DEFINIÇÃO CONCEITUAL DE UM AMBIENTE DATA WAREHOUSE PARA OS INDICADORES DE DESEMPENHO UTILIZADOS COMO APOIO NOS PROCESSOS DECISÓRIOS DA UNIVERSIDADE DO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEFINIÇÃO CONCEITUAL DE UM AMBIENTE DATA WAREHOUSE PARA OS INDICADORES DE DESEMPENHO UTILIZADOS COMO APOIO NOS PROCESSOS DECISÓRIOS DA UNIVERSIDADE DO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM MBA GERENCIAMENTO EM BANCO DE DADOS DIRLENE UGGIONI DALTOÉ DEFINIÇÃO CONCEITUAL DE UM AMBIENTE DATA WAREHOUSE PARA OS INDICADORES DE DESEMPENHO UTILIZADOS COMO APOIO NOS PROCESSOS DECISÓRIOS DA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CRICIÚMA, JULHO DE 2005

2 1 DIRLENE UGGIONI DALTOÉ DEFINIÇÃO CONCEITUAL DE UM AMBIENTE DATA WAREHOUSE PARA OS INDICADORES DE DESEMPENHO UTILIZADOS COMO APOIO NOS PROCESSOS DECISÓRIOS DA UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC Monografia apresentada à Diretoria de Pós- Graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC, para a obtenção do título de especialista em MBA Gerenciamento de Banco de Dados. Orientador: Valéria de Araújo CRICIÚMA, JULHO DE 2005.

3 2 AGRADECIMENTOS A Valéria de Araújo, minha orientadora, que contribuiu muito para o sucesso do trabalho, conduzindo-me sabiamente, não deixando que me desviasse dos objetivos do mesmo.

4 3 RESUMO Os bancos de dados tradicionais, utilizados hoje na grande maioria das Instituições de Ensino Superior (IES), não oferecem informações gerencias seguras e no tempo de resposta desejado. O Data WareHouse (DW), poderosa ferramenta de armazenamento de dados surgida no anos 90, com todos os seus conceitos de integração, integridade e disponibilidade de informação é a tecnologia que veio para suprir esta deficiência. Por meio da modelagem conceitual de um DW para os indicadores de desempenho utilizados pelos gestores da UNESC, objetivo central desta monografia, é mostrado a utilidade desta nova tecnologia de armazenamento e os resultados obtidos com ela. O trabalho apresenta o modelo conceitual de um ambiente Data WareHouse com arquitetura botton-up para os indicadores de desempenho da UNESC. Traz ainda uma visão geral sobre os processos de tomada de decisão e a estrutura organizacional das IES. Aborda também a tecnologia DW nos pontos específicos que apóiam a proposta do modelo apresentado. Palavras-chave: Tomada de Decisão; Informações Gerenciais; Indicadores de Desempenho; Banco de Dados; Organização Universitária; Data WareHouse; Data Mart.

5 4 LISTA DE FIGURAS Figura 1 Exemplo de cubo representando o índice de evasão por cursos em vários semestres (três medidas: cursos X evasão X semestres)... Figura 2 Esquema Estrela com as tabelas fato e dimensões... Figura 3 Organograma da Pró-Reitoria Administrativa da UNESC... Figura 4 Indicadores para medir e avaliar desempenho para as Atividades da área de Ensino... Figura 5 Indicadores para medir e avaliar desempenho para as Atividade da área de Desenvolvimento Humano (DH)... Figura 6 Indicadores para medir e avaliar desempenho para as Atividades da área Financeira (Receitas e Despesas)... Figura 7 Tabela de Fato e tabelas de Dimensão para o DM de Ensino... Figura 8 Tabela de Fato e tabelas de Dimensão para o DM de DH... Figura 9 Tabela de Fato e tabelas de Dimensão para o DM de Contas a Receber (Receitas)... Figura 10 Tabela de Fato e tabelas de Dimensão para o DM de Folha de Pagamento (Despesas)

6 5 LISTA DE ABREVIATURAS BD Banco de Dados CONSEPE Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão CONSU DW DM IES ODS OLTP MDM MER SAD SGBD SIG SIE SQL UNESC Conselho Superior Data WareHouse Data Mart Instituição de Ensino Superior Operational Data Store On-Line Transacional Processing Modelo Multidimensional Modelagem Tradicional Entidade-Relacionamento Sistema de Apoio a Decisão Sistema Gerenciador de Banco de Dados Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Executivas Structured Query Language Universidade do Extremo Sul Catarinense

7 6 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO Justificativas... 2 OBJETIVOS Objetivo Geral Objetivos Específicos Estrutura do Trabalho... 3 O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO Níveis de Decisão Tipos de Decisão Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) Características de um SAD Considerações... 4 DATA WAREHOUSE Conceitos de DW Diferenças entre BD Tradicionais e DW Características de um DW Modalidades de um DW Modelagem de Dados para DW Modelagem Multidimensional Projeto de um DW Considerações... 5 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL UNIVERSITÁRIA Modelos de Organização Universitária Tipos de Organização Universitária Grau de Dependência de uma Organização Universitária A Administração Superior e os níveis do Processo de Tomada de Decisão. 5.5 A importância da Informação numa IES O Processo de Tomada de Decisão nas IES Considerações

8 7 6 SOLUÇÃO PROPOSTA: Modelagem de um DW para armazenamento dos Indicadores de Desempenho utilizados pelos gestores UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense - nos seus processo decisórios Estrutura Organizacional da UNESC Histórico Órgãos de Administração Sistemas Existentes Sistemas Próprios (Desenvolvimento Interno) Sistemas de Terceiros O Processo de Tomada de Decisão na UNESC Área de Aplicação Modelagem do DM para a Área de Aplicação Proposta Projeto do DW Etapa de Ante-Projeto Levantamento de Dados Fontes de Origem Indicadores de Ensino Indicadores de RH Indicadores de Finanças Granularidade e Freqüência de Atualização Etapa de Definição Arquitetura de Dados Arquitetura funcional Modelagem dimensional Tabela Fato e Dimensões para os Indicadores de Ensino Tabela Fato e Dimensões para os Indicadores de RH Tabela Fato e Dimensões para os Indicadores de Finanças Etapa de Execução... 7 CONCLUSÃO E SUGESTÕES FUTURAS... REFERÊNCIAS

9 8 1 INTRODUÇÃO Dirigentes ou pessoas em cargos de chefia precisam obter informações sobre o resultado de todo processo administrativo, a qualquer tempo, a fim de facilitar a tomada de decisões. Para obtenção de sucesso na administração de todo negócio cada vez mais é necessário se antecipar do que reagir, e daí surgem os Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) e junto com eles também a necessidade de um ambiente Informacional que integre as informações de todos os Sistemas Corporativos de uma Instituição. Tais Sistemas Corporativos, apesar de serem de grande importância às atividades executadas dentro de um setor na grande Empresa, não são de grande valia nos processos de tomada de decisão, pois não fornecem informações relevantes sobre o histórico dos dados. Nos anos 90 surgiu o Data WareHouse (armazém de dados) que segundo Inmon (1997) Data WareHouse é um banco de dados orientado por assunto, integrado, não volátil e histórico, criado para suportar o processo de tomada de decisão". Este recurso permite aos dirigentes tomadas de decisões a partir de informações retiradas de uma única fonte, não precisando mais mesclar informações, às vezes redundantes ou inconsistentes, provenientes de diversos relatórios setoriais.

10 9 1.1 Justificativas A UNESC, como a maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) de médio e grande porte, possui seus dados armazenados em Banco de Dados (BD) tradicionais que não oferecem subsídios suficientes aos dirigentes para acompanhar sua administração e planejar novas ações. Cada setor tem o seu Sistema Aplicativo para entrada e manipulação de dados. Estes aplicativos são, muitas vezes, planejados para atenderem às necessidades do setor enfocando a sua atividade, independente da Instituição como um todo. Alguns destes aplicativos são terceirizados e oferecem apenas relatórios funcionais cujos resultados interessam apenas ao setor. Os dirigentes precisam de um ambiente que disponibilize os dados relevantes aos processos de tomada de decisão de maneira integrada, rápida e sobretudo confiável.

11 10 2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral A proposta deste trabalho é criar um modelo conceitual, em um ambiente Data WareHouse, para armazenamento dos indicadores de desempenho da UNESC, possibilitando acesso rápido e confiável as informações necessárias aos processos decisórios da Instituição. 2.2 Objetivos Específicos Estudar o processo de tomada de decisão nas Organizações Universitárias; Estudar o ambiente Data WareHouse; Identificar uma área estratégica no processo decisório da UNESC para aplicação desta proposta; Definir, conceitualmente, um ambiente DW para os indicadores de desempenho da UNESC. 2.3 Estrutura do Trabalho No primeiro e segundo capítulos temos uma visão geral do tema do trabalho com introdução, justificativas, objetivos e estrutura do trabalho. O capítulo três aborda o Processo de Tomada de Decisão descrevendo sua natureza, seus níveis e tipos. Também faz uma breve explanação sobre os Sistemas de Apoio a Decisão, destacando as suas principais características.

12 11 No capítulo quatro é feito um estudo sobre a tecnologia Data Warehouse abordando conceitos, características e as principais diferenças entre Modelagem Tradicional e Modelagem Multidimensional. No quinto capítulo é apresentado um estudo da Organização Universitária mostrando as estruturas, modelos e tipos de IES. O sexto capítulo traz a definição conceitual (modelo) do ambiente Data Warehouse, aplicado a uma área específica, para os indicadores de desempenho utilizados na tomada de decisão da UNESC. Apresenta também um breve histórico da instituição, seus órgãos de administração e sistemas existentes. O sétimo capítulo discorre sobre as conclusões obtidas durante o desenvolvimento do trabalho e as referências bibliográficas encerram o trabalho.

13 12 3 O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO A tomada de decisão e a solução de problemas são dois procedimentos que estão intimamente relacionados. Estes tipos de procedimentos acontecem independente da vontade do indivíduo, eles fluem naturalmente na medida que situações adversas são enfrentadas no cotidiano. Normalmente um indivíduo utiliza a criatividade, intuição, imaginação e inovação para decisões e soluções. Partindo desta premissa, Filho (2005), diz que as decisões podem ser de natureza analítica, planejada, criativa ou intuitiva: Decisão analítica: é a decisão tomada pelo lado racional do indivíduo, julgando com imparcialidade os dados disponíveis; Decisão planejada: em geral, são as decisões tomadas de maneira seqüencial e procedimental, levando-se sempre em consideração o ponto de vista administrativo; Decisão criativa: neste tipo de decisão, inovação e imaginação são as ferramentas mais utilizadas; Decisão intuitiva: são geralmente empregadas naquelas situações em que a disponibilidade de dados é pequena impedindo um processo meticuloso de coleta e análise de dados. 3.1 Níveis de Decisão Segundo Stair (1999), dentro de uma estrutura organizacional clássica, definida por uma hierarquia onde a autoridade está mais concentrada no topo da

14 13 administração, o processo de tomada de decisão pode se dar em três níveis: estratégico, tático ou operacional. Decisões estratégicas: ocorrem após a análise de padrões, comportamentos e tendências de um grande volume de dados durante anos. São tomadas de decisão que causam grandes impactos e geralmente afetam os rumos de todo empreendimento. Normalmente são efetuadas pelos executivos ou conselho de diretores da organização; Decisões táticas: são aquelas que ocorrem com mais freqüência, analisando-se pequenas bases de dados e com a finalidade de resolver imediatamente a problemas específicos do negócio. São as decisões tomadas por gerentes ou equipes de gerência; Decisões operacionais: envolvem toda a equipe operacional e supervisores que está única e exclusivamente preocupada com o fluxo das atividades de rotina da empresa visando à eficiência das atividades desempenhadas. São decisões relativamente simples e que podem ser pré-definidas em forma de procedimentos padrões. 3.2 Tipos de Decisão As decisões tomadas a nível estratégico tendem mais à não-estruturadas, as de nível tático são mais semi-estruturadas e as operacionais tendem à decisões mais estruturadas (Laudon & Laudon, 1999; Stair, 1999): Decisão estruturada: são decisões tomadas mediante uma regra préestabelecida através de procedimentos padrões;

15 14 Decisão semi-estruturada: alguns procedimentos podem ser prédefinidos, mas isto não quer dizer que o procedimento seja suficiente; Decisão não-estruturada: envolvem situações incomuns onde não se pode pré-definir procedimentos a serem seguidos. Envolvem um alto grau de risco. Com o passar do tempo e com as grandes transformações do ambiente de trabalho, cada vez mais competitivo e dependente de informação, surge a necessidade de um meio para gerenciar grandes volumes de dados. É neste contexto que aparecem os Sistemas de Apoio a Decisão (SAD s). Esta poderosa ferramenta de gerenciamento de dados aliada a tecnologia de DW, tornam-se o diferencial nos processo decisórios de uma organização. Os SAD s vão disponibilizar aos gestores os meios para recuperação e manipulação das informações armazenadas no DW. 3.3 Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) A competitividade e as exigências cada vez maiores dos clientes está fazendo com que as instituições educacionais tenham que atuar num ambiente dinâmico e atualizado onde a decisão é o diferencial para sobrevivência das mesmas. Um SAD é um sistema muito útil aos gestores, pois auxilia na tomada de decisões inteligentes para resolução de problemas. De acordo com Inmon (1997), Sistemas de Apoio à Decisão são sistemas que realizam o processamento analítico e provêem as informações necessárias ao gestor.

16 15 Para Laudon & Laudon (1999), os SAD s são interativos no sentido que o usuário interage diretamente com os dados, on-line, para mudar a maneira como os dados são apresentados. Já para Stair (1999), um SAD constitui-se num conjunto organizado de pessoas, procedimentos, softwares e banco de dados utilizados para dar suporte à tomada de decisão Características de um SAD Stair (1999) apresenta algumas características de um SAD que os tornam eficazes ferramentas de apoio gerencial: Manipular grande volume de dados: busca informações em BD, mas também é flexível para soluções de problemas com pequeno volume de dados; Obter e processar dados de fontes diferentes: tem capacidade de acessar banco de dados diferentes, de dentro ou de fora da organização, e integrar estes dados; Proporcionar flexibilidade de relatórios e de apresentação: possui formatos muito variados de relatórios ao contrário de outros tipos de sistemas que geram formatos fixos; Possuir orientação tanto textual quanto gráfica: apresenta a orientação que o gestor preferir, textual ou gráfica (tabelas, gráficos de pizza, curvas); Executar análises e comparações complexas e sofisticadas utilizando pacotes de software avançados: muitas vezes este softwares são programas independentes que o SAD tem meios de incorporar;

17 16 Dar suporte a abordagens de otimização, satisfação e heurística: para problemas complexos, com a satisfação e a heurística o SAD pode encontrar uma solução muito boa, não necessariamente a melhor, flexibilizando a obtenção de ajuda computacional nas atividades de tomada de decisão; Executar análises de simulações e por metas: através de simulações um gestor pode fazer modificações nos dados e analisar o impacto nos resultados. 3.4 Considerações A evolução e importância que os SAD s vêm adquirindo no mundo empresarial podem ser sentidas concretamente no correr dos anos. Os anos 60 ficaram marcados pela expansão dos computadores nas organizações e o desenvolvimento de sistemas de informação simples usando linguagens de programação linear. Nos anos 70 surgem os BD e os primeiros conceitos de Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD). Um pouco mais tarde foi incorporado a estes sistemas o conceito de Sistemas de Informação Gerenciais (SIG), que forneciam aos gestores a informação necessária para as tomadas de decisão, através de relatórios pré-definidos. O termo Sistema de Apoio à Decisão surgiu, porque estes relatórios pré-definidos não estavam mais suprindo muito das necessidades de tomadas de decisão. A década de 80 ficou marcada com o surgimento dos Sistemas de Informação Executivas (SIE) que propiciava aos executivos uma maneira fácil de obter as informações que eles desejavam no formato que eles quisessem.

18 17 Mas é nos anos 90, com o surgimento do DW, que ocorrem as mudanças mais significativas e maiores avanços nos SAD s. A nova geração de Sistema de Apoio a Decisão está sendo muito útil no gerenciamento dos negócios, auxiliando gestores modernos a enfrentarem um mercado de trabalho dinâmico e competitivo. Este cenário motivou o desenvolvimento do tema neste trabalho: a definição conceitual de um modelo baseado nas concepções de um DW, sendo este o meio que vai disponibilizar os dados para a tomada de decisão pelos gestores da UNESC.

19 18 4 DATA WAREHOUSE O Data Warehouse surgiu nos anos 90 e vem sendo utilizado cada vez mais pelas empresas para proporcionar integração entre os dados provenientes de várias fontes distintas, reduzindo o tempo gasto pelos gestores na obtenção das informações que darão o apoio necessários aos processos decisórios. 4.1 Conceitos de DW Muitas definições de DW podem ser encontradas na literatura. Algumas envolvem mais conceitos tecnológicos outras, conceitos de administração de empresas: Segundo Kimball et. al. (1998), Data Warehouse é uma cópia dos dados de transações, estruturada especificamente para consultas e análises. Para Harjinder & Rao (1996), Data Warehouse é um processo em andamento que aglutina dados de fontes heterogêneas, incluindo dados históricos e dados externos para atender à necessidade de consultas estruturadas e ad-hoc, relatórios analíticos e de suporte à decisão. De acordo com Barquini (1996), Data Warehouse é uma coleção de técnicas e tecnologias que juntas disponibilizam um enfoque pragmático e sistemático para tratar com o problema do usuário final de acessar informações que estão distribuídas em vários sistemas da organização. Apesar das diferenças de conceitos uma das principais característica do DW, defendida pela maioria dos autores, é que os dados armazenados são apenas

20 19 de leitura, ou seja, não sofrem mutações, garantindo a integridade dos mesmos. São dados que vão servir de base aos SAD s. 4.2 Diferenças entre BD Tradicionais e DW Num BD Tradicional as informações armazenadas são aquelas necessárias a viabilização das operações diárias de uma Empresa. Estas operações são constantemente alteradas, sem que estas mudanças fiquem gravadas para futuras consultas. Por exemplo, não se consegue resgatar qual era o endereço de um determinado cliente numa determinada data de compra, pois o que se mantém armazenado é o endereço atual do cliente. Já num DW estas alterações são armazenadas, uma a uma, mantendo-se um histórico cronológico dos dados. Este tipo de informação é extremamente importante para o processo de tomada de decisão e definição de melhorias nos processos atuais ou futuros de uma organização, pois os gestores podem acompanhar o perfil do cliente no decorrer de um determinado tempo e utilizar esta informação como parâmetro na definição de novas estratégias. 4.3 Características de um DW Um DW apresenta algumas características que o transformam numa poderosa ferramenta no processo de tomada de decisão. Inmon (1997) define as principais e sobre elas concordam os mais renomados autores, dentre eles Harjinder & Rao (1996) e Kimbal (1998):

21 20 Organização por Assuntos: os DW se organizam de acordo com as diversas áreas da empresa ou informações importantes no processo de análise (por exemplo, perfil dos alunos) e não com base nos diversos sistemas locais (Sistema de Registro de Diplomas, Matrícula, Contas a Receber). É comum acontecer de se armazenar informações no DW que no decorrer do tempo não servem para nenhum tipo de análise, enquanto que uma outra informação desprezada durante a construção do DW venha a se tornar vital. É imprescindível que, durante a definição de um DW, o usuário final seja consultado para que sejam armazenadas exatamente aquelas informações que vão dar subsídios para o alcance dos objetivos. Integração: No DW os dados que representam uma mesma informação são referenciados do mesmo modo, ao contrário dos BD tradicionais que podem ter representações diferentes para a informação sexo, por exemplo, (M/F ou H/M). Variação no Tempo: É esta característica que permite, por exemplo, saber o perfil de um determinado aluno em momentos diferentes da vida escolar, o que não acontece com o modelo tradicional que disponibiliza, normalmente, apenas o estado civil atual do aluno. O problema é definir qual o período que se deve esperar para que uma alteração no BD se reflita do DW. Inmon (1997) sugere um período de 24 horas. Não Volatilidade: Após a carga inicial de dados no DW, estes permanecem estáticos, ou seja, não podem sofrer alteração. Devem estar disponíveis apenas para consultas, garantindo a confiabilidade da informação. Granularidade: É o nível de detalhes dentro do DW. Quanto menor a granularidade, maior o nível de detalhes e conseqüentemente, maior o volume de dados armazenados. À medida que o nível de granularidade aumenta, o número de

22 21 consultas que podem ser realizadas diminui. O mais recomendado é um DW com níveis duais de granularidade, ou seja, ter os dados a respeito de um mesmo assunto armazenados pelo menos de duas maneiras diferentes. Por exemplo: os pagamentos de mensalidade de uma IES podem ser armazenados diariamente (lançamento por lançamento) ou pode-se armazenar mensalmente o histórico resumido destes lançamentos. Então, tanto os dados resumidos quanto os detalhados estarão disponíveis para consulta. Metadados: Importantíssimos para o sucesso de um DW, são definidos como dados acerca de um determinado dado. Provêm informações sobre a estrutura de dados e a relação entre elas. 4.4 Modalidades de um DW Dependendo do tamanho e porte da organização deve-se optar por um modelo de DW. O mau dimensionamento de um do banco de dados pode ser o princípio do fracasso de um DW, por isto esta fase do projeto deve ser muito bem planejada. Competitividade, volume de negócios e informação e o tamanho da base de dados são fatores que devem ser levados em consideração, segundo Amaral (1999). As possíveis modalidades de DW descritas em Amaral (1999) são: Data Warehouse Corporativo: São geralmente adotados por grandes Empresas, devido ao grande volume de informações que devem ser armazenados. Esta solução tem custos extremamente elevados e a atualização (processo de carga inicial) de um DB Tradicional para o DW é extremamente lenta, podendo levar vários meses, ou até anos, devido a compactação dos dados (meio que o DW utiliza para armazenamento do dados).

23 22 Operational Data Store (ODS): Não é propriamente um DW, é um banco de dados de produção replicados com ajustes de erros. O ODS é utilizado a princípio para gerar relatórios-padrão e prover detalhes de transações para análise. Sua principal vantagem é que ele melhora o desempenho do sistema de produção, já que os resultados dos processamentos são transferidos do On-Line Transacional Processing (OLTP) para o ODS. Data Mart (DM): São soluções apropriadas às pequenas e médias Empresas, uma vez que representam um tipo de DW menos complexo em termos de implementação. Outras características de um DM segundo Sassi (2004): tipo de DW em que os dados estão mais próximos do usuários, pois são quase que personalizados (atendem às necessidades de um setor específico); menor volume de dados, propiciando um gerenciamento mais fácil; permite a tomada de decisão a nível departamental ou setorial; desenvolvimento rápido, de 3 a 6 meses; custo baixo, se comparado aos DW s Corporativos, de $ a $ Um DM Refere-se a um DW de pequena capacidade usado para atender especificamente a um departamento ou setor da Organização. Como o custo desta solução é bem mais baixo que os outros descritos acima, Amaral (1999) sugere que uma Empresa de pequeno ou médio porte comece com DM s setoriais e depois progrida para o DW central. Esta tecnologia é denominada Botton-Up (de baixo para cima). Estes DM s setoriais devem ser muito bem estruturados para evitar problemas

24 23 futuros, pois se cada setor da Empresa começar o seu DM independentemente, pode haver redundância e inconsistência de dados quando da migração para o DW. 4.5 Modelagem de Dados para DW Segundo Kimball (1998), modelagem de dados, é uma técnica de projeto lógico que busca apresentar os dados em uma estrutura padronizada que é intuitiva, permite alto desempenho de acesso e é específica para suportar processamento analítico. A primeira fase no projeto de construção de um DW é a definição do modelo de dados, ou seja, como os dados vão ser representados no DW. Nesta fase são definidas quais as informações servirão para dar suporte aos processos decisórios e de quais fontes (Sistemas de Origem) elas serão obtidas. A Modelagem Tradicional baseada em Entidade-Relacionamento (MER), segundo Kimbal (1998) e Pereira (1999), não é a ideal para modelagem de dados em DW. Os principais problemas são: excessiva complexidade de representatividade gráfica do modelo para grandes empreendimentos, tornando-se difícil de visualizar e memorizar, tanto pelo usuário final quanto pelo projetista (Pereira, 1999; Kimball, 1998); a cada variação na estrutura do modelo, há necessidade de reescrever e ajustar as implementações. Isso significa que uma vez realizado o ajustamento, as declarações Structured Query Language (SQL), que é a linguagem padrão para acessar BD relacionais, são vulneráveis a modificações nos hábitos das consultas do usuário, porque os esquemas são assimétricos (Pereira, 1999);

25 24 observando o MER, percebe-se que todas as tabelas parecem iguais, não há distinção para identificar as tabelas maiores ou mais importantes, quais tabelas armazenam valores numéricos do negócio e quais armazenam dados praticamente estáticos (Kimball, 1998); no aspecto de extração de informações, quando duas ou mais tabelas do diagrama são necessárias para a mesma consulta, há um número imenso de conexões possíveis entre as tabelas, muitas vezes conduzindo ao mesmo resultado, contudo o caminho escolhido faz a diferença na performance (Kimball, 1998). Para Kimbal (1998) e Pereira (1999), a Modelagem Multidimensional é a mais indicada para a modelagem de um DW, pois permite uma visualização fácil dos dados através de várias perspectivas. Neste tipo de modelagem é como se os dados estivessem armazenados em cubos ou hipercubos (três ou mais dimensões) e não mais em tabelas matriciais de duas dimensões (linhas e colunas do MER). A Figura 1 retrata um exemplo de cubo.

26 25 Figura 1 Exemplo de cubo representando o índice de evasão por cursos em vários semestres (três medidas: cursos X evasão X semestres) Modelagem Multidimensional O Modelo Multidimensional (MDM) envolve dois elementos básicos: fato e dimensões: Tabela de fatos: é a tabela primária do modelo e contém as medidas numéricas de uma transação. Possuem as seguintes características: são centrais; armazenam grande volume de dados, dependendo do nível de granularidade; possuem chave primária composta, formada por chaves estrangeiras, que fazem a ligação com as tabelas dimensão.

27 26 Tabela de dimensões: são as tabelas secundárias do modelo e contém informações sobre as dimensões de um dado da tabela fato. Algumas características das tabelas dimensão: possuem uma chave primária simples fazendo a ligação com a tabela fato; armazenam pequenos volume de dados, se comparada a tabela fato; definem as restrições para as consultas SQL a base de dados; seus atributos não variam continuamente, são constantes. Para Kimbal (1998) e outros autores, dentre eles, Ferreira (2004) e Domenico (2004), o Modelo Multidimensional mais comumente utilizado é o Star Schema (Esquema Estrela). Neste modelo a tabela fato é a tabela central do esquema e possui várias junções com as demais tabelas dimensões do modelo. Então, no Modelo Multidimensional Estrela uma tabela fato poderia ser a tabela matricula com as informações: código do aluno, curso, ano, semestre, código das disciplinas, quantidade de créditos matriculados. Já as dimensões seriam as tabelas: curso, disciplina, aluno e a tabela tempo que é a única tabela dimensão que sempre vai existir em qualquer modelo, conforme ilustrado na Figura 2.

28 27 dimensao_aluno chave_aluno <pk> <undefined> not null nome_aluno <undefined> not null dt_nascimento <undefined> null chave_aluno = chave_aluno sexo <undefined> null fato_matricula chave_tempo <pk> <undefined> not null chave_curso chave_curso = chave_curso <pk,fk> <undefined> not null chave_aluno <pk,fk> <undefined> not null chave_disciplina <pk> <undefined> not null ano <undefined> not null dimensao_curso semestre <undefined> not null chave_curso <pk> <undefined> not null cod_turma <undefined> not null nome_curso <undefined> null qt_creditos <undefined> null nota <undefined> null faltas <undefined> null dimensao_disciplinas chave_discipli na = chave_curso chave_disciplina <pk> <undefined> not null nome_disciplina <undefined> not null dimensao_tempo chave_tempo <pk> <undefined> not null data <undefined> not null mes <undefined> null ano <undefined> null feriado <undefined> null Figura 2 Esquema Estrela com as tabelas fato e dimensões A utilização deste tipo de modelo possibilita algumas vantagens vistas em POE (1998): provê rápido tempo de resposta; permite otimizar o BD melhorando a execução do planejamento; permite projetar o BD de acordo com o usuário final; simplifica o entendimento para o usuário final; possibilita um maior número de ferramentas de acesso aos dados. 4.6 Projeto de um DW A metodologia de Kimbal (1998) pode ser utilizada como referencial conceitual para definição de um projeto de DW, pois é uma das mais detalhadas e completas. Nesta metodologia o fluxo do trabalho divide-se em três etapas: ante-

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

DATA WAREHOUSE. Introdução

DATA WAREHOUSE. Introdução DATA WAREHOUSE Introdução O grande crescimento do ambiente de negócios, médias e grandes empresas armazenam também um alto volume de informações, onde que juntamente com a tecnologia da informação, a correta

Leia mais

Tecnologia Aplicada à Gestão

Tecnologia Aplicada à Gestão Tecnologia Aplicada à Gestão Parte 4 Aula 11 Fundamentos de SI Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br Introdução O que são e para que servem os Sistemas de Suporte Gerencial? Como

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas

UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas UNIDADE 4. Introdução à Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas 4.1 Motivação Sistemas de Informação são usados em diversos níveis dentro de uma organização, apoiando a tomada de decisão; Precisam estar

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Sistemas de Apoio a Decisão

Sistemas de Apoio a Decisão Universidade do Contestado Campus Concórdia Curso de Sistemas de Informação Prof.: Maico Petry Sistemas de Apoio a Decisão DISCIPLINA: Sistemas de Apoio a Decisão O QUE É UM SISTEMA DE APOIO À DECISÃO?

Leia mais

Para construção dos modelos físicos, será estudado o modelo Relacional como originalmente proposto por Codd.

Para construção dos modelos físicos, será estudado o modelo Relacional como originalmente proposto por Codd. Apresentação Este curso tem como objetivo, oferecer uma noção geral sobre a construção de sistemas de banco de dados. Para isto, é necessário estudar modelos para a construção de projetos lógicos de bancos

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 1 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Apresenta a diferença entre dado e informação e a importância

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Data Warehouse. Debora Marrach Renata Miwa Tsuruda

Data Warehouse. Debora Marrach Renata Miwa Tsuruda Debora Marrach Renata Miwa Tsuruda Agenda Introdução Contexto corporativo Agenda Introdução Contexto corporativo Introdução O conceito de Data Warehouse surgiu da necessidade de integrar dados corporativos

Leia mais

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções.

Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento. Coletar informação; e Identificar as direções. Revisão 1 Coletividade; Diferenciais; Informação; Dado; Informação; Conhecimento Coletar informação; e Identificar as direções. Precisa; Clara; Econômica; Flexível; Confiável; Dirigida; Simples; Rápida;

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Aspectos Importantes - Desenvolvimento de Software Motivação A economia de todos países dependem do uso de software. Cada vez mais, o controle dos processos tem sido feito por software. Atualmente, os

Leia mais

Módulo 4. Construindo uma solução OLAP

Módulo 4. Construindo uma solução OLAP Módulo 4. Construindo uma solução OLAP Objetivos Diferenciar as diversas formas de armazenamento Compreender o que é e como definir a porcentagem de agregação Conhecer a possibilidade da utilização de

Leia mais

TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO Regime Modular ORIENTAÇÕES SOBRE O ROTEIRO DO PROJETO FINAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO Regime Modular ORIENTAÇÕES SOBRE O ROTEIRO DO PROJETO FINAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO Regime Modular ORIENTAÇÕES SOBRE O ROTEIRO DO PROJETO FINAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES [Observação: O template a seguir é utilizado como roteiro para projeto de sistemas orientado

Leia mais

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br

Sistema. Atividades. Sistema de informações. Tipos de sistemas de informação. Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Sistema Tipos de sistemas de informação Everson Santos Araujo everson@everson.com.br Um sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação (Ludwig Von Bertalanffy) sistema é um conjunto

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS SEBRAE/TO UNIDADE: GESTÃO ESTRATÉGICA PROCESSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Competências Analista 1. Administração de recursos de infra-estrutura de tecnologia da informação 2.

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS INSTRUÇÃO DE TRABALHO PARA INFORMAÇÕES GERENCIAIS Asia Shipping Transportes Internacionais Ltda. como cópia não controlada P á g i n a 1 7 ÍNDICE NR TÓPICO PÁG. 1 Introdução & Política 2 Objetivo 3 Responsabilidade

Leia mais

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS Amplitude de Controle Conceito Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES

DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES DATA WAREHOUSE NO APOIO À TOMADA DE DECISÕES Janaína Schwarzrock jana_100ideia@hotmail.com Prof. Leonardo W. Sommariva RESUMO: Este artigo trata da importância da informação na hora da tomada de decisão,

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

Cláudia Araújo Coordenadora Diego Macêdo Programador Marcelo Rodrigues Suporte

Cláudia Araújo Coordenadora Diego Macêdo Programador Marcelo Rodrigues Suporte BCON Sistema de Controle de Vendas e Estoque Declaração de escopo Versão 1.0 Histórico de Revisão Elaborado por: Filipe de Almeida do Amaral Versão 1.0 Aprovado por: Marcelo Persegona 22/03/2011 Time da

Leia mais

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

GUIA DE CURSO. Tecnologia em Sistemas de Informação. Tecnologia em Desenvolvimento Web. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO Tecnologia em Sistemas de Informação Tecnologia em Desenvolvimento Web Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnologia em Sistemas

Leia mais

Programação com acesso a BD. Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br

Programação com acesso a BD. Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br Programação com acesso a BD Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br 1 Introdução BD desempenha papel crítico em todas as áreas em que computadores são utilizados: Banco: Depositar ou retirar

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

Banco de Dados I. Apresentação (mini-currículo) Conceitos. Disciplina Banco de Dados. Cont... Cont... Edson Thizon (edson@esucri.com.

Banco de Dados I. Apresentação (mini-currículo) Conceitos. Disciplina Banco de Dados. Cont... Cont... Edson Thizon (edson@esucri.com. Sistemas da Informação Banco de Dados I Edson Thizon (edson@esucri.com.br) 2008 Apresentação (mini-currículo) Formação Acadêmica Mestrando em Ciência da Computação (UFSC/ ) Créditos Concluídos. Bacharel

Leia mais

Na medida em que se cria um produto, o sistema de software, que será usado e mantido, nos aproximamos da engenharia.

Na medida em que se cria um produto, o sistema de software, que será usado e mantido, nos aproximamos da engenharia. 1 Introdução aos Sistemas de Informação 2002 Aula 4 - Desenvolvimento de software e seus paradigmas Paradigmas de Desenvolvimento de Software Pode-se considerar 3 tipos de paradigmas que norteiam a atividade

Leia mais

Sistema de Informação Gerencial SIG

Sistema de Informação Gerencial SIG Sistema de Informação Gerencial SIG O SIG abrange a empresa Estratégico Tático Operacional Conceitos Básicos: DADO: Qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a compensação

Leia mais

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação

Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Sistemas de Informação CEA460 - Gestão da Informação Janniele Aparecida Conceitos Sistema de Informação Conjunto de componentes interrelacionados que coletam (ou recuperam), processam e armazenam e distribuem

Leia mais

Classificação dos Sistemas de Informação

Classificação dos Sistemas de Informação Sistemas de Informação Classificação dos Sistemas de Informação O que veremos? Estaremos examinando o tipo de sistema de informação Gerencial. Veremos também, outras classificações dos sistemas de informação.

Leia mais

Interatividade aliada a Análise de Negócios

Interatividade aliada a Análise de Negócios Interatividade aliada a Análise de Negócios Na era digital, a quase totalidade das organizações necessita da análise de seus negócios de forma ágil e segura - relatórios interativos, análise de gráficos,

Leia mais

Banco de Dados - Senado

Banco de Dados - Senado Banco de Dados - Senado Exercícios OLAP - CESPE Material preparado: Prof. Marcio Vitorino OLAP Material preparado: Prof. Marcio Vitorino Soluções MOLAP promovem maior independência de fornecedores de SGBDs

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

Conceitos de Banco de Dados

Conceitos de Banco de Dados Conceitos de Banco de Dados Autor: Luiz Antonio Junior 1 INTRODUÇÃO Objetivos Introduzir conceitos básicos de Modelo de dados Introduzir conceitos básicos de Banco de dados Capacitar o aluno a construir

Leia mais

Segurança Computacional. Rodrigo Fujioka

Segurança Computacional. Rodrigo Fujioka Segurança Computacional Rodrigo Fujioka Segurança Computacional Auditoria da Tecnologia da Informação Auditoria da Tecnologia da Informação A Auditoria da TI é uma auditoria operacional, analisa a gestão

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Prof. JUBRAN. Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação

Prof. JUBRAN. Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Prof. JUBRAN Aula 1 - Conceitos Básicos de Sistemas de Informação Conhecimento em Sistemas de Informação Os filósofos tentam há séculos definir dados ou fatores, informação e conhecimento. Seus resultados

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SILC - SISTEMA DE LOCAÇÃO E CONTROLE

Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SILC - SISTEMA DE LOCAÇÃO E CONTROLE 1 Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SILC - SISTEMA DE LOCAÇÃO E CONTROLE EDILBERTO SILVA 1, ALESSANDRA DE CARVALHO COSTA (0911272) 2, CRISTIANO LEOPOLDINO DA SILVA. (911343) 3, MARCELO

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO 1 ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO 2 INFRAESTRUTURA DE TI Para garantir o atendimento às necessidades do negócio, a área de TI passou a investir na infraestrutura do setor, ampliando-a,

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

Hoje é inegável que a sobrevivência das organizações depende de dados precisos e atualizados.

Hoje é inegável que a sobrevivência das organizações depende de dados precisos e atualizados. BANCO DE DADOS Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Ciência da Computação Prof. Alexandre Veloso de Matos alexandre.matos@udesc.br INTRODUÇÃO Hoje é

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFG

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFG IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFG Rosângela da Silva Nunes 1 Centros de Recursos Computacionais - CERCOMP Universidade Federal de Goiás UFG Campus II, UFG, 74000-000, Goiânia

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

Data Warehousing. Leonardo da Silva Leandro. CIn.ufpe.br

Data Warehousing. Leonardo da Silva Leandro. CIn.ufpe.br Data Warehousing Leonardo da Silva Leandro Agenda Conceito Elementos básicos de um DW Arquitetura do DW Top-Down Bottom-Up Distribuído Modelo de Dados Estrela Snowflake Aplicação Conceito Em português:

Leia mais

EDITAL DE BOLSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL DE BOLSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE BOLSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Rubens Guilhemat, Secretário Geral do Centro Universitário Sant Anna, no uso de suas atribuições torna público o presente EDITAL que regerá o Processo

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS 1 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS SUMÁRIO INTERATIVO ENTENDENDO SOBRE O PROGRAMA TELECURSO TEC... 3 ÁREAS DE ESTUDO DO TELECURSO

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br Princípios da Teoria de Sistemas 1 Grupos diferentes dentro de uma organização necessitam

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

CONTROLADORIA NO SUPORTE A GESTÃO EMPRESARIAL

CONTROLADORIA NO SUPORTE A GESTÃO EMPRESARIAL CONTROLADORIA NO SUPORTE A GESTÃO EMPRESARIAL Cristiane de Oliveira 1 Letícia Santos Lima 2 Resumo O objetivo desse estudo consiste em apresentar uma base conceitual em que se fundamenta a Controladoria.

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 2. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 2. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 2 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Revisão sobre Banco de Dados e SGBDs Aprender as principais

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Preparando a força de trabalho para o futuro Planejamento de recursos humanos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE DADOS

ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE DADOS Capítulo 7 ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS DE DADOS 7.1 2003 by Prentice Hall OBJETIVOS Por que as empresas sentem dificuldades para descobrir que tipo de informação precisam ter em seus sistemas de informação?

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO Sistema de informações gerenciais Sistema de informações gerencial => conjunto de subsistemas de informações que processam dados e informações para fornecer

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais

Sistemas de Apoio à Decisão. Profa. Jiani Cardoso Disciplina: Sistemas de Informação Aula de 13/set/2005

Sistemas de Apoio à Decisão. Profa. Jiani Cardoso Disciplina: Sistemas de Informação Aula de 13/set/2005 Sistemas de Apoio à Decisão Profa. Jiani Cardoso Disciplina: Sistemas de Informação Aula de 13/set/2005 Sistemas de Suporte Gerencial SIG (sistema de Informação Gerencial) SAD (Sistema de Apoio à Decisão)

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

1) O QUE NÃO É BANCO DE DADOS?

1) O QUE NÃO É BANCO DE DADOS? FMU - Graduação em Ciência da Computação - BANCO DE DADOS I - Prof. Fernando Alberto Covalski - pág 1 1) O QUE NÃO É BANCO DE DADOS? SISTEMAS ISOLADOS SISTEMA DE PRODUÇÃO SISTEMA DE VENDAS SISTEMA DE COMPRAS

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 04 Prof. Arlindo Neto

FTAD Formação Técnica em Administração. Aula 04 Prof. Arlindo Neto FTAD Formação Técnica em Administração Aula 04 Prof. Arlindo Neto COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Conhecer as funções e importância de um Sistema de Informação Gerencial. O que é um Sistema

Leia mais

PLANEJAMENTO DA MANUFATURA

PLANEJAMENTO DA MANUFATURA 58 FUNDIÇÃO e SERVIÇOS NOV. 2012 PLANEJAMENTO DA MANUFATURA Otimizando o planejamento de fundidos em uma linha de montagem de motores (II) O texto dá continuidade à análise do uso da simulação na otimização

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Administração de CPD Chief Information Office

Administração de CPD Chief Information Office Administração de CPD Chief Information Office Cássio D. B. Pinheiro pinheiro.cassio@ig.com.br cassio.orgfree.com Objetivos Apresentar os principais conceitos e elementos relacionados ao profissional de

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Curso de Arquivologia. Disciplina de Banco de Dados Aplicados à Arquivística. Versao 1.

Universidade Federal de Santa Maria Curso de Arquivologia. Disciplina de Banco de Dados Aplicados à Arquivística. Versao 1. Universidade Federal de Santa Maria Curso de Arquivologia Disciplina de Banco de Dados Aplicados à Arquivística Prof. Andre Zanki Cordenonsi Versao 1.0 Março de 2008 Tópicos Abordados Conceitos sobre Banco

Leia mais

União Metropolitana de Educação e Cultura. Interdisciplinar I Módulo CSTs: RH, Logística e GESCOM

União Metropolitana de Educação e Cultura. Interdisciplinar I Módulo CSTs: RH, Logística e GESCOM União Metropolitana de Educação e Cultura Interdisciplinar I Módulo CSTs: RH, Logística e GESCOM Lauro de Freitas - BAHIA 2013 2 JUSTIFICATIVA A principal justificativa para o desenvolvimento e implementação

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador>

FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO <NOME DO TRABALHO> <Nome do Aluno> <Nome do Orientador> FACULDADE DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO PROJETO FINAL I e II PLANO DE TRABALHO O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a ser desenvolvido

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação UNIFEI Universidade Federal de Itajubá Prof. Dr. Alexandre Ferreira de Pinho 1 Componentes de uma empresa Organizando uma empresa: funções empresariais básicas Funções

Leia mais

"Gestão Contábil para micro e. pequenas empresas: tomada

Gestão Contábil para micro e. pequenas empresas: tomada "Gestão Contábil para micro e pequenas empresas: tomada de decisão Julio Cesar. Pergunta: - O que é importante na tomada de decisão. O que devemos saber para decidir algo?? Algumas INFORMAÇÕES acerca do

Leia mais

Governança da Capacidade de TI

Governança da Capacidade de TI Coordenadoria de Tecnologia da Informação Documentos Formais Governança da Sumário 1 Introdução... 03 2 Políticas do Documento de Governança da... 04 3 Governança da... 05 4 Principais Serviços para Governança

Leia mais