1. MEIO AMBIENTE SUSTENTAVEL E DESENVOLVIMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. MEIO AMBIENTE SUSTENTAVEL E DESENVOLVIMENTO"

Transcrição

1 Plano 15 O Plano 15 da Coligação Amor, Trabalho e Fé contém as principais metas do Plano de Governo para o quatriênio 2011/2014. Estas diretrizes resultam de um amplo e participativo processo de consultas, das experiências e do conhecimento acumulados na gestão participativa do Estado nos últimos três anos e meio. Este Plano de Metas têm como foco a promoção do desenvolvimento econômico e social sustentável do Mato Grosso do Sul, reunindo um conjunto de compromissos organizados numa dinâmica capaz de absorver as demandas da sociedade democrática. 1. MEIO AMBIENTE SUSTENTAVEL E DESENVOLVIMENTO Desenvolver ambiente sustentável (sem passivo ambiental) através de desenvolvimento econômico e social equilibrado. Promover o desenvolvimento sustentável do Pantanal e dos demais biomas do Estado. Investir na recuperação do solo degradado e apoiar a exploração racional dos recursos naturais a partir do zoneamento econômico ecológico. Implantar programa estadual para garantir aos municípios encaminhamento de solução da coleta e tratamento do lixo urbano. Recuperação do Rio Taquari e implantação de programa estadual de revitalização dos rios e recuperação de micro-bacias a ser desenvolvido a partir do Aquário Pantanal. 2. VIVER EM SEGURANÇA Redução da criminalidade a partir do trabalho integrado de todas as forças da segurança pública em ações firmes contra a violência e na proteção das famílias e do cidadão (tolerância zero). Modernizar as polícias com novos equipamentos e armas não letais para o policiamento comunitário e escolar. Fortalecer a inteligência policial para combate ao crime organizado. Aquisição de novas viaturas e armamentos. Aumento do contingente da segurança, fortalecimento das guardas municipais e instalação de câmeras de vigilância nas cidades, em convenio com as prefeituras. 3. ESCOLA INTEGRAL, ESCOLA DE TODOS Criar Escolas Profissionalizantes. Ampliar o número de escolas de período integral e implantar Centro de Estudos Avançados de Educação, integrando a universidade com as escolas. Valorizar o professor com formação continuada e interativa. Manter a política de recuperação salarial com reajustes acima da inflação. Novos concursos públicos. Criar Centros Semipresenciais de Educação de Jovens e Adultos através da educação à distância. Ampliar o Curso Preparatório para o Vestibular. Ampliar os Cursos de

2 Educação Profissional. Assegurar mais cotas para os indígenas e para o campo em todos os programas e concursos. 4. SAÚDE É VIDA MELHOR Integrar e fortalecer as parcerias entre as prefeituras e o Corpo de Bombeiros, dinamizando os atendimentos de emergência do Samu. Estruturar a rede de atenção a saúde mental com o atendimento aos dependentes de substâncias químicas. Implantar Centros Regionais de Especialidades, qualificando o atendimento nas cidades e regiões. Programas de interiorização dos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) com apoio das Universidades, incentivando estágios e residências médicas e implantação de tele-saúde na área de diagnóstico à distância em apoio aos médicos do Saúde da Família. Ampliar a resolutividade no atendimento do Hospital Rosa Pedrossian, como centro de referência do SUS em todo o Estado. Ampliar o abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto nas cidades, distritos, assentamentos e aldeias indígenas. 5. CASA DA GENTE Garantir o acesso de mais 50 mil famílias à casa própria através da construção de novas unidades de programas como Lote Moradia (edificação em lotes do beneficiário) Meu Cantinho (edificação em lote da família para abrigar pessoas da terceira idade), Casa Nova (substituição de moradia precária por unidades padrão), Construindo Legal (assistência técnica e apoio a autoconstrução) Vilas da Melhor Idade (conjuntos adaptados para moradores da terceira idade), Casa Ecológica (incentivo a adoção de tecnologias sustentáveis do ponto de vista ambiental), Condomínio Cidadão (transformar conjuntos habitacionais em condomínio com incentivo a práticas comunitárias que melhorem a qualidade de vida como lazer, cultura e segurança). 6. NOSSA GENTE VALE MAIS Ampliação de metas de atendimento nos Programas Vale Renda, Vale Universidade e Vale Universidade Indígena. Ampliação das metas do Programa de complementação nutricional das famílias indígenas. Incentivar a promoção de ações afirmativas e de combate à discriminação e à desigualdade, fortalecendo, através dos Conselhos Estaduais e das Coordenadorias estaduais de Políticas Públicas, os movimentos sociais relacionados a gênero, etnias e orientação sexual. Criar unidade Especial de Juventude, articuladora das ações de governo ligadas ao setor.

3 7. CONQUISTANDO OS NOVOS HORIZONTES Garantir em ação conjunta com a bancada federal a conclusão de projetos estratégicos de desenvolvimento para fortalecer a economia e gerar empregos como a implantação das ferrovias Maracajú/Dourados/Mundo Novo/Cascavel (PR) alem da ferrovia Porto Murtinho/Maracajú/Panorama (SP). Pavimentação e federalização da rodovia de Campo Grande a Paulicéia (SP). Construção do novo Aeroporto Internacional de Campo Grande, do Terminal Intermodal de Cargas e da Estação Aduaneira de Campo Grande. Extensão dos linhões de energia elétrica até Corumbá. Viabilização do Poliduto Mato Grosso do Sul Paraná para exportar álcool e reduzir o frete de diesel e gasolina no Estado. Construir as instalações definitivas da Universidade Estadual em Campo Grande, bem como ampliar o número de vagas para estudantes. Incentivar a pesquisa nas universidades em conexão com os meios de produção locais. Implantar as cidades digitais em convênio com as prefeituras universalizando a inclusão digital 8. JUSTIÇA FISCAL Redução da carga tributária com justiça fiscal e transparência para apoiar a produção e garantir a geração de empregos com apoio e participação da comunidade. Abolir a Margem de Valor Agregado - MVA e encaminhar com o comercio e a indústria a implantação do Valor Real Pesquisado VRP tornando mais eficaz para contribuinte, o cálculo do ICMS devido. Criar incentivos fiscais para o comércio pela internet. Criar a Câmara de Transparência Tributária com decisões compartilhadas sobre impostos e benefícios a serem concedidos. Garantir a manutenção dos incentivos já oferecidos e ampliar as vantagens para investimentos. 9. TERRA MODERNA Diversificar as matrizes econômicas com incentivos à produção e a adoção de modernas tecnologias, melhorarem a logística e a infra-estrutura para elevar os índices de produtividade no âmbito do agronegócio. Incentivar a agro indústria e a produção de alto valor agregado como madeira, frutas, bio energia e peixes. Assegurar certificação e rastreabilidade dos produtos agropecuários, modernizar a defesa sanitária vegetal e animal com objetivo de assegurar o abastecimento e níveis cada vez mais competitivos para a conquista do mercado externo. Garantir assistência técnica, pesquisa e extensão rural ao produtor compatível com o zoneamento ecológicoambiental e comprar e destinar patrulhas mecanizadas para apoiar os assentamentos e núcleos de agricultura familiar.

4 10. DESENVOLVIMENTO QUALIFICADO Implantar os Conselhos Regionais de Desenvolvimento e as correspondentes Sub- Secretarias para cada uma das micro-regiões com o objetivo de formular as prioridades e de articular as políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento social e econômico. Qualificar as políticas de incentivos às micro-empresas e à agricultura familiar. Criar a Secretaria Estadual de Empreendedorismo voltada para o apoio a esses dois segmentos da economia, essenciais ao desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul. Fortalecer as políticas de micro crédito e suporte a empreendedores individuais, cooperativas e grupos de economia solidária. 11. MS TRABALHA E QUALIFICA Atrair e incentivar investimentos no comercio e na indústria com ênfase criação de novos postos de trabalho e na qualificação dos trabalhadores sul-mato-grossenses para que aproveitem cada vez melhor as oportunidades. Criar ambiente de inovação, com a participação e apoio das Universidades, entidades e agências, com a criação do Programa de Pleno Emprego. Incentivar a inovação de empresas tradicionais e criar pólos tecnológicos estaduais. 12. IDENTIDADE E DESTINO Consolidar a condição de Mato Grosso do Sul como destino turístico preferencial nos cenários nacional e internacional entendido como fonte de riqueza e emprego para o sul-mato-grossense. Garantir o calendário cultural com ênfase nos Festivais da América do Sul, em Corumbá, de Inverno, em Bonito e o Canta Brasil em Campo Grande e criar eventos nas cidades-polo. Promover a recuperação do patrimônio histórico-cultural, criar o Circuito das Cidades Históricas, envolvendo turismo e cultura com museus, eventos, centros de recepção em pólos regionais. 13. VALORIZAR QUEM SERVE Garantir a todos os servidores estaduais valorização profissional a partir da recuperação e o aumento do poder de compra dos salários com reajustes acima da inflação, negociados com base nos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e de programas de qualificação que assegurem elevação dos níveis de eficiência, ascensão funcional e melhor atendimento ao público. Realização de novos concursos públicos, ampliação do estágio universitário e dos programas de apoio ao ensino profissionalizante.

5 14. TRANSPORTE GARANTE O PROGRESSO Pavimentação asfáltica de mais quilômetros e recuperação de mais quilômetros de rodovias estaduais, para garantir infra-estrutura de transporte eficiente e apoio aos setores produtivos. Recuperação total da malha ferroviária em parceria com a ANTT Agencia Nacional de Transportes Terrestres. Programa de manutenção de estradas de produção (estaduais e municipais) e programa de recapeamento nos municípios em parceria com as prefeituras. Continuidade do programa de cessão de maquinários através de convênios com as prefeituras. 15. ESTADO OLÍMPICO Construção do Centro Olímpico para acolher atletas com potencial competitivo de todas as regiões do Estado, oferecendo condições para o seu desenvolvimento. Criar o calendário estadual de Jogos Abertos envolvendo os Jogos Estaduais Rurais, Jogos Indígenas, Jogos da Melhor Idade, Jogos Estudantis e como parte de um programa de incentivo as praticam esportivas visando à integração e melhoria da qualidade de vida. Preservar e difundir atividades culturais e turísticas de caráter competitivo como Laço Comprido, Esportes Radicais, Eco-turísticos, Rallyes etc.

PLANO DE GOVERNO UNIÃO DEMOCRÁTICA E POPULAR 2013-2016 SAÚDE

PLANO DE GOVERNO UNIÃO DEMOCRÁTICA E POPULAR 2013-2016 SAÚDE PLANO DE GOVERNO UNIÃO DEMOCRÁTICA E POPULAR 2013-2016 SAÚDE Valorização dos profissionais dentro disso; analisar a possibilidade da criação de plano de carreira de todos os profissionais da prefeitura;

Leia mais

Nosso compromisso continua, e fortalece nossa proposta.

Nosso compromisso continua, e fortalece nossa proposta. JAGUARAÇU NO CAMINHO CERTO Nosso compromisso continua, e fortalece nossa proposta. Apresentamos a você, morador(a) de Jaguaraçu, o nosso plano de Governo, elaborado de forma participativa, escutando pessoas

Leia mais

Em 2.008 apresentamos à comunidade um Plano de Governo centrado em quatro eixos:

Em 2.008 apresentamos à comunidade um Plano de Governo centrado em quatro eixos: Proposta de Governo Em 2.008 apresentamos à comunidade um Plano de Governo centrado em quatro eixos: - As Pessoas em Primeiro Lugar - Desenvolvimento Econômico e Identidade Local - Território Ordenado

Leia mais

PROPOSTA DE GOVERNO DA COLIGAÇÃO SABÁUDIA CONTINUA

PROPOSTA DE GOVERNO DA COLIGAÇÃO SABÁUDIA CONTINUA PROPOSTA DE GOVERNO DA COLIGAÇÃO SABÁUDIA CONTINUA 14 EIXOS PARA A CONTINUIDADE DA TRANSFORMAÇÃO DE SABÁUDIA 1º EIXO RELIGIÃO Apoio a todas as denominações religiosas Incentivo ao crescimento e estrutural.

Leia mais

PROGRAMA DE GOVERNO ELEIÇÕES 2012 CANDIDATA: ANGELA MARIA FERREIRA ALVES 13 PT POCRANE MG

PROGRAMA DE GOVERNO ELEIÇÕES 2012 CANDIDATA: ANGELA MARIA FERREIRA ALVES 13 PT POCRANE MG PROGRAMA DE GOVERNO ELEIÇÕES 2012 CANDIDATA: ANGELA MARIA FERREIRA ALVES 13 PT POCRANE MG 1 Implantação de um governo com planejamento, participação popular, ética e transparência. I- EDUCAÇÃO: Potencializar

Leia mais

PLANO DE GOVERNO GESTÃO 2013-2016 VARGEÃO PARA TODOS

PLANO DE GOVERNO GESTÃO 2013-2016 VARGEÃO PARA TODOS PLANO DE GOVERNO GESTÃO 2013-2016 VARGEÃO PARA TODOS 01 EDUCAÇÃO Aderir à municipalização do Ensino Fundamental, conforme programa da Secretaria de Estado da Educação; Adquirir e ampliar o uso de laptops

Leia mais

ESPORTE, CULTURA E LAZER

ESPORTE, CULTURA E LAZER SAÚDE Contratação de equipe médica para atendimento especializado, com demanda suficiente para atender toda a população; Atendimento médico diário no distrito de Claudinápolis; Firmar Convênios laboratoriais,

Leia mais

PPA e o SUS: gestão, participação e monitoramento

PPA e o SUS: gestão, participação e monitoramento PPA e o SUS: gestão, participação e monitoramento Jorge Abrahão de Castro Diretor de Temas Sociais da SPI/MPOG Brasília-DF, 26 de agosto de 2015 1 Inovações para o PPA 2016-2019 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

Leia mais

Está na hora do povo apostar em um candidato a prefeito do próprio povo. Edinaldo e Newtinho Matsumoto vão continuar os avanços em Petrolina e

Está na hora do povo apostar em um candidato a prefeito do próprio povo. Edinaldo e Newtinho Matsumoto vão continuar os avanços em Petrolina e Está na hora do povo apostar em um candidato a prefeito do próprio povo. Edinaldo e Newtinho Matsumoto vão continuar os avanços em Petrolina e implantar novos programas para a cidade crescer ainda mais.

Leia mais

INSTRUMENTO DE PRIORIZAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICÍPIO DE GUARANTÃ DO NORTE

INSTRUMENTO DE PRIORIZAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICÍPIO DE GUARANTÃ DO NORTE GRUPO: Desenvolvimento Econômico INSTRUMENTO DE PRIORIZAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS COMPOSIÇÃO: Desenvolvimento Econômico, Turismo, Economia Solidária, Trabalho, Emprego, Indústria,

Leia mais

MUNICÍPIO DE BELÉM PROJETO DELEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO DE METAS E PRIORIDADES 2008

MUNICÍPIO DE BELÉM PROJETO DELEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS ANEXO DE METAS E PRIORIDADES 2008 Gestão do Poder Legislativo Aquisição de Veículos para o Legislativo 1 Unid. Construção do Anexo do Prédio da Cãmara Municipal Aquisição de Equipamentos e Mobiliário Informatização e Modernização Tecnológica

Leia mais

PLANEJAMENTO INTEGRADO E PARTICIPATIVO OFICINAS PÚBLICAS. Ciclo B SUSTENTABILIDADE FASE DE PROPOSIÇÕES. Loca e Data aqui

PLANEJAMENTO INTEGRADO E PARTICIPATIVO OFICINAS PÚBLICAS. Ciclo B SUSTENTABILIDADE FASE DE PROPOSIÇÕES. Loca e Data aqui Região Metropolitana de Belo Horizonte. Maio de 2010 PLANEJAMENTO INTEGRADO E PARTICIPATIVO OFICINAS PÚBLICAS Ciclo B SUSTENTABILIDADE FASE DE PROPOSIÇÕES Uma RMBH melhor hoje e no futuro Qual é a metrópole

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA O CRESCIMENTO

PERSPECTIVAS PARA O CRESCIMENTO PERSPECTIVAS PARA O CRESCIMENTO Estratégias de Desenvolvimento em Minas Gerais Raphael Guimarães Andrade Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais Belo Horizonte, 09 de outubro

Leia mais

4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Aureliano da Costa Representante Sudeste João Weyl Representante Norte Janesmar Cavalcante Representante Nordeste João Carlos de Souza Maia Representante

Leia mais

Oportunidade. para quem mais precisa

Oportunidade. para quem mais precisa Oportunidade para quem mais precisa 1.1 Estratégia de atuação 1 O que é o Programa Vida Melhor? Até 2015, um conjunto de ações será trabalhado com 120 mil famílias na área urbana e 280 mil famílias no

Leia mais

Plano de Governo para o Município de Taubaté SP. 2013 a 2016. Candidato da coligação MUDA TAUBATÉ dos partidos PSD/PPS/PTN 55

Plano de Governo para o Município de Taubaté SP. 2013 a 2016. Candidato da coligação MUDA TAUBATÉ dos partidos PSD/PPS/PTN 55 Plano de Governo para o Município de Taubaté SP 2013 a 2016 Candidato da coligação MUDA TAUBATÉ dos partidos PSD/PPS/PTN 55 Antonio Mário Ortiz Mattos Esse plano de governo para o quadriênio 2013, 2014,

Leia mais

C,T&I e a Defesa Nacional: a Visão da Indústria

C,T&I e a Defesa Nacional: a Visão da Indústria C, T & I e a Defesa Nacional: A visão da indústria C,T&I e a Defesa: a visão da indústria A indústria e a Defesa Nacional Os desafios de C,T&I no País e a visão da CNI para a Política de Inovação Os desafios

Leia mais

LEI Nº 127/2009. que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e é sancionada e promulgada a Lei:

LEI Nº 127/2009. que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e é sancionada e promulgada a Lei: LEI Nº 127/2009 ALTERA PROGRAMA DE GOVERNO NA PPA 2010-2013, LDO E LOA/2010, ABRE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTIAGO, no uso das atribuições que lhe são

Leia mais

II PLANO NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES. Princípios da Política Nacional para as Mulheres

II PLANO NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES. Princípios da Política Nacional para as Mulheres II PLANO NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES Princípios da Política Nacional para as Mulheres Igualdade Respeito à diversidade Eqüidade Autonomia das mulheres Estado laico Universalidade das políticas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA INTEGRADA EXERCÍCIO 2015

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA INTEGRADA EXERCÍCIO 2015 01 Legislativa 12.481.878,92 455.614.427,68 468.096.306,60 01 031 Ação Legislativa 0,00 186.049.391,21 186.049.391,21 01 031 3282 ATUAÇÃO LEGISLATIVA 0,00 186.049.391,21 186.049.391,21 01 032 Controle

Leia mais

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Orgão: 01000 SECRETARIA DE GOVERNO UNIDADE ORÇAMENTÁRIA: 01110 SECRETARIA DE GOVERNO Página: 1 Codificação Especificação Fonte Conta Elem.Despesa Cat.Economica 04 Administração 04.031 Ação Legislativa

Leia mais

A Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Porto Alegre 29 de abril de 2014

A Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude. Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Porto Alegre 29 de abril de 2014 A Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Porto Alegre 29 de abril de 2014 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO 1. O conceito de Trabalho Decente 2.

Leia mais

O Serviço Civil e a Construção do Futuro EVELYN LEVY. IV Fórum da Reforma do Estado - São Paulo Set. 2005

O Serviço Civil e a Construção do Futuro EVELYN LEVY. IV Fórum da Reforma do Estado - São Paulo Set. 2005 O Serviço Civil e a Construção do Futuro EVELYN LEVY A Importância de Serviço Civil Estruturado Bens e Serviços Públicos Governança Reforma da Política Econômica Gasto Público Sustentabilidade Fiscal Fonte:

Leia mais

Profa.Dra. Ronalda Barreto Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Profa.Dra. Ronalda Barreto Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável Profa.Dra. Ronalda Barreto Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB Economia Solidária Atividades Econômicas Produção de bens Prestação

Leia mais

PSB, PC do B, PR, PSC, PRB.

PSB, PC do B, PR, PSC, PRB. PROGRAMA DE GOVERNO 2013 2016 SANTA FILOMENA CADA VEZ MELHOR PREFEITA: EVANEIDE MELO VICE PREFEITA: ALCILENE DO SINDICATO COLIGAÇÃO: PSB, PC do B, PR, PSC, PRB. Apresentação: Agora, com a experiência de

Leia mais

Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017. Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade

Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017. Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade Crédito Pronaf R$ 30 bilhões para financiamento da produção de Alimentos Saudáveis Juros mais baixos, redução de

Leia mais

Plano de Governo. Eleições 2012 Coligação Todos Por Silveiras

Plano de Governo. Eleições 2012 Coligação Todos Por Silveiras Plano de Governo Eleições 2012 Coligação Todos Por Silveiras Silveiras, julho de 2012 Índice 1 Introdução 2 Saúde 3 Educação 4 Turismo e Cultura 5 Esporte e Lazer 6 Desenvolvimento social 7 Agricultura

Leia mais

O Brasil cresceu porque a pobreza diminuiu. Já pensou quando acabarmos, de vez, com a miséria?

O Brasil cresceu porque a pobreza diminuiu. Já pensou quando acabarmos, de vez, com a miséria? O Brasil cresceu porque a pobreza diminuiu. Já pensou quando acabarmos, de vez, com a miséria? Ministério do esenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Leia mais

GOVERNANÇA METROPOLITANA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO

GOVERNANÇA METROPOLITANA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO GOVERNANÇA METROPOLITANA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO A RMRJ NO CONTEXTO NACIONAL: ATUALMENTE EXISTEM 41 REGIÕES METROPOLITANAS NO BRASIL, SENDO QUE 21 POSSUEM MAIS DE 1 MILHÃO DE HABITANTES,

Leia mais

PROPOSTAS DE GOVERNO PARA O MUNICÍPIO DE BATALHA Quadriênio - 2013 / 2016

PROPOSTAS DE GOVERNO PARA O MUNICÍPIO DE BATALHA Quadriênio - 2013 / 2016 PROPOSTAS DE GOVERNO PARA O MUNICÍPIO DE BATALHA Quadriênio - 2013 / 2016 1.FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, QUALIFICADOS, BEM REMUNERADOS, E FELIZES: Fortalecer e estruturar uma equipe de Controle Interno para

Leia mais

Seminário Preparatório HABITAÇÃO

Seminário Preparatório HABITAÇÃO Seminário Preparatório Inclusão Social Como usar CT&I para promover a inclusão Social? HABITAÇÃO Engenheiro Teodomiro Diniz Camargos C â m a r a d a I n d ú s t r i a d a C o n s t r u ç ã o - F I E M

Leia mais

Planejamento da Estrutura das Unidades da Saúde da Família no Estado do Paraná. Fevereiro de 2013

Planejamento da Estrutura das Unidades da Saúde da Família no Estado do Paraná. Fevereiro de 2013 Planejamento da Estrutura das Unidades da Saúde da Família no Estado do Paraná Fevereiro de 2013 Missão Formular a Política de Atenção Primária no Estado do Paraná implementando as ações e serviços para

Leia mais

ESPELHO DE EMENDAS DE INCLUSÃO DE META

ESPELHO DE EMENDAS DE INCLUSÃO DE META COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS E FISCALIZ SISTEMA DE ELABOR DE EMENDAS ÀS LEIS ORÇAMENTÁRIAS Página: 1 de 28 A EMENDA 1 COMISSÃO Participação da União na implantação do PRODETUR NACIONAL 10X0 Participação

Leia mais

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996 Tramitação 1988 Promulgação da Constituição Federal 1988 a 1991 Início de discussão do projeto Jorge Hage na Câmara

Leia mais

JUVENTUDE QUER MAIS, JUVENTUDE QUE FAZ. PLANO DE GOVERNO

JUVENTUDE QUER MAIS, JUVENTUDE QUE FAZ. PLANO DE GOVERNO JUVENTUDE QUER MAIS, JUVENTUDE QUE FAZ. PLANO DE GOVERNO ADMINISTRAÇÃO DE 2013 a 2016 Coligação TRINDADE QUER MAIS, JUVENTUDE QUE FAZ - Partido Socialista Brasileiro PSB (40), Partido Progressista PP (11),

Leia mais

SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NO BRASIL. Dr Alexandre de Araújo Pereira

SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NO BRASIL. Dr Alexandre de Araújo Pereira SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE NO BRASIL Dr Alexandre de Araújo Pereira Atenção primária no Brasil e no Mundo 1978 - Conferência de Alma Ata (priorização da atenção primária como eixo de organização

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO RURAL

POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO RURAL POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO RURAL A contribuição da ATER, Pesquisa e Ensino para o rural do futuro Hur Ben Corrêa da Silva (Phd) Brasília, 17 e 18 de dezembro de 2013 1 RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÃO

Leia mais

Glossário Indicadores PPA 2010-2013

Glossário Indicadores PPA 2010-2013 Glossário Indicadores PPA 2010-2013 CIDADE DE DIREITOS 1111 1112 1113 1114 1121 1122 1127 1128 Acesso à saúde e qualidade no atendimento - Integralidade da atenção Acesso à saúde e qualidade no atendimento

Leia mais

Educação Infantil: como fazer valer esse direito?

Educação Infantil: como fazer valer esse direito? Educação Infantil: como fazer valer esse direito? Sabemos o que é qualidade em cuidados e educação. Sabemos o que uma bela infância representa. A hora de se justificar já passou, há muito tempo. Agora

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Apoio à Gestão Participativa

Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Apoio à Gestão Participativa Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Apoio à Gestão Participativa PROMOVER A SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA,PRIORIZANDO A REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES ÉTNICO-RACIAIS,

Leia mais

Programação Anual de Saúde - PAS 2016 LOA 2016 Programa Saúde Mais Perto de Você

Programação Anual de Saúde - PAS 2016 LOA 2016 Programa Saúde Mais Perto de Você Programação Anual de Saúde - PAS 2016 LOA 2016 Programa Saúde Mais Perto de Você Palmas - Novembro de 2015 GOVERNADOR DO ESTADO DO TOCANTINS Marcelo de Carvalho Miranda SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE Samuel

Leia mais

QUANDO A VIDA. DOS BRASILEIROS MUDA, O BRASIL MUDA TAMBÉM. Saiba como participar dessa mudança. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME

QUANDO A VIDA. DOS BRASILEIROS MUDA, O BRASIL MUDA TAMBÉM. Saiba como participar dessa mudança. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME QUANDO A VIDA DOS BRASILEIROS MUDA, O BRASIL MUDA TAMBÉM. Saiba como participar dessa mudança. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Esta é Dona Alenita Ferreira da Silva, beneficiária

Leia mais

Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial

Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial COMPETIR + O Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável da economia regional,

Leia mais

POLÍTICAS AMBIENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM PALMAS

POLÍTICAS AMBIENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM PALMAS POLÍTICAS AMBIENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM PALMAS Germana Pires Coriolano Presidente da Fundação de Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Palmas desenvolvimento sustentável é aquele que

Leia mais

PORTARIA/SS/GAB/Nº041/2011

PORTARIA/SS/GAB/Nº041/2011 PORTARIA/SS/GAB/Nº041/2011 Aprova a Política Municipal de Educação Permanente em Saúde e dá outras providências O Secretário Municipal de Saúde, no uso das atribuições que lhe confere o Art.82, inciso

Leia mais

Tranquilidade, Segurança e Experiência

Tranquilidade, Segurança e Experiência Quaresma Diretor Geral IFPA Campus Belém 3 Tranquilidade, Segurança e Experiência O IFPA é fruto de mais uma mudança na história centenária desta instituição. Com a edição da LEI Nº 11.982 de 29 de dezembro

Leia mais

Sistema Municipal de Educação, instrumento maior de desenvolvimento sustentável local

Sistema Municipal de Educação, instrumento maior de desenvolvimento sustentável local Sistema Municipal de Educação, instrumento maior de desenvolvimento sustentável local Apesar de todo o avanço obtido durante as gestões da Prefeita Socorro Pelaes à frente da Prefeitura Municipal de Pedra

Leia mais

ANEXO I PRIORIDADES E METAS

ANEXO I PRIORIDADES E METAS 1. Promover a Inclusão Social e a Redução de Desigualdades 0181 Brasil no Esporte de Alto Rendimento - Brasil Campeão 09HW0000 Concessão de Bolsa a Atletas Bolsa Concedida (unidade) 3.000 1049 Acesso à

Leia mais

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MÜLLER DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO OUTUBRO DE 2013 SUMÁRIO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO... 1 1. Núcleo de Informações

Leia mais

Discussão de gênero com olhar na sustentabilidade: O papel da mulher no Sistema Unimed. Heloisa Covolan

Discussão de gênero com olhar na sustentabilidade: O papel da mulher no Sistema Unimed. Heloisa Covolan Discussão de gênero com olhar na sustentabilidade: O papel da mulher no Sistema Unimed Heloisa Covolan A mulher representa 52% da população brasileira. Quase 4 milhões a mais que os homens. 3 Metade das

Leia mais

Extensão Rural Audiência Pública. José Silva Soares - Presidente ASBRAER

Extensão Rural Audiência Pública. José Silva Soares - Presidente ASBRAER Extensão Rural Audiência Pública José Silva Soares - Presidente ASBRAER Brasilia, Outubro de 2007 HISTÓRICO ACAR Minas Gerais 1948 ABCAR Sistema Nacional de Extensão Rural EMBRATER SIBRATER 1955 1960 1975

Leia mais

COPA ORGÂNICA E SUSTENTÁVEL Copa FIFA 2014 Brasil

COPA ORGÂNICA E SUSTENTÁVEL Copa FIFA 2014 Brasil COPA ORGÂNICA E SUSTENTÁVEL Copa FIFA 2014 Brasil BRASIL - UM PAÍS DIFERENCIADO Megadiversidade ambiental e social Reconhecido como país estratégico no cenário global Sequência de mega eventos com visibilidade

Leia mais

COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL. Caracterização e Desafios

COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL. Caracterização e Desafios O PAPEL DO INSTITUTO AGROPOLOS COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL Caracterização e Desafios leodilma@institutoagropolos.org.br Abril de 2012 Objetivos da Apresentação Constituição da Organização Social - Instituto

Leia mais

BANCO DO NORDESTE OVINOCAPRINOCULTURA -PRONAF

BANCO DO NORDESTE OVINOCAPRINOCULTURA -PRONAF BANCO DO NORDESTE OVINOCAPRINOCULTURA -PRONAF Fortaleza(CE)., 07 de maio de 2014 Programa Nacional de Fortalecimento Da Agricultura Familiar OBJETIVO Fortalecer a agricultura familiar, mediante o financiamento

Leia mais

ÇÃO PERMANENTE PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃ

ÇÃO PERMANENTE PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃ ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA P DO PARANÁ CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃ ÇÃO PERMANENTE 2011-2013 2013 ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA ATÉ 2010 CENTRO FORMADOR DE RECURSO HUMANOS 2011..

Leia mais

econômica e socialmente sustentáveis. (Artigo 3º da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, de 15 de setembro de 2006)

econômica e socialmente sustentáveis. (Artigo 3º da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, de 15 de setembro de 2006) Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome MDS Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional SESAN Audiência Pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal

Leia mais

PLANO DE GOVERNO. Coligação Triunfo do Povo PP PSDB PPS

PLANO DE GOVERNO. Coligação Triunfo do Povo PP PSDB PPS PLANO DE GOVERNO Coligação Triunfo do Povo PP PSDB PPS DESENVOLVIMENTO SOCIAL - Saúde e Assistência Social: - Fomentar a construção do Hospital Municipal, através de convênio entre o Município e o Ministério

Leia mais

Importância do Setor de P&G para Micro e Pequenas Empresas. Paulínia Petróleo e Gás 2013 21 e 22 de Agosto 2013

Importância do Setor de P&G para Micro e Pequenas Empresas. Paulínia Petróleo e Gás 2013 21 e 22 de Agosto 2013 Importância do Setor de P&G para Micro e Pequenas Empresas Paulínia Petróleo e Gás 2013 21 e 22 de Agosto 2013 INSTITUCIONAL VISÃO Ter excelência no desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo

Leia mais

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA Demonstrativo de Despesas por e 01000 - SECRETARIA DE GOVERNO 01110 - SECRETARIA DE GOVERNO Página: 1 Administração 8.411.772,32 Segurança Pública 1.213.074,60 Trabalho 57.000,00 Direitos da Cidadania

Leia mais

Forum Tubos de Aço como Elemento Estrutural

Forum Tubos de Aço como Elemento Estrutural Forum Tubos de Aço como Elemento Estrutural Desenvolvimento Estratégico e o Crescimento Sustentável do Município do Rio de Janeiro Maio de 2010 Agenda Economia da Cidade e sua vantagem comparativa Setores

Leia mais

Programa de Governo para Formoso Coligação: Unidos pelo Progresso de Formoso Administração: 2013 / 2016

Programa de Governo para Formoso Coligação: Unidos pelo Progresso de Formoso Administração: 2013 / 2016 Programa de Governo para Formoso Coligação: Unidos pelo Progresso de Formoso Administração: 2013 / 2016 SAÚDE Atendimento na saúde humanizado. Secretário de saúde capacitado para atender a população e

Leia mais

Olhe os autistas nos olhos DIREITOS DE CIDADANIA, DEVER DA FAMÍLIA, DO ESTADO E DA SOCIEDADE.

Olhe os autistas nos olhos DIREITOS DE CIDADANIA, DEVER DA FAMÍLIA, DO ESTADO E DA SOCIEDADE. Olhe os autistas nos olhos DIREITOS DE CIDADANIA, DEVER DA FAMÍLIA, DO ESTADO E DA SOCIEDADE. A LEI BRASILEIRA DE PROTEÇÃO AOS AUTISTAS Fruto da luta das famílias pelos direitos dos seus filhos com autismo,

Leia mais

Coligação Trabalho e Dedicação - PSDB-DEM-PTB PLANO DE GOVERNO NOSSAS PRIORIDADES:

Coligação Trabalho e Dedicação - PSDB-DEM-PTB PLANO DE GOVERNO NOSSAS PRIORIDADES: Coligação Trabalho e Dedicação - PSDB-DEM-PTB PLANO DE GOVERNO NOSSAS PRIORIDADES: 1 Continuar investindo pesado na saúde e no emprego 2 Dar continuidade ao processo de emancipação do Distrito de Santa

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL UNIME- União Metropolitana de Educação e Cultura Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde Curso de Odontologia INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE BUCAL Professores(as): Michelle

Leia mais

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS UNIFIMES

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS UNIFIMES CENTRO UNIVERSITARIO DE MINEIROS (UNIFIMES) PRÓ-REITORIA DE ENSINO, DE PESQUISA E DE EXTENSÃO DIRETORIA DE EXTENSÃO, ASSUNTOS COMUNITÁRIOS, ESTUDANTIS E CULTURAIS REGULAMENTO DA POLÍTICA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

Leia mais

MAIS EDUCAÇÃO. Brasília, 2008. Instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007, de 24/04/2007

MAIS EDUCAÇÃO. Brasília, 2008. Instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007, de 24/04/2007 Instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007, de 24/04/2007 -Ministério da Educação -Ministério do Esporte -Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome -Ministério da Cultura -Ministério

Leia mais

GABINETE DO PREFEITO

GABINETE DO PREFEITO ANEXO IV ORGANOGRAMA GABINETE DO PREFEITO ÓRGÃOS DE ATIVIDADES DE ASSESSORAMENTO DIRETO E IMEDIATO AO PREFEITO CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO CHEFIA DE GABINETE PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO ÓRGÃOS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Página 1 de 18 Eixo: DHC - Direitos Humanos, Cidadania, Segurança e Proteção Area: ASS - Assistência 1000 - SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOCIAIS 1011 - FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 123 -

Leia mais

SECRETARIA ESTRUTURA CÓDIGO DE VENCIMENTO

SECRETARIA ESTRUTURA CÓDIGO DE VENCIMENTO PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO ESTRUTURA BÁSICA E ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA QUADRO DE REFERÊNCIA ESTRUTURA E CARGOS A N E X O I SECRETARIA ESTRUTURA CÓDIGO DE Casa Civil Assessoria Especial Jurídica

Leia mais

Linhas de Cuidado - Saúde Bucal

Linhas de Cuidado - Saúde Bucal PLANO REGIONAL DE SAUDE DA PESSOA IDOSA DRS V Barretos EIXOS COLEGIADOS DE GESTÃO REGIONAL CGR NORTE E SUL PRIORIDADE 01: EIXO 1 Melhoria da cobertura vacinal VIGILÂNCIA E PROMOÇÃO À SAÚDE - Sensibilizar

Leia mais

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos Processo de seleção para Analistas Temáticos A SPI está reestruturando sua atuação, buscando reforçar

Leia mais

ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAO PESSOA Secretaria Municipal de Planejamento EXERCÍCIO: 20 ANEXO DAS PRIORIDADES E METAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ÓRGÃO: Projeto/Atividade Objetivo Denominação da Meta Unid.

Leia mais

METAS E AÇÕES PARA O FUTURO DE ITAPEMA COLIGAÇÃO RENOVAR PARA TODOS

METAS E AÇÕES PARA O FUTURO DE ITAPEMA COLIGAÇÃO RENOVAR PARA TODOS METAS E AÇÕES PARA O FUTURO DE ITAPEMA COLIGAÇÃO RENOVAR PARA TODOS METAS E AÇÕES PARA A SAÚDE: - Atendimento Humanizado; - Mobilizar a Região da AMFRI para a Instalação de um Hospital Regional em Itapema;

Leia mais

Superintendência de Infra-Estrutura da UFRN Divisão de Meio Ambiente DMA dmaeduca@infra.ufrn.br Divisão de Meio Ambiente A Divisão de Meio Ambiente DMA - integra a Superintendência de Infra-estrutura da

Leia mais

Resumo da Lei nº8080

Resumo da Lei nº8080 Resumo da Lei nº8080 Lei n. 8.080, 19 de setembro de 1990 Sancionada pelo Presidente da República, Sr. Fernando Collor, e decretada pelo Congresso Nacional, foi publicada no Diário Oficial da União em

Leia mais

SETORIAL DE EXTENSÃO DO CE/UFPE Plano de Trabalho (2015-2017)

SETORIAL DE EXTENSÃO DO CE/UFPE Plano de Trabalho (2015-2017) SETORIAL DE EXTENSÃO DO CE/UFPE Plano de Trabalho (2015-2017) Coordenadoras: Maria da Conceição dos Reis Auxiliadora Maria Martins da Silva APRESENTAÇÃO O presente documento: PLANO DE TRABALHO DA SETORIAL

Leia mais

A Tipificação e o Protocolo de Gestão Integrada

A Tipificação e o Protocolo de Gestão Integrada A Tipificação e o Protocolo de Gestão Integrada As mudanças com a TIPIFICAÇÃO E O PROTOCOLO DE GESTÃO INTEGRADA nos serviços de Garantia de Direitos Quais as mudanças percebidas na garantia de direitos

Leia mais

Programas Sociais, Energia Elétrica e Engajamento Comunitário. Rio de Janeiro, 19 novembro de 2014

Programas Sociais, Energia Elétrica e Engajamento Comunitário. Rio de Janeiro, 19 novembro de 2014 Programas Sociais, Energia Elétrica e Engajamento Comunitário Rio de Janeiro, 19 novembro de 2014 Desenvolvimento Social Ampla e Coelce Os Programas Sociais das empresas de distribuição integram uma plataforma

Leia mais

APROVA O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O ANO DE 2010.

APROVA O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O ANO DE 2010. 1/7 LEI Nº 3810 APROVA O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARA O ANO DE 2010. Art. 1º Fica aprovado o Plano Municipal de Educação para o ano de 2010, constante do Anexo Único que fará parte integrante desta

Leia mais

Marta Lima Gerente de Políticas Educacionais de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania.

Marta Lima Gerente de Políticas Educacionais de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania. Marta Lima Gerente de Políticas Educacionais de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DEMOCRACIA REGIME PAUTADO NA SOBERANIA POPULAR E NO RESPEITO

Leia mais

LEI N.º 4.553 de 6 de outubro de 2015.

LEI N.º 4.553 de 6 de outubro de 2015. LEI N.º 4.553 de 6 de outubro de 2015. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUGUAIANA: Autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no Orçamento vigente no valor de R$ 6.227.000,00. Faço saber, em cumprimento

Leia mais

Unidade Desenvolvimento Sustentável. 1º Fórum Banco Central de Inclusão Financeira Salvador - Bahia

Unidade Desenvolvimento Sustentável. 1º Fórum Banco Central de Inclusão Financeira Salvador - Bahia Unidade Desenvolvimento Sustentável 1º Fórum Banco Central de Inclusão Financeira Salvador - Bahia Visão de Futuro Sermos o primeiro banco dos brasileiros no Brasil e no exterior, o melhor banco para trabalhar

Leia mais

O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS

O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS Redesenho/Reestruturação Orgânica da Política de Assistência Social estão Estabelecidos em 4 Instrumentos Básicos: Política Nacional de

Leia mais

Encontro Baiano de Artesanato

Encontro Baiano de Artesanato Encontro Baiano de Artesanato Construindo um Plano de Ação e Políticas de Articulação Territorial para o Desenvolvimento do Artesanato na Bahia Mesa 5: Artesanato e Meio Ambiente foi o primeiro núcleo

Leia mais

IV Seminário do Comitê de Estatísticas Sociais

IV Seminário do Comitê de Estatísticas Sociais IV Seminário do Comitê de Estatísticas Sociais Aproveitando a Agenda ODS para repensar indicadores sociais como indicadores de políticas Paulo Jannuzzi SAGI/MDS 2015 O Brasil passou por intensas transformações

Leia mais

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E T

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E T SETEC EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA XXXV ENDP Porto Alegre, 02 de setembro de 2015. Histórico Organização da Educação Brasileira EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Formação Inicial e Continuada

Leia mais

Avaliação da Temporada de Navios de Cruzeiros - 2013. Modernização dos Terminais de Passageiros

Avaliação da Temporada de Navios de Cruzeiros - 2013. Modernização dos Terminais de Passageiros Avaliação da Temporada de Navios de Cruzeiros - 2013 Modernização dos Terminais de Passageiros João Mendes da Rocha Neto Secretaria de Portos da Presidência da República Salvador Set 2013 Aquarela: PAULO

Leia mais

Carta Política da 2ª Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade, Idosos e Idosas

Carta Política da 2ª Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade, Idosos e Idosas Carta Política da 2ª Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade, Idosos e Idosas Nós, presentes na 2ª Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira

Leia mais

Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria da Informação e Tecnologia

Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria da Informação e Tecnologia Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria da Informação e Tecnologia A SIT Secretaria da Informação e Tecnologia Restabelecer a Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação na Administração Municipal

Leia mais

AGENDA 2016 - PLANO DE METAS PARA OS ANOS 2013 A 2016

AGENDA 2016 - PLANO DE METAS PARA OS ANOS 2013 A 2016 AGENDA 2016 - PLANO DE METAS PARA OS ANOS 2013 A 2016 Coligação : GARÇA LIVRE 1 Construção de parques lineares na praia artificial, córrego do patrimônio e córrego feira livre 2 Construção de Centro Olímpico

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social Centro de Imprensa. Índice Futuridade

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social Centro de Imprensa. Índice Futuridade Índice Futuridade Plano Futuridade O FUTURIDADE: Plano Estadual para a Pessoa Idosa é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social - Seads que objetiva fortalecer a rede

Leia mais

"NA NATUREZA, NADA SE CRIA, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA.".

NA NATUREZA, NADA SE CRIA, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA.. "NA NATUREZA, NADA SE CRIA, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA.". O INCA Instituto da Consciência Ambiental é uma Organização Não Governamental de direitos privados e caráter socioambientalista fundada

Leia mais

DESAFIOS PARA GARANTIR O TRABALHO DECENTE PARA OS/AS JOVENS, COM ESPECIAL ATENÇÃO ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E RAÇA

DESAFIOS PARA GARANTIR O TRABALHO DECENTE PARA OS/AS JOVENS, COM ESPECIAL ATENÇÃO ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E RAÇA DESAFIOS PARA GARANTIR O TRABALHO DECENTE PARA OS/AS JOVENS, COM ESPECIAL ATENÇÃO ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E RAÇA FORUM NACIONAL TRABALHO DECENTE PARA OS JOVENS: FORTALECENDO A AGENDA NACIONAL DE TRABALHO

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER

SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER LEGISLAÇÃO: Lei Municipal nº 8.834 de 01/07/2002 e Decreto nº 525 de 09/08/2002. ATRIBUIÇÕES: 1500 - SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER Compete propor, coordenar e acompanhar

Leia mais

Transformando uma tecnologia convencional em tecnologia social*

Transformando uma tecnologia convencional em tecnologia social* Transformando uma tecnologia convencional em tecnologia social* Autores: Adriano Borges & Kate Abreu Este artigo é parte do livro: COSTA, Adriano Borges, (Org.) Tecnologia Social e Políticas Públicas.

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Av. João Naves de Ávila, 2121 Campus Santa Mônica CP 593 38400-902 Uberlândia MG

Universidade Federal de Uberlândia Av. João Naves de Ávila, 2121 Campus Santa Mônica CP 593 38400-902 Uberlândia MG RESOLUÇÃO N o 15/2009 DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO Estabelece a Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, no

Leia mais

PLANO DE GOVERNO 2013/2016 UNIÃO DEMOCRÁTICA UM GOVERNO PARA TODOS ADMINISTRAÇÃO

PLANO DE GOVERNO 2013/2016 UNIÃO DEMOCRÁTICA UM GOVERNO PARA TODOS ADMINISTRAÇÃO PLANO DE GOVERNO 2013/2016 UNIÃO DEMOCRÁTICA UM GOVERNO PARA TODOS ADMINISTRAÇÃO - Aprimorar o funcionamento da Central de Projetos; - Fortalecer os Conselhos Municipais, para seu melhor funcionamento;

Leia mais

O Fortalecimento do Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama na Política de Saúde da Mulher

O Fortalecimento do Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama na Política de Saúde da Mulher VII Encontro Nacional para o Controle do Câncer do Útero e de Mama O Fortalecimento do Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama na Política de Saúde da Mulher SITUAÇÃO DEMOGRÁFICA População Brasileira:

Leia mais

ILHABELA. Destino Indutor

ILHABELA. Destino Indutor ILHABELA Destino Indutor Como Chegamos a Município Indutor Programa de Regionalização indicou 87 roteiros em estágio avançado de organização; Destes roteiros, foram selecionados pelo Ministério, 65 municípios,

Leia mais

PLANO DE GOVERNO DO PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO Mandato 2013-2016 MOCOCA/SP

PLANO DE GOVERNO DO PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO Mandato 2013-2016 MOCOCA/SP PLANO DE GOVERNO DO PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO Mandato 2013-2016 MOCOCA/SP INVESTIMENTOS NO SETOR DA SAÚDE Implantação PSF nos Distritos de Igaraí, São Benedito das Areias e outros bairros do município;

Leia mais