EGITO ANTIGO. A dádiva do Nilo Organização social complexa Poder Teocrático Grandes realizações culturais e artísticas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EGITO ANTIGO. A dádiva do Nilo Organização social complexa Poder Teocrático Grandes realizações culturais e artísticas"

Transcrição

1 EGITO ANTIGO A dádiva do Nilo Organização social complexa Poder Teocrático Grandes realizações culturais e artísticas

2 Formado pelo Nilo Azul e o Nilo Branco, que se unem junto à atual Cartum, o rio, interrompido por seis cataratas, corre dentro de reduzida faixa verde, em meio a regiões desérticas e deságua em enorme delta no Mediterrâneo. Todos os anos, de junho a setembro, chuvas torrenciais junto às nascentes fazem o Nilo transbordar. Ao retornar a seu nível habitual o rio deixa sobre as terras que inundou uma camada de limo fertilizante que proporciona colheitas fartas, no estreito vale cercado de solo árido. Daí ter Heródoto, historiador grego, chamado o Egito dádiva do Nilo.

3 O Nilo levou os egípcios a construírem diques para impedir as inundações de seus vilarejos nas épocas de cheias, a abrirem canais para irrigação de terras não atingidas pelas inundações periódicas, a formarem reservatórios de água para enfrentar a época das secas (fevereiro e junho). O Nilo era a principal via de transporte e de comunicação; várias embarcações desciam o rio levedas pela correnteza, e ventos favoráveis possibilitavam o uso de barcos a vela, rio acima.

4 Sociedade extratificada (dividida em classes) sem mobilidade social. No topo estava o FARAÓ e sua FAMÍLIA, Seguido dos SACERDOTES, Abaixo estavam os NOBRES, depois os MILITARES, os AGRICULTORES, COMERCIANTES, ARTESÃOS, e por último os ESCRAVOS.

5 Busto de Nefertiti e Tutancâmon Devido a forma de organização social a Arte permaneceu imutável por cerca de 3 mil anos.

6 Agricultores Detalhe de pintura mural no túmulo do funcionário Sennedjem (XIX dinastia), c a.c.

7 Artesãos

8 CRENÇA NA VIDA PÓS-MORTE Múmia de Ramsés A sociedade egípcia era voltada para o culto aos mortos. Tudo girava em torno da crença numa vida após a morte. Daí o desenvolvimento do processo de mumificação.

9 Tudo no Egito girava em torno do culto aos mortos. Arte Mortuária Viviam para o futuro: pós-morte. Anúbis com um canopo.

10 A religião norteava toda a vida egípcia. Seja: - interpretando o Universo; - justificando a organização social e política; - determinando o papel das classes sociais; - orientando a produção artística.

11 CANOPOS Recipientes para guardar as vísceras do defunto.

12 A ESCRITA Nos seus primeiros tempos, a escrita no Egito era reservada a uma classe de especialistas, os escribas. Eles ocupavam uma posição de destaque, passavam por um processo de formação e eram o elo entre o faraó, outros funcionários do governo, os sacerdotes e o povo. Até a Idade Média, quando foi criada a imprensa, em 1450, as pessoas comuns ainda não aprendiam a ler e escrever. A ideia de que todas as crianças devem aprender a ler e escrever só foi difundida no século XIX.

13 A escrita era pictográfica (por meio de símbolos) denominada HIERÓGLIFOS.

14 A Pedra de Roseta Por muito tempo, a escrita antiga permaneceu misteriosa. Os hieróglifos só foram decifrados no séc. XIX, pelo estudioso francês Jean-François Champollion, a partir de uma pedra que continha inscrições em hieróglifos e sua tradução para grego.

15 Tipos de escrita: Hieróglifos escrita sagrada Hierática escrita dos sacerdotes e nobres Demótica escrita popular

16 ESCRITA HIEROGLÍFICA A palavra hieróglifo vem do grego hieros, sagrado e glyphein, gravar, escrever e quer dizer escrita sagrada. Associavam símbolos fonéticos com imagens de objetos reais. Não havia vogais, e predominava pouco espaço. Leitores dependiam do contexto e do senso comum para ajudá-los a decifrar o significado. Essa escrita era comumente lida da direita para a esquerda, ou de cima para baixo. Mas sempre houve exceções.

17 Escrita Hierática Mais cursiva, ou seja, mais fácil de traçar. Usada pelos sacerdotes em textos sagrados. Geralmente, era gravada em papiro, madeira ou couro.

18 Escrita Demótica Um estilo mais popular. Escrita cursiva, simplificada, usada em cartas, registros, documentos, enfim, uma forma usada no dia-a-dia. Gravada predominantemente no papiro.

19 O Egito Antigo deixou para o mundo varias contribuições como o desenvolvimento da: aritmética, matemática, geometria, engenharia, medicina, anatomia, fisiologia, navegação, o relógio do sol, técnicas de agricultura, técnicas de irrigação, e a filosofia. Além da fabricação de cerveja, jogos e brinquedos.

20 Outros conhecimentos: As medidas de comprimento, superfície e massa; Calendário; Cartografia; Cirurgias Barcos marítimos e barcos fluviais; Máquinas para a construção civil; Fundição de metais; Fabricação de tecidos os teares; Instrumentos musicais.

21 As pirâmides eram as câmaras mortuárias dos Faraós (a personificação de deus na terra). Abaixo: Quéfren, Quéops e Miquerinos.

22 A Trindade Egípcia Pendente em ouro de Osorkon II (XXII dinastia). O deus Osíris (ao centro) acompanhado pelo seu filho Hórus e esposa, Ísis, formando uma tríade.

23 Templo de Abu Simbel Na Baixa Núbia (séc. XXII a.c.). A mais grandiosa obra de Ramsés II. As quatro figuras que representam o faraó têm mais de 20m de altura.

24 Templo de Hatshepsut Perfeita integração entre o ambiente construído e o natural

25 AKENATON foi um grande revolucionário, ele implantou o monoteísmo, fazendo todos acreditarem apenas em Athon o deus sol. Ele também mudou a capital do Egito de Tebas para El-amarna. Mas depois seu filho, Tutankamon voltou a antiga capital do Egito.

26 Culto ao deus Sol AMON-RÁ. De politeísta à monoteísta.

27 As Pirâmides Características: Monumentalidade; Solidez e durabilidade; Frontalidade; Sentimento de eternidade; Aspecto impenetrável e misterioso.

28 O recorte de uma pirâmide

29 Galeria interior de uma pirâmide

30 Os diferentes túmulos conforme a classe social: Pirâmides: túmulo real destinado ao Faraó Mastaba: túmulo para a nobreza Hipogeu: túmulo destinado ao povo

31 Nas paredes das tumbas aonde as múmias embalsamadas eram sepultadas eles esculpiam quadros e inscrições; algumas tumbas privadas estavam enfeitadas com pinturas. Nas tumbas também eram colocadas estátuas e objetos da pessoa morta para que sua alma, quando voltasse, pudesse novamente habitar seu corpo. A crença numa vida além-túmulo e a concepção da alma entre os egípcios explicam a idéia do homem possuir duas almas: Ba e Ka. A segunda alma era apenas um elemento de ligação co mo corpo, podendo decompor-se também. Para evitar o sofrimento ou a destruição do Ka, os egípcios costumavam embalsamar os cadáveres.

32 AS COLUNAS Funções: Sustentar e embelezar as construções.

33

34 Colunas conforme o capitel Capitel Palmiforme (Folhes de Palmeira) Capitel Lotiforme (Flor de Lótus)

35 Colunas conforme o capitel Capitel Hathórico (Deusa Háthor) Capitel Papiriforme (Flor do Papiro)

36 Pintura Egípcia As histórias em quadrinhos da Antiguidade CARACTERÍSTICAS: Lei da Frontalidade; Ausência de movimento; Figuras chapadas; Pintura narrativa; Ausência de profundidade e perspectiva (3D).

37 Lei da Frontalidade Figuras chapadas

38 Principal característica: Lei da Frontalidade Determinava que a pessoa fosse retratada com o tronco e um dos olhos voltados para o observador. Já a cabeça e os membros (estes afastados um do outro, como num passo) deveriam ser representados de perfil.

39 Marcada pela rigidez (estática), somente no Novo Império a pintura fica mais leve e parece ganhar movimento. Pintura em papiro

40 Quanto a hierarquia na pintura: eram representadas maiores as pessoas com maior importância no reino, ou seja, nesta ordem de grandeza: o rei, a mulher do rei, o sacerdote, os soldados e o povo. As figuras femininas eram pintadas em ocre, enquanto que as masculinas pintadas de vermelho..

41 Escultura egípcia Características: Estática (rígida/ ausência de movimento); Expressividade; Integra-se à arquitetura; Tamanho expressa a importância do retratado; Fisionomia real (traços faciais e classe social).

42 O Escriba

43

44 Baixos-Relevos Uma arte narrativa Os baixos-relevos egípcios, que eram quase sempre pintados, foram também expressão da qualidade superior atingida pelos artistas em seu trabalho.

45

46 Recobriam colunas e paredes das construções. Os próprios hieróglifos eram transcritos, muitas vezes, em baixo-relevo.

47

48 Estelas Placas com escritos em relevos.

49 Reprodução dos Hieróglifos da Estela Egípcia O mais antigo acróstico já apresentado ao público, abaixo a reprodução dos hieróglifos gravados na estela de Neb-wenenef, datada de cerca de 1290 a.c.

50 Ourivesaria Peças em ouro, metais e pedras preciosas.

51 Trono de Tutankhamon

52 A primeira grande cultura a infundir a música em sua sociedade foi o Egito Antigo. O ato da dança teve muita importância no Antigo Egito, presente nos rituais religiosos, celebrações e festas, onde as mulheres dançavam, geralmente, reverenciando deuses da inundação como o deus Hapi, a fim de garantir uma boa cheia e uma boa colheita.

53 Detalhe de pintura mural do túmulo de Nebamun. Mostra dançarinas e uma instrumentista. Museu Britânico, c a.c

54 Outras grandes obras egípcias No que diz respeito à arte, os egípcios fizeram de tudo, sobretudo gigantescas obras de arquitetura tanto túmulos quanto templos e as enigmáticas pirâmides.

55 Outras expressões na arte: Cenas da vida cotidiana talhadas em madeira; Colossais estátuas e pequenas estatuetas vitrificadas; Obeliscos; Relevos policromados; Afrescos nas paredes dos túmulos; Minúsculos fragmentos de cerâmica decorados com graciosas bailarinas; Ourivesarias - verdadeiras obras-primas em jóias.

56 Templo de Karnak

57 Templo de Luxor (antiga Tebas)

58 Pirâmide em degraus de Djoser

História. África: Egípcios e Reino de Cuxe

História. África: Egípcios e Reino de Cuxe História Primeiro ano do ensino médio Escola José de Anchieta África: Egípcios e Reino de Cuxe Reno Schmidt maio 2015 schmidt.reno@gmail.com renoschmidt.wordpress.com Onde estamos? Povos da Mesopotâmia:

Leia mais

A Civilização Egípcia

A Civilização Egípcia A Antiguidade Oriental I. Importância histórica: A Civilização Egípcia 1.1. Medicina: Mumificação dos corpos (conhecimento de anatomia humana); 1.2. Matemática: Geometria e aritmética (diques, canais de

Leia mais

Estudo dirigido. 02. Relacione, por escrito, algumas características que norteiam a produção artística.

Estudo dirigido. 02. Relacione, por escrito, algumas características que norteiam a produção artística. Estudo dirigido Capítulo 0 introdução 01. No livro de Graça Proença intitulado História da arte, a autora correlaciona o ato de criar ferramentas, realizado pelos humanos, com a interferência dos seres

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS CALENDÁRIOS JUDAICO, CRISTÃO E ISLÂMICO O TEMPO E A HISTÓRIA A TRANSIÇÃO: PRÉ-HISTÓRIA PARA HISTÓRIA... Produção do excedente agrícola; Trocas comerciais; Surgimento

Leia mais

Resumos soltos História 7.º ano. Unidade 2: Contributos das civilizações urbanas. As primeiras civilizações

Resumos soltos História 7.º ano. Unidade 2: Contributos das civilizações urbanas. As primeiras civilizações As primeiras civilizações As primeiras civilizações surgiram nas margens dos grandes rios, visto que necessitavam da sua água para utilizar nas principais atividades do seu dia-a-dia. Estas civilizações

Leia mais

Capítulo 5 O Egito Antigo. Prof.ª Marilia C. Camillo 6.º ano História Colégio Ser! Sorocaba

Capítulo 5 O Egito Antigo. Prof.ª Marilia C. Camillo 6.º ano História Colégio Ser! Sorocaba Capítulo 5 O Egito Antigo Prof.ª Marilia C. Camillo 6.º ano História Colégio Ser! Sorocaba Egito atual O Egito Antigo 5.000 a.c. O Rio Nilo atraiu populações às suas margens em busca de água, vegetação

Leia mais

QUESTÕES. 1. (1,0) Leia o trecho que fala sobre as obrigações do faraó Tutmés III.

QUESTÕES. 1. (1,0) Leia o trecho que fala sobre as obrigações do faraó Tutmés III. 6º História Carol Av. Mensal 29/09/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém

Leia mais

HISTÓRIA DAS ARTES E ESTÉTICA ARTE EGÍPCIA. Uniaraxá Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles

HISTÓRIA DAS ARTES E ESTÉTICA ARTE EGÍPCIA. Uniaraxá Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles HISTÓRIA DAS ARTES E ESTÉTICA Uniaraxá Arquitetura e Urbanismo 2015/2 Prof. M.Sc. Karen Keles - Às margens do Rio Nilo 2 Inicia-se cerca de 3150 a.c.! Unificação dos reinos do Alto e do Baixo Egito! Termi

Leia mais

ARTE NO EGITO ANTIGO

ARTE NO EGITO ANTIGO ARTE NO EGITO ANTIGO Ao longo do rio Nilo e principalmente na região norte - o Delta - ; e na região sul dos rios Eufrates e Tigre, desenvolveram-se as primeiras civilizações. No Egito desenvolveu-se um

Leia mais

TUMBA DO GENERAL DE TUTANCÂMON

TUMBA DO GENERAL DE TUTANCÂMON TUMBA DO GENERAL DE TUTANCÂMON A tumba do general Horemheb, que comandou o Exército de Tutancâmon antes de se tornar faraó, está aberta para visitação junto a outros cinco sepulcros de nobres do Império

Leia mais

TARítulo da aula A arte no Egito

TARítulo da aula A arte no Egito TARítulo da aula A arte no Egito Prof. Lilian Rodrigues 6º ano Arte no Egito Professora: Lilian Rodrigues A Pedra da União O mais antigo documento egípcio, também conhecido como a paleta de Nãrmer. Simboliza

Leia mais

CIVILIZAÇÃO EGÍPICIA (4.000 a.c a 30 a.c)

CIVILIZAÇÃO EGÍPICIA (4.000 a.c a 30 a.c) PRÉ-HISTÓRIA (até 4.000 a.c) CIVILIZAÇÃO EGÍPICIA (4.000 a.c a 30 a.c) História da Arte História do Mobiliário Aplicado Profª Natalia Pieroni LINHA DO TEMPO - HISTORIOGRAFIA Período PRÉ-HISTÓRIA Origens

Leia mais

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA HISTÓRIA DA ARTE Aluno (a): Professor: Lucas Salomão Data: / /2016 9º ano: A [ ] B [ ] C [ ] ARTE EGÍPCIA EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA 01. Sobre a arte egípcia, marque ( V ) para as alternativas verdadeiras

Leia mais

Principais características da arte egípcia

Principais características da arte egípcia A Arte no Egito Principais características da arte egípcia Arquitetura Construções de grandes proporções (palácios e templos). Os egípcios foram os primeiros a usar a coluna nas construções. Monumentos

Leia mais

Arte Egípcia. 1º Ano 1º Bmestre 2015 Artes Professor Juventino

Arte Egípcia. 1º Ano 1º Bmestre 2015 Artes Professor Juventino Arte Egípcia 1º Ano 1º Bmestre 2015 Artes Professor Juventino Arte Egípcia Encontramos no Egito uma das principais civilizações da Antiguidade no que diz respeito ao seu desenvolvimento. A sociedade egípcia

Leia mais

Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O.

Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O. Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O. Condições naturais e a capacidade racional da espécie humana. O Rio Nilo possuía um regime regular de cheias que irrigava o solo

Leia mais

O Antigo Egipto. Professor Pedro Bandeira Simões. Ano Lectivo 2010/2011 HISTÓRIA. 7º Ano Apresentação nº 2

O Antigo Egipto. Professor Pedro Bandeira Simões. Ano Lectivo 2010/2011 HISTÓRIA. 7º Ano Apresentação nº 2 Ano Lectivo 2010/2011 HISTÓRIA Agrupamento de Escolas de Fronteira Escola Básica Integrada Frei Manuel Cardoso 7º Ano Apresentação nº 2 O Antigo Egipto Professor Pedro Bandeira Simões Localização geográfica

Leia mais

O CRESCENTE FÉRTIL. Berço das primeiras civilizações; Atualmente engloba do Iraque até Egito; Presença de grandes rios; Terras férteis

O CRESCENTE FÉRTIL. Berço das primeiras civilizações; Atualmente engloba do Iraque até Egito; Presença de grandes rios; Terras férteis LOCALIZAÇÃO O CRESCENTE FÉRTIL Berço das primeiras civilizações; Atualmente engloba do Iraque até Egito; Presença de grandes rios; Terras férteis Características da região O nome, Mesopotâmia, do grego,

Leia mais

O Egito antigo. Com certeza, você já ouviu falar das múmias. O Egito antigo: uma dádiva do Nilo

O Egito antigo. Com certeza, você já ouviu falar das múmias. O Egito antigo: uma dádiva do Nilo A U A UL LA Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O Egito antigo Com certeza, você já ouviu falar das múmias enfaixadas e das gigantescas pirâmides do Egito. E também já ouviu falar de Cleópatra, rainha

Leia mais

Joana Cirne Marília Henriques O ANTIGO EGITO. c.3500 a.c.

Joana Cirne Marília Henriques O ANTIGO EGITO. c.3500 a.c. O ANTIGO EGITO c.3500 a.c. EGITO localização geográfica O Egito fica situado no nordeste do continente africano. O território é atravessado pelo rio Nilo e a estreita faixa fértil está limitada, de ambos

Leia mais

A escultura é uma das mais importantes manifestações da arte egípcia no Antigo Império, pois possuía uma função de representação política e

A escultura é uma das mais importantes manifestações da arte egípcia no Antigo Império, pois possuía uma função de representação política e COLÉGIO PEDRO II Campus São Cristóvão II Departamento de Desenho e Artes Visuais Equipe de Artes Visuais Coordenação: Prof. Shannon Botelho - 6º ano Aluno / a: Turma: Arte no Egito Os egípcios constituíram

Leia mais

EGÍPCIOS A contribuição egípcia

EGÍPCIOS A contribuição egípcia EGÍPCIOS A contribuição egípcia Prof. Marco Pádua O Egito foi uma das grandes civilizações da antiguidade. Saiu da era neolítica e depois de 500 anos já estavam construindo as pirâmides. Suas façanhas

Leia mais

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr.

Arte na antiguidade: Egito e Grécia. Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. Arte na antiguidade: Egito e Grécia Prof. Arlindo F. Gonçalves Jr. http://www.mural-2.com Arte para a eternidade: Egito e Mesopotâmia periodização Antigo Império (3200-2000 a.c.) Médio Império (2000-1580

Leia mais

PRINCIPAIS CONSTRUÇÕES E MONUMENTOS DO ANTIGO EGITO Durante cerca de anos a civilização Egípcia construiu alguns dos maiores monumentos já

PRINCIPAIS CONSTRUÇÕES E MONUMENTOS DO ANTIGO EGITO Durante cerca de anos a civilização Egípcia construiu alguns dos maiores monumentos já PRINCIPAIS CONSTRUÇÕES E MONUMENTOS DO ANTIGO EGITO Durante cerca de 3.000 anos a civilização Egípcia construiu alguns dos maiores monumentos já visto por toda a humanidade. Misteriosa, intrigantes e cheia

Leia mais

Arquitetura Egípcia. Discentes: Bárbara Pellegrini Bruno Marques Bruno Luiz Mayla Miranda João Arthur

Arquitetura Egípcia. Discentes: Bárbara Pellegrini Bruno Marques Bruno Luiz Mayla Miranda João Arthur Arquitetura Egípcia Discentes: Bárbara Pellegrini Bruno Marques Bruno Luiz Mayla Miranda João Arthur Docente: Veronica Curso: Técnico em Edificações Turno: Vespertino INTRODUÇÃO Os egípcios desenvolveram

Leia mais

Período anterior ao aparecimento da escrita, há 4.000 a.c. É dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

Período anterior ao aparecimento da escrita, há 4.000 a.c. É dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. Período anterior ao aparecimento da escrita, há 4.000 a.c. O ser humano foi enfrentado as barreiras da natureza e desenvolvendo as soluções do cotidiano. Pré-História É dividido em três fases: Paleolítico,

Leia mais

Paleolítico VENUS 11/8/2010 PALEOLÍTICO I NFERIOR

Paleolítico VENUS 11/8/2010 PALEOLÍTICO I NFERIOR Paleolítico - a principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior A ARTE NO EGITO Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NO EGITO O Egito foi uma das principais civilizações da antiguidade. Com uma civilização bastante desenvolvida em sua organização

Leia mais

A coroa era um dos principais símbolos do faraó. Antes da unificação, o soberano do Alto Egito utilizava a coroa branca; a coroa vermelha era usada

A coroa era um dos principais símbolos do faraó. Antes da unificação, o soberano do Alto Egito utilizava a coroa branca; a coroa vermelha era usada Passado e Presente Antigo Egito foi uma civilização da antiguidade oriental do Norte da África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no que é hoje é o país moderno Egito. Era parte de um

Leia mais

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 6 ano Artes Visuais Professora: Maria Lia. Nome: Turma: ARTE INDÍGENA

Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 6 ano Artes Visuais Professora: Maria Lia. Nome: Turma: ARTE INDÍGENA Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 6 ano Artes Visuais Professora: Maria Lia Nome: Turma: ARTE INDÍGENA Qual é a origem dos índios? Existe uma lenda indígena que conta que o Criador, cujo coração

Leia mais

A ARTE NO EGITO UMA ARTE DEDICADA À VIDA DEPOIS DA MORTE

A ARTE NO EGITO UMA ARTE DEDICADA À VIDA DEPOIS DA MORTE A ARTE NO EGITO UMA ARTE DEDICADA À VIDA DEPOIS DA MORTE A arte desenvolvida pela cultura egípcia refletiu a crença de que a vida humana poderia sofrer interferência dos deuses. A arte concretizou-se nos

Leia mais

Região: Área longa e estreita seguindo o curso do rio Nilo. Mais de 1.000km de extensão e cerca de 30 quilômetros de largura máxima

Região: Área longa e estreita seguindo o curso do rio Nilo. Mais de 1.000km de extensão e cerca de 30 quilômetros de largura máxima EGITO ANTIGO Região: Área longa e estreita seguindo o curso do rio Nilo. Mais de 1.000km de extensão e cerca de 30 quilômetros de largura máxima O território divide-se em: Baixo Egito (Egito Inferior)

Leia mais

Formas de expressão: "ARTE

Formas de expressão: ARTE Arte Africana Segundo a arqueologia, o continente africano é o território habitado a mais tempo no planeta. Assim como o Brasil, a história africana é contada pelos colonizadores europeus, os viajantes,

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Sinto-me tão perfeitamente copta que, para me distrair, verso para esta língua tudo que me passa pela cabeça; falo copta sozinho já que ninguém poderia me entender. Jean-François Champollion Falando sobre

Leia mais

ALUNO: - ANO - TURMA - DATA \ \ 201. Ficha de Aula de Arte I Trimestre

ALUNO: - ANO - TURMA - DATA \ \ 201. Ficha de Aula de Arte I Trimestre ALUNO: Nº - ANO - TURMA - DATA \ \ 201 Profª Ana Lúcia Leal Ficha de Aula de Arte I Trimestre Arte no Antigo Egito Uma das principais civilizações da Antiguidade foi a que se desenvolveu no Egito. Era

Leia mais

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA PÁG: 1 / Egito: Condições naturais: O Egito situa-se no nordeste de África. Fica a norte do deserto da Núbia, a este do deserto da Líbia e a oeste do deserto Arábico. Tem ainda como limites o Mar Mediterrâneo

Leia mais

Galeria Arte do Egito. Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de

Galeria Arte do Egito. Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de Galeria Arte do Egito Prof. Fábio San Juan Curso História da Arte em 28 dias 01 a 28 de fevereiro de 2018 www.apreciandoarte.com.br Egito O Egito é uma dádiva do Nilo Heródoto Kemet, o nome antigo em egípcio,

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Mar Mediterrâneo Líbano Síria Montanhas do Líbano A Fenícia localizava-se onde atualmente é o Líbano e parte da Síria, entre o Mar Mediterrâneo e as Montanhas do Líbano Capital atual

Leia mais

Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano

Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano Egito Antigo Nomenclatura Os egípcios chamaram sua terra das seguintes formas: a) Kemet: terra negra; b) Decheret: terra vermelha; c) Taui: as duas

Leia mais

Nome: Turma: ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

Nome: Turma: ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA Colégio Pedro II Campus São Cristóvão II 6 ano Artes Visuais Professora: Maria Lia Nome: Turma: ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA A arte nasceu da vontade dos seres humanos de representarem o mundo

Leia mais

ARTE 1ª série Prof. Alysson

ARTE 1ª série Prof. Alysson ARTE 1ª série Prof. Alysson História contada a partir das Dinastias. Uma das formas mais estáveis de civilização A religiosidade integra toda a vida egípcia, interpretando o universo, justificando sua

Leia mais

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner O Egito Antigo Aula I Professor Leopoldo Gollner O Egito Aspectos Físicos Cronologia Política A Sociedade Egípcia A Economia Egípcia A Geografia do Antigo Egito Localização geográfica O Alto e o Baixo

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL:

ANTIGUIDADE ORIENTAL: ANTIGUIDADE ORIENTAL: 1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 2 EGITO E MESOPOTÂMIA: Impérios TEOCRÁTICOS de REGADIO; - Líder = Deus

Leia mais

1 - Dê o conceito de arte. 2 -Caracterize a escultura do Paleolítico Superior. 3 - Caracterize a pintura do Paleolítico Superior.

1 - Dê o conceito de arte. 2 -Caracterize a escultura do Paleolítico Superior. 3 - Caracterize a pintura do Paleolítico Superior. História F2 1 e 2 NOME SALA 1 - Dê o conceito de arte. 2 -Caracterize a escultura do Paleolítico Superior. 3 - Caracterize a pintura do Paleolítico Superior. 4 - Caracterize a arte do Neolítico. 6 - De

Leia mais

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra TEXTO BASE: EGITO ANTIGO A região do Egito está localizada ao nordeste da África em uma longa faixa banhada pelo rio Nilo fazendo parte do que chamamos de Crescente Fértil. Seu clima árido faz com que

Leia mais

Localização geográfica

Localização geográfica O Egito Antigo Localização geográfica Norte da África região desértica cortada pelo Rio Nilo, que através de seu regime de cheias e vazantes possibilitou a fertilidade do solo e a prática da agricultura.

Leia mais

ARTE NO EGITO ANTIGO. Prof. Hudson Oliveira

ARTE NO EGITO ANTIGO. Prof. Hudson Oliveira ARTE NO EGITO ANTIGO Prof. Hudson Oliveira Localização: Nordeste da África; Arte, política e religião se misturavam no Egito; Política: Teocracia: é o sistema de governo em que as ações políticas, jurídicas

Leia mais

Arte Egípicia ARQUITETURA

Arte Egípicia ARQUITETURA Arte Egípicia Uma das principais civilizações da Antigüidade foi a que se desenvolveu no Egito. Era uma civilização já bastante complexa em sua organização social e riquíssima em suas realizações culturais.

Leia mais

Quando usamos uma caneta esferográfica não vem à nossa mente a evolução de algo tão importante para o nosso dia a dia. E assim como vários outros

Quando usamos uma caneta esferográfica não vem à nossa mente a evolução de algo tão importante para o nosso dia a dia. E assim como vários outros Evolução da Caneta Quando usamos uma caneta esferográfica não vem à nossa mente a evolução de algo tão importante para o nosso dia a dia. E assim como vários outros utensílios, a caneta passou por diferentes

Leia mais

Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018

Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018 Texto e atividades de Arte 1ª etapa/2018 1ª Série do Ensino Médio Professor (a): Nélia Armond Lopes Nome: N : Turma: Tema/conteúdo: Arte Antiga Parte 1 Data: 12/03/2018 A Mesopotâmia é considerada um dos

Leia mais

13. A forma verbal traíra pode ser adequadamente substituída por: A) estava traindo. B) tinha traído. C) iria trair. D) irá trair. E) vai trair.

13. A forma verbal traíra pode ser adequadamente substituída por: A) estava traindo. B) tinha traído. C) iria trair. D) irá trair. E) vai trair. 11. O pronome isso, do início do segundo período, refere-se a: A) Na maioria das vezes, as pessoas mentem para aumentar a autoestima. B) perdeu dinheiro ao deixar de mentir ao imposto de renda. C) contar

Leia mais

2 -Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos egípcios, entre 2000 e 1000 a.c.

2 -Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos egípcios, entre 2000 e 1000 a.c. História 6 ano O Egito e o rio Nilo 1-Identifique os principais aspectos geográficos relacionados ao território do Egito Antigo. 2 -Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos

Leia mais

O QUE AINDA NÃO SABEMOS SOBRE O EGITO SÉRIE: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: HISTÓRIA CURRÍCULO: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS NATURAIS, NUTRIÇÃO.

O QUE AINDA NÃO SABEMOS SOBRE O EGITO SÉRIE: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: HISTÓRIA CURRÍCULO: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS NATURAIS, NUTRIÇÃO. O QUE AINDA NÃO SABEMOS SOBRE O EGITO SÉRIE: 6-8, 9-12 MATÉRIAS: HISTÓRIA CURRÍCULO: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS NATURAIS, NUTRIÇÃO. DESCRIÇÃO Os egípcios têm fama por suas construções. Mas, o que sabemos

Leia mais

ÊXODO O LIVRO DA LIBERTAÇÃO DE ISRAEL E DA FUNDAÇÃO DA NOSSA FÉ. Paróquia São Francisco de Assis Curso Bíblico 2015

ÊXODO O LIVRO DA LIBERTAÇÃO DE ISRAEL E DA FUNDAÇÃO DA NOSSA FÉ. Paróquia São Francisco de Assis Curso Bíblico 2015 ÊXODO O LIVRO DA LIBERTAÇÃO DE ISRAEL E DA FUNDAÇÃO DA NOSSA FÉ. Paróquia São Francisco de Assis Curso Bíblico 2015 Introdução EGITO E CANAÃ NA ÉPOCA DO ÊXODO O livro do Êxodo supõe um mínimo de informações

Leia mais

Trabalho de Regulação 2 bimestre. 1 - Por que os sítios arqueológicos são considerados patrimônio histórico e cultural?

Trabalho de Regulação 2 bimestre. 1 - Por que os sítios arqueológicos são considerados patrimônio histórico e cultural? Nome: Ano: 6 ano Disciplina: História Trabalho de Regulação 2 bimestre Professor: Eder Nº: 1 - Por que os sítios arqueológicos são considerados patrimônio histórico e cultural? 2 - Identifique as afirmativas

Leia mais

Sociedades da Antiguidade Oriental. Profª. Maria Auxiliadora

Sociedades da Antiguidade Oriental. Profª. Maria Auxiliadora Sociedades da Antiguidade Oriental Profª. Maria Auxiliadora 1 Crescente Fértil Impérios Teocráticos de Regadio Civilizações Hidráulicas Berço das primeiras civilizações; Egito e Mesopotâmia; Grandes rios;

Leia mais

ARTE ROMANA A arte romana desenvolveu-se durante os quase seis séculos que vão da terceira Guerra Púnica (146 a.c) ao séc. IV d.c. Esta sofreu fortes

ARTE ROMANA A arte romana desenvolveu-se durante os quase seis séculos que vão da terceira Guerra Púnica (146 a.c) ao séc. IV d.c. Esta sofreu fortes A arte romana ARTE ROMANA A arte romana desenvolveu-se durante os quase seis séculos que vão da terceira Guerra Púnica (146 a.c) ao séc. IV d.c. Esta sofreu fortes influências por parte da arte etrusca

Leia mais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais Antigo Egito O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais (trigo e cevada), frutas e legumes, linho

Leia mais

PINTURA. Com a técnica do afresco, os murais eram multicoloridos e apresentavam cenas históricas, cotidianas, culturais, cerimoniais e religiosas.

PINTURA. Com a técnica do afresco, os murais eram multicoloridos e apresentavam cenas históricas, cotidianas, culturais, cerimoniais e religiosas. Artes ARQUITETURA A arquitetura maia tem caráter cerimonial, o que proporcionou o surgimento de estruturas suntuosas. As grandes plataformas eram feitas de pedras. As paredes, de terra batida e, depois,

Leia mais

Egito. Planície fértil do rio Nilo favoreceu civilização egípcia. Às margens do Rio Nilo. Unificação dos reinos do Egito

Egito. Planície fértil do rio Nilo favoreceu civilização egípcia. Às margens do Rio Nilo. Unificação dos reinos do Egito Egito Planície fértil do rio Nilo favoreceu civilização egípcia Máscara funerária do faraó Tutancâmon (1361 a.c. - 1352 a.c.) Tema freqüente dos meios de comunicação, o Egito é um país geralmente associado

Leia mais

1º ANO ENSINO MÉDIO PROF: EMERSON. Aluno: nº: Turma: Arte Egípcia

1º ANO ENSINO MÉDIO PROF: EMERSON. Aluno: nº: Turma: Arte Egípcia ARTE 1º ANO ENSINO MÉDIO PROF: EMERSON Aluno: nº: Turma: Arte Egípcia Uma das principais civilizações da Antiguidade foi a que se desenvolveu no Egito. Era uma civilização já bastante complexa em sua organização

Leia mais

América Pré- Colombiana Asteca, Maia, Inca (Quéchua)

América Pré- Colombiana Asteca, Maia, Inca (Quéchua) América Pré- Colombiana Asteca, Maia, Inca (Quéchua) Prof. João Gabriel da Fonseca Povoamento das Américas Teorias: Teoria Asiática (Estreito de Bering) Teoria Malaio-Polinésia Teoria Australiana Paleolítico

Leia mais

Geografia da Fenícia

Geografia da Fenícia 07. FENÍCIA Geografia da Fenícia Localizada em estreita faixa entre o Mar Mediterrâneo e as montanhas do Líbano território correspondente ao atual Líbano e parte da Síria Contato com o mar e baixa fertilidade

Leia mais

ALEXA X NDR D E, E O G RANDE D

ALEXA X NDR D E, E O G RANDE D ALEXANDRE, O GRANDE A Macedônia é um país localizado na região dos Balcãs, leste da Europa, que faz fronteira com a Grécia, Sérvia,Albânia e Bulgária. Foi anexada à Iugoslávia e no século XX, tornou-se

Leia mais

C LEÓPATRA A RAINHA DOS REIS

C LEÓPATRA A RAINHA DOS REIS C LEÓPATRA A RAINHA DOS REIS Cleópatra recompensa um súdito leal com um colar de ouro. Cleópatra é convocada a Tarso por Marco Antônio. C LEÓPATRA A RAINHA DOS REIS Júlio César Taça de vidro millefiori

Leia mais

Técnico Design Interior

Técnico Design Interior Técnico Design Interior A ARTE NA GRÉCIA Professora Alba Baroni Arquiteta A ARTE NA GRÉCIA Dos povos da antiguidade os gregos apresentaram uma produção cultural mais livre. Não se submeteram as imposições

Leia mais

3ºAno. 1.3 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4º período 9 de dezembro de 2015

3ºAno. 1.3 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4º período 9 de dezembro de 2015 3ºAno 1.3 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4º período 9 de dezembro de 2015 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ

Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE. Secretaria de Estado de Cultura - RJ Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria de Estado de Cultura - RJ Inventário de Identificação dos Reservatórios da CEDAE Denominação: Reservatório de Rio D Ouro. Localização: Rio D Ouro Município:

Leia mais

OS CAMPONESES: Chamados no Egito de felás, constituíam a imensa maioria da população. Trabalhavam nas propriedades do faraó e dos sacerdotes e tinham

OS CAMPONESES: Chamados no Egito de felás, constituíam a imensa maioria da população. Trabalhavam nas propriedades do faraó e dos sacerdotes e tinham OS CAMPONESES: Chamados no Egito de felás, constituíam a imensa maioria da população. Trabalhavam nas propriedades do faraó e dos sacerdotes e tinham o direito de conservar para si apenas uma pequena parte

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação História 6 o ano Unidade 3 5 Unidade 3 Nome: Data: 1. Em grego, a palavra mesopotâmia significa entre rios. Esse nome foi dado pelos antigos gregos ao território situado entre

Leia mais

PRÉ-HISTÓRIA. Paleolítico Pedra Lascada, até cerca de 10 mil a.c.

PRÉ-HISTÓRIA. Paleolítico Pedra Lascada, até cerca de 10 mil a.c. PRÉ-HISTÓRIA Paleolítico Pedra Lascada, até cerca de 10 mil a.c. Coleta/nomadismo Surgimento dos clãs Importância da mulher Arte/magia Controle do fogo 1 Neolítico Pedra Polida, de 10 mil a.c., até cerca

Leia mais

Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo

Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo 05. ÁFRICA ANTIGA Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo cheias anuais e margens muito férteis

Leia mais

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172 ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre - 171 e 172 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes A arte romana se destacou no período que foi do século VIII a.c. ao século

Leia mais

Aula 02 Egito Antigo Prof. Dawison Sampaio

Aula 02 Egito Antigo Prof. Dawison Sampaio FB MED, M3, 3 ANO, ANUAL, INTENSIVO O Egito faraônico (...) representa (...) a mais longa experiência humana documentada de continuidade política e cultural. Ciro Flamarion Cardoso Aula 02 Egito Antigo

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DESENHO TÉCNICO

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DESENHO TÉCNICO 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DESENHO TÉCNICO O que é desenho técnico? Quando alguém quer transmitir um recado, pode utilizar a fala ou passar seus pensamentos para o papel na forma de palavras escritas. Quem

Leia mais

Aula 2 Egito e Mesopotâmia

Aula 2 Egito e Mesopotâmia ARTE VISUAL SÉRIE: 3º ano Aula 2 Egito e Mesopotâmia Profª Andréia Leite Egito - Por volta de 3.000 a.c. - Politeísta. - Região do Egito Cairo. - Escrita - hieróglifos Egito e Mesopotâmia 3º ano - Tudo

Leia mais

Aluno (a): Nº. Professor: Barros Antônio Guimarães Dutra Série: 1ª.

Aluno (a): Nº. Professor: Barros Antônio Guimarães Dutra Série: 1ª. Lista de Exercícios Pré Universitário Uni- Anhanguera Aluno (a): Nº. Professor: Barros Antônio Guimarães Dutra Série: 1ª. Disciplina: História (p2, 1ª,chamada, 1º. Bimestre) Data da prova: 16.04.2015 1)

Leia mais

História. Profº Diego. A China Antiga.

História. Profº Diego. A China Antiga. História Profº Diego A China Antiga. Localização: Península situada no leste da Ásia, banhada pelo oceano Pacífico. A China é transpassada por dois importantes rios: O Hoang- ho (rio amarelo) e o Iang-tsé

Leia mais

HISTÓRIA 6ºano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

HISTÓRIA 6ºano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES HISTÓRIA 6ºano 2º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES A civilização egípcia 1. A vida econômica egípcia era bastante movimentada, apesar do deserto, a agricultura, a pecuária e o comércio

Leia mais

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro.

Minoicos. Produção: jarros de cerâmica, vasos decorados, objetos refinados em ouro. GRÉCIA CONTEXTO HISTÓRICO O Conhecimento sobre a história de Creta e Micenas deve-se, sobretudo, ás descobertas de dois arqueólogos: Schliemann, que encontrou vestígios de Tróia e as ruínas de Micenas

Leia mais

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONFORTO AMBIENTAL

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONFORTO AMBIENTAL TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS CONFORTO AMBIENTAL M.Sc. Arq. Elena M. D. Oliveira Apresentação Disciplina: CONFORTO AMBIENTAL Bibliografia Professora: Elena M. Duarte de Oliveira Apresentação Bibliografia,

Leia mais

As Civilizações Antigas e do Oriente

As Civilizações Antigas e do Oriente As Civilizações Antigas e do Oriente Egito e Mesopotâmia Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Características gerais das civilizações do Crescente Fértil Foram civilizações hidráulicas

Leia mais

ANIMAÇÃO DIGITAL: UMA JORNADA NAPOLEÔNICA PELO MUNDO DOS MORTOS EGÍPCIO. Palavras-chave: Design, Animação, Egito, Napoleão, Livro dos Mortos.

ANIMAÇÃO DIGITAL: UMA JORNADA NAPOLEÔNICA PELO MUNDO DOS MORTOS EGÍPCIO. Palavras-chave: Design, Animação, Egito, Napoleão, Livro dos Mortos. ANIMAÇÃO DIGITAL: UMA JORNADA NAPOLEÔNICA PELO MUNDO DOS MORTOS EGÍPCIO. Alberto Vosgerau Neto rex3dbr@gmail.com Simone Landal simonelandal@terra.com.br (orientadora) Departamento Acadêmico de Desenho

Leia mais

História Primeiro ano do ensino médio Escola José de Anchieta Gregos

História Primeiro ano do ensino médio Escola José de Anchieta Gregos História Primeiro ano do ensino médio Escola José de Anchieta Gregos Reno Schmidt junho 2015 schmidt.reno@gmail.com renoschmidt.wordpress.com Onde estamos? Povos da China e da Índia - China: dinastias;

Leia mais

Coretos. Origem etimológica de CORETO e denominações noutros idiomas. Delmar Domingos de Carvalho

Coretos. Origem etimológica de CORETO e denominações noutros idiomas. Delmar Domingos de Carvalho Coretos Origem etimológica de CORETO e denominações noutros idiomas 2 Já sabemos que a investigação etimológica é uma área complexa, em que existem várias teorias, pelo que devemos usar o espírito científico,

Leia mais

A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius

A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius Situada no nordeste da África, a Núbia era uma extensa faixa de terra localizada ao sul do Egito, entre a primeira e a sexta catarata do Rio Nilo. Nos tempos

Leia mais

Bronzes da Antiguidade da China

Bronzes da Antiguidade da China SOCIEDADE MARTINS SARMENTO EXPOSIÇÃO Bronzes da Antiguidade da China Colaboração e patrocínio da Embaixada em Portugal da República Popular da China 13 Dez. 1996 05 Jan. 1997 A Direcção da Sociedade Martins

Leia mais

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS. Quer ser feliz? O CEUNSP é seu lugar! Venha para a FCAD!

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS. Quer ser feliz? O CEUNSP é seu lugar! Venha para a FCAD! LICENCIATURA EM Quer ser feliz? O CEUNSP é seu lugar! Venha para a FCAD! EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS ARTÍSTICOS NA FCAD/CEUNSP. O curso tem a ver comigo? A rotina é com aulas dinâmicas, criativas e participativas

Leia mais

A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius

A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius A Núbia e o Reino de Kush. Prof. André Vinícius Situada no nordeste da África, a Núbia era uma extensa faixa de terra localizada ao sul do Egito, entre a primeira e a sexta catarata do Rio Nilo. Nilo.

Leia mais

Dicas do Professor. História 6º Ano

Dicas do Professor. História 6º Ano Dicas do Professor História 6º Ano O Egito Antigo Essa frase é de um grego chamado Heródoto. Por se localizar numa região desértica - o nordeste da África -, o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas

Leia mais

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.:

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Heródoto, o principal

Leia mais

AULA 09 DESENHO TÉCNICO A GEOMETRIA DESCRITIVA E O SISTEMA MONGEANO. Prof a : Karisa Lorena Carmo Barbosa Pinheiro

AULA 09 DESENHO TÉCNICO A GEOMETRIA DESCRITIVA E O SISTEMA MONGEANO. Prof a : Karisa Lorena Carmo Barbosa Pinheiro AULA 09 DESENHO TÉCNICO A GEOMETRIA DESCRITIVA E O SISTEMA MONGEANO Prof a : Karisa Lorena Carmo Barbosa Pinheiro UM OLHAR NA NATUREZA As colméias têm um padrão hexagonal... As asas dos insetos têm determinadas

Leia mais

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17 Escola Nova Pedagogia Cuiabá, 11/03/2019 Tarefão P2 - História (1º bimestre) Estudante: 1ª Série EM Professora: Júnia Naves Conteúdo: Mesopotâmia (capítulo 3) e Egito (Capítulo 4) Data máxima de entrega:

Leia mais

CRONOGRAMA ESPANHOL 1º ano 1º Bimestre 2014

CRONOGRAMA ESPANHOL 1º ano 1º Bimestre 2014 CRONOGRAMA ESPANHOL 1º ano 2014 Professor(a): Lígia Martins de Matos Total de aulas previstas: +- 10 aulas OBJETIVO GERAL: Oferecer ao aluno, as condições de ensino-aprendizagem para que ele desenvolva

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. História 8º Ano O Renascimento e a formação da mentalidade moderna

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. História 8º Ano O Renascimento e a formação da mentalidade moderna Bem Explicado Centro de Explicações Lda. História 8º Ano O Renascimento e a formação da mentalidade moderna Nome: Data: / / 1. Lê com atenção o Documento 1. Documento 1 O arquiteto supremo escolheu o homem

Leia mais

LEGITIMIDADE E PODER NO EGITO FARAÔNICO: A RETOMADA DO CULTO DE AMON NA ESTELA DA RESTAURAÇÃO (1336 a.c./1327 a.c.)

LEGITIMIDADE E PODER NO EGITO FARAÔNICO: A RETOMADA DO CULTO DE AMON NA ESTELA DA RESTAURAÇÃO (1336 a.c./1327 a.c.) LEGITIMIDADE E PODER NO EGITO FARAÔNICO: A RETOMADA DO CULTO DE AMON NA ESTELA DA RESTAURAÇÃO (1336 a.c./1327 a.c.) Aluna:Vanessa Fronza Orientador: Prof. Renan Frighetto Palavras-chave: Legitimação divina,

Leia mais

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO EXÓTICA USANDO O ESTUDO DE PIRÂMIDES

DEMONSTRAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO EXÓTICA USANDO O ESTUDO DE PIRÂMIDES DEMONSTRAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO EXÓTICA USANDO O ESTUDO DE PIRÂMIDES INTRODUÇÃO Joselito Elias de Araújo 1 José Vinícius do Nascimento Silva 2 O Egito está situado no nordeste da África, entre os desertos

Leia mais

Versão 1. Identifica, claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes.

Versão 1. Identifica, claramente, na folha de respostas, a versão do teste (1 ou 2) a que respondes. Teste Intermédio de Matemática Versão 1 Teste Intermédio Matemática Versão 1 Duração do Teste: 90 minutos 27.04.2010 3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de

Leia mais

HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA

HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA HISTÓRIA DOS PRIMÓRDIOS PROFESSOR: EDUARDO C. FERREIRA 1.Origem: Parindo da África De acordo com os estudos mais aceitos acredita-se que nosso planeta formou-se há cerca de 5 bilhões de anos. Milhões e

Leia mais