Nível 1 2º ano Gentileza

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nível 1 2º ano Gentileza"

Transcrição

1 Nível 1 2º ano Gentileza

2 Aída Sophie e Júlia Garcia 2º ano Gentileza

3 O Sistema Solar é um conjunto de cometas, estrela comum, que nós chamamos de Sol, corpos celestes e seus planetas chamados Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e os planetas anões. Eles se chamam Namaka, Haumea, Plutão, Charon, Seres, Hilaka.

4

5

6 Rafaela Narimatsu e Victor Aquino 2º Gentileza

7 O Sol é a estrela central do Sistema Solar. Ele é cerca de 109 vezes maior que a Terra. A distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros. Sol é responsável pela temperatura, pela evaporação, aquecimento e muitos processos que ocorrem em plantas e animais.

8

9 Lucas Villegas e Arthur Silva 2º ano Gentileza

10 As estrelas são grandes esferas de plasma e luminosas. A estrela mais próxima da Terra é o Sol, que é a fonte da maior parte da energia do planeta. Uma estrela é uma grande bola luminosa, constituída por plasma, e mantida pela força da gravidade.

11

12

13 Nina Viegas e Felipe Alves 2º ano gentileza

14 Cruzeiro do Sul é a menor constelação que pode ser vista da Terra e teve uma importância enorme na história das navegações. O Cruzeiro do Sul está na bandeira do Brasil. Ele pode ser visto na hemisfério sul nos países que ficam perto da linha do Equador.

15

16

17 Pedro Enrico e Isabelle Lopes 2º ano Gentileza

18 as três Marias é o nome popular que é dado ao conjunto de 3 estrelas que fazem parte da constelação de Órion. este asterismo é também conhecido por cinturão de Órion. a constelação de Órion (ou oriente) é uma das constelações mais conhecidas do céu noturno. as três Marias são estrelas relativamente brilhantes e fáceis de reconhecer ao olharmos na direção da constelação de Órion.

19

20 Lucca Aguiar e Fernanda Amizo 2º ano Gentileza

21 A Lua gira a cada 28 dias ao redor da Terra. As fases da Lua são: Lua Nova Lua Cheia Lua Minguante Lua Crescente A Lua é um satélite natural da Terra, é 80 vezes menor que o nosso planeta. As superfícies da Lua são repletas de crateras.

22

23

24 Ana Páteo e Larissa Maraiza 2ºano Gentileza

25 Existem oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Mercúrio é o mais próximo do Sol. Terra é conhecida como planeta azul. Marte possui uma cor avermelhada ele gira em torno do Sol. Júpiter é o maior planeta, possui um sistema de anéis. Saturno é o segundo maior planeta. Ao seu redor existem anéis. Urano possui uma cor azulada em função da presença de gás metano. Netuno é o oitavo planeta. É o mais afastado do Sol e o mais gelado.

26

27 Icaro Castro e Mariana 2º ano Gentileza

28 É o segundo maior planeta do Sistema Solar. Saturno orbita o Sol cerca de 9,5 vezes a distância da Terra ao Sol. Possui anéis feitos de partículas de gelo. Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar. Em Saturno 1 ano é que vale a quase 30 anos na Terra. Saturno é um dos planetas gigantes gasosos.

29 É o maior planeta do Sistema Solar. Em Júpiter uma pessoa de 100 kg pesaria 240 kg. Júpiter possui uma grande mancha vermelha [tempestade]. Júpiter é o quinto planeta do sistema solar. Também é um dos planetas gigantes gasosos. Júpiter tem 67 luas no total.

30

31

32 Luis Fernando e Giovanna 2º ano Gentileza

33 Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar porque ele tem uma atmosfera muito densa. Terra e Vênus são irmãos. Nós moramos na Terra. Vênus às vezes é verde. Terra é quase do tamanho de Vênus, pois a Terra é o terceiro planeta maior do Sistema Solar. A Terra é o planeta que tem vida e água.

34

35

36 Miguel Freitas e Gabriel Hino 2º ano Gentileza

37 Netuno é o oitavo planeta a partir do Sol e o último planeta grande e gasoso. Ele é muito maior do que a Terra. Urano é o sétimo planeta a partir do Sol.

38 Olivia Bottini 2º ano Gentileza

39 Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar, 40% menor do que o planeta Terra. Em função de sua proximidade do Sol, este planeta apresenta temperatura altíssima. A aparência da superfície do planeta é bem similar a da Lua com grandes mares planos e crateras. A temperatura média é de 126º c. O planeta Marte é conhecido como a planeta vermelho por ter óxido de ferro em sua superfície e lhe dá uma aparência avermelhada. Marte é o quarto planeta mais perto do Sol.

40

41 Guilherme Morata 2º Gentileza

42 O Sistema Solar é formado por um conjunto de oito planetas. Os planetas rochosos são aqueles formados da rocha, com forma de relevo bem definida. Eles são mais próximos do Sol. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

43

44 Rafael Badiz e João Gabriel 2º ano Gentileza

45 Todos os planetas gasosos tem anéis e são os maiores planetas do Sistema Solar. Existem quatro planetas gasosos no Sistema Solar: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Eles são compostos principalmente por gases. Júpiter Distância do Sol: 778 milhões km Período de translação: 11,8 anos Período de rotação: 9,5 horas

46 Saturno Distância do Sol: 1427 km Período de translação: 29,4 anos Período de rotação: 10 horas

47 Urano Distância do Sol: 2870 km Período de translação: 84,0 anos Período de rotação: 46 h

48 Maria Eduarda Ansaldo e Davi Cunha 2º ano Gentileza

49 Em agosto de 2006 a união astronômica internacional criou o termo planeta anão para designar os corpos celestes semelhantes aos planetas orbitam o Sol. Existem hoje cinco planetas anões :Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Eris. Os cientistas acreditam que tem mais de 100 planetas anões pelo Sistema Solar.

50

51

52 Raul Liao e Felipe Fernandes 2º ano Gentileza

53 Um satélite natural é um astro que orbita um determinado planeta e não foi feito pelo homem ou outro ser vivo. Os satélites naturais são redondos e bem parecidos com os planetas. Um exemplo de satélite natural é a Lua, que orbita o planeta Terra. O satélite artificial é um astro que também orbita em volta de um planeta e foi feito pelo homem. Tem formatos diferentes, nem sempre são redondos. Alguns exemplos de satélites artificiais são os satélites do sinal de TV a cabo, do sinal de celulares e satélites que tiram fotografias.

54

55

56 Beatriz Zappa e Rafaela Tosin 2º ano Gentileza

57 O Marcos Pontes foi o primeiro astronauta brasileiro. Marcos Pontes foi ao espaço em 30 de março de O Marcos Pontes foi ao espaço no foguete Soyus TMA-8. A missão de Marcos Pontes durou 10 dias no espaço e teve objetivo de homenagear os 100 anos do primeiro voo de Santos Dumont, fazer pesquisas no espaço e divulgar o programa espacial.

58 Ele foi piloto da força aérea brasileira como tenente coronel e já participou de 1998 missões. Com persistência, se chega onde quer, ele levou a bandeira do Brasil.

59 FOGUETE MARCOS PONTES

O Sistema Solar 20/3/2011. Centro Educacional Adventista do Gama CEAG

O Sistema Solar 20/3/2011. Centro Educacional Adventista do Gama CEAG 20/3/2011 Centro Educacional Adventista do Gama CEAG O nosso sistema solar consiste de uma estrela média, a que chamamos o Sol, os planetas Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno

Leia mais

Nível 1. 2º ano Incrível

Nível 1. 2º ano Incrível Nível 1 2º ano Incrível Júlia Nóbrega, Nayara Rebecchi e Mariana Peligrinelli 2º ano Incrível O que é o Sistema Solar? O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor

Leia mais

Introdução à astronomia O Sistema Solar

Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução a astronomia A Lua A Terra Viver na Terra Introdução a Astronomia Astronomia é a ciência que estuda os astros e os fenômenos celestes. Universo é o conjunto

Leia mais

Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela

Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela Matheus e Ana Clara 2º ano Estrela O sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O nosso sistema solar é constituído por oito planetas: Mercúrio, Terra, Marte,

Leia mais

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol.

O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides. e cometas que giram ao redor do Sol. Leandro e João O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. O Sistema Solar é composto por 8 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano

Leia mais

ESTUDOS PARA A OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2º ESFORÇADO

ESTUDOS PARA A OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2º ESFORÇADO ESTUDOS PARA A OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2º ESFORÇADO SISTEMA SOLAR Giovanna e Anna Beatriz 2º ano E SISTEMA SOLAR O Sistema Solar é um conjunto de planetas e outros corpos celestes que giram

Leia mais

Aimi, Dante e Maria Letícia 2º ano B

Aimi, Dante e Maria Letícia 2º ano B Aimi, Dante e Maria Letícia 2º ano B O Sistema Solar são os planetas que giram em torno do Sol. Os planetas do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. As estrelas

Leia mais

MATERIAL DE ESTUDO OBA. 2º Ano Harmonia Prof a Luciana Morita

MATERIAL DE ESTUDO OBA. 2º Ano Harmonia Prof a Luciana Morita MATERIAL DE ESTUDO OBA 2º Ano Harmonia Prof a Luciana Morita Bruno e Ana Clara Sistema Solar O sistema solar é formado por 8 planetas e uma estrela. O Sol é uma estrela que tem luz e calor. Cada planeta

Leia mais

Sistema Solar. Enzo Penteado

Sistema Solar. Enzo Penteado Sistema Solar Enzo Penteado O Sistema solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol.. O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares

Leia mais

Sistema Solar 2º ano Foco

Sistema Solar 2º ano Foco Sistema Solar 2º ano Foco Teresa Victor Victoria 2º ano Foco ASTRONAUTA BRASILEIRO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO SOL Astronauta Brasileiro O primeiro astronauta brasileiro foi o Marcos Cesar Pontes. Ele foi

Leia mais

Laura e Giovanna 2º ano Carinhoso

Laura e Giovanna 2º ano Carinhoso 2º ano CARINHOSO Laura e Giovanna 2º ano Carinhoso Sistema Solar O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. Os planetas do Sistema Solar são: Mercúrio, Vênus,

Leia mais

* Maria Julia e Helena

* Maria Julia e Helena * Maria Julia e Helena A constelação Cruzeiro do Sul é uma das mais importantes para os povos do hemisfério Sul. O cruzeiro do Sul é uma constelação formada por cinco estrelas: Rubídea, Pálida, Mimosa,

Leia mais

ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA NÍVEL 1. 2º ano C

ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA NÍVEL 1. 2º ano C ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA NÍVEL 1 2º ano C CONSTELAÇÕES Rafael Eiras Marina de Palma As constelações são agrupamentos de estrelas que os astrônomos imaginaram ser figuras de pessoas,

Leia mais

Estudo para a Olimpíada Brasileira de Astronomia º ANO AMIZADE

Estudo para a Olimpíada Brasileira de Astronomia º ANO AMIZADE Estudo para a Olimpíada Brasileira de Astronomia 2018 2º ANO AMIZADE Cada aluno pesquisou sobre um assunto relacionado à OBA 2018. Durante as aulas de Informática, as duplas confeccionaram slides para

Leia mais

Beatriz e Alexandre 2º ano Diamante

Beatriz e Alexandre 2º ano Diamante 2º ano D Beatriz e Alexandre 2º ano Diamante A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar a contar a partir do Sol e o quinto em diâmetro. Os oitos planetas que compõe o Sistema Solar são Mercúrio, Vênus,

Leia mais

MATERIAL DE ESTUDOS OBA Pesquisas e material desenvolvido pelos alunos do 2º ano Harmonia.

MATERIAL DE ESTUDOS OBA Pesquisas e material desenvolvido pelos alunos do 2º ano Harmonia. MATERIAL DE ESTUDOS OBA Pesquisas e material desenvolvido pelos alunos do 2º ano Harmonia. 2º ANO HARMONIA - 2018 SISTEMA SOLAR Gael e Alice 2º ano Harmonia SISTEMA SOLAR O Sistema Solar é formado por

Leia mais

2º ano E ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

2º ano E ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2º ano E ESTUDO PARA OBA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA Wesley e Victor ASTRONAUTA BRASILEIRO Marcos Pontes é um astronauta brasileiro e foi o primeiro a ir ao espaço. Ele foi para o espaço no dia

Leia mais

Giulia e Sofia Maeda 2º ano Gentil

Giulia e Sofia Maeda 2º ano Gentil 2º ano G Giulia e Sofia Maeda 2º ano Gentil Sistema Solar É um conjunto de planetas, cometas, planetas anões, asteroides e outros corpos celestes que orbitam em torno Sol, que é uma estrela. Além da Terra,

Leia mais

Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu.

Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. SISTEMA SOLAR Modelo geocêntrico: Terra no centro do Universo. Corpos celestes giravam ao seu redor. Defensores: Aristóteles e Cláudio Ptolomeu. Permaneceu até o século XV. Modelo heliocêntrico: Sol no

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ Prova elaborada

Leia mais

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS PLANO DE ESTUDO DE CIÊNCIAS 2ª ETAPA 2º ANO EFII Dizem que é uma estrela de quinta grandeza. Mas, quando brilha aqui na Terra, Todos concordam: Sian, Roberto Angelo. Algumas histórias do céu- SP: Paulus,

Leia mais

Departamento de Astronomia - Instituto de Física - UFRGS

Departamento de Astronomia - Instituto de Física - UFRGS Departamento de Astronomia - Instituto de Física - UFRGS FIS02010 - FUNDAMENOS DE ASRONOMIA E ASROFÍSICA 1a. PROVA 2012/1 - URMA C - Profa. Maria de Fátima Saraiva NOME: Atenção: odas as questões que exigem

Leia mais

Planetas: algumas características

Planetas: algumas características Planetas: algumas características Planetas e planetas anões Planetas são objetos celestes que orbitam em torno do Sol, ou de uma estrela, com gravidade suficiente para terem uma forma quase esférica e

Leia mais

Antônio de Brum Camara Arthur Lima

Antônio de Brum Camara Arthur Lima Nível 1 2º ano C Antônio de Brum Camara Arthur Lima O Sistema Solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares de asteroides e cometas que se ligam ao Sol através da gravidade.

Leia mais

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Criação de uma Apresentação - 90 min

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Criação de uma Apresentação - 90 min Ficha orientada nº2 Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint Objectivos: Criar uma apresentação Inserir um novo diapositivo Formatar texto Guardar uma apresentação Correr uma apresentação 1. Criar um

Leia mais

Planetas são:

Planetas são: Características dos planetas (Pp. 71 a 78) Planetas do Sistema Solar Planeta Planeta anão Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Saturno Úrano Neptuno Atenção às Páginas do MANUAL Manual Espaço Manual Pg.

Leia mais

Sistema Solar. Amanda e Karis. 2º ano D

Sistema Solar. Amanda e Karis. 2º ano D Sistema Solar Amanda e Karis 2º ano D O que é o Sistema Solar? O Sistema Solar é um conjunto de planetas que giram ao redor do Sol. Ele é formado pelos planetas : Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano,

Leia mais

TUENNY NUNES AMARAL ANA BEATRIZ MAGNANELLI 2º ano B

TUENNY NUNES AMARAL ANA BEATRIZ MAGNANELLI 2º ano B 2º ano B TUENNY NUNES AMARAL ANA BEATRIZ MAGNANELLI 2º ano B SISTEMA SOLAR O SISTEMA SOLAR É FORMADO POR OITO PLANETAS QUE GIRAM AO REDOR DO SOL. O NOSSO SISTEMA SOLAR ESTÁ LOCALIZADO EM UMA GALÁXIA CHAMADA

Leia mais

Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges

Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 5ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges Um pouco de história da Astronomia A regularidade dos movimentos do Sol e das outras estrelas, da Lua, o aparecimento

Leia mais

GEOGRAFIA FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER 6 ANO PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER 6 ANO PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 6 ANO PROF. WALACE VINENTE FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER REVISÃO DOS CONTEÚDOS Unidade II Comunicação e tecnologia. 2 REVISÃO DOS CONTEÚDOS Aula 12.1 Conteúdos Desvendando o Universo. O Sistema

Leia mais

CALENDÁRIO DO CÉU EM ABRIL

CALENDÁRIO DO CÉU EM ABRIL CALENDÁRIO DO CÉU EM ABRIL Eventos celestes para Olinda, Recife e Pernambuco Abril: a Lua encontra Vênus (terça-feira, 21/04) 16:00 às 22:00 horas. Aproximação visual ou conjunção é o momento em que dois

Leia mais

O Sol nasce em pontos diferentes ao longo do ano. Nascer do Sol. Leste é o ponto onde o Sol nasce. (?!?)

O Sol nasce em pontos diferentes ao longo do ano. Nascer do Sol. Leste é o ponto onde o Sol nasce. (?!?) Relógios de Sol O Sol nasce em pontos diferentes ao longo do ano. Nascer do Sol Leste é o ponto onde o Sol nasce. (?!?) Ao longo de um dia, a sombra é máxima no nascer e no ocaso do Sol, e é mínima ao

Leia mais

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA - SAB VI Olimpíada Brasileira de Astronomia VI OBA 2003 GABARITO da prova do nível II (para alunos da 5ª à 8ª série)

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA - SAB VI Olimpíada Brasileira de Astronomia VI OBA 2003 GABARITO da prova do nível II (para alunos da 5ª à 8ª série) SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA - SAB VI Olimpíada Brasileira de Astronomia VI OBA 2003 GABARITO da prova do nível II (para alunos da 5ª à 8ª série) Questão 1) (1 ponto) O céu visto aqui da Terra, durante

Leia mais

Sistema Solar. Ana Clara e Bruna 2º ano

Sistema Solar. Ana Clara e Bruna 2º ano Sistema Solar Ana Clara e Bruna 2º ano O que é o Sistema Solar? O Sistema Solar é um conjunto de planetas que giram ao redor do Sol. Ele é formado pelos planetas : Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno,

Leia mais

2.2 Os planetas e as características que os distinguem

2.2 Os planetas e as características que os distinguem Período de rotação O tempo que um planeta demora para realizar uma rotação completa em torno do seu eixo chama-se período de rotação e corresponde a um dia nesse planeta. Mercúrio Vénus Saturno 59 dias

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6ºANO- UNIDADE 3 - CAPÍTULO 1

ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6ºANO- UNIDADE 3 - CAPÍTULO 1 ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6ºANO- UNIDADE 3 - CAPÍTULO 1 Questão 206. Quando observamos o planeta Terra do espaço sideral, vemos que sua superfície contém grandes áreas com água, os oceanos, e porções

Leia mais

Apresentação para estudo elaborada pelos alunos do 2º ano A

Apresentação para estudo elaborada pelos alunos do 2º ano A Apresentação para estudo elaborada pelos alunos do 2º ano A Nosso Sistema Solar na Galáxia Via Láctea Felipe e Lara SOL O Sol é a estrela mais próxima da Terra. Ele assegura as condições necessárias de

Leia mais

I. Espaço. 2.2 Os planetas e as características que os distinguem. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M.

I. Espaço. 2.2 Os planetas e as características que os distinguem. Novo. Físico-Química - 7º ano. M. Neli G. C. Cavaleiro M. Físico-Química - 7º ano que os distinguem M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Novo Dimensões dos planetas Período de rotação O tempo que um planeta demora para realizar uma rotação completa em

Leia mais

Planetas anões, asteroides e cometas

Planetas anões, asteroides e cometas Planetas anões, asteroides e cometas Laurindo Sobrinho 03 de novembro de 2012 1 Imagem de Plutão obtida pelo HST Descoberto em 1930 foi considerado até 2006 o nono planeta do Sistema Solar. Com a resolução

Leia mais

QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA.

QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA. PÁGINA 1 / 9 QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA. 01. Há exatamente 400 anos, Galileu Galilei usou pela primeira vez uma luneta astronômica para

Leia mais

CAPÍTULO 03 O Universo..

CAPÍTULO 03 O Universo.. CAPÍTULO 03 O Universo.. 03/03/2016 6º Ano B Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 34 a 40 Itens 01 a 03. Estrutura Temática Astros do universo. Planetas Satélites Estrelas Distâncias no Espaço. Sistemas,

Leia mais

22-11-2015. No outono e inverno: Na primavera e no verão: As estações do ano (Pp. 95 a 101) Estações do ano. Manual

22-11-2015. No outono e inverno: Na primavera e no verão: As estações do ano (Pp. 95 a 101) Estações do ano. Manual As estações (Pp. 95 a 101) Estações Inclinação do eixo de rotação Solstício de inverno Solstício de verão Equinócio da primavera Equinócio do outono Inclinação dos raios solares Atenção às Páginas do MANUAL

Leia mais

Sistema Solar. A origem A estrutura Planetas Rochosos Interiores Gigantes Gasosos Exteriores

Sistema Solar. A origem A estrutura Planetas Rochosos Interiores Gigantes Gasosos Exteriores Sistema Solar A origem A estrutura Planetas Rochosos Interiores Gigantes Gasosos Exteriores Origem O Sistema solar formou-se há cerca de 4,6 bilhões de anos a partir de uma nuvem de gás e poeira vasta

Leia mais

Universidade da Madeira Estudo do Meio Físico-Natural I Problemas propostos

Universidade da Madeira Estudo do Meio Físico-Natural I Problemas propostos Universidade da Madeira Estudo do Meio Físico-Natural I Problemas propostos J. L. G. Sobrinho 1,2 1 Centro de Ciências Exactas e da Engenharia, Universidade da Madeira 2 Grupo de Astronomia da Universidade

Leia mais

CORPOS CELESTES. Escola Monteiro Lobato Professora: Sharlene 6º anos manhã

CORPOS CELESTES. Escola Monteiro Lobato Professora: Sharlene 6º anos manhã CORPOS CELESTES Escola Monteiro Lobato Professora: Sharlene 6º anos manhã Corpo celeste é todo e qualquer astro que se encontra no espaço sideral; Existem inúmeros corpos celestes, porém os principais

Leia mais

Rafaela Fernandes Bruno Abe

Rafaela Fernandes Bruno Abe Rafaela Fernandes Bruno Abe Sistema Solar O Sistema Solar é um conjunto de planetas, asteroides e cometas que giram ao redor do Sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita em virtude da intensa força

Leia mais

Considera-se que o Sistema Solar teve origem há cerca de 5 mil milhões de anos.

Considera-se que o Sistema Solar teve origem há cerca de 5 mil milhões de anos. Sumário 3 - Como se formou o Sistema Solar? Constituição do Sistema Solar. - Os planetas do Sistema Solar. - Outros astros do Sistema Solar. Formação do Sistema Solar Considera-se que o Sistema Solar teve

Leia mais

6ª série / 7º ano U. E 05

6ª série / 7º ano U. E 05 6ª série / 7º ano U. E 05 O sistema solar Cada um dos planetas do sistema solar é constituído basicamente dos mesmos elementos e substâncias químicas, embora cada planeta tenha características próprias.

Leia mais

Sistema Solar: a sua origem e os seus astros

Sistema Solar: a sua origem e os seus astros Sistema Solar: a sua origem e os seus astros Origem do Sistema Solar A Terra é um dos planetas do Sistema Solar em cujo o centro se encontra o Sol. Teoria da Nebulosa Solar Os astrónomos acreditam que

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Introdução à Astronomia Complemento Forças Gravitacionais Diferenciais Prof. Rogério Riffel Precessão do Eixo da

Leia mais

José Otávio e Adriano 2º ano A

José Otávio e Adriano 2º ano A José Otávio e Adriano 2º ano A Vênus é um planeta que faz parte do Sistema Solar. Está localizado entre os planetas Mercúrio e Terra. Tem esse nome em homenagem a Vênus (deusa do amor da mitologia romana).

Leia mais

Desvendando o Universo

Desvendando o Universo GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 Desvendando o Universo O planeta onde vivemos a Terra, é um dos inúmeros astros do Universo. Espaço geográfico e espaço astronômico. Astronomia: é a ciência que

Leia mais

Sistema Solar e nossa Galáxia

Sistema Solar e nossa Galáxia Sistema Solar e nossa Galáxia Galáxia Uma galáxia é um enorme aglomerado de estrelas, planetas, gás e poeiras ligados pela força da gravidade, assim como pela ainda pela pouco conhecida matéria escura.

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

CURSO PREPARATÓRIO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA CURSO PREPARATÓRIO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA O Sistema Solar O sistema solar é formado pela nossa estrela, o Sol, pelos oito planetas, com suas luas e anéis, pelos planetas anões,

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global III Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - PLANETAS

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global III Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - PLANETAS CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global III Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - PLANETAS 1) Classifique como verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) A Terra tem luz própria e gira à volta do Sol.

Leia mais

[Escolher a data] SISTEMA SOLAR. Cometas

[Escolher a data] SISTEMA SOLAR. Cometas Cometas São corpos celestes rochosos de pequenas dimensões, reduzida massa e órbitas elípticas muito excêntricas. Existem cometas de curto período (com períodos de translação inferiores a 700 anos) e de

Leia mais

GRAVITAÇÃO E MOVIMENTO PLANETÁRIO. Colégio Contato Farol Disciplina: Física (9º ano) Professora Thaís Freitas Capítulo 6 2º bimestre

GRAVITAÇÃO E MOVIMENTO PLANETÁRIO. Colégio Contato Farol Disciplina: Física (9º ano) Professora Thaís Freitas Capítulo 6 2º bimestre GRAVITAÇÃO E MOVIMENTO PLANETÁRIO Colégio Contato Farol Disciplina: Física (9º ano) Professora Thaís Freitas Capítulo 6 2º bimestre Como é possível um objeto se manter girando em torno de outro corpo?

Leia mais

A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL

A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL Sol Planetas principais (giram diretamente à volta do Sol) Planetas secundários ou satélites (giram à volta de outros planetas) Planetas anões (Plutão, Ceres, Xena)

Leia mais

Estudo para OBA Olimpíada Brasileira de Astronomia. Nível 1. 2º ano Água

Estudo para OBA Olimpíada Brasileira de Astronomia. Nível 1. 2º ano Água Estudo para OBA Olimpíada Brasileira de Astronomia Nível 1 2º ano Água Estrelas Cadentes Ana Beatriz e Giovanna 2º ano Água As Estrelas Cadentes na verdade são rochas. Estrelas cadentes não passam de um

Leia mais

Dobro da massa do Sol. Mesmo raio do Sol ---

Dobro da massa do Sol. Mesmo raio do Sol --- 1. (Acafe 2016) A NASA vem noticiando a descoberta de novos planetas em nosso sistema solar e, também, fora dele. Independente de estarem mais próximos ou mais afastados de nós, eles devem obedecer às

Leia mais

A disposição da vida na Terra

A disposição da vida na Terra Aula 01 A disposição da vida na Terra O que é a vida? Existe vida em outros planetas? Podemos viver sem o Sol? O nosso sistema solar possui os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte Júpiter,

Leia mais

Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57)

Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57) Manual Espaço (62-63) Manual Terra no Espaço (56-57) Astros do Sistema Solar: a sua origem e os seus astros (Pp. 64 a 70) Objetos celestes do Sistema Solar Teoria da Nebulosa Solar Sistema Solar Sol Planetas

Leia mais

Caderno 3. Capítulo 12. O universo em movimento. Página 225

Caderno 3. Capítulo 12. O universo em movimento. Página 225 Caderno 3 Capítulo 12 O universo em movimento Página 225 Ponto Material e Corpo Extenso Ponto material (ou partícula) é um corpo de tamanho desprezível em comparação com as distâncias envolvidas no movimento

Leia mais

1. Encontre no caça palavras alguns astros do sistema solar.

1. Encontre no caça palavras alguns astros do sistema solar. 1. Encontre no caça palavras alguns astros do sistema solar. 2. Assinale um X nas afirmações corretas. ( ) Astros são corpos celestes que podem ter luz própria ou não. ( ) Os planetas são astros que não

Leia mais

02- Agrupamento de estrelas que juntas formam figuras imaginárias. R.: 03- Ciência que estudo os corpos celestes. R.:

02- Agrupamento de estrelas que juntas formam figuras imaginárias. R.: 03- Ciência que estudo os corpos celestes. R.: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== De acordo com as dicas, responda: 01- Foi

Leia mais

Movimento da Lua e eclipses

Movimento da Lua e eclipses A Lua vista da Terra Fases da Lua Órbita da Lua Eclipses Marés Movimento da Lua e eclipses Vera Jatenco IAG/USP Agradecimento aos Profs. Gastão Lima Neto e Roberto Boczko AGA 210 2 semestre/2010 Movimento

Leia mais

OS SERES VIVOS DO AMBIENTE PRÓXIMO

OS SERES VIVOS DO AMBIENTE PRÓXIMO OS SERES VIVOS DO AMBIENTE PRÓXIMO Comparo e classifico as plantas segundo alguns critérios. Desde sempre o homem tomou consciência da variedade de plantas que o rodeavam e sentiu necessidade de as reunir

Leia mais

Das cosmovisões antigas à cosmologia moderna.

Das cosmovisões antigas à cosmologia moderna. Das cosmovisões antigas à cosmologia moderna. Nós já vimos algumas imagens astronômicas, já conhecemos um pouco do céu, da luz, dos telescópios, E se você fosse desafiado a fazer um desenho do universo,

Leia mais

Listão de férias 2016. 6 ano

Listão de férias 2016. 6 ano Listão de férias 2016 6 ano 1) No Sistema Solar, encontramos planetas com características bem diferentes uns dos outros. Porém eles podem ser divididos em dois grandes grupos: os rochosos e os gasosos.

Leia mais

A Astronomia da Antiguidade aos Tempos Modernos

A Astronomia da Antiguidade aos Tempos Modernos A Astronomia da Antiguidade aos Tempos Modernos Introdução à Astronomia Fundamental A renascença chegou na astronomia através dos estudos de Nicolau Copérnico, que propôs um modelo heliocêntrico do Universo

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Nome: Data: / / 1. Completa os espaços em branco, das afirmações que se seguem,

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º BIMESTRE

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º BIMESTRE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º BIMESTRE NOME Nº SÉRIE : 3º EM DATA : / / BIMESTRE 3º PROFESSOR: Renato DISCIPLINA: Física 1 ORIENTAÇÕES: 1. O trabalho deverá ser feito em papel almaço e deverá conter

Leia mais

Veja o gabarito em nossa home page

Veja o gabarito em nossa home page 20 a OBA PROVA DO NÍVEL 2-19/05/2017 - (4 o ao 5 o ano se a escola tem ensino fundamental de 9 anos ou 3 a e 4 a séries se a escola ainda tem ensino fundamental de 8 anos) Veja o gabarito em nossa home

Leia mais

O movimento dos planetas, visto da Terra

O movimento dos planetas, visto da Terra O movimento dos planetas, visto da Terra Quando são visíveis da Terra, os planetas não acompanham as estrelas (a palavra planeta vem da palavra grega vagabundo ). Em relação às estrelas, os planetas não

Leia mais

A Terra e os outros planetas telúricos

A Terra e os outros planetas telúricos A Terra e os outros planetas telúricos Planetas telúricos Apresentam características comuns, no entanto, é possível identificar determinadas diferenças entre eles, nomeadamente no que respeita à actividade

Leia mais

Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete)

Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete) Os Planetas do Sistema Solar (observação: para ir junto da maquete) EIXO PRINCIPAL TEXTO GERAL DA MAQUETE Os planetas e planetas anões do Sistema Solar são de longe o mais bem estudado sistema planetário,

Leia mais

Geocentrismo e Heliocentrismo

Geocentrismo e Heliocentrismo Geocentrismo e Heliocentrismo O interesse sobre a ordenação do Sistema Solar proporcionou muitos anos de observações, estudos e debates. Ao longo da história, as duas teorias mais conhecidas são: a do

Leia mais

TRABALHO REALIZADO PELO 2º ANO EXPLORADORES

TRABALHO REALIZADO PELO 2º ANO EXPLORADORES TRABALHO REALIZADO PELO 2º ANO EXPLORADORES SOL Maria Luiza Meneses Anteghini Henrique Marra Cozzi SOL O Sol não é amarelo nem vermelho. Sua cor original é azul esverdeado. A temperatura na superfície

Leia mais

Formação do Sistema Solar

Formação do Sistema Solar Formação do Sistema Solar A Terra é um pequeno planeta do Sistema Solar; o local do Universo onde teve a sua origem e o seu desenvolvimento. Com a forma aproximada de uma esfera achatada nos pólos e com

Leia mais

Gustavo Rolan e Luana 2º ano Fantástico

Gustavo Rolan e Luana 2º ano Fantástico 2º ano F Gustavo Rolan e Luana 2º ano Fantástico O Sistema Solar O sistema solar é o conjunto de planetas, planetas anões, asteroides e demais corpos celestes que orbitam ao redor do Sol. Os oito planetas

Leia mais

Você acha que só no nosso planeta há vida? Como você acha que a vida surgiu? Quando e como?

Você acha que só no nosso planeta há vida? Como você acha que a vida surgiu? Quando e como? Atividade: Vida Entregar dia: 11/02/2016 (2 feira) Manuscrito Cabeçalho; Data; Nome O que é vida? O que significa para você estar vivo? O que é um ser vivo? Você acha que só no nosso planeta há vida? Como

Leia mais

Movimentos dos Corpos Celestes

Movimentos dos Corpos Celestes NOME: Nº Ensino Médio TURMA: Data: / DISCIPLINA: Física PROF. : Glênon Dutra ASSUNTO: Modelos Planetários e Leis de Kepler VALOR: NOTA: Movimentos dos Corpos Celestes Desde a Antigüidade, o homem observa

Leia mais

Tempo de Ciências. SUGESTÃO DE ATIVIDADES EXTRAS Temas 1 e 2

Tempo de Ciências. SUGESTÃO DE ATIVIDADES EXTRAS Temas 1 e 2 Tempo de Ciências 6 SUGESTÃO DE ATIVIDADES EXTRAS Temas 1 e 2 Atividades Ciências da Natureza Tema 1: Nosso lugar no Universo 1. De acordo com o que você estudou sobre os astros, descreva o que são cometas

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 2

Ficha de Avaliação Sumativa 2 Ficha de Avaliação Sumativa 2 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade 2015/2016 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem ser

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºano CIÊNCIAS 1º período 1.5 30 de março de 2015 Cuide da organização da sua avaliação: escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso

Leia mais

O Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR

O Sistema Solar. 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Unidade 2 O SISTEMA SOLAR Físico-química - 7º ano de escolaridade Unidade 2 O SISTEMA SOLAR O Sistema Solar 1. Astros do Sistema Solar 2. Os planetas do Sistema Solar Olá, o Calvin, da banda desenhada Calvin and Hobbes. Ao longo

Leia mais

20/09/2017. # GEO = terra; LOGOS = estudo.

20/09/2017. # GEO = terra; LOGOS = estudo. Prof. Me. Eduardo de Freitas Sousa # GEO = terra; LOGOS = estudo. # Ciência da terra que trata de sua origem, composição (estrutura), de seus processos internos e externos e de sua evolução, através do

Leia mais

ENSAIO SOBRE AS FASES DA LUA

ENSAIO SOBRE AS FASES DA LUA Introdução ENSAIO SOBRE AS FASES DA LUA Denis E. Peixoto NASE Brasil Compreender e explicar as fases da tem sido um dos maiores obstáculos enfrentados pelos professores de ciências tanto do Ensino Fundamental

Leia mais

1 (para alunos da 1ª e 2ª séries)

1 (para alunos da 1ª e 2ª séries) Prova do nível 1 (para alunos da 1ª e 2ª séries) IX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2006 Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) - Agência Espacial Brasileira (AEB) (Veja o gabarito em

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 07: O Sistema Solar, parte 1

Astrofísica Geral. Tema 07: O Sistema Solar, parte 1 stema Solar, parte 1 Índice 1 Sistema Solar 2 Planetas do Sistema Solar 3 Planetas-anões 4 Bibliografia 2 / 39 Índice 1 Sistema Solar 2 Planetas do Sistema Solar 3 Planetas-anões 4 Bibliografia 3 / 39

Leia mais

Edital CDCC 001 /2011 Concurso Público Especialista em Laboratório 14 /08/2011. Nome:

Edital CDCC 001 /2011 Concurso Público Especialista em Laboratório 14 /08/2011. Nome: Nome: R.G. nº: Assinatura: CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Questões de Múltipla Escolha, valendo 0,4 pontos cada 1. Qual o planeta que mais se aproxima em distância da Terra? Qual o que tem tamanho mais próximo

Leia mais

Quantos movimentos tem a Terra? Quem sabe???

Quantos movimentos tem a Terra? Quem sabe??? Quantos movimentos tem a Terra? Quem sabe??? Rotação Movimento em torno de seu próprio eixo; Sentido: Oeste para Leste; Duração: 23horas e 56 minutos; Velocidade: 1 674 km/h. Consequência: sucessão dos

Leia mais

Unidade 1.1. Condições da Terra favoráveis à existência...

Unidade 1.1. Condições da Terra favoráveis à existência... Unidade 1.1. ondições da Terra favoráveis à existência... 1. O Sistema Solar é constituído por... Via Láctea, planetas principais, planetas anões e Sol Planetas principais, planetas secundários, corpos

Leia mais

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB VII Olimpíada Brasileira de Astronomia VII OBA - 2004 Gabarito do nível 2 (para alunos da 3ª à 4ª série)

SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB VII Olimpíada Brasileira de Astronomia VII OBA - 2004 Gabarito do nível 2 (para alunos da 3ª à 4ª série) SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA SAB VII Olimpíada Brasileira de Astronomia VII OBA - 2004 Gabarito do nível 2 (para alunos da 3ª à 4ª série) Questão 1) (1 ponto) Como você já deve saber o sistema solar

Leia mais

Alguns Equipamentos de Exploração Espacial

Alguns Equipamentos de Exploração Espacial Geologia 10.ºAno Alguns Equipamentos de Exploração Espacial Telescópios Radiotelescópio Satélites Estação espacial Vaivém espacial Foguetões Sonda espacial SISTEMA SOLAR Formado por SOL PLANETAS PRINCIPAIS

Leia mais

O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia. A Via Láctea

O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia. A Via Láctea NÓS E O UNIVERSO 1 O Nosso sistema solar faz parte de uma galáxia A Via Láctea VIA LÁCTEA OUTRAS GALÁXIAS Andrómeda Grande Nuvem de Magalhães Pequena Nuvem de Magalhães SISTEMA SOLAR S M V T M J S U N

Leia mais

Terra Marte Júpiter Saturno. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar

Terra Marte Júpiter Saturno. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar Introdução à Astronomia Fundamental Lua Distância média da Terra: 384 400 km Diâmetro equatorial: 3480 km Massa: 0,012 massa terrestre Gravidade: 1,62 m/s 2 Densidade: 3340 kg/m 3 Rotação: 27,32 dias Período

Leia mais

O céu de Fevereiro. (Expresso: 31-01-1998)

O céu de Fevereiro. (Expresso: 31-01-1998) O céu de Fevereiro (Expresso: 31-01-1998) Com os planetas que nos acompanharam este Verão e este Outono quase escondidos é uma constelação, a Oríon, que nos vai orientar nos céus de Fevereiro. Um mês a

Leia mais

22-11-2015. As estrelas formamse a partir da contração dos gases e poeiras existentes nas nuvens interestelares

22-11-2015. As estrelas formamse a partir da contração dos gases e poeiras existentes nas nuvens interestelares A Via Láctea e a vida das estrelas 1.3- As estrelas e a sua evolução Pp. 24 a 29 Evolução estelar Nuvens interestelares Estrela Estrelas na sequência principal Gigante vermelha Nebulosa planetária Anã

Leia mais

Propriedades Planetas Sol Mercúrio Vênus Terra. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar

Propriedades Planetas Sol Mercúrio Vênus Terra. O Sistema Solar. Introdução à Astronomia Fundamental. O Sistema Solar Introdução à Astronomia Fundamental Distribuição de Massa Sol: 99.85% Planetas: 0.135% Cometas: 0.01%? Satélites: 0.00005% Asteroides e Planetas Menores: 0.0000002%? Meteoróides: 0.0000001%? Meio Interplanetário:

Leia mais