Douglas L. Pereira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Douglas L. Pereira"

Transcrição

1 51 HEGEL, SCHELLING E A VERDADE NA ARTE Douglas L. Pereira douglper@gmail.com Rio de Janeiro RJ 2008

2 52 HEGEL, SCHELLING E A VERDADE NA ARTE Resumo Douglas L. Pereira 1 douglper@gmail.com A obra O Sistema do Idealismo Transcendental é o sistema que posiciona a arte como o organon de toda a filosofia. Nessa obra, Schelling apresenta a síntese entre liberdade e necessidade em um único produto: o produto artístico. De certa forma, a produção artística em Schelling está articulada não só à produção natural necessidade como também à produção livre liberdade, e só isso já serve para dizermos que Schelling, assim como Hegel, também está em direto diálogo com a filosofia crítica kantiana. Pois, ainda que Schelling e Hegel admitam, em certa medida, muitos pressupostos da filosofia crítica, o modo como pensam a relação da arte com a verdade é bem diverso. Por um lado, temos uma filosofia que permite um acesso direto e imediato ao absoluto e, por outro, uma que entende esse acesso mediatizado. Hegel, com seu senso histórico, foi o grande crítico dessa imediatidade e não poupou adjetivos na Fenomenologia do Espírito, por exemplo para desqualificar como misteriosa e obscura essa forma de acesso à verdade. Palavras-chave: Arte Verdade Beleza. I O caminho que parte da natureza e tem seu fim no homem é o processo que vai da não-consciência para a consciência. O homem, como termo último dessa passagem, é o membro que dá sentido aos outros elementos naturais, pois é através dele que a natureza pode se autorefletir. No homem, necessidade natural e liberdade se encontram, pois a natureza, a partir de uma força inconsciente, foi capaz de gerar um ser consciente. A produção que se 1 Graduado em Filosofia pela UERJ e mestrando em Filosofia pela PUC-Rio.

3 53 propõe aqui deve percorrer o caminho inverso, isto é, da consciência para a não-consciência, do sujeito para a natureza. O produto, ao mesmo tempo em que foi produzido livre e conscientemente deve aparecer como produto de uma atividade necessária, dessa forma fruto também de uma atividade natural cega, capaz de suspender a contradição entre liberdade e necessidade, consciência e não-consciência. Nesse sentido, a contradição que fez surgir a consciência da não-consciência, ou seja, o sujeito a partir da natureza, deve aparecer agora reunida num produto inconsciente, entretanto, agora derivado da consciência, do sujeito. Na atividade natural inconsciente que teve como fim o homem, essa unidade ainda não era refletida de forma consciente, isto é, no homem, mas antes, era reflexo de uma contradição que se encontrava na natureza e que só posteriormente gerou a consciência, uma contradição que não aparecia ainda no próprio sujeito, na consciência. Agora, essa contradição deve mostrar-se dentro da subjetividade, em uma produção que é ao mesmo tempo resultado de uma ação livre, mas também necessária, unificando em um produto a contradição entre consciência e não-consciência, entre liberdade e necessidade. Logo, como o produto artístico deve expressar essa identidade, ele não pode ser fruto somente de uma vontade subjetiva, um desejo, tendo que ser resultado também de uma força inconsciente, que numa contradição com a consciência cria um produto artístico singular. Sobre este ponto, Schelling deixa claro que: (...) a identidade de ambas deveria ser suprimida unicamente a propósito da consciência, mas a produção deve terminar na não-consciência; logo, tem de existir um ponto onde ambas coincidem e, inversamente, onde ambas coincidem, a produção tem de deixar de aparecer como livre. (SCHELLING, 1998, p ). Uma produção capaz de cessar a eterna contradição não pode ser uma ação voluntária da consciência, mas antes deve ser uma ação orientada por uma força inconsciente 2 Todas as citações referentes à obra SCHELLING F. W. J. Sistema del Idealismo Trascendental. Barcelona: Antropos, 1998, a tradução pertence ao autor do presente artigo.

4 54 e um ímpeto de criar que escapam ao controle do sujeito e independem de sua vontade. Essa só pode ser, para Schelling, a produção genial, pois: (...) como se denomina destino aquele poder que através do nosso agir livre, sem o nosso saber e mesmo contra o nosso querer, realiza fins nãorepresentados, designa-se pelo obscuro conceito de gênio o incompreensível que acrescenta o objetivo ao consciente, sem intervenção da liberdade (...). (SCHELLING, 1998, p. 413). Destinado, o gênio é o medium dessa relação e nisso Schelling remete-se a Kant, pois é aquele que torna possível a aparição do objeto que é resultado da contradição entre o consciente e o não-consciente, entre liberdade e necessidade. O caráter genial da obra de arte revela então essa contradição e se resolve em um produto que provoca (...) o sentimento de uma harmonia infinita, e o fato de que este sentimento que acompanha a conclusão é ao mesmo tempo uma comoção já prova que o artista não atribui [apenas] a si mesmo a resolução integral da contradição que vê em sua obra, mas a um favor voluntário de sua natureza. (SCHELLING, 1998, p. 415). Na medida em que é fruto de uma contradição que age no sujeito e o impulsiona a produzir não havendo, portanto, no produto artístico primazia de um elemento sobre o outro, isto é, nem do consciente sobre o não-consciente nem vice-versa, a síntese final dessa atividade só pode ser um produto que reúne em si a identidade do consciente e do nãoconsciente, do livre e do necessário. Assim, a tensão conflituosa entre ambas as atividades termina numa obra-de-arte. O gênio é somente o intermediário e portador dessa força produtiva, pois, ainda que muitos elementos artísticos possam ser aprendidos e ensinados, sua real criação é uma unidade entre duas atividades, agindo de forma livre e ao mesmo tempo involuntária. Além disso, na produção genial, o artista nunca está subordinado a nenhuma regra de execução, no sentido de produzir uma arte que seguirá por caminhos dados de fora, externamente. Segundo Schelling, a obra-de-arte deve ser a expressão de uma quietude e de uma grandeza tranqüila, mesmo ali onde deve ser exprimida a tensão máxima da dor ou da alegria (SCHELLING, 1998, p. 418).

5 55 No gênio, a produtividade inconsciente coincide com a atividade livre e consciente e, assim, na obra-de-arte pode aparecer a identidade entre liberdade e necessidade, sujeito e objeto, espírito e matéria. A possibilidade de diferentes interpretações que atribuem à obra-dearte uma infinidade de significados, dos quais não podemos afirmar se foram ou não expostos com a intenção do artista, é o que caracteriza o involuntário na obra e, portanto, o elemento genial. Desse modo, a contradição infinita apresentada em um objeto finito é, para Schelling, a própria expressão da beleza. Na obra-de-arte, a beleza é resultado tanto da atividade livre do sujeito como fruto de uma atividade natural, pois a mesma atividade produtiva que fez surgir o homem como membro último da cadeia orgânica dos seres naturais também fez surgir à obra-de-arte. No entanto, como o produto final da natureza ainda não é resultado da contradição entre liberdade e necessidade, consciência e não-consciência, a beleza não pode se manifestar em um produto natural. O produto orgânico enquanto fruto da ação inconsciente da natureza é anterior à separação entre o sujeito e objeto, entre liberdade e natureza. Por isso, como não expressa a tensão entre o que acontece no sujeito, seu resultado ainda não pode aparecer como belo, ainda que Schelling caracterize a natureza como a poesia originária, ainda não-consciente (SCHELLING, 1998, p. 159). Em suma, a natureza é incapaz de apresentar em um produto singular essa contradição infinita que atravessa toda criação genial. O que a natureza apresenta na forma de um todo orgânico vivo, em perfeita harmonia, a obra-de-arte apresenta num único produto. Aquilo que a filosofia não pode apresentar externamente é deixado à arte, capaz de mostrar em um produto, em uma obra, a identidade originária entre a atividade não-consciente e consciente, entre liberdade e necessidade, espírito e matéria. Sendo assim, a arte pode ser pensada como o órgão geral da filosofia, porque apresenta objetivamente aquilo que a filosofia somente pode realizar subjetivamente já que intui esse absoluto somente através do

6 56 pensamento e, por isso, então ela se constitui no único órgão verdadeiro e eterno da filosofia, e ao mesmo tempo seu documento, que reconhece sempre o que a filosofia não pode apresentar externamente, ou seja, o não-consciente no agir e no produzir e a sua identidade originária com o consciente (SCHELLING, 1998, p. 425). II A crítica de Hegel ao sistema de Schelling recai justa e enfaticamente sobre o seu ponto nevrálgico, ou seja, sobre a possibilidade de um acesso direto ao absoluto através de um produto, pois, na medida em que somente através de uma intuição podemos ter acesso ao absoluto, portanto um acesso imediato, a necessidade de Hegel pensar um termo mediador na passagem do particular ao universal o coloca de frente com o Sistema do Idealismo Transcendental. No entanto, embora Hegel não admita esse acesso imediato ao absoluto, isso em nada quer dizer que estamos voltando aqui para uma postura kantiana, em que não é possível nenhum modo de acesso ao absoluto, ou seja, à coisa-em-si. De certa forma, Hegel concorda com Schelling em que o absoluto é o ponto de unidade entre sujeito e objeto, entre o espírito e o sensível, mas discorda da forma como podemos ter consciência ou conhecimento deste momento, pois, ainda que Hegel enfatize a arte como atividade humana, ele não está disposto a pensá-la como fruto da genialidade, de uma força inconsciente que age no indivíduo e o mobiliza a produzir artisticamente. Sendo assim, embora o talento e genius do artista tenham também em si mesmos um momento natural, eles necessitam essencialmente da formação pelo pensamento, da reflexão no modo de sua produção, bem como do exercício e habilidade no produzir (HEGEL, 1999, p.48). Na medida em que o belo para Hegel apresenta-se como aparência sensível da Idéia (HEGEL, 1999, p.126), sua exposição na matéria deve então seguir um percurso que vai da forma de arte mais sensível e menos espiritualizada até, enfim, a mais alta espiritualização da matéria, pois o espírito (...) deve passar por um trajeto de etapas

7 57 (HEGEL, 1999, p.88) que marcam, de fato, os momentos em que a verdade se manifesta no particular, no sensível. Desse modo, em seu processo de idealização da matéria, a arte apresenta-se dividida em arte simbólica, clássica e romântica. No entanto, como seria fácil pensar, essa diferença no grau de espiritualização do sensível não é uma qualidade negativa intrínseca que determinadas obras possuem, mas antes o efeito do espírito de uma época que faz com que a Idéia se realize na matéria com determinado conteúdo. Não nos interessa aqui detalhar cada momento, mas apenas sublinhar como a compreensão histórica e processual hegeliana difere do acesso imediato ao absoluto permitido pela arte no pensamento de Schelling. Portanto, enquanto Schelling buscava pensar a produção natural, a artística e a filosófica como formas do absoluto se apresentar integralmente, em que a diferença pesava somente no que diz respeito à consciência ou inconsciência dessa expressão natureza: inconsciente; arte: consciente-insconsciente; e filosofia: consciente, Hegel pensa que essas formas são absolutamente diferentes, pois cada uma corresponde a uma etapa necessária do desenvolvimento do absoluto na objetividade, no mundo. O absoluto não se manifesta todo, íntegro em cada etapa histórica. Com isso, a natureza, como etapa primeira do desenvolvimento, é incapaz de qualquer espiritualização, sendo o grau absolutamente ausente de Idéia e, por isso, uma mera exterioridade bruta. Nesse sentido, a crítica de Hegel incide no ponto em que a unidade entre sujeito e objeto, entre natureza e espírito só pode acontecer depois do espírito ter percorrido certas etapas históricas. Quando Hegel, na introdução à sua Estética, afirma que: A bela arte é, pois, apenas nesta sua liberdade verdadeira arte e leva a termo a sua mais alta tarefa quando se situa na mesma esfera da religião e da filosofia e torna-se apenas um modo de trazer à consciência e exprimir o divino, os interesses mais profundos da humanidade, as verdades mais abrangentes do espírito (HEGEL, 1999, p.32). O que de fato está em jogo é a manifestação do divino no real e, por conseguinte, a

8 58 expressão temporal do espírito através do sensível. Por essa razão, na medida em que a arte exprime a verdade através de obras históricas, Hegel pôde pensar o tão discutido fim da arte, que só acontece porque a forma como o divino se manifesta no sensível nunca permanece a mesma, posto que a matéria sensível esteja submetida à temporalidade. Assim, por conta desse caráter processual, a expressão do divino se deslocaria, com o tempo, para outra forma, e então podemos pensar o fim da arte como o término de um determinado modo do espírito se manifestar, isto é, do fim de toda uma forma da verdade aparecer aos homens. Decerto, quem chega ao seu término não é a arte efetivamente, mas a Forma daquele conteúdo divino acontecer em uma matéria determinada. Quando a arte medieval ou romântica alcança o ponto mais alto de espiritualização da matéria, então ela deve dar lugar para outra Forma do espírito se manifestar, já que seu conteúdo não cabe mais nessas Formas sensíveis. Na clássica passagem em que Hegel anuncia essa tese, ele afirma que ela [a arte] também perdeu para nós a autêntica verdade e vitalidade e está relegada à nossa representação, o que torna impossível que ela afirme sua antiga necessidade na realidade efetiva e que ocupe seu lugar superior (HEGEL, 1999, p.35). Contrariamente, do ponto de vista do que cada um esperava do papel ou da posição da arte, Schelling expõe quase três décadas antes de Hegel apresentar a sua Estética pela última vez em no Sistema do Idealismo Transcendental toda a sua esperança na possibilidade de um dia o pensamento expressar-se poeticamente, retornando, afinal, a uma unidade quase mítica entre natureza, arte e pensamento. Nas palavras a seguir, em que deixa essa tarefa para a geração futura, diz: Mas como pode surgir uma nova mitologia, que não pode ser invenção do poeta singular, mas de uma nova geração que por assim representa apenas um único poeta, é um problema cuja solução só deve ser esperada dos destinos posteriores do mundo e do curso mais afastado da história. (SCHELLING, 1996, p. 422).

9 59 REFERÊNCIAS HEGEL, G. W. Cursos de Estética. Trad. Marco Aurélio Werle. Vol 1. São Paulo: EdUSP, SCHELLING, F. W. J. Sistema del Idealismo Trascendental. Barcelona: Antropos, 1998.

ÉTICA E MORAL. profa. Karine Pereira Goss

ÉTICA E MORAL. profa. Karine Pereira Goss profa. Karine Pereira Goss Muitas vezes utiliza-se esses termos como sinônimos. Mas há diferenças entre eles, embora se relacionem estreitamente. MORAL é um conjunto de normas que regulam o comportamento

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA OS DOIS MUNDOS DE PLATÃO A FILOSOFIA DENTRO DA PSICOLOGIA UM ENSAIO A RESPEITO DE UM SABER

RELATO DE EXPERIÊNCIA OS DOIS MUNDOS DE PLATÃO A FILOSOFIA DENTRO DA PSICOLOGIA UM ENSAIO A RESPEITO DE UM SABER RELATO DE EXPERIÊNCIA OS DOIS MUNDOS DE PLATÃO A FILOSOFIA DENTRO DA PSICOLOGIA UM ENSAIO A RESPEITO DE UM SABER Graciella Leus Tomé Quase a meados da década de 90, e aqui estamos falando do ano de 1990,

Leia mais

A Teoria do Conhecimento

A Teoria do Conhecimento A Teoria do Conhecimento Objeto Conhecimento Objetivo Estudar a origem, natureza, valor e limites do conhecimento e da nossa capacidade de conhecer Problemas As formas do conhecimento A definição de conhecimento

Leia mais

Estética vem do grego aisthetiké. Refere-se a tudo aquilo que pode ser percebido pelos sentidos. Kant (1724-1808): o estudo das condições da

Estética vem do grego aisthetiké. Refere-se a tudo aquilo que pode ser percebido pelos sentidos. Kant (1724-1808): o estudo das condições da Estética vem do grego aisthetiké. Refere-se a tudo aquilo que pode ser percebido pelos sentidos. Kant (1724-1808): o estudo das condições da percepção pelos sentidos. Alexander Baumgarten (1714-1762):

Leia mais

PROPENSÃO AO MAL: OBSTÁCULO À LEI MORAL (2011) 1

PROPENSÃO AO MAL: OBSTÁCULO À LEI MORAL (2011) 1 PROPENSÃO AO MAL: OBSTÁCULO À LEI MORAL (2011) 1 MATZENBACHER, Ramon Alexandre. 2 ; PORTELA, Bruno Martinez. 3 Bolsistas de Pós-Graduação CAPES 1 Trabalho de pesquisa desenvolvido no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

HISTÓRIA DA FILOSOFIA OCIDENTAL

HISTÓRIA DA FILOSOFIA OCIDENTAL HISTÓRIA DA FILOSOFIA OCIDENTAL A filosofia ocidental possui como pensamento matriz o pensamento grego. No século XVIII (Iluminismo) Houve a racionalização da cultura, separando da fé e a razão. DIFERENÇA

Leia mais

Marx: Oferta e Demanda Com Base no Capitulo X do Volume 3 de O Capital

Marx: Oferta e Demanda Com Base no Capitulo X do Volume 3 de O Capital 1 Marx: Oferta e Demanda Com Base no Capitulo X do Volume 3 de O Capital Para a teoria neoclássica, o preço de mercado resulta da lei da oferta e da demanda. Um gráfico ilustrativo é sempre apresentado

Leia mais

É proibida a COMERCIALIZAÇÃO

É proibida a COMERCIALIZAÇÃO - 1 - ESTUDO DO LIVRO DOS MÉDIUNS PARTE 1: NOÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I: EXISTEM ESPÍRITOS? Liz Bittar Fevereiro de 1998 (1 a. versão em Fevereiro de 1990) - 2 - ESTUDO DO LIVRO DOS MÉDIUNS CAP. I EXISTEM

Leia mais

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA

Leia mais

HEGEL E A DIALÉTICA COMO MOVIMENTO NECESSÁRIO NO INTERIOR DA ARTE

HEGEL E A DIALÉTICA COMO MOVIMENTO NECESSÁRIO NO INTERIOR DA ARTE HEGEL E A DIALÉTICA COMO MOVIMENTO NECESSÁRIO NO INTERIOR DA ARTE Paula Regina Farias dos Santos 1 RESUMO: Este trabalho tem como função fazer uma análise sobre o percurso dialético promovido pela arte

Leia mais

ENSAIO FILOSÓFICO ACERCA DO TEMA FORA DA ARTE NÃO HÁ SALVAÇÃO

ENSAIO FILOSÓFICO ACERCA DO TEMA FORA DA ARTE NÃO HÁ SALVAÇÃO 27 ENSAIO FILOSÓFICO ACERCA DO TEMA FORA DA ARTE NÃO HÁ SALVAÇÃO Júlia de Holanda juliadeholanda@filosofiacapital.org Brasília-DF 2006 28 ENSAIO FILOSÓFICO ACERCA DO TEMA FORA DA ARTE NÃO HÁ SALVAÇÃO Júlia

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DISCIPLINA: Seminário de História Política I ACADÊMICO: Gabriel Farias Galinari - R.A. 69586 PROFESSOR: Rivail C. Rolim A CONSTRUÇÃO

Leia mais

Paulo Fernando da Silva (Mestrando UNESP/Marília)

Paulo Fernando da Silva (Mestrando UNESP/Marília) II Colóquio da Pós-Graduação em Letras UNESP Campus de Assis ISSN: 2178-3683 www.assis.unesp.br/coloquioletras coloquiletras@yahoo.com.br O FIM DA ARTE: APROXIMAÇÕES AO PENSAMENTO DE ARTHUR C. DANTO Paulo

Leia mais

O PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE HANS JONAS

O PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE HANS JONAS O PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE HANS JONAS CAP. I: A NATUREZA MODIFICADA DO AGIR A obra foi escrita em 1979. O novo continente da práxis coletiva que adentramos com a alta tecnologia ainda constitui, para

Leia mais

PARA PENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA

PARA PENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA PARA PENSAR O ENSINO DE FILOSOFIA Rosevânio de Britto Oliveira UEPB e-mail: rosevaniobritto@hotmail.com Prof. Dr. Valmir Pereira UEPB e-mail: provalmir@gmail.com Introdução Temos consciência de que a educação

Leia mais

Artigos científicos / Scientific articles

Artigos científicos / Scientific articles Artigos científicos / Scientific articles Rev. Ibirapuera, São Paulo, n. 1, p. 69-72, jan./jun. 2011 A MORAL E A ÉTICA NA FILOSOFIA DO DIREITO DE HEGEL: sua aplicabilidade nas relações jurídico-sociais

Leia mais

FILOSOFIA 11º ano. Demonstração e argumentação: Lógica e retórica

FILOSOFIA 11º ano. Demonstração e argumentação: Lógica e retórica FILOSOFIA 11º ano Demonstração e argumentação: Lógica e retórica Governo da República Portuguesa Demonstração/argumentação Conforme os tipos de argumentos (razões) que nos servimos para justificar uma

Leia mais

Hermenêutica Aula 4. Professora Edna

Hermenêutica Aula 4. Professora Edna Professora Edna Hermenêutica Aula 4 Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen: Crítica ao caráter ideológico da Escola da Exegese; A moldura da norma jurídica; ato de conhecimento de vontade; interpretação

Leia mais

Seminário de Atualização Filosófica

Seminário de Atualização Filosófica Seminário de Atualização Filosófica Questões orientadoras sobre a interpretação do texto filosófico: problemas e conceitos Prof. Vanderlei Carbonara Para a leitura de um texto filosófico é importante observar:

Leia mais

Filosofia (aula 10) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE

Filosofia (aula 10) Dimmy Chaar Prof. de Filosofia. SAE Filosofia (aula 10) Prof. de Filosofia SAE leodcc@hotmail.com Gnosiologia (GNOSIOLOGIA) - Relação do sujeito cognoscente com o objeto cognoscível. (GNOSIOLOGIA) - Relação do sujeito cognoscente com o objeto

Leia mais

Texto 3: ESQUEMA, RESUMO, RESENHA e FICHAMENTO.

Texto 3: ESQUEMA, RESUMO, RESENHA e FICHAMENTO. Texto 3: ESQUEMA, RESUMO, RESENHA e FICHAMENTO. lesquemas lfichamentos lresumos lresenhas Críticas ESQUEMAS l O esquema é um registro gráfico (bastante visual) dos pontos principais de um determinado conteúdo.

Leia mais

Seminário 2: Análise de livros didáticos de Física para o Ensino Médio

Seminário 2: Análise de livros didáticos de Física para o Ensino Médio Propostas e Projetos para o Ensino de Física Prof. Anne L. Scarinci Seminário 2: Análise de livros didáticos de Física para o Ensino Médio Henrique Gallo Jairo Mendes Marcos Teruo Ronaldo Belizário 2001

Leia mais

Árvores Parte 1. Aleardo Manacero Jr. DCCE/UNESP Grupo de Sistemas Paralelos e Distribuídos

Árvores Parte 1. Aleardo Manacero Jr. DCCE/UNESP Grupo de Sistemas Paralelos e Distribuídos Árvores Parte 1 Aleardo Manacero Jr. DCCE/UNESP Grupo de Sistemas Paralelos e Distribuídos Árvores uma introdução As listas apresentadas na aula anterior formam um conjunto de TADs extremamente importante

Leia mais

Revelação Progressiva. 09 de março de 2014

Revelação Progressiva. 09 de março de 2014 Revelação Progressiva 09 de março de 2014 Hebreus 1.1,2 Estrutura sugerida por Calvino em Exposição de Hebreus, Edições Paracletos, 1997. Deus falou Outrora, pelos profetas Agora, pelo Filho Então, aos

Leia mais

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo A UA UL LA Frações e números decimais Introdução Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos de um bolo se dividirmos esse bolo em cinco partes iguais e tomarmos

Leia mais

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo A UA UL LA Frações e números decimais Introdução Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos de um bolo se dividirmos esse bolo em cinco partes iguais e tomarmos

Leia mais

A filosofia e a ciência do Direito Tributário Adonis Costa e Silva

A filosofia e a ciência do Direito Tributário Adonis Costa e Silva A filosofia e a ciência do Direito Tributário Adonis Costa e Silva A filosofia A Filosofia é o estudo do transcendental. Não existe Filosofia de fatos concretos, de fenômenos que se manifestem no exterior.

Leia mais

Adler, Mortimer J. & Van Doren, Charles (1972). How to read a book. New York, Touchstone. Partes 1, 2 e 4

Adler, Mortimer J. & Van Doren, Charles (1972). How to read a book. New York, Touchstone. Partes 1, 2 e 4 Adler, Mortimer J. & Van Doren, Charles (1972). How to read a book. New York, Touchstone. Partes 1, 2 e 4 1. O Ato de Ler e a Arte de Ler O processo de leitura envolve duas partes: o remetente e o receptor.

Leia mais

A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE

A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. SP: Pioneira, 2004. Teorias dos signos UNEB Lidiane Lima A TEORIA DOS SIGNOS: Três origens: EUA (1), Europa Ocidental e União Soviética

Leia mais

Produtividade e investimento

Produtividade e investimento BOLETIM: Março/2016 Produtividade e investimento PESQUISA DE PRODUTIVIDADE SOBRE A EQUIPE TÉCNICA DA FUNDAÇÃO DOM CABRAL (FDC) COORDENAÇÃO TÉCNICA DA PESQUISA DE PRODUTIVIDADE: Hugo Ferreira Braga Tadeu

Leia mais

O iluminismo ou Século das luzes

O iluminismo ou Século das luzes O iluminismo ou Século das luzes Início O contexto histórico em que surgiu o Iluminismo Burguesia e Iluminismo As luzes da razão O que o iluminismo defendia O que o iluminismo combatia Os pensadores iluministas

Leia mais

A lei de Coulomb descreve a força elétrica (em Newtons) entre dois corpos carregados com carga Q 1 e Q 2 (em Coulombs) da seguinte maneira: =

A lei de Coulomb descreve a força elétrica (em Newtons) entre dois corpos carregados com carga Q 1 e Q 2 (em Coulombs) da seguinte maneira: = A lei de Coulomb descreve a força elétrica (em Newtons) entre dois corpos carregados com carga Q 1 e Q 2 (em Coulombs) da seguinte maneira: = sendo d a distância (em metros) entre os centros dos corpos

Leia mais

MEU A FELICIDADEDE ALGUEM PODE PODE DEPENDER DE UMA ATITUDE SUA REVISTA. Esqueceu sua revista em casa? Utilize nosso aplicativo. 40.

MEU A FELICIDADEDE ALGUEM PODE PODE DEPENDER DE UMA ATITUDE SUA REVISTA. Esqueceu sua revista em casa? Utilize nosso aplicativo. 40. REVISTA MEU 40.000 Tiragens SEPETIBA - SANTA CRUZ - PEDRA DE GUARATIBA GUIA DESCONTO: VÁLIDO SOMENTE COM CARTÃO DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A FELICIDADEDE ALGUEM PODE PODE DEPENDER DE UMA ATITUDE SUA AJUDE A

Leia mais

Oficina: Jogar para gostar e aprender matemática. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.molinari@uol.com.br

Oficina: Jogar para gostar e aprender matemática. Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.molinari@uol.com.br Oficina: Jogar para gostar e aprender matemática Profa. Dra. Adriana M. Corder Molinari dri.molinari@uol.com.br 1 Implicações do Jogo Quatro Cores: Para jogar bem, é preciso economia de cores e consideração

Leia mais

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PARA REVISÃO DA PROVA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES

RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PARA REVISÃO DA PROVA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PARA REVISÃO DA PROVA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR DANILO BORGES 1. Podemos considerar que este pensamento nasce basicamente de uma insatisfação com o tipo de explicação

Leia mais

MÉTODO CIENTÍFICO E MÉTODO DE PESQUISA

MÉTODO CIENTÍFICO E MÉTODO DE PESQUISA MÉTODO CIENTÍFICO E MÉTODO DE PESQUISA Características do conhecimento SENSO COMUM: a forma mais amplamente empregada Solução de problemas imediatos Linguagem genérica Não se preocupa com a validade dos

Leia mais

O QUE É A FILOSOFIA? A filosofia no Ensino Médio

O QUE É A FILOSOFIA? A filosofia no Ensino Médio O QUE É A FILOSOFIA? A filosofia no Ensino Médio Gustavo Bertoche Quando a filosofia é apresentada no ensino médio, a primeira dificuldade que os alunos têm é relativa à compreensão do que é a filosofia.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPTO. DE ENG. DE PRODUÇÃO E SISTEMAS 1 REDES PERT-CPM

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPTO. DE ENG. DE PRODUÇÃO E SISTEMAS 1 REDES PERT-CPM 1 REDES PERT-CPM UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPTO. DE ENG. DE PRODUÇÃO E SISTEMAS Durante a Revolução Industrial do século passado, um considerável aumento

Leia mais

O Dinheiro ou a Circulação das Mercadorias. O Capital Crítica da Economia Política Capítulo III

O Dinheiro ou a Circulação das Mercadorias. O Capital Crítica da Economia Política Capítulo III O Dinheiro ou a Circulação das Mercadorias O Capital Crítica da Economia Política Capítulo III 1 O começo de tudo Em O Capital, Marx começa pela mercadoria, indicada por M. Ele começa pelo objeto da troca

Leia mais

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc.

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc. Professor José Alves Aula pocii Aula 3,4 Custeio por Absorção Custeio significa apropriação de custos. Métodos de Custeio é a forma como são apropriados os custos aos produtos. Assim, existe Custeio por

Leia mais

Escrito por Administrator Qui, 12 de Junho de 2008 17:32 - Última atualização Qui, 12 de Junho de 2008 17:40

Escrito por Administrator Qui, 12 de Junho de 2008 17:32 - Última atualização Qui, 12 de Junho de 2008 17:40 Peixes com Áries Se os parceiros souberem lidar com carinho e paciência com o espírito sonhador e romântico de um, unido a ânsia pelo lado prático, direto e objetivo da vida, esta dupla poderá trazer bastante

Leia mais

Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de

Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de 1 Veja nesta aula uma introdução aos elementos básicos da perspectiva. (Mateus Machado) 1. DEFINIÇÃO INTRODUÇÃO A PERSPECTIVA Podemos dizer que a perspectiva é sem dúvida uma matéria dentro do desenho

Leia mais

REIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NO CAPITAISMO MODERNO: UMA ANÁLISE FILOSÓFICA DA EDUCAÇÃO À LUZ DO MATERIALISMO DE MARX E LUKÁCS.

REIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NO CAPITAISMO MODERNO: UMA ANÁLISE FILOSÓFICA DA EDUCAÇÃO À LUZ DO MATERIALISMO DE MARX E LUKÁCS. REIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NO CAPITAISMO MODERNO: UMA ANÁLISE FILOSÓFICA DA EDUCAÇÃO À LUZ DO MATERIALISMO DE MARX E LUKÁCS. Erivânia de Meneses Braga/ Graduanda em Filosofia pela UECE e bolsista

Leia mais

Projecto Delfos: Escola de Matemática Para Jovens 1 TEORIA DOS NÚMEROS

Projecto Delfos: Escola de Matemática Para Jovens 1 TEORIA DOS NÚMEROS Projecto Delfos: Escola de Matemática Para Jovens 1 A Teoria dos Números tem como objecto de estudo o conjunto Z dos números inteiros (a letra Z vem da palavra alemã Zahl que significa número). 1. DIVISIBILIDADE

Leia mais

O sintoma como poder na família e na relação terapêutica

O sintoma como poder na família e na relação terapêutica O sintoma como poder na família e na relação terapêutica Como as histórias nasceram? Ah, as historias vieram ao mundo por que Deus se sentia só. Clarissa Pinkola Estés 1995 Solange Bluvol Este trabalho

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARENTIANO. Pós Graduação em Filosofia e Ensino da Filosofia. Sergio Levi Fernandes de Souza RA: 1123930

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARENTIANO. Pós Graduação em Filosofia e Ensino da Filosofia. Sergio Levi Fernandes de Souza RA: 1123930 CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARENTIANO Pós Graduação em Filosofia e Ensino da Filosofia Sergio Levi Fernandes de Souza RA: 1123930 Filosofia e Filosofia da Educação Contribuições da corrente filosófica Filosofia

Leia mais

Erros e Incertezas. Rafael Alves Batista Instituto de Física Gleb Wataghin Universidade Estadual de Campinas (Dated: 10 de Julho de 2011.

Erros e Incertezas. Rafael Alves Batista Instituto de Física Gleb Wataghin Universidade Estadual de Campinas (Dated: 10 de Julho de 2011. Rafael Alves Batista Instituto de Física Gleb Wataghin Universidade Estadual de Campinas (Dated: 10 de Julho de 2011.) I. INTRODUÇÃO Quando se faz um experimento, deseja-se comparar o resultado obtido

Leia mais

CRIANDO UM NOVO CENÁRIO DE ABUNDÂNCIA (7ª SEMANA) 14 A 20 DE JULHO Nestas 6 últimas semanas falamos dos obstáculos a serem superados.

CRIANDO UM NOVO CENÁRIO DE ABUNDÂNCIA (7ª SEMANA) 14 A 20 DE JULHO Nestas 6 últimas semanas falamos dos obstáculos a serem superados. CRIANDO UM NOVO CENÁRIO DE ABUNDÂNCIA (7ª SEMANA) 14 A 20 DE JULHO Nestas 6 últimas semanas falamos dos obstáculos a serem superados. Foi importante conscientizar-se do fato que a escassez é um conceito

Leia mais

Judith Sonja Garbers, Psicóloga

Judith Sonja Garbers, Psicóloga Judith Sonja Garbers, Psicóloga A maior parte da nossa atividade cerebral é inconsciente Tudo o que nos alcança através dos nossos sentidos é registrado Só uma porcentagem minúscula se torna consciente

Leia mais

A mercadoria. Seção 3 do Capítulo 1 A forma de valor ou valor de troca. c) Forma geral do valor D) Forma dinheiro

A mercadoria. Seção 3 do Capítulo 1 A forma de valor ou valor de troca. c) Forma geral do valor D) Forma dinheiro A mercadoria Seção 3 do Capítulo 1 A forma de valor ou valor de troca c) Forma geral do valor D) Forma dinheiro 1 Estrutura Capítulo I Nome: A mercadoria Seção 1: Os dois fatores da mercadoria Seção 2:

Leia mais

Museu do Papel Moeda Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. Estrutura da Visita. Desmaterialização da moeda, Um percurso histórico

Museu do Papel Moeda Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. Estrutura da Visita. Desmaterialização da moeda, Um percurso histórico Museu do Papel Moeda Fundação Dr. António Cupertino de Miranda Estrutura da Visita Desmaterialização da moeda, Um percurso histórico O dinheiro afeta a nossa vida de muitas maneiras É verdade que o dinheiro

Leia mais

Ficha de Exercícios nº 2

Ficha de Exercícios nº 2 Nova School of Business and Economics Álgebra Linear Ficha de Exercícios nº 2 Matrizes, Determinantes e Sistemas de Equações Lineares 1 O produto de duas matrizes, A e B, é a matriz nula (mxn). O que pode

Leia mais

FABIANO KLEIN CRITÉRIOS NÃO CLÁSSICOS DE DIVISIBILIDADE

FABIANO KLEIN CRITÉRIOS NÃO CLÁSSICOS DE DIVISIBILIDADE FABIANO KLEIN CRITÉRIOS NÃO CLÁSSICOS DE DIVISIBILIDADE FLORIANÓPOLIS 2007 FABIANO KLEIN CRITÉRIOS NÃO CLÁSSICOS DE DIVISIBILIDADE Trabalho de conclusão de Curso apresentado ao curso de Matemática Habilitação

Leia mais

Emancipar ou embrutecer?

Emancipar ou embrutecer? Emancipar ou embrutecer? Laura Noemi Chaluh 1 Rancière (2002), em seu livro O mestre ignorante cinco lições sobre a emancipação intelectual 2, traz o percurso educativo e as considerações elaboradas por

Leia mais

Num caso como no outro, o filosofar apresenta-se como uma actividade que consiste

Num caso como no outro, o filosofar apresenta-se como uma actividade que consiste 1.3.A Dimensão Discursiva do Trabalho Filosófico 1.3.1.Os Instrumentos do Trabalho Discursivo a) O trabalho filosófico Disse-se atrás que mais importante do que a filosofia é o filosofar, o trabalho que

Leia mais

ESTUDO DE UM CIRCUITO RC COMO FILTRO

ESTUDO DE UM CIRCUITO RC COMO FILTRO Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa T6 Física Experimental I - 2007/08 ESTUDO DE UM CIRCUITO RC COMO FILTRO 1. Objectivo Estudo do funcionamento, em regime estacionário,

Leia mais

TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.

TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. TÓPICOS DE RELATIVIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO: DESIGN INSTRUCIONAL EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Palavras-chave: física moderna, ambiente virtual de aprendizagem, design instrucional,

Leia mais

1. O amor que sabe. 2. A boa e a má consciência

1. O amor que sabe. 2. A boa e a má consciência 1. O amor que sabe A idéia de que devem e podem assumir algo pelos pais ou ancestrais faz parte do pano de fundo que causa dificuldades aos filhos. Isso leva a problemas intermináveis para eles. E de certa

Leia mais

ORIENTAÇÕES TRABALHO EM EQUIPE. Trabalho em Equipe. Negociação

ORIENTAÇÕES TRABALHO EM EQUIPE. Trabalho em Equipe. Negociação 2015 Trabalho em Equipe Negociação Caros alunos, A seguir colocamos as orientações para a realização do trabalho em equipe. Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é uma atividade que deverá ser desenvolvida

Leia mais

3º Trabalho de GI Análise DFD

3º Trabalho de GI Análise DFD 3º Trabalho de GI Análise DFD Problemas típicos da organização Diálogo com o exterior Mestrado de Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação 2000/2001 Cadeira : Prof.: GI-Gestão da Informação Luis Manuel

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro Pressuposto n Preciso conhecer/compreender o fenômeno para poder intervir eficazmente nele. LINGUAGEM Quatro habilidades: Ouvir Falar Ler Escrever n Recebemos: Ouvir

Leia mais

Evolucionismo vs Criacionismo

Evolucionismo vs Criacionismo Evolucionismo vs Criacionismo uma perspectiva filosófica fica M. Patrão Neves Filosofia fisiólogos e filósofos sistemáticos multiplicidade do real: ordem? unidade da multiplicidade diversidade dos seres:

Leia mais

de sua personalidade. Para justificar sua existência, a nova criança deve dilatar seu ego ao infinito realizando prodígios ou contentar-se em ser

de sua personalidade. Para justificar sua existência, a nova criança deve dilatar seu ego ao infinito realizando prodígios ou contentar-se em ser Um túmulo acusador? Desde o seu nascimento, Vincent Willem Van Gogh viveu em dificuldade. Nasceu em 30 de março de 1853, exatamente um ano após uma criança natimorta chamada, como ele, Vincent Willen Van

Leia mais

Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí.

Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí. Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí. Flávio Ferreira Moraes Orientadora: Cleusa Gomes. Em 1995 houve a fundação do Museu

Leia mais

REUNIÃO PAIS. COLÉGIO VALPARAISO REDE PITÁGORAS Adolfo Eduardo Marini e Souza

REUNIÃO PAIS. COLÉGIO VALPARAISO REDE PITÁGORAS Adolfo Eduardo Marini e Souza REUNIÃO PAIS COLÉGIO VALPARAISO REDE PITÁGORAS Adolfo Eduardo Marini e Souza adolfo@colegvalparaiso.com.br Conversando O QUE ESPERAMOS DA ESCOLA DE NOSSOS FILHOS? EM QUE NOS BASEAMOS PARA ESTABELECERMOS

Leia mais

A forma de valor ou valor de troca Forma simples O conjunto da forma simples de valor

A forma de valor ou valor de troca Forma simples O conjunto da forma simples de valor A mercadoria Seção 3 do Capítulo 1 A forma de valor ou valor de troca Forma simples O conjunto da forma simples de valor 18/03/2013 1 Estrutura da Subseção A Sub subseção 1) Os dois polos da expressão

Leia mais

Escrito por Administrator Qui, 12 de Junho de 2008 17:29 - Última atualização Qui, 12 de Junho de 2008 17:40

Escrito por Administrator Qui, 12 de Junho de 2008 17:29 - Última atualização Qui, 12 de Junho de 2008 17:40 Capricórnio com Áries Este é o típico relacionamento de aprendizado. Áries fornece o gosto pela vida e Capricórnio traçará as bases para que estes projetos sejam viabilizados. Enquanto Capricórnio procura

Leia mais

Questões de Filosofia. Um ensaio!

Questões de Filosofia. Um ensaio! Questões de Filosofia Um ensaio! Introdução Leitura atenta dos textos das questões; Busca de referências na questão Situar o filósofo, ou pensamento deste, em um contexto espaço temporal para evitar anacronismos.

Leia mais

Como se desenvolve o trabalho filosófico? Como constrói o filósofo esses argumentos?

Como se desenvolve o trabalho filosófico? Como constrói o filósofo esses argumentos? O que é filosofia? A filosofia é uma atividade interrogativa (dimensão teórica) que tenta responder a problemas e questões que nos são comuns, discutindo-os e analisando-os. Questões como O que é o conhecimento?,

Leia mais

Mensagem de Kuthumi para o Mês de Maio

Mensagem de Kuthumi para o Mês de Maio Mensagem de Kuthumi para o Mês de Maio Eu sou Kuthumi! Dá-me uma grande alegria estar hoje aqui e passar esta mensagem para toda a humanidade. Este mês de maio, como vocês o chamam na Terra, é um mês muito

Leia mais

O NASCIMENTO DE DEUS NA ALMA

O NASCIMENTO DE DEUS NA ALMA O NASCIMENTO DE DEUS NA ALMA Maria Aparecida Rafael Bolsista PET - Filosofia / UFSJ (MEC/SESu/DEPEM) Orientadora: Profa. Dra. Glória Maria Ferreira Ribeiro - DFIME / UFSJ (Tutora do Grupo PET Filosofia)

Leia mais

Alteridade e responsividade em Bakhtin 1

Alteridade e responsividade em Bakhtin 1 Alteridade e responsividade em Bakhtin 1 Sebastiana Almeida Souza 2 Sérgio Souza Almeida 3 Este artigo pretende trabalhar a noção de alteridade e responsividade em uma abordagem bakhtinina através da análise

Leia mais

ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E SIGNIFICADOS

ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E SIGNIFICADOS ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E SIGNIFICADOS CÉLIA MARIA CAROLINO PIRES Introdução: Fazendo uma breve retrospectiva O ensino das chamadas quatro operações sempre teve grande destaque no trabalho desenvolvido nas séries

Leia mais

8 - QUANDO VOCÊ VAI ACORDAR?

8 - QUANDO VOCÊ VAI ACORDAR? 8 - QUANDO VOCÊ VAI ACORDAR? Na última vez em que falei com você, disse tão claro quanto me foi possível, através da mente de meu Canal: QUANDO VOCÊ VAI ACORDAR, CRESCER E CRIAR A CORAGEM DE ABANDONAR

Leia mais

AULA 3 DIREITO EMPRESARIAL

AULA 3 DIREITO EMPRESARIAL AULA 3 DIREITO EMPRESARIAL CAPACIDADE DA PESSOA FÍSICA Capacidade de direito ou capacidade jurídica É a aptidão que a pessoa física possui de exercer direitos e contrair obrigações. O ser humano possui

Leia mais

Curso de Capacitação para Museus Módulo IV Ação Educativa 1/73

Curso de Capacitação para Museus Módulo IV Ação Educativa 1/73 Curso de Capacitação para Museus Módulo IV Ação Educativa 1/73 Exposições 2/73 Longa duração maior tempo para pesquisar e conhecer o acervo, pensar a comunicação e as ações, desenvolver estratégias, avaliar

Leia mais

a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6

a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6 Recordando operações básicas 01. Calcule as expressões abaixo: a) 2254 + 1258 = b) 300+590 = c) 210+460= d) 104+23 = e) 239 54 = f) 655-340 = g) 216-56= h) 35 x 15 = i) 50 x 210 = j) 366 x 23 = k) 355

Leia mais

O que o professor de matemática deve fazer para que seu aluno tenha motivação, interesse e dedicação em sua aula?

O que o professor de matemática deve fazer para que seu aluno tenha motivação, interesse e dedicação em sua aula? RENILSON ANDRADE COSTA¹ O que o professor de matemática deve fazer para que seu aluno tenha motivação, interesse e dedicação em sua aula? Dezembro/ 2014 SUMÁRIO 1- Introdução 2 - Motivação em sala de aula

Leia mais

Cursos Educar [PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO] Prof. M.Sc. Fábio Figueirôa

Cursos Educar [PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO] Prof. M.Sc. Fábio Figueirôa Cursos Educar Prof. M.Sc. Fábio Figueirôa [PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO] O curso tem o objetivo de ensinar aos alunos de graduação e de pós-graduação, as técnicas de produção de artigos científicos, nas

Leia mais

A Herança de Paulo Freire

A Herança de Paulo Freire A Herança de Paulo Freire Cinco Princípios-Chave que definem a visão Freiriana de Educação Musical. Eles são: Primeiro Princípio 1. Educação Musical é um Diálogo Alunos e professores apresentam um problema

Leia mais

O CONCEITO DE EDUCAÇÃO EM MARX. Maria Catarina Ananias de Araújo (Acadêmica do Curso Letras UEPB)

O CONCEITO DE EDUCAÇÃO EM MARX. Maria Catarina Ananias de Araújo (Acadêmica do Curso Letras UEPB) O CONCEITO DE EDUCAÇÃO EM MARX Maria Catarina Ananias de Araújo (Acadêmica do Curso Letras UEPB) mariacatarinaan@gmail.com GT-03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia RESUMO: O presente trabalho tem

Leia mais

GEOGRAFIA. PRINCIPAIS CONCEITOS: espaço geográfico, território, paisagem e lugar.

GEOGRAFIA. PRINCIPAIS CONCEITOS: espaço geográfico, território, paisagem e lugar. GEOGRAFIA { PRINCIPAIS CONCEITOS: espaço geográfico, território, paisagem e lugar. A importância dos conceitos da geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares Os conceitos são fundamentais

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES ESTRUTURAS CRISTALINAS E MOLECULARES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES ESTRUTURAS CRISTALINAS E MOLECULARES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES ESTRUTURAS CRISTALINAS E MOLECULARES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA RESUMO A utilização de materiais de fácil manuseio pode levar a um

Leia mais

COMPREENDENDO AS FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS COM O AUXÍLIO DO CÁLCULO DIFERENCIAL

COMPREENDENDO AS FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS COM O AUXÍLIO DO CÁLCULO DIFERENCIAL COMPREENDENDO AS FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS COM O AUXÍLIO DO CÁLCULO DIFERENCIAL Airton Temistocles Gonçalves de Castro Universidade Federal de Pernambuco airton@dmat.ufpe.br Ademilson do Nascimento

Leia mais

RENASCIMENTO. Localização Espacial: Cidades Italianas, Países Baixos e reinos alemães. Localização Temporal: Século XV e XVI

RENASCIMENTO. Localização Espacial: Cidades Italianas, Países Baixos e reinos alemães. Localização Temporal: Século XV e XVI RENASCIMENTO Localização Espacial: Cidades Italianas, Países Baixos e reinos alemães Localização Temporal: Século XV e XVI Não há uma definição de Renascimentos mas sim definições. Este período histórico

Leia mais

Guia do Professor. Conteúdos Digitais. Audiovisual 01. Série Jornal Numer4l. A Matemática na História

Guia do Professor. Conteúdos Digitais. Audiovisual 01. Série Jornal Numer4l. A Matemática na História Guia do Professor Conteúdos Digitais Audiovisual 01 A Matemática na História Série Jornal Numer4l 1 Coordenação Geral Elizabete dos Santos Autores Emerson Rolkouski Revisão Textual Elizabeth Sanfelice

Leia mais

4.2.2 Filtrando Macro filtro

4.2.2 Filtrando Macro filtro MACRO FILTRO A: A história O exercício de Macro Filtro é um exercício curto, mas constitui um passo muito importante que liga a geração da idéia de projeto à decisão final sobre a idéia de negócio mais

Leia mais

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP Qual a USP que queremos: A USP hoje e daqui a 20 anos Estela Damato NUSP 7693618 São Paulo 2014 Introdução Pensar no futuro de uma universidade

Leia mais

Como Fazer uma Monografia

Como Fazer uma Monografia Como Fazer uma Monografia Profa. Mara Abel Instituto de Informática / UFRGS marabel@inf.ufrgs.br O que é uma monografia? A descrição, através de um texto com formato pré-definido, dos resultados obtidos

Leia mais

Fundamentos da Gastronomia

Fundamentos da Gastronomia Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina Fundamentos da Gastronomia, oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS GFL00024 - INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Delimitação do objeto próprio da Filosofia. Divisão da Filosofia. Caracterização dos diferentes tipos de saber.

Leia mais

Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro Planejamento Financeiro A maioria das pessoas que começa um negócio, não se preocupa muito em fazer um planejamento financeiro. Não dão tanta importância para o navegador da empresa. É o planejamento financeiro

Leia mais

O currículo do Ensino Religioso: formação do ser humano a partir da diversidade cultural

O currículo do Ensino Religioso: formação do ser humano a partir da diversidade cultural O currículo do Ensino Religioso: formação do ser humano a partir da diversidade cultural Prof. Ms. Henri Luiz Fuchs Pedagogo e teólogo. Professor no Centro Universitário La Salle, Canoas, RS. Integrante

Leia mais

Aula AS BASES FILOSÓFICAS DA GEOGRAFIA NOS TEMPOS MODERNOS. META Discutir as bases filosóficas da Geografia na época moderna.

Aula AS BASES FILOSÓFICAS DA GEOGRAFIA NOS TEMPOS MODERNOS. META Discutir as bases filosóficas da Geografia na época moderna. Aula AS BASES FILOSÓFICAS DA GEOGRAFIA NOS TEMPOS MODERNOS META Discutir as bases filosóficas da Geografia na época moderna. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: entender a conformação do pensamento

Leia mais

Formas de abordagem dramática na educação

Formas de abordagem dramática na educação 1 Formas de abordagem dramática na educação Ana Carolina Müller Fuchs O teatro no contexto escolar possui diversas abordagens que se modificaram conforme a transformação da própria educação. Inicialmente

Leia mais

L U Z E R E D E N Ç Ã O AT R AV É S D A H U M A N I D A D E

L U Z E R E D E N Ç Ã O AT R AV É S D A H U M A N I D A D E PLENILÚNIO DE ESCORPIÃO (Lua Cheia 27/10/2015 às 09h05 hora local Argentina) E S C O R P I Ã O L U Z E R E D E N Ç Ã O AT R AV É S D A H U M A N I D A D E Intenção enfocada, meditação concentrada, visualização,

Leia mais

SIGMUND FREUD CARL G. JUNG

SIGMUND FREUD CARL G. JUNG SIGMUND FREUD E CARL G. JUNG Por: Marcilene Tomaz Orientadora: Bruna Marinho Nov/2011 Sigmund Freud Freud nasceu em 1856 e faleceu em 1939. Fundador da PSICANÁLISE ou TEORIA PSICANALÍTICA. Psicanálise

Leia mais

A QUESTÃO DA LIBERDADE NO PENSAMENTO POLÍTICO DE HANNAH ARENDT

A QUESTÃO DA LIBERDADE NO PENSAMENTO POLÍTICO DE HANNAH ARENDT A QUESTÃO DA LIBERDADE NO PENSAMENTO POLÍTICO DE HANNAH ARENDT 1 Introdução Profa. Edilene Maria da Conceição O presente resumo trabalha o conceito de Liberdade a partir da leitura de Hannah Arendt. Desta

Leia mais

O QUE É UMA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO EFETIVAMENTE BOA

O QUE É UMA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO EFETIVAMENTE BOA O QUE É UMA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO EFETIVAMENTE BOA (Qual a margem de contribuição ideal)! Alcançar o ponto de equilíbrio basta?! A margem de contribuição unitária diz alguma coisa?! A TIR responde se

Leia mais