FICHA DE PREPARAÇÃO PARA O TESTE Nº4

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FICHA DE PREPARAÇÃO PARA O TESTE Nº4"

Transcrição

1 FICHA DE PREPARAÇÃO PARA O TESTE Nº4 8ºANO Ficha 1A Som 1. O Bruno está a ouvir uma orquestra. Qual das afirmações é falsa? (A) O meio de propagação do som entre a fonte sonora e o recetor é o ar. (B) O Bruno é a fonte sonora. (C) O Bruno é um recetor de som. (D) A orquestra é composta por várias fontes sonoras. 2. As vibrações estão na origem dos sons. O que vibra: a. num instrumento musical de cordas como, por exemplo, uma guitarra? b. num instrumento musical de sopro como, por exemplo, uma flauta? c. na voz humana? 3. O som propaga-se (seleciona a opção correta): (A) No ar, na água e no vazio. (B) Na água de um rio, num metal e no vazio. (C) No espaço entre os planetas, no ar e no álcool. (D) No ar, num metal e na água do mar. 4. A velocidade de propagação do som em diversos meios relaciona-se pela expressão (seleciona a opção correta): (A) v sólidos > v líquidos > v gases (B) v líquidos > v sólidos > v gases (C) v sólidos > v gases > v líquidos (D) v gases > v líquidos > v sólidos 5. A frequência do som emitido por um diapasão é 440 Hz. Isso significa que (assinala a opção correta): (A) O som dura 440 segundos. (B) As hastes do diapasão oscilam 440 vezes enquanto há som. (C) As hastes do diapasão efetuam 440 vibrações completas num minuto. (D) As hastes do diapasão efetuam 440 vibrações completas num segundo. 6. A velocidade com que se propaga o som na água é 1500 m/s, a uma dada temperatura. a. A que distância se propaga o som emitido por um submarino, na água, durante meio segundo? b. Quanto tempo demora o som a propagar-se 3000 m? 7. Uma onda sonora a propagar-se no ar é (seleciona a opção correta): (A) O movimento, às ondas, de corpúsculos do ar. (B) A vibração de uma fonte sonora. (C) O movimento do ar que está junto da fonte sonora e que se move até chegar aos ouvidos de uma pessoa. (D) A vibração de camadas sucessivas de ar como resultado da propagação das vibrações de uma fonte sonora.

2 8. Observa a figura onde se representam camadas de ar que vibram para um lado e para o outro quando um altifalante emite um som dentro de um tubo. Faz a associação correta entre os elementos das várias colunas: Coluna I Coluna II Coluna III Coluna IV a. Menor densidade de moléculas I. Zona A 1. Zona de rarefação i) Pressão mais elevada b. Maior densidade de moléculas II. Zona B 2. Zona de compressão ii) Pressão menos elevada 9. Completa a frase seguinte com as expressões «muito intenso» «pouco intenso» e «muito alto», «pouco alto». (A) Uma pessoa aos gritos produz um som (B) Uma pessoa que cante com voz muito aguda produz um som (C) Uma pessoa que murmura produz um som (D) Uma pessoa que cante com voz grave produz um som 10. Observa a figura que representa o esquema de ondas sonoras A, B e C. a. Qual representa o som de maior frequência? b. Qual representa o som mais intenso? c. Em que onda o tempo de uma vibração completa é menor? 11. Qual é o atributo do som que permite distinguir dois sons com a mesma intensidade e correspondentes à mesma nota musical produzidos por um piano e por um violino? 12. As pessoas só conseguem detetar certos sons e com determinada frequência. Qual é o intervalo de frequências a que é sensível o ouvido humano? 13. Assinala a afirmação correta: (A) Os ultrassons têm frequências inferiores a 20 Hz e podem ser ouvidos por certos animais. (B) Os infrassons são utilizados nas ecografias. (C) O ser humano pode ouvir, sem dano auditivo, sons acima dos 120 db. (D) O ser humano só ouve sons acima do limiar de audição a que correspondem 0 db. 14. Um SONAR permite detetar obstáculos enviando ultrassons. Um SONAR de um navio produz um som e volta a recebê-lo passados 0,2 s. a. Qual é o fenómeno acústico que permite ao SONAR enviar uma onda e voltar a recebê-la? b. Se a velocidade de propagação do som na água for 1500 m/s, a distância entre o navio e o obstáculo pode ser calculada por:

3 (A) ,2 (B) ,1 (C) 1500 / 0,2 (D) 1500 / 0,1 15. Observa a imagem seguinte onde se representam fenómenos acústicos. a. Qual dos recetores, I ou II, ouvirá o som de maior intensidade? Justifica. b. Compara a frequência dos sons A, B e C. Ficha 1B Som 1. A figura representa duas ondas sonoras. a. Qual das seguintes afirmações é correta? (A) Os sons têm a mesma altura e a mesma (B) Os sons têm a mesma altura mas diferente (C) Os sons têm diferente altura e diferente (D) Os sons têm diferente altura mas a mesma b. Alguma das ondas pode representar o som produzido por uma flauta? Justifica. c. O que vibra numa flauta produzindo som? 2. Uma pessoa percute um diapasão. a. Sendo 340 m/s a velocidade de propagação do som no ar, que tempo decorre até o som chegar ao ouvido da pessoa, situado a 34 cm de distância? b. O que aconteceria à velocidade de propagação do som se a temperatura do ar aumentasse? Justifica. c. Como se processa a receção do som no ouvido da pessoa? d. Onde se deve percutir o diapasão para ouvi-lo melhor? Justifica. e. O som emitido pelo diapasão foi captado por um microfone ligado a um osciloscópio, tendo-se visualizado no seu ecrã a imagem em baixo. I. Qual é a função do microfone?

4 II. Determina a frequência do som produzido sabendo que a divisão maior do ecrã vale 2 ms. III. O que aconteceria à forma do sinal elétrico observado no osciloscópio se o diapasão fosse percutido com mais força? 3. Observa a figura ao lado. a. Que fenómeno acústico está representado na imagem? b. Compara: i. as intensidades do som produzido pela campainha e do som escutado, justificando; ii. as frequências do som produzido pela campainha e do som escutado. c. Compara o valor dos ângulos marcados na figura. 4. Para que ocorra eco, a distância entre o emissor de som e a superfície refletora não pode ser inferior a 17 m. Podem ouvir-se ecos múltiplos quando o som encontra vários obstáculos nestas condições. É o que acontece no Palácio de Seteais, em Sintra. a. Quando estamos em salas pequena mas vazias parece-nos ouvir um eco mas de facto há reverberação. i. Em que se distinguem os dois fenómenos? ii. Como poderemos minimizar a reverberação? Justifica. b. Se a velocidade de propagação do som for 340 m/s, prova que o intervalo de tempo mínimo para distinguirmos dois sons é 0,1s. 5. O nível de ruído a que os trabalhadores de clubes noturnos estão expostos pode chegar aos 100 db. Indica qual das afirmações é correta: (A) Os trabalhadores são sensíveis a quaisquer sons desde que as suas frequências estejam compreendidas entre 20 e Hz. (B) O nível de intensidade sonora é inferior ao limiar de dor e, por isso, este ruído é inofensivo. (C) A exposição prolongada a este ruído pode provocar danos auditivos porque correspondem a frequências de ultrassons. (D) A exposição prolongada a níveis de intensidade sonora elevados, embora inferiores ao limiar de dor, causa danos auditivos a longo prazo. 6. Observa a figura onde um som emitido por um altifalante propaga-se pelo ar e através do gás dióxido de carbono contido num balão. a. Que fenómeno acústico ocorre quando a onda sonora passa do ar para o interior do balão e deste novamente para o ar? b. As ondas sonoras no ar e no dióxido de carbono (assinala a opção correta): (A) Têm a mesma frequência e a mesma velocidade de propagação. (B) Têm a mesma frequência mas diferente velocidade de propagação.

5 (C) Têm diferente frequência e diferente velocidade de propagação. (D) Têm diferente frequência mas a mesma velocidade de propagação. c. Qual das ondas, A ou B, pode representar a onda sonora quando se propaga no ar e dentro do balão? Justifica. CORREÇÃO Ficha 1A Som 1. B 2. a. Corda (mas também o ar dentro da caixa e a própria caixa); b. coluna de ar; c. cordas vocais (e a laringe). 3. D 4. A 5. D 6. a. d = v t = ,5 = 750 m. b. t = d/ v = 3000/1500 = 2 s. 7. D 8. a A 1 ii; b B 2 i. 9. «muito intenso»; «muito alto»; «pouco intenso»; «pouco alto». 10. a. B; b. C; c. B. 11. Timbre a Hz. 13. D 14. a. Reflexão do som. b. B. 15. a. O recetor I, já que ouve o som refletido (eventualmente também algum som direto); o recetor II ouve o som depois de este ter sido refratado (duas vezes), processo em que há absorção de energia maior do que na simples reflexão. b. São iguais. Ficha 1B Som 1. a. B b. Não, pois os sons apresentados são todos puros. O som da flauta é uma sobreposição de sons puros, é um som complexo. c. Coluna de ar. 2. a. t = d = 0,34 = 0,001 s. b. A velocidade do som, em geral, aumenta com a temperatura. Quanto maior v 340 for a temperatura do meio de propagação maior será a agitação corpuscular, mais facilmente se transfere a energia e a onda sonora se propaga, o que se traduz num aumento da velocidade do som. c. O som é captado pela orelha e canalizado pelo canal auditivo (ouvido externo) até ao tímpano que é posto em vibração quando atingido pela onda sonora; a onda é amplificada pelo ouvido médio e o ouvido interno transforma as vibrações em impulsos elétricos, que são comunicados ao cérebro. d. Uma forma de aumentar o som produzido pelo diapasão é através de uma caixa-de-ressonância. e. i. O microfone converte a vibração mecânica de uma membrana, posta a oscilar por uma onda sonora, num sinal elétrico. ii. O período é 8 ms. Logo, a frequência é f = 1/0,008 = 125 Hz. iii. Aumentaria a amplitude do sinal (mantendo-se a frequência). 3. a. Reflexão do som. b. i. O som escutado é menos intenso do que o som produzido pois quando se dá a reflexão tem igualmente lugar o fenómeno da absorção (embora essa absorção, em certos materiais, possa ser diminuta). Por outro lado, a propagação dá-se em todas as direções o que conduz a uma diminuição da intensidade à medida que a onda se propaga. ii. São iguais. c. São iguais. 4. a. i. Reverberação é o prolongamento do som devido a múltiplas reflexões em obstáculos próximos. O eco resulta da reflexão do som original num obstáculo mais distante o que leva à perceção do som refletido de forma autónoma relativamente ao som inicial os dois sons são claramente distinguíveis. ii. A reverberação diminuise revestindo os obstáculos onde o som possa ser refletido (por exemplo, as paredes de uma sala) com materiais que absorvam o som (cortinados e tecidos, por exemplo). b. Para que o eco se produza o som tem de percorrer 2 17 = 34 m. O tempo que esta distância demora a ser percorrida pelo som, se o meio de propagação for o ar, é t = d = 34 = 0,1 s. v D 6. a. Refração do som. b. B. c. A, no ar (antes de entrar no balão); B no interior do balão, pois há diminuição de

SOM PRODUÇÃO E PROPAGAÇÃO DE UM SINAL SONORO

SOM PRODUÇÃO E PROPAGAÇÃO DE UM SINAL SONORO SOM Os sons são ondas mecânicas, vulgarmente utilizadas na comunicação. Podem ser produzidas de diversas maneiras, como, por exemplo, a fala, que resulta da vibração das cordas vocais, ou a música produzida

Leia mais

1ª Ficha de Avaliação Física e Química do 8ºAno Avaliação:

1ª Ficha de Avaliação Física e Química do 8ºAno Avaliação: 1ª Ficha de Avaliação Física e Química do 8ºAno Avaliação: Ano Letivo:2013/2014 Data: 7/11/2013 Prof: Paula Silva Nome: Nº. Turma: 8ºH Professor: E. Educação: 1. Observa a banda desenhada ao lado e comenta-a

Leia mais

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Ondas Sonoras. Prof. Luis Gomez

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Ondas Sonoras. Prof. Luis Gomez Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Ondas Sonoras Prof. Luis Gomez SUMÁRIO Introdução Ondas sonoras. Características de som Velocidade do som Ondas sonoras em propagação Interferência Potencia, intensidade

Leia mais

Ficha Informativa n.º 4 Produção e Transmissão do Som

Ficha Informativa n.º 4 Produção e Transmissão do Som FÍSICO-QUÍMICA 8º ANO DE ESCOLARIDADE Ficha Informativa n.º 4 Produção e Transmissão do Som Nome: Data: _/_ /20 INTRODUÇÃO TEÓRICA Som O homem sempre sentiu fascínio e curiosidade pelas ondas do mar. No

Leia mais

Apostila de Educação Musical 1ª Série Ensino Médio www.portaledumusicalcp2.mus.br O SOM Que é som? Fixe uma lâmina de serra numa mesa e faça-a vibrar (Fig.1). Quando a lâmina se desloca em um sentido,

Leia mais

1. O atributo que permite distinguir sons fortes de sons fracos chama-se: (A) Timbre. (B) Altura. (C) Intensidade.

1. O atributo que permite distinguir sons fortes de sons fracos chama-se: (A) Timbre. (B) Altura. (C) Intensidade. 1. O atributo que permite distinguir sons fortes de sons fracos chama-se: (A) Timbre. (B) Altura. (C) Intensidade. 2. Altura do som é o atributo que permite distinguir: (A) Sons puros de sons complexos.

Leia mais

Perturbação que se transmite de um ponto para o outro (que se propaga no espaço), transportando energia.

Perturbação que se transmite de um ponto para o outro (que se propaga no espaço), transportando energia. ONDAS O que é uma onda? Perturbação que se transmite de um ponto para o outro (que se propaga no espaço), transportando energia. Ondas ONDAS Electromagnéticas mecânicas Ondas Mecânicas Produzidas por perturbação

Leia mais

(Exercícios sugeridos:64, 65, 68, 69, 70, 71, 75, 78, 83 e 87)

(Exercícios sugeridos:64, 65, 68, 69, 70, 71, 75, 78, 83 e 87) Ondas sonoras (Exercícios sugeridos:64, 65, 68, 69, 70, 71, 75, 78, 83 e 87) São ondas mecânicas (necessitam de um meio material para se propagar) longitudinais (a direção de vibração coincide com a direção

Leia mais

1. PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DO SOM. Vivemos rodeados de sons que produzem em nós as mais variadas sensações Sons agradáveis:

1. PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DO SOM. Vivemos rodeados de sons que produzem em nós as mais variadas sensações Sons agradáveis: 1. PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DO SOM Vivemos rodeados de sons que produzem em nós as mais variadas sensações Sons agradáveis: 1.1. PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E RECEPÇÃO DO SOM Vivemos rodeados de sons que produzem

Leia mais

Prof. Renato. SESI Carrão. Física 2ª. Série 2011. Aula 25. O som

Prof. Renato. SESI Carrão. Física 2ª. Série 2011. Aula 25. O som Aula 25 1. Estudo do som Acústica estudo físico do som 2. Produtores de som Levantamento de 15 objetos/itens que produzam som de maneiras distintas. (Instrumentos de sopro, percussão, cordas, voz, animais,

Leia mais

Problemas de Mecânica e Ondas 8

Problemas de Mecânica e Ondas 8 Problemas de Mecânica e Ondas 8 P 8.1. ( Introdução à Física, J. Dias de Deus et. al. ) a) A figura representa uma onda aproximadamente sinusoidal no mar e uma boia para prender um barco, que efectua 10

Leia mais

ACÚSTICA. Professor Paulo Christakis, M.Sc. 05/09/2016 1

ACÚSTICA. Professor Paulo Christakis, M.Sc. 05/09/2016 1 ACÚSTICA 05/09/2016 1 O QUE É ACÚSTICA? Acústica é o ramo da Física que estuda a propagação das ondas sonoras. O som é originado a partir da vibração da matéria em camadas de compressão e rarefação, sendo

Leia mais

Ficha de Trabalho 3 Física e Química do 8ºAno

Ficha de Trabalho 3 Física e Química do 8ºAno Ficha de Trabalho 3 Física e Química do 8ºAno Ano Letivo:2013/2014 Data: janeiro de 2014 Som e Luz Professora: Neide Pimentel 1- Classifica as afirmações seguintes em verdadeiras (V) ou falsas (F). Corrige

Leia mais

Correção da Trabalho de Grupo 1 Física e Química do 8ºAno

Correção da Trabalho de Grupo 1 Física e Química do 8ºAno Correção da Trabalho de Grupo 1 Física e Química do 8ºno no Letivo:2013/2014 Data: Janeiro 2014 Professora: Neide Pimentel 1- Classifica as afirmações seguintes em verdadeiras (V) ou falsas (F). Corrige

Leia mais

COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS

COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS LOGO FQA COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS Propagação de um sinal Energia e velocidade de propagação (modelo ondulatório) Transmissão de sinais Sinal - é qualquer espécie de perturbação que

Leia mais

5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno

5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno 5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 29 de janeiro 2016 Ano Letivo: 2015/2016 135 + 15 min 1. A palavra radar é o acrónimo de

Leia mais

Exercícios sobre ondulatória

Exercícios sobre ondulatória Exercícios sobre ondulatória 1. Vulcões submarinos são fontes de ondas acústicas que se propagam no mar com frequências baixas, da ordem de 7,0 Hz, e comprimentos de onda da ordem de 220 m. Utilizando

Leia mais

Difração. Página 1 de 7

Difração.  Página 1 de 7 Difração 1. (Ufu 2015) Um feixe de elétrons incide sobre uma superfície, demarcando os lugares onde a atinge. Todavia, há um anteparo com duas aberturas entre a fonte emissora de elétrons e a superfície,

Leia mais

Escola Secundária de Casquilhos Teste Sumativo 2- Física e Química A 11º ANO 10/12/2013 90 minutos

Escola Secundária de Casquilhos Teste Sumativo 2- Física e Química A 11º ANO 10/12/2013 90 minutos Escola Secundária de Casquilhos Teste Sumativo 2- Física e Química A 11º ANO 10/12/2013 90 minutos NOME Nº Turma Informação Professor Enc. de Educação TABELA DE CONSTANTES Velocidade de propagação da luz

Leia mais

Simulado Ondulatória

Simulado Ondulatória Simulado Ondulatória 1-) (ITA/87) Considere os seguintes fenômenos ondulatórios: I-) Luz II-) Som III-) Perturbação propagando-se numa mola helicoidal esticada. Podemos afirmar que: a-) I, II e III necessitam

Leia mais

Física. Setor B. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 37 (pág. 104) AD TM TC. Aula 38 (pág. 104) AD TM TC. Aula 39 (pág.

Física. Setor B. Índice-controle de Estudo. Prof.: Aula 37 (pág. 104) AD TM TC. Aula 38 (pág. 104) AD TM TC. Aula 39 (pág. ísica Setor B Prof.: Índice-controle de Estudo Aula 37 (pág. 104) AD TM TC Aula 38 (pág. 104) AD TM TC Aula 39 (pág. 108) AD TM TC Aula 40 (pág. 108) AD TM TC Aula 41 (pág. 108) AD TM TC Aula 4 (pág. 11)

Leia mais

defi departamento de física www.defi.isep.ipp.pt

defi departamento de física www.defi.isep.ipp.pt defi departamento de física Laboratórios de Física www.defi.isep.ipp.pt Propagação de ondas em líquidos Instituto Superior de Engenharia do Porto Departamento de Física Rua Dr. António Bernardino de Almeida,

Leia mais

A impedância e sua importância na manipulação de sinais sonoros

A impedância e sua importância na manipulação de sinais sonoros A impedância e sua importância na manipulação de sinais sonoros antonio deusany de carvalho junior dj@ime.usp.br COMPMUS compmus.ime.usp.br agenda impedância impedância elétrica impedância acústica importância

Leia mais

5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 14

5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 14 Ondas 5910170 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Introdução: elementos básicos sobre ondas De maneira geral, uma onda é qualquer sinal que se transmite de um ponto a outro

Leia mais

FÍSICA RADIOLOGICA. Prof. Emerson Siraqui

FÍSICA RADIOLOGICA. Prof. Emerson Siraqui FÍSICA RADIOLOGICA Prof. Emerson Siraqui RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA Para concluirmos o que é radiações de forma bem simples é um transporte de energia que se propaga a partir de uma fonte em todas direções.

Leia mais

Apostila 1 Física. Capítulo 3. A Natureza das Ondas. Página 302. Gnomo

Apostila 1 Física. Capítulo 3. A Natureza das Ondas. Página 302. Gnomo Apostila 1 Física Capítulo 3 Página 302 A Natureza das Ondas Classificação quanto a natureza Ondas Mecânicas São ondas relacionadas à oscilação das partículas do meio. Portanto, exige a presença de meio

Leia mais

Pulso e ondas Classificação das ondas Espectro magnéticos Espectro ondas sonoras Transporte de energia por ondas Intensidade de uma onda

Pulso e ondas Classificação das ondas Espectro magnéticos Espectro ondas sonoras Transporte de energia por ondas Intensidade de uma onda Pulso e ondas Classificação das ondas Espectro magnéticos Espectro ondas sonoras Transporte de energia por ondas Intensidade de uma onda Pulso e ondas O que é uma onda? Numa corda esticada horizontalmente,

Leia mais

VELOCIDADE E FREQUÊNCIA DE ONDAS

VELOCIDADE E FREQUÊNCIA DE ONDAS VELOCIDADE E FREQUÊNCIA DE ONDAS 1. Na escuridão, morcegos navegam e procuram suas presas emitindo ondas de ultrasom e depois detectando as suas reflexões. Estas são ondas sonoras com frequências maiores

Leia mais

Tópicos de Física Moderna Engenharia Informática

Tópicos de Física Moderna Engenharia Informática EXAME - ÉPOCA NORMAL 7 de Junho de 007 1. Indique, de entre as afirmações seguintes, as que são verdadeiras e as que são falsas. a) A grandeza T na expressão cinética mv T = é o período de oscilações.

Leia mais

MICROFONE E ALTIFALANTE

MICROFONE E ALTIFALANTE MICROFONE E ALTIFALANTE Um microfone é um transdutor que transforma energia mecânica (onda sonora) em energia elétrica (sinal elétrico de corrente alternada). O altifalante é um transdutor que transforma

Leia mais

Problemas de Mecânica e Ondas MOAer 2015 Série 9

Problemas de Mecânica e Ondas MOAer 2015 Série 9 Problemas de Mecânica e Ondas MOAer 2015 Série 9 P 9.1. ( Introdução à Física, J. Dias de Deus et al.) Um diapasão cuja frequência de vibração é de 300 Hz é usado para afinar um violino. Pondo o diapasão

Leia mais

ACÚSTICA ONDAS SONORAS. Patrick de Almeida

ACÚSTICA ONDAS SONORAS. Patrick de Almeida ACÚSTICA ONDAS SONORAS Patrick de Almeida ACÚSTICA Acústica é o estudo das ondas sonoras; Ondas sonoras são mecânicas, longitudinais e tridimensionais; Ondas sonoras não se propagam no vácuo; Vibração

Leia mais

1. VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS E FATORES QUE A INFLUENCIAM pág PRODUÇÃO E PROPAGAÇÃO DO SOM pág

1. VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS E FATORES QUE A INFLUENCIAM pág PRODUÇÃO E PROPAGAÇÃO DO SOM pág Ficha de Preparação para a Ficha de Avaliação nº 3-8ºano- FQ 1. VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS E FATORES QUE A INFLUENCIAM pág. 80-94 2. PRODUÇÃO E PROPAGAÇÃO DO SOM pág. 104-111 TEMA 1- VELOCIDADE DAS

Leia mais

Produção e identificação de sons puros

Produção e identificação de sons puros Produção e identificação de sons puros Introdução Teórica O diapasão é um dispositivo muito utilizado em experiências de acústica e também para afinar instrumentos musicais. Tem a forma de U, ligado a

Leia mais

Introdução à ondulatória.

Introdução à ondulatória. Ondulatórios - Exercícios Introdução à ondulatória. 1- Classifique as ondas a seguir de acordo com sua natureza e modo de propagação Ondas FM Ondas em uma mola comprimida e depois liberada Raios-X Som

Leia mais

SOM. Para ouvir um som são necessários os seguintes elementos: PROPAGAÇÃO DO SOM

SOM. Para ouvir um som são necessários os seguintes elementos: PROPAGAÇÃO DO SOM SOM O som corresponde à vibração de partículas constituintes de um meio material elástico (onda sonora). Para termos uma sensação sonora é necessário que se produzam, pelo menos, vinte vibrações por segundo

Leia mais

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes FÍSICA Oscilação e Ondas Acústica Prof. Luciano Fontes ACÚSTICA = É o estudo das ondas sonoras. Ondas sonoras são mecânicas, longitudinais e tridimensionais; Ondas sonoras não se propagam no vácuo; VELOCIDADE

Leia mais

Ião Nome Ião Nome Na + Sódio OH - Hidróxido

Ião Nome Ião Nome Na + Sódio OH - Hidróxido Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Físico-Química 8ºano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.: Data:

Leia mais

1.2. Os alunos colocaram sobrecargas sobre o paralelepípedo, para averiguar se a intensidade da força de atrito depende:

1.2. Os alunos colocaram sobrecargas sobre o paralelepípedo, para averiguar se a intensidade da força de atrito depende: Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 24 Global 1. Numa segunda série de ensaios, os alunos colocaram sobrecargas sobre o paralelepípedo e abandonaram

Leia mais

PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DO SOM 1.1. PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E 1.1. PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E RECEPÇÃO PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E RECEPÇÃO DO SOM

PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DO SOM 1.1. PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E 1.1. PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E RECEPÇÃO PRODUÇÃO, PROPAGAÇÃO E RECEPÇÃO DO SOM 1. PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO Vivemos rodeados de sons que produzem em nós as mais variadas sensações Sons agradáveis: RECEPÇÃO Vivemos rodeados de sons que produzem em nós as mais variadas sensações Sons

Leia mais

PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 1

PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 1 PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 1 2 1 - Um rapaz na beira de um lago observou uma rolha que flutuava na superfície da água, sendo a frequência de oscilação igual

Leia mais

O SOM E A ONDA SONORA

O SOM E A ONDA SONORA O SOM E A ONDA SONORA Complementar com a leitura das páginas 94 a 101 Todos os sons são ondas em meios materiais. Na origem de qualquer onda sonora está sempre a vibração de partículas, que se transmite

Leia mais

Ciências Físico-Químicas

Ciências Físico-Químicas 1 O que é necessário para que ocorra a formação de som? São necessários três elementos: 1- Fonte sonora: é o que produz o som (exemplos: cordas vocais, instrumentos) 2- Meio de propagação: é obrigatoriamente

Leia mais

EQUIPAMENTO E ARTEFACTOS 8 Pedro Barreiro, Antonieta Santos. FÍGADO 17 Castro Poças, Rolando Pinho, Eduardo Pereira

EQUIPAMENTO E ARTEFACTOS 8 Pedro Barreiro, Antonieta Santos. FÍGADO 17 Castro Poças, Rolando Pinho, Eduardo Pereira Índice FÍSICA DOS ULTRA-SONS 1 Rolando Pinho, Eduardo Pereira EQUIPAMENTO E ARTEFACTOS 8 Pedro Barreiro, Antonieta Santos FÍGADO 17 Castro Poças, Rolando Pinho, Eduardo Pereira VESÍCULA E VIAS BILIARES

Leia mais

Ficha de Avaliação de FÍSICA Módulo RECUPERAÇÃO: F6 e E.F6 SOM E MÚSICA

Ficha de Avaliação de FÍSICA Módulo RECUPERAÇÃO: F6 e E.F6 SOM E MÚSICA Agrupamento de Escolas de Alvaiázere Sede: Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira Curso Profissional de Técnico de Multimédia - 10º ano Ficha de Avaliação de FÍSICA Módulo RECUPERAÇÃO:

Leia mais

ANATOMIA DO OUVIDO HUMANO. O ouvido possui três partes principais: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno.

ANATOMIA DO OUVIDO HUMANO. O ouvido possui três partes principais: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno. ANATOMIA DO OUVIDO HUMANO O ouvido possui três partes principais: o ouvido externo, o ouvido médio e o ouvido interno. Ouvido Externo: > Pavilhão auricular (orelha) coleta e encaminha o som para dentro

Leia mais

Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO 2016/2017

Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO 2016/2017 ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO Módulo I Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES EXERCÍCIOS 1 TESTA OS TEUS CONHECIMENTOS I 1. Completa os espaços da figura com termos relacionados

Leia mais

Sebenta de Estudo 2. Comunicações 2.1. Comunicação a curtas distâncias 2.2. Comunicações a longas distâncias 2015/2016.

Sebenta de Estudo 2. Comunicações 2.1. Comunicação a curtas distâncias 2.2. Comunicações a longas distâncias 2015/2016. Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Turmas A e B Paula Melo Silva e Emília Correia Visão Geral Sebenta de Estudo 2. Comunicações 2.1. Comunicação a curtas distâncias 2.2. Comunicações

Leia mais

16 N. Verifica-se que a menor distância entre duas cristas da onda é igual a 4,0 m. Calcule a freqüência desta onda, em Hz.

16 N. Verifica-se que a menor distância entre duas cristas da onda é igual a 4,0 m. Calcule a freqüência desta onda, em Hz. 1. Considere o gráfico adiante, que representa a grandeza A em função do tempo t (em unidades de 10 s). a) Se a grandeza A representar a amplitude de uma onda sonora, determine sua freqüência. b) Se a

Leia mais

TRABALHO RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º TRIMESTRE Nome: Turma:

TRABALHO RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º TRIMESTRE Nome: Turma: TRABALHO RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º TRIMESTRE Nome: Turma: ROTEIRO E INSTRUÇÕES: Ondulatória. O trabalho deve ser respondido à caneta azul ou preta. Se necessário, questões de múltipla escolha devem apresentar

Leia mais

Formação da Imagem na Ultrassonografia

Formação da Imagem na Ultrassonografia Formação da Imagem na Ultrassonografia 1- O que é uma ultrassonografia? U.S. é a vibração sonora de frequência superior a 20.000 ciclos por segundo, não audível pelo homem. Sons abaixo disso são conhecidas

Leia mais

Reflexão e Refracção (7)ë

Reflexão e Refracção (7)ë Arco -Íris Reflexão e Refracção (7)ë O índice de refracção do meio (por ex. água) depende ligeiramente do comprimento de onda da luz Resulta daí a separação das cores no arco-íris! 10 Arco -Íris (cont.)ë

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Ondas Sonoras e Acústica

Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Ondas Sonoras e Acústica Sala de Estudos FÍSICA Lucas 3 trimestre Ensino Médio 1º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos: Ondas Sonoras e Acústica 1. (Unicamp 2007) O nível sonoro S é medido em decibéis (db) de acordo

Leia mais

O som. Uma onda mecânica longitudinal

O som. Uma onda mecânica longitudinal O som Uma onda mecânica longitudinal Comunicar por meio do som é muito habitual. A parte da Física que se ocupa do som chama-se acústica. O som é o resultado de uma vibração de um meio mecânico. Todos

Leia mais

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho

Ondas Sonoras. Profo Josevi Carvalho Ondas Sonoras Profo Josevi Carvalho INTRODUÇÃO É o ramo da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica, longitudinal

Leia mais

Fenômenos Ondulatórios

Fenômenos Ondulatórios Fenômenos Ondulatórios São fenômenos que ocorrem com as ondas. Exemplos: Reflexão,refração,difração,interferência, polarização e outros. Alguns destes fenômenos ocorrem somente com ondas transversais,

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

O Espetro Sonoro é o conjunto de frequências de vibração que podem ser produzidas pelas diversas fontes sonoras:

O Espetro Sonoro é o conjunto de frequências de vibração que podem ser produzidas pelas diversas fontes sonoras: O Espetro Sonoro O Espetro Sonoro é o conjunto de frequências de vibração que podem ser produzidas pelas diversas fontes sonoras: Imagem do livro "FQ8 - Sustentabilidade na Terra - Edições ASA". Sons Audíveis

Leia mais

MODELO 1 RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO V1 V2 T2 330 K = V2 = V1 V1 V2 = 1,1.V1 T1 T2 T1 300 K

MODELO 1 RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO V1 V2 T2 330 K = V2 = V1 V1 V2 = 1,1.V1 T1 T2 T1 300 K MODELO 1 1) Suponha que um gás ideal tenha sofrido uma transformação isobárica, na qual sua temperatura varia de 27 C para 57 C. Qual seria a porcentagem de variação que o volume do gás iria experimentar?

Leia mais

FÍSICA. Adote a aceleração da gravidade g = 10 m/s 2.

FÍSICA. Adote a aceleração da gravidade g = 10 m/s 2. FÍSICA Adote a aceleração da gravidade g = 10 m/s 2. 1. As faixas de aceleração das auto-estradas devem ser longas o suficiente para permitir que um carro partindo do repouso atinja a velocidade de 100

Leia mais

Planificação 2º Período GR Disciplina Ciências Físico-Químicas 8ºAno

Planificação 2º Período GR Disciplina Ciências Físico-Químicas 8ºAno Planificação 2º Período GR 510 - Disciplina Ciências Físico-Químicas 8ºAno Conteúdos Capítulo 1- Som 1.1- Produção do som 1.1.1. A origem do 1.1.2. Atributos do Competências Gerais Mobilizar saberes culturais,

Leia mais

Propriedades e características do som

Propriedades e características do som Propriedades e características do som Todo e qualquer som tem sua origem no movimento vibratório de algum meio material. Por exemplo, quando um músico dedilha as cordas de um violão, elas são postas a

Leia mais

Escola Secundária de Casquilhos Teste Sumativo 2- Física e Química A 11º ANO 10/12/2013 90 minutos

Escola Secundária de Casquilhos Teste Sumativo 2- Física e Química A 11º ANO 10/12/2013 90 minutos * Escola Secundária de Casquilhos Teste Sumativo 2- Física e Química A 11º ANO 10/12/2013 90 minutos NOME Nº Turma Informação Professor Enc. de Educação TABELA DE CONSTANTES elocidade de propagação da

Leia mais

Teste Sumativo 2 A - 07/12/2012

Teste Sumativo 2 A - 07/12/2012 E s c o l a S e c u n d á r i a d e A l c á c e r d o S a l Ano letivo 2012/2013 Ciências Físico-químicas 8º an o Teste Sumativo 2 A - 07/12/2012 Nome Nº Turma 1. O som produzido pelo sino de uma igreja

Leia mais

COMPORTAMENTO TÉRMICO DOS GASES

COMPORTAMENTO TÉRMICO DOS GASES COMPORTAMENTO TÉRMICO DOS GASES 1 T.1 (CESCEM/66) Em uma transformação isobárica, o diagrama de pressão volume de um gás perfeito: a) é uma reta paralela ao eixo das pressões; b) é uma hipérbole equilátera;

Leia mais

ONDULATÓRIA. Neste capítulo vamos definir e classificar as ondas quanto à sua natureza e estudar alguns fenômenos ondulatórios.

ONDULATÓRIA. Neste capítulo vamos definir e classificar as ondas quanto à sua natureza e estudar alguns fenômenos ondulatórios. AULA 19 ONDULATÓRIA 1- INTRODUÇÃO Neste capítulo vamos definir e classificar as ondas quanto à sua natureza e estudar alguns fenômenos ondulatórios. 2- DEFINIÇÃO Onda é qualquer perturbação que se propaga

Leia mais

2ª Série do Ensino Médio

2ª Série do Ensino Médio 2ª Série do Ensino Médio 16. O módulo da força resultante necessária para manter um objeto em movimento retilíneo e uniforme é: (A) zero. (B) proporcional à sua massa. (C) inversamente proporcional à sua

Leia mais

CURCEP 2015 ACÚSTICA

CURCEP 2015 ACÚSTICA CURCEP 2015 ACÚSTICA FÍSICA B PROF.: BORBA INTRODUÇÃO É o segmento da Física que interpreta o comportamento das ondas sonoras audíveis frente aos diversos fenômenos ondulatórios. ONDA SONORA: Onda mecânica,

Leia mais

Ião Nome Ião Nome CO 3. Carbonato Na + Sódio. Sulfato Ag + Prata. Nitrato Mg 2+ Magnésio. Fe 3+

Ião Nome Ião Nome CO 3. Carbonato Na + Sódio. Sulfato Ag + Prata. Nitrato Mg 2+ Magnésio. Fe 3+ Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Físico-Química 8ºano Prova: B Nome: Ano: Turma:

Leia mais

RESPOSTA: C. a) só a I. b) só a II. c) só a III. d) mais de uma. e) N.d.a. RESPOSTA: C

RESPOSTA: C. a) só a I. b) só a II. c) só a III. d) mais de uma. e) N.d.a. RESPOSTA: C 1. (ITA - 1969) Usando L para comprimento, T para tempo e M para massa, as dimensões de energia e quantidade de movimento linear correspondem a: Energia Quantidade de Movimento a) M L T -1... M 2 L T -2

Leia mais

O som: de onda harmónica a onda complexa

O som: de onda harmónica a onda complexa 2--27 O som: de onda harmónica a onda complexa Resultados da aprendizagem Interpretar um sinal sonoro no ar como resultado da vibração do meio, de cuja propagação resulta uma onda longitudinal que se forma

Leia mais

Lista de fundamentos em ondulatória Prof. Flávio

Lista de fundamentos em ondulatória Prof. Flávio 1. (Ufmg 1997) Um menino, balançando em uma corda dependurada em uma árvore, faz 20 oscilações em um minuto. Pode-se afirmar que seu movimento tem a) um período de 3,0 segundos. b) um período de 60 segundos.

Leia mais

1ª Ficha de Avaliação Física e Química do 8ºAno. Ano Letivo:2013/2014 Data: 7/11/2013 Prof: Paula Silva

1ª Ficha de Avaliação Física e Química do 8ºAno. Ano Letivo:2013/2014 Data: 7/11/2013 Prof: Paula Silva 1ª Ficha de Avaliação Física e Química do 8ºAno Ano Letivo:2013/2014 Data: 7/11/2013 Prof: Paula Silva Critérios de Correção 8ºH 1... 3 pontos O pai da Mafalda para falar correctamente de um ponto de vista

Leia mais

Como o maestro consegue distinguir tantos sons simultaneamente?

Como o maestro consegue distinguir tantos sons simultaneamente? Como o maestro consegue distinguir tantos sons simultaneamente? http://www.iicnewyork.esteri.it/iic_newyork/webform/..%5c..%5ciicmanager%5cupload%5cimg%5c%5cnewyork%5cfilarmonica_web.jpg Definindo onda

Leia mais

Já a velocidade do som na água é de 1450 metros por segundo (m/s), o que corresponde cerca de quatro vezes mais que no ar.

Já a velocidade do som na água é de 1450 metros por segundo (m/s), o que corresponde cerca de quatro vezes mais que no ar. O som Prof. lucasmarqui Como se produz o som? O Som é o resultado de uma vibração, que se transmite ao meio de propagação, provocando zonas de maior compressão de partícula e zonas de menor compressão

Leia mais

Ião Nome Ião Nome CO 3. Carbonato Na + Sódio. Sulfato Ag + Prata. Nitrato Mg 2+ Magnésio. Pb 2+

Ião Nome Ião Nome CO 3. Carbonato Na + Sódio. Sulfato Ag + Prata. Nitrato Mg 2+ Magnésio. Pb 2+ Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Físico-Química 8ºano Prova: A Nome: Ano: Turma:

Leia mais

BALANÇO ENERGÉTICO. Energia do Sol para a Terra 22-04-2010. 10.º FQA Marília Peres

BALANÇO ENERGÉTICO. Energia do Sol para a Terra 22-04-2010. 10.º FQA Marília Peres BALANÇO ENERGÉTICO Adaptado de Porto Editora 10.º FQA Marília Peres Energia do Sol para a Terra O Sol é a principal fonte de energia do nosso sistema solar, libertando grandes quantidades de radiação electromagnética

Leia mais

Componente de Física

Componente de Física Componente de Física Unidade 2 Comunicações O som propaga-se através de ondas sonoras ou acústicas, ondas essas que necessitam de um suporte material para se propagarem, ao contrário do que acontece com

Leia mais

1 Determinação da velocidade do som no ar

1 Determinação da velocidade do som no ar FEUP - Departamento de Engenharia Física Aulas de Laboratório: Introdução teórica e breve descrição das experiências. Trabalho prático: Ondas sonoras no ar. Microondas estacionárias. Ondas estacionárias

Leia mais

COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Disciplina:

COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Disciplina: COLÉGIO RESSURREIÇÃO NOSSA SENHORA Disciplina: Professor: Física Eduardo LISTA DE EXERCÍCIOS PROVA FINAL Data: 28/10 /2011 Série/Turma: 2 Ano EF TÓPICO 01: ESPELHOS PLANOS 01 Um objeto é colocado entre

Leia mais

Transferência de energia sob a forma de calor

Transferência de energia sob a forma de calor Transferência de energia sob a forma de calor As diferentes formas de transferência de energia sob a forma de calor têm em comum ocorrerem sómente quando existe uma diferença de temperatura entre os sistemas

Leia mais

APLICANDO OS CONCEITOS DE VELOCIDADE.

APLICANDO OS CONCEITOS DE VELOCIDADE. APLICANDO OS CONCEITOS DE VELOCIDADE. OBJETIVO: Resolver problemas simples utilizando o conceito de velocidade média (v = distância percorrida dividida pelo intervalo de tempo transcorrido no percurso),

Leia mais

do Semi-Árido - UFERSA

do Semi-Árido - UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA Ondas Sonoras Subênia Karine de Medeiros Mossoró, Outubro de 2009 SOM O som é uma onda mecânica, longitudinal e tridimensional que se propaga em um meio

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO CURSO VOCACIONAL ANO LETIVO 2016/2017. Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO CURSO VOCACIONAL ANO LETIVO 2016/2017. Módulo I. Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VILA FRANCA DO CAMPO ANO LETIVO Módulo I Som e Luz MARILIA CARMEN DA SILVA SOARES APONTAMENTOS O SOM O som resulta da vibração dos corpos. Para que possamos ouvir o som produzido

Leia mais

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA

FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA FÍSICA:TERMODINÂMICA, ONDAS E ÓTICA RESUMO: UNIDADES 5 E 6 Professora Olivia Ortiz John 2017 1 Unidade 5: Ondas e Fenômenos Ondulatórios Definição e classificação das ondas Parâmetros que descrevem uma

Leia mais

PROGRAMA QUALIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA INSTRUMENTOS MUSICAIS

PROGRAMA QUALIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA INSTRUMENTOS MUSICAIS Ana Paula Dias Torres Maria Lucia de A. Machado São Paulo dezembro 2015 1 Quando o professor canta para os bebês, dança com eles, imita o som dos animais, bate palmas ou produz outros sons corporais, está

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

Bioacústica. Maria Luisa da Silva UFPa Jacques Vielliard UNICAMP

Bioacústica. Maria Luisa da Silva UFPa Jacques Vielliard UNICAMP Bioacústica Maria Luisa da Silva UFPa silva.malu@uol.com.br Jacques Vielliard UNICAMP jacques@unicamp.br As bases físicas da comunicação sonora e da análise dos sinais sonoros O fenômeno acústico Os parâmetros

Leia mais

CONTEÚDO CIÊNCIAS REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 E HABILIDADES. Conteúdo: - Movimento, velocidade e aceleração - Força, ótica e som

CONTEÚDO CIÊNCIAS REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 E HABILIDADES. Conteúdo: - Movimento, velocidade e aceleração - Força, ótica e som CIÊNCIAS Conteúdo: - Movimento, velocidade e aceleração - Força, ótica e som Habilidades: - Relembrar os conceitos de movimento, velocidade e aceleração, bem como sua exemplificação no dia a dia. - Destacar

Leia mais

ÓPTICA GEOMÉTRICA. A luz é uma forma de energia que se propaga a uma altíssima velocidade: c=300.000 Km/s

ÓPTICA GEOMÉTRICA. A luz é uma forma de energia que se propaga a uma altíssima velocidade: c=300.000 Km/s ÓPTICA GEOMÉTRICA ÓPTICA GEOMÉTRICA A luz é uma forma de energia que se propaga a uma altíssima velocidade: c=300.000 Km/s Neste tópico, vamos estudar a Óptica sem levar em conta a natureza da luz, e sim

Leia mais

Freqüência dos sons audíveis: entre 20Hz (infra-sônica) e 20.000Hz (ultra-sônica, audíveis para muitos animais).

Freqüência dos sons audíveis: entre 20Hz (infra-sônica) e 20.000Hz (ultra-sônica, audíveis para muitos animais). Ondas Sonoras: - São ondas longitudinais de pressão, que se propagam no ar ou em outros meios. - Têm origem mecânica, pois são produzidas por deformação em um meio elástico. - As ondas sonoras não se propagam

Leia mais

COMPORTAMENTO DOS GASES - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO E TESTES DE VESTIBULARES

COMPORTAMENTO DOS GASES - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO E TESTES DE VESTIBULARES www.agraçadaquímica.com.br COMPORTAMENTO DOS GASES - EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO E TESTES DE VESTIBULARES 1. (UNIPAC-96) Um mol de gás Ideal, sob pressão de 2 atm, e temperatura de 27ºC, é aquecido até que a

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA ARTUR GONÇALVES. FICHA DE TRABALHO DE FÍSICA E QUÍMICA A 11º Ano

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA ARTUR GONÇALVES. FICHA DE TRABALHO DE FÍSICA E QUÍMICA A 11º Ano Agrupamento de Escolas AR T U R G O N Ç AL V E S ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA ARTUR GONÇALVES FICHA DE TRABALHO DE FÍSICA E QUÍMICA A 11º Ano Assunto: Viagens com GPS 1. Classifica cada uma das afirmações

Leia mais

GABARITO. β = 10. log 10 23) A. β = 10 log I I 0 I = P A 1 = P P W 24) B. 25) β = 120 db I =? β = 10log I. 120 = 10log =

GABARITO. β = 10. log 10 23) A. β = 10 log I I 0 I = P A 1 = P P W 24) B. 25) β = 120 db I =? β = 10log I. 120 = 10log = Física B Extensivo V. 7 Exercícios 0) C λ 0 mm 0. 0 3 m 05) A 30 0. 0 3. f f 3000 Hz (ultrassom) 0) A λ 3,3. 0 3 m 30 (3,3. 0 3 ). f f,03. 0 5 Hz 03) a) Ondas sonoras são ondas mecânicas longitudinais

Leia mais

Palavras-chave: Ficheiros associados: 1. Objetivo Geral. 2. Metas Específicas. 3. Comenta rios. 4. Material AL 2.2. VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DO SOM

Palavras-chave: Ficheiros associados: 1. Objetivo Geral. 2. Metas Específicas. 3. Comenta rios. 4. Material AL 2.2. VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DO SOM Ficha do professor AL 2.2. VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DO SOM Autora: Fernanda Neri TI-Nspire Palavras-chave: Velocidade do som; onda mecânica; onda longitudinal Ficheiros associados: Velocidade do som_atividade_aluno;

Leia mais

30 s Volume 5 Física

30 s Volume 5 Física 0 s Volume 5 Física www.cursomentor.com 26 de novembro de 2014 Q1. São dadas as massas da Terra, da Lua e do Sol: M T = 5, 97 10 27 g, M L = 7, 40 10 25 g e M S = 1, 97 10 g, respectivamente. Exprima estas

Leia mais

Lista de Revisão Prova Bimestral de Física 4 o Bimestre Professor Fábio Matos 2 o EM

Lista de Revisão Prova Bimestral de Física 4 o Bimestre Professor Fábio Matos   2 o EM Lista de Revisão Prova Bimestral de Física 4 o Bimestre Professor Fábio Matos https://matematicaeafins.com.br/aulas/aliadojg/ 2 o EM Entrega dia 29/11/2018 (Dia da Prova Bimestral) A atividade deverá ser

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS.º teste sumativo de FQA 7. OUTUBRO. 204 Versão 0.º Ano Turma A Professor: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 7 páginas

Leia mais

A forma geral de uma equação de estado é: p = f ( T,

A forma geral de uma equação de estado é: p = f ( T, Aula: 01 Temática: O Gás Ideal Em nossa primeira aula, estudaremos o estado mais simples da matéria, o gás, que é capaz de encher qualquer recipiente que o contenha. Iniciaremos por uma descrição idealizada

Leia mais