10 C A P Í T U L O 01

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "10 C A P Í T U L O 01"

Transcrição

1 F A S E 0 1 Cada fase desse livro representa o momento pelo qual cada aluno esteja passando, em nível de dificuldade planejada e também de poder executar em seu instrumento todo o conhecimento adquirido dentro de seus capítulos. Essa primeira fase é composta por três capítulos e a sua proposta principal é de fazer com que todos cheguem ao último capítulo tocando qualquer música com três notas na mão esquerda (acorde) e com a mão direita fazendo somente a melodia. O aluno deve procurar na medida do possível, abandonar a fase em que se encontre e partir para a próxima, somente no momento em que conseguir tocar toda e qualquer música que se queira da maneira proposta pela fase.

2 C A P Í T U L O 01 10

3 A música é a arte de combinar os sons de suas três partes distintas: MELODIA = Sucessão de sons médios, graves e agudos. HARMONIA = Combinação de sons. RÍTMO = Duração de sons e pausas dentro de um determinado espaço de tempo, formando assim uma célula rítmica que irá se repetir ininterruptamente. Para atingirmos com maior rapidez o nosso objetivo, vamos dividi-la por hora em outras três partes: Altura, Duração e Sincronismo. ALTURA: É a qualidade que um som possui de ser mais grave ou mais agudo em relação a um outro som qualquer. Em nosso instrumento, esses sons estão representados como nos mostra a fig Fig 01 Perceba que na figura existem notas brancas e notas pretas e que estas últimas estão dispostas em grupos de duas e de três notas. Observe também em seu instrumento, que a última nota à esquerda é a mais grave e que o som vai ficando cada vez mais agudo à medida que vamos caminhando nota por nota até chegarmos à última da direita. O pentagrama, como a fig 2 nos mostra, é um conjunto de cinco linhas horizontais paralelas que usamos para ler e localizar com precisão qualquer nota do teclado. Cada uma dessas linhas representa uma nota e cada um dos quatro espaços formados por estas linhas, representam também uma nota. Fig 02 NOTAS NAS LINHAS NOTAS NOS ESPAÇOS

4 12 Por ter o piano muitas notas, necessitamos de dois pentagramas para representarmos todas elas. Esses dois pentagramas juntos são chamados de Endecagrama que é o mapa de nosso instrumento como nos mostra a fig3. CLAVE DE SOL DÓ 7 Fig 03 DÓ 6 DÓ 5 (CENTRAL) DÓ 4 CLAVE DE FÁ DÓ 3 Observando qualquer nota em qualquer espaço ou linha na fig 3 podemos localizá-la facilmente no teclado desenhado ao lado e repare que cada pentagrama possui uma clave. A clave de cima é a clave de sol e serve para indicar que a nota da segunda linha de baixo para cima no pentagrama é a nota sol e a clave de baixo é a clave de Fá e serve para indicar que a nota da segunda linha de cima para baixo no pentagrama é a nota Fá. As duas claves, portanto se completam e a nota Dó 5 que é justamente o centro do endecagrama é também a nota que fica no centro do piano. Observe que todas as notas DÓ estão sempre na frente dos pares de notas pretas e que todas as notas FÁ estão sempre na frente do grupo de três notas pretas.

5 A nota DÓ central é o centro da extensão de todas as notas musicais e sempre foi considerada como sendo a nota DÓ3; porém, com a chegada dos teclados e da MIDI (Interface Musical para Instrumentos Musicais) no final da década de 70, houve uma reorganização de todos os sons, visto que os teclados eram capazes de reproduzir mais sons do que o piano, devido aos recursos da eletrônica. Isso, portanto fez com que essa nota fosse considerada pelos fabricantes de teclados como sendo a nota DÓ4. Mais tarde, porém, mais precisamente com a chegada dos computadores ao final da década de 80, esta possibilidade de sons aumentou ainda mais. Ou seja, hoje existem 128 possibilidades de sons, e sendo assim, o DO central vem sendo considerado DO5 pelos fabricantes de softer musicais. Tirando toda esta polêmica de lado, a nota central será tratada por mim como DÓ5, por ser a forma considerada por todos os fabricantes de softers musicais da atualidade. A partir de agora então, o que nos interessa são as notas com as quais iremos trabalhar localizadas entre o DÓ3 (zona três) e o DÓ7 (zona sete). Estas duas notas por estarem muito longe do DÓ5 (DÓ central), uma bem mais grave e a outra bem mais aguda, tiveram de ser colocadas no endecagrama com o auxílio de duas linhas suplementares para cada nota. Reparem na fig 3 que o DÓ7 está localizado na segunda linha suplementar superior (nota mais aguda) e o DÓ3 está localizado na Segunda linha suplementar inferior (nota mais grave). Estas linhas são, portanto, um recurso para que possamos escrever determinadas notas que não caibam dentro das dez linhas que compõe o endecagrama. É importante que o aluno principiante tenha a noção clara do mapa apresentado e a localização lógica das notas dentro dele e perceba que toda nota mais aguda é de frequência mais alta, está mais para a direita do piano e fica mais para cima no endecagrama. Ao contrário, toda nota mais grave é de frequência mais baixa, está mais para a esquerda do teclado e fica mais para baixo no endecagrama. 13

6 14 MEMORIZAÇÃO Não vamos pensar na grande quantidade de notas existentes e sim nas notas principais que vão nos dar uma idéia exata dos extremos do nosso instrumento em relação aos do endecagrama e também em notas que sejam pontos de apoio para que nos localizemos melhor durante a leitura. Observem agora a fig 4 onde podemos notar as cinco notas DÓ, a nota FÁ da clave de FA, a nota SOL da clave de Sol, a nota FÁ da última linha superior do endecagrama e a nota SOL da última linha inferior do Endecagrama. NOTA SOL NOTA FÁ DA CLAVE DE FÁ NOTA SOL DA CLAVE DE SOL NOTA FÁ Fig 04 NOTAS DÓ A fig 4 mostra o piano em sua posição normal porém agora é o endecagrama que está de lado dando-nos o sentido claro de notas mais graves à esquerda e mais agudas à direita. Perceba que destas nove notas, que vão ser as nossas notas mais importantes daqui para frente, sete delas posicionam-se em cima de linhas. Observe que a partir da nota DÓ5, os dois pentagramas são exatamente um o espelho do outro, sendo que as posições ocupadas pelas notas FÁ e SOL no pentagrama da clave de SOL estão nas mesmas distâncias e posições, porém, os nomes invertem-se no pentagrama da clave de FÁ, ou seja, quem era FÁ passa a ser SOL e vice-versa.

7 Tente nesse início olhar para o seu instrumento e enxergá-lo como se fosse a fig 5 a qual nos mostra em azul todas as linhas do Endecagrama e em verde, as duas linhas suplementares Superior e Inferior. Repare também que as notas DÓ3, DÓ5 e DÓ7 não estão dentro do Pentagrama de Sol nem de Fá. Sente bem de frente do DÓ central (DÓ5) e olhando para o teclado tente imaginar a linha principal do endecagrama passando por esta nota que no momento está pintada de amarelo. Esta linha não pertence a nenhum dos Pentagramas, e sim, é a linha que divide os dois. Imagine a segunda linha da direita e da esquerda desse mesmo DÓ e perceba que aí estão as duas notas das claves que no momento estão pintadas de azul-claro. Ande agora pelo teclado até a quinta linha acima e abaixo desse DÓ e perceba as duas notas dos extremos superior (direita = FÁ) e inferior (esquerda = SOL). Localize e toque as notas DO na segunda linha suplementar superior e inferior que estão pintadas de verde. 15 Fig 05 DÓ3 DÓ5 DÓ7 Clave de Fá Clave de Sol Sendo a leitura musical muito dinâmica, um pianista na verdade quando olha para a partitura não pensa no nome das notas que estão sendo lidas. Ou seja, ao localizar uma nota no teclado tente toca-la já com os olhos na partitura para a leitura da próxima nota, sem se importar com o nome da nota que está soando e dessa forma começar a aperfeiçoar o seu próprio dinamismo. Praticar o exercício MEMORIZAÇÃO NR 1 sentando-se bem de frente ao do central (DÓ4) e tentando localizar as notas DÓ3, DÓ4, DÓ5, DÓ6, DÓ7, FÁ4 e SOL5.

8 16 MEMORIZAÇÃO 01 FAIXA-01 NOTAS DO e CLAVES Observar que as duas notas DÓ superiores ao DÓ central e que, portanto encontram-se na clave de Sol, tem relação direta com as duas notas DÓ inferiores localizadas na clave de FÁ. É uma relação exclusivamente de posicionamento, ou seja, o DO7 esta na segunda linha suplementar superior e sendo assim, portanto, o DÓ3 encontra-se na mesma distancia em relação ao DÓ central, porém, inversamente colocado na parte inferior do endecagrama. Já as outras notas, não se relacionam com notas de mesmo nome na partitura. A nota Sol, por exemplo, se relaciona com a nota FÁ, ou seja, a nota FA4 que é a nota da clave de Fá está duas linhas abaixo da linha da nota DO5, relacionando-se com a nota Sol da clave de Sol que está na segunda linha superior a nota DÓ central. DURAÇÃO: A música é uma combinação de sons e silêncios que são representados por figuras que se relacionam entre si, sendo que cada uma possui um valor exclusivo de duração de tempo. Uma figura musical compõe-se de três partes: Cabeça, Haste e Colchete tal como nos mostra a fig 06. FIG 06 œ = Cabeça \\ = Haste j = Colchete Na fig 07 estão contidas todas as figuras musicais que podem representar a duração de um som ou de um silêncio. A maneira como estes sinais foram colocados no quadro é para que tenhamos a idéia exata de que para qualquer figura que se olhe ela será sempre a metade da figura anterior e também o dobro da figura posterior. No pentagrama da Clave de SOL foram colocadas às figuras que representam o Som e no pentagrama da Clave de FÁ, foram colocadas as figuras que representam o silêncio.

9 Cada figura possui um nome e um número exclusivos. 17 FIG 07 Portanto a figura de maior valor é a semibreve e a de menor valor sonoro é a semifusa. Da mêsma forma, o silêncio de maior duração é o da pausa de semibreve e o de menor valor é o da pausa de semifusa. Assim sendo, o trabalho dessas figuras é o de posicionar-se na altura da nota desejada dentro do endecagrama, indicando o quanto cada uma deva durar e também o quanto vai haver de silêncio entre uma nota e outra. Vamos tomar a fig 08 como exemplo do que falamos e observar as notas no endecagrama bem como os valores aplicados a cada uma delas. FIG 08 É importante perceber com segurança que o DO3 da fig 8 vai durar duas vezes mais do que o DO4 e quatro vezes mais do que o DO5. E que também o SOL5 é o dobro do FA4, o qual é dezeseis vezes menor que o DO3, certo? Pratique o exercício divisão 01 o qual possui as figuras sonoras de números: 1, 2, e 4 e a pausa de número 4 usando somente a nota DÓ central.

10 Para praticarmos este exercício, vamos tomar como base as pulsações do ponteiro dos segundos do relógio e imaginarmos que cada uma destas pulsações será representada pela semínima. Sendo assim, portanto, se uma semínima equivale a uma pulsação, a mínima valera duas pulsações e a Semibreve preencherá sozinha, o tempo de quatro pulsações. Repare que no primeiro compasso está a figura 1 que é a figura de maior valor. No segundo compasso temos a fígura da Mínima a qual vale metade da figura 1, ou seja, precisamos de duas delas para completar o mesmo espaço de termpo da Semibreve do primeiro compasso. Já no terceiro compasso encontramos quatro Semínimas para podermos completar o mesmo espaço de tempo de uma Semibreve ou de duas Mínimas. Atenção também que na pausa de Semínima, é necessário que tiremos a mão do Teclado para que as teclas não produzam nenhum som nesta hora. 18 D I V I S Ã O 01 FAIXA 11 FIGURAS: 01, 02 e 04 Agora que já conseguimos tocar algumas notas no teclado (Altura do som), localizando-as no endecagrama e percebendo a duração de tempo (Duração) de cada uma delas, vamos conhecer o Compasso e aprender como estes três elementos irão trabalhar juntos e sincronizados. SINCRONISMO: Música é pulsação, podendo ser rápida ou lenta. Imagine que uma música esteja pulsando na velocidade do relógio. Ela está pulsando, portanto, a sessenta segundos por minuto, certo? Olhe agora para o seu relógio e bata com a mão em algum lugar tentando acompanhar as batidas do ponteiro dos segundos. Em seguida, tente encaixar uma batida a mais, entre cada uma das que já estão sendo dadas pelo relógio. Nessa hora, portanto, você estará pulsando a 120 batidas por minuto. Ou seja, você estará pulsando no dobro da velocidade do relógio. Uma música, portanto, pode estar a mais de duzentas batidas por segundo (música rápida) bem como pode estar a 40 batidas por segundo (música lenta) dependendo do andamento que se queira dar. Dessa maneira, para nos sincronizarmos com uma música, é necessário que entremos no andamento da mesma fazendo exatamente o que fizemos anteriormente com o ponteiro dos segundos do relógio e por fim, descobrirmos a velocidade de seu compasso.

11 O compasso musical nada mais é do que as divisões dos tempos ou batidas em grupos de dois, três ou quatro tempos. Ou seja, existem três tipos de compassos simples: o binário, o ternário e o quaternário, sendo que o primeiro tempo de cada um é sempre o mais forte. Reparem na fig 9 a qual representa uma linha rítmica dividida em doze tempos pintados de amarelo e perceba as três maneiras de podermos dividi-la em compassos musicais. 19 Quaternário FIG 09 Ternário Binário Os compassos são, portanto, células rítmicas compostas de dois, três ou quatro tempos, sendo sempre divididos por barras verticais denominadas Barras de Compasso. Com o auxílio da fig 10, vamos analisar três músicas bem conhecidas de três tipos diferentes de compassos e cantando tentar perceber estas divisões dentro das mesmas, procurando sentir também o primeiro tempo de cada compasso, o qual é sempre o mais forte e que na figura está destacado em vermelho. Para o compasso binário vamos analisar uma música folclórica muito conhecida da cidade de Santos que é a Fonte do Itororó, para o ternário vamos analisar o tradicional Parabéns a Você e para o compasso quaternário a música infantil Atirei um pau no gato.

12 20 FIG 10 2 Eu fui pra I toró ro beber água e não a chei 3 Pa ra béns à vo cê nessa da ta que ri da muitas 4 Ati rei um pau no ga to to mais o ga to to não mor reu Percebam, portanto que é o compasso com suas pulsações de tempos fortes e fracos que irá nos dizer o rítmo de uma música. A marcha da fonte do Itororó é de compasso binário, bem como todas as marchas. O Parabéns à você é de compasso ternário bem como todas as valsas necessariamente o são. E o Atirei um pau no gato é quaternária, bem como todas as Baladas, o Jazz, o Rock e muitos outros ritmos que iremos analisar mais tarde. O Compasso possui uma maneira de ser representado. Ele é uma fração a qual chamamos de Fórmula de Compasso, onde o numerador é o número de tempos do compasso e o denominador é a figura musical usada como base para cada tempo tal qual nos mostra a fig 11. FIG 11 Para entendermos melhor a divisão de uma música em compassos, vamos analisar novamente a música de compasso ternário Parabéns a Você, só que desta vez vamos dividi-la não somente dentro de seus oito compassos de duração bem como também em seus próprios tempos e contratempos dentro de cada compasso. Repare na Fig 12.

13 21 FIG 12 g g e e Q Q Q h e e Q Q Q Q Q e e Pa ra béns à vo cê nes sa da ta que ri da mui tas Q Q Q Q Q e e Q Q Q Q Q e e Fe li ci da des mui tos a nos de vi da Pa ra Perceba que nos compassos: 2, 4, 6 e 8 temos uma sílaba cantada para cada tempo. Nos compassos 5 e 7 temos uma sílaba cantada para o primeiro e o segundo tempos, porém, para o terceiro já temos duas sílabas, ou seja, temos que pegar a figura do tempo que é uma semínima e dividí-la por dois dando origem a duas colcheias para que possamos cantar duas sílabas onde cada uma delas possui meio tempo de duração. Observe também que no compasso tres temos uma sílaba cantada que vai durar dois tempos. Então agora eu preciso de uma figura com o valor do dobro da figura 4 (semínima), ou seja, eu preciso agora de uma mínima para que a sílaba cê fique cantando durante dois tempos. Na música Parabéns a Você, portanto, a figura 4 é a figura que vale um tempo do compasso, figura esta denominada de Unidade de Tempo. O denominador do compasso portanto é sempre a Unidade de Tempo A maioria das músicas é escrita em 2/4, 3/4 ou 4/4, ou seja, usam a figura 4 como unidades de tempo devido a esta ser uma figura intermediária entre todas. E assim como existe a Unidade de Tempo que é a figura que sozinha preenche um tempo todo do compasso, existe também a Unidade de Compasso, que é aquela figura que sozinha preenche um compasso inteiro tal qual nos mostra a figura 13.

14 22 FIG 13 Repare no primeiro compasso da fig 13 que a Semibreve é a Unidade de Compasso porque ela sozinha preenche os quatro tempos do compasso. Já no segundo compasso a Unidade é a mínima. Agora que já conhecemos os três elementos, vamos começar a praticalos ao mesmo tempo.

15 23 Prática Musical Tente tocar junto com o CD as quatro primeiras músicas: O gato, O javali, Mamãe e A minhoca. Repare que no início de cada uma destas músicas existe a contagem do compasso que é marcada pelo som das baquetas de uma bateria. Como estas quatro músicas são de compasso quaternário (4/4), ouça primeiro as quatro batidas e só então tente tocar junto e sincronizado. As três primeiras músicas na Clave de Sol devem ser tocadas com a mão direita enquanto que a quarta música na Clave de fá deverá ser tocada com a mão esquerda. Os números embaixo de cada uma das notas na partitura, referem-se aos dedos que deverão ser usados para cada nota escrita. Ou seja, para o piano, cada dedo da mão tem um número, tal como nos mostra a fig 14. FIG 14 FAIXAS: 35 - O gato, 36 - O javali 37 - Mamãe 38 - A minhoca Siga Portanto exatamente o dedilhado indicado na partitura e pratique quantas vezes for necessário procurando cada vez mais não olhar para as mãos. Essa primeira fase, portanto deve ser muito bem assimilada sendo que as músicas devem estar entendidas lidas e executadas tal como ouvimos no CD. Dentro dessa primeira fase, o mais importante é a leitura. É necessário que o aluno realmente esteja lendo a nota na partitura enquanto o som dela esteja saindo no teclado e não só que ele esteja tocando de ouvido o que já foi decorado.

TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL.

TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL. TOM, SEMITOM, SUSTENIDO, BEMOL. Tom e semitom (ou tono e semitono): são diferenças específicas de altura, existentes entre as notas musicais, isto é, são medidas mínimas de diferença entre grave e agudo.

Leia mais

Teoria Musical. Notação Musical ir para o topo

Teoria Musical. Notação Musical ir para o topo Teoria Musical Índice Geral: Notação Musical Linhas Suplementares, Clave de Sol Figuras de Notas Figuras de Pausas Clave de Fá Duração dos valores das figuras Compasso, Tempo, Barras ou Travessões Compasso

Leia mais

1º Módulo - - - - - - - - - - - - - - - - - - MUSICA VAMOS FAZER AGORA

1º Módulo - - - - - - - - - - - - - - - - - - MUSICA VAMOS FAZER AGORA 0 1º Módulo MUSICA VAMOS FAZER AGORA 1. As letrinhas estão todas invertidas, coloque-as na sequência correta e após isso descubra o que está escrito. - - - - - - - - - - - - - - - - - - 1 2. Circule de

Leia mais

As Notas Musicais. O processo moderno utiliza códigos quando se refere a cada uma das notas. Este código é chamado de CIFRA.

As Notas Musicais. O processo moderno utiliza códigos quando se refere a cada uma das notas. Este código é chamado de CIFRA. As Notas Musicais São aqueles 7 nomes que todo mundo já ouviu falar (Dó, Ré Mi, Fá, Sol, Lá e Si) mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem 12 sons diferentes, 12 notas diferentes e não 7

Leia mais

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2015 E MÓDULO III DO PISM TRIÊNIO 2013-2015 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA BACHARELADO EM MÚSICA

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2015 E MÓDULO III DO PISM TRIÊNIO 2013-2015 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA BACHARELADO EM MÚSICA As questões de 1 a 5 são acompanhadas de um áudio gravado que será repetido 4 vezes, com um silêncio de 30 segundos entre cada repetição. Antes de cada execução um som de aviso (um bipe ) tocará, a fim

Leia mais

Teoria Musical PAUTA OU PENTAGRAMA

Teoria Musical PAUTA OU PENTAGRAMA Teoria Musical PAUTA OU PENTAGRAMA É o local onde são escritas as notas. São 5 linhas horizontais, paralelas, que formam 4 espaços. As linhas e espaços são contados de baixo para cima. Pode-se acrescentar

Leia mais

CIFRAGEM NUMÉRICA COMO TOCAR

CIFRAGEM NUMÉRICA COMO TOCAR CIFRAGEM NUMÉRICA COMO TOCAR CONCEITO A Cifra Numérica é uma simbologia escrita de números que representa as notas musicais no braço do violão ou guitarra a serem tocadas sucessivamente, geralmente usadas

Leia mais

Programação de 5º ano 2011 12

Programação de 5º ano 2011 12 Programação de 5º ano 2011 12 Esta programação está organizada com base nos conteúdos a desenvolver ao longo do 5º ano de escolaridade. E é através das situações educativas descritas que se torna possível

Leia mais

FRAÇÃO. Número de partes pintadas 3 e números de partes em foi dividida a figura 5

FRAÇÃO. Número de partes pintadas 3 e números de partes em foi dividida a figura 5 Termos de uma fração FRAÇÃO Para se representar uma fração através de figuras, devemos dividir a figura em partes iguais, em que o numerador representar a parte considera (pintada) e o denominador representar

Leia mais

INSTRUTOR Zeh Blackie. CURSO DE GUITARRA Nível Básico. 13º Passo

INSTRUTOR Zeh Blackie. CURSO DE GUITARRA Nível Básico. 13º Passo INSTRUTOR Zeh Blackie CURSO DE GUITARRA Nível Básico 13º Passo Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos

Leia mais

Teoria Musical em Foco

Teoria Musical em Foco Henrique Rodrigues Teoria Musical em Foco Primeiros Passos Para Começar a Ler Partituras Versão 1.0 2 Índice Índice 3 Introdução 5 Capítulo 1: Música e Som 6 1.1 O que é Música 6 1.2 Mas o que é som? 7

Leia mais

Em cada uma dessas frases, há uma quantidade indicada em forma de fração. Veja:

Em cada uma dessas frases, há uma quantidade indicada em forma de fração. Veja: MATEMÁTICA BÁSICA 4 Frações Leitura Três quartos da população do estado X recebe até um salário mínimo A herança será dividida, cabendo um sétimo do total a cada um dos herdeiros A parede será azulejada

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO EXAME INTELECTUAL AOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS 2015-16 GABARITO DAS QUESTÕES DE MÚSICA A nota

Leia mais

COMO LER E ESCREVER PARTITURAS - II

COMO LER E ESCREVER PARTITURAS - II COMO LER E ESCREVER PARTITURAS - II DURAÇÕES Assista à videoaula em: http://cifraclub.tv/v1560 Philippe Lobo 03 Introdução O tempo na música 03 Métrica Pulsação Compasso 04 Ritmo Figuras rítmicas Proporção

Leia mais

TEORIA MUSICAL EM FOCO

TEORIA MUSICAL EM FOCO TEORIA MUSICAL EM FOCO Curso Lendo Partituras Em Minutos HENRIQUE RODRIGUES www.teoriamusicalemfoco.com Teoria Musical em Foco 1 Música, Som e Suas Propriedades O que é Música? Música é a arte que expressa

Leia mais

1. COMPASSOS EM GERAL

1. COMPASSOS EM GERAL . COMPASSOS EM GERAL Teoria Musical Compasso é a união de tempo em pequenos blocos. Eles dividem a música em partes iguais e definem a unidade de tempo, o ritmo e o pulso da música. Separados por uma barra

Leia mais

FABIANA BONILHA. Coral : Robert Schummann: Análise descritiva da partitura em braille Eis a partitura em tinta:

FABIANA BONILHA. Coral : Robert Schummann: Análise descritiva da partitura em braille Eis a partitura em tinta: FABIANA BONILHA Coral : Robert Schummann: Análise descritiva da partitura em braille Eis a partitura em tinta: Ao se deparar com ela, um estudante de piano logo nota que se trata de uma peça constituída

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM E A MÚSICA

PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM E A MÚSICA Nome: Ano: Disciplina: Música Professor: Gabriel Nº: Data: PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM E A MÚSICA O som tem quatro propriedades físicas: intensidade, timbre, duração e altura. São chamados também de parâmetros

Leia mais

Séries de Fourier e Noções de Teoria Musical

Séries de Fourier e Noções de Teoria Musical 1 de 7 03/06/2009 21:57 Séries de Fourier e Noções de Teoria Musical A figura abaixo representa um teclado. À medida que se avança para a direita, as notas vão ficando mais agudas. É fácil localizar as

Leia mais

MÚSICA PROVA DE PERCEPÇÃO MUSICAL. 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS COLE AQUI A ETIQUETA

MÚSICA PROVA DE PERCEPÇÃO MUSICAL. 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS COLE AQUI A ETIQUETA MÚSICA 2 a Etapa PROVA DE PERCEPÇÃO MUSICAL SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1- A Prova de Percepção Musical na 2 a Etapa é constituída de duas partes: uma escrita

Leia mais

PÁGINA BÔNUS: Método de Violão e Guitarra Acús ca Assista também a primeira aula de Violão e Guitarra Acús a, vai ajudar muito!

PÁGINA BÔNUS: Método de Violão e Guitarra Acús ca Assista também a primeira aula de Violão e Guitarra Acús a, vai ajudar muito! PÁGINA BÔNUS: Método de Violão e Guitarra Acús ca Assista também a primeira aula de Violão e Guitarra Acús a, vai ajudar muito! Particularidades do violão (guitarra acústica):. Método de solo por frações

Leia mais

1) Nas pautas abaixo, escrever o número das linhas e dos espaços, de baixo para cima: 2) Escrever 5 notas nas linhas e 5 notas nos espaços:

1) Nas pautas abaixo, escrever o número das linhas e dos espaços, de baixo para cima: 2) Escrever 5 notas nas linhas e 5 notas nos espaços: 1. PENTAGRAMA OU PAUTA: PAUTA é um conjunto de 5 LINHAS horizontais paralelas onde se escrevem os sons (notas) e os silêncios (pausas). A pauta começou com apenas uma linha colorida, no século IX. Outras

Leia mais

Vídeo 2. Bônus. Dicas especiais para você praticar o conteúdo e tornar a sua experiência mais envolvente. Aproveite ; )

Vídeo 2. Bônus. Dicas especiais para você praticar o conteúdo e tornar a sua experiência mais envolvente. Aproveite ; ) Vídeo Bônus Dicas especiais para você praticar o conteúdo e tornar a sua experiência mais envolvente. Aproveite ; ) NESTE BÔNUS 3 Resumo do que foi visto no vídeo Dicas para praticar em um teclado virtual

Leia mais

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Introdução Para quem vai ler e interpretar desenhos técnicos, é muito importante saber fazer a correspondência entre as vistas ortográficas e o modelo representado

Leia mais

História das Frações

História das Frações 5ª LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA Ensino Fundamental 6 Ano Olá pessoal, nesta lista de exercícios vamos verificar quais são os conhecimentos que vocês possuem sobre frações. Lembrem-se

Leia mais

Aprenda a ler partitura em 5 passos

Aprenda a ler partitura em 5 passos Aprenda a ler partitura em 5 passos Aprender a ler a partitura sempre foi visto como algo muito difícil para alguns ate impossível e para outros talvez tenha sido motivo de desistência de aprender a tocar

Leia mais

N I E P S O N R A M O S R A U L E - B O O K A E S C R I T A D O S O M

N I E P S O N R A M O S R A U L E - B O O K A E S C R I T A D O S O M N I E P S O N R A M O S R A U L E - B O O K PARTITURA DO ZERO A E S C R I T A D O S O M Milhares de pessoas cultivam a música; poucas porém têm a revelação dessa grande arte. Beethoven Sumário Introdução

Leia mais

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo A UA UL LA Frações e números decimais Introdução Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos de um bolo se dividirmos esse bolo em cinco partes iguais e tomarmos

Leia mais

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI TECLADO

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI TECLADO MÓDULO I 1º Semestre 1.1 Apresentação do instrumento - Conhecimento das características e possibilidades de uso com seus recursos sonoros e eletrônicos e diferenças entre o teclado e o piano. 1.2 Postura,

Leia mais

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo

números decimais Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos 2 de um bolo se dividirmos esse bolo A UA UL LA Frações e números decimais Introdução Inicialmente, as frações são apresentadas como partes de um todo. Por exemplo, teremos de um bolo se dividirmos esse bolo em cinco partes iguais e tomarmos

Leia mais

Somando os termos de uma progressão aritmética

Somando os termos de uma progressão aritmética A UA UL LA Somando os termos de uma progressão aritmética Introdução Um pouco de História Na aula passada, mostramos como calcular qualquer termo de uma progressão aritmética se conhecemos um de seus termos

Leia mais

SOLUÇÕES N2 2015. item a) O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2.

SOLUÇÕES N2 2015. item a) O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2. Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2015 Nível 1 1 SOLUÇÕES N2 2015 N2Q1 Solução O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2. Com um

Leia mais

é um círculo A tampa A face é um retângulo

é um círculo A tampa A face é um retângulo No cotidiano, estamos cercados de objetos que têm diferentes formas. Por exemplo, uma caixa de papelão: suas faces são retângulos, e a caixa é um paralelepípedo. Outro exemplo: uma lata de óleo tem a forma

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina CONCURSO VESTIBULAR 2.004 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA Nome do Candidato: Assinatura: PROVA COLETIVA 1- A prova está dividida em 4 questões com as seguintes pontuações: Questão 1: 1,8

Leia mais

APOSTILA TEORIA MUSICAL

APOSTILA TEORIA MUSICAL OFICINA DE MÚSICA COM JACKIE FERREIRA (Santuário das Almas) APOSTILA DA TEORIA MUSICAL www.oficinademusica.org TEORIA MUSICAL O QUE É MÚSICA? A música é a arte de combinar bem os sons. Este, tem quatro

Leia mais

Escala de Equilíbrio de Berg

Escala de Equilíbrio de Berg DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL - UFPR DISCIPLINA DE TERAPIA OCUPACIONAL APLICADA Á NEUROLOGIA CLÍNICA-ESCOLA DE TERAPIA OCUPACIONAL - UFPR ESCALA DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL NOME: IDADE: SEXO DIAGNÓSTICO:

Leia mais

Sistemas de Notação para Violão - Conteúdo

Sistemas de Notação para Violão - Conteúdo Introdução Representação gráfica do braço do violão Cifragem cordal Tablatura moderna Partitura para violão Notação numérica Introdução Ao longo do tempo, a Música tem sido transmitida de geração em geração

Leia mais

Teoria Musical. Prof. Juarez Barcellos. Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos!

Teoria Musical. Prof. Juarez Barcellos. Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos! Teoria Musical Prof. Juarez Barcellos Licença Creative Commons Violonistas, músicos, alunos, amigos e companhia, bem vindos! Em 2002, comecei a dar aulas particulares nas Em 2002, comecei a dar aulas particulares

Leia mais

ESCOLA DE MÚSICA DE TERESINA

ESCOLA DE MÚSICA DE TERESINA EMT - Ranildo Lopes - Teoria IMAIL: ranildope@bol.com.br 1 Prof. Ranildo Lopes https://escolademusicadeteresina.ordpress.com/ TEORIA MUSICAL MUSICA: DEFINIÇÃO É a arte e a ciência dos sons, pelo meio da

Leia mais

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2012 E MÓDULO III DO PISM TRIÊNIO 2009-2011 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA BACHARELADO EM MÚSICA PERCEPÇÃO MUSICAL

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2012 E MÓDULO III DO PISM TRIÊNIO 2009-2011 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA BACHARELADO EM MÚSICA PERCEPÇÃO MUSICAL PERCEPÇÃO MUSICAL 01. Assinale a alternativa abaixo que transcreve MAIS CORRETAMENTE os graus de uma escala Maior correspondentes à primeira frase de Jingle Bells ( Bate o sino ). a) 1 1 1 / 1 1 1 / 3

Leia mais

POTENCIAÇÂO. A potenciação é uma forma de representar uma multiplicação de fatores iguais.

POTENCIAÇÂO. A potenciação é uma forma de representar uma multiplicação de fatores iguais. POTENCIAÇÂO A potenciação é uma forma de representar uma multiplicação de fatores iguais. A potência é o resultado. x x x cada termo desta multiplicação é chamado de fator, portanto temos 4 fatores iguais

Leia mais

Lista de Exercícios Critérios de Divisibilidade

Lista de Exercícios Critérios de Divisibilidade Nota: Os exercícios desta aula são referentes ao seguinte vídeo Matemática Zero 2.0 - Aula 10 - Critérios de - (parte 1 de 2) Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=1f1qlke27me Gabaritos nas últimas

Leia mais

Curso Básico de Música

Curso Básico de Música Curso Básico de Música Betel Brasileiro - Juazeirinho Instrutores: Alex Junior e Nilson Barbosa Contatos: (83)9333-4185 Facebook Page: www.facebook.com/musicadicas 1 Dicas Se você deseja ser um bom músico

Leia mais

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 6. Curso de Combinatória - Nível 2. Jogos. 1. Simetria. Prof. Bruno Holanda

Polos Olímpicos de Treinamento. Aula 6. Curso de Combinatória - Nível 2. Jogos. 1. Simetria. Prof. Bruno Holanda Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 6 Jogos Quando falamos em jogos, pensamos em vários conhecidos como: xadrez, as damas e os jogos com baralho. Porém,

Leia mais

O básico da Guitarra - Aula 21 J. Junior. Hoje teremos a revisão sobre partitura e também sobre Escala Maior. Então é isso!!!!! Um Abraço. J.

O básico da Guitarra - Aula 21 J. Junior. Hoje teremos a revisão sobre partitura e também sobre Escala Maior. Então é isso!!!!! Um Abraço. J. O básico da Guitarra - Aula 21 Hoje teremos a revisão sobre partitura e também sobre Escala Maior. Então é isso!!!!! Um Abraço O básico da Guitarra - Aula 8 REVISÃO Notação Musical - Partitura A partitura

Leia mais

38 a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁ TICA

38 a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁ TICA 38 a OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁ TICA Primeira Fase Nível 2 (8 o ou 9 o ano) Sexta-feira, 17 de junho de 2016. Caro(a) aluno(a): A duração da prova é de 3 horas. Você poderá, se necessário, solicitar

Leia mais

Curso de Violão - Iniciante

Curso de Violão - Iniciante Curso de Violão - Iniciante Iniciante Música - É a arte de combinar sons de uma maneira agradável. Algumas partes fundamentais: Melodia - Combinação de sons sucessivos; Harmonia - Combinação de sons simultâneos;

Leia mais

Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de

Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de 1 Veja nesta aula uma introdução aos elementos básicos da perspectiva. (Mateus Machado) 1. DEFINIÇÃO INTRODUÇÃO A PERSPECTIVA Podemos dizer que a perspectiva é sem dúvida uma matéria dentro do desenho

Leia mais

Programa Educação Musical - 1º Ano de Escolaridade 1º Ciclo. Ano letivo de 2012/13

Programa Educação Musical - 1º Ano de Escolaridade 1º Ciclo. Ano letivo de 2012/13 Programa Educação Musical - 1º Ano de Escolaridade 1º Ciclo Conteúdos ASPETOS MELÓDICOS Fontes sonoras: sons convencionais e não-convencionais Movimento ascendente / descendente por graus conjuntos e disjuntos

Leia mais

INICIAÇÃO MUSICAL NÍVEL I. Elaboração e pesquisa: José Goulart Filho

INICIAÇÃO MUSICAL NÍVEL I. Elaboração e pesquisa: José Goulart Filho INICIAÇÃO MUSICAL NÍVEL I Elaboração e pesquisa: José Goulart Filho Curitiba, PR 2012 ÍNDICE AULA 1 CARACTERISTICAS DA MÚSICA E DO SOM...03 AULA 2 NOTAS E PENTAGRAMA...04 AULA 3 CLAVES...07 AULA 4 NOTAÇÃO

Leia mais

Árvores de Decisão Matemática Discreta

Árvores de Decisão Matemática Discreta Bruno Duarte Eduardo Germano Isolino Ferreira Vagner Gon Árvores de Decisão Matemática Discreta 28/04/2011 Serra IFES Definição de Árvores de Decisão: Arvore de Decisão é uma árvore em que seus nós internos

Leia mais

Projeto Escola para Musicistas Iniciantes. Metal Essência Orquestra Ebenézer. Daniel Colhado - Moisés Cezário - Samuel Barreto Reginaldo Freitas

Projeto Escola para Musicistas Iniciantes. Metal Essência Orquestra Ebenézer. Daniel Colhado - Moisés Cezário - Samuel Barreto Reginaldo Freitas Projeto Escola para Musicistas Iniciantes Metal Essência Orquestra Ebenézer Daniel Colhado - Moisés Cezário - Samuel Barreto Reginaldo Freitas APOSTILA Conteúdo CAPÍTULO I... 2 NOTAS... 3 PENTAGRAMA...

Leia mais

Curso Câmera Cotidianaa

Curso Câmera Cotidianaa Curso Câmera Cotidianaa TAREFA: Remix de vídeos do YouTube com o editor online do YouTube - Selecionar dois ou mais vídeos no YouTube para serem remixados num vídeo só. - Selecionar alguma trilha dentre

Leia mais

Disciplina: FÍSICA I Curso: MATEMÁTICA PROF. ZENAR PEDRO SCHEIN Sala: ATIVIDADES PARA O DIA 29/2/2015

Disciplina: FÍSICA I Curso: MATEMÁTICA PROF. ZENAR PEDRO SCHEIN Sala: ATIVIDADES PARA O DIA 29/2/2015 1 Disciplina: FÍSICA I Curso: MATEMÁTICA PROF. ZENAR PEDRO SCHEIN Sala: ATIVIDADES PARA O DIA 9//015 OBS.: TODOS OS TEXTOS E EXERCÍCIOS ORGANIZADOS EM FÍSICA I SÃO COMPILADOS DA BIBLIOGRAFIA BÁSICA OU

Leia mais

PÁGINA BÔNUS: Método de Violão e Guitarra Acús ca Assista também a primeira aula de Violão e Guitarra Acús a, vai ajudar muito!

PÁGINA BÔNUS: Método de Violão e Guitarra Acús ca Assista também a primeira aula de Violão e Guitarra Acús a, vai ajudar muito! PÁGINA BÔNUS: Método de Violão e Guitarra Acús ca Assista também a primeira aula de Violão e Guitarra Acús a, vai ajudar muito! Particularidades do violão (guitarra acústica): 2. Método de solo por frações

Leia mais

VESTIBULAR MÚSICA

VESTIBULAR MÚSICA 0 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ - REITORIA DE ENSINO COMISSÃO DE PROCESSOS VESTIBULARES UNIDADE ACADEMICA DE ARTE E MÍDIA VESTIBULAR 2015.2 TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA MÚSICA CONQUISTE

Leia mais

Figuras Musicais Principais figuras musicais

Figuras Musicais Principais figuras musicais Figuras Musicais Figuras musicais (ou figuras rítmicas) são símbolos utilizados para representar os tempos de uma música. Agora que já aprendemos a representação das notas na partitura, chegou a hora de

Leia mais

01. (UECE-1996) Um menino, parado em relação ao solo, vê sua imagem em um espelho plano E colocado à parede traseira de um ônibus.

01. (UECE-1996) Um menino, parado em relação ao solo, vê sua imagem em um espelho plano E colocado à parede traseira de um ônibus. Óptica Geométrica 3 o Ano - Lista exercícios sobre espelhos planos 01. (UECE-1996) Um menino, parado em relação ao solo, vê sua imagem em um espelho plano E colocado à parede traseira de um ônibus. Se

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS TREINOS COM TRÊS DEDOS E OS PRIMEIROS ACORDES PARA TOCAR AS PRIMEIRAS MÚSICAS São Paulo 2013 SUMARIO OBJETIVO DA AULA... 02 TREINOS A SEREM EXECUTADOS...

Leia mais

Teoria Musical. 01. Identifique as notas abaixo, lendo-as primeiro em clave de sol na 2ª linha e, em seguida, em clave de dó na 3ª linha.

Teoria Musical. 01. Identifique as notas abaixo, lendo-as primeiro em clave de sol na 2ª linha e, em seguida, em clave de dó na 3ª linha. Teoria Musical 01. Identifique as notas abaixo, lendo-as primeiro em clave de sol na 2ª linha e, em seguida, em clave de dó na 3ª linha. 0-0) sol, dó, lá, mi, fá, ré, si, dó // dó, fá, ré, lá, si, sol,

Leia mais

TEORIA MUSICAL EM FOCO

TEORIA MUSICAL EM FOCO TEORIA MUSICAL EM FOCO LEM I Módulo 01 HENRIQUE RODRIGUES www.teoriamusicalemfoco.com Teoria Musical em Foco 1 Música, Som e Suas Propriedades O que é Música? Música é a arte que expressa os diversos sentimentos,

Leia mais

Oficina de Estudos da Arte Espírita - Teoria Musical I

Oficina de Estudos da Arte Espírita - Teoria Musical I Teoria Musical I OFICINA DE ESTUDOS DA ARTE ESPÍRITA APOSTILA DE TEORIA MUSICAL Parte 1 3ª edição ELABORADO POR EQUIPE OFICINA Copyleft Rio de Janeiro Brasil 2010 Todos os direitos liberados. É incentivada

Leia mais

Prática. Exercícios didáticos ( I)

Prática. Exercícios didáticos ( I) 1 Prática Exercício para início de conversa Localize na reta numérica abaixo os pontos P correspondentes aos segmentos de reta OP cujas medidas são os números reais representados por: Exercícios didáticos

Leia mais

APOSTILA DE TEORIA MUSICAL 01

APOSTILA DE TEORIA MUSICAL 01 EMT - Ranildo Lopes - Teoria Musical IMAIL: ranildope@bol.com.br 1 ESCOLA DE MÚSICA DE TERESINA DIREÇÃO PROF. AURÉLIO MELO COORD. ADMINISTRATIVA - LUCINEIDE COORD. PEDAGÓGICA PAULO DANTAS ORGANIZADOR PROF.

Leia mais

Princípios Fundamentais para Bateria Vol.1 - com Joel Silva 1. Introdução Teórica

Princípios Fundamentais para Bateria Vol.1 - com Joel Silva 1. Introdução Teórica Princípios Fundamentais para Bateria Vol.1 - com Joel Silva 1 AULA 1 Introdução Teórica Iremos apresentar o que o estudante precisa saber de uma porção da teoria musical para poder ter uma compreensão

Leia mais

3.ª Certificação de Habilidade Específica de 2014 Prova de Habilidades Específicas Música (Bacharelado), Música (Licenciatura) 1

3.ª Certificação de Habilidade Específica de 2014 Prova de Habilidades Específicas Música (Bacharelado), Música (Licenciatura) 1 Nas questões de 1 a 10, responda de acordo com o comando de cada uma delas. As questões 1, 9 e 10 exigem respostas a serem construídas; as questões 3, 5, 7 e 8 são de associação. As respostas a essas questões

Leia mais

O método é simples. 1. Entender o movimento (mentalmente), assimilá-lo. 2. Executar o movimento.

O método é simples. 1. Entender o movimento (mentalmente), assimilá-lo. 2. Executar o movimento. O método é simples Tocar bateria é coordenar os movimentos dos braços e pernas, só isso. Não é preciso ler partituras Não é preciso saber as notas musicais Não é preciso ter o dom para a música Aprender

Leia mais

Usando potências de 10

Usando potências de 10 Usando potências de 10 A UUL AL A Nesta aula, vamos ver que todo número positivo pode ser escrito como uma potência de base 10. Por exemplo, vamos aprender que o número 15 pode ser escrito como 10 1,176.

Leia mais

Exemplo 13 figuras de tempo e suas relações básicas.

Exemplo 13 figuras de tempo e suas relações básicas. 3. FIGURAS DE TEMPO, PAUSAS Figuras de tempo: são usadas para representar as durações das notas. Assim como a representação das notas dentro da pauta, a representação das durações das notas são relativas,

Leia mais

4. COMO TRANSPOR AS CIFRAS NO VIOLÃO

4. COMO TRANSPOR AS CIFRAS NO VIOLÃO 4. COMO TRANSPOR AS CIFRAS NO VIOLÃO 4.1. Como Fazer A transposição de cifras no braço do violão deslocando o acorde para a direita ou para a esquerda é muito fácil. Basta conhecer as notas das cordas

Leia mais

QUESTÃO 3 ALTERNATIVA E 24 é o maior número que aparece na figura. Indicamos abaixo a sequência de operações e seu resultado. 24 2 12 6 144.

QUESTÃO 3 ALTERNATIVA E 24 é o maior número que aparece na figura. Indicamos abaixo a sequência de operações e seu resultado. 24 2 12 6 144. OBMEP 009 Nível 1 1 QUESTÃO 1 Na imagem que aparece no espelho do Benjamim, o ponteiro dos minutos aponta para o algarismo, enquanto que o ponteiro das horas está entre o algarismo 6 e o traço correspondente

Leia mais

Catálogo com truques e jogos de cartas

Catálogo com truques e jogos de cartas Catálogo com truques e jogos de cartas Toque Rápido1 São colocadas cinco cartas sobre a mesa pelo Ajudante do Mágico. Um Voluntário escolhe uma, e comunica a sua escolha ao Ajudante. O Mágico entra em

Leia mais

Plano Anual Educação Musical - 1º Ciclo -

Plano Anual Educação Musical - 1º Ciclo - Plano Anual Educação Musical - 1º Ciclo - GERAIS PERCEPÇÃO SONORA E MUSICAL Explorar e identificar os elementos básicos da música; Identificar auditivamente características rítmicas, melódicas, harmónicas

Leia mais

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia DINÂMICAS

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia DINÂMICAS S CAIXA DOS CONTOS Construindo um texto coletivo... Em uma caixa fechada são colocados vários objetos de modo que contemple o número de alunos da sala de aula. Os objetos devem ser retirados, de modo aleatório,

Leia mais

MATERIAL DE APOIO TEÓRICO

MATERIAL DE APOIO TEÓRICO MATERIAL DE APOIO TEÓRICO ESCOLA DE MÚSICA DE TERESINA PROF. RANILDO LOPES MÚSICA: É a arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção, dentro do tempo. É a arte

Leia mais

Menino ou menina? Exercício 1 Vamos lembrar então o que são genes e cromossomos. Volte à Aula 20 e dê as definições: a) Gene... b) Cromossomo...

Menino ou menina? Exercício 1 Vamos lembrar então o que são genes e cromossomos. Volte à Aula 20 e dê as definições: a) Gene... b) Cromossomo... A UU L AL A Menino ou menina? Quando um casal descobre que vai ter um filho, a primeira curiosidade é saber se nascerá um menino ou uma menina. Mas será que os futuros pais, ou mesmo as pessoas que não

Leia mais

Dó -tom- Ré -tom- Mi -½tom- Fá -tom- Sol -tom- Lá -tom- Si -½tom- Dó...

Dó -tom- Ré -tom- Mi -½tom- Fá -tom- Sol -tom- Lá -tom- Si -½tom- Dó... Artigo Científico 4- A Matemática no mundo da música Guilherme Ramos Informática Manhã IFRS Campus Osório 28/11/2011 Resumo: Realmente sem idéias pra este artigo resolvi pegar uma das coisas que eu mais

Leia mais

Unidade 10 Análise combinatória. Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial

Unidade 10 Análise combinatória. Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial Unidade 10 Análise combinatória Introdução Princípio Fundamental da contagem Fatorial Introdução A escolha do presente que você deseja ganhar em seu aniversário, a decisão de uma grande empresa quando

Leia mais

Circuitos Aritméticos

Circuitos Aritméticos Circuitos Aritméticos Semi-Somador Quando queremos proceder à realização de uma soma em binário, utilizamos várias somas de dois bits para poderemos chegar ao resultado final da operação. Podemos, então,

Leia mais

2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média.

2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média. 1) Inicializar um vetor de inteiros com números de 0 a 99 2) Escreva um algoritmo que leia um conjunto de 10 notas, armazene-as em uma variável composta chamada NOTA e calcule e imprima a sua média 3)

Leia mais

Congregação Cristã no Brasil GEM - Plano de Aula - Infantil Instrutoras

Congregação Cristã no Brasil GEM - Plano de Aula - Infantil Instrutoras Congregação Cristã no Brasil GEM - Plano de Aula - Infantil Instrutoras Congregação Cristã no Brasil Cidade: Bairro: Instrutora: Examinadora responsável: Conselhos para o melhor funcionamento dos Grupos

Leia mais

FRAÇÃO Definição e Operações

FRAÇÃO Definição e Operações FRAÇÃO Definição e Operações DEFINIÇÃO: Fração é uma forma de se representar uma quantidade a partir de um valor, que é dividido por um determinado número de partes iguais. Como é que você representaria

Leia mais

0. Objectivo. 1. Erros no remate. 1.1. Ângulo de erro

0. Objectivo. 1. Erros no remate. 1.1. Ângulo de erro 0. Objectivo Vamos ver como algumas situações nos jogos de futebol podem ser estudadas de um ponto de vista matemático. Para isso, vamos considerar um modelo muito simplificado do que acontece realmente

Leia mais

Prof. Juarez Barcellos

Prof. Juarez Barcellos ou Notação Musical A teoria serve para que o músico organize a aplicação de sua técnica. Ela é o intelecto, a compreensão da arte. É através dela que as composições rompem os séculos com uma linguagem

Leia mais

Propriedades do som musical:

Propriedades do som musical: 2. SOM MUSICAL, PAUTA, CLAVE, LINHA SUPLEMENTAR Propriedades do som musical: altura musical é a propriedade do som que permite distinguir sons graves de sons agudos; duração musical é a propriedade do

Leia mais

Solução da prova da 2a fase OBMEP 2014 Nível 2. Questão 1. item a)

Solução da prova da 2a fase OBMEP 2014 Nível 2. Questão 1. item a) Questão 1 Cada nova pilha tem dois cubinhos a mais em sua base. Assim, como a terceira pilha tem 5 cubinhos em sua base, a quarta pilha tem 5 + 2 = 7 cubinhos e a quinta pilha tem 7 + 2 = 9 cubinhos em

Leia mais

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA 01) Assinale a alternativa CORRETA, no tocante ao ensino da música. A( ) O professor de música deve necessariamente ter o dom musical nato, porque somente assim poderá estar atento

Leia mais

Imagine que você queira conhecer alguns pontos do Brasil e vai utilizar este mapa. Vamos lá! - Baía de Guanabara G6 - Porto Velho C3 - Belém F2

Imagine que você queira conhecer alguns pontos do Brasil e vai utilizar este mapa. Vamos lá! - Baía de Guanabara G6 - Porto Velho C3 - Belém F2 magine que você queira conhecer alguns pontos do Brasil e vai utilizar este mapa. Vamos lá! - Baía de Guanabara G6 - Porto Velho C3 - Belém F Agora, encontre as seguintes localidades e assinale o ponto

Leia mais

FUNÇÕES MATEMÁTICAS NÚMERO : PI() SENO E COSSENO: SEN() E COS()

FUNÇÕES MATEMÁTICAS NÚMERO : PI() SENO E COSSENO: SEN() E COS() FUNÇÕES MATEMÁTICAS FUNÇÕES MATEMÁTICAS O Excel possui uma série de funções matemáticas em sua biblioteca. Para utilizar uma função, sempre devem ser utilizados os parêntesis, mesmo que estes fiquem vazios.

Leia mais

Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível PE Respostas

Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível PE Respostas Canguru de Matemática Brasil 2016 Nível PE Respostas Problemas de 3 pontos 1. Qual letra do quadro ao lado não está na palavra LAGOA? (A) B (B) L (C) G (D) N (E) O 1. Alternativa D A letra N não aparece

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR VESTIBULAR 2017 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém 30 questões. Caso contrário,

Leia mais

Você pode achar que tocar Sanfona exija um conhecimento profundo da notação musical, mas quer saber? Na verdade não exige.

Você pode achar que tocar Sanfona exija um conhecimento profundo da notação musical, mas quer saber? Na verdade não exige. COMO TOCAR SANFONA COMO TOCAR SANFONA Você pode achar que tocar Sanfona exija um conhecimento profundo da notação musical, mas quer saber? Na verdade não exige. Portanto, se você for iniciante e quiser

Leia mais

ENTENDA OS PRINCÍPIOS DA ALTIMETRIA

ENTENDA OS PRINCÍPIOS DA ALTIMETRIA ENTENDA OS PRINCÍPIOS DA ALTIMETRIA Altura, Altitude, Nível de Voo. Para muitos de nós, isto pode parecer muito semelhante, talvez até a mesma coisa. Mas em aeronáutica, cada uma destas palavras tem um

Leia mais

Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas

Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas A UU L AL A Vamos supor que você seja dono de uma pequena empresa mecânica e alguém lhe encomende 10.000 peças de fixação, que deverão ser fabricadas

Leia mais

Guia de instalação. Página 1 de 14

Guia de instalação. Página 1 de 14 Guia de instalação Página 1 de 14 Página 2 de 14 Conteúdo 1.0. Conhecendo o terminal... 3 1.1.1. Descrição dos botões... 3 1.1.2. Ligando o terminal... 4 1.1.3. Alarmes técnicos... 4 1.1.4. Componentes

Leia mais

ACD Loteca Chaves e Filtro PRO 1.0 Dicas

ACD Loteca Chaves e Filtro PRO 1.0 Dicas ACD Loteca Chaves e Filtro PRO 1.0 Dicas Antes de fazer a sua jogada, atualize os resultados e a programação de jogos, clicando nos botões Atualiza. É necessário estar conectado à Internet. Faça muitos

Leia mais

PROFMAT AV3 MA 11 2011. (1,0) (a) Prove isto: Se um número natural não é o quadrado de um outro número natural, sua raiz quadrada é irracional.

PROFMAT AV3 MA 11 2011. (1,0) (a) Prove isto: Se um número natural não é o quadrado de um outro número natural, sua raiz quadrada é irracional. Questão 1. (1,0) (a) Prove isto: Se um número natural não é o quadrado de um outro número natural, sua raiz quadrada é irracional. (1,0) (b) Mostre que 2 + 5 é irracional. (a) Seja n N. Se p q Q é tal

Leia mais

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzx cvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq MTSK wertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyui Método de Teoria e Solfejo

Leia mais

Dicas Para Ser Um Ótimo Músico. Parte 1/6. Departamento de Música AD Vale das Virtudes

Dicas Para Ser Um Ótimo Músico. Parte 1/6. Departamento de Música AD Vale das Virtudes Dicas Para Ser Um Ótimo Músico Parte 1/6 Departamento de Música AD Vale das Virtudes Paz do Senhor Jesus! É com muita alegria e satisfação que lhe apresentamos nosso 1º Curso Online ministrado pelo do

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático Cap. 8 Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação

Raciocínio Lógico Matemático Cap. 8 Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação Raciocínio Lógico Matemático Cap. 8 Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação Sequências Lógicas e Suas Leis de Formação Estudaremos, neste capítulo, várias sequências lógicas e buscaremos explorar quais

Leia mais