Cartilha da Política Nacional de Resíduos Sólidos. ara crianças

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cartilha da Política Nacional de Resíduos Sólidos. ara crianças"

Transcrição

1 Cartiha da Poítica Naciona de Resíduos Sóidos ara crianças

2 1 Presidente da ABES-SP Aceu Guérios Bittencourt Presidente do SELUR Ariovado Caodagio Coordenação Roseane Maria Garcia Lopes de Souza Equipe Ágatha Cristina Reis Veiga Améia dos Santos Ana Lúcia Brasi Ana Lucia Montoro Ana Paua Rogers Caroine Sacute Cássia Reis Céia G. Casteó Deaine Romano Eis Regina de Oiveira Eisangea Cavacante Sobra Emiia Wanda Rutkoski Francisco Luiz Rodrigues Irady Montenegro Jussara Kai Maei Estrea Borges Nataia Fernanda de Souza Santos Nina Oro Odair Luiz Segantini Ricardo Ribeiro Roberta Rodrigues Roseane Maria Garcia Lopes de Souza Teresa Viac Produção Editora Limiar Coordenação Revisão Projeto Gráfico Iustração Associação Brasieira de Engenharia Sanitária e Ambienta ABES-SP Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de SP SELUR.editoraimiar.com.br Norian Segatto Urie Pedrosa Michaea Pivetti Bira Dantas Rua Eugênio de Medeiros, 22 6º andar Pinheiros São Pauo/SP Teefone: abes-sp.org.br Av. Pauista 807 cj. 118/123 Cerqueira Cesar São Pauo/SP Fone/fax: (11) seur.com.br São Pauo, 2015 Direitos autorais: permitida a reprodução tota ou parcia,desde que citada a fonte O iá, eu sou o Pedrinho e quero participar de seu dia a dia, estimuar ações de consciência para uma vida saudáve e sustentáve, com informações, dicas e expicar um pouco a nossa Poítica Naciona de Resíduos Sóidos. Em casa, na rua, em viagem ou na escoa, há muitas oportunidades para pensar e agir. Vamos começar? Boa eitura!

3 O que são resíduos sóidos? Qua é a importância da Lei n o /10? O ixo hoje é chamado de resíduos sóidos. O assunto resíduos sóidos é tão importante que São considerados resíduos todos os tipos de materiais, virou uma poítica púbica no Brasi, que mostra para a substâncias ou objetos descartados, resutantes sociedade aquio que deve ser feito peo Governo com a da natureza ou das atividades humanas. participação da popuação. Muitos desses podem ser reaproveitados, A ei que trata dos resíduos sóidos é a Lei Federa 2 3 reutiizados por nós ou votar para as indústrias /10 que estabeece quem deve fazer o quê, como para se transformarem em outras coisas. podemos contribuir para vivermos em um ambiente O que não se aproveita é chamado de rejeito. com mehor quaidade de vida. Apesar de serem conhecidos como resíduos Mas uma ei não funciona sozinha, há outras eis sóidos, essas substâncias podem ser semissóidas, importantes que devem ser consideradas em conjunto íquidas ou gasosas. com a Poítica Naciona de Resíduos Sóidos, como as Poíticas Nacionais de Saneamento (Lei 11.5/2007), >> REAPROVEITÁVEL: parte dos resíduos que pode de Educação Ambienta (Lei 9.795/1999) e o Estatuto ser recicado, reutiizado ou compostado. da Cidade (Lei /2001). >> REJEITO: ixo que não pode ser recicado. Art. 1º Do objeto e do campo de apicação. Art. 3º Item XVI Definições. Art. 9º Ordem de prioridades. Art. 2º Leis que integram. Art. 3º item VII e VIII Disposição fina ambientamente adequada. Art. 13º Cassificação dos Resíduos. Decreto nº 7.0/10.

4 O que temos de novo na Lei n o /10? A ei orienta que para um consumo consciente primeiro devemos pensar o que fazer para não gerar resíduos, não desperdiçar e ficar muito atentos na hora de comprar ou consumir aguma coisa. Se não tem jeito de não gerar resíduos precisamos diminuir a quantidade do que vai se tornar ixo, como, por exempo, pensar em como reutiizar as embaagens ou na maneira como a gente se aimenta, aproveitando os aimentos para evitar o desperdício. Todos somos responsáveis e devemos cumprir 5 Outra orientação da Lei é que tudo que for a ei, porque todo mundo gera resíduos: então, possíve ser reutiizado ou recicado deve ser feito a responsabiidade é dos governos (federa, estaduais Quem precisa cumprir a ei? e só o que e municipais), das empresas e da popuação. não der Os governos devem fazer panos para o manejo mesmo é correto dos resíduos e a popuação deve conhecer que vai virar e coaborar para que esses panos deem certo. rejeito e ter As empresas, os comerciantes, órgãos púbicos, as a coeta e escoas, enfim, todos devem panejar como destinar tratamento de forma correta os resíduos para que os espaços adequados. onde a gente vive sejam mais saudáveis e impos. Art. 3º Itens VII, VIII, XIII, XIV, XV, XVIII Definições. Art. 7º Dos Objetivos. Art. 9º Das prioridades. Decreto nº 7.0/10 Art. 35º Prioridades. Art. 1º 1 Observância da ei. Decreto nº 7.0/10 Art. 5º, 6º, 7º Dos geradores de resíduos.

5 Para quem foi feita a ei? Para todos nós! Adutos e crianças da cidade, do campo e da foresta, Governo, empresas, catadores, fabricantes etc. 6, 7 Definições importantes Geradores de resíduos sóidos: Todos geram resíduos sóidos nas suas atividades, sejam pessoas, Governo, empresas ou comércio. Gestão integrada de resíduos sóidos: Conjunto de ações que busca soucionar o probema dos resíduos sóidos de forma a considerar as dimensões poíticas, econômicas, ambientais, cuturais e sociais, com controe socia e sob a premissa do desenvovimento sustentáve. Art. 3º item IX Definições. Decreto nº 7. 0/10 Art. 5º, 6º, 7º Dos geradores de resíduos.

6 Quem é responsáve peos resíduos dos produtos que a gente consome? Todos somos responsáveis por cuidar corretamente dos resíduos que geramos. 8 Como devemos cuidar dos nossos resíduos? Precisamos cuidar dos resíduos acondicionando corretamente (sacos, ixeiras, tambores, conteiners), dispondo em ocais adequados para que não ocorram probemas como contaminação das águas, do soo, do ar e o aparecimento de doenças. Também são responsáveis as empresas que produzem e vendem o que consumimos e as prefeituras que organizam o sistema para que a popuação saiba como fazer direito. Responsabiidade compartihada peo cico de vida dos produtos: depende de todos os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, serviços púbicos de impeza urbana e de manejo dos resíduos sóidos, visando minimizar o voume de resíduos sóidos e rejeitos gerados e reduzir os impactos causados à saúde das pessoas e ao meio ambiente. 9 Art. 3º XI Definições. Decreto nº 7.0/10 Art. 3º XVII Definições. Decreto nº 7.0/10

7 Como os resíduos podem ser reaproveitados? Existem várias maneiras de reaproveitar os Quais os principais resíduos que devem ser devovidos, resíduos, como os 5Rs, que trataremos mais à frente. A novidade que a Lei trouxe é a responsabiidade 10 após o uso, ao setor empresaria? 11 de quem produz o produto em pegar de vota os resíduos, como, por exempo, as embaagens, { ou outros resíduos istados na ei. Isso se chama ogística reversa. Embaagens de agrotóxicos Logística reversa: É o conjunto de ações, Pneus procedimentos e meios destinados a viabiizar Óeos ubrificantes a coeta e a restituição dos resíduos sóidos ao setor Lâmpadas empresaria, para reaproveitamento, em seu cico Eetroeetrônicos ou em outros cicos produtivos, ou outra destinação Pihas e baterias fina ambientamente adequada. Medicamentos Art. 3º XVII Definições. Decreto nº 7.0/10 Art. 3º IV; XII Definições. Art. 33 Logística reversa. Decreto nº 7.0/10

8 A impeza da cidade é de responsabiidade das prefeituras, como, também, a coeta e quem produz menos tem que ter agum benefício e a destinação dos resíduos da nossa casa, (Pouidor-pagador e o protetor-recebedor); 12 mas é muito importante fazermos Temos que dar vaor aos resíduos porque têm 13 a nossa parte, como reduzir o consumo para materiais que podem ser reaproveitados e isso mehora produzir menos resíduos e evitar sujar a cidade. Serviços de impeza urbana e manejo de resíduos sóidos: conjunto de atividades que incui coeta, varrição, capina, poda de árvores em vias púbicas, transporte, transbordo, tratamento e destino fina do ixo doméstico e do ixo originário da varrição e impeza de ogradouros e vias púbicas. Art. 3º XIX Definições. Decreto nº 7.0/10 E os resíduos da cidade, das ruas e das praças? Quais são os princípios importantes da Lei? A Lei /10 expica vários princípios importantes: Precisamos cuidar dos resíduos para evitar probemas para as pessoas e o meio ambiente, nem agora nem no futuro (Prevenção e precaução); Quem gera mais resíduo deve pagar mais por isso o meio ambiente, gera trabaho e renda, permite criar novas maneiras de produzir usando menos água e energia e aproveitando os materiais já utiizados; mehora a impeza e a saúde para a popuação agora e no futuro. A gestão dos resíduos sóidos deve considerar as variáveis ambienta, socia, cutura, econômica, tecnoógica, de saúde púbica, desenvovimento sustentáve, ecoeficiência e o reconhecimento do resíduo sóido reutiizáve e recicáve, como um bem econômico e de vaor socia, gerador de trabaho e renda e promotor de cidadania.

9 Quais são os princípios importantes da Lei? Quais são os principais objetivos da Lei naciona de resíduos sóidos? A participação de todos: prefeituras, empresas, comerciantes e a popuação têm que participar, pensar e agir corretamente, cada um fazendo a sua parte para que os resíduos sejam reaproveitados ao máximo; A cooperação entre as diferentes esferas do poder púbico, o setor empresaria e demais segmentos da sociedade; tratamento dos resíduos sóidos, bem como disposição A responsabiidade compartihada peo cico fina adequada dos rejeitos; 1 de vida dos produtos; Gestão integrada de resíduos sóidos; 15 A educação ambienta em função das Adoção de padrões sustentáveis de produção especificidades ocais, pois cada popuação tem probemas diferentes e as souções têm que prever isso, incusive como educar os adutos e as crianças. >> Se todos agirem corretamente e acompanharem como os governos e as empresas estão trabahando, teremos mehor quaidade de vida e cidadania. A Lei /10 estimua várias atitudes de todos os responsáveis: Proteção da saúde púbica e da quaidade ambienta; Não geração, redução, reutiização, recicagem e e consumo de bens e serviços; Adoção, desenvovimento e aprimoramento de tecnoogias impas como forma de minimizar impactos ambientais; Redução do voume e da pericuosidade dos resíduos perigosos. Art. 6º Dos Princípios. Decreto nº 7.0/10

10 Quais são os principais objetivos da Lei naciona de resíduos sóidos? Quando as pessoas ou empresas compram aguma coisa devem dar preferência para o que é recicáve, ou já foi recicado. Todas as informações precisam estar nos produtos, nas embaagens ou nos rótuos. Assim, podemos fazer boas opções, mudar e mehorar toda a história em reação aos resíduos, vaorizando os materiais, gerando trabaho e renda, principamente para as pessoas que mais precisam e são fundamentais no processo, que são os catadores de materiais recicáveis. Essa maneira de agir incentiva Mais do que uma proposta de manejo de resíduos, a indústria e as prefeituras a fazerem a sua parte e os 5 R s servem para a gente embrar do que mehorar a quaidade de vida. Todos têm que ser beneficiados com o correto manejo dos resíduos. Por exempo, a coeta não pode ser feita só em agumas ruas. A coeta seetiva, também de resíduos orgânicos, como as cascas e restos de aimentos, deve ser feita e, sempre que possíve, devemos fazer a compostagem, que é a transformação. Art. 7º Dos Objetivos. Decreto nº 7.0/10 O que são os 5R s? é importante: os cuidados ambientais, de saúde, sociais e econômicos que precisamos ter, e as atitudes, em ordem de importância, em reação aos resíduos, desde o consumo, a geração até o descarte. >> O 1 o R é repensar nossos hábitos de consumo, quando vamos às compras. >> O 2 o R é recusar produtos que fazem ma pra gente, causem danos para o meio ambiente ou à nossa saúde. >> O 3 o R é reduzir a geração de resíduos, individuamente e coetivamente. >> O o R é reutiizar sempre que possíve. >> O 5 o R é recicar.

11 Quanta coisa poderia ser consertada, transformada ou usada novamente. Roupas podem ser doadas ou recosturadas, ivros devem ser cuidados e doados para que outras pessoas possam er e vários objetos podem virar brinquedos ou artefatos de decoração. Depois que reaizarmos os R s, se ainda assim sobrarem resíduos, então, aí sim, precisamos pensar em formas de transformá-os em novos produtos, 18 mandando para a coeta seetiva. Os resíduos de quem mora nas cidades. separados vão para as indústrias e podem ser Resíduos de impeza urbana e resíduos sóidos 19 transformados novamente no mesmo objeto, como é o urbanos: são os da impeza e varrição das ruas e das caso da garrafa de vidro ou atinha de aumínio, ou em quaquer outro, como bades, tapetes, tintas e até fios praças da cidade e os que são jogados nos espaços púbicos. Resíduos dos comércios ou dos serviços: são para roupas. Art. 9º Das prioridades. Decreto nº 7.0/10 Quais os principais tipos de resíduos que são tratados na Lei? Resíduos domiciiares: são os resíduos das casas, especiamente parecidos com os domiciiares. Se tem uma quantidade muito grande, são chamados de grandes geradores, e nesse caso tem que se contratar a coeta, de forma correta, conforme a regra da cidade. Resíduos industriais: o que sobra nas fábricas, durante ou depois da fabricação de produtos. Resíduos de serviços de saúde: são resíduos de hospitais, postos de saúde, cínicas, consutórios e outros serviços de saúde, e se forem perigosos ou causarem danos precisam ser coetados de forma separada.

12 Quais os principais tipos de resíduos que são tratados na Lei? O que são os panos de resíduos sóidos, e qua é o pape dos catadores? Resíduos da construção civi: são restos que ficam nas construções, reformas, reparos ou demoições de obras. Por isso as obras devem ser bem panejadas e sempre buscar reaproveitar esses restos. Sempre que existirem catadores ou associações de Resíduos agrossivopastoris: são os gerados catadores numa cidade, ees devem ser incuídos, já 20 nas fazendas de gado ou de pantio e tem que ter que são responsáveis pea coeta seetiva e mehoria da 21 cuidados especiais, principamente se tiver embaagens quaidade de vida e do nosso meio ambiente. dos produtos químicos. Resíduos de serviços de transportes: são resíduos de portos, aeroportos, rodoviários e ferroviários, principamente dos terminais que recebem pessoas de outros países. Resíduos de mineração: são os resíduos de atividades igadas à mineração, como, por exempo, de ferro, ouro e outros metais, que muitas vezes usam produtos químicos perigosos. Os resíduos podem ser perigosos e não perigosos e têm que ser tratados de forma diferente, com muita responsabiidade, para não causar probemas de saúde ou contaminação do ambiente. A Lei /10 diz que as cidades e as empresas precisam panejar de que forma irá funcionar corretamente a coeta e a destinação dos resíduos. Art. 3º item X Das Definições. Art. 8º Dos Instrumentos. Art. 1º, 15º, 16º ao 2º, 31º, 39º Sobre os Panos. Catadores: Art. 7º, item XII Dos Objetivos.

13 A maior parte dos resíduos domiciiares é composta por restos de comida. Nos jardins, nas praças e nos canteiros há muitas fohas que são varridas peos trabahadores das prefeituras. um oca adequado para isso, chamado de Ecoponto. Todos esses resíduos, chamados orgânicos, podem e Se não tiver o Ecoponto, ou tiver muita quantidade devem ser reaproveitados por meio da compostagem, de resíduos, o construtor deve providenciar caçambas que é uma forma muito simpes de produzir adubo para que esse resíduo da construção ou demoição natura. O composto produzido pode ser usado para pantio de jardins e, se feito corretamente, pode ser usado para hortas. As hortas com hortaiças, temperos e egumes, pantadas com esses compostos naturais são de ótima quaidade e não precisam de adubos químicos, o que contribui para uma aimentação saudáve. O que é compostagem e porque é importante na Lei? Art. 3º, item VII Das definições; Art. 36º, item V Da responsabiidade compartihada. Decreto nº 7.0/10 E os resíduos das construções e reformas? O resíduo de quem constrói deve seguir o mesmo princípio dos 5Rs. Toda obra deve gerar o mínimo possíve de resíduos e utiizar materiais com pouca matéria prima, de baixo consumo de água e energia eétrica. No fina, se tiver resíduos e se a quantidade não for muito grande (até 1m³) agumas cidades têm seja encaminhado corretamente para a recicagem ou para o aterro. Se os materiais estiverem separados corretamente, podem ser reaproveitados em outras obras.

14 A ei faa de área contaminada, mas o que é isso? E o óeo de cozinha? Quanto menos comida frita a gente consumir, mehor, pois a fritura não faz bem à saúde. Mas o óeo que sobra das frituras nunca deve ser jogado no rao, pois acaba entupindo a tubuação e contaminado o meio ambiente. O óeo deve ser recicado, transformado em sabão ou até usado para produzir combustíve. Áreas contaminadas são ocais onde foram despejados resíduos contaminantes de forma errada, como por exempo: gasoina, óeo diese ou outros resíduos misturados com substâncias perigosas, criando probema ao meio ambiente e à saúde púbica. Em muitos desses ocais têm 2 25 pessoas morando. Art 3º itens II e III Das definições; Art. 19º item XVIII Do pano municipa; Art. 2, item VI Dos instrumentos econômicos.

15 Tipos de resíduos Lata de aumínio Restos de comida Entuho Riscos à saúde e ao meio ambiente Jogada em terreno ou no quinta provoca o aparecimento de ratos e baratas. Pode acumuar água com risco de dengue. Jogados em terreno provocam aparecimento de ratos, baratas e contaminam o soo e a água. Provoca aparecimento de escorpião e cobras, causa enchentes e é criadouro de animais sinantrópicos*. Quais são os resíduos mais comuns gerados em casa, os probemas que = causam, como acondicioná-o e qua a destinação correta? Como acondicionar para coeta mehor resíduos ao meio ambiente Qua a Tipos de Riscos à saúde e domiciiar ou destinação específica Recicagem Vidro Materia que corta e pode machucar as pessoas. Lixeiras para recicagem, sacos pástico para coeta de recicáveis ou resíduo sóido seco. Sacos pásticos para resíduo sóido orgânico ou mohado. Não vai para coeta domiciiar, procure ver uma coeta especia. Recicagem de aguns materiais. Pape, papeão, pástico e garrafa pet Lâmpada fuorescente Jogado em terreno ou na rua pode causar enchente, aém de servir de abrigo a animais que causam doenças. Resíduo perigoso por conter mercúrio que pode causar doenças e contaminar o soo. Como acondicionar para coeta domiciiar ou específica Embruhar em jorna e marcar com caneta grossa VIDRO. Lixeiras para recicagem, sacos pásticos para coeta de recicáveis ou de resíduo sóido seco. Preferenciamente na mesma embaagem em que foi retirada para substituir a queimada. Qua a mehor destinação Recicagem Compostagem Recicagem Recicagem >> *ANIMAIS SINANTRÓPICOS: são aquees que se adaptaram a viver perto das pessoas, mas que trazem doenças como ratos, baratas e aranhas Eetro-eetrônicos Medicamentos, seringas e aguhas Podem conter substâncias perigosas e, quando perfuro-cortante, podem ferir as pessoas. Resíduos que contêm substâncias químicas perigosas. Para cortante acondicionar em recipientes rígidos. Resíduos de ogística reversa, responsabiidade do fabricante. Há ocais de entrega (postos de saúde, farmácias etc.) Há ocais de entrega (ojas, supermercados etc.)

16 Quais as doenças que podem se reacionar com a presença de resíduos sóidos descartados de forma errada no ambiente? Vetores Ratos Formas de transmissão Pea mordida, urina e fezes Por meio da puga que vive no corpo do rato. Principais doenças Febres por mordedura de rato Leptospirose / Samoneoses Peste bubônica / Tifo murino Febre tifóide / Hantavirose Sarnas e Micoses. Moscas Por via mecânica (através das asas, patas e corpo). Por meio das fezes e saiva. Febre tifóide / Samoneose Disenteria. Mosquitos Através da picada da fêmea. Dengue, Eefantíase, febres e dermatites. Baratas Pombas Por via mecânica (através das asas, patas e corpo) e peas fezes. Por via mecânica (através das asas, patas e corpo) e peas fezes. Febre tifóide / Aergias Samoneoses / Diarreias Asma e outras. Aergia / Samoneose Psitacos / Pseudotubercuose Ornitose /Candidíase Encefaite e outras. A gora que você conhece mais sobre os resíduos sóidos e sua destinação, vamos ajudar a preservar o meio-ambiente e a saúde de toda a comunidade

17 , Apicando o tema Resíduos Sóidos no currícuo escoar e diaogando com a comunidade escoar, por meio de pesquisas, muita coisa pode ser feita. Vamos istar agumas: NA SALA DE AULA Trabahando nas escoas com o tema Temas importantes para paestras na escoa. >> Os 5R s: Repensar Recusar Reduzir Reusar Recicar; >> Conscientizar sobre a reação entre padrões de Produção, de Consumo e de Descarte; >> Conhecendo a Lei nº /2010, que institui a Poítica Naciona de Resíduos Sóidos e o Decreto Reguamentador nº 7.0/10, os estudantes conseguem perceber o que compete aos municípios, aos estados e ao governo federa reaizarem para que os resíduos sóidos possam ser adequadamente tratados. dos resíduos sóidos >> Apicar a Resoução CONAMA (Conseho Naciona do Meio Ambiente) 22/10, que estabeece diretrizes para as campanhas, ações e projetos de educação ambienta. >> Verificar a situação atua do município em reação às eis sobre a coeta, transporte, tratamento e disposição adequada dos resíduos sóidos. >> Conhecer e verificar como pode ser ou como é apicada a ogística reversa. Perguntas importantes para subsidiar as atividades em pesquisas escoares >> Quais tipos de resíduos sóidos são gerados na sua escoa? >> Como são separados e descartados os resíduos sóidos da escoa? 30 31

18 , >> Como são separados e descartados os resíduos sóidos na comunidade? Existe coeta de resíduos no município? Como ea é feita? Como são tratados esses resíduos? >> Existe aguma associação de catadores no município? Que tipo de contato a escoa tem com a associação e/ou com catadores avusos? >> Nas ruas perto da escoa há ixeiras? Eas são usadas? >> Há ixeiras na escoa para fazer separação do ixo orgânico dos demais resíduos? Eas são usadas corretamente? >> Há programas de reutiização e recicagem na sua comunidade? Quais são as maiores dificudades em praticar os 5R s? >> Na escoa é feita a compostagem? (técnica que transforma materia orgânico restos de aimentos, por exempo em adubo). E na comunidade do entorno? Tem horta? A escoa trabaha com aproveitamento integra de aimentos? >> Queimar o ixo é uma prática comum na sua comunidade? >> Os córregos e rios perto da escoa servem como depósitos de ixo? >> Que doenças que podem estar reacionadas com os resíduos? >> Onde se pode entregar para descarte no seu bairro, os medicamentos, aguhas e seringas usadas, bem como itens como eetroeetrônicos? >> Quais sugestões poderiam ser feitas para evitar o descarte inadequado de resíduos em terrenos badios?

19 Z Fim Patrocínio

Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu?

Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu? Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu? Puxa, o lixo é mesmo um problema muito sério. Vocês sabiam que muitos animais silvestres estão morrendo porque confundem lixo com comida? Sério?

Leia mais

17 Como escolher um extintor de incêndio?

17 Como escolher um extintor de incêndio? A UA UL LA Como escoher um extintor de incêndio? O que você vai aprender Como apagar fogo Tipos de incêndios Tipos de extintores O que fazer em caso de incêndio? Seria bom já saber O que é fogo Composição

Leia mais

Vamos reciclar plásticos?

Vamos reciclar plásticos? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos recicar pásticos? O que você vai aprender Poietienos: tipos e obtenção Diferentes tipos de pástico Usos de pásticos Recicagem de pásticos Vantagens dos pásticos

Leia mais

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo Amanda Aroucha de Carvalho Reduzindo o seu resíduo 1 Índice 1. Apresentação 2. Você sabe o que é Educação Ambiental? 3. Problemas Ambientais 4. Para onde vai o seu resíduo? 5. Soluções para diminuir a

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI 12.305 / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010

Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI 12.305 / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010 Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS LEI 12.305 / 08/ 2010 DECRETO 7.404/ 12/ 2010 Cenário brasileiro de resíduos sólidos Aumento da: População nas cidades 50% mundial 85% Brasil (IBGE, 2010).

Leia mais

Descobrimos como fabricar soda cáustica!

Descobrimos como fabricar soda cáustica! Descobrimos como fabricar soda cáustica! O que você vai aprender Recicagem de pape Fabricação de pape Produção de hidróxido de sódio: eetróise Partícuas carregadas: íons Indicadores Seria bom já saber

Leia mais

Reciclagem de Materiais COLETA SELETIVA

Reciclagem de Materiais COLETA SELETIVA Reciclagem de Materiais COLETA SELETIVA COLETA SELETIVA Conheça algumas medidas importantes para não poluir o meio ambiente na hora de jogar fora o seu lixo Já é inquestionável hoje a importância da reciclagem

Leia mais

12 Por que o oxigênio do ar não acaba?

12 Por que o oxigênio do ar não acaba? A UA UL LA Por que o oxigênio do ar não acaba? O que você vai aprender Substância simpes Substância composta Cico do carbono na natureza Como as pantas transformam gás carbônico em oxigênio Decomposição

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional

Ideal Qualificação Profissional 2 0 1 1 Finalista Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Vencedora Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Finalista Nacional Categoria Serviços de Educação Apresentação O desenvolvimento

Leia mais

A terra limpa a água?

A terra limpa a água? A UUL AL A A terra impa a água? Souções Misturas Mistura: - homogênea - heterogênea Fenômeno natura Conceito de experiência O que você vai aprender Mistura Dissover Fitrar Seria bom já saber O jornaeiro

Leia mais

é lei Agora Política Nacional de Resíduos Sólidos poder público, empresas, catadores e população Novos desafios para

é lei Agora Política Nacional de Resíduos Sólidos poder público, empresas, catadores e população Novos desafios para Política Nacional de Resíduos Sólidos Agora é lei Novos desafios para poder público, empresas, catadores e população Marco histórico da gestão ambiental no Brasil, a lei que estabelece a Política Nacional

Leia mais

Como limpar derramamentos de

Como limpar derramamentos de Como impar derramamentos de petróeo? A UU L AL A Transformação do nitrogênio em fertiizantes Limpeza de derramamentos de petróeo Soubiização do oxigênio na água Interação entre moécuas de água Pontes de

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE

INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE 12:43 Page 1 INSTRUÇÕES PARA A COLETA SELETIVA DO LIXO E DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE Jardins é Page 2 LIXO UM PROBLEMA DE TODOS Reduzir a quantidade de lixo é um compromisso de todos. Uma pessoa é capaz

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

Cursos Profissionalizantes

Cursos Profissionalizantes Cursos Profissionaizantes O Teecurso Profissionaizante foi feito para você que está à procura de profissionaização; para você que está desempregado e precisa aprender uma profissão; para você que já estuda

Leia mais

O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa. entendia nada! Tinha que decorar tudo!

O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa. entendia nada! Tinha que decorar tudo! A UA UL LA Eu Química O que você vai aprender Ciência Química Matéria Substância Progresso tecnoógico Novos materiais Como faz o cientista Seria bom já saber Para inicar o seu curso de Química, procure

Leia mais

ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL

ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL ENSINO DE QUÍMICA: VIVÊNCIA DOCENTE E ESTUDO DA RECICLAGEM COMO TEMA TRANSVERSAL MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: Ana.duartemendonca@gmail.com RESUMO

Leia mais

É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.

É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. É o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. REDUZIR REUTILIZAR RECUPERAR RECICLAR A redução deve ser adaptada por

Leia mais

Leiaute ou arranjo físico

Leiaute ou arranjo físico Leiaute ou arranjo físico A UU L AL A Quaquer posto de trabaho, incusive o nosso, está igado aos demais postos de trabaho, num oca quaquer de uma empresa. Esse oca pode ser uma área grande ou pequena.

Leia mais

Prof. Paulo Medeiros

Prof. Paulo Medeiros Prof. Paulo Medeiros Em 2010 entrou em vigor no Brasil a lei dos Resíduos Sólidos. Seu objetivo principal é diminuir a destinação incorreta de resíduos ao meio ambiente. Ela define que todas as indústrias,

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial.

Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial. Lixo reflexo da sociedade Definição Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial. Todo lixo gerado pode ser classificado em dois tipos:orgânico

Leia mais

Fique de bem. com a natureza!! Turma do Lixildo em:

Fique de bem. com a natureza!! Turma do Lixildo em: Fundado em agosto de 2003, o Instituto Kautsky é uma Associação sem fins lucrativos que tem como missão estabelecer a harmonia do homem com o meio ambiente pesquisando, promovendo e disseminando conhecimentos

Leia mais

Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa

Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa Cristina R. Wolter Sabino de Freitas Departamento Ambiental O mundo será obrigado a se desenvolver de forma sustentável, ou seja, que preserve

Leia mais

Resíduos Sólidos. Planos, Erradicação de Lixões e Logística Reversa. Comitê de Articulação Federativa - CAF MMA/SRHU 24MAR2014

Resíduos Sólidos. Planos, Erradicação de Lixões e Logística Reversa. Comitê de Articulação Federativa - CAF MMA/SRHU 24MAR2014 Resíduos Sóidos Panos, Erradicação de Lixões e Logística Reversa Comitê de Articuação Federativa - CAF MMA/SRHU 24MAR2014 I- Considerações GERAIS POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Lei 12.305 (02AGO2010)

Leia mais

PROJETO CAVALO DE LATA CICLO PALESTRAS ABRALATAS 2013 BELO HORIZONTE MG

PROJETO CAVALO DE LATA CICLO PALESTRAS ABRALATAS 2013 BELO HORIZONTE MG PROJETO CAVALO DE LATA CICLO PALESTRAS ABRALATAS 2013 BELO HORIZONTE MG O QUE É O CAVALO DE LATA? O Cavalo de Lata é um sonho antigo, que depois de muitas pesquisas e conversas informais, se torna cada

Leia mais

A Política Nacional de Resíduos Sólidos e a questão dos Resíduos Sólidos Urbanos no Estado do Rio de Janeiro. Quanto à origem Sujeitos à lei

A Política Nacional de Resíduos Sólidos e a questão dos Resíduos Sólidos Urbanos no Estado do Rio de Janeiro. Quanto à origem Sujeitos à lei A Política Nacional de Resíduos Sólidos e a questão dos Resíduos Sólidos Urbanos no Estado do Rio de Janeiro. A política Nacional de resíduos sólidos é muito importante na história do gerenciamento de

Leia mais

Sustentabilidade: A Visão do Ministério Público

Sustentabilidade: A Visão do Ministério Público WORKSHOP NOVAS DEMANDAS AMBIENTAIS E SEUS IMPACTOS ECONÔMICOS NA INDÚSTRIA DO VIDRO Sustentabilidade: A Visão do Ministério Público SÃO PAULO - MARÇO/2015 LEI DE POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (Lei

Leia mais

Gari e Coletores de Lixo

Gari e Coletores de Lixo Gari e Coletores de Lixo Introdução O nome gari nasceu em homenagem ao empresário Aleixo Gary que em 11 de Outubro de 1876, assinou contrato com o Ministério Imperial para fazer o serviço de limpeza da

Leia mais

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO (Módulo: Resíduos Sólidos) Rio Claro SP

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO (Módulo: Resíduos Sólidos) Rio Claro SP PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO (Módulo: Resíduos Sólidos) Rio Claro SP LEI Nº 11.445/2007 LEI Nº 12.305/2010 1. OBJETIVOS - Realizar diagnósticos; - Elaborar propostas de intervenções; - Definir

Leia mais

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE

Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Segurança, Meio Ambiente e Saúde QHSE Preservação e Conservação A preservação é o esforço para proteger um ecossistema e evitar que ele seja modificado. Depende também da presença e ação do homem sobre

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

13-09-2010 MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM

13-09-2010 MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM MATERIAIS RECICLÁVEIS, PROCESSO DE RECICLAGEM 1 2 Introdução História da limpeza; Educação Ambiental; Campanhas de Sensibilização, Publicidade; Reciclagem antigamente; Materiais reutilizáveis; Processos

Leia mais

Orientações aos geradores interessados

Orientações aos geradores interessados Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos - GTRS Conselho da APA Federal da Serra da Mantiqueira - CONAPAM Programa de Gestão Ecológica dos Resíduos Sólidos na Região de Visconde de Mauá, Resende, RJ Orientações

Leia mais

Qualquer mistura de gás de cozinha e ar explode?

Qualquer mistura de gás de cozinha e ar explode? A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Quaquer mistura de gás de cozinha e ar expode? Oxigênio presente na atmosfera está próximo do imite máximo de segurança O que você vai aprender Por que combustíveis

Leia mais

Por que o cobre não precisa de proteção?

Por que o cobre não precisa de proteção? Por que o cobre não precisa de proteção? AUUL AL A Sobre o atão A recicagem do cobre Os usos do cobre metáico Decapagem do cobre metáico Especificação de um produto Souções diuídas e concentradas O que

Leia mais

1 Nº 1 - Fevereiro de 2011

1 Nº 1 - Fevereiro de 2011 O Senhor Buriti, guardião do PLANETA para proteger a cidade fez cinco anéis mágicos a partir do arco íris com os poderes do vento, água, terra, fogo e amor. A união dos cinco poderes fazem surgir o capitão

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

É preciso fabricar adubo?

É preciso fabricar adubo? A U L A A U L A Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ É preciso fabricar adubo? O que você vai aprender Eementos essenciais para as pantas Fertiizantes NPK O que é um sa Queima da amônia Produção de ácido

Leia mais

PRODUTOR ORGÂNICO: PARCEIRO DA NATUREZA NA PROMOÇÃO DA VIDA

PRODUTOR ORGÂNICO: PARCEIRO DA NATUREZA NA PROMOÇÃO DA VIDA PRODUTOR ORGÂNICO: PARCEIRO DA NATUREZA NA PROMOÇÃO DA VIDA A natureza trabalha o tempo todo para promover a Vida. Podemos notar isso facilmente observando o que se passa à nossa volta, com plantas nascendo

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jaboticabal

Prefeitura Municipal de Jaboticabal LEI Nº 4.715, DE 22 DE SETEMBRO DE 2015 Institui a Política Municipal de estímulo à produção e ao consumo sustentáveis. RAUL JOSÉ SILVA GIRIO, Prefeito Municipal de Jaboticabal, Estado de São Paulo, no

Leia mais

Filme: Ilha das Flores

Filme: Ilha das Flores Filme: Ilha das Flores Gênero Documentário/Experimental Diretor Jorge Furtado Elenco Ciça Reckziegel Ano 1989 Duração 13 min Cor Colorido Bitola 35mm País Brasil Disponível no Porta Curtas: www.portacurtas.com.br/curtanaescola/filme.asp?cod=647

Leia mais

EXPO 2010 2a. Feira Internacional de Equipamentos e Soluções para Meio Ambiente

EXPO 2010 2a. Feira Internacional de Equipamentos e Soluções para Meio Ambiente Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano EXPO 2010 2a. Feira Internacional de Equipamentos e Soluções para Meio Ambiente A Lei e Políticas Públicas de de Resíduos Sólidos

Leia mais

Jardim Escola Aladdin

Jardim Escola Aladdin Jardim Escola Aladdin Os 4 Rs da Sustentabilidade Rio de janeiro 2016 Objetivo geral Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade

Leia mais

Aula 23.2 Conteúdo Compostagem, reciclagem.

Aula 23.2 Conteúdo Compostagem, reciclagem. Aula 23.2 Conteúdo Compostagem, reciclagem. Habilidades Verificar a importância do correto descarte através do reaproveitamento, reciclagem e reutilização de bens de consumo. 1 Reaproveitamento do Lixo

Leia mais

Do lixo ao valor. O caminho da Logística Reversa

Do lixo ao valor. O caminho da Logística Reversa Do lixo ao valor O caminho da Logística Reversa O problema do lixo A sociedade, hoje, vive com um grande desafio: o lixo. Calcula-se que, por dia, no Brasil, são gerados 1 Kg de resíduos por habitante.

Leia mais

ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Geraldo Antônio Reichert Coordenador da Câmara Temática de Resíduos Sólidos ABES Associação Brasileira de Engenharia Sanitária

Leia mais

Você descartou esses materiais corretamente?

Você descartou esses materiais corretamente? Com o desenvolvimento das cidades, a quantidade de lixo produzida pelas pessoas vem aumentando muito. Em geral, quanto melhor é a condição financeira da população, mais ela consome e mais lixo produz.

Leia mais

Como se pode proteger o ferro?

Como se pode proteger o ferro? Como se pode proteger o ferro? A UUL AL A Todos os componentes de uma bicieta recebem proteção contra ferrugem. A proteção do aço. Gavanização,cromação, zincagem e estanhagem A importância dos óxidos na

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E GESTÃO AMBIENTAL NO CANTEIRO DE OBRAS

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E GESTÃO AMBIENTAL NO CANTEIRO DE OBRAS GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E GESTÃO AMBIENTAL NO CANTEIRO DE OBRAS Conheça os personagens: Qualimestre: Ele está atento a tudo, sempre disposto a ensinar. Cuida do Canteiro de obras como fosse sua casa.

Leia mais

Saneamento Básico COMPLEXO ARAUCÁRIA

Saneamento Básico COMPLEXO ARAUCÁRIA Saneamento Básico COMPLEXO ARAUCÁRIA Olá, caros Alunos, Na aula de hoje, vamos aprender mais sobre o Saneamento Básico, Um novo projeto desenvolvido aqui em nosso Município, chamado COMPLEXO ARAUCÁRIA

Leia mais

RESIDUOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS. De modo geral, podemos dizer que os resíduos domiciliares se dividem em orgânicos e inorgânicos.

RESIDUOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS. De modo geral, podemos dizer que os resíduos domiciliares se dividem em orgânicos e inorgânicos. RESIDUOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS De modo geral, podemos dizer que os resíduos domiciliares se dividem em orgânicos e inorgânicos. Resíduos orgânicos: São biodegradáveis (se decompõem naturalmente). São

Leia mais

Município de Capanema - PR

Município de Capanema - PR LEI Nº. 1.557, DE 20 DE MAIO DE 2015. Dispõe sobre a política municipal de resíduos sólidos do Município de Capanema e dá outras providências. A Câmara Municipal de Capanema, Estado do Paraná, aprovou

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL Reciclagem e Valorizaçã ção o de Resíduos Sólidos S - Meio Ambiente UNIVERSIDADE DE SÃO S O PAULO "PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, o CEMPRE se dedica à promoção

Leia mais

C a m p a n h a I n s t I t u C I o n a l

C a m p a n h a I n s t I t u C I o n a l Viva Melhor! Campanha Institucional CAMPANHA VIVA MELHOR! Camisetas garrafa squeeze saco lixo para carro FOLHETO PROMOCIONAL CAMPANHA Viva Melhor! JUNTOS, PODEMOS CONSTRUIR UM CAMINHO MAIS SOLIDÁRIO E

Leia mais

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES DE SAÚDE 118 IABAS Relatório de Gestão Rio de Janeiro 2010/2011/2012 Programa de Sustentabilidade nas Unidades de Saúde O Programa de Sustentabilidade promove

Leia mais

Coleta seletiva de lixo e Reciclagem

Coleta seletiva de lixo e Reciclagem Etec. Prof. Mário Antônio Verza Coleta seletiva de lixo e Reciclagem Realização: CIPA Responsável CIPA: Micaiser Faria Silva (2015/2016) A reciclagem é o processo de reaproveitamento do lixo descartado,

Leia mais

RESÍDUO SÓLIDO: UM PROBLEMA SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO.

RESÍDUO SÓLIDO: UM PROBLEMA SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO. RESÍDUO SÓLIDO: UM PROBLEMA SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO. POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS LEI Nº 12.305/2010 DECRETO Nº 7.404/2010 O QUE MUDA COM A LEI 12.305/2010? Lixões a céu aberto e aterros

Leia mais

11 Sistemas resolvem problemas

11 Sistemas resolvem problemas A UA UL LA Sistemas resovem probemas Introdução Na aua anterior, mostramos como resover sistemas de duas equações de 1º grau com duas incógnitas. Agora vamos usar essa importante ferramenta da matemática

Leia mais

Departamento de Meio Ambiente DMA/FIESP. Política Nacional de Resíduos Sólidos

Departamento de Meio Ambiente DMA/FIESP. Política Nacional de Resíduos Sólidos Política Nacional de Resíduos Sólidos Setembro de 2010 Esquema de funcionamento DISPOSIÇÕES GERAIS DO OBJETO E CAMPO DE APLICAÇÃO DEFINIÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

Efluentes e dejetos no meio rural Introdução ao manejo, tratamento e disposição final

Efluentes e dejetos no meio rural Introdução ao manejo, tratamento e disposição final Universidade Federal de Pelotas Dept de Veterinária Preventiva Faculdade de Veterinária Disciplina de Saneamento Efluentes e dejetos no meio rural Introdução ao manejo, tratamento e disposição final Prof.

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS Comissão Própria de Avaliação

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS Comissão Própria de Avaliação Comissão Própria de Avaiação Apresentação dos Resutados da Avaiação Gera da UCPe peos Aunos A tabuação abaixo foi feita a partir dos questionários sócio-econômicos do ENADE, dos anos de 01. Estado Civi?

Leia mais

Princípios da Engenharia de Software Aula 01

Princípios da Engenharia de Software Aula 01 Princípios da Engenharia de Software Aua 01 Prof.: José Honorato Ferreira Nunes honorato.nunes@bonfim.ifbaiano.edu.br Materia cedido por: Frankin M. Correia frankin.correia@bonfim.ifbaiano.edu.br Objetivo

Leia mais

Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil: Situação e Perspectivas. Odair Luiz Segantini ABRELPE

Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil: Situação e Perspectivas. Odair Luiz Segantini ABRELPE Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil: Situação e Perspectivas Odair Luiz Segantini ABRELPE Introdução A ABRELPE ABRELPE Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, fundada

Leia mais

site: balcaodoconsumidor.upf.br e-mail: balcaodoconsumidor@upf.br

site: balcaodoconsumidor.upf.br e-mail: balcaodoconsumidor@upf.br Nº 7-1ª edição Ano2013 Equipe Executora: Balcão do Consumidor: Coordenadores: Prof. Dr. Liton Lanes Pilau Sobrinho Prof. Ms. Rogerio da Silva Arte e Execução: Lucas De Toni Reginatto Estagiário: Pedro

Leia mais

Luigi - 1º ano A. A família Pimentel é consciente da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuímos com pequenos atos como:

Luigi - 1º ano A. A família Pimentel é consciente da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuímos com pequenos atos como: Luigi - 1º ano A A família Pimentel é consciente da necessidade da preservação do meio ambiente, contribuímos com pequenos atos como: Coleta seletiva, economia de água (banhos mais curtos, fechar a torneira

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA Política Nacional de Resíduos Sólidos Instituída pela Lei 12.305/2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, após 21 anos de tramitação no Congresso nacional Tem interação

Leia mais

Lixo na escola: Educação ambiental e a Sustentabilidade escolar

Lixo na escola: Educação ambiental e a Sustentabilidade escolar Lixo na escola: Educação ambiental e a Sustentabilidade escolar E.M. Jenny de Andrade Faria Patrícia Mara Nunes de Souza Mariele Rosa Introdução Dentre os reflexos do consumo exagerado, e quase sempre

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA Política Nacional de Resíduos Sólidos Instituída pela Lei 12.305/2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, após 21 anos de tramitação no Congresso nacional Tem interação

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

UNISAL ARTIGO PARA MOSTRA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL AMERICANA 2011

UNISAL ARTIGO PARA MOSTRA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL AMERICANA 2011 UNISAL ARTIGO PARA MOSTRA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL AMERICANA 2011 Autora: Profa. Dra. Melissa Furlan Cursos: Direito e Engenharia Ambiental Área de Pesquisa: Meio Ambiente Título do artigo: O destino

Leia mais

PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO E CAPACITAÇÃO DA COOMSERC COOPERATIVA MISTA DE SERVIÇOS DO CABO DE SANTO AGOSTINHO

PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO E CAPACITAÇÃO DA COOMSERC COOPERATIVA MISTA DE SERVIÇOS DO CABO DE SANTO AGOSTINHO PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO E CAPACITAÇÃO DA COOMSERC COOPERATIVA MISTA DE SERVIÇOS DO CABO DE SANTO AGOSTINHO Cabo de Santo Agostinho, 2010. ÍNDICE 1. Local do Projeto...2 2. Descrição do Projeto...2 3.

Leia mais

SERVIÇOS DE SAÚDE MOSSORÓ

SERVIÇOS DE SAÚDE MOSSORÓ SERVIÇOS DE SAÚDE MOSSORÓ - 2011 CURSO DE GERENCIAMENTO DE RSS LEI 12.305 DE 02 DE AGOSTO DE 2010 Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e

Leia mais

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA DISPOSIÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS Abril/2015 Fazer obras e serviços para transmissão, distribuição e uso de energia. Contribuir para o bem

Leia mais

Como se obtém gasolina de petróleo?

Como se obtém gasolina de petróleo? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Como se obtém gasoina de petróeo? Formação do petróeo Produtos derivados do petróeo Separação dos produtos do petróeo: destiação fracionada O que você vai

Leia mais

Of. nº 21 /2015. Guaporé, 25 de junho de 2015.

Of. nº 21 /2015. Guaporé, 25 de junho de 2015. Of. nº 21 /2015. Guaporé, 25 de junho de 2015. Senhor Presidente, Encaminho nesta Casa Legislativa, para apreciação e votação dos nobres Edis, o projeto de lei legislativa nº 009/2015, que INSTITUI O PROGRAMA

Leia mais

Just-in-time. Podemos dizer que estamos usando a técnica. Conceito

Just-in-time. Podemos dizer que estamos usando a técnica. Conceito A UU L AL A Just-in-time Podemos dizer que estamos usando a técnica ou sistema just-in-time ou, abreviadamente, JIT, quando produzimos ago sem desperdício de matéria-prima; quando soicitamos e utiizamos

Leia mais

A Grande Viagem do Lixo

A Grande Viagem do Lixo Olá! Eu sou a Clarinha a mascote da Lipor. Sempre que me vires, é sinal que alguém está a cuidar do ambiente e a aprender como viver num mundo mais limpo, mais verde. E tu? sabias que... Há 4 R s nossos

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE LEI Nº N 12.305/2010 DECRETO Nº N 7.404/2010

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE LEI Nº N 12.305/2010 DECRETO Nº N 7.404/2010 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOSS LEI Nº N 12.305/2010 DECRETO Nº N 7.404/2010 TRAMITAÇÃO DA PNRS 1989 Projeto de Lei Nº N 354/89 do Senado 1991 Projeto de Lei Nº N 203/91

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NO BRASIL "PANORAMA DA COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, fundado em 1992, o CEMPRE se dedica à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo.

Leia mais

COLETA SELETIVA VIDRO

COLETA SELETIVA VIDRO PROJETO COLETA SELETIVA VIDRO Florianópolis, 29 de abril de 2013 Assessoria Técnica - ASTE Departamento Técnico DPTE 2 1. CONTEXTUALIZAÇÃO As obrigações impostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos

Leia mais

RESPEITO E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

RESPEITO E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL RESPEITO E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL A Comissão Ministerial de Gestão Ambiental foi criada através da Portaria POR-PGJ n 204/08, com o fim de estudar, sugerir e acompanhar a implementação de medidas administrativas

Leia mais

13/09/2014. Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações.

13/09/2014. Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações. 6º Anos Prof. Leonardo F. Stahnke Consiste em usar os recursos do planeta de forma responsável, atendendo às necessidades atuais sem prejudicar as futuras gerações. Para se alimentar, o ser humano abate

Leia mais

A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL INCENTIVA MUDANÇAS E CRIA OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS.

A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL INCENTIVA MUDANÇAS E CRIA OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS. A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL INCENTIVA MUDANÇAS E CRIA OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS. Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Eng.ª Andressa Brandalise Unidade de Assessoria e Inovação Ambiental A legislação

Leia mais

A Importância da reciclagem

A Importância da reciclagem Texto 1 A Importância da reciclagem Vanessa Minuzzi Bidinoto Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. Para compreendermos a reciclagem

Leia mais

PROJETO DE LEI N., DE 2015 (Do Sr. DOMINGOS NETO)

PROJETO DE LEI N., DE 2015 (Do Sr. DOMINGOS NETO) PROJETO DE LEI N., DE 2015 (Do Sr. DOMINGOS NETO) Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para gestão e aproveitamento dos resíduos da construção civil e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL

Leia mais

DICAS PARA UM MUNDO MELHOR

DICAS PARA UM MUNDO MELHOR DICAS PARA UM MUNDO MELHOR Cartilha do Meio Ambiente Mobilização Energia Transporte Água CUIDANDO DO FUTURO Desenvolvimento sustentável define-se como aquele que atende às necessidades do presente sem

Leia mais

Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti.

Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Cartilha de Dengue Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Conhecendo o ciclo biológico do mosquito O Aedes aegypti

Leia mais

O ENGAJAMENTO DA INDÚSTRIA DE TINTAS NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O ENGAJAMENTO DA INDÚSTRIA DE TINTAS NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS O ENGAJAMENTO DA INDÚSTRIA DE TINTAS NA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Há muitos anos, a indústria de tintas, sob a liderança da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), pesquisa

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 4.194, DE 2012 (Do Sr. Onyx Lorenzoni)

PROJETO DE LEI N.º 4.194, DE 2012 (Do Sr. Onyx Lorenzoni) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.194, DE 2012 (Do Sr. Onyx Lorenzoni) Dispõe sobre obrigatoriedade da fabricação, distribuição e utilização de sacolas plásticas fabricadas em material degradável

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO INTEGRADO DE SANEAMENTO BÁSICO E RESÍDUOS SÓLIDOS PRIORIDADE INSTITUCIONAL 4 EIXOS DE ATUAÇÃO ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO

Leia mais

Banco de Boas Práticas

Banco de Boas Práticas Banco de Boas Práticas Nome do Projeto Práticas Educativas Sustentáveis Objetivos - Desenvolver práticas sustentáveis nas atividades escolares, atráves dos projetos realizados nas disciplinas: Ciências,

Leia mais

FACEMA SUSTENTÁVEL: Incorporação de educação ambiental na IES: Pedro Augusto da Silva Soares

FACEMA SUSTENTÁVEL: Incorporação de educação ambiental na IES: Pedro Augusto da Silva Soares FACEMA SUSTENTÁVEL: Incorporação de educação ambiental na IES: Pedro Augusto da Silva Soares Faculdade de ciências e tecnologia do maranhão-facema Caxias/MA pedroftb@hotmail.com.br/coor.educacaoambiental@facema.edu.br

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA Resolução nº 307, de 5 de Julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil, disciplinando as ações

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

10/8/2013. Para se alimentar, o ser humano abate animais, colhe frutos, sementes, etc, recursos naturais que podem ser repostos;

10/8/2013. Para se alimentar, o ser humano abate animais, colhe frutos, sementes, etc, recursos naturais que podem ser repostos; 6º Anos Prof. Leonardo F. Stahnke Consiste em assegurar uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das futuras gerações e ao mesmo tempo atender às necessidades das

Leia mais

A LOGÍSTICA REVERSA DENTRO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Cristiane Tomaz

A LOGÍSTICA REVERSA DENTRO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Cristiane Tomaz A LOGÍSTICA REVERSA DENTRO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Cristiane Tomaz A logística reversa é importante instrumento de desenvolvimento econômico e social previsto na Política Nacional de Resíduos

Leia mais

REGULAMENTO DO 5º CONCURSO DE DESENHO INFANTIL DIADESOL - 2014

REGULAMENTO DO 5º CONCURSO DE DESENHO INFANTIL DIADESOL - 2014 REGULAMENTO DO 5º CONCURSO DE DESENHO INFANTIL DIADESOL - 2014 Disponível no site http://www.abes-sp.org.br/diadesol A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo - ABES-SP

Leia mais

Brasília,Ceilândia - DF QNM 28 Módulo B Fone: 3373-1810/7816-0019 www.recicleavida.com.br

Brasília,Ceilândia - DF QNM 28 Módulo B Fone: 3373-1810/7816-0019 www.recicleavida.com.br Brasília,Ceilândia - DF QNM 28 Módulo B Fone: 3373-1810/7816-0019 www.recicleavida.com.br O QUE É A ASSOCIAÇÃO RECICLE A VIDA A Recicle a Vida, é uma Associação de Catadores sem fins lucrativos, de direito

Leia mais

Mais clima para todos

Mais clima para todos Mais clima para todos 1 Mais clima para todos Na União Europeia, entre 1990 e 2011, o setor dos resíduos representou 2,9% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), e foi o 4º setor que mais contribuiu

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE DO RIO DE JANEIRO ATO DO PRESIDENTE

SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE DO RIO DE JANEIRO ATO DO PRESIDENTE SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE DO RIO DE JANEIRO ATO DO PRESIDENTE RESOLUÇÃO CONEMA Nº 56 DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013. ESTABELECE CRITÉRIOS PARA A INEXIGIBILIDADE DE

Leia mais