MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO:"

Transcrição

1 MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO: MELHORIAS E AJARDINAMENTO PRAÇA BAIRRO GRAMADINHO PROPRIETÁRIO: PREFEITURA MUNICIPAL SERAFINA CORRÊA-RS LOCALIZAÇÃO: AV. ARTHUR OSCAR, ESQ. RUA DAS HORTÊNSIAS E RUA JOÃO BELLENZIER BAIRRO GRAMADINHO SERAFINA CORRÊA RS; 1. SERVIÇOS INICIAIS: A Prefeitura Municipal retirará toda a vegetação rasteira existente, deixando o terreno limpo para execução das melhorias de acordo com especificações do projeto urbanístico. Todas as árvores existentes deverão ser preservadas no local. Este projeto paisagístico tem por objetivo a melhoria da condição urbanística, bem como oferecer local de prática de esportes, com a implantação de muros, mobiliário urbano infantil, equipamentos para academia da terceira idade, pista de skate, pista de salto em distância, quadra esportiva de areia, bancos e pergolados, para um melhor aproveitamento e descanso dos moradores locais. 2. SERVIÇOS PRELIMINARES: Trata-se dos serviços necessários para organizar, dar condições de início à obra, bem como manter sob controle de qualidade e segurança o desenrolar de todas as atividades e serviços necessários à execução da edificação Dispositivos de proteção e segurança: A empresa executante da obra deverá organizar e manter no cotidiano, equipamentos de proteção individual para seus funcionários, fiscais e visitantes, bem como estabelecer normas e hábitos voltados para a higiene e segurança como um todo. Deverá dispor no local de cavaletes que o orientem o trânsito durante o percurso dos serviços Limpeza permanente da obra: A obra deverá, permanentemente, estar com o canteiro organizado e limpo. A retirada de entulho se dará de acordo com a necessidade de desobstrução. Durante o tempo em que a obra estiver em andamento, deverão ser feitas remoções e desobstruções diárias no entorno, para que os serviços fluam tranquilamente, visando também a segurança dos trabalhadores envolvidos e dos veículos que transitam no entorno. 2.3 Ligações Provisórias: Todas as instalações provisórias necessárias (água, esgoto, energia, telefone, etc...) deverão seguir rigorosamente os padrões exigidos pelas concessionárias locais e devidas orientações da das Concessionárias Abastecedoras Locais.

2 3. LOCAÇÃO DA OBRA A marcação da obra deverá ser executada em terreno limpo e livre de qualquer objeto estranho à obra e será feita obedecendo ao projeto. Os meios fios existentes servirão de referência para os alinhamentos e ponto partida para o novo traçado. Na hipótese de serem constatadas incompatibilidades entre a configuração real do terreno e os elementos do projeto e havendo necessidade de alterações no mesmo, os fatos deverão ser comunicados à fiscalização para que esta faça as alterações necessárias. Após a marcação dos alinhamentos e pontos de nível, fornecidos pela prefeitura, a Empreiteira fará obrigatoriamente a comunicação a Fiscalização, a qual procederá as verificações que julgar oportunas. A Empreiteira assumirá total responsabilidade pela locação da obra, providenciando, as suas expensas quaisquer correções que se fizerem necessárias. 4. NIVELAMENTO: Nivelar os passeios públicos externos de acordo com o nível dos meios fios existentes. Observar as indicações de nivelamentos especificados no projeto. 5. DRENAGEM URBANA: Deverá ser escavada uma vala de 60 cm de largura por 60 cm de profundidade para execução do sistema de drenagem. Após efetuada a abertura, deverá ser aplicada uma camada de pedra brita n 02 de 25 cm. Após aplicar uma camada de pedra brita n 01 de 15 cm e posteriormente, uma camada de areia n 02 em 10 cm. O escoamento das águas pluviais deverá seguir a declividade dos níveis constante em projeto. Na execução dos serviços deverão ser observados os corretos caimentos, evitando-se de toda forma qualquer tipo de acúmulo de águas dentro da praça. Serão executadas bocas de lobo em alvenaria conforme especificações abaixo: As bocas de lobo serão de alvenaria tamanho 60x60x60cm(medidas internas), de tijolos maciços com espessura de 15,00cm, assentados com argamassa de cimento, cal e areia, traço 1x2x4, deverão ser rebocadas internamente. A tampa de grade da boca de lobo, que será uma grelha de ferro colocada na parte superior da caixa, a mesma terá as dimensões de 80x80cm composta por quadro de cantoneira de 1 x2 x1/4 e 8 barras de ferro de construção de 1 ; deverão ser bem soldadas e emendadas com resistência compatível com a função. As grades serão lançadas rente ao meio fio e deverão estar 1,00cm abaixo do nível das pedras da pavimentação. A execução das bocas de lobo, somente serão executadas na ocasião da pavimentação, para evitar que o escoamento superficial das águas pluviais arrastarem entulhos que poderão danificar ou entupir a canalização pluvial.

3 6. QUADRA ESPORTIVA DE AREIA: Construção do espaço de quadra esportiva de areia com cercamento, com área total construída de 584,79m². 6.1 Movimento de terra: As escavações poderão ser feitas com equipamentos mecânicos ou manualmente. O carregamento, o transporte e deposição em áreas de bota fora, (fora da área da obra) em áreas que atendam as exigências do Município e dos Órgãos Ambientais é de responsabilidade do executor da obra. Inclui-se também nestes serviços as escavações manuais e/ou mecanizadas de valas ou cavas para as fundações do muro de alvenaria. As valas das fundações deverão ter o seu fundo escavado até as cotas necessárias. Estas cavas deverão ter o fundo perfeitamente nivelado para posterior execução das fundação. Os aterros e reaterros deverão utilizar material que não contenha torrões, fragmentos de caliça e nem solo vegetal ou solos compressíveis. Deverá ser feito, lançando o solo em camadas sucessivas e compactado manualmente. 6.2 Fundações, Infraestrutura e Supraestrutura: A escolha do tipo de fundações a ser executada será de inteira responsabilidade da empreiteira, cujos projetos e determinações decorrerão dos resultados da sondagem efetuada no terreno. Todos os trabalhos a serem elaborados com base nas normas técnicas aplicáveis da ABNT. Antes da execução das fundações, a base das cavas será regularizada com lastro de concreto magro, com no mínimo 5cm de espessura. As superfícies das formas deverão estar limpas e preparadas com substância que impeça a aderência para que não haja danos ao concreto, principalmente aos que ficarem aparentes. Para estes, as formas utilizadas serão de compensado. As barras de aço deverão ser completamente limpas e isentas de crostas soltas de ferrugem, de barro, óleo ou graxa. A obra deverá ter vigas e pilares de suporte estrutural. A execução e adensamento dos concretos deverão ser feitos mecanicamente. Para a perfeita cura do concreto o mesmo deverá ser molhado e mantido úmido durante os primeiros sete dias. A execução da concretagem deverá obedecer cuidado quanto às dimensões, formas, firmeza, ligações, esquadro, nível, prumo e limpeza, não sendo admitidas falhas (brocas) no concreto, ou ferragens expostas. A fiscalização das obras rejeitará os serviços cuja aparência não seja satisfatória, correndo por conta da construtora demolições e reconstruções que forem determinadas, pelos responsáveis, para o bom andamento dos trabalhos. Os postes metálicos serão em aço galvanizados 4, 2,65mm de espessura, 6,00m de comprimento total, sendo 0,40m engastados em pilares de concreto e 0,10m engastados em vigas de concreto.

4 6.3 Alvenarias e Vedações: As alvenarias serão de bloco cerâmico de 6 furos de 9x14x24cm, obedecendo as dimensões e aos alinhamentos determinados no projeto arquitetônico e memorial descritivo. As espessuras indicadas referem-se às paredes revestidas, admitindo uma variação máxima de 2cm em relação as projetadas. Deverão ser utilizados tijolos de 1ª qualidade, completamente molhados, assentados com juntas de amarração com argamassa de cimento regular, constituindo fiadas perfeitamente de nível, alinhadas e aprumadas. A alvenaria deverá ser executada com tal esmero, com prumadas regulares e seguindo rigorosamente as especificações do projeto. A vedação será com tela de aço galvanizada eletro soldada plastificada, de alta aderência na cor azul, espessura 2,95mm, altura rolo 1,52m e 2,03m. A ancoragem e transpasse entre telas será de, no mínimo, 2 cm devidamente amarradas e ancoradas. As estruturas metálicas de suporte da tela serão os postes metálicos. Consideram-se incluídos nestes serviços todos os materiais, mão de obra e acessórios e/ou complementos necessários para a completa execução dos serviços, mesmo que não explicitamente descritos nestas especificações, porém necessários para a entrega dos serviços perfeitamente prontos e acabados em todos os seus detalhes. 6.4 Pavimentação: Será executada a regularização do piso através da compactação do solo existente. Para acabamento será aplicada uma camada de areia de rio, com espessura mínima de aplicação de 10 cm. 6.5 Revestimentos: Antes de qualquer revestimento deverá ser executado exame cuidadoso quanto a irregularidade e limpeza das paredes. As paredes e as superfícies de concreto receberão revestimento com chapisco e reboco, bem como acabamento de pintura. A pintura deverá ter no mínimo uma demão de fundo e 02 demão de tinta acrílica semi-brilho, em cor a ser definida pelo responsável técnico do projeto. Deverão ser efetuados 03 testes de 1 litro cada para amostragem das cores a ser escolhidas para pintura final da edificação. 6.6 Instalações de Escoamento de Águas Pluviais: A instalação da drenagem pluvial deverá constar de tubulação de PVC EB-608/NBR5688, com juntas do tipo soldáveis. Diâmetro das tubulações e conexões a serem utilizadas, conforme indicado no projeto de drenagem. Toda a tubulação deverá ser perfurada na parte superior do tubo em toda sua estencao. Todos os tubos e conexões a serem empregados nas instalações deverão ser da classe 8 de primeira linha, seguindo as normas da ABNT e

5 serão instalados nos locais e com as declividades adequadas. As ligações e junções das tubulações com as conexões serão feitas por meio de soldagem, com a utilização de adesivo específico. Os locais de colagem, deverão ser limpos com solução limpadora e lixados com lixa apropriada, antes da colagem. Deverão estar incluídos nestes serviços todos os materiais, mão de obra e acessórios e/ou complementos necessários para a completa execução dos serviços, mesmo que não explicitamente descritos nestas especificações, porém necessários para a entrega dos serviços perfeitamente prontos e acabados em todos os seus detalhes. 6.7 Portões: Portão principal de 3,20 x 4,47m, com estrutura em tubo galvanizado de aço Ø 4 e parede de 2,65mm com fechamento em tela de aço galvanizado eletro soldada na cor azul. Deverá ser executada uma porta individual de 0,80 X 2,10m, de abrir, para acesso individual das pessoas. O portão metálico deverá ser de correr para a lateral, devendo ser executada uma cinta de concreto com guia metálica para o correto deslizamento do portão. O portão individual terá às dimensões de 0,80 x 2,10 m, com estrutura em tubo galvanizado de aço Ø 4 e parede de 2,65mm com fechamento em tela de aço galvanizado eletro soldada na cor azul, de abrir. Todos deverão ter cadeado para fechamento. Fechadura e acabamento completa com maçaneta tipo alavanca, fechadura tipo cilindro e espelhos cromados. 6.8 Equipamentos Esportivos: Deverá ser instalado na quadra 02 goleiras metálicas com fechamento em rede de cordas com bitola mínima de 2,5mm. Nos pilares centrais da quadra deverão ser executadas adaptações metálicas para colocação de rede de voleibol obedecendo aos requisitos mínimos de altura das normas vigentes esportivas. Na quadra deverá ser instalada fita de polietileno para demarcação do campo de jogo. 7. PISTA DE SKATE: A pista e os obstáculos formam um conjunto com área total de180,00 m². 7.1 Fundações: Serão constituídas por viga de baldrame, em concreto armado. As vigas serão impermeabilizados com 4 demãos de hidro asfalto. A execução das fundações deverá seguir criteriosamente as especificações dos responsáveis pelo projeto de fundações, bem como as normas técnicas específicas. Os serviços somente deverão ser iniciados após a aprovação pela fiscalização da locação da obra.

6 As formas das peças de concreto, serão feitas com madeiras absolutamente limpas, sem resquícios de concreto, pregos e semelhantes. As formas devem ser copiosamente molhadas (encharcadas) antes da concretagem, mesmo que se utilize desmoldante. Após a desforma e antes de qualquer reparo, a FISCALIZAÇÃO inspecionará a superfície do concreto e indicará a CONSTRUTORA os reparos a serem executados, podendo determinar a demolição imediata das partes defeituosas para garantir a qualidade estrutural, a impermeabilidade e o bom acabamento do concreto. Em qualquer dos casos caberá a CONSTRUTORA o ônus decorrente dos serviços necessários. 7.2 Estruturas de Concreto Armado para Rampas, Pisos e Elevações: As rampas, pisos e elevações e a formatação de todo o complexo será executada com concreto armado, sobre as fundações, conforme o projeto estrutural. As superfícies que terão contato com os skates terão acabamento a pulverização de cimento comum, acrescido de água limpa, e terão um polimento com equipamento mecânico. O piso revestido deverá apresentar aspecto uniforme quanto ao seu plano, coloração e tonalidade, não podendo apresentar fissuras, rachaduras, ou quaisquer outros tipos de falhas que venham a comprometer a sua aparência, desempenho e durabilidade. Também não poderá apresentar depressões que venham ocasionar acúmulo de água. Antes da concretagem, algumas imperfeições geométricas do subleito serão corrigidas com lastro de brita. Deverá ser realizada a limpeza de todas as impurezas da superfície, tanto da laje ou do lastro de concreto. No encontro de faces conforme o projeto, serão fixados tubos de aço galvanizado, chumbados às estruturas de concreto armado. 8. PISTA DE SALTO EM DISTÂNCIA: A pista de impulso terá piso de saibro, aplicado sobre base terraplenada, com caimento de 1% para as laterais e compactação mecânica com rolo manual, resultando em um piso de rápida drenagem. A base da pista será protegida nas laterais por guias de concreto prémoldado (½ fios) assentes em cavas e reaterrados manualmente com o próprio material da escavação. O rejunte será com cimento e areia, traço 1:3. As guias deverão estar no mesmo nível que a pista. A pista terá espessura final acabada de 0,10 m. Ao término da pista de impulso, deverá ser executado a caixa de areia, com profundidade de 30cm, onde o atleta deve cair logo após efetuar o salto. Esta também deverá ser protegidas, em suas laterais, por guias de concreto pré-moldado, que deverão estar niveladas com a grama circundante e a areia. Esta caixa deverá ter sistema de drenagem.

7 9. PAVIMENTAÇÃO E MEIO FIO: 9.1. MEIO FIO: 9.1.1: Separador de Canteiros: As separações entre a grama e os jardins com flores e vegetação deverá ser executada com Separador de Canteiro e Grama estilo Gardena e ou similar, com altura mínima de 25,00 cm na cor verde. O separador deverá estar nivelado com a grama, sem desníveis. Figura 01: modelo de separador de Canteiros Meio Fio de Concreto: As separações e identificações entre os caminhos de circulação em piso intertravado de concreto e piso gram com a grama e a demarcação do canteiro de areia deverão ser instalados meios-fios pré-moldados em concreto nas dimensões de 100x20x6cm, conforme figura. Eles serão alinhados e rejuntados, mantendo um espelho de 10 cm da grama em relação ao caminho de piso intertravado de concreto. Os caminhos deverão estar 10,00 cm acima dos trechos de grama. A execução do meio-fio deverá ser de acordo com indicações do projeto. Manter a planicidade e nivelamento do meio-fio, evitando execução de diferenças de níveis. Figura 02: modelo de meio fio de concreto PAVIMENTAÇÃO: Caminhos de Circulação: Os passeios pavimentados em piso de blocos de concreto intertravado serão compostos de peças de concreto de 20x10x5cm sobre colchão de areia

8 (e=5 cm), conforme projeto. O rejunte se fará com areia fina ou pó de pedra. Este piso será rolado com rolo auto propulsor sem vibrar. Os blocos serão protegidos lateralmente e travados pelo meio-fio e piso-grama, conforme projeto. A paginação será conforme projeto. O piso pronto deverá seguir o nivelamento do meio-fio existente na borda do canteiro existente, não sendo aceitas diferenças de níveis a não ser as das rampas de acessibilidade, que devem ter inclinação máxima de 8% e largura mínima de 1,20 m Pavimentação: Nos locais indicados no projeto, será executado piso-grama de blocos de concreto vazados, preenchidos por grama. Os blocos serão protegidos lateralmente e travados pelo meio-fio e piso intertravado de concreto, conforme projeto. Para o assentamento do piso gramado será necessário nivelar e compactar o terreno, espalhar e sarrafear uma camada de areia grossa (2cm) para nivelamento das peças, alinhar as peças, preencher os vazios com terra vegetal e fazer o plantio da grama (catarina) Pavimentação passeio: Será executada pavimentação de basalto regular no passeio, conforme indicado no projeto anexo. O terreno deverá ser nivelado e compactado. Em seguida, será aplicada uma camada de areia industrial (e= 5cm), sobre a qual será assentado o piso. O rejunte será composto por argamassa de concreto e areia. 11. PLANTIO DA GRAMA E APLICAÇÃO DE AREIA NATURAL: As áreas a serem plantadas as mudas de grama em leiva estão indicadas no projeto. O tipo de grama a ser aplicado é a Grama Catarina. No parque infantil deverá ser aplicada areia natural de rio, conforme indicação do projeto arquitetônico. 12. CERCAMENTO: 12.1 Cercamento próximo ao arroio: Nos locais indicados no projeto, será executada uma linha de muro em blocos de concreto pré-moldado de espessura de parede de 4,5 cm, dimensões externas de 38,5 x 38,5 x 25,0 cm para os pilares, e 20,0 x 38,5 x 25,0 cm para os blocos de engastamento dos postes. Os pilares não distarão mais do que 2,80 m entre si, a partir de seus eixos e terão altura de 2,00 m a partir do chão. Os blocos de engastamento dos postes terão altura inicial a partir dos pilares de uma fiada = 0,25 m. Esses blocos serão preenchidos com concreto ciclópico a 70% do volume em concreto fck= 15 MPa e o restante volume em pedras de mão. Esse concreto dará estabilidade à estrutura através de seu peso próprio, bem como garantirá o engaste dos postes. Esses pilares terão uma capa superior em concreto pré-moldado.

9 Os postes serão em concreto pré-moldados, armados com quatro barras de aço CA 50, Ø 6,3 mm, com seção transversal trapezoidal com chanfro. A seção longitudinal terá em seu extremo superior um chanfro. Esses postes não distarão entre si por uma distância superior a 17,5 cm de seus eixos e terão uma altura de 1,75 m a partir do chão. Figura 03: modelo de muro com postes de concreto 12.2 Cercamento divisa com lote lindeiro: Nos locais indicados no projeto, será executada uma linha de muro em blocos de concreto pré-moldado de espessura de parede de 4,5 cm, dimensões externas de 38,5 x 38,5 x 25,0 cm para os pilares, e 20,0 x 38,5 x 25,0 cm para os blocos de fechamento do muro. Será executada uma linha de blocos de 38,5 x 38,5 x 25, 0, conforme projeto anexo, formando floreira embutida no muro. Figura 04: modelo de muro com floreira 13. LIXEIRAS A lixeira compõe-se de unidades de ferro fixado a tubos metálicos na cor preta e com os acabamentos de acordo com a imagem que segue em anexo. Internamente deverá ser feito um cesto telado vazado para viabilizar a coleta e destinação dos resíduos. A localização das lixeiras deverá ser executada de acordo com o projeto urbanístico em anexo, devendo ser executada no canteiro de grama na borda do meio fio de basalto.

10 Figura 05: Lixeira em ferro com cesto vazado; Altura da lixeira: 1,20m Diâmetro: 0,50m Distanciamento do chão: 0,60 m 14. BANCOS: 14.1 Bancos de concreto e madeira: Bancos de base composta por dois pés em concreto, onde serão parafusadas as ripas do assento. Os assentos serão em ripas de madeira de lei, com resistência adequada ao seu uso, sarrafeadas, 10 x 5 x 2,5cm, espaçamento de 2cm entre ripas, tratadas e pintadas com Osmocolor ou similar na cor natural, comprimento 160 cm, largura 75 cm e altura total 78 cm. Figura 06: Banco em concreto e assento de madeira; 14.2 Bancos de concreto com floreiras: Bancos de bases formadas por peças curvas de concreto, que formam floreiras e que sustentam de peça plana de concreto para o assento, com 240 cm de comprimento, 50 cm de altura e 64 cm de largura.

11 Figura 07: Banco em concreto com floreira lateral. 15. ILUMINAÇÃO: A iluminação será feita através de luminárias com altura de 3,50m, tubulares de aço, com base para tubo 1 ½, com pintura feita pelo processo eletrostático a pó na cor preta, com fiação e eletrodutos subterrâneos, incluindo todos os materiais e serviço segundo orientações da distribuidora de energia local, nos locais indicados em projeto anexo. A iluminação deverá ser focada para baixo, através de aba refletora. O eletroduto será implantado em cava com fundo regularizado e o reaterro será manual com compactação manual. As caixas de derivação deverão ser pré-moldadas específicas. O sistema contará com aterramento padrão com haste enterrada e barramento. Para todas as luminárias deverão ser executadas bases de concreto para perfeita fixação das mesmas. Figura 08: Luminária. Obs.: O projeto e a execução das instalações elétricas serão de responsabilidade da empresa executante, inclusive com caixa de medição de acordo com indicação em projeto. 16. PARQUE INFANTIL E BRINQUEDOS 16.1 Balanço Vai e Vem: Brinquedo com estrutura de ferro e assento em madeira de lei. Pintado com tintas esmalte industrial e fundo anti corrosivo. Dimensões: Altura: 2,70 Largura: 1,70 m, Comprimento: 2,70 m.

12 Carrossel: Fabricado em tubos de 3,5" x 2,65 ; 2 1/2 x 2,65 ; 7/8 x 2 e assentos em madeira de lei de 20 cm x 75 cm, fixados com parafuso francês zincado, possuindo um rolamento côncavo de 60 e outro blindado de 25 mm. Pintado com tintas esmalte industrial e fundo anti corrosivo. Dimensões: 1,30 m de diâmetro e 80 cm de altura. Para crianças de até 7 anos Gangorra: Brinquedo duplo com estrutura de ferro galvanizado e assento em madeira. Pintado com tintas esmalte industrial e fundo anti corrosivo. Dimensões: Altura: 50cm, Largura: 60cm, Comprimento: 2m Brinquedo Múltiplo em Madeira: Brinquedo de uso múltiplo em toras de eucalipto autoclavadas e demais acessórios e parafusos galvanizados. Composto por: 01 torre de 1,35m com cobertura, 01 torre de 0,94m sem cobertura, 02 escorregadores de 2,50m, 01 ponte pênsil, 01 rampa de cordas, 01 escada, 01 conjunto trapézio e argolas, 01 balanço de 03 lugares, 01 cano de bombeiro e 01 conjunto de barras. Pintado com tinta esmalte. Ideal para crianças a partir de 03 anos de idade. Dimensões: Largura: 9 m, Altura: 2m, Comprimento: 10 m OBS: Há necessidade de concretar a base de todos os brinquedos com no mínimo 40 cm de profundidade executando uma sapata em cada haste de suporte de cada brinquedo que estiver no chão. 17. EQUIPAMENTOS ACADEMIA AO AR LIVRE: Simulador de cavalgada: Equipamento em estrutura de ferro, contornos lineares sem quinas, com parafusos embutidos e assentos arredondados. Pintado com tintas esmalte industrial e fundo anti corrosivo Alongador: Equipamento em estrutura de ferro e contornos lineares sem quinas, com parafusos embutidos. Pintado com tintas esmalte industrial e fundo anti corrosivo Surf lateral duplo: Equipamento em estrutura de ferro e contornos lineares sem quinas, com parafusos embutidos. Pintado com tintas esmalte industrial e fundo anti corrosivo Pressão de pernas: Equipamento em estrutura de ferro, contornos lineares sem quinas, com parafusos embutidos, assentos arredondados. Pintado com tintas esmalte industrial e fundo anti corrosivo Simulador de remada duplo: Equipamento em estrutura de ferro, contornos lineares sem quinas, com parafusos embutidos, assentos arredondados. Pintado com tintas esmalte industrial e fundo anti corrosivo.

13 17.6. Simulador de caminhada: Equipamento em estrutura de ferro com contornos lineares sem quinas e parafusos embutidos. Pintado com tinta esmalte industrial e fundo anti corrosivo Simulador de caminhada esqui duplo: Equipamento em estrutura de ferro, contornos lineares sem quinas, com parafusos embutidos. Pintado com tintas esmalte industrial e fundo anti corrosivo Multiexercitador: Equipamento em estrutura de ferro, contornos lineares sem quinas, com parafusos embutidos, assentos arredondados. Pintado com tintas esmalte industrial e fundo anti corrosivo Placa de Identificação: Placa contendo, em um de seus lados, informações de utilização dos equipamentos da academia e, no outro lado, logomarca da Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa e orientações para exercícios. Dimensões de 2,15m de comprimento, 0,05m de largura e 2,10m de altura. 18. PÉRGOLA EM CONCRETO: Estrutura vazada que terá cobertura com vegetação, com a finalidade de resguardo de pessoas nos dias chuvosos ou de intensa insolação. Constituído de pilares de blocos vazados, idênticos aos descritos para o cercamento, espaçados entre si por uma distância não superior a 4,0 m, com altura aproximada de 2,30 m a partir do chão. Sobre esses pilares, no sentido longitudinal, serão lançadas vigas de concreto pré-moldado e, sobre estas, serão lançadas peças de concreto pré-moldado que distarão entre si por não mais do que 0,65m. Dimensões: Largura: 4,00m; Comprimento: 4,00m; Altura final: 2,60m. Figura 09: modelo de pergolado de concreto 19. VEGETAÇÃO Depois de efetuada a adubação dos canteiros e o plantio da grama, deverá ser iniciado o coveamento para plantio da vegetação, conforme paginação indicativa no projeto urbanístico. A paginação e o tipo de vegetação estão especificados no projeto anexo a este memorial. a) Nichos com Farroupilha;

14 b) Canteiros com Dimorphoteca roxa e Bulbinea; d) Canteiros e floreiras nos bancos de concreto com Verbena tenera; e) Ornamentação dos pergolados com Glicínia; f) Ornamentação do muro com floreiras com nichos de Petunia integrifolia. Obs.: As quantidades por metro quadrado deverão ser definidas na data do plantio com a arquiteta responsável. 20. ARBORIZAÇÃO Por último deverão ser plantadas as mudas de árvores conforme indicação de localização no projeto arquitetônico anexo. Deverão ser plantadas 58 unidade de Caliandra, para contenção do talude, 02 unidades de Cedro, 04 unidades de Ácer Palmatum, 12 unidades de Chá-de-Bugre, 04 unidades de Canafistula e 05 unidades de Ipê Roxo. As mudas deverão ter no mínimo 1,80 metros de altura e deverão estar escoradas em estaca de madeira com altura mínima de 2,50 metros. 21. SERVIÇOS FINAIS Na conclusão dos serviços deverão ser removidas telas de proteção, placas e executar limpeza final da obra. A obra em questão deverá satisfazer as normas técnicas brasileiras, obedecendo sempre aos preceitos da boa técnica, critérios estes que prevalecerão em qualquer caso omisso neste memorial e/ou projeto e nas especificações que possam originar dúvidas de interpretação. A mão de obra empregada deverá ser especializada e de primeira qualidade. Nos itens onde há indicação de marca, nome de fabricante ou tipo comercial, estas indicações se destinam a definir o tipo em que se enquadram na concepção global da edificação e o padrão de qualidade requeridos. Poderão ser aceitos produtos similares equivalentes, mediante pedido de substituição efetuados, por escrito, à fiscalização, que por sua vez, analisará em conjunto com os autores do projeto, indicando a solução a ser adotada. A obra deverá ser executada em 150 (cento e cinquenta) dias. Serafina Corrêa RS, maio de Arq. Urb. Flavia Rovani CAU Departamento de Engenharia Ademir A. Presotto Prefeito Municipal

MEMORIAL DESCRITIVO. Figura 01: Meio fio de concreto

MEMORIAL DESCRITIVO. Figura 01: Meio fio de concreto MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO: MELHORIAS CALÇADAS QUADRA CENTRO ADMINISTRATIVO PROPRIETÁRIO: PREFEITURA MUNICIPAL SERAFINA CORRÊA-RS LOCALIZAÇÃO: QUADRA COMPREENDIDA ENTRE RUA ORESTES ASSONI, RUA CASTELO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CONCEPÇÃO E IMAGENS DO LOCAL

MEMORIAL DESCRITIVO CONCEPÇÃO E IMAGENS DO LOCAL MEMORIAL DESCRITIVO CONCEPÇÃO E IMAGENS DO LOCAL REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DA MATRIZ, COM A TROCA DO PAVIMENTO, INSTALAÇÃO DE NOVA ILUMINAÇÃO, NOVOS BANCOS E RESTAURAÇÃO DO ENTORNO DA PROTEÇÃO DA ESTATUA

Leia mais

E S P E C I F I C A Ç Õ E S T É C N I C A S

E S P E C I F I C A Ç Õ E S T É C N I C A S SUBGRUPO: 180400 CERCA / MURO FOLHA: SUMÁRIO 1. CERCA COM TELA DE ARAME GALVANIZADO E ESTACAS DE CONCRETO...1 1.1 OBJETIVO E DEFINIÇÕES...1 1.2 MATERIAIS...1 1.3 EQUIPAMENTOS...2 1.4 EXECUÇÃO...2 1.5 CONTROLE...2

Leia mais

Memorial Descritivo Escola Municipal Professor Ismael Silva

Memorial Descritivo Escola Municipal Professor Ismael Silva PREFEITURA MUNICIPAL DE ILICÍNEA Estado de Minas Gerais CNPJ: 18.239.608/0001-39 Praça. Padre João Lourenço Leite, 53 Centro Ilicínea Tel (fax).: (35) 3854 1319 CEP: 37175-000 Memorial Descritivo Escola

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO Obra: MUROS CEMITÉRIO MUNICIPAL Localização: RUA MONTEIRO LOBATO, BAIRRO: INDUSTRIAL Cidade: NÃO-ME-TOQUE 1 OBJETIVO O presente memorial tem por objetivo definir os materiais a serem

Leia mais

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO URBANA MEMORIAL DESCRITIVO

PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO URBANA MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO URBANA MEMORIAL DESCRITIVO Obra: PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO RUA HUGO HARTMANN TRECHO II Local: MUNICIPIO DE CAPITAO/RS O presente memorial tem por finalidade estabelecer os materiais

Leia mais

Memorial Descritivo. 2.0 Transportes 2.1 Deverá ser feita retirada de entulho por conta da contratada;

Memorial Descritivo. 2.0 Transportes 2.1 Deverá ser feita retirada de entulho por conta da contratada; Memorial Descritivo I Introdução A obra objeto deste memorial consiste na descrição dos elementos para CONSTRUÇÃO DE ACADEMIA DA SAUDE, a ser edificada no município de Gaúcha do Norte MT.. II - Descrição

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUPORANGA PRAÇA GRUTA MEMORIAL DESCRITIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUPORANGA PRAÇA GRUTA MEMORIAL DESCRITIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUPORANGA PRAÇA GRUTA MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO INTRODUÇÃO. O presente memorial refere-se a construção da praça Gruta, com área de 697,76 m², mais 161,03 m² de passeio

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. Serviços Preliminares

MEMORIAL DESCRITIVO. Serviços Preliminares MEMORIAL DESCRITIVO O presente memorial refere-se aos serviços a serem executados para construção de ponte mista, com longarinas em vigas metálicas perfil I bi-apoiadas, sendo as bases de apoio construídas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO SÃO JOAQUIM - MT MEMORIAL DESCRITIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO SÃO JOAQUIM - MT MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO MELHORIAS SANITÁRIAS DOMICILIARES BANHEIROS -(Área = 2,73m 2 ). O memorial descritivo a seguir determina as normas para construção do MÓDULO SANITÁRIO SIMPLIFICADO padrão, de área construída

Leia mais

Adaptação do galpão de aqüicultura do campus Fazenda Experimental e da sala destinada aos técnicos do núcleo de atendimento ao dicente e docente.

Adaptação do galpão de aqüicultura do campus Fazenda Experimental e da sala destinada aos técnicos do núcleo de atendimento ao dicente e docente. PROJETO BÁSICO: Adaptação do galpão de aqüicultura do campus Fazenda Experimental e da sala destinada aos técnicos do núcleo de atendimento ao dicente e docente 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1 Título do

Leia mais

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas

Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Pág. 1 Memorial de Projeto: Instalações Hidráulicas Cliente: Unidade: Assunto: Banco de Brasília - BRB DITEC Reforma das instalações Código do Projeto: 1564-12 Pág. 2 Índice Sumário 1. Memorial Descritivo

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO

MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO Acessibilidade A solução arquitetônica, exigência do programa e característica do uso da edificação prioriza a acessibilidade. Os banheiros são adaptados ao uso de pessoas

Leia mais

Painéis de Concreto Armado

Painéis de Concreto Armado CONCEITO É constituído por painéis estruturais pré-moldados maciços de concreto armado e pelas ligações entre eles. Destina-se à construção de paredes de edifícios habitacionais de até 5 pavimentos. A

Leia mais

MURO DE CONTENÇÃO. As juntas de assentamento serão de aproximadamente 2,5 cm, com traço de 1:3 (cim:areia). Conforme a imagem 01.

MURO DE CONTENÇÃO. As juntas de assentamento serão de aproximadamente 2,5 cm, com traço de 1:3 (cim:areia). Conforme a imagem 01. MURO DE CONTENÇÃO Será executado um muro de alvenaria, com sapatas, pilares e vigas de concreto armado. Terá 50 centímetros (cm) de espessura e 3,00 metros (m) de altura com funcionalidade de retenção

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS MEMORIAL DESCRITIVO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS PREFEITURA DE MARAVILHA CAMILA BEGROW Arquiteta e Urbanista CAU A74048-9 MEMORIAL DESCRITIVO Obra: Centro de Convivência de Idosos. Área: 202,33m² de

Leia mais

PLANILHA AUXILIAR A DADOS DO IMÓVEL: PROJETO 01. ÁREA TOTAL TERRENO: 352,87m²

PLANILHA AUXILIAR A DADOS DO IMÓVEL: PROJETO 01. ÁREA TOTAL TERRENO: 352,87m² DADOS DO IMÓVEL: PROJETO 0 ENDEREÇO: Rua nº 0 - Loteamento Maria Laura - INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS Abrigo provisório de madeira executada na obra para alojamento e depósitos de materiais e ferramentas. Unidade:

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ASSOCIAÇÃO MATOGROSSENSE DOS MUNICÍPIOS

MEMORIAL DESCRITIVO ASSOCIAÇÃO MATOGROSSENSE DOS MUNICÍPIOS SITE: www.amm.org.br - E-mail: engenharia@amm.org.br AV. RUBENS DE MENDONÇA, N 3.920 CEP 78000-070 CUIABÁ MT FONE: (65) 2123-1200 FAX: (65) 2123-1251 MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: PRONTO

Leia mais

ANEXO 02 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: SUBST PISO RESIDEN 01 CONDOM SOBRAL LOCALIZAÇÃO: CONDOMINIO SOBRAL

ANEXO 02 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: SUBST PISO RESIDEN 01 CONDOM SOBRAL LOCALIZAÇÃO: CONDOMINIO SOBRAL OBRA: SUBST PISO RESIDEN 01 CONDOM SOBRAL LOCALIZAÇÃO: CONDOMINIO SOBRAL ANEXO 02 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS O reboco será demolido com ferramentas adequadas, tendo todo o cuidado para não causar nenhum dano

Leia mais

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST

Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST Ministério da Educação Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE Coordenação Geral de Infraestrutural Educacional CGEST MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO PADRÃO PARA QUADRA POLIESPORTIVA COM VESTIÁRIOS

Leia mais

DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 DESCRIÇÃO TÉCNICA DOS MATERIAIS EMPREGADOS Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 MATERIAL CÓDIGO PISO ELEVADO PARA ÁREAS TEMPORÁRIAS PTEN 01_02_03 PISO ELEVADO PARA ÁREAS TEMPORÁRIAS PTEN 01_02_03 Descrição

Leia mais

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 03. Procedimento para GCR (Guarda Corpo e Rodapé)

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 03. Procedimento para GCR (Guarda Corpo e Rodapé) Revisão: 00 Folha: 1 de 6 1. Objetivo Este procedimento tem como objetivo, assegurar que todas as obras efetuem o sistema de Guarda Corpo e Rodapé, o qual destina-se a promover a proteção contra riscos

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE IJACI Legislatura 2009/2012

CÂMARA MUNICIPAL DE IJACI Legislatura 2009/2012 ANEXO II TOMADA DE PREÇO Nº 001/2010 MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES DE SERVIÇOS Considerações gerais: Destina se o presente Memorial Descritivo e as Especificações Técnicas constantes no mesmo prestar

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO

MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETÔNICO PROPRIETÁRIO: Município de Três Arroios OBRA: Pavilhão em concreto armado, coberto com estrutura metálica, destinado a Ginásio de Esportes (1ª etapa) LOCAL: Parte do lote

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO GRADEAMENTO NO PRÉDIO DO POSTO DE NOVA PRATA

ANEXO I ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO GRADEAMENTO NO PRÉDIO DO POSTO DE NOVA PRATA ANEXO I ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO GRADEAMENTO NO PRÉDIO DO POSTO DE NOVA PRATA 1. APRESENTAÇÃO: 1.1. A presente especificação trata da confecção e da instalação de grades, portas / portões e cortinas

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 01. OBJETO: Construção de muro de fechamento na propriedade da Autarquia Educacional do Araripe AEDA, em alvenaria e estrutura de concreto armado nos flancos:

Leia mais

MEMORIAL DE CÁLCULO. 10201 Demolição de piso cimentado inclusive lastro de concreto 5,58X2,98=16,62 10,73+10,70+19,98=41,41 m² TOTAL=58,03m²

MEMORIAL DE CÁLCULO. 10201 Demolição de piso cimentado inclusive lastro de concreto 5,58X2,98=16,62 10,73+10,70+19,98=41,41 m² TOTAL=58,03m² MEMORIAL DE CÁLCULO 10201 Demolição de piso cimentado inclusive lastro de concreto 5,58X2,98=16,62 10,73+10,70+19,98=41,41 m² TOTAL=58,03m² 10214 Retirada de portas e janelas de madeira, inclusive batentes

Leia mais

Construções e Eletrificação Rural

Construções e Eletrificação Rural Universidade Federal de Goiás Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos Setor de Engenharia Rural Construções e Eletrificação Rural Prof. Dr. Regis de Castro Ferreira rcastro@agro.ufg.br INTRODUÇÃO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES

MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES OBRA: EXECUÇÃO DE CALÇAMENTO COM PEDRAS IRREGULARES LOCALIZAÇÃO: RUA A, RUA B, RUA C, RUA D e RUA E, LOTEAMENTO FUNDEC MUNICÍPIO: ITATIBA DO SUL/RS

Leia mais

G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R I C O É P A Í S S E M P O B R E Z A QUADRA ESCOLAR 02 CGEST - C Geral de Infraestrutura Educacional PLANTA BAIXA, CORTE A-B e DETALHES EST FORMATO A1 (841 X 594) R.01

Leia mais

SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA COLETORES PREDIAIS LOTE 2

SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA COLETORES PREDIAIS LOTE 2 SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA COLETORES PREDIAIS LOTE 2 Versão: 002 Vigência: 03/2016 Última atualização: 05/2016 GRUPO

Leia mais

PLANILHA DE SERVIÇOS GERAIS DE OBRA

PLANILHA DE SERVIÇOS GERAIS DE OBRA 1 PRELIMINARES 1.1 Instalações do canteiro de obra vb 1,00 2.500,00 2.500,00 81,97 1.2 Placa de obra 2,00m x 3,00m, conforme orietações da administração vb 1,00 550,00 550,00 18,03 SUB TOTAL PRELIMINARES

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO

MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO OBRA: CONSTRUÇÃO-BLOCO DIREITO PROPRIETÁRIO: FUNDAÇAO INTEGRADA MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE MINEIROS (FIMES) ENDEREÇO OBRA:RUA 22 ESQ.

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Prefeitura de Capão da Canoa Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Prefeitura de Capão da Canoa Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Construção de Playground em Madeira Tratada Memorial Descritivo O presente memorial descritivo tem por finalidade orientar a execução da Construção de 04 conjuntos de Playgrounds em madeira tratada com

Leia mais

EXECUÇÃO DE CERCA CASA DO MEL

EXECUÇÃO DE CERCA CASA DO MEL ESTADO DE MATO GROSSO AV. CARLOS HUGUENEY, 552 CENTRO - CEP: 78.780-000 TEL/FAX: (66) 3481 1165 MEMORIAL DESCRITIVO EXECUÇÃO DE CERCA CASA DO MEL Agosto 2014 ESTADO DE MATO GROSSO AV. CARLOS HUGUENEY,

Leia mais

PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE

PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE PROJETO-AVICULTURA COLONIAL AVIÁRIO PARA 500 AVES DE CORTE CLIENTE-EMBRAPA CLIMA TEMPERADO ONSTRUÇÃO Projeto - Avicultura Colonial Aviário para 500 aves de corte Cliente Embrapa Clima Temperado Junho,

Leia mais

ANEXO XII - MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA IMPLANTAÇÃO DE QUADRA DE VOLEI DE AREIA NA PRAÇA CARLOS SIMÃO ARNT

ANEXO XII - MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA IMPLANTAÇÃO DE QUADRA DE VOLEI DE AREIA NA PRAÇA CARLOS SIMÃO ARNT PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE SUPERVISÃO DE PARQUES PRAÇAS E JARDINS DIVISÃO DE PROJETOS E CONSTRUÇÃO ANEXO XII - MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Leia mais

OFICINA CULTURAL GLAUCO PINTO DE MORAIS

OFICINA CULTURAL GLAUCO PINTO DE MORAIS SECRETARIA DA CULTURA PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO DE CÁLCULO ESTRUTURAL OFICINA CULTURAL GLAUCO PINTO DE MORAIS BAURU / SP SETEMBRO/2013 SUMÁRIO 1. PROJETO ESTRUTURAL... 2 1.1. Reforço estrutural...

Leia mais

PRIS - PLANO E REGISTRO DE INSPEÇÃO DE SERVIÇOS

PRIS - PLANO E REGISTRO DE INSPEÇÃO DE SERVIÇOS PRS - PLANO E REGSTRO DE NSPEÇÃO DE SERVÇOS UNDADES HABTACONAS - BALDRAMES SERVÇO Locação de Obra Execução de Baldrame Alvenaria Marcação Alvenaria Elevação nstalações Elétricas (Colocação na Alvenaria

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO Obra: Reforma Piso e Cercamento de Muro na Escola Totilas Carvalho Endereço: Rua Marechal Deodoro Local: Santo Ângelo RS. MEMORIAL DESCRITIVO Generalidades: Este memorial

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES ANEXO - I CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES 1 - OBJETIVO: Tem este o objetivo de esclarecer e orientar os diversos serviços para a construção de um abrigo para o grupo gerador de 380/220 V, 55 KVA e interligações

Leia mais

COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA

COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE AMPARO COMO CONSTRUIR SUA CALÇADA Guia Prático para deixar nossa cidade ainda mais bonita e acessível ÍNDICE A Prefeitura Municipal de Amparo, vem, através

Leia mais

Resistência mecânica Isolamento térmico e acústico Resistência ao fogo Estanqueidade Durabilidade

Resistência mecânica Isolamento térmico e acústico Resistência ao fogo Estanqueidade Durabilidade APÓS ESTUDAR ESTE CAPÍTULO; VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE: Escolher a alvenaria adequada; Orientar a elevação das paredes (primeira fiada, cantos, prumo, nível); Especificar o tipo de argamassa de assentamento;

Leia mais

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS ANEXO V MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA DO CPD UNIUV - UV MEMORIAL DESCRITIVO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Este memorial tem por objetivo descrever e especificar de forma clara os serviços a serem executados para

Leia mais

MEMORIAL DE CALCULO - QUANTITATIVOS

MEMORIAL DE CALCULO - QUANTITATIVOS 1 SERVIÇOS PRELIMINARES Preparo do terreno será considerado uma área de : área: 22,76 m² Container escritório com 1 sanitário - mínimo 9,20 m² será utilizado container, no espaço destinado á estacionamento

Leia mais

07/05/2014. Professor

07/05/2014. Professor UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Disciplina: Introdução a Engenharia Civil Área de Construção Civil MSc. Dr. André Luís Gamino Professor Definição

Leia mais

AMESC ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL CATARINENSE MEMORIAL DESCRITIVO

AMESC ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL CATARINENSE MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO PAVIMENTAÇÃO EXTERNA COM LAJOTAS DE CONCRETO PASSEIOS MURO DE ALVENARIA CERCA METÁLICA ILUMINAÇÃO EXTERNA LOCAL: SEDE ADMINISTRATIVA DA AMESC ARARANGUÁSC MARCIO MURILO DANIEL Engenheiro

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO BUEIROS CELULARES DE CONCRETO Grupo de Serviço DRENAGEM Código DERBA-ES-D-010/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço tem por objetivo definir e orientar a execução de bueiros

Leia mais

Anexo I. Caderno de Especificações Técnicas. Execução de Adaptações, Obras Civis e Instalações para Implantação de Grupo Motor Gerador.

Anexo I. Caderno de Especificações Técnicas. Execução de Adaptações, Obras Civis e Instalações para Implantação de Grupo Motor Gerador. Anexo I Caderno de Especificações Técnicas Execução de Adaptações, Obras Civis e Instalações para Implantação de Grupo Motor Gerador Fortaleza/CE 1. Serviços Preliminares Antes do início de quaisquer serviços

Leia mais

Bloco de Concreto CONCEITO

Bloco de Concreto CONCEITO CONCEITO A alvenaria de bloco de concreto é empregada em paredes com função estrutural ou mesmo como vedação em edifícios com estrutura de concreto armado. Substituem a alvenaria de tijolos que, por falta

Leia mais

NORMAS, OMISSÕES E DIVERGÊNCIAS.

NORMAS, OMISSÕES E DIVERGÊNCIAS. DISPOSIÇÕES GERAIS O presente caderno tem por objetivo estabelecer as normas e encargos que presidirão o desenvolvimento da construção de um em terreno de propriedade do Município de Soledade, no Bairro

Leia mais

Todo concreto estrutural deverá ser usinado e dosado em peso, não se aceitando dosagens volumétricas.

Todo concreto estrutural deverá ser usinado e dosado em peso, não se aceitando dosagens volumétricas. 03.00.000 FUNDAÇÕES E ESTRUTURAS DE CONCRETO 03.02.000 ESTRUTURAS DE CONCRETO 03.02.100 CONCRETO ARMADO A estrutura de concreto armado será executada em estrita obediência às disposições do projeto estrutural,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO RESIDENCIAL RESERVA PAPAGAIO

MEMORIAL DESCRITIVO RESIDENCIAL RESERVA PAPAGAIO 1. LOCALIZAÇÃO O empreendimento está localizado à Rua Rubens Francisco Dias, s/n, Bairro Papagaio. 2. ÁREA DO TERRENO O terreno possui área de 45.601,75 m². 3. DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO 3.1. DAS UNIDADES

Leia mais

OBRA: CONSTRUÇÃO DE CISTERNA E CAIXA D'ÁGUA ESCOLA: EEM MARIA BERNARDO DE CASTRO ASSUNTO: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

OBRA: CONSTRUÇÃO DE CISTERNA E CAIXA D'ÁGUA ESCOLA: EEM MARIA BERNARDO DE CASTRO ASSUNTO: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: CONSTRUÇÃO DE CISTERNA E CAIXA D'ÁGUA ESCOLA: EEM MARIA BERNARDO DE CASTRO ASSUNTO: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 01. OBJETO: 01.01. Estas especificações dizem respeito à construção de cisterna e estrutura

Leia mais

Estudo dos Traços. Prof. Amison de Santana Silva

Estudo dos Traços. Prof. Amison de Santana Silva Estudo dos Traços Prof. Amison de Santana Silva Traços - Definição Relação entre as proporções de cimento e os outros materiais componentes (areia, cal, água, aditivos) = Traço. Pode ser especificado em

Leia mais

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS 27 PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS PROJETO GEOMÉTRICO DE VIAS 4 SEÇÃO TRANSVERSAL 4.1 ELEMENTOS BÁSICOS DIMENSÕES Perpendicularmente ao eixo, a estrada pode ser constiutída pelos seguintes elementos:

Leia mais

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 5.1 COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA AGÊNCIAS Agências sem recuo em relação à calçada 1 2 3 4 Elementos de comunicação visual As fachadas das agências dos Correios, sem recuo em

Leia mais

Responsável Técnico: Arquiteta Michelle Scherch CAU A MEMORIAL DESCRITIVO

Responsável Técnico: Arquiteta Michelle Scherch CAU A MEMORIAL DESCRITIVO Responsável Técnico: Arquiteta Michelle Scherch CAU A52432-8 MEMORIAL DESCRITIVO Natureza da Obra: Residencial - Sobrados Geminados Proprietário: 3S Construções Ltda Local: Rua Vereador Adão Santos - Quadra

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE OBRA

MEMORIAL DESCRITIVO DE OBRA MEMORIAL DESCRITIVO DE OBRA 1. OBJETIVO O presente memorial descritivo tem por objetivo estabelecer requisitos técnicos, definir materiais a utilizar e normatizar a execução de uma obra comercial, pavimento

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. Os serviços de topografia ficarão a encargo da empresa licitante.

MEMORIAL DESCRITIVO. Os serviços de topografia ficarão a encargo da empresa licitante. MEMORIAL DESCRITIVO DADO GERAIS: OBRA: Pavimentação com Blocos de Concreto e Microdrenagem Urbana LOCAL: Rua do Comércio PROPRIETÁRIO: Município de Toropi DATA: Novembro/2008 OBJETO Pavimentação com blocos

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO ABRIGO MODELO. O novo abrigo de ligação facilitará a vida de todos.

MANUAL DE INSTALAÇÃO ABRIGO MODELO. O novo abrigo de ligação facilitará a vida de todos. MANUAL DE INSTALAÇÃO ABRIGO MODELO O novo abrigo de ligação facilitará a vida de todos. ÍNDICE O QUE É ABRIGO MODELO? VANTAGENS DO NOVO ABRIGO COMO INSTALAR POSIÇÕES POSSÍVEIS PARA INSTALAÇÃO MATERIAIS

Leia mais

Câmara Municipal de Céu Azul

Câmara Municipal de Céu Azul Câmara Municipal de Céu Azul Estado do Paraná MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: REORMA E AMPLIAÇÃO PARA A INSTALAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CÉU AZUL. (Edificação da antiga biblioteca)

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA: IMPLANTAÇÃO DE TRILHAS RETAS E PARCELAS EM CURVA DE NÍVEL EM FLORESTAS NA REGIÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA.

TERMO DE REFERÊNCIA: IMPLANTAÇÃO DE TRILHAS RETAS E PARCELAS EM CURVA DE NÍVEL EM FLORESTAS NA REGIÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA. TERMO DE REFERÊNCIA: IMPLANTAÇÃO DE TRILHAS RETAS E PARCELAS EM CURVA DE NÍVEL EM FLORESTAS NA REGIÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA. 1. Objeto Contratação de serviço especializado de topografia plani-altimétrica

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DOS SERVIÇOS DE REFORMA NA 3ª VARA DO TRABALHO DO FORO TRABALHISTA DE CAXIAS DO SUL

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DOS SERVIÇOS DE REFORMA NA 3ª VARA DO TRABALHO DO FORO TRABALHISTA DE CAXIAS DO SUL ANEXO I ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DOS SERVIÇOS DE REFORMA NA 3ª VARA DO TRABALHO DO FORO TRABALHISTA DE CAXIAS DO SUL Revisão 01 - Junho/2011 A presente especificação trata basicamente do redimensionamento

Leia mais

REPRESENTAÇÃO TÉCNICA BÁSICA DE PROJETO ARQUITETÔNICO

REPRESENTAÇÃO TÉCNICA BÁSICA DE PROJETO ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO TÉCNICA BÁSICA DE PROJETO ARQUITETÔNICO Reproduzir as plantas baixa, de cobertura e de localização, cortes e fachada frontal da residência apresentada abaixo. O projeto pode sofrer mudanças,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. Os projetos somente poderão ser alterados por motivo plenamente justificado mediante autorização escrita da Fiscalização.

MEMORIAL DESCRITIVO. Os projetos somente poderão ser alterados por motivo plenamente justificado mediante autorização escrita da Fiscalização. 1 MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: EXECUÇÃO DE OBRAS DE AMPLIAÇÃO E ADEQUAÇÃO PARA SALA DE CIDADANIA DO PRÉDIO DA CAMARA MUNICIPAL DE ITIQUIRA, MT. LOCAL: RUA JOÃO BATISTA VIDOTTI, Nº407, CENTRO, ITIQUIRA,ESTADO

Leia mais

PAVIMENTAÇÃO DE PASSEIO EM CALÇADA DE CONCRETO (6.261,89 M²) DIVERSAS RUAS - CONJ. HAB. PREF. JOSÉ NEVES FLORÊNCIO

PAVIMENTAÇÃO DE PASSEIO EM CALÇADA DE CONCRETO (6.261,89 M²) DIVERSAS RUAS - CONJ. HAB. PREF. JOSÉ NEVES FLORÊNCIO PAVIMENTAÇÃO DE PASSEIO EM CALÇADA DE CONCRETO (6.261,89 M²) DIVERSAS RUAS - CONJ. HAB. PREF. JOSÉ NEVES FLORÊNCIO PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS. Fabia Roberta P. Eleutério

Leia mais

Esquadrias Metálicas Ltda. Manual de instruções.

Esquadrias Metálicas Ltda. Manual de instruções. Manual de instruções. Esquadrias Metálicas Ltda. PORTA DE CORRER A Atimaky utiliza, na fabricação das janelas, aço galvanizado adquirido diretamente da Usina com tratamento de superfície de ultima geração

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUTIVO

MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO CONSTRUTIVO OBJETIVO: CONSTRUÇÃO DE UMA PISTA DE SKATE. PROJETO: O projeto será fornecido pela prefeitura municipal de Campos Novos-SC ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS: MATERIAIS A SEREM EMPREGADOS

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA PARA REPAROS NA ESCOLA MUNICIPAL MARINHO FERNANDES

TERMO DE REFERENCIA PARA REPAROS NA ESCOLA MUNICIPAL MARINHO FERNANDES TERMO DE REFERENCIA PARA REPAROS NA ESCOLA MUNICIPAL MARINHO FERNANDES 1. OBJETIVO E ESCLARECIMENTO: A obra em questão tem por finalidade fazer reparos na Escola Municipal Marinho Fernandes. A planilha

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Argamassa Polimérica. Argamassa Polimérica

FICHA TÉCNICA. Argamassa Polimérica. Argamassa Polimérica PÁGINA: 1/5 1 Descrição: A Argamassa GoiásCola é mais uma argamassa inovadora, de alta tecnologia e desempenho, que apresenta vantagens econômicas e sustentáveis para o assentamento de blocos em sistemas

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DOS SERVIÇOS DE IMPLANTAÇÃO

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DOS SERVIÇOS DE IMPLANTAÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DOS SERVIÇOS DE IMPLANTAÇÃO PAVIMENTAÇÃO E CERCAMENTO COM MUROS E TELAS DA ÁREA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL- TIPO C 1.INTRODUÇÃO 1.1-As presentes especificações

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA BARREIRAS RIGIDAS EM CONCRETO ARMADO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA PARA BARREIRAS RIGIDAS EM CONCRETO ARMADO 1 de 6 1. OBJETIVO 1.1. A presente especificação tem por objetivo fixar as características técnicas e condições mínimas para aceitação dos serviços na execução de barreiras rígidas, em concreto armado,

Leia mais

01- SERVIÇOS PRELIMINARES

01- SERVIÇOS PRELIMINARES MEMORIAL DESCRITIVO Este memorial descritivo destina-se a descrever e especificar os serviços e materiais a serem utilizados na construção de um PRÉDIO EM ALVENARIA E CONCRETO PARA INSTALAÇÃO DA PREFEITURA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZ ALTA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO MEMORIAL DESCRITIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZ ALTA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO OBJETIVO: O presente memorial tem por objetivo descrever as técnicas de execução e os materiais a serem empregados na REMODELAGEM DA PRAÇA CORONEL ANIBAL SOARES, localizada no bairro

Leia mais

OBRA: REFORMA GERAL DA COBERTA ESCOLA: EEFM DE AQUIRAZ ASSUNTO: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

OBRA: REFORMA GERAL DA COBERTA ESCOLA: EEFM DE AQUIRAZ ASSUNTO: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: REFORMA GERAL DA COBERTA ESCOLA: EEFM DE AQUIRAZ ASSUNTO: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 01. OBJETO: 01.01. Estas especificações dizem respeito à reforma geral da coberta da escola EEFM de Aquiraz.. 01.02.

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA PARA A OBRA DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL JULIA MIRANDA

TERMO DE REFERENCIA PARA A OBRA DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL JULIA MIRANDA TERMO DE REFERENCIA PARA A OBRA DE REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL JULIA MIRANDA 1. OBJETIVO E ESCLARECIMENTO: A obra em questão tem por finalidade fazer reformas na Escola Municipal Julia Miranda.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO Obra: Reforma Posto de Saúde Buriti Endereço: Buriti Local: Santo Ângelo RS. MEMORIAL DESCRITIVO Generalidades: Este memorial tem por finalidade descrever os materiais

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA CLIENTE: UNIFACS UNIVERSIDADE SALVADOR DISCIPLINA DE EXPRESSÃO GRÁFICA E PROJETOS ELÉTRICOS

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA CLIENTE: UNIFACS UNIVERSIDADE SALVADOR DISCIPLINA DE EXPRESSÃO GRÁFICA E PROJETOS ELÉTRICOS ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA CLIENTE: PROGRAMA: ÁREA: UNIFACS UNIVERSIDADE SALVADOR DISCIPLINA DE EXPRESSÃO GRÁFICA E PROJETOS ELÉTRICOS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETROTÉCNCIA FOLHA 1 de 5 ÍNDICE DE REVISÕES

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura 1 via; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL SECRETARIA DE MUNICÍPIO DA COORDENAÇÃO E PLANEJAMENTO GRUPO TÉCNICO DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇAPAVA DO SUL SECRETARIA DE MUNICÍPIO DA COORDENAÇÃO E PLANEJAMENTO GRUPO TÉCNICO DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO SECRETARIA DE MUNICÍPIO DA COORDENAÇÃO E PLANEJAMENTO GRUPO TÉCNICO DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO PROJETO: SAÚDE TIPO DE SERVIÇO: REVITALIZAÇÃO DO ACESSO AO PRONTO ATENDIMENTO MUNICIPAL Local:

Leia mais

COTAÇÃO ELETRÔNICA Nº 0001/2012 COMPRASNET. Termo de Referência Mobiliário

COTAÇÃO ELETRÔNICA Nº 0001/2012 COMPRASNET. Termo de Referência Mobiliário COTAÇÃO ELETRÔNICA Nº 0001/2012 COMPRASNET Termo de Referência Mobiliário Objeto O presente Termo de Referência tem por objetivo a aquisição de mobiliários para atender as demandas decorrentes das novas

Leia mais

A m a r c a d a c o n s tr u ç ã o

A m a r c a d a c o n s tr u ç ã o Passo-a-passo 1. Analisando o Contrapiso Verifique se o contrapiso apresenta irregularidades, com a utilização de uma régua. Faça a medição de parede a parede em tiras de 1,5 metro. Se apresentar saliências

Leia mais

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEI) DE SANTA LÚCIA Presidente Kennedy, E.S. MEMORIAL DESCRITIVO DOS ACABAMENTOS

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEI) DE SANTA LÚCIA Presidente Kennedy, E.S. MEMORIAL DESCRITIVO DOS ACABAMENTOS ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEI) DE SANTA LÚCIA Presidente Kennedy, E.S. MEMORIAL DESCRITIVO DOS ACABAMENTOS O presente memorial integra o projeto arquitetônico do

Leia mais

LEI Nº 8553. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 8553. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 8553 Dispõe sobre a instalação de cercas energizadas destinadas à proteção de perímetros no Município de Porto Alegre e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que

Leia mais

Materiais de Construção Civil. Aula 09 parte 2. Concreto

Materiais de Construção Civil. Aula 09 parte 2. Concreto Materiais de Construção Civil Aula 09 parte 2 Concreto Taciana Nunes Arquiteta e Urbanista Traço do concreto Existem tabelas prontas de traço que dão o valor aproximado da resistência esperada ou pode-se

Leia mais

OBJETIVO: APLICAÇÃO:

OBJETIVO: APLICAÇÃO: OBJETIVO: Este manual tem por objetivo sugerir os procedimentos, do ponto de vista técnico, para execução da infra-estrutura interna das unidades usuárias dos serviços em fibra óptica da Copel Telecomunicações.

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DE OBRA I - IDENTIFICAÇÃO DA OBRA E DO PROPRIETÁRIO: PROPRIETÁRIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE CÂNDIDO DE ABREU -

MEMORIAL DESCRITIVO DE OBRA I - IDENTIFICAÇÃO DA OBRA E DO PROPRIETÁRIO: PROPRIETÁRIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE CÂNDIDO DE ABREU - MEMORIAL DESCRITIVO DE OBRA I - IDENTIFICAÇÃO DA OBRA E DO PROPRIETÁRIO: PR PROPRIETÁRIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE CÂNDIDO DE ABREU - OBRA: Pista de Skate ENDEREÇO: Centro da Criança e do Adolescente TIPO:

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba OBRA REQUALIFICAÇÃO AV.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba OBRA REQUALIFICAÇÃO AV. PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba OBRA REQUALIFICAÇÃO AV. MARECHAL FLORIANO ALARGAMENTO DA PONTE CANAL PARALELO RIO IGUAÇU PROJETO DE OBRA DE

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA IMPLANTAÇÃO DE QUADRA DE AREIA EM VILA CAMPOS

MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA IMPLANTAÇÃO DE QUADRA DE AREIA EM VILA CAMPOS MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA IMPLANTAÇÃO DE QUADRA DE AREIA EM VILA CAMPOS O presente caderno tem por objetivo estabelecer e especificar os serviços necessários para implantação de

Leia mais

GOIÂNIA. Eng. Roberto Barella Filho

GOIÂNIA. Eng. Roberto Barella Filho PROGRAMA OBRAS MONITORADAS ALVENARIA ESTRUTURAL GOIÂNIA Eng. Roberto Barella Filho GOIÂNIA METODOLOGIA DE COLETA DE INDICADORES Eng. Roberto Barella Filho OBJETIVOS PROGRAMA OBRAS MONITORADAS ALVENARIA

Leia mais

DE IRATI LOCAL: RUA PRESIDENTE COSTA E SILVA IRATI SC. Responsável Técnico: Engenheiro Civil Rafael Carlos Maldaner CREA/SC

DE IRATI LOCAL: RUA PRESIDENTE COSTA E SILVA IRATI SC. Responsável Técnico: Engenheiro Civil Rafael Carlos Maldaner CREA/SC PREFEITURA MUNICIPAL DE IRATI PROJETO SANTUÁRIO IMACULADA CONCEIÇÃO LOCAL: RUA PRESIDENTE COSTA E SILVA IRATI SC ÁREA: 621,07 m² Responsável Técnico: Engenheiro Civil Rafael Carlos Maldaner CREA/SC 086597-5

Leia mais

Memorial Descritivo. Endereço: Rua Santo Antônio esquina com Coronel Ernesto Francisco Bertaso

Memorial Descritivo. Endereço: Rua Santo Antônio esquina com Coronel Ernesto Francisco Bertaso Memorial Descritivo Proprietário: MUNICIPIO DE XAXIM Bairro: Guarani Endereço: Rua Santo Antônio esquina com Coronel Ernesto Francisco Bertaso Local: Xaxim - SC Obra: Estrutura pré-fabricada para arquibancada

Leia mais

NORMA TÉCNICA 34/2014

NORMA TÉCNICA 34/2014 ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR NORMA TÉCNICA 34/2014 Hidrante Urbano SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Aplicação 3 Referências normativas e bibliográficas 4 Definições 5

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAZINHO SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, URBANISMO E OBRAS PÚBLICAS MEMORIAL DESCRITIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAZINHO SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, URBANISMO E OBRAS PÚBLICAS MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: QUADRA POLIESPORTIVA - ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. PIERO SASSI LOCAL: RUA MINUANUS, Nº 146 CARAZINHO RS. 1. INTRODUÇÃO O presente memorial descritivo tem por objetivo

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO BUEIROS TUBULARES DE CONCRETO Grupo de Serviço DRENAGEM Código DERBA-ES-D-09/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço tem por objetivo definir e orientar a execução de bueiros

Leia mais

Padronização de Marcos Geodésicos: Instrução técnica

Padronização de Marcos Geodésicos: Instrução técnica Padronização de Marcos Geodésicos: Instrução técnica As especificações para construção e implantação de marcos geodésicos em Território Nacional foram estabelecidas através da Norma de Serviço do Diretor

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES E NORMAS TÉCNICAS PARA RECUPERAÇÃO PARCIAL DO MURO DE CONTENÇÃO NO MOSQUEIRO PRAIA DO MURUBIRA E PORTO ARTHUR

ESPECIFICAÇÕES E NORMAS TÉCNICAS PARA RECUPERAÇÃO PARCIAL DO MURO DE CONTENÇÃO NO MOSQUEIRO PRAIA DO MURUBIRA E PORTO ARTHUR 1 ESPECIFICAÇÕES E NORMAS TÉCNICAS PARA RECUPERAÇÃO PARCIAL DO MURO DE CONTENÇÃO NO MOSQUEIRO PRAIA DO MURUBIRA E PORTO ARTHUR GENERALIDADES Esta especificação tem como objetivo estabelecer as normas e

Leia mais

Referente: Processo nº 80038-2015 Contratação de empresa Especializada em Manutenção Predial Corretiva no Prédio da Secid Município: Cuiabá - MT

Referente: Processo nº 80038-2015 Contratação de empresa Especializada em Manutenção Predial Corretiva no Prédio da Secid Município: Cuiabá - MT Cuiabá, 13 de Abril de 2015. À SUPR Arqtº. Rogério Nogueira Dias Referente: Processo nº 80038-2015 Contratação de empresa Especializada em Manutenção Predial Corretiva no Prédio da Secid Município: Cuiabá

Leia mais

O QUE É O PROGRAMA CALÇADA SEGURA?...4 QUEM É O RESPONSÁVEL PELAS CALÇADAS?...4 COMO DEVE FICAR MINHA CALÇADA?...5

O QUE É O PROGRAMA CALÇADA SEGURA?...4 QUEM É O RESPONSÁVEL PELAS CALÇADAS?...4 COMO DEVE FICAR MINHA CALÇADA?...5 Guia_calcadas_01.indd 1 Guia_calcadas_01.indd 2 ÍNDICE O QUE É O PROGRAMA CALÇADA SEGURA?...4 QUEM É O RESPONSÁVEL PELAS CALÇADAS?...4 COMO DEVE FICAR MINHA CALÇADA?...5 O QUE FAZER A RESPEITO DO IMOBILIÁRIO

Leia mais