Arquiteturas de Redes de Computadores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Arquiteturas de Redes de Computadores"

Transcrição

1 Arquiteturas de Redes de Computadores Material de apoio Camada de Enlace Cap.6 19/01/2012

2 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia básica. Os professores da disciplina irão focar alguns dos tópicos da bibliografia assim como poderão adicionar alguns detalhes não presentes na bibliografia, com base em suas experiências profissionais. O conteúdo de slides com o título Comentário seguido de um texto, se refere a comentários adicionais ao slide cujo texto indica e tem por objetivo incluir alguma informação adicional aos conteúdo do slide correspondente. Bibliografia básica: KUROSE, James F.; ROSS, Keith. Redes de Computadores e a INTERNET - Uma nova abordagem. Pearson. :, TANEMBAUM, Andrew. Redes de Computadores. Editora Campus. :, TORRES, Gabriel. Redes de Computadores. Editora Axcel. :, Cap. 7 Guia Internet de Conectividade, Cyclades. RFC List : IEEE

3 3 O que é Nível 2 Enlace? (1/2) A camada de enlace é responsável por transferir os datagramas entre nós adjacentes através do enlace. link Hosts e Roteadores são nós. Canais de comunicação que conectam nós adjacentes ao longo de um caminho de comunicação são enlaces/link. Pacote da camada 2 é um quadro/frame que encapsula datagramas do nível 3.

4 4 O que é Nível 2 Enlace? (2/2) A camada de enlace fornece trânsito seguro de dados através de um link físico. Funções da camada de enlace: Do endereçamento físico (em oposição ao endereçamento lógico). Da topologia de rede. Do acesso à rede. Da notificação de erro. Da entrega ordenada de quadros e do controle de fluxo no enlace. Se você desejar se lembrar da camada 2 com o mínimo de palavras possível, pense em quadros e controle de acesso ao meio.

5 5 Enlaces e Protocolos de Acesso Múltiplo Existem três tipos de enlace: Ponto-a-ponto (um cabo único). Difusão (cabo ou meio de comunicação compartilhado. P.ex., Ethernet, rádio, etc.). Comutado (p.ex., E-net comutada, ATM, etc). Sistemas de comunicação cujo meio é compartilhado:

6 6 Diferenças entre Endereços IP e MAC Endereço IP de 32 bits: Endereços da camada de rede. usado para levar o datagrama à subrede IP destino. Tratado pelo roteador. Endereço MAC - Media Access Control (ou LAN, ou físico, ou Ethernet): Usado para levar o datagrama de uma interface até outra interface conectada fisicamente na mesma LAN. Endereço MAC de 48 bits (para a maioria das redes) está programado no adaptador de rede. Endereço MAC: 24 bits para identificar o fabricante da interface de rede. 24 bits é um nº sequencial gravado na placa de interface. Tratado pelo switch e pela bridge (ponte).

7 7 Protocolo de Enlace LAN: Ethernet Invenção em meados Inventores: Bob Metcalfe e David Boggs. Durante a década de 1980 disputou mercado com Token Ring, FDDI e ATM e se consolidou como líder. Razões para seu sucesso: Foi a 1ª LAN de alta velocidade (padrão IEEE 802.3). Token Ring, FDDI e ATM eram tecnologias caras e complexas (ETH era mais barata e quem já dominava a tecnologia preferia ficar na mesma). Ethernet foi evoluindo para velocidades cada vez maiores mas mantendo sua estrutura e funcionalidade (não existe muita motivação para mudar). Inicialmente usava cabo coaxial em barramento (10Base2 e 10Base5) e após, cabo de par trançado em topologia estrela usando Hubs e Switches (inicialmente 10BaseT).

8 8 Método de acesso CSMA/CD Método de Acesso: CSMA/CD Carrier Sense Multiple Access/ Colision Detection: acesso múltiplo por detecção de portadora com detecção de colisão. Regras de acesso: A transmissão só é iniciada se o transmissor percebe que não tem nenhuma transmissão no segmento de rede. Durante toda a transmissão, o transmissor monitora se não está ocorrendo colisão, isso é, se passar a ouvir um sinal diferente daquele que está transmitindo. Detectando colisão, a transmissão é interrompida imediatamente e um sinal de reforço de colisão de 48 bits é transmitido ( Jam signal ). A transmissão é retomada após o transcurso de um período aleatório ditado por um cronômetro interno à placa de rede. Esse tempo vai aumentando a cada nova colisão do mesmo pacote (veja próximo slide).

9 9 Switch: isolamento de tráfego Switch é um dispositivo de rede da camada 2 - enlace. Cada porta do Switch segmenta a LAN em um segmento de LAN Switch filtra os pacotes: Quadros do mesmo segmento de LAN não são normalmente encaminhados para os outros segmentos da rede LAN. Segmentos tornam-se domínios de colisão separados. Se for instalado um único dispositivo nas portas do Switch, não ocorrerá mais colisão de dados Ethernet. switch domínio de colisão hub hub hub domínio de colisão domínio de colisão

10 10 Auto aprendizado do Switch Um Switch possui uma tabela de comutação. Entrada na tabela de comutação: (Endereço MAC, Identificação da porta do Switch, Contador de Tempo de Inatividade). Entradas antigas na tabela são descartadas (esse tempo limite de inatividade pode ser de 60 min). O Switch aprende que hosts podem ser alcançados através de quais interfaces analisando o endereço MAC de origem de todos os pacotes Ethernet recebidos, registra essas informações internamente na Tabela de Comutação e ajusta o Contador de Tempo no tempo base (p.ex. 60 minutos). O Contador de Tempo é decrementado a cada segundo. Se chegar a zero, a informação da Tabela de Comutação referente àquele endereço MAC é deletado da tabela. O Switch lê o endereço MAC de destino dos pacotes Ethernet recebidos e procura onde ele deve ser encaminhado está usando informação da Tabela de Comutação.

11 11 Exemplo com Switch (1/2) Suponha que C envia quadro para D. switch hub hub hub endereço Interface A B E G A I B C D E F G H Switch recebe o quadro vindo de C. anota na tabela de comutação que C está na interface 1. como D não se encontra na tabela, encaminha o quadro para as demais interfaces: 2 e 3. Quadro é recebido por D.

12 12 Exemplo com Switch (2/2) Suponha que D responde com um quadro para C. A B C 1 switch 3 2 hub hub hub D F E G H endereço I A B E G C interface Switch recebe o quadro vindo de D. anota na tabela de comutação que D está na interface 2. dado que C está na tabela, encaminha o quadro apenas na interface 1. O quadro é recebido por C.

13 13 Comparativo: Switch versus Roteador Ambos são dispositivos do tipo armazena-e-encaminha: Roteadores: dispositivos da camada de rede (examinam os cabeçalhos da camada de rede). Switches são dispositivos da camada de enlace (examinam os cabeçalhos da camada de enlace). Roteadores mantêm tabelas de roteamento e implementam algoritmos de roteamento. Switches mantêm tabelas de comutação e implementam filtragem usando algoritmos de aprendizado. Host Switch Roteador Host

14 14 Protocolo de Enlace WAN: PPP Protocolo da camada de Enlace (Nível 2). Conecta diretamente 2 nós em um enlace ponto-a-ponto. Possibilita transportar diferentes tipos de protocolos de rede. Usualmente utilizado no enlace de acesso a redes de uma forma mais simples e barata que o protocolo usado no núcleo da rede (p. ex. IP, X25, ATM,...). Fácil configuração através de negociação de parâmetros durante o estabelecimento da conexão. Não tem Correção de Erros: apesar do PPP detectar pacotes com erro, ele não os corrige. Não tem Controle de fluxo: os pacotes são recebidos na velocidade do link e entregues à camada superior do protocolo PPP (Rede). Ela é que deve tratar o controle de fluxo, caso essa função seja desejada.

15 15 Fases para a comunicação PPP Fase de Conexão inativa: o enlace está preparado para iniciar transmissão. É o estado onde começa e termina uma conexão PPP. Fase de Estabelecimento de Conexão (Configure Requests): troca de pacotes LCP Link Control Protocol que transportam opções que vão determinar o comportamento da conexão: formato, compressão, transparência de códigos, tamanho do pacote, autenticação. Fase de Autenticação (opcional): Processo de validação de login/ senha. Fase de Negociação de Parâmetros de Rede: troca de pacotes NCP Network Control Protocol. Para cada protocolo que o PPP transporta, os parâmetros que vão regular o transporte são definidos nessa fase (compressão, informação dos endereços IP). Aberto: Troca de pacotes de informação da aplicação. Encerramento: Desconexão dos recursos. Estados do protocolo

16 16 Comentário: PPPoE Point-to-Point Protocol over Ethernet: Protocolo para conexão de usuários em uma rede Ethernet a Internet. Uso típico nas conexões de um ou múltiplos usuários em uma rede LAN à Internet através de uma linha DSL, de um dispositivo wireless (sem fio) ou de um modem de cabo broadband comum (Cable Modem). PPPoE deriva do PPP. PPPoE estabelece a sessão e realiza a autenticação com o provedor de acesso a Internet.

A camada de Enlace. Serviços e Protocolos

A camada de Enlace. Serviços e Protocolos A camada de Enlace Serviços e Protocolos Camada de Enlace Segunda camada do modelo OSI Primeira Camada do Modelo TCP/IP Modelo OSI Modelo TCP/IP Aplicação Apresentação Aplicação Sessão Transporte Rede

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Endereçamento e Ethernet Prof. Jó Ueyama Junho/2013 1 slide 1 Redes Locais LAN: Local Area Network concentrada em uma área geográfica, como um prédio ou um campus. 2 slide 2 Tecnologias

Leia mais

Capítulo 5 - Cabeamento para Redes Locais e WANs. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página

Capítulo 5 - Cabeamento para Redes Locais e WANs. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página Capítulo 5 - Cabeamento para Redes Locais e WANs 1 Camada Física de Rede Local Uma rede de computador pode ser montada utilizando-se vários tipos de meios físicos, representados pelos símbolos abaixo:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO. Redes de Comunicação 11.º ANO. Ano Letivo 2013/2014

PLANIFICAÇÃO. Redes de Comunicação 11.º ANO. Ano Letivo 2013/2014 Agrupamento de Escolas Albufeira Poente Escola Secundária de Albufeira 10º Ano - Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO Redes de Comunicação 11.º ANO Ano Letivo 2013/2014 OBJECTIVOS Módulo I Caracterizar os

Leia mais

Aula 2. Modos de Transmissão; Protocolos de Comunicação; Interfaces; Modelo de Referência OSI; Dispositivos de Rede; Camada Física: Introdução.

Aula 2. Modos de Transmissão; Protocolos de Comunicação; Interfaces; Modelo de Referência OSI; Dispositivos de Rede; Camada Física: Introdução. Aula 2 Modos de Transmissão; Protocolos de Comunicação; Interfaces; Modelo de Referência OSI; Dispositivos de Rede; Camada Física: Introdução. Modos de transmissão Eletronicamente falando, existem 3 tipos

Leia mais

7. Redes Locais Introdução. Redes de Comunicações/Computadores I Secção de Redes de Comunicação de Dados

7. Redes Locais Introdução. Redes de Comunicações/Computadores I Secção de Redes de Comunicação de Dados 7. Redes Locais Introdução Redes de Comunicações/Computadores I Secção de Redes de Comunicação de Dados Desenho original de Bob Metcalfe 1972 Xerox PARC 31-05-2004 Redes de Comunicação / Computadores I

Leia mais

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Fundamentos de Redes II

Graduação Tecnológica em Redes de Computadores. Fundamentos de Redes II Graduação Tecnológica em Redes de Computadores Fundamentos de Redes II Euber Chaia Cotta e Silva euberchaia@yahoo.com.br Site da disciplina http://echaia.com Ementa: Camada física do modelo OSI; Camada

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Capítulo 5 Camada de Enlace e Redes Locais Prof. Jó Ueyama Junho/2013 slide 1 2010 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados. Modelo Internet Aplicação: suporta as aplicações

Leia mais

Camada de Enlace. 5: Camada de Enlace 5b-1

Camada de Enlace. 5: Camada de Enlace 5b-1 Camada de Enlace 5.1 Introdução e serviços 5.2 Detecção e correção de erros 5.3 Protocolos de Acesso Múltiplo 5.4 Endereçamento da Camada de Enlace 5.5 Ethernet 5.7 PPP 5.6 Hubs e switches 5.8 Virtualização

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Endereçamento e Ethernet Prof. Jó Ueyama Junho/2017 1 Redes Locais LAN: Local Area Network concentrada em uma área geográfica, como um prédio ou um campus. 2 Tecnologias de Redes

Leia mais

Gestão de Tecnologia da Informação

Gestão de Tecnologia da Informação Gestão de Tecnologia da Informação Telecomunicações e Redes de Computadores Prof. Gilberto B. Oliveira Conceitos Redes: Cadeias, grupos ou sistemas interconectados. A utilidade de uma rede é igual ao número

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Conceitos Básicos sobre Comunicação de Dados Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.1M Conteúdo Programático :: 1 a Unidade 1. Conceitos básicos sobre comunicação de dados

Leia mais

Professor Esp.: Douglas Diego Arquitetura de Rede: Ponto-a-ponto, Cliente/Servidor. Topologia de Rede: Física: Barra, Estrela, Anel.

Professor Esp.: Douglas Diego Arquitetura de Rede: Ponto-a-ponto, Cliente/Servidor. Topologia de Rede: Física: Barra, Estrela, Anel. Professor Esp.: Douglas Diego Arquitetura de Rede: Ponto-a-ponto, Cliente/Servidor. Topologia de Rede: Física: Barra, Estrela, Anel. Lógica: Ethenet, Token Ring, FDDI. Topologia de Rede O layout lógico

Leia mais

Arquitetura TCP/IP. Apresentado por: Ricardo Quintão

Arquitetura TCP/IP. Apresentado por: Ricardo Quintão Arquitetura TCP/IP Apresentado por: Ricardo Quintão Roteiro Conexões Inter-redes Serviço Universal Rede Virtual (inter-rede ou internet) Protocolos para ligação inter-redes (TCP/IP) Divisão em camadas

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Enlace Parte II Prof. Thiago Dutra Agenda Camada de Enlace n Introdução ndetecção e Correção de Erros n Protocolos de Acesso Múltiplo n Endereçamento

Leia mais

Arquiteturas de Redes de Computadores

Arquiteturas de Redes de Computadores Arquiteturas de Redes de Computadores Material de apoio Conceitos Básicos de Rede Cap.1 19/01/2012 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia

Leia mais

PTC Aula Protocolos de acesso múltiplo 2.4 Redes Locais Comutadas. (Kurose, p ) (Peterson, p.

PTC Aula Protocolos de acesso múltiplo 2.4 Redes Locais Comutadas. (Kurose, p ) (Peterson, p. PTC 2550 - Aula 08 2.3 Protocolos de acesso múltiplo 2.4 Redes Locais Comutadas (Kurose, p. 340-348) (Peterson, p. 73-79) 08/06/2016 Muitos slides adaptados com autorização de J.F Kurose and K.W. Ross,

Leia mais

Auxiliar em Administração de Redes Redes de Computadores I

Auxiliar em Administração de Redes Redes de Computadores I Prof. Diego Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Auxiliar em Administração de Redes Redes de Computadores

Leia mais

Redes de Alta Velocidade

Redes de Alta Velocidade Redes de Alta Velocidade Redes de Alta Velocidade Parte I IEEE 802.3 Ethernet Parte II Parte II IEEE 802.3z Gigabit Ethernet Redes de Alta Velocidade Parte I IEEE 802.3 Ethernet Parte II Parte II IEEE

Leia mais

Tecnologias e Componentes de Redes

Tecnologias e Componentes de Redes Tecnologias e Componentes de Redes Material de apoio VoIP Voice over IP Cap.16 19/01/2012 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia

Leia mais

TOKEN RING & TOKEN BUS

TOKEN RING & TOKEN BUS TOKEN RING & TOKEN BUS Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Redes de Comunicação 10º Ano Nome: Diogo Martins Rodrigues Ferreira 2013/2014 ÍNDICE Introdução...2 Token

Leia mais

Redes de Computadores. Aula: Camada de Enlace Professor: Jefferson Silva

Redes de Computadores. Aula: Camada de Enlace Professor: Jefferson Silva Redes de Computadores Aula: Camada de Enlace Professor: Jefferson Silva Agenda n Recapitulação do modelo OSI n Quais as funcionalidades da camada 2? n Quais as suas características n Endereço MAC n Comunição

Leia mais

AULA 04 CONCEITOS DA CAMADA 02 PARTE 02

AULA 04 CONCEITOS DA CAMADA 02 PARTE 02 AULA 04 CONCEITOS DA CAMADA 02 PARTE 02 UNICAST Um endereço MAC unicast (ponto-a-ponto) é o endereço exclusivo utilizado quando um quadro é enviado de um único dispositivo transmissor para um único dispositivo

Leia mais

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques 06-06-2016

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques 06-06-2016 Redes de comunicação Mod 2 Redes de computadores 1 Professor: Rafael Henriques Apresentação 2 Professor: Rafael Henriques Introdução às redes de computadores; Tipos de rede; Diagramas de encaminhamento;

Leia mais

Internet e TCP/IP. Arquitetura TCP/IP. Encapsulamento. A camada de Rede. Camada de Rede: Objetivos. Redes de Computadores.

Internet e TCP/IP. Arquitetura TCP/IP. Encapsulamento. A camada de Rede. Camada de Rede: Objetivos. Redes de Computadores. Camada de Rede Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br Redes de Computadores Conceitos Básicos Internet e /IP Internet Conjunto de redes de escala mundial, ligadas pelo protocolo IP /IP Família de protocolos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE NENHURES PLANO DE ENSINO DO MÓDULO 2

ESCOLA SECUNDÁRIA DE NENHURES PLANO DE ENSINO DO MÓDULO 2 PLANO DE ENSINO DO MÓDULO 2 1 IDENTIFICAÇÃO: Curso: Curso Profissional de Tecnico de Modalidade de: Ensino Profissional Secundário Gestão de Equipamentos Informáticos Componente Curricular: Caracterização

Leia mais

Redes de Computadores. Segurança e Auditoria de. Redes de Computadores. Sistemas

Redes de Computadores. Segurança e Auditoria de. Redes de Computadores. Sistemas Redes de Computadores Segurança e Auditoria de Redes de Computadores Sistemas Jéfer Benedett Dörr prof.jefer@gmail.com Conteúdo Camada enlace PPP Point-to-Point Protocol Ethernet ARP Kurose Capítulo 5

Leia mais

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes Tecnologias de rede Ethernet e IEEE 802.3 Token ring ATM FDDI Frame relay Ethernet A Ethernet é uma tecnologia de broadcast de meios compartilhados. Entretanto, nem todos os dispositivos da rede processam

Leia mais

DESVENDADO O TCP/IP. Prof. Me. Hélio Esperidião

DESVENDADO O TCP/IP. Prof. Me. Hélio Esperidião DESVENDADO O TCP/IP Prof. Me. Hélio Esperidião TCP/IP INTERNAMENTE Quando dois computadores tentam trocar informações em uma rede, o TCP/IP precisa, primeiro, determinar se os dois computadores pertencem

Leia mais

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. SSL, VPN PPTP e IPsec

Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour. SSL, VPN PPTP e IPsec Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour SSL, VPN PPTP e IPsec Exercício 1: Relacione FUNÇÃO ( ) Utiliza chaves diferentes para criptografa e descriptografar as informações ( ) Também

Leia mais

MÓDULO 2 Topologias de Redes

MÓDULO 2 Topologias de Redes MÓDULO 2 Topologias de Redes As redes de computadores de modo geral estão presentes em nosso dia adia, estamos tão acostumados a utilizá las que não nos damos conta da sofisticação e complexidade da estrutura,

Leia mais

Tecnologias de Redes Informáticas (6620)

Tecnologias de Redes Informáticas (6620) Tecnologias de Redes Informáticas (6620) Ano Lectivo 2013/2014 * 1º Semestre Licenciatura em Tecnologias e Sistemas da Informação Aula 7 Agenda Comunicação na camada de Rede (adaptado de Kurose, Computer

Leia mais

A camada de Enlace. Serviços e Protocolos

A camada de Enlace. Serviços e Protocolos A camada de Enlace Serviços e Protocolos Camada de Enlace Segunda camada do modelo OSI Primeira Camada do Modelo TCP/IP Modelo OSI Modelo TCP/IP Aplicação Apresentação Aplicação Sessão Transporte Rede

Leia mais

INTERNET GROUP MANAGEMENT PROTOCOL - IGMP

INTERNET GROUP MANAGEMENT PROTOCOL - IGMP INTERNET GROUP MANAGEMENT PROTOCOL - IGMP O IGMP é um mecanismo para troca de informações entre um dispositivo e o roteador multicast mais próximo, permitindo determinar se um pacote multicast deve ser

Leia mais

Camada de Enlace de Dados

Camada de Enlace de Dados Camada de Enlace de Dados 1 Camada de Enlace de Dados A camada 1 envolve meios, sinais, fluxo de bits que trafegam pelos meios, componentes que colocam sinais nos meios e diversas topologias. Ela executa

Leia mais

Redes de Computadores I

Redes de Computadores I Redes de Computadores I REDES SEM FIO LAN S SEM FIO 802.11 ACESSO CELULAR À INTERNET Slide 1 Roteamento para um Nó Móvel Roteamento Indireto O correspondente simplesmente endereça o datagrama ao endereço

Leia mais

Centro de Serviços Compartilhados TI. Projeto Sala Digital

Centro de Serviços Compartilhados TI. Projeto Sala Digital / 6 V..3 Pearson Sistemas do Brasil Pearson Centro de Serviços Compartilhados Avenida Presidente Kennedy, 2295 Lagoinha Ribeirão Preto SP Brasil Pág./6 Departamento Service Desk T.E Fone +55 (6) 233.6060

Leia mais

Redes de Computadores II. Equipamentos de Redes

Redes de Computadores II. Equipamentos de Redes Redes de Computadores II Equipamentos de Redes 1 Equipamentos de Rede Para que uma rede de computadores possa funcionar é necessário que existam, além do cabeamento propriamente dito, dispositivos de hardware

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

Inteligência Artificial Redes Neurais Artificiais

Inteligência Artificial Redes Neurais Artificiais Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Inteligência Artificial Redes Neurais Artificiais João Marques Salomão Rodrigo Varejão Andreão Arquitetura e composição das RNAs Uma rede neural artificial é composta

Leia mais

3.1 - Topologias de cablagem

3.1 - Topologias de cablagem Capítulo 3 3.1 - Topologias de cablagem Topologias Determinam a forma de implantação das cablagens Topologia Física Decorre do modo como a rede se apresenta instalada no espaço a ser coberto Topologia

Leia mais

Linux Essentials. Network Configuration

Linux Essentials. Network Configuration Linux Essentials Network Configuration Tópicos abordados: 4.4 Conectando o computador na rede Prof. Pedro Filho 1 Objetivo O objetivo deste curso é lhe fazer familiar com o sistema operacional Linux. Iniciaremos

Leia mais

17/03/2011. Nesta topologia, cada dispositivo possui um link ponto-a-ponto com todos os outros dispositivos da rede.

17/03/2011. Nesta topologia, cada dispositivo possui um link ponto-a-ponto com todos os outros dispositivos da rede. A Topologia de uma rede é a representação geométrica dos relacionamentos de todos os links e dispositivos de uma rede. Existem quatro tipos básicos de topologias possíveis: Árvore, Barramento, Estrela

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Informática REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Redes de computadores são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (programas, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Capítulo 4.4 IP (Internet Protocol) Prof. Jó Ueyama Abril/2011 SSC0641-2011 1 A camada de rede da Internet SSC0641-2011 2 Protocolo Internet (IP) IP v4 RFC 791 em uso na Internet.

Leia mais

Trabalho sobre Topologia de Redes

Trabalho sobre Topologia de Redes Trabalho sobre Topologia de Redes Emerson Baptista da Silva 27 de Janeiro de 2013 Topologia das Redes A topologia de rede descreve como o fica a sua situação física através do qual os dados, imagens e

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Capítulo 5.6 e 5.7 Interconexões e PPP Prof. Jó Ueyama Maio/2011 SSC0641-2011 1 Elementos de Interconexão SSC0641-2011 2 Interconexão com Hubs Dispositivo de camada física. Backbone:

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações

Redes de Computadores e Aplicações Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 12 Arquiteturas de Redes Locais Protocolo Ethernet (Parte 2) Prof.

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Interconexão do Computador Givanaldo Rocha de Souza http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br Material do prof. Sílvio Fernandes -

Leia mais

APOSTILA DE REDES. Equipamentos mais Usuais. Prof. Alejandro

APOSTILA DE REDES. Equipamentos mais Usuais. Prof. Alejandro APOSTILA DE REDES Equipamentos mais Usuais Prof. Alejandro INTRODUÇÃO Hoje não faz muito sentido criar uma LAN isolada do resto do mundo. A necessidade de transferência de dados fruto da redução de custos

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais. Prof.: Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais. Prof.: Marlon Marcon Administração de Sistemas Operacionais Prof.: Marlon Marcon Roteiro Bridges Filtragem de pacotes Iptables Iproute2 proxies Bridges Bridges As bridges são elementos de rede que operam na camada 2 do modelo

Leia mais

CAMADA DE ENLACE DE REDE (DATA LINK LAYER, interface de rede ou acesso à rede)

CAMADA DE ENLACE DE REDE (DATA LINK LAYER, interface de rede ou acesso à rede) pela rede física. Em cada camada, recebeu um cabeçalho (campos de controle) com informações de controle do protocolo dessa camada, o que chamamos de encapsulamento. Os pacotes enviados por cada protocolo

Leia mais

Topologias de Rede de Computadores

Topologias de Rede de Computadores Topologias de Rede de Computadores As redes de computadores possibilitam que indivíduos possam trabalhar em equipes, compartilhando informações, melhorando o desempenho da realização de tarefas, e estão

Leia mais

CCNA 1 Conceitos de Rede. Kraemer

CCNA 1 Conceitos de Rede. Kraemer CCNA 1 Conceitos de Rede Conceitos de Rede Breve história das redes de dados Dispositivos de rede Topologias Protocolos de rede Redes locais Redes de longa distância Redes metropolitanas Redes de área

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

Endereçamento IP: introdução. Sub-redes. interface: conexão entre hospedeiro/ roteador e enlace físico. O que é uma sub-rede?

Endereçamento IP: introdução. Sub-redes. interface: conexão entre hospedeiro/ roteador e enlace físico. O que é uma sub-rede? Endereçamento IP: introdução endereço IP: identificador de 32 bits para interface de hospedeiro e roteador interface: conexão entre hospedeiro/ roteador e enlace físico roteadores normalmente têm várias

Leia mais

O Nível de Enlace nas Redes Locais. Técnicas de acesso múltiplo Aloha. Aloha

O Nível de Enlace nas Redes Locais. Técnicas de acesso múltiplo Aloha. Aloha O Nível de Enlace nas Redes Locais Como já foi visto, o nível de enlace deve fornecer uma interface de serviço bem definida para o nível de rede. deve determinar como os bits do nível físico serão agrupados

Leia mais

Tecnologias de Rede. Tecnologias ETHERNET PADRÃO Professor Airton Ribeiro

Tecnologias de Rede. Tecnologias ETHERNET PADRÃO Professor Airton Ribeiro Tecnologias ETHERNET PADRÃO 802.3 Professor Airton Ribeiro www.lanwan.com.br 2016-2 Foi desenvolvido em 1972 nos laboratórios da Xerox pelo cientista Robert Metcalfe, utilizando-se de uma rede na qual

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações

Redes de Computadores e Aplicações Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 10 Introdução ao Ethernet Parte 1 Prof. Diego Pereira

Leia mais

Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS

Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS Aplicações de LANs Para computadores pessoais Baixo custo Taxas de transmissão limitadas Para conexão de redes Interconexão de sistemas maiores (grandes servidores e dispositivos

Leia mais

OSI e TCP/IP. Professor: Leandro Engler Boçon Disciplina: Redes e Serviços

OSI e TCP/IP. Professor: Leandro Engler Boçon   Disciplina: Redes e Serviços OSI e TCP/IP Professor: Leandro Engler Boçon E-mail: leandro@facear.edu.br Disciplina: Redes e Serviços 1 Bibliografia Tanembaum. Andrew S. Redes de Computadores. Editora campus 3ª edição. Rio de Janeiro.

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE Prof. LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula FLUXO DE TRANSMISSÃO TOPOLOGIA FÍSICA PROTOCOLOS DE CONTROLO DE ACESSO 1 2 3 4 5 LINHAS DE COMUNICAÇÃO MÉTODOS DE CONTROLE DE ACESSO

Leia mais

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 4 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Camada aplicação Serviços Requisitos das aplicações Camada transporte Serviços TCP UDP Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE TH AH mensagem

Leia mais

Equipamentos de Rede

Equipamentos de Rede COMPONENTES ATIVOS DE REDE Paulo Montenegro paulo.montenegro@simplestec.com.br 04 de fevereiro de 2009 FP.AC.010.00 Sumário Repetidor HUB Pontes Modos de Funcionamento Roteadores Protocolos de Roteamento

Leia mais

Wi-Fi: LANs sem Fio

Wi-Fi: LANs sem Fio Wi-Fi: LANs sem Fio 802.11 Prof. Leonardo Barreto Campos http://sites.google.com/site/leonardobcampos 1/43 Sumário Introdução Características dos padrões 802.11 Arquitetura 802.11 Protocolo MAC 802.11

Leia mais

Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani

Redes de Computadores. Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Redes de Computadores Técnico em Informática - Integrado Prof. Bruno C. Vani Internet: aplicações diversas tostadeira Porta-retratos TV a cabo Refrigerador telefones Visão geral da Internet: PC servidor

Leia mais

Visão Geral de Equipamentos de Rede

Visão Geral de Equipamentos de Rede Visão Geral de Equipamentos de Rede Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Dezembro de 2018 1/24 Equipamentos de Redes 2/24 Repetidor (Camada

Leia mais

Capítulo 5: A camada de enlace

Capítulo 5: A camada de enlace Capítulo 5: A camada de enlace Objetivos do capítulo: entender os princípios por trás dos serviços da camada de enlace de dados: detecção e correção de erro Compartilhamento de um canal de broadcast: acesso

Leia mais

Agenda Camada de Enlace

Agenda Camada de Enlace Infraestrutura de Redes de Computadores Turma : TMS 20171.3.01112.1M Camada de Enlace Parte I Prof. Thiago Dutra Agenda Camada de Enlace nintrodução nprotocolos de Acesso Múltiplo

Leia mais

Matriz de Compatibilidade de Segurança da Camada 2 e Camada 3 do Controller de LAN Wireless

Matriz de Compatibilidade de Segurança da Camada 2 e Camada 3 do Controller de LAN Wireless Matriz de Compatibilidade de Segurança da Camada 2 e Camada 3 do Controller de LAN Wireless Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Soluções da segurança de rede do

Leia mais

Parte 05. Camada 1 - Repetidores e domínios de colisão

Parte 05. Camada 1 - Repetidores e domínios de colisão INTERCONEXÃO Parte 05 Camada 1 - Repetidores e domínios de colisão Dispositivos de Interconexão NIC Hub/Repeater Bridge/Switch Router Gateways NIC (Network Interface Card) Depende do tipo de tecnologia

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Hubs. Existência de diferentes padrões de rede

Interconexão de redes locais. Repetidores. Hubs. Existência de diferentes padrões de rede Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN: gerente de um determinado setor de uma empresa

Leia mais

Tecnologia em Sistemas para Internet Redes de Computadores e Aplicações

Tecnologia em Sistemas para Internet Redes de Computadores e Aplicações Tecnologia em Sistemas para Internet e Aplicações Aula 05 Elementos de Interconexões de Redes Objetivos Conhecer os principais dispositivos responsáveis por realizar interconexões em redes de computadores;

Leia mais

UNIDADE 5 REDES DE COMPUTADORES

UNIDADE 5 REDES DE COMPUTADORES UNIDADE 5 REDES DE COMPUTADORES Professor: Leandro M. Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br 29/10/2010 Colégio Politécnico da UFSM 1 Arquitetura de Rede 29/10/2010 Colégio Politécnico da UFSM 2 Arquiteturas

Leia mais

Parte IV. Camada de Enlace. Camada de Enlace. Redes de Computadores 1. Protocolos de Janela Deslizante. Protocolos de Janela Deslizante

Parte IV. Camada de Enlace. Camada de Enlace. Redes de Computadores 1. Protocolos de Janela Deslizante. Protocolos de Janela Deslizante Redes de Computadores 1 Parte IV Prof. Miguel Elias Mitre Campista http://www.gta.ufrj.br/~miguel Camada de Enlace: Protocolos de Comunicação Camada de Enlace Relembrando... Tipos diferentes de canais

Leia mais

BARRAMENTO. Caminho de Dados

BARRAMENTO. Caminho de Dados BARRAMENTO Caminho de Dados Conceito Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue ter de uma só vez, mais rápido a informação

Leia mais

Introdução ao roteamento

Introdução ao roteamento Introdução ao roteamento Licença de uso do material Esta apresentação está disponível sob a licença Creative Commons Atribuição Não a Obras Derivadas (by-nd) http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/legalcode

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Enlace: Protocolos ponto-a-ponto Prof. Rodrigo de Souza Couto Camada de Enlace Relembrando... Tipos diferentes de canais de comunicação: Canal ponto-a-ponto Uma estação

Leia mais

Protocolo Ethernet e Dispositivos de Interconexão de LANs

Protocolo Ethernet e Dispositivos de Interconexão de LANs Protocolo Ethernet e Dispositivos de Interconexão de LANs Prof. Rafael Guimarães Redes de Alta Velocidade Tópico 4 - Aula 1 Tópico 4 - Aula 1 Rafael Guimarães 1 / 31 Sumário Sumário 1 Motivação 2 Objetivos

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. A arquitetura TCP/IP possui diferentes protocolos organizados em uma estrutura hierárquica. Nessa arquitetura, exemplos de protocolos das camadas de Rede, Transporte e Aplicação, são, respectivamente,

Leia mais

Laboratório de Redes I. 1º Semestre Aula 05. Hubs e Switches. Prof. Nataniel Vieira

Laboratório de Redes I. 1º Semestre Aula 05. Hubs e Switches. Prof. Nataniel Vieira Laboratório de Redes I 1º Semestre Aula 05 Hubs e Switches Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com Objetivos Identificar as características básicas e técnicas para emprego de Hubs e switches em

Leia mais

Procedimentos para configuração do DWL-2100AP em modo Access Point

Procedimentos para configuração do DWL-2100AP em modo Access Point Procedimentos para configuração do DWL-2100AP em modo Access Point No modo Access Point o DWL-2100AP se conecta a várias máquinas, sejam elas notebooks ou desktops com adaptador wireless. Neste manual

Leia mais

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques Redes de comunicação Mod 2 Redes de computadores 1 Professor: Rafael Henriques Apresentação 2 Professor: Rafael Henriques Introdução às redes de computadores; Tipos de rede; Diagramas de encaminhamento;

Leia mais

Técnicas de acesso múltiplo Aloha. O Nível de Enlace nas Redes Locais. Aloha. Aloha. Aloha. Multiple. Sense. Access) CSMA (Carrier(

Técnicas de acesso múltiplo Aloha. O Nível de Enlace nas Redes Locais. Aloha. Aloha. Aloha. Multiple. Sense. Access) CSMA (Carrier( O Nível de Enlace nas Redes Locais Como já foi visto, o nível de enlace deve fornecer uma interface de serviço bem definida para o nível de rede. deve determinar como os bits do nível físico serão agrupados

Leia mais

Tecnologias e Componentes de Redes

Tecnologias e Componentes de Redes Tecnologias e Componentes de Redes Material de apoio Redes sem fio Cap.13 19/01/2012 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia básica.

Leia mais

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua

REDES DE COMPUTADORES. Vinícius Pádua REDES DE COMPUTADORES Introdução Necessidade Compartilhar dados em tempo hábil Constituída por vários computadores conectados através de algum meio de comunicação onde recursos são compartilhados Telecomunicação

Leia mais

Mestrado em Engenharia de Telecomunicações. Estendendo, Segmentando e Interligando Redes. Interligando Redes

Mestrado em Engenharia de Telecomunicações. Estendendo, Segmentando e Interligando Redes. Interligando Redes Departamento de Engenharia de Telecomunicações - UFF Disciplina: Estendendo, Segmentando e Interligando Redes Profa. Débora D Christina Muchaluat Saade deborams@telecom.uff.br br Estendendo, Segmentando

Leia mais

Laboratório Wireshark ARP/ICMP 1

Laboratório Wireshark ARP/ICMP 1 Laboratório Wireshark ARP/ICMP 1 Neste laboratório, vamos explorar aspectos do protocolo ICMP e do ARP: As mensagens ICMP geradas pelo programa Ping; As mensagens ICMP geradas pelo programa traceroute;

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede. Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede. Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN-WAN WAN-WAN Repetidores Equipamentos que amplificam

Leia mais

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace Redes de Computadores II Módulo 1 Introdução e a camada de enlace 1 Comunicação de Dados e Redes de Computadores O problema fundamental da comunicação é reproduzir em um ponto exatamente ou aproximadamente

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 05. Redes de Computadores. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 05. Redes de Computadores. Prof. Fábio Nelson Aula 05 Redes de Computadores Sistemas de Comunicação de Dados Sistemas computadorizados que transmitem dados por meio de linhas de comunicação, como, por exemplo, linhas telefônicas ou cabos. História:

Leia mais

Redes Ethernet: Camada Física e de Ligação

Redes Ethernet: Camada Física e de Ligação Redes Ethernet: Camada Física e de Ligação Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores Redes de Computadores Ethernet Placas

Leia mais

Redes de computadores

Redes de computadores Redes de computadores Eletrônica IV Redes de Computadores Aula 02 Prof. Luiz Fernando Laguardia Campos 3 Modulo Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina Cora Coralina Estrutura - Backbone

Leia mais