Intranet: mais uma ferramenta de Tecnologia da Informação no Incaper

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Intranet: mais uma ferramenta de Tecnologia da Informação no Incaper"

Transcrição

1 Intranet: mais uma ferramenta de Tecnologia da Informação no Incaper Desde agosto de 2014, a equipe de Tecnologia da Informação do Incaper tem desenvolvido a Intranet, espaço no site institucional que irá reunir o catálogo de serviços que são de interesse do servidor. A área conhecida como Acesso Restrito do site será convertida gradualmente e não estará mais disponível da forma como está hoje, passando a ser acessada diretamente pela nova Intranet. De acordo com Eric Scardino, o novo espaço irá proporcionar mais segurança ao Instituto e facilidade no acesso às informações, visto que os serviços estarão concentrados em um mesmo ambiente do sistema. Além das funcionalidades existentes no Acesso Restrito, a nova Intranet trará muitas outras. O objetivo é torná-la um sistema de informação corporativo em ambiente web para o Incaper. Todos os servidores do Instituto podem ter acesso ao novo sistema que, entre outros serviços, oferece: - Informações institucionais: localização e contatos de todos os servidres do Incaper, por unidade; nomes das chefias e contatos; mapa com a localização e formação dos servidores; planejamento estratégico, com projetos, objetivos e projetos estruturantes; informações sobre o público assistido do Incaper. - Informações administrativas: conteúdos dos departamentos. - Siater Online. - Cadastro e Acompanhamento de Projetos do Incaper (Capri). - Sistema Morango e Sistema de Informação do Mercado Agrícola (SIMA). - Vídeos, arquivos e webmail. - Por dentro do Incaper. - Sistema de publicações de notícias. -Consulta do acervo da biblioteca. Atualmente, além das funcionalidades do Acesso Restrito, todos os usuários terão acesso ao módulo Informações Institucionais, onde poderão obter informações, tais como: - Servidores: lista de servidores atualizada com telefones e ; localização dos servidores nas unidades do Incaper; relação de chefias; mapas georreferenciados de localização dos servidores no ES, assim como mapa de distribuição dos servidores, no Estado, de acordo com a formação acadêmica de cada um. - Planejamento Estratégico: lista de Projetos Estratégicos

2 FIQUE POR DENTRO e de Projetos Estruturantes. - Públicos Assistidos: relação do tipo de público que o Incaper atende e mapa localizando as propriedades rurais atendidas pelo Instituto no Estado. - Unidades do Incaper: relação das unidades do Instituto contendo telefones e chefias e mapa de sua localização. Acesso A todos os novos usuários será atribuído um perfil padrão, que dará acesso às funcionalidades do site sem restrição de acesso. Posteriormente, com a ajuda dos chefes de departamentos, serão conferidos perfis mais adequados a cada servidor para a liberação de acessos específicos. Para ter acesso à Intranet, os servidores do Incaper devem atualizar seu cadastro no DRH informando particular e institucional. Para aqueles que não possuem endereço eletrônico institucional, o DRH fará solicitação à equipe de TI para criar um. Essas informações são necessárias para simplificar o mecanismo de recuperação de senha, uma vez que o próprio servidor poderá recuperá-la por meio de seu pessoal. Comunicação visual A designer do Incaper Aliana Simões foi a responsável por organizar visualmente a informação da Intranet. Os sistemas da instituição foram destacados em forma de ícones e os conteúdos, tais como textos, vídeos e arquivos em geral serão apresentados em forma de hipertexto. A ideia do design é criar um ambiente limpo, funcional e fácil de usar, explicou a servidora. Ela disse que o design do novo sistema se adapta a várias resoluções de tela. Pode ser acessada em computador desktop, tablet ou celular. No entanto, os sistemas que estão dentro da Intranet ainda não têm essa adaptação, concluiu a designer.

3 O TRABALHO DO INCAPER POR TODA PARTE Servidor do Incaper participa de Fórum de Revisão de Texto Marcos atua como revisor de textos e tradutor português/inglês O servidor Marcos Roberto da Costa, responsável pela revisão de textos no Departamento de Comunicação e Marketing (DCM), participou do II Fórum Nacional sobre a Formação e a Atuação Profissional do Revisor de Textos. O evento foi realizado nos dias 20 e 21 de março e foi promovido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Seu objetivo foi dar continuidade às discussões sobre a formação e a atuação profissional do revisor de textos. De acordo com Marcos, o Fórum foi bastante proveitoso e enriquecedor em vários aspectos. Do ponto de vista da estrutura do evento, tivemos duas mesas-redondas, minicursos, comunicações e sessões de pôsteres. Por meio desses diferentes momentos, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimentos do campo da linguística, gramática, prática profissional da atividade de revisão textual, entre outros, relatou o servidor. Ele também disse que o II Fórum Nacional sobre a Formação e a Atuação Profissional do Revisor de Textos, como o próprio nome sugere, foi um momento de reflexão não apenas sobre a aquisição de habilidades e competências como também acerca da prática do profissional de revisão de textos. De tudo que foi visto e ouvido, creio que trago na bagagem mais conhecimentos e experiências que podem ser utilizadas de forma eficaz no atendimento das mais variadas demandas dentro do Instituto, concluiu.

4 DICAS DE SUSTENTABILIDADE A coleta seletiva na Sede já é uma realidade! Agradecemos a cada servidor que vem colaborando para o sucesso na implantação dessa iniciativa. Em menos de duas semanas, duas bags cheias de material reciclável já foram levadas à Ascamares. Geração de emprego, renda e diminuição de desperdício são só algumas das muitas vantagens! Nesse curto período, uma das dificuldades encontradas foi o descarte de copos plásticos. Eles são recicláveis e não precisam ser lavados, mas não devem conter líquidos, com o risco de atrapalhar todo o processo. Talentos manuais de Ana Penteado talentos do incaper Ana Penteado é economista doméstico de Alfredo Chaves A extensionista Ana Penteado, do ELDR de Alfredo Chaves, revela seus talentos manuais para o Por dentro do Incaper. Ela trabalha com patchwork, uma emenda de retalhos costurados para formar desenhos. Gosto de fazer colchas, mas também faço trabalhos menores como capas de almofadas, bolsas, mantas de sofá, caminhos de mesa, afirmou a servidora. Ela disse que começou a fazer patchwork há 6 anos, em um ateliê, em Vila Velha. Hoje eu faço poucas peças, pois trabalho e estudo. Já fiz parte do Comitê de Artesanato da Adetur e participei como artesã de uma edição da Expotur, de outras feiras e eventos. Sou cadastrada como artesã na Aderes, relatou. Seus melhores trabalhos são duas colchas, uma com vários tipos de paper (técnica de patchwork) e outra, de paper em curvas, de material alternativo chamado de carne-seca. As artes manuais me ajudam a ser mais criativa, me distraem e me alegram, disse a artista.

5 por dentro das unidades Por dentro do ELDR de Ibitirama Aristodemos, Lorena e Renan integram a equipe de Ibitirama O Por dentro do Incaper apresenta, nesta edição, os principais trabalhos e atividades do ELDR de Ibitirama. Veja: Quais os principais trabalhos desenvolvidos pelo escritório no município? Nosso foco principal tem sido a extensão rural, por meio da qual o agricultor e sua família estão no centro de toda discussão. Nessa ótica, desenvolvemos diversas ações na cafeicultura, principal fonte de emprego e renda, e na bovinocultura de leite, nosso principal destaque, que proporciona renda mensal. Atuamos na fruticultura, especificamente com laranja, pêssego e uva; na horticultura; na indústria caseira; recursos hídricos e meio ambiente, além das políticas públicas, com destaque para o Pnae, Pais e o Incluir no Campo. Executamos projeto de resgate do saber local sobre plantas medicinais, divulgando o conhecimento, cultivo e seu uso nas comunidades. Trabalhamos a educação ambiental com foco principal nos recursos hídricos e na agroecologia de forma transversal, em nossas ações cotidianas. O turismo rural está como pano de fundo de todas as nossas ações. Quais os desafios e perspectivas do trabalho no seu município? Apesar dos avanços constatados, os desafios são grandes, pois ainda existe uma desconexão entre os inúme- ros programas ofertados e sua efetiva utilização pelo público-alvo, dificultando o desenvolvimento local tão almejado. Para tanto, as parcerias com a municipalidade precisam ser fortalecidas. Proporcionar a melhoria das atividades desenvolvidas no município incentivando a busca de outras que gerem emprego e renda tem sido nosso desafio maior a fim de romper a grande dependência da cafeicultura. Nesse contexto, o turismo rural vem se apresentando como uma grande perspectiva para a região por ser o elo que agrega todas as demais atividades. A cafeicultura está em plena ascensão, na busca por melhor produtividade, qualidade do produto e manejo dos solos mais adequado, principalmente das plantas por meio de podas, no intuito de otimizar os recursos, reduzindo o custo de produção. Quem é a equipe do escritório? O engenheiro agrônomo Aristodemos de Paiva Hassem é o chefe do escritório local. O técnico em agropecuária é Renan da Silva Fonseca e a assistente de suporte é Lorena Mendes Bernardo.

6 qualidade de vida Encontro de Mulheres no Centro Norte Servidoras do Centro Norte em comemoração ao Dia da Mulher Foi realizado no CRDR Centro Norte, no dia 23/03, o Encontro de Mulheres no mesmo formato do realizado na Sede e no Centro Serrano, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Esse foi mais um momento de integração e de descontração, mas ao mesmo tempo foram promovidas reflexões sobre o papel da mulher na sociedade. Além do acúmulo de tarefas e de responsabilidades, foram discutidos os mitos equivocados atribuídos às mulheres ao longo do tempo e as estratégias de enfrentamento dessa questão no cotidiano. Segundo as participantes, foi um momento que proporcionou o fortalecimento dos vínculos e o empoderamento da mulher, principalmente no ambiente de trabalho. A partir das avaliações das participantes, percebemos que os encontros foram muito positivos, pois elas tomaram consciência de que faziam parte de um processo de reconhecimento sobre as próprias qualidades, muitas vezes não observadas por elas mesmas no dia a dia agitado. Além disso, foram dadas sugestões que contribuirão muito para a construção da programação dos nossos próximos encontros, falou a assistente social Janaina Odhara O. Paulino. BIBLIOTECA RUI TENDINHA Do fundo do baú A foto em questão apresenta o II Concurso de Produtividade de Café Arábica. Você sabe onde esta foto foi tirada e quem são as pessoas que aparecem na mesa? Caso saiba, envie a identificação para

7 Artigos publicados na área de café e fruticultura BIBLIOTECA RUI TENDINHA Profissionais do Instituto publicaram artigos na área de café e fruticultura. O de café teve o objetivo de aprimorar as indicações de manejo existentes para a cultura do cafeeiro conilon. Além disso, visou a avaliar a influência da utilização da poda programada - de ciclo com diferentes combinações de espaçamento e número de hastes por planta - sobre a produtividade. Veja a referência: VERDIN FILHO, A. C.; TO- MAZ, M. A.; FERRÃO, R. G.; FERRÃO, M. A. G.; FONSECA, A. F. A. da; RODRIGUES, W. N. Conilon coffee yeld using the programmed pruning cycle and different cultivation densities. Coffee Science, Lavras, v. 9, n. 4, p , out./dez (Circulação/Nível: B 1). Link: es.gov.br/digital/bitstream/ item/380/1/ pdf Já o artigo de fruticultura tem o objetivo de comparar atributos qualitativos de duas cultivares resistentes à fusariose com duas cultivares tradicionais no mercado de abacaxi in natura. Confira: BERILLI, S. da S.; FREITAS, S. de J.; FREITAS, S. de J.; SANTOS, P. C. dos; OLIVEI- RA, J. G. de; CAETANO, L. C. S. Avaliação da qualidade de frutos de quatro genótipos de abacaxi para consumo in natura. Revista Brasileira de Fruticultura [online]. 2014, vol. 36, n. 2, p , p (Circulação/Nível: A 2). Link: es.gov.br/digital/bitstream/ item/379/1/ pdf Livro sobre a cultura do morangueiro Está disponível na biblioteca o livro Cultura do Morangueiro: teoria e prática, da Emater do Paraná. A publicação traça um breve histórico da cultura do morangueiro. Também aborda o planejamento para o cultivo do morango, considerações botânicas e exigências edafoclimáticas do morangueiro. O livro trata da rotação de culturas, subsídios para desenvolvimento de projetos para exploração da cultura do morango, conservação e preparo do solo, cultivares, mudas, plantio, nutrição do morangueiro, irrigação, tratos culturais, manejo fitossanitário do morangueiro, colheita, classificação e embalagem, pós-colheita, comercialização e organização do produtor.

8 movimentação de servidores Pesquisadores se aposentam no Incaper Dois servidores da área de pesquisa se aposentaram no CRDR Centro Norte: Antônio Carlos Benassi e Moema Bachour Zangrande. Benassi ingressou na Emcapa em 1986 como pesquisador de produção vegetal. Inicialmente, ele atuou em pesquisas para o sistema de produção de feijão e milho. Com a ampliação dos trabalhos em fruticultura, começou a trabalhar com pesquisas sobre o coco-anão-verde, além de mamão, maracujá e pimenta-rosa (aroeira). Aposentei, mas estou desenvolvendo um projeto de coco-anão-verde em uma propridade, em São Mateus, disse Benassi. Já a pesquisadora Moema ingressou em 1976 na Emcapa para trabahar na área de solos. Ela foi a responsável durante 16 anos pelo laboratório de química e física de solos e contribuiu para a instalação de diversos experimentos em Linhares. Antonio Carlos Benassi Aniversariantes 30/03 João Batista Silva Araújo (CRDR Centro Serrano). 31/03: José Aires Ventura (DOT), Janaína Odhara Paulino (DRH), Jurandir Rocha de Azevedo (CRDR Centro Norte), Cleide Figueredo Tavares (ELDR de Montanha). 01/04: Maria Amélia Gava Ferrão (DOT)/ Alan Marvila Gomes (ELDR de Marataízes). 02/04: Claudineia Ferreira Nunes (CRDR Centro Norte). 03/04: Aislan Massaruti Fazolo (ELDR de Castelo)/ Heraldo Rodrigues dos Santos (ELDR de Ibatiba)/ Fabiano Lopes Henriques (ELDR de Itapemirim). 04/04: Monique Nunes Prado (DAD)/ José Antonio Pereira do Nascimento (ELDR de Guarapari)/ João Marcos dos Santos Junior (ELDR de Ibiraçu). Expediente Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação interna Rua Afonso Sarlo, Bento Ferreira Vitória-ES - CEP Tel / Fax: (27) Departamento de Comunicação e Marketing / Facebook: Incaper Diretor-Presidente: Lúcio Herzog De Muner (interino) Diretor-Técnico: Lúcio Herzog De Muner Chefe de Departamento: Liliâm Maria Ventorim Ferrão Assessoria de Comunicação: Juliana Esteves / Luciana Silvestre Revisão: Marcos Roberto da Costa Diagramação: Cristiane Silveira/ Larissa Firme Trabach (estagiária) Periodicidade: Semanal Versão eletrônica desenvolvida por: CPD/Incaper Suporte online: Aliana Simões

Incaper inicia Ciclo 2014 da Promoção Transitória por escolaridade

Incaper inicia Ciclo 2014 da Promoção Transitória por escolaridade Incaper inicia Ciclo 2014 da Promoção Transitória por escolaridade Os servidores do Incaper que foram nomeados até 31/5/2013 devem ficar atentos para o Ciclo 2014 da Promoção Transitória. Por essa modalidade,

Leia mais

Inovação na gestão: novo sistema Pater/ Siater entra na fase de teste, no Incaper

Inovação na gestão: novo sistema Pater/ Siater entra na fase de teste, no Incaper Inovação na gestão: novo sistema Pater/ Siater entra na fase de teste, no Incaper Novo Siater possibilita qualificação das informações do público-alvo do Incaper e maior utilização da ferramenta pelos

Leia mais

Mudanças na diretoria do Incaper

Mudanças na diretoria do Incaper Mudanças na diretoria do Incaper Lúcio De Muner é o novo diretortécnico A diretora-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Letícia Toniato Simões,

Leia mais

Ação extensionista contribui para premiação de agricultores no quesito sustentabilidade

Ação extensionista contribui para premiação de agricultores no quesito sustentabilidade Ação extensionista contribui para premiação de agricultores no quesito sustentabilidade Avaliação do Fórum é apresentada aos coordenadores de programa do DOT, em reunião mensal deste departamento. O vencedor

Leia mais

Palavras-chave: Agricultura Familiar, Fruticultura, Assistência Técnica, Metodologia Participativa, Agroecologia.

Palavras-chave: Agricultura Familiar, Fruticultura, Assistência Técnica, Metodologia Participativa, Agroecologia. Experiências de Assessoramento a Fruticultores da Região de Itaberaí GO, realizado pelo Grupo de Ensino, pesquisa e Assistência à Agricultores Familiares. RIBEIRO, Gessyane Guimarães¹; HAROLD, Carlos Alexandre

Leia mais

Ano 1 - Número 27-7 de Outubro de 2013. Comitiva Capixaba em Minas Gerais mostra ao mundo como fazer um bom café Páginas 2 e 3

Ano 1 - Número 27-7 de Outubro de 2013. Comitiva Capixaba em Minas Gerais mostra ao mundo como fazer um bom café Páginas 2 e 3 Por dentro Ano 1 - Número 27-7 de Outubro de 2013 do Por dentro da Área de Transportes e Serviços Gerais Páginas 4 e 5 Comitiva Capixaba em Minas Gerais mostra ao mundo como fazer um bom café Páginas 2

Leia mais

Estão abertas as inscrições para a Promoção por Seleção 2014

Estão abertas as inscrições para a Promoção por Seleção 2014 Estão abertas as inscrições para a Promoção por Seleção 2014 Estão abertas as inscrições para o Ciclo 2014 da Promoção por Seleção. O edital foi publicado no dia 24 de outubro e as inscrições encerram-se

Leia mais

É hora de economizar: saiba como será a contenção de gastos no Incaper

É hora de economizar: saiba como será a contenção de gastos no Incaper É hora de economizar: saiba como será a contenção de gastos no Incaper O início de 2015 foi marcado pela publicação do decreto nº 3755-R, que apontou diretrizes e providências para a contenção de gastos

Leia mais

Dia do Livro: Incaper disponibiliza cinco publicações em meio digital

Dia do Livro: Incaper disponibiliza cinco publicações em meio digital Dia do Livro: Incaper disponibiliza cinco publicações em meio digital Em 29 de Outubro, é comemorado o Dia do Livro. Para marcar essa importante data, o Incaper irá disponibilizar cinco publicações, que

Leia mais

CONTROLE SOCIAL NA GARANTIA DA QUALIDADE DOS PRODUTOS ORGÂNICOS DA AGRICULTURA FAMÍLIAR

CONTROLE SOCIAL NA GARANTIA DA QUALIDADE DOS PRODUTOS ORGÂNICOS DA AGRICULTURA FAMÍLIAR 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( X) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA CONTROLE SOCIAL

Leia mais

Incaper tem novo horário de expediente

Incaper tem novo horário de expediente Incaper tem novo horário de expediente A mudança de horário na Sede foi decidida pelos próprios servidores em uma eleição Já está em vigor o novo horário de funcionamento do Incaper. Na Sede, o início

Leia mais

Ano 1 - Número 17-29 de Julho de 2013. Novidades no Proater. Pesquisadores do Centro Norte recebem visita de estudantes da Ufes.

Ano 1 - Número 17-29 de Julho de 2013. Novidades no Proater. Pesquisadores do Centro Norte recebem visita de estudantes da Ufes. Por dentro Ano 1 - Número 17 - do Novidades no Proater Página 5 Pesquisadores do Centro Norte recebem visita de estudantes da Ufes Páginas 2 e 3 Entrevista sobre redação científica Página 8 Mais um passo

Leia mais

Etapas para a Certificação do Café: Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) Norma Técnica Específica da Produção Integrada do Café

Etapas para a Certificação do Café: Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) Norma Técnica Específica da Produção Integrada do Café Etapas para a Certificação do Café: Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) Norma Técnica Específica da Produção Integrada do Café Marcus Vinícius Martins M.Sc. em Agronomia Fiscal Federal Agropecuária

Leia mais

Por dentro. Incaper brilha na Semana de Ciência e Tecnologia. Outubro Rosa na Sede. Concurso da Embrapa. Dicas de Sustentabilidade. Um toque pela vida

Por dentro. Incaper brilha na Semana de Ciência e Tecnologia. Outubro Rosa na Sede. Concurso da Embrapa. Dicas de Sustentabilidade. Um toque pela vida Por dentro Ano 1 - Número 30-30 de Outubro de 2013 do Incaper brilha na Semana de Ciência e Tecnologia Páginas 2 e 3 Equipe do Incaper trouxe o campo para a cidade Outubro Rosa na Sede Página 5 Concurso

Leia mais

Curso de Qualificação Profissional: AGROECOLOGIA E AGRICULTURA FAMILIAR

Curso de Qualificação Profissional: AGROECOLOGIA E AGRICULTURA FAMILIAR Curso de Qualificação Profissional: AGROECOLOGIA E AGRICULTURA FAMILIAR Justificativa: A agricultura familiar é responsável por parte considerável da produção agrícola do país, abastecendo principalmente

Leia mais

Ano 1 - Número 23-9 de Setembro de 2013. Africanos de Lesoto vieram conhecer políticas públicas de comercialização da agricultura familiar

Ano 1 - Número 23-9 de Setembro de 2013. Africanos de Lesoto vieram conhecer políticas públicas de comercialização da agricultura familiar Por dentro Ano 1 - Número 23-9 de Setembro de 2013 do Delegações internacionais visitam trabalhos do Incaper Páginas 2 e 3 Africanos de Lesoto vieram conhecer políticas públicas de comercialização da agricultura

Leia mais

Feira Internacional de tecnologia e negócios. 05 a 09 de março de 2012 Não-Me-Toque/RS

Feira Internacional de tecnologia e negócios. 05 a 09 de março de 2012 Não-Me-Toque/RS EXPODIRETO 2012 Feira Internacional de tecnologia e negócios 05 a 09 de março de 2012 Não-Me-Toque/RS EXPODIRETO 2012 Feira Internacional de tecnologia e negócios Você é nosso convidado para participar

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais

Documentos 297. Agostinho Dirceu Didonet. ISSN 1678-9644 Março, 2014. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Embrapa Arroz e Feijão

Documentos 297. Agostinho Dirceu Didonet. ISSN 1678-9644 Março, 2014. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Embrapa Arroz e Feijão ISSN 1678-9644 Março, 2014 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Arroz e Feijão Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Documentos 297 O Papel das Mulheres no Desenvolvimento

Leia mais

Resultado em tecnologias marcam 12 anos da Embrapa Café em 2011

Resultado em tecnologias marcam 12 anos da Embrapa Café em 2011 Veículo: Assunto: Agro notícias Data: 16/01/2012 Resultado em tecnologias marcam 12 anos da Embrapa Café em 2011 http://www.sonoticias.com.br/agronoticias/mostra.php?id=49198 Pesquisa Projetos com a participação

Leia mais

LANÇAMENTO SITE DE METEOROLOGIA

LANÇAMENTO SITE DE METEOROLOGIA LANÇAMENTO SITE DE METEOROLOGIA Pensando em prestar serviços ainda melhores e que guiem a comunidade rural na tomada de decisões, reformulamos nosso site de Meteorologia, trazendo formatos diferenciados

Leia mais

CRÉDITO RURAL: DESAFIANDO UM PARADIGMA SOCIAL, ECONOMICO E AMBIENTAL PARA SUSTENTABILIDADE

CRÉDITO RURAL: DESAFIANDO UM PARADIGMA SOCIAL, ECONOMICO E AMBIENTAL PARA SUSTENTABILIDADE CRÉDITO RURAL: DESAFIANDO UM PARADIGMA SOCIAL, ECONOMICO E AMBIENTAL PARA SUSTENTABILIDADE INTRODUÇÃO O crédito rural é um importante instrumento para fomentar atividades e proporcionar a realização de

Leia mais

ROTULAGEM Resolução SESA nº 748/2014

ROTULAGEM Resolução SESA nº 748/2014 ORIENTAÇÕES SOBRE ROTULAGEM Resolução SESA nº 748/2014 ORIENTAÇÕES SOBRE ROTULAGEM Resolução SESA nº 748/2014 Expediente: Textos: Elisangeles Souza e Marcos Andersen Revisão: Elisangeles Souza, Maria Silvia

Leia mais

Sede Sebrae Nacional

Sede Sebrae Nacional Sede Sebrae Nacional Somos o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa, uma entidade privada sem fins lucrativos, e a nossa missão é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável

Leia mais

1. A comunicação em instituições públicas: conceito e funções

1. A comunicação em instituições públicas: conceito e funções Comunicação Pública: análise do site da EMATER- Rio Grande do Sul/ASCAR como um meio de comunicação pública para o rural 1 Ariele RIGHI 2 Juliana GRAEBNER 3 Jaqueline Quincozes da Silva KEGLER 4 Universidade

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL BAIANO CAMPUS URUÇUCA PLANO DE TRABALHO QUADRIÊNIO 2014-2018 EURO OLIVEIRA DE ARAÚJO

INSTITUTO FEDERAL BAIANO CAMPUS URUÇUCA PLANO DE TRABALHO QUADRIÊNIO 2014-2018 EURO OLIVEIRA DE ARAÚJO INSTITUTO FEDERAL BAIANO CAMPUS URUÇUCA PLANO DE TRABALHO QUADRIÊNIO 2014-2018 EURO OLIVEIRA DE ARAÚJO Euro Oliveira de Araújo, graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Bahia.

Leia mais

Manual do Professor versão 2.0. FTD Sistema de Ensino

Manual do Professor versão 2.0. FTD Sistema de Ensino Manual do Professor versão 2.0 FTD Sistema de Ensino Plataforma Digital do FTD Sistema de Ensino Concepção Fernando Moraes Fonseca Jr Arquitetura e coordenação de desenvolvimento Rodrigo Orellana Arquitetura,

Leia mais

PROJETO TEMÁTICO Campanha de divulgação Do Programa de Responsabilidade Socioambiental do TJDFT VIVER DIREITO

PROJETO TEMÁTICO Campanha de divulgação Do Programa de Responsabilidade Socioambiental do TJDFT VIVER DIREITO PROJETO TEMÁTICO Campanha de divulgação Do Programa de Responsabilidade Socioambiental do TJDFT VIVER DIREITO OBJETIVO A campanha teve por objetivo implantar na Instituição a cultura da responsabilidade

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS CLUBE TURISMO INTRODUÇÃO: As mídias sociais estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas, oferecendo soluções e transformando as relações pessoais e comerciais.

Leia mais

as cores locais formando um mosaico de sucesso

as cores locais formando um mosaico de sucesso 3º PRÊMIO DE COMUNICAÇÃO DO SISTEMA UNIMED Regulamento O presente regulamento tem a finalidade de estabelecer as normas aplicáveis ao Prêmio de Comunicação do Sistema Unimed, relativas aos participantes,

Leia mais

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor CATEGORIA: TURISMO DE EXCELÊNCIA

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor CATEGORIA: TURISMO DE EXCELÊNCIA Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Vencedores Estaduais na categoria Promoção do turismo de excelência CATEGORIA: TURISMO DE EXCELÊNCIA Município de Nova Friburgo RJ Vencedores do 4º

Leia mais

Projeto Quintais Amazônicos

Projeto Quintais Amazônicos Projeto Quintais Amazônicos BOLETIM INFORMATIVO DO PROJETO QUINTAIS AMAZÔNICOS - MAIO - Nº.01 CONHEÇA 0 PROJETO QUE IRÁ GERAR NOVAS OPORTUNIDADES ECONÔMICAS, INCLUSÃO SOCIAL E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL PARA

Leia mais

UVV POST Nº84 23/03 a 05/04 de 2015 UVV. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES. Produto da Comunicação Institucional

UVV POST Nº84 23/03 a 05/04 de 2015 UVV. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES. Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional SOU UVV O Serviço é um projeto que a UVV-ES oferece aos alunos O Serviço de Orientação ao Universitário

Leia mais

Avanços e Desafios da Certificação Orgânica

Avanços e Desafios da Certificação Orgânica AVANÇOS E EXPERIÊNCIAS DA CERTIFICAÇÃO E DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA NA AGRICULTURA Avanços e Desafios da Certificação Orgânica Agricultura Orgânica e Agroecologia Conjunto de conhecimento (Teórico e prático)

Leia mais

Programa Assistência Sex, 16 de Setembro de 2011 10:32 - Última atualização Sex, 25 de Abril de 2014 10:17

Programa Assistência Sex, 16 de Setembro de 2011 10:32 - Última atualização Sex, 25 de Abril de 2014 10:17 Programa Assistência Através do Programa Assistência, o SESC tem como objetivo contribuir para a melhoria das relações e condições de vida da população, promovendo atividades sócio-culturais, de saúde

Leia mais

Ano 1 - Número 14-08 de Julho de 2013. Por Dentro do CRDR Sul Caparaó Página 5. Encontro de Preparação para aposentadoria no Centro Norte

Ano 1 - Número 14-08 de Julho de 2013. Por Dentro do CRDR Sul Caparaó Página 5. Encontro de Preparação para aposentadoria no Centro Norte Por dentro Ano 1 - Número 14-08 de Julho de 2013 do Por Dentro do CRDR Sul Caparaó Página 5 EGPP apoia a adequação do projeto ATER Sustentabilidade Página 3 Piera na terra do Tio Sam Pág.2 Encontro de

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Arroz e Feijão Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Arroz e Feijão Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. ISSN 1678-9644 Dezembro, 2007 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Arroz e Feijão Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Documentos 213 Produção Comunitária de Sementes: Segurança

Leia mais

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA)

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) Relatório com as principais notícias divulgadas pela mídia

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

DILMA ROUSSEFF Presidenta da República. PATRUS ANANIAS Ministro do Desenvolvimento Agrário

DILMA ROUSSEFF Presidenta da República. PATRUS ANANIAS Ministro do Desenvolvimento Agrário DILMA ROUSSEFF Presidenta da República PATRUS ANANIAS Ministro do Desenvolvimento Agrário MARIA FERNANDA RAMOS COELHO Secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário MARIA LÚCIA DE OLIVEIRA

Leia mais

MAPA ESTATÍSTICO DA CA- FEICULTURA BRASILEIRA

MAPA ESTATÍSTICO DA CA- FEICULTURA BRASILEIRA MAPA ESTATÍSTICO DA CA- FEICULTURA BRASILEIRA POR MESORREGIÃO E MUNICÍPIO Coffee Statistic Map By mesoregion and city APRESENTAÇÃO Visando contribuir com o debate sempre candente sobre a questão do volume

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS UBERLÂNDIA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS UBERLÂNDIA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS UBERLÂNDIA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SEMANA MULTIDISCIPLINAR SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA APOIO FINANCEIRO:

Leia mais

Guia para produção de conteúdo

Guia para produção de conteúdo Guia para produção de conteúdo www.pinheirospirapora.org.br Abril de 2008 Projeto Fortalecimento Institucional do Sub Comitê Pinheiros Pirapora Texto 5 Elementos Cybermind Oficina 5 Elementos Financiamento

Leia mais

A importância do design nos negócios

A importância do design nos negócios A importância do design nos negócios SUMÁRIO Apresentação 4 A importância do Design 5 Design de Comunicação 13 A Escada do Design 6 Design Gráfico 14 O processo do Design 7 Logomarca 15 Design & Inovação

Leia mais

WP Board No. 980/05 Rev. 1

WP Board No. 980/05 Rev. 1 WP Board No. 980/05 Rev. 1 International Coffee Organization Organización Internacional del Café Organização Internacional do Café Organisation Internationale du Café 12 janeiro 2006 Original: inglês Projetos/Fundo

Leia mais

Fazenda de Pacotuba: gestão participativa reflete resultados positivos na pesquisa

Fazenda de Pacotuba: gestão participativa reflete resultados positivos na pesquisa Fazenda de Pacotuba: gestão participativa reflete resultados positivos na pesquisa Diálogo franco e aberto entre equipe gera comprometimento e bons resultados nas pesquisas do Instituto Um trabalho bem

Leia mais

Nome: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará -EMATERCE

Nome: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará -EMATERCE MODELO DE INSCRIÇÃO DADOS DA INSTITUIÇÃO Nome: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará -EMATERCE Endereço: Avenida Bezerra de Menezes, 1900 Executora de Chamada pública de Ater ( x ) Sim

Leia mais

A PRODUÇÃO INTEGRADA DE CITROS - PIC Brasil

A PRODUÇÃO INTEGRADA DE CITROS - PIC Brasil A PRODUÇÃO INTEGRADA DE CITROS - PIC Brasil Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico José Antonio Alberto da Silva Pesquisador Científico APTA-Colina Coordenador da PIC no Estado de

Leia mais

NOVOS TEMPOS, NOVOS DESAFIOS E MUITAS OPORTUNIDADES.

NOVOS TEMPOS, NOVOS DESAFIOS E MUITAS OPORTUNIDADES. NOVOS TEMPOS, NOVOS DESAFIOS E MUITAS OPORTUNIDADES. INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE E PROFISSIONALISMO A SERVIÇO DA IGREJA NO BRASIL Somos uma agência especializada em gerar soluções criativas em comunicação on

Leia mais

1º PRÊMIO DE EXTENSÃO RURAL GRUPO NOVA CITRUS

1º PRÊMIO DE EXTENSÃO RURAL GRUPO NOVA CITRUS 1º PRÊMIO DE EXTENSÃO RURAL GRUPO NOVA CITRUS Organização de Produtores para produção e comercialização de laranjas in natura. MAURÍLIO SOARES GOMES - Engenheiro Agrônomo JOSÉ ROBERTO GOLFETE - Técnico

Leia mais

1. Objetivo do Projeto

1. Objetivo do Projeto PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VISNET - INTERNET E COMUNICAÇÃO Desenvolvimento de Site para CDL 1. Objetivo do Projeto O CDL Online é o mais novo sistema interativo especialmente projetado para criar

Leia mais

Sumário Executivo Bacia Hidrográfica Pipiripau

Sumário Executivo Bacia Hidrográfica Pipiripau Sumário Executivo Bacia Hidrográfica Pipiripau 2 SUMÁRIO EXECUTIVO Nome da bacia: Pipiripau Mapa da bacia e do recorte espacial escolhido: Municípios integrantes: Brasília/DF Região Administrativa de Planaltina/DF

Leia mais

4º ENCONTRO DE FISCALIZAÇÃO E SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE AGROTÓXICOS Regional Sul/ Sudeste/ Centro-Oeste. Carta de Goiânia

4º ENCONTRO DE FISCALIZAÇÃO E SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE AGROTÓXICOS Regional Sul/ Sudeste/ Centro-Oeste. Carta de Goiânia 4º ENCONTRO DE FISCALIZAÇÃO E SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE AGROTÓXICOS Regional Sul/ Sudeste/ Centro-Oeste Carta de Goiânia Aos 15 dias do mês de abril do ano de, nesta cidade de Goiânia, GO, representantes

Leia mais

LODO DE ESGOTO: UTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL

LODO DE ESGOTO: UTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL LODO DE ESGOTO: UTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL LODO DE ESGOTO: UTILIZAÇÃO SUSTENTÁVEL O esgoto que sai das residências é coletado nas redes de saneamento e destinado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para

Leia mais

Saiba mais sobre o Novo Código Florestal Brasileiro e o CAR COLADO NA CAPA

Saiba mais sobre o Novo Código Florestal Brasileiro e o CAR COLADO NA CAPA Saiba mais sobre o Novo Código Florestal Brasileiro e o CAR COLADO NA CAPA Índice O que o agricultor brasileiro deve saber sobre o Novo Código Florestal?...1 Começando a regularizar o imóvel rural...2

Leia mais

Revista Ênfase: informação e entretenimento no jornalismo acadêmico. Nayara Pessini COSSI 1 Alex Sandro de Araujo CARMO 2

Revista Ênfase: informação e entretenimento no jornalismo acadêmico. Nayara Pessini COSSI 1 Alex Sandro de Araujo CARMO 2 Revista Ênfase: informação e entretenimento no jornalismo acadêmico Nayara Pessini COSSI 1 Alex Sandro de Araujo CARMO 2 Maicon Ferreira de SOUZA 3 Faculdade Assis Gurgacz, Cascavel, PR. RESUMO O presente

Leia mais

CDC. De olho. no Futuro. em foco. Edição VII Ano III Agosto de 2013

CDC. De olho. no Futuro. em foco. Edição VII Ano III Agosto de 2013 CDC em foco Edição VII Ano III Agosto de 2013 De olho no Futuro 1 editorial A segunda edição do boletim CDC em Foco deste ano traz novidades e relembra ações que contribuíram para a melhoria da qualidade

Leia mais

Hub de Mídia. Programação Música. Infortenimento Serviço. Política Promoções. Promoções Especiais

Hub de Mídia. Programação Música. Infortenimento Serviço. Política Promoções. Promoções Especiais Projeto Especial Além do Carnaval A cidade de Salvador reúne um dos mais importantes acervos vivos da expressão cultural afro-brasileira: os blocos afros e tradicionais. Indo além do desfile durante o

Leia mais

Projeto Sementes Categoria

Projeto Sementes Categoria Banrisul S/A Porto Alegre (RS) Projeto Sementes Categoria Conservação de Recursos Naturais 1. Sobre a organização participante: Razão social: - BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Nome fantasia: - BANRISUL

Leia mais

Roça agroecológica das mulheres do Assentamento Dandara dos Palmares, Camamu (BA)

Roça agroecológica das mulheres do Assentamento Dandara dos Palmares, Camamu (BA) Produção de alimentos agroecológicos da roça das mulheres Roça agroecológica das mulheres do Assentamento Dandara dos Palmares, Camamu (BA) Ana Celsa Sousa, Carlos Eduardo de Souza Leite e Luciana Rios

Leia mais

INFORME UVV-ES Nº13 13-19/05 de 2013 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

INFORME UVV-ES Nº13 13-19/05 de 2013 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional VII Colóquio Internacional Do dia 25 de maio até o dia 1º de junho, a Universidade Vila Velha-ES receberá

Leia mais

Vencedor Estadual Pequenos Negócios no Campo COMO MUDAR A PERSPECTIVA DE SUA CIDADE. Município de Pedrinhas (SE)

Vencedor Estadual Pequenos Negócios no Campo COMO MUDAR A PERSPECTIVA DE SUA CIDADE. Município de Pedrinhas (SE) COMO MUDAR A PERSPECTIVA DE SUA CIDADE O desenvolvimento acontece com a força dos Pequenos Negócios Vencedores do 8º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2013-2014) Vencedor Estadual Pequenos Negócios

Leia mais

Águas & Território. Boletim. nº4 - Dezembro 2014 Publicação da Diretoria de Gestão das Águas e do Território (Digat) Educação Ambiental

Águas & Território. Boletim. nº4 - Dezembro 2014 Publicação da Diretoria de Gestão das Águas e do Território (Digat) Educação Ambiental Boletim Águas & Território nº4 - Dezembro 2014 Publicação da Diretoria de Gestão das Águas e do Território (Digat) Educação Ambiental Esta edição do Boletim Águas & Território apresenta os principais programas,

Leia mais

Nº 06. sistema agroflorestal

Nº 06. sistema agroflorestal EMEIO AMBIENT Nº 06 sistema agroflorestal Em uma sala de aula na zona rural... Bom dia! Bom dia, professor! Hoje vamos falar sobre o futuro do planeta! O senhor disse que iríamos estudar agricultura e

Leia mais

PLANO DE CURSO. Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal

PLANO DE CURSO. Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal PLANO DE CURSO Dados da Instituição Razão Social Esfera Administrativa Site de Instituição e do Programa Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário

Leia mais

UVV POST Nº82 23 a 28/02 de 2015 UVV. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES. Produto da Comunicação Institucional

UVV POST Nº82 23 a 28/02 de 2015 UVV. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES. Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional USO CONSCIENTE Para que nossos recursos naturais não desapareçam, cada um precisa fazer a sua parte

Leia mais

Release conjunto. Projeto itinerante leva teatro sobre sustentabilidade para crianças de escolas públicas de São Luiz Gonzaga (RS)

Release conjunto. Projeto itinerante leva teatro sobre sustentabilidade para crianças de escolas públicas de São Luiz Gonzaga (RS) Release conjunto Projeto itinerante leva teatro sobre sustentabilidade para crianças de escolas públicas de São Luiz Gonzaga (RS) Teatro Mata Viva fica na cidade entre os dias 10 e 19 de setembro com espetáculo

Leia mais

ÍNDICE. Apresentação. Participantes da Oficina. Aldeias Guaranis do Litoral Norte. Programação da Oficina

ÍNDICE. Apresentação. Participantes da Oficina. Aldeias Guaranis do Litoral Norte. Programação da Oficina ÍNDICE Encontro de Mulheres Guarani do Litoral Norte do Estado de São Paulo Organização: Selma A. Gomes Projeto gráfico: Irmãs de Criação Fotos: Carlos Penteado Publicado com o apoio da CAFOD Novembro

Leia mais

Manual de Utilização ao Módulo Rede Federal SIMEC - Versão 14/set/2015.

Manual de Utilização ao Módulo Rede Federal SIMEC - Versão 14/set/2015. Manual de Utilização ao Módulo Rede Federal SIMEC - Versão 14/set/2015. O Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (SIMEC) é um portal operacional e de gestão do

Leia mais

Sistema de Gestão de Desempenho por Competências: Manual. 2ª Edição Fevereiro de 2015. Parte um: Conhecendo o SGDCom (p. 4 a 9)

Sistema de Gestão de Desempenho por Competências: Manual. 2ª Edição Fevereiro de 2015. Parte um: Conhecendo o SGDCom (p. 4 a 9) Sistema de Gestão de Desempenho por Competências: Manual 2ª Edição Fevereiro de 2015 Parte um: Conhecendo o SGDCom (p. 4 a 9) Parte dois: Informações Adicionais (p. 10 a 11) Parte três: Perguntas e Respostas

Leia mais

UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2012

UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2012 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2012 Cruz das Almas BA 2013 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Edital PROEX/UNILA nº 15/2014, 1º de setembro de 2014 A Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal

Leia mais

Fundação Itaú Unibanco. Quer saber mais? www.fundacaoitauunibanco.com.br. Confira as novidades nesta edição especial do Com você.

Fundação Itaú Unibanco. Quer saber mais? www.fundacaoitauunibanco.com.br. Confira as novidades nesta edição especial do Com você. Fundação Itaú Unibanco Edição Especial Junho 2015 www.fundacaoitauunibanco.com.br Prepare-se! O novo site da Fundação Itaú Unibanco mudou e muito! para facilitar o acesso às informações, simplificar a

Leia mais

O papel do engenheiro agrônomo no desenvolvimento das plantas medicinais

O papel do engenheiro agrônomo no desenvolvimento das plantas medicinais O papel do engenheiro agrônomo no desenvolvimento das plantas medicinais Alexandre Sylvio Vieira da Costa 1 1.Engenheiro Agrônomo. Professor Universidade Vale do Rio Doce/Coordenador Adjunto da Câmara

Leia mais

O portal www.omeufuturo.com.br é o maior portal de pesquisa acadêmica do Brasil com 27 mil cursos, 2.300 instituições e mais de 1 milhão de vagas.

O portal www.omeufuturo.com.br é o maior portal de pesquisa acadêmica do Brasil com 27 mil cursos, 2.300 instituições e mais de 1 milhão de vagas. APRESENTAÇÃO O portal www.omeufuturo.com.br é o maior portal de pesquisa acadêmica do Brasil com 27 mil cursos, 2.300 instituições e mais de 1 milhão de vagas. É um empreendimento inovador que reúne informações

Leia mais

CRIAÇÃO DO SITE DA DISCIPLINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DA CENTRAL DE ANÁLISES ESTATÍSTICAS NA UTFPR-DV

CRIAÇÃO DO SITE DA DISCIPLINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DA CENTRAL DE ANÁLISES ESTATÍSTICAS NA UTFPR-DV CRIAÇÃO DO SITE DA DISCIPLINA DE EXPERIMENTAÇÃO E DA CENTRAL DE ANÁLISES ESTATÍSTICAS NA UTFPR-DV 1. Identificação do proponente Nome: Moeses Andrigo Danner Vínculo com a instituição: Docente permanente

Leia mais

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009.

Plano de Ação. Colégio Estadual Ana Teixeira. Caculé - Bahia Abril, 2009. Plano de Ação Colégio Estadual Ana Teixeira Caculé - Bahia Abril, 2009. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR Unidade Escolar: Colégio Estadual Ana Teixeira Endereço: Av. Antônio Coutinho nº 247 bairro São

Leia mais

Hotsite: Carta de Serviços ao Cidadão do MDS

Hotsite: Carta de Serviços ao Cidadão do MDS PRÁTICA 1) TÍTULO Hotsite: Carta de Serviços ao Cidadão do MDS 2) DESCRIÇÃO DA PRÁTICA - limite de 8 (oito) páginas: O Hotsite da Carta de Serviços ao Cidadão do MDS foi um projeto realizado pela Ouvidoria

Leia mais

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor CATEGORIA: REGIÃO SUDESTE PLANEJAMENTO

Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor CATEGORIA: REGIÃO SUDESTE PLANEJAMENTO Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Vencedores Estaduais em várias categorias CATEGORIA: REGIÃO SUDESTE PLANEJAMENTO Município de Três Marias MG Vencedores do 4º Prêmio Sebrae Prefeito

Leia mais

3.1. Curso: Auxiliar de Recursos Humanos

3.1. Curso: Auxiliar de Recursos Humanos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROGRAMA DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC EDITAL PROFESSOR INTERNO - Nº 09/2014

Leia mais

Leite. A utilização de softwares no gerenciamento produtivo de pequenas propriedades. relatório de inteligência. Abril 2014

Leite. A utilização de softwares no gerenciamento produtivo de pequenas propriedades. relatório de inteligência. Abril 2014 Leite relatório de inteligência Abril 2014 A utilização de softwares no gerenciamento produtivo de pequenas propriedades A rotina em uma propriedade leiteira exige acompanhamento e atenção em todos os

Leia mais

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Ciências, pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Campinas-SP, daniel.victoria@embrapa.

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Ciências, pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Campinas-SP, daniel.victoria@embrapa. Comunicado Técnico 33 ISSN 1415-2118 Campinas, SP Dezembro, 2013 Agricultura Integração de bases de dados e desenvolvimento de aplicações específicas para a Secretária de Políticas Agrícolas/Mapa no Somabrasil

Leia mais

INFORME UVV-ES Nº18 17-23/06 de 2013 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

INFORME UVV-ES Nº18 17-23/06 de 2013 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV-ES É PREMIADA EM FEIRA DE AVES E SUÍNOS A UVV-ES foi a grande vencedora da 2ª Feira de Avicultura

Leia mais

Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil): Norma Técnica Específica da Produção Integrada do Café

Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil): Norma Técnica Específica da Produção Integrada do Café Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil): Norma Técnica Específica da Produção Integrada do Café Marcus Vinícius Martins M.Sc. em Agronomia Coordenador de Produção Integrada da Cadeia Agrícola Secretaria

Leia mais

REALIZAÇÕES DO PIBID NA UNIDADE EDUCACIONAL JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO, BOM JESUS-PI

REALIZAÇÕES DO PIBID NA UNIDADE EDUCACIONAL JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO, BOM JESUS-PI REALIZAÇÕES DO PIBID NA UNIDADE EDUCACIONAL JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO, BOM JESUS-PI Francisco Cleiton da Rocha 1 Marcos Vinícius de Sousa 2 Stella Indira Rocha Lobato 3 1 Professor Assistente da Universidade

Leia mais

Análise de Estratégias e Plano de Comunicação Digital para a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte 1

Análise de Estratégias e Plano de Comunicação Digital para a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte 1 Análise de Estratégias e Plano de Comunicação Digital para a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte 1 Aline Silveira SANTOS 2 Lorena PADRINI 3 Maria Claudia COSTA 4 João de CASTRO 5 Centro Universitário

Leia mais

COMUNICAÇÃO INTERNA. Empresa reúne colaboradores para marcar os 115 anos de fundação. fundação. - Apresentação Desafio 120

COMUNICAÇÃO INTERNA. Empresa reúne colaboradores para marcar os 115 anos de fundação. fundação. - Apresentação Desafio 120 1 COMUNICAÇÃO INTERNA Recursos Humanos Empresa reúne colaboradores para marcar os 115 anos de fundação. Ano I, Edição 3 Março/2013 Nos dias 28/02 e 01/03 a liderança da Usina Ester reuniu Nesta edição:

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

Universidade Estadual de Londrina CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA PROPOSTA 1 Curso Nome(s) do(s) Curso(s) ZOOTECNIA Código e-mec 56129 Conceito ENADE 4 Coordenador da Proposta (Tutor do Grupo) ANA MARIA BRIDI 2 Caracterização da Proposta 2.1Área de Conhecimento (código

Leia mais

Aureliano Nogueira da Costa 1 ESTUDO DO IMPACTO DA FRUTICULTURA NO TURISMO

Aureliano Nogueira da Costa 1 ESTUDO DO IMPACTO DA FRUTICULTURA NO TURISMO Aureliano Nogueira da Costa 1 ESTUDO DO IMPACTO DA FRUTICULTURA NO TURISMO 1 Engenheiro Agrônomo, Doutor em Solos e Nutrição de Plantas, Coordenador Estadual de Fruticultura. SUMÁRIO LISTA DE FIGURAS...

Leia mais

ecoturismo ou turismo. As faixas de APP que o proprietário será obrigado a recompor serão definidas de acordo com o tamanho da propriedade.

ecoturismo ou turismo. As faixas de APP que o proprietário será obrigado a recompor serão definidas de acordo com o tamanho da propriedade. São as áreas protegidas da propriedade. Elas não podem ser desmatadas e por isso são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APPs). São as faixas nas margens de rios, lagoas, nascentes, encostas

Leia mais

Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual

Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual Escritório de Gestão de Projetos em EAD Unisinos http://www.unisinos.br/ead 2 A partir de agora,

Leia mais

Diretoria Executiva. Gestão 2010/2011

Diretoria Executiva. Gestão 2010/2011 Diretoria Executiva Gestão 2010/2011 Gestão 2010/2011 Diretoria Executiva Presidente Maurício Mendes - CEO da Informa Economics FNP Vice- Presidente Jacques Paciullo Neto Diretor Comercial da Rede Globo

Leia mais

1. Esta Política institucional de comunicação e marketing:

1. Esta Política institucional de comunicação e marketing: 1. Esta Política institucional de comunicação e marketing: Política Institucional de Comunicação e Marketing a) é elaborada por proposta da área de Comunicação e Marketing da Confederação Nacional das

Leia mais

Rainforest Alliance Certified TM

Rainforest Alliance Certified TM Secretaría de la Red de Agricultura Sostenible Rainforest Alliance P. O. Box 11029 1000 San José Costa Rica standards@sanstandards.org Rainforest Alliance Certified TM Resumo Público de Auditoria Anual

Leia mais

O comércio eletrônico (e-commerce) é um setor em crescimento CONSUMIDORES (EM MILHÕES) 23,4 18,7 R$ 328 R$ 335 R$ 373 R$ 350 R$ 342 R$ 350

O comércio eletrônico (e-commerce) é um setor em crescimento CONSUMIDORES (EM MILHÕES) 23,4 18,7 R$ 328 R$ 335 R$ 373 R$ 350 R$ 342 R$ 350 ARTESANATO BOLETIM COMÉRCIO ELETRÔNICO O comércio eletrônico (e-commerce) é um setor em crescimento Em 2012, o faturamento foi de R$ 22,5 bilhões no Brasil, e de aproximadamente R$ 28 bilhões em 2013.

Leia mais

Módulo 4 CRM. [ Customer Relationship Management ]

Módulo 4 CRM. [ Customer Relationship Management ] Módulo 4 CRM [ Customer Relationship Management ] Sumário Introdução pág. 01 1. Definição 2. Por que usar o CRM?? 3. Cadastro pág. 02 pág. 02 pág. 02 4. Tipos de CRM CRM pág. 04 4.1 Operacional: Criação

Leia mais

ESTRUTURA PARA PORTAIS ELETRÔNICOS MUNICIPAIS

ESTRUTURA PARA PORTAIS ELETRÔNICOS MUNICIPAIS ESTRUTURA PARA PORTAIS ELETRÔNICOS MUNICIPAIS 1. Apresentação Os sites e sistemas web desenvolvidos pela Dynamika apresentam um conjunto de critérios de desenvolvimento que visam entregar o projeto de

Leia mais

Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos

Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos Atores envolvidos Movimentos Sociais Agricultura Familiar Governos Universidades Comunidade Científica em Geral Parceiros Internacionais,

Leia mais