Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aulas 1 Doutrina Geral dos Sacramentos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aulas 1 Doutrina Geral dos Sacramentos"

Transcrição

1 Mater Ecclesiae Liturgia 2 Aulas 1 Doutrina Geral dos Sacramentos

2 Definição Toda a vida litúrgica da Igreja gravita em torno do sacrifício eucarístico e dos sacramentos (CIgC 1113). Aquilo que era visível em nosso Salvador passou para os seus mistérios (São Leão Magno). Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é dispensada a vida divina (CIgC 1131).

3 Fundamentação Bíblica

4 Σημείον... vendo os sinais que Jesus fazia, muitos creram em seu nome. (Jo 2,23) 10 vezes em Mt 7 vezes em Mc 23 vezes em Lc 24 vezes em Jo 8 vezes em Paulo 1 vez em Hb

5 Σημείον O sinal identifica. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolto em faixas deitado numa manjedoura. (Lc 2,12) O traidor dera-lhes um sinal, dizendo: É aquele que eu beijar. Prendei-o. (Mt 26,48) O sinal assinala autoridade. Para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal vindo do céu. (Mc 8,11) O sinal é figura que antecipa. Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado a não ser o do profeta Jonas. (Mt 12,39) O sinal é milagre. Os sinais que distinguem o Apóstolo realizam-se entre vós: paciência a toda prova, sinais milagrosos, prodígios e atos portentosos. (2Cor 12,12)

6 Μυςτήριον Calar, silenciar Para os gregos, o rito tornava presente a aventura do herói mítico No Antigo Testamento, designava os ritos gregos Com seus ritos infanticidas, seus mistérios ocultos ou suas frenéticas orgias de estranho ritual Sb 14,23. Nas Epístolas Paulinas, tem significado definido É plano eterno de salvação: 1Cor 2,7 É revelado aos homens pela pregação dos Apóstolos: Ef 3,3ss É marca da plenitude dos tempos: Ef 1,9s

7 Μυςτήριον Já nos primeiros séculos do Cristianismo, o μυστήριον veio a ser: o plano salvífico concebido por Deus desde toda a eternidade a ação salvífica de Cristo, que começou a revelar esse plano a celebração dessa obra salvífica no culto sagrado os símbolos do Antigo Testamento que prefiguravam o Salvador as verdades de fé ligadas a essa ação salvífica do Senhor

8 Sacramentum Designava o juramento prestado pelos soldados perante os deuses. Passou a traduzir o vocábulo μυστήριον nas traduções latinas da Escritura, mesmo considerando a existência da palavra mysterium. Assume a tua parte de sofrimento como bom soldado de Cristo. (2Tm 2,3)

9 Cristo continua atuando em nós pelos Sacramentos Vós não estais na carne, mas no espírito, se é verdade que o Espírito de Deus habita em vós, pois quem não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele. Se, porém, Cristo está em vós, o vosso corpo está destinado à morte, pelo pecado, mas o Espírito é vossa vida, pela justiça. E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós, aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos dará vida também a vossos corpos mortais, mediante o seu Espírito que habita em vós. (Rm 8,9-11)

10 Ações de Jesus Jesus poderia nos ter comunicado a graça diretamente, mas ele escolheu fazê-lo por atos e palavras. Ele estendeu a mão e, tocando-o disse: Eu quero, sê purificado. E imediatamente ficou livre da sua lepra. (Mt 8,3) Logo tocou-lhe a mão e a febre a deixou. (Mt 8,15a) Depois, pondo-se de pé, conjurou severamente os ventos e o mar. E houve grande bonança. (Mt 8,26) Tendo dito isso, cuspiu na terra, fez lama com a saliva, aplicoua sobre os olhos do cego e lhe disse: Vai lavar-te na piscina de Siloé. (Jo 9,6s) Jesus disse-lhe: Vê de novo; tua fé te salvou. (Lc 18,42)

11 Testemunho Patrístico

12 Compreensão do mistério Santo Agostinho (séc. V) Tira a palavra e que é a água senão água? Acrescenta a palavra ao elemento e faz-se o sacramento, tão visível como a própria palavra. O que vedes hoje no altar de Deus, vós o vistes na noite passada. Mas o que seja, o que signifique, quão grande coisa contenha o sacramento, ainda não ouvistes. Pois o que vedes é pão e cálice. É o que vos mostram vossos olhos. Mas o que exige vossa fé, que deve ser instruída, é que o pão é o Corpo de Cristo e o cálice, o sangue de Cristo. Mas podeis agora dizer-me: como o pão é seu corpo? E como o cálice, o que há dentro do cálice, é seu sangue? Pois estas coisas, irmãos, se chamam sacramentos porque uma coisa é o que se vê nelas e outra coisa o que se entende. O que se vê tem aparência corporal; o que se entende tem fruto espiritual.

13 Compreensão do mistério Santo Isidoro de Sevilha (séc. VII) Os sacramentos são assim chamados, porque, sob a coberta das coisas corporais, mais secretamente uma força divina efetua a salvação dos mesmos sacramentos, pelos segredos da força ou pelas realidades sagradas. Tais coisas se realizam frutuosamente na Igreja, porque o Espírito Santo, que nela permanece, Ele mesmo realiza o efeito dos sacramentos.

14 Já na Idade Média... Hugo de São Vitor (séc. XII) No sacramento não há apenas significação, mas também eficácia, de tal maneira que o sacramento, ao mesmo tempo, significa por sua instituição, representa por sua semelhança e confere por sua santificação.

15 Santo Tomás de Aquino (séc. XIII) Já na Idade Média... Os sacramentos da Igreja recebem do Verbo Encarnado sua eficácia. Assim como na voz sensível, enquanto procede da concepção da mente, existe certa força espiritual para excitar a inteligência do homem, da mesma maneira encontra-se uma força espiritual nos sacramentos enquanto ordenados por Deus para produzir efeitos espirituais. Há três finalidades para os sacramentos: (1) edificar a Igreja; (2) estruturar o culto da Igreja; e (3) santificar os fiéis, livrando-os do pecado e comunicando-lhes a graça sacramental.

16 Perspectivas Teológicas

17 União hipostática Tudo o que Jesus fez e padeceu atua como instrumento da Divindade para salvação do homem. (Santo Tomás de Aquino) Os mistérios de Jesus são a fonte da divina graça, que prolonga em nós seus efeitos, sendo cada um deles, segundo a sua própria índole, a causa da nossa salvação. (Papa Pio XII, Mediator Dei) Do lado de Cristo adormecido na cruz jorraram os sacramentos com os quais a Igreja foi construída. (Santo Tomás de Aquino)

18 Instituição dos sacramentos Só pode ser autor quem tenha o poder de comunicar-lhe o vigor necessário para sua finalidade. A finalidade dos sacramentos é transmitir a graça e santificar os fiéis. Só Deus pode ser autor dos sacramentos. Jesus instituiu explicitamente: Batismo (Mt 28,18ss); Eucaristia (Lc 22,19); Penitência (Jo 20,21-23) Os Evangelhos não relatam tudo o que Jesus fez; para as novas circunstâncias, Cristo deixou-nos sua Igreja. O número de sete indica totalidade: os sacramentos cobrem toda a vida do homem.

19 Matéria e Forma Hilemorfismo A essência dos corpos resulta da união de dois princípios, ditos matéria e forma. A diferença entre os corpos provém de algum outro princípio que não a matéria. Pedro Lombardo (séc. XII) São dois os elementos de que consta o sacramento: palavras e coisas. Palavras, como a invocação da Trindade; coisas, como a água, o óleo e similares. Santo Tomás de Aquino (séc. XIII) O pleno significado dos sacramentos exige que o sentido das coisas sensíveis seja determinado por algumas palavras. Das palavras e das coisas faz-se nos sacramentos uma só realidade como se fossem matéria e forma; as palavras aperfeiçoam e significado das coisas.

20 Matéria e Forma Concílio de Florença (séc. XV) Todos os sacramentos constam de três elementos: coisas, que são a matéria; palavras, que são a forma; e a pessoa do ministro, que confere o sacramento. Caso falte um desses componentes, não há Sacramento. Papa Leão XIII, Carta Apostolocae curae (1896) O significado do sacramento, embora deva ser expresso pelo rito essencial, isto é, pela matéria e pela forma, é manifestado principalmente pela forma; a matéria é o elemento não determinado que a forma determina.

21 Caráter e Graça Sacramental Caráter significa efígie, marco ou selo Fostes selados pelo Espírito da promessa, o Espírito Santo. (Ef 1,13) É indelével e apenas produzido pelos três sacramentos consecratórios. Santo Agostinho (séc. VI) O selo funciona como uma marca no escravo. Mesmo que ele se perca, nunca se poderá negar a quem pertence. De forma análoga, quando se afasta de Cristo, o cristão perde a graça santificante, mas guarda o selo ou o caráter. Santo Tomás de Aquino (séc. XIII) O caráter confere a possibilidade de participação no Sacerdócio de Cristo: Batismo e Crisma pelo sacerdócio comum; Ordem pelo sacerdócio ministerial.

22 Ex opere operato Por efeito da própria obra realizada O sacramento é canal da graça por efeito do próprio rito e não por efeito das virtudes do ministro que aplica ou do sujeito que recebe o sacramento. Cristo garante a eficácia sacramental, desde que se utilize matéria e forma corretas. Essa doutrina não isenta o ministro de uma vida santa, nem o sujeito de criar as condições para que a graça produza seus frutos nele. Ex opere operantis sacramentais

23 Ex opere operato Um padre celebra a Eucaristia tendo cometido pecado grave, sem confissão. A Eucaristia é válida? É tão eficaz quanto outra celebrada por um padre em estado de graça? Uma pessoa recebe a Eucaristia tendo cometido pecado grave, sem confissão. A Eucaristia é válida? Ela produziu os mesmos efeitos como em uma pessoa em estado de graça?

24 Aspectos Canônicos dos Sacramentos

25 Validade e Licitude Sacramento válido é aquele que, na sua confecção ou na sua recepção, se produziu verdadeiramente; ou seja, houve sacramento. Sacramento lícito é aquele sacramento válido, que foi, além disso, confeccionado e recebido com todas as condições próprias dele.

26 Elementos canônicos dos sacramentos Matéria Forma Sujeito Ministro

27 Sujeito Sujeito é a pessoa que recebe o sacramento. Condições para recepção válida dos sacramentos Capacidade específica de cada sacramento Intenção Condições para recepção lícita dos sacramentos Estado de graça, para os sacramentos de vivos Fé e arrependimento, para os sacramentos de mortos Demais requisitos específicos

28 Ministro Por ministro, entende-se a pessoa que confere o sacramento. Jesus Cristo é o ministro primário de todos os sacramentos, pois ele, único sacerdote, ofereceu o sacrifício redentor ao Pai. O ministro do sacramento faz as vezes de Cristo e deve ter a intenção de fazer o que a Igreja faz. Ministro ordinário ex-officio Ministro extraordinário ad usum

29 Bibliografia Catecismo da Igreja Católica BETTENCOURT, Estevão. Curso sobre os Sacramentos (EME CL). mimeo. SADA, Ricardo; MONROY, Alfonso. Curso de Teologia dos Sacramentos. 2ª. ed. Lisboa: Rei dos Livros, 1998.

FESTA DE CORPUS CRISTI. LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso.

FESTA DE CORPUS CRISTI. LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso. FESTA DE CORPUS CRISTI LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso. FESTA DE CORPUS CHRISTI A festa de Corpus Christi surgiu na Idade Média, no século XIII. A primeira festa de Corpus Christi realizou-se

Leia mais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 14 Sacramentais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 14 Sacramentais Mater Ecclesiae Liturgia 2 Aula 14 Sacramentais Definição À imitação dos Sacramentos A santa mãe Igreja instituiu os sacramentais, que são sinais sagrados pelos quais, à imitação dos sacramentos, são significados

Leia mais

- Não tem como ter a graça se ainda estamos debaixo do pecado. Ou você morreu para o pecado; ou ainda não se converteu de fato.

- Não tem como ter a graça se ainda estamos debaixo do pecado. Ou você morreu para o pecado; ou ainda não se converteu de fato. Romanos 6:1-11. Na semana passada falamos sobre a Graça de Deus. Pode parecer algo simples, mas a má compreensão desse tema tem gerado muitos problemas no meio evangélico. Pois alguns entendem a graça

Leia mais

Leitura dos Actos dos Apóstolos. Actos 1, 1-11

Leitura dos Actos dos Apóstolos. Actos 1, 1-11 Ascensão do Senhor Perdão Senhor Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 1, 1-11 No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde o princípio até ao

Leia mais

ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais

ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais A Ceia como Ordenança Mt 26.26-29; 1Co 11.23-25; Êx 24.9-11; Dt 14.23, 26; Hb 10.1-4; Mt 26.29; Ap 19.9 A ceia do Senhor aponta para uma refeição de comunhão mais

Leia mais

A Ação do Espírito Santo. no Apostolado da Oração (AO) - Movimento Eucarístico Jovem (MEJ)

A Ação do Espírito Santo. no Apostolado da Oração (AO) - Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) A Ação do Espírito Santo no Apostolado da Oração (AO) - Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) O Espírito Santo, uma promessa de Jesus Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará a força e sereis minhas testemunhas

Leia mais

O No encerramento do estudo sobre a escatologia, analisaremos a questão do destino final dos mortos.

O No encerramento do estudo sobre a escatologia, analisaremos a questão do destino final dos mortos. O No encerramento do estudo sobre a escatologia, analisaremos a questão do destino final dos mortos. O A morte física não é senão o início de nossa existência na eternidade. www.portalebd.org.br Slide

Leia mais

SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS Deus Cura Corpo e Alma

SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS Deus Cura Corpo e Alma CEPMTA / ISCAL Londrina 27/11/2012 Capelania Hospitalar / Pastoral da Saúde Assessor: Pe. Audinei Carreira da Silva SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS Deus Cura Corpo e Alma INTRODUÇÃO A Igreja, ao cuidar

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles»

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles» ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 «Elevou-Se à vista deles» Leitura dos Actos dos Apóstolos No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles»

ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles» 243 ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 Leitura dos Actos dos Apóstolos «Elevou-Se à vista deles» No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar,

Leia mais

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA

APRENDENDO SOBRE A BIBLIA APRENDENDO SOBRE A BIBLIA Qual o significado da palavra Bíblia: Bíblia significa coletânea de livros, do grego biblos, que significa livro. A Bíblia como tema central. A revelação de Jesus Cristo em busca

Leia mais

PERGUNTA 1 - Qual é o fim principal do homem? RESPOSTA - O fim principal do homem é glorificar a Deus, e encontrar prazer nele para sempre.

PERGUNTA 1 - Qual é o fim principal do homem? RESPOSTA - O fim principal do homem é glorificar a Deus, e encontrar prazer nele para sempre. A finalidade do homem e as obras vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O Breve Catecismo de Westminster, na pergunta número um, diz: PERGUNTA 1 - Qual é o fim principal do homem? RESPOSTA - O fim

Leia mais

Lição 8 Esperança, intercessão e eleição Texto Bíblico: Romanos 8.18-30

Lição 8 Esperança, intercessão e eleição Texto Bíblico: Romanos 8.18-30 Lição 8 Esperança, intercessão e eleição Texto Bíblico: Romanos 8.18-30 Nesta lição, estudaremos sobre três palavras muito relacionadas à comunhão pessoal de cada crente. Desejamos que todos se fortaleçam

Leia mais

4.1 IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM DOS SACRAMENTOS Autoria de Luiz Tadeu Dias de Medeiros

4.1 IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM DOS SACRAMENTOS Autoria de Luiz Tadeu Dias de Medeiros 4.1 IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM DOS SACRAMENTOS Autoria de Luiz Tadeu Dias de Medeiros Ser CRISTÃO -> significa acreditar no Deus de Jesus Cristo; mas não é só acreditar -> é esforçar-se para vivenciar: a)

Leia mais

A Trindade Santa - V Qua, 06 de Maio de 2009 10:52 - Henrique Soares da Costa

A Trindade Santa - V Qua, 06 de Maio de 2009 10:52 - Henrique Soares da Costa Pe. Henrique Soares da Costa A Igreja vive enraizada na Trindade Nesta série muitas vezes foi dito que a Santíssima Trindade é o mistério central da nossa fé cristã; mistério que foi revelado e experimentado

Leia mais

O Sacramento do Matrimônio - II Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:16 - Última atualização Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:17

O Sacramento do Matrimônio - II Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:16 - Última atualização Seg, 29 de Dezembro de 2008 12:17 O matrimônio - IV Pe. Henrique Soares da Costa Nos artigo passados, sobre o matrimônio, vimos que o casal cristão, no sacramento, recebe a graça do Espírito Santo do Cristo Jesus para viverem sua vida

Leia mais

A IGREJA E O MISTÉRIO TRINITÁRIO

A IGREJA E O MISTÉRIO TRINITÁRIO A IGREJA E O MISTÉRIO TRINITÁRIO Nesta aula abordaremos a dimensão trinitária da Igreja, pois ela é uma ação de Deus, ou seja, necessariamente trinitária. O projeto da salvação da Igreja implica a participação

Leia mais

Escrito por Hélio Clemente Sex, 30 de Setembro de 2011 06:53 - Última atualização Ter, 29 de Novembro de 2011 06:35

Escrito por Hélio Clemente Sex, 30 de Setembro de 2011 06:53 - Última atualização Ter, 29 de Novembro de 2011 06:35 BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 6 PERGUNTA 6: Quantas pessoas há na Divindade? RESPOSTA: Há três pessoas na Divindade: o Pai e o Filho e o Espírito Santo, e estas três são um Deus, da mesma substância,

Leia mais

Hora Santa Vocacional Dia de Oração pela Santificação do Clero

Hora Santa Vocacional Dia de Oração pela Santificação do Clero 1 Hora Santa Vocacional Dia de Oração pela Santificação do Clero PERMANECEI NO MEU AMOR Dirigente: Se é verdade que o convite do Senhor a permanecer no seu amor (Gv 15,9) é valido para todos os batizados,

Leia mais

Introdução à Liturgia Respostas dos Exercícios de Revisão

Introdução à Liturgia Respostas dos Exercícios de Revisão Introdução à Liturgia Respostas dos Exercícios de Revisão XV. Revisão TRA LE SOLLICITUDE (de São Pio X) 1. Conforme TS 1, qual o fim geral da música sacra e da liturgia como um todo? A glória de Deus e

Leia mais

BÍBLIA NA FAMÍLIA E FAMILIARIDADE COM A BÍBLIA!

BÍBLIA NA FAMÍLIA E FAMILIARIDADE COM A BÍBLIA! Sexta-feira, 4 de maio de 2012 BÍBLIA NA FAMÍLIA E FAMILIARIDADE COM A BÍBLIA! FORMAÇÃO BÍBLICA DE LEITORES REUNIÃO DE PAIS - FESTA DA PALAVRA Bíblia na família e familiaridade com a Bíblia! Desde o Concílio

Leia mais

O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa

O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa Nenhuma parte desta publicação poderá ser utilizada ou reproduzida -

Leia mais

INTRODUÇÃO: O verbo hebraico PESSACH quer dizer: Passar além, passar por cima.

INTRODUÇÃO: O verbo hebraico PESSACH quer dizer: Passar além, passar por cima. INTRODUÇÃO: O verbo hebraico PESSACH quer dizer: Passar além, passar por cima. No hebraico, a palavra descreve a passagem do anjo da morte, quando seriam mortos todos os primogênitos do Egito e poupados

Leia mais

D. José da Cruz Policarpo. Actualidade da Palavra de Deus

D. José da Cruz Policarpo. Actualidade da Palavra de Deus D. José da Cruz Policarpo Actualidade da Palavra de Deus U n i v e r s i da d e C at ó l i c a E d i to r a Lisboa 2009 Sumário I. Descobrir a fecundidade da Palavra, caminhando com Paulo II. Aprofundar

Leia mais

1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós!

1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós! 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estou no meio deles! Mt 18,20 -O Senhor esteja convosco! - Ele está no meio de Nós! Desenha o

Leia mais

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação

Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 15 No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação Levíticos 23:24 Esta publicação não é para ser vendida

Leia mais

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA REVISTA PALAVRA VIVA Apoio didático Lição 3 Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA I. A Igreja Católica ou Universal, que é invisível, consiste do número total dos eleitos que já foram,

Leia mais

51. CREIO NA REMISSÃO DOS PECADOS 976-987 INTRODUÇÃO

51. CREIO NA REMISSÃO DOS PECADOS 976-987 INTRODUÇÃO 51. CREIO NA REMISSÃO DOS PECADOS 976-987 INTRODUÇÃO Crer na remissão dos pecados significa crer que a ação redentora e a vitória de Cristo sobre o pecado não são obras somente do passado. A vitória de

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Esclarecer a respeito da afirmativa de Pedro: Tu és o Cristo,

Leia mais

Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças

Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças Textos e melodias ORAÇÃO EUCARÍSTICA I v. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós. v. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. v.

Leia mais

Evangelho. Modéstia / A oração O Pai Nosso Mateus: 6:1-5 / 7:7-11

Evangelho. Modéstia / A oração O Pai Nosso Mateus: 6:1-5 / 7:7-11 Evangelho Modéstia / A oração O Pai Nosso Mateus: 6:1-5 / 7:7-11 Mateus 6 1 GUARDAI-VOS de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso

Leia mais

Festa do Acolhimento. 1º Ano 2008/2009 Missionários Passionistas

Festa do Acolhimento. 1º Ano 2008/2009 Missionários Passionistas Festa do Acolhimento 1º Ano 2008/2009 Missionários Passionistas Introdução à Eucaristia Hoje vamos festejar o acolhimento. Acolher é receber bem, encaminhar, proteger, ajudar. Este ano estamos a acolher

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO TÓPICOS 1º PERÍODO OBJECTIVOS ORAÇÕES / DOUTRINA CRISTÃ ACTIVIDADES CELEBRAÇÕES AVALIAÇÃO A criação Deus é grande e poderoso Tudo nos fala de Deus Deus

Leia mais

Revelação Progressiva. 09 de março de 2014

Revelação Progressiva. 09 de março de 2014 Revelação Progressiva 09 de março de 2014 Hebreus 1.1,2 Estrutura sugerida por Calvino em Exposição de Hebreus, Edições Paracletos, 1997. Deus falou Outrora, pelos profetas Agora, pelo Filho Então, aos

Leia mais

PALAVRA DE DEUS CATEQUESE

PALAVRA DE DEUS CATEQUESE PALAVRA DE DEUS NA CATEQUESE Para muitos, também entre os cristãos, a Palavra de Deus é, hoje, apenas mais uma «palavra» e, não raro, nem sequer tão pertinente como outras que disputam a atenção, o compromisso

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 1ª Semana da Quaresma Dai-nos,

Leia mais

FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É?

FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Escola de Maria: Escola da Fé FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Formação Litúrgica: Liturgia: conceito O que é Liturgia? Termo de origem grega. ERGON (OBRA, AÇÃO, EMPREENDIMEN TO) (PÚBLICO) LEITON

Leia mais

OS ESTADOS DE CRISTO A EXALTAÇÃO. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

OS ESTADOS DE CRISTO A EXALTAÇÃO. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente OS ESTADOS DE CRISTO A EXALTAÇÃO vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Os estados de Cristo podem ser considerados como a sua relação com a lei de Deus e a condição de sua pessoa resultante deste

Leia mais

COLEÇÃO - FAZEI DISCÍPULOS

COLEÇÃO - FAZEI DISCÍPULOS COLEÇÃO - FAZEI DISCÍPULOS MÓDULO 1 FAZEI DISCÍPULOS... Descubra como ser um discípulo de Jesus Rui Uchôa Jacareí SP - Brasil 2014 1 Copyright 2014 by Rui Uchôa Todos os direitos desta edição reservados

Leia mais

2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11)

2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11) Vivendo a Liturgia 2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11) Dezembro/2011 (João Batista) A cor litúrgica para esta celebração é a roxa. Poderia ser feito um mural específico para esta celebração

Leia mais

AS BÊNÇÃOS DO ESPÍRITO SANTO Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz na Igreja Batista Novo Coração, em 15 de maio de 2016.

AS BÊNÇÃOS DO ESPÍRITO SANTO Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz na Igreja Batista Novo Coração, em 15 de maio de 2016. AS BÊNÇÃOS DO ESPÍRITO SANTO Mensagem pregada pelo Pr Luciano R. Peterlevitz na Igreja Batista Novo Coração, em 15 de maio de 2016. Efésios 1.13-14: 13 no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade,

Leia mais

ARTIGOS DE FÉ DA IGREJA DO NAZARENO. I. O Deus Trino

ARTIGOS DE FÉ DA IGREJA DO NAZARENO. I. O Deus Trino ARTIGOS DE FÉ DA IGREJA DO NAZARENO I. O Deus Trino 1. Cremos num só Deus infinito, eternamente existente, Soberano do universo; que somente Ele é Deus, criador e administrador, santo na Sua natureza,

Leia mais

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 PNEUMATOLOGIA II AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 b.4) APLICAÇÃO DO A.T.,(JEOVÁ/ ESP. SANTO) Is 60 : 8 10 comp. Com At 28 : 25 27 e Ex 16 : 7 com Hb 3 : 7 10 @ Os profetas eram

Leia mais

A Justificação pela Fé: Privilégio e Responsabilidade ROMANOS 3.21-26

A Justificação pela Fé: Privilégio e Responsabilidade ROMANOS 3.21-26 A Justificação pela Fé: Privilégio e Responsabilidade ROMANOS 3.21-26 Romanos 3:21-26 21 Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; 22 justiça de Deus mediante

Leia mais

AS CHUVAS DA PRIMAVERA

AS CHUVAS DA PRIMAVERA 1 AS CHUVAS DA PRIMAVERA Zc 10 1 Peça ao SENHOR chuva de primavera, pois é o SENHOR quem faz o trovão, quem envia a chuva aos homens e lhes dá as plantas do campo. INTRODUÇÃO 1. A figura que sucede as

Leia mais

CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU

CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU 1 2 1. Dou Viva a Deus Nas Alturas waltz Dou viva a Deus nas alturas E a Virgem Mãe nosso amor Viva todo Ser Divino E Jesus Cristo Redentor Eu peço a Deus nas alturas Para

Leia mais

01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis)

01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis) 01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Comunidade Católica Shalom Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis) Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai Todo-poderoso Nós

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas

Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas 5.17 Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu

Leia mais

DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Hi n o. Sa l m o d i a: Antífonas, salmos e cântico como no Domingo da Ressurreição.

DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Hi n o. Sa l m o d i a: Antífonas, salmos e cântico como no Domingo da Ressurreição. DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Le i t u r a b r e v e 1 Pedro 2, 9-10 Vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por Deus, para anunciar os louvores

Leia mais

O reino de Deus é o tema central da pregação de Jesus nos evangelhos. Nos sinóticos, aprece a expressão 111 vezes, e em todo NT 144 vezes.

O reino de Deus é o tema central da pregação de Jesus nos evangelhos. Nos sinóticos, aprece a expressão 111 vezes, e em todo NT 144 vezes. CAPITULO 3 O DISCIPULADO QUE A IGREJA PRECISA TÓPICO 1 RECONHECENDO O SENHORIO DE CRISTO INTRODUÇÃO O reino de Deus é o tema central da pregação de Jesus nos evangelhos. Nos sinóticos, aprece a expressão

Leia mais

Vós sois Deuses. Centro Espírita Casa do Caminho Paulo Roberto de Mattos Pereira

Vós sois Deuses. Centro Espírita Casa do Caminho Paulo Roberto de Mattos Pereira Centro Espírita Casa do Caminho Paulo Roberto de Mattos Pereira Livro dos Espíritos - Alan Kardec Cap. 1 Deus Deus e o Infinito 1 Que é Deus? - Deus é inteligência suprema, causa primeira de todos as coisa.

Leia mais

Quando Pecadores Dizem SIM

Quando Pecadores Dizem SIM Quando Pecadores Dizem SIM Objetivos do Curso: 1. Descobrir à luz das Escrituras, como a natureza pecaminosa pode minar, enfraquecer e até destruir o relacionamento conjugal; 2. Entender a indispensabilidade

Leia mais

Nº 25 B - 6º Domingo da Páscoa-10.5.2015

Nº 25 B - 6º Domingo da Páscoa-10.5.2015 Nº 25 B - 6º Domingo da Páscoa-10.5.2015 Qual é o assunto das leituras de hoje? Isso mesmo: o amor. Jesus no Evangelho, e São João na Epístola, falam-nos do amor: de como Deus gosta tanto de nós que mandou

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SÁBADO DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA - 1) Oração Deus eterno e todo-poderoso, fazei-nos viver sempre mais o

Leia mais

Agora, lábios meus, / dizei e anunciai os grandes louvores / da Virgem, Mãe de Deus.

Agora, lábios meus, / dizei e anunciai os grandes louvores / da Virgem, Mãe de Deus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo Amém Deus vos salve, Virgem, Filha de Deus Pai! Deus vos salve, Virgem, Mãe de Deus Filho! Deus vos salve, Virgem, Esposa do Divino Espírito Santo! Deus vos

Leia mais

CINCO CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS

CINCO CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS CINCO CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS 1. Crescimento da igreja nunca é o produto de estratégias humanas ou planejamento; 2. Nosso alvo é a fidelidade e o crescimento da igreja é o efeito colateral divino da

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA A OBRA DO

Leia mais

Homilia - Abertura da Porta Santa Ano Santo da Misericórdia. 13 de dezembro de 2015

Homilia - Abertura da Porta Santa Ano Santo da Misericórdia. 13 de dezembro de 2015 Homilia - Abertura da Porta Santa Ano Santo da Misericórdia 13 de dezembro de 2015 Batei e abrir-se-vos-á! Buscai e encontrareis! Entrai pela porta estreita! Eu sou a porta! São palavras e ensinamentos

Leia mais

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE

DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE DIOCESE DE BRAGANÇA MIRANDA VISITA PASTORAL DO BISPO ÀS COMUNIDADES DA SUA DIOCESE SUBSÍDIOS PASTORAIS CONFORME DMPB E EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PASTORES GREGIS NATUREZA E FINALIDADE Visita pastoral é a que

Leia mais

ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais

ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais DEFINIÇÃO (segundo Strong) Sacramentos da Igreja Católica: ordenação, Sacramento: crisma, tornar matrimônio, sagrado, extrema dedicar unção, aos deuses, penitência,

Leia mais

Um chamado à oração. Letras. Editora. j. c. RyLE. Tradução Rodrigo Silva

Um chamado à oração. Letras. Editora. j. c. RyLE. Tradução Rodrigo Silva Um chamado à oração Um chamado à oração j. c. RyLE Tradução Rodrigo Silva Editora Letras Título Original: A Call to Prayer por J. C. Ryle Copyright Editora Letras 1ª edição em português: outubro de 2012

Leia mais

9.3 O sacramento do Matrimônio Autoria de Luiz Tadeu Dias de Medeiros

9.3 O sacramento do Matrimônio Autoria de Luiz Tadeu Dias de Medeiros 9.3 O sacramento do Matrimônio Autoria de Luiz Tadeu Dias de Medeiros Um dos estados de vida que é santificado por Nosso Senhor Jesus Cristo é o estado matrimonial. Assim como Jesus abençoa um Sacerdote

Leia mais

Missal Romano. Grupo de Acólitos São João da Madeira

Missal Romano. Grupo de Acólitos São João da Madeira Missal Romano Grupo de Acólitos São João da Madeira A estrutura da missa Antes de vermos a estrutura do missal, é conveniente relembrarmos a estrutura de uma Missa comum, para que possamos mais facilmente

Leia mais

Já estudamos que, assim como Abrão, podemos temer:

Já estudamos que, assim como Abrão, podemos temer: Temores naturais do nosso tempo que afetam os servos de Deus (Parte 3) Gênesis 15 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 28/02/2010 Abrão, pai exaltado, servo de Deus fiel e temente ao Senhor, durante

Leia mais

Conhecendo Deus pessoalmente

Conhecendo Deus pessoalmente Conhecendo Deus pessoalmente O que é preciso para se iniciar um relacionamento com Deus? Esperar que um raio caia? Devotar-se a obras de caridades em diferentes religiões? Tornar-se uma pessoa melhor para

Leia mais

I Simpósio sobre a Nova Evangelização

I Simpósio sobre a Nova Evangelização O papel do Leigo no testemunho da Fé e no contexto da Nova Evangelização Dr. Sebastião Martins 1. O Concílio Vaticano II e a Nova Evangelização Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente Hebreus

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA TEANTROPIA NA VIDA DOS SALVOS. Introdução:

A IMPORTÂNCIA DA TEANTROPIA NA VIDA DOS SALVOS. Introdução: Introdução: Evidentemente uma pessoa é um ser, todos os seus atos são os atos desse ser, assim todos os atos de Cristo são os atos de uma pessoa como um todo. Mas, como se observou antes, os atos de uma

Leia mais

SOBRE A EUCARISTIA. A Postura Evangélica

SOBRE A EUCARISTIA. A Postura Evangélica SOBRE A EUCARISTIA A Postura Evangélica Todos nós, leitores da Bíblia, sabemos que Jesus instituiu um memorial de Sua morte, a saber, a Ceia do Senhor. Trata-se do seguinte: O Senhor Jesus reuniu-se com

Leia mais

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA CANTO DE ENTRADA: E B7 E B7 E B7 E B7 E Jesus meu amigo, estou aqui, estou aqui para celebrar, para agradecer e A B7 partilhar o pão e a Fé. A B G#m C#m A F# B7 Celebrar o

Leia mais

Jesus, o advogado incomparável (1º Jo 2:1 2)

Jesus, o advogado incomparável (1º Jo 2:1 2) Escola Bíblica Dominical Lição 04 Jesus, o advogado incomparável (1º Jo 2:1 2) Rodrigo da Silva Gomes e Diác. Vítor Hugo 17/05/2015 Roteiro da Aula Introdução; O advogado Jesus e o seu caráter; O advogado

Leia mais

Também neste ponto - como naquele referente às imagens - não há fundamento algum numa tal acusação.

Também neste ponto - como naquele referente às imagens - não há fundamento algum numa tal acusação. Pe. Henrique Soares da Costa Desde há muito tempo acusa-se a Igreja católica de desprezar as Sagradas Escrituras e tornar sem eficácia a única mediação de Cristo Jesus com o culto à Virgem Maria e aos

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS TEMA: OS RITOS E OS RITUAIS : OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

CELEBRAÇÕES NA COMUNIDADE ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES

CELEBRAÇÕES NA COMUNIDADE ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES CELEBRAÇÕES NA COMUNIDADE ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES A catequese deve iniciar o catequizando na vida litúrgica da comunidade. Nesse sentido, é importante que o catequista leve seu grupo de catequese

Leia mais

EBA- IBCU Out e Nov 12 Wagner Fonseca João Mengaldo

EBA- IBCU Out e Nov 12 Wagner Fonseca João Mengaldo EBA- IBCU Out e Nov 12 Wagner Fonseca João Mengaldo OBJETIVO DO CURSO Encontre subsídios bíblicos para fazer frente às investidas das falsas doutrinas. Aprenda a identificar as principais marcas de uma

Leia mais

Passos Para a Salvação em Cristo Jesus

Passos Para a Salvação em Cristo Jesus Passos Para a Salvação em Cristo Jesus Em certa ocasião um jovem perguntou a Jesus: Bom Mestre que hei de fazer para ser salvo? Esta pergunta está registrada em Mateus. Este jovem desejava que Jesus lhes

Leia mais

Romanos 13:11-14. Breve Cristo voltará! Já e Ainda Não Rm 13:11-14. Em que saber disso afeta (ou deveria afetar) a sua vida? O Nosso Tempo.

Romanos 13:11-14. Breve Cristo voltará! Já e Ainda Não Rm 13:11-14. Em que saber disso afeta (ou deveria afetar) a sua vida? O Nosso Tempo. Já e Ainda Não Rm 13:11-14 Romanos Para o Dia a Dia EBD - 15/05/2016 Luiz A. de P. Lima Jr. Breve Cristo voltará! Em que saber disso afeta (ou deveria afetar) a sua vida? desastres naturais crise H1N1

Leia mais

O Grande Milagre A Missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa Oração da qual dispõe o católico!

O Grande Milagre A Missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa Oração da qual dispõe o católico! A SANTA MISSA EXPLICADA O Grande Milagre A Missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa Oração da qual dispõe o católico! A SANTA MISSA Nesta Cerimônia ímpar, Cristo é ao mesmo tempo Vítima e Sacerdote,

Leia mais

Estudos na Palavra de Deus

Estudos na Palavra de Deus Estudos na Palavra de Deus ORAÇÃO COMO MEIO DE GRAÇA Lucas 18:1 Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer: (...) 2 Reis 2 1 Timóteo 2.8 Quero, portanto, que os varões

Leia mais

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL SACRAMENTOS - III (ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL - 1 COMO OS SACRAMENTOS ATUALIZAM A GRAÇA NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DA VIDA 2 1. O QUE ACONTECE NO BATISMO? 3 NO BATISMO, A PESSOA

Leia mais

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 4 Confirmação

Mater Ecclesiae. Liturgia 2 Aula 4 Confirmação Mater Ecclesiae Liturgia 2 Aula 4 Confirmação Fundamentação Bíblica O Espírito de Deus é um dom transformador Juízes são fortalecidos Jz 6,34 Reis são consagrados para governar 1Sm 10,1; 16,13 Profetas

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 3. No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem, na concepção e no Seu nascimento virginal, em Sua morte vicária e expiatória, em Sua ressurreição corporal dentre

Leia mais

A BALANÇA DE DEUS. Texto: Dn 5.23-28

A BALANÇA DE DEUS. Texto: Dn 5.23-28 A BALANÇA DE DEUS Texto: Dn 5.23-28 Porém te elevaste contra o Senhor do céu; pois foram trazidos a tua presença os vasos da casa dele, e tu, os teus grandes, as tua mulheres e as tuas concubinas, bebestes

Leia mais

Escatologia. Etimologia da Palavra. Premissas ESCATOLOGIA. Profº Ev. Valter Borges 1 FATEBENE

Escatologia. Etimologia da Palavra. Premissas ESCATOLOGIA. Profº Ev. Valter Borges 1 FATEBENE Escatologia FATEBENE Valter Borges dos Santos Etimologia da Palavra O termo Escatologia tem origem em duas palavras gregas éschatos (último) e logos (estudo). Portanto, teologicamente a tradução da palavra

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SANTÍSSIMA TRINDADE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SANTÍSSIMA TRINDADE : Index. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SANTÍSSIMA TRINDADE Índice Geral 1. Introdução. 2. Os principais textos sobre a SS. Trindade após o Concílio de Nicéia. 3. Os

Leia mais

A teologia da cruz como centro da renovação da Igreja. Franklin Ferreira

A teologia da cruz como centro da renovação da Igreja. Franklin Ferreira A teologia da cruz como centro da renovação da Igreja Franklin Ferreira Introdução A morte de Cristo na cruz é o centro da fé evangélica. A cruz está presente em toda Escritura, do começo ao fim. Vivemos

Leia mais

Reconhecendo o Verdadeiro. Evangelho

Reconhecendo o Verdadeiro. Evangelho Reconhecendo o Verdadeiro Evangelho 2ª. Parte Miguel Ângelo L Maciel Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis

Leia mais

TEOLOGIA E LINGUAGEM. Lucas Merlo Nascimento

TEOLOGIA E LINGUAGEM. Lucas Merlo Nascimento TEOLOGIA E LINGUAGEM Lucas Merlo Nascimento Linguagem como problema filosófico Idade Média Metafísica Modernidade Filosofia do sujeito Contemporaneidade Filosofia da Linguagem Linguagem como problema filosófico

Leia mais

Lição Sete. Servindo a Deus. O Propósito da Vida. nos leva a considerar a razão porque a raça humana foi criada. O propósito da vida humana é

Lição Sete. Servindo a Deus. O Propósito da Vida. nos leva a considerar a razão porque a raça humana foi criada. O propósito da vida humana é Livrinho 2 Pàgina 53 Lição Sete Servindo a Deus O Propósito da Vida A maioria das nossas lições trataram do que Deus quer fazer por nós. Nesta queremos considerar o que nós podemos fazer para Deus. Quando

Leia mais

A MISERICÓRDIA DE DEUS E O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

A MISERICÓRDIA DE DEUS E O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO A MISERICÓRDIA DE DEUS E O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO Vários nomes foram dados ao longo da história a este sacramento, através do qual Deus perdoa nossos pecados. Cada um deles expressa um aspecto da

Leia mais

Dias difíceis virão para a humanidade. Sofro por aquilo que vem para vós. (trecho da mensagem de NOSSA SENHORA DE ANGUERA nº 4.065, de 25/11/2014)

Dias difíceis virão para a humanidade. Sofro por aquilo que vem para vós. (trecho da mensagem de NOSSA SENHORA DE ANGUERA nº 4.065, de 25/11/2014) Vamos nos preparar? Eis o DESTAQUE DO DIA de HOJE: Dias difíceis virão para a humanidade. Sofro por aquilo que vem para vós. (trecho da mensagem de NOSSA SENHORA DE ANGUERA nº 4.065, de 25/11/2014) Nossa

Leia mais

PARA AJUDAR: Semana Santa: Domingo de Ramos: Por que usamos os ramos na Celebração que abre a Semana Santa?

PARA AJUDAR: Semana Santa: Domingo de Ramos: Por que usamos os ramos na Celebração que abre a Semana Santa? PARA AJUDAR: Semana Santa: celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Santa começa com a celebração da entrada de Jesus em Jerusalém no Domingo de Ramos, e termina no Domingo

Leia mais

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos O que são os sacramentos? Sacramento é derivado do latim sacramentum, era utilizado no meio militar correspondendo a juramento

Leia mais

O SENHOR JESUS CRISTO

O SENHOR JESUS CRISTO O SENHOR JESUS CRISTO I. SUA EXISTÊNCIA A) Provada pelo Antigo Testamento: (Mq 5.2; Is 9:6 Pai da Eternidade ) B) Provada pelo Novo Testamento: 1) João 1.1, em comparação com o versículo 14. 2) Jo 8.58

Leia mais

S. FRANCISCO XAVIER. Aniversário da dedicação da igreja e Crismas

S. FRANCISCO XAVIER. Aniversário da dedicação da igreja e Crismas S. FRANCISCO XAVIER Aniversário da dedicação da igreja e Crismas 1.Celebramos o primeiro aniversário da dedicação desta igreja, a festa de São Francisco Xavier seu titular, e o Sacramento da Confirmação

Leia mais

RELIGIOSO NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS DE MATRIZ OCIDENTAL

RELIGIOSO NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS DE MATRIZ OCIDENTAL Ensino Religioso: O FENÔMENO RELIGIOSO NAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS DE MATRIZ OCIDENTAL Ângela Maria Ribeiro Holanda email: ribeiroholanda@gmail.com 14/09/2011 1 Questionamentos 1- O que entendemos por mundo

Leia mais

ASSEMBLEIA DO RENOVAMENTO CARISMÁTICO DA DIOCESE DO PORTO 21 de Abril de 2012

ASSEMBLEIA DO RENOVAMENTO CARISMÁTICO DA DIOCESE DO PORTO 21 de Abril de 2012 ASSEMBLEIA DO RENOVAMENTO CARISMÁTICO DA DIOCESE DO PORTO 21 de Abril de 2012 Mantendo-vos, portanto, firmes, tendo cingido os vossos rins com a verdade, vestindo a couraça da justiça e calçando os pés

Leia mais

Harmonia sexual entre o casal

Harmonia sexual entre o casal Harmonia sexual entre o casal O ato sexual, para o casal, é a mais intensa manifestação do seu amor O bom relacionamento sexual na vida do casal é de fundamental importância para a sua harmonia. A primeira

Leia mais

Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8).

Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8). Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8). 1. Compreender que toda mensagem de Deus envolve reforma interna

Leia mais