ECONOMIA AMBIENTAL. Exercícios práticos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ECONOMIA AMBIENTAL. Exercícios práticos 2012-2013"

Transcrição

1 ECONOMIA AMBIENTAL Exercícios práticos ) No quadro que se segue apresentam-se diferentes tipos de custo de uma empresa. a) Defina custo fixo, custo variável e custo marginal. b) Complete o seguinte quadro: Produção Custo Total Custo Fixo Custo Variável Custo Total Médio Custo Marginal , 5,5 78 3, ) Com base no quadro seguinte e sabendo que o custo fixo de uma empresa é 55 u.m., determine, para cada nível de produção, o custo total, o custo médio e o custo marginal. Quantidade Custo variável (u.m.) ) Um estudante trabalha em part-time, num período de duração à sua escolha, na cantina da Escola, recebendo como contrapartida um salário de 6 /hora. Entretanto, surge-lhe a oportunidade de, em alternativa, recolher garrafas vazias e receber o valor do vasilhame. Neste caso, o seu rendimento dependerá do valor do depósito de cada garrafa e do número de garrafas que conseguir juntar. No quadro seguinte apresenta-se o número de garrafas que o aluno conseguirá recolher, em função do número de horas de trabalho. Tempo à procura Nº de garrafas (horas por dia) encontradas a) Determine a Produtividade Marginal de cada hora de trabalho à procura de garrafas. b) Se o valor do depósito de cada garrafa for cêntimos, quantas horas deverá o aluno passar a procurá-las? Justifique. c) Qual é o valor mais baixo a que pode chegar o depósito para que este aluno passe pelo menos uma hora a recolher garrafas?

2 ) Uma empresa tem uma função custo dada por c ( y) = 1y + 1, onde y representa a quantidade produzida. a) Quais os custos fixos, custos médios e custos marginais? b) Qual a curva da oferta? 5) Num dado país, o mercado do milho é perfeitamente competitivo, com a procura e a oferta a serem dadas, respectivamente pelas seguintes expressões: Q D = 5-1P e Q S = 5P, onde Q D e Q S representam, respectivamente, a quantidade procurada e a quantidade oferecida e P o preço do milho. a) Determine gráfica e analiticamente o preço e a quantidade de equilíbrio no mercado do milho. b) Calcule o excedente do consumidor, do produtor e total. 6) As curvas da oferta e da procura de uma variedade de cogumelos são dadas pelas expressões P=Q S e P=-Q D, em que Q S e Q D representam, respectivamente, as quantidades oferecida e procurada, medidas em toneladas, e P o preço/kg de cogumelos, medido em euros. a) Represente graficamente estas curvas da oferta e da procura. b) Qual a quantidade transaccionada e o preço praticado se o mercado estiver em equilíbrio? c) Qual a receita dos produtores se o mercado estiver em equilíbrio? Qual a despesa dos consumidores na mesma situação? d) Calcule os excedentes do produtor, do consumidor e total quando o preço é 35 7) O governo da Insulândia, uma pequena nação insular, importa petróleo para aquecimento ao preço de /litro e disponibiliza-o aos cidadãos ao preço de 1 /litro. Se a curva da procura dos insulandeses por petróleo para aquecimento for dada por P=6-Q, em que P é o preço por litro e Q é a quantidade em milhões de litros por ano, qual é o excedente económico perdido em resultado desta política governamental? 8) Nos quadros seguintes, estabelece-se a relação entre a quantidade de um bem ambiental, a disposição a pagar pelos consumidores desse bem e o seu custo de oportunidade marginal. Quantidade Preço Custo de oportunidade marginal a) Determine o benefício líquido total para uma utilização de, 5 e 6 unidades do recurso. - 3, 3,5,,5 5, 5,5 6, 6,5 7, 7,5

3 b) Qual o nível de utilização mais eficiente do recurso? 9) Suponha que a função da procura de um bem ambiental, expressa em centenas de u.m., é P = 8 Q, representando P e Q, respectivamente o preço e a quantidade procurada. O custo marginal (Cm) de produção, expresso também em centenas de u.m., é dado por Cm = 1Q. a) Numa perspectiva estática, qual seria a quantidade de bem oferecida numa afectação eficiente? b) Determine o valor, em u.m., dos benefícios líquidos gerados nesse ponto. 1) A função procura de um bem ambiental, é dada por P = 16, Q, representando P e Q, respectivamente, o preço e a quantidade procurada. O custo marginal da sua produção é u.m. a) Qual a afectação eficiente do recurso a este uso? b) Qual o valor dos benefícios líquidos nesse nível de utilização? 11) Suponha que cabe ao Estado decidir quantos quilómetros de um troço de rio devem ser preservados para lazer. A comunidade que usufrui do rio é constituída por 1 pessoas, cada uma das quais tem uma função da procura dada por: P = 1 1, q, em que q representa o número de quilómetros preservados e P o preço por quilómetro que cada uma está disposta a pagar para que o rio seja preservado. a) Se o custo marginal de preservação for de 5 unidades monetárias por quilómetro, quantos quilómetros serão preservados numa afectação eficiente? b) Qual o valor dos benefícios líquidos? 1) Uma empresa de um sector funcionando em concorrência perfeita, registou a patente de um novo processo de fabrico que reduz os seus custos médios de produção. a) Admitindo que o preço de mercado do produto é u.m. e que a curva dos custos marginais da empresa é dada por: Cm =, q, em que q é a quantidade produzida diariamente pela empresa, calcule o nível de produção diária da empresa. b) Suponha que um estudo governamental descobriu que o novo processo de fabrico está a poluir o ar e estimou o custo marginal social da produção desta empresa em CmS =,5 q. Se o preço de mercado se mantiver em u.m., qual será o nível de produção da empresa socialmente óptimo? Qual será o montante que deve atingir uma taxa sobre o produto da empresa para que se atinja aquele nível óptimo? c) Represente graficamente os resultados. 13) Suponha uma empresa produtora de papel cujos custos marginais são dados pela função Cm = 5 + q, geradora de externalidades negativas. Os custos marginais externos são dados pela expressão CmE= q e o preço do papel é u.m. a) Determine a quantidade de equilíbrio a produzir pela empresa, numa óptica privada. b) Determine a quantidade a produzir para uma afectação dos recursos socialmente óptima.

4 c) Para se levar a empresa a produzir no nível socialmente óptimo, através da aplicação de uma taxa, qual deveria ser o valor dessa taxa? 1) Os benefícios líquidos gerados por uma empresa dependem da quantidade produzida e são dados pela função BL = q 1/q. No entanto a poluição gerada pela laboração da fábrica gera danos aos habitantes locais. O valor dos danos é também função da quantidade produzida, de acordo com a expressão: VD = q -1. a) Numa óptica privada, qual o nível de produção que a empresa atingiria? Qual o benefício líquido total obtido? Qual o valor total do dano provocado nessas condições? b) No nível óptimo de externalidade qual seria a quantidade produzida? Neste ponto, qual o valor do dano causado pela empresa? c) Se a produção atingisse o nível calculado em a), qual seria o nível dos benefícios líquidos privados socialmente ineficientes? 15) A procura de electricidade para aquecimento de um consumidor é dada pela expressão P = 1 3Q, em que P representa o preço de cada unidade de electricidade e Q a quantidade consumida. O custo marginal da electricidade é constante e igual a quatro. Sabemos que o consumidor gera externalidades positivas das quais beneficiam os vizinhos dos apartamentos próximos, que podem ser medidas através da seguinte função dos benefícios marginais externos (BmgE) : BMgE = 6 Q. a) Num mercado em equilíbrio qual seria a quantidade de electricidade consumida por este indivíduo para aquecimento? b) Tendo em conta o benefício que produz aos vizinhos, qual seria o nível óptimo de consumo? c) Represente graficamente a resolução das alíneas anteriores. 16) Uma empresa geradora de externalidades negativas (poluição) apresenta a seguinte função de benefício total: BT = 1q q. Os custos totais suportados pela empresa são dados por CT = q + q. Na sua laboração gera danos a terceiros, determináveis a partir da expressão: D =1/ q. a) Determine a quantidade de equilíbrio a produzir pela empresa, numa óptica privada. b) Determine a quantidade a produzir para uma afectação dos recursos socialmente óptima. c) Para se levar a empresa a produzir no nível socialmente óptimo, através da aplicação de uma taxa, qual deveria ser o valor dessa taxa? d) Determine o custo da despoluição efectuada. e) Qual o valor do imposto arrecadado pelo estado? f) Do valor total de imposto pago, calcule as partes que se destinam a pagar os prejuízos sofridos por terceiros e a parte referente à utilização do meio ambiente enquanto receptáculo da poluição gerada. g) Considerando a taxa paga como um custo de produção, determine a nova curva de Benefícios Líquidos Marginais da empresa.

5 17) No quadro seguinte apresenta-se a estrutura de custos de uma empresa geradora de externalidades negativas. Está em curso, por parte do poder publico, um estudo prévio que visa analisar a melhor forma de proceder à internalização da externalidade gerada. As alternativas que se colocam são a aplicação de uma taxa de u.m. por cada unidade produzida ou a concessão de um subsídio por diminuição dos efeitos negativos gerados e consequentemente da produção. O subsídio seria atribuído a partir das 1 unidades de produção e teria o valor de u.m. por cada unidade de produção reduzida. Unidades Custo Total a) Determine o valor da taxa e do subsídio para cada nível de produção. b) Calcule os custos totais, os custos médios e os custos marginais para cada nível de produção b1) na ausência de qualquer política b) se for aplicada a taxa b3) se se optar pelo subsídio. c) Com os dados de que dispõe, diga qual das políticas lhe parece mais eficiente na redução da externalidade. Justifique. 18) Suponha que o Ministério do Ambiente pretende saber se é vantajoso desenvolver um programa de despoluição de um rio português e lhe encomenda um estudo de análise da procura de passeios de barco com a finalidade de estimar os benefícios do programa. Os dados foram recolhidos por uma associação recreativa da zona, tendo-se obtido a seguinte relação entre os custos dos passeios e procura desses passeios, se a qualidade de água se mantiver (A) ou se for melhorada (B). a) Represente graficamente as curva da procura de passeios de barco. b) Se o custo marginal das viagens for de 5, qual o benefício obtido, na situação A e na situação B? c) Quais os benefícios resultantes da melhoria da qualidade da água? Preço do passeio Nº de viagens ( ) A B ) No mercado de um produto alimentar, as curvas da procura e da oferta são dadas, respectivamente, pelas seguintes expressões: P = - ½ Q D e P = ½ Q S, em que P, representa o preço e Q D e Q S as quantidades procuradas e oferecidas. Suponha que a produção desse bem gera uma externalidade de u.m. por cada unidade produzida.

6 a) Qual o ponto de equilíbrio no mercado e o benefício gerado na ausência de externalidade? b) Qual o preço e a quantidade socialmente eficientes se se tratar de uma externalidade negativa? c) Qual o preço e a quantidade socialmente eficientes se se tratar de uma externalidade positiva? d) Qual o nível de produção que seria necessário para que a externalidade tivesse o seu valor óptimo em termos sociais? E para que fosse eliminada? ) Uma empresa, com uma curva de Benefícios Líquidos Marginais dada por BLMg=-Q, tem uma actividade poluente geradora de danos a terceiros. O valor marginal desse dano tem a seguinte expressão: VDMg=-1+Q. Em ambas as expressões, Q representa a quantidade produzida. Sabe-se ainda que, por cada unidade produzida, é gerada ½ unidade de poluição. a) Determine a quantidade de poluição óptima numa óptica privada. b) Determine a quantidade de poluição gerada numa afectação socialmente óptima dos recursos. c) Para se levar a empresa a produzir no nível socialmente óptimo, através da aplicação de uma taxa, qual deveria ser o valor dessa taxa? d) Admita que, para fazer face a essa taxa, a empresa pode recorrer a tecnologias de redução da poluição, podendo os Custos Marginais de Redução ser representados pela expressão CMR=6-P, onde P representa a quantidade de poluição. Qual seria o nível de poluição gerada pela empresa? Qual a estratégia a que a empresa recorreria para controlar essa poluição? e) Responda à alínea anterior, admitindo que cada unidade produzida gera duas unidades de poluição. 1) Uma fábrica de aço, cujos custos marginais são dados pela função CMg=+q, gera resíduos no seu processo produtivo que são lançados num rio. Estes resíduos prejudicam uma piscicultura situada a jusante no leito do rio. Os custos marginais externos gerados pela fábrica de aço são dados pela expressão CmgE=,5q a) Sabendo que o preço do aço num mercado competitivo é de 7 u.m., determine o nível de produção óptimo da empresa de aço. b) Para o mesmo preço, qual o nível de produção socialmente óptimo? c) No caso dos direitos de propriedade da água pertencerem à fábrica de aço e partindo do pressuposto de que não existem custos de negociação, qual o valor máximo que a piscicultura está disposta a pagar para que a fábrica de aço produza a quantidade de aço socialmente óptima. d) Partindo dos mesmos pressupostos que na alínea anterior, qual o valor máximo que a fábrica de aço aceitaria para reduzir a sua produção até ao óptimo social. ) Duas empresas são responsáveis pela emissão de resíduos poluentes para um curso de água, sendo as respectivas funções de Benefício Total as seguintes: BT 1 = 1e 1 e 1 BT = 5e,5e

7 em que BT i é o benefício total da empresa i, em euros por dia, e e i são as emissões da empresa i em m 3 /dia. Desconhece-se a função de danos das emissões. a) Dada a informação disponível, qual o tipo de objectivo de política ambiental que pensa ser possível neste caso? Justifique. b) Sabendo-se que, para se respeitar um padrão legal de qualidade da água, a soma das emissões das duas empresas não poderá exceder o valor de 5 m 3 /dia, calcule uma taxa única a aplicar por m 3 de emissões que garanta o respeito pelo padrão legal de qualidade da água. c) Mostre graficamente porquê a taxa calculada permite alcançar o objectivo caracterizado em a). d) Acha que a agência ambiental responsável pela qualidade da água terá que conhecer as funções de benefício das duas empresas para poder delinear e implementar a taxa? Justifique. 3) Duas empresas 1 e podem controlar as suas emissões poluentes com os seguintes custos marginais CMR 1 = q 1 e CMR = 1 q em que q 1 e q são, respectivamente, as quantidades reduzidas de emissão nas empresas 1 e. Admita que sem qualquer tipo de controlo cada empresa emitirá unidades de poluição. a) Calcule o nível de redução das emissões de cada empresa se for necessário reduzir, na totalidade, 1 unidades dessas emissões. b) Calcule o nível de redução das emissões de cada empresa se o padrão ambiental que se pretende alcançar for de 7 ppm de um dado composto, sabendo que cada unidade de poluição contém uma concentração desse composto de ppm ou 1 ppm, consoante seja emitida pela empresa 1 ou pela empresa. c) Se as autoridades pretenderem atingir o objectivo descrito em a), através de uma taxa, diga qual deverá ser o seu valor unitário e qual a receita fiscal assim obtida. d) Se fosse adoptada uma política de direitos de emissão vendíveis, calcule o nível de poluição que se obteria se fossem cedidos 9 direitos à empresa 1 e 1 direitos à empresa. Se fosse criado um mercado de direitos qual seria o seu preço? Com quantos direitos ficaria cada empresa? ) Uma lei publicada nos EUA relativa à água potável exigia que a Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos coordenasse as medidas necessárias à obtenção de bons níveis de qualidade da água. Esta agência analisou três tipos diferentes de políticas e acções complementares com esse objectivo (A, B e C), no sentido de escolher a mais adequada, com base numa análise do tipo custobenefício. Alguns dos resultados que constavam desses três projectos são apresentados no quadro seguinte. Os valores monetários da tabela são de 1988 e estão expressos em milhões de dólares, baseados numa duração dos projectos de anos e uma taxa de actualização de 3%. A opção A diz respeito a um nível mínimo de qualidade e a opção C a um nível elevado de qualidade da água. A opção C é uma situação intermédia. O custo e o benefício marginal referem-se aos custos adicionais que ocorrem quando se passa de uma situação sem controlo para a opção C, da opção C para a B e desta para A. A Agência seleccionou a opção B. Terá sido esta, uma escolha economicamente eficiente? Justifique.

8 5) O governo de um país tropical estuda a possibilidade de transformar 1 ha de floresta tropical numa zona de produção agrícola. De acordo com o projecto, 5 ha deverão ser usados para pastagem de gado bovino, a qual servirá para alimentar 1 cabeças, ha para a produção de café e 5 ha para serem cultivados para consumo próprio das 1 famílias que trabalharão na exploração. A área restante será usada para a construção de estradas, edifícios ligados à produção e casas para alojar as famílias dos trabalhadores. O projecto será realizado durante um ano e, a partir do º ano, começará a realizar-se a produção agrícola, com os custos e receitas unitárias (por hectare ou por cabeça) que se apresentam no quadro que se segue: Receitas Unitárias: Benefício Total Custo Total Rácio Benefício/Custo Benefício Marginal (Bm) Custo Marginal (Cm) Rácio Bm/Cm Opções A B C , 15,3 6, ,5 78,8 6,67 Unidade: Euro Anos Bovinos Café Custos Unitários: Bovinos Café O benefício líquido da produção realizada pelos trabalhadores para consumo próprio estima-se em 5 /ano/ha, a partir do º ano de vida útil do projecto. Prevê-se que os custos de investimento, incluindo os custos de desmatação, de construção de edifícios e de infra-estruturas, de compra de máquinas e equipamentos e de instalação das culturas, sejam de 15. A madeira resultante do corte da floresta será vendida, daí resultando uma receita de 8. a) Com base nesta informação avalie o interesse deste projecto, recorrendo à análise custo-benefício. Considere uma taxa de actualização de 5%. b) Que custos poderão ter ficado esquecidos na análise anterior? c) Qual o custo de oportunidade de conservar esta área de floresta? d) Se os custos que referiu na alínea b) fossem avaliados em 3 /ha de floresta/ano, a decisão quanto ao interesse do projecto manter-se-ia?

ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS. Exercícios de aplicação

ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS. Exercícios de aplicação ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS Exercícios de aplicação ) Com base no quadro seguinte e sabendo que o custo fixo de uma empresa é u.m., determine, para cada nível de produção, o custo total, o custo médio

Leia mais

LCFRN 2º ANO ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS 2014/2015 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO. Nº de garrafas encontradas

LCFRN 2º ANO ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS 2014/2015 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO. Nº de garrafas encontradas LCFRN º ANO ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS 14/15 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 1. Um estudante trabalha em part-time, num período de duração à sua escolha, na cantina da Escola, recebendo como contrapartida

Leia mais

ECONOMIA E SOCIOLOGIA 2014-2015 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO. Nº de garrafas encontradas

ECONOMIA E SOCIOLOGIA 2014-2015 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO. Nº de garrafas encontradas ECONOMIA E SOCIOLOGIA 214-215 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 1. Um estudante trabalha em part-time, num período de duração à sua escolha, na cantina da Escola, recebendo como contrapartida um salário de 6 /hora.

Leia mais

ECONOMIA E SOCIOLOGIA MÓDULO 1 2013-2014 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

ECONOMIA E SOCIOLOGIA MÓDULO 1 2013-2014 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO ECONOMIA E SOCIOLOGIA MÓDULO 1 2013-2014 EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 1. No quadro seguinte estão representadas as quantidades oferecidas e procuradas do bem A e as quantidades procuradas dos bens B e C, para

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE VISEU CURSO DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO ECONOMIA II Exercícios - nº 1 2000/01

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE VISEU CURSO DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO ECONOMIA II Exercícios - nº 1 2000/01 ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE VISEU CURSO DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO ECONOMIA II Exercícios - nº 1 2000/01 I - Escolha a resposta correcta (ou mais correcta) para cada uma das seguintes questões:

Leia mais

VERSÃO DE TRABALHO. Prova Escrita de Economia A. 11.º Ano de Escolaridade. Prova 712/1.ª Fase. Critérios de Classificação

VERSÃO DE TRABALHO. Prova Escrita de Economia A. 11.º Ano de Escolaridade. Prova 712/1.ª Fase. Critérios de Classificação EXAME FINAL NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Prova Escrita de Economia A 11.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 19/2012, de 5 de julho Prova 712/1.ª Fase Critérios de Classificação 11 Páginas 2016 Prova

Leia mais

CONTABILIDADE GERENCIAL. Aula 5. Prof.: Marcelo Valverde

CONTABILIDADE GERENCIAL. Aula 5. Prof.: Marcelo Valverde CONTABILIDADE GERENCIAL Aula 5 Prof.: Marcelo Valverde Plano de Ensino da Disciplina: CONTABILIDADE GERENCIAL UNIDADE 03 Relação Custo X Volume X Lucro 3. Ponto Equilíbrio Contábil 3.1.1 Métodos de apuração

Leia mais

ECONOMIA FLORESTAL. Análise Custo-Benefício

ECONOMIA FLORESTAL. Análise Custo-Benefício ECONOMIA FLORESTAL Análise Custo-Benefício Análise Custo-Benefício (fundamentos) Princípio de Pareto Se pelo menos um indivíduo na sociedade se sente melhor em resultado de uma alteração e ninguém se sente

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Conhecimentos Básicos em Administração Financeira: Fundamentos e Técnicas; Orçamento e Controle de Custos Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários

Leia mais

Economia e Finanças Públicas Aula T6. Bibliografia. Conceitos a reter. Cap. 2 - Despesas públicas: teoria e prática

Economia e Finanças Públicas Aula T6. Bibliografia. Conceitos a reter. Cap. 2 - Despesas públicas: teoria e prática Economia e Finanças Públicas Aula T6 Cap. 2 - Despesas públicas: teoria e prática 2.2. Despesa e eficiência: bens públicos (concl.) 2.2.3 Produção e provisão pública versus privada. 2.2.4 Externalidades

Leia mais

Atividade extra. Exercício 1. Exercício 2. Matemática e suas Tecnologias Matemática

Atividade extra. Exercício 1. Exercício 2. Matemática e suas Tecnologias Matemática Atividade extra Exercício 1 O preço do litro da gasolina no Estado do Rio de Janeiro custa, em média R$ 2,90. Uma pessoa deseja abastecer seu carro, em um posto no Rio de Janeiro, com 40 reais. Com quantos

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO Prof Dra. Deiby Santos Gouveia Disciplina: Matemática Aplicada FUNÇÃO RECEITA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO Prof Dra. Deiby Santos Gouveia Disciplina: Matemática Aplicada FUNÇÃO RECEITA CURSO: ADMINISTRAÇÃO Prof Dra. Deiby Santos Gouveia Disciplina: Matemática Aplicada FUNÇÃO RECEITA Conforme Silva (1999), seja U uma utilidade (bem ou serviço) cujo preço de venda por unidade seja um preço

Leia mais

CAPITULO 6. Rendimentos e repartição dos rendimentos

CAPITULO 6. Rendimentos e repartição dos rendimentos CAPITULO 6 Rendimentos e repartição dos rendimentos A actividade produtiva e a formação de rendimentos A repartição funcional dos rendimentos A repartição pessoal dos rendimentos A redistribuição dos rendimentos

Leia mais

Tarifário de venda de. Gestão de Energia

Tarifário de venda de. Gestão de Energia Tarifário de venda de energia Gestão de Energia Tarifário de venda de EE Legenda: Uc tensão composta (tensão entre duas fases de alimentação) Alta Tensão (AT) 45 kv < U c 110 kv Muito Alta Tensão (MAT)

Leia mais

Funções. Análise de Gráficos

Funções. Análise de Gráficos Funções. Análise de Gráficos Ficha de trabalho de Matemática- 9º ano- 2013/14 Unidade: Funções 1. Na figura está representada uma circunferência de centro O que contém os pontos T, R e S. Um ponto P desloca-se

Leia mais

01. Uma empresa fabrica três produtos: produto A, produto B e produto C, com os seguintes preços, custos diretos e consumo de matéria-prima unitários:

01. Uma empresa fabrica três produtos: produto A, produto B e produto C, com os seguintes preços, custos diretos e consumo de matéria-prima unitários: Página 1 de 14 01. Uma empresa fabrica três produtos: produto A, produto B e produto C, com os seguintes preços, custos diretos e consumo de matéria-prima unitários: Produto Preço Custos Diretos Matéria-prima

Leia mais

UNIPAC Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIPAC Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIPAC Araguari FACAE - Faculdade de Ciências Administrativas e Exatas SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SAD Sistemas de Apoio à Decisão 2011/02 Aula Cinco crishamawaki@yahoo.com.br Modelos de decisão Sistemas de

Leia mais

Lista 4 Introdução à Programação Entregar até 07/05/2012

Lista 4 Introdução à Programação Entregar até 07/05/2012 Lista 4 Introdução à Programação Entregar até 07/05/2012 1. Um vendedor necessita de um algoritmo que calcule o preço total devido por um cliente. O algoritmo deve receber o código de um produto e a quantidade

Leia mais

O Impacto das Energias Limpas no Ambiente

O Impacto das Energias Limpas no Ambiente República de Angola Ministério do Ambiente Seminário Energias Limpas em Angola: Ministério da Energia e das Águas O Impacto das Energias Limpas no Ambiente Direcção Nacional de Tecnologias Ambientais 7

Leia mais

UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS

UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS 1 Qual o diploma legal que regula a venda com redução de preços sob a forma de Promoções, Saldos e Liquidação? -

Leia mais

FOLHA 5. Problemas de Transportes e de Afectação

FOLHA 5. Problemas de Transportes e de Afectação FOLHA 5 Problemas de Transportes e de Afectação 1. Uma companhia de aço possui 2 minas e 3 fábricas transformadoras. Em cada mina (1 e 2) encontram-se disponíveis 103 e 197 toneladas de minério. A companhia

Leia mais

Economia e Negócios Internacionais MACROECONOMIA

Economia e Negócios Internacionais MACROECONOMIA Economia e Negócios Internacionais MACROECONOMIA Microeconomia x Macroeconomia Objetivos Teoria Microeconômica: Preserva em sua análise as características individuais de cada bem e cada fator de produção.

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 06/A. Constitui-se num instrumento de redução do efeito multiplicador dos meios de pagamentos:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 06/A. Constitui-se num instrumento de redução do efeito multiplicador dos meios de pagamentos: 9 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 06/A QUESTÃO 16 Constitui-se num instrumento de redução do efeito multiplicador dos meios de pagamentos: a) Um aumento da taxa de juros no mercado de capitais.

Leia mais

Lista de exercício nº 1 Juros simples e compostos*

Lista de exercício nº 1 Juros simples e compostos* Lista de exercício nº 1 Juros simples e compostos* 1. Um investidor aplicou $1.000,00 numa instituição financeira que remunera seus depósitos a uma taxa de 5 % ao trimestre, no regime de juros simples.

Leia mais

Problemas de Fluxos em Redes

Problemas de Fluxos em Redes Problemas de Fluxos em Redes O problema da distribuição de frigoríficos Um fabricante de frigoríficos tem fábricas, de onde abastece clientes (distribuidores). No início de cada mês recebe de cada cliente

Leia mais

SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO, SALÁRIO DE BENEFÍCIO E RENDA MENSAL INICIAL CONCEITOS Professor: Anderson Castelucio CONCEITOS DE SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO Art. 214. Entende-se por salário-de-contribuição: I -

Leia mais

CAPITULO 4. Preços e Mercados

CAPITULO 4. Preços e Mercados CAPITULO 4 Preços e Mercados Mercado noção e exemplos Os mecanismos de mercado (lei da procura/lei da oferta) Estrutura dos mercados Rendimentos e repartição de rendimentos Mercado noçõao e exemplos Em

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES Exercícios Complementares Custeio Variável (Direto) / Custeio por Absorção e Custos para Decisão (Custo Fixo, Lucro e Margem de Contribuição) Cap. 1 e 2 1 O único produto da empresa

Leia mais

Betão de baixo carbono

Betão de baixo carbono Betão de baixo carbono 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 Betão de baixo carbono O betão é o material de construção

Leia mais

Elasticidades da Procura e da Oferta

Elasticidades da Procura e da Oferta Elasticidade Preço da Procura Muitas vezes, não basta saber que estamos perante uma alteração da quantidade procurada em resposta a uma alteração no preço: é importante conhecer a amplitude daquela alteração.

Leia mais

Aula 3 Função do 1º Grau

Aula 3 Função do 1º Grau 1 Tecnólogo em Construção de Edifícios Aula 3 Função do 1º Grau Professor Luciano Nóbrega 2 FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU Uma função polinomial do 1º grau (ou simplesmente, função do 1º grau) é uma relação

Leia mais

Economia Florestal. Problemas económicos fundamentais

Economia Florestal. Problemas económicos fundamentais Economia Florestal Problemas económicos fundamentais O que é a economia? É o estudo da forma como as sociedades afectam os recursos escassos para produzirem bens com valor e a forma como os distribuem

Leia mais

Classificação de Custos:

Classificação de Custos: 1 Departamento de Contabilidade AULA TEÓRICA 2 Classificação de Custos: Os Custos e as Demonstrações Financeiras CONTABILIDADE DE GESTÃO I Gestão Finanças e Contabilidade GIL 2014/2015 2º semestre Aula

Leia mais

Sumário da 9ª aula. Curva da oferta de mercado. Curva da oferta de mercado. Curva da oferta de mercado. Análise marginal.

Sumário da 9ª aula. Curva da oferta de mercado. Curva da oferta de mercado. Curva da oferta de mercado. Análise marginal. Sumário da 9ª aula 86 Elasticidade da procura e da oferta 87 Pcosme 18 Out 2004 Sendo dado o preço Um indivíduo / produtor / vendedor Faz uma análise custo/benefício Determina a quantidade óptima a vender

Leia mais

Projeto Jovem Nota 10 Porcentagem Lista 2 Professor Marco Costa

Projeto Jovem Nota 10 Porcentagem Lista 2 Professor Marco Costa 1. (Fuvest 2004) O número de gols marcados nos 6 jogos da primeira rodada de um campeonato de futebol foi 5, 3, 1, 4, 0 e 2. Na segunda rodada, serão realizados mais 5 jogos. Qual deve ser o número total

Leia mais

FORMULÁRIO DE COMENTÁRIOS E SUGESTÕES CONSULTA PÚBLICA N 18/2011

FORMULÁRIO DE COMENTÁRIOS E SUGESTÕES CONSULTA PÚBLICA N 18/2011 FORMULÁRIO DE COMENTÁRIOS E SUGESTÕES CONSULTA PÚBLICA N 18/2011 NOME: MPX ENERGIA S.A. ( ) representante órgão de classe ou associação ( ) representante de instituição governamental ( ) representante

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS V TEORIA DA FIRMA, PRODUÇÃO E OS CUSTOS DE PRODUÇÃO

LISTA DE EXERCÍCIOS V TEORIA DA FIRMA, PRODUÇÃO E OS CUSTOS DE PRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DISCIPLINA: ANÁLISE MICROECONÔMICA I PROF. RAFAEL TIECHER CUSINATO LISTA DE EXERCÍCIOS V TEORIA DA FIRMA,

Leia mais

1. Público - Alvo O FUNDO destina-se a receber aplicações de recursos pelo público em geral, desde que sejam clientes do Banco Citibank S.A.

1. Público - Alvo O FUNDO destina-se a receber aplicações de recursos pelo público em geral, desde que sejam clientes do Banco Citibank S.A. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FRANKLIN MAXI ACOES FUNDO DE INVESTIMENTO EM ACOES CNPJ: 09.217.033/0001-62 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais

Leia mais

Risco de Liquidez e Gerenciamento de Capital

Risco de Liquidez e Gerenciamento de Capital Risco de Liquidez e Gerenciamento de Capital Gerenciamento de Capital Política de Gerenciamento do Risco de Capital Plano de Capital: 2012-2015 Monitoramento mensal do nível de crise de capital As projeções

Leia mais

Município de Chapecó tem aumento de 0,75% no preço da gasolina em janeiro de 2016

Município de Chapecó tem aumento de 0,75% no preço da gasolina em janeiro de 2016 Publicação mensal do curso de Ciências Econômicas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó Ano 5, Nº 1 Janeiro/2016 Município de Chapecó tem aumento de 0,75% no preço da gasolina em janeiro de

Leia mais

Mercado Monetário Interbancário

Mercado Monetário Interbancário Publicação Nº 1-28 Julho 2010 Mercado Monetário Interbancário PONTOS DE INTERESSE: Conceito Indexantes Títulos do Mercado Monetário Conceitos Importantes Os mercados monetários são aqueles em que se obtêm

Leia mais

ENERGIAS RENOVÁVEIS EM ANGOLA

ENERGIAS RENOVÁVEIS EM ANGOLA ENERGIAS RENOVÁVEIS EM ANGOLA SITUAÇÃO ACTUAL E PERSPECTIVAS Maria Graciette Cardoso Pitra Engª Química CHEFE DO DPTº Da BIOMASSA MINEA/DNER INTRODUÇÃO Angola, país actualmente com grande crescimento económico,

Leia mais

Fiscalidade do Terceiro Sector IPSS 4 de Junho de 2015

Fiscalidade do Terceiro Sector IPSS 4 de Junho de 2015 www.pwc.pt IPSS 4 de Junho de 2015 Filipa Moreira Ribeiro Universidade Católica Portuguesa, Lisboa Agenda 1. IPSS Problemáticas Fiscais 2. Conclusão 2 IPSS Problemáticas Fiscais 3 Enquadramento fiscal

Leia mais

Por que devemos conhecer os Custos?

Por que devemos conhecer os Custos? Terminologias e Classificação em Custos OBJETIVOS DA AULA: Entender o por que estudar os custos. Explorar a terminologia adotada. Definir e classificá los. Apresentar os elementos básicos. Por que devemos

Leia mais

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ATIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA)

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ATIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) IES DECLARAÇÃO ANUAL (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ATIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) 01 N.º DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL (NIPC) 02 EXERCÍCIO/PERÍODO 1 IES - INFORMAÇÃO

Leia mais

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à ordem

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos à ordem Designação Condições de Acesso Conta SuperJovem Clientes Particulares. O primeiro Titular tem de ter entre os 18 e os 30 anos (inclusive). Modalidade Meios de Movimentação Moeda Depósito à Ordem. Esta

Leia mais

Dicas de cálculo e declaração seu Imposto na Spinelli investhb

Dicas de cálculo e declaração seu Imposto na Spinelli investhb Dicas de cálculo e declaração seu Imposto na Spinelli investhb Tesouro Direto Apuração O Imposto de Renda incide sobre o total dos rendimentos auferidos nas vendas antecipadas, nos vencimentos de títulos

Leia mais

Administração AULA- 5. ER0199 Economia Mercados Oferta & Procura. Prof. Isnard Martins. Bibliografia: Rosseti J. Introdução à Economia.

Administração AULA- 5. ER0199 Economia Mercados Oferta & Procura. Prof. Isnard Martins. Bibliografia: Rosseti J. Introdução à Economia. Administração AULA- 5 1 ER0199 Economia Mercados Oferta & Procura Prof. Isnard Martins Bibliografia: Rosseti J. Introdução à Economia. Atlas 2006 Robert Heilbroner Micro Economia N.Gregory Mankiw Isnard

Leia mais

A Palavra Economia... 1. Dez Princípios de Economia. Uma Casa e a Economia Enfrentam... Correlação x Causa. Decisões. Escassez... Decisões?

A Palavra Economia... 1. Dez Princípios de Economia. Uma Casa e a Economia Enfrentam... Correlação x Causa. Decisões. Escassez... Decisões? 1. Dez Princípios de Economia A Palavra Economia... Vem do grego, aquele que governa a sua casa Uma Casa e a Economia Enfrentam... Decisões? Decisões? Decisões? Decisões? Correlação x Causa Correlação:

Leia mais

Sumário PARTE I INTRODUÇÃO 1 PARTE II FERRAMENTAS ANALÍTICAS 41. Capítulo 1 O que é economia ambiental? 2

Sumário PARTE I INTRODUÇÃO 1 PARTE II FERRAMENTAS ANALÍTICAS 41. Capítulo 1 O que é economia ambiental? 2 PARTE I INTRODUÇÃO 1 Capítulo 1 O que é economia ambiental? 2 Análise econômica 2 A importância dos incentivos 4 Incentivos: um exemplo residencial 5 Incentivos e o aquecimento global 7 A criação de políticas

Leia mais

LFG MAPS. Conceitos fundamentais 6 questões

LFG MAPS. Conceitos fundamentais 6 questões ECONOMIA Nível de importância Tema QTDE de Questões Porcentagem % 1 Conceitos fundamentais 6 27% 2 Estrutura de mercado 5 23% 3 Determinação das curvas de procura 3 14% 4 Política fiscal e monetária 2

Leia mais

COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS

COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS ATO REGULATÓRIO: Consulta Pública CP nº 004/2014 AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL EMENTA: Obter subsídios com vistas ao aprimoramento do novo procedimento

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a instituição do Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos da União

Perguntas e respostas sobre a instituição do Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos da União Perguntas e respostas sobre a instituição do Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos da União 1) O que é o Regime de Previdência Complementar? É um dos regimes que integram o Sistema

Leia mais

MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE

MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO 2010 QUESTÃO 1 Na reta numérica abaixo, há

Leia mais

Função de 1º grau. 1) Definição

Função de 1º grau. 1) Definição 1) Definição Função de 1º grau Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e a 0.

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS PARA EXPLORAÇÃO DE CENTRO DE CÓPIAS

CADERNO DE ENCARGOS PARA EXPLORAÇÃO DE CENTRO DE CÓPIAS Tel/Fax: 21 743 46 24 CADERNO DE ENCARGOS PARA OBJECTO DA CESSÃO: Exploração do Centro de Cópias na Faculdade de Direito de Lisboa, cedido à Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa (AAFDL)

Leia mais

5 são flamenguistas. A metade dos restantes é

5 são flamenguistas. A metade dos restantes é Simulado de matemática Professor Quilelli Academia do Concurso Público 1) Joana comeu metade das balas que haviam em um saco. Marina comeu a terça parte das balas do saco. Eulália comeu as 5 balas restantes.

Leia mais

MANUAL DE APOSENTADORIA DEFINIÇÕES / INFORMAÇÕES

MANUAL DE APOSENTADORIA DEFINIÇÕES / INFORMAÇÕES MANUAL DE APOSENTADORIA DEFINIÇÕES / INFORMAÇÕES A PREVIDÊNCIA SOCIAL É uma forma de seguro coletivo de caráter contributivo em que todos contribuem com uma parcela de seu salário e de filiação obrigatória.

Leia mais

Boletim periódico Solução Multifundos Zurich II

Boletim periódico Solução Multifundos Zurich II Zurich Companhia de Seguros de Vida, S.A. Boletim periódico Solução Multifundos Zurich II Solução Multifundos Zurich II Atualizado a 24-01-2012 A Solução Multifundos Zurich II é um produto financeiro complexo,

Leia mais

Cálculo do custo de produção na empresa rural (2)

Cálculo do custo de produção na empresa rural (2) Cálculo do custo de produção na empresa rural (2) Instituto Federal Goiano Disciplina de Elaboração e Gestão de Projetos Agronegócio (Noturno) Bruno Maia, Eng Agrônomo, M. Sc. Custo Fixo Médio Quando se

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO ADVANCED 01.919.

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO ADVANCED 01.919. LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BRADESCO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO ADVANCED 01.919.660/0001-33 Informações referentes a Maio de 2016 Esta lâmina contém

Leia mais

Grupo I. 2) No âmbito do comportamento face ao volume de produção os custos podem dividirse

Grupo I. 2) No âmbito do comportamento face ao volume de produção os custos podem dividirse Grupo I 1) Considerando que uma empresa da metalomecânica compra no mercado um determinado componente para montar numa certa estrutura e que utiliza o sistema duplo contabilístico qual o lançamento a fazer

Leia mais

Medidas de dispersão e assimetria

Medidas de dispersão e assimetria Metodologia de Diagnóstico e Elaboração de Relatório FASHT Medidas de dispersão e assimetria Profª Cesaltina Pires cpires@uevora.pt Plano da Apresentação Medidas de dispersão Variância Desvio padrão Erro

Leia mais

Curso DSc Microeconomia Bacen - Básico 2015

Curso DSc Microeconomia Bacen - Básico 2015 Curso DSc Microeconomia Bacen - Básico 2015 Exercícios Oferta e Demanda Prof. Antonio Carlos Assumpção 1) Analista Economia MPU - 2005 35. O deslocamento para a esquerda da curva de oferta de um bem num

Leia mais

O Modelo AD-AS ou Modelo a Preços Variáveis - Exercícios

O Modelo AD-AS ou Modelo a Preços Variáveis - Exercícios O Modelo AD-AS ou Modelo a reços Variáveis - Exercícios Exercícios de exemplificação e esclarecimento do funcionamento do modelo IS-LM. Estes exercícios destinam-se ao estudo do tema 5 da UC Macroeconomia

Leia mais

Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 6 meses (180 dias), não mobilizável antecipadamente.

Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 6 meses (180 dias), não mobilizável antecipadamente. Designação Classificação Depósito Indexado Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 6 meses (180 dias), não mobilizável antecipadamente. Caracterização

Leia mais

Página 59 Inserir as questões a seguir após a questão 08.

Página 59 Inserir as questões a seguir após a questão 08. Atualização da obra Contabilidade de Custos 9ª para a 10ª edição Página 59 Inserir as questões a seguir após a questão 08. (Especialista/Anatel/2014) Com relação aos custos, julgue os itens de 09 a 11.

Leia mais

Profa. Daciane de Oliveira Silva. FONTE: Adm. de pequenas Empresas LONGENECKER, Justin et. al MBA em Gestão Estratégica de Negócios-FACCEBA

Profa. Daciane de Oliveira Silva. FONTE: Adm. de pequenas Empresas LONGENECKER, Justin et. al MBA em Gestão Estratégica de Negócios-FACCEBA Profa. Daciane de Oliveira Silva FONTE: Adm. de pequenas Empresas LONGENECKER, Justin et. al MBA em Gestão Estratégica de Negócios-FACCEBA Relação entre faturamento X volume de vendas SITUAÇÃO A Qtde vendida

Leia mais

INFORMAÇÃO N.º 9/2008. Contas Nacionais Trimestrais por Sectores Institucionais, incluindo das Administrações Públicas 2.º Trimestre de 2008

INFORMAÇÃO N.º 9/2008. Contas Nacionais Trimestrais por Sectores Institucionais, incluindo das Administrações Públicas 2.º Trimestre de 2008 AS S E M B L EI A D A R E P ÚBLI C A U N I D A D E T É C N I C A DE APOIO ORÇAMENTAL Ref.ª 25/UTAO/2008 Data: 7.10.2008 INFORMAÇÃO N.º 9/2008 Contas Nacionais Trimestrais por Sectores Institucionais, incluindo

Leia mais

Noções de Microeconomia

Noções de Microeconomia Noções de Microeconomia Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado: A Demanda e a Lei da Demanda; A Curva da Demanda; A Oferta e a Lei da Oferta; A Curva da Oferta; Equilíbrio de Mercado; Elasticidades. Introdução

Leia mais

COLÉGIO GERAÇÃO. Revisão Enem 2014. Kmara

COLÉGIO GERAÇÃO. Revisão Enem 2014. Kmara COLÉGIO GERAÇÃO Revisão Enem 014 Kmara 1) Uma empreiteira contratou 10 pessoas para pavimentar uma estrada com 300 km em 1 ano. Após 4 meses de serviço, apenas 75 km estavam pavimentados. Quantos empregados

Leia mais

DSATAR. Divisão de Formação e Associativismo Formação Profissional. Norma orientadora nº06/2009

DSATAR. Divisão de Formação e Associativismo Formação Profissional. Norma orientadora nº06/2009 DSATAR Divisão de Formação e Associativismo Formação Profissional Norma orientadora nº06/2009 Assunto: Reconhecimento de formadores para apoio às sessões de formação prática do Curso de Operador de Máquinas

Leia mais

Considerações sobre a Lei da Partilha. Adriano Pires Junho de 2015

Considerações sobre a Lei da Partilha. Adriano Pires Junho de 2015 Considerações sobre a Lei da Partilha Adriano Pires Junho de 2015 Mudanças propostas Extinguir a obrigatoriedade da Petrobras de ter um mínimo de 30% dos campos do pré-sal que vierem a ser leiloados no

Leia mais

3 Distribuições Teóricas Contínuas

3 Distribuições Teóricas Contínuas 3 Distribuições Teóricas Contínuas Exercício 3.1 Sendo X uma variável aleatória com distribuição exponencial, mostre que P (X a + b/x a) =P (X b), a 0,b 0. Exercício 3.2 Sabe-se que o tempo entre 2 acidentesdeviaçãonumdeterminado

Leia mais

EDITAL. Arrendamento rural agrícola e/ou Arrendamento rural florestal de parcelas integrantes de Prédio Rústico pertencente ao Património Municipal

EDITAL. Arrendamento rural agrícola e/ou Arrendamento rural florestal de parcelas integrantes de Prédio Rústico pertencente ao Património Municipal EDITAL Arrendamento rural agrícola e/ou Arrendamento rural florestal de parcelas integrantes de Prédio Rústico pertencente ao Património Municipal Ricardo João Barata Pereira Alves, Eng.º, Presidente da

Leia mais

Introdução à Economia Licenciaturas de Economia 2005/2006

Introdução à Economia Licenciaturas de Economia 2005/2006 Introdução à Economia Licenciaturas de Economia 25/26 Adelaide Duarte Cap- IV Contabilidade Nacional FEUC Introdução à Economia 1 Contabilidade Nacional Conceitos elementares Produto interno e produto

Leia mais

RT = P(Q).Q. Rmd = P(Q) drt = dq

RT = P(Q).Q. Rmd = P(Q) drt = dq O euilíbrio Em monopólio, existe apenas um produtor ue tem poder de mercado pois domina totalmente o lado da oferta, não tendo ualuer concorrente. Logo, o monopolista fixa o preço de mercado (price-maker)

Leia mais

Demanda. A curva de Demanda. Material 2

Demanda. A curva de Demanda. Material 2 Material 2 Microeconomia Gilmar Ferreira Abril 2010 Demanda Oferta Equilíbrio de Mercado Elasticidade Excedente Concorrência Perfeita Monopólio Monopólio natural Impostos Demanda Lei da Demanda: preços

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria de Acompanhamento Econômico Coordenação Geral de Transportes e Logística

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria de Acompanhamento Econômico Coordenação Geral de Transportes e Logística MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria de Acompanhamento Econômico Coordenação Geral de Transportes e Logística Parecer Analítico sobre Regras Regulatórias nº 229/COGTL/SEAE/MF Brasília, 28 de agosto de 2015.

Leia mais

2. Qual dos gráficos abaixo corresponde à função y= x? a) y b) y c) y d) y

2. Qual dos gráficos abaixo corresponde à função y= x? a) y b) y c) y d) y EEJMO TRABALHO DE DP 01 : 1 COL MANHÃ MATEMÁTICA 1. Na locadora A, o aluguel de uma fita de vídeo é de R$, 50, por dia. A sentença matemática que traduz essa função é y =,5.. Se eu ficar 5 dias com a fita,

Leia mais

Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes. APFCertifica. (Licença C014488)

Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes. APFCertifica. (Licença C014488) Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes APFCertifica (Licença C014488) 1. A Certificação Florestal FSC A Certificação Florestal FSC é uma garantia escrita, dada por uma

Leia mais

Tipo de Prova: Exame Data de realização: 19 de janeiro de 2015 Duração: 2 horas. Classificação. I II Total: Informações

Tipo de Prova: Exame Data de realização: 19 de janeiro de 2015 Duração: 2 horas. Classificação. I II Total: Informações CONTABILIDADE FINANCEIRA I Tipo de Prova: Exame Data de realização: 19 de janeiro de 2015 Duração: 2 horas NOME (completo) Nº de aluno(a) Licenciatura Turma Nº da Prova Classificação Grupos I II Total:

Leia mais

CONTABILIDADE DE GESTÃO I. 1º Mini Teste Ano letivo de 2014/2015 1º Ano de GESTÃO. 11 de março de 2015 Duração: 75 min. Versão B.

CONTABILIDADE DE GESTÃO I. 1º Mini Teste Ano letivo de 2014/2015 1º Ano de GESTÃO. 11 de março de 2015 Duração: 75 min. Versão B. CONTABILIDADE DE GESTÃO I 1º Mini Teste Ano letivo de 2014/2015 1º Ano de GESTÃO 11 de março de 2015 Duração: 75 min Versão B Curso Turma Nome Nº Tenha em atenção: 1 Não deve desagrafar o teste. Vai ter

Leia mais

Francisco Cavalcante (francisco@fcavalcante.com.br)

Francisco Cavalcante (francisco@fcavalcante.com.br) COMO FAZER UMA ANÁLISE FINANCEIRA COMPLETA PARA DEFINIR O PREÇO DE LANÇAMENTO DE UMA AÇÃO (e definir a participação acionária do(s) novo(s) acionista(s)) Como definir o percentual de participação acionária

Leia mais

Parte 05 - Técnicas de programação (mapas de Veitch-Karnaugh)

Parte 05 - Técnicas de programação (mapas de Veitch-Karnaugh) Parte 05 - Técnicas de programação (mapas de Veitch-Karnaugh) Mapas de Veitch-Karnaugh Montar circuitos lógicos a partir de tabela verdade, embora seja tarefa fácil, geral um circuito extremamente grande.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA PIMES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Paulo J. Körbes

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA PIMES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA Paulo J. Körbes 15) O bem y é produzido segundo a tecnologia. O preço de é de R$ 1,00 por unidade; é de R$ 4,00 por unidade, e o de é, inicialmente, de R$ 2,00 por unidade. Várias firmas podem entrar nesta indústria,

Leia mais

A taxa do IRC para as PME. Alguns aspetos a ter em conta para a sua utilização

A taxa do IRC para as PME. Alguns aspetos a ter em conta para a sua utilização A taxa do IRC para as PME Alguns aspetos a ter em conta para a sua utilização A reforma do IRC criou uma nova taxa de 17% (n.º 2 do artigo 87.º do Código do IRC) para pequenas e médias empresas, aplicável

Leia mais

Aula 6. Bibliografia : Cullis & Jones (1998) : 2.4 ; 2.5 e 2.6

Aula 6. Bibliografia : Cullis & Jones (1998) : 2.4 ; 2.5 e 2.6 Aula 6 III Externalidades e sua correcção 1 Conceito e taxomania 2 Externalidade e eficiência Bibliografia : Cullis & Jones (1998) : 2.4 ; 2.5 e 2.6 Pontos a abordar : 1 Conceitos, tipologias e exemplos

Leia mais

Aspetos principais Julho 2016

Aspetos principais Julho 2016 Tarifa Social na Eletricidade Aspetos principais Julho 2016 1. Em que consiste a tarifa social no fornecimento de eletricidade? A tarifa social resulta da aplicação de um desconto na tarifa de acesso às

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. PALESTRA:

Leia mais

3 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS. 3.1 Sistema Direto

3 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS. 3.1 Sistema Direto 3 CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS 3.1 Sistema Direto No sistema direto, as peças de utilização do edifício estão ligadas diretamente aos elementos que constituem o abastecimento, ou seja, a instalação é a própria

Leia mais

Economia. Prof.Carlos Nemer j20@momentus.com.br 1. Determinação do Nível de Renda e Produto Nacionais: o Mercado de Bens e Serviços.

Economia. Prof.Carlos Nemer j20@momentus.com.br 1. Determinação do Nível de Renda e Produto Nacionais: o Mercado de Bens e Serviços. Economia Carlos Nemer 3ª Ed. Capítulo 13: Determinação do Nível de Renda e Produto Nacionais: o Mercado de Bens e Serviços Poli-UFRJ Copyright 2005. Direitos Autorais reservados ao Prof.Carlos NEMER Parte

Leia mais

Estatística. Conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos ou de massa.

Estatística. Conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos ou de massa. Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Matemática Aplicada Prof. Edécio Fernando Iepsen Estatística Variáveis Qualitativas, Quantitativas

Leia mais

Elaboração e Análise de Projetos

Elaboração e Análise de Projetos Elaboração e Análise de Projetos Análise de Mercado Professor: Roberto César ANÁLISE DE MERCADO Além de ser o ponto de partida de qualquer projeto, é um dos aspectos mais importantes para a confecção deste.

Leia mais

Exercícios de Macro III

Exercícios de Macro III Acadêmico(a): Disciplina: Macroeconomia III Semestre: 5º Professor: Felipe Ferraz Vazquez Exercícios de Macro III Lista 01: Blanchard (Cap. 10 e 11) e Jones (até o item 2.2) Atenção: Esta lista foi montada

Leia mais

Obrigatoriedade da Gestão de Embalagens e Resíduos de Embalagens. Empresas Fabricantes de Argamassas de Construção.

Obrigatoriedade da Gestão de Embalagens e Resíduos de Embalagens. Empresas Fabricantes de Argamassas de Construção. 2008.04.09 Obrigatoriedade da Gestão de Embalagens e Resíduos de Embalagens Empresas Fabricantes de Argamassas de Construção 9 de Maio de 2008 SOCIEDADE PONTO VERDE A Sociedade Ponto Verde é uma entidade

Leia mais

Apresentação do relatório da Bolsa de iniciação de investigação. Leonor Trovão, Novembro 2010 Orientador: Prof. Humberto Jorge

Apresentação do relatório da Bolsa de iniciação de investigação. Leonor Trovão, Novembro 2010 Orientador: Prof. Humberto Jorge Apresentação do relatório da Bolsa de iniciação de investigação Leonor Trovão, Novembro Orientador: Prof. Humberto Jorge Problemas ambientais com os transportes Introdução de veículos eléctricos Utilização

Leia mais

Activos Fixos Tangíveis (IAS 16) Activos Fixos Tangíveis

Activos Fixos Tangíveis (IAS 16) Activos Fixos Tangíveis AULA 07 Activos Fixos Tangíveis (IAS 16) Mensuração inicial Mensuração após o reconhecimento Modelo do custo Modelo de revalorização Métodos de depreciação: Método da linha recta (quotas constantes) Método

Leia mais