Atividades de formação de palavras para educação infantil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atividades de formação de palavras para educação infantil"

Transcrição

1 As atividades de formação de palavras para educação infantil, servem para ensinar a repetição de palavras e outras maneiras de juntar as letras apra encontrar outras palavras distintas, além de auxiliar diretamente na memorização da criança que está em fase de desenvolvimento. Formação de palavras O agrupamento de letras iniciais ou que terminem com o mesmo som, é um método excelente de se trabalhar a formação de palavras em sala de aula, com as crianças. Inclusive, o principal objetivo de completar palavras se dá pela ampliação do vocabulário escrito e oral, através da formação de outras palavras. Será preciso que o aluno encontre as combinações perfeita das letras, além de procurar por novas combinações e que sejam mais simples, além de saberem identificar corretamente as vogais e contar o número de vogais e outras consoantes. Atividades de formação de palavras para educação infantil Com base nisso, a equipe do Minhas Atividades criou uma série de atividades sobre a formação de palavras para educação infantil.

2 A equipe do Minhas Atividades agradecem todos os professores e educadores que ensinam

3 diariamente as crianças novos conteúdos em sala de aula. Vocês são incríveis! Atividade para descobrir os enigmas O aluno deverá descobrir o enigma com ajuda das figuras que estão acima das palavras e escrever com atenção para não se perder.

4 Nesta atividade, as crianças poderão perceber, por exemplo, que precisam prestar muita

5 atenção em como escrever certas palavras, bem como formá-las através da junção de outras. Forme palavras O aluno deverá formar as palavras ao trocarem os números pelas sílabas, para conseguirem descobrir o que está escrito.

6 Caso algum aluno sinta dificuldades para realizar esta atividade, deverá informar ao

7 professor. Forme as palavrinhas Com atenção na legenda, o aluno deve formar as palavras conforme o que se pede. De maneira lúdica por conta das imagens coloridas, as crianças conseguirão prestar mais atenção.

8 As palavras peteca, lago, jipe, gorila, perigo e tela deverão ser escritas pelas crianças nos

9 espaços reservados abaixo de cada imagem. Enumere as sílabas Nesta atividade, será preciso enumerar as sílabas em sequência para formar o nome do desenho em destaque e escrevê-lo abaixo.

10 A atenção para realizar esta atividade será preciso, e é notório que desde o começo o

11 professor terá percebido se as crianças conseguem se concentrar ou não nesse tipo de aula, o que é importante para o aproveitamento de sala de aula. Atividade para escrever O aluno deverá pintar as letras que formam o nome do desenho que está destacado ao lado.

12 Escrever as palavras e saber o modo correto de se fazer isto, é um passo extremamente

13 necessário no aprendizado infantil. Portanto, elas deverão dizer o nome das palavras e procurar as letrinhas para colocá-las corretamente no espaço em que se pede. Junte as sílabas Nesta atividade, o aluno precisa juntar as sílabas para formar palavras, além de copiar e dizer quantos sons cada uma possui.

14 As crianças perceberão ser possível não somente formar uma palavra, mas como três e

15 claro, ainda há os sons de cada que devem ser ditos para melhor compreensão. Atividade de matemática Os números são extremamente importantes no dia a dia, portanto o aluno deverá fazer continhas de subtração para conseguir formar as palavrinhas conforme o resultado, e escrever no espaço reservado.

16 Se alguma criança sentir dificuldades para conseguir realizar as contas de subtração,

17 poderão utilizar os dedinhos na contagem ou solicitar ajuda ao professor responsável pela aula. Escreve o nome dos desenhos O aluno deverá escrever o nome dos desenhos nesta atividade, conforme as sílabas apresentadas logo abaixo.

18 Para elas conseguirem realizar a atividade efetivamente, poderão repetir o nome das

19 imagens, pois desse modo conseguirão escrever corretamente no espaço reservado. Atividade para juntar as sílabas Será necessário juntar as sílabas para formar as palavras a partir de todas elas.

20 Será possível formar muitas outras palavras e caso seja viável, o aluno poderá escrevê-las em seu caderno para formar novas palavrinhas.

21 Pinte as sílabas Com um lápis de cor, o aluno deverá colorir todas as sílabas para conseguir formar novas palavras com ajuda de todas elas.

22 Para escrever todas as palavras formadas, há um espaço abaixo que servirá para escrever o nome de cada palavra obtida.

23 Atividade para desembaralhar as palavras O aluno deverá desembaralhar todas as palavras e as escrever nas linhas ao lado de cada uma.

24 Na próxima atividade, será preciso que o aluno escreva o nome da palavra conforme as figuras apresentadas.

25 Pinte os corações Nesta atividade, o aluno deve utilizar o lápis de cor vermelho para pintar os corações que compõem o nome da figura destacada.

26 Com calma, as crianças conseguirão realizar a atividade sem o menor problema e podem perceber como cada sílaba se completa de maneira única para formar uma palavra.

27 Atividade para recortar e colar Recorte e cole as sílabas de acordo com o nome de cada figura apresentada.

28 A principal dica para que os alunos consigam formar as sílabas se dá pela repetição oral de cada figura.

29 Complete de acordo com o som De acordo com o som inicial, o aluno deverá completar todas as palavras apresentadas nas imagens.

30 Para conseguirem maior efetividade nesta atividade, o aluno deve repetir as palavras em voz alta.

31 Escreva o nome das palavras O aluno deverá escrever o nome de cada palavra na ordem apresentada, atento sempre com relação às figuras.

32 Há uma variedade de palavras que podem ser montadas conforme as letras inseridas acima da lacuna para ser preenchida.

33 Atividade para escrever a letra de cada desenho Nesta atividade, o aluno deverá escrever as letras iniciais de cada desenho apresentado, nos quadrinhos ao lado.

34 Eles podem repetir o nome das figuras em voz alta para conseguirem relembrar a letra inicial de cada um.

35 Observe os símbolos O aluno precisa formar as palavras de acordo com os símbolos apresentados na tabela mais acima.

36 A formação de palavras para educação infantil, é um aspecto extremamente importante e necessário no conhecimento de um aluno.

37 Atividade para unir as sílabas Junte as sílabas para formar as devidas palavras apresentadas. Escreva-as nos campos ao lado de cada palavra.

38 Treinar a escrita e leitura nas crianças, de modo que elas aprendam a como escrever corretamente, bem como ler se torna importante para o avanço na vida acadêmica.

39 Organize as letras A organização visual deve ser estimulada nas crianças para conseguirem aprender a escrevê-las sem a necessidade de repetir a todo momento. Será preciso organizar as letras e escrever nos espaços indicados.

40 Só de bater o olho, a criança deve conseguir reconhecer as palavras apresentadas.

41 Atividade para descobrir a palavra Descubra a palavra, e escreva a letra inicial do nome de cada desenho.

42 Todas as imagens fazem parte do cotidiano de todas as crianças, portanto, elas devem conseguir lembrar a inicial de cada uma.

43 Resolva as operações Nestas contas de matemática que envolvem subtração, o aluno deverá fazer a conta para conseguir descobrir as sílabas corretas de cada fileira.

44 Caso o aluno sinta dificuldade, o professor poderá auxiliar ao mostrar o jeito correto de fazer uma conta de subtração.

45 Atividade para juntar as sílabas Junte as sílabas e escreva o nome de todos os desenhos apresentados, conforme as sílabas na lacuna abaixo.

46 Com total atenção, as crianças deverão formar o nome de todos os desenhos.

47 Ordene as sílabas Ponha as sílabas em ordem para escrever o nome correto das palavras apresentadas.

48 Basta ler devagar para ser possível descobrir o nome de cada uma e escrever ao lado.

49 Forme palavras Com algumas letras disponibilizadas, as crianças poderão formar novas palavras de acordo com seus gostos.

50 É sempre interessante e importante estimular o intelecto e criatividade das crianças, pois desse modo, elas terão uma ideia melhor de formação de palavras.

51 Escreva palavras Nesta atividade, o aluno deverá escrever as palavras de acordo com cada letra apresentada no espaço acima.

52 Caso o aluno não consiga lembrar de nenhuma outra palavra, poderá pedir ajuda ao professor que deve sugerir outras palavras de acordo com o apresentado na lacuna.

53 Atividade para encontrar os números O aluno deverá encontrar no quadro os respectivos números para formar palavras, posteriormente colocar a imagem ao lado.

54 Muitas letras podem formar palavras a partir da junção destes números, ou seja, a criança terá uma nova perspectiva de palavras formadas que poderão ser usadas diariamente.

55 De olho nos números Através dos números apresentados, o aluno deverá observar com cuidado para conseguir formar as palavras com os devidos números mostrados.

56 Se algum aluno não conseguir chegar na palavra através dos números, poderá pedir ajuda ao professor.

57 Forme palavras O aluno deverá formar novas palavras e escrever nos devidos espaços abaixo.

58 Esta atividade é divertida de ser feita, porque juntar duas palavras para formar outra é algo diferente na perspectiva de uma criança, além de claro, aprenderem novas opções de

59 palavras. Escreva as palavras sem letra cursiva Nesta atividade, o aluno deverá escrever as palavras sem ser através da famosa letra cursiva. Será preciso da letra bastão para esta lição.

60 Nos espaços abaixo, o aluno deverá escrever todas as palavras que conseguir sem o uso da letra cursiva.

61 Atividade para escrever a letra inicial Será preciso que o aluno escreva a letra inicial de cada desenho para descobrir a palavra que se formou.

62 Esta folha de atividade poderá ser colada no caderno de todos os alunos após a sua conclusão, pois dessa maneira eles lembrarão como formar novas palavras apenas com a

63 inicial de cada palavrinha. Junte todas as sílabas Forme novas palavras ao juntar as sílabas apresentadas abaixo e escreva no espaço reservado.

64 Essas palavras poderão ser escritas tanto no espaço acima, quanto no caderno dos alunos.

65 Observe o caça-palavras O aluno deverá observar o caça-palavras abaixo para encontrar oito palavras destacadas.

66 Será possível que o aluno pinte a localização de cada palavra para facilitar na produção desta atividade.

67 Forme outras palavras Nos espaços abaixo, o aluno deverá formar novas palavras conforme as lacunas.

68 Caso haja mais palavras, o aluno poderá colar a atividade no caderno para continuar na formação de outras palavras.

69 Atividade para a separação de sílabas Nesta atividade, o aluno deve seguir o modelo apresentado e escrever os nomes das figuras para separar as sílabas.

70 Será viável que o professor, caso algum aluno sinta dificuldades, que haja mais exemplos de como separar palavras maiores.

71 Complete Nesta atividade, o aluno deverá apenas completar as palavras que faltam em cada quadradinho.

72 Será preciso que elas observem possíveis acentos e o professor poderá explicar a função dos acentos nas palavras.

73 Escreva as iniciais dos desenhos O aluno deverá escrever as iniciais de cada desenho abaixo da figura, e ao lado, deverá colar palavras que contenham as mesmas iniciais.

74 O professor precisa fornecer revistas antigas para que todas as crianças encontrem palavras com iniciais B, R e T.

75 Forme mais palavras Será preciso que o aluno forme palavras através da junção das sílabas apresentadas abaixo.

76 Se o aluno observar, poderá notar que as sílabas apresentadas é a família silábica da letrinha L. No caso de LA, LE, LI, LO e LU.

77 Pinte os quadrinhos Para esta última atividade, o aluno deverá apenas colorir os quadrinhos das sílabas necessárias para formar as palavras que estão destacadas.

78 Aprender a formar novas palavras com ajuda de letras iniciais ou figuras, é uma maneira lúdica de mostrar para as crianças de que há muitas possibilidades de criação de frases e

79 novas palavras. Tudo para a sala de aula! Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema sobre formação de palavras em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER UNIDADE 1 E assim surgiu a escrita Origem da escrita Nossas primeiras

Leia mais

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana Espero, que ao retornarmos às aulas, todo o empenho desse 1º semestre e mais o esforço das férias sejam recompensados pela alegria de sentir o quanto é bom aprender!!! E o quanto vale a pena acreditar

Leia mais

Atividades de português 1 ano alfabeto

Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto com atividades de português 1 ano para imprimir, atividades de alfabetização, atividades

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Projeto dia Internacional da mulher atividade fotocopiada Atividade no álbum - com a ajuda de

Leia mais

APOSTILA COM MATERIAL DOURADO E SND ATÉ 99

APOSTILA COM MATERIAL DOURADO E SND ATÉ 99 ESCOLA: PROFESSOR(A): SÉRIE: ALUNO(A): APOSTILA COM MATERIAL DOURADO E SND ATÉ 99 Elaborado por Eleúzia Lins da Silva As atividades da Apostila com Material Dourado e SND até 99, possui Registro de Direito

Leia mais

Srs. Pais e ou Responsáveis

Srs. Pais e ou Responsáveis NOME: Srs. Pais e ou Responsáveis O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia. As férias, tão aguardadas, chegaram! Aproveite esse tempo

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES AV2. Período: JUNHO/2019

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES AV2. Período: JUNHO/2019 COLÉGIO ADVENTISTA DE DIADEMA Rua Manoel da Nóbrega, 400 Centro Diadema - SP CEP 09910-720 - Telefone: (11) 4099-6800 - E-mail: diadema@ucb.org.br Site: diadema.educacaoadventista.org.br CRONOGRAMA DE

Leia mais

Professor (a): Odete De Bona Giacomelli. JOGO: Palavra Chave

Professor (a): Odete De Bona Giacomelli. JOGO: Palavra Chave Professor (a): Odete De Bona Giacomelli JOGO: Palavra Chave Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística)

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum. Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum

Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum. Partes do corpo atividade prática + atividade no álbum. Atividade no álbum MATERNAL II B MATERNAL II A MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - 18/08/2016 Quinta-feira Formas geométricas Retângulo e círculo atividade fotocopiada + Livro Construindo A pág 47 Partes

Leia mais

Sugira que monte o alfabeto ou tente escrever palavras com sílabas simples. Deixe-o brincar com jogos de montar palavras ou com letras móveis.

Sugira que monte o alfabeto ou tente escrever palavras com sílabas simples. Deixe-o brincar com jogos de montar palavras ou com letras móveis. NOME: 1º ANO Queridos Pais e Responsáveis, O primeiro semestre chegou ao fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo cada dia mais. As férias tão aguardadas chegaram, aproveite

Leia mais

PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE)

PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE) PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE) Professor (a): Marines dos Santos Pereira Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 4 O BIMESTRE

ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 4 O BIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 4 O BIMESTRE MATEMÁTICA SUMÁRIO CAPÍTULO 1: CALENDÁRIOS OUTUBRO 50 NOVEMBRO 52 DEZEMBRO 54 CAPÍTULO 2: SISTEMA DE NUMERAÇÃO 0 a 50 SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 0 A 50

Leia mais

Sugestões de atividades para o estudo em casa. 1º ano

Sugestões de atividades para o estudo em casa. 1º ano 1- Escrever os números de 0 a 20 na ordem crescente. 2- Escrever, por extenso, os números abaixo (observar o traçado): 12-10- 15-16- 14-9- 20-11- 13-2- 18-19- 3- Colocar os números abaixo em ordem decrescente:

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3 º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3 º TRIMESTRE Componente Curricular: Linguagem Oral e Escrita Professor: Meire / Gabriela Segmento: Educação Infantil Ano/Série: Maternal I Apresentação da disciplina A linguagem oral possibilita comunicar ideias, pensamentos

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

LIÇÃO DE FÉRIAS FUNDO DO MAR

LIÇÃO DE FÉRIAS FUNDO DO MAR LIÇÃO DE FÉRIAS FUNDO DO MAR PRÉ II A, B, C, D e E PROF. AS AMANDA, FERNANDA, GIOVANA, LUCIANA E SARA NOME: DATA: / / PRÉ II LIÇÃO DE FÉRIAS QUERIDO (A) ALUNO (A), SEGUEM ALGUMAS ATIVIDADES PARA SEREM

Leia mais

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 1 As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 2 Objetivo Compreender os processos

Leia mais

O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia.

O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia. NOME: Srs. Pais e ou Responsáveis O 1º semestre chegou a fim. Muitos desafios foram superados e as dificuldades aos poucos diminuindo a cada dia. As férias, tão aguardadas, chegaram! Aproveite esse tempo

Leia mais

Índice. 1. Representação Escrita dos Números Operações com Números Naturais...4. Grupo Módulo 14

Índice. 1. Representação Escrita dos Números Operações com Números Naturais...4. Grupo Módulo 14 GRUPO 5.4 MÓDULO 14 Índice 1. Representação Escrita dos Números...3 2. Operações com Números Naturais...4 2 1. REPRESENTAÇÃO ESCRITA DOS NÚMEROS Desde os primórdios da humanidade, o homem utiliza diferentes

Leia mais

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Colégio Sagrado Coração de Jesus Tarefa semana 25 a 28/02 a 01/03/2013 Segunda-feira ( 25/02/2013 ) 1- Procurar no dicionário 3 palavras com B. Escrever a palavra e o seu significado. 2- Escreva como se lê de 1 a 10. 3- Sequência numérica

Leia mais

Atividades de Ortografia

Atividades de Ortografia Atividades de Ortografia Atividades de Ortografia Atividades de Português, ortografia para alunos do 1, 2, 3 e 4 ano do ensino fundamental. A ortografia é um conjunto de regras estabelecidas pela gramática

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL 2017 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

Manual do Educador. 2ºano / 1ª série

Manual do Educador. 2ºano / 1ª série Manual do Educador 2ºano / 1ª série Manual do Educador Prezado Professor (a), Elaboramos duas opções de avaliações diagnósticas para sua escolha, a fim de contribuir melhor no trabalho didático, bem como

Leia mais

Questionário. 1. Tem algum projeto pedagógico escrito? Sim: Não: Se não em que documento baseia o seu trabalho:

Questionário. 1. Tem algum projeto pedagógico escrito? Sim: Não: Se não em que documento baseia o seu trabalho: Questionário Projeto pedagógico 1. Tem algum projeto pedagógico escrito? Sim: Não: Se não em que documento baseia o seu trabalho: 2. O projeto pedagógico inclui objetivos para o domínio da linguagem oral

Leia mais

Adesivos e brincadeiras

Adesivos e brincadeiras Primeiros Adesivos 28-31 Para os não tão pequenos 32-35 Roupinhas divertidas 36-40 ATENÇÃO! Livros com este símbolo não são recomendados para crianças menores de 3 anos, por conter partes pequenas que

Leia mais

ISBN ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE

ISBN ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE ISBN 978-85-7859-317-9 9 788578 593179 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE 1 o ANO ÍNDICE GERAL P PORTUGUÊS... 5 M MATEMÁTICA...55 C CIÊNCIAS...79 H HISTÓRIA... 93 G GEOGRAFIA... 109

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PARA PESSOAS COM SURDEZ

LÍNGUA PORTUGUESA PARA PESSOAS COM SURDEZ LÍNGUA PORTUGUESA PARA PESSOAS COM SURDEZ Organização: Profª Esp. Ariane Polizel Objetivos: Se comunicar com maior repertório da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Favorecer a aprendizagem dos conteúdos

Leia mais

Condutas assertivas em sala de aula para a criança com TDAH/I

Condutas assertivas em sala de aula para a criança com TDAH/I Condutas assertivas em sala de aula para a criança com TDAH/I 1-Manter contato com os pais da criança regularmente. Evitar somente nos momentos de crise ou de problemas. se reunir 2-Tentar acordos, perguntar

Leia mais

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas Como se escreve? nós na sala de aula - módulo: língua portuguesa 1º ao 3º ano - unidade 10 Antigamente a ortografia era vista apenas como um monte de regras que deviam ser decoradas, mas os estudos atuais

Leia mais

Anexo 5D. Entrevista à professora de educação especial da criança

Anexo 5D. Entrevista à professora de educação especial da criança Entrevista à professora de educação especial da criança Categoria A (tempo de experiência/ trabalho com a criança) A.1. Quantos anos de serviço tem nas suas actuais funções como Professora de Educação

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Não haverá atividade. Apreciação de histórias. Não haverá atividade

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Não haverá atividade. Apreciação de histórias. Não haverá atividade MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Projeto dia Internacional da mulher atividade prática Com ajuda de seu(sua) orientador(a) pesquise

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2017-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL vocálicos / Identificação de palavras com encontros vocálicos em texto / Elaboração de frases orais com as palavras destacadas no texto / Ditado

Leia mais

Gramática e Ortografia

Gramática e Ortografia Colecao Amélia Porto Silvana Costa Gramática e Ortografia Manual do Professor 1 Ensino Fundamental Porto, Amélia P853c Coleção Quatro Cantos: ensino fundamental I: volume 1: Amélia Porto, Silvana Costa;

Leia mais

GÊNERO DISCURSIVO: HISTÓRIA INFANTIL 1º ANO/ INTRODUZIR

GÊNERO DISCURSIVO: HISTÓRIA INFANTIL 1º ANO/ INTRODUZIR GÊNERO DISCURSIVO: HISTÓRIA INFANTIL 1º ANO/ INTRODUZIR BORTOLOTO, Juliana BRAGA, Margarete Aparecida Nath CATTELAN, Alice Rosalia OLIVEIRA, Ilda de Fatima de Lourdes 1. Apresentar ao aluno um livro de

Leia mais

01/04/2014. Ensinar a ler. Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes.

01/04/2014. Ensinar a ler. Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes. Tema 4: A Ciência Geográfica e a Concepção de Leitura Tema 5: Competências Pedagógicas e os Conteúdos para o Ensino da Geografia Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes. Ensinar a ler Segundo o Dicionário Aurélio,

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM3/2018 LEITURA 1º ANO

LEITURA DESCRITORES BIM3/2018 LEITURA 1º ANO LEITURA Identificar a finalidade de um texto. LEITURA 1º ANO Identificar, em palavras, a representação de unidades sonoras como letras com mais de uma correspondência sonora. Identificar, em palavras,

Leia mais

Manual Geral de Aplicação Universal Entrada 2008

Manual Geral de Aplicação Universal Entrada 2008 Universal Entrada 2008 Programa Programa - Manual do Aplicador Teste Universal - 2008 Teste Cognitivo Leitura/Escrita e Matemática Caro alfabetizador(a): Se você está recebendo este material, é porque

Leia mais

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS worksheet CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS 2 FORMAS DE USAR ESTE CRONOGRAMA: 1. Imprima as folhas, preencha-o à mão e deixe em um lugar que você possa sempre consultá-lo (bolsa, pasta, agenda, colado

Leia mais

CRONOGRAMA 1º TRIMESTRE

CRONOGRAMA 1º TRIMESTRE Professor (a): Elisângela Mendonça Disciplina: INFORMÁTICA Ano: 3º Periféricos de Entrada e Periféricos de Saída 301/302/303/304 19/03/2018: 302 23/03/2018:301/303/304 de Prova 14/05/2018 a 22/05/2018

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Leitura de imagens atividade fotocopiada

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Leitura de imagens atividade fotocopiada MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Leitura de imagens atividade fotocopiada Atividade no álbum cole macarrão no cabelo da linda

Leia mais

Trabalhand as Em ções

Trabalhand as Em ções Caderno de Atividades Trabalhand as Em ções Psicologia Acessível Por: Caroline Janiro @carolinejaniro Psicologia Acessível, o que é? Psicologia Acessível é um projeto idealizado pela psicóloga Ane Caroline

Leia mais

EDUCAR PARA TRANSFORMAR

EDUCAR PARA TRANSFORMAR 301-27/03/ Professoras: Elizabeth e Disciplina: CIÊNCIAS Projeto Dengue Descrição: Ler e completar o livrinho sobre a dengue em casa e trazer na data marcada (1,0 pt). Thatiane 3º Ano 302-26/03/ 303-27/03/

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental Unidade I: Gêneros Literários Poesia CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Trabalhar conceitos, estruturas

Leia mais

Avaliação I. Avaliação II

Avaliação I. Avaliação II Avaliação I Data Disciplina Conteúdo Valor Gênero textual: receita, rótulo, poema-problema; 02/05 Português interpretação de texto; letra inicial; vogais e consoantes; análise linguística; escrita espontânea;

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS:

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: 1 OBSERVE SUA SALA E SEUS COLEGAS E PINTE OS QUADRADINHOS: CONTE QUANTAS MENINAS TEM NA SUA SALA DE AULA. PINTE OS QUADRADINHOS. QUANTAS MENINAS SÃO?

Leia mais

Matemática LIVRO 3 Unidade 3 O mundo à nossa volta. Atividade 1

Matemática LIVRO 3 Unidade 3 O mundo à nossa volta. Atividade 1 Atividade 1 a) Uma pesquisadora encontrou, na praia de Barra da Lagoa, em Santa Catarina, 5 ninhos de tartaruga marinha, com 6 ovos cada um. No total, quantos ovos a pesquisadora encontrou? Resposta:.

Leia mais

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Kátia Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Resolução Materiais manipulativos de problemas nas para aulas o ensino de matemática de

Leia mais

HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias. Dúvidas Temporárias

HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias. Dúvidas Temporárias HIPÓTESES DE ESCRITA Certezas Provisórias Todas as crianças passam por níveis de hipóteses conceituais de escrita até atingirem a alfabetização: Uns alunos são mais rápidos que outros para se alfabetizarem;

Leia mais

Cronograma de Avaliações AV2. Período: JUNHO/2019

Cronograma de Avaliações AV2. Período: JUNHO/2019 Cronograma de Avaliações AV2 Professora: Erika Beatriz Amorim Turma: 1ºB Bimestre: 2º Período: JUNHO/2019 03/06/19 HISTÓRIA Convivência em família, lições da vida, famílias do passado. (Livro integrado

Leia mais

Dislexia. Dificuldade na área da leitura, gerando a troca de linhas, palavras, letras, sílabas e fonemas.

Dislexia. Dificuldade na área da leitura, gerando a troca de linhas, palavras, letras, sílabas e fonemas. Dislexia (BARROS, 2010; SILVA, 2009) Dificuldade na área da leitura, gerando a troca de linhas, palavras, letras, sílabas e fonemas. A troca de letras ocorre especialmente naquelas com diferenças sutis

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática Nome: Ano: 2º Ano 2º Etapa 2014 Área do Conhecimento: Matemática e suas tecnologias Colégio Nossa Senhora da Piedade

Leia mais

Cronograma de Avaliações AV2. Período:JULHO/2019

Cronograma de Avaliações AV2. Período:JULHO/2019 Cronograma de Avaliações AV2 Professora: Bruna Soares da Guia Turma: 1ºA Bimestre: 2º Período:JULHO/2019 HISTÓRIA 03/06/19 Convivência em família, lições da vida, famílias do passado. (Livro integrado

Leia mais

Desenhando perspectiva isométrica

Desenhando perspectiva isométrica Desenhando perspectiva isométrica Introdução Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. As partes que estão mais próximas de nós parecem maiores e as partes mais distantes

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Caderno de Educação Especial

A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Caderno de Educação Especial A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA SURDA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES Caderno de Educação Especial O que devemos considerar no processo de Alfabetização? Criança Ouvinte Criança Surda Faz uso das propriedades fonológicas

Leia mais

PLANEJAMENTO (Ditados Populares) Leitura, interpretação, atenção, oralidade, comunicação; vocabulário e criatividade.

PLANEJAMENTO (Ditados Populares) Leitura, interpretação, atenção, oralidade, comunicação; vocabulário e criatividade. PLANEJAMENTO (Ditados Populares) Professor (a): Sonaira Schultz Competências Leitura, interpretação, atenção, oralidade, comunicação; vocabulário e criatividade. Objetivo Geral Desenvolver atividades orais,

Leia mais

Métodos de Alfabetização

Métodos de Alfabetização Aulas 12 e 13/04 Métodos de Alfabetização Conceito de método Os métodos tradicionais de alfabetização Métodos de marcha sintética Métodos de marcha analítica Método Global Métodos mistos ou analítico-sintéticos

Leia mais

Índice. 1. Oficinas de Português Oficinas de Matemática Como Trabalhar Matemática nas Situações Cotidianas?... 4

Índice. 1. Oficinas de Português Oficinas de Matemática Como Trabalhar Matemática nas Situações Cotidianas?... 4 GRUPO 5.3 MÓDULO 16 Índice 1. Oficinas de Português...3 2. Oficinas de Matemática...4 2.1. Como Trabalhar Matemática nas Situações Cotidianas?... 4 2 1. OFICINAS DE PORTUGUÊS Atividade 1: Escrita compartilhada.

Leia mais

PLANEJAMENTO (Rótulos) Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação;

PLANEJAMENTO (Rótulos) Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação; PLANEJAMENTO (Rótulos) Professor (a): Rosa Ilene Martini Garavaglia Portadores de texto - RÓTULOS Oralidade; ordem alfabética, produção de diferentes portadores de textos; argumentação; Competências criatividade.

Leia mais

Dicas de adaptações curriculares. Tânia Regina Rezende

Dicas de adaptações curriculares. Tânia Regina Rezende Dicas de adaptações curriculares Tânia Regina Rezende Apresentação do professor Pedagogia pela Universidade Paulista Especializada na área da Deficiência Visual pela Universidade Estadual de São Paulo

Leia mais

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan Professor (a): Vanessa Magnan PLANEJAMENTO (Identidade) Competências: Objetivos: Leitura, Oralidade, Escrita Compreender a importância do nome; Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita;

Leia mais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Departamento do 1.º ciclo Ano de escolaridade: 1ºAno Língua Portuguesa Diálogos Jogos de identificação (palavra/imagem) Completar frases e palavras Escrita e leitura de vogais e consoantes Ditongos orais e nasais Memorização de

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DISCIPLINAS Departamento de 1.º Ciclo CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º ANO ANO LETIVO 2014/ 15 PORTUGUÊS MATEMÁTICA ESTUDO DO MEIO COMPREENSAO DO ORAL: Escutar para aprender e construir

Leia mais

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Professora: Nelcí Sganzerla Girelli PLANEJAMENTO NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Identificar a importância de

Leia mais

A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos

A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos *as idades são referências, podem variar conforme o contexto Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática

Leia mais

Ditado para sondagem na alfabetização

Ditado para sondagem na alfabetização Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7765/ditado-parasondagem-na-alfabetizacao Publicado em NOVA ESCOLA Edição 63, 06 de Julho 2016 Anos iniciais do Ensino Fundamental Alfabetização Sala

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro. Sal, Pedra e Concha Valiam Grana

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro. Sal, Pedra e Concha Valiam Grana Leia o texto. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA / 4º ANO 4º A 4º B 4º C Sal, Pedra e Concha Valiam Grana sexta-feira quarta-feira segunda-feira Não se sabe quando

Leia mais

Inventário de habilidades escolares. Comunicação Oral

Inventário de habilidades escolares. Comunicação Oral Inventário de habilidades escolares Nome Idade Tempo na Escola Razões para a Indicação Grupo Aprendizagens Consolidadas (Currículo Escolar) Habilidades Realiza sem necessidade de suporte Realiza com ajuda

Leia mais

PROJETO TEIA DO SABER

PROJETO TEIA DO SABER Escola Municipal Padre Cícero de Castro PROJETO TEIA DO SABER PROJETO INTERDISCIPLINAR Língua Portuguesa e Matemática Shirlene de Carvalho Assis Sandra Maria Gonçalves Barbosa Azevedo Alair Pires Silva

Leia mais

PLANEJAMENTO(POESIA)Professora:Vanessa Magnan

PLANEJAMENTO(POESIA)Professora:Vanessa Magnan PLANEJAMENTO(POESIA)Professora:Vanessa Magnan Nome do poema: INFÂNCIA SÔNIA MIRANDA Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade;

Leia mais

Desenhando perspectiva isométrica

Desenhando perspectiva isométrica Desenhando perspectiva isométrica A UU L AL A Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. As partes que estão mais próximas de nós parecem maiores e as partes mais distantes

Leia mais

Avaliação Diagnóstica 1ºano

Avaliação Diagnóstica 1ºano Avaliação Diagnóstica 1ºano Manual do Educador Prezado Professor (a), Elaboramos este instrumento avaliativo a fim de contribuir no trabalho didático, bem como fazer com que você conheça de imediato os

Leia mais

OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo:

OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo: OS NÚMEROS RACIONAIS MATERIAL QUE COMPÕEM O KIT: O kit é composto por uma moldura, com o formato abaixo: peças de dimensões cm x cm, correspondente a / 5 peças de dimensões cm x (/5)cm, correspondente

Leia mais

Objectivos Pedagógicos

Objectivos Pedagógicos CD com cerca de 400 fichas de trabalho, indicadas para préescolar e 1º ciclo para crianças com necessidades educativas especiais. Objectivos Pedagógicos Introdução O conjunto de fichas Bicho da Conta apresenta

Leia mais

BARULHO BIBLIOTECÁRIA. Leia as palavras abaixo e circule aquelas que se referem. ao que encontramos em uma biblioteca: LIVROS SAPATOS

BARULHO BIBLIOTECÁRIA. Leia as palavras abaixo e circule aquelas que se referem. ao que encontramos em uma biblioteca: LIVROS SAPATOS 1 Você já foi a uma biblioteca? O que tem lá? Quem frequenta a biblioteca? Leia as palavras abaixo e circule aquelas que se referem ao que encontramos em uma biblioteca: SAPATOS LIVROS BIBLIOTECÁRIA cozinheira

Leia mais

Livros de adesivos. Primeiros adesivos p Brincadeiras com adesivos p Roupinhas divertidas p

Livros de adesivos. Primeiros adesivos p Brincadeiras com adesivos p Roupinhas divertidas p Primeiros adesivos p. 20-23 Brincadeiras com adesivos p. 24-27 Roupinhas divertidas p. 27-32 ATENÇÃO! Livros com este símbolo não são recomendados para crianças menores de, por conter partes pequenas que

Leia mais

Avaliação I. Avaliação II

Avaliação I. Avaliação II Avaliação I Data Disciplina Conteúdo Valor 02/05 Português 03/05 Matemática Gênero textual: receita, rótulo, poema-problema; interpretação de texto; letra inicial; vogais e consoantes; análise linguística;

Leia mais

Aula 7/06 Elementos para um método sócio-histórico de alfabetização

Aula 7/06 Elementos para um método sócio-histórico de alfabetização Aula 7/06 Elementos para um método sócio-histórico de alfabetização 1. Métodos de ensino e de alfabetização 2. O método histórico-crítico 3. Temas e textos 4. Trabalhando com o texto MÉTODOS DE ENSINO

Leia mais

VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM:

VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM: VAMOS ANALISAR A CAPA DO LIVRO: O NOME DO LIVRO É: O NOME DA AUTORA: O NOME DO ILUSTRADOR: QUANTOS PINGOS APARECEM: QUANTAS CORES APARECEM: QUAL É O PINGO QUE QUER PINTAR O MUNDO DE AMARELO? PINTE AS VOGAIS

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM4/2018

LEITURA DESCRITORES BIM4/2018 LEITURA LEITURA 1.º ANO bd4 bd5 bd6 bd7 bd8 bd31 bd32 bd33 Ler palavras. Ler frases. Localizar informações explícitas em um texto. Reconhecer o assunto de um texto. Identificar a finalidade de um texto.

Leia mais

4º Trimestre de 2017: Os amigos de Jesus

4º Trimestre de 2017: Os amigos de Jesus O PIL KIDS (Programa de Incentivo à Leitura Infantil), foi desenvolvido para ajudar, de forma lúdica, na fixação das lições propostas nas revistas infantis de EBD da Editora Betel. As atividades semanais

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DA ALVORADA CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES E ATIVIDADES 2ª Unidade Letiva 2019 (1º A) Ensino Fundamental

COLÉGIO ADVENTISTA DA ALVORADA CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES E ATIVIDADES 2ª Unidade Letiva 2019 (1º A) Ensino Fundamental COLÉGIO ADVENTISTA DA ALVORADA CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES E ATIVIDADES 2ª Unidade Letiva 2019 (1º A) Ensino Fundamental Entregue: 15/04/2019 DATA DISCIPLINA FORMA DE AVALIAÇÃO VALOR CONTEÚDOS A SEREM ESTUDADOS

Leia mais

Cronograma de Avaliações AV2. Período: Março/2019

Cronograma de Avaliações AV2. Período: Março/2019 Cronograma de Avaliações AV2 Professora: Bruna Soares da Guia Turma: 1ºA Bimestre: 1º Período: Março/2019 18/03/19 PORTUGUÊS Ordem alfabética, gênero textual: receita e lista, construção de palavras, alfabeto

Leia mais

MÁSCARAS DE CARNAVAL. Veja o exemplo:

MÁSCARAS DE CARNAVAL. Veja o exemplo: MÁSCARAS DE CARNAVAL O carnaval é uma das melhores festas do ano. Sempre divertida, a festa também é comemorada entre nossos baixinhos na escola. Uma boa atividade para fazer com os pequenos é imprimir

Leia mais

Cronograma de Avaliações AV1. Período: MAIO/2019

Cronograma de Avaliações AV1. Período: MAIO/2019 Cronograma de Avaliações AV1 Professora: Erika Beatriz Amorim Turma: 1ºB Bimestre: 2º Período: MAIO/2019 06/05/19 HISTÓRIA A família, como é minha família, onde moram as famílias, minha casa. (Livro integrado

Leia mais

Atividades de ortografia para imprimir

Atividades de ortografia para imprimir Atividades de ortografia para imprimir Atividades de português com ortografia para imprimir, com as seguintes letras do alfabeto: G e J, P e B, Ch e X, Lh, SS e Sc, entre outros exercícios do tipo: Vamos

Leia mais

Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano

Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano Síntese da Planificação da Área de Português - 1º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (Carga horária: Português

Leia mais

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 O que você vai encontrar neste material? Hola! Neste material complementar da Aula 2 da Semana do Espanhol de Verdade eu vou te mostrar : Revisão

Leia mais

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita.

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita. Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita. Este Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita é um excelente recurso para trabalhar o Dia da Consciência Negra que é comemorado em 20 de novembro em todo

Leia mais

PLANEJAMENTO (PARLENDAS) Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial.

PLANEJAMENTO (PARLENDAS) Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial. PLANEJAMENTO (PARLENDAS) Professor (a):sandra Regina Menti NOME DA ATIVIDADE: Competências Objetivos TRABALHANDO LENDAS Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial. Introduzir palavras referentes

Leia mais

155 ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

155 ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL 155 ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL A Educação infantil começando a partir do maternal compreende a fase da idade da criança até 5 anos. Hoje trouxe para vocês, professores, 155 atividades para educação

Leia mais

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS História, Geografia e Ciências 1º Período - Quem sou eu? - O que muda com o tempo. - Você criança. - Datas Comemorativas: Carnaval, Páscoa, Dia internacional da Mulher, índio, Tiradentes, Descobrimento

Leia mais

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 4. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 4. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PARQUE PRÉ 1: PRÉ 1 - Módulo 4 Orientações ao professor Módulo 4...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Relembrar o conceito sobre os meios de comunicação e mostrar o rádio e a televisão como veículos

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO ENCONTRE 1 Objetivos: - Realizar operações de adição e/ou subtração. - Estimular o cálculo mental. - Compor o número 1 com duas parcelas. Número de jogadores: 2 ou 4. Materiais:

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Atividade fotocopiada

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Atividade fotocopiada MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica 2ª E 3ª AULA Parlendas atividade prática ( colorir painéis de acordo com o que estão ouvindo)

Leia mais

Contar e desenhar as somas Aulas de Terça-Feira

Contar e desenhar as somas Aulas de Terça-Feira Aulas dadas: Conteúdos e tarefas da Semana- 101 Semana de 28 a 1º de abril de 2016 Ligar os números ao conjunto Contar e desenhar as somas ------------------------------ Texto coletivo Era uma vez. Após

Leia mais

Nada melhor do que trabalhar temas ligados ao nosso país... Confira os assuntos tratados na revista:

Nada melhor do que trabalhar temas ligados ao nosso país... Confira os assuntos tratados na revista: Nada melhor do que trabalhar temas ligados ao nosso país... Confira os assuntos tratados na revista: Consciência Negra Proclamação da República Desenhos brasileiros Semana de Arte Moderna Simbolismo na

Leia mais