Conteúdos: Período composto por subordinação: Orações adverbiais I e II Orações adjetivas Pronomes Relativos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conteúdos: Período composto por subordinação: Orações adverbiais I e II Orações adjetivas Pronomes Relativos"

Transcrição

1 Conteúdos: Período composto por subordinação: Orações adverbiais I e II Orações adjetivas Pronomes Relativos

2 Habilidades: Diferenciar conjunção integrante de conjunção subordinativa adverbial Identificar os valores semânticos das conjunções subordinativas adverbiais

3 Habilidades: Analisar o efeito de sentido produzido pelo emprego de orações subordinadas adjetivas Reconhecer as diferentes funções sintáticas desempenhadas pelos pronomes relativos

4 PAUTA DO DIA Acolhida Revisão Interatividades Intervalo Avaliação

5 REVISÃO 1 Oração Subordinada Adverbial Conceito: Oração subordinada adverbial é aquela que exerce a função de adjunto adverbial em relação à oração principal, recebendo nome da circunstância que ela expressa. Podendo ser:

6 REVISÃO 1 1. Causal Exprime relação de causa e efeito. Vem introduzida pelas conjunções subordinativas causais: porque, como (= porque), já que, visto que, uma vez que, porquanto, pois...

7 REVISÃO 1 Essa oração é introduzida por uma conjunção subordinativa, exceto a integrante, recebe o mesmo nome da conjunção. Ela pode ser:

8 REVISÃO 1 Ex: Ela abandonou a caravana porque não quiseram cumprir com seus direitos trabalhistas. (devido ao não cumprimento dos seus direitos trabalhistas)

9 REVISÃO 1 2. Comparativa Exprime relação de comparação para mais, para menos ou entre iguais. Vem introduzida pelas conjunções subordinativas comparativas: (mais, menos) que, do que, como, que, nem...

10 REVISÃO 1 Ex: Sou mais velho do que todos eles [...] (São). (em comparação a todos eles)

11 REVISÃO 1 3. Concessiva Exprime a presença de um obstáculo, mas este não impede a realização do que foi dito na oração principal. Vem introduzida pelas conjunções subordinativas concessivas: embora, ainda que, mesmo que, posto que, se bem que, conquanto...

12 REVISÃO 1 Ex: Ele não conseguiu a medalha de ouro, embora tivesse treinado muito. (apesar de muito treino)

13 REVISÃO 1 4. Condicional Exprime circunstância de condição para que o fato da oração principal seja realizado. Vem introduzida pelas conjunções subordinativas condicionais: se, caso, contanto que, a não ser que, a menos que, desde que...

14 REVISÃO 1 Ex: Todos erram, se um deles erra a casa. (no caso do erro de um deles)

15 REVISÃO 1 5. Conformativa Exprime adequação ou conformidade em relação ao verbo da oração principal. Vem introduzida pelas conjunções subordinativas conformativas: Conforme, como (=conforme), segundo, consoante...

16 REVISÃO 1 Ex: A secretária fez tudo conforme combinou com o diretor da firma. (de acordo com o combinado com o diretor da firma)

17 REVISÃO 1 6. Consecutiva Exprime uma consequência daquilo que foi expresso na oração principal. Vem introduzida pelas conjunções subordinativas consecutivas: que (precedido, de tão, tal, tamanho, tanto), de sorte que, de maneira que...

18 REVISÃO 1 Ex: O projeto Tamar é tão interessante que recebe milhares de visitantes. (Daí a visita de milhares de pessoas)

19 REVISÃO 1 7. Final Exprime ideia de finalidade em relação ao verbo da oração principal. Vem introduzida pelas conjunções subordinativas finais: a fim de que, pra que, que (= para que).

20 REVISÃO 1 Ex: Foi criado o Projeto Tamar para que se preservem as tartarugas marinhas. (para a preservação das tartarugas marinhas)

21 REVISÃO 1 8. Proporcional Estabelece uma relação de maior ou menor intensidade com o que foi dito na oração principal. Vem introduzida pelas conjunções subordinativas proporcionais: à proporção que, quanto mais..., à medida que, quanto menos...

22 REVISÃO 1 Ex: Mais nascem fêmeas quanto mais quente é a temperatura da água) (com o aumento da temperatura da água)

23 REVISÃO 1 9. Temporal Exprime ideia de tempo em relação ao verbo da oração principal. Vem introduzida pelas conjunções subordinativas temporais:

24 REVISÃO 1 quando, logo que, depois que, antes que, assim que, desde que, sempre que, enquanto... Ex: Visite o Projeto Tamar quando for a Ubatuba (SP). (na sua ida a Ubatuba)

25 ATIVIDADE DE REVISÃO 1. Leia a tirinha:

26 REVISÃO 1 O autor do texto provavelmente espera que o leitor compreenda, ao abordar esse tema na sua tirinha?

27 REVISÃO 1 2. Os três personagens veem, a seu modo, um mosquito esmagado na parede.

28 REVISÃO 1 a. No período que registra a fala do Zen, que oração informa a finalidade do seu pensamento? b. Que conjunção transmite à oração essa ideia?

29 REVISÃO 1 3. Releia o terceiro quadrinho. A oração Se, até o fim do dia, não aparecer o culpado por esta sujeira expressa, em relação à oração principal, ideia de:

30 REVISÃO 1 A. conformidade, é classificada como oração subordinada adverbial conformativa. B. concessão, é classificada como oração subordinada adverbial concessiva.

31 REVISÃO 1 C. final, é classificada como oração subordinada adverbial final. D. condição, é classificada como oração subordinada adverbial condicional.

32 REVISÃO 1 4. Agora, leia o período e, em seguida responda às questões. Logo que o fotógrafo viu o mosquito esmagado na parede, tirou uma fotografia.

33 REVISÃO 1 a. A oração sublinhada é chamada de subordinada adverbial, A função que ela desempenha junto à oração principal é de sujeito, complemento verbal ou adjunto adverbial?

34 REVISÃO 1 b. De acordo com a circunstância expressa por essa oração em relação à principal, como ela deve ser classificada?

35 REVISÃO 1 5. Leia a legenda tirada de uma foto: Quênia. Leoas e seus filhotes descansam tão tranquilos que o fotógrafo pode se aproximar para registrar a cena.

36 REVISÃO 1 Como pode ser classificada a oração sublinhada na legenda da foto? Que ideia ela transmite em relação à oração interior?

37 RESPOSTAS DA REVISÃO 1 O autor do texto provavelmente espera que o leitor compreenda, ao abordar esse tema na sua tirinha? R = Ele provavelmente espera que o leitor perceba que um fato pode ser interpretado de maneiras diferentes,

38 RESPOSTAS DA REVISÃO 1 a partir do ponto de vista, dos interesses, do jeito de ser e pensar de cada profissional.

39 RESPOSTAS DA REVISÃO 1 2. Os três personagens veem, a seu modo, um mosquito esmagado na parede.

40 RESPOSTAS DA REVISÃO 1 a. No período que registra a fala do Zen, que oração informa a finalidade do seu pensamento? R = para que possamos compreender nosso papel diante do cosmo.

41 RESPOSTAS DA REVISÃO 1 b. Que conjunção transmite à oração essa ideia? R = A conjunção para que.

42 RESPOSTAS DA REVISÃO 1 3. Releia o terceiro quadrinho. A oração Se, até o fim do dia, não aparecer o culpado por esta sujeira expressa, em relação à oração principal, ideia de:

43 RESPOSTAS DA REVISÃO 1 A. conformidade, é classificada como oração subordinada adverbial conformativa. B. concessão, é classificada como oração subordinada adverbial concessiva.

44 RESPOSTAS DA REVISÃO 1 C. final, é classificada como oração subordinada adverbial final. D. condição, é classificada como oração subordinada adverbial condicional.

45 RESPOSTAS DA REVISÃO 1 4. Agora, leia o período e, em seguida responda às questões. Logo que o fotógrafo viu o mosquito esmagado na parede, tirou uma fotografia.

46 RESPOSTAS DA REVISÃO 1 a. A oração sublinhada é chamada de subordinada adverbial, A função que ela desempenha junto à oração principal é de sujeito, complemento verbal ou adjunto adverbial? R = Adjunto adverbial

47 RESPOSTAS DA REVISÃO 1 b. De acordo com a circunstância expressa por essa oração em relação à principal, como ela deve ser classificada? R = Oração subordinada adverbial temporal, professor, Professor,

48 RESPOSTAS DA REVISÃO 1 o importante, neste momento, é que o aluno perceba a ideia de tempo transmitida pela oração e a relação de sentido que existe com o adjunto adverbial.

49 RESPOSTAS DA REVISÃO 1 5. Leia a legenda tirada de uma foto: Quênia. Leoas e seus filhotes descansam tão tranquilos que o fotógrafo pode se aproximar para registrar a cena.

50 RESPOSTAS DA REVISÃO 1 Como pode ser classificada a oração sublinhada na legenda da foto? Que ideia ela transmite em relação à oração interior? R = Oração subordinada adverbial consecutiva, transmite ideia de consequência.

51 REVISÃO 2 Conceito: Oração subordinada adjetiva é aquela que exerce as funções próprias do adjetivo e é introduzida por pronome relativo.

52 REVISÃO 2 Oração subordinada adjetiva explicativa é aquela que coloca em destaque um detalhe que já é próprio do termo antecedente, contendo informações que já fazem parte desse termo.

53 REVISÃO 2 Ex: Salvador Dalí criou obras intrigantes. obras = substativo intrigantes = adjetivo obras intrigantes = adjunto adnominal

54 REVISÃO 2 Essa frase constitui um período simples, porque é formada por uma única oração. Nela, a palavra destacada relaciona-se ao substantivo obras, funcionando morfologicamente como adjetivo e sintaticamente como ajunto adnominal, porque detalha, especifica o sentido do nome obras

55 REVISÃO 2 Se trocarmos o adjetivo intrigantes por uma oração de sentido equivalente, passaremos a ter um período composto. Veja: Salvador Dalí criou obras que intrigam.

56 REVISÃO 2 obras = substantivo que intrigam = oração equivalente ao adjetivo que intrigam = função sintática: adjunto adnominal do nome obras

57 REVISÃO 2 Observe que a oração que intrigam, exerce, no período composto, os mesmos papéis que intrigantes exerce no período simples. Esse duplo papel é que determina a classificação da oração em destaque. Assim: Salvador Dalí criou obras que intrigam.

58 REVISÃO 2 Características das orações adjetivas: Observe as orações abaixo: 1. Sacha levanta os olhos claros, Onde a surpresa é o sol que vai nascer. (Manuel Bandeira)

59 REVISÃO 2 Nesse exemplo, a primeira oração adjetiva onde a surpresa é o sol é introduzida pelo pronome relativo onde e refere-se ao substantivo olhos (claros), segunda oração adjetiva que vai nascer é introduzida pelo pronome relativo que e refere-se ao substantivo sol.

60 REVISÃO 2 2. Começou a contar para a mãe o que tinha acontecido na festa. Nesse caso, a oração adjetiva é iniciada pelo pronome relativo que e refere-se ao pronome demonstrativo o (o = aquilo).

61 REVISÃO 2 Nos exemplos analisados, evidenciam-se são características que claramente diferenciam as orações adjetivas das demais orações.

62 REVISÃO 2 Veja:

63 REVISÃO 2 Características das orações adjetivas 1ª. Sempre referem a um substantivo ou a um pronome da oração principal. 2ª. Iniciam-se por um pronome relativo.

64 REVISÃO 2 Classificação das subordinadas adjetivas O adjetivo, ao atribuir uma característica ao substantivo, pode restringir o sentido desse substantivo ou pode explicar, evidenciar uma característica que já lhe é própria, ou seja, que faz parte do próprio significado do substantivo.

65 REVISÃO 2 Veja: a. Carro preto. Adjetivo restritivo (limita restringe o sentido do substantivo, atribuindo-lhe uma característica particular, já que nem todo carro é preto.

66 REVISÃO 2 b. Petróleo preto. adjetivo explicativo (apenas explicita ( lembra ) uma característica contida no próprio significado do substantivo. Já que todo petróleo é preto)

67 REVISÃO 2 Oração adjetiva restritiva Vamos observar os pontos em comum entre as orações adjetivas destacadas nos períodos 1 e 2. conjunto 1 livros conjunto 2 livros que relatam aventuras de piratas

68 REVISÃO 2 Como no conjunto 1 estão contidos todos os livros e, no 2, estão somente os que contam aventuras de piratas, o conjunto 2 é, mais limitado, mais restrito. A oração que relatam aventuras de piratas, pelo fato de restringir o sentido do substantivo livros, denomina-se adjetiva restritiva. Então, em um período composto teríamos:

69 REVISÃO 2 São raros, nas livrarias, os livros que relatam oração principal aventuras de piratas. oração subordinada adjetiva restritiva

70 REVISÃO 2 Oração adjetiva explicativa Compare os dois conjuntos: a. conjunto 1 vulcões b. conjunto 2 vulcões que são fenômenos da natureza

71 REVISÃO 2 Qual deles é menor quanto ao número de elementos?

72 REVISÃO 2 Por isso, essa oração se classifica como adjetiva explicativa e, num período composto, teríamos por exemplo:

73 REVISÃO 2 Os vulcões, que são fenômenos da natureza, O. Principal Oração subordinada adjetiva explicativa fascinam e aterrorizam.

74 ATIVIDADE DE REVISÃO 1. Nas orações a seguir, o adjetivo em destaque delimita, restringe o sentido do substantivo a que se refere. De acordo com o exemplo, reescreva todo o período, substituindo o adjetivo por uma oração adjetiva restritiva de mesmo valor semântico.

75 ATIVIDADE DE REVISÃO Durante a corrida, os pilotos realizam manobras impressionantes.

76 ATIVIDADE DE REVISÃO a. O banco falido divulgou dados enganosos. b. Estávamos vivendo uma situação insustentável.

77 ATIVIDADE DE REVISÃO c. Os morcegos frugívoros são comuns nesta região. d. Temos, para esses imprevistos, uma verba disponível.

78 ATIVIDADE DE REVISÃO Leia o texto. O açúcar O branco açúcar que adoçará meu café Nesta manhã de Ipanema Não foi produzido por mim

79 ATIVIDADE DE REVISÃO Nem surgiu dentro do açucareiro por milagre. [...] Em lugares distantes, onde não há hospital nem escola, homem que não sabem ler e morrem de fome aos vinte e sete anos

80 ATIVIDADE DE REVISÃO plantaram e colheram a cana que viraria açúcar. Ferreira Gullar, Toda poesia.s. ed. rev. aum. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991.p

81 ATIVIDADE DE REVISÃO O branco açúcar que adoçará meu café / nesta manhã de Ipanema / não foi produzido por mim [...]

82 ATIVIDADE DE REVISÃO 3. Observe os versos iniciais do texto acima, os elementos textuais que se relacionam ao substantivo açúcar : 1. branco açúcar / 2. açúcar que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema

83 ATIVIDADE DE REVISÃO A. Em 1, a palavra branco caracteriza o substantivo açúcar, por isso funciona como adjetivo. Em 2, a oração que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema também caracteriza o substantivo, por isso funciona como um substantivo, mas por ser uma oração denomina-se oração adjetiva.

84 ATIVIDADE DE REVISÃO B. Em 1, a palavra branco caracteriza o substantivo açúcar, por isso funciona como adjetivo. Em 2, a oração que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema também caracteriza o substantivo, por isso funciona como um adjetivo, mas por ser uma oração denomina-se oração adjetiva.

85 ATIVIDADE DE REVISÃO C. Em 1, a palavra branco caracteriza o substantivo açúcar, por isso funciona como substantivo. Em 2, a oração que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema também caracteriza o substantivo, por isso funciona como um adjetivo, mas por ser uma oração denomina-se oração substantiva.

86 ATIVIDADE DE REVISÃO D. Em 1, a palavra branco caracteriza o substantivo açúcar, por isso funciona como adjetivo. Em 2, a oração que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema não caracteriza o Substantivo açúcar, por isso funciona como um adjetivo, mas por ser uma oração denomina-se oração adjetiva.

87 ATIVIDADE DE REVISÃO 4. Está classificada como: ( ) Adjetiva restritiva. ( ) Adjetiva explicativa.

88 RESPOSTAS DE REVISÃO II 1. Nas orações a seguir, o adjetivo em destaque delimita, restringe o sentido do substantivo a que se refere. De acordo com o exemplo, reescreva todo o período, substituindo o adjetivo por uma oração adjetiva restritiva de mesmo valor semântico.

89 RESPOSTAS DE REVISÃO II Durante a corrida, os pilotos realizam manobras impressionantes.

90 RESPOSTAS DE REVISÃO II a. O banco falido divulgou dados enganosos. R = O banco falido divulgou dados que enganam.

91 RESPOSTAS DE REVISÃO II b. Estávamos vivendo uma situação insustentável. R = Estávamos vivendo uma situação que não se sustentava.

92 RESPOSTAS DE REVISÃO II c. Os morcegos frugívoros são comuns nesta região. R = Os morcegos que comem frutas são comuns nessa região.

93 RESPOSTAS DE REVISÃO II d. Temos, para esses imprevistos, uma verba disponível. R = Temos, para esses imprevistos, uma verba que está disponível.

94 RESPOSTAS DE REVISÃO II O branco açúcar que adoçará meu café / nesta manhã de Ipanema / não foi produzido por mim [...]

95 RESPOSTAS DE REVISÃO II 3. Observe os versos iniciais do texto acima, os elementos textuais que se relacionam ao substantivo açúcar : 1. branco açúcar / 2. açúcar que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema

96 RESPOSTAS DE REVISÃO II ( A ) Em 1, a palavra branco caracteriza o substantivo açúcar, por isso funciona como adjetivo. Em 2, a oração que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema também caracteriza o substantivo, por isso funciona como um substantivo, mas por ser uma oração denomina-se oração adjetiva.

97 RESPOSTAS DE REVISÃO II ( B ) Em 1, a palavra branco caracteriza o substantivo açúcar, por isso funciona como adjetivo. Em 2, a oração que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema também caracteriza o substantivo, por isso funciona como um adjetivo, mas por ser uma oração denomina-se oração adjetiva.

98 RESPOSTAS DE REVISÃO II ( C ) Em 1, a palavra branco caracteriza o substantivo açúcar, por isso funciona como substantivo. Em 2, a oração que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema também caracteriza o substantivo, por isso funciona como um adjetivo, mas por ser uma oração denomina-se oração substantiva.

99 RESPOSTAS DE REVISÃO II ( D ) Em 1, a palavra branco caracteriza o substantivo açúcar, por isso funciona como adjetivo. Em 2, a oração que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema não caracteriza o Substantivo açúcar, por isso funciona como um adjetivo, mas por ser uma oração denomina-se oração adjetiva.

100 RESPOSTAS DE REVISÃO II 4. Está classificada como: ( X ) Adjetiva restritiva. ( ) Adjetiva explicativa.

101 ATIVIDADE DE REVISÃO Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelecem relação entre duas orações.

102 ATIVIDADE DE REVISÃO Exemplos: O jogo será no domingo. O jogo decidirá o campeonato. O jogo que decidirá o campeonato será no domingo.

103 ATIVIDADE DE REVISÃO Características e empregos dos pronomes relativos - Iniciam sempre uma nova oração Observe: Vocês, que sempre nos criticaram, agora pedem nosso apoio.

104 ATIVIDADE DE REVISÃO Vocês, que sempre nos criticaram, 1ª oração 2ª oração agora pedem nosso apoio.

105 ATIVIDADE DE REVISÃO Pronome relativo precedido de preposição. Em certos casos, é necessário introduzir uma preposição antes do pronome relativo. A preposição a ser empregada é, geralmente, exigida por um verbo ou por um nome presente na oração iniciada pelo relativo.

106 ATIVIDADE DE REVISÃO Veja nestas frases: Não é este o lugar a que eles se referem?

107 ATIVIDADE DE REVISÃO Relativo que Quanto a esse pronome, deve-se observar o seguinte: a) Pode ser empregado para retomar palavra que designa pessoa ou coisa e é substituível por o qual, a qual, os quais, aos quais.

108 ATIVIDADE DE REVISÃO Conheço a cidade que você visitou ontem Conheço a cidade a qual você visitou ontem.

109 ATIVIDADE DE REVISÃO b) Pode ser empregado nos casos em que não há exigência de preposição (como no exemplo anterior), ou depois de preposição de uma única sílaba (a, com, de, em, por, etc.) É muito valiosa a amizade das pessoas em que confiamos.

110 ATIVIDADE DE REVISÃO Se a preposição tiver mais de uma sílaba (perante, sobre etc), o relativo que deve ser substituído por o/a qual, os/as quais A notícia segundo a qual ele havia viajado é falsa.

111 ATIVIDADE DE REVISÃO c) O relativo que pode ter como antecedente (termo retomado) os pronomes demonstrativos o, a, os, as.

112 ATIVIDADE DE REVISÃO Veja estes exemplos: Dentre as propostas, escolhi as que mais interessavam à escola. Quando está nervoso, ninguém entende o que ele fala.

113 ATIVIDADE DE REVISÃO Relativo quem Só pode ser empregado quando o antecedente nomeia uma pessoa (ou um ser personificado)

114 ATIVIDADE DE REVISÃO Exemplos: - Estes são os atletas a quem entregaremos os prêmios. - Desejo esclarecer que não foi ela quem nos prejudicou.

115 ATIVIDADE DE REVISÃO Relativo cujo(s), cuja(s) Esse pronome sempre estabelece uma relação de posse e é empregado entre dois substantivos. Exemplos: Serão atendidas as pessoas cujos nomes constem na lista.

116 ATIVIDADE DE REVISÃO Pronome onde/aonde Essas duas formas de pronomes relativos só podem ser empregadas para indicar lugar e têm usos diferentes. Veja:

117 ATIVIDADE DE REVISÃO Onde indica lugar em que. Exemplos: Visitarei a cidade onde nasci. (lugar fixo = em que) Aonde indica lugar a que.

118 ATIVIDADE DE REVISÃO Exemplo: Conheço a cidade aonde você irá. (lugar em movimento = a que)

119 ATIVIDADE DE REVISÃO Observe o modelo: O conselho é necessário. Preciso do conselho. Unindo-as, obteríamos: O conselho de que preciso é necessário.

120 ATIVIDADE DE REVISÃO 1. Com base no mesmo, una as orações a seguir utilizando-se dos pronomes relativos que, quem, o qual, a qual ou onde: a. Moro em uma capital. A capital é linda. b. Quero estudar neste colégio. Gosto muito deste colégio.

121 ATIVIDADE DE REVISÃO c. Frequentamos aquele cinema. Gostamos muito daquele cinema. d. Assisti à peça teatral. A peça teatral é magnífica. e. Bebi o café. Eu mesmo preparei o café.

122 ATIVIDADE DE REVISÃO 1. Dada a seguinte oração: Aquela é a cidade de onde saímos há três anos.

123 ATIVIDADE DE REVISÃO a) O pronome onde se refere a um antecedente. Indique-o. b) Explique por que foi empregado o pronome onde precedido da preposição. c) De acordo com a função sintática desempenhada pelo pronome, relate-a.

124 ATIVIDADE DE REVISÃO 3. A seguir alguns fragmentos de um poema com a autoria de Luís Fernando Veríssimo. Leia-o atentamente, respondendo às perguntas que a ele se referem:

125 ATIVIDADE DE REVISÃO 3. O homem é o único animal que......que constrói casa, mas é o único animal que precisa de fechadura....que trai, polui e aterroriza, mas é o único que se justifica depois.... que engole sapo, mas é o único que não faz isso pelo valor nutricional (Poesia numa hora dessas? Porto Alegre: L&PM.p. 19)

126 ATIVIDADE DE REVISÃO a. Tendo em vista que o pronome relativo é o termo que substitui um outro antecedente, qual o termo a que ele se refere em todos os casos? b. De acordo com sua função sintática, aponte-a.

127 RESPOSTAS DE REVISÃO III 1. Com base no mesmo, una as orações a seguir utilizando-se dos pronomes relativos que, quem, o qual, a qual ou onde: a. Moro em uma capital. A capital é linda. R = A capital em que moro é linda.

128 RESPOSTAS DE REVISÃO III b. Quero estudar neste colégio. Gosto muito deste colégio. R = Quero estudar neste colégio do qual gosto muito.

129 RESPOSTAS DE REVISÃO III c. Frequentamos aquele cinema. Gostamos muito daquele cinema. R = Frequentamos aquele cinema do qual gostamos muito.

130 RESPOSTAS DE REVISÃO III d. Assisti à peça teatral. A peça teatral é magnífica. R = A peça teatral que assistimos é magnífica.

131 RESPOSTAS DE REVISÃO III e. Bebi o café. Eu mesmo preparei o café. R = Bebi o café que eu mesma preparei.

132 RESPOSTAS DE REVISÃO III 1. Dada a seguinte oração: Aquela é a cidade de onde saímos há três anos.

133 RESPOSTAS DE REVISÃO III a) O pronome onde se refere a um antecedente. Indique-o. R = Ao substantivo cidade.

134 RESPOSTAS DE REVISÃO III b) Explique por que foi empregado o pronome onde precedido da preposição. R = O verbo sair é transitivo indireto.

135 RESPOSTAS DE REVISÃO III c) De acordo com a função sintática desempenhada pelo pronome, relate-a. R = Adjunto adverbial de lugar.

136 RESPOSTAS DE REVISÃO III 3. A seguir alguns fragmentos de um poema com a autoria de Luís Fernando Veríssimo. Leia-o atentamente, respondendo às perguntas que a ele se referem:

137 RESPOSTAS DE REVISÃO III 3. O homem é o único animal que......que constrói casa, mas é o único animal que precisa de fechadura....que trai, polui e aterroriza, mas é o único que se justifica depois.... que engole sapo, mas é o único que não faz isso pelo valor nutricional (Poesia numa hora dessas? Porto Alegre: L&PM.p. 19)

138 RESPOSTAS DE REVISÃO III a. Tendo em vista que o pronome relativo é o termo que substitui um outro antecedente, qual o termo a que ele se refere em todos os casos? R = Ao substantivo animal. a. De acordo com sua função sintática, aponte-a. R = Sujeito

Para que saber? Conhecer o papel desempenhados pelos relativos é importante porque:

Para que saber? Conhecer o papel desempenhados pelos relativos é importante porque: Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo será no domingo. O jogo decidirá o campeonato. Reunindo

Leia mais

Funções do Pronome Relativo Professora Cândida França

Funções do Pronome Relativo Professora Cândida França Funções do Pronome Relativo Professora Cândida França Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O

Leia mais

Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte.

Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplo: O jogo será no domingo. O jogo decidirá o campeonato. Reunindo

Leia mais

SINTAXE. Período Composto. Conjunto de orações constituído por mais de uma oração.

SINTAXE. Período Composto. Conjunto de orações constituído por mais de uma oração. SINTAXE Período Composto Conjunto de orações constituído por mais de uma oração. O período composto pode ser período composto por coordenação ou subordinação. Período composto por subordinação No período

Leia mais

Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos

Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos Ensino Fundamental 9º ano Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Sistema Objetivo de Ensino. Pronome relativo. Prof.ª Caliana Medeiros. Caicó/RN 05/10/2015

Colégio Diocesano Seridoense Sistema Objetivo de Ensino. Pronome relativo. Prof.ª Caliana Medeiros. Caicó/RN 05/10/2015 Colégio Diocesano Seridoense Sistema Objetivo de Ensino Pronome relativo Prof.ª Caliana Medeiros Caicó/RN 05/10/2015 Tente Outra Vez Raul Seixas Veja! Não diga que a canção Está perdida Tenha fé em Deus

Leia mais

Sintaxe do período composto

Sintaxe do período composto Lição 9 Sintaxe do período composto Estudo do Período Na lição 8, fizemos uma análise interna da oração. Examinamos os termos essenciais, os integrantes e os acessórios e, para isso, utilizamos exemplos

Leia mais

Unidade III. Trabalho - A trajetória humana, suas produções e manifestações. LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Unidade III. Trabalho - A trajetória humana, suas produções e manifestações. LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade III Trabalho - A trajetória humana, suas produções e manifestações. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula

Leia mais

Mortal, quente e branco são adjetivos explicativos, em relação a homem, fogo e leite.

Mortal, quente e branco são adjetivos explicativos, em relação a homem, fogo e leite. Adjetivo é a classe gramatical que modifica um substantivo, atribuindo-lhe qualidade, estado ou modo de ser. Um adjetivo normalmente exerce uma dentre três funções sintáticas na oração: Aposto explicativo,

Leia mais

Estude a revisão do 1º simulado mais as orações subordinadas substantivas

Estude a revisão do 1º simulado mais as orações subordinadas substantivas Revisão para o Simulado da 2ª bimestral Estude a revisão do 1º simulado mais as orações subordinadas substantivas 1) ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS A oração subordinada substantiva tem valor de substantivo

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS As orações subordinadas adverbiais exercem a função sintática de adjunto adverbial da oração principal. Exemplo: Eles chegaram quando amanhecia.

Leia mais

Gramática Eletrônica

Gramática Eletrônica Lição 5 Classes de palavras Na elaboração de um texto escrito, utilizamos palavras para exprimirem nossas idéias. De acordo com a idéia que expressam, as palavras são agrupadas, na nossa língua, em dez

Leia mais

Unidade I Corpo, movimento e linguagem na era da informação.

Unidade I Corpo, movimento e linguagem na era da informação. Unidade I Corpo, movimento e linguagem na era da informação. 7.2 Conteúdo: Funções sintáticas dos pronomes relativos. 7.2 Habilidades: Aprender a classificar e identificar as funções sintáticas dos pronomes

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CEB DE LOUSADA

ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CEB DE LOUSADA ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 3º CEB DE LOUSADA FICHA INFORMATIVA FRASE SIMPLES/FRASE COMPLEXA COORDENAÇÃO/SUBORDINAÇÃO A frase pode conter uma ou mais orações. A cada oração corresponde uma forma verbal expressa

Leia mais

Verbo que precisa de um complemento SEM preposição. Ex.: A criança encontrou o brinquedo. A criança encontrou. (o quê?) o brinquedo = objeto direto

Verbo que precisa de um complemento SEM preposição. Ex.: A criança encontrou o brinquedo. A criança encontrou. (o quê?) o brinquedo = objeto direto TRANSITIVO DIRETO Verbo que precisa de um complemento SEM preposição. Ex.: A criança encontrou o brinquedo. A criança encontrou. (o quê?) o brinquedo = objeto direto TRANSITIVO INDIRETO Precisa de um complemento

Leia mais

2.Diferenças semânticas entre as orações subordinadas adjetivas. 3.Funções sintáticas dos pronomes relativos nas orações adjetivas.

2.Diferenças semânticas entre as orações subordinadas adjetivas. 3.Funções sintáticas dos pronomes relativos nas orações adjetivas. OITAVA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco Período Composto 1.Orações Subordinadas Adjetivas. 2.Diferenças semânticas entre as orações subordinadas adjetivas. 3.Funções sintáticas dos

Leia mais

Centro Educacional C.C.G. TD1-1º BIMESTRE (1º Período)

Centro Educacional C.C.G. TD1-1º BIMESTRE (1º Período) Centro Educacional C.C.G. TD1-1º BIMESTRE (1º Período) VALE: 2 pontos OBS: Devolver o TD 1 a professora no dia 16/04/09 (quinta-feira). Usar caneta azul ou preta. Não use 1- Em 1991, por ocasião da visita

Leia mais

ORAÇÕES SUBORDINADAS. Professor: Aramis de Cássio

ORAÇÕES SUBORDINADAS. Professor: Aramis de Cássio ORAÇÕES SUBORDINADAS Professor: Aramis de Cássio ORAÇÕES SUBORDINADAS ORAÇÕES SUBORDINADAS As ORAÇÕES SUBORDINADAS funcionam sempre como um termo essencial, integrante e acessório da oração principal.

Leia mais

ESTADO DE SERGIPE SEPLAG/SE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA

ESTADO DE SERGIPE SEPLAG/SE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA ESTADO DE SERGIPE SEPLAG/SE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA Resposta aos Recursos contra a Prova Objetiva Cargo: S01 - P.E.B. - E. F. (6º AO 9º ANO) E MÉDIO - ARTE Disciplina: LINGUA PORTUGUESA Questão Resposta

Leia mais

SINTAXE Termos integrantes 1) Objeto direto: o complemento de um verbo transitivo direto. Ex.: Perdi os documentos. Encontrei-os.

SINTAXE Termos integrantes 1) Objeto direto: o complemento de um verbo transitivo direto. Ex.: Perdi os documentos. Encontrei-os. SINTAXE Termos integrantes 1) Objeto direto: o complemento de um verbo transitivo direto. Ex.: Perdi os documentos. Encontrei-os. * Objeto direto preposicionado: aquele cuja preposição não é exigência

Leia mais

Centro Educacional C.C.G. TD1-1º BIMESTRE (1º Período)

Centro Educacional C.C.G. TD1-1º BIMESTRE (1º Período) TD1-1º BIMESTRE (1º Período) Aluno (a): nº VALE: 2 pontos OBS: Devolver o TD 1 a professora no dia 16/04/09 (quinta-feira). Usar caneta azul ou preta. Não use 1- Leia o quadrinho de Glauco e faça o que

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul NÚMERO DA VAGA: 46 Anulação da questão 4 da prova de língua

Leia mais

Orações Subordinadas Substantivas. Profª Grayce Rodrigues 2º Ano - EM

Orações Subordinadas Substantivas. Profª Grayce Rodrigues 2º Ano - EM Orações Subordinadas Substantivas Profª Grayce Rodrigues 2º Ano - EM Orações Subordinadas Substantivas Oração subordinada substantiva: é aquela que tem valor de substantivo e exerce, em relação à oração

Leia mais

Roteiro de Estudos 3 trimestre 2015 Disciplina: Língua Portuguesa - 9º. ano PROFª. Fátima Borelli

Roteiro de Estudos 3 trimestre 2015 Disciplina: Língua Portuguesa - 9º. ano PROFª. Fátima Borelli Roteiro de Estudos 3 trimestre 2015 Disciplina: Língua Portuguesa - 9º. ano PROFª. Fátima Borelli O QUE DEVO SABER: - Diferenças entre conjunção e pronome relativo; - Diferenças entre complemento nominal

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8º ANO PARA 0 2 BIMESTRE DE 2016

ESTUDO DIRIGIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8º ANO PARA 0 2 BIMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO OSORIO PROFESSORA: REGINA CÉLIA DA SILVA ANDRADE ESTUDO DIRIGIDO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8º ANO PARA 0 2 BIMESTRE DE 2016 TEXTO TEATRAL Características: Texto escrito para ser representado Escrito

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS Profª. Raquel Freitas Sampaio PARA QUE SABER Os pronomes relativos exercem um papel fundamental nas relações de vínculo e coesão entre

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS Parte 1

CLASSES GRAMATICAIS Parte 1 CLASSES GRAMATICAIS Parte 1 Professora Idilvânia 1 Existem 10 Classes Gramaticais Artigo Substantivo Adjetivo Advérbio Preposição Pronomes Verbo Conjunção Numeral Interjeição 2 ARTIGO Qualifica ou determina

Leia mais

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2

Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: Português Professor (a): Cris Souto Ano: 9 Turma: 9.1 / 9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Período Composto

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Período Composto Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Sintaxe Período Composto Período Composto Coordenação Subordinação Orações subordinadas São orações sintaticamente dependentes uma das outras. As orações subordinadas

Leia mais

Sumário. A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1. A língua portuguesa no ensino superior... 3. O novo acordo ortográfico...

Sumário. A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1. A língua portuguesa no ensino superior... 3. O novo acordo ortográfico... Sumário I A língua portuguesa e o ensino gramatical... 1 A língua portuguesa no ensino superior... 3 POR QUE ESTUDAR PORTUGUÊS NO ENSINO SUPERIOR... 5 Concepções de gramática... 6 O novo acordo ortográfico...

Leia mais

Língua Portuguesa 9º ano

Língua Portuguesa 9º ano Aula de Pronomes Moré: Hemerson Siqueira Pronomes Critério Semântico Sob o ponto de vista semântico, a classe de pronomes tem uma característica singular: trata-se de palavras quase vazias de significado.

Leia mais

Orações Subordinadas. Apostila 3, Capítulo 8 Unidades 35 a 38 (pág. 313 a 321)

Orações Subordinadas. Apostila 3, Capítulo 8 Unidades 35 a 38 (pág. 313 a 321) Orações Subordinadas d Apostila 3, Capítulo 8 Unidades 35 a 38 (pág. 313 a 321) Professora Simone 2 Período Composto por Subordinação É aquele formado por uma oração principal e uma ou mais orações subordinadas;

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1 PERÍODO COMPOSTO PROFESSORA: FERNANDA SANTOS 1 CONJUNÇÃO É a palavra ou locução invariável que liga orações ou termos semelhantes da mesma oração. Exemplos: ANÁLISE DO QUE Todos os alunos disseram que

Leia mais

Adjetivo (Adjunto Adnominal)

Adjetivo (Adjunto Adnominal) PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS Uma oração subordinada adjetiva é aquela que possui valor e função de adjetivo, ou seja, que a

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

Professor Paulo Alexandre

Professor Paulo Alexandre Professor Paulo Alexandre O conteúdo dos slides a seguir foi baseado em um percurso didático para dinamizar o processo de explicação do conteúdo em sala de aula. Trata-se de um recorte teórico e aprofundado

Leia mais

Aposto. Professora: Caliana Medeiros

Aposto. Professora: Caliana Medeiros Aposto Professora: Caliana Medeiros É um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos

Leia mais

Período composto por coordenação

Período composto por coordenação Período composto por coordenação É o período composto por duas ou mais orações independentes. Estas orações podem ser assindéticas ou sindéticas. Orações coordenadas assindéticas Não apresentam conectivos

Leia mais

Complemento nominal Adjunto adnominal Objeto indireto Predicativo do sujeito Predicativo do objeto Adjunto Adverbial Agente da passiva Aposto e

Complemento nominal Adjunto adnominal Objeto indireto Predicativo do sujeito Predicativo do objeto Adjunto Adverbial Agente da passiva Aposto e Complemento nominal Adjunto adnominal Objeto indireto Predicativo do sujeito Predicativo do objeto Adjunto Adverbial Agente da passiva Aposto e Vocativo Tipos de predicado COMPLEMENTO NOMINAL OU ADJUNTO

Leia mais

M O R F O L O G I A P R O N O M E S R E L A T I V O S

M O R F O L O G I A P R O N O M E S R E L A T I V O S P R O N O M E S R E L A T I V O S PRONOMES RELATIVOS: São pronomes que retomam um substantivo (ou outro pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. CARACTERÍSTICAS: Os pronomes

Leia mais

Conteúdos: Período composto por subordinação: Orações substantivas II

Conteúdos: Período composto por subordinação: Orações substantivas II Conteúdos: Período composto por subordinação: Orações substantivas II Habilidades: Reconhecer a composição pelo processo de subordinação, em períodos com orações que exercem função substantiva Habilidades:

Leia mais

SUMÁRIO PERÍODO SIMPLES............................. 01

SUMÁRIO PERÍODO SIMPLES............................. 01 SUMÁRIO Capítulo 1 PERÍODO SIMPLES... 01 Frase... 02 Oração... 02 Oração coordenada... 03 Oração justaposta... 03 Oração principal... 03 Oração reduzida... 03 Oração relativa... 03 Oração subordinada...

Leia mais

9 ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL

9 ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL Aula ADJUNTO ADNOMINAL E COMPLEMENTO NOMINAL META Explicar a função adjetiva do adjunto adnominal, um acessório do núcleo do sujeito e de outros núcleos, mostrando as classes adjuntas. Apresentar a importância

Leia mais

Gramática Eletrônica. Uma dificuldade relacionada com a regência refere-se ao fenômeno da crase. A crase só ocorre quando há a fusão de duas vogais:

Gramática Eletrônica. Uma dificuldade relacionada com a regência refere-se ao fenômeno da crase. A crase só ocorre quando há a fusão de duas vogais: Lição 12 Crase Uma dificuldade relacionada com a regência refere-se ao fenômeno da crase. A crase só ocorre quando há a fusão de duas vogais: a + a = à preposição artigo ou pronome demonstrativo a + aquele

Leia mais

Patrícia Rocha Lopes

Patrícia Rocha Lopes Patrícia Rocha Lopes Uma oração subordinada adverbial é aquela que exerce a função de adjunto adverbial do verbo da oração principal. Dessa forma, pode exprimir circunstância de tempo, finalidade, causa,

Leia mais

Aula 36.1 Conteúdos: Período simples e composto; Coordenação LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 36.1 Conteúdos: Período simples e composto; Coordenação LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 36.1 Conteúdos: Período simples e composto; Coordenação 3 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Reconhecer

Leia mais

Conjunções Subordinativas

Conjunções Subordinativas Conjunções Subordinativas Conjunções Subordinativas São aquelas que ligam duas orações, sendo uma delas dependente da outra. A oração dependente, introduzida pelas conjunções subordinativas, recebe o nome

Leia mais

Pronomes Parte II. Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 39 a 44 (pág. 408 a 417)

Pronomes Parte II. Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 39 a 44 (pág. 408 a 417) Pronomes Parte II Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 39 a 44 (pág. 408 a 417) Professora Simone 2 Pronomes Indefinidos São aqueles que se referem à terceira pessoa gramatical (aquele/aquilo de quem se fala)

Leia mais

Coordenação e subordinação

Coordenação e subordinação Coordenação e subordinação As frases complexas podem relacionar-se por coordenação ou por subordinação. A coordenação consiste numa relação entre duas orações da mesma categoria por meio de conjunções

Leia mais

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com TUDO SOBRE CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento. ( a + o ) Não há crase, pois o encontro

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 13 Período composto por subordinação

Bárbara da Silva. Português. Aula 13 Período composto por subordinação Bárbara da Silva Português Aula 13 Período composto por subordinação No período composto por subordinação existe pelo menos uma oração principal e uma subordinada. A oração principal é sempre incompleta,

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Sintaxe do período composto: parte I Conceitos

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

Coordenação e subordinação

Coordenação e subordinação Coordenação e subordinação As frases complexas podem relacionar-se por coordenação ou por subordinação. A coordenação consiste numa relação entre duas orações da mesma categoria por meio de conjunções

Leia mais

CONJUNÇÃO. É a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.

CONJUNÇÃO. É a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. CONJUNÇÃO É a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração. De acordo com o tipo de relação que estabelecem, as conjunções podem ser classificadas em coordenativas

Leia mais

Língua Portuguesa Mara Rúbia

Língua Portuguesa Mara Rúbia Língua Portuguesa Mara Rúbia Regência nominal é o nome da relação existente entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos regidos por esse nome. Determina se os seus complementos são acompanhados

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

TER 3º Bimestre- 7º ano - Português. Verbo Intransitivo e Verbo Transitivo

TER 3º Bimestre- 7º ano - Português. Verbo Intransitivo e Verbo Transitivo TER 3º Bimestre- 7º ano - Português Verbo Intransitivo e Verbo Transitivo Leia as frases a seguir: A- Durante a aula, a garotinha chorou. B- Durante a aula, a garotinha quebrou. Na frase 1, o verbo tem

Leia mais

ROTEIRO DIÁRIO SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES/ ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. Vinheta do Projeto

ROTEIRO DIÁRIO SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES/ ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. Vinheta do Projeto Componente Curricular: Língua Portuguesa Série/Ano Letivo: 9º ano/2014 Professor Ministrante: Joyce Camila Martins; Shirley dos Santos Vasconcelos Carga Horária: 5 horas/aula Data: 03/07 Aula: 24 Teleaula:

Leia mais

Português Desafio Gramatical - Atividades Criadas

Português Desafio Gramatical - Atividades Criadas Português Desafio Gramatical - Atividades Criadas Aluno: Ficha: Turma: Data: Material\fundamental_II\Português\F8\F_037 Por: Julia, Laura, Pedro e Vitor. 1) Identifique os modos verbais das orações abaixo:

Leia mais

Prova de Português / Comentada 8º Anos IV Unidade Tipo II Valor: 7,0 pontos

Prova de Português / Comentada 8º Anos IV Unidade Tipo II Valor: 7,0 pontos Prova de Português / Comentada 8º Anos IV Unidade Tipo II Valor: 7,0 pontos Obs: Micro: Leitura Expressiva: Prova: Não será aceita a utilização de corretivo. Não será permitido o empréstimo de material

Leia mais

Pronomes Relativos. Gramatica Morfologia

Pronomes Relativos. Gramatica Morfologia Pronomes Relativos Gramatica Morfologia Definição São pronomes relativos aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. Introduzem as orações subordinadas adjetivas.

Leia mais

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal.

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal. Estudante: Educador: Suzana Borges 8ºAno/Turma: C.Curricular: Português A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se

Leia mais

Pronomes e quantificadores universais e indefinidos

Pronomes e quantificadores universais e indefinidos Pronomes e quantificadores universais e indefinidos Pronomes e quantificadores indefinidos: referem uma pessoa, coisa ou fenómeno de uma forma imprecisa ou indeterminada, indicando quantidade ou diferença.

Leia mais

Preposição e Conjunção. Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar

Preposição e Conjunção. Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar Preposição e Conjunção Língua Portuguesa 2ª Série Profª Marianna Aguiar Preposição Conectam os termos dos sintagmas Locuções prepositivas são duas ou mais palavras que funcionam como preposição. Em uma

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 10 Sintaxe III

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 10 Sintaxe III LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 10 Sintaxe III A SUBORDINAÇÃO No período composto por subordinação, há uma que traz presa a si, como dependente, outra ou outras. Dependentes porque cada

Leia mais

Pronomes: as pessoas do discurso

Pronomes: as pessoas do discurso I. Introdução A. As classes de palavras 1. Substantivo 2. Adjetivo 3. Verbo 4. Advérbio 5. Pronome 6. Artigo 7. Numeral 8. Conjunção 9. Preposição 10. Interjeição B. Tipos de pronomes 1. Pronome pessoal

Leia mais

As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesmo valor gramatical, estabelecendo entre eles uma

As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesmo valor gramatical, estabelecendo entre eles uma CONJUNÇÕES As conjunções são palavras invariáveis que servem para conectar orações ou dois termos de mesmo valor gramatical, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.

Leia mais

Orações Subordinadas Adverbiais

Orações Subordinadas Adverbiais Orações Subordinadas Adverbiais A oração subordinada adverbial desempenha a função de adjunto adverbial: indica uma circunstância em que ocorre a ação do verbo da oração à qual se liga. Observe: Normalmente

Leia mais

Drummond escreveu poemas e entrou para a história.

Drummond escreveu poemas e entrou para a história. Conjunção Pode-se definir a conjunção como um termo invariável, de natureza conectiva que pode criar relações de sentido (nexos) entre palavras ou orações. Usualmente, as provas costumam cobrar as relações

Leia mais

Lista 6 - Língua Portuguesa 1

Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Lista 6 - Língua Portuguesa 1 Períodos compostos LISTA 6 - LP 1 - PERÍODOS COMPOSTOS Períodos compostos Em listas anteriores, vimos alguns conceitos sintáticos importantes para o domínio da norma culta

Leia mais

Ex. A garota com quem simpatizei está à sua procura. Os alunos cujas redações foram escolhidas receberão um prêmio.

Ex. A garota com quem simpatizei está à sua procura. Os alunos cujas redações foram escolhidas receberão um prêmio. A) Restritiva: é aquela que limita, restringe o sentido do substantivo ou pronome a que se refere. A restritiva funciona como adjunto adnominal de um termo da oração principal e não pode ser isolada por

Leia mais

Oração Adverbial - Exercícios com Gabarito. 1. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é:

Oração Adverbial - Exercícios com Gabarito. 1. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é: Oração Adverbial - Exercícios com Gabarito 1. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é: a) subordinativa causal; b) b) coordenativa aditiva; c) c) coordenativa conclusiva;

Leia mais

Classes Gramaticais: Pronomes

Classes Gramaticais: Pronomes Classes Gramaticais: Pronomes Aula ao Vivo Demonstrativos São pronomes utilizados para indicar a posição de alguma coisa (no espaço, no tempo ou no discurso) em relação às pessoas do discurso. Ex.: Este

Leia mais

A COORDENAÇÃO. A classificação das orações coordenadas é feita a partir da

A COORDENAÇÃO. A classificação das orações coordenadas é feita a partir da A COORDENAÇÃO A COORDENAÇÃO Embora as orações sejam sintaticamente independentes, o fato de constituírem juntas uma única frase faz com que exista entre elas certa dependência de sentido. Essa dependência

Leia mais

Pronomes. Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 33 a 38 (pág. 391 a 408)

Pronomes. Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 33 a 38 (pág. 391 a 408) Pronomes Apostila 3, Capítulo 11 Unidades 33 a 38 (pág. 391 a 408) Professora Simone 2 O bundão Joaquim foi a um psicólogo porque a mulher batia nele e toda a vizinhança lá do prédio o via como um frouxo.

Leia mais

COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO. Revisão: Orações Subordinadas Substantivas CORREÇÃO

COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO. Revisão: Orações Subordinadas Substantivas CORREÇÃO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO Revisão: Orações Subordinadas Substantivas CORREÇÃO 1) Para completar os trechos com uma oração SUBSTANTIVA, você precisa usar uma conjunção integrante (que ou se) e usar também

Leia mais

AGENTE DA PASSIVA. É o termo da oração que se refere a um verbo na voz passiva, sempre introduzido por preposição.

AGENTE DA PASSIVA. É o termo da oração que se refere a um verbo na voz passiva, sempre introduzido por preposição. AGENTE DA PASSIVA AGENTE DA PASSIVA É o termo da oração que se refere a um verbo na voz passiva, sempre introduzido por preposição. As terras foram desapropriadas pelo governo. Sujeito (paciente) Verbo

Leia mais

SINTAXE DA ORAÇÃO. O QUE É SINTAXE? É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro de uma frase.

SINTAXE DA ORAÇÃO. O QUE É SINTAXE? É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro de uma frase. O QUE É SINTAXE? É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro de uma frase. O QUE DEVEMOS APRENDER? Identificar e reconhecer os constituintes sintáticos de uma oração (sujeito,

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 5 EF 1. Leia esta tira e divirta-se. a) Na tira, aparece uma máquina de escrever. Atualmente, que outra

Leia mais

c) O complemento nominal também se confunde com o adjunto adnominal. As diferenças serão explicitadas quando falarmos de desse termo acessório.

c) O complemento nominal também se confunde com o adjunto adnominal. As diferenças serão explicitadas quando falarmos de desse termo acessório. b) Os estudantes inexperientes podem confundir o complemento nominal o objeto indireto. Essa dúvida é facilmente resolvida. O OI completa o sentido de um verbo e o CN, o de um nome. Ex.: Necessito de ajuda.

Leia mais

Sumário. 2. Regras para emprego do hífen...14 Exercícios para fixação...17 2.1 Quadro prático para verificação de emprego de hífen...17 Gabarito...

Sumário. 2. Regras para emprego do hífen...14 Exercícios para fixação...17 2.1 Quadro prático para verificação de emprego de hífen...17 Gabarito... Sumário Capítulo 1 Ortografia.... 1 1. Regras de acentuação gráfica...1 1.1. Acentuação dos vocábulos monossilábicos...1 1.2. Acentuação dos vocábulos oxítonos...1 1.3. Acentuação dos vocábulos paroxítonos...2

Leia mais

4. Ação recíproca 5. Outras três funções do se 6. Vozes verbais e transitividade verbal 7. Contextualizando a teoria 8. Exercícios

4. Ação recíproca 5. Outras três funções do se 6. Vozes verbais e transitividade verbal 7. Contextualizando a teoria 8. Exercícios SUMÁRIO CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO GRÁFICA 1. Diferença entre acento tônico e acento gráfico 2. Palavras tônicas e palavras átonas 3. Classificação da palavra pela posição da vogal tônica 4. Timbre da vogal

Leia mais

Objetivos. Material a ser utilizado. - Cópias da avaliação. Procedimentos

Objetivos. Material a ser utilizado. - Cópias da avaliação. Procedimentos Objetivos - Identificar informações presentes no texto e produzir respostas baseadas nessas informações. Transcrever trechos do texto para exemplificar a compreensão do seu sentido global. - Identificar,

Leia mais

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO XIII DE JULHO. Lista de Exercício de Português 9º ano A - Professora Virgínia

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO XIII DE JULHO. Lista de Exercício de Português 9º ano A - Professora Virgínia ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO XIII DE JULHO Lista de Exercício de Português 9º ano A - Professora Virgínia Leia atentamente os textos abaixo, analise-os e identifique apenas aqueles em que

Leia mais

Exercícios Sobre Sujeito

Exercícios Sobre Sujeito Exercícios Sobre Sujeito Questão 01- Com relação à classificação do sujeito, analise as orações abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I O meu primeiro ímpeto foi correr ao café. II Cheguei a pegar na

Leia mais

Prova de Conhecimentos Específicos

Prova de Conhecimentos Específicos Prova de Conhecimentos Específicos Leia o texto e responda às perguntas que se seguem: Texto 5 10 15 O ensino tradicional de língua portuguesa investiu, erroneamente, no conhecimento da descrição da língua

Leia mais

META Discorrer sobre o conceito de oração subordinada substantiva e sobre três tipos dessas orações.

META Discorrer sobre o conceito de oração subordinada substantiva e sobre três tipos dessas orações. ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS (I) Aula 3 META Discorrer sobre o conceito de oração subordinada substantiva e sobre três tipos dessas orações. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno deverá: terminada

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO RESPOSTAS AOS RECURSOS CONTRA O GABARITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO RESPOSTAS AOS RECURSOS CONTRA O GABARITO PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO RESPOSTAS AOS RECURSOS CONTRA O GABARITO Cargo: M01 - ASSISTENTE DE CRECHE 2 À descaracterização da cidade. 3 tempo 4 mantivesse 6 subordinada adverbial final De acordo

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova...

Sumário. Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 Um novo perfil de prova... PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º ano 3º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

LÍNGUA PORTUGUESA 7º ano 3º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES LÍNGUA PORTUGUESA 7º ano 3º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 1. Leia a tira a seguir: a) Classifique sintaticamente o pronome me no segundo quadrinho da tira. b) Compare o sentido

Leia mais

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles:

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles: PERÍODO SIMPLES Período simples é um enunciado de sentido completo construído com uma oração absoluta, ou seja, apenas um verbo. O período é um enunciado de sentido completo formado por duas ou mais orações.

Leia mais

Período simples: conceitos e exemplos

Período simples: conceitos e exemplos Período simples: conceitos e exemplos Frase é todo enunciado (palavra ou conjunto de palavras) que apresente sentido completo. Ei! Olá! Até logo. Oração é a frase ou fragmento de frase que contém um verbo

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS LINGUAGENS GRAMÁTTICA: PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS PROF.º PAULO SCARDUA APOSTILA 3: CAPÍTULO 11 DEFINIÇÃO Uma oração subordinada adverbial é aquela que exerce a função de adjunto

Leia mais

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS. Exerce a função de sujeito do verbo da oração principal.

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS. Exerce a função de sujeito do verbo da oração principal. ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA Exerce a função de sujeito do verbo da oração principal. É necessário que você se apresente ao serviço amanhã. Foi anunciado que

Leia mais

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior: 1. Introdução. 2.

EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior: 1. Introdução. 2. EXPRESSÃO ESCRITA Sejam bem-vindos à quarta videoaula de Expressão Escrita. Sou a Maj Anna Luiza professora de Português da Seção de Idiomas da ECEME. Esta aula se destina a você, aluno do CP/ECEME e aos

Leia mais

Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa

Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa Oração subordinada: substantiva relativa e adjetiva relativa Relação entre um elemento subordinante (palavra, constituinte ou oração) e uma oração subordinada. As orações subordinadas podem ser: adverbiais

Leia mais

OBI2013 Caderno de Tarefas

OBI2013 Caderno de Tarefas OBI2013 Caderno de Tarefas Modalidade Iniciação Nível 1, Fase 2 31 de agosto de 2013 A PROVA TEM DURAÇÃO DE 2 HORAS Promoção: Patrocínio: Olimpíada Brasileira de Informática OBI2013 1 Instruções LEIA ATENTAMENTE

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO 1º E 2º BIMESTRES

ESTUDO DIRIGIDO 1º E 2º BIMESTRES NOME DO ALUNO: DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR(A): MICHELE PEREIRA Nº: ANO: 9º TURMA: FII9.2 VALOR: 2,0 DATA: / /2013 NOTA: ESTUDO DIRIGIDO 1º E 2º BIMESTRES Caro aluno, Ao longo do 1º semestre

Leia mais