TOUR DO VINHO NA TOSCANA PARA INDIVIDUAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TOUR DO VINHO NA TOSCANA PARA INDIVIDUAIS"

Transcrição

1 TOUR DO VINHO NA TOSCANA PARA INDIVIDUAIS 1 DIA: Florença, cidade renascimental Chegada no aeroporto Fiumicino e transfer para a estação ferroviária Termini. Trem de alta velocidade para Florença. Chegada e transfer privativo para o hotel, check in e tempo livre para visita de Florença. Pernoite no hotel. 2 DIA: Siena e San Gimigniano Café da manhã no hotel e partida para inteiro dia de excursão em Siena e San Gimigniano para o prosseguimento da atividade didática em adega. Na chegada em Siena, tempo livre para visita do centro histórico da cidade conhecida pela famosa Piazza del Campo onde a cada ano acontece a famosa corrida de cavalos. Em seguida transfer para a adega onde se fará a degustação, análise do vinho e almoço na fazenda. Retorno para o hotel a Florença e pernoite. Opcional: Tour privativo com guia em lingua portuguesa em Siena 3 DIA: Pisa e a sua famosa torre inclinada Café da manhã no hotel, ida por conta para a estação ferroviária e com o trem se partirá para Pisa. Na chegada visita livre (opcional) da praça dos milagres, com a sua famosa torre inclinada. No final da tarde retorno para Florença com o trem regional. Retorno para o hotel a Florença e pernoite. Opcional: Tour privativo com guia em lingua portuguesa em Pisa 4 DIA: Visita a uma adega em zona de Florença Café da manhã no hotel e manhã dedicada e transfer para visita de uma adega, visita e degustação de 2 horas. Retorno a Florença e tarde livre. Pernoite em Florença. 5 DIA: Visita do território de Bolgheri Café da manhã no hotel e transfer para FD de visita al territorio de Bolgheri com visita a uma adega. Almoço em uma fazenda. Retorno a Florença. Pernoite em Florença. 6 DIA: Café da manhã e manhã dedicada a um tour cultural regular em Florença. Durante a tarde se fará uma visita de uma adega com degustação e entrega do certificado de participação. Retorno ao hotel. Pernoite no hotel.

2 7 DIA: Café da manhã no hotel e - 1) transfer para a estação ferroviária, para quem escolheu o programa de 7 dias e trem para Roma e transfer para o aeroporto Fiumicino. Fim dos serviços. - 2) inicio do tour para quem escolheu o programa extra. Nota: Este tour pode ser vendido durante todo o ano de 2016 com exceção dos meses de setembro e outubro, devido o período da vendemia e feriados e festividades importantes. 2 pax: 1.540,00 4 pax: 1.340,00 PREÇO NETO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO NOTA IMPORTANTE: Os preços devem ser confirmados no momento da compra real, porque estão sujeitos a alterações pelas companhias ferroviárias e hoteleiras. O PREÇO INCLUI: - Assistência telefônica em língua portuguesa todos os dias das 09:00 h às 19:00 h; - Transfer no 1 dia do aeroporto de Roma Fco para estação ferroviária Termini; - Bilhetes em 2 classe em trem de alta velocidade: Roma - Firenze; - Transfer no 1 dia da estação Santa Maria Novela para o hotel em Florença; - 6 pernoites em hotel 4**** em quarto duplo em Florença; - 2 dia transfer privativo de Florença para Siena e San Gimignano Florença; - 2 dia:visita e degustação da Adega com visita do vinhedo em zona de San Gimigniano; - 2 dia: Almoço em uma fazenda vitivinícola com 3 pratos, bebidas incluídas - estas refeição será um momento didático para a aproximação vinho/comida no 2 dia; - 3 dia: Bilhetes ferroviários em trem regional ida e volta de Florença para Pisa. - 4 dia transfer do hotel em Florença para a adega para a degustação e visita (máximo 2 horas); - 5 dia: transporte a disposição para visita do território de Bolgheri; - 5 dia: visita a adega com degustação no território de Bolgheri; - 5 dia: almoço no território de Bolgheri; - 6 dia: city tour regular HD em Florença; - 6 dia: transfer para a adega; - 6 dia: degustação e visita*; - 6 dia: transfer para o hotel; - 7 dia: transfer para a estação ferroviária de Florença; - 7 dia: trem para Roma de alta velocidade em 2 classe; - atestado de participação; - 7 dia: transfer da estação termini para o aeroporto de Roma fim dos serviços

3 *As degustações e visitas nas adegas serão em português ou com tradução em português. Não podemos garantir a visita em português somente na adega do 6 dia que será de acordo com a disponibilidade. O PREÇO NÃO INCLUI: - dicas, gorjetas em geral; - Bilhetes de entrada para monumentos; - Taxas de estadias a ser per paga diretamente no hotel. Geralmente o custo para hotel 3 e 4 estrelas é de 3/4 por pessoa por noite; - Tudo o que não está incluindo no item O preço inclui''. TOUR DE EXTENSÃO PARA QUEM DESEJA CONHECER A ITÁLIA DEPOIS DO CURSO 1 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Milão. Após a chegada, city tour da cidade em Português (3h). Acomodações no hotel. Jantar e pernoite em Milão. 2 DIA: Café da manhã no hotel e partida. Colinas cobertas de vinhedos, pequenas aldeias de pedra, torres e castelos medievais, palácios do século XVI, vilas onde a nobreza de Brescia tiveram suas terras e suas casas de veraneio, colinas que desde tempos imemoriais foram adequadas à viticultura: Franciacorta. Parada para visita a uma adega de produtor de Franciacorta e degustação. Prosseguimento para o Lago Garda e visita de Desenzano, Sirmione, Peschiera. Visita guiada em Português 3h. Hotel acomodação na região do Lago de Garda. Jantar e pernoite. 3 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Verona. Após a chegada, city tour da cidade de Romeu e Julieta em Português (2h). Acomodação no hotel. Jantar e pernoite em Verona. 4 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Venezia. Chegada em tronchetto e trasnferimento com water taxi para a Piazza San Marco. Visita com guia em português (2h). Tempo livre. As 17:00 retorno para Verona. Acomodação no hotel. Jantar e pernoite em Verona. 5 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Roma. Parada e almoço em Perugia. Prosseguimento para Roma. Tempo livre para visita da Roma Barroca. Pernoite em Roma. 6 DIA: Café da manhã no hotel. Visita da cidade com guia em português: San Pietro e Musei Vaticani tarde: Coliseu e Fórum Romano. Jantar e pernoitamento em Roma.

4 7 DIA: Café da manhã no hotel. Transfer para o aeroporto FCO. Fim dos serviços PREÇO: pedir cotação no caso de interesse. A cota compreende: - transporte a disposição conforme o programa; O QUE INCLUI: - Alojamento em quarto duplo em hotéis de 3 ou 4 estrelas, conforma escolha; - Tratamento de meia pensão com refeições em hotéis ou restaurantes selecionados (bebidas excluídas) de acordo com o programa (6 jantares e 1 almoço) - City tour com guia em língua portuguesa (ou espanhola, de acordo com a disponibilidade) nas seguintes cidades: Milão 3 h Lago di garda 3 h Verona 2h Venezia 2h Roma 6h - Visita em uma adega em Franciacorta - Water taxi em Venezia para ir de Tronchetto para Piazzale Roma e vice-versa; O QUE NÃO INCLUI: - Passagem aérea; - Despesas de caráter pessoal, lavanderia, telefonemas, frigobar, passeios não mencionados na programação, entre outros; - Taxas hoteleiras de turismo e serviço (depende da cidade, geralmente è de 1 a 3 euros por dia/por pessoa); - Entradas nos monumentos; - Todo e qualquer serviço não mencionado no item acima.

5 TOUR DO VINHO NA ÚMBRIA (programa ideal para apaixonados ou profissionais da área) Rica de história, arte, cultura e tradições, em uma posição estratégica, apenas a uma curta distância de Roma e de Florença, tem um território montanhoso e vistas deslumbrantes. De acordo com uma pesquisa oficial da Universidade de Kentucky, está entre os primeiros lugares do mundo por qualidade de vida. As cidades que fazem parte da Úmbria tem um aspecto medieval muito pitoresco, um verdadeiro mergulho no passado entre ruas estreitas e o perfume da cozinha local. TOUR DO VINHO Vai permitir de conhecer de forma teórica e prática, os mais importantes e conhecidos vinhos da Umbria diretamente no território. - Il Sagrantino - Grechetto - Orvieto Classico - Torgiano - Assisi CURSO DE VINHO Introdução ao vinho; O que é o vinho, a sua ligação com o território, as diferenças e as tipicidades; Técnicas de degustação; Análise sensorial, análise visual, análise olfativa e análise gustativa; Degustação de diferentes tipos de vinhos com destaque para as características dos temas tratados.

6 PROGRAMA DO CURSO: O vinho é um produto muito complexo, no qual acontecem infinitas transformações biológicas, químicas, físicas e enzimáticas. Para ser capaz de analisar a sua complexidade é essencial "degustar" cuidadosamente o vinho examinado, ativando os próprios órgãos sensoriais, a fim de avaliar do melhor modo possível as suas características organolépticas. A degustação deve tender o mais possível a objetividade e deve permitir compreender e julgar a qualidade técnica do vinho: se comercial ou não, se reflete as características da composição da uva, se apresenta defeitos ou doenças, ou se, por outro lado, evidência sua grande delicadeza e longevidade. Durante a degustação estão envolvidos, mais ou menos intensamente, os cinco sentidos: visão, olfato, paladar, tato e apenas marginalmente a audição. Os órgãos dos sentidos, fazendo uso de células especializadas, os receptores, reagem a determinados estímulos que provém do mundo externo que se traduzirá para o cérebro na única linguagem que ele entende: os impulsos nervosos. 1ª lição / A degustação do vinho. Análise sensorial visiva e olfativa. 2ª lição / A degustação do vinho. Análise sensorial gustativa. Técnica da degustação. A escolha das taças. 3ª lição / Viticultura e Enologia. Notas sobre a botânica da videira. Notas sobre a fisiologia da videira. Colheita e prensagem das uvas. Transformação do mosto. O envelhecimento do vinho. Vinhos especiais. 4ª lição / Aproximar a comida ao vinho. Técnica de combinação. A degustação de um vinho é um ato muito diferente do simplesmente "beber", ou seja do cumprimento de de uma necessidade fisiológica que é a sede. É indispensável conhecer as regras do saber beber, porque beber além da medida pode ser perigoso: em suma, existem algumas limitações relacionadas com a tolerância física de cada indivíduo. As lições em sala de aula no período da manhã continuarão durante a tarde, em adegas ou vinhas, com o aprofundamento da temática do dia. 1 DIA: PROGRAMA Chegada no aeroporto de Roma Fiumicino, encontro com o assistente e transfer para Umbria (city tour em Roma antes da partida para Umbria). Chegada em Todi e acomodação em uma villa do 800. Jantar de bem-vindo e pernoite 2 DIA: Café da manhã no hotel e manhã dedicada ao curso em sala de aula. É previsto um coffee break. Almoço. Durante a tarde city tour em zona para começar a conhecer a realidade do território: Todi e entorno. Jantar e pernoite no hotel.

7 3 DIA: Café da manhã no hotel e manhã dedicada ao curso em sala de aula. É previsto um coffee break. Almoço. Durante a tarde, visita a uma vinícola local, onde se proverá os vinhos. (a escolha da vinícola estará relacionada com o programa educacional) Jantar e pernoite no hotel. 4 DIA: Café da manhã no hotel e manhã dedicada ao curso em sala de aula. É previsto um coffee break. Almoço. Durante a tarde, visita a uma vinícola local, onde se proverá os vinhos. (a escolha da vinícola estará relacionada com o programa educacional) Jantar e pernoite no hotel. 5 DIA: Café da manhã no hotel e partida para city tour em Assis, almoço em uma vinícola local (a escolha da vinícola estará relacionada com o programa educacional) Jantar e pernoite no hotel. 6 DIA: Café da manhã no hotel e manhã dedicada ao curso em sala de aula. É previsto um coffee break. Almoço. Almoço e tarde livre. A noite é previsto o jantar de fim curso e entrega dos certificados do curso para os participantes. Pernoite no hotel. 7 DIA: Café da manhã no hotel e - 1) transfer para a estação ferroviária, para quem escolheu o programa de 7 dias e trem para Roma e transfer para o aeroporto Fiumicino. Fim dos serviços. - 2) inicio do tour para quem escolheu o programa extra. Preço por pessoa grupo minimo de 10 pagantes: 1.559,00 Nota: Este tour pode ser vendido durante todo o ano de 2016 com exceção dos meses de setembro e outubro, devido o período da vindima e feriados e festividades importantes. NOTA IMPORTANTE: Os preços devem ser confirmados no momento da compra real, porque estão sujeitos a alterações pelas companhias ferroviárias e hoteleiras. O QUE INCLUI - Transfer do aeroporto de Roma FCO para Umbria - 1 dia; - City tour em Roma com guia em língua portuguesa - 1 dia; - Pensão completa (a partir do jantar do 1 dia até o café da manhã do 7 dia com refeições no hotel ou nas estruturas selecionadas conforme programa); - 12 horas de atividade didática em aula + 16 horas de atividade didática externa; - Jantar de fim curso com entrega dos certificados para os participantes, certificados de participação FISAR Federação Italiana Somelier ou AIS Associação Italiana Somelier ; - Alojamento em quarto duplo no hotel 3 stelle sup; - Nr. 4 coffee break durante as atividades didáticas durante o curso em aula;

8 - Todos os transfers previstos para as atividades didáticas externa; - Refeições e degustações conforme o programa; - Professor com diplomata FISAR ou AIS; - Assistente e intérprete durante todo o programa; - Material didático em aula, inclusos vinhos de qualidade para a degustação; - Aula para a lição com todos materiais necessários; - Excursão e visita 5 dia conforme programa (a visita do 5 dia pode ser substituída com uma excursão em Perugia. (esta variação deve ser avisada no ato da prenotação.) Em Perugia do dia 18 ao dia 27 outubro acontece a famosa manifestação Eurochocolate ; Transfer da estação ferroviária no 7 dia para quem termina o programa; - Bilhetes ferroviários para Roma em 1 classe para quem termina o programa; - Transfer da estação ferroviária para o aeroporto de Roma para quem termina o programa; - As bebidas durante as refeições. O QUE NÃO INCLUI: - Passagem aérea; - Despesas de caráter pessoal, lavanderia, telefonemas, frigobar, passeios não mencionados na programação, entre outros; - Taxas hoteleiras de turismo e serviço (depende da cidade, geralmente è de 1 a 3 euros por dia/por pessoa); - Entradas nos monumentos; - Todo e qualquer serviço não mencionado no item acima. TOUR DE EXTENSÃO (SUGERIDO) PARA QUEM DESEJA CONHECER A ITÁLIA DEPOIS DO CURSO 1 DIA: Começa o tour após o final do curso de vinho. Partida para Florença (alternativamente, Pisa). City tour da cidade com guia. Acomodações no hotel. Jantar e pernoite em Florença ou Pisa. 2 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Milão. Após a chegada, city tour da cidade em Português (3h). Acomodações no hotel. Jantar e pernoite em Milão. 3 DIA: Café da manhã no hotel e partida. Colinas cobertas de vinhedos, pequenas aldeias de pedra, torres e castelos medievais, palácios do século XVI, vilas onde a nobreza de Brescia tiveram suas terras e

9 suas casas de veraneio, colinas que desde tempos imemoriais foram adequadas à viticultura: Franciacorta. Parada para visita a uma adega de produtor de Franciacorta e degustação. Prosseguimento para o Lago Garda e visita de Desenzano, Sirmione, Peschiera. Visita guiada em Português 3h. Hotel acomodação na região do Lago de Garda. Jantar e pernoite. 4 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Verona. Após a chegada, city tour da cidade de Romeu e Julieta em Português (2h). Acomodação no hotel. Jantar e pernoite em Verona. 5 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Venezia. Chegada em tronchetto e trasnferimento com water taxi para a Piazza San Marco. Visita com guia em português (2h). Tempo livre. As 17:00 retorno para Verona. Acomodação no hotel. Jantar e pernoite em Verona. 6 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Roma. Parada e almoço em Assis. Prosseguimento para Roma. Pernoite em Roma. 7 DIA: Café da manhã no hotel. Visita da cidade com guia em português: San Pietro e Musei Vaticani tarde: Coliseu e Fórum Romano. Jantar e pernoitamento em Roma. 8 DIA: Café da manhã no hotel. Transfer para o aeroporto FCO. Fim dos serviços Pedir cotação no caso de interesse O QUE INCLUI: A cota compreende: - Transporte a disposição conforme o programa; - Alojamento em quarto duplo em hotéis de 3 ou 4 estrelas, conforma escolha; - Tratamento de meia pensão com refeições em hotéis ou restaurantes selecionados (bebidas excluídas) de acordo com o programa (6 jantares e 1 almoço) - City tour com guia em língua portuguesa nas seguintes cidades: Milano 3 H Firenze 3h Lago Di Garda 3 H Verona 2h Venezia 2h Roma 6h

10 - Visita em uma adega em Franciacorta - Water taxi em Venezia para ir de Tronchetto para Piazzale Roma e vice-versa; - Estacionamento para o ônibus em Venezia (euro 290,00) O QUE NÃO INCLUI: - Passagem aérea; - Despesas de caráter pessoal, lavanderia, telefonemas, frigobar, passeios não mencionados na programação, entre outros; - Taxas hoteleiras de turismo e serviço (depende da cidade, geralmente è de 1 a 3 euros por dia/por pessoa); - Entradas nos monumentos; - Todo e qualquer serviço não mencionado no item acima. - TOUR DO VINHO NA TOSCANA (PROGRAMA IDEAL PARA APAIXONADOS E PROFISSIONAIS DA ÁREA) Foi habitada pelo misterioso povo etrusco e pela civilização romana, viu o nascimento da Renascença e de alguns dos mais famosos artistas, escritores e cientistas do passado. A Toscana por isso conserva um patrimônio histórico-artístico e literário único no mundo. Muitas pessoas ilustres fizeram a Toscana ser famosa em todo o mundo: navegadores, escritores, cientistas, artistas de todos os tipos: Dante, Michel Ângelo, Leonardo da Vinci, Simone Martinisolo. Somente para mencionar alguns dos muitos artistas. Mas também, Galileu Galilei, Antonio Meucci, Giacomo Puccini, Carlo Collodi, Giovanni da Verrazano. Uma lista interminável de toscanos famosos a serem descobertos... Toscana é uma região cheia de coisas realmente interessantes para ver: edifícios, monumentos, praças, museus, igrejas antigas, mas também de belezas e de tesouros naturais.

11 TOUR DO VINHO Vai permitir de conhecer de forma teórica e prática, os mais importantes e conhecidos vinhos toscanos diretamente no território. Brunello di Montalcino Morellino di Scansano Chianti Classico Chianti Nobile di Montepulciano Vernaccia di San Gimignano CURSO DE VINHO Introdução ao vinho; O que é o vinho, a sua ligação com o território, as diferenças e as tipicidades; Técnicas de degustação; Análise sensorial, análise visual, análise olfativa e análise gustativa; Degustação de diferentes tipos de vinhos com destaque para as características dos temas tratados. PROGRAMA DO CURSO: O vinho é um produto muito complexo, no qual acontecem infinitas transformações biológicas, químicas, físicas e enzimáticas. Para ser capaz de analisar a sua complexidade é essencial "degustar" cuidadosamente o vinho examinado, ativando os próprios órgãos sensoriais, a fim de avaliar do melhor modo possível as suas características organolépticas. A degustação deve tender o mais possível a objetividade e deve permitir compreender e julgar a qualidade técnica do vinho: se comercial ou não, se reflete as características da composição da uva, se apresenta defeitos ou doenças, ou se, por outro lado, evidência sua grande delicadeza e longevidade. Durante a degustação estão envolvidos, mais ou menos intensamente, os cinco sentidos: visão, olfato, paladar, tato e apenas marginalmente a audição. Os órgãos dos sentidos, fazendo uso de células especializadas, os receptores, reagem a determinados estímulos que provém do mundo externo que se traduzirá para o cérebro na única linguagem que ele entende: os impulsos nervosos. 1ª lição / A degustação do vinho. Análise sensorial visiva e olfativa. 2ª lição / A degustação do vinho. Análise sensorial gustativa. Técnica da degustação. A escolha das taças. 3ª lição / Viticultura e Enologia. Notas sobre a botânica da videira. Notas sobre a fisiologia da videira. Colheita e prensagem das uvas. Transformação do mosto. O envelhecimento do vinho. Vinhos especiais. 4ª lição / Aproximar a comida ao vinho. Técnica de combinação. A degustação de um vinho é um ato muito diferente do simplesmente "beber", ou seja do

12 cumprimento de de uma necessidade fisiológica que é a sede. É indispensável conhecer as regras do saber beber, porque beber além da medida pode ser perigoso: em suma, existem algumas limitações relacionadas com a tolerância física de cada indivíduo. As lições em sala de aula no período da manhã continuarão durante a tarde, em adegas ou vinhas, com o aprofundamento da temática do dia. 1 DIA: Chegada no aeroporto de Roma Fiumicino, encontro com o assistente e transfer para Toscana. Chegada em Firenze, acomodação no hotel. Tempo livre. Jantar de bem-vindo e pernoite no hotel. 2 DIA: Café da manhã no hotel e manhã dedicada ao curso em sala de aula. É previsto um coffee break. Almoço. Durante a tarde city tour a pé com guia em língua portuguesa no centro histórico de Florença. Jantar livre e pernoite no hotel. 3 DIA: Café da manhã no hotel e manhã dedicada ao curso em sala de aula. É previsto um coffee break. Almoço. Durante a tarde, visita a uma vinícola local, onde se proverá os vinhos. (a escolha da vinícola estará relacionada com o programa educacional) Jantar livre e pernoite no hotel. 4 DIA: Café da manhã no hotel e manhã dedicada ao curso em sala de aula. É previsto um coffee break. Almoço livre. Tarde livre. Jantar e pernoite no hotel. 5 DIA: Café da manhã no hotel e inteiro dia livre para tours opcionais ou para passear pela cidade de Florença. Pernoite no hotel. 6 DIA: Café da manhã no hotel e manhã dedicada ao curso em sala de aula. É previsto um coffee break. Tarde livre. A noite é previsto o jantar de fim curso e entrega dos certificados do curso para os participantes. Pernoite no hotel. 7 DIA: Café da manhã no hotel e - 1) transfer para a estação ferroviária, para quem escolheu o programa de 7 dias e trem para Roma e transfer para o aeroporto Fiumicino. Fim dos serviços. - 2) inicio do tour para quem escolheu o programa extra. PREÇO NETO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO Base 5 pax 6 pax 7 pax 10 pax 15 pax 1.793, , , , ,00 Suplemento SGL: 300,00 Nota: Este tour pode ser vendido durante todo o ano de 2016 com exceção dos meses de

13 setembro e outubro, devido o período da vindima e feriados e festividades importantes. NOTA IMPORTANTE: Os preços devem ser confirmados no momento da compra real, porque estão sujeitos a alterações pelas companhias ferroviárias e hoteleiras. O QUE INCLUI: Transfer do aeroporto de Roma FCO para Toscana - 1 dia; City tour em Florença com guia em língua portuguesa por 3 horas - 2 dia; 4 refeições (sem bebida) no hotel ou nas estruturas selecionadas conforme programa; 12 horas de atividade didática em aula + 4 horas de atividade didática externa; Jantar de fim curso com entrega dos certificados para os participantes, certificados de participação FISAR - Federação Italiana Somelier ou AIS - Associação Italiana Somelier; Alojamento em quarto duplo Hotel 4****; Nr. 4 coffee break durante as atividades didáticas durante o curso em aula; Transfers para a atividade didática externa do 3 dia; Refeições e degustações conforme o programa; Professor com diplomata FISAR (Federação nacional de Somelie) ou AIS (Associação Italiana Somelier); Assistente e intérprete durante todo o programa; Material didático em aula, inclusos vinhos de qualidade para a degustação; Aula para a lição com todos materiais necessários; Transfer da estação ferroviária no 7 dia para quem termina o programa; Bilhetes ferroviários para Roma em 2 classe para quem termina o programa; Transfer da estação ferroviária para o aeroporto de Roma para quem termina o programa; As bebidas durante o jantar de fim curso. O QUE NÃO INCLUI: - Passagem aérea; - Despesas de caráter pessoal, lavanderia, telefonemas, frigobar, passeios não mencionados na programação, entre outros; - Taxas hoteleiras de turismo e serviço (depende da cidade, geralmente è de 1 a 3 euros por dia/por pessoa); - Entradas nos monumentos; - Todo e qualquer serviço não mencionado no item acima. Tour de extensão (sugerido) para quem deseja conhecer a Itália depois do curso 1 DIA: Começa o tour após o final do curso de vinho. Partida para Florença (alternativamente, Pisa). City tour da cidade com guia. Acomodações no hotel. Jantar e pernoite em Florença ou Pisa.

14 2 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Milão. Após a chegada, city tour da cidade em Português (3h). Acomodações no hotel. Jantar e pernoite em Milão. 3 DIA: Café da manhã no hotel e partida. Colinas cobertas de vinhedos, pequenas aldeias de pedra, torres e castelos medievais, palácios do século XVI, vilas onde a nobreza de Brescia tiveram suas terras e suas casas de veraneio, colinas que desde tempos imemoriais foram adequadas à viticultura: Franciacorta. Parada para visita a uma adega de produtor de Franciacorta e degustação. Prosseguimento para o Lago Garda e visita de Desenzano, Sirmione, Peschiera. Visita guiada em Português 3h. Hotel acomodação na região do Lago de Garda. Jantar e pernoite. 4 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Verona. Após a chegada, city tour da cidade de Romeu e Julieta em Português (2h). Acomodação no hotel. Jantar e pernoite em Verona. 5 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Venezia. Chegada em tronchetto e trasnferimento com water taxi para a Piazza San Marco. Visita com guia em português (2h). Tempo livre. As 17:00 retorno para Verona. Acomodação no hotel. Jantar e pernoite em Verona. 6 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Roma. Parada e almoço em Assis. Prosseguimento para Roma. Pernoite em Roma. 7 DIA: Café da manhã no hotel. Visita da cidade com guia em português: San Pietro e Musei Vaticani tarde: Coliseu e Fórum Romano. Jantar e pernoitamento em Roma. 8 DIA: Café da manhã no hotel. Transfer para o aeroporto FCO. Fim dos serviços Pedir cotação no caso de interesse A cota compreende: O QUE INCLUI: - Mini-vam a disposição conforme o programa; - Alojamento em quarto duplo em hotéis de 3 ou 4 estrelas, conforma escolha; - Tratamento de meia pensão com refeições em hotéis ou restaurantes selecionados (bebidas excluídas) de acordo com o programa (6 jantares e 1 almoço) - City tour com guia em língua portuguesa nas seguintes cidades: MILANO 3 h FIRENZE 3H LAGO DI GARDA 3 H VERONA 2H VENEZIA 2H

15 ROMA 6H - Visita em uma adega em Franciacorta - Water taxi em Venezia para ir de Tronchetto para Piazzale Roma e vice-versa; O QUE NÃO INCLUI: - Passagem aérea; - Despesas de caráter pessoal, lavanderia, telefonemas, frigobar, passeios não mencionados na programação, entre outros; - Taxas hoteleiras de turismo e serviço (depende da cidade, geralmente è de 1 a 3 euros por dia/por pessoa); - Entradas nos monumentos; - Todo e qualquer serviço não mencionado no item acima. TOUR DO VINHO NA TOSCANA (PROGRAMA IDEAL PARA APAIXONADOS E PROFISSIONAIS DA ÁREA) Foi habitada pelo misterioso povo etrusco e pela civilização romana, viu o nascimento da Renascença e de alguns dos mais famosos artistas, escritores e cientistas do passado. A Toscana por isso conserva um patrimônio histórico-artístico e literário único no mundo. Muitas pessoas ilustres fizeram a Toscana ser famosa em todo o mundo: navegadores, escritores, cientistas, artistas de todos os tipos: Dante, Michel Ângelo, Leonardo da Vinci, Simone Martinisolo. Somente para mencionar alguns dos muitos artistas. Mas também, Galileu Galilei, Antonio Meucci, Giacomo Puccini, Carlo Collodi, Giovanni da Verrazano. Uma lista interminável de toscanos famosos a serem descobertos... Toscana é uma região cheia de coisas realmente interessantes para ver: edifícios, monumentos,

16 praças, museus, igrejas antigas, mas também de belezas e de tesouros naturais. TOUR DO VINHO Vai permitir de conhecer de forma teórica e prática, os mais importantes e conhecidos vinhos toscanos diretamente no território. Brunello di Montalcino Morellino di Scansano Chianti Classico Chianti Nobile di Montepulciano Vernaccia di San Gimignano CURSO DE VINHO Introdução ao vinho; O que é o vinho, a sua ligação com o território, as diferenças e as tipicidades; Técnicas de degustação; Análise sensorial, análise visual, análise olfativa e análise gustativa; Degustação de diferentes tipos de vinhos com destaque para as características dos temas tratados. PROGRAMA DO CURSO: O vinho é um produto muito complexo, no qual acontecem infinitas transformações biológicas, químicas, físicas e enzimáticas. Para ser capaz de analisar a sua complexidade é essencial "degustar" cuidadosamente o vinho examinado, ativando os próprios órgãos sensoriais, a fim de avaliar do melhor modo possível as suas características organolépticas. A degustação deve tender o mais possível a objetividade e deve permitir compreender e julgar a qualidade técnica do vinho: se comercial ou não, se reflete as características da composição da uva, se apresenta defeitos ou doenças, ou se, por outro lado, evidência sua grande delicadeza e longevidade. Durante a degustação estão envolvidos, mais ou menos intensamente, os cinco sentidos: visão, olfato, paladar, tato e apenas marginalmente a audição. Os órgãos dos sentidos, fazendo uso de células especializadas, os receptores, reagem a determinados estímulos que provém do mundo externo que se traduzirá para o cérebro na única linguagem que ele entende: os impulsos nervosos. 1ª lição / A degustação do vinho. Análise sensorial visiva e olfativa. 2ª lição / A degustação do vinho. Análise sensorial gustativa. Técnica da degustação. A escolha das taças. 3ª lição / Viticultura e Enologia. Notas sobre a botânica da videira. Notas sobre a fisiologia da videira. Colheita e prensagem das uvas. Transformação do mosto. O envelhecimento do vinho. Vinhos especiais. 4ª lição / Aproximar a comida ao vinho. Técnica de combinação.

17 A degustação de um vinho é um ato muito diferente do simplesmente "beber", ou seja do cumprimento de de uma necessidade fisiológica que é a sede. É indispensável conhecer as regras do saber beber, porque beber além da medida pode ser perigoso: em suma, existem algumas limitações relacionadas com a tolerância física de cada indivíduo. As lições em sala de aula no período da manhã continuarão durante a tarde, em adegas ou vinhas, com o aprofundamento da temática do dia. 1 DIA: Chegada no aeroporto de Roma Fiumicino, encontro com o assistente e transfer para Toscana (city tour em Roma antes da partida para Toscana). Chegada na costa do mar Tirreno e acomodação no Resort Poggio all Agnelo, construido na fazenda de um importante produtor de vinho italiano. Jantar de bem-vindo e pernoite 2 DIA: Café da manhã no hotel e manhã dedicada ao curso em sala de aula. É previsto um coffee break. Almoço. Durante a tarde city tour em zona para começar a conhecer a realidade do território: San Vincenzo, Bolgheri, Donoratico, Castagneto Carducci. Jantar e pernoite no hotel. 3 DIA: Café da manhã no hotel e manhã dedicada ao curso em sala de aula. É previsto um coffee break. Almoço. Durante a tarde, visita a uma vinícola local, onde se proverá os vinhos. (a escolha da vinícola estará relacionada com o programa educacional) Jantar e pernoite no hotel. 4 DIA: Café da manhã no hotel e manhã dedicada ao curso em sala de aula. É previsto um coffee break. Almoço. Durante a tarde, visita a uma vinícola local, onde se proverá os vinhos. (a escolha da vinícola estará relacionada com o programa educacional) Jantar e pernoite no hotel. 5 DIA: Café da manhã no hotel e partida para city tour na necropoli etrusca de Populonia. Visita do Golfo de Baratti, almoço em uma vinícola local (a escolha da vinícola estará relacionada com o programa educacional). Jantar e pernoite no hotel. 6 DIA: Café da manhã no hotel e manhã dedicada ao curso em sala de aula. É previsto um coffee break. Almoço. Almoço e tarde livre. A noite é previsto o jantar de fim curso e entrega dos certificados do curso para os participantes. Pernoite no hotel. 7 DIA: Café da manhã no hotel e - 1) transfer para a estação ferroviária, para quem escolheu o programa de 7 dias e trem para Roma e transfer para o aeroporto Fiumicino. Fim dos serviços. - 2) inicio do tour para quem escolheu o programa extra. minimo de 10 pagantes: 1.681,00 Suplemento SGL: 210,00 PREÇO POR PESSOA GRUPO EM QUARTO DUPLO

18 Nota: Este tour pode ser vendido durante todo o ano de 2016 com exceção dos meses de setembro e outubro, devido o período da vindima e feriados e festividades importantes. NOTA IMPORTANTE: Os preços devem ser confirmados no momento da compra real, porque estão sujeitos a alterações pelas companhias ferroviárias e hoteleiras. O QUE INCLUI: Transfer do aeroporto de Roma FCO para Toscana - 1 dia; City tour em Roma com guia em língua portuguesa - 1 dia; Pensão completa (a partir do jantar do 1 dia até o café da manhã do 7 dia com refeições no hotel ou nas estruturas selecionadas conforme programa); 12 horas de atividade didática em aula + 16 horas de atividade didática externa; Jantar de fim curso com entrega dos certificados para os participantes Jantar de fim curso com entrega dos certificados para os participantes, certificados de participação FISAR - Federação Italiana Somelier ou AIS - Associação Italiana Somelier; Alojamento em quarto duplo HOTEL 3***SUP Nr. 4 coffee break durante as atividades didáticas durante o curso em aula; Todos os transfers previstos para as atividades didáticas externa; Refeições e degustações conforme o programa; Professor com diplomata FISAR ou AIS; Assistente e intérprete durante todo o programa; Material didático em aula, inclusos vinhos de qualidade para a degustação; Aula para a lição com todos materiais necessários; Excursão e visita 5 dia conforme programa (a visita do 5 dia pode ser substituída com uma excursão em Pisa ou Florença com almoço em restaurante. (esta variação deve ser avisada no ato da prenotação.) Transfer da estação ferroviária no 7 dia para quem termina o programa; Bilhetes ferroviários para Roma em 1 classe para quem termina o programa; Transfer da estação ferroviária para o aeroporto de Roma para quem termina o programa; As bebidas durante as refeições. O QUE NÃO INCLUI: - Passagem aérea; - Despesas de caráter pessoal, lavanderia, telefonemas, frigobar, passeios não mencionados na programação, entre outros; - Taxas hoteleiras de turismo e serviço (depende da cidade, geralmente è de 1 a 3 euros por dia/por pessoa); - Entradas nos monumentos; - Todo e qualquer serviço não mencionado no item acima.

19 TOUR DE EXTENSÃO (SUGERIDO) PARA QUEM DESEJA CONHECER A ITÁLIA DEPOIS DO CURSO 1 DIA: Começa o tour após o final do curso de vinho. Partida para Florença (alternativamente, Pisa). City tour da cidade com guia. Acomodações no hotel. Jantar e pernoite em Florença ou Pisa. 2 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Milão. Após a chegada, city tour da cidade em Português (3h). Acomodações no hotel. Jantar e pernoite em Milão. 3 DIA: Café da manhã no hotel e partida. Colinas cobertas de vinhedos, pequenas aldeias de pedra, torres e castelos medievais, palácios do século XVI, vilas onde a nobreza de Brescia tiveram suas terras e suas casas de veraneio, colinas que desde tempos imemoriais foram adequadas à viticultura: Franciacorta. Parada para visita a uma adega de produtor de Franciacorta e degustação. Prosseguimento para o Lago Garda e visita de Desenzano, Sirmione, Peschiera. Visita guiada em Português 3h. Hotel acomodação na região do Lago de Garda. Jantar e pernoite. 4 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Verona. Após a chegada, city tour da cidade de Romeu e Julieta em Português (2h). Acomodação no hotel. Jantar e pernoite em Verona. 5 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Venezia. Chegada em tronchetto e trasnferimento com water taxi para a Piazza San Marco. Visita com guia em português (2h). Tempo livre. As 17:00 retorno para Verona. Acomodação no hotel. Jantar e pernoite em Verona. 6 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Roma. Parada e almoço em Assis. Prosseguimento para Roma. Pernoite em Roma. 7 DIA: Café da manhã no hotel. Visita da cidade com guia em português: San Pietro e Musei Vaticani tarde: Coliseu e Fórum Romano. Jantar e pernoitamento em Roma. 8 DIA: Café da manhã no hotel. Transfer para o aeroporto FCO. Fim dos serviços Pedir cotação no caso de interesse. A cota compreende: O QUE INCLUI: - Transporte a disposição conforme o programa; - Alojamento em quarto duplo em hotéis de 3 ou 4 estrelas, conforma escolha; - Tratamento de meia pensão com refeições em hotéis ou restaurantes selecionados (bebidas

20 excluídas) de acordo com o programa (6 jantares e 1 almoço) - City tour com guia em língua portuguesa nas seguintes cidades: MILANO 3 h FIRENZE 3H LAGO DI GARDA 3 H VERONA 2H VENEZIA 2H ROMA 6H - Visita em uma adega em Franciacorta - Water taxi em Venezia para ir de Tronchetto para Piazzale Roma e vice-versa; - Estacionamento para o ônibus em Venezia (euro 290,00) O QUE NÃO INCLUI: - Passagem aérea; - Despesas de caráter pessoal, lavanderia, telefonemas, frigobar, passeios não mencionados na programação, entre outros; - Taxas hoteleiras de turismo e serviço (depende da cidade, geralmente è de 1 a 3 euros por dia/por pessoa); - Entradas nos monumentos; - Todo e qualquer serviço não mencionado no item acima.

21 TOUR ITINERANTE DO VINHO PARA INDIVIDUAIS Vai permitir de conhecer de forma teórica e prática, os mais importantes e conhecidos vinhos da Toscana, da Umbria e do Lazio, diretamente no território. Tour do vinho através de sabores e territórios. Se visitará uma ou mais adega em cada território mencionado (O nome da adega será indicado somente após a confirmação das datas do tour), nessas adegas se iniciará um percurso de sensibilização ao vinho com a análise sensorial e o conhecimento do território. Este tour é ideal seja para pessoas que querem iniciar a arte da enologia quanto para apaixonados e profissionais da área. CURSO DE VINHO NA ADEGA - Degustação e análise sensorial dos vinhos - Estudo do território Toscana: Brunello di Montalcino Morellino di Scansano Chianti Classico Chianti Nobile di Montepulciano Vernaccia di San Gimignano Umbria: Orvieto Classico Torgiano Sagrantino di Montefalco Morellino di Scansano

22 Lácio: Est Est Est Aleatico di Gradoli TOSCANA Foi habitada pelo misterioso povo etrusco e pela civilização romana, viu o nascimento da Renascença e de alguns dos mais famosos artistas, escritores e cientistas do passado. A Toscana por isso conserva um patrimônio histórico-artístico e literário único no mundo. Muitas pessoas ilustres fizeram a Toscana ser famosa em todo o mundo: navegadores, escritores, cientistas, artistas de todos os tipos: Dante, Michel Ângelo, Leonardo da Vinci, Simone Martinisolo. Somente para mencionar alguns dos muitos artistas. Mas também, Galileu Galilei, Antonio Meucci, Giacomo Puccini, Carlo Collodi, Giovanni da Verrazano. Uma lista interminável de toscanos famosos a serem descobertos... Toscana é uma região cheia de coisas realmente interessantes para ver: edifícios, monumentos, praças, museus, igrejas antigas, mas também de belezas e de tesouros naturais.

23 UMBRIA Rica de história, arte, cultura e tradições, em uma posição estratégica, apenas a uma curta distância de Roma e de Florença, tem um território montanhoso e vistas deslumbrantes. Já no medievo os vinhos umbros eram famosos e ainda hoje continuam a ser. De acordo com uma pesquisa oficial da Universidade de Kentucky, está entre os primeiros lugares do mundo por qualidade de vida. As cidades que fazem parte da Úmbria tem um aspecto medieval muito pitoresco, um verdadeiro mergulho no passado entre ruas estreitas e o perfume da cozinha local. LAZIO 1/4 Historicamente dedicada à produção de vinhos brancos, o Lácio concentra a maior parte da sua atividade enológica na região dos Castelli Romani e em algumas áreas da província de Viterbo, Frosinone e Latina. O nosso tour se concentrará no norte de Roma e, em seguida, na zona de Viterbo, onde os vinhos mais conhecidos são os vinhos brancos Orvieto, cuja origem também é compartilhada com os vinhos brancos da Umbria, os Est Est Est, Montefiascone e Aleatico Gradoli.

24 Durante uma viagem a Roma, o prelado alemão John Fugger, amante do bom vinho, foi visitar as tabernas da Umbria para conhecer os vinhos dessas e onde o vinho era bom, ele dava o título a taverna de est (vinum est bonum).). Chegando em Montefiascone, ele escreveu: "EST, EST, EST." 1 DIA: Viterbo, a cidade dos papas PROGRAMA Chegada em Roma no aeroporto Fiumicino, encontro com o motorista e transfer para o território da Tuscia*, ponto de encontro das 3 regiões italianas: Lácio, Umbria e Toscana. Breve visita da cidade de Viterbo, cidade medieval conhecida também como Cidade dos papas, e transfer em uma famosa adega onde se iniciará o percurso do vinho através dos sabores e territórios. No final da visita, transfer para o hotel. Alojamento nos quartos reservados, jantar e pernoite. *Tuscia era uma região da Itália onde vivia o povo Etrusco. Fazendo fronteira com Toscana e Umbria, era uma região estratégia da costa do Mar Tirreno. 2 DIA: Assis, a cidade do Santo Francesco Café da manhã no hotel e partida para Assis. Na chegada tempo disponível para visita livre da Basilica di San Francesco. No final da visita alojamento no hotel nos quartos reservados e transfer para o vinhedo, onde se prosseguirá com degustação e análise sensorial do vinho. Jantar e pernoite no hotel. 3 DIA: Florença, cidade renascimental Café da manhã no hotel e partida para Florença. Chegada no hotel, check in e inteiro dia livre para visita de Florença. Pernoite no hotel. Opcional: Tour privativo com guia em lingua portuguesa em Florença 4 DIA: Siena e San Gimigniano Café da manhã no hotel e partida para inteiro dia de excursão em Siena e San Gimigniano para o prosseguimento da atividade didática em adega. Na chegada em Siena, tempo livre para visita do centro histórico da cidade conhecida pela famosa Piazza del Campo onde a cada ano acontece a famosa corrida de cavalos. Em seguida transfer para a adega onde se fará a degustação, análise do vinho e almoço na fazenda. Retorno para o hotel a Florença e pernoite. Opcional: Tour privativo com guia em lingua portuguesa em Siena 5 DIA: Pisa e a sua famosa torre inclinada Café da manhã no hotel, ida por conta para a estação ferroviária e com o trem se partirá para Pisa. Na chegada visita livre (opcional) da praça dos milagres, com a sua famosa torre inclinada. No fianl da tarde retorno para Florença com o trem regional. Retorno para o hotel a Florença e pernoite. 2/4

25 Opcional: Tour privativo com guia em lingua portuguesa em Pisa 6 DIA: Café da manhã no hotel e manhã dedicada a visita de uma fazenda perto de Florença. Tarde livre. Pernoite em Florença. 7 DIA: Café da manhã no hotel e - 1) transfer para a estação ferroviária, para quem escolheu o programa de 7 dias e trem para Roma e transfer para o aeroporto Fiumicino. Fim dos serviços. - 2) inicio do tour para quem escolheu o programa extra. Nota: Este tour pode ser vendido durante todo o ano de 2015 com exceção dos meses de setembro e outubro, devido o período da vindima e feriados e festividades importantes. 2 pax: 1.590,00 4 pax: 1.460,00 PREÇO NETO POR PESSOA EM QUARTO DUPLO NOTA IMPORTANTE: Os preços devem ser confirmados no momento da compra real, porque estão sujeitos a alterações pelas companhias ferroviárias e hoteleiras. O PREÇO INCLUI: - Assistência telefônica da tua consultora brasileira todos os dias das 09:00 h às 19:00 h; - Transfer no 1 dia do aeroporto de Roma Fco para Viterbo; - Visita da adega e degustação de vinha na Tuscia no 1 dia; - Jantar (sem bebida) e pernoite em hotel 4**** em quarto duplo em Viterbo; - 2 dia transfer da Tuscia para Assis; - Transfer da Basilica di San Francesco para a adega para a degustação e visita do vinhedo; - Transfer para o hotel; - pernoite em hotel 4**** em quarto duplo em Assis; - 3 dia transfer de Assis para Florença; - 4 pernoites em hotel 4**** em quarto duplo em Florença; - 4 dia transfer privativo de Florença para Siena e San Gimignano Florença; - Visita e degustação da Adega com visita do vinhedo em zona de San Gimigniano; - Almoço em uma fazenda vitivinícola com 3 pratos, bebidas incluídas - estas refeição será um momento didático para a aproximação vinho/comida no 5 dia; - 5 dia: Bilhetes ferroviários em trem regional ida e volta de Florença para Pisa. - 6 dia transfer do hotel em Florença para a adega para a degustação e visita (máximo 3 horas); - 7 dia: transfer para a estação ferroviária de Florença; trem para Roma e transfer para o aeroporto de Roma fim dos serviços.

26 O PREÇO NÃO INCLUI: - Passagens aéreas; - dicas, gorjetas em geral; - Bilhetes de entrada para monumentos; - Taxas de estadias a ser per paga diretamente no hotel. Geralmente o custo para hotel 3 e 4 estrelas é de 3/4 por pessoa por noite; - Tudo o que não está incluindo no item O preço inclui''. TOUR DE EXTENSÃO PARA QUEM DESEJA CONHECER A ITÁLIA DEPOIS DO CURSO 1 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Milão. Após a chegada, city tour da cidade em Português (3h). Acomodações no hotel. Jantar e pernoite em Milão. 2 DIA: Café da manhã no hotel e partida. Colinas cobertas de vinhedos, pequenas aldeias de pedra, torres e castelos medievais, palácios do século XVI, vilas onde a nobreza de Brescia tiveram suas terras e suas casas de veraneio, colinas que desde tempos imemoriais foram adequadas à viticultura: Franciacorta. Parada para visita a uma adega de produtor de Franciacorta e degustação. Prosseguimento para o Lago Garda e visita de Desenzano, Sirmione, Peschiera. Visita guiada em Português 3h. Hotel acomodação na região do Lago de Garda. Jantar e pernoite. 3 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Verona. Após a chegada, city tour da cidade de Romeu e Julieta em Português (2h). Acomodação no hotel. Jantar e pernoite em Verona. 4 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Venezia. Chegada em tronchetto e trasnferimento com water taxi para a Piazza San Marco. Visita com guia em português (2h). Tempo livre. As 17:00 retorno para Verona. Acomodação no hotel. Jantar e pernoite em Verona. 5 DIA: Café da manhã no hotel. Partida para Roma. Parada e almoço em Perugia. Prosseguimento para Roma. Tempo livre para visita da Roma Barroca. Pernoite em Roma. 6 DIA: Café da manhã no hotel. Visita da cidade com guia em português: San Pietro e Musei Vaticani tarde: Coliseu e Fórum Romano. Jantar e pernoitamento em Roma.

27 7 DIA: Café da manhã no hotel. Transfer para o aeroporto FCO. Fim dos serviços PREÇO: pedir cotação no caso de interesse. A cota compreende: O QUE INCLUI: - Mini-vam a disposição conforme o programa; - Alojamento em quarto duplo em hotéis de 3 ou 4 estrelas, conforma escolha; - Tratamento de meia pensão com refeições em hotéis ou restaurantes selecionados (bebidas excluídas) de acordo com o programa (6 jantares e 1 almoço) - City tour com guia em língua portuguesa (ou espanhola, de acordo com a disponibilidade) nas seguintes cidades: Milão 3 h Lago di garda 3 h Verona 2h Venezia 2h Roma 6h - Visita em uma adega em Franciacorta - Water taxi em Venezia para ir de Tronchetto para Piazzale Roma e vice-versa; O QUE NÃO INCLUI: - Passagem aérea; - Despesas de caráter pessoal, lavanderia, telefonemas, frigobar, passeios não mencionados na programação, entre outros; - Taxas hoteleiras de turismo e serviço (depende da cidade, geralmente è de 1 a 3 euros por dia/por pessoa); - Entradas nos monumentos; - Todo e qualquer serviço não mencionado no item acima.

28 TOUR ITINERANTE DO VINHO Vai permitir de conhecer de forma teórica e prática, os mais importantes e conhecidos vinhos da Toscana, da Umbria e do Lazio, diretamente no território. Tour do vinho através de sabores e territórios. Se visitará uma ou mais adega em cada território mencionado (O nome da adega será indicado somente após a confirmação das datas do tour), nessas adegas se iniciará um percurso de sensibilização ao vinho com a análise sensorial e o conhecimento do território. Este tour é ideal seja para pessoas que querem iniciar a arte da enologia quanto para apaixonados e profissionais da área. CURSO DE VINHO NA ADEGA - Degustação e análise sensorial dos vinhos - Estudo do território Toscana: Brunello di Montalcino Morellino di Scansano Chianti Classico Chianti Nobile di Montepulciano Vernaccia di San Gimignano Umbria: Orvieto Classico Torgiano Sagrantino di Montefalco Morellino di Scansano Lácio: Est Est Est Aleatico di Gradoli

29 TOSCANA Foi habitada pelo misterioso povo etrusco e pela civilização romana, viu o nascimento da Renascença e de alguns dos mais famosos artistas, escritores e cientistas do passado. A Toscana por isso conserva um patrimônio histórico-artístico e literário único no mundo. Muitas pessoas ilustres fizeram a Toscana ser famosa em todo o mundo: navegadores, escritores, cientistas, artistas de todos os tipos: Dante, Michel Ângelo, Leonardo da Vinci, Simone Martinisolo. Somente para mencionar alguns dos muitos artistas. Mas também, Galileu Galilei, Antonio Meucci, Giacomo Puccini, Carlo Collodi, Giovanni da Verrazano. Uma lista interminável de toscanos famosos a serem descobertos... Toscana é uma região cheia de coisas realmente interessantes para ver: edifícios, monumentos, praças, museus, igrejas antigas, mas também de belezas e de tesouros naturais.

30 UMBRIA Rica de história, arte, cultura e tradições, em uma posição estratégica, apenas a uma curta distância de Roma e de Florença, tem um território montanhoso e vistas deslumbrantes. Já no medievo os vinhos umbros eram famosos e ainda hoje continuam a ser. De acordo com uma pesquisa oficial da Universidade de Kentucky, está entre os primeiros lugares do mundo por qualidade de vida. As cidades que fazem parte da Úmbria tem um aspecto medieval muito pitoresco, um verdadeiro mergulho no passado entre ruas estreitas e o perfume da cozinha local. LÁCIO Historicamente dedicada à produção de vinhos brancos, o Lácio concentra a maior parte da sua atividade enológica na região dos Castelli Romani e em algumas áreas da província de Viterbo, Frosinone e Latina. O nosso tour se concentrará no norte de Roma e, em seguida, na zona de Viterbo, onde os vinhos mais conhecidos são os vinhos brancos Orvieto, cuja origem também é

31 compartilhada com os vinhos brancos da Umbria, os Est Est Est, Montefiascone e Aleatico Gradoli. Durante uma viagem a Roma, o prelado alemão John Fugger, amante do bom vinho, foi visitar as tabernas da Umbria para conhecer os vinhos dessas e onde o vinho era bom, ele dava o título a taverna de est (vinum est bonum).). Chegando em Montefiascone, ele escreveu: "EST, EST, EST." PROGRAMA 1 DIA: Viterbo, a cidade dos papas Chegada em Roma no aeroporto Fiumicino, encontro com a assistente e transfer para o território da Tuscia*, ponto de encontro das 3 regiões italianas: Lácio, Umbria e Toscana. Breve visita da cidade de Viterbo, cidade medieval conhecida também como Cidade dos papas, e transfer em uma famosa adega onde se iniciará o percurso do vinho através dos sabores e territórios. No final da visita, transfer para o hotel. Alojamento nos quartos reservados, jantar e pernoite. *Tuscia era uma região da Itália onde vivia o povo Etrusco. Fazendo fronteira com Toscana e Umbria, era uma região estratégia da costa do Mar Tirreno. 2 DIA: Assis, a cidade do Santo Francesco Café da manhã no hotel e partida para Assis. Na chegada tempo disponível para visita da Basilica di San Francesco. No final da visita alojamento no hotel nos quartos reservados e transfer para o vinhedo, onde se prosseguirá com degustação e análise sensorial do vinho. Jantar e pernoite no hotel. 3 DIA: Florença, cidade renascimental Café da manhã no hotel e partida para Florença. Na chegada visita guiada em língua portuguesa de 3 horas do centro histórico da cidade a pé. No final da visita alojamento no hotel nos quartos reservados. Tarde livre. Pernoite no hotel. 4 DIA: Siena e San Gimigniano Café da manhã no hotel e partida para inteiro dia de excursão em Siena e San Gimigniano para o prosseguimento da atividade didática em adega. Na chegada em Siena, visita guiada em língua portuguesa de 2 horas do centro histórico da cidade conhecida pela famosa Piazza del Campo onde a cada ano acontece a famosa corrida de cavalos. Em seguida transfer para a adega onde se fará a degustação, análise do vinho e almoço na fazenda. Retorno para o hotel a Florença e pernoite. 5 DIA: Pisa e a sua famosa torre inclinada Café da manhã no hotel e partida para Pisa. Na chegada visita guiada em língua portuguesa de 2 horas da praça dos milagres, com a sua famosa torre inclinada. Em seguida transfer para a adega onde se fará a degustação, análise do vinho e almoço na fazenda. Retorno para o hotel a Florença e pernoite.

PACOTE DE VIAGEM EM PEQUENO GRUPO PARA ITÁLIA! ITÁLIA CLÁSSICA COM TREM DE ALTA VELOCIDADE! Milão, Veneza, Florença, Nápoles, Assis, Cássia e Roma.

PACOTE DE VIAGEM EM PEQUENO GRUPO PARA ITÁLIA! ITÁLIA CLÁSSICA COM TREM DE ALTA VELOCIDADE! Milão, Veneza, Florença, Nápoles, Assis, Cássia e Roma. PACOTE DE VIAGEM EM PEQUENO GRUPO PARA ITÁLIA! ITÁLIA CLÁSSICA COM TREM DE ALTA VELOCIDADE! Milão, Veneza, Florença, Nápoles, Assis, Cássia e Roma. (Capri, Costa Amalfitana e Pompéia como opcional) (9

Leia mais

ITÁLIA CLÁSSICA GASTRONÔMICA PARA GRUPOS

ITÁLIA CLÁSSICA GASTRONÔMICA PARA GRUPOS ITÁLIA CLÁSSICA GASTRONÔMICA PARA GRUPOS 1 Dia Chegada dos participantes no Aeroporto de Roma Fiumicino FCO. Encontro com o assistente Bonjour Italie. Transfer em ônibus para o Hotel em Roma. Check-in

Leia mais

MINI TOUR ROMA ESSENCIAL PARA INDIVIDUAIS (3 dias e 2 noites)

MINI TOUR ROMA ESSENCIAL PARA INDIVIDUAIS (3 dias e 2 noites) MINI TOUR ROMA ESSENCIAL PARA INDIVIDUAIS (3 dias e 2 noites) 1 dia Roma Encontro com o motorista privativo e transfer para o Hotel. Check-in e tempo livre para um primeiro contato com a cidade. Encontro

Leia mais

PACOTE DE VIAGEM EM PEQUENO GRUPO PARA ITÁLIA! ITÁLIA CLÁSSICA COM TREM DE ALTA VELOCIDADE! Milão, Veneza, Florença, Nápoles, Assis, Cássia e Roma.

PACOTE DE VIAGEM EM PEQUENO GRUPO PARA ITÁLIA! ITÁLIA CLÁSSICA COM TREM DE ALTA VELOCIDADE! Milão, Veneza, Florença, Nápoles, Assis, Cássia e Roma. PACOTE DE VIAGEM EM PEQUENO GRUPO PARA ITÁLIA! ITÁLIA CLÁSSICA COM TREM DE ALTA VELOCIDADE! Milão, Veneza, Florença, Nápoles, Assis, Cássia e Roma. (Capri, Costa Amalfitana e Pompéia como opcional) (9

Leia mais

ITALIA CLÁSSICA COM QUALIDADE. 8 dias e 7 noites. (Roma/Florença/Pisa/Veneza/Burano/Murano e Milão - com trem)

ITALIA CLÁSSICA COM QUALIDADE. 8 dias e 7 noites. (Roma/Florença/Pisa/Veneza/Burano/Murano e Milão - com trem) ITALIA CLÁSSICA COM QUALIDADE 8 dias e 7 noites (Roma/Florença/Pisa/Veneza/Burano/Murano e Milão - com trem) 1 dia: ROMA Chegada dos participantes no aeroporto de Roma Fiumicino. Encontro com o motorista

Leia mais

Itália Turística - 7 noites/8 dias Somente Terrestre

Itália Turística - 7 noites/8 dias Somente Terrestre Itália Turística - 7 noites/8 dias Somente Terrestre Pacote Inclui: - Assistência telefônica 24h; - Ônibus turístico; - Guia em Espanhol; - Traslados; - Seguro Assistência; - Café da manhã, almoço e jantar.

Leia mais

Slow Tour Enogastronômico. Faça da sua viagem para a Europa uma experiência única!

Slow Tour Enogastronômico. Faça da sua viagem para a Europa uma experiência única! Slow Tour Enogastronômico Faça da sua viagem para a Europa uma experiência única! . Aos apaixonados pelos excelentes vinhos e pela gastronomia, participe de um curso de Vinhos com um Sommelier e um Curso

Leia mais

TOUR NA ITÁLIA PARA A TERCEIRA IDADE tour para grupos

TOUR NA ITÁLIA PARA A TERCEIRA IDADE tour para grupos CONHEÇA ALGUMA DAS NOSSAS PROPOSTAS DE ROTEIROS PARA A TERCEIRA IDADE NA ITÁLIA (EM GRUPO, TOUR DE ESTUDO, TOUR ENOGASTRONOMICO E TOURS PARA INDIVIDUAIS) TOUR NA ITÁLIA PARA A TERCEIRA IDADE tour para

Leia mais

Lendas Sul Africanas - ZA01

Lendas Sul Africanas - ZA01 Lendas Sul Africanas - ZA01 Operador: Akilanga Dias de Saída na Semana Moeda: US$ Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda: 10 X Quantidade mínima de passageiros por data de saída: 2 Saídas:

Leia mais

Slow Tour Itália Fascinante. Faça da sua viagem para a Europa uma experiência única!

Slow Tour Itália Fascinante. Faça da sua viagem para a Europa uma experiência única! Slow Tour Itália Fascinante Faça da sua viagem para a Europa uma experiência única! . Conheça os lugares fascinantes que a Itália oferece, incluindo Costa Amalfitana, Ilha de Capri, Pompéia, Vaticano,

Leia mais

PME. Programa de Missões Empresariais. Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho

PME. Programa de Missões Empresariais. Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho 2016 Participar de uma missão empresarial é muito mais que visitar uma feira. É ir ao encontro das oportunidades. abertura de novos canais prospecção de novos clientes mapeamento de novos mercados troca

Leia mais

Slow Tour Itália Maravilhosa. Faça da sua viagem para a Europa uma experiência única!

Slow Tour Itália Maravilhosa. Faça da sua viagem para a Europa uma experiência única! Slow Tour Itália Maravilhosa Faça da sua viagem para a Europa uma experiência única! . As mais lindas paisagens e locais exclusivos em um roteiro completo de Sul a Norte. Visitaremos a Ilha de Capri, Costa

Leia mais

Lisboa, Madri e Paris - 11 noites/12 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre

Lisboa, Madri e Paris - 11 noites/12 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre Lisboa, Madri e Paris - 11 noites/12 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre - Serviços Incluídos - Serviço Assistência Telefônica 24 HORAS - Ônibus turístico. - Guia acompanhante em espanhol - Traslados

Leia mais

Paris e Madri - 7 noites/8 dias Circuitos Com Guia No Mundo

Paris e Madri - 7 noites/8 dias Circuitos Com Guia No Mundo Paris e Madri - 7 noites/8 dias Circuitos Com Guia No Mundo Pacote Inclui: - Serviço assistência telefônica 24 horas; - Ônubus turístico; - Guia em Espanhol; - Traslados de chegada e saída; - Café da manhã

Leia mais

Sabores da Itália com Costa Amalfitana

Sabores da Itália com Costa Amalfitana Viva a Vida Viagens - www.vivaavidaviagens.com.br (41) 3010-2010 3262-2001 9117-8690 Sabores da Itália com Costa Amalfitana Saída: A definir Retorno: A definir Duração da Viagem: A definir Preço à vista:

Leia mais

Itália Plus2: Milão, Veneza, Florença, Roma, Nápoles, Sorrento

Itália Plus2: Milão, Veneza, Florença, Roma, Nápoles, Sorrento Itália Plus2: Milão, Veneza, Florença, Roma, Nápoles, Sorrento Circuito pela Itália com 9 dias de viagem, visitando: Milão, Lago de Garda, Verona, Veneza, Pádua, Florença, Siena, Assis e Roma. Opção de

Leia mais

Slow Tour Férias no Inverno. Faça da sua viagem para a Europa uma experiência única!

Slow Tour Férias no Inverno. Faça da sua viagem para a Europa uma experiência única! Slow Tour Férias no Inverno Faça da sua viagem para a Europa uma experiência única! . Aproveite suas férias de verão e traga sua família ou seus amigos para um roteiro no exuberante inverno Europeu. Neste

Leia mais

Lisboa Grande Tour da Espanha - 12 noites/13 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre

Lisboa Grande Tour da Espanha - 12 noites/13 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre Lisboa Grande Tour da Espanha - 12 noites/13 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre Pacote inclui: - Serviço Assistência Telefônica 24 HORAS;- Ônibus turístico;- Guia acompanhante;- Traslados de Chegada

Leia mais

Slow Tour Itália Bella. Faça da sua viagem para a Europa uma experiência única!

Slow Tour Itália Bella. Faça da sua viagem para a Europa uma experiência única! Slow Tour Itália Bella Faça da sua viagem para a Europa uma experiência única! . Visite as principais cidades da Itália incluindo a bellissima Cinque Terre na Liguria e Val d' Orcia na Toscana, visitando

Leia mais

5 dias. 1º Dia. LISBOA Rota do Oeste. Visita a Vila de Óbidos C/prova ginjinha de Óbidos

5 dias. 1º Dia. LISBOA Rota do Oeste. Visita a Vila de Óbidos C/prova ginjinha de Óbidos 5 dias 1º Dia LISBOA Rota do Oeste Visita a Vila de Óbidos C/prova ginjinha de Óbidos Óbidos vila de reis e rainhas foi, noutros tempos, local de preferência para descanso ou refúgio das desavenças da

Leia mais

2.1 PASSEIOS COM PARTIDA DO AEROPORTO FIUMICINO CITY TOUR PANORÂMICO EM ROMA COM PARTIDA DO AEROPORTO FIUMICINO (somente motorista)

2.1 PASSEIOS COM PARTIDA DO AEROPORTO FIUMICINO CITY TOUR PANORÂMICO EM ROMA COM PARTIDA DO AEROPORTO FIUMICINO (somente motorista) 2.1 PASSEIOS COM PARTIDA DO AEROPORTO FIUMICINO 2.1.1 CITY TOUR PANORÂMICO EM ROMA COM PARTIDA DO AEROPORTO FIUMICINO (somente motorista) Encontro com o motorista no Aeroporto Fiumicino. Saída panorâmico,

Leia mais

Itália Sole Mio - 9 noites/10 dias Pacote Terrestre

Itália Sole Mio - 9 noites/10 dias Pacote Terrestre Itália Sole Mio - 9 noites/10 dias Pacote Terrestre Pacote Inclui: -> Circuito em ônibus de turismo; -> Guia acompanhante profissional -> Traslados de Image type unknown http://bigtravel.tur.br/2012/web/resize/image.php/rote6435ba661846fbbddd1c243ce3c69f71.jpg?width=294&height=223&cropratio=1.31:

Leia mais

APARTAMENTOS CLUBE PRAIA DA ROCHA ***

APARTAMENTOS CLUBE PRAIA DA ROCHA *** APARTAMENTOS CLUBE PRAIA DA ROCHA *** 146 * O preço desde apresentado é em função dos apartamentos (3 noites de estadia em regime de Alojamento ) de 01 a 04 Abril e refere-se ao preço por apartamento T1(

Leia mais

Johannesburgo. Operado por

Johannesburgo. Operado por * Sonho Sul-Africano Saídas: Domingos Cidades: Reserva Privada de Entabeni, Johannesburgo, Região Parque Kruger, Cape Town e Victoria Falls ou Livingston Duração: 11 dias / 10 noites Roteiro: 1 DIA Domingo

Leia mais

Itália e seus sabores

Itália e seus sabores Itália e seus sabores Principais detalhes Ônibus de Luxo Guia em português Hotéis 3 e 4 estrelas Café da manhã Degustações Seguro Viagem Roteiro da viagem Dia 1 SÃO PAULO / MILÃO / ALBA (154 km) Saída

Leia mais

SUGESTÃO DE TOUR OPCIONAIS

SUGESTÃO DE TOUR OPCIONAIS SUGESTÃO DE TOUR OPCIONAIS HISTORICAL PORTO TOUR Full Day 09h30 Partida dos Hoteis, com destino à Ribeira Património da Humanidade. Visita ao imponente Palácio da Bolsa com o seu tão famoso Salão Árabe;

Leia mais

Feriado de Páscoa Alter do Chão 5 dias - De 23 a 27 de Abril

Feriado de Páscoa Alter do Chão 5 dias - De 23 a 27 de Abril Passeio pelo igarapé de Jamaraquá: águas frescas e cristalinas. Alter do Chão localiza-se na margem direita do rio Tapajós, a 32 km de Santarém, no Pará. Apelidada pelos nativos de "Caribe brasileiro",

Leia mais

CITY TOUR PANORÂMICO ECONÔMICO EM ROMA COM PARTIDA DO HOTEL CENTRAL COM ASSISTENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA

CITY TOUR PANORÂMICO ECONÔMICO EM ROMA COM PARTIDA DO HOTEL CENTRAL COM ASSISTENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA CITY TOUR PANORÂMICO ECONÔMICO EM ROMA COM PARTIDA DO HOTEL CENTRAL COM ASSISTENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA Encontro com o assistente na recepção do teu hotel ou no centro da cidade (de acordo com a preferência).

Leia mais

África do Sul com Estilo - 8 noites/9 dias Pacote Completo

África do Sul com Estilo - 8 noites/9 dias Pacote Completo África do Sul com Estilo - 8 noites/9 dias Pacote Completo Pacote Inclui: - Aéreo; Região do Kruger Park: - Traslado regular de chegada e saída (Singita Kruger National Park) com assistência local no idioma

Leia mais

Especialmente criado para:

Especialmente criado para: Especialmente criado para: Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução Soluções criativas para viagens inesquecíveis Estrasburgo 31 de Maio a 03 Junho 2016 Estrasburgo Estrasburgo é uma metrópole tranquila,

Leia mais

Charmosa Itália - Veneza a Roma

Charmosa Itália - Veneza a Roma Viva a Vida Viagens - www.vivaavidaviagens.com.br (41) 3010-2010 3262-2001 9117-8690 Charmosa Itália - Veneza a Roma Saída: 28/06/2019 - Sexta-feira Retorno: 07/07/2019 - Domingo Duração da Viagem: 10

Leia mais

Especialmente criado para: Grupo Castro Daire

Especialmente criado para: Grupo Castro Daire Especialmente criado para: Grupo Castro Daire Roma 23 a 26 de abril 2016 Roma A capital de Itália, fundada em 753 a.c., é uma das cidades mais antigas do velho continente. Conhecida como a Cidade Eterna,

Leia mais

Cursos e Intercâmbios para 2016

Cursos e Intercâmbios para 2016 Cursos e Intercâmbios para 2016 1) CURSO DE GASTRONOMIA ITALIANA ( Universidade de Camerino Itália) Datas: 03-28 Outubro 2016 31 Outubro 25 Novembro 2016 Sedes dos Cursos: Osteria Noè Ristorante Camerino

Leia mais

12 Dias / 10 Noites. Roteiro Terrestre. 25 anos de experiência, qualidade, autenticidade, prestígio, conhecimento e compromisso

12 Dias / 10 Noites. Roteiro Terrestre. 25 anos de experiência, qualidade, autenticidade, prestígio, conhecimento e compromisso Veneza a Roma com Costa Amalfitana 12 Dias / 10 Noites Saídas: Datas predeterminadas. Visitando: Veneza, Pádua, Pisa, San Gimignano, Siena, Montalcino, Montepulciano, Assis, Roma, Sorrento, Ilha de Capri,

Leia mais

VIVE GARZÓN GARZÓN AÉREO PIQUENIQUE ENTRE OLIVEIRAS

VIVE GARZÓN GARZÓN AÉREO PIQUENIQUE ENTRE OLIVEIRAS Convidamos à descoberta de experiências únicas através de nossa Adega e nossa Fábrica Boutique de elaboração de azeite de oliva extra virgem localizadas a apenas alguns quilômetros da costa uruguaia. EXPERIÊNCIAS

Leia mais

BYTRIP BRAZIL INCOMING

BYTRIP BRAZIL INCOMING BYTRIP BRAZIL INCOMING SOBRE ByTrip Brazil opera no mercado do Turismo como um Destination Management Company (DMC) para todo Brasil e América do Sul. A companhia está estabelecida no Brasil desde 2014

Leia mais

VISITE MENDOZA 04 noites - Saídas Diárias

VISITE MENDOZA 04 noites - Saídas Diárias ITINERÁRIO 1º dia... - MENDOZA Chegada a, por conta do passageiro, um importante produtor de vinhos e azeites, recepção e traslado ao hotel selecionado para hospedagem. Restante do dia livre para atividades

Leia mais

Bella Itália com Costa Amalfitana

Bella Itália com Costa Amalfitana Viva a Vida Viagens - www.vivaavidaviagens.com.br (41) 3010-2010 3262-2001 9117-8690 Bella Itália com Costa Amalfitana Saída: A definir Retorno: A definir Duração da Viagem: A definir Preço à vista: Preço

Leia mais

(10 dias / 9 noites) ROTEIRO PARA GRUPOS. (Catedral, Teatro Scala, Castelo Sfarzesco, compras na Galeria Vittorio Emanuele)

(10 dias / 9 noites) ROTEIRO PARA GRUPOS. (Catedral, Teatro Scala, Castelo Sfarzesco, compras na Galeria Vittorio Emanuele) O Melhor da Itália Norte e Sul da Itália (12 dias / 11 noites) (10 dias / 9 noites) ROTEIRO PARA GRUPOS DIA 1 MILÃO Desembarque em Milão. Recepção e traslado ao hotel. Após check-in hotel, tempo livre

Leia mais

Itália Plus 1: Veneza, Florença e Roma

Itália Plus 1: Veneza, Florença e Roma Itália Plus 1: Veneza, Florença e Roma Viagem de 09 dias pela Itália, visitando: Veneza, Pádua, Florença, Siena, Assis e Roma. Possível extensão á Madri Conheça o Roteiro Itália Plus 1: Veneza, Florença

Leia mais

Combinado Bolonha e Florença

Combinado Bolonha e Florença Combinado Bolonha e Florença Serviços Incluídos: Passagem aérea em classe E, em voos regulares TAP Portugal, para o percurso Lisboa ou Porto/Bolonha/Porto ou Lisboa, com direito ao transporte de 1 peça

Leia mais

a) Todo o serviço de alimentação, incluindo catering, passa a estar sujeito à taxa

a) Todo o serviço de alimentação, incluindo catering, passa a estar sujeito à taxa FAQ sobre IVA nos serviços de alimentação e bebidas 1. O que muda a partir de 1 de julho de 2016? R: De acordo com a Lei do Orçamento de Estado para 2016 (Lei n.º 7-A/2016, de 30 de Março), a partir de

Leia mais

TORNEIO GOLF & LA DOLCE VITA 2018

TORNEIO GOLF & LA DOLCE VITA 2018 TORNEIO GOLF & LA DOLCE VITA 2018 Gênova 3 MILÃO Modena Bolonha Veneza San Marino O CONCEITO Liberdade é a alma desta viagem. Enquanto golfistas praticam sua paixão nos melhores campos da Itália, não golfistas

Leia mais

CHINA / Informações Gerais. Crescimento médio anual da indústria chinesa: 11,4%;

CHINA / Informações Gerais. Crescimento médio anual da indústria chinesa: 11,4%; CHINA / Informações Gerais Crescimento médio anual da indústria chinesa: 11,4%; O país lidera a produção mundial de aço, carvão, cimento, fertilizantes químicos e aparelhos de televisão; Maior parceiro

Leia mais

ITÁLIA MAIO/2020 DIRETOR ESPIRITUAL: PE. CLAUDIMIR ALVES BORGES

ITÁLIA MAIO/2020 DIRETOR ESPIRITUAL: PE. CLAUDIMIR ALVES BORGES ITÁLIA MAIO/2020 DIRETOR ESPIRITUAL: PE. CLAUDIMIR ALVES BORGES RESUMO PAÍSES: Itália. LUGARES: Roma, Cassia, Assis, Turim e Pisa. Serão 10 dias de turismo, cultura e espiritualidade aliados ao conforto

Leia mais

Programa Preliminar. Turismo: Criatividade e Inovação

Programa Preliminar. Turismo: Criatividade e Inovação PROGRAMA PRELIMINAR Turismo: Criatividade e Inovação Programa Preliminar Domingo (28 Nov) Chegada dos Congressistas a Florianópolis. Transfer de chegada para o Resort. Entrega da Pasta de Congressista

Leia mais

Tesouros do Egeu Com Cruzeiro Ilhas Gregas - TR14

Tesouros do Egeu Com Cruzeiro Ilhas Gregas - TR14 Tesouros do Egeu Com Cruzeiro Ilhas Gregas - TR14 Operador: Schultz Pacotes Internacionais Dias de Saída na Semana Moeda: Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda: 15 X Quantidade mínima de passageiros

Leia mais

Itália Monumental 09 DIAS / 08 NOITES - SAÍDAS 27/05 À 09/09 SERVIÇOS INCLUSOS:

Itália Monumental 09 DIAS / 08 NOITES - SAÍDAS 27/05 À 09/09 SERVIÇOS INCLUSOS: Itália Monumental 09 DIAS / 08 NOITES - SAÍDAS 27/05 À 09/09 SERVIÇOS INCLUSOS: 03 noites de hospedagem em Roma; 02 noites de hospedagem em Florença; 02 noites de hospedagem em Veneza; 01 noite de hospedagem

Leia mais

Mini Circuito Europa Estilo MP2: Desde Madrid à Roma e Veneza

Mini Circuito Europa Estilo MP2: Desde Madrid à Roma e Veneza Mini Circuito Europa Estilo MP2: Desde Madrid à Roma e Veneza 10 ou 12 Dias. Visitando: Madri / Zaragoza / Barcelona / Costa Azul / Piza / Roma / Florença / Pádua / Veneza Conheça o Mini Circuito Europa

Leia mais

TOSCANA COM SEUS VINHOS E SABORES.

TOSCANA COM SEUS VINHOS E SABORES. TOSCANA COM SEUS VINHOS E SABORES. De 19 a 31 de outubro de 2018 (13 dias) V i s i t a n d o : Roma, Montepulciano, Chianciano Terme, Pienza, Montalcino, Siena, Região de Chianti, Castellina in Chianti,

Leia mais

SEYCHELLES ANTECIPAÇÃO DO CATÁLOGO INVERNO.10/PRIMAVERA.11

SEYCHELLES ANTECIPAÇÃO DO CATÁLOGO INVERNO.10/PRIMAVERA.11 SEYCHELLES ANTECIPAÇÃO DO CATÁLOGO INVERNO.10/PRIMAVERA.11.Alvará/Lic. 332/80 SUPLEMENTO DE TARIFA AÉREA PARA AS SEYCHELLES COM A QATAR : De 01/11/10 a 15/12/10 e de 01/01/11 a 31/03/11 SUPL. SUPL. ADULTO

Leia mais

Capitais Ibéricas NOME DO PROGRAMA

Capitais Ibéricas NOME DO PROGRAMA 15 dias / 14 noites Capitais Ibéricas NOME DO PROGRAMA Descubra as vibrantes capitais da Península Ibérica com este programa conjunto de ambos os países (Espanha e Portugal) Portugal e Espanha já foram

Leia mais

VIAGEM CULTURAL De 15 a 24/abril/2011

VIAGEM CULTURAL De 15 a 24/abril/2011 VIAGEM CULTURAL De 15 a 24/abril/2011 O Departamento Cultural convida médicos do Brasil a embarcar nesta viagem cultural rumo à Grécia, berço da civilização ocidental, das olimpíadas, da filosofia, das

Leia mais

MOST Management. Motorways of the Sea Training. Barcelona-Roma/Civitavecchia 12-15 Dezembro, 2015. Curso patrocinado por: Curso patrocinado por:

MOST Management. Motorways of the Sea Training. Barcelona-Roma/Civitavecchia 12-15 Dezembro, 2015. Curso patrocinado por: Curso patrocinado por: Motorways of the Sea Training Barcelona-Roma/Civitavecchia 12-15 Dezembro, 2015 Curso patrocinado por: Objetivos del curso Curso patrocinado por: Objetivos del curso Supported by: MOST Managementfile:///C:/Users/miquelma/Downloads/Logo_Ve

Leia mais

Conheça a poderosa uva Nebbiolo e as DOCGs de Barolo, Barbaresco e Roero em uma incursão pelo norte da Itália

Conheça a poderosa uva Nebbiolo e as DOCGs de Barolo, Barbaresco e Roero em uma incursão pelo norte da Itália piemonte Nebbiolo Prima 2015 Conheça a poderosa uva Nebbiolo e as DOCGs de Barolo, Barbaresco e Roero em uma incursão pelo norte da Itália POR eduardo viotti v i n h o m a g a z i n e 12 2 0 1 5 v i n

Leia mais

Degustações de pratos e vinhos regionais, inclusas. Visita com guai ao interior da Basílica de São Pedro

Degustações de pratos e vinhos regionais, inclusas. Visita com guai ao interior da Basílica de São Pedro 3) Ênfase no conhecimento da gastronomia italiana, graças à realização de encontros para experimentar os pratos e os produtos típicos de cada região, harmonizados aos vinhos locais. Serão almoços ou jantares,

Leia mais

HOTEL MARINA ATLÂNTICO **** VOOS SATA e TAP De 02 a 06 ABRIL LUGARES LIMITADOS

HOTEL MARINA ATLÂNTICO **** VOOS SATA e TAP De 02 a 06 ABRIL LUGARES LIMITADOS VOOS SATA e TAP De 02 a 06 ABRIL LUGARES LIMITADOS 379 HOTEL MARINA ATLÂNTICO **** * O preço desde refere-se ao preço por pessoa em duplo standard 2 Noites, em regime de Alojamento e Pequeno-Almoço Avião

Leia mais

As pérolas da Europa Central (Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria)

As pérolas da Europa Central (Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria) As pérolas da Europa Central (Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria) A Europa Central é conhecida pela sua única herança multicultural tanto material, como espiritual. Os monumentos históricos

Leia mais

Caminhando pela. Maravilhosa Toscana. Via Francigena Itália 155km. 14 a 28 de Setembro de 2016 EM GRUPO!

Caminhando pela. Maravilhosa Toscana. Via Francigena Itália 155km. 14 a 28 de Setembro de 2016 EM GRUPO! Caminhando pela Maravilhosa Toscana Via Francigena Itália 155km 14 a 28 de Setembro de 2016 EM GRUPO! Caminhando pela Maravilhosa Toscana Via Francigena Itália 155km 14 a 28 de Setembro de 2016 EM GRUPO!

Leia mais

VIAGEM DE ESTUDOS LITORAL NORTE. 19 a 23 de maio de 2010 Professores: Alexandre M. Matiello Ana Laura V. Villela Giane R. Jansen

VIAGEM DE ESTUDOS LITORAL NORTE. 19 a 23 de maio de 2010 Professores: Alexandre M. Matiello Ana Laura V. Villela Giane R. Jansen VIAGEM DE ESTUDOS LITORAL NORTE 19 a 23 de maio de 2010 Professores: Alexandre M. Matiello Ana Laura V. Villela Giane R. Jansen Recomendações Gerais Sua liberdade termina aonde começa a do outro Seja pontual

Leia mais

6 dias / 5 noites. Vinhos do Alentejo NOME DO PROGRAMA. Programa gastronómico e de vinhos em alguns dos mais encantadores locais do Alentejo

6 dias / 5 noites. Vinhos do Alentejo NOME DO PROGRAMA. Programa gastronómico e de vinhos em alguns dos mais encantadores locais do Alentejo 6 dias / 5 noites Vinhos do Alentejo NOME DO PROGRAMA Programa gastronómico e de vinhos em alguns dos mais encantadores locais do Alentejo Alentejo, região única de Portugal, conhecida pela sua tranquilidade

Leia mais

Excursão de 5 dias na Espanha: Córdoba, Sevilha, Granada e Toledo saindo de Barcelona

Excursão de 5 dias na Espanha: Córdoba, Sevilha, Granada e Toledo saindo de Barcelona Excursão de 5 dias na Espanha: Córdoba, Sevilha, Granada e Toledo saindo de Barcelona Operador: Viator Inc Dias de Saída na Semana Moeda: US$ Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom Dias Limite para Venda: 3 X X X

Leia mais

PROGRAMA REJUVENTUDE Toscana - Itália

PROGRAMA REJUVENTUDE Toscana - Itália PROGRAMA REJUVENTUDE Toscana - Itália Workshops Comportamentais e Águas Termais Workshops e Turismo Hospedagem na cidade de Chianciano Terme Toscana 24 vagas - de 17 a 29 de setembro Chianciano Terme -

Leia mais

JOHANNESBURG - LIVINGSTONE

JOHANNESBURG - LIVINGSTONE JOHANNESBURG - LIVINGSTONE 6 dias / 4 noites 1 p á g ina Quadro Sinóptico de viagem DIA TRAJECTO MANHÃ ALMOÇO TARDE JANTAR OPCIONAL NOITE 1 Partida para África do Sul a bordo a bordo 2 Johannesburg (ÁFRICA

Leia mais

BARCELONA VIAGEM 17-24 NOVEMBRO 2013 (CONGRESSO 19-21 NOVEMBRO 2013 )

BARCELONA VIAGEM 17-24 NOVEMBRO 2013 (CONGRESSO 19-21 NOVEMBRO 2013 ) BARCELONA VIAGEM 17-24 NOVEMBRO 2013 (CONGRESSO 19-21 NOVEMBRO 2013 ) info@viagensarquitetura.com www.viagensarquitetura.com www.artchitectours.com.br PACOTE BARCELONA + FEIRA SMART CITY EXPO Propomos

Leia mais

Tour Bustour + Entradas no Reino do Chocolate

Tour Bustour + Entradas no Reino do Chocolate Tour Bustour + Entradas no Reino do Chocolate Sobre o Passeio A bordo do BusTour você irá conhecer os melhores pontos turísticos e atrativos das duas cidades. O primeiro ônibus turístico hop on / hop off

Leia mais

Vista aérea das Dunas e Serra do Espírito Santo no Jalapão

Vista aérea das Dunas e Serra do Espírito Santo no Jalapão Morro da Catedral Vista aérea das Dunas e Serra do Espírito Santo no Jalapão O Jalapão é uma área de 34 mil quilômetros quadrados (maior que o estado de Alagoas) na região leste do Tocantins que engloba

Leia mais

Expedição Gastronômica em Abruzzo. Dedicado aos amigos de Florianópolis.

Expedição Gastronômica em Abruzzo. Dedicado aos amigos de Florianópolis. Expedição Gastronômica em Abruzzo Dedicado aos amigos de Florianópolis. Junho de 2015 Programação Primeiro dia de Expedição! 07:20h chegada dos convidados ao aeroporto de Fiumicino (Roma). Transferência

Leia mais

Mini Circuito Europa Estilo: Desde Roma à Paris

Mini Circuito Europa Estilo: Desde Roma à Paris Mini Circuito Europa Estilo: Desde Roma à Paris Visitando: Roma / Florença / Pádua / Veneza / Innsbruck / Lucerna / Zurique / Basileia / Paris Conheça o Mini Circuito Europa Estilo: Desde Roma à Paris

Leia mais

Natal e Réveillon - Disney - 9 noites/10 dias Pacote Completo

Natal e Réveillon - Disney - 9 noites/10 dias Pacote Completo Natal e Réveillon - Disney - 9 noites/10 dias Pacote Completo Pacote Inclui: - Passagem aérea São Paulo (GRU) / Orlando / São Paulo (GRU), Vôo direto; - 09 Nts de hospedagem em Orlando no Disney All Star

Leia mais

1. Período de matrículas

1. Período de matrículas Belo Horizonte, 21 de outubro de 2015. Srs. pais ou responsáveis, inicialmente, gostaríamos de parabenizar os alunos aprovados no Processo Seletivo do Colégio Bernoulli para o ano letivo 2016, bem como

Leia mais

Roteiro de Intercâmbio e Turismo na China

Roteiro de Intercâmbio e Turismo na China Roteiro de Intercâmbio e Turismo na China Via DUBAI Setembro de 2015 Saída 03/09 Retorno 23/09 (Máximo de 42 vagas por grupo) Dia Detalhes 02 03 01h25 - Embarque no aeroporto de Guarulhos pela Cia EMIRATES,

Leia mais

PORTUGAL E ITÁLIA com PARIS Agosto/2011

PORTUGAL E ITÁLIA com PARIS Agosto/2011 PORTUGAL E ITÁLIA com PARIS Agosto/2011 ROTEIRO 06/08 SÁBADO Deslocamento aéreo saindo de Curitiba com escala em Guarulhos voo noturno via Madrid com destino à Lisboa. 07/08 DOMINGO LISBOA Chegada a Lisboa

Leia mais

PROGRAMA TURISMO COMPORTAMENTAL. PROJETO REJUVENTUDE Toscana - Itália. Workshops Comportamentais Teatro Dança e Águas Termais. Workshops e Turismo

PROGRAMA TURISMO COMPORTAMENTAL. PROJETO REJUVENTUDE Toscana - Itália. Workshops Comportamentais Teatro Dança e Águas Termais. Workshops e Turismo PROGRAMA TURISMO COMPORTAMENTAL PROJETO REJUVENTUDE Toscana - Itália Workshops Comportamentais Teatro Dança e Águas Termais Workshops e Turismo 13 a 25 de Junho de 2017 Hospedagem no hotel Sole na cidade

Leia mais

III Encontro Paulista de Museus. Caio Luiz de Carvalho presidente da SPTuris

III Encontro Paulista de Museus. Caio Luiz de Carvalho presidente da SPTuris III Encontro Paulista de Museus Caio Luiz de Carvalho presidente da SPTuris TURISMO: ATIVIDADE ESTRATÉGICA Proporciona instalações turísticas e recreacionais que também podem ser usadas pela população

Leia mais

PROGRAMA TURISMO COMPORTAMENTAL. PROJETO REJUVENTUDE Toscana - Itália. Workshops Comportamentais Teatro Dança e Águas Termais. Workshops e Turismo

PROGRAMA TURISMO COMPORTAMENTAL. PROJETO REJUVENTUDE Toscana - Itália. Workshops Comportamentais Teatro Dança e Águas Termais. Workshops e Turismo PROGRAMA TURISMO COMPORTAMENTAL PROJETO REJUVENTUDE Toscana - Itália Workshops Comportamentais Teatro Dança e Águas Termais Workshops e Turismo Hospedagem na cidade de Chianciano Terme Toscana 16 VAGAS

Leia mais

NOITES ADICIONAIS CIRCUITOS REGULARES EXTENSÃO ROMA CONDIÇÕES DE VENDA CIRCUITOS

NOITES ADICIONAIS CIRCUITOS REGULARES EXTENSÃO ROMA CONDIÇÕES DE VENDA CIRCUITOS NOITES ADICIONAIS CIRCUITOS REGULARES ------ EXTENSÃO ROMA ------ CONDIÇÕES DE VENDA CIRCUITOS 2018 NOITES ADICIONAIS PREÇOS NOITES PRE/POST TOUR VÁLIDO EM CONEXÃO COM NOSSOS CIRCUITOS REGULARES PREÇOS

Leia mais

ANDREA BOCELLI SOB O CÉU DA TOSCANA. Lorem ipsum

ANDREA BOCELLI SOB O CÉU DA TOSCANA. Lorem ipsum ANDREA BOCELLI SOB O CÉU DA TOSCANA Lorem ipsum O CONCERTO Uma vez por ano, Andrea Bocelli organiza um magnífico concerto na sua cidade natal, Lajatico na Toscana, o qual acontece sempre numa noite de

Leia mais

6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO

6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO 78 6 CONCEPÇÃO BÁSICA DO SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Neste capítulo serão apresentados: o sistema proposto, o procedimento de solução para utilização do sistema e a interface gráfica, onde é ilustrada a

Leia mais

Doutoranda em Turismo Universidade do Algarve/Capes

Doutoranda em Turismo Universidade do Algarve/Capes Panorama do Enoturismo no Brasil Joice Lavandoski Doutoranda em Turismo Universidade do Algarve/Capes Turismo, Vinho & Sabores - Nerga, 2011 1 Tópicos O Objetivos com o desenvolvimento do enoturismo, O

Leia mais

PROGRAMA TURISMO COMPORTAMENTAL. PROJETO REJUVENTUDE Toscana - Itália. Workshops Comportamentais Teatro Dança e Águas Termais. Workshops e Turismo

PROGRAMA TURISMO COMPORTAMENTAL. PROJETO REJUVENTUDE Toscana - Itália. Workshops Comportamentais Teatro Dança e Águas Termais. Workshops e Turismo PROGRAMA TURISMO COMPORTAMENTAL PROJETO REJUVENTUDE Toscana - Itália Workshops Comportamentais Teatro Dança e Águas Termais Workshops e Turismo Hospedagem na cidade de Chianciano Terme Toscana 24 VAGAS

Leia mais

EASY LANGUAGES INTERCÂMBIOS

EASY LANGUAGES INTERCÂMBIOS EASY LANGUAGES INTERCÂMBIOS Inglês em Brighton (escola EC) Destaques do programa: Instalações de alto padrão Localização privilegiada em Brighton Oficialmente reconhecida pelo British Council Equipe e

Leia mais

TUI AMBASSADOR TOURS, UNIPESSOAL, LDA - Mat. C.R.C de Lisboa - Cap.Social: ,00 Euros - NIF: RNAVT 6488 COD SJO310717

TUI AMBASSADOR TOURS, UNIPESSOAL, LDA - Mat. C.R.C de Lisboa - Cap.Social: ,00 Euros - NIF: RNAVT 6488 COD SJO310717 TESOUROS DAS CARAÍBAS Circuito de 11 dias / 9 noites - desde 1.889 por pessoa Mínimo 2 pessoas San José, Tortuguero, Porto Viejo e Bocas del Toro Dia 1- Portugal/ San José Saída de avião para San José.

Leia mais

102th Lions Club International Convention 5 a 9 de Julho de Versão

102th Lions Club International Convention 5 a 9 de Julho de Versão 102th Lions Club International Convention 5 a 9 de Julho de 2019 Versão 22.08.2018 Rota Aérea Oceano Atlântico Norte Milão Roma Opcional Palermo Opcional 1h duração de vôo aprox. 13h duração de vôo aprox.

Leia mais

INQUÉRITO A PASSAGEIROS INTERNACIONAS DE CRUZEIRO

INQUÉRITO A PASSAGEIROS INTERNACIONAS DE CRUZEIRO INQUÉRITO A PASSAGEIROS INTERNACIONAS DE CRUZEIRO PORTO DE LISBOA 2015 1 INQUÉRITO A PASSAGEIROS INTERNACIONAIS DE CRUZEIRO INTRODUÇÃO Na continuidade do estudo que vem sendo realizado pelo, em conjunto

Leia mais

NO HOTEL LAMEGO O QUE FAZER O QUE COMER

NO HOTEL LAMEGO O QUE FAZER O QUE COMER HOTEL LAMEGO NO HOTEL LAMEGO O QUE FAZER Localizado no coração do Douro, o Hotel Lamego na Quinta da Vista Alegre disponibiliza vários serviços para que os clientes vivam uma experiência única e memorável.

Leia mais

NRF 2013 Retail s Big Show

NRF 2013 Retail s Big Show NRF 2013 Retail s Big Show Maior e mais tradicional evento de varejo do mundo 102ª edição Janeiro em NY Seminários e Exposição de produtos e tecnologias de última geração http://events.nrf.com/annual2013/public/mainhall.aspx?id=13380&sortmenu=101000

Leia mais

102th Lions Club International Convention 5 a 9 de Julho de Versão

102th Lions Club International Convention 5 a 9 de Julho de Versão 102th Lions Club International Convention 5 a 9 de Julho de 2019 Versão 25.02.2019 Rota Aérea Oceano Atlântico Norte Milão Roma Opcional São Paulo Roma [AZ675 14:35-06:50+1] 11h15min duração de vôo Roma

Leia mais

6 dias / 5 noites. Santuários Marianos NOME DO PROGRAMA. Programa de visita aos principais Santuários Marianos no centro de Porugal

6 dias / 5 noites. Santuários Marianos NOME DO PROGRAMA. Programa de visita aos principais Santuários Marianos no centro de Porugal 6 dias / 5 noites Santuários Marianos NOME DO PROGRAMA Programa de visita aos principais Santuários Marianos no centro de Porugal Santurário Marianos - 6 dias / 5 noites Na maioria dos países cristãos,

Leia mais

Rota dos Vinhos de Portugal - 7 noites/8 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre

Rota dos Vinhos de Portugal - 7 noites/8 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre Rota dos Vinhos de Portugal - 7 noites/8 dias Excursão com Guia - Somente Terrestre Pacote Inclui: -> Traslado de chegada e saída em Lisboa e Porto; -> Serviços privativos com motorista de turismo experiente

Leia mais

BELO HORIZONTE E INHOTIM. Passeio cultural através da música clássica e das artes plásticas

BELO HORIZONTE E INHOTIM. Passeio cultural através da música clássica e das artes plásticas BELO HORIZONTE E INHOTIM Passeio cultural através da música clássica e das artes plásticas Com Leandro Oliveira 26 a 28 de Outubro, 2018 São diversas as formas de entendermos a arte contemporânea. Das

Leia mais

TOUR FASHION JULHO DE 2016 7 NOITES

TOUR FASHION JULHO DE 2016 7 NOITES JULHO DE 2016 7 NOITES TOUR FASHION Vôos AIR FRANCE / ALITALIA Saída Brasília 03/07/2016 (DOMINGO) ÀS 22H30 Chegada em Milão 04/07/2016 (SEGUNDA-FEIRA) ÀS 16H55 Saída de Milão 11/07/2016 (SEGUNDA-FEIRA)

Leia mais

DESDE 1308 CONSTRUIMOS O FUTURO

DESDE 1308 CONSTRUIMOS O FUTURO DESDE 1308 CONSTRUIMOS O FUTURO UNIVERSITA DEGLI STUDI DI PERUGIA Fundada em 1308 02 Outubro 2015 UNIVERSITA DEGLI STUDI DI PERUGIA 03 Palácio dos Priores, Galeria Nacional da Úmbria, Fonte Maggiore UNIVERSITA

Leia mais

Intensiva em final de semana -15, 16 e 17 de Maio de 2015 (sexta a noite, sábado e domingo)

Intensiva em final de semana -15, 16 e 17 de Maio de 2015 (sexta a noite, sábado e domingo) Curso de Escalada em Rocha São Paulo/SP Intensiva em final de semana -15, 16 e 17 de Maio de 2015 (sexta a noite, sábado e domingo) A agência GenteDeMontanha e o site AltaMontanha estão em conjunto oferecendo

Leia mais

JOHANNESBURG - CHOBE - LIVINGSTONE

JOHANNESBURG - CHOBE - LIVINGSTONE JOHANNESBURG - CHOBE - LIVINGSTONE 7 dias/ 5 noites 1 p ágina Quadro Sinóptico de viagem DIA TRAJECTO MANHÃ ALMOÇO TARDE JANTAR OPCIONAL NOITE 1 Partida para África do Sul a bordo a bordo 2 Johannesburg

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SEED TERMO DE REFERÊNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SEED TERMO DE REFERÊNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SEED TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO Contratação de empresa especializada para realização do Encontro Regional de Coordenadores de Pólos e Coordenadores

Leia mais

A agente de viagens que mais vender Grand Palladium com a Schultz no período de 01.mar a 30.mai.2016, ganhará

A agente de viagens que mais vender Grand Palladium com a Schultz no período de 01.mar a 30.mai.2016, ganhará Campanha de Vendas A agente de viagens que mais vender Grand Palladium com a Schultz no período de 01.mar a 30.mai.2016, ganhará 05 noites de hospedagem no Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa com direito

Leia mais

il richiesto patrocinio istituzionale la collaborazione

il richiesto patrocinio istituzionale la collaborazione il richiesto patrocinio istituzionale la collaborazione Módulo Itália 2017 de 24 de Abril a 04 de Maio 2017 Curso Profissional em Enografia Italiana para qualificação Profissional Qualificado em Enografia

Leia mais