SIAP Sistema de Apoio ao Professor Diário Eletrônico. Manual de Instrução de Uso do Sistema SIAP Perfil Professor

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SIAP Sistema de Apoio ao Professor Diário Eletrônico. Manual de Instrução de Uso do Sistema SIAP Perfil Professor"

Transcrição

1 SIAP Sistema de Apoio ao Professor Diário Eletrônico Manual de Instrução de Uso do Sistema SIAP Perfil Professor

2 DEFINIÇÃO DA ESCOLA A função Definição da Escola no perfil do Professor é destinada aos servidores que possuem mais de uma modulação em unidades escolares diferentes, e necessitam utilizar o diário dessas escolas distintas. O professor pode ter modulações diferentes em cada unidade escolar e assim o diário é definido na unidade de acordo com a modulação.

3 DEFININDO A UNIDADE ESCOLAR E A FUNÇÃO. Acessar a função no sistema; Selecionar a unidade escolar; Selecionar a função desejada Clicar em. O acesso do servidor será definido para a unidade escolar e função escolhida.

4 Planejamento do Professor por Turma O professor tem a função de fazer os planejamento de suas aulas, o conteúdo é construído a partir do planejamento anual da unidade escolar e do currículo referência da SEDUC. Aoutilizarafunçãooprofessortemaopçãodefazeroplanejamentoparacadaturma que ele leciona ou ainda copiar um planejamento e replica-lo para as outras turmas da mesma série. Depoisdeprontooplanejamento,eleévisívelnodiáriodoprofessornomomentode executar os conteúdos planejados.

5 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA Ospassosqueoprofessordeveexecutarparafazeroplanejamentodaturmaé: Acessar a função no menu; Na tela de abertura clicar no botão para exibir todas as disciplinas por turma que o professor está modulado; Selecionar uma disciplina de uma das turmas; Clicar no botão para mostrar o quadro do planejamento.

6 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA O sistema mostra em formato de calendário os dias de aula possíveis para a disciplina do professor selecionada no item anterior. As aulas estão distribuídas de acordo como o professor foi inserido no quadro de horário definido pela unidade escolar e pela quantidade de aulas que o professor tem para essa disciplina. VejanaimagemqueoprofessordeMúsicadaturma 6Atemumaaulanasemanaeaaulaéministradana quarta-feira.

7 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA Veja algumas particularidades para entender melhor a disposição das aulas: Este professor tem uma aula por semana de sua disciplina (identificado por um quadro em destaque AZUL ), foi inserido no 1º quadro de horário inicialmente na quarta-feira, a partir de 15/03 foi alterado o quadro e a sua aula passou a acontecer na sexta-feira. Os quadros em azul mostram que não há planejamento da aula no dia indicado; Os quadros em verde mostram que já houve planejamento cadastrado para aula no dia indicado.

8 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA O professor deve escolher uma data para fazer o cadastro do planejamento da turma e disciplina selecionada; Ao clicar na data o sistema mostra uma janela com o número da aula correspondente ao dia escolhido; Clicar sobre o item correspondente a aula;

9 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA Cadastrar o planejamento da turma no sistema é informar selecionando um ou mais itens a seguir: O Eixo Temático que será usado; Qual o bimestre; A Expectativas de Aprendizagem; O conteúdo; A metodologia; A avaliação. Esses itens são buscados do planejamento anual realizado pela unidade escolar.

10 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA O professor tem a opção de fazer o planejamento de uma AULA ou fazer o planejamento de uma AVALIAÇÃO basta selecionar um dos itens no momento do planejamento da aula.

11 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA Ao clicar nos itens do planejamento anual eles são carregados nos campos específicos no planejamento do professor. Basta clicar sobre o tópico para ser carregado para o campo correspondente.

12 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA Para que o planejamento do professor fique completo, pelo menosumtópicodeveserinseridoemcadacampo. 1 Expectativa de Aprendizagem; 1 Conteúdo; Note que nos itens de conteúdo há espaços se caso o professor desejar, pode ser inseridos mais informações. 1 Metodologia; 1 Avaliação. Após finalizar o cadastro o professor deve salvar o plano da aula,aofinaldapáginatemobotãopara

13 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA Oprofessoraindatemaopçãodeusaressemesmoplanoparaoutrasturmasdamesmasérie. Aofinaldapáginaexisteobotão Ao clicar no botão o sistema exibe todas as turmas da mesma série, caso o professo queira replicar o planejamento para as outras turmas, basta marcar qual turma receberá e confirmar. Aturmamarcadareceberáoplanodeaulaparaomesmodiaenúmerodeaula.

14 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA Para modificar ou alterar o planejamento da turma que recebeu o planejamento replicado, basta entrar no planejamento da aula e fazer as alterações conforme o professor desejar. Depois de replicado as alterações são especificas em cada aula de cada turma.

15 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA Ainda no planejamento do professor ao final da página há um espaço para registro do coordenador da unidade escolar para validação do plano de aula do professor. O coordenador depois de verificado o plano de aula, valida marcando no campo reservado e caso tenha alguma observação ele informa no espaço destinado.

16 CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA O planejamento de uma avaliação é realizado com mesmo procedimento: Clicar na aba AVALIAÇÃO; Marcar os itens que comporão a avaliação; Clicar no botão salvar. A aula indicada foi planejada com uma avaliação. A informação estará no diário do professor no espaço de conteúdo planejados.

17 Ótimo! O Planejamento do Professor está pronto! Agoraésóusarnodiárioeletrônico Bom Trabalho

18 Diário eletrônico do professor e a ferramenta de cadastro diário com controle dos resultados dos alunos. No sistema o professor informa os dados de frequência e notas dos alunos, além dos registros de informações de conteúdos trabalhados nasaladeaula. DIÁRIO ELETRÔNICO

19 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO Veja algumas particularidades para utilizar o diário eletrônico: Os diários são exibidos por bimestre. Para cada disciplina que o professor está modulado e para cadaturma,existem4diários umemcadabimestre. Para que o diário eletrônico fique disponível para o professor, a unidade escolar precisa cadastrar o planejamento anual da disciplina e também ter inserido o professor no quadro de horário.

20 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO Ospassosqueoprofessordeveexecutarparaabrirodiáriodaturmaé: Acessar a função no menu; Nateladeaberturaclicarnobotão para exibir todas as disciplinas por turma e bimestres que o professor está modulado; Selecionar o bimestres que deseja trabalhar; Clicar no botão para mostrar o diário da disciplina no bimestre escolhido.

21 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO O SIAP mostrará o diário pela primeira vez como duas colunas de informação: Coluna de FREQUÊNCIA E ALUNOS e outra coluna de CONTEÚDOS. O professor deve clicar sobre a coluna que quer trabalhar.

22 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO FREQUÊNCIA e ALUNOS Ao clicar na coluna de frequência e aluno o sistema exibe novas colunas com outros títulos que mostram informações diferentes. ColunaAluno mostraalistagemdosalunosnaturma; Coluna Frequência o professor faz a manutenção da frequência dos alunos na disciplina; Coluna Avaliações o professor cadastra as notas para as atividades avaliativas que ele inserir no sistema; Coluna Notas Extras o professor pode inserir notas para os alunos que somarãocomamédiadoaluno; Coluna Totais mostra o resultado do aluno com média e quantidade de faltas na disciplina.

23 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO FREQUÊNCIA e ALUNOS ColunaAluno- mostraalistagemdosalunosdaturma. O sistema mostra os alunos assim como esses estão enturmado na escola; O cadastro dos alunos é originado do sistema SIGE; Os alunos não frequentes na turma estão desabilitados e à frente de cada nome está o ícone para saber o que este está indicando clique sobre o ícone e veja a situação atual do aluno na turma.

24 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO FREQUÊNCIA e ALUNOS Coluna Frequência- mostra a frequência dos alunos da turma. A frequência dos alunos inicialmente não é inserida pelo professor, a frequência é originada da COLETA DA FREQUÊNCIA DIÁRIA da unidade escolar; Os alunos já devem vir marcados com presença (.) ou ausência (F), mas os professores tem a permissão para alterar a frequência caso haja necessidade tornar uma presença em ausência e vice-versa. Os dias configurados na parte superior indica os dias que o professor tem aula da disciplina e estão disponibilizados por bimestre. (As aulas disponíveis no bimestre escolhido)

25 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO FREQUÊNCIA e ALUNOS Coluna Avaliações mostra as avaliações que o professor cadastrou e as notas inseridas para cada aluno. O professor definir as avaliações; O professor defini o quantitativo de avaliações que irá usar; A média do aluno é contabilizada pelo total de avaliações inseridas;

26 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO FREQUÊNCIA e ALUNOS Coluna Avaliações Passos para cadastrar avaliações: 1. Clicar no ícone para adicionar uma avaliação; 2. Selecionar o tipo de avaliação*; 3. Informar o peso** da avaliação; 4. Informar a Descrição(Título da Avaliação); 5. Clicar em confirmar. * Se o tipo escolhido for RECUPERAÇÃO o campo Avaliação Referencia é habilitado para indicar qual avaliação será a substituída. **Seaunidadeescolarusaavaliaçõescompesooitempodeserusadonormalmente,casoaescolanãotrabalhecompeso,usarsempreo valor 1.

27 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO FREQUÊNCIA e ALUNOS Coluna Avaliações particularidade Veja no exemplo da imagem ao lado que o professor cadastrou duas avaliações (1º VA e Simulado). O sistema nesse caso sempre dividirá o somatório das notas dos alunos por 2. caso cadastre mais avaliações o sistema dividirá pela quantidade cadastrada. O8ªalunoda listateráamédiareduzida,poissótemnotaéuma dasavaliações (8,5+0/2=4,2). Para cadastrar uma recuperação as avaliações de referência devem serem cadastradas primeiro, salvadas e depois o sistema permite escolher a referência. Para remover uma avaliação cadastrada clique sobre o titulo e na janela que irá abrir clique em REMOVER e depois CONFIRMAR.

28 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO FREQUÊNCIA e ALUNOS ColunaNotasExtras éuma campo destinado ainserir uma notaque some comamédiatotaldoaluno. OsistemanãousaaNOTAEXTRAcomoumitemparaacontagemdedivisão da média o valor da NOTA EXTRE sempre somará com a média final do aluno.

29 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO FREQUÊNCIA e ALUNOS Coluna Totais mostra o resultado do quantitativo de falta dos alunos na disciplina e a média das notas cadastradas nas avaliações.

30 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO CONTEÚDOS A coluna CONTEÚDOS mostra todos os conteúdos planejados para a disciplina. Para completar o uso do diário, o professor deve clicar no conteúdo na coluna planejados e arrastar até o dia que foi aplicado o conteúdo na turma na coluna de conteúdos executados. Um conteúdo planejado pode ser usado em quantos dias o professor quiser.

31 USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO CONTEÚDOS Ao final de todos os cadastros o professor salva os dados e ao fim de cada bimestre pode enviar as informações ao SIGE. Para enviar as notas e demais informações de frequência e carga-horária dos alunos, no final da página o sistema mostra o botão. Confirmar o envio clicando em SIM na janela: Depois de processado as informações pelo sistema SIGE, receber o resultado no relatório RESUMO FINAL DIÁRIO.

32 O DIÁRIO ELETRÔNICO está completo. Bom trabalho professor!

33 ACOMPANHAMENTO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR O acompanhamento do Planejamento do Professor é uma função que auxilia o professor no cadastro dos planejamentos da quinzena relacionado á Frequência Diária do Professor Programa Reconhecer.

34 FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR Ao selecionar a função o sistema mostra as aulas que o professor tem para todas as turmas no período referente a quinzena correspondente ao Programa Reconhecer e a situação do planejamento.

35 FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR As aulas em branco mostram que não houve planejamento realizado para as aulas na turma indicado no período. Caso o professor queira, clicando nas aulas sem planejamento o sistema abre a função para fazer o cadastro do planejamento da aula selecionada.

36 FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR As aulas em verde com borda vermelha mostram que houve planejamento realizado para as aulas da turma indicados no período porém não foram validadas pelo coordenador.

37 FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR As aulas em verde com borda verde mostram que houve planejamento realizado para as aulas da turma indicados no período e foram validadas pelo coordenador.

38 FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR As aulas em verde com borda azul mostram que houve planejamento realizado para as aulas da turma indicados no período e foram validadas pelo coordenador com observações que devem ser revisadas pelo professor. Clicando na aula, o professor pode ver o registro do coordenador no campos observações.

39 FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR Após realizado o acompanhamento dos planejamentos da quinzena o professor pode fazer o envio das informações para os registros do Programa Reconhecer. Aofinaldapáginaexisteobotãoquefazoenvidodosdadosdosplanejamentos. Pronto o acompanhamento foi finalizado.

40 Parabéns! Trabalho concluído!

41 RESUMO FINAL DIÁRIO O Resumo Final Diário é relatório final do trabalho do professor que é disponibilizado após o processamento das informações enviadas pelos diários dos professores ao final de cada bimestre pelo SIGE

42 Paraoprofessorobterorelatório,bastaacessaafunçãoaofinaldecadabimestre: Selecionar a composição, série, turno, turma e disciplina e pedir para gerar o relatório.

43 Veja o exemplo do relatório gerado do resumo final.

44 Finalizamos o treinamento do DIÁRIO ELETRÔNICO Bom Trabalho Professor

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de

Leia mais

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES

COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES COMO PREENCHER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES 1 SUMÁRIO 1 - CADASTRO INICIAL...03 2 ACESSO AO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES...08 3 CADASTRO DAS INFORMAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO E DOS DEPENDENTES...09 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

RCO TUTORIAL DO DOCENTE

RCO TUTORIAL DO DOCENTE Para acessar o Sistema RCO: REGISTRO DE CLASSE ONLINE RCO Tutorial do Docente Para ter acesso ao RCO, o(a) Professor(a) deve estar suprido no SAE, na função e com carga horária no período da permissão,

Leia mais

Ponto Secullum 4 Extras. Para configurar as extras no Ponto Secullum 4 abra a tela Cadastro de Horários e clique no botão Extras:

Ponto Secullum 4 Extras. Para configurar as extras no Ponto Secullum 4 abra a tela Cadastro de Horários e clique no botão Extras: Ponto Secullum 4 Extras Para configurar as extras no Ponto Secullum 4 abra a tela Cadastro de Horários e clique no botão Extras: Nesta tela, configuramos como serão pagas as horas extras, que os funcionários

Leia mais

Tutorial - Módulo de Biblioteca

Tutorial - Módulo de Biblioteca Tutorial - Módulo de Biblioteca Conteúdo 1. Cadastrando Biblioteca... 2 2. Cadastros Auxiliares... 4 3. Cadastro do Acervo... 5 4. Como enviar sugestão de compra... 7 5. Como consultar o acervo... 8 6.

Leia mais

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS

TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS TUTORIAL - COMO SUBMETER ARTIGOS 9º Encontro Internacional de Formação de Professores e o 10º Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional Para ter acesso ao envio do artigo para o 9º Encontro

Leia mais

Apostila. Controle de Cheque

Apostila. Controle de Cheque Apostila Controle de Cheque Índice Introdução...3 Menu Cheque Pré-Datado...3 1. Financeiro / Cheque Pré-Datado...3 2. Opções de Controle...3 3. Cadastrando Cheques...3 4. Manutenção de Cheques por Aluno...7

Leia mais

Manual Escrituração Fiscal Digital

Manual Escrituração Fiscal Digital Manual Escrituração Fiscal Digital 29/11/2013 Sumário 1 Introdução... 3 2 Funcionalidade... 3 3 Navegação no Sistema... 3 3.1 Inicialização... 3 4 Configurações Gerais... 6 4.1 Domínios... 6 4.2 Configuração

Leia mais

Venda? - FS72. Sistema: Futura Server. Caminho: Vendas>Pedido de Vendas. Referência: FS72. Versão: 2016.08.29

Venda? - FS72. Sistema: Futura Server. Caminho: Vendas>Pedido de Vendas. Referência: FS72. Versão: 2016.08.29 Como Criar um Venda? - FS72 Pedido de Sistema: Futura Server Caminho: Vendas>Pedido de Vendas Referência: FS72 Versão: 2016.08.29 Como funciona: A tela de Pedido de Vendas é uma das ferramentas mais importante

Leia mais

Manual Certidão Web - Certidão Específica

Manual Certidão Web - Certidão Específica Manual Certidão Web - Certidão Específica 1 Sumário 1. NORMATIVA... 3 2. PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO... 4 3. PROCEDIMENTO PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO13 2 1. NORMATIVA De acordo com a INSTRUÇÃO

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Procedimentos para Cadastro/Gerenciamento de Auxiliar Institucional

MANUAL DO USUÁRIO. Procedimentos para Cadastro/Gerenciamento de Auxiliar Institucional MANUAL DO USUÁRIO Procedimentos para Cadastro/Gerenciamento de Auxiliar Institucional Auxiliar Institucional O PI poderá indicar Auxiliares Institucionais (AIs( AIs) ) para compartilhar tarefas de inserção

Leia mais

COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES

COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES COMO FAZER A DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES 1 SUMÁRIO 1 - CADASTRO INICIAL...03 2 ACESSO AO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES...08 3 CADASTRO DAS INFORMAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO E DOS DEPENDENTES...09 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

Guia de Referência Mobile. SIGEduc Mobile. Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação

Guia de Referência Mobile. SIGEduc Mobile. Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação Guia de Referência Mobile SIGEduc Mobile Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação www.sigsoftware.com.br 1. Introdução O SIGEduc Mobile é uma ferramenta para auxiliar o professor

Leia mais

Inclusão de Novo Processo Administrativo

Inclusão de Novo Processo Administrativo Inclusão de Novo Processo Administrativo Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Inclusão de Novo Processo Administrativo Impresso por: Glauco

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014

Leia mais

MANUAL - ALTERAÇÃO DO ESTOQUE DA ESCOLA - Versão 3

MANUAL - ALTERAÇÃO DO ESTOQUE DA ESCOLA - Versão 3 MANUAL - ALTERAÇÃO DO ESTOQUE DA ESCOLA - Versão 3 Prezados, Informamos que a partir do dia 18/04/2016, as escolas não poderão mais alterar o estoque através da tela Editar Produto em Estoque. Sendo assim,

Leia mais

Pacote Etapa. O objetivo deste documento é instruir quanto à inclusão e alteração de Pacote

Pacote Etapa. O objetivo deste documento é instruir quanto à inclusão e alteração de Pacote Pacote Etapa Etapa. O objetivo deste documento é instruir quanto à inclusão e alteração de Pacote O Pacote Etapa informa ao sistema as regras para: Progressão Parcial; Percentual para reprovação por frequência;

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-Controle Índice 1) Associar usuário externo à Unidade Jurisdicionada (UJ) 2) Relatórios de usuário por Unidade

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial 1 Mapa Mensal SICLOM Mapa Mensal Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial Versão: 2012 2 Mapa Mensal 3 Mapa Mensal Índice.. Introdução. 5 Como Acessar o SICLOM Gerencial. 5 Menu Geral.

Leia mais

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido- DMPL

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido- DMPL Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido- DMPL Para efetuar a parametrização da DMPL, deverá clicar no menu Cadastro, e em seguida clicar na opção Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Leia mais

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Diário Oficial Digital Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Conhecendo a consulta online Apresentação 3 Pré-requisitos 3 Navegando nas edições do jornal Acessando a última edição disponível

Leia mais

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Informática. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Informática Tiago Alves de Oliveira Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Seleção Como selecionar o texto? Copiar o texto Seleção, Cópia e Movimentação de Texto Copiar o texto Movimentar

Leia mais

MANUAL BÁSICO PARA ACESSO AO PORTAL DE COMPRAS

MANUAL BÁSICO PARA ACESSO AO PORTAL DE COMPRAS MANUAL BÁSICO PARA ACESSO AO PORTAL DE COMPRAS Acesso ao Portal Problemas com Senhas Comunicados em Pop-up Acesso à Conta Fornecedor Processo de Cotação Confirmação de Pedidos Horizonte de Planejamento

Leia mais

PRINCIPAL PAGINA INICIAL

PRINCIPAL PAGINA INICIAL SUMÁRIO 1. Introdução 2. Tela de login 3. Principal Página Inicial Configurações da Conta Configurações do Usuário Sair do Sistema 4. Grupos Cadastrar Grupos Alterar Grupos Remover Grupos 5. E-mails Cadastrar

Leia mais

Na educação a distância, você tem autonomia de estudo, isto é, VOCÊ faz sua programação, estabelece seu ritmo de estudo.

Na educação a distância, você tem autonomia de estudo, isto é, VOCÊ faz sua programação, estabelece seu ritmo de estudo. Olá!!! Com o crescente uso das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educacionais a educação a distância (EAD) tornou-se, no Brasil e no mundo, uma alternativa aos cursos presenciais.

Leia mais

AUCON AUTOMAÇÃO E CONTROLE LTDA

AUCON AUTOMAÇÃO E CONTROLE LTDA EMISSÃO DE BOLETOS NO ECLOUD 1. CONFIGURAÇÃO 1.1 Cadastrar conta Bancária: Acesse GERÊNCIA CONFIGURAÇÕES TABELA DE CONTAS BANCÁRIAS. Informe os dados da conta bancária e clique em SALVAR. 1.2 Configuração

Leia mais

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal.

CADASTRO. Quem pode se inscrever para fazer esses cursos? Qualquer professor em exercício da rede pública estadual ou municipal. CADASTRO O que é a Plataforma Paulo Freire? A Plataforma Paulo Freire é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação para que o professor faça sua pré-inscrição em cursos de graduação, especialização,

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. 1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,

Leia mais

Cartilha de Acesso Rápido

Cartilha de Acesso Rápido Cartilha de Acesso Rápido (UTILIZAÇÃO SIL) Como criar um Layout na tela APRESENTAÇÃO: O SIL SISTEMA INTEGRADO DE LOGÍSTICA é uma ferramenta capaz de gerar diferenciais competitivos estratégicos ao proporcionar

Leia mais

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014 1 Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014 2 Conteúdo Apresentação... 3 1. Endereço Eletrônico...

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Webclass Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta webclass. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta webclass visa facilitar os processos da educação

Leia mais

CONSULTE INFORMATICA LTDA. Manual Fox Internet

CONSULTE INFORMATICA LTDA. Manual Fox Internet CONSULTE INFORMATICA LTDA Manual Fox Internet Índice 1-Administradores 2-Professores 3-Secretários 4- Pais e Alunos Observações gerais: O Fox internet é um aplicativo da internet que permite as escolas

Leia mais

Tutorial Suporte Técnico da DTI

Tutorial Suporte Técnico da DTI Tutorial Suporte Técnico da DTI Sumário Como Fazer uma Requisição Como Acompanhar uma Requisição Como Avaliar uma Requisição Como Fazer uma Requisição Abra o navegador Chrome ou Firefox e acesse o seguinte

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.00

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.00 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.00 Utilizando I.S.C (Índice de Satisfação do Cliente)....2 Configurações...2 Grupo I.S.C....2 Perguntas I.S.C....4 Saudação/Finalização I.S.C....7 Pesquisa I.S.C....8 Visualizando

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA COOEPE Perfil de Aluno

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA COOEPE Perfil de Aluno COOEPE COOPERATIVA DE EDUCAÇÃO DE PROFESSORES E ESPECIALISTAS MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) DA COOEPE Perfil de Aluno 1 SUMÁRIO 1 CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA COOEPE...

Leia mais

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento. Área responsável: Controle Interno. Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento. Área responsável: Controle Interno. Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014 1 Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento Área responsável: Controle Interno. 2 ÍNDICE Pág. Índice Apresentação Troca de senha e acesso à ferramenta Solicitação de eventos e a descrição dos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Prezad@ candidat@, Se você já realizou o TOEFL ITP pelo Programa IsF e é aluno (graduação,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS FUNASG

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS FUNASG MANUAL DE UTILIZAÇÃO MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS FUNASG Introdução Esse documento tem como objetivo descrever as principais funcionalidades do Sistema de Cadastro e Marcação de Consulta da FUNASG e possibilitar

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL

M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL M A N U A L D O ADMINISTRADOR DO PORTAL Versão 1.1 Sumário Introdução 1 Sobre o Administrador do Portal 1 Categorias de informação 2 Link adicional 3 Lista de arquivos 5 Anexos da licitação 9 Anexos do

Leia mais

Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton

Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton Tutorial de orientação para o processo de rematrícula Newton Para iniciar o processo de rematrícula, clique na opção Matricula on-line do sistema acadêmico. Na janela do contexto educacional, conforme

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DA ESAF

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DA ESAF ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES EM EVENTOS DA ESAF A ESAF trabalha com dois tipos de eventos: - Eventos abertos (demandados pelo cliente e/ou ofertados pela ESAF) qualquer pessoa pode se inscrever, desde que

Leia mais

MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO

MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO MANUAL SERVIÇOS E AGENDAMENTO Versão 1.0 Novembro 2013 ÍNDICE 1 SERVIÇOS NO AUTOSYSTEM...3 2 CRIAR SERVIÇO E AGENDAR TAREFA...3 2.1 Criar Serviço e Agendar Tarefas no Ubuntu-LINUX...4 2.1.1 Como Usar o

Leia mais

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica Manual do Usuário Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica SISTCADPJ Cadastro de Pessoa Jurídica Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 3. Cadastro da Pessoa Jurídica...

Leia mais

Manual de Avaliação de Desempenho SIGRH

Manual de Avaliação de Desempenho SIGRH Manual de Avaliação de Desempenho SIGRH Sumário 1. APRESENTAÇÃO...3 2. Dimensionamento...3 3. Auto Avaliação...3 4. Avaliação de Servidores...3 5. Avaliação da Chefia...3 6. Relatório...3 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER.

OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. OS 7 PASSOS PARA FAZER VENDA AGENCIADA COM CARTÃO DE CRÉDITO USANDO O SITE DA MAZER. PASSO Faça login informando seu Usuário e Senha () de revendedor para acessar a área restrita do site. Caso sua revenda

Leia mais

Eduardo Seincman Painel de Controle

Eduardo Seincman Painel de Controle Eduardo Seincman Painel de Controle 1. Login http://alanives.com/es/wp-admin Login eseincman Senha *yep%#(oe44trh9tde 2. Novidades Para adicionar novos itens à seção Novidades, após efetuar o Login no

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA. # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA # Manual Operacional # Matriz de Ações 2013 Para informar os dados de programação da(s) sua(s) ação(ões) para o ano de 2013, você deve seguir os seguintes passos: 1. Acesse

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO O portal da Sala de Atendimento ao Cidadão está disponível no endereço: www.cidadao.mpf.mp.br. Nesse ambiente é possível registrar uma manifestação, consultar

Leia mais

Sistema Salas - (MRBS¹)

Sistema Salas - (MRBS¹) Sistema Salas - (MRBS¹) Manual de utilização Versão 1.1 Rua Princesa Isabel Feliz RS 95770-000 T. (51) 3637-4424 sti@feliz.ifrs.edu.br http://salas.feliz.ifrs.edu.br 1 - MRBS MEETING ROOM BOOKING SYSTEM

Leia mais

CRIANDO MAPAS TEMÁTICOS COM SETORES CENSITÁRIOS DE SÃO PAULO

CRIANDO MAPAS TEMÁTICOS COM SETORES CENSITÁRIOS DE SÃO PAULO CRIANDO MAPAS TEMÁTICOS COM SETORES CENSITÁRIOS DE SÃO PAULO 1. Unificar as informações de interesse em uma única planilha Neste exemplo, temos os seguintes dados da Capital de São Paulo: Coluna A Código

Leia mais

RioCard Saúde Presente

RioCard Saúde Presente Sumário 1) Acesso ao Sistema... 2 1.1) Esqueci minha senha... 2 1.2) Alteração de Senha... 3 1.3) Seleção de Perfil de Acesso e Local de Atendimento... 3 2) Home... 5 3) Menu Cadastro... 5 3.1) Cadastrar

Leia mais

Manual de Uso do Aplicativo

Manual de Uso do Aplicativo Manual de Uso do Aplicativo Login Para acessar o aplicativo é necessário digitar login e senha. Caso não possua essas informações, clique no botão Cadastro, para criar um novo login (mais detalhes no item

Leia mais

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ Comando do Corpo de Bombeiros 4º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS P.A.I. Plano Anual de Instrução ANEXO B TUTORIAL DE ACESSO AO SISTEMA EaD 1º Ten. QOBM Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL-

Leia mais

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária AUTODECLARAÇÃO Visão Requerente SISVISA Sistema de Controle de Vigilância Sanitária Versão 2.0 1 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Autor Comentário 1.0 19/11/2015 Equipe IVIG_COPPE_UFRJ SISVISA versão 1.0.0

Leia mais

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS APRESENTAÇÃO O Manual Web apresenta o passo a passo para inclusão das informações das guias/procedimentos e avaliações clínicas, dos exames ocupacionais. Existem

Leia mais

Acessando o Sistema. Acesse o endereço:

Acessando o Sistema. Acesse o endereço: Primeiros Passos 1. Computador deve estar conectado à Internet; 2. Utilizar preferencialmente os navegadores Internet Explorer 8 (ou superior) ou Mozilla Firefox ou Google Chrome; 3. Desativar bloqueadores

Leia mais

Tutorial Sistema de Planejamento

Tutorial Sistema de Planejamento Tutorial Sistema de Planejamento Maio/2014 1 1. Para ter entrar no Sistema, acesse dgp.ifsc.edu.br. 2. Faça login utilizando usuário e senha da intranet 3. Selecione o Sistema PAT 2015 4 Manutenção da

Leia mais

Realizando seu primeiro pedido de vendas

Realizando seu primeiro pedido de vendas 1 Requisitos mínimos: Conhecimentos básicos de informática. Produtos e condições de pagamentos já cadastrados previamente. 1. Pedido de vendas: O pedido de vendas é realizado através do PDV. Para efetuar

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos

GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Grupo de Banco de IBILCE UNESP GUIA DO USUÁRIO AUTOR GECi Gerenciador de eventos científicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Controle do Documento Grupo de Banco de Título Nome do Arquivo

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA

MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA Objetivo desse manual: Orientar os profissionais que estão envolvidos na operacionalização do sistema de Biblioteca na escola sobre os principais procedimentos do referido

Leia mais

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados 1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Para acessar o Módulo de Agendamento, o usuário deverá acessar o sitio do Portal de Serviços do Inmetro no Estados (PSIE), digitando na barra de endereço de seu navegador

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGULARIDADE SEBRAE/ES (SRS/ES) FORNECEDORES E PARCEIROS

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGULARIDADE SEBRAE/ES (SRS/ES) FORNECEDORES E PARCEIROS 1. Sumário 1. Sumário... 1 2. Objetivo... 1 3. Responsável e aprovador... 1 4. Procedimentos relacionados... 2 5. Termos e definições... 2 6. Atividades... 2 6.1 Acessar o SRS/ES... 2 6.2 Enviar Documentos

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 Caso ainda não possua nenhum tipo de

Leia mais

MANUAL DE ACESSO CATÁLOGO DE PRODUTOS ONLINE

MANUAL DE ACESSO CATÁLOGO DE PRODUTOS ONLINE MANUAL DE ACESSO CATÁLOGO DE PRODUTOS ONLINE Como faço para me cadastrar? Quem pode acessar o conteúdo? O que está disponibilizado no catálogo? A quem peço ajuda ou informações? Como faço para me cadastrar?

Leia mais

PESQUISA PRÉVIA DE PREÇOS

PESQUISA PRÉVIA DE PREÇOS INSTRUÇÃO FDE / DRA Nº 005/2011 PESQUISA PRÉVIA DE PREÇOS NOVA SISTEMÁTICA DE LANÇAMENTO NO SISTEMA GDAE Fevereiro/2011 Página 1 de 13 1 Apresentação Com o objetivo de aprimorar e tornar mais consistentes

Leia mais

Manual de Software. CAPÍTULO 4 da coleta SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM

Manual de Software. CAPÍTULO 4 da coleta SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO - SAEB DIRETORIA DE PATRIMÔNIO - DPA COORDENAÇÃO DE BENS MÓVEIS - CBM Manual de Software CAPÍTULO 4 da coleta CPXSIAP: Software de Inventário Patrimonial V 1.1.0 Elaboração:

Leia mais

GUIA RÁPIDO - O Aplicativo -

GUIA RÁPIDO - O Aplicativo - GUIA RÁPIDO - - versão 1.0 Introdução A Dzign-e orgulhosamente apresenta o Bulletino, um sistema desenvolvido com o objetivo de facilitar a comunicação entre Organização e seus membros. O Sistema Bulletino

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO

MANUAL DE ORIENTAÇÕES MÓDULO DE CADASTRAMENTO DE ATLETAS 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1º PASSO DOWNLOAD DO MÓDULO DE CADASTRAMENTO 1. Entrar no Site Oficial dos Jogos Escolares do Paraná, na aba INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES INSCRIÇÕES ATLETAS. 2. Clicar em para fazer o download. Ao clicar aparecerá

Leia mais

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas:

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas: Primeiro Passo Tenha em mãos seu CPF, Documento de Identidade (RG) e conta de e-mail válida! Sem essa documentação não é possível realizar sua inscrição no Processo de Ingresso. De posse desses dados,

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão nº 07 Consulta Processual de 2º Grau no Portal e-saj

Procedimento Operacional Padrão nº 07 Consulta Processual de 2º Grau no Portal e-saj Procedimento Operacional Padrão nº 07 Consulta Processual de 2º Grau no Portal e-saj 1 Introdução O Portal e-saj disponibiliza os seguintes serviços: - peticionamento eletrônico; - intimações e citações

Leia mais

Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX.

Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. 2011 www.astralab.com.br Astra LX Computadores e Impressoras Guia para o processo de Configuração de Computadores e Impressoras conectadas ao Programa AstraLX. Equipe Documentação Astra AstraLab 17/08/2011

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa Bolsa Família Manual de Operação Conteúdo Sumário...

Leia mais

Manual do sistema SMARam. Módulo Cadastro de Bens Intangíveis

Manual do sistema SMARam. Módulo Cadastro de Bens Intangíveis Manual do sistema SMARam Módulo Cadastro de Bens Intangíveis LISTA DE FIGURAS Figura 1-Acesso ao Cadastro de Bens Intangíveis... 5 Figura 2-Aba básico... 5 Figura 3-Aba Financeiro... 6 Figura 4-Aba Movimentação...

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE

MANUAL DO PARTICIPANTE VII SIEX SIMPOSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO MANUAL DO PARTICIPANTE INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE TRABALHOS Entre no site www.siexcastanhal.com.br para ter acesso ao Sistema do VII SIEX (Figura

Leia mais

Ponto Secullum 4 - Adicional Noturno. Como padrão o horário de Noturno PADRÃO é 22:00 hrs às 05 hrs da manhã.

Ponto Secullum 4 - Adicional Noturno. Como padrão o horário de Noturno PADRÃO é 22:00 hrs às 05 hrs da manhã. Ponto Secullum 4 - Adicional Noturno Como padrão o horário de Noturno PADRÃO é 22:00 hrs às 05 hrs da manhã. Este horário pode ser alterado, conforme necessidade de horas assinada pelo sindicato da categoria.

Leia mais

PJe - NOVIDADES DA VERSÃO 1.7.1.5 USUÁRIOS INTERNOS

PJe - NOVIDADES DA VERSÃO 1.7.1.5 USUÁRIOS INTERNOS PJe - NOVIDADES DA VERSÃO 1.7.1.5 USUÁRIOS INTERNOS Esse documento tem como objetivo apresentar as novidades da versão 1.7.1.5 do Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), liberada em 31/08/2015. 1.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

PEME Web. Versão 1.0

PEME Web. Versão 1.0 PEME Web Versão 1.0 fl. 2 de 12 Histórico de Revisões Data Versão Descrição 26/01/2015 1.0 Elaboração do documento. Autor José Navasconi Junior fl. 3 de 12 Índice Analítico 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1 FINALIDADE......

Leia mais

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais

Leia mais

Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085)

Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) Geração de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (06085) O objetivo deste pacote é gerar o recibo provisório de serviço (RPS), efetuar o envio para o provedor dos serviços de nota eletrônica de cada município

Leia mais

Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Suporte

Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Suporte Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Suporte Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 15/04/2014 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Navegadores

Leia mais

COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO

COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO ANTES DE INICIAR: COMO APRESENTAR UMA INSCRIÇÃO Para poder entrar no Sistema de Inscrição on- line dos Prêmios, você precisará ter um perfil no nosso web site. Não precisa ser membro da PromaxBDA para

Leia mais

Usando o painel do operador

Usando o painel do operador Esta seção contém informações sobre o painel do operador, sobre a alteração das definições da impressora e sobre os menus do painel do operador. 1 É possível mudar a maioria das definições da impressora

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL CORREGEDORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO SAAD - Sistema de Acompanhamento e Apuração de Denúncias (Sistema em implantação na produção - observar sempre a Data de Atualização

Leia mais

Manual de Vendas Off line Mobile

Manual de Vendas Off line Mobile Manual de Vendas Off line Mobile O Aplicativo de venda off line é muito prático e simples de utilizar, você pode realizar cadastros de cliente, consulta do cadastros, realizar vendas estando off line(sem

Leia mais

ECF: A Geração do Arquivo

ECF: A Geração do Arquivo ECF: A Geração do Arquivo 1 Sumário Apresentação... 3 Como gerar o arquivo da ECF... 4 Configuração do Livro Caixa... 5 Gerar arquivo da ECF (Parte II)... 6 Como configurar o layout?... 7 É importante

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA 16 PROVA DE NOÇÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO 51: Em um computador com o sistema operacional Windows 2000, um usuário possui a seguinte configuração de permissões sobre um arquivo: As opções abaixo representam

Leia mais

MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto

MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto PGA SIGSIF Registro de Produto Versão 1.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 20/06/2016 1.0 Criação do manual Juan Nunez 22/06/2016 1.1 Revisão do manual Vinícius Sales 27/06/2016 1.2 Revisão

Leia mais

Manual do Usuário. Quiz Online

Manual do Usuário. Quiz Online Manual do Usuário Quiz Online Versão 1.0.1 Copyright 2013 BroadNeeds Rev. 2014-06-20 Página 1 de 17 1 - INTRODUÇÃO... 3 1.1 REQUISITOS... 3 2 - CRIANDO O QUIZ ATRAVÉS DA PLATAFORMA NUCLEOMEDIA... 4 2.1

Leia mais

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu.

Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Podemos também definir o conteúdo dos menus da página inicial. Clique em Menus, Main Menu. Como padrão será mostrado o Menu Home. Ao clicar em Home, podemos definir como deverão ser mostrados os conteúdos

Leia mais

Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP

Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Conteúdo Introdução... 3 Procedimento para cadastro... 3 Cadastro de Usuário Pesquisador... 4 Cadastro de Usuário Comum... 10 Ativação de Conta...

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica Nota Fiscal Eletrônica Acessar a página www.passaquatro.mg.gov.br, ir a SERVIÇOS e clicar em NFS-e que será redirecionado para a tela de autenticação do usuário e precisará informar o Usuário (Login) e

Leia mais

Sumário 1 ACESSANDO O PORTAL RH... 1 2 DADOS PESSOAIS... 3 3 ACESSO RÁPIDO... 4 3.1 Lista de Aniversário... 4 3.2 Meu Currículo... 4 3.

Sumário 1 ACESSANDO O PORTAL RH... 1 2 DADOS PESSOAIS... 3 3 ACESSO RÁPIDO... 4 3.1 Lista de Aniversário... 4 3.2 Meu Currículo... 4 3. Sumário 1 ACESSANDO O PORTAL RH... 1 2 DADOS PESSOAIS... 3 3 ACESSO RÁPIDO... 4 3.1 Lista de Aniversário... 4 3.2 Meu Currículo... 4 3.3 Meus Dependentes... 5 3.4 Cursos Realizados... 5 3.5 Atualização

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente

GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente GUIA PRÁTICO DE USO Núcleo de Relacionamento com o Cliente Seja bem vindo ao nosso canal de relacionamento! Neste Guia Prático de Uso você conhecerá como funciona esta ferramenta de gestão de relacionamento

Leia mais