A GESTÃO DO CONHECIMENTO ESTRATÉGICO COMO FATOR DE QUALIDADE NOS ESCRITÓRIOS DE PROJETOS CORPORATIVOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A GESTÃO DO CONHECIMENTO ESTRATÉGICO COMO FATOR DE QUALIDADE NOS ESCRITÓRIOS DE PROJETOS CORPORATIVOS"

Transcrição

1 A GESTÃO DO CONHECIMENTO ESTRATÉGICO COMO FATOR DE QUALIDADE NOS ESCRITÓRIOS DE PROJETOS CORPORATIVOS RESUMO Júlio César Costa Casaes Roberto Campos da Rocha Miranda Este artigo trata a utilização da Gestão do Conhecimento Estratégico (GCE) pelos Escritórios de Projetos Corporativos (EPC), com o intuito de verificar a aplicabilidade do modelo às atividades desenvolvidas nos escritórios de projeto. A motivação do estudo recaiu sobre a possibilidade de avaliar a pertinência de conceitos da Administração Estratégica aplicados à Gestão de Projetos. O método abordado foi o hipotético-dedutivo, sendo realizadas pesquisas quali-quantitativas aplicadas a EPC, tanto do setor público quanto do privado. Os resultados apontaram que a GCE influência os EPC por meio do seu modelo sistêmico e fatores sistêmicos. Dentro do modelo sistêmico verificou-se que o Sistema de Aplicação do Conhecimento Estratégico (SACE) e o Sistema de Aquisição e Captura do Conhecimento Estratégico (SACCE) são os mais utilizados, enquanto o fator sistêmico TIC é um importante aliado dos EPC. Outro resultado em destaque é o uso do Portal Corporativo como principal prática da gestão de informação (GI) e Gestão do conhecimento (GC). PALAVRAS CHAVE: Gestão de Projetos; Gestão do Conhecimento; Gestão da Informação; Gestão do Conhecimento Estratégico; Escritório de Projetos Corporativos. ABSTRACT This paper aims to show how Strategic Knowledge Management (SKM) can be applied to Project Management Office (PMO), in order to evaluate the application of the SKM model to activities developed by project offices. The possibility to text how concepts of Strategic Planning can be applied to Project Management drove the motivation to do the study. The approached method was hypotheticdeductive and qualitative-quantitative researches took place applied to PMO, considering public and private enterprises. Results pointed to the influence of SKM on PMO mostly by the systemic model and systemic factors. Is was observed that in SKM model the Strategic Knowledge Application System and the Capture and Acquisition System of Strategic Knowledge are the most utilized by PMO, although ITC is the most important factor to PMO. Another important result is the use of Corporative Portals at Internet as the main practice of Information Management and Knowledge Management. KEYWORDS: Project Management, Knowledge Management, Information Management, Strategic Knowledge Management, Project Management Office.

2 A GESTÃO DO CONHECIMENTO ESTRATÉGICO COMO FATOR DE QUALIDADE NOS ESCRITÓRIOS DE PROJETOS CORPORATIVOS 1 Introdução As organizações vêm buscando novas formas de superar as dificuldades e manteremse competitivas focando na otimização no uso de recursos, melhoria de processos, busca da qualidade e, também, pela gestão de seus projetos. As competências adquiridas pelas empresas são fatores seletivos e determinantes para se manter no mercado, seja por meio da agilidade, flexibilidade, maturidade, compromisso com a qualidade, visão de resultados, dinamismo, velocidade às mudanças, espírito colaborativo, espírito empreendedor, criatividade, entre outras. Tais organizações têm percebido que o uso do conhecimento pode ser melhor aproveitado se houver a formação de parcerias estratégicas informacionais entre aqueles que criam e usam a informação neste caso os especialistas de informação e os especialistas em tecnologia informacional. Essa sinergia coletiva é necessária para tecer uma rede de informações estruturadas e não estruturadas, internas e externas, correntes e históricas, e informações orientadas para o futuro. As empresas que possuem projetos como seu principal negócio, ou em áreas de apoio, percebem a necessidade de mecanismo que possa prover controle das atividades que apoiem as tomadas de decisões, tanto estratégica quanto tática, ou mesmo operacional. Pesquisa do Gartner Group (CARNEIRO, 2005) prevê que a adoção de metodologias e processos em gerenciamento de projetos, assim como a utilização de um Escritório de Projeto será um fator competitivo das empresas, sobretudo daquelas que competem por diferenciação. A forma como o Escritório de Projetos é estruturado, sua importância e o que faz, varia de organização para organização, sendo sua função baseada na quantidade e envergadura dos projetos, na cultura organizacional e nas estratégias estabelecidas. A Gestão da Informação (GI) e a Gestão do Conhecimento (GC) são importantes aliadas para os líderes e tomadores de decisão das organizações, no que tange a definição de

3 estratégias, pois a partir da informação e do conhecimento é possível gerar inteligência para aproveitar as oportunidades e se precaver de ameaças do ambiente externo à organização e verificar a capacidade de atender novos desafios (pontos fortes e fracos). A Gestão do Conhecimento Estratégico (GCE) está relacionada ao sistema de conhecimento estratégico que visa atender às necessidades específicas do modelo estratégico, aos agentes que participam do processo (estrategistas e os decisores), às diferenças entre esses agentes (novatos e experientes) e às vertentes do próprio conhecimento (tácito e explícito) (MIRANDA, 2004). Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a GCE como um fator de qualidade a ser utilizada nos Escritórios de Projetos Corporativos (EPC), por meio de seu modelo e fatores sistêmicos e verificar, também, quais são as práticas de GI e GC existentes e desejadas pelos EPC. 2 Escritório de projetos corporativos O motivo mais comum pelo qual uma empresa inicia um Escritório de Gerenciamento de Projetos, ou simplesmente Escritório de Projetos, é o de estabelecer e manter padrões para as metodologias de gerenciamentos de projetos a serem utilizadas em toda a organização (HELDMAN, 2003). O Escritório de Projetos visa incrementar a qualidade na condução dos projetos, por meio da estruturação e implantação de processos e métodos de gestão, incluindo o acompanhamento dos projetos e o suporte efetivo às equipes na execução das funções de gestão, para que os projetos atinjam os objetivos necessários aos negócios. A missão de um Escritório de Projetos pode ser assim descrita: identificar, estimular e apoiar a utilização das melhores práticas de gerenciamento de projeto de tal forma que a organização possa implementar suas estratégias e alcançar seus objetivos (HELDMAN, 2003). A melhora da qualidade dos produtos e serviços gerados pelos projetos é um dos principais benefícios esperados pelo Escritório de Projetos, entre outros tais como: redução de custos; diminuição de retrabalho; cumprimento de prazos; e, principalmente, aumento da satisfação do cliente.

4 É notório que existe uma variedade de tipos de Escritório de Projetos, desde um simples grupo de apoio para planejamento e controle até o conceituado Chief Project Officer, colocado em nível de diretoria (DINSMORE, 2003). Um EPC em uma organização deve ser estabelecido de imediato, pois este pode acelerar a curva de aprendizado. Entende-se, desta forma, que o Escritório de Projetos pode funcionar como retro-alimentador da cultura de gestão de projetos, o que permite à organização um processo contínuo de aperfeiçoamento das boas práticas em gestão de projetos (KERZNER, 2002). O tipo de Escritório de Projetos de interesse desta pesquisa é o que trata especificamente do Escritório de Projetos Corporativo (EPC), ou o Chief Project Officer (CPO) (DINSMORE, 2003), como sendo o que alimenta o portfólio de projetos da organização, desde o estágio de decisão de negócios à sua implementação final. Entre as atividades do EPC podem ser citadas as seguintes (PATAH, 2003): envolvimento nas decisões de negócios que resultem em novos projetos; planejamento estratégico de negócios; estabelecimento de prioridades e negociações de recursos; e, implementação de projetos estratégicos, avaliação periódica de projetos, gerenciamento de stakeholders de alto nível 3 Gestão da informação A Gestão da Informação (GI) é observada como a aplicação de princípios administrativos à aquisição, organização controle, disseminação e uso da informação para a operacionalização efetiva de organizações de todos os tipos (WILSON, 1997). O principal objetivo da que GI de uma organização é identificar e potencializar recursos informacionais, por meio de sua capacidade de informação e com isso possibilita uma aprendizagem e adequação as mudanças ambientais (TARAPANOFF, 2001). Nesse sentido, a aprendizagem organizacional em nível estratégico, por meio da permuta de percepções, informações e conhecimentos entre estrategistas e decisores; é facilitada pela GCE. Os EPC, por sua vez, são fonte e meio desse tipo de partilha.

5 4 Gestão do conhecimento organizacional A GC consiste em uma nova forma de gerenciar a organização. A orientação quanto ao gerenciamento do conhecimento deve fundamentar-se em um conjunto de funções e qualificações para desempenhar o trabalho de aprender, distribuir e usar o conhecimento (DAVENPORT, PRUSAK, 1998). Conclui-se com isso, que a atividade de gerenciar o conhecimento transcende as fronteiras dos projetos objetivando, sobretudo, ao aprendizado organizacional. A GC, assim, pode ser vista como uma coleção de processos que governa a criação, disseminação e utilização do conhecimento, visando ao alcance dos objetivos organizacionais (TEIXEIRA FILHO, 2000). Para que se faça o uso do conhecimento disponível dentro da organização é necessário que se tenha estabelecido condições que permitam o fluxo de conhecimento entre pessoas e processos. Qualquer iniciativa, orientada à implementação da GC, requer estrutura e cultura capazes de refletir descobertas e lições aprendidas sob a forma de um fluxo de retroalimentação. É desse fluxo interativo que se alimenta o aprendizado capaz de gerar conhecimento inovador. Organizações orientadas ao aprendizado realizam esforços constantes no sentido da busca da qualidade de processos e à inovação. 5 Gestão do conhecimento estratégico A GCE estabelece um modelo conceitual sistêmico que permite identificar os elementos que participam do processo de criação, transferência e uso de gestão de um tipo de conhecimento, em particular: o conhecimento estratégico. O conhecimento estratégico deve ser enquadrado como conhecimento organizacional [Figura 1], tomando-se o cuidado de particularizá-lo, considerando que o conhecimento estratégico tem vínculo específico com a geração de estratégias. Com isso pode-se afirmar que nem todo conhecimento gerado em uma organização é conhecimento estratégico (MIRANDA, 2004).

6 Conhecimento Conhecimento Organizacional Conhecimento Estratégico Fonte: Adaptado Miranda (MIRANDA, 2004) Figura 1 Posição do conhecimento estratégico em relação ao conhecimento organizacional e ao conhecimento. A GCE é então conceituada como o processo de criação, captura, assimilação e disseminação de conhecimento organizacional, que abarca saberes relacionado ao planejamento, à descrição, ao impacto, à predição, à avaliação e à geração de estratégias, sendo formado por informações estratégicas e de acompanhamento, bem como pelo conhecimento acumulado por estrategistas e decisores nos processos de formulação e decisão estratégicas (MIRANDA, 2004). A GCE é representada por três modelos: conceitual, matemático e sistêmico (MIRANDA, 2004). O modelo conceitual apresenta como os principais elementos envolvidos com a GCE (gestão, conhecimento e estratégia) participam do processo de gestão e que apontam relação com os EPC, objetos desta pesquisa. Neste modelo são trabalhados os fatores identificados que podem influenciar, positivamente ou negativamente, no processo da gestão do conhecimento. Estes fatores são (MIRANDA, 2004): a) Cognição: evoca as questões relacionadas aos processos mentais, à experiência, à capacidade de julgamento etc.; b) Tecnologia: refere-se às tecnologias de informação e de comunicação, à arquitetura de gestão do conhecimento, etc.; c) Cultura Organizacional: relacionado ao comportamento dos e às condições proporcionadas pela organização no sentido de incentivar a criação e a difusão do conhecimento estratégico;

7 d) Modelo Gerencial: relacionado à liderança dos decisores à estrutura de poder, influência e autoridade da organização etc.; e) Contexto: análise do ambiente (interno e externo à organização), ao tempo e ao espaço em que se formula ou se decide estrategicamente etc; e, f) Individualidade: relacionado características pessoais e particulares dos estrategistas e tomadores de decisões (FUJIHARA, 2008). O modelo matemático apresenta os fatores sistêmicos, que, por conceituação, interferem no processo da GCE. Este modelo matemático tem a finalidade de abrir espaço para que seja avaliada a eficácia da implantação de um programa de GCE. Deve ser aplicado antes do início do programa e ao final da implementação deste, a fim de se comparar a evolução dos resultados. O modelo sistêmico é o conjunto de partes interagentes no complexo sistema de gestão do conhecimento estratégico, onde se destaca a visão total, bem como do detalhamento dos principais sistemas/subsistemas que o compõe [Figura 2]. Fonte: Adaptado de Miranda (2004) Figura 2 Sistema de Gestão do Conhecimento Estratégico (SGCE) 6 Práticas de GI e GC

8 Para esta pesquisa foram elencadas algumas práticas de GI e GC, à saber: Comunidade de Prática - compartilhamento do conhecimento em favor de um grupo e das redes de relacionamento (MCINERNEY, 2001); Educação Corporativa sistema de aprendizagem com foco nos colaboradores para que estes desenvolvam as competências técnicas e comportamentais de acordo com as metas e objetivos da organização (ASSIS, 2007); Mentoring - auxilia um profissional a alcançar seus resultados por meio de um acompanhamento pessoal de forma técnica, emocional e estratégica (RABAGLIO, 2004); Coaching - estilo de gerenciamento de pessoas que provocam ações para o desenvolvimento de pessoas e o desenvolvimento das organizações (RABAGLIO, 2004); Memória Organizacional - registro do conhecimento de uma organização ao longo da sua história, podendo ser recuperada no presente para o processo de toma de decisão (WALSH, 1991); Portal Corporativo apoia à missão, às estratégias e aos objetivos da organização, colaborando para a criação e o gerenciamento de um modelo sustentável de negócios (TERRA,2003); Mineração de Texto mecanismo de encontrar padrões interessantes ou úteis em um contexto de informações e de recuperação da informação (TRYBULLA,1999); Mineração de Dados - dados é a técnica de extrair informações previamente desconhecidas e de máxima abrangência a partir de bases de dados, para usá-las na tomada de decisão (ARAUJO JR, 2005); e, Raciocínio Baseado em Casos - o conhecimento específico de uma experiência passada, um problema concreto, para resolver um problema atual (BEPPLER, 2002); 7 Metodologia Para a pesquisa foi utilizado o método hipotético-dedutivo, uma vez que este método busca verificar lacunas e se seus pressupostos de estudo são efetivamente comprovados. A pesquisa foi realizada com estrategistas e decisores de organizações públicas e privadas do Distrito Federal que utilizam EPC. O foco do estudo em relação à GCE ateve-se somente ao modelo conceitual e aos fatores sistêmicos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa

9 aplicada a estrategistas e decisores, que se valeu de questionário com 54 questões relacionadas ao modelo sistêmico, fatores sistêmicos e práticas de GI e GC. Após a compilação dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas (13 questões) com os gestores dos EPC, com vistas a obter suas percepções sobre os assuntos abordados. Posteriormente, foram realizadas análises estatísticas descritivas dos resultados das pesquisas. 8 Resultados Por meio da pesquisa quantitativa, em relação ao modelo sistêmico, obtiveram-se os seguintes resultados: 81,25% dos entrevistados observam que os EPC não mantêm seus processos atualizados de aquisição e captura de conhecimento; 81,25% percebem que os EPC não possuem técnicas totalmente definidas para captura do conhecimento tácito; 81,25% dos respondentes verificam que os EPC possuem processos voltados para busca e recuperação de informações, sendo que apenas 50% acreditam que os EPC classificam e transformam os dados em informações e ações estratégicas; 68,75% percebem que o EPC cria condições para que estrategistas novatos e experientes compartilhem conhecimento; 87,50% notam que existe uma interação entre os EPC e os estrategistas quanto à necessidade de sua informação. Já a interação entre os EPC e os decisores é notada por 81,25%; e, 75% apontam que os EPC monitoram continuamente as ações estratégicas implementadas. Os resultados da pesquisa quantitativa relacionados aos fatores sistêmicos foram: 75% dos respondentes acreditam que os decisores utilizam suas experiências acumulada ao longo da sua carreira profissional para tomada de decisão. Quando perguntado sobre os estrategistas, o índice sobe para 87,50%; 81,25% dos respondentes percebem que softwares e hardwares são utilizados na tomada de decisão. Para formulação estratégica o índice é de 75%; 81,25% têm a percepção de que decisores e estrategistas demonstrarem estimulados na realização de suas tarefas;

10 31,25%.acreditam que decisores ainda influenciam as estratégias por meio de priorização de seus interesses pessoais; 81,25% notam que as organizações não possuem pontos fortes internos. No entanto, 68,75% acreditam que existam ameaças externas à organização; decisores (87,50%) e estrategistas (81,25%) possuem alto prestígio pessoal e influenciam positivamente no processo de tomada de decisão e formulação estratégica, na opinião dos entrevistados. Na pesquisa também foi possível verificar quais são as práticas de GI e GC realizadas pelos EPC, conforme gráfico 1 e quais as práticas que seriam importantes, no gráfico 2, na opinião dos respondentes: Fonte: Elaboração própria Gráfico 1 Práticas de GI e GC realizadas pelos EPC

11 observar: Fonte: Elaboração própria Gráfico 2 Práticas de GI e GC necessárias aos EPC Com relação à entrevista semiestruturada, com os gestores dos EPC, foi possível para obtenção de informações dos projetos, praticamente todas as organizações utilizam o suporte de uma metodologia, descrevendo os procedimentos de coleta de informações. As fontes de informações externas são diretrizes repassadas pela alta administração por meio sistêmico; o conhecimento estratégico é gerado por meio das informações coletadas dos projetos de forma sistematizada; as informações são armazenadas de forma redundante em locais diferentes: em servidores de arquivo, em sistemas e, em alguns casos, papel; o desenvolvimento de competências promovidos pelos EPC ocorre por meio da utilização de seus instrumentos: metodológicos e sistemas; há uso efetivo de sistemas baseada em TIC para auxilio a formulação e tomada de decisão; os resultados finalísticos dos projetos são auferidos, por meio de indicadores relacionados as ações estratégicas; as organizações tendem a utilizar mais as informações estratégicas dos projetos para formulação e tomada de decisões; existe uma dependência significativa em TIC, no uso de atividades para formulação e decisão estratégicas; existe um choque cultural, as organizações estão passando por uma quebra de paradigma onde a informação é da organização; o uso das informações estratégicas tem sido primordiais tanto para formulação estratégica quanto para tomada de decisão; as organizações passam por um momento de crescimento e estão antenadas em busca de oportunidades; e, a individualidade não foi perceptível nas organizações. Segundo os gestores dos EPC, as práticas de GI e GC mais utilizadas,, são: Mentoring e Coaching (26%), seguidos por Portal Corporativo (22%), Comunidade de Prática (15%) e Memória Organizacional (15%). Observou-se também que as práticas necessárias, definidas

12 pelos gestores, são: Mineração de dados e textual (36%), Educação Corporativa e RBC, com 18%. 9 Conclusões Para Nonaka e Takeuchi (1997), as unidades de informação têm como objetivo disseminar informações precisas e prestar correta assistência a empresas, para que iniciem (tomada de decisão), mantenham e concluam (execução da ação) as necessárias mudanças tecnológicas, comerciais, gerenciais, logísticas e mercadológicas que assegurarão sua evolução e sobrevivência. Dessa forma, pode-se considerar os EPC como uma verdadeira unidade de informação, uma vez que este se propõe a utilizar a informação para: criar um significado, gerir a construção de um novo conhecimento e disponibilizá-la para tomada de decisão. Representando, assim, a criação do conhecimento como algo inovador e como fonte de vantagem competitiva para a organização Os resultados da pesquisa permitem inferir que o Sistema de Aplicação do Conhecimento Estratégico (SACE) e o Sistema de Aquisição e Captura do Conhecimento Estratégico (SACCE), pertencentes ao modelo sistêmico, são os mais perceptíveis dentro dos EPC. O SACE pelo fato dos estrategistas e decisores recorrerem aos EPC como fonte de informação primária. O SACCE por definir os processos e mecanismos de busca e recuperação da informação e conhecimento, com a qualidade necessária, facilitando o acesso aos estrategistas e decisores..

13 Fonte: Elaboração própria Figura 3 A GCE e as boas práticas atuando nos EPC. Nota-se, também, que o fator sistêmico TIC é um importante aliado dos EPC, pois existe uma grande dependência no uso de softwares específicos tanto para os estrategistas quanto para decisores. Quanto à abordagem das práticas de GI e GC, verifica-se que o Portal Corporativo é a prática mais utilizada na maioria dos EPC. Esta prática também é o desejo dos estrategistas e decisores para as organizações que ainda não a tenha implementado. Já na opinião dos gestores de EPC, a prática de Mineração de Dados e Texto possuí significativa relevância, sendo está a tendência a serem implementadas futuramente. 10 Referências ARAUJO JR., R. H. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Tese. Doutorado em Ciência da Informação. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação, ASSIS; C. A universidade corporativa EMBASA e a gestão do conhecimento contribuindo para a melhoria dos processos de gestão de pessoas. Dissertação. Mestrado Profissional em Administração. Escola de Administração. Bahia: Universidade Federal da Bahia, 2007.

14 BEPPLER, F. Emprego de RBC para recuperação inteligente de informações. Dissertação. Mestrado em Engenharia de Produção. Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina, CARNEIRO, M. F. S. PMO - Project Management Office, Por que implantar? Revista do Gerente de Projetos. Mundo Project Management, maio, n.2, 2005, p DAVENPORT, T. & PRUSAK, L.Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual: métodos e aplicações práticas. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus DINSMORE, P. Transformando Estratégias Empresariais em Resultados. Rio de Janeiro: Qualitymark FUJIHARA, R. K. Gestão do Conhecimento Estratégico: Estudo dos subfatores sistêmicos aplicados à ECT. Dissertação. Mestrado em Ciências da Informação. Departamento de Ciência da Informação e da Documentação. Brasília, Universidade de Brasília HELDMAN, K. Gerência de Projetos: guia para o exame oficial do PMI. Rio de Janeiro: Campus KERZNER, H. Gestão de Projetos: As melhores práticas. Porto Alegre: Bookman MCINERNEY, C. R. Compartilhamento e gestão do conhecimento: profissionais da informação em um ambiente de confiança mútua, In: TARAPANOFF. Kira M. A. (org.) Inteligência, organizacional e competitiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001 MIRANDA, R. C. R. Gestão do Conhecimento Estratégico: uma proposta de modelo integrado. Tese. Doutorado em Ciência da Informação. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação NONAKA I., TAKEUCHI H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus PATAH, L. O Processo de Implementação de um Project Management Office. Anais... Seminário Gestão de Projetos 2003 SUCESU-SP. São Paulo RABAGLIO, M. Ferramentas de avaliação de performance com foco em competências. Rio de Janeiro: Qualitymark, TARAPANOFF, K. M. A. Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento de negócios. Rio de Janeiro: Senac, 2000 TERRA, J. C. ; BAX, M. P. Portais corporativos: instrumento de gestão de informação e de conhecimento. In: Isis Paim. (Org.). A Gestão da Informação e do Conhecimento. 1 ed. Belo Horizonte, p TRYBULLA, W. J. Text mining. Annual Review of Science and Technology, v.34, p , VERZUH, E. MBA Compacto: Gestão de Projetos. Trad. André de L. Cardoso, 11 ed. Rio de Janeiro: Elsevier WALSH, J. P.; UNGSON, G. R. Organizational memory. Academy of Management Review. v. 16. n.1, 1991.p

15 WILSON, T. D. Information management. In: International Encyclopedia of information and library science. London: Routledge p

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Prof a Lillian Alvares

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Prof a Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares Fóruns Comunidades de Prática Mapeamento do Conhecimento Portal Intranet Extranet Banco de Competências Memória Organizacional

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 1 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação O artigo fala sobre os vários aspectos e desafios que devem ser levados em consideração quando se deseja transformar ou fortalecer uma cultura organizacional, visando a implementação de uma cultura duradoura

Leia mais

Algumas Instituições. World Bank. Gartner Group. Knowledge Transfer International APQC OCDE IPEA

Algumas Instituições. World Bank. Gartner Group. Knowledge Transfer International APQC OCDE IPEA Principais Autores Michael Polanyi Karl M. Wiig Henry Mitzenberg Betty Ann Mackintosh Gordon Petrash Ikujiro Nonaka Hirotaka Takeuchi J. Bair E. Stear J. Hibbard Verna Allee Ross Dawson Tom Davenport Larry

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação. Prof a.:lillian Alvares

Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação. Prof a.:lillian Alvares Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Prof a.:lillian Alvares Fóruns óu s/ Listas de discussão Espaços para discutir, homogeneizar e compartilhar informações, idéias

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS GESTÃO POR COMPETÊNCIAS STM ANALISTA/2010 ( C ) Conforme legislação específica aplicada à administração pública federal, gestão por competência e gestão da capacitação são equivalentes. Lei 5.707/2006

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 2 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

Trilhas Técnicas SBSI - 2014

Trilhas Técnicas SBSI - 2014 brunoronha@gmail.com, germanofenner@gmail.com, albertosampaio@ufc.br Brito (2012), os escritórios de gerenciamento de projetos são importantes para o fomento de mudanças, bem como para a melhoria da eficiência

Leia mais

O processo de melhoria de processo

O processo de melhoria de processo O processo de melhoria de processo Prof.ª Dra. Aida Araújo Ferreira aidaferreira@recife.ifpe.edu.br Modelos de Melhoria de Processo de Software Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas IFPE

Leia mais

ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS

ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS PMO PROJETOS PROCESSOS MELHORIA CONTÍNUA PMI SCRUM COBIT ITIL LEAN SIX SIGMA BSC ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS DESAFIOS CULTURAIS PARA IMPLANTAÇÃO DANIEL AQUERE DE OLIVEIRA, PMP, MBA daniel.aquere@pmpartner.com.br

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Fóruns / Listas de discussão Espaços para discutir, homogeneizar e compartilhar informações, idéias e experiências que

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO Controle de Versões Autor da Solicitação: Subseção de Governança de TIC Email:dtic.governanca@trt3.jus.br Ramal: 7966 Versão Data Notas da Revisão 1 03.02.2015 Versão atualizada de acordo com os novos

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2

MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2 MBA Gestão de Mercados ementas 2015/2 Análise de Tendências e Inovação Estratégica Levar o aluno a compreender os conceitos e as ferramentas de inteligência preditiva e inovação estratégica. Analisar dentro

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Unidade II GESTÃO DO CONHECIMENTO. Profa. Leonor Cordeiro Brandão

Unidade II GESTÃO DO CONHECIMENTO. Profa. Leonor Cordeiro Brandão Unidade II GESTÃO DO CONHECIMENTO Profa. Leonor Cordeiro Brandão Relembrando Vimos alguns conceitos importantes: O que são dados; O que é informação; Quando uma informação se transforma em conhecimento;

Leia mais

Os desafios para a inovação no Brasil. Maximiliano Selistre Carlomagno

Os desafios para a inovação no Brasil. Maximiliano Selistre Carlomagno Os desafios para a inovação no Brasil Maximiliano Selistre Carlomagno Sobre a Pesquisa A pesquisa foi realizada em parceria pelo IEL/RS e empresa Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação durante

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

O papel do bibliotecário na Gestão do Conhecimento. Profª Dr a Valéria Martin Valls Abril de 2008

O papel do bibliotecário na Gestão do Conhecimento. Profª Dr a Valéria Martin Valls Abril de 2008 O papel do bibliotecário na Gestão do Conhecimento Profª Dr a Valéria Martin Valls Abril de 2008 Apresentação Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação / Bibliotecária (ECA/USP); Docente do curso de

Leia mais

w w w. y e l l o w s c i r e. p t

w w w. y e l l o w s c i r e. p t consultoria e soluções informáticas w w w. y e l l o w s c i r e. p t A YellowScire iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, é uma empresa de consultoria de gestão e de desenvolvimento em tecnologias

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos Material utilizado nas aulas de Pós-graduação do Centro de Informática 2010.2

Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos Material utilizado nas aulas de Pós-graduação do Centro de Informática 2010.2 O que é um? s: Tradicional e/ou Ágil? Cristine Gusmão, PhD Tem início e fim bem determinados Things are not always what they seem. Phaedrus, Escritor e fabulista Romano O projeto é uma sequência única,

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 5ª Série Administração de Recursos Humanos I A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto

Leia mais

Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares

Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Prof a Lillian Alvares Tecnologia e Gestão O principal papel da Tecnologia da Informação na Gestão do Conhecimento consiste em: Ampliar o alcance

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT Conhecimento para a ação em organizações vivas CONHECIMENTO O ativo intangível que fundamenta a realização dos seus sonhos e aspirações empresariais. NOSSO NEGÓCIO EDUCAÇÃO

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos Pesquisa realizada durante o 16 Seminário Nacional de, ocorrido em Belo Horizonte em Junho de, apresenta

Leia mais

1. O QUE ANTECEDEU O LIVRO?

1. O QUE ANTECEDEU O LIVRO? Brasília, 11 de abril de 2012 I. ANTECEDENTES 1. O QUE ANTECEDEU O LIVRO? 2002 Início dos estudos sobre Gestão do Conhecimento 2003 2007. Estudos e pesquisas realizados no Ipea: 2004. Governo que aprende:

Leia mais

FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços)

FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços) FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços) 1. MÉTODO MENTOR - Modelagem Estratégica Totalmente Orientada para Resultados Figura 1: Método MENTOR da Intellectum. Fonte: autor, 2007 O método MENTOR (vide o texto

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE SAÚDE CÓDIGO: SAU532 DISCIPLINA: GESTÃO EMPRESARIAL EM ORGANIZAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE CARGA HORÁRIA: 45h EMENTA: Abordagens contemporâneas

Leia mais

PMO (Project Management Office) - Implantação de Escritório de Projetos

PMO (Project Management Office) - Implantação de Escritório de Projetos PMO (Project Management Office) - Implantação de Escritório de Projetos Orientações para o Projeto, Implantação, Gerenciamento e Avaliação de Maturidade do Escritório de Projetos Objetivo O que leva as

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação Prof a.

Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação Prof a. Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação Prof a. Lillian Alvares Tecnologia e Gestão O principal papel da Tecnologia

Leia mais

Como vai a Governança de TI no Brasil? Resultados de pesquisa com 652 profissionais

Como vai a Governança de TI no Brasil? Resultados de pesquisa com 652 profissionais Fórum de Governança Tecnologia e Inovação LabGTI/UFLA Como vai a Governança de TI no Brasil? Resultados de pesquisa com 652 profissionais Pamela A. Santos pam.santos91@gmail.com Paulo H. S. Bermejo bermejo@dcc.ufla.br

Leia mais

Gestão de Programas Estruturadores

Gestão de Programas Estruturadores Gestão de Programas Estruturadores Fevereiro/2014 DEFINIÇÕES Rede de Desenvolvimento Integrado Arranjos que estimulam e proporcionam um comportamento (em rede) cooperativo entre agentes governamentais

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria MBA Controladoria Controladoria O MBA Controladoria une a tradição do Ibmec em pesquisas avançadas em Administração, Economia e Finanças com a Controladoria. Com este embasamento, propõe-se desenvolver

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Agenda. Análise de riscos na implementação do MPS.BR em um setor de desenvolvimento de software de uma indústria

Agenda. Análise de riscos na implementação do MPS.BR em um setor de desenvolvimento de software de uma indústria Renato Ferraz Machado Viviane Aleixo de Paula Xavier Análise de riscos na implementação do MPS.BR em um setor de desenvolvimento de software de uma indústria Agenda Perfil da Empresa Objetivo do Projeto

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS

A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO Gestão e Tecnologia da Informação IFTI1402 T25 A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS Marcelo Eustáquio dos Santos

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA)

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Software Orientada a Serviços

Leia mais

judgment EM PERSPECTIVA:

judgment EM PERSPECTIVA: EM PERSPECTIVA: judgment As teorias de liderança geralmente estão baseadas em características individuais, como o carisma, influência, ética, entre outras, mas um determinante central da performance de

Leia mais

PESSOAS ORGANIZACIONAL

PESSOAS ORGANIZACIONAL #7 #8 CULTURA GESTÃO DE PESSOAS ORGANIZACIONAL ÍNDICE 1. Apresentação 2. Definição de cultura 3. A cultura organizacional 4. Níveis da cultura organizacional 5. Elementos da cultura organizacional 6. Dicas

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Portifólio de Serviços

Portifólio de Serviços Portifólio de Serviços A PM11K conta com uma abrangência de mercado muito grande graças ao seu modelo inovador. Aqui você contrata um consultor e, junto dele, mais centenas de outros consultores em rede,

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Liziane Castilhos de Oliveira Freitas Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão Escritório de Soluções em Comportamento Organizacional

Liziane Castilhos de Oliveira Freitas Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão Escritório de Soluções em Comportamento Organizacional CASO PRÁTICO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE TALENTOS: COMO A GESTÃO DA CULTURA, DO CLIMA E DAS COMPETÊNCIAS CONTRIBUI PARA UM AMBIENTE PROPÍCIO À RETENÇÃO DE TALENTOS CASO PRÁTICO: COMPORTAMENTO

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

O Projeto MelhorAção e a Gestão do Conhecimento

O Projeto MelhorAção e a Gestão do Conhecimento Prof a Dr a Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Coordenadora Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados Instituto Brasileiro de Informação em Ciência

Leia mais

EIXO DE APRENDIZAGEM: CERTIFICAÇÃO E AUDITORIA Mês de Realização

EIXO DE APRENDIZAGEM: CERTIFICAÇÃO E AUDITORIA Mês de Realização S QUE VOCÊ ENCONTRA NO INAED Como instituição que se posiciona em seu mercado de atuação na condição de provedora de soluções em gestão empresarial, o INAED disponibiliza para o mercado cursos abertos,

Leia mais

Estratégia de Operações - Modelos de Formulação - Jonas Lucio Maia

Estratégia de Operações - Modelos de Formulação - Jonas Lucio Maia Estratégia de Operações - Modelos de Formulação - Jonas Lucio Maia Processo de EO Procedimentos que são, ou podem ser, usados para formular as estratégias de operações que a empresa deveria adotar (SLACK,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Competências Analista 1. Administração de recursos de infra-estrutura de tecnologia da informação 2.

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DE PROJETOS: Guia de referência do sistema de gestão de projetos do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região

MANUAL DE GESTÃO DE PROJETOS: Guia de referência do sistema de gestão de projetos do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região MANUAL DE GESTÃO DE PROJETOS: Guia de referência do sistema de gestão de projetos do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região Belém PA 2013 MANUAL DE GESTÃO DE PROJETOS: Guia de referência do sistema

Leia mais

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT Quadro de Servidores SITUAÇÃO 2008 2009 Abril 2010 CARGOS EFETIVOS (*) 429 752 860 Analista Administrativo 16 40 41 Especialista em Regulação 98 156 169

Leia mais

07/06/2014. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados.

07/06/2014. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados. 1 Conceituação, análise, estruturação, implementação e avaliação. 2 Metodologia é sempre válida: Proporcionando aos executivos

Leia mais

ESTATUTO DAS COMUNIDADES DE PRÁTICA - COPs NO PODER EXECUTIVO ESTADUAL

ESTATUTO DAS COMUNIDADES DE PRÁTICA - COPs NO PODER EXECUTIVO ESTADUAL ESTATUTO DAS COMUNIDADES DE PRÁTICA - COPs NO PODER EXECUTIVO ESTADUAL RESOLUÇÃO SEPLAG no. xx/xxxx Disciplina o funcionamento das Comunidades de Prática CoPs no âmbito do Poder Executivo Estadual, vinculadas

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE

Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE Belo Horizonte 2011 Felipe Pedroso Castelo Branco Cassemiro Martins BALANCED SCORECARD FACULDADE BELO HORIZONTE

Leia mais

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS Informação como suporte à gestão: desenvolvimento de componente de avaliação de desempenho para sistemas de Esta atividade buscou desenvolver instrumentos e ferramentas gerenciais para subsidiar a qualificação

Leia mais

Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Principais Autores Michael Polanyi Karl M. Wiig Henry Mitzenberg Betty Ann Mackintosh Gordon Petrash Ikujiro Nonaka Hirotaka

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

Secretaria de Gestão Pública de São Paulo. Guia de Avaliação de Maturidade dos Processos de Gestão de TI

Secretaria de Gestão Pública de São Paulo. Guia de Avaliação de Maturidade dos Processos de Gestão de TI Secretaria de Gestão Pública de São Paulo Guia de Avaliação de Maturidade dos Processos de Gestão de TI Objetivos As empresas e seus executivos se esforçam para: Manter informações de qualidade para subsidiar

Leia mais

Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Tecnologia e Gestão O principal papel da Tecnologia da Informação na Gestão do Conhecimento consiste em: Ampliar o alcance

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

DATA WAREHOUSE. Introdução

DATA WAREHOUSE. Introdução DATA WAREHOUSE Introdução O grande crescimento do ambiente de negócios, médias e grandes empresas armazenam também um alto volume de informações, onde que juntamente com a tecnologia da informação, a correta

Leia mais

Catálogo de treinamentos

Catálogo de treinamentos Catálogo de treinamentos 11 3892-9572 www.institutonobile.com.br Desenvolvendo seus Talentos O Instituto Nobile desenvolve as mais modernas soluções em treinamento e desenvolvimento. Oferecemos programas

Leia mais

Gestão do Conhecimento e Arquivologia:

Gestão do Conhecimento e Arquivologia: Gestão do Conhecimento e Arquivologia: entrelaçamentos e possibilidades na formação do profissional arquivista. Profa. Dra. Maria do Rocio F. Teixeira DCI/FABICO/UFRGS Arquivologia Salvador, 2013. Apresentação

Leia mais

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br

EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA. www.executivebc.com.br. 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br EXECUTIVE GESTÃO ESTRATÉGICA www.executivebc.com.br 071 3341-4243 cursos@executivebc.com.br GESTÃO ESTRATÉGICA O presente documento apresenta o modelo de implantação do sistema de gestão estratégica da

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: MONSENHOR ANTONIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA EM NÍVEL MÉDIO

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Por que gerenciar comunicação nos projetos?

Por que gerenciar comunicação nos projetos? Por que gerenciar comunicação nos projetos? Rogério Magno Pires Rezende Engenheiro Mecânico, Gerente de orçamento, MIP Engenharia SA e pósgraduado em Gestão de Projetos pelo Ietec. Gerenciar comunicação

Leia mais