MicroStation. Dinâmica de projetos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MicroStation. Dinâmica de projetos"

Transcrição

1 MicroStation MicroStation é uma plataforma CAD 2D e 3D, feita para desenhos e projetos de arquitetura, engenharia e construções. O MicroStation é comumente utilizado por empresas de engenharia, devido ao seu potencial para trabalhar com arquivos com grande quantidade de informações, ainda assim tornando-os leves devido ao seu formato moderno de armazenamento de dados o DGN. A Bentley Systems, desenvolvedora de software, possui uma gama de soluções para áreas específicas de engenharia, arquitetura e construções, muitas delas tendo base no MicroStation. Contudo, não podemos nos esquecer que o MicroStation é uma poderosa ferramenta para projetos 2D e 3D, com inúmeras capacidades e potencial. Dinâmica de projetos Possui interoperabilidade nativa de dados com os formatos DGN, DWG, SKP, DXF, 3DS, entre outros, ou seja, dispensa a necessidade de importação/exportação de diversos formatos, assim eliminando problemas de perda de dados por falta de interação de linguagens. A Bentley trabalha com plena compatibilidade em suas soluções pois preza pelo respeito e agilidade para seus clientes. Tal dinamismo provém uma abrangência enorme à documentos que podem ser utilizados, revisados, desenvolvidos ou editados. O MicroStation trabalha para facilitar a dinâmica e interação de seus usuários. No caso de trabalho coletivo em um arquivo, vários usuários podem ocupar-se de diferentes informação referentes à mesma área de trabalho, permitindo que todos operem com os mesmos padrões de simbologia, representação, impressão e unidades. Possui também recursos de Direito Digital e Assinatura Digital, além de ser possível monitorar o progresso e dinâmica, adicionando segurança aos projetos, e manipulação de RPCs (calungas), além de um excelente mecanismo de renderização, iluminação, vídeo, animação, criação e manipulação de formas complexas e terrenos. O MicroStation gera imagens (renderizadas) nos formatos JPEG e BMP, animações em AVI e páginas internet 3D em VRML e PDF 3D interativo (Com animações, câmera, vídeos, vistas, orbit, manipulação de layers e de representação de elementos).

2 Ferramentas Todas as ferramentas do MicroStation são intuitivas, de fácil utilização e de grande potencial. Os atributos de um elemento podem ser criados com mais facilidade, incluindo chanfros e curvaturas pré-determinadas em qualquer elemento a ser desenhado. Utiliza uma ferramenta de alinhamento de linhas e auxílio de desenhos ( AccuDraw), layers, hierarquia, ordem e transparência de objetos e de preenchimentos. Também tranca e esconde grupos de elementos, como: Dimensionamento, texto, cota, preenchimento, independentemente do layer em que se encontram. Pode-se rotacionar a vista, para evitar trabalhos difíceis como angulares, sem a necessidade de rotacionar o elemento. Trabalhe com até 8 janelas em um mesmo arquivo, selecionando quais atributos e elementos parecerão em cada janela (instalações, plantas, mobiliários, cotas,...) e oferecendo-lhe a facilidade de copiar elementos distantes, sem a necessidade constante de zoom. Modifique textos com grande facilidade editando, inclusive, parâmetros como altura e largura de maneira independente. Trabalhe com o layout que lhe for mais agradável, nessa plataforma interativa e completamente editável. Utilize todas as fontes de seu computador e as palhetas de cores do MicroStation ou do AutoCAD. Crie, edite e trabalhe facilmente com grupos e células, além de criar linhas paralelas, que são utilizadas como se fossem uma só linha. Trabalhe com topografia, imagens rastreadas, e um 3D ágil e prático, completamente autointuitivo. Utilize o Model Space ou o Paper Space, com a maior facilidade. Crie detalhes, referenciando o próprio arquivo, seja no Paper Space ou no Model Space. Edite e delete objetos, sem a necessidade de somente selecioná-los individualmente, selecionando um grupo ou parâmetros internos e externos de uma fence. O MicroStation, assim como as outras soluções Bentley, trabalha armazenando arquivos direto no seu HD, e não na memória RAM do seu computador, o que lhe oferece um nível de dinamismo e segurança inacreditável, e uma resposta imediata, em um arquivo mais leve, DGN. O MicroStation lê bibliotecas e pode utilizar como blocos ( cells) elementos nos formatos que por ele são lidos nativamente, ou seja, pode-se utilizar como sua, a biblioteca de outros softwares para Arquitetura, Engenharia e Construção.

3 Ferramentas 3D O MicroStation é um software CAD para projetos em 2D e 3D com ferramentas poderosas. Abrindo nativamente, ou seja, sem a necessidade de importação arquivos, as linguagens SKP ( Sketchup), 3DS ( 3ds Max), DWG e DXF ( AutoCAD). Também efetua conexão com o Google Earth. As funcionalidades do MicroStation são oferecidas por palhetas, em cada palheta, possuem, por si mesma, várias ferramentas voltada à ações específicas. Entre as palhetas 3D estão: Animation Settings, Animation Camera, Animation Actors, Rendering tools, Animation tools, Rpcs tools, 3D utilities, Cameras, Lighting,3D primitives, 3d Tools, 3D modify, 3D main, Surface Modeling, 3D Quiries, 3D constructs, Google Earth, Materials, Modify curves, Mash modeling, Modify surfaces, Visualization utilities Lembrando que em cada palheta há várias ferramentas, e cada ferramenta possuem inúmeros atributos e características para serem definidos pelo usuário. Imagem central gerada com o MicroStation e o pacote de expansão: GenerativeComponents

4 Visualização Animação Ferramentas 3D Renderização fotorealista, incluindo soluções ray-trace e particle trace; Extensas bibliotecas de texturas, materiais e iluminação; Possui a habilidade de padronizar o gerenciamento de materiais como parte integrante do template da empresa; Suporte para conteúdo fotorealista e RPCs dinâmicos. Ferramentas de animação em tempo real, incluindo ferramentas de árvores de visualização de animações, linha do tempo, velocity graph e painel de storyboard; Ferramenta preview de animação ao vivo na tela; Animações baseadas em quadros e em tempo. Ferramentas de Publicação para o Google Earth Suporte para o Google Earth v4.0; Publique arquivos nos formatos DGN, DWG e modelos GIS models para o formato KML do Google Earth; Capturte modelos de terrenos do Google Earth e utilize a imagem para uma representação realista no MicroStation; Disponibilize animações de câmera no Google Earth. Atributos da Modelagem 3D Ferramentas avançadas de wireframe, superficies, mesh e modelagem de sólidos baseada em atributos; Ferramentas versáteis de edição e manipulação para esculpir e modificar geometrias 3D utilizando operações Boolean; GenerativeComponents para modelos associativos e modelagem paramétrica para transformer em algo mecânico, o processo de modelagem e acelerar as inovações de projeto; Integração com o Google 3D Warehouse: Dinamicamente efetue download e introduza o conteúdo do modelo existente no Google 3D Warehouse para dentro do MicroStation; Possui suporte para arquivos do 3DS Max ( Autodesk).

5 Google SketchUp Pro Os usuários do MicroStation podem importar projetos 3D de SketchUp no MicroStation. Além disso, existe uma ligação direta com o Google 3D Warehouse, permitindo que os usuários obtenham facilmente todos os modelos de SketchUp armazenados no 3D Warehouse. O MicroStation, entre outros atributos, oferece a oportunidade de exportar, importar e publicar arquivos 3D no GoogleEarth. Caracteristicas dessa comunicação entre o MicroStation e o Google Earth: Hyperlink entre documentos, desenhos e pranchas; Publique vistas salvas do MicroStation para o ambiente do Google Earth; Incorpore mapeamento geoespacial e informações pertinentes, ao seu modelo 3D; Inclua desenhos 2D e outros camadas rastreadas em alta resolução; Avalie suas opções de projeto, utilizando o switchable level structures; Trabalhe com imagens no digital terrain modeling (DTM Modelagem de Terreno Digital); Adquira uma melhor visibilidade, ao utilizar a transparência. Ferramentas: Defina uma localização geográfica Usa-se a ferramenta Define Placemarck Monument para associar uma localização geográfica ao modelo a partir de um arquivo Placemarck do Google Earth à um ponto no modelo. Para isso deve-se criar um arquivo Placemack no Google Earth e salvá-lo como um arquivo do tipo KML. Exporte modelos para o Google Earth Uma vez criado um arquivo Placemark e definida uma localização geográfica ao modelo, você pode exportar geometrias 2D/3D ao Google Earth com a ferramenta Export Google Earth (KML) File. Outra ferramenta Google Earth Export Settings fornece uma caixa de diálogo com ajustes que controlam a forma como a geometria será exportada. Inclui ajustes para: Níveis, Referencias Raster, Transparência, Renderização. Sincronize MicroStation e Google Earth Views Com a ferramenta de sincronização de vista você pode ter rapidamente a mesma localização e orientação de vista tanto no MicroStation quanto no Google Earth.

6 Configuração e pré-requisitos Processador: Sistema Operacional: Memória: Espaço no Disco: Intel Pentium- based ou AMD Athon-based PC or Workstation Input Device: Windows pointing Devic Output Device: Trabalha com a maior parte dos dispositivos de Microsoft Windows XP Professional, Output, que o Windows suporta. Windows 2000 (Sp2 ou Higher Recommended), Windows Me, Windows XP Home Edition ou Windows 98 Second Edition. Video: Suporta graphic card, Dual screen graphics with vendor-supplied drivers for Windows NT 4. Multi-monitor configurations supported 256MB RAM with Windows 98 e Windows MB é o espaço mínimo no disco. Imagens geradas com o MicroStation e o pacote de expansão: Bentley speedikon. Projeto efetuado pelo escritório Ian Simpson Architects As soluções Bentley possuem total compatibilidade de dados entre si, por utilizar uma mesma linguagem, o DGN, dispensando a necessidade de importar e exportar dados, assim evitando a perda de informações ao se trabalhar utilizando vários softwares de diversas áreas de aplicação, como: arquitetura, engenharia, infraestrutura, instalações, construções e etc.

7 Bentley speedikon Architectural Expansão para Arquitetura É um rápido, poderoso e integrado aplicativo BIM ( Building Information Model) para projeto de edificações e documentação de construções novas ou já existentes de qualquer tamanho e complexidade, assim como escritórios, aeroportos, hospitais, e plantas manufaturadas. Sua funcionalidade é orientada por tarefas e acompanha todas as fases de um projeto, da concepção do projeto à introdução de dados de uma edificação, da criação de relatórios de quantitativos à visualização foto realista do projeto. Disponível para o MicroStation e AutoCAD, podendo também rodar de forma autônoma no Windows, com uma interface virtual idêntica, Bentley speedikon Architectural é baseado no conceito de BIM, com a construção de elementos inteligentes, coma opção de se trabalhar em 2D ou em 3D. Com o toque de um botão, plantas, seções e elevações em diferentes escalas, com grau diferenciado de detalhe, variando a partir da escala utilizada, podem ser gerados utilizando o a tecnologia única speedikon display filter. Possui um ambiente de projeto multidisciplinar Bentley speedikon Architectural também permite a criação de informações para gerenciamento de intalações. GenerativeComponents Captura e apresenta graficamente, tanto componentes de projeto, quanto a relação abstrata presente entre os componentes. Essa habilidade faz com que o GenerativeComponets vá além de simplesmente fazer geometrias explicitas, ele faz com que o design do projeto torne-se explicito por si só. Enquanto um projetista está trabalhando graficamente baseando-se na intuição e em sua experiência de projetos, seu trabalho é capturado de forma lógica. Há uma grande discussão sobre a liberdade das formas na arquitetura. Hoje em dia várias arquiteturas são a estrutura em si, como no caso das obras do arquiteto Santiago Calatrava. Contudo, esse organicismo das obras arquitetônicas, agora toma forma em um software racional para gerar componentes e arquiteturas livres, a partir de ferramentas parametrizadas. Oferecendo, conseqüentemente, uma tecnologia de manufatura que permite a expressão máxima de seus conhecimentos por meio de formas arquitetônicas e estruturais. Possua esse diferencial, que lhe permite uma expressão mais livre, harmônica e suave de seus projetos.

8 Soluções para Engenharia, Arquitetura e Construções Arquitetura, Engenharia e Construção: Bentley Architecture, Bentley Structure, Bentley Building Electrical Systems, Bentley Building Mechanical Systems, Bentley Speedikon Architectural, RAM Concept, Bentley Facilities Reports, GEOPAK Site, RAM Advanse, RAM Concrete, RAM Connection, RAM Frame, RAM Steel, RAM Structural System, Bentley Facilities, Bentley Facilities Inquirer, Bentley Facilities Manager, Bentley Facilities Planne. Engenharia Civil e Infra-Estrutura: PowerRebar, Bentley Survey,GEOPAK, Bentley BridgeModeller and Bentley LARS, GEOPAK Bridge, In Roads Bridge, RAM Advanse, STAAD.foundation, STAAD.Pro, Bentley OnSite, CivilStorm, FlowMaster, Optram Enterprise Asset Management Interface, Optram Enterprise Suit, Optram GIS Interface, Optram Condition Modules, Optram Video, Bentley Arenium, Bentley CloundWorx, Bentley MXRENEW, Bentley MXROAD, Bentley MXURBAN, GeoMacao, InRoads, SUPERLOAD, FlexUnits, FlowMaster, InRoads Storms and Sanitary, Bentley Location Data Manager, Bentley Location Data Manager Express (LDMx), Bentley Outdoor Advertising System, Bentley Transportation Data Maneger (TDM), Optram Condition Modules, Right-of-Way Office, Bentley AutoPIPE. Geoespacial: BentleyMAP, Bentley Facilities, I/RAS B, Descartes, Bentley Coax, Bentley Copper, Bentley Fiber, Bentley Inside Plant, Bentley Expert Designer, Bentley Wastewater, Bentley Water, CivilStorm, CulvertMaster, FlowMaster, HAMMER, HEC- Pack, PoundPack, SewerGEMS, StormCAD, WaterGEMS, WaterCAD, Bentley MAPscript. Plantas Industriais: Bentley AutoPIPE, Bentley DigitalPlant Solutions, Bentley PlantFLOW, Bentley PULS, Bentley WinNOZL, RAM Advanse, RAM Connection, AutoPLANT P&ID, Bentley AXSYS.Process, Bentley Datasheets, Bentley Data Manager, Bentley DigitalPlant Solutions, Bentley Hookups, Bentley Instrumentation and Wiring, Elementary Electrical Diagrams, PlantSpace P&ID, RAM Connection, AutoPLANT Equipment, Bentley AXSYS.Engine, Bentley AXSYS.Integrity, Bentley CloudWorx, Bentley Connector for mysap.com, Bentley DigitalPlant Solutions, Bentley Interference Manager, Bentley Vision, AutoPLANT Equipment, AutoPLANT Isometrics, AutoPLANT Piping, AutoPLANT Raceways, AutoPLANT Structural Detailer, AutoPLANT Structural Engineering, AutoPLANT Structural Modeler, Bentley Building Electrical Systems, Bentley Building Mechanical Systems, Bentley CloudWorx, Bentley DigitalPlant Solutions, Bentley Piping, IsoExtractor, PlantSpace Equipment, PlantSpace Isometrics, PlantSpace Orthographics, PlantSpace Raceways, PlantSpace SupportModeler, Bentley PlantWise, RAM Concept. Gerenciador de Informações, Conteúdo e Tarefas: ProjectWise, ProjectWise Integration Server, ProjectWise InterPlot, ProjectWise Navigator, ProjectWise StartPoint, ProjectWise LifeCycle Server.

9 BIM (Building Information Modeling) Building Information Modeling ( BIM) é a chave para um desenvolvimento inteligente de projetos. Com as soluções específicas, há um trabalho conjunto e simultâneo de profissionais de diversas áreas. BIM é uma abordagem de trabalho e documentação de projetos de construção. Isso, pois aplica as informações contidas diretamente no modelo 3D, para permitir a geração automática de desenhos, relatórios, análise de dados de projeto, simulação de agendamentos, gerenciamento de instalações e mais Permitindo que equipes de projetos se foquem nas informações e em suas decisões, mais que na preocupação com as ferramentas de documentação e seus processos. Resultando assim, em uma maneira mais eficiente para trabalhos em equipes. Economizando tempo, melhorando a qualidade, diminuindo custos e aprimorando a funcionalidade das edificações, por que as decisões são assessoradas e tomadas ao longo do processo de projeto, não somente na obra. Tal abordagem visa facilitar a troca de dados e interoperabilidade de informações em formatos digitais, para evitar erros de projeto e a preocupação com a representação gráfica de um elemento de projeto, tendo em vista que o 2D é gerando simultaneamente ao projetar-se 3D, carregando consigo as representações pertinentes para uma representação em planta. Esse projeto parametrizado é dinâmico na criação de cortes, fachadas e renderizações, além da emissão de quantitativos, relatórios, análises e plantas; Tudo isso tendo como base um único modelo interativamente conectado à esses aspectos, criando uma integração e mudanças simultâneas desses aspectos de projeto. O BIM engloba geometrias, relacionamento espacial, informações geográficas, quantitativos e propriedades de componentes de componentes da edificação (por exemplo: detalhes manufaturados). BIM pode ser utilizado para demonstrar o ciclo de vida completo de uma obra, incluindo o processo de construção, e operação de instalações. Quantitativos e propriedades de materiais podem ser facilmente extraídos. Os espaços de trabalho podem ser isolados e definidos. Sistemas, conjuntos, e seqüências podem ser mostrados em escalas diversas em relação ao grupo de instalações do qual faz parte ou em relação à todas as instalações presentes. Saiba mais sobre o conceito de BIM e suas vantagens, acessando o link abaixo e baixando o PDF: Bentley Architecture, Bentley Structural, Bentley Building e Bentley speedikon Architectural, são as soluções BIM oferecidas pela Bentley Systems, uma empresa que preza pela integração de seus softwares e pelo respeito aos seus usuários. Informe-se mais sobre a Bentley, a Geotecnologia e suas soluções. Não perca tempo, entre em contato conosco:

BIM: Building Information Modeling

BIM: Building Information Modeling BIM - Informação digital R e v o l u c i o n a n d o a D i n â m i c a d e P r o j e t o s BIM (Building Information Modeling) é uma nova abordagem de projeto utilizada pelas indústrias de arquitetura,

Leia mais

Política de Visualizadores e Colaboração

Política de Visualizadores e Colaboração Política de Visualizadores e Colaboração A disponibiliza diversas ferramentas de visualização e colaboração. Abaixo segue um descritivo de cada uma dessas soluções. Visualizadores de arquivos Nativos de

Leia mais

Desenho Auxiliado por Computador Aula 2. Professora: Priscila Medeiro

Desenho Auxiliado por Computador Aula 2. Professora: Priscila Medeiro Desenho Auxiliado por Computador Aula 2 Professora: Priscila Medeiro O que é CAD? Desenho auxiliado por computador Sistema baseado em desenho Facilita o Projeto e Desenhos Técnicos Utilizados pela geologia,

Leia mais

Experiência do uso de REVIT em Projeto de Estrutura

Experiência do uso de REVIT em Projeto de Estrutura REVIT em Projeto de Estrutura Angelo Ricardo Rech REFE engenharia Descrição do processo de implantação e treinamento no uso do Revit Structure, e relato das vantagens alcançadas no uso diário profissional.

Leia mais

2011 Bentley Systems, Incorporated. Novo Portfolio Balancing do Bentley SELECT

2011 Bentley Systems, Incorporated. Novo Portfolio Balancing do Bentley SELECT Novo Portfolio Balancing do Bentley SELECT David Huie, Gerente de Marketing de Assinaturas Dezembro de 2011 A Vida Muda... 29 anos, solteiro, sem filhos 2 WWW.BENTLEY.COM Suas Necessidades Mudam... 34

Leia mais

Education Master Suite

Education Master Suite Education Master Suite O Autodesk Education Master Suite é uma solução multidisciplinar que disponibiliza várias softwares 2D e 3D, utilizados por profissionais em todo o mundo. Esta solução auxilia os

Leia mais

Soluções para imaginar, projetar e criar um mundo melhor.

Soluções para imaginar, projetar e criar um mundo melhor. Soluções para imaginar, projetar e criar um mundo melhor. , tecnologia e melhores processos Ao permitir que arquitetos, designers, engenheiros e artistas digitais criem modelos digitais de seus projetos

Leia mais

Prof. Responsável Wagner Santos C. de Jesus

Prof. Responsável Wagner Santos C. de Jesus Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina Desenho Técnico Aplicado a Segurança do Trabalho Material III-Bimestre Introdução e Conceito de CAD e Ferramentas,Primitivas

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS QUE UTILIZAM GEOPROCESSAMENTO E TECNOLOGIA BIM PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ENGENHARIA CIVIL

ESTUDO COMPARATIVO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS QUE UTILIZAM GEOPROCESSAMENTO E TECNOLOGIA BIM PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ENGENHARIA CIVIL ESTUDO COMPARATIVO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS QUE UTILIZAM GEOPROCESSAMENTO E TECNOLOGIA BIM PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ENGENHARIA CIVIL 1. INTRODUÇÃO E REFERENCIAL TEÓRICO A área de geoprocessamento

Leia mais

Gerenciamento de Arquivos no mercado AEC utilizando o Autodesk Vault + Buzzsaw

Gerenciamento de Arquivos no mercado AEC utilizando o Autodesk Vault + Buzzsaw Gerenciamento de Arquivos no mercado AEC utilizando o Autodesk Vault + Buzzsaw Tiago Marçal Ricotta Brasoftware / quattrod O Autodesk Vault organiza, gerencia e rastreia os processos de criação de dados,

Leia mais

CRIAÇÃO DE UMA MAQUETE VIRTUAL 3D DO CAMPUS HIGIENÓPOLIS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

CRIAÇÃO DE UMA MAQUETE VIRTUAL 3D DO CAMPUS HIGIENÓPOLIS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CRIAÇÃO DE UMA MAQUETE VIRTUAL 3D DO CAMPUS HIGIENÓPOLIS DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 1. INTRODUÇÃO Devido ao rápido desenvolvimento da tecnologia e a influência da mesma em todas as áreas de

Leia mais

Engenharia. Principal Gerenc. Eletrônico de Doc. de Engenharia Digitalização de Doc. Técnica Manuais e relatórios pesquisáveis

Engenharia. Principal Gerenc. Eletrônico de Doc. de Engenharia Digitalização de Doc. Técnica Manuais e relatórios pesquisáveis Índice Engenharia Principal Gerenc. Eletrônico de Doc. de Engenharia Digitalização de Doc. Técnica Manuais e relatórios pesquisáveis Migração de Base de Dados IntelliCAD Customização e rotinas para AutoCAD

Leia mais

Modelagem de informações de. construçãocapítulo1: Capítulo. Objetivo do capítulo

Modelagem de informações de. construçãocapítulo1: Capítulo. Objetivo do capítulo construçãocapítulo1: Capítulo 1 Modelagem de informações de A modelagem de informações de construção (BIM) é um fluxo de trabalho integrado baseado em informações coordenadas e confiáveis sobre um empreendimento,

Leia mais

Geometria Descritiva CAD e Sistemas de Coordenadas. Computação Gráfica. Computação Gráfica

Geometria Descritiva CAD e Sistemas de Coordenadas. Computação Gráfica. Computação Gráfica Geometria Descritiva CAD e Sistemas de Coordenadas Prof. Luiz Antonio do Nascimento Engenharia Ambiental 2º Semestre Computação Gráfica Ramo da computação dedicado à geração, tratamento, apresentação e

Leia mais

REVIT ARQUITECTURE 2013

REVIT ARQUITECTURE 2013 REVIT ARQUITECTURE 2013 O Revit 2013 é um software de Tecnologia BIM, que em português significa Modelagem de Informação da Construção. Com ele, os dados inseridos em projeto alimentam também um banco

Leia mais

Arch. Daniele Ravagni Studio di Architettura

Arch. Daniele Ravagni Studio di Architettura Arch. Daniele Ravagni Studio di Architettura www.ravagnistudio.it PROPOSIÇÃO Esta proposta destina-se a arquitetos, estudantes de arquitetura e também pessoas desejosas de aprender língua italiana, que

Leia mais

AUBR-83 Dicas e Truques. Objetivos:

AUBR-83 Dicas e Truques. Objetivos: [AUBR-83] BIM na Prática: Implementação de Revit em Escritórios de Arquitetura e Engenharia Paulo Henrique Giungi Galvão Revenda TECGRAF Consultor técnico Revit da Revenda TECGRAF AUBR-83 Dicas e Truques

Leia mais

COMUNICADO Nº 001/2010 ESTIMATIVA DE DEMANDA PARA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DE TREINAMENTO DE SOFTWARES AUTODESK TERMO DE REFERÊNCIA

COMUNICADO Nº 001/2010 ESTIMATIVA DE DEMANDA PARA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DE TREINAMENTO DE SOFTWARES AUTODESK TERMO DE REFERÊNCIA COMUNICADO Nº 001/2010 ESTIMATIVA DE DEMANDA PARA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DE TREINAMENTO DE SOFTWARES AUTODESK ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 1. OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA Aquisição de CURSOS DE SOFTWARE AUTODESK,

Leia mais

BIM BIM. Building Information Modeling no Projeto Estrutural. Impactos e benefícios potenciais. Modelagem de Informação do Edifício Projeto Estrutural

BIM BIM. Building Information Modeling no Projeto Estrutural. Impactos e benefícios potenciais. Modelagem de Informação do Edifício Projeto Estrutural BIM Building Information Modeling no Impactos e benefícios potenciais Nelson Covas BIM Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção ou Modelagem de Informação do Edifício Premissas

Leia mais

Uso de AutoCAD Map 3D para desenvolvimento de análise Multi-Critério Kátia Góes Mestrando UERJ

Uso de AutoCAD Map 3D para desenvolvimento de análise Multi-Critério Kátia Góes Mestrando UERJ Uso de AutoCAD Map 3D para desenvolvimento de análise Multi-Critério Kátia Góes Mestrando UERJ A proposta metodológica se insere na temática de Turismo Sustentável em áreas rurais e teve como área de estudo

Leia mais

Evolução do WaterCAD / WaterGEMS. Douglas Miranda engenheiro civil

Evolução do WaterCAD / WaterGEMS. Douglas Miranda engenheiro civil Evolução do WaterCAD / WaterGEMS Douglas Miranda engenheiro civil Novidades do WaterCAD V8 XM Criação da versão para MicroStation Criação do LoadBuilder, TRex e Poligono de Thiessen Ferramenta Queries

Leia mais

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress

Pág 31. UC Introdução a Informática Docente: André Luiz Silva de Moraes 1º sem Redes de Computadores. 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress 5 Introdução ao uso do BrOffice Impress O pacote BrOffice é um pacote de escritório muito similar ao já conhecido Microsoft Office e ao longo do tempo vem evoluindo e cada vez mais ampliando as possibilidades

Leia mais

Introdução ao ArcGIS

Introdução ao ArcGIS Introdução ao ArcGIS Maria Cecilia Brandalize Novembro, 2011 Tópicos O que é um SIG? A estrutura do ArcGIS Dados utilizados no ArcGIS Operações básicas com o ArcGIS Edição de dados Combinação de dados

Leia mais

Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias

Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias SP I PR I DF Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos Soluções Autodesk na ENG Revit 2011 - o software para projetos de edificações para agora

Leia mais

A R P O BPMN++ MODELER KLUG PROCESSO PARA DOWNLOAD E INSTALAÇÃO VERSÃO FREEWARE. Verificar requisitos para instalação. Testar instalação do software

A R P O BPMN++ MODELER KLUG PROCESSO PARA DOWNLOAD E INSTALAÇÃO VERSÃO FREEWARE. Verificar requisitos para instalação. Testar instalação do software A R P O KLUG BPMN++ MODELER PROCESSO PARA DOWNLOAD E INSTALAÇÃO VERSÃO FREEWARE Verificar requisitos para instalação Iniciar procedimento de instalação Executar procedimento de instalação Efetuar primeiro

Leia mais

Faça mais. Mude o mundo em 3D. AutoCAD. Civil 3d 2010

Faça mais. Mude o mundo em 3D. AutoCAD. Civil 3d 2010 Faça mais. Mude o mundo em 3D. AutoCAD Civil 3d 2010 A poderosa solução de modelagem de informações da construção para engenharia civil O software AutoCAD Civil 3D suporta um processo integrado baseado

Leia mais

Modelo Digital de Terreno - V 6.5

Modelo Digital de Terreno - V 6.5 TCP MDT Modelo Digital de Terreno - V 6.5 Versão Standard Introdução A Versão Estandar é apropriada para a realização de todo tipo de projetos de levantamentos topográficos, perfis de terreno, cálculo

Leia mais

A base do BIM para engenharia estrutural. Autodesk Revit. Structure 2010

A base do BIM para engenharia estrutural. Autodesk Revit. Structure 2010 A base do BIM para engenharia estrutural. Autodesk Revit Structure 2010 Melhore a Eficácia, a Precisão e a Coordenação O software Autodesk Revit Structure oferece modelagem simultânea para projeto estrutural,

Leia mais

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece.

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. 1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. Para acessar o programa através do comando na barra de prompt, basta digitar dutoteccad e

Leia mais

www.espacotempo.com.br quarta-feira, 25 de setembro de 13

www.espacotempo.com.br quarta-feira, 25 de setembro de 13 www.espacotempo.com.br 1 PALESTRA EARQ 2013 Goiânia, 10 de Setembro de 2013 FERNANDO DAHER ALVARENGA Arquiteto e Urbanista Diretor e proprietário da Espaço Tempo www.espacotempo.com.br www.fernandodaher.com

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CURSO DE TECNOLOGIA EM NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CURSO DE TECNOLOGIA EM NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CURSO DE TECNOLOGIA EM NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COMPUTAÇÃO GRÁFICA Disciplina: 08 Período: 4º José Eduardo

Leia mais

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas.

a) Crie 3 novos layers: margem (neste exemplo foi utilizada cor 30), vp e cotas. Capítulo 6- Impressão, inserção de cotas e atributos Quando você cria um desenho no ProgeCAD, deve lembrar que este desenho, na grande maioria dos casos, será impresso. Numa primeira abordagem foi indicado

Leia mais

Utilizando a ferramenta Suites Workflow do Autodesk Revit 2013 para exportar para o Autodesk 3ds Max Design

Utilizando a ferramenta Suites Workflow do Autodesk Revit 2013 para exportar para o Autodesk 3ds Max Design Utilizando a ferramenta Suites Workflow do Autodesk Revit 2013 para exportar para o Autodesk 3ds Max Design Mauricio Antonini Brasoftware Informática AV6041-V O Autodesk Revit 2013 possui uma nova ferramenta

Leia mais

Infraworks 360 e funções de nuvem da Autodesk - Estudo de Caso Anel Viário de Taubaté/SP

Infraworks 360 e funções de nuvem da Autodesk - Estudo de Caso Anel Viário de Taubaté/SP Infraworks 360 e funções de nuvem da Autodesk - Estudo de Caso Anel Viário de Taubaté/SP Eduardo Soethe Cursino Soethe Cursino Engenharia Co-apresentador Roberto Soethe Cursino Soethe Cursino Engenharia

Leia mais

Matriz de comparação. CorelCAD 2015 para Windows e Mac OS vs. aplicativos Light CAD. Aplicativos Light CAD. CorelCAD 2015. Suporte a arquivo * *

Matriz de comparação. CorelCAD 2015 para Windows e Mac OS vs. aplicativos Light CAD. Aplicativos Light CAD. CorelCAD 2015. Suporte a arquivo * * para Windows e Mac OS vs. aplicativos Esta tabela compara os vários recursos padrão do setor incluídos no CorelCAD aos oferecidos em outros aplicativos. Com o CorelCAD, os usuários irão aproveitar benefícios

Leia mais

para Revit MEP TigreCAD Guia do usuário Versão 2 2012. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados.

para Revit MEP TigreCAD Guia do usuário Versão 2 2012. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. TigreCAD para Revit MEP Guia do usuário Versão 2 202. Desenvolvido pela ofcdesk, llc. Todos os direitos reservados. Índice Introdução... Instalação do TigreCAD... Funcionalidades TigreCAD no ofcdesk idc...

Leia mais

Processo de projetos em BIM: Vasari, Revit, Shared Coordinates, Design Options e 3ds Max

Processo de projetos em BIM: Vasari, Revit, Shared Coordinates, Design Options e 3ds Max Processo de projetos em BIM: Vasari, Revit, Shared Coordinates, Ivo Mainardi Aflalo & Gasperini Arquitetos A sessão irá apresentar um modelo de processo projetual, partindo de massas inseridas no Vasari,

Leia mais

Secullum Acesso.Net ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS. Secullum Acesso.Net. Ficha Técnica. Serviço de Comunicação. Módulo. Estacionamento.

Secullum Acesso.Net ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS. Secullum Acesso.Net. Ficha Técnica. Serviço de Comunicação. Módulo. Estacionamento. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Serviço de Comunicação Secullum Acesso.Net Estacionamento Gerencial Integração CFTV Pessoal Recepção Refeitório Automação Sistema Operacional: compatível com Windows XP ou superior

Leia mais

Modelação Tridimensional Exercício nº 1 - Relatório

Modelação Tridimensional Exercício nº 1 - Relatório FAUTL 2012/2013 2º semestre Curso e turma: Mestrado Integrado em Arquitectura TMIA 2BD Nome do Aluno: Naiara Maira Amorim Carvalho Número mecanográfico: 20128254 Modelação Tridimensional Exercício nº 1

Leia mais

Informe 2015. Foxit PDF Security Suite Integrado com o Serviço de Gerenciamento de Direitos do Microsoft Active Directory

Informe 2015. Foxit PDF Security Suite Integrado com o Serviço de Gerenciamento de Direitos do Microsoft Active Directory Informe 2015 Foxit PDF Security Suite Integrado com o Serviço de Gerenciamento de Direitos do Microsoft Active Directory Sumário Introdução... 3 Ambientes do Foxit PDF Security Suite... 4 Aplicar políticas

Leia mais

Autodesk Revit Architecture para arquitetura de interiores Arq. Flávia Maritan BIMrevit.com

Autodesk Revit Architecture para arquitetura de interiores Arq. Flávia Maritan BIMrevit.com Autodesk Revit Architecture para arquitetura de interiores Arq. Flávia Maritan BIMrevit.com Apresentar ferramentas e recursos utilizados para desenvolvimento de projetos de arquitetura de interiores com

Leia mais

Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias. Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos

Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias. Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos Soluções Autodesk Transferência de Tecnologias Parcerias tecnológicas, treinamentos e licenciamentos Soluções Autodesk na ENG AutoCAD 2010 - o software AutoCAD para arquitetos. Criação, coordenação e colaboração

Leia mais

11/06/2013. O que é Software Aplicativo? Suítes de Software. Adquirindo Software SOFTWARES APLICATIVOS

11/06/2013. O que é Software Aplicativo? Suítes de Software. Adquirindo Software SOFTWARES APLICATIVOS 2 O que é Software Aplicativo? SOFTWARES APLICATIVOS Introdução à Microinformática Prof. João Paulo Lima Software que realiza tarefa útil específica Suítes de aplicativos Softwares empresariais Softwares

Leia mais

ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê REALIDADE VIRTUAL NA ARQUITETURA José Luís Farinatti Aymone

ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê ateliê REALIDADE VIRTUAL NA ARQUITETURA José Luís Farinatti Aymone 2004 142 ARQTEXTO 5 A REALIDADE VIRTUAL NA ARQUITETURA José Luís Farinatti Aymone O uso do projeto auxiliado por computador (CAD) em arquitetura é cada vez mais corrente, através do projeto 2D e 3D de

Leia mais

Seu manual do usuário XEROX 6279 http://pt.yourpdfguides.com/dref/5579951

Seu manual do usuário XEROX 6279 http://pt.yourpdfguides.com/dref/5579951 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para XEROX 6279. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a XEROX 6279 no manual

Leia mais

O desenvolvimento de um aplicativo de verificação de requisitos através do Revit API

O desenvolvimento de um aplicativo de verificação de requisitos através do Revit API O desenvolvimento de um aplicativo de verificação de requisitos através do Revit API Silvia Maria Soares de Araujo Pereira Fundação Oswaldo Cruz / Universidade Federal Fluminense Sergio Roberto Leusin

Leia mais

Atualizado em: 1ºde junho de 2015

Atualizado em: 1ºde junho de 2015 Atualizado em: 1ºde junho de 2015 As mudanças que estamos fazendo A venda de novas licenças permanentes de muitos produtos de software de desktop individuais será descontinuada após 31 de janeiro de 2016.

Leia mais

Formação. Cursos Personalizados

Formação. Cursos Personalizados Formação Formação Técnica O Desenvolvimento das competências ao longo das carreiras profissionais, é obrigatoriamente um investimento das empresas e dos seus colaboradores, contribuindo para uma rentabilidade

Leia mais

Apostila do curso: Quantum GIS Básico Módulo I

Apostila do curso: Quantum GIS Básico Módulo I Apostila do curso: Quantum GIS Básico Módulo I Helio Larri Vist Geógrafo Mestre em Sensoriamento Remoto Ayr Müller Gonçalves Educador Físico e Graduando em Segurança da Informação Rai Nunes dos Santos

Leia mais

Panorama do Sistema de Automação Topográfica - POSIÇÃO

Panorama do Sistema de Automação Topográfica - POSIÇÃO Panorama do Sistema de Automação Topográfica - POSIÇÃO MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 18 a 20 de Junho São Paulo Brasil Apresentado por: Danilo Sidnei dos Santos Gerente e Desenvolvedor do Posição

Leia mais

Multidisciplinar - Criação de Cenários 3D para Games utilizando os produtos da Autodesk

Multidisciplinar - Criação de Cenários 3D para Games utilizando os produtos da Autodesk Multidisciplinar - Criação de Cenários 3D para Games utilizando os produtos da Autodesk Luis Leonardo Baratella Revenda Tecgraf Campinas/Santos Especialista em Multimídia Paulo Henrique Giungi Galvão Revenda

Leia mais

Estalo Desenvolvimento e Tecnologia Rua Ismael Carlos Correia, 107 CEP 89221-520 - Joinville - SC estalo@estalo.com.br

Estalo Desenvolvimento e Tecnologia Rua Ismael Carlos Correia, 107 CEP 89221-520 - Joinville - SC estalo@estalo.com.br Estalo Thermal Design Conteúdo Apresentação...4 1.1 O QUE É O ESTALO THERMAL DESIGN?...4 1.2 ONDE ELE SE APLICA?...4 1.3 COMO SE REALIZA A ENTRADA DE DADOS?...4 Ajuda para utilização do programa...5 2.1

Leia mais

Procedimentos para aplicação do Software Sound Plan 7.3

Procedimentos para aplicação do Software Sound Plan 7.3 Procedimentos para aplicação do Software Sound Plan 7.3 Projeto de pesquisa: Avaliação e mapeamento dos níveis sonoros nos corredores estruturais de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande com a

Leia mais

Ensinando Colaboração aos Estudantes

Ensinando Colaboração aos Estudantes Arq. Fernando Lima Autodesk Education ED4900_V Essa aula vai demonstrar o processo básico de colaboração usando o Autodesk Revit 2013, depois de preparar o projeto básico de arquitetura vamos simular um

Leia mais

GUIA UNITY 3D E SKETCHUP

GUIA UNITY 3D E SKETCHUP GUIA UNITY 3D E SKETCHUP Existe uma demanda pela utilização de modelos tridimensionais estereoscópicos para simular relações presenciais. Os projetos relacionados à esses modelos são conhecidos como CAVES.

Leia mais

Plantas Industriais. Objetivo de aprendizado. Sobre o Palestrante. AutoCAD Plant 3D - Inovação em projetos de tubulação

Plantas Industriais. Objetivo de aprendizado. Sobre o Palestrante. AutoCAD Plant 3D - Inovação em projetos de tubulação Plantas Industriais Odair Maciel Dedini Indústrias de Base AutoCAD Plant 3D - Inovação em projetos de tubulação Objetivo de aprendizado Ao final desta palestra você terá condições de: Total conhecimento

Leia mais

IMPACTOS DO USO DO SISTEMA CAD GEOMÉTRICO E DO USO DO SISTEMA CAD-BIM NO PROCESSO DE PROJETO EM ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA

IMPACTOS DO USO DO SISTEMA CAD GEOMÉTRICO E DO USO DO SISTEMA CAD-BIM NO PROCESSO DE PROJETO EM ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA IMPACTOS DO USO DO SISTEMA CAD GEOMÉTRICO E DO USO DO SISTEMA CAD-BIM NO PROCESSO DE PROJETO EM ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA Sérgio SCHEER D.Sc / Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Construção

Leia mais

Microsoft Office Visio. Ferramenta de Banco de Dados

Microsoft Office Visio. Ferramenta de Banco de Dados Microsoft Office Visio Ferramenta de Banco de Dados 2010 Microsoft Office Visio Ferramenta de Banco de Dados Técnicas e Linguagens para Banco de Dados II Equipe: 2º Info Tarde Líder: Mayara Thuany A. do

Leia mais

6 - Gerência de Dispositivos

6 - Gerência de Dispositivos 1 6 - Gerência de Dispositivos 6.1 Introdução A gerência de dispositivos de entrada/saída é uma das principais e mais complexas funções do sistema operacional. Sua implementação é estruturada através de

Leia mais

TQS Informática Ltda. Tecnologia e Qualidade em Sistemas Rua dos Pinheiros, 706 c/2-05422-001 - São Paulo - SP Tel.: (11) 3883-2722 Fax: (11)

TQS Informática Ltda. Tecnologia e Qualidade em Sistemas Rua dos Pinheiros, 706 c/2-05422-001 - São Paulo - SP Tel.: (11) 3883-2722 Fax: (11) Produção de Projeto Estrutural no Ambiente BIM - uma visão TQS Introdução Nos últimos tempos um novo requisito surgiu na contratação de projeto estrutural: a capacitação para troca de informações em BIM

Leia mais

Técnicas de Cartografia Digital

Técnicas de Cartografia Digital Técnicas de Cartografia Digital Maria Cecília Bonato Brandalize 2011 Aula 4 Cartografia Digital x SIG Em aulas anteriores forma estabelecidos os conceitos de CD e SIG Qual o conceito de CD? Um conjunto

Leia mais

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007

Informática Básica. Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Informática Básica Microsoft Word XP, 2003 e 2007 Introdução O editor de textos Microsoft Word oferece um conjunto de recursos bastante completo, cobrindo todas as etapas de preparação, formatação e impressão

Leia mais

Índice de ilustrações

Índice de ilustrações Sumário 1Dez novos recursos do windows 8...2 1.1Interface Metro...2 1.2Internet Explorer 10...4 1.3Gerenciador de Tarefas...5 1.4Painel de Controle...5 1.5Interface Ribbon...6 1.6Menu Iniciar...7 1.7Windows

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS QUE UTILIZAM TECNOLOGIA BIM PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ENGENHARIA CIVIL

ESTUDO COMPARATIVO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS QUE UTILIZAM TECNOLOGIA BIM PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ENGENHARIA CIVIL ESTUDO COMPARATIVO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS QUE UTILIZAM TECNOLOGIA BIM PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE ENGENHARIA CIVIL Sylvio de Campos Neto s.camposn@gmail.com Sergio Vicente Denser Pamboukian

Leia mais

Visão geral do Microsoft Office Word 2007. Crie conteúdo com aparência profissional

Visão geral do Microsoft Office Word 2007. Crie conteúdo com aparência profissional Visão geral do Microsoft Office Word 2007 Bem vindo ao Microsoft Office Word 2007, incluído na versão 2007 do Microsoft Office system. O Office Word 2007 é um poderoso programa de criação de documentos

Leia mais

OpenJUMP. Pontos fracos do OpenJUMP

OpenJUMP. Pontos fracos do OpenJUMP OpenJUMP No início foi chamado apenas de JUMP (JAVA Unified Mapping Platform), e se tornou popular no mundo livre de SIG(Sistema de informação Geográfica), desenhado por Vivid Solutions. Atualmente é desenvolvido

Leia mais

Plano de Formação 2015

Plano de Formação 2015 AutoCAD 2016 Programa de CAD mais popular em todo o mundo e a base para a maioria dos programas verticais da Autodesk. Facilmente adaptável a qualquer área de desenho técnico e também muito usado em 3D.

Leia mais

3d Studio Viz R3. Notas de Aula. Prof. Vanessa Gomes da Silva, Departamento de Construção Civil - FEC/UNICAMP vangomes@fec.unicamp.

3d Studio Viz R3. Notas de Aula. Prof. Vanessa Gomes da Silva, Departamento de Construção Civil - FEC/UNICAMP vangomes@fec.unicamp. 3d Studio Viz R3 Notas de Aula Prof. Vanessa Gomes da Silva, Departamento de Construção Civil - FEC/UNICAMP vangomes@fec.unicamp.br 3dViz_cap1_v5.doc Capítulo 1 INTRODUÇÃO 2 TERMINOLOGIA DA APOSTILA 2

Leia mais

BIM. OProjeto como Modelo de antecipação do Produto Final. Building Information Modeling. Basílica de São Pedro

BIM. OProjeto como Modelo de antecipação do Produto Final. Building Information Modeling. Basílica de São Pedro BIM Building Information Modeling OProjeto como Modelo de antecipação do Produto Final Por muitos séculos coube ao arquiteto a Concepção e a Responsabilidade pelo PROJETOS e... Execução das obras Eram

Leia mais

NAPNE / RENAPI. Google SketchUp 8

NAPNE / RENAPI. Google SketchUp 8 NAPNE / RENAPI Google SketchUp 8 Agosto de 2011 Sumário 1 Introdução... 4 2 Requisitos básicos... 4 3 Itens... 4 3.1 Assista os tutoriais em vídeo... 5 3.2 Leia dicas e truques... 6 3.3 Visite a Central

Leia mais

Noções de Informática

Noções de Informática Noções de Informática 2º Caderno Conteúdo Microsoft Excel 2010 - estrutura básica das planilhas; manipulação de células, linhas e colunas; elaboração de tabelas e gráficos; inserção de objetos; campos

Leia mais

Autodesk Revit Architecture 2013

Autodesk Revit Architecture 2013 Autodesk Revit Architecture 2013 Este documento foi atualizado pela última vez em 22 de março de 2012. Seguem alguns problemas conhecidos dessa versão: Montagens Quando uma vista de montagem for rotacionada,

Leia mais

Viabilizando a utilização do Autodesk Revit Structure com outras soluções de cálculo

Viabilizando a utilização do Autodesk Revit Structure com outras soluções de cálculo Viabilizando a utilização do Autodesk Revit Structure com outras soluções de cálculo Palestrante: Rafael Ramalho ConstruBIM Co-Palestrante: Manuel Casanova Estra Engenharia A utilização da tecnologia BIM

Leia mais

Bem-vindo ao Corel VideoStudio Pro X5

Bem-vindo ao Corel VideoStudio Pro X5 Sumário Bem-vindo ao Corel VideoStudio Pro X5........................... 2 Novos recursos e aprimoramentos............................... 4 Conhecer a área de trabalho....................................

Leia mais

Integração do Teamcenter com o Catia V5

Integração do Teamcenter com o Catia V5 Integração com o Catia V5 Benefícios Menos tempo gasto por sua equipe técnica tentando encontrar as revisões corretas de dados do Catia Processos consistentes de trabalho seguidos em todos os formatos

Leia mais

PALESTRA: Como o BIM contribui para o crescimento de empresas no Brasil?

PALESTRA: Como o BIM contribui para o crescimento de empresas no Brasil? PALESTRA: Como o BIM contribui para o crescimento de empresas no Brasil? A AUTODESK possui parceiros denominados CSI Consulting System Integrator para ampliar o valor das suas soluções, sendo uma consultoria

Leia mais

Integração das soluções Autodesk no processo BIM

Integração das soluções Autodesk no processo BIM Rafael Giovannini Maccheronio Best Software A partir deste ano (FY12), a Autodesk passa a disponibilizar a seus clientes pacotes de software(suites) compostas por diversos software. Essa sessão tem por

Leia mais

O Software... 3. Ferramentas Fixas...7 Ajuda...7 Atualização automática...7 Info...7. Configurações... 8 Verificar conexões... 8

O Software... 3. Ferramentas Fixas...7 Ajuda...7 Atualização automática...7 Info...7. Configurações... 8 Verificar conexões... 8 Sumário O Software... 3 O IrrigaCAD...3 Versões do AutoCAD...3 Configurações Mínimas...3 Acionamento... 4 Elementos Gráficos... 4 Apresentando as Ferrametas...5 Barra de Títulos e Agrupamentos...5 Ferramentas

Leia mais

Scanner modelo: ScanSnap S1300i

Scanner modelo: ScanSnap S1300i Scanner modelo: ScanSnap S1300i Scanner ScanSnap Duplex Colorido A4 AAD Especificações Funcionais Velocidade de digitalização melhorada (12 páginas por minuto) Sincronize facilmente com dispositivos ipad/iphone

Leia mais

Integração Laser Scanner - BIM

Integração Laser Scanner - BIM Fernando Cesar Ribeiro Toppar Engenharia de Levantamentos Marcelo Nepomuceno Uso da nuvem de pontos geradas em levantamentos por Laser Scanner para modelagem de geometria e informações para construção

Leia mais

Grandes Montagens. Uma grande montagem é qualquer montagem complexa o suficiente para maximizar os recursos do sistema e prejudicar a produtividade.

Grandes Montagens. Uma grande montagem é qualquer montagem complexa o suficiente para maximizar os recursos do sistema e prejudicar a produtividade. Grandes Montagens O que é uma Grande Montagem? Uma grande montagem é qualquer montagem complexa o suficiente para maximizar os recursos do sistema e prejudicar a produtividade. Que fatores afetam o desempenho

Leia mais

Guia do Usuário do Avigilon Control Center Server

Guia do Usuário do Avigilon Control Center Server Guia do Usuário do Avigilon Control Center Server Versão 4.10 PDF-SERVER-D-Rev1_PT Copyright 2011 Avigilon. Todos os direitos reservados. As informações apresentadas estão sujeitas a modificação sem aviso

Leia mais

Guia de Migração de Dados

Guia de Migração de Dados Guia de Migração de Dados PFU LIMITED 2013-2014 Introdução Este manual explica o procedimento para migração de dados armazenados em "" para " Smart". Para os termos e abreviações usados neste manual, consulte

Leia mais

INTRODUÇÃO AO BIM MIRIAM ADDOR

INTRODUÇÃO AO BIM MIRIAM ADDOR INTRODUÇÃO AO BIM MIRIAM ADDOR Definições Conceitos de BIM Curso CMU ago/08 IFC Penn State Carnegie Mellon University 1905-1912 PITTSBURGH- PA- aço Fallingwater FLW 3 LEED building B = BUILDING I= INFORMATION

Leia mais

geral@centroatlantico.pt www.centroatlantico.pt Impressão e acabamento: Inova 1ª edição: Março de 2004 ISBN: 972-8426-81-X Depósito legal: 207877/04

geral@centroatlantico.pt www.centroatlantico.pt Impressão e acabamento: Inova 1ª edição: Março de 2004 ISBN: 972-8426-81-X Depósito legal: 207877/04 Reservados todos os direitos por Centro Atlântico, Lda. Qualquer reprodução, incluindo fotocópia, só pode ser feita com autorização expressa dos editores da obra. Adobe Reader 6 Colecção: Software obrigatório

Leia mais

PTC Creo Essentials Packages

PTC Creo Essentials Packages As empresas de design e fabricantes de produtos estão constantemente pressionadas para desenvolver mais produtos em menos tempo, sem sacrificar a inovação ou a qualidade. A solução 3D da PTC para design

Leia mais

FERRAMENTAS PARA DESENVOLVIMENTO EM C#

FERRAMENTAS PARA DESENVOLVIMENTO EM C# FERRAMENTAS PARA DESENVOLVIMENTO EM C# Camila Sanches Navarro 1,2, Wyllian Fressatti 2 ¹Universidade paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil sanchesnavarro@gmail.com wyllian@unipar.br Resumo. Este artigo

Leia mais

BIM. Um Novo Paradigma. BIM: Um Novo Paradigma TQS. Vantagens, Desvantagens e Dificuldades. O BIM do ponto de vista do projeto estrutural

BIM. Um Novo Paradigma. BIM: Um Novo Paradigma TQS. Vantagens, Desvantagens e Dificuldades. O BIM do ponto de vista do projeto estrutural BIM Um Novo Paradigma O BIM do ponto de vista do projeto estrutural O BIM do ponto de vista de um fornecedor de software de projeto estrutural Abram Belk - abram@tqs.com.br 2 Metodologia de projeto Automação

Leia mais

Software de Desenho 3D

Software de Desenho 3D Software de Desenho 3D para Fabricantes de Mobiliário (standard e por medida) - Cozinhas, Roupeiros, Salas de Banho, Quartos, Salas, Expositores, Escritórios,... Revendedores de Mobiliário Decoradores

Leia mais

OFICINA USO DO I3GEO. Levindo Cardoso Medeiros. levindocm@gmail.com

OFICINA USO DO I3GEO. Levindo Cardoso Medeiros. levindocm@gmail.com OFICINA USO DO I3GEO Levindo Cardoso Medeiros levindocm@gmail.com ESTRUTURA INTRODUÇÃO UTILIZANDO O I3GEO Aprendendo a navegar pelo I3Geo Propriedades do mapa ADICIONANDO E MANIPULANDO CAMADAS Adicionando

Leia mais

Perguntas. Que todo usuário deveria fazer antes de comprar um software CAD de baixo custo. Por Robert Green, proprietário da Robert Green Consulting

Perguntas. Que todo usuário deveria fazer antes de comprar um software CAD de baixo custo. Por Robert Green, proprietário da Robert Green Consulting Perguntas Que todo usuário deveria fazer antes de comprar um software CAD de baixo custo Por Robert Green, proprietário da Robert Green Consulting 5 perguntas que todo usuário deveria fazer antes de comprar

Leia mais

Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 15.1.1 1

Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 15.1.1 1 Nexcode Systems, todos os direitos reservados. Documento versão 15.1.1 1 1 - INTRODUÇÃO NEXCODE NOTE, também conhecido como NEXNOTE, é um conjunto de soluções de software desenvolvidas sob a plataforma

Leia mais

Interfaces Homem-Máquina

Interfaces Homem-Máquina Interfaces Homem-Máquina www.altus.com.br Muito mais que IHMs Insuperável: gráficos vetoriais em hardware de alto desempenho Interativa: comunicação com diversos dispositivos de automação Intuitiva: biblioteca

Leia mais

Prontuários eletrônicos práticos, com recursos textuais e de multimídia

Prontuários eletrônicos práticos, com recursos textuais e de multimídia Centralx Clinic O ciclo de trabalho completo em um só sistema. Para ambientes de alta produtividade, do agendamento à consulta, do faturamento ao rateio entre prestadores de serviço, o Centralx Clinic

Leia mais

O poder da colaboração e da comunicação baseadas na Nuvem

O poder da colaboração e da comunicação baseadas na Nuvem O poder da colaboração e da comunicação baseadas na Nuvem O Microsoft Office 365 é a suíte de Produtividade da Microsoft, que oferece as vantagens da Nuvem a empresas de todos os tamanhos, ajudando-as

Leia mais

Apostilas OBJETIVA - Técnico Judiciário Área Administrativa TRE Tribunal Regional Eleitoral Estado do Maranhão - Concurso Público 2015.

Apostilas OBJETIVA - Técnico Judiciário Área Administrativa TRE Tribunal Regional Eleitoral Estado do Maranhão - Concurso Público 2015. 2º Caderno Índice Planilha eletrônica MS- Excel + exercícios... 02 Computação na Nuvem (cloud computing)... 102 Conceitos de Internet e Intranet + exercícios... 105 Internet Explorer, Firefox e Google

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Desktop Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I - Introdução... 2 1.1 - Objetivo... 2 1.2 - Quem deve ler esse documento... 2 Capítulo II -

Leia mais