TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II ERA NEOCLÁSSICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II ERA NEOCLÁSSICA"

Transcrição

1 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II ERA NEOCLÁSSICA CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ed.. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

2 ERA NEOCLÁSSICA No início da década de 1950, A TEORIA administrativa passou por um período de intensa remodelação. Após a Segunda Guerra Mundial intenso desenvolvimento industrial e econômico. O mundo das organizações ingressou em uma etapa de grandes mudanças e transformações. Novas invenções surgiram - o mundo organizacional já não seria mais o mesmo. As repercussões e mudanças não tardaram a acontecer. na teoria administrativa

3 ERA NEOCLÁSSICA Apesar da influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa, os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de subsistir......apesar de todas as críticas aos postulados clássicos e aos enfoques tradicionais da organização, os princípios de Administração... a departamentalização, a racionalização do trabalho, a estrutura linear ou funcional,... enfim, a abordagem clássica nunca foi totalmente substituída por outra abordagem.

4 ERA NEOCLÁSSICA As teorias administrativas Neoclássicas se assentaram na Teoria Clássica, seja como ponto de partida seja como crítica para tentar uma posição diferente, ou seja, devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje. A Teoria Neoclássica representa a Teoria Clássica colocada em um novo figurino e dentro de um ecletismo que aproveita a contribuição de todas as demais teorias administrativas.

5 ERA NEOCLÁSSICA 1 A abordagem neoclássica baseia-se nos seguintes fundamentos: 1. A Administração é um processo operacional composto por funções, como: planejamento, organização, direção e controle. 2. Como a Administração envolve uma variedade de situações organizacionais, ela precisa fundamentar-se em princípios básicos que agregue valor.

6 ERA NEOCLÁSSICA A abordagem neoclássica baseia-se nos seguintes fundamentos: 3. A Administração é uma arte que, como a Medicina ou a Engenharia, deve se apoiar em princípios universais. 4. Os princípios de administração, a exemplo dos princípios das ciências lógicas e físicas, são verdadeiros.

7 ERA NEOCLÁSSICA A abordagem neoclássica baseia-se nos seguintes fundamentos: 5. A cultura e o universo físico e biológico afetam meio ambiente do administrador. Como ciência ou arte, a teoria da Administração não precisa abarcar todo o conhecimento para poder servir de fundamentação científica aos princípios de Administração

8 ERA NEOCLÁSSICA A abordagem neoclássica consiste primeiro, em identificar as funções do administrador e, em seguida, destilar delas os princípios fundamentais da prática da Administração.

9 ERA NEOCLÁSSICA Neste contexto surgem as novas abordagens, com uma profunda reformulação nas tradicionais teorias administrativas de abordagem prescritivas e normativas, para teorias sob base descritivas e explicativas adequadas para os novos tempos de mudança e inovação.

10 TEORIA NEOCLÁSSICA A Teoria Neoclássica Escola Operacional ou Processso administrativo Surge da necessidade de se utilizar os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, eliminando os exageros, distorções e condensando-osos com outros conceitos válidos e relevantes oferecidos por outras teorias administrativas mas recentes.

11 PROCESSO ADMINISTRATIVO Autores Clássicos Autores Neoclássicos Fayol Urwick Koontz e O`Donnell Wadia Newman Dale 1- Prever 1- Investigar 1- Planejar 1- Planejar 1- Planejar 1- Planejar 2-Organizar 2-Prever 2-Organizar 2-Organizar 2-Organizar 2-Organizar 3-Comandar 4-Coodernar 5- Controlar 3-Planejar 4-Organizar 5- Coodernar 6-Comandar 3-Designar o Pessoal 4-Dirigir 5- Controlar 3-Motivar 4-Inovar 5- Controlar 3-Liderar 4-Controlar 3-Dirigir 4-Controlar 7- Controlar

12 TEORIA NEOCLÁSSICA As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes: 1. Ênfase na prática da administração. 2. Reafirmação dos postulados clássicos. 3. Ênfase nos princípios gerais de administração. 4. Ênfase nos objetivos e nos resultados. 5. Ecletismo nos conceitos

13 CARACTERÍSTICAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA 1. Ênfase na prática da administração Ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis. Os autores neoclássicos desenvolvem seus conceitos de forma prática e utilizável, visando principalmente à ação administrativa. A teoria somente tem valor quando operacionalizada na prática.

14 CARACTERÍSTICAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA 2. Reafirmação relativa dos postulados clássicos Os neoclássicos retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as contingências da época atual, dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível.

15 CARACTERÍSTICAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA 3. Ênfase nos princípios gerais de administração Os neoclássicos estabelecem normas de comportamento administrativo e se preocupam em estabelecer os princípios gerais da Administração capazes de orientar o administrador no desenvolvimento de suas funções. Esses princípios são retomados pelos neoclássicos como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. O estudo da Administração para alguns autores, como Koontz e O'Donnell, l The Haiman e outros, baseia-se na apresentação e discussão de princípios gerais de como planejar, organizar, dirigir, controlar etc.

16 CARACTERÍSTICAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA 3. Ênfase nos princípios gerais de administração Os princípios... > visam demonstrar uma relação de causa-efeito > é uma proposição geral aplicável a determinados fenômenos para proporcionar guias para ação. > devem ser usados de maneira relativa, flexível, aplicados em situações diversas, sujeitas a uma multiplicidade de variáveis que independem do controle do administrador

17 CARACTERÍSTICAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA 4. Ênfase nos objetivos e nos resultados Toda organização existe, não para si mesma, mas para alcançar objetivos e produzir resultados. É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada. Daí a ênfase colocada nos objetivos organizacionais e nos resultados pretendidos, como meio de avaliar o desempenho das organizações. A troca dos meios pelos fins.

18 CARACTERÍSTICAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA 4. Ênfase nos objetivos e nos resultados Os objetivos são valores visados ou resultados desejados pela organização que para alcançá-los precisa ter uma operação eficiente. Se essa operação falha, os objetivos ou resultados são alcançados parcialmente ou simplesmente frustrados. São os objetivos que justificam a existência e a operação de uma organização. Um dos melhores produtos da Teoria Neoclássica é a chamada Administração por Objetivos (APO).

19 Administração como Técnica Social A Administração é uma atividade essencial a todo esforço humano coletivo, seja na empresa industrial, na empresa de serviços, no exército, nos hospitais, na Igreja etc. O ser humano cada vez mais necessita cooperar com outras pessoas para atingir seus objetivos. Nesse sentido, a administração é basicamente a coordenação de atividades grupais. O administrador deve conhecer os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações.

20 Administração como Técnica Social Administração consiste em... Orientar Dirigir Controlar... Os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum.

21 A Sociedade de Organizações Um dos fenômenos marcantes do século atual é o surgimento de uma sociedade de organizações. Nessa sociedade, as tarefas sociais importantes estão sendo confiadas a grandes instituições, como governo. universidades, sindicatos, empresas etc. Essa sociedade de organizações tende a um pluralismo de objetivos, a uma diversidade de instituições e a uma difusão do poder. Essas organizações agem entre si e, embora sejam interdependentes, elas têm de viver e trabalhar juntas.

22 Aspectos Administrativos Comuns às Organizações Drucker salienta que há três aspectos principais nas organizações: 1ª Quanto aos objetivos. 2ª Quanto a administração 3ª Quanto ao desempenho individual

23 Aspectos Administrativos Comuns 1ª Quanto aos objetivos. às Organizações As organizações são meios para o alcance dos objetivos, são órgãos sociais que visam à realização de uma tarefa social;... todas elas são diferentes em seus objetivos;... seu objetivo está fora dela, e é sempre uma contribuição específica para o indivíduo e a sociedade.... se ela não definir claramente seus objetivos, não haverá possibilidade de avaliar os resultados ou sua eficiência.

24 Aspectos Administrativos Comuns às Organizações 2ª Quanto à administração. Todas as organizações são diferentes em seus objetivos, mas são essencialmente semelhantes na área administrativa....elas exigem uma reunião de muitas pessoas que devem atuar em conjunto e se integrar em um empreendimento comum....elas exigem uma estrutura determinada, de um lado, pela tarefa e por suas demandas e, de outro, por "princípios de Administração" genéricos e adequados à "lógica da situação".

25 Aspectos Administrativos Comuns às Organizações 3ª Quanto ao desempenho individual. É o campo onde há menor diferença entre as organizações, todas elas exigem eficiência e eficácia no desempenho. O desempenho individual é a eficácia do pessoal que trabalha dentro das organizações, pois são os indivíduos que fazem, decidem e planejam. As organizações só atuam à medida que os seus administradores agem, e é cada vez maior o número de pessoas que têm de ser eficientes para que a organização funcione, de um lado, e para que se auto-realizem e satisfaçam suas próprias necessidades, de outro.

26 Eficiência e Eficácia Cada organização deve ser considerada sob o ponto de vista de eficácia e de eficiência,, simultaneamente. Eficácia é uma medida do alcance de resultados. Em termos econômicos refere-se à sua capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade por meio do suprimento de seus produtos (bens ou serviços), Eficiência é uma medida da utilização dos recursos nesse processo. É uma relação técnica entre entradas e saídas. É uma relação entre custos e benefícios, ou seja, uma relação entre os recursos aplicados e o produto final obtido: é a razão entre o esforço e o resultado, entre a despesa e a receita, entre o custo e o benefício resultante.

27 Eficiência e Eficácia Contudo, nem sempre a eficácia e a eficiência andam de mãos dadas. Uma empresa pode ser eficiente em suas operações e pode não ser eficaz, ou vice-versa. versa. Pode ser ineficiente em suas operações e, apesar disso, ser eficaz, muito embora a eficácia seja bem melhor quando acompanhada da eficiência. Pode também não ser nem eficiente nem eficaz. O ideal seria uma empresa igualmente eficiente e eficaz, a qual se poderia dar o nome de excelência.

28 Diferenças entre Eficiência e Eficácia Eficiência: Ênfase nos meios. Fazer corretamente as coisas. Resolver problemas. Salvaguardar recursos. Cumprir tarefas e obrigações. Treinar os subordinados. Manter as máquinas. Freqüentar a igreja. Rezar. Jogar futebol com arte. Eficácia: Ênfase nos resultados. Fazer as coisas certas. Atingir objetivos. Otimizar o uso de recursos. Obter resultados. Dar eficácia aos subordinados. Máquinas em funcionamento. Praticar valores religiosos. Ganhar o céu. Ganhar o jogo.

29 Princípios Básicos de Organização A organização consiste em um conjunto de posições funcionais e hierárquicas orientado para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços. Os princípios fundamentais da organização formal são: 1. Divisão do trabalho. 2. Especialização. 3. Hierarquia. Autoridade Responsabilidade Delegação 4. Amplitude administrativa.

30 Princípios Básicos de Organização 1. Divisão do trabalho Para ser eficiente, a produção deve basear-se na divisão do trabalho, que nada mais é do que a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem. Com a divisão do trabalho, a organização empresarial passa a desdobrar-se em três níveis administrativos que compõem o aparato administrativo necessário para dirigir a execução das tarefas e operações: a. Nível institucional - dirigentes e diretores da organização. b. Nível intermediário, ou nível do meio do campo - gerentes. c. Nível operacional - supervisores

31 Os Níveis da Organização Níveis: Institucional Administração de cúpula, Definição dos objetivos, Planejamento, Organização, Direção e Controle Diretores Intermediário Gerentes Operacional Administração das oprações, Suprevisão da execuçõa das tarefas e operações da empresa Supervisores Execução das tarefas e operações Funcionários e operários

32 Princípios Básicos de Organização 1. Divisão do trabalho As conseqüências que a divisão do trabalho trouxe no curto prazo foram: 1. Maior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido. 2. Maior eficiência da organização, como resultante do item anterior. 3. Redução dos custos de produção, principalmente os de mão-de-obra e de materiais diretos.

33 Princípios Básicos de Organização 2. Especialização Como conseqüência do princípio da divisão do trabalho, surge a especialização: cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas. Os neoclássicos adotam essas colocações e passam a se preocupar com a especialização dos órgãos que compõem a estrutura organizacional.

34 Princípios Básicos de Organização 3. Hierarquia Outra conseqüência do princípio da divisão do trabalho é a diversificação funcional dentro da organização. A pluralidade de funções imposta pela especialização exige o desdobramento da função de comando, cuja missão é dirigir todas as atividades para que essas cumpram harmoniosamente suas respectivas missões. Isso significa que, além de uma estrutura de funções especializada, a organização precisa também de uma estrutura hierárquica para dirigir as operações dos níveis que lhe estão subordinados.

35 Princípios Básicos de Organização 3. Hierarquia Daí o princípio da hierarquia:...o princípio escalar. Em toda organização formal existe uma hierarquia que divide a organização...em camadas ou níveis de autoridade. Na medida em que se sobe na escala hierárquica, aumenta o volume de autoridade do administrador.

36 Os Níveis Hierárquico Nível Institucional Presidente Diretores Nível Intermediário Gerentes Administração Nível Operacional Supervisores Execução Funcionários e Operários ( pessoal não-administrativos) Operação

37 Princípios Básicos de Organização 3. 1 Autoridade A autoridade se distingue por três características: a. Autoridade alocada em posições da organização e não em pessoas. Os administradores têm autoridade devido às posições que ocupam.outros administradores nas mesmas posições têm a mesma autoridade. b. Autoridade é aceita pelos subordinados. Os subordinados aceitam a autoridade dos superiores porque acreditam que eles têm o direito legítimo,, transmitido pela organização, de dar ordens e esperar o seu cumprimento. c. Autoridade flui abaixo por meio da hierarquia verticalizada. A autoridade flui do topo até a base da organização e as posições do topo têm mais autoridade do que as posições da base.

38 Princípios Básicos de Organização Responsabilidade Significa o dever de desempenhar a tarefa ou atividade para a qual a pessoa foi designada. O grau de autoridade é proporcional ao grau de responsabilidade assumida pela pessoa. Para os autores neoclássicos, a responsabilidade provém da relação superior-subordinado e do fato de alguém ter autoridade para exigir determinadas tarefas de outras pessoas através de uma relação contratual. A autoridade emana do superior para o subordinado, enquanto a responsabilidade é a obrigação exigida do subordinado para que realize tais deveres.

39 A Áres de Autoridade em Função do Nível Hierárquico Área Diretores de Autoridade Gerentes Supervisores

40 Os Dois Terminais de Comunicação de Cada Cargo Superior Responsabilidade Ocupante do Cargo Autoridade Subordinado

41 Princípios Básicos de Organização 3.3 Delegação é o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia....as organizações encorajam seus gerentes a delegar autoridade aos níveis mais baixos para proporcionar o máximo de flexibilidade para satisfazer as necessidades do cliente e se adaptar ao ambiente.

42 Princípios Básicos de Organização 3.3 Delegação As técnicas de delegação de autoridade são as seguintes: a. Delegar a tarefa inteira O gerente deve delegar uma tarefa inteira a uma pessoa ao invés de subdividi-la entre várias pessoas. Isso dá a cada indivíduo a responsabilidade completa e aumenta sua iniciativa enquanto proporciona ao gerente melhor controle sobre os resultados. b. Delegar à pessoa certa. Nem todas as pessoas têm as mesmas capacidades e motivações. O gerente deve conciliar o talento da pessoa com a tarefa para que a delegação seja eficaz. Deve identificar os subordinados que são independentes em suas decisões e que demonstram desejo de assumir responsabilidades.

43 Princípios Básicos de Organização 3.3 Delegação As técnicas de delegação de autoridade são as seguintes: c. Delegar responsabilidade e autoridade. Designar apenas tarefas não constitui uma delegação completa. O indivíduo deve ter responsabilidade para realizar a tarefa e a autoridade para desempenhar a tarefa da maneira que julgar melhor. d. Proporcionar informação adequada. A delegação bem-sucedida inclui informação sobre o quê, por que, quando, onde, quem e como. O subordinado deve compreender a tarefa e os resultados esperados, as provisões e os recursos necessários e para quem e quando os resultados deverão ser apresentados.

44 Princípios Básicos de Organização 3.3 Delegação As técnicas de delegação de autoridade são as seguintes: e. Manter retroação. Retroação significa linhas abertas de comunicação com o subordinado para responder questões e proporcionar orientação, mas sem exercer controle. A retroação dá ao subordinado a pista certa, e as linhas abertas de comunicação aumentam a autoconfiança. f. Avaliar e recompensar o desempenho. Quando a tarefa é executada, o gerente deve avaliar os resultados e não os métodos. Quando os resultados não alcançam as expectativas, o gerente deve montar os erros e as conseqüências.

45 Princípios Básicos de Organização 3.3 Delegação Atualmente, as organizações estão reduzindo seus níveis hierárquicos no intuito de enxugar a organização para torná-la mais simples,, aproximar a base do topo e fazê-la mais ágil e competitiva em um mundo repleto de mudanças e transformações.

46 Princípios Básicos de Organização 4. Amplitude administrativa......decorre do princípio da distribuição de autoridade e responsabilidade....ou amplitude de comando ou ainda amplitude de controle, significa o número de subordinados que um administrador pode supervisionar....quando um administrador tem muitos subordinados, ele tem uma amplitude de comando grande e ampla.... na prática, a amplitude média adotada por uma organização determina a configuração geral de sua estrutura organizacional.

47 Princípios Básicos de Organização Organização Alta Organização Achatada

48 Centralização versus Descentralizações Organização Centralizada A Teoria Neoclássica surgiu com o crescimento exagerado das organizações. Uma das questões foi o dilema sobre centralização versus descentralização. Organização Descentralizada Parte do trabalho dos neoclássicos focaliza os fatores de descentralização, bem como as vantagens e as desvantagens que a centralização proporciona. Centralização significa a concentração do processo decisorial na cúpula da organização. Descentralização......significa a dispersão do processo decisorial para a base da organização. r

49 Centralização versus Descentralizações Organização Centralizada Organização Descentralizada

50 Centralização versus Descentralizações Vantagens da Descentralização 1. As decisões são tomadas mais rapidamente pelos próprios executores da ação. 2. Tomadores de decisão são os que têm mais informação sobre a situação. 3. Maior participação no processo decisório promove motivação e moral elevado entre os administradores médios. 4. Proporciona excelente treinamento para os administradores médios. Desvantagens da Descentralização 1. Pode ocorrer falta de informação e coordenação entre os departamentos envolvidos. 2. Maior custo pela exigência de melhor seleção e treinamento dos administradores médios. 3. Risco da subobjetivação: os administradores podem defender mais os objetivos departamentais do que os empresariais. 4. As políticas e procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos.

51 Funções do Administrador Organização Centralizada A A Teoria Neoclássica enfatiza as funções do administrador... Organização Descentralizada...planejamento, organização, direção e controle.... as funções administrativas formam o processo administrativo. r...funções do administrador como um porcesso sequencial Planejamento Organização Direção Controle

52 Funções do Administrador como Cliclo Administativo Organização Centralizada Organização Descentralizada Planejamento Controle Ciclo administrativo Organização Direção

53 Funções do Administrador como Cliclo Administativo Organização Centralizada Planejamento Organização Descentralizada Controle Ciclo administrativo Organização Direção Na medida em que se repete o ciclo administrativo, ocorre uma contínua correção e ajustamento por meio da retroação.

54 O Processo Administrativo : a interação das funções administrativas Organização Centralizada Organização Descentralizada Planejamento Controle Organização Organização Controle Direção Direção Quando consideradas um todo integrado, as funções administrativas formam um processo administrativo.

55 O Processo Administrativo Organização Centralizada Organização Descentralizada Planejamento Organização Direção Controle Definir a missão Formular objetivos Definir os planos para alcançar os bjetivos Programar as atividades Dividir o trabalho Designar as Atividades Agrupar as atividades em órgãos e cargos Alocar recursos Definir autoridade e responsabilidade Designar as Pessoas Coordenar os esforços Comunicar Motivar Liderar Orientar Definir os padrões Monitorar o Desempenho Avaliar o Desempenho Ação corretiva

Teoria Neoclássica da Administração

Teoria Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Processos Organizacionais

Processos Organizacionais Processos Organizacionais 1 Contextualização Organizar: prática humana milenar Administração: esforços de racionalização do processo de trabalho adequação de meios e fins 2 As funções administrativas:

Leia mais

REUNIÃO DE ESTUDOS. Introdução a Administração

REUNIÃO DE ESTUDOS. Introdução a Administração Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais REUNIÃO DE ESTUDOS Introdução a Administração Questão 1 O que é Administração? Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar

Leia mais

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO GLENDA YASMIM DE SOUZA ABUD TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Painel Graduação Ciências Contábeis (05020141) 2o Período Teoria Geral da Administração Avaliações Avaliação Objetiva Presencial (A2) Iniciado

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional

Desenvolvimento Organizacional Desenvolvimento Organizacional O desenvolvimento Organizacional nasceu na década de 1960 devido as mudanças no mundo das organizações e em função das estruturas convencionais serem inadequadas a essas

Leia mais

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOII TEORIA NEOCLÁSSICA

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOII TEORIA NEOCLÁSSICA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOII TEORIA NEOCLÁSSICA Centro de Ensino Superior do Amapá Características da Teoria Neoclássica Ênfase na prática da Administração. Reafirmação relativa dos postulados clássicos.

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Administração por Objetivo. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Administração por Objetivo. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Administração por Objetivo Professor: Roberto César Administração por Objetivos A partir da década de 1950, a Teoria Neoclássica deslocou a atenção antes fixada nas chamadas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS E-mail: jeansalgals@hotmail.com 1 INTRODUÇÃO ÀS S RELAÇÕES DE INTERCÂMBIO ENTRE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES 2 FLEXIBILIDADE COMPETIÇÃO MARKET SHARE INOVAÇÃO FUSÕES NOVOS CONHECIMENTOS

Leia mais

ORGANIZAÇÕES ORGÂNICAS

ORGANIZAÇÕES ORGÂNICAS ORGANIZAÇÕES ORGÂNICAS Autor: Durward Hofler, revisado por Scott B.Droege - 2005 Tradução: André Luís Martins O termo orgânico sugere que, como coisas vivas, organizações mudam suas estruturas, funções

Leia mais

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração Introdução à Administração Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 A Abordagem Neoclássica nada mais é do que a redenção da Abordagem

Leia mais

Fundamentos do Planejamento

Fundamentos do Planejamento Fundamentos do Planejamento As organizações se definem em torno de objetivos. No entanto, para alcança-los, suas atividades devem seguir determinada ordem ou padrão, ou seja, devem seguir um plano. Cabe

Leia mais

Capítulo 10 Administração Por Objetivos (Focalizando Resultados)

Capítulo 10 Administração Por Objetivos (Focalizando Resultados) Capítulo 10 Administração Por Objetivos (Focalizando Resultados) Características da APO 1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre gerente e subordinado. 2. Estabelecimento de objetivos para cada departamento

Leia mais

Modelos de Gestão Desafios para o Gestor Contemporâneo

Modelos de Gestão Desafios para o Gestor Contemporâneo Modelos de Gestão Desafios para o Gestor Contemporâneo As organizações precisam compreender os ambientes: 1. Interno 2. Externo Para que possam: Dar respostas rápidas às mudanças Modificar seus processos

Leia mais

LIDERANÇA. Conteúdo: O que é liderança Estilos de liderança Delegação Feedback

LIDERANÇA. Conteúdo: O que é liderança Estilos de liderança Delegação Feedback LIDERANÇA LIDERANÇA Objetivo: Sensibilizar os empresários das MPEs sobre a importância da liderança eficaz para a construção e motivação da equipe e consequente alcance de resultados. Conteúdo: O que

Leia mais

Unidade I ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS. Prof. Marcos Eduardo de Mattos

Unidade I ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS. Prof. Marcos Eduardo de Mattos Unidade I ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS Prof. Marcos Eduardo de Mattos A Organização Organização: Grupo de pessoas que se constitui de forma organizada para atingir objetivos comuns. Exemplos

Leia mais

Bases da Moderna Administração

Bases da Moderna Administração Bases da Moderna Administração Escola Clássica da Administração Na transição do século XX, atividade industrial expandiu-se de forma acelerada, principalmente nos Estados Unidos; A ciência e tecnologia

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE GERENCIAL

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE GERENCIAL UNIVERSIDADE SÃO JUDAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE GERENCIAL 1 CONCEITO DE SISTEMA Conforme Bios (apud CATELLI, 2001:37) sistema é um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado,

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Ciclo de vida e organização do projeto

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Ciclo de vida e organização do projeto Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Ciclo de vida e organização do projeto Áreas de especialização Ciclo de vida e organização do projeto Os projetos e o gerenciamento de projetos são executados

Leia mais

Manual do Processo de Planejamento da UFSC. Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC

Manual do Processo de Planejamento da UFSC. Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC Manual do Processo de Planejamento da UFSC 2010 Departamento de Planejamento SEPLAN/UFSC Apresentação Este documento descreve o processo de planejamento que vem sendo implantado na Universidade Federal

Leia mais

AGENDA DA AULA -I - Conceito de Marketing; -Orientações para o mercado (produção,

AGENDA DA AULA -I - Conceito de Marketing; -Orientações para o mercado (produção, AGENDA DA AULA -I - Conceito de Marketing; -Orientações para o mercado (produção, produto, vendas, marketing, marketing societal). UNIBAN Instituto de Comunicação Curso de Tecnologia em Marketing Unidade

Leia mais

Gerenciamento de projetos (Project Management).

Gerenciamento de projetos (Project Management). Gerenciamento de projetos (Project Management). A gestão de projetos é uma das áreas fundamentais de qualquer departamento de sistemas de informação, estando hoje em dia amplamente difundido dentro das

Leia mais

Controladoria na gestão de serviços

Controladoria na gestão de serviços Controladoria na gestão de serviços 2012 Franco Kaolu Takakura Junior Direitos desta edição adquiridos pela Paco Editorial. Nenhuma parte desta obra pode ser apropriada e estocada em sistema de banco

Leia mais

LIDERANÇA. Prof. Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira

LIDERANÇA. Prof. Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira Os objetivo deste estudo é conhecer os estilos de liderança. Reconhecer estes estilos nas pessoas dentro da organização de maneira que possamos orientar, treinar e desenvolver adequadamente os indivíduos.

Leia mais

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE 1.1. Contabilidade para não Contadores INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE Objetiva ensinar a Contabilidade para aqueles que não são contadores, mas necessitam interpretar (entender) a Contabilidade, os relatórios

Leia mais

Planejamento Estratégico: -Organizacional -Marketing

Planejamento Estratégico: -Organizacional -Marketing Planejamento Estratégico: -Organizacional -Marketing Conceitos Introdutórios UNIBAN Disciplina: Estratégias de Marketing Prof. Me. Francisco Leite Aulas 30.08.2011 Acepções -verbo transitivo direto O que

Leia mais

01/11/2013. Gestão de Pessoas

01/11/2013. Gestão de Pessoas Gestão de Pessoas Tema 3: Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas Prof. Msc. Mônica Satolani O que estudar? Missão e Visão. Objetivos Organizacionais. Planejamento Estratégico Organizacional. Estratégia

Leia mais

Sumário. 4.1 Introdução 01. 4.2 Tipos de departamentalização 01. 4.2.1 Departamentalização por quantidade 02. 4.2.2 Departamentalização funcional 03

Sumário. 4.1 Introdução 01. 4.2 Tipos de departamentalização 01. 4.2.1 Departamentalização por quantidade 02. 4.2.2 Departamentalização funcional 03 DEPARTAMENTALIZAÇÃO Sumário 4.1 Introdução 01 4.2 Tipos de departamentalização 01 4.2.1 Departamentalização por quantidade 02 4.2.2 Departamentalização funcional 03 4.2.3 Departamentalização territorial

Leia mais

Conforme afirma Gracioso (2001, p.31): existem três tipos de filosofias de planejamento dominantes: da satisfação, da otimização e da adaptação.

Conforme afirma Gracioso (2001, p.31): existem três tipos de filosofias de planejamento dominantes: da satisfação, da otimização e da adaptação. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EAD MÓDULO XIX - RESUMO De acordo com Oliveira (2002, p.35): planejamento pode ser conceituado como um processo, considerando os aspectos abordados, desenvolvido para o alcance

Leia mais

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: Treinamento É o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho. Treinamento Custo ou investimento?

Leia mais

Fundamentos do controle

Fundamentos do controle Fundamentos do controle Prof ª Karina Gomes Lourenço Conceitos de Controle Controle como função restritiva e coercitiva: : restringir ou coibir certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I Turma 1ADN -2009

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I Turma 1ADN -2009 TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO 1ª PARTE Enquanto Taylor e outros engenheiros desenvolviam a Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916 surgia na França, espraiando-se rapidamente pela Europa,

Leia mais

Metodologias de alinhamento PETI. Prof. Marlon Marcon

Metodologias de alinhamento PETI. Prof. Marlon Marcon Metodologias de alinhamento PETI Prof. Marlon Marcon Introdução O Alinhamento Estratégico tem por objetivo: alinhar os recursos organizacionais com as ameaças e as oportunidades do ambiente; Obter melhoria

Leia mais

Gerenciamento de Integração. Prof. Anderson Valadares

Gerenciamento de Integração. Prof. Anderson Valadares Gerenciamento de Integração Prof. Anderson Valadares 1. Conceito A área de conhecimento em gerenciamento de integração do projeto inclui processos e as atividades necessárias para identificar, definir,

Leia mais

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:

FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS: Treinamento É o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do trabalho. Referências: CHIAVENATO

Leia mais

19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução

19/9/2011. Canais de distribuição. Introdução Canais de distribuição Gestão da distribuição Prof. Marco Arbex Introdução Toda produção visa a um ponto final, que é entregar os seus produtos ao consumidor; Se o produto não está disponível na prateleira,

Leia mais

Administração Teoria Geral da Administração Aula II

Administração Teoria Geral da Administração Aula II Administração Teoria Geral da Administração Aula II Bibliografia Básica CHIAVENATO, I. Administração teoria, processo e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. PANKAJ, Ghemawat. A Estratégia e o Cenário

Leia mais

Gestão de Equipes ROTEIRO. Diversidade da força de trabalho. Logística. Profa. Ms. Edilene Garcia. Diversidade no ambiente de trabalho

Gestão de Equipes ROTEIRO. Diversidade da força de trabalho. Logística. Profa. Ms. Edilene Garcia. Diversidade no ambiente de trabalho Logística Gestão de Equipes Profa. Ms. Edilene Garcia ROTEIRO Diversidade no ambiente de trabalho Grupos, equipes e times Equipes de trabalho autogerenciadas Equipes de trabalho de alto desempenho Diversidade

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Classificação Nível de Criticidade para Equipamentos S Q W Itens para avaliação Segurança cliente interno cliente externo meio-ambiente Qualidade Condição de trabalho Status Equipamento A B D P M Perdas

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal - TD -2013 - Roteiro do conteúdo 1 Prof. Demetrius Brandão

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal - TD -2013 - Roteiro do conteúdo 1 Prof. Demetrius Brandão Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal - TD -2013 - Roteiro do conteúdo 1 Prof. Demetrius Brandão Como desenvolver as pessoas: Treinamento e Desenvolvimento Programas de Mudanças Programas de Comunicação

Leia mais

A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO COMO INDUTORA DO FORTALECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE SAÚDE SUPLEMENTAR.

A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO COMO INDUTORA DO FORTALECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE SAÚDE SUPLEMENTAR. A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PORTFÓLIO COMO INDUTORA DO FORTALECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM UMA EMPRESA DE SAÚDE SUPLEMENTAR Francisco Tavares Contexto Fonte: relatório de Sustentabilidade 2015 Execução

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 2. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 2. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Neoclássica da Administração Teoria Neoclássica da Administração Parte 2 Prof. Fábio Arruda 4- Amplitude Administrativa Significa o nº de subordinados que um administrador

Leia mais

Prof. Paulo Barreto. Teoria do Desenvolvimento organizacional

Prof. Paulo Barreto. Teoria do Desenvolvimento organizacional Prof. Paulo Barreto Teoria do Desenvolvimento organizacional Introdução O Desenvolvimento Organizacional nada mais é que as mudanças que ocorrem dentro de uma organização. Segundo essa teoria aberta, democrática

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

Mapa da Matriz de Competências Corporativas

Mapa da Matriz de Competências Corporativas Mapa da de Competências Corporativas Dados Principais de Competências Corporativas O que é É o conjunto de competências definido pela empresa alinhada à estratégia do negócio. Para que serve Para verificar

Leia mais

Seguidores da Teoria Neoclássica

Seguidores da Teoria Neoclássica Teoria Neoclássica da Administração (pag. 147 a 226 livro Chiavenato) A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos

Leia mais

GESTÃO POR PROCESSOS. Formação de Facilitadores para Melhoria de Processos

GESTÃO POR PROCESSOS. Formação de Facilitadores para Melhoria de Processos GESTÃO POR PROCESSOS Formação de Facilitadores para Melhoria de Processos GESTÃO POR PROCESSOS GRUPO GEPRO: Adauto - AUDINT Eneida - HC Gláucia - PRDU Jane - PRDU Maria Bernadete - HC Maria do Rosário

Leia mais

Fundamentos de Auditoria

Fundamentos de Auditoria Fundamentos de Auditoria A sociedade deseja a apresentação de demonstrações contábeis e divulgações adequadas e esclarecedoras à opinião pública. O parecer dos auditores é o elemento fundamental na extensão

Leia mais

Jornada do CFO 2015 A caminho da transparência

Jornada do CFO 2015 A caminho da transparência Jornada do CFO 2015 A caminho da transparência Camila Araújo, sócia de Gestão de Riscos Empresariais e responsável do Centro de Governança Corporativa da Deloitte A pauta da ética e da transparência nunca

Leia mais

Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer

Qualidade de Produto. Maria Cláudia F. P. Emer Qualidade de Produto Maria Cláudia F. P. Emer Introdução Qualidade diretamente ligada ao produto final Controle de qualidade Adequação do produto nas fases finais no processo de produção Software Atividades

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL

IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL PARTE: II Legislação ambiental Primeira Fase: Oficinas Oficina 01 Sobre a Política e sobre o Planejamento: Conceitos da Gestão Ambiental Legislação ambiental Política Ambiental definição e desdobramentos

Leia mais

ORÇAMENTO EMPRESARIAL.

ORÇAMENTO EMPRESARIAL. ORÇAMENTO EMPRESARIAL. Paula Araújo da Silva 1 INTRODUÇÃO A presente pesquisa teve como objeto analisar as variáveis para a elaboração de um orçamento empresarial. Para atender os propósitos do estudo,

Leia mais

16/07/2013. Evolução das Teorias Organizacionais. Outras Raízes. Raízes do Humanismo. Introdução de Novos Conceitos

16/07/2013. Evolução das Teorias Organizacionais. Outras Raízes. Raízes do Humanismo. Introdução de Novos Conceitos Evolução das Teorias Organizacionais Abordagem Clássica Aula 5 Teoria das Relações Humanas Sistema Toyota de Produção Texto: MAXIMIANO (2008) páginas 149 a 159; Aula 5 - Sistema Toyota de Produção Administração

Leia mais

A função de planejar. Administração e Finanças. O Marketing como Gestão Estratégica

A função de planejar. Administração e Finanças. O Marketing como Gestão Estratégica Administração e Finanças Uniban Notas de Aula Planejamento Mercadológico Prof. Amorim A função de planejar Planejamento Objetivo: especificação dos resultados esperados, aonde se pretende chegar e o que

Leia mais

14/2/2011 GESTÃO POR PROCESSOS: INTRODUÇÃO MODELO FNQ DE EXCELÊNCIA NA GESTÃO (MEG) Antes de falarmos em processos, algumas perguntas:

14/2/2011 GESTÃO POR PROCESSOS: INTRODUÇÃO MODELO FNQ DE EXCELÊNCIA NA GESTÃO (MEG) Antes de falarmos em processos, algumas perguntas: GESTÃO POR PROCESSOS: INTRODUÇÃO Prof. Ms. Marco A. Arbex Antes de falarmos em processos, algumas perguntas: Todas as empresas têm um modelo de gestão? A sua empresa tem um modelo de gestão? Você conhece?

Leia mais

Aula 07 Manutenção na Hierarquia da Empresa / Planejamento e Programação da Manutenção

Aula 07 Manutenção na Hierarquia da Empresa / Planejamento e Programação da Manutenção Existem diversas formas de subordinação da manutenção dentro da empresa, principalmente em decorrência do processo de evolução das atividades industriais. Os tipos de situações encontradas atualmente são:

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO PÚBLICA

NOÇÕES DE GESTÃO PÚBLICA NOÇÕES DE GESTÃO PÚBLICA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) ANALISTA TRT s 04 PROVAS 23 QUESTÕES (2012 2010) A apostila contém provas de Noções de Gestão Pública de concursos da Fundação Carlos Chagas (FCC),

Leia mais

Marketing empresarial. Especialização em Gestão da Produção

Marketing empresarial. Especialização em Gestão da Produção Marketing empresarial Especialização em Gestão da Produção Aula 1! Introdução à disciplina! Conceitos e histórico! Importância do marketing para a organização! Ambiente de marketing Informações básicas!

Leia mais

Gestão de Processos: Ciclo PDCA. Profa. Reane Franco Goulart

Gestão de Processos: Ciclo PDCA. Profa. Reane Franco Goulart Gestão de Processos: Ciclo PDCA Profa. Reane Franco Goulart O que é PDCA? É uma ferramenta da qualidade utilizada no controle do processo para a solução de problemas. É também chamado de Roda de Deming

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO NO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES/MT

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO NO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES/MT ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO NO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES/MT Thiago Fernandes 1 Valdemir Lino Nascimento 2 RESUMO A questão da produtividade é

Leia mais

Implementação e controle de estratégias

Implementação e controle de estratégias Implementação e controle de estratégias IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS A IMPLEMENTAÇÃO E A FORMUAÇÃO INFLUENCIAM-SE MUTUAMENTE E ANDAM JUNTAS IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS Como a formulação se relaciona com

Leia mais

No âmbito da gestão do conhecimento, segundo Drucker, em relação a aplicação do conhecimento ao trabalho nas palavras do autor:

No âmbito da gestão do conhecimento, segundo Drucker, em relação a aplicação do conhecimento ao trabalho nas palavras do autor: Gestão por competências e gestão do conhecimento. Aula 1. Roteiro de aula: Planejamento estratégico. Introdução No âmbito da gestão do conhecimento, segundo Drucker, em relação a aplicação do conhecimento

Leia mais

Título do Slide Máximo de 2 linhas

Título do Slide Máximo de 2 linhas Título do Slide 13ª Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos Perfil das funções dos escritórios de projetos em empresas desenvolvedoras de novos produtos Sanderson César M. Barbalho Setembro,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NA MANUTENÇÃO ou Como evitar armadilhas na Gestão da Manutenção Parte 2

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NA MANUTENÇÃO ou Como evitar armadilhas na Gestão da Manutenção Parte 2 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO NA MANUTENÇÃO ou Como evitar armadilhas na Gestão da Manutenção Parte 2 Júlio Nascif Luiz Carlos Dorigo 2 ESQUEMA DE ATRIBUIÇÕES DA MANUTENÇÃO Podemos representar as principais

Leia mais

A Palavra Economia... 1. Dez Princípios de Economia. Uma Casa e a Economia Enfrentam... Correlação x Causa. Decisões. Escassez... Decisões?

A Palavra Economia... 1. Dez Princípios de Economia. Uma Casa e a Economia Enfrentam... Correlação x Causa. Decisões. Escassez... Decisões? 1. Dez Princípios de Economia A Palavra Economia... Vem do grego, aquele que governa a sua casa Uma Casa e a Economia Enfrentam... Decisões? Decisões? Decisões? Decisões? Correlação x Causa Correlação:

Leia mais

SIMULADO A - COBIT 5 PORTUGUES

SIMULADO A - COBIT 5 PORTUGUES SIMULADO A - COBIT 5 PORTUGUES 1. Que atributo está associado a um processo já estabelecido? a. Definição do Processo b. Medida do Processo c. Otimização do Processo d. Gerenciamento de Desempenho 2. Que

Leia mais

Seguindo a análise de pensamento Estratégico, o gerenciamento de projetos

Seguindo a análise de pensamento Estratégico, o gerenciamento de projetos FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE PROJETOS Mauro Lúcio Batista Cazarotti Aluno do Curso de Gerenciamentos de Projetos - FIJ/Rio de Janeiro é: Seguindo a análise de pensamento Estratégico, o gerenciamento de projetos

Leia mais

Antes de iniciarmos nossas aulas vamos assistir um vídeo sobre Pensamento Sistêmico.

Antes de iniciarmos nossas aulas vamos assistir um vídeo sobre Pensamento Sistêmico. Antes de iniciarmos nossas aulas vamos assistir um vídeo sobre Pensamento Sistêmico. 1 TEORIA DE SISTEMAS 2 ORIGEM A Teoria dos Sistemas surgiu quando os cientistas compreenderam que certos princípios

Leia mais

Abc BANCO STANDARD DE INVESTIMENTOS S.A. ( BSI ) ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL

Abc BANCO STANDARD DE INVESTIMENTOS S.A. ( BSI ) ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL Abc BANCO STANDARD DE INVESTIMENTOS S.A. ( ) ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL ÚLTIMA REVISÃO Abril 2013 APROVAÇÃO Conselho de Administração Gestão de Risco Operacional Pág. 1 de 8 ÍNDICE

Leia mais

PLANEJAMENTO & GESTÃO. Pensando estrategicamente...

PLANEJAMENTO & GESTÃO. Pensando estrategicamente... PLANEJAMENTO & GESTÃO Pensando estrategicamente... Situações capazes de provocar mudanças crises e incertezas; novas oportunidades; novas diretrizes internas ou externas. Pensar e Agir Estrategicamente

Leia mais

Introdução. Qualidade de Produto. Introdução. Introdução ISO/IEC 9126. Normas

Introdução. Qualidade de Produto. Introdução. Introdução ISO/IEC 9126. Normas Qualidade de Produto Maria Cláudia F.P. Emer Introdução z Qualidade diretamente ligada ao produto final z Controle de qualidade Adequação do produto nas fases finais no processo de produção z Software

Leia mais

O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS

O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS carreira O PERFIL DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS O site RelGov em Foco, que mantém uma página no Facebook, em parceria com a ABRIG, a associação nacional da categoria, fez uma pesquisa com

Leia mais

SESMT / CTCCT / DEMLURB 2011

SESMT / CTCCT / DEMLURB 2011 SESMT / CTCCT / DEMLURB 2011 Comissão: Acidentes de Trabalho PROGRAMA DE REDUÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO - PRAT I.) Introdução: A legislação brasileira considera acidente de trabalho aquele que ocorrer

Leia mais

Apresentação da disciplina

Apresentação da disciplina FEUP MIEIG & MIEM Ano letivo 2013/14 Disciplina: Gestão da Qualidade Total Apresentação da disciplina (v1 em 2 de setembro) José A. Faria, jfaria@fe.up.pt Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto,

Leia mais

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Clima Organizacional

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Clima Organizacional Disciplina: Comportamento Organizacional Assunto: Clima Organizacional Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela

Leia mais

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROCESSOS

INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROCESSOS INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROCESSOS Prof. Ms. Marco A. marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Introdução Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço

Leia mais

3 Metodologia. 3.1 Tipo de Pesquisa

3 Metodologia. 3.1 Tipo de Pesquisa 3 Metodologia 3.1 Tipo de Pesquisa De acordo com os conceitos propostos por Gil (1996) e Vergara (1997), podemos classificar esta pesquisa segundo dois critérios básicos: Quanto aos fins: Exploratória

Leia mais

Instruções para elaboração de TCC PROPOSTA DE NEGÓCIOS

Instruções para elaboração de TCC PROPOSTA DE NEGÓCIOS INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMAS CERTIFICATES Instruções para elaboração de TCC PROPOSTA DE NEGÓCIOS Estas instruções para elaboração de TCC do tipo Proposta de Negócio possuem dois tópicos:

Leia mais

1. A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS.

1. A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS. Formulação de Objetivos Educacionais 1. A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS. A prática educativa atua no desenvolvimento individual e social dos indivíduos, proporcionando-lhes os meios de apropriação

Leia mais

Gestão da Estratégia com uso do BSC

Gestão da Estratégia com uso do BSC Gestão da Estratégia com uso do BSC Módulo2 Fundamentos do planejamento estratégico Brasília 2014 Atualizado em: dezembro de 2013. Fundação Escola Nacional de Administração Pública Presidente Paulo Sergio

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO FLORESTAL 30/08/2013

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO FLORESTAL 30/08/2013 ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO FLORESTAL 30/08/2013 Objetivos da disciplina Visão de Administração e Planejamento Tomar decisões Fazer Planejamento Conhecimento para planejar e administrar Postura crítica

Leia mais

Desempenho das. Modelo Japonês de Administração

Desempenho das. Modelo Japonês de Administração Desempenho das Organizações Modelo Japonês de Administração Sistema Toyota de Produção Criado no Japão durante a década de 1950 por Eiji Toyoda e Taiichi Ohno; Princípios: Eliminação de desperdícios: ou

Leia mais

Gerencia de Projeto. Andreza Leite andreza.lba@gmail.com

Gerencia de Projeto. Andreza Leite andreza.lba@gmail.com Gerencia de Projeto Andreza Leite andreza.lba@gmail.com Vamos continuar a gestão de projeto Agenda Estrutura Organizacional Equipe de projeto Gerente Gerenciamento de múltiplos projetos e PMO Estrutura

Leia mais

16/02/2012 PARTE 1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 1 PARTE 1. As principais funções administrativas são: ADMINISTRAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E TGA

16/02/2012 PARTE 1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 1 PARTE 1. As principais funções administrativas são: ADMINISTRAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E TGA 100 80 60 40 20 0 1 Trim2 Trim3 Trim 4 Trim Leste Oeste Norte 16/02/2012 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E TGA Prof Marion Mello Conceituação: Administração É o ato ou processo de gerir,

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 Seminário 2 Treinamento e Desenvolvimento 3 Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.; Kram, K. E.; Ting, S. HBR,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO UMA RETOMADA NECESSÁRIA

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO UMA RETOMADA NECESSÁRIA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO UMA RETOMADA NECESSÁRIA Ronaldo Fernandes Barbosa* Resumo A matéria abordada no presente artigo refere-se ao processo de Avaliação do Desempenho Humano nas empresas. Procura chamar

Leia mais

Gerenciamento da Comunicação 1

Gerenciamento da Comunicação 1 O que é um projeto? Gestão Projetos TI (PMBOK) Prof. Raquel Silveira Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo criar um produto ou serviço único. Esse empreendimento tem metas estabelecidas

Leia mais

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc.

alocação de custo têm que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como o aluguel, a supervisão, as chefias, etc. Professor José Alves Aula pocii Aula 3,4 Custeio por Absorção Custeio significa apropriação de custos. Métodos de Custeio é a forma como são apropriados os custos aos produtos. Assim, existe Custeio por

Leia mais

As sete ferramentas da qualidade (Seven Tools)

As sete ferramentas da qualidade (Seven Tools) As sete ferramentas da qualidade (Seven Tools) Gerência da Rotina Previsibilidade Gerência da Melhoria Competitividade 1 ROTI A Estabelecida de tal forma que a administração da empresa possa delegar a

Leia mais

Liderança Estratégica

Liderança Estratégica Liderança Estratégica Objetivos Conceituar liderança Identificar os fatores de liderança Descrever os níveis de liderança Faca a face Organizacional Estratégica Sumário Introdução Liderança Liderança Estratégica

Leia mais

Gestão do clima organizacional: Introdução

Gestão do clima organizacional: Introdução ORGANIZAÇÃO Gestão do clima organizacional: Introdução Prof. Ms. Marco A. Arbex A Organização pode ser definida como a união de pessoas com objetivos em comum. Exemplos de organizações: Escolas Hospitais

Leia mais

Glossário de Aprendizagem Motora

Glossário de Aprendizagem Motora Glossário de Aprendizagem Motora Prof. Dr. Luciano Basso Lacom_EEFE 1. Ação: a descrição da ação é feita com base na intenção e no objetivo que se pretende alcançar. Ela é identificada pela meta à qual

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO ESPECIALIDADE: BIBLIOTECÀRIO Requisitos: Graduação em Biblioteconomia e Registro no Conselho de Classe 1. Planejar, programar, coordenar, controlar e dirigir sistemas biblioteconômicos e ou de informação

Leia mais

Gestão Estratégica da Qualidade

Gestão Estratégica da Qualidade UNIVERSIDADE DE SOROCABA Curso Gestão da Qualidade Gestão Estratégica da Qualidade Professora: Esp. Débora Ferreira de Oliveira Aula 1 09/08 Formação Acadêmica Tecnóloga em Mecânica - FATEC-Sorocaba; Pós-graduada/MBA

Leia mais

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE PROTOCOLO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO O manual foi devidamente aprovado através do Decreto 60.334, de 03/04/2014 com o objetivo de PADRONIZAR

Leia mais

Departamento comercial e marketing

Departamento comercial e marketing Departamento comercial e marketing Trabalho realizado: Cátia Nunes Nº6 12ºS Marketing Os profissionais do Marketing podem dividir-se em dois grupos, os que estão directamente ligados as empresas, isto

Leia mais

Ouvidoria Unimed-Rio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed

Ouvidoria Unimed-Rio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Ouvidoria Unimed-Rio Seminário de Atualização e Implantação de Ouvidoria do Sistema Unimed Missão, Visão e Valores da Unimed-Rio Missão: Oferecer soluções éticas e de qualidade em saúde, compartilhando

Leia mais

3 Administração de Materiais

3 Administração de Materiais 1 da Produção I Ementário do Curso de Fase: 5ª Carga Horária: 60h Créditos: 04 Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento

Leia mais

O uso de remuneração variável para gerar o engajamento sustentável

O uso de remuneração variável para gerar o engajamento sustentável O uso de remuneração variável para gerar o engajamento sustentável Como o ambiente vem mudando a visão tradicional a respeito do engajamento de empregados O que os programas de remuneração por desempenho

Leia mais

Introdução à. Administração. Aula 1. Conceitos e Fundamentos da. Administração. Ges RH - 1º Ano Prof. Rafael Roesler

Introdução à. Administração. Aula 1. Conceitos e Fundamentos da. Administração. Ges RH - 1º Ano Prof. Rafael Roesler Introdução à Administração Aula 1 Conceitos e Fundamentos da Administração Ges RH - 1º Ano Prof. Rafael Roesler Sumário Introdução Antecedentes Históricos da Administração Conceito de Administração Importância

Leia mais