Guia de Consulta Rápida. Squid. Welber Amaro Santos de Souza Cláudio José Pinto Dalva de Souza Barbosa. Novatec

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia de Consulta Rápida. Squid. Welber Amaro Santos de Souza Cláudio José Pinto Dalva de Souza Barbosa. Novatec"

Transcrição

1 Guia de Consulta Rápida Squid Welber Amaro Santos de Souza Cláudio José Pinto Dalva de Souza Barbosa Novatec

2 Copyright 2007 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer processo, sem prévia autorização, por escrito, do autor e da Editora. Editor: Rubens Prates ISBN: Primeira impressão: Janeiro/2007 Novatec Editora Ltda. Rua Luís Antônio dos Santos São Paulo SP Brasil Tel.: Fax: Site:

3 Sumário Introdução... 5 O que é proxy... 5 Sobre o Squid... 5 Aplicação... 5 Versão atual do Squid... 5 Ferramentas administrativas... 6 Requisitos... 6 Instalação... 6 Download... 6 Instalando.deb... 6 Instalando RPM... 6 Instalando.tar.gz... 7 Opções do./configure... 7 Opções de linha de comando Opções de rede...18 Opções com efeitos no algoritmo de seleção de caches vizinhos.25 Opções que afetam o tamanho do cache Parâmetros administrativos Arquivos de log e diretórios de cache Opções para suporte a programas externos Opções para ajuste do cache Timeouts Controles de acesso Opções para o serviço de registro de cache Miscelânea Parâmetros para atraso de requisição Opções httpd_accelerator Índice remissivo

4

5 Introdução Introdução O que é proxy É um sistema que controla as solicitações efetuadas pelo cliente (por meio de um navegador, por exemplo) a um servidor e, de acordo com as opções, disponibiliza ou não as informações solicitadas, caracterizando-se assim como um tipo de firewall. Pode também oferecer outros serviços, tais como cache de conteúdo, cluster, antivírus etc. Sobre o Squid O Squid é o proxy, sob licença GPL, mais conhecido no mercado. O Squid surgiu como uma ótima opção de proxy para a plataforma Linux, sendo vantajoso não somente pela isenção de custos de licença, mas principalmente pela robustez, rápida evolução, estabilidade e segurança. O Squid é disponibilizado sob a licença GPL, ou seja, pode ser utilizado para qualquer propósito, o código-fonte pode ser estudado e/ou aperfeiçoado e distribuído livremente. O Squid, assim como outros proxies, tem como característica operações de filtro, logs de acesso, tradução de endereços (NAT) e implementação de mecanismo de autenticação. O Squid é um aplicativo de rede que atua na camada 7 do modelo OSI como proxy para um ou mais serviços, podendo ser utilizado com os serviços: TELNET, FTP, SMTP, DNS, HTTP e outros, colocando-o como um tipo de firewall. Suporta os protocolos FTP, HTTP, SSL, WAIS e Gopher. Também suporta protocolos internos e de administração, tais como ICP, Cache Digest, HTCP e SNMP. Aplicação O Squid é ideal para filtrar os conteúdos de mensagens de e http, fazendo análise dos seguintes tipos de conteúdo suspeito: Componentes Java Applet. Scripts das mensagens recebidas. Conteúdos de tipos específicos MIME. Análise e remoção de vírus. Comandos específicos dos serviços. Mensagens contendo seqüências específicas de caracteres. Versão atual do Squid A versão estável atual do Squid (até Novembro/2006) é a squid- 2.6.STABLE5. Recomenda-se a instalação da última versão estável para garantir maior segurança e aplicação de possíveis correções.

6 Introdução Ferramentas administrativas Existem atualmente diversas ferramentas comerciais ou não, que facilitam a administração do Squid, além de projetos em andamento. A ferramenta open source mais conhecida é o Webmin (http://www.webmin.com). Para acesso aos logs via Web, pode-se utilizar o Sarg (http://sarg.sourceforge.net/). Além da possibilidade de se trabalhar com outras ferramentas que podem, em conjunto com o Squid, oferecer uma solução de antivírus, como exemplo podemos citar o Squid-Clamav e o Viralator (http://viralator.sourceforge.net). Requisitos O manual do Squid recomenda 124Mbytes de memória RAM disponível (além da utilizada pelo sistema), quando utilizado com controle de banda (delay pools). Como cache, será necessário dimensionar o espaço em disco de acordo com as necessidades, determinadas de acordo com o volume do tráfego e dos dados a serem gravados no cache. Como proxy transparente, será necessário configurações adicionais de firewall, bem como preparação do kernel (Linux). Instalação Download O pacote do Squid pode ser obtido no site O Squid está disponível para as plataformas Linux, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, BSDI, MAC OS/X, SUN, SCO Unix, OS/2, HP-UX, Microsoft e outras. A seguir a forma de instalação nas mais populares plataformas do mercado. Instalando.deb O Linux Debian (.deb) utiliza pacotes de uma maneira parecida com que o Red Hat utiliza os RPMs. Os pacotes do Debian são instalados com o comando dkpg -i ou apt-get install seguidos do nome do pacote. apt-get install squid Instalando RPM Originalmente desenvolvido pela Red Hat, os arquivos RPM (Red Hat Package Manager) são distribuídos em formato binário, pré-compilados ou como RPMs-fonte. Para instalar um RPM é utilizado o comando rpm -ivh seguido do nome do pacote. O RPM, como gerenciador de pacotes, oferece outras opções obtidas por meio do comando rpm help. Passos: 1. Faça download da versão do Squid disponível para sua distribuição. 2. Instale com o comando rpm -ivh squid-*

7 Instalação Instalando.tar.gz Um pacote-fonte é um grupo de arquivos e diretórios que na maioria das vezes precisam ser compilados. Geralmente vêm acompanhados de um arquivo especial chamado Makefile, que contém instruções que dizem ao código-fonte onde se encontram as bibliotecas auxiliares para o aplicativo a ser instalado. Estes pacotes vêm empacotados e compactados com aplicações como tar e gzip, respectivamente. Antes de instalar um pacote-fonte é necessário desempacotálos e descompactá-lo com os aplicativos tar e gzip. Os pacotes são compilados com a seqüência de comandos: make e make install. # groupadd squid # useradd -g squid -s /dev/null squid >/dev/null 2>&1 $ wget 2.6.STABLE5.tar.gz $ tar zxvf squid-2.6.stable5.tar.gz $ cd squid-2.6.stable5 $./configure # make # make install Opções do./configure O comando configure, desenvolvido em script shell, é utilizado para definir as opções de compilação do Squid, para que a compilação do Squid se adapte a vários tipos de sistemas. A sintaxe (entre colchetes é opcional) do comando é:./configure [opção]... [VARIÁVEL=valor]... Sua forma mais comum de uso é:./configure [opção] Para definir variáveis de ambiente a serem utilizadas pelo compilador (como CC, CFLAGS etc.), especifique-as como VARIÁVEL=valor. Configuração -h, --help Mostra a ajuda e sai. --help=short Mostra opções específicas para o pacote. --help=recursive Mostra a ajuda breve de todos os pacotes incluídos. -V, --version Mostra informação da versão e sai. -q, --quiet, --silent Não imprime a mensagem checking cache-file=arquivo Gera arquivo com resultado dos testes de configuração da compilação. -C, --config-cache Nome alternativo para a opção cache file=config.cache. -n, --no-create Não cria arquivos de saída. --srcdir=fonte Define diretório do fonte do Squid.

8 Instalação Diretórios de instalação --prefix=prefixo PREFIXO de instalação da estrutura de diretórios do Squid (default=/usr/ local/squid). --exec-prefix=prefixo PREFIXO da instalação dos executáveis do Squid (default=prefixo/bin, PREFIXO/lib). Ajuste fino dos diretórios de instalação --bindir=dir Executáveis do usuário (PREFIXO/bin). --sbindir=dir Executáveis do administrador (PREFIXO/ sbin). --libexecdir=dir Local do libexec (PREFIXO/libexec). --datadir=dir Local dos dados compartilhados (PREFIXO/share). --sysconfdir=dir Local dos arquivos de configuração (PREFIXO/etc). --sharedstatedir=dir Diretório de arquivos modificáveis, independente de arquitetura (PREFIXO/ com). --localstatedir=dir Diretório de dados variáveis (PREFIXO/ var). --libdir=dir Diretório de bibliotecas de código-objeto (PREFIXO/lib). --includedir=dir Diretório de arquivos de cabeçalhos C (PREFIXO/include). --oldincludedir=dir Diretório de arquivos de cabeçalhos C para não-gcc (/usr/include). --infodir=dir Diretório de documentação info (PREFIXO/info). --mandir=dir Diretório de documentação man (PREFIXO/man). Nomes de programas --program-prefix=prefixo Prefixo para nomes de programas instalados. --program-suffix=sufixo Acrescenta SUFIXO aos nomes de programas instalados. --program-transform-name=programa Executa sed PROGRAMA nos nomes de programas instalados. Tipos de sistemas --build=sistema --host=arquitetura Características opcionais Define o tipo de sistema. Se não for definido, tentará detectá-lo. Define a arquitetura da máquina, ou seja, i386, i486, i586, i686 etc. --disable-atributo Não inclui determinado atributo (o mesmo que enable ATRIBUTO=no).

9 Instalação --enable-atributo[=argumento] Habilita um determinado atributo. --enable-maintainer-mode Habilita a criação de regras e dependências que não são úteis (e em alguns casos confusas) para uma instalação casual. --disable-dependency-tracking Desabilita a pesquisa de dependências, aumentando a velocidade de criação do arquivo binário pelo compilador. --enable-dependency-tracking Habilita a pesquisa de dependências, ficando mais lenta a construção do arquivo de compilação. --enable-shared[=pkgs] Cria bibliotecas compartilhadas [default=no]. --enable-static[=pkgs] C r i a b i b l i o te c a s es t á ti c a s [default=yes]. --enable-fast-install[=pkgs] Otimização para uma instalação rápida. --disable-libtool-lock Evita travamento durante a compilação (pode parar compilações paralelas). --enable-dlmalloc=lib Compila e utiliza o pacote malloc de Doug Lea. --enable-gnuregex Compila com suporte à biblioteca GNUregex. Somente utilizada se durante a execução do./configure for requerido que acrescente em sua linha de comando esta opção. Essa biblioteca normalmente só é requerida no Windows e no Unix muito antigos que não possuem a biblioteca regex embutida do sistema. --disable-optimizations Não compila o Squid com otimizadores de compilação habilitados, ou seja, será compilado com as opções e símbolos de depuração do código-fonte, utilizado pelo programador para facilitar a localização de erros de programação. A otimização se aplica somente na fase de produção, ou seja, quando o Squid vai realmente ser utilizado na prática e não em testes e em depurações do código. Mas, durante o desenvolvimento e depuração, utilize esta opção para reduzir o tempo de compilação e habilitar facilmente o debugging. Implica no uso de --disable-inline.

10 10 Instalação --disable-inline Não compila métodos triviais para serem utilizados na linha de comando. O Squid é codificado de maneira que a maioria de seu código seja capaz de ser utilizado na linha de comando, ou seja, pode-se iniciar o Squid e definir parâmetros que normalmente ficariam dentro do squid.conf. Para uso em produção esse procedimento é recomendado, mas em desenvolvimento utilize disable inline para reduzir o tempo de compilação e habilitar a velocidade de criação (make). Em produção, ou testes de carga, utilize enable inline para compilar o Squid com os métodos triviais em linha de comando. --enable-debug-cbdata Provê algumas informações de debug em cbdata. --enable-xmalloc-statistics Exibe estatísticas malloc em uma página de status. --disable-carp Desabilita o suporte a CARP. --enable-async-io=n_threads A t a l h o p a r a a s o p ç õ e s :. --with-aufs-threads=n_threads,. --with-pthreads,--enable-storeio = ufs,aufs. --enable-storeio= lista de módulos Compila com suporte à lista de módulos de store I/O. O padrão é compilar apenas o módulo ufs. Ver diretório src/fs para a lista de módulos disponíveis para obter informações sobre como criar módulos de store personalizados. --enable-disk-io= lista de módulos Compila com suporte à lista de módulos disk I/O. O padrão é compilar apenas o módulo Blocking. Ver diretório src/diskio para a lista de módulos disponíveis para obter informações sobre como criar módulos de disk personalizados. --enable-removal-policies= lista de políticas Compila com suporte à lista de políticas de remoção dos objetos do cache. O padrão é compilar apenas o módulo lru. Ver diretório src/repl para a lista de módulos disponíveis para obter informações sobre como criar políticas personalizados. --enable-icmp Habilita ICMP pinging.

11 Instalação 11 --enable-delay-pools --enable-esi Habilita delay pools para limitar o uso da largura de banda. Habilita ESI para aceleradores. Requer libexpat. Habilitando ESI fará com que o Squid siga o Edge Acceleration Specification (http://www.esi. org). Isto irá fazer com que o Squid ignore os cabeçalhos de controle de cache dos clientes. Utilizar esta opção somente em um Squid configurado para ser um acelerador web. --enable-useragent-log Habilita o log do cabeçalho User- Agent. --enable-referer-log Habilita o log do cabeçalho Referer. --disable-wccp Desabilita o Web Cache Coordination Protocol. --enable-kill-parent-hack Mata o processo parent durante o shutdown. --enable-snmp Habilita monitoramento via SNMP. --enable-cachemgr-hostname=host Compila cachemgr.cgi como padrão para um determinado host. --enable-arp-acl Habilita o uso da ACL ARP (endereço MAC). --enable-htcp Habilita o protocolo HTCP. --enable-ssl Habilita repassagem SSL utilizando OpenSSL. --enable-forw-via-db Habilita banco de dados Forw/Via. --enable-cache-digests Utiliza Cache Digests. Consulte também o site: org/faq/faq-16.html. --enable-default-err-language=idioma Seleciona o idioma default para páginas de erro (Consulte PREFIXO/ share/errors/). --enable-err-languages=idioma1 idioma2... Seleciona os idiomas a serem instalados para página de erro (default=todos). --enable-poll Habilita suporte a poll(). --disable-poll Desabilita suporte a poll(). --enable-select Habilita suporte a select(). --disable-select Desabilita suporte a select(). --enable-kqueue Habilita suporte a kqueue(). --disable-kqueue Desabilita suporte a kqueue(). --enable-epoll Habilita suporte a epoll(). --disable-epoll Desabilita suporte a epoll().

12 12 Instalação --disable-http-violations Permite remover o código que reconhecidamente viole as especificações do protocolo HTTP. --enable-ipf-transparent Habilita proxy transparente usando redirecionamento de endereço de rede do IP-Filter. --enable-pf-transparent Habilita proxy transparente usando redirecionamento de endereço de rede do PF. --enable-linux-netfilter Habilita proxy transparente suportado pelo sistema Linux (Netfilter). --enable-large-cache-files Habilita suporte a grandes arquivos (>2GB). --enable-leakfinder Habilita a procura de falha no código. Para o funcionamento desta opção, é necessário modificar o código-fonte. --disable-ident-lookups Habilita a remoção de código que executa lookups ident (RFC 931). --disable-internal-dns Previne que o Squid envie e receba requisições DNS diretamente, e habilita os processos dnsservers antigos. --enable-truncate Faz com que o Squid utilize truncate() em vez de unlink() quando estiver removendo arquivos do cache. Truncate fornece um pequeno aumento de performance, mas pode causar problemas quando utilizado com async I/O e utiliza mais inodes que unlink. --enable-hostname-checks Rejeita qualquer nome de host que possua caracteres estranhos em seu nome, obedecendo as regras padrão da internet para nomes de máquina. Padrão em versões mais antigas do Squid, a partir da versão 3 não tentará policiar o uso de DNS. --enable-underscores Por padrão o Squid rejeita qualquer nome de host que contenha o caractere _ (sublinhado) para se adequar às regras padrão da internet. Se discordar desta regra, pode habilitar _ no nome do host utilizando esta opção fornecida pela biblioteca do resolvedor de nomes onde o Squid está sendo executado. --enable-default-hostsfile=path Define a localização padrão do arquivo hosts. Consulte a diretiva hosts_file no arquivo squid.conf para maiores detalhes.

13 Instalação 13 --enable-auth= lista de módulos de autenticação Compila o Squid com suporte a uma lista de autenticações. O padrão é compilar com suporte apenas a autenticação Basic. Consulte o diretório src/auth do fonte do Squid para obter a lista de métodos de autenticação disponíveis. --enable-basic-auth-helpers= lista de helpers Seleciona qual lista de helpers para autenticação Basic será compilada e instalada como parte do processo normal de compilação do Squid. Consulte o diretório helpers/basic_auth do fonte do Squid para a lista de helpers disponíveis. --enable-ntlm-auth-helpers= lista de helpers Seleciona qual lista de helpers para autenticação ntlm será compilada e instalada na compilação do Squid. Consulte o diretório helpers/ntlm_ auth do fonte do Squid para a lista de helpers disponíveis. --enable-digest-auth-helpers= lista de helpers Seleciona qual lista de helpers para autenticação digest será compilada e instalada na compilação do Squid. Consulte o diretório helpers/ digest_auth do fonte do Squid para a lista de helpers disponíveis. --enable-ntlm-fail-open Habilita falha de abertura para autenticação NTLM quando houver falha em pelo menos um dos passos de autenticação que habilita o Squid a autenticar o usuário. --enable-external-acl-helpers= lista de helpers Seleciona qual lista de helpers para autenticação externa será compilada e instalada na compilação do Squid. Consulte o diretório helpers/ external_acl do fonte do Squid para a lista de helpers disponíveis. --disable-mempools Desabilita mempools. Determina o estado padrão de mempools. Classes específicas sobrescrevem esta opção em tempo de execução do Squid, e somente o arquivo lib/mempool.c precisa ser alterado para modificar o status padrão para todas as classes. --enable-win32-service Compila o Squid como um serviço WIN32. Disponível somente para Windows NT e Windows disable-unlinkd Não utiliza unlinkd.

14 14 Instalação --enable-stacktraces Habilita chamadas automáticas em erros fatais. --enable-cpu-profiling Permite que seja visto quais funções internas do Squid estão consumindo tempo de processamento. É necessário modificar o código-fonte para adicionar novas sondagens. Esta opção é para desenvolvedores, para que possam medir a performance das otimizações das funções internas do Squid. Consulte lib/profiler.c para mais informações. --enable-x-accelerator-vary Habilita suporte ao cabeçalho HTTP X-Accelerator-Vary. Que pode ser utilizado para indicar a variação em uma configuração de acelerador. Utilizada em conjunto com outro código que adiciona cabeçalhos HTTP personalizados para as requisições. Pacotes opcionais --with-package[=argumento] Utilizar pacote, o Argumento é opcional. --without-package Não utilizar pacote (igual a opção with PACKAGE=no). --with-valgrind-debug Inclui instrumentos de debug para ser utilizado pelo depurador valgrind. --with-aufs-threads=threads Ajusta o número de threads (processos simultâneos) para gravação de objetos do aufs. --with-pthreads Utilizar threads POSIX. --with-aio Utilizar POSIX AIO. --with-dl Utilizar lincagem dinâmica. --with-openssl=prefixo Compila o Squid utilizando as bibliotecas do OpenSSL. O caminho para as bibliotecas de desenvolvimento do OpenSSL e cabeçalhos de instalação pode ser especificado fora dos diretórios padrão. --with-coss-membuf-size Tamanho de COSS membuf [default= bytes]. --with-large-files Habilita suporte a arquivos grandes (logs etc). --with-build-environment=ambiente Define o ambiente de configuração. --with-maxfd=número Define o número máximo de descriptors.

15 Instalação 15 Arquivos e diretórios do Squid A estrutura de arquivos e diretórios do Squid dependerá dos parâmetros definidos durante a fase de configuração da compilação (./configure). Nos pacotes pré-compilados (rpm, tgz e deb), os locais dos diretórios já foram predefinidos. Arquivo/diretório Descrição sbin Diretório de programas normalmente executados pelo root. sbin/squid Executável para inicialização do Squid. bin Diretório de programas que podem ser executados por todos os usuários. bin/runcache Executável para teste do cache. bin/runaccel Executável para teste de proxy transparente. bin/squidclient Executável para teste de cliente do Squid. libexec Diretório com executáveis auxiliares do Squid. libexec/unlinkd Executável para apagar arquivos do cache. libexec/cachemgr.cgi CGI para fornecer informações sobre o cache. libexec/diskd Executável para gravação de cache ufs (opcional). libexec/pinger Executável para envio de pacote ICMP. etc Diretório dos arquivos de configuração. etc/squid.conf Arquivo de configuração. etc/squid.conf.default Arquivo-padrão de configuração. etc/mime.conf Arquivo com os tipos MIME do Squid. etc/mime.conf.default Arquivo-padrão de tipos MIME. share Diretório de arquivos compartilhados. share/mib.txt Arquivo de definições para acesso de informações via SNMP. share/icons Diretórios com imagens de tipos MIME. share/error Diretório dos idiomas das mensagens de erro. var Diretório de dados variáveis (logs, cache etc.). var/logs Diretório de logs. var/cache Diretório de cache.

Tutorial Servidor Proxy com Squid baseado em Linux Acadêmicos : Felipe Zottis e Cleber Pivetta. Servidor Proxy

Tutorial Servidor Proxy com Squid baseado em Linux Acadêmicos : Felipe Zottis e Cleber Pivetta. Servidor Proxy Tutorial Servidor Proxy com Squid baseado em Linux Acadêmicos : Felipe Zottis e Cleber Pivetta Servidor Proxy Um servidor Proxy possui a finalidade de possibilitar que máquinas contidas em uma determinada

Leia mais

Manual de configurações do Conectividade Social Empregador

Manual de configurações do Conectividade Social Empregador Manual de configurações do Conectividade Social Empregador Índice 1. Condições para acesso 2 2. Requisitos para conexão 2 3. Pré-requisitos para utilização do Applet Java com Internet Explorer versão 5.01

Leia mais

Como Instalar Programas no GNU/Linux. Elexsandro Rangel dos Santos elexsandro.rangel@yahoo.com.br

Como Instalar Programas no GNU/Linux. Elexsandro Rangel dos Santos elexsandro.rangel@yahoo.com.br Como Instalar Programas no GNU/Linux Elexsandro Rangel dos Santos elexsandro.rangel@yahoo.com.br Sumário O que é um pacote? Principais formatos de pacotes no GNU/Linux Sistema de Gerenciamento de Pacotes

Leia mais

FPROT. SQUID SENAC TI Fernando Costa

FPROT. SQUID SENAC TI Fernando Costa FPROT SQUID SENAC TI Fernando Costa Proxy / Cache Proxy um agente que tem autorização para agir em nome de outro. Cache local disfarçado para se preservar e esconder provisões (dados) que são inconvenientes

Leia mais

Servidor Proxy armazenamento em cache.

Servidor Proxy armazenamento em cache. Servidor Proxy Servidor Proxy Um modo bastante simples de melhorar o desempenho de uma rede é gravar páginas que foram anteriormente acessadas, caso venham a ser solicitadas novamente. O procedimento de

Leia mais

Adequação do servidor Proxy/Cache Squid a redes de extrema carga. Lucas Brasilino Procuradoria Geral da República MPF

Adequação do servidor Proxy/Cache Squid a redes de extrema carga. Lucas Brasilino <lucas.brasilino@gmail.com> Procuradoria Geral da República MPF Adequação do servidor Proxy/Cache Squid a redes de extrema carga. Lucas Brasilino Procuradoria Geral da República MPF Agenda O Squid; Tipos de otimizações; Dissecando a lula;

Leia mais

Senha Admin. Nessa tela, você poderá trocar a senha do administrador para obter acesso ao NSControl. Inicialização

Senha Admin. Nessa tela, você poderá trocar a senha do administrador para obter acesso ao NSControl. Inicialização Manual do Nscontrol Principal Senha Admin Nessa tela, você poderá trocar a senha do administrador para obter acesso ao NSControl. Inicialização Aqui, você poderá selecionar quais programas você quer que

Leia mais

Guia de Consulta Rápida. PHP com XML. Juliano Niederauer. Terceira Edição. Novatec

Guia de Consulta Rápida. PHP com XML. Juliano Niederauer. Terceira Edição. Novatec Guia de Consulta Rápida PHP com XML Juliano Niederauer Terceira Edição Novatec Copyright 2002 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida

Leia mais

Sumário. Introdução ao Universo Linux... 1. Parte I

Sumário. Introdução ao Universo Linux... 1. Parte I Sumário Introdução ao Universo Linux... 1 Conhecendo o Linux... 2 Sua História... 2 Conhecendo o Unix... 3 As Variações do Unix... 4 Parte I 1 O Manual de Referências... 9 1.1 Sintaxe do Manual On-line...11

Leia mais

CA Nimsoft Monitor Snap

CA Nimsoft Monitor Snap CA Nimsoft Monitor Snap Guia de Configuração do Monitoramento de resposta do ponto de extremidade do URL url_response série 4.1 Avisos legais Copyright 2013, CA. Todos os direitos reservados. Garantia

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO BRASQUID

MANUAL DO USUÁRIO BRASQUID MANUAL DO USUÁRIO BRASQUID Saulo Marques FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CARAPICUIBA Sumário 1 Instalação... 4 2 Configuração inicial... 6 2.1 Scripts e Arquivos Auxiliares... 10 2.2 O Squid e suas configurações...

Leia mais

SQUID Linux. Rodrigo Gentini gentini@msn.com

SQUID Linux. Rodrigo Gentini gentini@msn.com Linux Rodrigo Gentini gentini@msn.com SQUID é um Proxy cachê para WEB que suporta os protocolos HTTP, HTTPS, FTP, GOPHER entre outros. Ele reduz o uso da banda da internet e melhora a respostas das requisições

Leia mais

Adail Henrique Spínola Horst Aécio dos Santos Pires André Luis Boni Déo. Novatec

Adail Henrique Spínola Horst Aécio dos Santos Pires André Luis Boni Déo. Novatec Adail Henrique Spínola Horst Aécio dos Santos Pires André Luis Boni Déo Novatec Copyright 2015 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida

Leia mais

Uma poderosa ferramenta de monitoramento. Madson Santos - madson@pop-pi.rnp.br Técnico de Operação e Manutenção do PoP-PI/RNP

Uma poderosa ferramenta de monitoramento. Madson Santos - madson@pop-pi.rnp.br Técnico de Operação e Manutenção do PoP-PI/RNP Uma poderosa ferramenta de monitoramento Madson Santos - madson@pop-pi.rnp.br Técnico de Operação e Manutenção do PoP-PI/RNP Abril de 2008 O que é? Características Requisitos Componentes Visual O que é?

Leia mais

Conectividade Social

Conectividade Social Conectividade Social Manual de configurações do Conectividade Social Empregador REROP/RJ Versão 1.0 Rio de Janeiro Outubro / 2004 REVISÕES Versão Data Propósito 1.0 19/10/2004 Criação do documento 2 Índice

Leia mais

NOMES: Leonardo Claro Diego Lage Charles Tancredo Márcio Castro

NOMES: Leonardo Claro Diego Lage Charles Tancredo Márcio Castro NOMES: Leonardo Claro Diego Lage Charles Tancredo Márcio Castro O MySQL Cluster é versão do MySQL adaptada para um ambiente de computação distribuída, provendo alta disponibilidade e alta redundância utilizando

Leia mais

Filtro na ponte. Quando vários usuários na mesma rede acessam a. Mudanças chatas SYSADMIN. Proxy HTTP com cache e filtragem de conteúdo em bridge

Filtro na ponte. Quando vários usuários na mesma rede acessam a. Mudanças chatas SYSADMIN. Proxy HTTP com cache e filtragem de conteúdo em bridge SYSADMIN Proxy HTTP com cache e filtragem de conteúdo em bridge Filtro na ponte Proxies com cache lembram-se de páginas e as servem localmente, economizando tempo e dinheiro. Os membros mais inteligentes

Leia mais

Requisitos dos postos de usuário para utilizar os aplicativos da Adquira

Requisitos dos postos de usuário para utilizar os aplicativos da Adquira Requisitos dos postos de usuário para utilizar os aplicativos da Adquira 30/08/2007 Autor: Carlos Torrijos Martín Versão 1.10 1.- Introdução 3 2.- Requisitos Hardware dos equipamentos 4 3.- Requisitos

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE OURINHOS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. Felipe Luiz Quenca Douglas Henrique Samuel Apolo Ferreira Lourenço Samuel dos Reis Davi

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE OURINHOS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO. Felipe Luiz Quenca Douglas Henrique Samuel Apolo Ferreira Lourenço Samuel dos Reis Davi FACULDADE DE TECNOLOGIA DE OURINHOS SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Felipe Luiz Quenca Douglas Henrique Samuel Apolo Ferreira Lourenço Samuel dos Reis Davi ENDIAN FIREWALL COMMUNITY 2.5.1 OURINHOS-SP 2012 HOW-TO

Leia mais

Servidor IIS. Sorayachristiane.blogspot.com

Servidor IIS. Sorayachristiane.blogspot.com Servidor IIS Servidor IIS IIS Serviço de informação de Internet; É um servidor que permite hospedar um ou vários sites web no mesmo computador e cria uma distribuição de arquivos utilizando o protocolo

Leia mais

Curso Firewall. Sobre o Curso de Firewall. Conteúdo do Curso

Curso Firewall. Sobre o Curso de Firewall. Conteúdo do Curso Curso Firewall Sobre o Curso de Firewall Este treinamento visa prover conhecimento sobre a ferramenta de Firewall nativa em qualquer distribuição Linux, o "iptables", através de filtros de pacotes. Este

Leia mais

Winco Edge Security Instant Messaging Filter Manual do Usuário

Winco Edge Security Instant Messaging Filter Manual do Usuário Winco Edge Security Instant Messaging Filter Manual do Usuário Sumário I. Introdução...3 I.1. Principais características...3 I.2. Exemplos de Uso...4 II. Instalação...6 II.1. Pré-Requisitos...6 II.2. Requisitos

Leia mais

Iptables. Adailton Saraiva Sérgio Nery Simões

Iptables. Adailton Saraiva Sérgio Nery Simões Iptables Adailton Saraiva Sérgio Nery Simões Sumário Histórico Definições Tabelas Chains Opções do Iptables Tabela NAT Outros Módulos Histórico Histórico Ipfwadm Ferramenta padrão para o Kernel anterior

Leia mais

Processos (Threads,Virtualização e Migração de Código)

Processos (Threads,Virtualização e Migração de Código) Processos (Threads,Virtualização e Migração de Código) Roteiro Processos Threads Virtualização Migração de Código O que é um processo?! Processos são programas em execução. Processo Processo Processo tem

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 03: Estruturas dos SOs. Ezequiel R. Zorzal ezorzal@unifesp.br www.ezequielzorzal.com

Sistemas Operacionais Aula 03: Estruturas dos SOs. Ezequiel R. Zorzal ezorzal@unifesp.br www.ezequielzorzal.com Sistemas Operacionais Aula 03: Estruturas dos SOs Ezequiel R. Zorzal ezorzal@unifesp.br www.ezequielzorzal.com OBJETIVOS Descrever os serviços que um sistema operacional oferece aos usuários e outros sistemas

Leia mais

CA Nimsoft Monitor. Guia do Probe Monitoramento de conectividade de rede. net_connect série 3.0

CA Nimsoft Monitor. Guia do Probe Monitoramento de conectividade de rede. net_connect série 3.0 CA Nimsoft Monitor Guia do Probe Monitoramento de conectividade de rede net_connect série 3.0 Aviso de copyright do CA Nimsoft Monitor Este sistema de ajuda online (o Sistema ) destina-se somente para

Leia mais

Instalação do Sistema. Treinamento OTRS Help Desk

Instalação do Sistema. Treinamento OTRS Help Desk Instalação do Sistema Treinamento OTRS Help Desk Sumário Instalação... 3 Recomendações...3 Requisitos de Instalação...5 Preparando a Instalação no CentOS 6.5 (64 bits)...5 Preparando a Instalação no Ubuntu

Leia mais

Instalação e Configuração Iptables ( Firewall)

Instalação e Configuração Iptables ( Firewall) Instalação e Configuração Iptables ( Firewall) Pág - 1 Instalação e Configuração Iptables - Firewall Desde o primeiro tutorial da sequencia dos passo a passo, aprendemos a configurar duas placas de rede,

Leia mais

CA Nimsoft Monitor Snap

CA Nimsoft Monitor Snap CA Nimsoft Monitor Snap Guia de Configuração do Monitoramento de conectividade de rede net_connect série 2.9 Aviso de copyright do CA Nimsoft Monitor Snap Este sistema de ajuda online (o Sistema ) destina-se

Leia mais

Capítulo 8 - Aplicações em Redes

Capítulo 8 - Aplicações em Redes Capítulo 8 - Aplicações em Redes Prof. Othon Marcelo Nunes Batista Mestre em Informática 1 de 31 Roteiro Sistemas Operacionais em Rede Modelo Cliente-Servidor Modelo P2P (Peer-To-Peer) Aplicações e Protocolos

Leia mais

Algumas das características listada nela:

Algumas das características listada nela: Fazendo varredura e levantando vulnerabilidades com Nikto 5 DE NOVEMBRO DE 2015 O Nikto é uma ferramenta em Perl desenvolvida por Chris Solo e David Lodge, a qual foi escrita para validação de vulnerabilidade

Leia mais

5/7/2010. Apresentação. Web Proxy. Proxies: Visão Geral. Curso Tecnologia em Telemática. Disciplina Administração de Sistemas Linux

5/7/2010. Apresentação. Web Proxy. Proxies: Visão Geral. Curso Tecnologia em Telemática. Disciplina Administração de Sistemas Linux Apresentação Servidor Proxy Administração de Sistemas Curso Tecnologia em Telemática Disciplina Administração de Sistemas Linux Professor: Anderson Costa anderson@ifpb.edu.br Assunto da aula Proxy (Capítulo

Leia mais

Adail Henrique Spínola Horst Aécio dos Santos Pires André Luis Boni Déo. Novatec

Adail Henrique Spínola Horst Aécio dos Santos Pires André Luis Boni Déo. Novatec Adail Henrique Spínola Horst Aécio dos Santos Pires André Luis Boni Déo Novatec Copyright 2015 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida

Leia mais

CA Nimsoft Monitor. Guia do Probe Monitoramento de resposta do ponto de extremidade do URL. url_response série 4.1

CA Nimsoft Monitor. Guia do Probe Monitoramento de resposta do ponto de extremidade do URL. url_response série 4.1 CA Nimsoft Monitor Guia do Probe Monitoramento de resposta do ponto de extremidade do URL url_response série 4.1 Aviso de copyright do CA Nimsoft Monitor Este sistema de ajuda online (o Sistema ) destina-se

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Introdução aos Sistemas Operacionais

Arquitetura de Computadores. Introdução aos Sistemas Operacionais Arquitetura de Computadores Introdução aos Sistemas Operacionais O que é um Sistema Operacional? Programa que atua como um intermediário entre um usuário do computador ou um programa e o hardware. Os 4

Leia mais

Comandos Linux Comando tcpdump, guia de referência e introdução. Sobre este documento

Comandos Linux Comando tcpdump, guia de referência e introdução. Sobre este documento Comandos Linux Comando tcpdump, guia de referência e introdução Sobre este documento Este documento pode ser utilzado e distribído livremente desde que citadas as fontes de autor e referências, o mesmo

Leia mais

Ferramenta web para administração do servidor proxy Squid

Ferramenta web para administração do servidor proxy Squid Ferramenta web para administração do servidor proxy Squid Autor: Vanderson C. Siewert Orientador: Francisco Adell Péricas, Mestre 1 Roteiro de apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica Gerência

Leia mais

Acesso mais seguro. Quando se fala no aumento

Acesso mais seguro. Quando se fala no aumento Squid e OpenLDAP SYSADMIN Acesso mais seguro Use o sistema de autenticação por Digest no Squid e evite a exposição de senhas. por Emanuel dos Reis Rodrigues Quando se fala no aumento de segurança em redes,

Leia mais

Projeto e Instalação de Servidores Servidores Linux Aula 6 Firewall e Proxy

Projeto e Instalação de Servidores Servidores Linux Aula 6 Firewall e Proxy Projeto e Instalação de Servidores Servidores Linux Aula 6 Firewall e Proxy Prof.: Roberto Franciscatto Introdução FIREWALL Introdução Firewall Tem o objetivo de proteger um computador ou uma rede de computadores,

Leia mais

Guia de Instalação do Backup Exec Cloud Storage para Nirvanix. Versão 1.0

Guia de Instalação do Backup Exec Cloud Storage para Nirvanix. Versão 1.0 Guia de Instalação do Backup Exec Cloud Storage para Nirvanix Versão 1.0 Guia de Instalação do Backup Exec Cloud Storage para Nirvanix O software descrito neste livro é fornecido sob um contrato de licença

Leia mais

Sistema de log do Apache

Sistema de log do Apache Sistema de log do Apache O apache é bem flexível na especificação do que será registrado em seus arquivos de log, possibilitando utilizar um arquivo de log único, diversos arquivos de logs registrando

Leia mais

Acronis Backup & Recovery 10 Server para Linux. Update 5. Guia da Instalação

Acronis Backup & Recovery 10 Server para Linux. Update 5. Guia da Instalação Acronis Backup & Recovery 10 Server para Linux Update 5 Guia da Instalação Índice 1 Antes da instalação...3 1.1 Componentes do Acronis Backup & Recovery 10... 3 1.1.1 Agente para Linux... 3 1.1.2 Consola

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás. Disciplina: Gerenciamento de Rede de Computadores. Goiânia, 16 de novembro de 2014.

Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás. Disciplina: Gerenciamento de Rede de Computadores. Goiânia, 16 de novembro de 2014. Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás Disciplina: Gerenciamento de Rede de Computadores : Goiânia, 16 de novembro de 2014. Faculdade de Tecnologia SENAC Goiás Professor: Marissol Martins Alunos: Edy Laus,

Leia mais

Configurando opções do servidor de páginas e do servidor ftp.

Configurando opções do servidor de páginas e do servidor ftp. Configurando opções do servidor de páginas e do servidor ftp. Após ter criado um diretório virtual, quer seja de http ou de ftp, você pode configurar uma série de opções para este diretório. As configurações

Leia mais

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter

Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter Índice Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter............... 1 Sobre a Instalação do IBM SPSS Modeler Server Adapter................ 1 Requisitos de

Leia mais

LASERJET ENTERPRISE M4555 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software

LASERJET ENTERPRISE M4555 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software LASERJET ENTERPRISE M4555 SÉRIE MFP Guia de instalação do software HP LaserJet Enterprise M4555 MFP Series Guia de instalação do software Direitos autorais e licença 2011 Copyright Hewlett-Packard Development

Leia mais

Componentes de um sistema de firewall - II. Segurança de redes

Componentes de um sistema de firewall - II. Segurança de redes Componentes de um sistema de firewall - II Segurança de redes O que são Bastion Hosts? Bastion host é o nome dado a um tipo especial de computador que tem funções críticas de segurança dentro da rede e

Leia mais

Teleprocessamento e Redes

Teleprocessamento e Redes Teleprocessamento e Redes Aula 21: 06 de julho de 2010 1 2 3 (RFC 959) Sumário Aplicação de transferência de arquivos de/para um host remoto O usuário deve prover login/senha O usa duas conexões TCP em

Leia mais

CA Nimsoft Monitor para servidores

CA Nimsoft Monitor para servidores DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA Setembro de 2012 CA Nimsoft Monitor para servidores agility made possible CA Nimsoft para monitoramento de servidores sumário CA Nimsoft Monitor para servidores 3 visão geral da solução

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LINUX ESSENTIALS Presencial (40h) - À distância (48h) Conhecendo um Novo Mundo Introdução ao GNU/Linux Distribuições GNU/Linux Linux Inside: Instalação Desktop Debian e CentOS Primeiros

Leia mais

Universidade Tuiuti do Paraná Especialização em Redes de Computadores. Módulo LPI Aula 5. Meu Deus do Shell! Porque eu não optei pelo Linux antes?

Universidade Tuiuti do Paraná Especialização em Redes de Computadores. Módulo LPI Aula 5. Meu Deus do Shell! Porque eu não optei pelo Linux antes? Universidade Tuiuti do Paraná Especialização em Redes de Computadores Módulo LPI Aula 5 Meu Deus do Shell! Porque eu não optei pelo Linux antes? 1 [1] NEVES, Júlio César Gerenciamento de Pacotes Por que

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais

Administração de Sistemas Operacionais Diretoria de Educação e Tecnologia da Informação Análise e Desenvolvimento de Sistemas INSTITUTO FEDERAL RIO GRANDE DO NORTE Administração de Sistemas Operacionais Serviço Proxy - SQUID Prof. Bruno Pereira

Leia mais

IBM SPSS Modeler - Princípios Básicos do R: Instruções de Instalação

IBM SPSS Modeler - Princípios Básicos do R: Instruções de Instalação IBM SPSS Modeler - Princípios Básicos do R: Instruções de Instalação Índice IBM SPSS Modeler - Essentials for R: Instruções de Instalação....... 1 Visão Geral............... 1 Instalar o Aplicativo IBM

Leia mais

Fundamentos de Administração de Sistemas

Fundamentos de Administração de Sistemas Fundamentos de Administração de Sistemas Este curso tem como objetivo ensinar aos alunos conceitos de administração de um sistema Linux. Isto inclui o gerenciamento de contas de usuários, automação de

Leia mais

COMO INSTALAR ZIM 8.50 HP-UX, AIX, LINUX E UNIXWARE

COMO INSTALAR ZIM 8.50 HP-UX, AIX, LINUX E UNIXWARE ZIM TECHNOLOGIES DO BRASIL COMO INSTALAR ZIM 8.50 HP-UX, AIX, LINUX E UNIXWARE Próx Antes de Iniciar O objetivo deste documento é apresentar os passos necessários para instalar a versão mais recente do

Leia mais

Configurando o IIS no Server 2003

Configurando o IIS no Server 2003 2003 Ser ver Enterprise Objetivo Ao término, você será capaz de: 1. Instalar e configurar um site usando o IIS 6.0 Configurando o IIS no Server 2003 Instalando e configurando o IIS 6.0 O IIS 6 é o aplicativo

Leia mais

Uso de softwares Open Source na autenticação de acesso WEB em controlador de domínio NT

Uso de softwares Open Source na autenticação de acesso WEB em controlador de domínio NT Uso de softwares Open Source na autenticação de acesso WEB em controlador de domínio NT Aluno: Angelo Alberto Delben Filho, Orientador: Elio Lovisi Filho. Departamento de Ciência da Computação Faculdade

Leia mais

FIREWALL. Prof. Fabio de Jesus Souza. fabiojsouza@gmail.com. Professor Fabio Souza

FIREWALL. Prof. Fabio de Jesus Souza. fabiojsouza@gmail.com. Professor Fabio Souza FIREWALL Prof. Fabio de Jesus Souza fabiojsouza@gmail.com Professor Fabio Souza O que são Firewalls? Os firewalls são sistemas de segurança que podem ser baseados em: um único elemento de hardware; um

Leia mais

Documento de Instalação e Configuração do InfoGrid

Documento de Instalação e Configuração do InfoGrid Documento de Instalação e Configuração do InfoGrid Tecgraf/PUC Rio infogrid@tecgraf.puc rio.br 1.Introdução O objetivo deste documento é podermos registrar em um único local todas as informações necessárias

Leia mais

Criando Aplicações PHP com. Zend e Dojo. Flávio Gomes da Silva Lisboa. Novatec

Criando Aplicações PHP com. Zend e Dojo. Flávio Gomes da Silva Lisboa. Novatec Criando Aplicações PHP com Zend e Dojo Flávio Gomes da Silva Lisboa Novatec Copyright 2013 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a

Leia mais

CA Nimsoft Monitor Snap

CA Nimsoft Monitor Snap CA Nimsoft Monitor Snap Guia de Configuração do Meu Monitor do SQL Server mysql série 1.4 Avisos legais Copyright 2013, CA. Todos os direitos reservados. Garantia O material contido neste documento é fornecido

Leia mais

Instalação ou atualização do software do sistema do Fiery

Instalação ou atualização do software do sistema do Fiery Instalação ou atualização do software do sistema do Fiery Este documento explica como instalar ou atualizar o software do sistema no Fiery Network Controller para DocuColor 240/250. NOTA: O termo Fiery

Leia mais

João Eriberto Mota Filho

João Eriberto Mota Filho João Eriberto Mota Filho Novatec Copyright 2013 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Disparando o interpretador

Disparando o interpretador Capítulo 2: Usando o interpretador Python Disparando o interpretador O interpretador é frequentemente instalado como /usr/local/bin/python nas máquinas onde está disponível; adicionando /usr/local/bin

Leia mais

Guia de Consulta Rápida HTTP. Décio Jr. Novatec Editora. www.novateceditora.com.br

Guia de Consulta Rápida HTTP. Décio Jr. Novatec Editora. www.novateceditora.com.br Guia de Consulta Rápida HTTP Décio Jr. Novatec Editora www.novateceditora.com.br Guia de Consulta Rápida HTTP de Décio Jr. Copyright 2001 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida

Leia mais

Linux - Servidor de Redes

Linux - Servidor de Redes Linux - Servidor de Redes Servidor Web Apache Prof. Roberto Amaral WWW Breve histórico Início 1989 CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares) precisava de um meio de viabilizar o trabalho cooperativo

Leia mais

2. O AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO EM C

2. O AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO EM C 2. O AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO EM C Este capítulo trata de colocar a linguagem C para funcionar em um ambiente de programação, concentrando-se no compilador GNU Compiler Collection (gcc). Mas qualquer outro

Leia mais

Kaspersky Administration Kit 8.0 GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO

Kaspersky Administration Kit 8.0 GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO Kaspersky Administration Kit 8.0 GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO V E R S Ã O D O A P L I C A T I V O : 8. 0 Caro usuário. Obrigado por escolher nosso produto. Esperamos que esta documentação lhe ajude em seu trabalho

Leia mais

Servidor de email VMware Zimbra

Servidor de email VMware Zimbra Servidor de email VMware Zimbra Instalação, Configuração e Administração Leandro Ferreira Canhada 1 1 Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Rua Gonçalves Chaves, 602 96.015-560 Pelotas RS Brasil {leandrocanhada@gmail.com}

Leia mais

Manual de referência do HP Web Jetadmin Database Connector Plug-in

Manual de referência do HP Web Jetadmin Database Connector Plug-in Manual de referência do HP Web Jetadmin Database Connector Plug-in Aviso sobre direitos autorais 2004 Copyright Hewlett-Packard Development Company, L.P. A reprodução, adaptação ou tradução sem permissão

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO Kaspersky Administration Kit 8.0 GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO V E R S Ã O D O A P L I C A T I V O : 8. 0 C F 1 Caro usuário. Obrigado por escolher nosso produto. Esperamos que esta documentação lhe ajude em seu

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. O Sistema PrinterTux O Printertux é um sistema para gerenciamento e controle de impressões. O Produto consiste em uma interface web onde o administrador efetua o cadastro

Leia mais

Ademir C. Gabardo. Novatec

Ademir C. Gabardo. Novatec Ademir C. Gabardo Novatec Novatec Editora Ltda. 2015. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer processo, sem

Leia mais

GNU/Linux Debian Servidor DNS

GNU/Linux Debian Servidor DNS GNU/Linux Debian Servidor DNS Neste tutorial, será apresentado a configuração do serviço de rede DNS (Domain Name System) utilizando o sistema operacional GNU/Linux, distribuição Debian 7.5. Antes de começamos

Leia mais

Firewall. Tutorial Firewall em Linux Acadêmicos: Felipe Zottis e Cleber Pivetta

Firewall. Tutorial Firewall em Linux Acadêmicos: Felipe Zottis e Cleber Pivetta Tutorial Firewall em Linux Acadêmicos: Felipe Zottis e Cleber Pivetta Firewall Firewall é um quesito de segurança com cada vez mais importância no mundo da computação. À medida que o uso de informações

Leia mais

Manual Digifort Evidence Versão 1.0.1 Rev. A

Manual Digifort Evidence Versão 1.0.1 Rev. A Manual Digifort Evidence Versão 1.0.1 Rev. A Índice ANTES DE VOCÊ COMEÇAR... 4 PRÉ-REQUISITOS... 4 SCREEN SHOTS... 4 A QUEM SE DESTINA ESTE MANUAL... 4 COMO UTILIZAR ESTE MANUAL... 4 Introdução... 5 INSTALANDO

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA INFORMÁTICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA INFORMÁTICA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA INFORMÁTICA 26. Considerando o sistema de numeração Hexadecimal, o resultado da operação 2D + 3F é igual a: a) 5F b) 6D c) 98 d) A8 e) 6C 27. O conjunto

Leia mais

Controlando o tráfego de saída no firewall Netdeep

Controlando o tráfego de saída no firewall Netdeep Controlando o tráfego de saída no firewall Netdeep 1. Introdução Firewall é um quesito de segurança com cada vez mais importância no mundo da computação. À medida que o uso de informações e sistemas é

Leia mais

Proxyarp O Shorewall não exige qualquer configuração

Proxyarp O Shorewall não exige qualquer configuração SEGURANÇA Firewall fácil com o Shorewall Domando o fogo, parte 2 Na segunda parte de nosso tutorial de uso do poderoso Shorewall, aprenda a criar um firewall mais complexo e a proteger sua rede com muita

Leia mais

Manual de referência do Device Storage Manager

Manual de referência do Device Storage Manager Manual de referência do Device Storage Manager Avisos sobre direitos autorais e marcas comerciais Copyright 2003 Hewlett-Packard Development Company, L.P. É proibida a reprodução, adaptação ou tradução

Leia mais

WatchKey. WatchKey USB PKI Token. Versão Windows. Manual de Instalação e Operação

WatchKey. WatchKey USB PKI Token. Versão Windows. Manual de Instalação e Operação WatchKey WatchKey USB PKI Token Manual de Instalação e Operação Versão Windows Copyright 2011 Watchdata Technologies. Todos os direitos reservados. É expressamente proibido copiar e distribuir o conteúdo

Leia mais

Brandon Rhodes John Goerzen

Brandon Rhodes John Goerzen Brandon Rhodes John Goerzen Novatec Original English language edition published by Apress, Copyright 2014 by Apress, Inc.. Portugueselanguage edition for Brazil copyright 2015 by Novatec Editora. All rights

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Se ainda tiver dúvidas entre em contato com a equipe de atendimento: Por telefone: 0800 642 3090 Por e-mail atendimento@oisolucoespraempresas.com.br Introdução... 3 1. O que é o programa Oi Backup Empresarial?...

Leia mais

Revisão para a prova B2. Conteúdo das Aulas: 10, 11 e 14

Revisão para a prova B2. Conteúdo das Aulas: 10, 11 e 14 Revisão para a prova B2 Conteúdo das Aulas: 10, 11 e 14 Disciplina: Serviços de Redes Microsoft Professor: Fernando Santorsula fernando.santorsula@esamc.br Disciplina: Serviços de Redes Microsoft Professor:

Leia mais

Mecanismos de QoS em Linux Hierarchical Token Bucket (HTB)

Mecanismos de QoS em Linux Hierarchical Token Bucket (HTB) Mecanismos de QoS em Linux Hierarchical Token Bucket (HTB) Este roteiro descreve um cenário prático onde o algoritmo Hierarchical Token Bucket (HTB) é utilizado para criar uma política de QoS flexível,

Leia mais

Ajuda do Active System Console

Ajuda do Active System Console Ajuda do Active System Console Visão geral... 1 Instalação... 2 Como ver as informações do sistema... 4 Limites de monitoração do sistema... 5 Definições de notificação de email... 5 Configurações de notificação

Leia mais

TUTORIAL DE SQUID Versão 3.1

TUTORIAL DE SQUID Versão 3.1 TUTORIAL DE SQUID Versão 3.1 Autora: Juliana Cristina dos Santos Email: professora.julianacristina@gmail.com 1 SERVIDOR PROXY Serviço proxy é um representante do cliente web, que busca na Internet o conteúdo

Leia mais

REVISÃO LINUX CAP /SIN PROF. ESTRELA. e) os

REVISÃO LINUX CAP /SIN PROF. ESTRELA. e) os REVISÃO LINUX CAP /SIN PROF. ESTRELA 1 - Em um determinado servidor Linux, a saída do comando "df" aponta 100% de uso no "/". Isso significa que a(o): a) rede atingiu sua capacidade máxima de recepção.

Leia mais

DansGuardian Aplicação e Funcionalidades

DansGuardian Aplicação e Funcionalidades DansGuardian Aplicação e Funcionalidades Leonardo Rosa da Cruz Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Rua Gonçalves Chaves, 602 Centro CEP: 96015-560

Leia mais

Especificação Técnica

Especificação Técnica Especificação Técnica Última atualização em 31 de março de 2010 Plataformas Suportadas Agente: Windows XP e superiores. Customização de pacotes de instalação (endereços de rede e dados de autenticação).

Leia mais

1º Seminário de Software Livre Tchelinux Software Livre: leve adiante esta idéia. Soluções de Web Caching e Web Acceleration

1º Seminário de Software Livre Tchelinux Software Livre: leve adiante esta idéia. Soluções de Web Caching e Web Acceleration 1º Seminário de Software Livre Tchelinux Software Livre: leve adiante esta idéia Soluções de Web Caching e Web Acceleration Domingos Parra Novo domingosnovo@terra.com.br Tópicos Introdução O que são web

Leia mais

Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X

Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X Procedimento para instalação do OMNE-Smartweb em Raio-X A primeira coisa a analisarmos é onde ficará posicionado o servidor de Raio-x na rede do cliente, abaixo será colocado três situações básicas e comuns

Leia mais

Servidor Messenger Openfire passo-a-passo no Linux

Servidor Messenger Openfire passo-a-passo no Linux 1 of 11 23/6/2010 22:45 Servidor Messenger Openfire passo-a-passo no Linux Autor: Paulo Roberto Junior - WoLF Data: 20/10/2008 Introdução Caso não goste de ler textos, vá logo

Leia mais

Instalador/Atualizador PIMS Multicultura Manual de Referência. Versão 12.1.4

Instalador/Atualizador PIMS Multicultura Manual de Referência. Versão 12.1.4 Instalador/Atualizador PIMS Multicultura Manual de Referência Versão 12.1.4 Sumário 1. Descrição... 3 2. Pré-requisitos... 4 3. Etapas da instalação/atualização... 8 1. Iniciando a aplicação de instalação/atualização...

Leia mais

Impressão do Manual do Utilizador

Impressão do Manual do Utilizador bibliopac Interface WWW Versão 2003 Guia de instalação rápida Junho 2003 ATENÇÃO! Impressão do Manual do Utilizador No CD de instalação está disponível o ficheiro Interface WWW Manual.PDF. Este manual,

Leia mais

Introdução ao OpenVPN

Introdução ao OpenVPN OpenVPN Índice Capítulo 1: Introdução ao OpenVPN...4 1.1 O que é VPN?...6 1.2 Informações e situações de práticas de uso...6 1.1 Características do OpenVPN...7 1.2 OpenVPN x Outros pacotes VPN...8 Capítulo

Leia mais

Projeto e Instalação de Servidores Introdução a Servidores

Projeto e Instalação de Servidores Introdução a Servidores Projeto e Instalação de Servidores Introdução a Servidores Prof.: Roberto Franciscatto Introdução Perguntas iniciais O que você precisa colocar para funcionar? Entender a necessidade Tens servidor específico

Leia mais