão A POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado

Leia mais

CÂMARA DE VÍDEO USB 2.0 SEM FIOS

CÂMARA DE VÍDEO USB 2.0 SEM FIOS CÂMARA DE VÍDEO USB 2.0 SEM FIOS Manual do Utilizador DA-71814 Introdução Agradecemos por estar a utilizar esta câmara sem fios de nova geração. Pode ser utilizada assim que for inserida. É o produto ideal

Leia mais

Requisitos do sistema para Qlik Sense. Qlik Sense 2.2 Copyright 1993-2016 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para Qlik Sense. Qlik Sense 2.2 Copyright 1993-2016 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para Qlik Sense Qlik Sense 2.2 Copyright 1993-2016 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2016 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel

Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos

Leia mais

ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO NFC-e

ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO NFC-e ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO NFC-e Introdução Este documento tem por objetivo demonstrar uma visão geral dos requerimentos e necessidades de infraestrutura para a implantação

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Requisitos e Manual de Configuração do Internet Explorer 9

Requisitos e Manual de Configuração do Internet Explorer 9 AllianzNet Requisitos e Manual de Configuração do Internet Explorer 9 Software Requisitos para o correcto funcionamento com o AllianzNet - Browser Internet Explorer, mínimo versão 8 - Pode ser instalado

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA SOBRE O SOFTWARE DE MEDIÇÃO DE QUALIDADE DE CONEXÃO (SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA)

CARTILHA EXPLICATIVA SOBRE O SOFTWARE DE MEDIÇÃO DE QUALIDADE DE CONEXÃO (SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA) CARTILHA EXPLICATIVA SOBRE O SOFTWARE DE MEDIÇÃO DE QUALIDADE DE CONEXÃO (SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA) Cartilha disponibilizada em atendimento ao disposto na Resolução Anatel nº 574/2011 Página 1

Leia mais

Actualizações de software Manual do utilizador

Actualizações de software Manual do utilizador Actualizações de software Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas neste

Leia mais

Versão Portuguesa. Introdução. Instalação de Hardware. Adaptador Ethernet Powerline LC202 da Sweex de 200 Mbps

Versão Portuguesa. Introdução. Instalação de Hardware. Adaptador Ethernet Powerline LC202 da Sweex de 200 Mbps Adaptador Ethernet Powerline LC202 da Sweex de 200 Mbps Introdução Não exponha o Adaptador Ethernet Powerline da Sweex de 200 Mbps a temperaturas extremas. Não exponha o equipamento a luz solar directa

Leia mais

Enviar imagens de uma câmera para um smartphone Android (PowerShot SX60 HS)

Enviar imagens de uma câmera para um smartphone Android (PowerShot SX60 HS) Enviar imagens de uma câmera para um smartphone Android (PowerShot SX60 HS) IMPORTANTE Na explicação a seguir, os procedimentos de configuração de smartphone Android são indicados pelo ícone e os procedimentos

Leia mais

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques 06-06-2016

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques 06-06-2016 Redes de comunicação Mod 2 Redes de computadores 1 Professor: Rafael Henriques Apresentação 2 Professor: Rafael Henriques Introdução às redes de computadores; Tipos de rede; Diagramas de encaminhamento;

Leia mais

Capítulo 5 - Cabeamento para Redes Locais e WANs. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página

Capítulo 5 - Cabeamento para Redes Locais e WANs. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página Capítulo 5 - Cabeamento para Redes Locais e WANs 1 Camada Física de Rede Local Uma rede de computador pode ser montada utilizando-se vários tipos de meios físicos, representados pelos símbolos abaixo:

Leia mais

Cartilha Explicativa sobre o Software de Medição de Qualidade de Conexão (Serviço de Comunicação Multimídia)

Cartilha Explicativa sobre o Software de Medição de Qualidade de Conexão (Serviço de Comunicação Multimídia) Cartilha Explicativa sobre o Software de Medição de Qualidade de Conexão (Serviço de Comunicação Multimídia) Cartilha disponibilizada em atendimento ao disposto na Resolução Anatel n.º 574/2011 Página

Leia mais

Guia do Controlador Universal de Impressão

Guia do Controlador Universal de Impressão Guia do Controlador Universal de Impressão Brother Universal Printer Driver (BR-Script3) Brother Mono Universal Printer Driver (PCL) Brother Universal Printer Driver (Inkjet) Versão B POR 1 Visão geral

Leia mais

QUESTÕES FREQUENTES PRESCRIÇÃO DESMATERIALIZADA RECEITA SEM PAPEL. E-medicar Versão 3.0

QUESTÕES FREQUENTES PRESCRIÇÃO DESMATERIALIZADA RECEITA SEM PAPEL. E-medicar Versão 3.0 QUESTÕES FREQUENTES PRESCRIÇÃO DESMATERIALIZADA RECEITA SEM PAPEL E-medicar Versão 3.0 JULHO 2016 CARACTERÍSTICAS DO DOCUMENTO Referência: E-MEDICAR 3.0 RECEITA SEM PAPEL Data: JULHO 2016 Versão do documento:

Leia mais

BARRAMENTO. Caminho de Dados

BARRAMENTO. Caminho de Dados BARRAMENTO Caminho de Dados Conceito Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue ter de uma só vez, mais rápido a informação

Leia mais

Especificação Técnica do Leitor Biométrico Griaule

Especificação Técnica do Leitor Biométrico Griaule Especificação Técnica do Leitor Biométrico Griaule Especificação Técnica Preparado por Rafael Roque Viana Analista de Sistemas Versão 1.0 01/11/2013 1. INTRODUÇÃO O presente documento tem como objetivo

Leia mais

Programa de ampliação e optimização do ecrã para alívio do cansaço visual. Guia de Referência

Programa de ampliação e optimização do ecrã para alívio do cansaço visual. Guia de Referência Programa de ampliação e optimização do ecrã para alívio do cansaço visual. Guia de Referência Bem-Vindo ao ZoomText Express O ZoomText Express é um programa simples de ampliação para o seu computador.

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Organização da Memória Conceito de hierarquia de memória Memória principal e memórias secundárias Projeto lógico da memória principal Memórias

Leia mais

APOIO À INSTALAÇÃO + QUESTÕES FREQUENTES

APOIO À INSTALAÇÃO + QUESTÕES FREQUENTES APOIO À INSTALAÇÃO + QUESTÕES FREQUENTES PRESCRIÇÃO DESMATERIALIZADA RECEITA SEM PAPEL E-medicar Versão 3.0 Junho 2016 CARACTERÍSTICAS DO DOCUMENTO Referência: E-MEDICAR 3.0 RECEITA SEM PAPEL Data: Junho

Leia mais

Linux? O que é, para que serve, etc. http://gul.dei.isep.ipp.pt. isep. Grupo de Utilizadores de Linux do Departamento de Eng. Informática do ISEP

Linux? O que é, para que serve, etc. http://gul.dei.isep.ipp.pt. isep. Grupo de Utilizadores de Linux do Departamento de Eng. Informática do ISEP ? O que é, para que serve, etc Grupo de Utilizadores de do Departamento de Eng. Informática do ISEP http://gul.dei..ipp.pt 1 O que é o O é um sistema operativo que corre em quase todos os tipos de computadores

Leia mais

DESVENDADO O TCP/IP. Prof. Me. Hélio Esperidião

DESVENDADO O TCP/IP. Prof. Me. Hélio Esperidião DESVENDADO O TCP/IP Prof. Me. Hélio Esperidião TCP/IP INTERNAMENTE Quando dois computadores tentam trocar informações em uma rede, o TCP/IP precisa, primeiro, determinar se os dois computadores pertencem

Leia mais

Modem e rede local Guia do usuário

Modem e rede local Guia do usuário Modem e rede local Guia do usuário Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos

Leia mais

Curso Técnico de Informática de Sistemas

Curso Técnico de Informática de Sistemas Curso Técnico de Informática de Sistemas Módulo: 770 Dispositivos e periféricos Formador: Henrique Fidalgo Objectivos da UFCD: Instalar e configurar dispositivos internos e externos no computador. Identificar

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações. Aula 51 - Cabeamento Estruturado

Redes de Computadores e Aplicações. Aula 51 - Cabeamento Estruturado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 51 - Cabeamento Estruturado Prof. Diego Pereira

Leia mais

Processo de instalação Windows 7

Processo de instalação Windows 7 Manual Instalação Windows 7 Formador: Ricardo Lourenço Instalação do Windows 7 Primeiros passos antes da instalação: O primeiro passo antes de instalar um sistema operativo é efectuar uma cópia de segurança

Leia mais

Iniciação Rápida 122

Iniciação Rápida 122 Iniciação Rápida Iniciação Rápida 122 Os nossos agradecimentos por ter adquirido o Mobile WiFi. Este Mobile WiFi oferece-lhe uma ligação à rede sem fios de alta velocidade. Este documento irá ajudá-lo

Leia mais

56K ESP-2 Modem 56K ESP-2 MODEM. Manual de instalação rápida. Versão 1.0

56K ESP-2 Modem 56K ESP-2 MODEM. Manual de instalação rápida. Versão 1.0 56K ESP-2 MODEM Manual de instalação rápida Versão 1.0 1 1. Introdução Este manual foi concebido para os utilizadores do 56K ESP-2 Modem. Não são necessários conhecimentos prévios para a instalação e utilização

Leia mais

INTRODUÇÃO À INTERNET

INTRODUÇÃO À INTERNET INTRODUÇÃO À INTERNET Esta frase demonstra de uma forma simples a complexidade da Internet. Tal como a selva, a Internet tem regras, tem características próprias onde existem os? Predadores e as Presas

Leia mais

BOLETIM TÉCNICO MAGNETI MARELLI BY TEXA

BOLETIM TÉCNICO MAGNETI MARELLI BY TEXA ASSUNTO: Configuração Bluetooth Família Navigator. OBJETIVO: Orientar configuração do dispositivo Navigator com o computador. DESTINO: Usuários de Scanners Magneti Marelli by Texa Família Navigator. INTRODUÇÃO

Leia mais

Centro de Serviços Compartilhados TI. Projeto Sala Digital

Centro de Serviços Compartilhados TI. Projeto Sala Digital / 6 V..3 Pearson Sistemas do Brasil Pearson Centro de Serviços Compartilhados Avenida Presidente Kennedy, 2295 Lagoinha Ribeirão Preto SP Brasil Pág./6 Departamento Service Desk T.E Fone +55 (6) 233.6060

Leia mais

CARTILHA EXPLICATIVA SOBRE O SOFTWARE DE MEDIÇÃO DE QUALIDADE DE CONEXÃO

CARTILHA EXPLICATIVA SOBRE O SOFTWARE DE MEDIÇÃO DE QUALIDADE DE CONEXÃO CARTILHA EXPLICATIVA SOBRE O SOFTWARE DE MEDIÇÃO DE QUALIDADE DE CONEXÃO (SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA) Cartilha disponibilizada em atendimento ao disposto na Resolução Anatel nº 574/2011 Página 1

Leia mais

O QUE É O PICTURETEL 550

O QUE É O PICTURETEL 550 O QUE É O PICTURETEL 550 O PictureTel 550 é um conjunto hardware/software que aproveita as potencialidades da linha RDIS e que permite, por exemplo: Estabelecer comunicações telefónicas e de videoconferência

Leia mais

Estrutura de um Computador

Estrutura de um Computador Estrutura de um Computador Tratando-se o computador de uma máquina complexa a sua estrutura pode ser apreciada a diferentes níveis de detalhe, duma forma hierárquica. AC1 3ª aula Arquitectura e Organização

Leia mais

TUTORIAL DO SISTEMA CE MERCANTE

TUTORIAL DO SISTEMA CE MERCANTE TUTORIAL DO SISTEMA CE MERCANTE Atualizado em: 06/2013 Atualizado por: Amilton José dos Santos Junior Versão: 1.0 1 Sistema desenvolvimento para auxiliar as Comissárias de Despacho, Agentes de Carga e

Leia mais

Virtualização de Servidores. Adirlhey Assis Marcus Vinicius Coimbra

Virtualização de Servidores. Adirlhey Assis Marcus Vinicius Coimbra Virtualização de Servidores Adirlhey Assis Marcus Vinicius Coimbra Curriculum Autor: Marcus Coimbra Graduado em Informática, possui MBA em e-commerce e MIT em Governança de TI, atua na área a 25 anos,

Leia mais

Aula 2. Modos de Transmissão; Protocolos de Comunicação; Interfaces; Modelo de Referência OSI; Dispositivos de Rede; Camada Física: Introdução.

Aula 2. Modos de Transmissão; Protocolos de Comunicação; Interfaces; Modelo de Referência OSI; Dispositivos de Rede; Camada Física: Introdução. Aula 2 Modos de Transmissão; Protocolos de Comunicação; Interfaces; Modelo de Referência OSI; Dispositivos de Rede; Camada Física: Introdução. Modos de transmissão Eletronicamente falando, existem 3 tipos

Leia mais

GAUP GESTÃO DE ALUNOS COMPATIBILIDADES JAVA

GAUP GESTÃO DE ALUNOS COMPATIBILIDADES JAVA GAUP GESTÃO DE ALUNOS COMPATIBILIDADES JAVA Reitoria da Universidade do Porto Novembro de 2009 Revisões Versão Data Submetido Observações 01 Nov 2009 José Sousa Matriz de compatibilidade 02 Fev 2010 José

Leia mais

Dep.to Electrónica e Telecomunicações - Universidade de Aveiro Electrónica I Trabalhos Práticos

Dep.to Electrónica e Telecomunicações - Universidade de Aveiro Electrónica I Trabalhos Práticos Trabalho prático nº 2: Amplificadores operacionais: configurações básicas (lineares) 1. Para a realização deste trabalho o amplificador operacional (OPAMP) pode ser considerado como uma caixa com as seguintes

Leia mais

Fundamentos de Transmissão de Dados. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I

Fundamentos de Transmissão de Dados. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I Fundamentos de Transmissão de Dados Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina: Redes de Computadores I 2 Fundamentos da Transmissão de Dados Tipos de Transmissão Analógica

Leia mais

Partilhar Dados Anónimos com a Lenovo. Índice. Harmony

Partilhar Dados Anónimos com a Lenovo. Índice. Harmony Partilhar Dados Anónimos com a Lenovo Índice Partilhar Dados Anónimos com a Lenovo... 1 Harmony... 1 Lenovo Companion 3.0... 2 Lenovo Customer Engagement Service... 3 Lenovo Experience Improvement (apenas

Leia mais

Guia de Imprimir/ Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan (ios)

Guia de Imprimir/ Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan (ios) Guia de Imprimir/ Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan (ios) Índice Antes de utilizar o equipamento Brother... Definições de notas... Marcas registadas... Introdução... Transferir a aplicação

Leia mais

Análise: router Asus RT-AC56U

Análise: router Asus RT-AC56U Análise: router Asus RT-AC56U Date : 9 de Maio de 2014 O router é um elemento imprescindível numa rede de dados, seja ela doméstica ou empresarial. Funções como controlo de acesso, qualidade de serviço,

Leia mais

Para ser usado com aplicativos ativados para scanner/leitor de Código QR

Para ser usado com aplicativos ativados para scanner/leitor de Código QR Xerox QR Code App Guia de Utilização Rápida 702P03999 Para ser usado com aplicativos ativados para scanner/leitor de Código QR Use o QR (Quick Response) Code App com os seguintes aplicativos: Aplicativos

Leia mais

PROMOÇÃO BOX SERCOMTEL AO AR LIVRE REGULAMENTO

PROMOÇÃO BOX SERCOMTEL AO AR LIVRE REGULAMENTO PROMOÇÃO BOX SERCOMTEL AO AR LIVRE REGULAMENTO A Promoção Box da S.A Telecomunicações e Internet, doravante denominadas apenas, oferecem descontos promocionais pela contratação conjunta de um plano de

Leia mais

Informações sobre Net Neutrality

Informações sobre Net Neutrality Informações sobre Net Neutrality 2019-02-21 1. Justificações técnicas para equipamentos terminais obrigatórios que estejam a ser fornecidos aos clientes. A Oni Telecom não tem por hábito impor equipamentos

Leia mais

Ajuda. Requisitos mínimos para instalação em Windows

Ajuda. Requisitos mínimos para instalação em Windows Ajuda Requisitos mínimos para instalação em Windows Para visualizar o simulador é necessário que se cumpram as condições específicadas como Requisitos mínimos para a instalação do simulador De seguida

Leia mais

Cartão Millennium bcp Free Refeição

Cartão Millennium bcp Free Refeição Cartão Millennium bcp Free Refeição Reduza custos na Empresa, aumentando o rendimento disponível dos seus Colaboradores Mar.2012 ÍNDICE 1. Características Pág. 3 2. Vantagens Fiscais Pág. 4 3. Utilização

Leia mais

8-Port Gigabit GREENnet Switch

8-Port Gigabit GREENnet Switch 8-Port Gigabit GREENnet Switch TEG-S80g ŸGuia de Instalação Rápida (1) ŸEspecificações Técnicas (3) Ÿ Troubleshooting (4) 2.02 PORTUGUÊS 1. Antes de Iniciar Conteúdo da Embalagem ŸTEG-S80g ŸGuia Multilínguas

Leia mais

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br

- Campus Salto. Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Disciplina: Sistemas de Arquivos Docente: Fernando Santorsula E-mail: fernandohs@ifsp.edu.br Sistemas de Arquivos- Parte 2 Pontos importantes de um sistema de arquivos Vários problemas importantes devem

Leia mais

Script instalação sistema da van NeoGrid

Script instalação sistema da van NeoGrid Script instalação sistema da van NeoGrid Este documento visa orientar aos técnicos responsáveis pelos atendimentos CAIXA, a realizar o download, instalação e configuração do Client NeoGrid. Informações

Leia mais

SeTIC - Infraestrutura e Serviços e Sistemas de TIC. Visão Geral. Novembro/2015. Visão Geral

SeTIC - Infraestrutura e Serviços e Sistemas de TIC. Visão Geral. Novembro/2015. Visão Geral SeTIC - Infraestrutura e Serviços e Sistemas de TIC Novembro/2015 SeTIC Infraestrutura, Serviços e Sistemas de TIC Missão: Planejar, pesquisar, aplicar e desenvolver produtos e serviços de tecnologia da

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE NENHURES PLANO DE ENSINO DO MÓDULO 2

ESCOLA SECUNDÁRIA DE NENHURES PLANO DE ENSINO DO MÓDULO 2 PLANO DE ENSINO DO MÓDULO 2 1 IDENTIFICAÇÃO: Curso: Curso Profissional de Tecnico de Modalidade de: Ensino Profissional Secundário Gestão de Equipamentos Informáticos Componente Curricular: Caracterização

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Interconexão do Computador Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br Material do prof. Sílvio Fernandes -

Leia mais

Técnico em Radiologia. Prof.: Edson Wanderley

Técnico em Radiologia. Prof.: Edson Wanderley Técnico em Radiologia Prof.: Edson Wanderley Rede de Computadores Modelo Mainframe Terminal Computador de grande porte centralizado; Os recursos do computador central, denominada mainframe são compartilhadas

Leia mais

MEU SISTEMA ESTÁ LENTO! ENTENDA AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTE PROBLEMA

MEU SISTEMA ESTÁ LENTO! ENTENDA AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTE PROBLEMA MEU SISTEMA ESTÁ LENTO! ENTENDA AS POSSÍVEIS CAUSAS DESTE PROBLEMA VOCÊ SABIA? Algumas vezes temos uma lentidão ao utilizar o Shop Control 9 e o primeiro culpado é sempre o sistema. Mas ao tratarmos dessa

Leia mais

Instruções de utilização do CA-40 como modem GPRS Microsoft Windows Vista e 7

Instruções de utilização do CA-40 como modem GPRS Microsoft Windows Vista e 7 Instruções de utilização do CA-40 como modem GPRS Microsoft Windows Vista e 7 1. Instalação do driver para o cabo de dados USB do CA - 40 1.1 - Faça o download do arquivo Windows_Driver cabo de dados.zip

Leia mais

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Use o para alterar as configurações da impressora que afetam os trabalhos enviados à impressora por uma porta serial (Serial Padrão ou Opção Serial ). Selecione um item de menu para obter mais detalhes:

Leia mais

TomTom WEBFLEET Tachograph Manager Instalação

TomTom WEBFLEET Tachograph Manager Instalação TomTom WEBFLEET Tachograph Manager Instalação Bem-vindo(a) Bem-vindo(a) Com o TomTom WEBFLEET Tachograph Manager, em combinação com o TomTom LINK 510, pode descarregar remotamente informações dos tacógrafos

Leia mais

HouseManager - Projeto de Automação Residencial

HouseManager - Projeto de Automação Residencial HouseManager - Projeto de Automação Residencial Rodrigo de Moraes UNISINOS Universidade do Vale dos Sinos Av. Unisinos, 950, São Leopoldo, RS, Brasil digao@sinos.net Resumo Neste artigo será apresentada

Leia mais

Arquiteturas para Sistemas Distribuídos I

Arquiteturas para Sistemas Distribuídos I Arquiteturas para Sistemas Distribuídos I Pedro Ferreira Departamento de Informática Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Tópicos Estilos Arquiteturais: formas de desenhar o software do SD Organização

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTO ANDRÉ PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS. 1. INTRODUÇÃO O Instituto de Ensino Superior Santo André dispõe atualmente de infraestrutura de Tecnologia

Leia mais

FILAS DE ESPERA 256 kbit/s 75% 4000 bits 256 320 kbit/s 512 kbit/s 384 kbit/s 256 octetos 384 kbit/s 512 kbit/s 2048 kbit/s

FILAS DE ESPERA 256 kbit/s 75% 4000 bits 256 320 kbit/s  512 kbit/s 384 kbit/s 256 octetos 384 kbit/s 512 kbit/s 2048 kbit/s PROBLEMAS PROTOCOLOS DE LIGAÇÃO DE DADOS 1. Duas estações comunicam usando uma ligação de dados baseada num protocolo do tipo Go-Back-N ARQ. A capacidade do canal (em cada sentido) é de 2048 kbit/s, a

Leia mais

Nota de Aplicação. Migração Altivar 58(F) para Altivar 71 com rede Profibus. Suporte Técnico Brasil. Versão: 1.0

Nota de Aplicação. Migração Altivar 58(F) para Altivar 71 com rede Profibus. Suporte Técnico Brasil. Versão: 1.0 Nota de Aplicação Migração Altivar 58(F) para Altivar 71 com rede Profibus Versão: 1.0 Suporte Técnico Brasil Especificações técnicas Hardware: Firmware: Altivar 58 N/A VW3A58307 N/A Altivar 71 N/A VW3A3307

Leia mais

Emax 2 O Disjuntor Aberto Inteligente de Baixa Tensão Acessório: Bobina de abertura e fechamento YO / YC / YO2 / YC2

Emax 2 O Disjuntor Aberto Inteligente de Baixa Tensão Acessório: Bobina de abertura e fechamento YO / YC / YO2 / YC2 170001062012 Guia do Disjuntor Aberto de Baixa Tensão - Emax 2 Emax 2 O Disjuntor Aberto Inteligente de Baixa Tensão Acessório: Bobina de abertura e fechamento YO / YC / YO2 / YC2 O disjuntor Emax 2 é

Leia mais

Enviar fotos e vídeos entre duas câmeras da marca Canon (PowerShot SX60 HS)

Enviar fotos e vídeos entre duas câmeras da marca Canon (PowerShot SX60 HS) Enviar fotos e vídeos entre duas câmeras da marca Canon (PowerShot SX60 HS) Você pode conectar duas câmeras via Wi-Fi e enviar imagens entre elas, como segue. IMPORTANTE A posição e o formato dos botões

Leia mais

CAGED Manual de Configuração Certificado Digital do Aplicativo CAGEDNET

CAGED Manual de Configuração Certificado Digital do Aplicativo CAGEDNET CAGED Manual de Configuração Certificado Digital do Aplicativo CAGEDNET Página 1 de 8 CAGED Net O aplicativo CAGED Net é a solução desktop para o envio de declarações CAGED que contempla as regras de obrigatoriedade

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

HARDWARE PROF. ANDRÉ CARDIA

HARDWARE PROF. ANDRÉ CARDIA HARDWARE PROF. ANDRÉ CARDIA andre@andrecardia.com.br AGENDA INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA PROCESSADOR MEMÓRIAS Professor André Cardia 1 INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA SISTEMA COMPUTACIONAL DISPOSITIVO ELETRÔNICO,

Leia mais

PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DO PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE LAIQ

PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DO PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE LAIQ PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DO PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE LAIQ Como devo proceder para atualizar o software do meu LAIQ via ferramenta de atualização? As atualizações de software são disponibilizadas

Leia mais

FIPLAN. Guia de configuração para o usuário do FIPLAN. FIPLAN - Sistema Integrado de Planejamento Contabilidade e Finanças

FIPLAN. Guia de configuração para o usuário do FIPLAN. FIPLAN - Sistema Integrado de Planejamento Contabilidade e Finanças Conteúdo Guia de configuração para o FIPLAN - Sistema Integrado de Planejamento Contabilidade e Finanças Versão 1.2 FIPLAN 1 Objetivo... 3 Requisitos mínimos de sistema...3 Requisitos de Hardware...3 Requisitos

Leia mais

1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi)

1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi) 1 Como configurar uma conexão sem fio (Wi-Fi) Antes de conectar, você precisará de: um roteador sem fio. verificar se o seu roteador sem fio é compatível com WPS (Wi-Fi Protected Setup). NOTA: Se você

Leia mais

Redes de Alta Velocidade

Redes de Alta Velocidade Redes de Alta Velocidade Redes de Alta Velocidade Parte I IEEE 802.3 Ethernet Parte II Parte II IEEE 802.3z Gigabit Ethernet Redes de Alta Velocidade Parte I IEEE 802.3 Ethernet Parte II Parte II IEEE

Leia mais

Guia de Instalação do StarBoard Software 1

Guia de Instalação do StarBoard Software 1 Centro de Formação de Penalva e Azurara Guia de Instalação do StarBoard Software 1 1 Iniciar a Configuração Introduza o CD-ROM do StarBoard Software na unidade de CD-ROM/DVD. O Assistente de Configuração

Leia mais

REGULAMENTO OFERTA OI ROAMING INTERNACIONAL

REGULAMENTO OFERTA OI ROAMING INTERNACIONAL REGULAMENTO OFERTA OI ROAMING INTERNACIONAL Oi Móvel S/A, com sede no Setor Comercial Norte, Quadra 03, Bloco A, Edifício Estação Telefônica, Térreo, Parte 2, em Brasília, no Distrito Federal, inscrita

Leia mais

Guia e Declaração do Fabricante Imunidade e Emissões Electromagnéticas

Guia e Declaração do Fabricante Imunidade e Emissões Electromagnéticas Guia e Declaração do Fabricante Imunidade e Emissões Electromagnéticas Português Página Air10 Série Lumis Série 1-3 S9 Séries 4-6 Stellar 7-9 S8 & S8 Série II VPAP Série III 10-12 Air10 Série Lumis Série

Leia mais

22 SET. 2015 Área Cliente. Manual do Utilizador

22 SET. 2015 Área Cliente. Manual do Utilizador 22 SET. 2015 Área Cliente Manual do Utilizador Índice 1. O que é a Área Cliente?... 1 2. Quais são as principais funcionalidades disponíveis na Área Cliente?... 2 3. Quais são as condições necessárias

Leia mais

AVISO DE SERVIÇO DO PRODUTO. Software de programação PLC-5 para RSLogix 5, versão 7.30.00

AVISO DE SERVIÇO DO PRODUTO. Software de programação PLC-5 para RSLogix 5, versão 7.30.00 Software de programação PLC-5 para RSLogix 5, versão 7.30.00 Ref: ACIG 2008-02-001 Data: Fevereiro de 2008 Prezado cliente Rockwell Automation, A finalidade deste aviso de serviço do produto é informar

Leia mais

Manual do SecurDisc Viewer

Manual do SecurDisc Viewer Manual do SecurDisc Nero AG SecurDisc Informações sobre direitos de autor e marcas comerciais Este manual e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG.

Leia mais

Adaptador PassThru Powerline 500 (XAVB5401) Guia de instalação

Adaptador PassThru Powerline 500 (XAVB5401) Guia de instalação Adaptador PassThru Powerline 500 (XAVB5401) Guia de instalação Conteúdos Conteúdos da embalagem............................... 3 Características do hardware.............................. 4 Descrição do

Leia mais

Informática Aplicada

Informática Aplicada Informática Aplicada Aula 1 Introdução Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Departamento de Ciências Exatas e Naturais Universidade Federal Rural do Semi-Árido Introdução Informática informação aplicada; Pressupõe

Leia mais

PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS.

PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS. PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS. 1. INTRODUÇÃO O Instituto de Educação Superior de Boituva dispõe atualmente de infraestrutura de Tecnologia da Informação com rede de computadores que

Leia mais

Laboratório nº 5 FUNCIONAMENTO DO ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL

Laboratório nº 5 FUNCIONAMENTO DO ADDRESS RESOLUTION PROTOCOL D E P A R T A M E N T O D E E N G E N H A R I A I N F O R M Á T I C A L i c e n c i a t u r a e m J o g o s D i g i t a i s e M u l t i m é d i a T e c n o l o g i a I n f o r m á t i c a e d e C o m u

Leia mais

2.1 Dê duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o instalador.

2.1 Dê duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre o instalador. 1 Baixando o Player 4YouSee O programa de instalação do Player 4YouSee para Windows está disponível para download na página: http://www.4yousee.com.br/instalar_player_4yousee_-_v2.0.4425.exe 2 Instalando

Leia mais

Configuração do Router

Configuração do Router Configuração do Router Através de uma ligação TCP/IP é possível configurar o Router utilizando um navegador web. São suportados os seguintes navegadores: Internet Explorer 8 ou superior, Netscape Navigator,

Leia mais

Arquitetura TCP/IP. Apresentado por: Ricardo Quintão

Arquitetura TCP/IP. Apresentado por: Ricardo Quintão Arquitetura TCP/IP Apresentado por: Ricardo Quintão Roteiro Conexões Inter-redes Serviço Universal Rede Virtual (inter-rede ou internet) Protocolos para ligação inter-redes (TCP/IP) Divisão em camadas

Leia mais