COLÉGIO ESTADUAL CÉSAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA 6º ANO PROFESSORA SCHEILA CRISTINA ANDRADE NIEMES 1º BIMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO ESTADUAL CÉSAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA 6º ANO PROFESSORA SCHEILA CRISTINA ANDRADE NIEMES 1º BIMESTRE"

Transcrição

1 cultural e espaço econômica da produção política do BÁSICO Paisagem Natural e Geográfica Orientação no espaço Localização no espaço COLÉGIO ESTADUAL CÉSAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA 6º ANO 1º BIMESTRE ESPECÍFICO Paisagem Natural e Geográfica Transformações Divisão territorial, social e econômico espaço. Orientação Pontos Cardeais e colaterais Paralelos e Meridianos Latitude e longitude Fusos Horários Instrumentos de orientação Compreender a diferença da paisagem natural e da paisagem geográfica; Relacionar os tipos de paisagens; Observar a dinâmica e as constantes transformações do ; Visualizar as constantes alterações no espaço geográfico da nossa cidade; Observar as transformações ocorridas no Espaço Geográfico por interferência do homem; Entender como funciona a divisão social e territorial do trabalho e suas conseqüências econômicas na vida do indivíduo; Compreender a importância da noção de orientação no espaço; Saber quais são os pontos cardeais, colaterais; Diferenciar os paralelos dos meridianos; Saber o que é latitude e longitude e como localizar um ponto qualquer na superfície terrestre; Compreender como funciona o sistema de fusos horários. Conhecer alguns tipos de instrumentos utilizados para a orientação como a bússola, o radar, GPS; Entender que estes instrumentos são utilizados para desenhar mapa; Aulas expositivas; Uso do livro didático; Leitura, interpretação, análise, e compreensão de textos e imagens; Resolução de exercícios; Atividades com mapas, gráficos, dados estatísticos, quadros; Debates sobre os assuntos abordados; Pesquisa A avaliação do processo de ensino aprendizagem será realizada pelos seguintes instrumentos: Pesquisas; Apresenta ções de trabalhos; Debates; Exercícios; Prova; Análise de mapas e gráficos. Espera-se do aluno que: Relacione os tipos de paisagens; Analise as transformações que ocorre no espaço; Reconheça o homem como o grande transformador aproveitamento nas avaliações será feita recuperação paralela dos pesquisas, porém, a recuperação de nota será oportunizada somente no final do bimestre para todos os alunos.

2 COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA 6º ANO 2º BIMESTRE econômica do política geográfica cultural BÁSICO Representação Mapas Sistema Solar Terra e a Lua Tempo e as transformaçõe s Rochas e minerais Educação Fiscal ESPECÍFICO Tipos de mapas Legendas e escala Leitura de mapas e plantas Tipos de escalas Convenções cartográficas Origem do Universo Planetas, Meteoros, cometas, asteróides e satélites Eras geológicas Camadas da Terra Placas tectônicas Rochas Tipos de rochas Compreender a importância dos mapas; Analisar e interpretar os diversos tipos de mapas; Entender a importância da utilização das legendas e escalas; Aprender a manusear mapa, para compreensão do ; Identificar os tipos de escalas e plantas e suas relações com o cotidiano. Reconhecer as convenções cartográficas e suas funções. Conhecer algumas das teorias da origem do Universo Compreender a importância e o funcionamento do sistema solar. Conhecer os principais planetas do sistema solar. Saber diferenciar planetas, satélites, asteróides, meteoros, meteoritos e cometas; Compreender os movimentos executados pela Terra e pela Lua e suas conseqüências; Estudar o tempo geológico e compreender as diferentes etapas da evolução da Terra; Visualizar as diferentes camadas da Terra; Compreender que a crosta terrestre é formada por imensas placas que estão em constante movimento e entender as conseqüências desse fato; Entender o que são rochas; Diferenciar rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas; Analisar a importância das rochas e dos minerais para a economia mundial. Aulas expositivas; Leitura de textos do livro, pesquisa, trabalho em grupo. Criação e leitura de mapas, -Pesquisas; legendas Apresentações e de gráficos. trabalhos; Debates; Consulta a Atlas, Exercícios; Prova; jornais e revistas. Análise de mapas e Manipulação do globo terrestre. Filmes: Origem do Universo TV Escola Outros. A avaliação do processo de ensino aprendizagem será realizada pelos seguintes instrumentos: gráficos. Espera-se do aluno que: Compreenda a importância dos mapas no seu dia a dia; Identifique os diversos tipos de mapas; Entenda a importância da utilização da legenda e escala; Compreenda como funciona o sistema de fusos horários; Identifique os instrumentos utilizados na orientação; aproveitamento nas avaliações será feita recuperação pesquisas, porém, a recuperação de nota será oportunizada somente no final do bimestre para todos os alunos.

3 COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA 6º ANO 3º BIMESTRE econômica do política geográfica cultural BÁSICOS Formas de paisagem Atmosfera ESPECÍFICOS Relevo Agentes naturais Atmosfera, Camadas da atmosfera Clima Mudanças climáticas Entender o que é relevo; Diferenciar a influencia do relevo na economia; Analisar como a atuação do ser humano pode trazer modificações no relevo terrestre; Saber quais são os agentes naturais que podem modificar o relevo Entender a importância da atmosfera para o nosso planeta. Compreender a importância da atmosfera para o nosso planeta; Caracterizar as camadas da atmosfera; Saber quais são os fatores e elementos que influenciam na dinâmica atmosférica; Diferenciar tempo e clima; Associar os problemas climáticos mundiais com as alterações causadas pelo homem na atmosfera. Filme ou documentários; Relatórios e atividades sobre o filme e documentários assistidos; Leitura orientada do livro didático; Dinâmica de grupo; Pesquisa e trabalho em grupo com apresentação dos mesmos; Leitura de imagens, gráficas e quadros; A avaliação do processo de ensino aprendizagem será realizada pelos seguintes instrumentos: - Pesquisas; - Apresentações de trabalhos; - Debates; - Exercícios; - Prova; - Análise de mapas e gráficos. Conheça as principais características de cada continente do nosso planeta; Identifique as características distintas como: história, cultural e economia do relevo terrestre; Analise o comportamento do homem, no processo de exploração da natureza; Conheça o processo que os agentes internos e externos fazem com o relevo terrestre; Compreenda a influência do clima na formação das diversas paisagens, nas construções e nos hábitos dos seres; Identifique os diferentes tipos de clima e sua conheça suas características; A todos os alunos que não atingirem 60% de aproveitamento nas avaliações será feita recuperação pesquisas, porém, a recuperação de nota será oportunizada somente no final do bimestre para todos os alunos.

4 COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA 6º ANO 4º BIMESTRE econômica do política geográfica cultural BÁSICOS Paisagens vegetais Oceanos e mares Meio ambiente ESPECÍFICO Vegetação Tipos de vegetação Ecossistemas Tipos de oceanos Importância dos oceanos e mares Correntes marítimas Influencia negativa do homem Lagos Importância da água congelada Compreender como o clima, o solo e o relevo pode alterar as paisagens vegetais; Diferenciar os principais tipos de paisagens vegetais e conhecer suas características; Entender a importância da manutenção dos ecossistemas para a vida no planeta; Conhecer algumas características importantes dos oceanos e mares; Entender a importância dos oceanos e mares na vida da população mundial; Compreender o que são correntes marítimas e como influenciam o clima no mundo; Identificar os principais problemas gerados pelo homem a partir da sua intervenção negativa na vida marítima; Entender o que são e como são formados os lagos; Compreender a importância da água congelada para a manutenção da vida na Terra; Verificar como a ação do gelo modifica o relevo; Analisar quais ações do homem compromete a manutenção das geleiras. Analisar figuras; A avaliação do processo de ensino aprendizagem Classificar alguns será realizada pelos vegetais; seguintes instrumentos: Pesquisas; Filmes: Apresentações de trabalhos; TV Escola Debates; National Exercícios; Geograf. Prova; Fenômeno Análise de mapas e gráficos. s da Natureza Defina hidrosfera; Outros Conheça as diferentes camadas que a forma; Relatórios, debates e atividades sobre os filmes; Leitura de textos do livro didático; Leitura de mapas; Exercícios em sala de aula; Compreenda que água doce é indispensável para os seres humanos; Diferencie oceano de mares; Entenda a importância da água salgada para a manutenção da vida terrestre; Analise os problemas gerados pelo homem; Conheça como se forma um lago; A todos os alunos que não atingirem 60% de aproveitamento nas avaliações será feita recuperação pesquisas, porém, a recuperação de nota será oportunizada somente no final do bimestre para todos os alunos.

5 Obs.: A linguagem cartográfica será trabalhada durante o ano letivo, no decorrer do processo em todos os bem como implementação da Lei /03,m do conteúdo de história da África e afro-brasileiro. REFERÊNCIA: PROJETO ARARIBÁ: geografia/obra coletiva, concebida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Sonia Cunha de Souza Danelli. 2ª ed., São Paulo: Moderna, IBGE. Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro, SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Geoatlas, São Paulo, 31ª edição, Editora Ática, OLIVEIRA, Alan. Amazônia. São Paulo: Saraiva, LEITE, Marcelo. Amazônia: Terra com futuro. São Paulo: Ática 2005 GOMES, Marquiana de Freitas Vilas Boas e Rosely Sampaio Archela, Manual de aulas Práticas, Editora Eduel, 2ª tiragem, MOREIRA, Igor e AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o Espaço. São Paulo. Editora Ática, Apostilas diversas.

6 COLÉGIO ESTADUAL CÉSAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA 7º ANO 1 º BIMESTRE ESTRUTURANTE BÁSICO O Brasil e o econômica mundial política geográfica cultural ESPECÍFICO Localização do Brasil Formação territorial Divisão do Brasil Cinco Regiões Colonização Grupos étnicos Fusos horários Físicos Analisar o Brasil, sua localização e posição física na. América do Sul, na América e na superfície terrestre. Compreender a formação territorial do país Analisar as divisões do Brasil proposta pelo IBGE (oficial) e a divisão Geoeconômica: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste. Compreender os diferentes critérios utilizados na regionalização brasileiro. Conhecer os principais objetivos da regionalização do território brasileiro e Identificar as cinco macrorregiões brasileiras. Mostrar a diversidade cultural existente em nosso país; Conhecer a estrutura polucacional brasileira caracterizando-a; Conhecer os grupos étnicos formadores da sociedade; Localizar os diferentes pontos no especo operar no espaço com fusos horários; Relacionar localizar e caracterizar o relevo, clima, hidrografia e vegetação; Relacionar e analisar as vantagens das atividades humanas sobre o meio ambiente; Análise de artigos; Filme: Ecossistem as TV Escola Pesquisas; National Geograf. Fenômenos Exercícios; da Prova; Natureza Relatório sobre os filmes; Visitar ao Parque das Araucárias Livro didático; Textos informativos; Leitura de mapas; Exercícios em sala de aula; A avaliação do processo de ensino aprendizagem será realizada pelos seguintes instrumentos: Apresentações de trabalhos; Debates; Análise de mapas e gráficos. Reconheça a localização do território brasileiro e as distâncias entre seus pontos extremos; Identifique as divisões do BR (IBGE e Geoeconômica); Explique a predominância do clima tropical e de horários diferentes em nosso país; Compreenda o processo de regionalização brasileira; Conheça a disparidades existentes me nosso país; Identifique o processo de miscigenação da população brasileira; Identifique algumas formas de relevo, algumas bacias hidrográficas, o tipo de clima predominante e alguns tipos de vegetação; Reflita sobre o uso inadequado das bacias hidrográficas; aproveitamento nas avaliações será feita recuperação pesquisas, porém, a recuperação de nota será oportunizada somente no final do bimestre para todos os alunos.

7 ESTRUTURANTE econômica do política do espaço geográfica cultural COLÉGIO ESTADUAL CÉSAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA 7º ANO 2º BIMESTRE CONTEUDO BÁSICO ESPECÍFICO O espaço da Processo de produção no urbanização Brasil Centros urbanos humanos Teorias demográficas Crescimento vegetativo Pirâmide etária brasileira Concentração populacional por regiões Migração econômicos Evolução da indústria do BR Tipos de indústrias Compreender as causas de conseqüências do processo de urbanização no Brasil; Analisar a questão de desenvolvimento sustentável nos centros urbanos; Identificar e caracterizar as teorias demográficas; Analisar os diferentes Crescimentos Vegetativos decorrentes no mundo (Positivo, Negativo e Nulo). Interpretar a estrutura da população brasileira. Compreender as mudanças ocorridas na pirâmide etária brasileira as causas e conseqüências Analisar a estrutura, as faixas etárias, a PEA e a DIT brasileira. Analisar como estar dispersa a população brasileira. Entender que há regiões com grande concentração populacional e há outras com verdadeiros vazios demográficos. populacionais (Êxodo Rural, Transumância, Pendular, etc.). Analisar os fatores que contribuíram para o aumento da imigração no Brasil nos séculos XVIII e XIX. Compreender como o século XX trouxe um grande aumento na emigração. Analisar o processo de formação agro negócios; Compreender o processo de formação da indústria no Brasil; Mencionar,caracterizar e localizar os tipos de industrial; Mostrar os problemas que está ocorrendo com MST; Analisar a distribuição de rendas brasileira; Análise de artigos de revista e jornais; Filme: Ecossistema s Pesquisas; Apresentações de TV Escola trabalhos; Debates; National Exercícios; Prova; Geograf. Análise de mapas e gráficos. Fenômenos da Natureza Relatório sobre os filmes; Leitura orientada do livro didático; Dinâmica de grupo; Textos informativos; Pesquisa no laboratório de informática; Leitura de mapas, dados estatísticos, tabelas e gráficos; Palestra sobre os impactos ambientais; Soluções de exercícios com correção e discussões das respostas; A avaliação do processo de ensino aprendizagem será realizada pelos seguintes instrumentos: Conheça a evolução da agropecuária; Compreenda o processo histórico de urbanização e industrialização do Brasil; Diferencie os tipos de industriais existentes no Brasil; Compreenda que a industrialização acelerou o processo de urbanização; Conheça o processo de modernização do campo e o uso da terra; Analise as condições de destruição de renda no país; Conheça as causas e conseqüências dos conflitos que esta ocorrendo no campo; Conhecer projetos do governo/assistencialismo; aproveitamento nas avaliações será feita recuperação pesquisas, porém, a recuperação de nota será oportunizada somente no final do bimestre para todos os alunos.

8 econômica do política do espaço geográfica cultural COLÉGIO ESTADUAL CÉSAR STANG ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA 7º ANO 3 º BIMESTRE BASICOS Região Norte Região Nordeste Região Centro- Oeste ESPECÍFICO Extensão territorial Questões de fronteiras Biodiversidade da floresta Amazônica Físicos Exploração dos recursos minerais e vegetais Impacto ambiental Agropecuária Conflitos físicos humanos econômicos Irrigação Extrativismo humanos Construção de Brasília Migração Econômicos Compreender que extensão territorial esta relacionada com a ocupação do especo; Analisar as questões de fronteiras que a região possui com os paises vizinhos; Compreender a biodiversidade que a floresta amazônica apresenta. Analisar o clima, os rios e os solos da região Norte. Analisar as formas de exploração dos recursos oferecidos pela floresta. Discutir os impactos ambientais ocasionados pela exploração inadequada. Conhecer as formas mais adequadas de utilização dos recursos da floresta. Identificar os variados projetos agropecuários da região. Identificar a proporção de devastação da floresta Amazônica. Compreender as alterações realizadas na região, após a instalação da atividade industrial. Levar o aluno a entender como está sendo tratado à questão dos conflitos nesta região; Conhecer os aspectos naturais de cada subregião nordestina e identificar a heterogeneidade da região; Compreender nexos entre a colonização de exploração e a atual economia da região; Caracterizar os principais aspectos econômicos das sub-regiões; Compreender a indústria da seca; Analisar a grande potencialidade econômica do turismo, da agricultura, etc. Compreender como investimentos no sertão como irrigação e melhoramento do solo pode trazer grandes benefícios à região. Análise de artigos A avaliação do de revista e jornais; processo de Filme: ensino Ecossistem as aprendizagem será realizada TV Escola pelos seguintes National instrumentos: Geograf. Pesquisas; Fenômenos Apresentaçõesde da trabalhos; Natureza Debates; Exercícios; Relatório sobre Prova; os filmes; Análise de mapas e Leitura orientada gráficos. do livro didático; Espera-se do Dinâmica de grupo; aluno que: Textos Conheça a informativos; história da Pesquisa no ocupação no laboratório de Norte, informática; Nordeste e Leitura de mapas, Centro-Oeste; dados estatísticos, Compreenda tabelas e gráficos; como ocorreu Palestra sobre os o impactos desenvolvimen ambientais; to econômico Soluções de nestas regiões; exercícios com Identifique a correção e diversidade discussões das natural destas respostas; regiões; Reflita sobre aproveitamento nas avaliações será feita recuperação pesquisas, porém, a recuperação de nota será oportunizada somente no final do bimestre para todos os alunos.

9 Analisar a evolução econômica que ocorreu no NE com o extrativismo; Analisar o crescimento populacional da região Centro-Oeste. Descrever a relação entre o crescimento da população com a instalação de Brasília na região Centro-Oeste. Compreender a integração nacional após a transferência da Capital nacional para a região. Analisar os grandes fluxos migratórios, principalmente depois da construção de Brasília. Compreender a integração econômica do Centro- Oeste com as demais regiões do país. Observar as grandes potencialidades econômicas da região. Analisar as grandes inovações técnicas na agropecuária. Identificar os principais problemas que afetam os diversos ecossistemas do cerrado e pantanal. as causas e conseqüências do desmatamento que está ocorrendo no Norte e Centro-Oeste. Reconheça o resultado da ação humana no meio ambiente, destacando os aspectos positivos e negativos.

10 COLÉGIO ESTADUAL CÉSAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA 7º ANO 4 º BIMESTRE ESTRUTURANTE econômica do política geográfica cultural BÁSICO ESPECÍFICO Evolução da economia Indústria Sistema de Transporte Transformaçõe s urbano Agropecuária Metrópoles Impactos ambientais Analisar a importância da atividade mineradora e o papel da economia cafeeira na ocupação do espaço do SE Compreender a região Sudeste como a mais desenvolvida e diversificada do país. Analisar as modernizações implementadas na industrialização da região. Compreender as malhas rodoviárias, ferroviárias e hidroviárias da região Sudeste e sua importância na diversificação da indústria. Compreender a grande ligação entre o espaço rural e urbano. Analisar as grandes transformações ocorridas na região. Compreender o grande dinamismo da produção agropecuária. Entender as causas e conseqüências das transformações ocorridas no espaço Urbano; Observar as metrópoles nacionais: São Paulo e Rio de Janeiro. Compreender as alterações ocorridas nas paisagens da região Sudeste. Verificar a devastação das formações vegetais. Analisar a poluição dos ambientes Análise de artigos de revista e jornais; Filme: Ecossistemas TV Escola National Geograf. Fenômenos da Natureza Relatório sobre os filmes; Leitura orientada do livro didático; Dinâmica de grupo; Textos informativos; Pesquisa no laboratório de informática; Leitura de mapas, dados estatísticos, tabelas e gráficos; Palestra sobre os impactos ambientais; Soluções de exercícios com correção e discussões das respostas; A avaliação do processo de ensino aprendizagem será realizada pelos seguintes instrumentos: Pesquisas; Apresentações de trabalhos; Debates; Exercícios; Prova; Análise de mapas e gráficos. Conheça como ocorreu a colonização destas regiões; Compreenda como ocorreu o desenvolvimento econômico nestas regiões; Identifique as principais metrópoles; Reflita sobre as causas e conseqüências do desmatamento da Mata Atlântica e Mata Araucária. Entenda os motivos que levam a ocorrer às catástrofes nas regiões; Identifique as principais correntes migratórias que promoveram a consolidação da ocupação do espaço sulista. Compreenda as diversas atividades econômicas realizadas na região. aproveitamento nas avaliações será feita recuperação pesquisas, porém, a recuperação de nota será oportunizada somente no final do bimestre para todos os alunos.

11 Problemas Urbanos Físicos Humanos urbanos. Analisar um problema grave As enchentes, entender suas causas e conseqüências. Identificar as atividades econômicas atuais da Região Sudeste. Compreender a região Sul como a menor em extensão territorial do país. Analisar a situação da população da região Sul do país. Compreender seu IDH. Identificar as principais correntes migratórias que promoveram a consolidação da ocupação do espaço sulista. Compreender a importância do desenvolvimento das atividades pecuárias no processo de ocupação econômica do Sul do país. Analisar o clima e seu diferencial na colonização da região Sul. Obs.: A linguagem cartográfica será trabalhada durante o ano letivo, no decorrer do processo em todos os bem como implementação da Lei /03,m do conteúdo de história da África e afro-brasileiro. REFERÊNCIA: PROJETO ARARIBÁ: geografia/obra coletiva, concebida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Sonia Cunha de Souza Danelli. 2ª ed., São Paulo: Moderna, IBGE. Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro, SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Geoatlas, São Paulo, 31ª edição, Editora Ática, OLIVEIRA, Alan. Amazônia. São Paulo: Saraiva, LEITE, Marcelo. Amazônia: Terra com futuro. São Paulo: Ática 2005 GOMES, Marquiana de Freitas Vilas Boas e Rosely Sampaio Archela, Manual de aulas Práticas, Editora Eduel, 2ª tiragem, Apostilas

12 COLÉGIO ESTADUAL CÉSAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA 8º ANO 1 º BIMESTRE econômica do política geográfica cultural BÁSICOS Capitalismo X Socialismo Globalização ESPECÍFICOS Divisão do mundo Formas de regionalização do mundo Decadência do socialismo Economia global Instituições financeiras Blocos Econômicos Conhecer os critérios que levou o mundo a se dividir em capitalismo e socialismo; Identificar as varias formas de regionalização o espaço mundial seguindo diversos critérios (físico, humano e econômico); Analisar as causas da decadência do socialismo; Conhecer a importância da transnacional na economia global; Compreender que as instituições financeiras e comerciais internacionais como: (FMI, OMC e Banco Mundial na organização) no funcionamento da economia global. Conhecer a história da formação dos blocos econômicos; Análise de artigos de revista e jornais; Filme: Ecossistemas TV Escola National Geograf. Fenômenos da Natureza Relatório sobre os filmes; Embasamento teórico pelo livro didático; Dinâmica de grupo; Textos informativos; Pesquisa no laboratório de informática; Leitura de mapas, dados estatísticos, tabelas e gráficos; Soluções de exercícios com correção e discussões das respostas; A avaliação do processo de ensino aprendizagem será realizada pelos seguintes instrumentos: - Pesquisas; - Apresentações de trabalhos; - Debates; - Exercícios; - Prova; - Análise de mapas e gráficos. Reconheça que a divisão ocorreu pelos interesses sociais, políticos e econômicos; Diferencie as formas da divisão; Reconheça a constituição dos blocos econômicos, considerando a influência política e econômica mundial; aproveitamento nas avaliações será feita recuperação pesquisas, porém, a recuperação de nota será oportunizada somente no final do bimestre para todos os alunos.

13 COLÉGIO ESTADUAL CÉSAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA 8º ANO 2 º BIMESTRE econômica do política geográfica cultural ESPECÍFICOS Continente Americano América do Norte ESPECÍFICOS Extensão territorial Divisão do América Colonização físicos Humanos econômicos Verificar a extensão do continente americano; Conhecer os critérios físicos para a regionalização; Diferenciar as formas de colonização e desenvolvimentos socioeconômicos na divisão: América Anglo- Saxônica e a América Latina; Reconhecer os aspectos físicos; Relacionar o crescimento da população americana e suas implicações no planejamento social dos países; Analisar a importância dos setor econômicos para as Américas; Conhecer o processo que levou o EUA a se tomar potência econômica e militar Análise de artigos de revista e jornais; Filme: Ecossistemas TV Escola National Geograf. Fenômenos da Natureza Relatório sobre os filmes; Embasamento teórico pelo livro didático; Dinâmica de grupo; Textos informativos; Pesquisa no laboratório de informática; Leitura de mapas, dados estatísticos, tabelas e gráficos; Soluções de exercícios com correção e discussões das respostas; A avaliação do processo de ensino aprendizagem será realizada pelos seguintes instrumentos: - Pesquisas; - Apresentações de trabalhos; - Debates; - Exercícios; - Prova; - Análise de mapas e gráficos. Identifique no mapa: - América Latina - América Anglo- Saxônica - as três Américas - aspectos físicos Conheça a história da colonização; Reflita a importância da população para o crescimento da economia; Conheça o processo que levou o EUA a ser potência. aproveitamento nas avaliações será feita recuperação pesquisas, porém, a recuperação de nota será oportunizada somente no final do bimestre para todos os alunos.

14 COLÉGIO ESTADUAL CÉSAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA 8º ANO 3 º BIMESTRE econômica do política geográfica cultural BÁSICOS América Central ESPECÍFICO Extensão territorial físicos Humanos econômicos Compreender a formação histórica da América Central; Identificar os países componentes da América Central; Reconhecer os aspectos físicos; Analisar a formação da população (demográfica) Relacionar as atividades econômicas dentro do contexto mundial; Visualizar a importância da América Central no Continente Americano como um todo. Análise de artigos de revista e jornais; Filme: Ecossistemas TV Escola National Geograf. Fenômenos da Natureza Relatório sobre os filmes; Embasamento teórico pelo livro didático; Dinâmica de grupo; Textos informativos; Pesquisa no laboratório de informática; Leitura de mapas, dados estatísticos, tabelas e gráficos; Soluções de exercícios com correção e discussões das respostas; A avaliação do processo de ensino aprendizagem será realizada pelos seguintes instrumentos: - Pesquisas; - Apresentações de trabalhos; - Debates; - Exercícios; - Prova; - Análise de mapas e gráficos. Espera-se do aluno que: Localize a América Central e os países que compõem; Entenda que o processo de colonização determinou desenvolvimento da América Central; Conheça que a base da economia da América Central é o setor primário. que não atingirem aproveitamento nas avaliações será feita recuperação paralela dos reorientação dos pesquisas, porém, a recuperação de nota será oportunizada somente no final do bimestre para todos os alunos.

15 COLÉGIO ESTADUAL CÉSAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA 8º ANO 4 º BIMESTRE econômica do política geográfica cultural BÁSICOS América do Sul ESPECÍFICOS Divisão regional da América do Sul físicos humanos econômicos Concentração de rendas IDH Identificar os países que a constituem. Reconhecer o aspecto político e físico da América Latina. Analisar a formação da população Identificar as principais características econômicas e sociais dos países latinos. Compreender os processos de concentração de renda dos países pobres Analisar a situação dos países pobres, porém industrializados. Analisar o índice de desenvolvimento humanos dos países do Sul. Análise de artigos de revista e jornais; Filme: Ecossistemas TV Escola National Geograf. Fenômenos da Natureza Relatório sobre os filmes; Embasamento teórico pelo livro didático; Dinâmica de grupo; Textos informativos; Pesquisa no laboratório de informática; Leitura de mapas, dados estatísticos, tabelas e gráficos; Soluções de exercícios com correção e discussões das respostas; A avaliação do processo de ensino aprendizagem será realizada pelos seguintes instrumentos: - Pesquisas; - Apresentações de trabalhos; - Debates; - Exercícios; - Prova; - Análise de mapas e gráficos. Compreenda o processo de formação da América Platina; Conheça a importância da Am. do Sul para o continente; Relacione o desenvolvimento econômico da América do Sul com a degradação do meio ambiente; Entenda a importância dos aspectos físicos como fatores determinantes na ocupação e no desenvolvimento econômico. aproveitamento nas avaliações será feita recuperação paralela dos pesquisas, porém, a recuperação de nota será oportunizada somente no final do bimestre para todos os alunos.

16 Obs.: A linguagem cartográfica será trabalhada durante o ano letivo, no decorrer do processo em todos os bem como implementação da Lei /03,m do conteúdo de história da África e afro-brasileiro. REFERÊNCIA: PROJETO ARARIBÁ: geografia/obra coletiva, concebida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Sonia Cunha de Souza danelli, 2ª ed., São Paulo: Moderna, IBGE. Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro, SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Geoatlas, São Paulo, 31ª edição, Editora Ática, OLIVEIRA, Alan. Amazônia. São Paulo: Saraiva, LEITE, Marcelo. Amazônia: Terra com futuro. São Paulo: Ática 2005 GOMES, Marquiana de Freitas Vilas Boas e Rosely Sampaio Archela, Manual de aulas Práticas, Editora Eduel, 2ª tiragem, Apostila Anglo 7ª série

17 COLÉGIO ESTADUAL CÉSAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA 9º ANO 1 º BIMESTRE econômica do política do espaço geográfica cultural BÁSICOS Estado, Território e Nação Guerra Fria Guerras e conflitos Mundiais Globalização ESPECÍFICOS Estado, Território e Nação Conflitos Processo de globalização Efeitos da globalização Conceituar Estado, Território e Nação; Identificar as causas e conseqüências da Guerra Fria ; Identificar os conflitos étnicos e separatistas e suas conseqüências para o espaço geográfico; Entender o processo de evolução da globalização; Conhecer os vários fluxos (capitais, mercadorias, informações e pessoas); Analisar de forma crítica os efeitos da globalização na economia, na política, na sociedade e nas questões ambientais, Análise de artigos de revista e jornais; Filmes; Relatório sobre os filmes; Embasamento teórico pelo livro didático; Dinâmica de grupo; Textos informativos; Pesquisa no laboratório de informática; Leitura de mapas, dados estatísticos, tabelas e gráficos; Soluções de exercícios com correção e discussões das respostas; A avaliação do processo de ensino aprendizagem será realizada pelos seguintes instrumentos: - Pesquisas; - Apresentações de trabalhos; - Debates; - Exercícios; - Prova; - Análise de mapas e gráficos. Forme conceito geográfico de lugar, estado, nação, território; Identifique as causas e conseqüências da Guerra Fria e conflitos existentes no mundo; Compreenda o processo de globalização através de suas fases (econômica, comercial, política, étnico e religiosa); Identifique as diferentes fases da regionalização do mundo; aproveitamento nas avaliações será feita recuperação paralela dos pesquisas, porém, a recuperação de nota será oportunizada somente no final do bimestre para todos os alunos.

18 COLEGIO ESTADUAL CÉSAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA 9º ANO. 2 º BIMESTRE econômica do política geográfica cultural BÁSICOS Europa ESPECÍFICOS físicos Humanos Política X Economia União Européia Impatos ambientais Identificar os aspectos físicos que individualizem cada região; Analisar as características humanas da Europa; Relacionar a política e a economia da Europa; Discutir sobre a gênese da implantação da União Européia; Analisar as características e as diferenças sociais, políticas e econômicas da União Européia; Destacar os principais problemas ambientais analisando os impactos causados no europeu. Análise de artigos de revista e jornais; Filme ou documentários; Relatório sobre o filme ou sobre documentários assistidos; Embasamento teórico pelo livro didático; Dinâmica de grupo; Textos informativos; Pesquisa no laboratório de informática; Leitura de mapas, dados estatísticos, tabelas e gráficos; Soluções de exercícios com correção e discussões das respostas; A avaliação do processo de ensino aprendizagem será realizada pelos seguintes instrumentos: - Pesquisas; - Apresentações de trabalhos; - Debates; - Exercícios; - Prova; - Análise de mapas e gráficos. - Atividades avaliativas. Localize no mapa os países que formam a Europa; Identifique o clima, algumas formas de relevo, algumas bacias hidrográficas e tipo de vegetação; Conheça a formação e processo de migração do povo europeu; Analise as principais características da grande variedade étnico-lingüística; Analise o perfil econômico europeu e a sua importância no processo histórico-especial de constituição do modelo urbano industrial. A todos os alunos que não atingirem 60% de aproveitamento nas avaliações será feita recuperação pesquisas, porém, a recuperação de nota será oportunizada somente no final do bimestre para todos os alunos.

19 COLÉGIO ESTADUAL CÉSAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA 9º ANO. 3 º BIMESTRE econômica do política geográfica cultural BÁSICOS Ásia ESPECÍFICOS Extensão territorial Países Países populosos Evolução da economia Religião Petróleo Rússia, Japão e Tigres Asiáticos. Controle da natalidade Compreende a Ásia como o maior dos Continentes, Analisar a situação de seus diversos países. Identificas os países mais populosos do mundo. Entender o processo de evolução da economia asiática; Compreender as religiões de parte do continente. Compreender os mais graves problemas dessa região. Analisar a importância do petróleo. Compreender a atual situação da Rússia, Japão e dos Tigres asiáticos. Compreender os programas rígidos de controle de natalidade realizados na China e na Índia. Compreender os desafios populacionais. Análise de artigos de revista e jornais; Filme ou A avaliação do processo de ensino aprendizagem será realizada pelos seguintes instrumentos: documentário; Pesquisas; Apresentações de Relatório e trabalhos; Debates; Exercícios; atividades sobre Prova; Análise de mapas e o filme e gráficos. Atividades avaliativas, documentário; Embasamento individual ou em dupla. teórico pelo Compreenda o processo de livro didático; formação do continente; Trabalho em Analise a importância da Ásia no grupo; Textos planeta; Entenda a importância dos informativos; aspectos físicos para a ocupação Pesquisa no do território asiático; laboratório de Relacione as questões informática; demográficas com as questões Leitura de ambientais; mapas, dados Entenda as causas e estatísticos, conseqüências dos conflitos tabelas e existentes no continente; gráficos; Soluções Analise os motivos que estão de levando o sudeste asiático a se exercícios com tornarem mais industrializados; correção e Reflita sobre os desafios discussões das populacionais; respostas; A todos os alunos que não atingirem 60% de aproveitamento nas avaliações será feita recuperação pesquisas, porém, a recuperação de nota será oportunizada somente no final do bimestre para todos os alunos.

20 COLÉGIO ESTADUAL CÉSAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA 9º ANO 4 º BIMESTRE econômica do política do espaço geográfica cultural BÁSICOS África Oceania Regiões Ártica e Antártica ESPECÍFICOS Localização físicos humanos econômicos Saúde Formação do território físicos, humanos e econômicos físicos, humanos e econômicos físicos, humanos e econômicos Problemas ambientais Localizar no mapa os países que formam o continente; Identificar os aspectos físicos; Compreender o processo de colonização efetiva da África no século XIX e a sua descolonização; Conhecer o processo evolutivo da agropecuária, do extrativismo e industrialização Compreender o processo de dilapidação dos recursos naturais africanos e suas conseqüências ambientais; Analisar o problema da fome e doenças; Compreender a formação histórica do continente; Identificar as ilhas que componentes a Oceania; Conhecer os aspectos físicos, humanos e econômicos deste continente; Conhecer os aspectos físicos, humanos e econômicos do Ártico; Identificar o clima e vegetação da Antártica; saber como ocorreu o processo de ocupação da Antártica; Analisar como está ocorrendo à exploração econômica do Antártico e os seus problemas ambientais; Análise de artigos de revista e jornais; Filme ou documentário; Relatório e atividades sobre o A avaliação do processo de ensino aprendizagem será realizada pelos seguintes instrumentos: Pesquisas; Apresentações de trabalhos; filme ou sobre Debates; o documentário; Embasamento Exercícios; Prova; teórico pelo livro Análise de mapas e gráficos. didático; Atividades avaliativas, Trabalho e atividades em grupo; Pesquisa no laboratório de informática; Leitura de mapas, dados estatísticos, tabelas e gráficos; Soluções de exercícios com correção e discussões das respostas; individual ou em dupla. Entenda a importância dos aspectos físicos para a ocupação do territorial; Compreenda que a base da economia africana é agropecuária e a mineração; Entenda a influencia da dinâmica histórica na situação atual do continente; Compreenda que os problemas de fome e doença está relacionado com a sua colonização; Compreenda que a formação e evolução econômica do territorial da Oceania se deve pela sua colonização; Conheça como ocorreu o processo de ocupação e exploração dos pólos. aproveitamento nas avaliações será feita recuperação pesquisas, porém, a recuperação de nota será oportunizada somente no final do bimestre para todos os alunos.

21 Obs.: A linguagem cartográfica será trabalhada durante o ano letivo, no decorrer do processo em todos os bem como implementação da Lei /03,m do conteúdo de história da África e afro-brasileiro. REFERÊNCIA: PROJETO ARARIBÁ: geografia/obra coletiva, concebida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Sonia Cunha de Souza Danelli, 2ª ed., São Paulo: Moderna, IBGE. Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro, SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Geoatlas, São Paulo, 31ª edição, Editora Ática, OLIVEIRA, Alan. Amazônia. São Paulo: Saraiva, LEITE, Marcelo. Amazônia: Terra com futuro. São Paulo: Ática 2005 GOMES, Marquiana de Freitas Vilas Boas e Rosely Sampaio Archela, Manual de aulas Práticas, Editora Eduel, 2ª tiragem, MOREIRA, Igor e AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o Espaço. São Paulo. Editora Ática, Apostilas diversas.

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações;

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações; 8ª ano PTD de Geografia PROFESSORA: Sandra Riedel 1º BIMESTRE ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico -Dimensão política do espaço geográfico Conceitos e princípios básicos da Geografia

Leia mais

Planejamento Bimestral

Planejamento Bimestral Planejamento Bimestral Estabelecimento: Escola Estadual Cecília Meireles Ensino Fundamental Município: Nova Prata do Iguaçu Disciplina: Geografia Série: 5ª / 6º ano Bimestre: anual Ano: 2011 Professores:

Leia mais

HABILIDADES. Compreender a formação da população brasileira. Perceber as influências presentes na cultura brasileira.

HABILIDADES. Compreender a formação da população brasileira. Perceber as influências presentes na cultura brasileira. l COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Período:

Leia mais

Matriz de Referência de GEOGRAFIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de Referência de GEOGRAFIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL H01 MATRIZ DE REFERÊNCIA SAERJINHO GEOGRAFIA 5 ANO HABILIDADE Descrição Identificar a posição de objetos em relação a outros objetos utilizando as referências de esquerda, direita,

Leia mais

Conteúdos Estruturantes & Expectativas de Aprendizagem

Conteúdos Estruturantes & Expectativas de Aprendizagem Conteúdos Estruturantes & Expectativas de Aprendizagem Área: Geografia Série: 6º ano do Ensino Fundamental. PRIMEIRO TRIMESTRE CONTEUDOS ESTRUTURANTES EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM 1- PAISAGEM, ESPAÇO E

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2012

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA SUBÁREA DE GEOGRAFIA PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2012 Ensino

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL

COLÉGIO ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL COLÉGIO ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL Município : Sertaneja Paraná Carga Horária Semanal 3 (aulas) 1. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 1ª TURMAS: B

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MATRIZ CURRICULAR DE GEOGRAFIA 6º AO 9º ANO

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MATRIZ CURRICULAR DE GEOGRAFIA 6º AO 9º ANO PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MATRIZ CURRICULAR DE GEOGRAFIA 6º AO 9º ANO 2011 1 6º ano MATRIZ CURRICULAR DE GEOGRAFIA Conteúdos Objetivos 1. Conceito, origem e importância da

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PRISE - 2ª ETAPA. EIXO TEMÁTICO: II REGIÃO1. O ESPAÇO REGIONAL Competências Habilidades Conteúdo

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PRISE - 2ª ETAPA. EIXO TEMÁTICO: II REGIÃO1. O ESPAÇO REGIONAL Competências Habilidades Conteúdo UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ GEOGRAFIA PRISE - 2ª ETAPA EIXO TEMÁTICO: II REGIÃO1. O ESPAÇO REGIONAL Competências Habilidades Conteúdo 1-Entender as relações existentes entre a nova regionalização em

Leia mais

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I

DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I DIVISÃO REGIONAL DO BRASIL MÓDULO 04 PARTE I CONCEITO DE REGIÃO REGIONALIZAR o espaço geográfico é dividi-lo em regiões, levando em conta as diferenças de paisagens e a organização socioeconômica das diversas

Leia mais

ATIVIDADES EXTRAS GEOGRAFIA 1OS ANOS

ATIVIDADES EXTRAS GEOGRAFIA 1OS ANOS ATIVIDADES EXTRAS GEOGRAFIA 1OS ANOS 01. OS QUATRO BRASIS Poderíamos, grosseiramente, reconhecer a existência de quatro Brasis, ou seja, regiões específicas dentro do país. Num desses Brasis, verifica-se

Leia mais

Geografia. Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia

Geografia. Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia A proposta A proposta do Material Didático Positivo é a de construir um entendimento do espaço geográfico com a perspectiva de

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA

O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA ANGLOSAXÔNICA O QUE É REGIONALIZAR? Regionalizar o espaço terrestre significa dividi-lo em regiões, que devem possuir características comuns: De ordem física ou natural

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR - 2012 DISCIPLINA: GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR - 2012 DISCIPLINA: GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR - 2012 DISCIPLINA: GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL 1. EMENTA: A importância do ensino da Geografia é levar o educando a perceber que as relações sociais e as relações do homem

Leia mais

PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 5ª ANO LETIVO: 2010. Encaminhamentos Metodológicos (como?)

PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 5ª ANO LETIVO: 2010. Encaminhamentos Metodológicos (como?) PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 5ª ANO LETIVO: 2010 Conteúdos Específicos A geografia como ciência Linguagem cartográfica Conceitos geográficos: paisagem, lugares, região, territórios e sociedade.

Leia mais

REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS

REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS REGIONALIZAÇÕES MUNDIAIS Vivian Q. Pretti -Geografia- REGIONALIZAR é dividir, e ao mesmo tempo agrupar, áreas do território que possuem características semelhantes. Para regionalizar é necessário estabelecer

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Geografia / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 5ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: / /2016 Querido(a)

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2016 PROFESSOR (A):JulianaSilva Cordeiro PERÍODO DA

Leia mais

SEJA RESPONDIDA NA RESPECTIVA FOLHA DE RESPOSTAS; ESTEJA ASSINADA FORA DO LOCAL APROPRIADO; POSSIBILITE A IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO.

SEJA RESPONDIDA NA RESPECTIVA FOLHA DE RESPOSTAS; ESTEJA ASSINADA FORA DO LOCAL APROPRIADO; POSSIBILITE A IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO. Geografia QUESTÕES de 01 a 06 LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREÇÃO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA

Leia mais

Objetivo geral Compreender aspectos da dinâmica populacional e suas implicações geográficas

Objetivo geral Compreender aspectos da dinâmica populacional e suas implicações geográficas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) I. Plano de Aula: Ação

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Produção Industrial Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Curso Técnico em Móveis FORMA/GRAU: ( X ) integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de SERGIPE. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de SERGIPE. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de SERGIPE Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano

Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano Colégio Teresiano 2011*2012 COMPETÊNCIAS GERAIS A DESENVOLVER: (1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

Desenvolvimento humano e objetivos do milênio. Disciplina: Geografia IFMG Campus Betim

Desenvolvimento humano e objetivos do milênio. Disciplina: Geografia IFMG Campus Betim Desenvolvimento humano e objetivos do milênio Disciplina: Geografia IFMG Campus Betim A grande heterogeneidade dos países em desenvolvimento Processo de descolonização da África e na Ásia gerou vários

Leia mais

O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO CONTEÚDO GEOGRAFIA FÍSICA DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO CONTEÚDO GEOGRAFIA FÍSICA DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DO CONTEÚDO GEOGRAFIA FÍSICA DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO ALVES, Joselma Ferreira Universidade Estadual da Paraíba Joselmaferreira133@hotmail.com

Leia mais

CURCEP2015 O QUE VOCÊ LEMBRA DA GEOGRAFIA DO BRASIL? Profa. Cilé Ogg

CURCEP2015 O QUE VOCÊ LEMBRA DA GEOGRAFIA DO BRASIL? Profa. Cilé Ogg CURCEP2015 O QUE VOCÊ LEMBRA DA GEOGRAFIA DO BRASIL? Profa. Cilé Ogg 1. Marque a única assertiva que traz somente fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas

Leia mais

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O Nome: N.º: Turma: Professor(a): Ano: 6º Data: / / 2014 2ª LISTA DE RECUPERAÇÃO - GEOGRAFIA 1) Para responder a esta questão, considere os mapas a seguir.

Leia mais

3ºAno - 1º Bimestre. Encaminhamento Metodológico. Instrumento de Avaliação. Recursos. Trabalho,

3ºAno - 1º Bimestre. Encaminhamento Metodológico. Instrumento de Avaliação. Recursos. Trabalho, 3ºAno - 1º Bimestre Conteúdo Objetivos Encaminhamento Metodológico. Recursos Instrumento de Avaliação Trabalho, cultura e poder 1.1. Revolução Inglesa 1.2. Revolução Industrial 1.3. Revolução Francesa

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2014 ENSINO FUNDAMENTAL GEOGRAFIA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2014 ENSINO FUNDAMENTAL GEOGRAFIA COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Desde 1955 ampliando horizontes Site: grpcesar.seed.pr.gov.br /e-mail:gprcesar@seed.pr.gov.br PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2014 ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade IV ECONOMIA E NEGÓCIOS Prof. Maurício Felippe Manzalli Antecedentes da globalização Década de 1970 Período de crises e ajustes: Crise da inflação Ajustes monetários e produtivos Economia política

Leia mais

CURSOS Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e Geografia

CURSOS Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e Geografia PROCESSO SELETIVO 2007/1 Geografia CURSOS Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e Geografia Só abra este caderno quando o fiscal autorizar. Leia atentamente as instruções abaixo. 1. Este caderno

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 8 a - Ensino Fundamental Professora: Joyce de Lima Atividades para Estudos Autônomos Data: 28 / 3 / 2016 Aluno(a): N o : Turma:

Leia mais

Projeto de Recuperação Final - 1ª Série (EM)

Projeto de Recuperação Final - 1ª Série (EM) Projeto de Recuperação Final - 1ª Série (EM) DISCIPLINA: GEOGRAFIA OBJETIVO Oferecer aos alunos a oportunidade de recuperar os conteúdos trabalhados durante o ano letivo. ESTRATÉGIAS Para obter sucesso

Leia mais

Estevam / Iâncor/Ronaldo

Estevam / Iâncor/Ronaldo Biologia 3ª Estevam / Iâncor/Ronaldo 1ª SÉRIE E.M. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1: Reconhecer e utilizar adequadamente, na forma escrita e oral, símbolos, códigos e nomenclatura

Leia mais

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 7º Ano

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 7º Ano DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 7º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Promover o pensamento de uma forma criativa e crítica, relacionando evidências e explicações, confrontando diferentes

Leia mais

Bateria de Exercícios 1º ano Geografia- 3º trimestre-

Bateria de Exercícios 1º ano Geografia- 3º trimestre- Colégio: Nome: Nº Professor(a): Série: 1º ano Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Nota: Sem limite para crescer LISTA DE GEOGRAFIA III Trimestre Bateria de Exercícios 1º ano Geografia- 3º trimestre-

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Infraestrutura Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Curso Técnico em Edificações FORMA/GRAU: ( X )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

Cartografia Escolar e Inclusiva

Cartografia Escolar e Inclusiva Cartografia Escolar e Inclusiva Curso de Graduação em Geografia IGCE -UNESP Profa. Dra. Maria Isabel Castreghini de Freitas ifreitas@rc.unesp.br Prof. Ms. Bruno Zucherato (estágio acadêmico) bzucherato@gmail.com

Leia mais

3a. prova Simulado 5 Dissertativo 27.09.06 GEOGRAFIA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO SIMULADO

3a. prova Simulado 5 Dissertativo 27.09.06 GEOGRAFIA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO SIMULADO Simulado 5 Padrão FUVEST Aluno: N o do Cursinho: Sala: GEOGRAFIA INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO SIMULADO 1. Aguarde a autorização do fiscal para abrir o caderno de questões e iniciar a prova. 2. Duração

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 26/03/2011 Nota: Professor: Edvaldo Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Analise este mapa hipsométrico, em que se mostra a compartimentação altimétrica do Estado do Tocantins:

Analise este mapa hipsométrico, em que se mostra a compartimentação altimétrica do Estado do Tocantins: PROVA DE GEOGRAFIA 1 Analise este mapa hipsométrico, em que se mostra a compartimentação altimétrica do Estado do Tocantins: FONTE: IBGE. Atlas Geográfico Escolar. Rio de Janeiro, 2002. p. 162. (Adaptado)

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data: 26/03/2011 Nota: Professor: Edvaldo Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

As águas: Hidrosfera & Bacias Hidrográficas Cap. 07 (página 142)

As águas: Hidrosfera & Bacias Hidrográficas Cap. 07 (página 142) As águas: Hidrosfera & Bacias Hidrográficas Cap. 07 (página 142) Disciplina: Geografia Professora: Ana Maria Bandeira Turma: 1º ano, tarde As Águas da Terra Toda água presente planeta Terra compõe a Hidrosfera

Leia mais

GEOGRAFIA 7º ano 1º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

GEOGRAFIA 7º ano 1º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES GEOGRAFIA 7º ano 1º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 1. Observe o mapa: a) Após uma observação atenta, identifique quatro características do Brasil que é possível perceber no mapa.

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. - Conteúdo: objetivo e compreensão crítica do texto, relações intertextuais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. - Conteúdo: objetivo e compreensão crítica do texto, relações intertextuais CONTEÚDO PROGRAMÁTICO I - LÍNGUA PORTUGUESA 1 - Análise de textos - Conteúdo: objetivo e compreensão crítica do texto, relações intertextuais - Estrutura: principais mecanismos de coesão e coerência textuais

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Aula 22.1 Conteúdo. Regiões Sul e Centro-Oeste

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Aula 22.1 Conteúdo. Regiões Sul e Centro-Oeste Aula 22.1 Conteúdo Regiões Sul e Centro-Oeste 2 Habilidades Compreender as características naturais, sociais e econômicas das regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil. 3 Aula 21 - Região Sudeste Características

Leia mais

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia

2º ano do Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia 2º ano do Ensino Médio Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Sedentarização Crescimento populacional Revolução Industrial Formação da cidade (melhoria sanitária) Pós Guerra (1945) (avanço médico)

Leia mais

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. 04/07/2010 Caderno de prova Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique se você

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA ESCOLA ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA ANO LETIVO: 2015/2016 SERVIÇO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS- GRUPO 520 DATA: 9/ 9 /2015 ASSUNTO PLANIFICAÇÃ ANUAL DE CIÊNCIAS NATURAIS

Leia mais

ESTAS PROVAS DEVEM SER RESPONDIDAS PELOS CANDIDATOS AOS CURSOS DO GRUPO C.

ESTAS PROVAS DEVEM SER RESPONDIDAS PELOS CANDIDATOS AOS CURSOS DO GRUPO C. INSTRUÇÕES Para a realização destas provas, você recebeu este Caderno de Questões e duas Folhas de Respostas. NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESTE MATERIAL. 1. Caderno de Questões Verifique

Leia mais

Tr a b a l h o On l in e

Tr a b a l h o On l in e Tr a b a l h o On l in e NOME: Nº: DISCIPLINA: GEOGRAFIA - PDF PROFESSOR: FELIPE VENTURA 1º ANO E.Médio TURMA: 110 1º Bimestre DATA: / / Nota: QUESTÕES DISCURSIVAS 1) (Ueg) Tomando o centro da Praça da

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

EXERCÍCIOS DE REVISÃO EXERCÍCIOS DE REVISÃO 6º ano Componente Curricular: Geografia Espaço Geográfico; Lugar; Paisagem; Orientação e localização; Conteúdos: Forma e Movimentos da Terra; Mapas e cartografia; Coordenadas Geográficas;

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 4 o ano Unidade 7

Sugestões de avaliação. Geografia 4 o ano Unidade 7 Sugestões de avaliação Geografia 4 o ano Unidade 7 Nome: Unidade 7 Data: 1. Por que a vegetação brasileira é tão diversificada? 2. Desembaralhe as letras e encontre o nome das principais formações vegetais

Leia mais

Conteúdo Programático Anual. 4º ano MATEMÁTICA

Conteúdo Programático Anual. 4º ano MATEMÁTICA 4º ano MATEMÁTICA 1º BIMESTRE 1 Números Naturais Números e algarismos O uso dos números Conjunto dos números naturais Sucessor e antecessor Ordem crescente e ordem decrescente Números ordinais Números

Leia mais

3) A imagem a seguir representa nitidamente, entre outros, dois problemas atuais:

3) A imagem a seguir representa nitidamente, entre outros, dois problemas atuais: 1) A seguinte frase faz uma crítica aos grandes centros urbanos. Os grandes centros urbanos são, em sua maioria, um formigueiro onde trabalhamos incessantemente para promover o regresso da humanidade.

Leia mais

GEOGRAFIA 8º ANO SEDE: EBS PROF. GABRIEL ROCHA. PERCURSO 4 Outras regionalizações do espaço mundial.

GEOGRAFIA 8º ANO SEDE: EBS PROF. GABRIEL ROCHA. PERCURSO 4 Outras regionalizações do espaço mundial. GEOGRAFIA 8º ANO SEDE: EBS PROF. GABRIEL ROCHA PERCURSO 4 Outras regionalizações do espaço mundial. 1 Países desenvolvidos e subdesenvolvidos Após a Segunda Guerra Mundial, as expressões países desenvolvidos

Leia mais

Geografia 8 ano Africa

Geografia 8 ano Africa Geografia 8 ano Africa 1 Existe alguma ligação entre os conflitos na África e a colocação dos países africanos quanto ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)? 2 O grande problema africano é a herança

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO DA 1ª ETAPA/2013

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO DA 1ª ETAPA/2013 ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA RECUPERAÇÃO DA 1ª ETAPA/2013 DISCIPLINA: Geografia TURMA: 7º ano EF PROFESSOR: Flávio Alexander Atividade Exercícios recuperação - 1ª Etapa - 1º PARTE 1- OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS

Leia mais

Geografia População (Parte 1)

Geografia População (Parte 1) Geografia População (Parte 1) 1. População Mundial: Define-se população mundial como o número total de humanos vivos no planeta num dado momento. Em 31 de Outubro de 2011 a Organização das Nações Unidas

Leia mais

Geografia População (Parte 2)

Geografia População (Parte 2) 1. Estrutura Etária: Geografia População (Parte 2) A Transição Demográfica corresponde à mudança no perfil de idade dos habitantes, engloba proporções de crianças, jovens/adultos, idosos, homens e mulheres.

Leia mais

Geografia FUVEST. Geografia 001/001 FUVEST 2009 FUVEST 2009 Q.01. Leia atentamente as instruções abaixo Q.02

Geografia FUVEST. Geografia 001/001 FUVEST 2009 FUVEST 2009 Q.01. Leia atentamente as instruções abaixo Q.02 / FUVEST 9 ª Fase Geografia ou Biologia (6//9) Geografia LOTE SEQ. BOX / Geografia FUVEST FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR Leia atentamente as instruções abaixo. Aguarde a autorização do fiscal

Leia mais

Programação da 1ª Etapa 9º Ano do Ensino Fundamental Leonardo e Ramon

Programação da 1ª Etapa 9º Ano do Ensino Fundamental Leonardo e Ramon Programação da 1ª Etapa 9º Ano do Ensino Fundamental Leonardo e Ramon Geografia CONTEÚDOS: As formas de produção e a organização social em diferentes sistemas políticos CAMINHA PELA VEREDA DA HUMILDADE

Leia mais

Planificação anual de Ciências Naturais 8º Ano de escolaridade

Planificação anual de Ciências Naturais 8º Ano de escolaridade Departamento de Ciências Experimentais Grupo de Recrutamento 520 - Biologia e Geologia Planificação anual de Ciências Naturais 8º Ano de escolaridade 2013/14 Tema Organizador: Terra no Espaço Conteúdos

Leia mais

GEOGRAFIA - PISM 1 UNIDADE 1 UNIDADE 1: REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

GEOGRAFIA - PISM 1 UNIDADE 1 UNIDADE 1: REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO GEOGRAFIA - PISM 1 UNIDADE 1 UNIDADE 1: REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO 1. O Sistema de Coordenadas Terrestres Olhe, detalhadamente para um mapa ou um globo terrestre. Onde os lugares se localizam?

Leia mais

INDUSTRIALIZAÇÃO URBANIZAÇÃO: AUMENTO DA POPULÇÃO DA CIDADE EM RELAÇÃO AO CAMPO.

INDUSTRIALIZAÇÃO URBANIZAÇÃO: AUMENTO DA POPULÇÃO DA CIDADE EM RELAÇÃO AO CAMPO. INDUSTRIALIZAÇÃO NO CAMPO: IMPUSIONA A MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA, CONCENTRANDO TERRAS E DIMNUINDO A OFERTA DE POSTOS DE TRABALHOS REPULSÃO MIGRAÇÃO CAMPO-CIDADE ÊXODO RURAL NA CIDADE: AUMENTA A OFERTA DE EMPREGOS

Leia mais

QUESTÃO 01 (UERJ-2012) GAB=A

QUESTÃO 01 (UERJ-2012) GAB=A LISTA: 2ª série Ensino Médio Professor(a): B - Negão Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: CARNAVAL DIA: MÊS: 2016 QUESTÃO 01 (UERJ-2012) GAB=A Os líderes dos países que integram os Brics Brasil,

Leia mais

Dinâmica populacional. Porto Alegre 2015

Dinâmica populacional. Porto Alegre 2015 Dinâmica populacional Porto Alegre 2015 Conceitos demográficos fundamentais a distribuição mundial Os diferentes aspectos demográficos, tais como população absoluta, densidade demográfica, crescimento

Leia mais

P R O V A DE GEOGRAFIA. Sobre o sistema de coordenadas geográficas e sua relação com os movimentos terrestres, é INCORRETO afirmar:

P R O V A DE GEOGRAFIA. Sobre o sistema de coordenadas geográficas e sua relação com os movimentos terrestres, é INCORRETO afirmar: 20 P R O V A DE GEOGRAFIA QUESTÃO 36 Sobre o sistema de coordenadas geográficas e sua relação com os movimentos terrestres, é INCORRETO afirmar: a) A Terra possui 24 fusos horários, para um total de 360º

Leia mais

Biomas e formações vegetais. Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina: Geografia IFMG Campus Betim - 2014

Biomas e formações vegetais. Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina: Geografia IFMG Campus Betim - 2014 Biomas e formações vegetais Professor Diego Alves de Oliveira Disciplina: Geografia IFMG Campus Betim - 2014 BIOMAS: sistemas de solo, clima, relevo, fauna interagem entre si, formando tipos semelhantes

Leia mais

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO. Número de aulas semanais 1ª 2. Apresentação da Disciplina

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO. Número de aulas semanais 1ª 2. Apresentação da Disciplina FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO Série Número de aulas semanais 1ª 2 Apresentação da Disciplina Uma das principais características que distinguem o ser humano das outras espécies animais é a sua capacidade

Leia mais

A População e o Espaço Urbano

A População e o Espaço Urbano População e o Espaço Urbano adsense1 Na zona rural a paisagem é mais ou menos marcada pelos elementos do meio natural: a influência do solo, do clima, da declividade do relevo, a presença de água e vegetação.

Leia mais

Características Naturais

Características Naturais África Características Naturais Características Naturais Duas grandes sub-regiões Duas grandes sub-regiões Período Colonial: XVI e XVII Neocolonialismo: XVIII e XX Conferência de Berlim 1885: divisão

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL TEOTÔNIO VILELA

COLÉGIO ESTADUAL TEOTÔNIO VILELA COLÉGIO ESTADUAL TEOTÔNIO VILELA Prof.ª Camila Roncaglio PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA: Ciências TURMA: 7º D Campina do Simão 2012 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: 1 BIMESTRE Astronomia, Matéria, Energia,

Leia mais

O PLANEJAMENTO DOS TEMAS DE GEOGRAFIA NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

O PLANEJAMENTO DOS TEMAS DE GEOGRAFIA NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA O PLANEJAMENTO DOS TEMAS DE GEOGRAFIA NA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Aula 9 META Apresentar as diferentes possibilidades de trabalhar os temas da geografia na realidade local. OBJETIVOS Ao fi nal

Leia mais

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde.

GRUPO I POPULAÇÃO E POVOAMENTO. Nome N. o Turma Avaliação. 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Nome N. o Turma Avaliação GRUPO I 1. Indica, para cada período histórico, o fluxo migratório que lhe corresponde. Período a. Durante o século XIX e início do século XX. b. Após a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais

NÚMEROS, ÁLGEBRA E FUNÇÕES

NÚMEROS, ÁLGEBRA E FUNÇÕES Colégio Estadual Senador Attílio Fontana - Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante Plano Trabalho Docente 2014 Professora: Silvia Cella Finger Disciplina: Matemática Ano:1º C 1º BIMESTRE NÚMEROS,

Leia mais

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 5 MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA Nome: Nº 8º ano Data: / /2016 Professor: Nota: (valor: 2,0 1,0 para cada bimestre) 2º bimestre A - Introdução Neste semestre, sua nota foi inferior a 30 pontos e você

Leia mais

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências.

Migrações - Mobilidade Espacial. Externas, internas, causas e consequências. Migrações - Mobilidade Espacial Externas, internas, causas e consequências. Classificação Internas: dentro de um país. Externas: de um país para outro. De retorno: de volta ao país de origem Imigração:

Leia mais

Recursos Minerais GEOGRAFIA DO BRASIL

Recursos Minerais GEOGRAFIA DO BRASIL GEOGRAFIA DO BRASIL Recursos Minerais FERRO - O Brasil possui a quinta maior reserva do mundo, possuindo um grande volume de minério. Com o alto teor de ferro contido nesses minérios, o Brasil está entre

Leia mais

DIVISÃO DE NOTAS 1º TRIMESTRE / 2016

DIVISÃO DE NOTAS 1º TRIMESTRE / 2016 Professor (a): Elizangela/ Adriana Componente Curricular: Língua Portuguesa Série: 9º TIPO DE VALOR CONTEÚDO DATA AV1 2,5 - Diferença entre frase, oração e período. - Período composto por subordinação.

Leia mais

Gabarito extraoficial comentado IBGE. Prof. Sérgio Henrique.

Gabarito extraoficial comentado IBGE. Prof. Sérgio Henrique. Olá querido concurseiro. Hoje, dia 17/04/2016 é um dia muito importante e especial. A democracia cumpre hoje um rito democrático e constitucional de votação de um impeacheamet e também o dia tão esperado

Leia mais

1) Por que pode-se afirmar que o capitalismo provocou o surgimento das cidades? Explique.

1) Por que pode-se afirmar que o capitalismo provocou o surgimento das cidades? Explique. 1) Por que pode-se afirmar que o capitalismo provocou o surgimento das cidades? Explique. 2) Por que Pirâmides Etárias de base larga são tão comuns no continente africano?. 3) Quais as principais características

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Disciplina: FLG 0253 - CLIMATOLOGIA I

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Disciplina: FLG 0253 - CLIMATOLOGIA I UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Disciplina: FLG 0253 - CLIMATOLOGIA I 1. Objetivos da disciplina: 1.1 Fornecer os meios básicos de utilização dos subsídios meteorológicos à análise

Leia mais

Disciplina: Manejo de Fauna Professor ANTÔNIO L. RUAS NETO

Disciplina: Manejo de Fauna Professor ANTÔNIO L. RUAS NETO Disciplina: Manejo de Fauna Professor ANTÔNIO L. RUAS NETO Tema: Espécies oficialmente ameaçadas no Rio Grande do Sul e no Brasil. Dinâmica: Questões dirigidas aos grupos 1. Biomas O Brasil tem uma área

Leia mais

OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL

OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 23 A GEOPOLÍTICA NA AMÉRICA CENTRAL AMÉRICA CENTRAL Ligação entre a América do Norte e a América do Sul, é formada por uma parte continental ou ístmica e por outra insular

Leia mais

MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA E ESTRUTURA FUNDIÁRIA: ANÁLISE DA MICRORREGIÃO DE ALFENAS-MG

MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA E ESTRUTURA FUNDIÁRIA: ANÁLISE DA MICRORREGIÃO DE ALFENAS-MG MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA E ESTRUTURA FUNDIÁRIA: ANÁLISE DA MICRORREGIÃO DE ALFENAS-MG MAYARA FONTES DANTAS 1 e FLAMARION DUTRA ALVES 2 mayarafdantas@hotmail.com, flamarion.dutra@unifal-mg.edu.br ¹Discente

Leia mais

Lista de exercícios de Projeções Cartográficas Professor: Jair Henrique

Lista de exercícios de Projeções Cartográficas Professor: Jair Henrique Lista de exercícios de Projeções Cartográficas Professor: Jair Henrique (MACK) 1. http://www.grida.no/prog/global/cgiar/images/twat.gif De acordo com a representação cartográfica acima, está correto afirmar

Leia mais

Vestibular Nacional Unicamp 2000

Vestibular Nacional Unicamp 2000 Vestibular Nacional Unicamp 2000 Provas da 2 ª Fase Geografia 1 GEOGRAFIA 13. (...) a existência de Brasília, (...) sua própria posição geográfica, como local próximo do centro geométrico do território,

Leia mais

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À GEOLOGIA

CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À GEOLOGIA CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À GEOLOGIA Geologia Ciência da terra que trata de sua origem, composição (estrutura), de seus processos internos e externos e de sua evolução, através do estudo das rochas. GEO =

Leia mais

Equipe de Geografia. Geografia

Equipe de Geografia. Geografia Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 2B Ensino Médio Equipe de Geografia Data: Geografia Cartografia Coordenadas geográficas conjunto formado por paralelos e meridianos que atravessam o planeta e permitem

Leia mais

a) Sial. b) Nife. c) Manto. d) Núcleo. e) Astenosfera.

a) Sial. b) Nife. c) Manto. d) Núcleo. e) Astenosfera. GEOLOGIA 1. Os solos formados pela decomposição de basalto de grande fertilidade que ocorrem principalmente no estado do Paraná, decomposição ocorrida mais especificamente na Era Mesozóica, são chamados

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE)

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) Núcleo de Apoio à Prática Profissional das Licenciaturas CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Atualizado em 17 jun 2016 5º. PERÍODO 4º. PERÍODO

Leia mais

COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre.

COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre. COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre. Planejamento da 3ª etapa 9º Ano do Ensino Fundamental II LEIA COM ATENÇÃO! Pontos distribuídos = 35 pontos Média mínima = 21 pontos. Datas de prova

Leia mais

GEOGRAFIA. PRINCIPAIS CONCEITOS: espaço geográfico, território, paisagem e lugar.

GEOGRAFIA. PRINCIPAIS CONCEITOS: espaço geográfico, território, paisagem e lugar. GEOGRAFIA { PRINCIPAIS CONCEITOS: espaço geográfico, território, paisagem e lugar. A importância dos conceitos da geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares Os conceitos são fundamentais

Leia mais

Aspectos internacionais da Logística 05.4.2011

Aspectos internacionais da Logística 05.4.2011 LOG2 Aspectos internacionais da Logística 05.4.2011 Perguntas atuais: Quais os desafios que a globalização apresenta à logística? Como devem ser a estrutura e a gestão de uma rede global? Quais as tendências?

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 9º Ano Data: Professor: Piero/ Thales 1 o Bimestre Nota: (valor 1,0) a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais