MicroStation. Dinâmica de projetos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MicroStation. Dinâmica de projetos"

Transcrição

1 MicroStation MicroStation é uma plataforma CAD 2D e 3D, feita para desenhos e projetos de arquitetura, engenharia e construções. O MicroStation é comumente utilizado por empresas de engenharia, devido ao seu potencial para trabalhar com arquivos com grande quantidade de informações, ainda assim tornando-os leves devido ao seu formato moderno de armazenamento de dados o DGN. A Bentley Systems, desenvolvedora de software, possui uma gama de soluções para áreas específicas de engenharia, arquitetura e construções, muitas delas tendo base no MicroStation. Contudo, não podemos nos esquecer que o MicroStation é uma poderosa ferramenta para projetos 2D e 3D, com inúmeras capacidades e potencial. Dinâmica de projetos Possui interoperabilidade nativa de dados com os formatos DGN, DWG, SKP, DXF, 3DS, entre outros, ou seja, dispensa a necessidade de importação/exportação de diversos formatos, assim eliminando problemas de perda de dados por falta de interação de linguagens. A Bentley trabalha com plena compatibilidade em suas soluções pois preza pelo respeito e agilidade para seus clientes. Tal dinamismo provém uma abrangência enorme à documentos que podem ser utilizados, revisados, desenvolvidos ou editados. O MicroStation trabalha para facilitar a dinâmica e interação de seus usuários. No caso de trabalho coletivo em um arquivo, vários usuários podem ocupar-se de diferentes informação referentes à mesma área de trabalho, permitindo que todos operem com os mesmos padrões de simbologia, representação, impressão e unidades. Possui também recursos de Direito Digital e Assinatura Digital, além de ser possível monitorar o progresso e dinâmica, adicionando segurança aos projetos, e manipulação de RPCs (calungas), além de um excelente mecanismo de renderização, iluminação, vídeo, animação, criação e manipulação de formas complexas e terrenos. O MicroStation gera imagens (renderizadas) nos formatos JPEG e BMP, animações em AVI e páginas internet 3D em VRML e PDF 3D interativo (Com animações, câmera, vídeos, vistas, orbit, manipulação de layers e de representação de elementos).

2 Ferramentas Todas as ferramentas do MicroStation são intuitivas, de fácil utilização e de grande potencial. Os atributos de um elemento podem ser criados com mais facilidade, incluindo chanfros e curvaturas pré-determinadas em qualquer elemento a ser desenhado. Utiliza uma ferramenta de alinhamento de linhas e auxílio de desenhos ( AccuDraw), layers, hierarquia, ordem e transparência de objetos e de preenchimentos. Também tranca e esconde grupos de elementos, como: Dimensionamento, texto, cota, preenchimento, independentemente do layer em que se encontram. Pode-se rotacionar a vista, para evitar trabalhos difíceis como angulares, sem a necessidade de rotacionar o elemento. Trabalhe com até 8 janelas em um mesmo arquivo, selecionando quais atributos e elementos parecerão em cada janela (instalações, plantas, mobiliários, cotas,...) e oferecendo-lhe a facilidade de copiar elementos distantes, sem a necessidade constante de zoom. Modifique textos com grande facilidade editando, inclusive, parâmetros como altura e largura de maneira independente. Trabalhe com o layout que lhe for mais agradável, nessa plataforma interativa e completamente editável. Utilize todas as fontes de seu computador e as palhetas de cores do MicroStation ou do AutoCAD. Crie, edite e trabalhe facilmente com grupos e células, além de criar linhas paralelas, que são utilizadas como se fossem uma só linha. Trabalhe com topografia, imagens rastreadas, e um 3D ágil e prático, completamente autointuitivo. Utilize o Model Space ou o Paper Space, com a maior facilidade. Crie detalhes, referenciando o próprio arquivo, seja no Paper Space ou no Model Space. Edite e delete objetos, sem a necessidade de somente selecioná-los individualmente, selecionando um grupo ou parâmetros internos e externos de uma fence. O MicroStation, assim como as outras soluções Bentley, trabalha armazenando arquivos direto no seu HD, e não na memória RAM do seu computador, o que lhe oferece um nível de dinamismo e segurança inacreditável, e uma resposta imediata, em um arquivo mais leve, DGN. O MicroStation lê bibliotecas e pode utilizar como blocos ( cells) elementos nos formatos que por ele são lidos nativamente, ou seja, pode-se utilizar como sua, a biblioteca de outros softwares para Arquitetura, Engenharia e Construção.

3 Ferramentas 3D O MicroStation é um software CAD para projetos em 2D e 3D com ferramentas poderosas. Abrindo nativamente, ou seja, sem a necessidade de importação arquivos, as linguagens SKP ( Sketchup), 3DS ( 3ds Max), DWG e DXF ( AutoCAD). Também efetua conexão com o Google Earth. As funcionalidades do MicroStation são oferecidas por palhetas, em cada palheta, possuem, por si mesma, várias ferramentas voltada à ações específicas. Entre as palhetas 3D estão: Animation Settings, Animation Camera, Animation Actors, Rendering tools, Animation tools, Rpcs tools, 3D utilities, Cameras, Lighting,3D primitives, 3d Tools, 3D modify, 3D main, Surface Modeling, 3D Quiries, 3D constructs, Google Earth, Materials, Modify curves, Mash modeling, Modify surfaces, Visualization utilities Lembrando que em cada palheta há várias ferramentas, e cada ferramenta possuem inúmeros atributos e características para serem definidos pelo usuário. Imagem central gerada com o MicroStation e o pacote de expansão: GenerativeComponents

4 Visualização Animação Ferramentas 3D Renderização fotorealista, incluindo soluções ray-trace e particle trace; Extensas bibliotecas de texturas, materiais e iluminação; Possui a habilidade de padronizar o gerenciamento de materiais como parte integrante do template da empresa; Suporte para conteúdo fotorealista e RPCs dinâmicos. Ferramentas de animação em tempo real, incluindo ferramentas de árvores de visualização de animações, linha do tempo, velocity graph e painel de storyboard; Ferramenta preview de animação ao vivo na tela; Animações baseadas em quadros e em tempo. Ferramentas de Publicação para o Google Earth Suporte para o Google Earth v4.0; Publique arquivos nos formatos DGN, DWG e modelos GIS models para o formato KML do Google Earth; Capturte modelos de terrenos do Google Earth e utilize a imagem para uma representação realista no MicroStation; Disponibilize animações de câmera no Google Earth. Atributos da Modelagem 3D Ferramentas avançadas de wireframe, superficies, mesh e modelagem de sólidos baseada em atributos; Ferramentas versáteis de edição e manipulação para esculpir e modificar geometrias 3D utilizando operações Boolean; GenerativeComponents para modelos associativos e modelagem paramétrica para transformer em algo mecânico, o processo de modelagem e acelerar as inovações de projeto; Integração com o Google 3D Warehouse: Dinamicamente efetue download e introduza o conteúdo do modelo existente no Google 3D Warehouse para dentro do MicroStation; Possui suporte para arquivos do 3DS Max ( Autodesk).

5 Google SketchUp Pro Os usuários do MicroStation podem importar projetos 3D de SketchUp no MicroStation. Além disso, existe uma ligação direta com o Google 3D Warehouse, permitindo que os usuários obtenham facilmente todos os modelos de SketchUp armazenados no 3D Warehouse. O MicroStation, entre outros atributos, oferece a oportunidade de exportar, importar e publicar arquivos 3D no GoogleEarth. Caracteristicas dessa comunicação entre o MicroStation e o Google Earth: Hyperlink entre documentos, desenhos e pranchas; Publique vistas salvas do MicroStation para o ambiente do Google Earth; Incorpore mapeamento geoespacial e informações pertinentes, ao seu modelo 3D; Inclua desenhos 2D e outros camadas rastreadas em alta resolução; Avalie suas opções de projeto, utilizando o switchable level structures; Trabalhe com imagens no digital terrain modeling (DTM Modelagem de Terreno Digital); Adquira uma melhor visibilidade, ao utilizar a transparência. Ferramentas: Defina uma localização geográfica Usa-se a ferramenta Define Placemarck Monument para associar uma localização geográfica ao modelo a partir de um arquivo Placemarck do Google Earth à um ponto no modelo. Para isso deve-se criar um arquivo Placemack no Google Earth e salvá-lo como um arquivo do tipo KML. Exporte modelos para o Google Earth Uma vez criado um arquivo Placemark e definida uma localização geográfica ao modelo, você pode exportar geometrias 2D/3D ao Google Earth com a ferramenta Export Google Earth (KML) File. Outra ferramenta Google Earth Export Settings fornece uma caixa de diálogo com ajustes que controlam a forma como a geometria será exportada. Inclui ajustes para: Níveis, Referencias Raster, Transparência, Renderização. Sincronize MicroStation e Google Earth Views Com a ferramenta de sincronização de vista você pode ter rapidamente a mesma localização e orientação de vista tanto no MicroStation quanto no Google Earth.

6 Configuração e pré-requisitos Processador: Sistema Operacional: Memória: Espaço no Disco: Intel Pentium- based ou AMD Athon-based PC or Workstation Input Device: Windows pointing Devic Output Device: Trabalha com a maior parte dos dispositivos de Microsoft Windows XP Professional, Output, que o Windows suporta. Windows 2000 (Sp2 ou Higher Recommended), Windows Me, Windows XP Home Edition ou Windows 98 Second Edition. Video: Suporta graphic card, Dual screen graphics with vendor-supplied drivers for Windows NT 4. Multi-monitor configurations supported 256MB RAM with Windows 98 e Windows MB é o espaço mínimo no disco. Imagens geradas com o MicroStation e o pacote de expansão: Bentley speedikon. Projeto efetuado pelo escritório Ian Simpson Architects As soluções Bentley possuem total compatibilidade de dados entre si, por utilizar uma mesma linguagem, o DGN, dispensando a necessidade de importar e exportar dados, assim evitando a perda de informações ao se trabalhar utilizando vários softwares de diversas áreas de aplicação, como: arquitetura, engenharia, infraestrutura, instalações, construções e etc.

7 Bentley speedikon Architectural Expansão para Arquitetura É um rápido, poderoso e integrado aplicativo BIM ( Building Information Model) para projeto de edificações e documentação de construções novas ou já existentes de qualquer tamanho e complexidade, assim como escritórios, aeroportos, hospitais, e plantas manufaturadas. Sua funcionalidade é orientada por tarefas e acompanha todas as fases de um projeto, da concepção do projeto à introdução de dados de uma edificação, da criação de relatórios de quantitativos à visualização foto realista do projeto. Disponível para o MicroStation e AutoCAD, podendo também rodar de forma autônoma no Windows, com uma interface virtual idêntica, Bentley speedikon Architectural é baseado no conceito de BIM, com a construção de elementos inteligentes, coma opção de se trabalhar em 2D ou em 3D. Com o toque de um botão, plantas, seções e elevações em diferentes escalas, com grau diferenciado de detalhe, variando a partir da escala utilizada, podem ser gerados utilizando o a tecnologia única speedikon display filter. Possui um ambiente de projeto multidisciplinar Bentley speedikon Architectural também permite a criação de informações para gerenciamento de intalações. GenerativeComponents Captura e apresenta graficamente, tanto componentes de projeto, quanto a relação abstrata presente entre os componentes. Essa habilidade faz com que o GenerativeComponets vá além de simplesmente fazer geometrias explicitas, ele faz com que o design do projeto torne-se explicito por si só. Enquanto um projetista está trabalhando graficamente baseando-se na intuição e em sua experiência de projetos, seu trabalho é capturado de forma lógica. Há uma grande discussão sobre a liberdade das formas na arquitetura. Hoje em dia várias arquiteturas são a estrutura em si, como no caso das obras do arquiteto Santiago Calatrava. Contudo, esse organicismo das obras arquitetônicas, agora toma forma em um software racional para gerar componentes e arquiteturas livres, a partir de ferramentas parametrizadas. Oferecendo, conseqüentemente, uma tecnologia de manufatura que permite a expressão máxima de seus conhecimentos por meio de formas arquitetônicas e estruturais. Possua esse diferencial, que lhe permite uma expressão mais livre, harmônica e suave de seus projetos.

8 Soluções para Engenharia, Arquitetura e Construções Arquitetura, Engenharia e Construção: Bentley Architecture, Bentley Structure, Bentley Building Electrical Systems, Bentley Building Mechanical Systems, Bentley Speedikon Architectural, RAM Concept, Bentley Facilities Reports, GEOPAK Site, RAM Advanse, RAM Concrete, RAM Connection, RAM Frame, RAM Steel, RAM Structural System, Bentley Facilities, Bentley Facilities Inquirer, Bentley Facilities Manager, Bentley Facilities Planne. Engenharia Civil e Infra-Estrutura: PowerRebar, Bentley Survey,GEOPAK, Bentley BridgeModeller and Bentley LARS, GEOPAK Bridge, In Roads Bridge, RAM Advanse, STAAD.foundation, STAAD.Pro, Bentley OnSite, CivilStorm, FlowMaster, Optram Enterprise Asset Management Interface, Optram Enterprise Suit, Optram GIS Interface, Optram Condition Modules, Optram Video, Bentley Arenium, Bentley CloundWorx, Bentley MXRENEW, Bentley MXROAD, Bentley MXURBAN, GeoMacao, InRoads, SUPERLOAD, FlexUnits, FlowMaster, InRoads Storms and Sanitary, Bentley Location Data Manager, Bentley Location Data Manager Express (LDMx), Bentley Outdoor Advertising System, Bentley Transportation Data Maneger (TDM), Optram Condition Modules, Right-of-Way Office, Bentley AutoPIPE. Geoespacial: BentleyMAP, Bentley Facilities, I/RAS B, Descartes, Bentley Coax, Bentley Copper, Bentley Fiber, Bentley Inside Plant, Bentley Expert Designer, Bentley Wastewater, Bentley Water, CivilStorm, CulvertMaster, FlowMaster, HAMMER, HEC- Pack, PoundPack, SewerGEMS, StormCAD, WaterGEMS, WaterCAD, Bentley MAPscript. Plantas Industriais: Bentley AutoPIPE, Bentley DigitalPlant Solutions, Bentley PlantFLOW, Bentley PULS, Bentley WinNOZL, RAM Advanse, RAM Connection, AutoPLANT P&ID, Bentley AXSYS.Process, Bentley Datasheets, Bentley Data Manager, Bentley DigitalPlant Solutions, Bentley Hookups, Bentley Instrumentation and Wiring, Elementary Electrical Diagrams, PlantSpace P&ID, RAM Connection, AutoPLANT Equipment, Bentley AXSYS.Engine, Bentley AXSYS.Integrity, Bentley CloudWorx, Bentley Connector for mysap.com, Bentley DigitalPlant Solutions, Bentley Interference Manager, Bentley Vision, AutoPLANT Equipment, AutoPLANT Isometrics, AutoPLANT Piping, AutoPLANT Raceways, AutoPLANT Structural Detailer, AutoPLANT Structural Engineering, AutoPLANT Structural Modeler, Bentley Building Electrical Systems, Bentley Building Mechanical Systems, Bentley CloudWorx, Bentley DigitalPlant Solutions, Bentley Piping, IsoExtractor, PlantSpace Equipment, PlantSpace Isometrics, PlantSpace Orthographics, PlantSpace Raceways, PlantSpace SupportModeler, Bentley PlantWise, RAM Concept. Gerenciador de Informações, Conteúdo e Tarefas: ProjectWise, ProjectWise Integration Server, ProjectWise InterPlot, ProjectWise Navigator, ProjectWise StartPoint, ProjectWise LifeCycle Server.

9 BIM (Building Information Modeling) Building Information Modeling ( BIM) é a chave para um desenvolvimento inteligente de projetos. Com as soluções específicas, há um trabalho conjunto e simultâneo de profissionais de diversas áreas. BIM é uma abordagem de trabalho e documentação de projetos de construção. Isso, pois aplica as informações contidas diretamente no modelo 3D, para permitir a geração automática de desenhos, relatórios, análise de dados de projeto, simulação de agendamentos, gerenciamento de instalações e mais Permitindo que equipes de projetos se foquem nas informações e em suas decisões, mais que na preocupação com as ferramentas de documentação e seus processos. Resultando assim, em uma maneira mais eficiente para trabalhos em equipes. Economizando tempo, melhorando a qualidade, diminuindo custos e aprimorando a funcionalidade das edificações, por que as decisões são assessoradas e tomadas ao longo do processo de projeto, não somente na obra. Tal abordagem visa facilitar a troca de dados e interoperabilidade de informações em formatos digitais, para evitar erros de projeto e a preocupação com a representação gráfica de um elemento de projeto, tendo em vista que o 2D é gerando simultaneamente ao projetar-se 3D, carregando consigo as representações pertinentes para uma representação em planta. Esse projeto parametrizado é dinâmico na criação de cortes, fachadas e renderizações, além da emissão de quantitativos, relatórios, análises e plantas; Tudo isso tendo como base um único modelo interativamente conectado à esses aspectos, criando uma integração e mudanças simultâneas desses aspectos de projeto. O BIM engloba geometrias, relacionamento espacial, informações geográficas, quantitativos e propriedades de componentes de componentes da edificação (por exemplo: detalhes manufaturados). BIM pode ser utilizado para demonstrar o ciclo de vida completo de uma obra, incluindo o processo de construção, e operação de instalações. Quantitativos e propriedades de materiais podem ser facilmente extraídos. Os espaços de trabalho podem ser isolados e definidos. Sistemas, conjuntos, e seqüências podem ser mostrados em escalas diversas em relação ao grupo de instalações do qual faz parte ou em relação à todas as instalações presentes. Saiba mais sobre o conceito de BIM e suas vantagens, acessando o link abaixo e baixando o PDF: Bentley Architecture, Bentley Structural, Bentley Building e Bentley speedikon Architectural, são as soluções BIM oferecidas pela Bentley Systems, uma empresa que preza pela integração de seus softwares e pelo respeito aos seus usuários. Informe-se mais sobre a Bentley, a Geotecnologia e suas soluções. Não perca tempo, entre em contato conosco: falecom@geotecnologia.com.br

BIM: Building Information Modeling

BIM: Building Information Modeling BIM - Informação digital R e v o l u c i o n a n d o a D i n â m i c a d e P r o j e t o s BIM (Building Information Modeling) é uma nova abordagem de projeto utilizada pelas indústrias de arquitetura,

Leia mais

Política de Visualizadores e Colaboração

Política de Visualizadores e Colaboração Política de Visualizadores e Colaboração A disponibiliza diversas ferramentas de visualização e colaboração. Abaixo segue um descritivo de cada uma dessas soluções. Visualizadores de arquivos Nativos de

Leia mais

Desenho Auxiliado por Computador Aula 2. Professora: Priscila Medeiro

Desenho Auxiliado por Computador Aula 2. Professora: Priscila Medeiro Desenho Auxiliado por Computador Aula 2 Professora: Priscila Medeiro O que é CAD? Desenho auxiliado por computador Sistema baseado em desenho Facilita o Projeto e Desenhos Técnicos Utilizados pela geologia,

Leia mais

2011 Bentley Systems, Incorporated. Novo Portfolio Balancing do Bentley SELECT

2011 Bentley Systems, Incorporated. Novo Portfolio Balancing do Bentley SELECT Novo Portfolio Balancing do Bentley SELECT David Huie, Gerente de Marketing de Assinaturas Dezembro de 2011 A Vida Muda... 29 anos, solteiro, sem filhos 2 WWW.BENTLEY.COM Suas Necessidades Mudam... 34

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos no mercado AEC utilizando o Autodesk Vault + Buzzsaw

Gerenciamento de Arquivos no mercado AEC utilizando o Autodesk Vault + Buzzsaw Gerenciamento de Arquivos no mercado AEC utilizando o Autodesk Vault + Buzzsaw Tiago Marçal Ricotta Brasoftware / quattrod O Autodesk Vault organiza, gerencia e rastreia os processos de criação de dados,

Leia mais

Integração do Teamcenter com o Catia V5

Integração do Teamcenter com o Catia V5 Integração com o Catia V5 Benefícios Menos tempo gasto por sua equipe técnica tentando encontrar as revisões corretas de dados do Catia Processos consistentes de trabalho seguidos em todos os formatos

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

REVIT ARQUITECTURE 2013

REVIT ARQUITECTURE 2013 REVIT ARQUITECTURE 2013 O Revit 2013 é um software de Tecnologia BIM, que em português significa Modelagem de Informação da Construção. Com ele, os dados inseridos em projeto alimentam também um banco

Leia mais

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania

Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Manual de Publicaça o no Blog da Aça o TRIBOS nas Trilhas da Cidadania Sumário Objetivos do Blog... 2 Log-in... 3 Esqueci minha senha... 4 Utilizando o Blog... 5 Encontrando seu Blog... 5 Conhecendo o

Leia mais

COMUNICADO Nº 001/2010 ESTIMATIVA DE DEMANDA PARA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DE TREINAMENTO DE SOFTWARES AUTODESK TERMO DE REFERÊNCIA

COMUNICADO Nº 001/2010 ESTIMATIVA DE DEMANDA PARA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DE TREINAMENTO DE SOFTWARES AUTODESK TERMO DE REFERÊNCIA COMUNICADO Nº 001/2010 ESTIMATIVA DE DEMANDA PARA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DE TREINAMENTO DE SOFTWARES AUTODESK ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 1. OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA Aquisição de CURSOS DE SOFTWARE AUTODESK,

Leia mais

Uso de AutoCAD Map 3D para desenvolvimento de análise Multi-Critério Kátia Góes Mestrando UERJ

Uso de AutoCAD Map 3D para desenvolvimento de análise Multi-Critério Kátia Góes Mestrando UERJ Uso de AutoCAD Map 3D para desenvolvimento de análise Multi-Critério Kátia Góes Mestrando UERJ A proposta metodológica se insere na temática de Turismo Sustentável em áreas rurais e teve como área de estudo

Leia mais

Automação de Locais Distantes

Automação de Locais Distantes Automação de Locais Distantes Adaptação do texto Improving Automation at Remote Sites da GE Fanuc/ Water por Peter Sowmy e Márcia Campos, Gerentes de Contas da. Nova tecnologia reduz custos no tratamento

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: n-control MSI Versão: 4.6 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Aline Della Justina Data: 17/06/2011 Público-alvo: Clientes e Parceiros NDDigital Alterado por: Release Note: Detalhamento

Leia mais

Prof. Responsável Wagner Santos C. de Jesus

Prof. Responsável Wagner Santos C. de Jesus Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Desenho Técnico Aplicado a Segurança do Trabalho Material III-Bimestre Introdução e Conceito de CAD e Ferramentas,Primitivas

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Geometria Descritiva CAD e Sistemas de Coordenadas. Computação Gráfica. Computação Gráfica

Geometria Descritiva CAD e Sistemas de Coordenadas. Computação Gráfica. Computação Gráfica Geometria Descritiva CAD e Sistemas de Coordenadas Prof. Luiz Antonio do Nascimento Engenharia Ambiental 2º Semestre Computação Gráfica Ramo da computação dedicado à geração, tratamento, apresentação e

Leia mais

Image Enable: conceito

Image Enable: conceito Image Enable Gestão Eletrônica de Documentos - GED Image Enable: conceito Empresas possuem diversos sistemas para controlar suas operações Sistemas integrados de gestão; Sistemas de Recursos humanos, Contabilidade,

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

AUBR-83 Dicas e Truques. Objetivos:

AUBR-83 Dicas e Truques. Objetivos: [AUBR-83] BIM na Prática: Implementação de Revit em Escritórios de Arquitetura e Engenharia Paulo Henrique Giungi Galvão Revenda TECGRAF Consultor técnico Revit da Revenda TECGRAF AUBR-83 Dicas e Truques

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece.

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. 1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. Para acessar o programa através do comando na barra de prompt, basta digitar dutoteccad e

Leia mais

Manual de Instalação, Administração e Uso do Sistema Elétric

Manual de Instalação, Administração e Uso do Sistema Elétric Manual de Instalação, Administração e Uso do Sistema Elétric Versão 1.0 Autores Bruna Cirqueira Mariane Dantas Milton Alves Robson Prioli Nova Odessa, 10 de Setembro de 2013 Sumário Apoio 1. Licença deste

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Plantas Industriais. Objetivo de aprendizado. Sobre o Palestrante. AutoCAD Plant 3D - Inovação em projetos de tubulação

Plantas Industriais. Objetivo de aprendizado. Sobre o Palestrante. AutoCAD Plant 3D - Inovação em projetos de tubulação Plantas Industriais Odair Maciel Dedini Indústrias de Base AutoCAD Plant 3D - Inovação em projetos de tubulação Objetivo de aprendizado Ao final desta palestra você terá condições de: Total conhecimento

Leia mais

ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê REALIDADE VIRTUAL NA ARQUITETURA José Luís Farinatti Aymone

ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê REALIDADE VIRTUAL NA ARQUITETURA José Luís Farinatti Aymone 2004 142 ARQTEXTO 5 A REALIDADE VIRTUAL NA ARQUITETURA José Luís Farinatti Aymone O uso do projeto auxiliado por computador (CAD) em arquitetura é cada vez mais corrente, através do projeto 2D e 3D de

Leia mais

Apresentação Prática

Apresentação Prática Apresentação Prática Este curso contém exercícios com editor de texto Word e também exemplos de acesso à Internet e deve ser utilizado para a apresentação do Método de ensino a pessoas que já tenham tido

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital

O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Tipos de GED: Document imaging Document management Document Imaging / Document Management O Gerenciamento de Documentos Analógico/Digital Mundo analógico Criação Revisão Processamento Arquivo Mundo digital

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS OPERACIONAIS SISTEMAS OPERACIONAIS Conceitos Básicos Sistema Operacional: Um Sistema Operacional é um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador. O Propósito do SO é fornecer

Leia mais

CURSOS OFERECIDOS. seus objetivos e metas. E também seus elementos fundamentais de Administração, como: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE.

CURSOS OFERECIDOS. seus objetivos e metas. E também seus elementos fundamentais de Administração, como: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE. CURSOS OFERECIDOS Access 2007 Aproximadamente 20 horas O aluno aprenderá criar Banco de Dados de forma inteligente, trabalhar com estoques, número de funcionários, clientes etc. Conhecerá ferramentas aprimoradas

Leia mais

*HUPRQGR±0DQXDOGR8VXiULR

*HUPRQGR±0DQXDOGR8VXiULR 1 of 23 *HUPRQGR±0DQXDOGR8VXiULR O manual do usuário tem como objetivo, detalhar o funcionamento do Sistema de Gerenciamento e Monitoramento On-Line de Obras, de forma clara para seus usuários. Clique

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line)

Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Manual de Utilização do Sistema GRServer Cam on-line (Gerenciamento de Câmeras On-line) Criamos, desenvolvemos e aperfeiçoamos ferramentas que tragam a nossos parceiros e clientes grandes oportunidades

Leia mais

11/06/2013. O que é Software Aplicativo? Suítes de Software. Adquirindo Software SOFTWARES APLICATIVOS

11/06/2013. O que é Software Aplicativo? Suítes de Software. Adquirindo Software SOFTWARES APLICATIVOS 2 O que é Software Aplicativo? SOFTWARES APLICATIVOS Introdução à Microinformática Prof. João Paulo Lima Software que realiza tarefa útil específica Suítes de aplicativos Softwares empresariais Softwares

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Integração das soluções Autodesk no processo BIM

Integração das soluções Autodesk no processo BIM Rafael Giovannini Maccheronio Best Software A partir deste ano (FY12), a Autodesk passa a disponibilizar a seus clientes pacotes de software(suites) compostas por diversos software. Essa sessão tem por

Leia mais

PROMOB ARCH PRIMEIROS PASSOS

PROMOB ARCH PRIMEIROS PASSOS PROMOB ARCH PRIMEIROS PASSOS O que compõe o software: O Promob éum software pago. A Procad eventualmente oferece preços promocionais para alunos da Universidade em função da parceria travada entre elas.

Leia mais

Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Manual do módulo Hábil NFS-e Emissor de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica Hábil Empresarial 2014 by Koinonia Software Ltda (0xx46) 3225-6234 I Hábil Empresarial NFS-e Índice Cap. I Introdução 1 1 O que

Leia mais

Como gerar arquivos.plt

Como gerar arquivos.plt Como gerar arquivos.plt O formato PLT destina se a uso em plotters. É como se você tivesse um plotter conectado diretamente ao seu computador. No momento que manda imprimir, o AutoCAD (ou qualquer outro

Leia mais

Modelagem de informações de. construçãocapítulo1: Capítulo. Objetivo do capítulo

Modelagem de informações de. construçãocapítulo1: Capítulo. Objetivo do capítulo construçãocapítulo1: Capítulo 1 Modelagem de informações de A modelagem de informações de construção (BIM) é um fluxo de trabalho integrado baseado em informações coordenadas e confiáveis sobre um empreendimento,

Leia mais

Panorama do Sistema de Automação Topográfica - POSIÇÃO

Panorama do Sistema de Automação Topográfica - POSIÇÃO Panorama do Sistema de Automação Topográfica - POSIÇÃO MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 18 a 20 de Junho São Paulo Brasil Apresentado por: Danilo Sidnei dos Santos Gerente e Desenvolvedor do Posição

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Detalhamento de Projetos no Autodesk Inventor

Detalhamento de Projetos no Autodesk Inventor Detalhamento de Projetos no Autodesk Inventor Lucas Henrique de Almeida Andritz Hydro Inepar (Engenheiro de Projetos) Como detalhar um projeto 3D obtendo qualidade e agilidade, a partir do software Autodesk

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias

Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias SP I PR I DF Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos Soluções Autodesk na ENG Revit 2011 - o software para projetos de edificações para agora

Leia mais

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD

DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD ARMAZENAMENTO DE DADOS MODULAR ARMAZENAMENTO DE DADOS DELL POWERVAULT SÉRIE MD Simplificação da TI O Dell série MD pode simplificar a TI, otimizando sua arquitetura de armazenamento de dados e garantindo

Leia mais

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013. http://timprotect.com.br/

Manual TIM PROTECT BACKUP. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013. http://timprotect.com.br/ Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright TIM PROTECT BACKUP 2013 http://timprotect.com.br/ 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 TIM PROTECT BACKUP...Erro! Indicador não definido. 3 TIM PROTECT BACKUP Web... 6 3.1

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO. Professor Carlos Muniz ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS SERVIÇOS IMPRESSÃO Serviços de impressão Os serviços de impressão permitem compartilhar impressoras em uma rede, bem como centralizar as tarefas de gerenciamento

Leia mais

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial

Manual de Conversão para PDF Envio de Arquivos ao Diário Oficial Manual de Conversão para PDF Manual de Conversão para PDF 3 Conversão para PDF Microsoft Office 2003 Instalação da impressora PDF O pacote de aplicativo Office 2003 não possui nativamente o recurso de

Leia mais

Manual do Usuário Android Neocontrol

Manual do Usuário Android Neocontrol Manual do Usuário Android Neocontrol Sumário 1.Licença e Direitos Autorais...3 2.Sobre o produto...4 3. Instalando, Atualizando e executando o Android Neocontrol em seu aparelho...5 3.1. Instalando o aplicativo...5

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CURSO DE TECNOLOGIA EM NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CURSO DE TECNOLOGIA EM NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CURSO DE TECNOLOGIA EM NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COMPUTAÇÃO GRÁFICA Disciplina: 08 Período: 4º José Eduardo

Leia mais

Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 15.1.1 1

Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 15.1.1 1 Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 15.1.1 1 1 - INTRODUÇÃO NEXCODE NOTE, também conhecido como NEXNOTE, é um conjunto de soluções de software desenvolvidas sob a plataforma

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA

PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA 18 PROVA DE NOÇÕES DE MICROINFORMÁTICA AS QUESTÕES DE 41 A 60 CONSIDERAM O ESQUEMA PADRÃO DE CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA OPERACIONAL MICROSOFT WINDOWS ME E DAS FERRAMENTAS MICROSOFT WINDOWS EXPLORER, MICRO-

Leia mais

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas.

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas. Capítulo 6- Impressão, inserção de cotas e atributos Quando você cria um desenho no ProgeCAD, deve lembrar que este desenho, na grande maioria dos casos, será impresso. Numa primeira abordagem foi indicado

Leia mais

IOB Mitrius WWW.IOB.COM.BR/SOLUCOES. Software de auditoria eletrônica de arquivos digitais de SPED. O que faz: O que oferece:

IOB Mitrius WWW.IOB.COM.BR/SOLUCOES. Software de auditoria eletrônica de arquivos digitais de SPED. O que faz: O que oferece: IOB Mitrius Software de auditoria eletrônica de arquivos digitais de SPED O que faz: Valida os arquivos digitais através de regras automatizadas e constantemente validadas / aprimoradas; Antecipa a análise

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

iextranet A solução inovadora em gerenciamento e compartilhamento seguro de arquivos e de ambiente colaborativo www.oodrive.com

iextranet A solução inovadora em gerenciamento e compartilhamento seguro de arquivos e de ambiente colaborativo www.oodrive.com A solução inovadora em gerenciamento e compartilhamento seguro de arquivos e de ambiente colaborativo www.oodrive.com Nunca foi tão simples administrar e compartilhar arquivos! Colabore com eficácia e

Leia mais

Técnicas de Cartografia Digital

Técnicas de Cartografia Digital Técnicas de Cartografia Digital Maria Cecília Bonato Brandalize 2011 Aula 4 Cartografia Digital x SIG Em aulas anteriores forma estabelecidos os conceitos de CD e SIG Qual o conceito de CD? Um conjunto

Leia mais

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos. Centro Tecnológico. Universidade Federal do Espírito Santo

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos. Centro Tecnológico. Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Disciplina: INF 02810 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 1. Introdução 2. Processo de Software 3. Gerência de

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

O PaperPort 12 Special Edition (SE) possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos.

O PaperPort 12 Special Edition (SE) possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos. Bem-vindo! O Nuance PaperPort é um pacote de aplicativos para gerenciamento de documentos da área de trabalho que ajuda o usuário a digitalizar, organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos

Leia mais

Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias. Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos

Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias. Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos Soluções Autodesk na ENG AutoCAD 2010 - o software AutoCAD para arquitetos. Criação, coordenação e colaboração

Leia mais

Introdução à Tecnologia Web HTML HyperText Markup Language XHTML extensible HyperText Markup Language Formatos de Imagens

Introdução à Tecnologia Web HTML HyperText Markup Language XHTML extensible HyperText Markup Language Formatos de Imagens IntroduçãoàTecnologiaWeb HTML HyperTextMarkupLanguage XHTML extensiblehypertextmarkuplanguage FormatosdeImagens ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger FormatosdeImagens Índice 1 FORMATOS

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Ferramenta de Backup MANUAL DO USUÁRIO Software de Ferramenta de Backup Software Ferramenta de Backup Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

SISTEMA PARA CATALOGAR PALAVRAS INDÍGENAS SISCAPI. Manual do Usuário. Versão 1.0

SISTEMA PARA CATALOGAR PALAVRAS INDÍGENAS SISCAPI. Manual do Usuário. Versão 1.0 1 SISTEMA PARA CATALOGAR PALAVRAS INDÍGENAS SISCAPI Manual do Usuário Versão 1.0 Para usar o sistema acesse: www.palavrasindigenas.com.br Equipe: Dener Guedes Mendonça Local: Instituto Federal do Norte

Leia mais

Modelagem Estrutural Integrada (ISM)

Modelagem Estrutural Integrada (ISM) Modelagem Estrutural Integrada (ISM) A Bentley White Paper www.bentley.com.br A Bentley Systems lançou sua metodologia de para informações de projetos estruturais, que oferece aos engenheiros estruturais

Leia mais

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x)

Programa EndNote. Download para teste no site: http://www.endnote.com/endemo.asp. (Atualmente o EndNote está na versão 5x) Programa EndNote 1. Informações O EndNote é um gerenciador de referências bibliográficas desenvolvido pela Thomson Reuters. O software permite armazenar e organizar as referências encontradas nas buscas

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Guia didático para professores sobre o Windows Movie Maker Prof. Dr Sérgio Ferreira Amaral

Leia mais

Visão geral do Microsoft Office Word 2007. Crie conteúdo com aparência profissional

Visão geral do Microsoft Office Word 2007. Crie conteúdo com aparência profissional Visão geral do Microsoft Office Word 2007 Bem vindo ao Microsoft Office Word 2007, incluído na versão 2007 do Microsoft Office system. O Office Word 2007 é um poderoso programa de criação de documentos

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. AssetView FDT. AssetView FDT

MANUAL DO USUÁRIO. AssetView FDT. AssetView FDT MANUAL DO USUÁRIO AssetView FDT AssetView FDT A S T V W F D T M P www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta. Informações atualizadas dos endereços estão

Leia mais

Perguntas. Que todo usuário deveria fazer antes de comprar um software CAD de baixo custo. Por Robert Green, proprietário da Robert Green Consulting

Perguntas. Que todo usuário deveria fazer antes de comprar um software CAD de baixo custo. Por Robert Green, proprietário da Robert Green Consulting Perguntas Que todo usuário deveria fazer antes de comprar um software CAD de baixo custo Por Robert Green, proprietário da Robert Green Consulting 5 perguntas que todo usuário deveria fazer antes de comprar

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo

Manual Sistema MLBC. Manual do Sistema do Módulo Administrativo Manual Sistema MLBC Manual do Sistema do Módulo Administrativo Este documento tem por objetivo descrever as principais funcionalidades do sistema administrador desenvolvido pela MLBC Comunicação Digital.

Leia mais

Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA

Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA Detecção e investigação de ameaças avançadas. INFRAESTRUTURA DESTAQUES A infraestrutura do RSA Security Analytics Arquitetura modular para coleta distribuída Baseada em metadados para indexação, armazenamento

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com

Gerenciamento de Arquivos e Pastas. Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Gerenciamento de Arquivos e Pastas Professor: Jeferson Machado Cordini jmcordini@hotmail.com Arquivo Todo e qualquer software ou informação gravada em nosso computador será guardada em uma unidade de disco,

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

Access Professional Edition O sistema de controle de acesso flexível que cresce com o seu negócio

Access Professional Edition O sistema de controle de acesso flexível que cresce com o seu negócio Access Professional Edition O sistema de controle de acesso flexível que cresce com o seu negócio 2 Access Professional Edition: a solução de controle de acesso ideal para empresas de pequeno e médio porte

Leia mais

Software de gerenciamento de impressoras

Software de gerenciamento de impressoras Software de gerenciamento de impressoras Este tópico inclui: "Usando o software CentreWare" na página 3-10 "Usando os recursos de gerenciamento da impressora" na página 3-12 Usando o software CentreWare

Leia mais

Sumário GERAL... 3 INSTALAÇÃO... 3 UTILIZANDO O MINI DVR USB ST-400...10. Opções de Segurança... 12. Gravando as Imagens...13 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Sumário GERAL... 3 INSTALAÇÃO... 3 UTILIZANDO O MINI DVR USB ST-400...10. Opções de Segurança... 12. Gravando as Imagens...13 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Nos campos channel description, podemos nomear os canais. O nome será exibido junto ao vídeo. No campo Channel control, selecionando o modo automatic, podemos definir os canais ativos, o tempo de exibição

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br

Manual Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.0.0. Copyright Vivo 2013. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.0.0 Copyright Vivo 2013 http://vivosync.com.br 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 Vivo Sync... 5 3 Vivo Sync Web... 6 3.1 Página Inicial... 6 3.1.1 Novo Contato... 7 3.1.2 Editar Contato...

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

SIMULADO Windows 7 Parte V

SIMULADO Windows 7 Parte V SIMULADO Windows 7 Parte V 1. O espaço reservado para a Lixeira do Windows pode ser aumentado ou diminuído clicando: a) Duplamente no ícone lixeira e selecionando Editar propriedades b) Duplamente no ícone

Leia mais

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM...

INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 4. INTERLIGAÇÃO DO SISTEMA... 5 5. ALGUNS RECURSOS... 6 6. SERVIDOR BAM... 1 de 30 INDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CONFIGURAÇÃO MÍNIMA... 4 3. INSTALAÇÃO... 4 3.1. ONDE SE DEVE INSTALAR O SERVIDOR BAM?... 4 3.2. ONDE SE DEVE INSTALAR O PROGRAMADOR REMOTO BAM?... 4 3.3. COMO FAZER

Leia mais

GIS Cloud na Prática. Fabiano Cucolo 26/08/2015

GIS Cloud na Prática. Fabiano Cucolo 26/08/2015 GIS Cloud na Prática Fabiano Cucolo 26/08/2015 Um pouco sobre o palestrante Fabiano Cucolo fabiano@soloverdi.com.br 11-98266-0244 (WhatsApp) Consultor de Geotecnologias Soloverdi Engenharia www.soloverdi.com.br.

Leia mais

Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional

Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional O Sistema GeoOfficeGPS é uma ferramenta de automação desenvolvida pela Solution Softwares LTDA-ME para auxiliar no armazenamento e manipulação de dados

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO DA WEBCAM HD DA HP

GUIA DO USUÁRIO DA WEBCAM HD DA HP GUIA DO USUÁRIO DA WEBCAM HD DA HP Copyright 2012 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft, Windows e Windows Vista são marcas comerciais da Microsoft Corporation registradas nos Estados Unidos.

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido Microsoft PowerPoint 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Encontre o que

Leia mais

Procedimentos para configurar o Motion Detection no D-ViewCam 1 Para configurar o Motion Detection no D-ViewCam, é necessário que a câmera IP esteja

Procedimentos para configurar o Motion Detection no D-ViewCam 1 Para configurar o Motion Detection no D-ViewCam, é necessário que a câmera IP esteja Procedimentos para configurar o Motion Detection no D-ViewCam 1 Para configurar o Motion Detection no D-ViewCam, é necessário que a câmera IP esteja conectada ao software (D-ViewCam). 1 2 Abra o D-ViewCam

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Bem-vindo! O que há de novo no PaperPort 10?

Bem-vindo! O que há de novo no PaperPort 10? Bem-vindo! O ScanSoft PaperPort é um pacote de softwares para gerenciamento de documentos que ajuda o usuário a organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos em papel e digitais no computador

Leia mais

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 Recomendações Iniciais SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.2 (Compatível com Guarita Vr4.03 e Vr4.04) Para

Leia mais

Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Requisito Descrição 6.1 - Produtos de Hardware 6.1.1. GRUPO 1 - IMPRESSORA TIPO I (MONOCROMÁTICA 20PPM - A4) 6.1.1.1. TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 6.1.1.1.1.

Leia mais

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5

Manual do usuário. Softcall Java. versão 1.0.5 Manual do usuário Softcall Java versão 1.0.5 Sumário Iniciando SoftCall...3 Tela Principal...3 Configurando o SoftCall...4 Agenda...5 Incluindo um contato...5 Procurando um contato...6 Apagando um contato...6

Leia mais

Seminário Regional OSIsoft O Poder da Conectividade

Seminário Regional OSIsoft O Poder da Conectividade Seminário Regional OSIsoft O Poder da Conectividade Presented by Marcelo Campos Por que a conectividade é importante? Contexto Necessidade Need Solution Solução Inúmeras fontes de dados Análises avançadas

Leia mais

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation.

Leia mais

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes

Gerencie a sala de espera e garanta a satisfação dos pacientes Centralx Clinic O ciclo de trabalho completo em um só sistema. Para ambientes de alta produtividade, do agendamento à consulta, do faturamento ao rateio entre prestadores de serviço, o Centralx Clinic

Leia mais