Recursos do Governo à disposição da sociedade. Espírito Santo - ES Confira os principais recursos disponíveis, gratuitamente, para você.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Recursos do Governo à disposição da sociedade. Espírito Santo - ES Confira os principais recursos disponíveis, gratuitamente, para você."

Transcrição

1 Recursos do Governo à disposição da sociedade Espírito Santo - ES Confira os principais recursos disponíveis, gratuitamente, para você. Julho/2013

2 Informações Direito à saúde é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas. No Brasil este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado apenas oferecia atendimento à saúde para trabalhadores com carteira assinada e suas famílias, as outras pessoas tinham acesso à estes serviços como um favor e não como um direito. Durante a Constituinte de 1988 as responsabilidades do Estado são repensadas e promover a saúde de todos passa a ser seu dever: A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação. Constituição Federal de 1988, artigo 196.

3 CRAI Centro de Referência de Atendimento ao Idoso Oferece atendimento integral em saúde a pessoas a partir de 60 anos e que necessitem de uma intervenção especializada. Para ter acesso aos serviços disponíveis, o idoso precisa ser encaminhado por um médico do serviço de saúde de Vitória. É através da Unidade básica que será agendado a primeira avaliação no CRAI. Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185, Forte São João- Vitória/ES Telefone.: (27) Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

4 Centro de Convivência com a Terceira Idade Nos Centros de Convivência para a Terceira Idade são desenvolvidas atividades de formação cidadã, culturais, esportivas e recreativas, que proporcionam o envelhecimento saudável e a defesa de direitos.

5 Centro de Convivência com a Terceira Idade Endereços onde o interessado poderá contatar: Centro de Convivência para a Terceira Idade do Centro Rua Coronel Monjardim, Centro Vitória/ES Fone Atendimento 7h às 17h 30min. Centro de Convivência para a Terceira Idade de Jardim Camburi Rua Dr. João Batista Miranda Amaral, 115 Jd. Camburi Vitória/ES Fone: (27) Atendimento 7h às 18h Nesta unidade tem Hidroginástica.

6 Centro de Convivência com a Terceira Idade Endereços onde o interessado poderá contatar: Centro de Convivência para a Terceira Idade de Maria Ortiz Rua Prof. Expedito Ramos Bogea, 40 Maria Ortiz Vitória/ES Fone: (27) Atendimento 7h às 17h 30min. Centro de Convivência para a Terceira Idade de Jardim da Penha Av. Saturnino Rangel Mauro, 503 Pontal de Camburi Vitória/ES Fone: (27) Atendimento 7h às 17h 30min. Nesta unidade tem Hidroginástica.

7 NISPI Núcleo de Integração Social O Núcleo de Integração Social para Pessoas Idosas (Nispi) oferece atividades artísticas, de estimulação da memória, recreação e de orientação ao exercício físico e ao envelhecimento saudável. O espaço integra a rede de Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social (Suas). É um serviço que visa estimular a participação dos idosos, reafirmando a sua autonomia, além de valorizar suas habilidades e potencial artístico.

8 NISPI Núcleo de Integração Social Além de amplo espaço para a prática de jogos de cartas, no Núcleo pessoas idosas podem participar, gratuitamente, de oficinas de memória, de pintura em tecido e de bijuteria. As oficinas têm duração de um a três meses. Também são oferecidas palestras, caminhadas e ginástica localizada. Como participar: Para participar das atividades oferecidas, é necessário se inscrever no próprio Núcleo. Os interessados devem ser moradores de Vitória e ter mais de 60 anos. Rua Horácio Dias dos Santos s/n Santo Antônio (ao lado da Academia Popular) Vitória/ES Fone Atendimento 8h às 17h.

9 CRPD Centro de Referência para Pessoa com Deficiência O Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD) integra a rede de Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social (Suas) de Vitória. O serviço atende a pessoas com deficiência e seus familiares por meio de encontros, oficinas e cursos profissionalizantes. Como prevê a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), as ações desenvolvidas são voltadas para a valorização, a convivência familiar e comunitária, a inclusão social e o protagonismo dessas pessoas na sociedade. Acompanhados por profissionais de Serviço Social, os usuários participam de encontros de formação mensais sobre inclusão e promoção da pessoa com deficiência. O centro também oferece cursos profissionalizantes e conta com um laboratório de informática com programas que facilitam a leitura de pessoas com deficiência visual.

10 CRPD Centro de Referência para Pessoa com Deficiência Atividades: Atendimento social, orientação e encaminhamento à rede de serviços de atendimento à pessoa com deficiência; Oficinas de cultura e movimento, libras e artesanato; Encaminhamento para o mercado de trabalho; Palestras educativas; Promoção e apoio a eventos, encontros e mobilizações em defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Como participar: O CRPD atende a pessoas com deficiência, moradores de Vitória e seus familiares. Para participar, basta procurar o Centro e agendar um horário de atendimento com a assistente social do espaço. Av. Professor Fernando Duarte Rabelo, 70, Segurança do Lar Vitória/ES Telefone: (27) Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

11 Transporte para Tratamento A Central de Transporte Sanitário realiza a remoção de pacientes que estejam em tratamento de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço atende somente aos moradores de Vitória e funciona em caráter eletivo, ou seja, com agendamento prévio. A Central conta com 13 equipes, sendo sete ambulâncias de suporte básico, três ambulâncias de transporte e três vans. Quem tem direito ao serviço? Têm direito ao serviço de remoção usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que moram em Vitória, acamados e/ou debilitados e impossibilitados de serem removidos em transporte comum e que necessitem de realizar procedimentos como hemodiálise, câmera hiperbárica, quimioterapia, radioterapia, antibioticoterapia, fisioterapia, consultas especializadas, curativos de grande porte, revisão de cirurgia, tomografia, ressonância, colonoscopia, ultrassom, coletas de exames para análise clínica e patológica, pequena cirurgia e raios X.

12 Transporte para Tratamento Como fazer para utilizar o serviço? Para a remoção em caráter eletivo o usuário ou a família dele deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para solicitar o agendamento do transporte. Ele deve ser realizado, de segunda a sextafeira, com três dias úteis de antecedência. No agendamento, o assistente social ou enfermeiro preenche cadastro, com dados pessoais e clínicos do paciente, e o envia à Central de Transporte, responsável por avaliar os critérios de inclusão.

13 Transporte para Tratamento Urgência Para a remoção em caráter de urgência de pequena complexidade, as solicitações devem ser efetuadas por meio do telefone Além dos atendimentos eletivos e urgências de pequena gravidade, a Central de Transporte Sanitário também atende às seguintes situações: Alta hospitalar. O assistente social do hospital preenche formulário próprio e solicita a remoção pelo telefone. Eventos apoiados pela Prefeitura de Vitória. O pedido deve ser feito por ofício enviado ao gabinete do secretário municipal de Saúde. Transferências para hospitais quando solicitadas pelos prontoatendimentos.

14 Ruas de Lazer Aos domingos e feriados, trechos de movimentadas vias da cidade transformam-se em um espaço livre para a prática de esportes e brincadeiras com o projeto Rua de Lazer. Pedestres podem caminhar, correr, pedalar, andar de patins, skate e outros equipamentos esportivos. Jogos como dominó, dama e xadrez também são opções para os frequentadores. Durante toda a manhã, dois trechos da avenidas Dante Michelini, na Praia de Camburi; e um da avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no Centro; ficam interditados para os carros. Agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) orientam o fluxo de veículos e os pedestres, para garantir a segurança de todos.

15 Ruas de Lazer Confira: Ruas de Lazer em Camburi Avenida Dante Michelini, entre as avenidas Anísio Fernandes Coelho e Adalberto Simão Nader, sentido Jardim Camburi. Domingo, das 7 às 12h. Avenida Dante Michelini, entre as ruas Fortunato de Abreu e José Celso Cláudio, sentido Porto de Tubarão, das 7 às 12 horas. Rua de Lazer no Centro Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, entre as ruas Marcelino Duarte e Desembargador José Vicente, no sentido Centro-Praia do Canto. Domingo, das 7 às 12 h.

16 Academia Popular Quem tem mais de 60 anos se beneficia, na capital, com as Academias Populares da Pessoa Idosa (APPIs), espaços para a prática de exercícios físicos com aparelhos. Instaladas ao ar livre, as academias são compostas por dez equipamentos, que servem para alongar, fortalecer, desenvolver a musculatura em geral e trabalhar a capacidade aeróbica.

17 Academia Popular Os aparelhos, de baixo impacto, simulam atividades do cotidiano das pessoas, como caminhadas, remada, alongador, entre outros. A prática da atividade física na terceira idade pode auxiliar na redução das complicações de doenças crônicas, bem como contribuir para a diminuição no consumo de medicamentos. A Academia Popular da Pessoa Idosa se soma a outras iniciativas do município para estimular a prática de exercícios físicos: módulos de orientação ao exercício e academias populares. A Secretaria Municipal de Saúde lembra que, antes de iniciar qualquer prática de atividades física, todas as pessoas, independentemente da idade, precisam passar por uma avaliação médica.

18 Academia Popular Onde praticar: - Centro - Praça Ubaldo Ramalhete Maia - Centro Seg 5h às 9h e 17h às 22h - Ter a Dom 5h às 22h - Consolação - Rua Desembargador José Batalha Consolação livre - Horto De Maruípe - Avenida Maruípe - Da Penha Seg 5h às 9h e 17h às 22h - Ter a Dom 5h às 22h - Do Quadro - Praça Doutor Athayde - Do Quadro livre - Quadra Poliesportiva - Santa Martha - Praça Doutor Athayde - Do Quadro livre

19 Academia Popular Onde praticar: - Praça Dos Desejos - Avenida Américo Buaiz - Enseada Do Suá livre - Goiabeiras - Praça Darcy José De Sá Filho Goiabeiras livre - Jardim Camburi Praça Mário Elias Da Silva - Jardim Cambu livre - Jardim Camburi - Em Frente Posto Atlântico Av. Dante Michelini JD. Camburi - livre - Praia De Camburi - Em Frente Sorveteria - Avenida Dante Michelini Jd. Da Penha livre - Parque Barreiros Rodovia Serafim Derenzi - Joana D arc Seg 7h às 9h e 17 às 22h e Ter a Dom 8h às 22.

20 Academia Popular Onde praticar: - Jucutuquara - Praça Asdrubal Soares - Jucutuquara - livre - Maria Ortiz - Orla Rua Ciro Vieira Da Cunha - Maria Ortiz livre - Tancredão - Rua Rosilda Falcão Dos Anjos - Mário Cypreste Livre - Ilha De Monte Belo - Rua Augusta Mendes - Monte Belo - livre

21 Academia Popular Onde praticar: - Nova Palestina Orla - Rua Pedro Bandeira - Nova Palestina livre - Parque Moscoso - Avenida Cleto Nunes Seg 5h às 9h e 17h às 22h - Ter a Dom 5h às 22h. - Praia Do Suá - Praça José Francisco Arruela Maio livre - Baía Noroeste - Rua Da Coragem Redenção livre - República - Praça Therezinha Grecchi República livre - Santo Antônio - Praça Estela Coimbra - Santo Antônio - livre

22 Academia Popular tem Musculação As academias populares de Vitória, instaladas em Santo Antônio, no Parque Municipal Horto de Maruípe e em São Pedro, oferecem aulas gratuitas de musculação, proporcionando aos moradores qualidade de vida a partir da adoção de uma política preventiva de saúde.

23 Academia Popular tem Musculação Para participar das atividades, as pessoas maiores de 15 anos têm de submeter a uma avaliação no Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), que possui módulos instalados nas próprias academias. Caso seja considerada apta para fazer exercício, a pessoa pode se matricular na academia popular. Não é preciso nenhum documento, apenas a avaliação positiva dos professores do SOE. Se preferir, o morador pode fazer exercício todos os dias. As academias ficam abertas de segunda a sexta-feira. A academia popular é uma iniciativa conjunta das secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Saúde.

24 Academia Popular tem Musculação Onde praticar: Academia Popular No Horto De Maruípe - Avenida Maruípe - Da Penha Horários 6h20 às 11h20 e 17h às 22h. Academia Popular Em Santo Antônio - Praça Estela Coimbra - Santo Antônio Horários 6h20 às 11h20 e 17h às 22h. Academia Popular Em São Pedro - Praça Dom João Batista - São Pedro Horários 6h20 às 11h20 e 17h às 22h

25 Núcleo Contra Violência ao Idoso - NUCAVI Serviço de referência de atenção à pessoa idosa vítima de violência em Vitória. O núcleo integra a rede de Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único da Assistência Social (Suas) A população pode fazer denúncias de qualquer tipo de violência (física, psicológica, negligência, financeira, sexual) contra a pessoa idosa por meio do telefone 156. As denúncias podem ser anônimas ou feitas por meio do encaminhamento do idoso ao Nucavi em um dos CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social: CREAS -Rua Aristides Freire,36 Centro-Vitória/ES fone CREAS - BENTO FERREIRA Rua José Carvalho,374 Ilha de Santa Maria - fone

26 Recursos Medicações Farmácia Cidadã O Projeto Farmácia Cidadã surgiu da necessidade de ampliar o acesso aos medicamentos e de aprimorar a qualidade dos serviços ofertados aos usuários de medicamentos de alto custo do estado, pois as condições das farmácias antigas eram deficientes. Atualmente são disponibilizados 229 medicamentos excepcionais diferentes para tratamento de doenças raras e de alto custo. São doenças que podem acarretar sérios danos, perda de qualidade de vida, incapacitação para o trabalho, redução da expectativa de vida e óbitos, como: Osteoporose, Hepatite C, Artrite reumatoide, Esquizofrenia refratária, Asma grave, Doença de Parkinson, Distonias, Espasticidade, Glaucoma, Hipertensão pulmonar, DPOC e Déficit de atenção, entre outras.

27 Recursos Medicações Farmácia Cidadã Acesso: Para ter acesso a medicamentos básicos, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima à sua residência. Caso necessite de algum medicamento de alto custo, o cidadão deve recorrer à Farmácia Cidadã Estadual de referência do seu local de residência, para abrir o processo. Mais informações sobre como obter medicamentos pelo SUS estão disponíveis no site da Sesa (http://www.saude.es.gov.br), no ícone Farmácia Cidadã.

28 Recursos Medicações Sistema Único de Saúde oferece, gratuitamente, conforme a Constituição Federal, os medicamentos necessários para o tratamento específico de determinadas doenças, como diabetes, hipertensão arterial, tuberculose, hanseníase, malária, distúrbios mentais, etc., assim como para qualquer outra doença, inclusive aqueles de alto custo e de uso controlado. Para saber onde obter tais medicamentos, deve-se informar no serviço de saúde onde o paciente é assistido ou procurar a Secretaria Municipal de Saúde da cidade onde reside, órgão responsável pelo SUS no município. Para os medicamentos excepcionais ou de alto custo, cabe aos estados adquiri-los e fazer a distribuição e ao Ministério da Saúde, por meio de um sistema informatizado de comprovação da aquisição e distribuição fazer a transferência aos estados.

29 Recursos Medicações Farmácias Cidadãs Estaduais Cariacica (Metropolitana) Endereço: BR 262, Km 0, Bairro: Jardim América Telefones: (27) / / (fax) Horário de Atendimento: 7h às 17h

30 Recursos Medicações Endereço e telefone das farmácias estaduais: Vila Velha Endereço: Av. Dr. Olívio Lira, 870, Bairro: Centro Telefones: (27) Horário de Atendimento: 7h às 17h Serra Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Bairro: Portal de Jacaraípe, Serra/ES Telefone: (27) Horário de Atendimento: 7h - 17h

31 Recursos Medicações Endereço e telefone das farmácias estaduais: Cachoeiro de Itapemirim Endereço: Rua Cariri S/N, Bairro: Aquidaban Telefone: (28) Horário de Atendimento: 7h30 às 16h. Colatina Endereço: Rua Aroldo Antoline S/N, Bairro: Vila Nova Telefone: (27) Horário de Atendimento: 7h às 16h

32 Recursos Medicações Endereço e telefone das farmácias estaduais: São Mateus Endereço: Av. Mateus Cunha Fundão, nº 744, Bairro: Boa Vista Telefone: (27) Horário de Atendimento: 8h às 17h Linhares Endereço: Rua João Francisco Calmon, nº 1850, Bairro: Centro Telefone: (27) / (fax) Horário de Atendimento: 8h - 17h

33 Recursos Medicações Endereço e telefone das farmácias estaduais: Venda Nova do Imigrante Endereço: Av. Lourenzo Zandonadi, Bairro: Vila Betânea Telefone: (28) Horário de Atendimento: 8h - 16h Nova Venécia Endereço: Rua Ibiracú, 26, Bairro: Margareth Telefone: (27) Horário de Atendimento: 8h - 17h Site

34 Recursos Medicações Farmácia Popular do Brasil foi criada para ampliar o acesso da população a medicamentos considerados essenciais. Os medicamentos estão disponíveis a preços de custo. Para comprar na farmácia, é preciso apresentar receita médica ou odontológica do Sistema Único de Saúde (SUS) ou da rede privada, além do CPF do paciente. Onde fica a Farmácia Popular do Brasil: Endereço: Avenida Florentino Avidos, 321 (em frente ao Moinho Buaiz), Parque Moscoso Vitória/ES Telefone: (27) Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 18 h, aos sábados, das 8 às 12 h.

35 Recursos Medicamentos e Faldas Geriátricas As Farmácias e Drogarias credenciadas no Programa Aqui Tem Farmácia Popular, além de medicamentos também disponibilizam de Fraldas Geriátricas com descontos de 30 a 85% de desconto; dependendo da marca. Para a aquisição de fraldas geriátricas no âmbito deste programa, o paciente ou um representante poderá verificar junto a uma das Farmácias credenciadas ao MS- Ministério da Saúde, como Drogasil, Pague Menos, Drogaria Pacheco e outras. Critérios para medicamentos: Apresentar Receita médica com CRM e assinatura, prescrição do principio ativo, CPF e cartão do SUS.

36 Recursos Medicamentos e Faldas Geriátricas Fica dispensada a obrigatoriedade da presença física do paciente, titular da prescrição médica e/ou laudo/atestado médico, quando estiver enquadrado na condição de incapacidade, podendo, nesse caso, o produto ser adquirido mediante a apresentação dos seguintes documentos: I - do paciente, titular da receita: CPF, RG ou certidão de nascimento; e II - do representante legal, o qual assumirá, juntamente com o estabelecimento, as responsabilidades pela efetivação da transação: CPF e RG e uma Procuração do paciente. A quantidade de fraldas disponibilizadas fica limitada a até quatro unidades/dia, podendo ser adquiridas até 40 fraldas geriátricas a cada dez dias.

37 Recursos Medicamentos e Faldas Geriátricas Alguns endereços: DROGARIA PAGUE MENOS Rua Eugenio Ramos, 32 Jd. Da Penha Vitória/ES Fone: (27) DROGARIA MANANCIAL Rodovia Serafim Derenzi, Santa Matha Vitória/ES Fone: (27) DROGASIL Av. Champagnat, 1052 Centro Vila Velha/ES Fone: (27) DROAGARIAS PACHECO S/A - Av. Champagnat, 1040 Centro Vila Velha/ES Fone: (27)

38 CEIMES O CEIMES (Centro de Informação sobre Medicamentos do Espírito Santo) pertence à Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (SESA), sendo um serviço da Gerência Estratégica de Assistência Farmacêutica (GEAF). Funciona no horário de 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, sendo que as solicitações de informações poderão ser realizadas através dos telefones: / ; fax: ; ou através deste site: no link da Assistência Farmacêutica.

39 Saúde Mental Atende pessoas com problemas ligados ao uso de álcool e outras drogas em todas as faixas etárias, com funcionamento das 7 às 16 horas para adultos, e das 16 às 21 horas para crianças e adolescentes. Veja onde encontrar: Centro de Atenção Psicossocial AD (CAPS) Rua Amélia da Cunha Ornelas, 566 Bento Ferreira Vitória/ES Telefone: / Atende pessoas envolvidas em Álcool e drogas Horário das 7 às 19 horas;

40 Saúde Mental Veja onde encontrar: Centro De Prevenção e de Toxicômanos (CPTT) Rua Alvaro Sarlo, S/N, Ilha de Santa Maria Telefone: (27) / CAPSi Infanto Juvenil Avenida Amélia da Cunha Ornelas, 431, Bento Ferreira Telefone: (27) Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Atende a crianças e adolescentes com sofrimento mental graves no horário das 7 às 19 horas.

41 Saúde Mental Para todas as situações o município oferece os medicamentos básicos necessários e em todas as situações o tratamento é feito não só com o usuário direto, mas também com sua família. Assim, ao precisar de atenção em saúde mental, busque a unidade de saúde mais próxima a sua casa.

Endereços das Unidades de Saúde (em ordem alfabética)

Endereços das Unidades de Saúde (em ordem alfabética) Endereços das Unidades de Saúde (em ordem alfabética) Andorinhas Unidade Saúde da Família Avenida Leitão da Silva, s/nº, Andorinhas. Tel: (27) 3382 6759. Bairros que atende: Andorinhas Ariovaldo Favalessa

Leia mais

Experiência no Atendimento Domiciliar ao Paciente Serviço Social

Experiência no Atendimento Domiciliar ao Paciente Serviço Social Experiência no Atendimento Domiciliar ao Paciente Serviço Social Flávia J.Rodrigues de Sá Pinheiro de Melo Assistente Social Especialista em Saúde Mental e Moléstias Infecciosas - Unicamp Serviço Atenção

Leia mais

PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO MÊS DO IDOSO OUTUBRO DE 2015. - Oficina de artes com Agentes de Saúde

PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO MÊS DO IDOSO OUTUBRO DE 2015. - Oficina de artes com Agentes de Saúde PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO MÊS DO IDOSO OUTUBRO DE 2015 DATA SERVIÇO HORÁRIO LOCAL DE REALIZAÇÃO DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA PÚBLICO ALVO (DESCRIÇÃO E

Leia mais

Serviços públicos destinados à pessoa idosa em Minas Gerais

Serviços públicos destinados à pessoa idosa em Minas Gerais Serviços públicos destinados à pessoa idosa em Minas Gerais Serviços instituídos pelo poder público, organizados de acordo com a parte do Estatuto do Idoso à qual estão relacionados. Serviços relacionados

Leia mais

SEspírito Santo possui 646 bairros, sendo que 83

SEspírito Santo possui 646 bairros, sendo que 83 R E S E N H A D E C O N J U N T U R A CENSO DEMOGRÁFICO 2010 - Indicadores dos Bairros do Município de Vitória O município de Vitória é composto por 83 bairros, sendo Jardim Camburi o mais populoso com

Leia mais

Linhas e pontos de integração

Linhas e pontos de integração Linhas e pontos de integração Confira as linhas alimentadoras do Integra 012 - Nova Palestina/Grande 016 Santa Luíza/Consolação via Itararé 018 Santa Luíza/São Benedito via Itararé 020 Santa Luíza/Benedito

Leia mais

CADASTRO ÚNICO POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E SEUS DIREITOS

CADASTRO ÚNICO POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E SEUS DIREITOS CADASTRO ÚNICO POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E SEUS DIREITOS SABIA? VOCÊ As pessoas em situação de rua têm direito a estar no Cadastro Único. O que é o Cadastro Único? O Cadastro Único identifica quem são

Leia mais

Assistência Farmacêutica

Assistência Farmacêutica Assistência Farmacêutica Farm. Marco Aurélio Pereira Coordenação Geral Gestão / Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF/SCTIE/MS) Secretaria DE Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos Ministério

Leia mais

www.saude.gov.br (Portal da saúde) Farmácia Popular do Brasil

www.saude.gov.br (Portal da saúde) Farmácia Popular do Brasil www.saude.gov.br (Portal da saúde) Farmácia Popular do Brasil O Governo Federal criou o Programa Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos.

Leia mais

Plano Municipal de Enfrentamento ao uso prejudicial de Crack, Álcool e Outras Drogas

Plano Municipal de Enfrentamento ao uso prejudicial de Crack, Álcool e Outras Drogas Plano Municipal de Enfrentamento ao uso prejudicial de Crack, Álcool e Outras Drogas 1. APRESENTAÇÃO e JUSTIFICATIVA: O consumo de crack vem aumentando nas grandes metrópoles, constituindo hoje um problema

Leia mais

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL -Principais serviços que a Assistência Social possui para atendimento de idosos: - Proteção Social Básica (atendimento preventivo) - Centro de Convivência do Idoso - atualmente

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Marco Tebaldi) Dispõe sobre o Programa de agendamento de consultas e entrega domiciliar de medicamentos de uso contínuo às pessoas portadoras de necessidades especiais

Leia mais

Recursos do Governo à disposição da sociedade. Goiânia - GO Confira os principais recursos disponíveis, gratuitamente, para você.

Recursos do Governo à disposição da sociedade. Goiânia - GO Confira os principais recursos disponíveis, gratuitamente, para você. Recursos do Governo à disposição da sociedade Goiânia - GO Confira os principais recursos disponíveis, gratuitamente, para você. Julho/2013 CRASPI - Centro de Referência em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa

Leia mais

Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde

Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde O Escritório de Projetos de Humanização do ICESP desenvolveu esta cartilha para orientar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE 1. INTRODUÇÃO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZIA LOPES GADÊLHA, por meio do Termo Convênio nº 05/2015, como parte integrante do Projeto Fortalecendo

Leia mais

Promoção da Saúde e Prevenção de Risco e Doenças no Ambiente de Trabalho. ANS maio/2014

Promoção da Saúde e Prevenção de Risco e Doenças no Ambiente de Trabalho. ANS maio/2014 Promoção da Saúde e Prevenção de Risco e Doenças no Ambiente de Trabalho ANS maio/2014 Perfil da Cemig Maior empresa integrada deutilites do Brasil. Composta por 58 empresas e 15 consórcios. Lucro líquido

Leia mais

Saúde M ent en al t --Álco Ál o co l o le Dro Dr g o as

Saúde M ent en al t --Álco Ál o co l o le Dro Dr g o as Saúde Mental-Álcool e Drogas Atenção Básica O nosso modelo tem como proposta a superação da lógica hospitalocêntrica, pressupondo a implantação de serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico, quer

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 6.872, DE 2013 (Do Sr. Ricardo Izar)

PROJETO DE LEI N.º 6.872, DE 2013 (Do Sr. Ricardo Izar) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 6.872, DE 2013 (Do Sr. Ricardo Izar) Altera o 2º, do art. 15, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, para dispensação de fraldas geriátricas por intermédio

Leia mais

ABEP/ESOMAR* PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA ELEITORAL EM VITÓRIA

ABEP/ESOMAR* PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA ELEITORAL EM VITÓRIA CERTIFICADA PELA ABEP/ESOMAR* PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA ELEITORAL EM VITÓRIA IMAGEM DOS CANDIDATOS E ESTUDO DOS APOIOS REGISTRO NO TSE: ES-00016/2012 (EM 23/06/2012) Junho de 2012 * O Certificado de

Leia mais

O CUIDADO QUE EU PRECISO

O CUIDADO QUE EU PRECISO O CUIDADO QUE EU PRECISO GOVERNO FEDERAL GOVERNO ESTADUAL GOVERNO MUNICIPAL MOVIMENTOS SOCIAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO O CUIDADO QUE EU PRECISO Serviço Hospitalar de Referência AD CAPS AD III Pronto Atendimento

Leia mais

BEM-VINDO A VITÓRIA!

BEM-VINDO A VITÓRIA! BEM-VINDO A VITÓRIA! Clima: Tropical úmido Temperatura média: Max. 34,4ºC e Mín. 24,4ºC Temperaturas extremas registradas: 39,6ºC (25/02/06) e 9ºC (INMET) Vitória é a segunda capital mais antiga do Brasil.

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA FEFD/UFG 1 NA ÁREA DO ENVELHECIMENTO

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA FEFD/UFG 1 NA ÁREA DO ENVELHECIMENTO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA FEFD/UFG 1 NA ÁREA DO ENVELHECIMENTO Juliana Paula Balestra Soares Joelma Cristina Gomes Carmencita Márcia Balestra Faculdade

Leia mais

O COMPROMISSO DE CUIDAR BEM DE QUEM MAIS PRECISA

O COMPROMISSO DE CUIDAR BEM DE QUEM MAIS PRECISA O COMPROMISSO DE CUIDAR BEM DE QUEM MAIS PRECISA DEDICADO AO POVO DE UBERLÂNDIA, AOS SERVIDORES MUNICIPAIS E A TODAS AS PESSOAS QUE TRABALHAM PELO BEM DA NOSSA GENTE. Uberlândia-MG, janeiro de 2012. BemSocial.

Leia mais

EIXO I - Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade

EIXO I - Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE: OO"TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL - POLÍTICA PÚBLICA, PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO" EIXO I - Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios

Leia mais

CONCEITO OBJETIVO 24/9/2014. Indicadores de Saúde. Tipos de indicadores. Definição

CONCEITO OBJETIVO 24/9/2014. Indicadores de Saúde. Tipos de indicadores. Definição Indicadores de Saúde Definição PROFª FLÁVIA NUNES É a quantificação da realidade, que permite avaliar/comparar níveis de saúde entre diferentes populações ao longo do tempo. Tipos de indicadores IMPORTÂNCIA

Leia mais

FUNCIONÁRIOS EFETIVOS

FUNCIONÁRIOS EFETIVOS NÚCLEO TANCREDÃO Coordenador: Antônio Eduardo Oliveira Santos Email: dudabrasil4@hotmail.com Endereço: Av Dário Lourenço, s/n Bairro: Mário Cypreste CEP: 29027-198 Telefone: (27) 3322-1846 Horário de funcionamento:

Leia mais

O SERVIÇO SOCIAL E A PRÁTICA PROFISSIONAL NA CASA DA ACOLHIDA

O SERVIÇO SOCIAL E A PRÁTICA PROFISSIONAL NA CASA DA ACOLHIDA O SERVIÇO SOCIAL E A PRÁTICA PROFISSIONAL NA CASA DA ACOLHIDA LEMOS, Josiane (estágio I), e-mail: lemosjosi@hotmail.com SANTOS, Lourdes de Fátima dos (estágio I). e-mail: lurdesfsantos84@hotmail.com SCHEMIGUEL,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE TABATINGA SECRETARIA MUNICIPAL DEGABINETE

GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE TABATINGA SECRETARIA MUNICIPAL DEGABINETE «HEFEIIUIIA DE TflBfITinOII SlecautmÁM^ ntusa àdadt. LEI N" 72L DE 23 DE JUNHO DE 2015. Dispõe sobre criação de academias ao Ar Livre no Município de Tabatinga e dá outras providencias. u o PREFEITO DO

Leia mais

Experiências Nacionais na Abordagem de Hipertensão e Diabetes na Rede de Atenção Primária A Experiência de São Bernardo do Campo

Experiências Nacionais na Abordagem de Hipertensão e Diabetes na Rede de Atenção Primária A Experiência de São Bernardo do Campo Experiências Nacionais na Abordagem de Hipertensão e Diabetes na Rede de Atenção Primária A Experiência de São Bernardo do Campo VIII Encontro Nacional de Prevenção da Doença Renal Crônica Dra. Patrícia

Leia mais

Manual do Plano de Saúde/PMF. As pessoas investidas em cargo de provimento em comissão, declarado em lei, de livre nomeação e exoneração;

Manual do Plano de Saúde/PMF. As pessoas investidas em cargo de provimento em comissão, declarado em lei, de livre nomeação e exoneração; Manual do Plano de Saúde/PMF ADESÃO AO PLANO DE SAÚDE A adesão ao plano de saúde será facultativa, e observará a regulamentação estabelecida pela Secretaria Municipal de Administração. USUÁRIO TITULAR

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA GERÊNCIA DE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA GERÊNCIA DE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO ESTRATÉGICA GERÊNCIA DE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2006/2007 REGIÃO 1 Capixaba Abertura

Leia mais

Assessoria Especial à Pessoa com Deficiência ( Orientação para pessoas com deficiência)

Assessoria Especial à Pessoa com Deficiência ( Orientação para pessoas com deficiência) Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento (criança); Cartão do SUS, título de eleitor e CPF; Comprovante de renda de até 3 salários mínimos (individual); Comprovante de residência com CEP (água,

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA PARA PREVENÇÃO, TRATAMENTO

Leia mais

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de 2008 Apoio Matricial em Saúde Mental: a Iniciativa de

Leia mais

www.unifeb.edu.br PROJETO CUIDA DIREITO do Idoso

www.unifeb.edu.br PROJETO CUIDA DIREITO do Idoso www.unifeb.edu.br Cartilha do Idoso APRESENTAÇÃO OS DIREITOS DOS IDOSOS NO MUNICÍPIO DE BARRETOS ASSISTÊNCIA SOCIAL PENSÃO ALIMENTÍCIA PLANO DE SAÚDE PREVIDÊNCIA SOCIAL INFORMAÇÕES ÚTEIS APRESENTAÇÃO Essa

Leia mais

Prof. MS. Ellen H. Magedanz

Prof. MS. Ellen H. Magedanz Prof. MS. Ellen H. Magedanz As transformações nos padrões de saúde/doença constituíram-se em uma das características do último século, estão associadas às mudanças na estrutura etária populacional. América

Leia mais

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso Conselho Municipal dos Direitos do Idoso Av. Duque de Caxias, 635 Jd. Mazzei II Londrina-PR Fone: (43) 3372-4046 / Fax: (43) 3372-4547 cmdi@londrina.pr.gov.br / cmdi_londrina@yahoo.com.br 7ª CONFERÊNCIA

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Projeto Exercitando Direitos do PELC - Programa de Esporte e Lazer da Cidade

Mostra de Projetos 2011. Projeto Exercitando Direitos do PELC - Programa de Esporte e Lazer da Cidade Mostra de Projetos 2011 Projeto Exercitando Direitos do PELC - Programa de Esporte e Lazer da Cidade Mostra Local de: Piraquara Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com resultados parciais.

Leia mais

1.2 - Implantação do programa de habitação rural (construção de casas de qualidade nas propriedades rurais).

1.2 - Implantação do programa de habitação rural (construção de casas de qualidade nas propriedades rurais). PLANO DE GOVERNO - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA PARA 2013/2016 COLIGAÇÃO O PRESENTE NOS PERMITE SEGUIR EM FRENTE - CANDIDATO A PREFEITO PEDRINHO DA MATA 11 Ações a serem realizadas por Secretarias:

Leia mais

EDITAL PSG PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 2015 Nº 03 DE 01/06/2015

EDITAL PSG PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 2015 Nº 03 DE 01/06/2015 EDITAL PSG PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 2015 Nº 03 DE 01/06/2015 CURSOS REFERENTES AO 3.º TRIMESTRE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE DO REGIONAL DO ESPÍRITO

Leia mais

3200-3555. un_guia_facil.indd 1 13/02/2009 15:06:41

3200-3555. un_guia_facil.indd 1 13/02/2009 15:06:41 3200-3555 un_guia_facil.indd 1 13/02/2009 15:06:41 un_guia_facil.indd 2 13/02/2009 15:06:41 Guia Unimed Fácil Guia Unimed Fácil Use Use o seu o seu plano plano Unimed Unimed Fácil Fácil bem bem para poder

Leia mais

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo

Prefeitura Municipal de Vitória Estado do Espírito Santo LEI Nº 5.814 Institui a Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) em substituição à Taxa de Limpeza Urbana. O Prefeito Municipal de Vitória, capital do Espírito Santo, faço saber que a Câmara Municipal

Leia mais

DOCUMENTO FINAL 11ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO PARANÁ

DOCUMENTO FINAL 11ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO PARANÁ DOCUMENTO FINAL 11ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO PARANÁ EIXO 1 DIREITO À SAÚDE, GARANTIA DE ACESSO E ATENÇÃO DE QUALIDADE Prioritária 1: Manter o incentivo aos Programas do Núcleo Apoio da Saúde da Família

Leia mais

Seminário de Doenças Crônicas

Seminário de Doenças Crônicas Seminário de Doenças Crônicas LINHA DE CUIDADO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES EXPERIÊNCIA DE DIADEMA SP Dra Lidia Tobias Silveira Assistente Gabinete SMS Diadema Linha de cuidado de HAS e DM Experiência

Leia mais

EDITAL PSG PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 2016 Nº 01 DE 16/11/2015 CURSOS REFERENTES AO 1.º TRIMESTRE DE 2016

EDITAL PSG PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 2016 Nº 01 DE 16/11/2015 CURSOS REFERENTES AO 1.º TRIMESTRE DE 2016 EDITAL PSG PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 2016 Nº 01 DE 16/11/2015 CURSOS REFERENTES AO 1.º TRIMESTRE DE 2016 NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE DO REGIONAL

Leia mais

Recursos do Governo à disposição da sociedade. Curitiba - PR Confira os principais recursos disponíveis, gratuitamente, para você.

Recursos do Governo à disposição da sociedade. Curitiba - PR Confira os principais recursos disponíveis, gratuitamente, para você. Recursos do Governo à disposição da sociedade Curitiba - PR Confira os principais recursos disponíveis, gratuitamente, para você. Julho/2013 Informações Lei nº 9.787/99, conceitua: Medicamento de Referência

Leia mais

Como se Tornar um Município Amigo do Idoso. Critérios para a Obtenção do Selo de Município Amigo do Idoso

Como se Tornar um Município Amigo do Idoso. Critérios para a Obtenção do Selo de Município Amigo do Idoso Como se Tornar um Município Amigo do Idoso Critérios para a Obtenção do Selo de Município Amigo do Idoso 2 3 GERALDO ALCKMIN Governador do Estado de São Paulo ROGERIO HAMAM Secretário de Estado de Desenvolvimento

Leia mais

Selo Hospital Amigo do Idoso. Centro de Referência do Idoso

Selo Hospital Amigo do Idoso. Centro de Referência do Idoso SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO COORDENADORIA DE REGIÕES DE SAÚDE CRS Política de Saúde para o Idoso no Estado de São Paulo Selo Hospital Amigo do Idoso Centro de Referência do Idoso Resolução

Leia mais

EDITAL PSG PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 2015 Nº 01 DE 19/11/2014

EDITAL PSG PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 2015 Nº 01 DE 19/11/2014 EDITAL PSG PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE 2015 Nº 01 DE 19/11/2014 CURSOS REFERENTES AO 1.º TRIMESTRE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE DO REGIONAL DO ESPÍRITO

Leia mais

FACULDADE FACULDADE CANDIDO MENDES FACAM

FACULDADE FACULDADE CANDIDO MENDES FACAM FACULDADES FACULDADE CANDIDO MENDES FACAM AV. LEITÃO DA SILVA, 2055, PRÓXIMO AO CIAS UNIMED VITÓRIA ES WWW.FACAMVITORIA.COM.BR TELEFONE: 3315-4280 DESCONTOS: 15% Á 40% Graduação e Pós Graduação FACULDADE

Leia mais

Edital nº 002/2010/GSIPR/SENAD

Edital nº 002/2010/GSIPR/SENAD PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL SECRETARIA NACIONAL DE POLITICAS SOBRE DROGAS MINISTÉRIO DA SAÚDE Comitê Gestor do Plano Integrado de Enfretamento ao Crack e Outras Drogas

Leia mais

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013

Relat a óri r o Despert r ar r 2 013 Relatório Despertar 2013 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior 5.1 Nome da iniciativa ou Projeto Academia Popular da Pessoa idosa 5.2 Caracterização da Situação Anterior O envelhecimento é uma realidade da maioria das sociedades. No Brasil, estima-se que exista, atualmente,

Leia mais

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AOS SÁBADOS UNIDADE DE SAÚDE DATA HORÁRIO ATIVIDADES. 8 às 13 horas. 7 às 13 horas.

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AOS SÁBADOS UNIDADE DE SAÚDE DATA HORÁRIO ATIVIDADES. 8 às 13 horas. 7 às 13 horas. PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS AOS SÁBADOS UNIDADE DE SAÚDE DATA HORÁRIO ATIVIDADES MARUÍPE GRANDE VITÓRIA 11/10/2014 8 às 13 horas 7 às 13 horas Proporcionar ações de promoção e prevenção

Leia mais

VIGILÂNCIA E PROMOÇÃO À SAÚDE

VIGILÂNCIA E PROMOÇÃO À SAÚDE VIGILÂNCIA E PROMOÇÃO À SAÚDE Um modelo de assistência descentralizado que busca a integralidade, com a participação da sociedade, e que pretende dar conta da prevenção, promoção e atenção à saúde da população

Leia mais

TERCEIRA IDADE - CONSTRUINDO SABERES SOBRE SEUS DIREITOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

TERCEIRA IDADE - CONSTRUINDO SABERES SOBRE SEUS DIREITOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA TERCEIRA IDADE - CONSTRUINDO SABERES SOBRE SEUS DIREITOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Gabriela Pereira Batista, graduanda em enfermagem (UNESC Faculdades) gabrielabio_gabi@hotmail.com

Leia mais

UNIDADES E MODALIDADES DO PROJETO ESPORTE PELA PAZ

UNIDADES E MODALIDADES DO PROJETO ESPORTE PELA PAZ UNIDADES E MODALIDADES DO PROJETO ESPORTE PELA PAZ MODALIDADE: BODYBOARD COLABORADOR: Centro de Treinamento de Bodyboard - Instituto Maylla Venturin ENDEREÇO: Rua Terezina, nº85 BAIRRO: Jacaraípe COLABORADOR:

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO E PROCESSO SELETIVO PROGRAMA ADOLESCENTE APRENDIZ

EDITAL DE INSCRIÇÃO E PROCESSO SELETIVO PROGRAMA ADOLESCENTE APRENDIZ A Chocolates Garoto S/A compreendendo a importância do Programa de Aprendizagem abre inscrições para filhos(as), irmãos(ãs), sobrinhos(as), primos(as) e comunidade indicada por seus colaboradores e prestadores

Leia mais

Serão destinadas 32 vagas para acadêmicos para o PROEXTENSINO, distribuídas para os Cursos de Graduação, conforme descrito abaixo:

Serão destinadas 32 vagas para acadêmicos para o PROEXTENSINO, distribuídas para os Cursos de Graduação, conforme descrito abaixo: FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº002/2013 EDITAL DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO PROEXTENSINO e RESPONSABILIDADE SOCIAL - 2013/2014 A Coordenação de Extensão da Faculdade Católica

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS PENITENCIÁRIOS DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO PENAL

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS PENITENCIÁRIOS DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO PENAL ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS PENITENCIÁRIOS DEPARTAMENTO DE TRATAMENTO PENAL POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE PRISIONAL A Política de Atenção

Leia mais

ACESSO A MEDICAMENTOS DO COMPONENTE ESPECIALIZADO DO SUS-SP

ACESSO A MEDICAMENTOS DO COMPONENTE ESPECIALIZADO DO SUS-SP XXVII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO III MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS REGIONAIS DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS NA ARTICULAÇÃO COM ESTADO E UNIÃO ACESSO A MEDICAMENTOS

Leia mais

SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO EDIFÍCIO SEDE Av. Marechal Mascarenhas de Moraes 1877, Monte Belo Vitória ES; CEP 29053-245 PABX: (27) 3183-5000

SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO EDIFÍCIO SEDE Av. Marechal Mascarenhas de Moraes 1877, Monte Belo Vitória ES; CEP 29053-245 PABX: (27) 3183-5000 SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO EDIFÍCIO SEDE Av. Marechal Mascarenhas de Moraes 1877, Monte Belo Vitória ES; CEP 29053-245 PABX: (27) 3183-5000 1ª VARA FEDERAL CÍVEL - 7º ANDAR 01vfci@jfes.jus.br Assessoria

Leia mais

Esporte como fator de inclusão de jovens na sociedade FGR: Gustavo:

Esporte como fator de inclusão de jovens na sociedade FGR: Gustavo: Esporte como fator de inclusão de jovens na sociedade Entrevista cedida à FGR em Revista por Gustavo de Faria Dias Corrêa, Secretário de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais. FGR: A Secretaria

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL Das Atribuições dos Profissionais dos Recursos Humanos Atribuições comuns a todos os profissionais que integram a equipe: Conhecer a realidade das famílias pelas

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA - CURITIBA Unidade

Leia mais

Quarta-feira, 10.04.13

Quarta-feira, 10.04.13 Quarta-feira, 10.04.13 Veja os destaques de hoje: 1. Cursos noturnos nas Oficinas Educacionais Comunitárias 2. Centro de Qualificação Profissional oferece vagas para sete cursos 3. CGV realiza palestra

Leia mais

UVV POST Nº84 23/03 a 05/04 de 2015 UVV. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES. Produto da Comunicação Institucional

UVV POST Nº84 23/03 a 05/04 de 2015 UVV. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES. Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional SOU UVV O Serviço é um projeto que a UVV-ES oferece aos alunos O Serviço de Orientação ao Universitário

Leia mais

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de:

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de: Relatório Despertar 2014 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

PROF PIMENTEL PRÉ-PROVA CENTRAL DE CURSOS. www.profpimentel.com.br PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO

PROF PIMENTEL PRÉ-PROVA CENTRAL DE CURSOS. www.profpimentel.com.br PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO PRÉ-PROVA SUMÁRIO 8h30 - Português - Heliane Miscali...Pág. 03 8h50 - Matemática - Rogério Pizza...Pág. 09 9h10 - Informática - Francis David...Pág. 19 9h30 - Atualidades

Leia mais

Manual básico para novos servidores SEGURANÇA DO TRABALHO

Manual básico para novos servidores SEGURANÇA DO TRABALHO Manual básico para novos servidores SEGURANÇA DO TRABALHO Sorocaba Março de 2014 SEGURANÇA DO TRABALHO É a atividade desenvolvida por profissionais que compõem o SESMT (Serviço Especializado em Segurança

Leia mais

Junho 2013 1. O custo da saúde

Junho 2013 1. O custo da saúde Junho 2013 1 O custo da saúde Os custos cada vez mais crescentes no setor de saúde, decorrentes das inovações tecnológicas, do advento de novos procedimentos, do desenvolvimento de novos medicamentos,

Leia mais

25 ANOS DE SUS: AVANÇOS E DESAFIOS. Senhor Presidente, saúde merece nossa defesa, nosso reconhecimento e a

25 ANOS DE SUS: AVANÇOS E DESAFIOS. Senhor Presidente, saúde merece nossa defesa, nosso reconhecimento e a ** Discurso proferido pelo deputado GERALDO RESENDE (PMDB/MS), em sessão no dia 08/10/2013. 25 ANOS DE SUS: AVANÇOS E DESAFIOS Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Mais que críticas, o Sistema

Leia mais

Capacifar Saúde Pública 1ª Turma Centro-Oeste

Capacifar Saúde Pública 1ª Turma Centro-Oeste Capacifar Saúde Pública 1ª Turma Centro-Oeste DO OBJETIVO Prover os profissionais farmacêuticos de informações, competências e habilidades, tendo em vista o exercício de suas atribuições no âmbito da Saúde

Leia mais

1. CADASTRO 2. AGENDAMENTOS:

1. CADASTRO 2. AGENDAMENTOS: 1. CADASTRO Para atuar no Hospital São Luiz, todo médico tem de estar regularmente cadastrado. No momento da efetivação, o médico deve ser apresentado por um membro do corpo clínico, munido da seguinte

Leia mais

CERTIFICADA PELA ABEP/ESOMAR* PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA ELEITORAL VITÓRIA REGISTRO NO TSE: ES-00016/2012 (EM 23/06/2012) Junho de 2012

CERTIFICADA PELA ABEP/ESOMAR* PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA ELEITORAL VITÓRIA REGISTRO NO TSE: ES-00016/2012 (EM 23/06/2012) Junho de 2012 CERTIFICADA PELA ABEP/ESOMAR* PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA ELEITORAL VITÓRIA REGISTRO NO TSE: ES-00016/2012 (EM 23/06/2012) Junho de 2012 * O Certificado de Qualidade da ABEP/ESOMAR (Associação Brasileira

Leia mais

Plano de Assistência Médica

Plano de Assistência Médica Sociedade Meridional de Educação (Some) União Sul Brasileira de Educação e Ensino (USBEE) Plano de Assistência Médica NORMA Atualizada em de 22/09/2015 Todo empregado das Mantenedoras Sociedade Meridional

Leia mais

3.1 Planejar, organizar e realizar oficinas de mapeamento participativo utilizando técnicas de educação popular e promoção da saúde;

3.1 Planejar, organizar e realizar oficinas de mapeamento participativo utilizando técnicas de educação popular e promoção da saúde; EDITAL DO CENTRO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE TERMO DE REFERÊNCIA Nº 05/2012 COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº 05/2012 TIPO: MELHOR TÉCNICA O Centro de Promoção da Saúde, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita

Leia mais

Deixe-me ser feliz CAPI - Casa de Amparo e Proteção à Infância

Deixe-me ser feliz CAPI - Casa de Amparo e Proteção à Infância Deixe-me ser feliz CAPI - Casa de Amparo e Proteção à Infância Objetivo: Como previsto pelo estatuto da entidade, Art 2º, tem por finalidade a proteção e o amparo à crianças na faixa etária de 0 (zero)

Leia mais

Projeto Cardume CMDCA

Projeto Cardume CMDCA Projeto Cardume CMDCA Objetivo: Estabelecer rede de proteção integral a criança e ao adolescente,, bem como suas famílias, reunindo ações governamentais e atividades das organizações da sociedade civil,

Leia mais

Recursos do Governo à disposição da sociedade. SALVADOR - BA Confira os principais recursos disponíveis, gratuitamente, para você.

Recursos do Governo à disposição da sociedade. SALVADOR - BA Confira os principais recursos disponíveis, gratuitamente, para você. Recursos do Governo à disposição da sociedade SALVADOR - BA Confira os principais recursos disponíveis, gratuitamente, para você. Agosto/2013 CREASI Centro de Referência Estadual de Atenção ao Idoso Todo

Leia mais

Seguro de Vida em Grupo

Seguro de Vida em Grupo Seguro de Vida em Grupo 01 Objetivo Visa garantir a continuidade econômica da família na falta do titular ou cônjuge e principalmente após a aposentadoria beneficiar o segurado em vida, nos casos de invalidez

Leia mais

Curso de. Direito. Núcleo de Prática Jurídica. Direitos dos Idosos. com base na Lei 10.741, de 1/10/03. www.faesa.br

Curso de. Direito. Núcleo de Prática Jurídica. Direitos dos Idosos. com base na Lei 10.741, de 1/10/03. www.faesa.br Curso de Direito Núcleo de Prática Jurídica Direitos dos Idosos com base na Lei 10.741, de 1/10/03 www.faesa.br Informações Úteis Serviços especializados em atendimento a idosos: EM VITÓRIA: Núcleo Contra

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 328, DE 2011 (Apenso o Projeto de Lei nº 823, de 2011) I - RELATÓRIO

PROJETO DE LEI Nº 328, DE 2011 (Apenso o Projeto de Lei nº 823, de 2011) I - RELATÓRIO COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI Nº 328, DE 2011 (Apenso o Projeto de Lei nº 823, de 2011) Dispõe sobre a obrigatoriedade do fornecimento de fraldas descartáveis aos portadores de

Leia mais

PROGRAMA DE GOVERNO Massapê do piauí. Esta MUDANÇA INCLUE VOCÊ. Chico carvalho prefeito

PROGRAMA DE GOVERNO Massapê do piauí. Esta MUDANÇA INCLUE VOCÊ. Chico carvalho prefeito PROGRAMA DE GOVERNO Massapê do piauí Esta MUDANÇA INCLUE VOCÊ Chico carvalho prefeito É com o 11 que vamos avançar! Plano de ações do Prefeito Chico Carvalho para uma nova Massapê em 2013 11 Ações na Saúde

Leia mais

Atenção à Saúde e Saúde Mental em Situações de Desastres

Atenção à Saúde e Saúde Mental em Situações de Desastres Atenção à Saúde e Saúde Mental em Situações de Desastres Desastre: interrupção grave do funcionamento normal de uma comunidade que supera sua capacidade de resposta e recuperação. Principais causas de

Leia mais

MINISTÉRIO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ATENDIMENTO À PESSOA IDOSA

MINISTÉRIO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ATENDIMENTO À PESSOA IDOSA MINISTÉRIO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ATENDIMENTO À PESSOA IDOSA BRASIL Ü 2025 32 milhões de idosos 6º LUGAR NO MUNDO 2002 15 milhões de Idosos LEGISLAÇÃO DE PROTEÇÃO SOCIAL PARA O IDOSO Lei Orgânica da Assistência

Leia mais

Edital 02/2015 Saldo Remanescente

Edital 02/2015 Saldo Remanescente Edital 02/2015 Saldo Remanescente EDITAL Nº 02/2015 CMDCA EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS PARA FINANCIAMENTO NO ANO DE 2015 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA, no

Leia mais

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO CONVÊNIO

ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO CONVÊNIO Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social Departamento de Formulação de Política e Estratégias Coordenação-Geral de Esporte e Lazer ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DO

Leia mais

2 Agentes Comunitários de Saúde e sua atuação

2 Agentes Comunitários de Saúde e sua atuação 2 Agentes Comunitários de Saúde e sua atuação 1. A saúde é direito de todos. 2. O direito à saúde deve ser garantido pelo Estado. Aqui, deve-se entender Estado como Poder Público: governo federal, governos

Leia mais

Saúde Mental passo a passo: como organizar a rede de saúde mental no seu município?

Saúde Mental passo a passo: como organizar a rede de saúde mental no seu município? Saúde Mental passo a passo: como organizar a rede de saúde mental no seu município? 1) Como deve ser a rede de saúde mental no seu município? A rede de saúde mental pode ser constituída por vários dispositivos

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA E POLITICAS PÚBLICAS: UMA APROXIMAÇÃO DO CRPRS COM O MEIO ACADÊMICO

Leia mais

5. Abreviaturas: CNS - Cartão Nacional do SUS. DEA Desfibrilador Externo Automático. IN - Instrução Normativa. PA Pronto Atendimento

5. Abreviaturas: CNS - Cartão Nacional do SUS. DEA Desfibrilador Externo Automático. IN - Instrução Normativa. PA Pronto Atendimento Lei Municipal nº 5.383, de 22 de novembro de 2012 Dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Município de Vila Velha ES e dá outras providências; Decreto Municipal nº 297, de 11 de dezembro de 2012

Leia mais

Internação de urgência (Pronto Atendimento)

Internação de urgência (Pronto Atendimento) 1 de 8 RESULTADO ESPERADO: Proporcionar aos pacientes agilidade, segurança e comodidade durante o seu período de internação. 694 PROCESSOS RELACIONADOS: Apoio ao Cliente Assistência Cirúrgica Assistência

Leia mais

Carta de Campinas 1) QUANTO AO PROBLEMA DO MANEJO DAS CRISES E REGULAÇÃO DA PORTA DE INTERNAÇÃO E URGÊNCIA E EMERGÊNCIA,

Carta de Campinas 1) QUANTO AO PROBLEMA DO MANEJO DAS CRISES E REGULAÇÃO DA PORTA DE INTERNAÇÃO E URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, Carta de Campinas Nos dias 17 e 18 de junho de 2008, na cidade de Campinas (SP), gestores de saúde mental dos 22 maiores municípios do Brasil, e dos Estados-sede desses municípios, além de profissionais

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA HOME CARE

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA HOME CARE MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA HOME CARE Elaborado por: Ana Paula de Menezes Assistente Social da CASSIND APRESENTAÇÃO A internação domiciliar ou home care é compreendida como a instalação de uma estrutura

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014. Seleção Pública de Profissional de Educação Física para Academia de Ginástica do Centro Administrativo Fernando Ferrari

EDITAL Nº 01/2014. Seleção Pública de Profissional de Educação Física para Academia de Ginástica do Centro Administrativo Fernando Ferrari ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE EDITAL Nº 01/2014 Seleção Pública de Profissional de Educação Física para Academia de Ginástica do Centro Administrativo Fernando Ferrari 1.DA NATUREZA DAS

Leia mais

Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas

Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas RESULTADOS Setembro 2010 Parcerias Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Casa Civil da Presidência da República; Secretaria-Geral

Leia mais

Manual do Prestador SEPACO. Saúde. ANS - n 40.722-4

Manual do Prestador SEPACO. Saúde. ANS - n 40.722-4 Manual do Prestador Saúde o ANS - n 40.722-4 SEPACO Prezado prestador, Este manual tem como objetivo formalizar a implantação das rotinas administrativas do Sepaco Saúde, informando as características

Leia mais

Prefeitura apresenta operação de trânsito para evento-teste de Ciclismo de Estrada, no domingo (16)

Prefeitura apresenta operação de trânsito para evento-teste de Ciclismo de Estrada, no domingo (16) Prefeitura apresenta operação de trânsito para evento-teste de Ciclismo de Estrada, no domingo (16) A Prefeitura do Rio apresentou nesta segunda-feira (10.08) a operação da cidade para o evento-teste de

Leia mais

Internação eletiva (Recepção Principal)

Internação eletiva (Recepção Principal) 1 de 8 RESULTADO ESPERADO: Proporcionar aos pacientes agilidade, segurança e comodidade durante o seu período de internação. 644 PROCESSOS RELACIONADOS: Apoio ao Cliente Assistência Cirúrgica Assistência

Leia mais