DIREITO PROCESSUAL PENAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO PROCESSUAL PENAL"

Transcrição

1 1 DIREITO PROCESSUAL PENAL PONTO 1: Processo e procedimento PONTO 2: Natureza do processo PONTO 3: Objeto da relação processual PONTO 4: Sujeitos da relação processual PONTO 5: Sistemas processuais PONTO 6: Escolha do Procedimento PONTO 7: Procedimento Comum Ordinário 1. Processo e procedimento: Conceito: diferenças Processo é o conjunto de atos processuais que se sucedem, coordenadamente, com a finalidade de resolver jurisdicionalmente o litígio. É a forma pela qual o estado soluciona a lide, ou seja, a relação de conflito colocada pelas partes, preferencialmente, com resolução de mérito - o conflito de interesses qualificado pela pretensão resistida. O processo deve ser visto como algo interno. fora. Procedimento: é a exteriorização do processo, ou seja, é o processo visto pelo lado de 2. Natureza do processo: Teoria da relação jurídica: adotada pela maioria dos processualistas nacionais, é identificada como a precursora da origem do processo. Isso significa que a relação processual é diversa da relação jurídica é autônoma da relação jurídica de direito material. Conforme adiante se verá, não se confundem sujeitos e o objeto da relação jurídica de direito processual e de direito material, que são absolutamente diversos. 3. Objeto da relação processual: Diversamente do objeto da relação jurídica de direito material que é o bem da vida que se persegue, na relação jurídica de direito processual o que se busca é a prestação jurisdicional, preferencialmente que essa prestação seja de mérito mérito no processo penal são somente absolvição e condenação. Conforme posição majoritária as decisões que declaram extinta a punibilidade também o são.

2 2 4. Sujeitos da relação processual: Estado-Juiz, autor e réu. Réu (art. 386, III 1, CPP) J A 5. Sistemas processuais: 5.1. Inquisitório: não tem contraditório e ampla-defesa. Sistema adotado no Inquérito Policial Misto: há um sistema que prevê parte inquisitório e parte acusatório. Prevalece no Tribunal do Júri. O Juiz na pronúncia pode adotar tanto prova produzida na Policia quanto na judicial. Pois é lícito aos jurados que adotem no plenário aprova produzida inquisitória Acusatório: respeito irrestrito ao devido processo legal (ampla defesa e contraditório). Há um terceiro imparcial, bem como a igualdade de partes. - art. 156, CPP: Art A prova da alegação incumbirá a quem a fizer, sendo, porém, facultado ao juiz de ofício: I ordenar, mesmo antes de iniciada a ação penal, a produção antecipada de provas consideradas urgentes e relevantes, observando a necessidade, adequação e proporcionalidade da medida; II determinar, no curso da instrução, ou antes de proferir sentença, a realização de diligências para dirimir dúvida sobre ponto relevante. - o Juiz em busca da verdade real ele poderia determinar a produção de provas de ofício. Porém, viola o sistema acusatório, pois ele sai da esfera de imparcialidade. - Art. 212, CPP: preserva o sistema acusatório. Art As perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, não admitindo o juiz aquelas que puderem induzir a resposta, não tiverem relação com a causa ou importarem na repetição de outra já respondida. 1 Art O juiz absolverá o réu, mencionando a causa na parte dispositiva, desde que reconheça: III - não constituir o fato infração penal.

3 - Art. 384 do CPP: princípio da correlação. A Mutatio libelli. Art Encerrada a instrução probatória, se entender cabível nova definição jurídica do fato, em conseqüência de prova existente nos autos de elemento ou circunstância da infração penal não contida na acusação, o Ministério Público deverá aditar a denúncia ou queixa, no prazo de 5 (cinco) dias, se em virtude desta houver sido instaurado o processo em crime de ação pública, reduzindo-se a termo o aditamento, quando feito oralmente. 3 O aditamento provocado: quando o Juiz indica ao membro do MP para fazer o aditamento da denúncia. O Juiz indicaria qual o fato que o réu deveria estar respondendo. Violação do sistema acusatório. Só se admite o aditamento espontâneo. CPP. Atualmente, é admitido com a modificação do artigo devido ao art. 384 caput e 1º 2, 6. Escolha do Procedimento art. 394, 1º, I, II, III 3, CPP: Comum: ordinário, sumário e sumaríssimo. Quantidade máxima de pena cominada em abstrato: - maior e igual a 4 anos: ordinário; - maior de 2 anos ou menor de 4 anos: sumário; - IMPOS (infrações de menor potencial ofensivo): sumaríssimo crimes cuja pena máxima não exceda a 2 anos (inclusive com procedimento especial) e todas as contravenções penais. Especial natureza da infração. Ex: furto e tráfico de drogas. Sempre que houver crime conexo com ele o procedimento ordinário deverá ser usado o procedimento mais amplo que é o comum ordinário. 2 Art. 384, 1 o Não procedendo o órgão do Ministério Público ao aditamento, aplica-se o art. 28 deste Código. 3 Art O procedimento será comum ou especial. 1 o O procedimento comum será ordinário, sumário ou sumaríssimo: I - ordinário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada for igual ou superior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade; II - sumário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade; III - sumaríssimo, para as infrações penais de menor potencial ofensivo, na forma da lei.

4 4 Palavras de Ordem: - Uniformização dos procedimentos art. 394, 4º 4, do CPP art , CPP; art , CPP; art , CPP. - Sumarização: tudo deve estar resolvido na AIJ. Ou seja, debates e a sentença proferida em audiência. 7. Procedimento Comum Ordinário: É o chamado procedimento padrão. Possui as regras que se irradiam para os demais procedimentos. - Oferecimento da denúncia ou da queixa: É o momento em que se inicia a ação penal, sendo também aquele em que a acusação requer diligências e arrola testemunhas em número de oito para cada fato, pois a acusação prova fatos. - Rejeição da denúncia ou da queixa art. 395 do CPP. Incorreta a colocação de matéria de ação penal em capítulo relativo a procedimento, principalmente por tratar, genericamente, todas as hipóteses como sendo rejeição da denúncia ou da queixa. 4 Art. 394, 4 o As disposições dos arts. 395 a 398 deste Código aplicam-se a todos os procedimentos penais de primeiro grau, ainda que não regulados neste Código. 5 Art A denúncia ou queixa será rejeitada quando: I - for manifestamente inepta; II - faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; ou III - faltar justa causa para o exercício da ação penal. 6 Art Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-laá e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias. 7 Art Após o cumprimento do disposto no art. 396-A, e parágrafos, deste Código, o juiz deverá absolver sumariamente o acusado quando verificar: I - a existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato; II - a existência manifesta de causa excludente da culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade; III - que o fato narrado evidentemente não constitui crime; ou IV - extinta a punibilidade do agente.

5 5 O inciso I do art. 395 do CPP, inépcia, é caso manifesto de não recebimento, como assevera Boschi, sendo importante em relação a natureza da coisa julgada produzida. Não obstante isso, os Tribunais Superiores tem adotado posição única de que apenas cabe rejeição da denúncia ou da queixa, não se fazendo qualquer distinção importante referir que o 5º 8 do art. 384 ainda se refere a não recebimento. Da decisão que rejeita a denúncia cabe Recurso em sentido estrito (art. 581, I 9, CPP). Obs: No RS é diferente, pois entende o Tribunal local que cabe apelação. Quando for procedimento sumaríssimo caberá apelação da decisão que rejeita a denúncia ou queixa. Em Tribunal Superior (Lei 8038), da decisão que rejeita a denúncia caberá recurso especial ou extraordinário. Pois tanto o recebimento quanto a rejeição é feita pelo Órgão Colegiado. - Recebimento da denúncia ou da queixa art. 396, CPP: Não é mais o ato que marca o inicio do processo, sendo agora a citação do acusado (art do CPP). No entanto, continua sendo o primeiro marco interruptivo da prescrição (art. 117, I 11, CP). Trata-se de uma decisão interlocutória simples da qual não cabe recurso e que não deve ser fundamentada profundamente cognição sumária, salvo quando se tratar de procedimentos em que há resposta preliminar, ou seja, antes do recebimento da denúncia. São 8Art. 384, 5 o Não recebido o aditamento, o processo prosseguirá. 9 Art Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho ou sentença: I - que não receber a denúncia ou a queixa. 10 Art O processo terá completada a sua formação quando realizada a citação do acusado. 11 Art O curso da prescrição interrompe-se: I - pelo recebimento da denúncia ou da queixa.

6 6 eles: Tribunais Superiores (Lei 8038/90), funcionário público (art do CPP), art da Lei /06, art da Lei 9099/95. Segundo entendimento pacífico, o momento para que se receba a denúncia ou a queixa é o do artigo 396 do CPP cuidar com a expressa recebida a denúncia ou a queixa contida no início do art do CPP, devendo ser lida da seguinte forma: não tendo sido caso de absolvição sumária, deverá o Juiz designar audiência de instrução e julgamento. Assim, não haverá dois recebimentos da denúncia ou da queixa. - Citação do réu: Após recebimento da denúncia, o Juiz manda CITAR O RÉU, meio que se faz a comunicação do que e porque está sendo acusado. Forma pela qual o réu exerce a sua defesa pessoal e técnica. As formas de citação são: - pessoal: mandado (réu residir na mesma jurisdição e Comarca que está sendo processado, no sumaríssimo pode ser pro AR); precatória (reside no Brasil, porém outro estado); rogatória (reside em outro país - art , CPP suspende prescrição até o seu cumprimento e juntada aos autos, não se aplica Súmula do STF) endereço certo; - hora certa art , CPP ocultar; 12 Art Nos crimes afiançáveis, estando a denúncia ou queixa em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a notificação do acusado, para responder por escrito, dentro do prazo de quinze dias. 13 Art. 55. Oferecida a denúncia, o juiz ordenará a notificação do acusado para oferecer defesa prévia, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias. 14 Art. 81. Aberta a audiência, será dada a palavra ao defensor para responder à acusação, após o que o Juiz receberá, ou não, a denúncia ou queixa; havendo recebimento, serão ouvidas a vítima e as testemunhas de acusação e defesa, interrogando-se a seguir o acusado, se presente, passando-se imediatamente aos debates orais e à prolação da sentença. 15 Art Recebida a denúncia ou queixa, o juiz designará dia e hora para a audiência, ordenando a intimação do acusado, de seu defensor, do Ministério Público e, se for o caso, do querelante e do assistente. 16 Art Estando o acusado no estrangeiro, em lugar sabido, será citado mediante carta rogatória, suspendendo-se o curso do prazo de prescrição até o seu cumprimento. 17 Súmula 710 do STF: No processo penal, contam-se os prazos da data da intimação, e não da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem.

7 7 - edital art , CPP. Obs: a citação mais grave para o réu é a citação por hora certa. O réu preso devera ser pessoalmente citado e requisitado a comparecer na audiência de instrução e julgamento, sob pena de nulidade absoluta neste caso, não apresentado o réu preso, a audiência somente poderá ser realizada se a defesa concordar e, por certo, apenas a oitiva de testemunha ( art. 399, 1º 20, do CPP). É nula a citação por edital de réu preso na mesma unidade da federação em que ele esta sendo processado Súmula do STF. - Art , CPP Resposta à acusação 10 dias. Diferente de defesa prévia. Citado o réu, ele terá 10 dias para apresentar resposta a acusação que, ao contrário da antiga defesa prévia, é absolutamente profunda e fundamentada. Nela, a defesa deverá argüir todas as teses que sejam de seu interesse: preliminares, prejudiciais e mérito. É certo que a defesa poderá optar pela apresentação destas teses somente ao final do processo, como forma de estratégia. Neste caso, corre o risco de não haver a absolvição sumária, uma vez que não haverá tese alguma a ser enfrentada. Além do que, diante da inércia, poderá o Juiz designar novo defensor. 18 Art Verificando que o réu se oculta para não ser citado, o oficial de justiça certificará a ocorrência e procederá à citação com hora certa, na forma estabelecida nos arts. 227 a 229 da Lei n o 5.869, de 11 de janeiro de Código de Processo Civil. 19 Art Se o acusado, citado por edital, não comparecer, nem constituir advogado, ficarão suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produção antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar prisão preventiva, nos termos do disposto no art Art. 399, 1 o O acusado preso será requisitado para comparecer ao interrogatório, devendo o poder público providenciar sua apresentação. 21 Súmula 351 do STF: É nula a citação por edital de réu preso na mesma unidade da federação em que o juiz exerce a sua jurisdição. 22 Art Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebêla-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias.

8 8 A atual resposta a acusação é absolutamente imprescindível, ou seja, a sua presença é importante nos autos. A propósito, se o réu citado pessoalmente não apresentá-la, deverá o Juiz nomear-lhe defensor dativo. Se citado por edital, o prazo sequer se inicia enquanto não comparecer ou não constituir advogado essa disposição casa perfeitamente com o disposto no art. 366 do CPP, sendo mais uma prova de que sem a resposta o processo não segue. Observe-se, ainda, que o prazo para o seu oferecimento da resposta é de 10 dias. A defesa, se postulasse a rejeição da denúncia ou da queixa, o que é possível neste momento, pois é o primeiro em que ela se manifesta, em sendo acolhido, deverá acarretar as conseqüências do art. 395 do CPP o juiz irá rejeitar a inicial logo após tê-la recebido. Em relação ao mérito, a decisão será de absolvição sumária ou de extinção da punibilidade, conforme inciso IV do art. 397 do CPP. Observação: Exceção de pré-cognição (flagrante ilegalidade): trata-se de uma forma de defesa ilegal e não acolhida pelos Tribunais Superiores, utilizada pela defesa durante o IP até o recebimento da denúncia, a fim de evitá-lo, quando houver algum fato que seja flagrantemente ilegal e que, por isso, impeça o seu recebimento. para cada réu. É o momento em que a defesa arrola testemunhas, podendo arrolar oito testemunhas Obs: Súmula 523 do STF - No processo penal, a falta da defesa constitui nulidade absoluta, mas a sua deficiência só o anulará se houver prova de prejuízo para o réu. - Absolvição Sumária art. 397, CPP: Trata-se de uma decisão interlocutória mista, ela enfrenta o mérito, ou seja, uma vez transitada em julgada jamais poderá ser o réu novamente processado pelo mesmo fato. Não é uma sentença:

9 9 a.1) porque é proferida é proferida no curso do processo; a.2) em razão da parte final do inciso II do art. 397, salvo inimputabilidade. A aplicação de medida de segurança apenas será possível ao final do processo, por ser prejudicial ao réu. De outro lado, caso o Juiz desacolha os argumentos da defesa, não poderá fazê-lo de forma aprofundada, sob pena de já estar antecipando o seu entendimento para a sentença deverá fazê-lo tal qual uma sentença de pronúncia, para que não comprometa a sua imparcialidade. De igual forma deverá fazê-lo caso absolva sumariamente, embora com mais profundidade, até porque esta decisão pode ser reformada. A grande diferença entre absolvição sumária e a sentença absolutória está em que na primeira a dúvida beneficia a sociedade. As expressões prova inequívoca, estreme de dúvidas (livre de impurezas), ou seja, toda a prova produzida deverá estar conforme a tese do réu. Na dúvida, o processo segue com audiência de instrução e julgamento. É o mesmo que já ocorria na absolvição sumária no procedimento do Júri. As causas que levam a absolvição sumária são (art. 397, incisos): I - a existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato; II - a existência manifesta de causa excludente da culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade; III - que o fato narrado evidentemente não constitui crime (ex: bagatela); IV - extinta a punibilidade do agente. Recurso cabível até o inciso III cabe apelação (art. 593, II, CPP) e do inciso IV cabe o Recurso em sentido estrito.

10 10 Nota-se que com a reforma tem-se mais um momento processual pró-réu. 395, III 397, III 386, III Of. D R. acus. Debates Bagatela Tendo sido oferecida a denúncia, sendo o crime bagatela, a denúncia será rejeitada. Tendo sido oferecida a resposta a acusação e havendo prova inequívoca que o réu agiu em legitima defesa putativa deverá ser absolvido o réu sumariamente. Após os debates, deverá o Juiz proferir sentença absolutória. Audiência de instrução e julgamento - art CPP: Pela lei tudo deverá estar encerrado na AIJ, devendo o réu sair sentenciado. No procedimento comum ordinário o prazo é de 60 dias para a sua realização. Duas posições quanto ao tempo de contagem do prazo: - A posição menos adotada: contada a partir da data dor recebimento da denúncia. - A segunda posição: os 60 dias para a realização da audiência são contados a partir do dia em que o Juiz recebe o processo concluso e não absolve o réu sumariamente. 23 Art Recebida a denúncia ou queixa, o juiz designará dia e hora para a audiência, ordenando a intimação do acusado, de seu defensor, do Ministério Público e, se for o caso, do querelante e do assistente.

PROCEDIMENTOS PARTE I PROCEDIMENTO ORDINÁRIO

PROCEDIMENTOS PARTE I PROCEDIMENTO ORDINÁRIO PROCEDIMENTOS PARTE I PROCEDIMENTO ORDINÁRIO PROCEDIMENTOS PROCESSO instrumento utilizado para resolução dos conflitos de interesses, formado por um conjunto de atos, exige a conjugação de dois fatores:

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Nº

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Nº CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio Nº DATA 28/06/2016 DISCIPLINA Atos de Ofícios Criminais PROFESSOR Leonardo Barreto MONITOR Paula Moura AULA 03/08 Ementa 6.5 Suspensão condicional do processo (art.

Leia mais

Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1. Capítulo 2 Direito Processual Penal e Garantias Fundamentais... 3

Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1. Capítulo 2 Direito Processual Penal e Garantias Fundamentais... 3 Sumário Capítulo 1 Notas Introdutórias... 1 Capítulo 2 Direito Processual Penal e Garantias Fundamentais... 3 Capítulo 3 Aplicação da Lei processual penal... 9 Capítulo 4 Princípios do Processo Penal...

Leia mais

PONTO 1: Introdução PONTO 2: Despacho PONTO 3: Decisões PONTO 4: Sentença. 1.Introdução:

PONTO 1: Introdução PONTO 2: Despacho PONTO 3: Decisões PONTO 4: Sentença. 1.Introdução: 1 DIREITO PROCESSUAL PENAL PONTO 1: Introdução PONTO 2: Despacho PONTO 3: Decisões PONTO 4: Sentença 1.Introdução: Os atos do Juiz são compostos por art. 800 1, CPP: 1) Despacho 2) Decisões: - Interlocutórias

Leia mais

Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito:(redação dada pela Lei nº 11.232, de 2005) V -quando o juiz acolher a alegação de

Art. 267. Extingue-se o processo, sem resolução de mérito:(redação dada pela Lei nº 11.232, de 2005) V -quando o juiz acolher a alegação de 1. (OAB 136) De acordo com o Código de Processo Civil (CPC), extingue-se o processo sem resolução de mérito quando A) o juiz reconhece a prescrição ou a decadência. B) as partes transigem. C) o autor renuncia

Leia mais

SUJEITOS NO PROCESSO PENAL

SUJEITOS NO PROCESSO PENAL SUMÁRIO Sumário Coleção Sinopses para Concursos... 17 Guia de leitura da Coleção... 19 Agradecimentos... 21 Nota à 4ª edição... 23 Apresentação... 25 Prefácio... 27 Capítulo I SUJEITOS NO PROCESSO PENAL...

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Procedimento Comum e Ordinário Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal PROCEDIMENTO COMUM E ORDINÁRIO LIVRO II Dos Processos em Espécie

Leia mais

AÇÃO CIVIL EX DELICTO

AÇÃO CIVIL EX DELICTO CONCEITO é a ação ajuizada pelo ofendido na esfera cível para obter indenização pelo dano causado pelo crime. LOCAL DA PROPOSITURA: ação pode ser proposta no foro do domicílio da vítima, do local dos fatos,

Leia mais

DO JULGAMENTO PELO TRIBUNAL DO JÚRI, DA ABSOLVIÇÃO SUMÁRIA

DO JULGAMENTO PELO TRIBUNAL DO JÚRI, DA ABSOLVIÇÃO SUMÁRIA DO JULGAMENTO PELO TRIBUNAL DO JÚRI, DA ABSOLVIÇÃO SUMÁRIA E DO PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA DEFESA. A Carta Constitucional de 5/10/1988: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção

Leia mais

Audiência de Instrução e Julgamento. Prof. Rafael Menezes

Audiência de Instrução e Julgamento. Prof. Rafael Menezes Audiência de Instrução e Julgamento Prof. Rafael Menezes Contexto (ato complexo e misto) Ao final da fase ordinatória (art. 331,?2) o juiz, se for o caso designará dia para realização da Audiência de Instrução

Leia mais

DO PROCESSO E PROCEDIMENTO

DO PROCESSO E PROCEDIMENTO DO PROCESSO E PROCEDIMENTO PROCESSO Para solucionar os litígios, o Estado põe à disposição das partes três espécies de tutela jurisdicional: a cognição, a execução e a cautela. O que as distingue são os

Leia mais

A contestação na prova da 2ª fase da OAB (Direito do Trabalho)

A contestação na prova da 2ª fase da OAB (Direito do Trabalho) 1 A contestação na prova da 2ª fase da OAB (Direito do Trabalho) Carlos Augusto Marcondes de Oliveira Monteiro * Mais uma segunda fase se aproxima. Conforme mencionei no artigo anterior, 3 são as principais

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum ordinário Parte II Prof. Gisela Esposel - 3- Citação do acusado para apresentar a resposta à acusação : - Artigo 396 A do CPP. Na resposta,

Leia mais

QUESTÕES POLÍCIA FEDERAL RODOVIÁRIA DIREITO PROCESSUAL PENAL. 01). Sobre o inquérito policial, assinale a alternativa incorreta:

QUESTÕES POLÍCIA FEDERAL RODOVIÁRIA DIREITO PROCESSUAL PENAL. 01). Sobre o inquérito policial, assinale a alternativa incorreta: QUESTÕES POLÍCIA FEDERAL RODOVIÁRIA DIREITO PROCESSUAL PENAL 01). Sobre o inquérito policial, assinale a alternativa incorreta: Alternativa a De fato está correta, pois segundo a regra do art. 5º, 4º do

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE COCALZINHO DE GOIÁS

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE COCALZINHO DE GOIÁS EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA COMARCA DE COCALZINHO GOIÁS. Documentação extraída dos autos n. 8600027420 O MINISTÉRIO PÚBLICO do ESTADO de GOIÁS vem à presença de Vossa Excelência,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal

DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum sumário Prof. Gisela Esposel - Do procedimento comum sumário: Procedimento comum sumário - Artigo 394, caput do CPP. O procedimento será comum

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA

QUESTIONÁRIO SOBRE JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA QUESTIONÁRIO SOBRE JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA 1. O que é jurisdição? 2. Quem representa o Estado quando se trata de jurisdição? 3. Por que o Estado é escolhido? 4. Como e através de que se opera a jurisdição?

Leia mais

12/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II

12/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II II 3ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 II Acessem!!!!!! www.rubenscorreiajr.blogspot.com 2 1 PROCESSOS E PROCEDIMENTOS PENAIS Forma padrão de procedimento - ordinário (art.395 a 405 CPP) Procedimento

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo penal eleitoral Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Processo penal eleitoral Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Processo penal eleitoral Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida Competência Regra geral A competência da Justiça Eleitoral, inclusive a criminal, nos termos do caput do art. 121 da

Leia mais

ENTENDENDO O PROCEDIMENTO COMUM ORDINÁRIO DO PROCESSO PENAL

ENTENDENDO O PROCEDIMENTO COMUM ORDINÁRIO DO PROCESSO PENAL ENTENDENDO O PROCEDIMENTO COMUM ORDINÁRIO DO PROCESSO PENAL Mary Mansoldo 1 Agosto/ 2011 Resumo Trata-se de material didático sobre o Procedimento Comum Ordinário do Processo Penal. O estudo é enriquecido

Leia mais

Juizados Especiais Cíveis

Juizados Especiais Cíveis Juizados Especiais Cíveis Juiz de Direito/RS 1) O que é Juizado Especial Cível? É uma justiça mais célere, informal, totalmente gratuita, destinada a julgar as causas de menor complexidade. São aquelas

Leia mais

É admitida, pois não há qualquer impedimento legal para tanto.

É admitida, pois não há qualquer impedimento legal para tanto. Reconvenção da Reconvenção É admitida, pois não há qualquer impedimento legal para tanto. EX: Ação de cobrança Contestação alegando compensação Reconvenção pleiteando a diferença Na reconvenção, há contestação

Leia mais

Art. 91 e seg. CP Art.397,CPP Art. 301 e seg CPP Art.4º-23 CPP Art.41 CPP Art. 351, CPP

Art. 91 e seg. CP Art.397,CPP Art. 301 e seg CPP Art.4º-23 CPP Art.41 CPP Art. 351, CPP 1 DIREITO PROCESSUAL PENAL PONTO 1: Introdução - Ação Penal e o Inquérito Policial PONTO 2: Princípios do Processo Penal 1) Introdução - Ação Penal e o Inquérito Policial Vara MP/ Oferecimento Recebimento

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento comum: ordinário e sumário. Gustavo Badaró aulas 22 e 29 de março de 2017

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento comum: ordinário e sumário. Gustavo Badaró aulas 22 e 29 de março de 2017 Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Procedimento comum: ordinário e sumário Gustavo Badaró aulas 22 e 29 de março de 2017 PLANO DA AULA 1. Comparação dos procedimentos ordinários 2. Procedimento

Leia mais

Sumário. Capítulo 10 Sistemas processuais... 59 Capítulo 11 Aplicação da lei processual penal no espaço... 63

Sumário. Capítulo 10 Sistemas processuais... 59 Capítulo 11 Aplicação da lei processual penal no espaço... 63 Capítulo 1 Introdução e evolução histórica... 3 Capítulo 2 Direito processual penal no Brasil... 9 Capítulo 3 Conceito e terminologias... 13 Capítulo 4 Conexões do direito processual penal com as demais

Leia mais

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA V COMPETÊNCIA POR PREVENÇÃO E DISTRIBUIÇÃO - DISTRIBUIÇÃO: É uma espécie de sorteio, fixará a competência do juízo quando, na mesma circunscrição judiciária, houver mais de um

Leia mais

Decisões: são atos que têm por conteúdo um julgamento acerca de qualquer questão ou do próprio mérito da causa.

Decisões: são atos que têm por conteúdo um julgamento acerca de qualquer questão ou do próprio mérito da causa. AULA VIII - SENTENÇAS Para melhor compreensão do tema, faça uma leitura sobre atos processuais (presença de vontade das partes) e fatos processuais (ausência de vontade das partes). Os atos praticados

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL V EXAME UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA PROVA DO DIA 4/12/2011 DIREITO PENAL

CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL V EXAME UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA PROVA DO DIA 4/12/2011 DIREITO PENAL DIREITO PENAL PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL O candidato deverá redigir uma apelação, com fundamento no artigo 593, I, do CPP, a ser endereçada ao juiz de direito, com razões inclusas endereçadas ao Tribunal

Leia mais

PROCESSO E PROCEDIMENTO PROF. DR. VANDER FERREIRA DE ANDRADE

PROCESSO E PROCEDIMENTO PROF. DR. VANDER FERREIRA DE ANDRADE PROCESSO E PROCEDIMENTO PROF. DR. VANDER FERREIRA DE ANDRADE PROCEDIMENTO E DEVIDO PROCESSO LEGAL Quando a lei fixa um procedimento, o juiz deve observá-lo (como regra), ainda que haja concordância das

Leia mais

Ação de Exigir Contas

Ação de Exigir Contas Ação de Exigir Contas Previsão legal e Observações! No NCPC está disciplinado nos arts. 550/553! Possuía previsão no CPC/73 estava disciplinado no art. 914/919.! Obs. No CPC73 o nome de tal ação era de

Leia mais

INQUERITO POLICIAL artigos 4º ao 23 do CPP.

INQUERITO POLICIAL artigos 4º ao 23 do CPP. INQUERITO POLICIAL artigos 4º ao 23 do CPP. Conceito de inquérito policial. Atribuição da Autoridade Policial. Polícia. Polícia preventiva ou ostensiva. Polícia judiciária ou repressiva. Finalidade do

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 23.478 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 84-36.2016.6.00.0000 CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO Nº 23.478 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 84-36.2016.6.00.0000 CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº 23.478 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 84-36.2016.6.00.0000 CLASSE 26 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Dias Toffoli Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Estabelece diretrizes gerais

Leia mais

Seção 14 - Sentenças - Intimação 7.14.1 - O réu e o advogado, seja constituído, dativo ou Defensor Público, devem ser necessariamente intimados da

Seção 14 - Sentenças - Intimação 7.14.1 - O réu e o advogado, seja constituído, dativo ou Defensor Público, devem ser necessariamente intimados da Seção 14 - Sentenças - Intimação 7.14.1 - O réu e o advogado, seja constituído, dativo ou Defensor Público, devem ser necessariamente intimados da sentença condenatória, correndo o prazo recursal do último

Leia mais

PROFESSOR AO VIVO. Revisão Prof. Darlan Barroso. Estudo Dirigido Execução

PROFESSOR AO VIVO. Revisão Prof. Darlan Barroso. Estudo Dirigido Execução PROFESSOR AO VIVO Revisão Prof. Darlan Barroso Estudo Dirigido Execução Ação de conhecimento ou execução? Documento é título executivo? Qual o tipo de título? Qual a obrigação? Documento é título executivo?

Leia mais

1. PRISÃO (CONTINUAÇÃO) Pode ser decretada pelo juiz de ofício, a requerimento do Ministério Público ou a requerimento do querelante.

1. PRISÃO (CONTINUAÇÃO) Pode ser decretada pelo juiz de ofício, a requerimento do Ministério Público ou a requerimento do querelante. 1 DIREITO PROCESSUAL PENAL PONTO 1: Prisão (continuação) e Liberdade Provisória 1. PRISÃO (CONTINUAÇÃO) Prisão Preventiva- arts. 311 a 316 do CPP: Tem natureza cautelar. Pode ser decretada pelo juiz de

Leia mais

Conceito/Distinção (Processo X Procedimento)

Conceito/Distinção (Processo X Procedimento) PROCEDIMENTOS EM ESPÉCIE NO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL Conceito/Distinção (Processo X Procedimento) PROCEDIMENTO = é a coordenação dos atos processuais a seqüência que tais atos devem guardar e obedecer,

Leia mais

Livramento condicional

Livramento condicional Livramento condicional Por André Ricardo de Oliveira Rios, Estudante de Direito. CONCEITO: Livramento condicional é a liberdade antecipada, mediante certas condições, conferida ao condenado que já cumpriu

Leia mais

LEI Nº , DE 20 JUNHO DE 2008.

LEI Nº , DE 20 JUNHO DE 2008. LEI Nº 11.719, DE 20 JUNHO DE 2008. Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 - Código de Processo Penal, relativos à suspensão do processo, emendatio libelli, mutatio libelli

Leia mais

REFORMAS DO CPP RITOS PROCESSUAIS NEREU JOSÉ GIACOMOLLI 22.04.2009

REFORMAS DO CPP RITOS PROCESSUAIS NEREU JOSÉ GIACOMOLLI 22.04.2009 REFORMAS DO CPP RITOS PROCESSUAIS NEREU JOSÉ GIACOMOLLI 22.04.2009 SOCIEDADE COMPLEXA NOVO PÓS-MODERNIDADE velocidade risco insegurança padronização SURGE POR JUNÇÃO DOS OPOSTOS JUSTAPOSIÇÃO MUTABILIADE

Leia mais

Orientações de interação com o Sistema de Controle Processual do TJPE (JUDWIN 1º GRAU)

Orientações de interação com o Sistema de Controle Processual do TJPE (JUDWIN 1º GRAU) Orientações de interação com o Sistema de Controle Processual do TJPE (JUDWIN 1º GRAU) meta2cnj@tjpe.jus.br 1) Como devo proceder para informar no sistema JudWin processos que foram sentenciados fisicamente,

Leia mais

Antônio Carlos Ferreira da Luz

Antônio Carlos Ferreira da Luz PROCESSAMENTO (RITO) DOS CRIMES ELEITORAIS EM PRIMEIRO GRAU: ALTERAÇÃO EM FACE DA REFORMA NO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL E REVOGAÇÃO DE DISPOSITIVOS DO CÓDIGO ELEITORAL. Antônio Carlos Ferreira da Luz Pós-graduado

Leia mais

Alterações promovidas na esfera do Direito Processual Penal pela Lei nº 13.257/2016

Alterações promovidas na esfera do Direito Processual Penal pela Lei nº 13.257/2016 Alterações promovidas na esfera do Direito Processual Penal pela Lei nº 13.257/2016 No que se refere ao Direito Processual Penal, as alterações ocorridas com o advento da Lei nº 13.257/2016 dizem respeito

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS CENTRO DE APOIO OPERACIONAL CRIMINAL E DO CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS CENTRO DE APOIO OPERACIONAL CRIMINAL E DO CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS CENTRO DE APOIO OPERACIONAL CRIMINAL E DO CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL A S RECENTES MODIFICAÇÕES NO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL: LEIS Nº 11.689/08; 11.690/08

Leia mais

SANEAMENTO E INSTRUÇÃO NO CPC/15

SANEAMENTO E INSTRUÇÃO NO CPC/15 SANEAMENTO E INSTRUÇÃO NO CPC/15 Professora: ARLETE INES AURELLI mestre e doutora em Direito Processual Civil pela PUC/SP professora de direito processual civil nos cursos de graduação e pósgraduação scricto

Leia mais

Citação do réu Preso. Art Se o réu estiver preso, será pessoalmente citado.

Citação do réu Preso. Art Se o réu estiver preso, será pessoalmente citado. Citação Art. 351. A citação inicial far-se-á por mandado, quando o réu estiver no território sujeito à jurisdição do juiz que a houver ordenado. Art. 352. O mandado de citação indicará: I - o nome do juiz;

Leia mais

Cabe contra decisões dos juízos de primeira instância e também dos de segunda instância.

Cabe contra decisões dos juízos de primeira instância e também dos de segunda instância. 2. AGRAVO 2.1. Conceito É o recurso cabível contra decisões interlocutórias, isto é, aquelas que têm conteúdo decisório, porém não implicam em qualquer situação prevista nos artigos 267 ou 269 do CPC.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL III. AULA DIA 03 DE MARÇO DE 2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

DIREITO PROCESSUAL PENAL III. AULA DIA 03 DE MARÇO DE 2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA DIREITO PROCESSUAL PENAL III AULA DIA 03 DE MARÇO DE 2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com - Superada a questão da rejeição da peça inaugural acusatória, caberá ao magistrado,

Leia mais

PONTO 1: Competência. Novas 20 orientações jurisprudenciais da SDI, nº 353 a 373.

PONTO 1: Competência. Novas 20 orientações jurisprudenciais da SDI, nº 353 a 373. 1 PROCESSO DO TRABALHO PONTO 1: Competência Inovações na seara trabalhista: Novas 20 orientações jurisprudenciais da SDI, nº 353 a 373. Lei 11.648/08. Centrais Sindicais sempre existiram no mundo fático,

Leia mais

RELATÓRIO DA CORREIÇÃO ORDINÁRIA VARA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER COMARCA DE RIO BRANCO

RELATÓRIO DA CORREIÇÃO ORDINÁRIA VARA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER COMARCA DE RIO BRANCO RELATÓRIO DA CORREIÇÃO ORDINÁRIA VARA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER COMARCA DE RIO BRANCO Abril de 2015 Apresentação A Correição Ordinária, prevista no art. 40, 2º, da Lei Estadual

Leia mais

Procedimento comum ordinário.

Procedimento comum ordinário. Procedimento comum ordinário. O OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DO PROCEDIMENTO COMUM ORDINÁRIO Devido processo legal PROCESSO E PROCEDIMENTO Inicialmente, é importante

Leia mais

1. PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO 1) PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL 2) PRINCÍPIO DA IMPACIALIDADE DO JUIZ

1. PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO 1) PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL 2) PRINCÍPIO DA IMPACIALIDADE DO JUIZ 1 1. PRINCÍPIOS DO 1) PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL A justa composição da lide só pode ser alcançada quando a tutela jurisdicional for prestada dentro dos moldes delimitados pelas normas processuais.

Leia mais

Procedimento sumaríssimo. Suspensão condicional do processo da Lei 9099/95.

Procedimento sumaríssimo. Suspensão condicional do processo da Lei 9099/95. Procedimento sumaríssimo. Suspensão condicional do processo da Lei 9099/95. O OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ DEMONSTRAR O FUNCIONAMENTO DO PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO (JECRIM) DEVIDO

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR RECORRENTE RECORRIDO ADVOGADOS AGRAVANTE ADVOGADOS AGRAVADO Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.419.298 - GO (2013/0381398-8) : MINISTRO SEBASTIÃO REIS JÚNIOR : MINISTÉRIO PÚBLICO

Leia mais

RECURSO DE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. EMBARGOS - AÇÃO (Embargos à Execução ou Embargos de Terceiros)

RECURSO DE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. EMBARGOS - AÇÃO (Embargos à Execução ou Embargos de Terceiros) RECURSO DE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EMBARGOS - AÇÃO (Embargos à Execução ou Embargos de Terceiros) - RECURSO (Embargos Infringentes, Embargos de Declaração ou Embargos de Divergência). No atual sistema recursal

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Regime Geral das Contra-Ordenações

ÍNDICE GERAL. Regime Geral das Contra-Ordenações ÍNDICE GERAL DECRETO-LEI N. 232/79, de 24 DE JULHO... 17 Lei n. 24/82, de 23 de Agosto... 22 Decreto-Lei n. 433/82, de 27 de Outubro... 24 Lei n. 4/89, de 3 de Março... 28 Decreto-Lei n. 356/89, de 17

Leia mais

AULA 8 31/03/11 O RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL

AULA 8 31/03/11 O RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL AULA 8 31/03/11 O RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL 1 O CONCEITO Alcunha-se de ordinário todo e qualquer recurso que se processa nas vias ordinárias, que são, senão, aquelas que excetuam o Supremo Tribunal

Leia mais

AÇÃO PRIVADA SUBSIDIÁRIA DA PÚBLICA

AÇÃO PRIVADA SUBSIDIÁRIA DA PÚBLICA AÇÃO PENAL AÇÃO PRIVADA SUBSIDIÁRIA DA PÚBLICA - AUTORIZAÇÃO CF/88 art. 5, LIX -AUTORIZAÇÃO CPP ART. 29 CPP - INÉRCIA DO MP ART. 46 CPP X PUNIÇÃO ART. 801 CPP. - PRAZO PARA AJUIZAMENTO: 06 MESES (ART.

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Nº 17599/CS

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Nº 17599/CS Nº 17599/CS RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS Nº 115.083/MG RECORRENTE: DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO PACIENTE: HÉLIO LÚCIO DE QUEIROZ RECORRIDO: MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RELATOR: MINISTRO LUIZ FUX LEI

Leia mais

PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO

PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO PROCESSO CIVIL Fred. Didier (aulas e livro) FASE DE SANEAMENTO - Após o FIM DO PRAZO DE RESPOSTA do réu (apresentada ou não), tem início

Leia mais

PODER EXECUTIVO. No caso de morte do Presidente eleito após o 2º turno e antes da expedição do diploma, considera-se como eleito o Vice-presidente.

PODER EXECUTIVO. No caso de morte do Presidente eleito após o 2º turno e antes da expedição do diploma, considera-se como eleito o Vice-presidente. PODER EXECUTIVO O sistema de governo adotado pela CF/88, mantido pelo plebiscito previsto no art. 2.º do ADCT, é o presidencialismo, sendo o Presidente da República a figura principal, ou seja, é ele quem

Leia mais

PROCESSO PENAL 1. AÇÃO PENAL. 1.1 FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL ART. 5º, XXXV da CF.

PROCESSO PENAL 1. AÇÃO PENAL. 1.1 FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL ART. 5º, XXXV da CF. 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: Ação Penal PONTO 2: Medidas Assecuratórias em Espécie PONTO 3: Sequestro PONTO 4: Arresto 1. AÇÃO PENAL 1.1 FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL ART. 5º, XXXV da CF. 1.2 CONCEITO é o direito

Leia mais

INDICIAMENTO E FORMAL INDICIAMENTO. DISTINÇÃO.

INDICIAMENTO E FORMAL INDICIAMENTO. DISTINÇÃO. INDICIAMENTO E FORMAL INDICIAMENTO. DISTINÇÃO. Fernando Pascoal Lupo Promotor de Justiça Não é incomum confundir-se o indiciamento com o formal indiciamento, o que não se pode admitir. Indício quer dizer

Leia mais

HIPÓTESES DE DECRETAÇÃO DO ESTADO DE DEFESA

HIPÓTESES DE DECRETAÇÃO DO ESTADO DE DEFESA ESTADO DE DEFESA HIPÓTESES DE DECRETAÇÃO DO ESTADO DE DEFESA As hipóteses em que se poderá decretar o estado de defesa estão, de forma taxativa, previstas no art. 136, caput, da CF/88, quais sejam: para

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Citação e intimações. Gustavo Badaró aula de 08 e

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Citação e intimações. Gustavo Badaró aula de 08 e Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Citação e intimações Gustavo Badaró aula de 08 e 15.03.2017 PLANO DA AULA 1. Questões terminológicas 2. Classificação das citações 3. Citação por mandado

Leia mais

Lei 4898, de 9 de dezembro de 1965

Lei 4898, de 9 de dezembro de 1965 LEI 4.898, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1965 Lei 4898, de 9 de dezembro de 1965 (DOU 13.12.1965) LGL\1965\21 Regula o direito de representação e o processo de responsabilidade administrativa, civil e penal, nos

Leia mais

Para interposição de recurso especial e de recurso ordinário em mandado de segurança são devidos porte de remessa e retorno dos autos e custas.

Para interposição de recurso especial e de recurso ordinário em mandado de segurança são devidos porte de remessa e retorno dos autos e custas. DÚVIDAS FREQÜENTES RECOLHIMENTO DAS CUSTAS E DO PORTE DE REMESSA E RETORNO DOS AUTOS DO RECURSO ESPECIAL E DO RECURSO ORDINÁRIO DE COMPETÊNCIA DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Para interposição de recurso

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO ENUNCIADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL C005063 Durante o carnaval do ano de 2015, no mês de fevereiro, a família de Joana resolveu viajar para comemorar o feriado, enquanto Joana, de 19 anos,

Leia mais

Capítulo 1 Processo...1. Capítulo 2 Procedimento Comum Ordinário e Sumário...7. 2.2. Procedimento comum sumário...8

Capítulo 1 Processo...1. Capítulo 2 Procedimento Comum Ordinário e Sumário...7. 2.2. Procedimento comum sumário...8 S u m á r i o Capítulo 1 Processo...1 1.1. Processo: conceito...1 1.2. Espécies de processo...2 1.3. Distinção entre processo e procedimento...3 1.4. Procedimentos existentes...3 1.5. Indisponibilidade

Leia mais

Mestre Anderson Nogueira Oliveira Prática Jurídica I PETIÇÃO INICIAL

Mestre Anderson Nogueira Oliveira Prática Jurídica I PETIÇÃO INICIAL PETIÇÃO INICIAL 1. ENDEREÇAMENTO a) Fundamentação I Art. 42 a 53 do Novo CPC II Art. 108 e 109 da Constituição Federal de 1988 2. EXEMPLOS DE ENDEREÇAMENTOS VARA CÍVEL ESTADUAL Excelentíssimo Senhor Doutor

Leia mais

PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Teórica

PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Teórica ORDEM DOS ADVOGADOS CNA Comissão Nacional de Avaliação PROVA DE AFERIÇÃO (RNE) Teórica GRELHA DE CORRECÇÃO Prática Processual Civil e Organização Judiciária (8 Valores) 18 de Julho de 2011 1.Defina e indique

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i PLANO DE AULA i INSTITUIÇÃO DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM CURSO: DIREITO PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR PERÍODO: 7º TURNO: DIURNO/NOTURNO DATA:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 04/05 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV 1.2. Procedimento dos crimes contra a propriedade imaterial - Os crimes contra a propriedade imaterial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM FACULDADE DE DIREITO FD DEPARTAMENTO DE DIREITO APLICADO. PLANO DE AULA i PLANO DE AULA i INSTITUIÇÃO DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM CURSO: DIREITO PROFESSOR: Especialista Rafael da Silva Menezes NÍVEL DE ENSINO: SUPERIOR PERÍODO: 5º TURNO: DIURNO/NOTURNO DATA:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Prof. Gisela Esposel - O procedimento comum ordinário será aplicado para a apuração de crimes cuja sanção máxima cominada for igual ou superior a 4 (quatro)

Leia mais

www.concursovirtual.com.br

www.concursovirtual.com.br Processo do Trabalho Professor Leandro Antunes (FCC - 2013 - TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Quanto ao processo judiciário do trabalho, é correto afirmar: a) Nos casos

Leia mais

CONDIÇÕES E PRESSUPOSTOS DA AÇÃO PENAL

CONDIÇÕES E PRESSUPOSTOS DA AÇÃO PENAL AÇÃO PENAL PROCESSO PENAL I CONCEITO Segundo Guilherme Nucci, trata-se do direito do Estado-acusação ou do ofendido de ingressar em juízo, solicitando a prestação jurisdicional, representada pela aplicação

Leia mais

Simulado de Juizados Especiais Cíveis e Criminais

Simulado de Juizados Especiais Cíveis e Criminais Simulado de Juizados Especiais Cíveis e Criminais 1) Qual dos critérios abaixo não consta no artigo 2º da Lei 9.099/95, como norteador do processo nos Juizados Especiais Cíveis: (a) informalidade; (b)

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS...

SUMÁRIO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS... SUMÁRIO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 13 Processo X procedimento... 13 Ritos no processo de cognição... 13 Procedimento comum... 14 Procedimento especial... 14 Atividade jurisdicional estrutura...

Leia mais

XXXIX CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO PROVA DE DIREITO PENAL E DIREITO PROCESSUAL PENAL GABARITO

XXXIX CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO PROVA DE DIREITO PENAL E DIREITO PROCESSUAL PENAL GABARITO XXXIX CONCURSO DE INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO PROVA DE DIREITO PENAL E DIREITO PROCESSUAL PENAL GABARITO 1ª QUESTÃO = 6,000 PONTOS ITENS AVALIADOS 1 - Recurso: 1.a) Peça de interposição

Leia mais

Eficácia da norma processual no tempo Incidência da LICC (vacatio legis 45 dias); Sucessão de lei no tempo: Unidade processual segundo o qual, apesar

Eficácia da norma processual no tempo Incidência da LICC (vacatio legis 45 dias); Sucessão de lei no tempo: Unidade processual segundo o qual, apesar Eficácia da norma processual no tempo Incidência da LICC (vacatio legis 45 dias); Sucessão de lei no tempo: Unidade processual segundo o qual, apesar de se desdobrar em uma série de atos diversos, o processo

Leia mais

AÇÃO PENAL. PROF. VILAÇA

AÇÃO PENAL. PROF. VILAÇA AÇÃO PENAL PROF. VILAÇA NETO @vilaca_neto Persecução Penal PERSECUÇÃO PENAL: Atividade estatal de perseguir/apurar o crime. Tem 2 etapas: Investigação preliminar + Ação Penal Investigação preliminar, em

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 02/03 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV dias. i)- Sentença em audiência ou no prazo de 10 - Prazo para encerramento da Primeira Fase do

Leia mais

PROCESSO PENAL MARATONA OAB XXI PROF. FLÁVIO MILHOMEM

PROCESSO PENAL MARATONA OAB XXI PROF. FLÁVIO MILHOMEM PROCESSO PENAL MARATONA OAB XXI PROF. FLÁVIO MILHOMEM 1ª QUESTÃO José Augusto foi preso em flagrante delito pela suposta prática do crime de receptação (Art. 180 do Código Penal pena: 01 a 04 anos de reclusão

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Citação e Intimação Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal CITAÇÃO E INTIMAÇÃO TÍTULO X Das Citações e Intimações CAPÍTULO I DAS CITAÇÕES

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL 1 DIREITO PROCESSUAL PENAL PONTO 1: Provas em Processo Penal - Introdução PONTO 2: Conceito de Provas PONTO 3: Ônus Probatório PONTO 4: Procedimento Probatório PONTO 5: Provas obtidas por meios ilícitos

Leia mais

PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL

PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL *ATENÇÃO: ANTES DE INICIAR A PROVA, VERIFIQUE SE TODOS OS SEUS APARELHOS ELETRÔNICOS FORAM ACONDICIONADOS E LACRADOS DENTRO DA EMBALAGEM PRÓPRIA. CASO A QUALQUER MOMENTO DURANTE A REALIZAÇÃO DO EXAME VOCÊ

Leia mais

OAB 2ª Fase Processo Penal Assunto: Sumulário (STF&STJ) Estefânia Rocha

OAB 2ª Fase Processo Penal Assunto: Sumulário (STF&STJ) Estefânia Rocha OAB 2ª Fase Processo Penal Assunto: Sumulário (STF&STJ) Estefânia Rocha 2013 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. SUMULÁRIO (STF &STJ) DIREITO PROCESSUAL PENAL OAB 2ª

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL CAUTELAR. Classificação: Nominadas art.813 ss, do CPC. Inominadas art. 796 até art. 912, do CPC.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL CAUTELAR. Classificação: Nominadas art.813 ss, do CPC. Inominadas art. 796 até art. 912, do CPC. CAUTELAR Cautelar Classificação: Nominadas art.813 ss, do CPC. Inominadas art. 796 até art. 912, do CPC. Preparatórias/Antecedentes - Incidentes ajuizadas no curso na ação principal. Satisfativas. Não

Leia mais

- PARA CRIMES CUJA PENA MÁXIMA SEJA IGUAL OU SUPERIOR A QUATRO ANOS: PROCEDIMENTO ORDINÁRIO;

- PARA CRIMES CUJA PENA MÁXIMA SEJA IGUAL OU SUPERIOR A QUATRO ANOS: PROCEDIMENTO ORDINÁRIO; ESQUEMA DE ESTUDO PROCEDIMENTOS PENAIS PROFESSOR: PIETRO CHIDICHIMO JUNIOR NOVA FORMA DE ESCOLHA DOS PROCEDIMENTOS COMUNS COM O ADVENTO DA LEI N.º 11.719/08. EXCEÇÕES: PROCEDIMENTO DE FUNCIONÁRIO E HONRA

Leia mais

DIREITO PENAL PIETRO. III - pela retroatividade de lei que não mais considera o fato como criminoso;

DIREITO PENAL PIETRO. III - pela retroatividade de lei que não mais considera o fato como criminoso; 1 DIREITO PENAL PONTO 1: PRESCRIÇÃO PENAL PONTO a): ESTRUTURA, DIFERENÇA ENTRE PRESCRIÇÃO, DECADÊNCIA E PEREMPÇÃO PONTO b): NATUREZA JURÍDICA PRESC. PENAL PRESCRIÇÃO PENAL 1) INTRODUÇÃO: art. 107, e incs.,

Leia mais

A PERSECUÇÃO PENAL PÚBLICA NO CPP TIPO E NA REFORMA PROCESSUAL PENAL

A PERSECUÇÃO PENAL PÚBLICA NO CPP TIPO E NA REFORMA PROCESSUAL PENAL A PERSECUÇÃO PENAL PÚBLICA NO CPP TIPO E NA REFORMA PROCESSUAL PENAL Carlos Frederico de Oliveira Pereira* Sumário: 1. Características do Código de Processo Penal tipo com relação à persecução penal via

Leia mais

Cód. VALOR (R$) CUSTAS (Atos da Secretaria do Tribunal): Classes processuais - Justiça Estadual (2ºGRAU) - Cód.

Cód. VALOR (R$) CUSTAS (Atos da Secretaria do Tribunal): Classes processuais - Justiça Estadual (2ºGRAU) - Cód. CUSTAS (Atos da Secretaria do Tribunal): Classes processuais - Justiça Estadual (2ºGRAU) - Cód. Cód. Pai Artigo VALOR (R$) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS 1198 1 Correição Extraordinária 1303 1198 Isento

Leia mais

19/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II

19/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II II 4ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 II Acessem!!!!!! www.rubenscorreiajr.blogspot.com 2 1 Conteúdo programático UNIDADE I PROCESSOS E PROCEDIMENTOS PENAIS: Tribunal do júri, comum, sumário,

Leia mais

INQUÉRITO CIVIL E PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO. Histórico, Finalidade, Instauração e Conclusão

INQUÉRITO CIVIL E PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO. Histórico, Finalidade, Instauração e Conclusão INQUÉRITO CIVIL E PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO Histórico, Finalidade, Instauração e Conclusão Inquérito Civil e Inquérito Policial Inquérito Policial Inquérito Civil Investigação sobre a ocorrência e autoria

Leia mais

Comentários à Prova de Direito Processual Civil Aplicada pela OAB/FGV VI Exame de Ordem Unificado Prova Tipo 1 Branco 05/02/2012

Comentários à Prova de Direito Processual Civil Aplicada pela OAB/FGV VI Exame de Ordem Unificado Prova Tipo 1 Branco 05/02/2012 Comentários à Prova de Direito Processual Civil Aplicada pela OAB/FGV VI Exame de Ordem Unificado Prova Tipo 1 Branco 05/02/2012 COMENTÁRIOS DO AUTOR EM VERMELHO 40 Os atos processuais não dependem de

Leia mais

Peça 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA... REGIÃO

Peça 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA... REGIÃO Observação: os espaços entre os tópicos das peças têm a única função de facilitar a visualização. Ressalte-se que não aconselhamos pular linhas no exame. Peça 1 Certa empresa é condenada, por decisão de

Leia mais

Procedimento sumário.

Procedimento sumário. Procedimento sumário. O OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ A APRESENTAÇÃO DO PROCEDIMENTO COMUM SUMÁRIO Devido processo legal PROCESSO E PROCEDIMENTO Inicialmente, é importante ressaltar

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br O instituto da transação penal na Lei nº. 11.343/2006 Leydslayne Israel Lacerda * 1. Conceito de transação penal e seus requisitos A Lei nº 9.099/95 prevê a transação penal como

Leia mais

CIMAESP. Câmara Intercontinental de Mediação e Arbitragem de São Paulo CÓDIGO DE ÉTICA

CIMAESP. Câmara Intercontinental de Mediação e Arbitragem de São Paulo CÓDIGO DE ÉTICA CIMAESP Câmara Intercontinental de Mediação e Arbitragem de São Paulo CÓDIGO DE ÉTICA TÍTULO I INTRODUÇÃO Capítulo I Disposições Gerais Art. 1º. A CIMAESP Câmara Intercontinental de Mediação e Arbitragem

Leia mais