Internet - Intranet. Marque Certo ou Errado

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Internet - Intranet. Marque Certo ou Errado"

Transcrição

1 Internet - Intranet A figura acima mostra uma janela do Internet Explorer 6, em que parte de uma página da Web está sendo exibida. Com relação a essa figura e a conceitos relacionados à informática e à Internet, julgue os próximos itens. Marque Certo ou Errado

2 Informática Internet - Intranet 01 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web.

3 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet 01 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Certo

4 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários URL Universal ou Uniform Resource Locator ou localizador de destino padrão, é o nome dado a nomes amigáveis de sites da Internet, como o nome do site UOL que aparece.

5 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários URL - é uma indicação do protocolo e do endereço para acessar informações na Internet protocolo://servidor.domínio

6 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet protocolo://servidor.dominio

7 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários Exemplos de URL s:

8 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários HTTP Hyper Text Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Hipertexto é o protocolo de serviço para exibição de páginas na Internet. Este serviço também é conhecido como: www, w3 e World Wide Web.

9 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários O que é Protocolo de Comunicação?? Para que os computadores de uma rede possam trocar informações entre si é necessário que todos os computadores adotem as mesmas regras para o envio e o recebimento de informações. Este conjunto de regras é conhecido como Protocolo de comunicação.

10 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários O que é Protocolo de Comunicação?? No protocolo de comunicação estão definidas todas as regras necessárias para que o computador de destino, entenda as informações no formato que foram enviadas pelo computador de origem.

11 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários Na Internet o fluxo de informações entre computadores é sincronizado e coordenado por vários protocolos. O TCP/IP é o protocolo principal da família de protocolos utilizados na Internet. Cada protocolo disponibiliza para os usuários um serviço diferente.

12 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários O TCP é responsável por coordenar os serviços. O IP é responsável pelo roteamento ou endereçamento dos pacotes de dados. Sobre o TCP caminham os protocolos de serviços.

13 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários Exemplos de Protocolos de Serviço: HTTP Navegação em páginas HTTPS Navegação segura SMTP Envio de s POP Recepção de s FTP Transferência se arquivos Etc.

14 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet 01 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Certo

15 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet 02 (BB 2007 MT) Com base na figura, é correto afirmar que, toda vez que se clicar o botão, a página da Web será carregada. Prof. Valdir

16 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet 02 (BB 2007 MT) Com base na figura, é correto afirmar que, toda vez que se clicar o botão, a página da Web será carregada. Errado

17 Internet - Intranet Comentários O botão com a figura de uma casinha, quando pressionado traz a página inicial que o usuário configurou, na figura não é possível identificar se é ou não a página inicial configurada. Portanto a afirmação é falsa.

18 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet 02 (BB 2007 MT) Com base na figura, é correto afirmar que, toda vez que se clicar o botão, a página da Web será carregada. Errado

19 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet 03 (BB 2007 MT) O termo Banda Larga, que aparece em um dos links mostrados na página, refere-se, atualmente, a conexões com a Internet cuja taxa máxima de transferência de dados é de bits por segundo.

20 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet 03 (BB 2007 MT) O termo Banda Larga, que aparece em um dos links mostrados na página, refere-se, atualmente, a conexões com a Internet cuja taxa máxima de transferência de dados é de bits por segundo. Errado

21 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários O termo banda larga pode apresentar diferentes significados em diferentes contextos. A recomendação I.113 do setor de Padronização da UIT (ITU) define banda larga como a capacidade de transmissão que é superior àquela da primária do ISDN a 1.5 ou 2 Megabits por segundo.

22 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários O Brasil ainda não tem uma regulamentação que indique qual é a velocidade mínima para uma conexão ser considerada de banda larga. A Colômbia estabeleceu uma velocidade mínima de 512kbps e os Estados Unidos de 200kbps.

23 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários O significado de Banda Larga já sofreu várias modificações conforme o tempo. Inicialmente, banda larga era o nome usado para definir qualquer conexão à internet acima da velocidade padrão dos modems analógicos (56 Kbps).

24 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários Usando linhas analógicas convencionais, a velocidade máxima de conexão é de 56 Kbps. Para obter velocidade acima desta tem-se obrigatoriamente de optar por uma outra maneira de conexão do computador com o provedor.

25 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários Não está definido em nenhuma literatura, mas conexões que operam acima de 64 Kbps são consideradas de Banda Larga.

26 Internet - Intranet Comentários 1000 bits por segundo seria menos que 1K, 1K =1024 (esta velocidade é ridiculamente pequena). Serviços de banda larga, hoje em dia oferecem velocidades de 256Kbps (Kilo bits por segundo) a cima. Como o nome sugere banda larga oferece altas velocidades.

27 Internet - Intranet Comentários Banda Larga x ADSL Banda Larga são conexões de alta velocidade com a Internet. ADSL é um dos tipos de Banda Larga disponíveis no mercado

28 Internet - Intranet Comentários ADSL Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL) ou Linha Assimétrica Digital de Assinante É o termo usado para definir o tipo de Banda Larga mais popular usada atulamente.

29 Internet - Intranet Comentários O termo Asymmetric indica que a banda disponível para o assinante é dividida reservando uma parte maior para a subida e uma parte menor para a descida.

30 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet 03 (BB 2007 MT) O termo Banda Larga, que aparece em um dos links mostrados na página, refere-se, atualmente, a conexões com a Internet cuja taxa máxima de transferência de dados é de bits por segundo. Errado Prof. Valdir

31 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Internet - Intranet 04 (BB 2007 MT) Ao se substituírem os caracteres em p e l o s c a r a c t e r e s e se clicar, será exibida uma nova página da Web, caso os caracteres digitados correspondam ao endereço de uma página existente que esteja funcionando corretamente.

32 Certo 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet 04 (BB 2007 MT) Ao se substituírem os caracteres em p e l o s c a r a c t e r e s e se clicar, será exibida uma nova página da Web, caso os caracteres digitados correspondam ao endereço de uma página existente que esteja funcionando corretamente.

33 Internet - Intranet Comentários Quando digitamos um novo endereço (URL) válido na barra de endereços do Internet Explorer e pressionamos o ENTER ou clicamos em a nova página será exibida.

34 Certo Internet - Intranet 04 (BB 2007 MT) Ao se substituírem os caracteres em p e l o s c a r a c t e r e s e se clicar, será exibida uma nova página da Web, caso os caracteres digitados correspondam ao endereço de uma página existente que esteja funcionando corretamente. Prof. Valdir

35 Internet - Intranet Com relação à segurança e à privacidade de usuários no processo de navegação na Internet, julgue o item seguinte.

36 Internet - Intranet 05 (BB 2007 MT) Para que um computador esteja efetivamente protegido contra a ação de vírus de computador e contra ataques de hackers, é suficiente que haja, no computador, um programa antivírus que tenha sido atualizado há, no máximo, três meses, sendo desnecessário, atualmente, o uso de firewall no combate a ataques de hackers.

37 Internet - Intranet 05 (BB 2007 MT) Para que um computador esteja efetivamente protegido contra a ação de vírus de computador e contra ataques de hackers, é suficiente que haja, no computador, um programa antivírus que tenha sido atualizado há, no máximo, três meses, sendo desnecessário, atualmente, o uso de firewall no combate a ataques de hackers. Errado

38 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários Atualmente os próprios programas antivírus implementam atualizações automáticas diárias, portanto 3 meses é um tempo demasiadamente grande, esta demora tornaria o sistema vulnerável a contaminação por vírus. A maioria destes antivírus fazem verificação diária do sistema, ou seja, faz a busca nos arquivos do disco a procura de contaminações.

39 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários As últimas versões do Windows implementam firewall s para evitar a invasão do computador. FireWall Firewall pode ser definido como uma barreira de proteção, que controla o tráfego de dados entre seu computador e a Internet (ou entre a rede onde seu computador está instalado e a Internet).

40 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários O objetivo do Firewall é permitir somente a transmissão e a recepção de dados autorizados. Existem firewalls baseados na combinação de hardware e software e firewalls baseados somente em software. Este último é o tipo recomendado ao uso doméstico e também é o mais comum. Quando se usa um Firewall é como construir um muro que cria uma zona delimitada.

41 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários

42 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários Proxy Firewalls de controle de aplicação (exemplos de aplicação: SMTP, FTP, HTTP, etc) são instalados geralmente em computadores servidores e são conhecidos como proxy. Este tipo não permite comunicação direto entre a rede e a Internet. Tudo deve passar pelo proxy, que atua como um intermediador. O proxy efetua a comunicação entre ambos os lados por meio da avaliação da sessão TCP dos pacotes.

43 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários Geralmente o conceito de Firewall está associado ao bloqueio de pacotes nocivos que vem de fora da rede. (invasão) O Proxy geralmente está associado ao bloqueio de pacotes que saem da rede, possibilitando o controle de acesso de dentro para fora da rede evitando a utilização de serviços que não são úteis ou que sejam indesejados. (evasão)

44 53 (BB 2007 MT) A seqüência de caracteres é um exemplo de URL. Nessa seqüência, http é o nome de um protocolo usado na World Wide Web. Informática Internet - Intranet Comentários Além dos bloqueios, o Proxy pode ser configurado como um cache que por exemplo, agiliza a busca e acesso a informações já acessadas.

45 Internet - Intranet 05 (BB 2007 MT) Para que um computador esteja efetivamente protegido contra a ação de vírus de computador e contra ataques de hackers, é suficiente que haja, no computador, um programa antivírus que tenha sido atualizado há, no máximo, três meses, sendo desnecessário, atualmente, o uso de firewall no combate a ataques de hackers. Errado

46 Internet - Intranet 06 (Caixa 2008 Nacional) Uma das afirmações sobre o protocolo FTP, apresentadas abaixo, está INCORRETA. Assinale-a. (A) Só permite a transferência de arquivos completos. (B) Durante uma sessão, podem ser transferidos vários arquivos. (C) Não oferece suporte para permitir que um usuário remova um arquivo remoto. (D) Sua operação baseia-se no estabelecimento de duas conexões entre o cliente e o servidor. (E) Antes de qualquer operação, é necessária uma autenticação (usuário e senha) no servidor.

47 Internet - Intranet 06 (Caixa 2008 Nacional) Uma das afirmações sobre o protocolo FTP, apresentadas abaixo, está INCORRETA. Assinale-a. (A) Só permite a transferência de arquivos completos. (B) Durante uma sessão, podem ser transferidos vários arquivos. (C) Não oferece suporte para permitir que um usuário remova um arquivo remoto. (gabarito) (D) Sua operação baseia-se no estabelecimento de duas conexões entre o cliente e o servidor. (E) Antes de qualquer operação, é necessária uma autenticação (usuário e senha) no servidor.

48 Informática Internet - Intranet Comentários Segundo meu entendimento, esta questão deve ser ANULADA, pelo fato de apresentar mais de uma alternativa assinalável. Além da resposta que aparece no gabarito (C) (o enunciado pede a incorreta), pode-se marcar também a alternativa (E), pois também esta está incorreta.

49 Informática Internet - Intranet Comentários FTP pode ser Anônimo ou Identificado. No caso do FTP anônimo não há necessidade de autenticação de senhas, ou seja, o usuário não precisa se identificar para estabelecer a conexão e a transferência do arquivo.

50 Internet - Intranet 06 (Caixa 2008 Nacional) Uma das afirmações sobre o protocolo FTP, apresentadas abaixo, está INCORRETA. Assinale-a.? (A) Só permite a transferência de arquivos completos. (B) Durante uma sessão, podem ser transferidos vários arquivos. (C) Não oferece suporte para permitir que um usuário remova um arquivo remoto. (gabarito) (D) Sua operação baseia-se no estabelecimento de duas conexões entre o cliente e o servidor. (E) Antes de qualquer operação, é necessária uma autenticação (usuário e senha) no servidor.

51 Internet - Intranet 07 (Caixa 2008 Nacional) Considere um endereço eletrônico de destino Acerca do formato dos endereços eletrônicos utilizados na Internet, tem-se que (A) abcd é uma identificação única de usuário na Word Wide Web e efgh.com identifica a caixa postal do destinatário. (B) abcd identifica a caixa postal do destinatário e efgh.com identifica o domínio ao qual o destinatário pertence. (C) abcd identifica o domínio ao qual o destinatário pertence e efgh.com identifica a caixa postal do destinatário. (D) abcd identifica o domínio ao qual o destinatário pertence e efgh.com é uma identificação única do da Word Wide Web. (E) é impossível existir um endereço eletrônico como esse por não possuir em seu formato a identificação de país (após o.com ).

52 Internet - Intranet 07 (Caixa 2008 Nacional) Considere um endereço eletrônico de destino Acerca do formato dos endereços eletrônicos utilizados na Internet, tem-se que (A) abcd é uma identificação única de usuário na Word Wide Web e efgh.com identifica a caixa postal do destinatário. (B) abcd identifica a caixa postal do destinatário e efgh.com identifica o domínio ao qual o destinatário pertence. (C) abcd identifica o domínio ao qual o destinatário pertence e efgh.com identifica a caixa postal do destinatário. (D) abcd identifica o domínio ao qual o destinatário pertence e efgh.com é uma identificação única do da Word Wide Web. (E) é impossível existir um endereço eletrônico como esse por não possuir em seu formato a identificação de país (após o.com ).

53 Informática Internet - Intranet Comentários O nome de é composto com nome escolhido pelo usuário (se ninguém já escolheu), depois vem o e em seguida o domínio do provedor escolhido. Exemplo: Domínios que não possuem a terminação do país (exemplo.br) são domínios com nomes registrados nos Estados Unidos. Um exemplo é o globo.com.

54 Informática Memórias Internet O Que é Domínio??? Um domínio é nada mais do que uma forma encontrada para facilitar o acesso das pessoas na Internet onde podemos dar nomes a números que não possuem muitos significados. É um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar seqüências grandes de números. (retirado da pg. Registro.br) Prof. Valdir

55 Informática Memórias Raiz Internet ou ponto zero Os Domínios iniciam na Raiz ou ponto Zero da Internet, os servidores Raiz são Geridos pelo INTERNIC - Internet Network Information Center Prof. Valdir

56 Informática Memórias Raiz Internet ou ponto zero org com gov Prof. Valdir

57 Informática Memórias Raiz Internet ou ponto zero org com gov globo Prof. Valdir

58 Informática Memórias Raiz Internet ou ponto zero org com gov globo www Prof. Valdir

59 Informática Memórias Raiz Internet ou ponto zero it org com gov jp Prof. Valdir

60 Informática Memórias Raiz Internet ou ponto zero br it org com gov jp fr Prof. Valdir

61 Informática Memórias Raiz Internet ou ponto zero br it org com gov jp fr org com gov Prof. Valdir

62 Informática Memórias Raiz Internet ou ponto zero br it org com gov jp fr org com gov med Prof. Valdir

63 Informática Memórias Raiz Internet ou ponto zero br it org com gov jp fr org com gov med adv Prof. Valdir

64 Informática Memórias Raiz Internet ou ponto zero br it org com gov jp fr org com gov med adv nom Prof. Valdir

65 Informática Memórias Raiz Internet ou ponto zero br it org com gov jp fr org com gov med adv nom valdir Prof. Valdir

66 Informática Memórias Raiz Internet ou ponto zero br it org com gov jp fr org com gov med adv nom valdir www Prof. Valdir

67 Informática Memórias Raiz Internet ou ponto zero br it org com gov jp fr org com gov med adv nom valdir pt Prof. Valdir

68 Informática Memórias Internet Domínios Disponíveis no Brasil Para Instituições Somente para pessoas jurídicas AGR.BR Empresas agrícolas, fazendas AM.BR Empresas de radiodifusão sonora ART.BR Artes: música, pintura, folclore BR Entidades de pesquisa e/ou ensino superior COM.BR Comércio em geral COOP.BR Cooperativas EDU.BR Entidades de ensino superior ESP.BR Esporte em geral FAR.BR Farmácias e drogarias FM.BR Empresas de radiodifusão sonora G12.BR Entidades de 1o e 2o graus Prof. Valdir

69 Informática Memórias Internet Domínios Disponíveis no Brasil Para Instituições Somente para pessoas jurídicas GOV.BR Entidades do governo IMB.BR Imobiliárias INF.BR Meios de informação (rádios, jornais, bibliot) IND.BR Industrias ETC.BR Quando não se enquadram nas outras categorias MIL.BR Forças Armadas Brasileiras NET.BR Prestadores de serviços públicos de telecom. ORG.BR ONGs PSI.BR Provedores de serviço Internet TMP.BR Eventos temporários, como feiras e exposições TUR.BR Entidades da área de turismo TV.BR Radiodifusão: sons e imagens Prof. Valdir

70 Informática Memórias Internet Domínios Disponíveis no Brasil Para Profissionais Liberais - Somente para pessoas físicas ADM.BR ADV.BR ARQ.BR ATO.BR BIO.BR BMD.BR CIM.BR CNG.BR CNT.BR ECN.BR ENG.BR Administradores Advogados Arquitetos Atores Biólogos Biomédicos Corretores Cenógrafos Contadores Economistas Engenheiros ETI.BR FND.BR FOT.BR FST.BR GGF.BR JOR.BR LEL.BR MAT.BR MED.BR MUS.BR NOT.BR Espec. em Tecnol. da Inf. Fonoaudiólogos Fotógrafos Fisioterapeutas Geógrafos Jornalistas Leiloeiros Matemáticos e Estatísticos Médicos Músicos Notários Prof. Valdir

71 Informática Memórias Internet Domínios Disponíveis no Brasil Para Profissionais Liberais - Somente para pessoas físicas NTR.BR ODO.BR PPG.BR PRO.BR PSC.BR QSL.BR SLG.BR TRD.BR VET.BR ZLG.BR Nutricionistas Dentistas Publicitários Professores Psicólogos Rádio amadores Sociólogos Tradutores Veterinários Zoólogos Prof. Valdir

72 Informática Memórias Internet Domínios Disponíveis no Brasil Para Profissionais Liberais - Somente para pessoas físicas NTR.BR ODO.BR PPG.BR PRO.BR PSC.BR QSL.BR SLG.BR TRD.BR VET.BR ZLG.BR Nutricionistas Dentistas Publicitários Professores Psicólogos Rádio amadores Sociólogos Tradutores Veterinários Zoólogos NOM.BR Pessoas Físicas Prof. Valdir

73 Informática Memórias Internet Domínios Disponíveis no Brasil No Brasil a FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - é a empresa responsável pelo registro e manutenção dos domínios.br. Ou seja, todos os domínios com terminação.br são registrados na FAPESP (Registro.br). A RNP (Rede Nacional de Pesquisa) é uma autarquia ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia do governo federal do Brasil, responsável pela rede acadêmica do Brasil. A RNP integra as instituições acadêmicas através da Internet. Prof. Valdir

74 Internet - Intranet 07 (Caixa 2008 Nacional) Considere um endereço eletrônico de destino Acerca do formato dos endereços eletrônicos utilizados na Internet, tem-se que (A) abcd é uma identificação única de usuário na Word Wide Web e efgh.com identifica a caixa postal do destinatário. (B) abcd identifica a caixa postal do destinatário e efgh.com identifica o domínio ao qual o destinatário pertence. (C) abcd identifica o domínio ao qual o destinatário pertence e efgh.com identifica a caixa postal do destinatário. (D) abcd identifica o domínio ao qual o destinatário pertence e efgh.com é uma identificação única do da Word Wide Web. (E) é impossível existir um endereço eletrônico como esse por não possuir em seu formato a identificação de país (após o.com ).

75 A figura acima ilustra uma janela do Internet Explorer 6 (IE6), que exibe uma página da Web. Com relação a essa figura e ao IE6, julgue os próximos itens. Internet - Intranet

76 08 (BB 2007 Nacional) O IE6 é um dos navegadores da Internet mais utilizados no Brasil. Entretanto, a versão em português desse navegador não permite o acesso a páginas da Web cujas informações estejam em línguas diferentes da língua portuguesa nem a páginas da Web armazenadas em servidores localizados em outros países. Internet - Intranet

77 Errado Internet - Intranet 08 (BB 2007 Nacional) O IE6 é um dos navegadores da Internet mais utilizados no Brasil. Entretanto, a versão em português desse navegador não permite o acesso a páginas da Web cujas informações estejam em línguas diferentes da língua portuguesa nem a páginas da Web armazenadas em servidores localizados em outros países.

78 Internet - Intranet Comentários Absurdo, o Internet Explorer e qualquer outro navegador em português acessa páginas fora do Brasil e em outros idiomas. Qualquer navegador pode acessar informações em servidores fora do Brasil.

79 Errado Internet - Intranet 08 (BB 2007 Nacional) O IE6 é um dos navegadores da Internet mais utilizados no Brasil. Entretanto, a versão em português desse navegador não permite o acesso a páginas da Web cujas informações estejam em línguas diferentes da língua portuguesa nem a páginas da Web armazenadas em servidores localizados em outros países.

80 09 (BB 2007 Nacional) A página da Web exibida, bastante popular no Brasil e no mundo, funciona como uma enciclopédia de baixo custo, mantida pela empresa Wikipédia. Para acessar artigos escritos por especialistas, o usuário paga uma taxa mensal, de baixo valor. Essa página tem sido considerada um recurso valioso para a democratização da informação, devido ao baixo custo pago pelos usuários. Internet - Intranet

81 Errado Internet - Intranet 09 (BB 2007 Nacional) A página da Web exibida, bastante popular no Brasil e no mundo, funciona como uma enciclopédia de baixo custo, mantida pela empresa Wikipédia. Para acessar artigos escritos por especialistas, o usuário paga uma taxa mensal, de baixo valor. Essa página tem sido considerada um recurso valioso para a democratização da informação, devido ao baixo custo pago pelos usuários.

82 Internet - Intranet Comentários A Wikipédia é uma enciclopédia livre (inclusive aparece escrito na página exibida na figura), o usuário não precisa pagar taxas para acessar suas informações.

83 Errado Internet - Intranet 09 (BB 2007 Nacional) A página da Web exibida, bastante popular no Brasil e no mundo, funciona como uma enciclopédia de baixo custo, mantida pela empresa Wikipédia. Para acessar artigos escritos por especialistas, o usuário paga uma taxa mensal, de baixo valor. Essa página tem sido considerada um recurso valioso para a democratização da informação, devido ao baixo custo pago pelos usuários.

84 Internet - Intranet 10 (BB 2010 MG NO) A informação é um dos ativos mais importantes em uma empresa. Proteger os processos mais críticos do negócio corporativo, reduzir a probabilidade de ocorrência de incidentes relacionados à segurança e recuperar os danos em casos de desastres e incidentes são objetivos, entre outros, da implementação de um(a) (A) controle de acesso. (B) plano de desenvolvimento. (C) plano de segurança. (D) política de informação. (E) rotina de backup.

85 Internet - Intranet 10 (BB 2010 MG NO) A informação é um dos ativos mais importantes em uma empresa. Proteger os processos mais críticos do negócio corporativo, reduzir a probabilidade de ocorrência de incidentes relacionados à segurança e recuperar os danos em casos de desastres e incidentes são objetivos, entre outros, da implementação de um(a) (A) controle de acesso. (B) plano de desenvolvimento. (C) plano de segurança. (D) política de informação. (E) rotina de backup.

86 Internet - Intranet Comentários A política de segurança de uma empresa (na questão chamada de plano de segurança), define todas as diretrizes para proteção dos dados desta empresa.

87 Internet - Intranet Comentários Uma Política de Segurança da Informação tem por objetivo possibilitar o gerenciamento da segurança em uma organização, estabelecendo regras e padrões para proteção da informação. A política possibilita manter a confidencialidade, garantir que a informação não seja alterada ou perdida e permitir que a informação esteja disponível quando for necessário.

ExecutivoVirtual soluções que facilitam seu negócio

ExecutivoVirtual soluções que facilitam seu negócio Faça você mesmo o registro de domínio na Internet Nesta apresentação vamos conhecer as etapas para registrar um domínio no (registro.br) Instituição responsável no Brasil Uma organização seja ela do governo,

Leia mais

Parte integrante da disciplina de Internet do Professor Rinaldo Demétrio

Parte integrante da disciplina de Internet do Professor Rinaldo Demétrio Passo-a-passo para o registro de Domínio na Internet No Brasil, o registro de domínio na Internet é feito através do site: registro.br, e os passos descritos, a seguir, foram extraídos e adaptados do respectivo

Leia mais

Introdução. O que é Informática? Informática é a ciência que estuda a melhor maneira de tratar as informações.

Introdução. O que é Informática? Informática é a ciência que estuda a melhor maneira de tratar as informações. Informática Valdir Introdução O que é Informática? Informática é a ciência que estuda a melhor maneira de tratar as informações. Introdução O que é Informação? Informação é o registro do conhecimento humano

Leia mais

DNS - Domain Name System Endereços na Internet. Módulo I

DNS - Domain Name System Endereços na Internet. Módulo I DNS - Domain Name System Endereços na Internet Módulo I Atribuição de Endereços IP Todo computador ligado a Internet tem que ter um endereço IP Endereços ou números IP número de 32 bits formato decimal

Leia mais

Principais protocolos da Internet. Alexandre Gonçalves Xavier

Principais protocolos da Internet. Alexandre Gonçalves Xavier Principais protocolos da Internet Servidor x Serviço O que é um serviço em uma rede? Servidores Cliente x Servidor Rede Serviços Visualização de Páginas É um serviço baseado em hipertextos que permite

Leia mais

Internet. Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br

Internet. Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br Internet Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br Internet A Internet não é de modo algum uma rede, mas sim um vasto conjunto de redes diferentes que utilizam certos protocolos comuns e fornecem

Leia mais

INTERNET OUTLOOK. 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta.

INTERNET OUTLOOK. 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta. Prof. Júlio César S. Ramos P á g i n a 1 INTERNET OUTLOOK 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta. A O Outlook Express permite criar grupo de pessoas

Leia mais

INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET. Prof. Marcondes Ribeiro Lima

INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET. Prof. Marcondes Ribeiro Lima INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET Prof. Marcondes Ribeiro Lima Fundamentos de Internet O que é internet? Nome dado a rede mundial de computadores, na verdade a reunião de milhares de redes conectadas

Leia mais

Redes de Computadores II

Redes de Computadores II Redes de Computadores II INTERNET Protocolos de Aplicação Intranet Prof: Ricardo Luís R. Peres As aplicações na arquitetura Internet, são implementadas de forma independente, ou seja, não existe um padrão

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Web

Desenvolvimento de Aplicações Web Desenvolvimento de Aplicações Web André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Método de Avaliação Serão realizadas duas provas teóricas e dois trabalhos práticos. MF = 0,1*E + 0,2*P 1 + 0,2*T 1 + 0,2*P

Leia mais

TECNOLOGIA WEB INTERNET PROTOCOLOS

TECNOLOGIA WEB INTERNET PROTOCOLOS INTERNET PROTOCOLOS 1 INTERNET Rede mundial de computadores. Também conhecida por Nuvem ou Teia. Uma rede que permite a comunicação de redes distintas entre os computadores conectados. Rede WAN Sistema

Leia mais

Internet. O que é a Internet?

Internet. O que é a Internet? O que é a Internet? É uma rede de redes de computadores, em escala mundial, que permite aos seus utilizadores partilharem e trocarem informação. A Internet surgiu em 1969 como uma rede de computadores

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS WEB I. Prof. Antonio Miguel Faustini Zarth antonio.zarth@ifms.edu.br

CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS WEB I. Prof. Antonio Miguel Faustini Zarth antonio.zarth@ifms.edu.br CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS WEB I Prof. Antonio Miguel Faustini Zarth antonio.zarth@ifms.edu.br INTERNET Tópicos desta aula Internet sob a perspectiva do desenvolvedor web Funcionamento geral Protocolos e portas

Leia mais

Conhecimentos Básicos de Informática

Conhecimentos Básicos de Informática CAPÍTULO V Conceitos básicos e modo de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet/intranet. Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio

Leia mais

Projeto de sistemas O novo projeto do Mercado Internet

Projeto de sistemas O novo projeto do Mercado Internet Projeto de sistemas O novo projeto do Mercado Internet Mercados em potencial de serviços Serviços da Web ftp,http,email,news,icq! Mercados em potencial de serviços FTP IRC Telnet E-mail WWW Videoconferência

Leia mais

Cliente / Servidor. Servidor. Cliente. Cliente. Cliente. Cliente

Cliente / Servidor. Servidor. Cliente. Cliente. Cliente. Cliente Internet e Intranet Cliente / Servidor Cliente Servidor Cliente Cliente Cliente Cliente / Servidor SERVIDOR Computador ou equipamento que fornece algum tipo de serviço em redes (Armazenamento e compartilhamento

Leia mais

INTERNET -- NAVEGAÇÃO

INTERNET -- NAVEGAÇÃO Página 1 INTRODUÇÃO Parte 1 O que é a Internet? A Internet é uma rede mundial de computadores, englobando redes menores distribuídas por vários países, estados e cidades. Ao contrário do que muitos pensam,

Leia mais

INTERNET. Surgimento da Internet. Cenário antes do Projeto Arpanet. Aula 04 Prof. André Cardia andre@andrecardia.pro.br. Surgimento da ARPANET

INTERNET. Surgimento da Internet. Cenário antes do Projeto Arpanet. Aula 04 Prof. André Cardia andre@andrecardia.pro.br. Surgimento da ARPANET INTERNET Aula 04 Prof. André Cardia andre@andrecardia.pro.br Surgimento da Internet Projeto militar dos Estados Unidos, em 1969 o departamento de defesa norte americano (DoD), por meio da ARPA (Advanced

Leia mais

FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico).

FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico). FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico). CLIENTE DE EMAIL - OUTLOOK (Microsoft Office). - Outlook Express (Windows). - Mozilla Thunderbird (Soft Livre). - Eudora. - IncredMail.

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 03 Telecomunicações Sistemas de Telecomunicações 1 Sistemas de Telecomunicações Consiste de Hardware e Software transmitindo informação (texto,

Leia mais

INTERNET. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

INTERNET. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 INTERNET Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 Internet Origem: Guerra Fria DARPA (Departamento de Defesa de Pesquisas Avançadas)

Leia mais

milenaresende@fimes.edu.br

milenaresende@fimes.edu.br Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior Sistemas de Informação A Internet, Intranets e Extranets milenaresende@fimes.edu.br Uso e funcionamento da Internet Os dados da pesquisa de TIC reforçam

Leia mais

Conceitos de Internet e Intranet. Aplicativos e procedimentos associados a Internet e Intranet.

Conceitos de Internet e Intranet. Aplicativos e procedimentos associados a Internet e Intranet. Conceitos de. Aplicativos e procedimentos associados a. Questão 01 A Internet nasceu em que país e com que nome? a) França com o nome Intranet b) Alemanha com o nome Ethernet c) Estados Unidos da América

Leia mais

TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP

TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP HTTP (Hypertext Transfer Protocol ) Protocolo usado na Internet para transferir as páginas da WWW (WEB). HTTPS (HyperText Transfer

Leia mais

Informática Internet e E-mail. Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br

Informática Internet e E-mail. Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br Internet e E-mail Profª. Me. Valéria Espíndola Lessa lessavaleria@gmail.com Valeria-lessa@uergs.edu.br 1 Internet A internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados.

Leia mais

.INTERNET 1.1 - HISTÓRIA

.INTERNET 1.1 - HISTÓRIA INTERNET 1.1 - HISTÓRIA 1.INTERNET A Internet surgiu em 1969 com o nome de ARPANET com a Empresa ARPA (Advanced Research and Projects Agency ) foi herdada de pesquisas anteriores feitas pelos militares

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS INFORMÁTICA PARA CONCURSOS Prof. BRUNO GUILHEN Vídeo Aula VESTCON MÓDULO I - INTERNET Aula 01 O processo de Navegação na Internet. A CONEXÃO USUÁRIO PROVEDOR EMPRESA DE TELECOM On-Line A conexão pode ser

Leia mais

ATA - Exercícios Informática Carlos Viana. 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

ATA - Exercícios Informática Carlos Viana. 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercícios Informática Carlos Viana 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Internet 1 - (ESAF - 2010 - SMF-RJ - Agente de Fazenda) Em relação aos conceitos

Leia mais

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador Microsoft Internet Explorer Browser/navegador/paginador Browser (Navegador) É um programa que habilita seus usuários a interagir com documentos HTML hospedados em um servidor web. São programas para navegar.

Leia mais

INTERNET. INTERNET http://www.jofilho.pro.br 1/40

INTERNET. INTERNET http://www.jofilho.pro.br 1/40 INTERNET INTERNET http://www.jofilho.pro.br 1/40 OBJETIVOS Apresentar definições e aspectos envolvidos Diferenciar por abrangência Apresentar tecnologias de segurança Apresentar usos e métodos de busca

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES SERVICOS DE REDE LOCAL. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES SERVICOS DE REDE LOCAL. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES SERVICOS DE REDE LOCAL Na internet, cada computador conectado à rede tem um endereço IP. Todos os endereços IPv4 possuem 32 bits. Os endereços IP são atribuídos à interface

Leia mais

Internet. A Grande Rede Mundial. Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha

Internet. A Grande Rede Mundial. Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Internet A Grande Rede Mundial Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha O que é a Internet? InterNet International Network A Internet é uma rede mundial de

Leia mais

BANCO DE DADOS CONTEÚDO INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br BANCO DE DADOS SGBD TABELA CONCEITOS BÁSICOS

BANCO DE DADOS CONTEÚDO INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br BANCO DE DADOS SGBD TABELA CONCEITOS BÁSICOS CONTEÚDO HARDWARE - 2 AULAS SISTEMA OPERACIONAL - 2 AULAS INFORMÁTICA Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br APLICATIVOS OFFICE - 3 AULAS INTERNET - 1 AULA REDE - 2 AULA SEGURANÇA - 1 AULA BANCO DE

Leia mais

REDES ESAF. leitejuniorbr@yahoo.com.br 1 Redes - ESAF

REDES ESAF. leitejuniorbr@yahoo.com.br 1 Redes - ESAF REDES ESAF 01 - (ESAF - Auditor-Fiscal da Previdência Social - AFPS - 2002) Um protocolo é um conjunto de regras e convenções precisamente definidas que possibilitam a comunicação através de uma rede.

Leia mais

Sérgio Cabrera Professor Informática 1

Sérgio Cabrera Professor Informática 1 1. A tecnologia que utiliza uma rede pública, como a Internet, em substituição às linhas privadas para implementar redes corporativas é denominada. (A) VPN. (B) LAN. (C) 1OBaseT. (D) 1OBase2. (E) 100BaseT.

Leia mais

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer INFORMÁTICA BÁSICA

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer INFORMÁTICA BÁSICA APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN O processo de Navegação na Internet INFORMÁTICA BÁSICA A NAVEGAÇÃO Programas de Navegação ou Browser : Internet Explorer; O Internet Explorer Netscape Navigator;

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES O QUE É PROTOCOLO? Na comunicação de dados e na interligação em rede, protocolo é um padrão que especifica o formato de dados e as regras a serem seguidas. Sem protocolos, uma rede

Leia mais

Camada de Aplicação, sistemas de nomes de domínio, correio eletrônico e world wide web

Camada de Aplicação, sistemas de nomes de domínio, correio eletrônico e world wide web Camada de Aplicação, sistemas de nomes de domínio, correio eletrônico e world wide web Apresentação dos protocolos da camada de aplicação do modelo OSI. DNS É mais fácil de lembrar de um nome de host do

Leia mais

Material Complementar. 50 questões gabaritadas

Material Complementar. 50 questões gabaritadas Material Complementar 50 questões gabaritadas Considerando os conceitos de Internet, intranet e correio eletrônico, julgue os itens a seguir. 1. (Pol. Civil ES/2009) As redes wireless possuem a vantagem

Leia mais

FACSENAC. Versão:1.5. Identificador do documento: Projeto Lógico de Redes. Versão do Template Utilizada na Confecção: 1.0. Histórico de revisões

FACSENAC. Versão:1.5. Identificador do documento: Projeto Lógico de Redes. Versão do Template Utilizada na Confecção: 1.0. Histórico de revisões FACSENAC ECOFROTA Documento de Projeto Lógico de Rede Versão:1.5 Data: 21/11/2013 Identificador do documento: Projeto Lógico de Redes Versão do Template Utilizada na Confecção: 1.0 Localização: FacSenac

Leia mais

10/07/2013. Camadas. Principais Aplicações da Internet. Camada de Aplicação. World Wide Web. World Wide Web NOÇÕES DE REDE: CAMADA DE APLICAÇÃO

10/07/2013. Camadas. Principais Aplicações da Internet. Camada de Aplicação. World Wide Web. World Wide Web NOÇÕES DE REDE: CAMADA DE APLICAÇÃO 2 Camadas NOÇÕES DE REDE: CAMADA DE APLICAÇÃO Introdução à Microinformática Prof. João Paulo Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Estatística e Informática Aplicação Transporte

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN www.brunoguilhen.com.br. Prof. BRUNO GUILHEN

APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN www.brunoguilhen.com.br. Prof. BRUNO GUILHEN APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN www.brunoguilhen.com.br Prof. BRUNO GUILHEN MÓDULO I - INTERNET Aula 01 O processo de Navegação na Internet. O processo de Navegação na Internet A CONEXÃO USUÁRIO

Leia mais

www.leitejunior.com.br 17/03/2011 15:04 Leite Júnior QUESTÕES FCC 2010 REDES (INTERNET/INTRANET)

www.leitejunior.com.br 17/03/2011 15:04 Leite Júnior QUESTÕES FCC 2010 REDES (INTERNET/INTRANET) QUESTÕES FCC 2010 REDES (INTERNET/INTRANET) CONCURSO: TRE AMAZONAS DATA: 31/01/2010 QUESTÃO 01 - O transporte de páginas Web entre um servidor e um cliente da Internet é realizado pelo protocolo (A) TCP.

Leia mais

DNS DOMAIN NAME SYSTEM

DNS DOMAIN NAME SYSTEM FRANCISCO TESIFOM MUNHOZ 2007 Índice 1 DNS DOMAIN NAME SYSTEM 3 2 PROXY SERVER 6 3 DHCP DYNAMIC HOST CONFIGURATION PROTOCOL 7 4 FIREWALL 8 4.1 INTRODUÇÃO 8 4.2 O QUE É FIREWALL 9 4.3 RAZÕES PARA UTILIZAR

Leia mais

LW1. Como a internet funciona? PROF. ANDREZA S. AREÃO

LW1. Como a internet funciona? PROF. ANDREZA S. AREÃO LW1 Como a internet funciona? PROF. ANDREZA S. AREÃO O que é a Internet? Rede de Computadores: Consiste de dois ou mais computadores ligados entre si e compartilhando dados, impressoras, trocando mensagens

Leia mais

www.victorpinheiro.jimdo.com www.victorpinheiro.jimdo.com

www.victorpinheiro.jimdo.com www.victorpinheiro.jimdo.com SERVIÇOS DE REDES DE COMPUTADORES Prof. Victor Guimarães Pinheiro/victor.tecnologo@gmail.com www.victorpinheiro.jimdo.com www.victorpinheiro.jimdo.com Modelo TCP/IP É o protocolo mais usado da atualidade

Leia mais

TECNOLOGIAS WEB AULA 2 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD

TECNOLOGIAS WEB AULA 2 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD TECNOLOGIAS WEB AULA 2 PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO @RIBEIRORD Objetivos: Definir as funcionalidades dos principais protocolos de Internet. Compreender os conceitos básicos de protocolo. Conhecer mais a respeito

Leia mais

Winconnection 6. Internet Gateway

Winconnection 6. Internet Gateway Winconnection 6 Internet Gateway Descrição Geral O Winconnection 6 é um gateway de acesso à internet desenvolvido dentro da filosofia UTM (Unified Threat Management). Assim centraliza as configurações

Leia mais

TECNOLOGIA WEB. Principais Protocolos na Internet Aula 2. Profa. Rosemary Melo

TECNOLOGIA WEB. Principais Protocolos na Internet Aula 2. Profa. Rosemary Melo TECNOLOGIA WEB Principais Protocolos na Internet Aula 2 Profa. Rosemary Melo Tópicos abordados Compreender os conceitos básicos de protocolo. Definir as funcionalidades dos principais protocolos de Internet.

Leia mais

Capítulo 11 - Camada de Transporte TCP/IP e de Aplicação. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página

Capítulo 11 - Camada de Transporte TCP/IP e de Aplicação. Associação dos Instrutores NetAcademy - Julho de 2007 - Página Capítulo 11 - Camada de Transporte TCP/IP e de Aplicação 1 Introdução à Camada de Transporte Camada de Transporte: transporta e regula o fluxo de informações da origem até o destino, de forma confiável.

Leia mais

Agente Administrativo do MTE

Agente Administrativo do MTE O QUE É INTERNET? CONCEITOS DE INTERNET Nome dado à rede mundial de computadores, na verdade a reunião de milhares de redes conectadas entre si. Nascida como um projeto militar, a Internet evoluiu para

Leia mais

Informática Internet Internet

Informática Internet Internet Informática Internet Internet A Internet é uma rede mundial de computadores de acesso de público ilimitado. Na prática, pode-se dizer que ela é composta por um conjunto de muitas redes interconectadas.

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA conceito inicial Amplo sistema de comunicação Conecta muitas redes de computadores Apresenta-se de várias formas Provê

Leia mais

Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho

Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho Disciplina de Redes de Computadores Estudo Dirigido para a Prova II Professor Dr Windson Viana de Carvalho Obs: Não há necessidade de entregar a lista Questões do livro base (Kurose) Questões Problemas

Leia mais

6 PLANEJAMENTO DE SI 6.1 Planejamento de Segurança da Informação O planejamento em S.I é algo crucial para que haja o bom funcionamento de uma

6 PLANEJAMENTO DE SI 6.1 Planejamento de Segurança da Informação O planejamento em S.I é algo crucial para que haja o bom funcionamento de uma 6 PLANEJAMENTO DE SI 6.1 Planejamento de Segurança da Informação O planejamento em S.I é algo crucial para que haja o bom funcionamento de uma empresa. Diferente do senso comum o planejamento não se limita

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL

TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL TRIBUNAL DE CONTAS DO DISTRITO FEDERAL TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ANALISTA (EXCETO PARA O CARGO 4 e 8) GABARITO 1. (CESPE/2013/MPU/Conhecimentos Básicos para os cargos 34 e 35) Com a cloud computing,

Leia mais

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público Informática- Leandro Rangel, Analista Financeiro Contábil da AGU e professor do QConcursos.com 1- Q236949 CESGRANRIO - 2012 - Caixa - Técnico Bancário Em ambiente gráfico KDE, as diversas distribuições

Leia mais

// Questões para estudo

// Questões para estudo // Questões para estudo 2 // Ferramentas Básicas de Internet e Web 2.0 1. Sobre a internet, marque a opção correta: A) A internet poder ser definida como uma rede mundial, composta por mihões e milhões

Leia mais

Informática. Informática. Valdir. Prof. Valdir

Informática. Informática. Valdir. Prof. Valdir Prof. Valdir Informática Informática Valdir Prof. Valdir Informática Informática PROVA DPF 2009 Julgue os itens subseqüentes, a respeito de Internet e intranet. Questão 36 36 - As intranets, por serem

Leia mais

Controlando o tráfego de saída no firewall Netdeep

Controlando o tráfego de saída no firewall Netdeep Controlando o tráfego de saída no firewall Netdeep 1. Introdução Firewall é um quesito de segurança com cada vez mais importância no mundo da computação. À medida que o uso de informações e sistemas é

Leia mais

Camada de Aplicação. DNS Domain Name System. Redes de Computadores Prof. Leandro C. Pykosz

Camada de Aplicação. DNS Domain Name System. Redes de Computadores Prof. Leandro C. Pykosz Camada de Aplicação Redes de Computadores Prof. Leandro C. Pykosz Camada de Aplicação A camada de aplicação fornece os serviços "reais" de rede para os usuários. Os níveis abaixo da aplicação fornecem

Leia mais

Exercícios. Prof.ª Helena Lacerda. helena.lacerda@gmail.com

Exercícios. Prof.ª Helena Lacerda. helena.lacerda@gmail.com Exercícios Prof.ª Helena Lacerda helena.lacerda@gmail.com 1) Qual, dentre os dispositivos periféricos listados abaixo, é o único que serve apenas como dispositivo de entrada? a) Alto falante b) Impressora

Leia mais

TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP

TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP TCP/IP TCP UDP IP HTTP HTTPS FTP TFTP TELNET POP3 IMAP SMTP SNMP DHCP HTTP (Hypertext Transfer Protocol ) Protocolo usado na Internet para transferir as páginas da WWW (WEB). HTTPS (HyperText Transfer

Leia mais

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Desenvolvimento em Ambiente Web Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Internet A Internet é um conjunto de redes de computadores de domínio público interligadas pelo mundo inteiro, que tem

Leia mais

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer. /Redes/Internet/Segurança

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer. /Redes/Internet/Segurança APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN O processo de Navegação na Internet INFORMÁTICA BÁSICA www.brunoguilhen.com.br A NAVEGAÇÃO Programas de Navegação ou Browser : Internet Explorer; O Internet Explorer

Leia mais

Ferramentas para Desenvolvimento Web

Ferramentas para Desenvolvimento Web Ferramentas para Desenvolvimento Web Profa. Dra. Joyce Martins Mendes Battaglia Mini Currículo Bel. em Ciência da Computação - Unib Mestre e doutora em Eng. Elétrica USP Professora /Coordenadora Pesquisadora

Leia mais

Configuração de Digitalizar para E-mail

Configuração de Digitalizar para E-mail Guia de Configuração de Funções de Digitalização de Rede Rápida XE3024PT0-2 Este guia inclui instruções para: Configuração de Digitalizar para E-mail na página 1 Configuração de Digitalizar para caixa

Leia mais

TESTE RÁPIDO MICROINFORMÁTICA TESTE RÁPIDO MICROINFORMÁTICA SES-DF 2014 COMENTADO. www.grancursos.com.br 1

TESTE RÁPIDO MICROINFORMÁTICA TESTE RÁPIDO MICROINFORMÁTICA SES-DF 2014 COMENTADO. www.grancursos.com.br 1 TESTE RÁPIDO MICROINFORMÁTICA SES-DF 2014 COMENTADO 1 Microinformática 1. (IADES/2014/EBSERH/TÉCNICO EM INFORMÁTICA/Q.37) Os servidores apresentam recursos avançados de segurança e administração de usuários.

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE SERVIÇOS INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE SERVIÇOS INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE SERVIÇOS INTERNET Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA A Internet é uma amálgama de hardware Como funciona (máquinas clientes e servidores, além de infraestrutura

Leia mais

Wireshark. Captura de Protocolos da camada de aplicação. Maicon de Vargas Pereira

Wireshark. Captura de Protocolos da camada de aplicação. Maicon de Vargas Pereira Wireshark Captura de Protocolos da camada de aplicação Maicon de Vargas Pereira Camada de Aplicação Introdução HTTP (Hypertext Transfer Protocol) 2 Introdução Camada de Aplicação Suporta os protocolos

Leia mais

O GABARITO É A PARTIR DA PÁGINA 4, POIS AS ANTERIORES FORAM CORRIGIDAS EM SALA.

O GABARITO É A PARTIR DA PÁGINA 4, POIS AS ANTERIORES FORAM CORRIGIDAS EM SALA. O GABARITO É A PARTIR DA PÁGINA 4, POIS AS ANTERIORES FORAM CORRIGIDAS EM SALA. 71 O computador em uso não possui firewall instalado, as atualizações do sistema operacional Windows não estão sendo baixadas

Leia mais

BANCO DE DADOS PARA WEB

BANCO DE DADOS PARA WEB BANCO DE DADOS PARA WEB PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com INTRODUÇÃO O desenvolvimento de aplicações para Web tem sido uma das maiores tendências no panorama

Leia mais

Capítulo 8 - Aplicações em Redes

Capítulo 8 - Aplicações em Redes Capítulo 8 - Aplicações em Redes Prof. Othon Marcelo Nunes Batista Mestre em Informática 1 de 31 Roteiro Sistemas Operacionais em Rede Modelo Cliente-Servidor Modelo P2P (Peer-To-Peer) Aplicações e Protocolos

Leia mais

Documento de Requisitos de Rede (DRP)

Documento de Requisitos de Rede (DRP) Documento de Requisitos de Rede (DRP) Versão 1.2 SysTrack - Grupo 1 1 Histórico de revisões do modelo Versão Data Autor Descrição 1.0 30/04/2011 João Ricardo Versão inicial 1.1 1/05/2011 André Ricardo

Leia mais

HYPERTEXT TRANSFER PROTOCOL

HYPERTEXT TRANSFER PROTOCOL REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com HYPERTEXT TRANSFER PROTOCOL 1 HTTP Uma página WWW é composta de objetos e endereçado por uma

Leia mais

Módulo 11 A Web e seus aplicativos

Módulo 11 A Web e seus aplicativos Módulo 11 A Web e seus aplicativos Até a década de 90, a internet era utilizada por acadêmicos, pesquisadores e estudantes universitários para a transferência de arquivos e o envio de correios eletrônicos.

Leia mais

Sistemas Multimédia. Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações

Sistemas Multimédia. Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP. Francisco Maia famaia@gmail.com. Redes e Comunicações Sistemas Multimédia Arquitectura Protocolar Simples Modelo OSI TCP/IP Redes e Comunicações Francisco Maia famaia@gmail.com Já estudado... Motivação Breve História Conceitos Básicos Tipos de Redes Componentes

Leia mais

Servidor, Proxy e Firewall. Professor Victor Sotero

Servidor, Proxy e Firewall. Professor Victor Sotero Servidor, Proxy e Firewall Professor Victor Sotero 1 Servidor: Conceito Um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores; Os computadores que acessam

Leia mais

Configuração do Outlook Express

Configuração do Outlook Express Configuração do Outlook Express 1/1 Configuração do Outlook Express LCC.006.2005 Versão 1.0 Versão Autor ou Responsável Data 1.0 Paula Helena 30/09/2005 RESUMO Este relatório tem como objetivo mostrar

Leia mais

efagundes com Como funciona a Internet

efagundes com Como funciona a Internet Como funciona a Internet Eduardo Mayer Fagundes 1 Introdução à Internet A Internet é uma rede de computadores mundial que adota um padrão aberto de comunicação, com acesso ilimitado de pessoas, empresas

Leia mais

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 06. Prof. Fábio Diniz

FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 06. Prof. Fábio Diniz FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Gestão Aplicada a TIC AULA 06 Prof. Fábio Diniz Na aula anterior ERP Enterprise Resource Planning Objetivos e Benefícios ERP Histórico e Integração dos Sistemas

Leia mais

ATA - Exercícios Informática Carlos Viana. 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

ATA - Exercícios Informática Carlos Viana. 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercícios Informática Carlos Viana 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA EXERCÍCIOS CARLOS VIANA 01 -Existem vários tipos de vírus de computadores, dentre

Leia mais

www.leitejunior.com.br 18/05/2010 00:11 Leite Júnior CEF NACIONAL NÍVEL MÉDIO 16/05/2010

www.leitejunior.com.br 18/05/2010 00:11 Leite Júnior CEF NACIONAL NÍVEL MÉDIO 16/05/2010 CEF NACIONAL NÍVEL MÉDIO 16/05/2010 CONCURSO: CEF CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CARGO: TÉCNICO BANCÁRIO NOVO CARREIRA ADMINISTRATIVA CADERNO HOTEL DATA: 16/05/2010 QUESTÃO 50 A respeito dos modos de utilização

Leia mais

INFORMÁTICA. Prof. Rafael Fernando Zimmermann

INFORMÁTICA. Prof. Rafael Fernando Zimmermann INFORMÁTICA Prof. Rafael Fernando Zimmermann O que é uma rede de computadores? Conceito: Conjunto de computadores interligados por estruturas físicas que seguem regras de comunicação definidas por programas.

Leia mais

Senha Admin. Nessa tela, você poderá trocar a senha do administrador para obter acesso ao NSControl. Inicialização

Senha Admin. Nessa tela, você poderá trocar a senha do administrador para obter acesso ao NSControl. Inicialização Manual do Nscontrol Principal Senha Admin Nessa tela, você poderá trocar a senha do administrador para obter acesso ao NSControl. Inicialização Aqui, você poderá selecionar quais programas você quer que

Leia mais

TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6

TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6 TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6 Considerando a janela do Word 2003 ilustrada acima, que contém um documento em processo de edição no qual o título está selecionado, assinale a opção correta. A O parágrafo

Leia mais

02/03/2014. Conteúdo deste módulo. Curso de Preparatório para Concursos Públicos. Tecnologia da Informação REDES. Conceitos Iniciais

02/03/2014. Conteúdo deste módulo. Curso de Preparatório para Concursos Públicos. Tecnologia da Informação REDES. Conceitos Iniciais Curso de Preparatório para Concursos Públicos Tecnologia da Informação REDES Conceitos Iniciais; Classificações das Redes; Conteúdo deste módulo Equipamentos usados nas Redes; Modelos de Camadas; Protocolos

Leia mais

Firewall. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Disciplina: Serviços de Redes. Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática

Firewall. Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Disciplina: Serviços de Redes. Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática Firewall Professor: João Paulo de Brito Gonçalves Disciplina: Serviços de Redes Campus Cachoeiro Curso Técnico em Informática Firewall (definições) Por que do nome firewall? Antigamente, quando as casas

Leia mais

DWEB. Design para Web. Fundamentos Web I. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico

DWEB. Design para Web. Fundamentos Web I. Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico DWEB Design para Web Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico Fundamentos Web I E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual

Leia mais

Internet ou Net. É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns.

Internet ou Net. É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns. Internet Internet ou Net É uma rede mundial de computadores ligados entre si através s de linhas telefónicas comuns. Como Comunicam os computadores Os computadores comunicam entre si utilizando uma linguagem

Leia mais

Redes. Pablo Rodriguez de Almeida Gross

Redes. Pablo Rodriguez de Almeida Gross Redes Pablo Rodriguez de Almeida Gross Conceitos A seguir serão vistos conceitos básicos relacionados a redes de computadores. O que é uma rede? Uma rede é um conjunto de computadores interligados permitindo

Leia mais

E-mail (eletronic mail )

E-mail (eletronic mail ) E-mail (eletronic mail ) alice@gmail.com bob@yahoo.com.br Alice escreve uma carta Entrega no correio da sua cidade Que entrega pra o carteiro da cidade de Bob Bob responde também através de carta 1 Processo

Leia mais

GUIA RÁPIDO. DARUMA Viva de um novo jeito

GUIA RÁPIDO. DARUMA Viva de um novo jeito GUIA RÁPIDO DARUMA Viva de um novo jeito Dicas e Soluções para IPA210 Leia atentamente as dicas a seguir para configurar seu IPA210. Siga todos os tópicos para que seja feita a configuração básica para

Leia mais

Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br

Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br INFORMÁTICA Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br CONCEITOS DE INTERNET E INTRANET CONCEITOS DE INTERNET E INTRANET INTERNET => CONJUNTO DE REDES LIGANDO COMPUTADORES MUNDO A FORA. INTRANET => REDE

Leia mais

PRnet/2013. Linguagem de Programação Web

PRnet/2013. Linguagem de Programação Web Linguagem de Programação Web Linguagem de Programação Web Prnet/2013 Linguagem de Programação Web» Programas navegadores» Tipos de URL» Protocolos: HTTP, TCP/IP» Hipertextos (páginas WEB)» HTML, XHTML»

Leia mais

INFORMÁTICA 01. 02. 03. 04. 05.

INFORMÁTICA 01. 02. 03. 04. 05. INFORMÁTICA 01. Na Internet, os dois protocolos envolvidos no envio e recebimento de e-mail são: a) SMTP e POP b) WWW e HTTP c) SMTP e WWW d) FTP e WWW e) POP e FTP 02. O componente do Windows que é necessário

Leia mais

aluno, Responda ao questionário e tire suas dúvidas caso as tenha.

aluno, Responda ao questionário e tire suas dúvidas caso as tenha. Recurso 1 MINISTRADO EM 27/05/2015 Prova da PM aluno, Responda ao questionário e tire suas dúvidas caso as tenha. ------------------Soldado_Policia_Militar_MG_2013 1. 33ª QUESTÃO Marque a alternativa CORRETA.

Leia mais