Elementos de Transmissão Correias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Elementos de Transmissão Correias"

Transcrição

1 Elementos de Transmissão Correias Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc.

2 Transmissão por polias e correias

3 Transmissão por polias e correias As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias. As transmissões por correias e polias apresentam as seguintes vantagens: Possuem baixo custo inicial, alto coeficiente de atrito, elevada resistência ao desgaste e funcionamento silencioso; São flexíveis, elásticas e adequadas para grandes distâncias entre centros.

4

5 O que é uma Correia? É o elemento da máquina que, sendo movimentado por uma polia motriz, transmite força e velocidade à polia movida ou é utilizado para transportar mercadorias, sendo um dos sistemas mais eficiente já inventado, e pode ser usado em uma grande variedade de maquinas e aplicações.

6 São divididas em dois grandes grupos : 1. Correias para transporte (transportadoras): Geralmente largas esteiras, utilizadas para transportar objetos, mercadorias, etc; 2. Correias de transmissão: Utilizadas para movimentar acionamentos que exigem desde força, velocidade, sincronismo de movimento e/ou ambas.

7 Correias transportadoras Utilizadas para transportar objetos, Mercadorias, etc;

8 Principais tipos de correias de transmissão são: Correias em perfil V - seu formato lembra a forma da letra V, quando cortado ao meio ; Correias Sincronizadoras - Correias dentadas onde os dentes da correia engrenam nos dentes da polias, sendo utilizadas em acionamento onde requer sincronismo de movimentos e força ; Micro - V ou Poly V - Correia com pequenos frisos em V, que são mais compactas que as correias em V convencionais ; Correias Variadoras de Velocidade - correia que, devido ao seu formato lembra o perfil das correias em V, porém com uma construção muito mais reforçada,sendo utilizadas em acionamentos que exigem mudanças periódicas de rotações.

9 Transmissão Conjunto mecânico composto de duas ou mais polias unidas por uma ou mais correias, para a realização de movimento e/ou força de um eixo (geralmente o eixo do motor) a outro eixo (geralmente o eixo de maquinas). Na transmissão por polias e correias, a polia que transmite movimento força é chamada polia motora ou condutora. A polia que recebe movimento e força é a polia movida ou conduzida.

10 Transmissão por correia plana Essa maneira de transmissão de potência se dá por meio do atrito que pode ser simples, quando existe somente uma polia motora e uma polia movida (como na figura abaixo), ou múltiplo, quando existem polias intermediárias com diâmetros diferentes

11 A correia plana permite ainda a transmissão entre árvores não paralelas.

12 O que é uma Polia? Parte de Elemento de máquinas, as polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias. Uma polia é constituída de uma coroa ou face, na qual se enrola a correia. A face é ligada a um cubo de roda mediante disco ou braços.

13

14 Tipos de Polias Formato da Polia Plana Segundo norma DIN 111, a superfície de contato da polia plana pode ser plana ou abaulada. A polia com superfície plana conserva melhor as correias e a polia com superfície abaulada guia melhor as correias. O acabamento superficial deve ficar entre quatro e dez milésimos de milímetro (4~10μm).

15 Quando a velocidade da correia supera 25m/s é necessário equilibrar estática e dinamicamente as polias (balanceamento). A polia plana conserva melhor as correias, e a polia com superfície abaulada guia melhor as correias. As polias apresentam braços a partir de 200 mm de diâmetro.

16 A polia plana conserva melhor as correias, e a polia com superfície abaulada guia melhor as correias. As polias apresentam braços a partir de 200 mm de diâmetro. Abaixo desse valor, a coroa é ligada ao cubo por meio de discos.

17 Polias Trapezoidal A polia em V recebe o nome de trapezoidal porque a superfície na qual a correia se assenta apresenta a forma de trapézio ou de uma letra V. As polias trapezoidais têm que ter canaletes (ou canais) e são dimensionadas de acordo com o perfil padrão da correia a ser utilizada nestas polias.

18 OBS.: TODAS AS POLIAS (SEM EXCEÇÃO) DEVEM RESPEITAR AS NORMAS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO, E TAMBEM RESPEITAR AS NORMAS DE TOLERÂNCIA, SEMPRE SE EVITANDO POLIAS COM CONSTRUÇÃO DE TOLERÂNCIA ZERADA.

19 Perfil Lateral Básico

20

21 Polias Sincronizadora As polias sincronizadoras apresentam dentes ou sulcos, onde os dentes das correias sincronizadoras irão se encaixar para efetuar o sincronismo de movimento.

22 Perfil Lateral Básico

23

24 Tensionador ou esticador Quando a relação de transmissão supera 6:1, é necessário aumentar o ângulo de abraçamento da polia menor. Para isso, usa-se o rolo tensionador ou esticador, acionado por mola ou por peso.

25 A tensão da correia pode ser controlada também pelo deslocamento do motor sobre guias ou por sistema basculante.

26 Polias Tensoras (esticadores) São polias dentadas ou lisas que não transmitem potência no acionamento e são usadas para tensionar as correias. Usadas em acionamento onde as distâncias entre centros são muito pequenas ou a correia a ser utilizada é muito grande. Existem dois tipos de polias tensoras.

27 Polia tensora interna - A polia tensora deve ter o diâmetro igual ou maior que a menor polia do acionamento ; - Se o acionamento for por correia em V, deve- se utilizar polia tensora em V. Se for por correia sincronizadora, usase polia tensora sincronizadora; - Deve-se sempre colocar a polia tensora interna no meio do acionamento, para não diminuir muito o ângulo de contato da polia motora com a correia ; - Alinhar corretamente a polia tensora para não comprometer a vida útil da correia.

28

29 Polia tensora externa -A polia tensora deve ter no mínimo o diâmetro uma vez e meia (x1,5) maior do que o da menor polia do acionamento ; - A polia tensora deve ter a largura igual ou maior do que a largura da correia ; - A polia tensora externa deve ser sempre lisa, pois irá trabalhar nas costas da correia, independente do tipo de correia ; - Colocar sempre a polia tensora externa próxima à polia motora, para aumentar o ângulo de contato da polia motora com a correia ; - Alinhar corretamente a polia tensora para não comprometer a vida útil da correia.

30

31 Transmissão por correia em V A correia em V é inteiriça (sem-fim) fabricada com secção transversal em forma de trapézio. É feita de borracha revestida por lona e é formada no seu interior por cordonéis vulcanizados para absorver as forças.

32

33 Perfil e designação das correias em V A designação é feita por uma letra que representa o formato e por um número que é o perímetro médio da correia em polegada. Os perfis são normalizados e denominam-se formato A, B, C, D e E.

34

35 Perfil dos canais das polias As polias em V têm suas dimensões normalizadas e são feitas com ângulos diferentes conforme o tamanho. Dimensões normalizadas para polias em V.

36

37 A correia não deve ultrapassar a linha do diâmetro externo da polia e nem tocar no fundo do canal, o que anularia o efeito de cunha.

38 Transmissão por Correia Dentada ou Sincronizadora. São correias em que a base apresenta dentes transversais à largura da correia, sendo que este dentes servem para encaixar nos sulcos ou dentes das polias, fazendo assim um engrenamento do acionamento, com trabalho silencioso tanto em baixa como em alta rotação, e sem a necessidade de lubrificação do acionamento, realizando assim um trabalho totalmente limpo, sem contaminação e silencioso.

39

40

41

42

43 Cuidados ao montar sua correia na máquina (qualquer tipo de correia) Não force a correia sob a polia com alavancas de chave de fenda, cabos de martelo ou outro tipo de alavanca. Ao manter as polias na máquina, não amasse as polias, sejam as polias para correias Perfil V, polias sincronizadoras ou outras. Retire dos canais ou dos dentes das polias, cavacos, parafusos, restos de antigas correias ou outros corpos estranhos que podem danificar ou diminuir a vida útil da correia.

44 Ao projetar uma transmissão ou reformar uma máquina/transmissão, deixe um espaço para regulagem entre o centro dos eixos de 10 milímetros (mínimo) até 100 milímetros. A vida útil (durabilidade) de uma polia em geral é de 3 a 5 trocas de correias. Quando uma polia da transmissão está gasta, troque todas as polias da transmissão.

45 Dicas da para melhor conservação de suas correias e polias. - Nunca lubrifique as correias, lubrifique somente as partes móveis da máquina (rolamentos, mancais, eixos, etc.). - Limpe as correias com estopa ou pano seco, nunca utilizando querosene, tiner, gasolina, solupan ou outros. - Não utilizar anti-derrapante entre polias e correias. - Não utilizar silicone ou graxa entre polias entadas sincronizadoras e correias sincronizadoras. - Em caso de troca de correias, mantendo as mesmas polias, limpe as polias retirando: cavacos, restos de borrachas ou poliuretano de dentro das polias ou ainda outras impurezas.

46 Elementos de Transmissão Correias Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc.

Elementos de Transmissão Correias

Elementos de Transmissão Correias Elementos de Transmissão Correias Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. Transmissão por polias e correias Transmissão por polias e correias As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo

Leia mais

Aplicações Mecânicas Aula 3

Aplicações Mecânicas Aula 3 Aplicações Mecânicas Aula 3 Ementa CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2. Correias 2.1. Tipos 2.2. Características geométricas da transmissão por correia Elementos flexíveis - Correia A correia é um elemento de transmissão

Leia mais

Avaliação de Sistemas de Industriais. Prof. Herbert Oliveira Guimarães

Avaliação de Sistemas de Industriais. Prof. Herbert Oliveira Guimarães Avaliação de Sistemas de Industriais 2016-2 1 Aula 11 Noções de elementos de máquinas Elementos de transmissão flexíveis 2 Avaliação de Sistemas de Industriais Elementos de transmissão flexíveis Conceitos

Leia mais

PROJETO MECÂNICO (SEM 0347)

PROJETO MECÂNICO (SEM 0347) PROJETO MECÂNICO (SEM 0347) Notas de Aulas v.2017 Aula 12 Transmissão Professor: Carlos Alberto Fortulan Transmissão A transmissão de potência é um recurso empregado para transmitir energia de um eixo

Leia mais

Rendimentos em Transmissões Mecânicas

Rendimentos em Transmissões Mecânicas Rendimentos em Transmissões Mecânicas NOME: Lucas Ribeiro Machado O que é Transmissões Mecânicas Transmissão mecânica são equipamentos ou mecanismo que tem a função de transmitir potência, torque ou rotação

Leia mais

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Prof.: Carlos

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Prof.: Carlos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Campos de Presidente Epitácio LIDIANE FERREIRA Trabalho apresentado na disciplina de Elementos de Maquinas do Curso de Automação Industrial 3º módulo

Leia mais

Transmissão por correia e polia

Transmissão por correia e polia IFSP - instituto federal Nome: Yan Conrado Curso: automação industrial Período: noite Prontuário: 1310747 Transmissão por correia e polia São elementos de máquina que se movem com um movimento de rotação

Leia mais

3. TRANSMISSÃO DE POTÊNCIA

3. TRANSMISSÃO DE POTÊNCIA 8 3. TRANSMISSÃO DE POTÊNCIA Os mecanismos de transmissão estão presentes em várias partes das máquinas e implementos agrícolas, transferindo potência e movimento, podendo atuar também como elemento de

Leia mais

Correias, Polias e Transmissões. O que são?

Correias, Polias e Transmissões. O que são? Correias, Polias e Transmissões. O que são? Obs.: Fotos são meramente ilustrativas (sem escala). Página 1 TRANSMISSÕES COM CORREIAS O QUE É UMA CORREIA? Elemento de maquina que, sendo movimentado por uma

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 3. Disciplina: Elementos de Máquina Semestre: 2016/01

LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 3. Disciplina: Elementos de Máquina Semestre: 2016/01 LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 3 Disciplina: Elementos de Máquina Semestre: 2016/01 Prof: Diego R. Alba 1. O pinhão de 16 dentes da figura move um trem de engrenagem de redução dupla, como mostrado. Todas as

Leia mais

Sistemas de Transmissão de Movimento

Sistemas de Transmissão de Movimento elcabral@usp.br 1 PMR2560 Robótica Sistemas de Transmissão de Movimento Eduardo L. L. Cabral elcabral@usp.br elcabral@usp.br 2 Objetivos Sistemas de transmissão de movimento. Características; Tipos: Redutores

Leia mais

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Módulo IV Aula 03 Conjuntos O desenho de conjunto representa um grupo de peças montadas tais como: dispositivos, ferramentas, máquinas, motores, equipamentos

Leia mais

Capítulo I: Elementos de Fixação

Capítulo I: Elementos de Fixação Capítulo I: Elementos de Fixação Profª. Luziane M. Barbosa 1 Profª. Luziane M. Barbosa 2 1 Profª. Luziane M. Barbosa 3 Uniões Móveis Permanentes Profª. Luziane M. Barbosa 4 2 PINOS Funções: Possibilitar

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. Relação TDP x rotor constante Elevada desagregação do solo Quebra de órgãos ativos e das transmissões

1 INTRODUÇÃO. Relação TDP x rotor constante Elevada desagregação do solo Quebra de órgãos ativos e das transmissões 1 INTRODUÇÃO Equipamento de preparo do solo Única operação Utilização mais comum Eliminação de plantas daninhas Preparo do solo (horticultura) Possibilidade de controle do grau de desagregação do solo

Leia mais

MÁQUINA REBITADEIRA MR18

MÁQUINA REBITADEIRA MR18 ÍNDICE Pag. Características Técnicas... 02 Informações Gerais... 03 Informações de Segurança... 03 Roteiro para Solicitação de Peças... 03 Regulagem de Corte e Pressão do Ilhós... 04 Visão Geral... 05

Leia mais

Sistemas Mecatrônicos 1

Sistemas Mecatrônicos 1 Sistemas Mecatrônicos 1 Módulo 5 Elementos mecânicos de sistemas mecatrônicos Prof. Leonardo Marquez Pedro Os elementos mecânicos são utilizados na construção da cadeia cinemática dos diferentes tipos

Leia mais

MÁQUINA REBITADEIRA MR 11

MÁQUINA REBITADEIRA MR 11 MÁQUINA REBITADEIRA MR 11 METALÚRGICA PIPE VARIANI LTDA. Rua Cristóforo Randon, 527 - Pavilhão 1 - Bairro Marechal Floriano CEP:95013-130 - Caxias do Sul/RS - Fone (54) 3218.7814 / Fax (54) 3218.7821 E-mail:

Leia mais

TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA

TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA TORNO MEC. HORIZONTAL (NOMENCL./CARACT./ACESSÓRIOS) DEFINIÇÃO: É a máquina-ferramenta usada para trabalhos de torneamento, principalmente de metais que, através da realização

Leia mais

Órgãos de Máquinas II

Órgãos de Máquinas II Órgãos de Máquinas II 7. Estudo Dinâmico de Engrenagens Adaptado e adotado para a unidade curricular por José R. Gomes / Departamento de Engenharia Mecânica a partir de materiais de apoio pedagógico em

Leia mais

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO DESENHO TÉCNICO MECÂNICO Unidade 3 Roscas e Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Mendes da Silva 1. Engrenagens: Engrenagens são rodas com dentes padronizados que servem para transmitir movimento

Leia mais

CORREIAS SINCRONIZADORAS BORRACHA LINHA DE PRODUTOS

CORREIAS SINCRONIZADORAS BORRACHA LINHA DE PRODUTOS CORREIAS SINCRONIZADORAS BORRACHA LINHA DE PRODUTOS ÍNDICE XL... L... H... XH... XXH... 5M HTD... 8M HTD... 14M HTD... 8M RPP... 14M RPP... S8M... S14M... T5... T10... POLY V... VARIADORAS... EXTRUSORAS...

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS GRELHAS VIBRATÓRIAS - ZL EQUIPAMENTOS.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS GRELHAS VIBRATÓRIAS - ZL EQUIPAMENTOS. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS. 1. APLICAÇÃO. As grelhas vibratórias projetadas e confeccionadas, pela ZL Equipamentos, foram especialmente desenvolvidos para instalações onde o volume de finos do material bruto

Leia mais

PEM. Projeto de elementos de máquinas - Aula 4

PEM. Projeto de elementos de máquinas - Aula 4 PEM Projeto de elementos de máquinas - Aula 4 Ementa CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2.1 Esforços na transmissão 2.2. Seleção de correias trapezoidais Esforços Considerando o sistema em rotação constante temos:

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 8 ACIONAMENTO E MECANISMOS DE ELEVAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA Acionamento Manual e Alavanca de Comando Um acionamento manual pode ser empregado em mecanismos de baixa

Leia mais

PRÁTICA DE OFICINA - AULA OPERAÇÕES BÁSICAS NO TORNEAMENTO 1 - TORNEAMENTO

PRÁTICA DE OFICINA - AULA OPERAÇÕES BÁSICAS NO TORNEAMENTO 1 - TORNEAMENTO 1 PRÁTICA DE OFICINA - AULA 01-2015-1 OPERAÇÕES BÁSICAS NO TORNEAMENTO 1 - TORNEAMENTO Processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superfícies de revolução com auxílio de uma ou mais ferramentas

Leia mais

Rolamentos Rígidos de Esferas

Rolamentos Rígidos de Esferas Rolamentos Rígidos de Esferas Os rolamentos de esferas são extremamente comuns, pois eles podem lidar com ambas as cargas, radiais e axiais e são os mais amplamente utilizados devido a um conjunto de fatores:

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ALIMENTADOR VIBRATÓRIO - ZL EQUIPAMENTOS.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ALIMENTADOR VIBRATÓRIO - ZL EQUIPAMENTOS. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ALIMENTADOR VIBRATÓRIO - ZL EQUIPAMENTOS. 1. DESCRIÇÃO. Os alimentadores vibratórios projetados e confeccionados, pela ZL Equipamentos, foram especialmente desenvolvidos para operar

Leia mais

APLICAÇÕES. Você vê engrenagens em quase tudo que tem partes giratórias. Transmissão de carro. Redutor de velocidade. Relógios

APLICAÇÕES. Você vê engrenagens em quase tudo que tem partes giratórias. Transmissão de carro. Redutor de velocidade. Relógios APLICAÇÕES Você vê engrenagens em quase tudo que tem partes giratórias.. Transmissão de carro Redutor de velocidade Relógios 1 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DEFINIÇÃO: Engrenagens são rodas com dentes padronizados

Leia mais

Catálogo de Peças JF Plataforma de Capim

Catálogo de Peças JF Plataforma de Capim Catálogo de Peças JF 00 Plataforma de Capim 3 ITEM QTDE. do Produto 0.9 Plataforma JF00 s/ Eixo Longo da Coroa Helicoidal 0.00 Eixo Longo da Coroa Helicoidal 3 0.0 Tampa c/ Furo da Caixa das Engrenagens

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 9 MECANISMOS DE TRANSLAÇÃO PROF.: KAIO DUTRA Mecanismos de Translação Estes mecanismos são responsáveis pela locomoção do equipamento em trabalho, e podem ser classificados

Leia mais

Fátima Pais. Movimento e Mecanismos. Operadores mecânicos. Educação Tecnológica

Fátima Pais. Movimento e Mecanismos. Operadores mecânicos. Educação Tecnológica Fátima Pais Movimento e Mecanismos Operadores mecânicos Roda e eixo A roda é considerada a maior invenção de sempre. É um dispositivo cilíndrico que gira em torno de um eixo, facilitando o deslocamentos

Leia mais

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 30/08/2009

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 30/08/2009 Questão 1 Conhecimentos Específicos - Fabricação Sobre a montagem de engrenagens para abertura de roscas em um torno, é correto afirmar: Deve-se garantir que a folga entre os dentes das engrenagens seja

Leia mais

Transmissão por Correias

Transmissão por Correias Transmissão por Correias Elementos flexíveis para transmissão de movimento e potência entre eixos e árvores rotativos. Transmissão por Correias -- Vantagens Flexibilidade de montagem Elasticidade Amortecimento

Leia mais

APLICAÇÕES. Você vê engrenagens em quase tudo que tem partes giratórias. Transmissão de carro. Redutor de velocidade. Relógios

APLICAÇÕES. Você vê engrenagens em quase tudo que tem partes giratórias. Transmissão de carro. Redutor de velocidade. Relógios APLICAÇÕES Você vê engrenagens em quase tudo que tem partes giratórias.. Transmissão de carro Redutor de velocidade Relógios 1 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DEFINIÇÃO: Engrenagens são rodas com dentes padronizados

Leia mais

Pinos e cupilhas. Pinos e cavilhas

Pinos e cupilhas. Pinos e cavilhas A U A UL LA Pinos e cupilhas Introdução Até agora você estudou rebites que constituem um dos principais elementos de fixação. Mas existem outros elementos que um mecânico deve conhecer como pinos, cavilhas

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Mecatrônica. Trem de engrenagens. Prof. Chi Nan Pai MS-14

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Mecatrônica. Trem de engrenagens. Prof. Chi Nan Pai MS-14 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Mecatrônica Trem de engrenagens Prof. Chi Nan Pai MS-14 chinan.pai@usp.br 1 Introdução Transmissão de movimento Engrenagens Médio

Leia mais

DE-380 MANUAL TÉCNICO

DE-380 MANUAL TÉCNICO DE-380 MANUAL TÉCNICO 1 Índice DESCRIÇÃO DO APARELHO DE-380... 3 Dimensões do aparelho...3 Máquina... 3 Aplicador de fita...3 Dimensões da caixa... 3 Garantia...3 Ajustagem...4 Altura das caixas...4 Largura

Leia mais

Eixos e árvores Projeto para eixos: restrições geométricas. Aula 8. Elementos de máquinas 2 Eixos e árvores

Eixos e árvores Projeto para eixos: restrições geométricas. Aula 8. Elementos de máquinas 2 Eixos e árvores Eixos e árvores Projeto para eixos: restrições geométricas Aula 8 Elementos de máquinas 2 Eixos e árvores 1 Acoplamentos o São elementos utilizados para interligação de eixos, tendo as seguintes funções:

Leia mais

Acoplamento. Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, Conceito. Classificação

Acoplamento. Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, Conceito. Classificação Acoplamento Introdução Uma pessoa, ao girar o volante de seu automóvel, percebeu um estranho ruído na roda. Preocupada, procurou um mecânico. Ao analisar o problema, o mecânico concluiu que o defeito estava

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Sumário Conceitos Classificação Tipos Conceitos Função: Elementos de vedação são peças que impedem a saída de fluido de um ambiente fechado. Evitar poluição do ambiente. Geralmente,

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS. Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer

CATÁLOGO DE PEÇAS. Create PDF with GO2PDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer Create PDF with GOPDF for free, if you wish to remove this line, click here to buy Virtual PDF Printer MICROTRATOR / CHASSI 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 Parafuso M x 0 Bucha do cavalete Mola de retorno do

Leia mais

Efetuadores e Atuadores

Efetuadores e Atuadores elcabral@usp.br 1 PMR2560 Robótica Efetuadores e Atuadores Eduardo L. L. Cabral elcabral@usp.br elcabral@usp.br 2 Objetivos Efetuadores: Tipos principais; Exemplos. Atuadores: Requisitos; Tipos principais:

Leia mais

ELEMENTOS DE MÁQUINAS (SEM 0241)

ELEMENTOS DE MÁQUINAS (SEM 0241) ELEMENTOS DE MÁQUINAS (SEM 0241) Notas de Aulas v.2015 Aula 10 Uniões Eixo-Eixo Professores: Ernesto Massaroppi Junior Jonas de Carvalho Carlos Alberto Fortulan 10. 2 São Carlos 10 - Uniões Eixo com Eixo

Leia mais

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Oficina Mecânica para Automação - OMA

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Oficina Mecânica para Automação - OMA II. AJUSTE & TOLERÂNCIA: Livro recomendado: Tolerâncias, Ajustes, Desvios e Análise de Dimençôes. Autores: Osvaldo Luiz Agostinho; Antonio Carlos dos Santos Rodrigues e Joâo Lirani. Editora Edgard Blucher

Leia mais

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO II. Aula 01 Chavetas, rebites, molas, polias e correias. Desenho Técnico Mecânico II

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO II. Aula 01 Chavetas, rebites, molas, polias e correias. Desenho Técnico Mecânico II DESENHO TÉCNICO MECÂNICO II Aula 01 Chavetas, rebites, molas, polias e correias 1.0. Chavetas 1.1. Definição: Chavetas são elementos mecânicos que permitem a transmissão do movimento de um eixo para cubos

Leia mais

SEM534 Processos de Fabricação Mecânica. Professor - Renato G. Jasinevicius. Aula: Máquina ferramenta- Torno. Torno

SEM534 Processos de Fabricação Mecânica. Professor - Renato G. Jasinevicius. Aula: Máquina ferramenta- Torno. Torno SEM534 Processos de Fabricação Mecânica Professor - Renato G. Jasinevicius Aula: Máquina ferramenta- Torno Torno Torno Existe uma grande variedade de tornos que diferem entre si pelas dimensões, características,

Leia mais

DADOS TÉCNICOS. ARCA Retentores

DADOS TÉCNICOS. ARCA Retentores 1 DADOS TÉCNICOS 2 Retentor É um elemento de vedação que tem como principal função reter óleos e graxas no interior de um sistema mecânico, tanto na condição dinâmica ou estática através da interferência

Leia mais

FIS-14 Lista-08 Outubro/2012

FIS-14 Lista-08 Outubro/2012 FIS-14 Lista-08 Outubro/2012 1. Se o coeficiente de atrito estático em A é µ s = 0,4 e o colar em B é liso, de modo que so exerce uma força horizontal sobre o cano, determine a distancia mínima x de modo

Leia mais

Torno Mecânico. Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc.

Torno Mecânico. Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. Torno Mecânico Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. EVOLUÇÃO DOS TORNOS O PRINCIPIO TORNO TIPOS DE TORNOS PARTES FUNDAMENTAIS DO TORNO HORIZONTAL ACESSÓRIOS SISTEMA DE FIXAÇÃO DA FERRAMENTA DE CORTE ANÉIS GRADUADOS

Leia mais

Utilizem sempre peças originais, para que possam ter garantida a performance e vida útil do seu equipamento. ALGODEN INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

Utilizem sempre peças originais, para que possam ter garantida a performance e vida útil do seu equipamento. ALGODEN INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA ALGODEN INSTRUÇÕES GERAIS Antes de colocar em operação o equipamento, este deve funcionar em vazio durante algum tempo. Neste período deve se dar atenção nos diferentes pontos de lubrificação. Durante

Leia mais

DETALHE A DETALHE D DETALHE B DETALHE F 25 DETALHE E DETALHE G DETALHE H DETALHE I DETALHE C 02/08/16 01

DETALHE A DETALHE D DETALHE B DETALHE F 25 DETALHE E DETALHE G DETALHE H DETALHE I DETALHE C 02/08/16 01 37 1 7 DETALHE A DETALHE B DETALHE D DETALHE E DETALHE F 1 37 1 30 3 1 3 G DETALHE G DETALHE H DETALHE I 0 1 3 3 1 Cavalete 3 37 1 Rodizio GLE 31 NT s/ freio 71 17 3 Rodizio GLE 31 NT G C/ Freio 71 1 Bandeja

Leia mais

DETALHE A DETALHE D DETALHE B DETALHE F 25 DETALHE E DETALHE G DETALHE H DETALHE I DETALHE C 02/08/16 01

DETALHE A DETALHE D DETALHE B DETALHE F 25 DETALHE E DETALHE G DETALHE H DETALHE I DETALHE C 02/08/16 01 3 1 DETALHE A DETALHE B DETALHE D DETALHE E DETALHE F 1 3 1 30 3 1 3 G DETALHE G DETALHE H DETALHE I 0 1 3 3 1 Cavalete 3 3 1 Rodizio GLE 31 NT s/ freio 1 1 3 Rodizio GLE 31 NT G C/ Freio 1 1 Bandeja frontal

Leia mais

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I SEM 0564 - DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I Notas de Aulas v.2016 Aula 09 Componentes de transmissão e união I: eixos, chavetas, pinos, cavilhas, polias e correias Prof. Assoc. Carlos Alberto Fortulan Departamento

Leia mais

24 Polias e correias II

24 Polias e correias II A U A UL LA Polias e correias II Um mecânico de manutenção foi encarregado de verificar o estado das correias de três máquinas operatrizes: uma furadeira de coluna; um torno mecânico convencional e uma

Leia mais

Pinos e cupilhas. Pinos e cavilhas

Pinos e cupilhas. Pinos e cavilhas A U A UL LA Pinos e cupilhas Introdução Até agora você estudou rebites que constituem um dos principais elementos de fixação. Mas existem outros elementos que um mecânico deve conhecer como pinos, cavilhas

Leia mais

Colhedora de Forragem JF92-Z10 Rev. 00

Colhedora de Forragem JF92-Z10 Rev. 00 0 9 8 6 6 9 9 7 8 0 7 9 6 0 8 6 0 6 7 7 6 8 9 0 8 9 8 7 7 0.089 JF-9 Z0 Pág. / 6 Colhedora de Forragem JF9-Z0 Rev. 00 ITEM QTDE. do Produto 0.06898 Carcaça JF9-Z0 (Completa) 0.067 Conjunto da Plataforma

Leia mais

Elementos de transmissão de potência José Queiroz - Unilins

Elementos de transmissão de potência José Queiroz - Unilins Projetos Mecânicos Elementos de transmissão de potência José Queiroz - Unilins 2 Polias e correias Polias: As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias.

Leia mais

Transmissões por CORREIAS

Transmissões por CORREIAS Instituto Superior de Transportes e Comunicações Transmissões por CORREIAS Órgãos de Máquinas Cápitulo 6 A 3⁰ Ano Eng⁰ Eulices Mabasso Tópicos 1. 2. 3. 4. 5. 6. Conceitos gerais Transmissões por correias

Leia mais

Colhedoras de Forragens MS-SLIM MS-SLIM AGF MS-SLIM F10

Colhedoras de Forragens MS-SLIM MS-SLIM AGF MS-SLIM F10 Colhedoras de Forragens MS-SLIM MS-SLIM AGF MS-SLIM F10 CATÁLOGO DE PEÇAS 2010 REVISÃO 12 Fevereiro Janeiro/2010 NOGUEIRA Indústria e Comércio de Implementos e Máquinas Agrícolas S/A Rua Fernando de Souza,

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS. Linha Microtratores MT 07 G / MT 07G MASTER

CATÁLOGO DE PEÇAS. Linha Microtratores MT 07 G / MT 07G MASTER CATÁLOGO DE PEÇAS Linha Microtratores MT 0 G / MT 0G MASTER Revisão /0 PREFÁCIO PREFÁCIO Este catálogo foi elaborado para facilitar a identificação e localização das peças originais de reposição dos produtos

Leia mais

TRITURADORES. Manual de Instrução M

TRITURADORES. Manual de Instrução M TRITURADORES R M - 10000 www.vencedoramaqtron.com.br Manual de Instrução Apresentação Manual de Instrução - Trituradores M -10000 - O TRITURADOR MAQTRON 10.000 permite que o suinocultor ganhe tempo, economize

Leia mais

RED POWER II. Informação de produto. dispensam manutenção SatzConstant de alto rendimento ecológica. Soluções de acionamento com Optibelt

RED POWER II. Informação de produto. dispensam manutenção SatzConstant de alto rendimento ecológica. Soluções de acionamento com Optibelt www.optibelt.com Informação de produto RED POWER II Correias trapezoidais estreitas & Correias Kraftband dispensam manutenção SatzConstant de alto rendimento ecológica Soluções de acionamento com Optibelt

Leia mais

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE BRAÇO DE CARREGAMENTO POR CIMA TIPO MOLA DE COMPRESSÃO

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE BRAÇO DE CARREGAMENTO POR CIMA TIPO MOLA DE COMPRESSÃO PÁGINA 1/5 MANUAL DE MANUTENÇÃO DE BRAÇO DE CARREGAMENTO POR CIMA TIPO MOLA DE COMPRESSÃO PÁGINA 2/5 Este folheto engloba as instruções gerais de manutenção para braços de carregamento REDLANDS e seus

Leia mais

Alimentadores. Alimentadores vibratórios MV

Alimentadores. Alimentadores vibratórios MV Alimentadores Alimentadores vibratórios MV Alimentadores vibratórios MV Os Alimentadores MV operam com material de grande granulometria, sendo ideais para alimentação de britadores primários e secundários.

Leia mais

ROSTA Unidades de suspensão. Elementos elásticos multi-funcionais para aplicações indústriais. Tensionar Amortecer Suportar ROSTA

ROSTA Unidades de suspensão. Elementos elásticos multi-funcionais para aplicações indústriais. Tensionar Amortecer Suportar ROSTA Elementos elásticos multi-funcionais para aplicações indústriais Tensionar Amortecer Suportar ROSTA Gama de módulos ROSTA em borracha tipo DR-S Página 19 Corpo externo e tubo interno de secção quadrada

Leia mais

União de materiais utilizados na construção de máquinas agrícolas

União de materiais utilizados na construção de máquinas agrícolas Universidade Estadual do Norte Fluminense Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias Laboratório de Engenharia Agrícola EAG 03204 Mecânica Aplicada * União de materiais utilizados na construção de

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO 1-INTRODUÇÃO Este manual se aplica a todos os modelos de caixas de ventilação marca MONITRON. Suas instruções são de âmbito geral, e é necessário adaptá-las

Leia mais

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I Aula 10 Mancais e componentes: mancais de rolamentos, anéis elásticos, retentores Notas de Aulas 2018 SEM 0564 - DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I André Ferreira Costa Vieira andrefvieira@usp.br MANCAIS São elementos

Leia mais

ROLAMENTOS PARA EQUIPAMENTOS VIBRATÓRIOS

ROLAMENTOS PARA EQUIPAMENTOS VIBRATÓRIOS ROLAMENTOS PARA EQUIPAMENTOS VIBRATÓRIOS Alta performance em equipamentos vibratórios Rolamentos para Equipamentos Vibratórios Designações dos rolamentos NSK para equipamentos vibratórios Rolamentos para

Leia mais

Polias e correias. Polias

Polias e correias. Polias A U A UL LA Polias e correias Introdução Às vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com soluções imediatas, principalmente quando os recursos estão próximos de nós, sem exigir grandes

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS MANUAL DE SERVIÇOS ELGIN SUPÉRIA JX-2050

CATÁLOGO DE PEÇAS MANUAL DE SERVIÇOS ELGIN SUPÉRIA JX-2050 CATÁLOGO DE PEÇAS MANUAL DE SERVIÇOS ELGIN SUPÉRIA JX-2050 ELGIN SUPÉRIA JX-2050 INDICE 1. Catálogo de Peças VISTA EXPLODIDA... 3 TABELA DE PEÇAS... 4 ACESSÓRIOS... 5 2. Manual de Serviços Desmontagem

Leia mais

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 4 E 5 POLIAS E TAMBORES

MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 4 E 5 POLIAS E TAMBORES MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE AULA 4 E 5 POLIAS E TAMBORES PROF.: KAIO DUTRA Polias As polias podem ser fabricadas nos dois tipos: Móveis: Movimentam-se com o movimento da carga, normalmente usada

Leia mais

Utilizem sempre peças originais, para que possam ter garantida a performance e vida útil do seu equipamento. ALGODEN INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

Utilizem sempre peças originais, para que possam ter garantida a performance e vida útil do seu equipamento. ALGODEN INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA ALGODEN INSTRUÇÕES GERAIS Antes de colocar em operação o equipamento, este deve funcionar em vazio durante algum tempo. Neste período deve se dar atenção nos diferentes pontos de lubrificação. Durante

Leia mais

PSM 102/103 CJ. TRANSMISSÃO (CATRACA/ACIONADOR)

PSM 102/103 CJ. TRANSMISSÃO (CATRACA/ACIONADOR) 21 CJ. TRANSMISSÃO (CATRACA/ACIONADOR) REF. CÓDIGO DENOMINAÇÃO QT./MÁQ. 01 28230008 BUCHA BATENTE 2 02 28060025 PARAF. RECARTILHADO M 8 2 03 01030017 MOLA EMBREAGEM 2 04 36050033 BUCHA DENTADA ESQUERDA

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES Qualidade et ecnologia MANUAL DE INSTRUÇÕES Modelo DYDB1 WWW.SUNSPECIAL.COM.BR DYDB1 MÁQUINA FIM DE ENFESTO 1. USO E CARACTERÍSTICAS A máquina é usada principalmente para cortar vários tipos de tecido

Leia mais

Esteiras Série E25LF

Esteiras Série E25LF Esteiras Série E25LF Série E25LF: As esteiras da série E25LF tem funcionamento suave e são indicadas para aplicações onde se requer cuidados com os produtos, embaladoras e uso geral. Disponíveis com superfícies

Leia mais

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I

SEM DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I SEM 0564 - DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I Notas de Aulas v.2016 Aula 09 Componentes de transmissão e união I: eixos, chavetas, polias, correias Prof. Assoc. Carlos Alberto Fortulan Departamento de Engenharia

Leia mais

VENTILADORES CENTRÍFUGOS TUBULARES ARF/ARL

VENTILADORES CENTRÍFUGOS TUBULARES ARF/ARL VENTILADORES CENTRÍFUGOS TUBULARES ARF/ARL CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS INTRODUÇÃO Os ventiladores centrífugos tubulares fabricados pela S&P Brasil, marca OTAM possuem rotores do tipo «limit load» ou «airfoil»,

Leia mais

Pos. Denominação Referência Reduzido Qtd. M-31 13/05/16 Montagem da Chaparia

Pos. Denominação Referência Reduzido Qtd. M-31 13/05/16 Montagem da Chaparia 27 24 26 24 29 30 1 Cavalete 643 3272 1 2 Rodizio GLE 3 NT s/ freio 57 1447 2 3 Rodizio GLE 3 NT G C/ Freio 5719 1446 2 4 Bandeja frontal inferior 539 3215 1 5 Paraf. allen c/ cab. M6 x 16 mm 2704 54 5

Leia mais

CATÁLOGO DE PEÇAS. Motocultivadores Tratorini MT 07 G / MT 07G MASTER EDIÇÃO 01-17

CATÁLOGO DE PEÇAS. Motocultivadores Tratorini MT 07 G / MT 07G MASTER EDIÇÃO 01-17 CATÁLOGO DE PEÇAS Motocultivadores Tratorini MT 0 G / MT 0G MASTER EDIÇÃO 0- PREFÁCIO PREFÁCIO Esté catálogo foi elaborado para facilitar a identificação e localização das peças originais de reposição

Leia mais

Órgãos de Máquinas II Exercícios de Aplicação

Órgãos de Máquinas II Exercícios de Aplicação Órgãos de Máquinas II Exercícios de Aplicação Paulo Flores José Gomes Nuno Dourado Universidade do Minho Escola de Engenharia Guimarães 2016 ÍNDICE Órgãos de Máquinas II - Exercícios de Aplicação... 1

Leia mais

ELEMENTOS MECÂNICOS FLEXÍVEIS - CORREIAS. Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá

ELEMENTOS MECÂNICOS FLEXÍVEIS - CORREIAS. Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá ELEMENTOS MECÂNICOS LEXÍVEIS - CORREIAS Prof. Alexandre Augusto Pescador Sardá INTRODUÇÃO ELEMENTOS LEXÍVEIS - UTILIZAÇÃO Transmitem potência através de distâncias relativamente grandes. Substituem engrenagens,

Leia mais

transmissão de movimento e transformação de movimento.

transmissão de movimento e transformação de movimento. Transmissão e transformação de movimento A UU L AL A O motor que aciona uma máquina nem sempre produz o movimento apropriado ao trabalho que se deseja realizar. Quando isso ocorre, torna-se necessário

Leia mais

Esteiras Série E25LF

Esteiras Série E25LF Esteiras Série E25LF Série E25LF: As esteiras da série E25LF tem funcionamento suave e são indicadas para aplicações onde se requer cuidados com os produtos, embaladoras e uso geral. Disponíveis com superfícies

Leia mais

DALCAR TRICICLOS MANUAL DO PROPRIETÁRIO

DALCAR TRICICLOS MANUAL DO PROPRIETÁRIO 1 MANUAL DO PROPRIETÁRIO Índice: Assistencia Técnica ----------------------------------------------------------------------------------- 01 Suspensão ----------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Esteiras Série E25LF

Esteiras Série E25LF Esteiras Série E25LF Série E25LF: As esteiras da série E25LF tem funcionamento suave e são indicadas para aplicações onde se requer cuidados com os produtos, embaladoras e uso geral. Disponíveis com superfícies

Leia mais

MOTOCULTIVADOR - BFD 850 / BFG 900 MOTOCULTIVADOR COMPONENTES DO CONJUNTO FAROL

MOTOCULTIVADOR - BFD 850 / BFG 900 MOTOCULTIVADOR COMPONENTES DO CONJUNTO FAROL MOTOCULTIVADOR - BFD 0 / BFG 00 MOTOCULTIVADOR COMPONENTES DO CONJUNTO FAROL 0 0 PEÇA (COMPONENTES DO FAROL ) Abraçadeira do Farol Farol Suporte do Farol Bobina de Luz Volante Regulador de Tensão 0 0.

Leia mais

TENDO DÚVIDAS NÃO ADIVINHE, PERGUNTE. Colherdora de Forragem Nogueira New Pecus Polia

TENDO DÚVIDAS NÃO ADIVINHE, PERGUNTE. Colherdora de Forragem Nogueira New Pecus Polia Colherdora de Forragem Nogueira New Pecus Polia Item Qtde Código Descrição do Produto 0.0 Colhedora de Forragem Std. C/ Polia Braço Fixo 0.00 Alinhadores Completo 0.08 Bica de Saída Manual 0.00 Cardan

Leia mais

CENTRO DE USINAGEM HORIZONTAL. Uma Fonte Confiável de Excelentes Máquinas para Complementar Sua Força de Trabalho

CENTRO DE USINAGEM HORIZONTAL. Uma Fonte Confiável de Excelentes Máquinas para Complementar Sua Força de Trabalho CENTRO DE USINAGEM HORIZONTAL Uma Fonte Confiável de Excelentes Máquinas para Complementar Sua Força de Trabalho CENTRO DE USINAGEM HORIZONTAL Mesa 500 x 500 Curso de 650 x 560 x 560 mm Mesa com divisões

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina MEC352 Elementos de Máquinas II

Programa Analítico de Disciplina MEC352 Elementos de Máquinas II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

PECUS-9004 II. Colhedora de Forragens. Catálogo de Peças/2006. revisão 2

PECUS-9004 II. Colhedora de Forragens. Catálogo de Peças/2006. revisão 2 Colhedora de Forragens PECUS-00 II Catálogo de Peças/00 revisão Engenharia - Junho/00 NOGUEIRA S/A Máquinas Agrícolas Rua de Novembro, - CP - CEP -0 - Itapira - SP Tel. () 00 - FAX () 0 E-mail: nogueira@nogueira.com.br

Leia mais

ARF/ARL VENTILADORES CENTRÍFUGOS TUBULARES

ARF/ARL VENTILADORES CENTRÍFUGOS TUBULARES ARF/ARL VENTILADORES CENTRÍFUGOS TUBULARES CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS INTRODUÇÃO Bocais Os ventiladores centrífugos tubulares fabricados pela OTAM Responsáveis pela entrada suave do ar na aspiração do possuem

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Sumário Ângulo de Pressão Manutenção e Falhas Fabricação O Diferencial Exercícios Ângulo de Pressão Definição: É o ângulo que define a direção da força que a engrenagem motora

Leia mais

FEPI. Fresamento. Surgiu em , Page 1 Tecnologia Mecânica II

FEPI. Fresamento. Surgiu em , Page 1 Tecnologia Mecânica II Fresamento A Fresagem ou o Fresamento é um processo de usinagem mecânica, feito através de uma máquina chamada FRESADORA e ferramentas especiais chamadas de FRESAS. Surgiu em 1918 28.09.2009, Page 1 Fresadora

Leia mais

TA73 LISTA DE PEÇAS - APARADOR DE GRAMA

TA73 LISTA DE PEÇAS - APARADOR DE GRAMA INTRODUÇÃO: Nesta lista de peças de reposição, os códigos das peças estão relacionados em ordem numérica crescente e a vista explodida do motor em disposição e arranjo da montagem normal. A - DESENHO EXPLODIDO

Leia mais

Tels.: Campinas-sp Itupeva-sp

Tels.: Campinas-sp Itupeva-sp Principais características: Inserção do tipo mandíbula Pode ser entregue a prova de falha ou a favor do rompimento Reduz vibrações Materiais: EN-GJL-250 (GG-25) Alta resistência ao desgaste Desenho compacto

Leia mais

Esteiras Série E50LF

Esteiras Série E50LF Esteiras Série E50LF Série E50LF: Especialmente desenvolvida para a indústria alimentícia, a série E50LF possui sistema de dentes cônicos arredondados e superfície inferior lisa com nervura central que

Leia mais