Prof. Daniel Arthur Gennari Junior. Unidade I

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Daniel Arthur Gennari Junior. Unidade I"

Transcrição

1 Prof. Daniel Arthur Gennari Junior Unidade I SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

2 Objetivo Avaliar os impactos provocados pelos sistemas de informação sobre as diferentes instâncias organizacionais.

3 A disciplina Nossa disciplina se divide em 4 unidades de aprendizagem: 1. introdução a Sistemas de Informação; 2. desafios gerenciais; 3. atividades de um Sistema de Informação; 4. vantagens competitivas através do uso dos sistemas de informação.

4 Sobre esta aula Introdução Sistema de Informação Tipos de Sistemas de Informação

5 Introdução Os sistemas de informação vêm tendo uma grande evolução desde que foram criados. A partir da década de 1940, quando surgiram as primeiras iniciativas ligadas à computação e aos equipamentos que automatizam o processamento de dados mediante comandos em linguagem de máquina, o mundo sofreu transformações, utilizando cada vez mais estes artifícios para análise, processamento e obtenção de informações.

6 Introdução A partir década de 1980, as empresas passaram por um forte processo de informatização, com a aquisição de equipamentos mais adequados às empresas de todos os tipos. Foi o lançamento do computador pessoal pela IBM, do sistema operacional DOS ou o MS-DOS, que permitiu que as empresas desenvolvessem aplicativos para esse sistema operacional de uma maneira prática e fácil.

7 Introdução Nos últimos anos, podemos observar uma grande evolução nos softwares e uma redução constante do custo do hardware de tecnologia da informação (TI). Em contrapartida, os profissionais de TI mais especializados passaram a usufruir de remunerações bastante elevadas.

8 Introdução Novos sistemas foram desenvolvidos com o propósito de otimizar o uso da mão de obra excessivamente cara, fazendo com que eles auxiliem na tomada de decisões.

9 Introdução Hoje, as empresas possuem forte competitividade devido à queda das barreiras comerciais e da globalização, causando uma disputa acirrada pelos mercados. Terá mais oportunidades aquela empresa que se qualificar e compreender os acontecimentos do mercado antes das demais.

10 Sistema de informação O que é sistema? Um conjunto de elementos interdependentes em interação, com vistas a atingir um objetivo. Qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes.

11 Sistema de informação Quando se fala em sistemas, a maioria das pessoas visualiza os sistemas de computação que automatizam as tarefas diárias, mas o conceito de sistemas é muito mais amplo. Para que se possa compreendê-lo, é necessário entender a evolução do desenvolvimento científico e da inteligência humana.

12 Sistema de informação A sociedade evolui em consequência do desenvolvimento de sua inteligência, somada ao desenvolvimento científico. O homem foi impulsionado a aprimorar sua inteligência a partir de três características: o medo: a incompreensão de determinados fenômenos forçava-o a deduzir explicações sobre estes fenômenos;

13 Sistema de informação o misticismo: quando o homem utiliza de teorias não exotéricas para tentar explicar os fenômenos a ele estranhos; a ciência: quando o homem procura resolver as dúvidas que vivencia por meio de explicações lógicas, buscando comprovar as causas dos fenômenos pela ciência.

14 Interatividade Qual característica que o homem, impulsionado a aprimorar sua inteligência, se refere a: procura resolver as dúvidas que vivencia por meio de explicações lógicas. a) Medo. b) Ciência. c) Misticismo. d) Cultura. e) Sabedoria.

15 Estrutura hierárquica dos sistemas A definição de um sistema depende do interesse da pessoa que pretende analisá-lo. Uma organização, por exemplo, poderá ser entendida como um sistema ou subsistema, ou ainda um supersistema, dependendo da análise que se queira fazer: que o sistema tenha um grau de autonomia maior do que o subsistema e menor do que o supersistema.

16 Estrutura hierárquica dos sistemas Aos elementos interdependentes, interatuantes, inter-relacionados, chamamos de subsistemas, que podem ser sistemas sob outro foco, dependendo do interesse de quem analisa e da abordagem.

17 Características dos sistemas As características dos sistemas são decorrentes de dois conceitos: o de propósito (ou objetivo) e o de globalismo (ou totalidade). Propósito ou objetivo: os elementos ou as unidades, bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempre um objetivo a alcançar.

18 Características dos sistemas Globalismo ou totalidade: todo o sistema tem uma natureza orgânica pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema, com muita probabilidade, deverá produzir alterações em todas as suas demais unidades. Entropia: é a tendência que os sistemas têm para o desgaste, para desintegração, para o afrouxamento dos padrões e para um aumento da aleatoriedade. Com o decorrer do tempo, à medida que a entropia aumenta, os sistemas se decompõem em estados mais simples.

19 Características dos sistemas Homeostasia: é o equilíbrio dinâmico entre as partes do sistema. Os sistemas têm uma tendência a se adaptarem a fim de alcançarem um equilíbrio interno em face das mudanças externas do meio ambiente.

20 O que são sistemas de informação? Levando em conta que podemos considerar uma empresa como um sistema, o sistema de informação é um subsistema que, como todo sistema, possui dados e informações de entrada que têm por fim gerar informações de saída para suprir determinadas necessidades.

21 Identificando oportunidades Como as empresas dependem de informações precisas e confiáveis para a tomada de decisões, a busca por processos que auxiliem o profissional a definir a maneira de estudar as informações é muito importante para a organização.

22 Identificando oportunidades As organizações de sucesso sempre utilizaram como base a disponibilidade das informações apropriadas para a tomada de decisões. Nessas organizações, é necessário controlar as informações operacionais, ou seja, aquelas que definem o seu modo de trabalho e as informações disponíveis no mercado. Dessa maneira, fica claro que é necessário possuir um canal de informação direta no mercado e uma filtragem dessas informações para o desenvolvimento das atividades.

23 Identificando oportunidades O grande volume de informações deve estar em um nível de atualização que permita a definição das estratégias da empresa pelos tomadores de decisão, baseando-se em dados confiáveis. Portanto, a única maneira de uma empresa tornar-se cada vez mais competitiva no mercado é acumular uma vasta gama de informações de todas as áreas na qual atua, e ter contato para aumentar a capacidade e velocidade de resposta.

24 Identificando oportunidades A segurança é necessária em todo e qualquer computador que possibilite, ou não, acesso a redes externas, como a Internet. A necessidade dessa imposição de segurança se explica pelo alto fator de responsabilidade e pela dependência da organização para com a estrutura de tecnologia de informação, que é meio para o sistema de informações.

25 Identificando oportunidades Para o controle do conjunto de dados e informações que são transportados por essa estrutura, temos o sistema de informações, que capta, processa e permite a visualização e consulta por meio de relatórios, gráficos e listagens, de acordo com a necessidade dos tomadores de decisão.

26 Interatividade Qual característica de Sistemas de Informação, refere-se a é o equilíbrio dinâmico entre as partes do sistema? a) Propósito. b) Globalismo. c) Totalidade. d) Homeostasia. e) Endropia.

27 Tipos de sistema de informação Sistemas de apoio operacional Os sistemas de apoio operacional são aqueles destinados a atender toda a parte operacional das empresas. São responsáveis pela maioria dos inputs de dados na organização. Para melhor explicar os sistemas de apoio operacional, os dividimos nas duas subclasses a seguir.

28 Tipos de sistema de informação Sistema de processamento de transação Também chamados de sistemas básicos, são aqueles utilizados para registrar as tarefas rotineiras da empresa. Atendem ao nível mais elementar da empresa, controlando as atividades diárias. Os exemplos mais comuns desses sistemas são os controles dos dados operacionais da organização, como controle de estoque, controle de produção, emissão de nota fiscal, controle de recursos humanos etc.

29 Tipos de sistema de informação Sistema de processamento de transação Esses sistemas têm como função manipular os dados básicos da organização e armazená-los, deixandoos disponíveis para o nível tático da organização.

30 Tipos de sistema de informação Sistema de processamento de transação Um ponto interessante desse fato é que as empresas acabam tornando-se dependentes desses sistemas, de tal modo que uma paralisação no sistema ou na estrutura de suporte ao sistema pode acarretar diversos prejuízos diretos ou indiretos.

31 Tipos de sistema de informação Sistemas de automação de escritório São sistemas de apoio aos profissionais cuja função é manipular informações de escritório. Esta tecnologia tem como objetivo principal aumentar a produtividade desses profissionais.

32 Tipos de sistema de informação Sistemas de automação de escritório Normalmente, estes pacotes são compostos por uma planilha de cálculo, um processador de texto, um gerenciador de apresentações e um gerenciador de banco de dados.

33 Tipos de sistema de informação Sistemas de automação de escritório Em geral, são utilizados pelos trabalhadores de informação, responsáveis pelo processamento das informações, pela organização e padronização, com o objetivo de realizar seu trabalho.

34 Tipos de sistema de informação Outros programas considerados dessa subclasse são: programas de editoração eletrônica (Pagemaker); programas de comunicação (Outlook Express ou Lotus Notes); programas para gerenciamento de cronogramas (Microsoft Outlook ou o Lotus Organizer);

35 Tipos de sistema de informação programas para gerenciamento de projetos (Microsoft Project); programas de colaboração, conhecidos como Groupware.

36 Interatividade Qual tipo de programa tem o objetivo de controlar e verificar projetos? a) Programas de editoração eletrônica. b) Programas de comunicação. c) Programas para gerenciamento de cronogramas. d) Programas para gerenciamento de projetos. e) Programas de colaboração.

37 Sistemas de apoio gerencial Sistemas de informação gerencial (SIG) Desenvolvidos com base no conhecimento específico do negócio, chamado de método de trabalho, esses sistemas oferecem um conjunto de relatórios resumidos sobre o desempenho da empresa, os quais são utilizados para a realimentação do planejamento operacional

38 Sistemas de apoio gerencial Sistemas de informação gerencial (SIG) Também conhecidos como MIS (Management Information Systems), ou sistemas de gerenciamento de informação, atendem ao corpo gerencial da empresa, apoiando principalmente os gerentes de nível médio da organização.

39 Sistemas de apoio gerencial Sistemas de informação gerencial (SIG) Os SIGs têm como exigência um fluxo de informações bem-definido. Esses sistemas permitem a utilização de relatórios, consultas e visualização dos dados, que são ferramentas incorporadas a algum tipo de gerenciador de banco de dados...

40 Sistemas de suporte à decisão Estes sistemas possuem interatividade com as ações dos usuários, oferecem dados e modelos para problemas semiestruturados, dando foco à tomada de decisões. Principal exemplo de tomadas de decisão apoiadas pelo computador, esses sistemas devem possuir grande interação com os profissionais táticos da empresa, além de flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de resposta rápida.

41 Sistemas de suporte à decisão Atuando com simulações ou cenários que permitem diversas visões do objetivo da tomada de decisão, são totalmente controlados por pessoal especializado. Os sistemas mais recentes de suporte à decisão possuem suporte para estilos pessoais de tomadas de decisão e tratamento científico dos dados

42 Sistemas de suporte executivo Ligados ao nível gerencial do alto escalão da empresa, os sistemas de suporte executivo dão suporte ao desenvolvimento do planejamento estratégico da empresa, ajudando a definir os objetivos a serem estabelecidos.

43 Sistemas de suporte executivo Utilizando dados dos sistemas anteriores, e também dados externos considerados relevantes para o processo, geram dados e informações que apoiam a tomada de decisão nesse nível. Por focarem a alta administração, são diferenciados das outras famílias de sistemas, pois não possuem intermediação técnica, solicitam maior quantidade de dados externos do que os sistemas descritos anteriormente.

44 Outras classificações Sistemas especialistas Ligados ao campo da inteligência artificial, no qual o computador é utilizado para assistir ou mesmo substituir os tomadores de decisão, esse tipo de sistema ainda está em fase de desenvolvimento e trabalha com o uso de cenários, redes neurais e lógica fuzzy para a tomada de decisões.

45 Outras classificações Sistemas especialistas Compõem-se de softwares desenvolvidos para adquirir informações em domínios limitados, com o intuito de obter conhecimento e experiência para aplicá-los na solução de problemas.

46 Sistemas de informação geográfica São sistemas de informação automatizados que permitem a integração de dados coletados de fontes heterogêneas. Esses sistemas também são chamados de Geographic Information Systems (GIS), e seus processos são transparentes ao usuário final.

47 Sistemas de informação geográfica Devido à necessidade de armazenar, analisar e elaborar relatório sobre informações geográficas de forma automatizada, este tipo de sistema foi projetado para permitir que os profissionais de várias áreas utilizassem essa análise automatizada de dados espaciais ou geográficos.

48 Interatividade Compõem-se de softwares desenvolvidos para adquirir informações em domínios limitados. Refere-se a qual classificação de SI? a) Sistema de processamento de transação. b) Sistemas de automação de escritório. c) Sistemas de informação gerencial. d) Sistemas de suporte à decisão. e) Sistemas Especialistas.

49 Conclusão da aula Falamos sobre uma breve introdução a Sistema de Informação, tipos características e classificação.

50 ATÉ A PRÓXIMA!

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Professor conteudista: Willian Ann Sumário Sistemas de Informação Unidade I 1 INTRODUÇÃO...1 2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO...2 2.1 O que é sistema?...2 2.1.1 Estrutura hierárquica dos

Leia mais

SIG. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio

SIG. USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio SIG USANDO A TECNOLOGIA COMO SUPORTE Tecnologias de Apoio Os Sistemas de Informações e os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) podem ser manuais e eletrônicos. I parte SIGs eletrônicos Tecnologias

Leia mais

/ 2012_1 6 ( ) ADM ( ) ADM COMEX ( ) ADM MKT

/ 2012_1 6 ( ) ADM ( ) ADM COMEX ( ) ADM MKT Disciplina: Administração de Tecnologia da Informação / 2012_1 Carga horária: 68h Curso/Semestre: 6 ( x ) ADM ( x ) ADM COMEX ( x ) ADM MKT Data de atualização: janeiro 2012 Núcleo: Operações e Logística

Leia mais

Principais Sistemas de Informação. Prof. Mauricio Pitangueira

Principais Sistemas de Informação. Prof. Mauricio Pitangueira Principais Sistemas de Informação Prof. Mauricio Pitangueira amspitangueira@gmail.com Revisão SISTEMA FECHADO SUBSISTEMAS ABERTO ENTRADA (INPUT) PROCESSAMENTO RETROALIMENTAÇÃO (FEEDBACK) SAÍDA (OUTPUT)

Leia mais

BUSINESS INTELLIGENCE (BI) Disciplina: DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Prof. Afonso Celso M. Madeira 8º semestre

BUSINESS INTELLIGENCE (BI) Disciplina: DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Prof. Afonso Celso M. Madeira 8º semestre BUSINESS INTELLIGENCE (BI) Disciplina: DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Prof. Afonso Celso M. Madeira 8º semestre Sistema de Suporte à Decisão (SSD) SISTEMA DE SUPORTE (OU APOIO) À DECISÃO Tipo de Sistema de

Leia mais

CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos

CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos /05/20 CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fundamentos Prof. Carlos Faria (adaptação) 20 O QUE É SISTEMA? Grupo de elementos inter-relacionados ou em interação que formam um todo unificado e que trabalham

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Princípios de Sistemas de Informação São Paulo, 25 de Maio de 2011 1 Sumário TLCne-051027 Conteúdo destas Aulas Breve revisão e preparação para

Leia mais

Unidade IV. suporte tático da organização: permite uma resposta mais ágil e acertada no campo da estratégia da organização;

Unidade IV. suporte tático da organização: permite uma resposta mais ágil e acertada no campo da estratégia da organização; Unidade IV 7 VANTAGENS COMPETITIVAS ATRAVÉS DO USO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 7.1 Sistema de informação nos negócios Hoje os sistemas de informação auxiliam todos os níveis da organização, tomando por

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação Administração de Sistemas de Informação A tecnologia da informação está em toda parte nos negócios 1 Departamentos comuns em uma organização FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA

Leia mais

Aula 07. Comércio Eletrônico. Tipos de Sistemas de Informação 10/10/2012

Aula 07. Comércio Eletrônico. Tipos de Sistemas de Informação 10/10/2012 Aula 07 Conceitos de Sistemas de Informação: Tipos de Sistemas de Informação; Estruturação da Informação 1 Tipos de Sistemas de Informação Os tipos mais comuns de sistemas de informação usados em organizações

Leia mais

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto;

Proporcionar a modelagem de sistemas utilizando todos os conceitos da orientação a objeto; Módulo 7 UML Na disciplina de Estrutura de Sistemas de Informação, fizemos uma rápida passagem sobre a UML onde falamos da sua importância na modelagem dos sistemas de informação. Neste capítulo, nos aprofundaremos

Leia mais

Antes de iniciarmos nossas aulas vamos assistir um vídeo sobre Pensamento Sistêmico.

Antes de iniciarmos nossas aulas vamos assistir um vídeo sobre Pensamento Sistêmico. Antes de iniciarmos nossas aulas vamos assistir um vídeo sobre Pensamento Sistêmico. 1 TEORIA DE SISTEMAS 2 ORIGEM A Teoria dos Sistemas surgiu quando os cientistas compreenderam que certos princípios

Leia mais

REUNIÃO DE ESTUDOS. Introdução a Administração

REUNIÃO DE ESTUDOS. Introdução a Administração Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais REUNIÃO DE ESTUDOS Introdução a Administração Questão 1 O que é Administração? Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar

Leia mais

Sistemas de Informação para Bibliotecas

Sistemas de Informação para Bibliotecas Sistemas de Informação para Bibliotecas Notas de Apoio ao Tópico 1 Henrique S. Mamede 1 Antes de mais nada: O QUE É MESMO INFORMAÇÃO?? Dados Informação Conhecimento Sabedoria 2 Dados São tipicamente voltados

Leia mais

Integração sistêmica e o uso da informação na tomada de decisão. Henrique Costa

Integração sistêmica e o uso da informação na tomada de decisão. Henrique Costa Integração sistêmica e o uso da informação na tomada de decisão Henrique Costa Curriculum Autor Henrique Costa Com experiência de mais de 13 anos no mercado de medição de energia água e gás, atualmente

Leia mais

O SOFTWARE LIVRE COMO FERRAMENTA DE ENSINO

O SOFTWARE LIVRE COMO FERRAMENTA DE ENSINO 1 O SOFTWARE LIVRE COMO FERRAMENTA DE ENSINO Denise Ester Fonseca de Brito Jefferson Willian Gouveia Monteiro Mariana Vieira Siqueira de Arantes Mateus Palhares Cordeiro Paulo Alfredo Frota Rezeck Thiago

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br. Prof. José Maurício S. Pinheiro UniFOA 2009-2

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br. Prof. José Maurício S. Pinheiro UniFOA 2009-2 PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Tecnologias WEB Web 3.0 Prof. José Maurício S. Pinheiro UniFOA 2009-2 Conceitos As pessoas geram o conhecimento; A informação é a matéria prima na geração de

Leia mais

19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução

19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução Canais de distribuição Gestão da distribuição Prof. Marco Arbex Introdução Toda produção visa a um ponto final, que é entregar os seus produtos ao consumidor; Se o produto não está disponível na prateleira,

Leia mais

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE 1.1. Contabilidade para não Contadores INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE Objetiva ensinar a Contabilidade para aqueles que não são contadores, mas necessitam interpretar (entender) a Contabilidade, os relatórios

Leia mais

1.1. Definição do Problema

1.1. Definição do Problema 13 1 Introdução Uma das principais preocupações de área de engenharia de software diz respeito à reutilização [1]. Isso porque a reutilização no contexto de desenvolvimetno de software pode contribuir

Leia mais

AUTOMAÇÃO COMERCIAL UNIDADE VI

AUTOMAÇÃO COMERCIAL UNIDADE VI AUTOMAÇÃO COMERCIAL UNIDADE VI Automação Comercial e as Aplicações Ligadas ao ERP Os Sistemas de Enterprise Resource Planing ERP ERP (Enterprise Resource Planning, planeamento de Recursos Empresariais)

Leia mais

Gerenciamento de projetos (Project Management).

Gerenciamento de projetos (Project Management). Gerenciamento de projetos (Project Management). A gestão de projetos é uma das áreas fundamentais de qualquer departamento de sistemas de informação, estando hoje em dia amplamente difundido dentro das

Leia mais

Engenharia de Software. Ciclos de Vida do Software. 1. Sistemas

Engenharia de Software. Ciclos de Vida do Software. 1. Sistemas Engenharia de Software Profa. Dra. Lúcia Filgueiras Profa. Dra. Selma S. S. Melnikoff Ciclos de Vida do Software 1. Sistemas 2. Crise do software 3. Caracterização do software 4. Ciclos de vida do software

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 02 - Softwares aplicativos: Realizando o trabalho Exercícios - REPOSTAS Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 02 - Softwares aplicativos: Realizando o trabalho Exercícios - REPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 02 - Softwares aplicativos: Realizando o trabalho Exercícios - REPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. O profissional de informática que desenvolve e testa

Leia mais

Business intelligence para empresas de segurança. Como uma instituição pode gerar recursos e errar menos com ajuda da informação

Business intelligence para empresas de segurança. Como uma instituição pode gerar recursos e errar menos com ajuda da informação Business intelligence para empresas de segurança Como uma instituição pode gerar recursos e errar menos com ajuda da informação 1. Introdução Pense no volume de informações geradas pela sua empresa de

Leia mais

Unidade I GESTÃO DO CONHECIMENTO. Profa. Leonor Cordeiro Brandão

Unidade I GESTÃO DO CONHECIMENTO. Profa. Leonor Cordeiro Brandão Unidade I GESTÃO DO CONHECIMENTO Profa. Leonor Cordeiro Brandão Objetivos Específicos Compreender a importância do conhecimento para a organização. Entender o papel da alta administração na implementação

Leia mais

Oficina de Informática e Telemática

Oficina de Informática e Telemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC) Criada pela Lei 6.344, de 05.12.1991, e reorganizada pela Lei 6.898, de 18.08.1995 e pela Lei 7.176, de 10.09.1997 Oficina de Informática e Telemática Prof. Dr.

Leia mais

Apresentação Comercial Proposta de Suporte Técnico Informática

Apresentação Comercial Proposta de Suporte Técnico Informática Apresentação Comercial Proposta de Suporte Técnico Informática Desafios das empresas no que se refere à infraestrutura de TI Possuir uma infraestrutura de TI que atenda as necessidades da empresa Obter

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE EDIFÍCIOS METASYS Vá mais longe com Metasys

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE EDIFÍCIOS METASYS Vá mais longe com Metasys SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE EDIFÍCIOS METASYS Vá mais longe com Metasys Gerencie seu edifício onde quer que você esteja. O sistema de gerenciamento de edifícios Metasys da Johnson Controls é o único sistema

Leia mais

Jornada do CFO 2015 A caminho da transparência

Jornada do CFO 2015 A caminho da transparência Jornada do CFO 2015 A caminho da transparência Camila Araújo, sócia de Gestão de Riscos Empresariais e responsável do Centro de Governança Corporativa da Deloitte A pauta da ética e da transparência nunca

Leia mais

Público Alvo: Empresas de micro e pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação.

Público Alvo: Empresas de micro e pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação. GESTÃO COMERCIAL Entidade Proponente: IEL/NR Minas Gerais e SEBRAE Minas Público Alvo: Empresas de micro e pequeno porte do setor de Tecnologia da Informação. OBJETIVOS Geral: Apresentar abordagens integradas

Leia mais

INE 5323 Banco de Dados I

INE 5323 Banco de Dados I UFSC-CTC-INE Curso de Ciências de Computação INE 5323 Banco de Dados I Ronaldo S. Mello 2006/1 http://www.inf.ufsc.br/~ronaldo/ine5323 Horário Atendimento: Quintas-feiras, das 17h30 às 19h Programa da

Leia mais

Gestão de desempenho com base em competências

Gestão de desempenho com base em competências Gestão de desempenho com base em competências Working Paper EXECUTIVE 2 de abril de 2008 Sergio Ricardo Goes Oliveira Gestão de desempenho com base em competências Working Paper Objetivo Este documento

Leia mais

Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11. Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Código: CTB-252 Pré-requisito:

Leia mais

Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer

Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer Qualidade de Produto Maria Cláudia F. P. Emer Introdução Qualidade diretamente ligada ao produto final Controle de qualidade Adequação do produto nas fases finais no processo de produção Software Atividades

Leia mais

Manutenção total aplicada em ferramentarias

Manutenção total aplicada em ferramentarias Manutenção total aplicada em ferramentarias Por: Sérgio Borcato Roberto Mariotti A medição da eficiência dos equipamentos de manufatura vem se tornando essencial para a resolução de problemas e para melhoria

Leia mais

Gerenciamento Estratégico de Dados. Ondas de transformação da sociedade. Ondas de transformação da sociedade 20/3/2012. Prof. Luiz A.

Gerenciamento Estratégico de Dados. Ondas de transformação da sociedade. Ondas de transformação da sociedade 20/3/2012. Prof. Luiz A. Gerenciamento Estratégico de Dados Prof. Luiz A. Nascimento Ondas de transformação da sociedade Alvin Toffler - Terceira onda Ondas de transformação da sociedade Alvin Toffler - Terceira onda 1ª onda Passagem

Leia mais

Banco de Dados. Banco de Dados. Conceitos Básicos. Banco de Dados SGBD SGBD. Fundamentos. Fernando Fonseca Ana Carolina.

Banco de Dados. Banco de Dados. Conceitos Básicos. Banco de Dados SGBD SGBD. Fundamentos. Fernando Fonseca Ana Carolina. Banco de Dados Banco de Dados Fundamentos Fernando Fonseca Ana Carolina Ana Carolina Salgado acs@cin.ufpe.br www.cin.ufpe.br/~acs Fernando Fonseca fdfd@cin.ufpe.br www.cin.ufpe.br/~fdfd Banco de Dados

Leia mais

Disciplina: OS&M AULA 6

Disciplina: OS&M AULA 6 Disciplina: OS&M AULA 6 Assunto: Métodos de trabalho (Formulários) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS

Leia mais

A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO COMO INDUTORA DO FORTALECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE SAÚDE SUPLEMENTAR.

A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO COMO INDUTORA DO FORTALECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE SAÚDE SUPLEMENTAR. A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO COMO INDUTORA DO FORTALECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE SAÚDE SUPLEMENTAR Francisco Tavares Contexto Fonte: relatório de Sustentabilidade 2015 Execução

Leia mais

Modelo de negócios CANVAS

Modelo de negócios CANVAS Modelo de negócios CANVAS Introdução O GUIA EMPRESA traz para quem está com muitas dúvidas sobre como gerir o seu negócio, ou mesmo entender como é sua organização, uma explicação geral sobre o modelo

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA. MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA. MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MANUAL ESPECÍFICO Projeto Integrado Multidisciplinar I PIM I Este manual atende todos os cursos de gestão 1º semestre, turmas ingressantes em fevereiro

Leia mais

Art. 2º A responsabilidade pelo cumprimento desta Instrução Normativa é da Gerência de Recursos Humanos ou equivalente.

Art. 2º A responsabilidade pelo cumprimento desta Instrução Normativa é da Gerência de Recursos Humanos ou equivalente. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 008/ DGRH/SEA Orienta os procedimentos relativos a elaboração dos Planos de Capacitação no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional mencionados no Decreto 3.917,

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2012

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente 2012 Plano de Trabalho Docente 2012 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Ensino Técnico Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional

Desenvolvimento Organizacional Desenvolvimento Organizacional O desenvolvimento Organizacional nasceu na década de 1960 devido as mudanças no mundo das organizações e em função das estruturas convencionais serem inadequadas a essas

Leia mais

Plataforma Mercer 360

Plataforma Mercer 360 Plataforma Mercer 360 TECNOLOGIA ON-LINE PARA IMPULSIONAR A MUDANÇA COMPORTAMENTAL O feedback 360 graus é amplamente reconhecido como uma ferramenta precisa e de alto impacto para avaliar os pontos fortes

Leia mais

Unidade: Tipos de Sistemas de Informação. Unidade I:

Unidade: Tipos de Sistemas de Informação. Unidade I: Unidade: Tipos de Sistemas de Informação Unidade I: 0 Unidade: Tipos de Sistemas de Informação Áreas de Conhecimento em Sistemas de Informação De acordo com O`Brien (2004, p. 5-6) as principais áreas de

Leia mais

Cursos de Mestrado em TSI Situação em 2000. 1 Ensino Superior Público... f.2 2 Ensino Superior Particular e Cooperativo... f.5

Cursos de Mestrado em TSI Situação em 2000. 1 Ensino Superior Público... f.2 2 Ensino Superior Particular e Cooperativo... f.5 Anexo F Cursos de Mestrado em TSI Situação em 2000 Adaptado de: http://www.desup.min-edu.pt/posgrad.htm Índice 1 Ensino Superior Público... f.2 2 Ensino Superior Particular e Cooperativo... f.5 Ordenação

Leia mais

EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO PARA A VIDA PROFISSIONAL

EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO PARA A VIDA PROFISSIONAL EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO PARA A VIDA PROFISSIONAL O que é o SENAI? Criado em 1942, por iniciativa do empresariado do setor, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é hoje um dos mais

Leia mais

Recursos Humanos 2007. Recursos Humanos 2007

Recursos Humanos 2007. Recursos Humanos 2007 Recursos Humanos 2007 Descritivo completo Optimize a selecção e recrutamento, proceda à correcta descrição de funções, execute as avaliações de desempenho e avalie as acções de formação. Tenha uma gestão

Leia mais

LINHAS MESTRAS; FASES; DISCIPLINAS; PRINCÍPIOS E MELHORES PRÁTICAS.

LINHAS MESTRAS; FASES; DISCIPLINAS; PRINCÍPIOS E MELHORES PRÁTICAS. INTRODUÇÃO O processo de engenharia de software define quem faz o quê, quando e como para atingir um determinado objetivo. Neste trabalho, iremos dissertar sobre o Rational Unified Process, ou RUP, que

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, NECESSIDADE NOS NEGÓCIOS

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, NECESSIDADE NOS NEGÓCIOS Palestras Gerenciais TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, NECESSIDADE NOS NEGÓCIOS COMO AS FERRAMENTAS OFERECIDAS PELA TI PODEM CONTRIBUIR PARA A GESTÃO DA EMPRESA Manual do participante Autoria: Egnaldo Cesar O.

Leia mais

Introdução. Qualidade de Produto. Introdução. Introdução ISO/IEC 9126. Normas

Introdução. Qualidade de Produto. Introdução. Introdução ISO/IEC 9126. Normas Qualidade de Produto Maria Cláudia F.P. Emer Introdução z Qualidade diretamente ligada ao produto final z Controle de qualidade Adequação do produto nas fases finais no processo de produção z Software

Leia mais

Metodologias de alinhamento PETI. Prof. Marlon Marcon

Metodologias de alinhamento PETI. Prof. Marlon Marcon Metodologias de alinhamento PETI Prof. Marlon Marcon Introdução O Alinhamento Estratégico tem por objetivo: alinhar os recursos organizacionais com as ameaças e as oportunidades do ambiente; Obter melhoria

Leia mais

Objetivos. Definir e classificar os principais tipos de softwares Básico Aplicativos

Objetivos. Definir e classificar os principais tipos de softwares Básico Aplicativos Objetivos Definir e classificar os principais tipos de softwares Básico Aplicativos Software Categorias Principais de Software Básico Chamado de Sistema Operacional. Informa ao computador como ele deve

Leia mais

Disciplina: OS&M AULA 7

Disciplina: OS&M AULA 7 Disciplina: OS&M AULA 7 Assunto: Métodos de trabalho: III - Formulários Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela

Leia mais

e ao Introdução ao BPM Guia BPM CBOK Instrutor: Eduardo Oliveira Slide XII Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas

e ao Introdução ao BPM Guia BPM CBOK Instrutor: Eduardo Oliveira Slide XII Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas Introdução ao BPM e ao Guia BPM CBOK Instrutor: Eduardo Oliveira 1. Conceitos básicos 1.1. Processos É um fluxo coordenado e padronizado de atividades executadas por pessoas ou máquinas, as quais podem

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS E-mail: jeansalgals@hotmail.com 1 INTRODUÇÃO ÀS S RELAÇÕES DE INTERCÂMBIO ENTRE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES 2 FLEXIBILIDADE COMPETIÇÃO MARKET SHARE INOVAÇÃO FUSÕES NOVOS CONHECIMENTOS

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação Gestão Organizacional da Logística Sistemas de Informação Conceitos de sistemas de informação O que veremos? Examinaremos alguns dos conceitos básicos em sistemas de informação

Leia mais

3 Informações para Coordenação da Execução de Testes

3 Informações para Coordenação da Execução de Testes Informações para Coordenação da Execução de Testes 32 3 Informações para Coordenação da Execução de Testes Diversas ferramentas oferecidas na literatura têm auxiliado na coordenação da execução dos testes

Leia mais

DISCIPLINA AULA A AULA

DISCIPLINA AULA A AULA FORMULÁRIO Nº 19 PROGRAMA DE DISCIPLINA AULA A AULA NOME DA DISCIPLINA/ATIVIDADE CÓDIGO CHT: 60 TEÓRICA: 30 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E NEGÓCIOS DEPARTAMENTO: EMPREENDEDORISMO E GESTÃO STE00008 CURSO (S):

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

TecBan tem ganhos de produtividade de R$ 1 milhão com CA Clarity PPM On Demand

TecBan tem ganhos de produtividade de R$ 1 milhão com CA Clarity PPM On Demand CUSTOMER SUCCESS STORY TecBan tem ganhos de produtividade de R$ 1 milhão com CA Clarity PPM On Demand PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços financeiros Companhia: TecBan (Tecnologia Bancária S/A) Empregados:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho EE Esterina Placo (Extensão) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

RECURSOS HUMANOS PLANEAMENTO DE RH S

RECURSOS HUMANOS PLANEAMENTO DE RH S RECURSOS HUMANOS Introdução Definição e conceitos Introdução Definição e conceitos Planeamento de rh s? Introdução Definição e conceitos Definição e conceitos Cascio, (1986): O planeamento de RH s é: um

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Classificação Nível de Criticidade para Equipamentos S Q W Itens para avaliação Segurança cliente interno cliente externo meio-ambiente Qualidade Condição de trabalho Status Equipamento A B D P M Perdas

Leia mais

Cursos de Doutoramento em TSI - Situação em 2000. 1 Ensino Superior Público...g.2 2 Ensino Superior Particular e Cooperativo...g.6

Cursos de Doutoramento em TSI - Situação em 2000. 1 Ensino Superior Público...g.2 2 Ensino Superior Particular e Cooperativo...g.6 Anexo G Cursos de Doutoramento em TSI - Situação em 2000 Adaptado de: http://www.desup.min-edu.pt/posgrad.htm Índice 1 Ensino Superior Público...g.2 2 Ensino Superior Particular e Cooperativo...g.6 Ordenação

Leia mais

Controladoria na gestão de serviços

Controladoria na gestão de serviços Controladoria na gestão de serviços 2012 Franco Kaolu Takakura Junior Direitos desta edição adquiridos pela Paco Editorial. Nenhuma parte desta obra pode ser apropriada e estocada em sistema de banco

Leia mais

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: Treinamento É o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho. Treinamento Custo ou investimento?

Leia mais

BANCO DE DADOS. Professor: André Dutton

BANCO DE DADOS. Professor: André Dutton BANCO DE DADOS Professor: André Dutton BASES TECNOLÓGICAS Conceito de bases de dados. Modelos conceituais de informações. Modelos de dados: relacional, de redes e hierárquicos. Introdução à teoria relacional:

Leia mais

Ementa: As Organizações; As pessoas; As pessoas e as organizações; Sistema de Administração de Recursos Humanos.

Ementa: As Organizações; As pessoas; As pessoas e as organizações; Sistema de Administração de Recursos Humanos. ASSOSSIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA Ementa Tecnólogo em Gestão da Produção Departamento de Ensino Superior DISCIPLINA: Administração da Produção I Introdução e conceitos; Métodos de

Leia mais

Elementos básico de uma rede Samba - Local Master Browser

Elementos básico de uma rede Samba - Local Master Browser Servidor Samba Linux Samba é o protocolo responsável pela integração de máquinas Linux com Windows, permitindo assim a criação de redes mistas utilizando servidores Linux e clientes Windows. Samba, é uma

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Requisitos de Software Ian Sommerville 2006 Engenharia de Software, 8ª. edição. Capítulo 6 Slide 1 Objetivos Descrever requisitos funcionais e não funcionais Explicar como os requisitos de software podem

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL: NA TOMADA DE DECISÕES ADMINISTRATIVA

PESQUISA OPERACIONAL: NA TOMADA DE DECISÕES ADMINISTRATIVA PESQUISA OPERACIONAL: NA TOMADA DE DECISÕES ADMINISTRATIVA Rodrigo de Oliveira SOUZA 1 Letícia Pinheiro Ribeiro da COSTA 1 Camila Pires Cremasco GABRIEL 22 Luís Roberto Almeida GABRIEL-FILHO 2 RESUMO:

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE ARQUITETURA EM CAMADAS BASEADA NO MODEL VIEW CONTROLLER, EM APLICAÇÕES WEB

UTILIZAÇÃO DE ARQUITETURA EM CAMADAS BASEADA NO MODEL VIEW CONTROLLER, EM APLICAÇÕES WEB UTILIZAÇÃO DE ARQUITETURA EM CAMADAS BASEADA NO MODEL VIEW CONTROLLER, EM APLICAÇÕES WEB Viviani Priscila Piloni VILHEGAS 1 RESUMO: Este trabalho procura mostrar a importância da utilização de um modelo

Leia mais

Definição de Sistema de Informação. 1. Os sistemas de processamento de transações (SPT) são utilizados, na empresa, no nível: a) tático.

Definição de Sistema de Informação. 1. Os sistemas de processamento de transações (SPT) são utilizados, na empresa, no nível: a) tático. Definição de Sistema de Informação 1. Os sistemas de processamento de transações (SPT) são utilizados, na empresa, no nível: a) tático. d) do conhecimento. b) estratégico. e) gerencial médio e alto. c)

Leia mais

Gerencia de Projeto. Andreza Leite andreza.lba@gmail.com

Gerencia de Projeto. Andreza Leite andreza.lba@gmail.com Gerencia de Projeto Andreza Leite andreza.lba@gmail.com Vamos continuar a gestão de projeto Agenda Estrutura Organizacional Equipe de projeto Gerente Gerenciamento de múltiplos projetos e PMO Estrutura

Leia mais

ORÇAMENTO EMPRESARIAL.

ORÇAMENTO EMPRESARIAL. ORÇAMENTO EMPRESARIAL. Paula Araújo da Silva 1 INTRODUÇÃO A presente pesquisa teve como objeto analisar as variáveis para a elaboração de um orçamento empresarial. Para atender os propósitos do estudo,

Leia mais

Tipos de Banco de Dados - Apresentação

Tipos de Banco de Dados - Apresentação Tipos de Banco de Dados - Apresentação Assunto: Tipo de Banco de Dados Professor: Altair Martins de Souza Disciplina: Banco de Dados Colégio Padre Carmelo Perrone 2 Ano - 2015 Tipos de Banco de Dados -

Leia mais

Aspectos internacionais da Logística 05.4.2011

Aspectos internacionais da Logística 05.4.2011 LOG2 Aspectos internacionais da Logística 05.4.2011 Perguntas atuais: Quais os desafios que a globalização apresenta à logística? Como devem ser a estrutura e a gestão de uma rede global? Quais as tendências?

Leia mais

INTRODUÇÃO A ROBÓTICA. Prof. MSc. Luiz Carlos Branquinho Caixeta Ferreira

INTRODUÇÃO A ROBÓTICA. Prof. MSc. Luiz Carlos Branquinho Caixeta Ferreira INTRODUÇÃO A ROBÓTICA Prof. MSc. Luiz Carlos Branquinho Caixeta Ferreira Email: luiz.caixeta@ifsuldeminas.edu.br Site intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~luiz.ferreira Atendimento: Segunda-feira, 12:30 a

Leia mais

6 dicas para reduzir o custo médio por incidente e aumentar a produtividade

6 dicas para reduzir o custo médio por incidente e aumentar a produtividade 6 dicas para reduzir o custo médio por incidente e aumentar a produtividade 03Introdução 05Calcule qual é seu custo médio por incidente 07Disponibilize um portal web para registro de conhecimentos 09Identifique

Leia mais

Globalização e Internacionalização. Prof. Doutora Maria José Sousa

Globalização e Internacionalização. Prof. Doutora Maria José Sousa Globalização e Internacionalização 1 Prof. Doutora Maria José Sousa Globalização A globalização é um processo de interação e integração entre as pessoas, empresas e governos de diferentes nações. Processo

Leia mais

Ementa 22/08/2012. Teoria Geral de Sistemas. TADS 2. Semestre Prof. André Luís. Aula 01. Apresentação da Disciplina Conceito de Sistemas

Ementa 22/08/2012. Teoria Geral de Sistemas. TADS 2. Semestre Prof. André Luís. Aula 01. Apresentação da Disciplina Conceito de Sistemas Aula 01 Apresentação da Disciplina Conceito de Sistemas Teoria Geral de Sistemas Teoria Geral de Sistemas TADS 2. Semestre Prof. André Luís 1 2 Apresentação da Disciplina Disciplina: Teoria Geral de Sistemas

Leia mais

01/11/2013. Gestão de Pessoas

01/11/2013. Gestão de Pessoas Gestão de Pessoas Tema 3: Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas Prof. Msc. Mônica Satolani O que estudar? Missão e Visão. Objetivos Organizacionais. Planejamento Estratégico Organizacional. Estratégia

Leia mais

CURSO: Engenharia de Controle e Automação Campus Praça XI Missão

CURSO: Engenharia de Controle e Automação Campus Praça XI Missão CURSO: Engenharia de Controle e Automação Campus Praça XI Missão O Curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólidos conhecimentos

Leia mais

Processos Organizacionais

Processos Organizacionais Processos Organizacionais 1 Contextualização Organizar: prática humana milenar Administração: esforços de racionalização do processo de trabalho adequação de meios e fins 2 As funções administrativas:

Leia mais

Elaboração e Análise de Projetos

Elaboração e Análise de Projetos Elaboração e Análise de Projetos Análise de Mercado Professor: Roberto César ANÁLISE DE MERCADO Além de ser o ponto de partida de qualquer projeto, é um dos aspectos mais importantes para a confecção deste.

Leia mais

www.equilibriumweb.com

www.equilibriumweb.com www.equilibriumweb.com design por cristian c. de almeida APRESENTAÇÃO O mercado está cheio de empresas jovens e inovadoras. O que diferencia a Equilibrium Web das demais é a experiência de ter trabalhado

Leia mais

Por que Gerenciar as Comunicações?

Por que Gerenciar as Comunicações? Por que Gerenciar as Comunicações? Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP ricardo.vargas@macrosolutions.com.br Ricardo Viana Vargas, MSc, IPMA-B, PMP Ricardo Vargas é especialista em gerenciamento de projetos,

Leia mais

CE03 TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO

CE03 TIPOS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO 1 2 Conhecer os diversos tipos de comércio eletrônico e seus benefícios para as empresas e consumidores. 3 Para atingir os objetivos propostos serão abordados os seguintes tópicos: 1. INTRODUÇÃO 2. TIPOS

Leia mais

Administração do Relacionamento com os

Administração do Relacionamento com os Unidade I Administração do Relacionamento com os Clientes Prof. MSc. Marcelo S. Zambon Objetivos da Disciplina Compreender o que são e quem são os clientes. Porque os clientes são vistos como início e

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ANO LECTIVO 2009/2010 1 CURSO DO ENSINO REGULAR DISCIPLINA: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ANO: 9.º DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS PONRAÇÃO Rentabilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP AULA 04 O Sistema de Informação Contábil (SIC) Prof. Dr. Joshua Onome

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Administrativo

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: Assistente Administrativo .. Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Prof Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração Qualificação:

Leia mais

Avaliação da Satisfação do Cliente de Informática

Avaliação da Satisfação do Cliente de Informática Avaliação da Satisfação do Cliente de Informática JULIANO MAIA ARINS Orientador: Everaldo Artur Grahl Roteiro de Apresentação Introdução Objetivos Qualidade de Software Qualidade Princípios da Qualidade

Leia mais