PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS DECLARAÇÃO DE BENS, DIREITOS, VALORES E RENDAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS DECLARAÇÃO DE BENS, DIREITOS, VALORES E RENDAS"

Transcrição

1 PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS DECLARAÇÃO DE BENS, DIREITOS, VALORES E RENDAS 1 CONCEITO A Constituição Estadual estabelece que todo agente público, qualquer que seja sua categoria ou a natureza do cargo, emprego ou função, é obrigado, na posse, exoneração ou aposentadoria, a declarar seus bens. O efetivo exercício das atribuições do cargo de provimento em comissão ou da função (FTG, FC ou função de confiança) está condicionado à apresentação da DBR (IN nº TC-01/2006) pelas autoridades e servidores públicos estaduais, a fim de atender aos mecanismos de controle do TCE estabelecidos na Lei Orgânica (LC nº 202/00). O Decreto nº 1.979/08 estabelece, ainda, que estão obrigados de apresentar a DBR os: - membros titulares de comissões permanentes de licitação; - ocupantes de cargo de provimento efetivo AFRE da SEF; - ocupantes de cargo de provimento efetivo de fiscais de trânsito do DETER; - ocupantes de cargo de provimento efetivo integrantes do sub-grupo Autoridade Policial, do Grupo Segurança Pública - Polícia Civil, da SSP; - ocupantes de cargo efetivo quando da solicitação da aposentadoria. O Setorial/Seccional não poderá formalizar ato de posse (encaminhar à GEIMP/DGDP/SEA solicitação de inclusão do nomeado ou designado no Sistema) de servidor nomeado ou designado que não tenha previamente efetuado a entrega da DBR. O descumprimento do estabelecido constitui infração prevista no 1º, do art. 70, da LC nº 202/00, podendo ser aplicada multa de até R$ 5.000,00 (cinco mil reais) pelo TCE, e sob pena de ser nulo o ato de posse. 2 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL A apresentação da declaração está fundamentada na legislação que segue: Art. 22 da Constituição Estadual/89; Art. 137 da Lei nº 6.745, de ; Lei nº 8.429, de ; Lei nº 8.730, de ; Lei Complementar nº 202, de ; Instrução Normativa nº TC-01/2006, de ; Decreto nº 1.979, de DEFINIÇÃO DE TERMOS AFRE - Auditor Fiscal da Receita Estadual. CPF - Cadastro de Pessoa Física. DBR - Declaração de bens e rendimentos. Atualizado em:

2 DETER - Departamento Estadual de Transportes e Terminais. DGDP - Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. DOE - Diário Oficial do Estado. FC - Função de chefia. FG - Função gratificada. FTG - Função técnica gerencial. FRH - Menu Folha de Pagamento do SIRH. GEIMP - Gerência de Ingresso e Movimentação de Pessoal. IN - Instrução Normativa. IRRF - imposto de renda retido na fonte. LC - Lei Complementar. MCP Formulário Declaração de Bens, Direitos, Valores e Rendas. SAGRH - Sistema Administrativo de Gestão de Recursos Humanos. SEA - Secretaria de Estado da Administração. SEF - Secretaria de Estado da Fazenda. Setorial/Seccional - Setorial e Seccional de Gestão de Pessoas. SIRH - Sistema Informatizado de Recursos Humanos. SSP - Secretaria de Estado da Segurança Púbica. TCE - Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. 4 PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS Os procedimentos administrativos estão organizados por itens, a fim de facilitar o entendimento e a busca das informações. Apresentação da DBR para o exercício de cargo ou função Quando da posse (na data da investidura) a autoridade ou servidor deve entregar no Setorial/Seccional o formulário MCP-038, devidamente assinado e preenchido na parte que identifica os cargos, empregos, funções ou cargos eletivos ocupados nos últimos 2 (dois) anos, acompanhado da fotocópia rubricada da última DBR apresentada à Secretaria da Receita Federal, para fins de imposto de renda. Havendo variação patrimonial entre o período atual e a última DBR entregue à Receita Federal, deverá ser citado no formulário MCP-038. Tendo sido o nomeado ou designado isento da apresentação da DBR à Secretaria da Receita Federal no exercício anterior ou no atual, para nomeação ou designação ocorrida após 31 de abril, devem ser preenchidos todos os campos do formulário, registrando no mesmo (na primeira página) a expressão Isento de IRRF. Não poderá ser formalizado ato de posse ou de entrada em exercício da autoridade ou servidor, sem a prévia entrega da DRB. Apresentação da DBR ao término do exercício do cargo ou função Quando do término da gestão ou do mandato e nos casos de exoneração ou dispensa da designação, a autoridade e servidor devem entregar no Setorial/Seccional o formulário MCP-038, devidamente assinado e preenchido na parte que identifica os cargos, empregos, funções ou cargos eletivos ocupados nos últimos 2 (dois) anos, acompanhado da fotocópia rubricada da última DBR apresentada à Secretaria da Receita Federal, para fins de imposto de renda. Atualizado em:

3 Havendo variação patrimonial entre o período da exoneração ou dispensa e a última DBR entregue à Receita Federal, deverá ser citado no formulário MCP-038. Não tendo sido apresentada a DBR no exercício anterior ou no atual à Secretaria da Receita Federal quando a exoneração ou dispensa da designação ocorreu após 31 de abril, devem ser preenchidos todos os campos do formulário MCP-038, registrando no mesmo (na primeira página) a expressão Isento de IRRF. Apresentação da DBR no início e término da designação como titular em comissão permanente de licitação Quando do início e término da designação, o servidor membro titular deve entregar no Setorial/Seccional o formulário MCP-038, devidamente assinado e preenchido na parte que identifica os cargos, empregos, funções ou cargos eletivos ocupados nos últimos 2 (dois) anos, acompanhado da fotocópia rubricada da última DBR apresentada à Secretaria da Receita Federal, para fins de imposto de renda. Se o período entre o início e término da designação ocorrer no mesmo exercício ou sem que tenha sido apresentada nova DBR à Secretaria da Receita Federal, deverá ser preenchido ao término apenas o formulário MCP-038, informando apenas se ocorreu variação patrimonial durante a designação em comissão. Não tendo sido apresentada a DBR no exercício anterior ou no atual à Secretaria da Receita Federal quando o início e término da designação ocorreram após 31 de abril, devem ser preenchidos todos os campos do formulário MCP-038, registrando no mesmo (na primeira página) a expressão Isento de IRRF. Apresentação da DBR anualmente As autoridades e servidores ocupantes de cargo de provimento em comissão ou função (FTG, FG, FC ou função de confiança), ocupante de cargo de provimento efetivo de Auditor Fiscal da Receita Estadual da SEF, ocupante de cargo de provimento efetivo de fiscais de trânsito do DETER e ocupante de cargo de provimento efetivo integrante do sub-grupo Autoridade Policial (Grupo Segurança Pública - Polícia Civil) da SSP, devem entregar, anualmente, no Setorial/Seccional, o formulário MCP-038 devidamente assinado e preenchido na parte que identifica os cargos, empregos, funções ou cargos eletivos ocupados nos últimos 2 (dois) anos, acompanhado da fotocópia rubricada da DBR apresentada no atual exercício à Secretaria da Receita Federal. Não tendo sido apresentada a DBR à Secretaria da Receita Federal no exercício atual, devem ser preenchidos todos os campos do formulário, registrado no mesmo (na primeira página) a expressão isento de IRRF. A entrega da declaração é feita, no máximo, até 15 (quinze) dias após a data limite fixada pela Secretaria da Receita Federal para a apresentação da declaração de ajuste anual. 5 ROTINAS Tendo como base os itens descritos acima, o Setorial/Seccional deve: Nomeação em cargo em comissão ou designação em FTG e FG Atualizado em:

4 para nomeação ou designação ocorrida após 31 de abril, com entrega de declaração de bens e rendimentos à Secretaria da Receita Federal no exercício anterior ou atual, receber a cópia da Declaração de Bens e Rendimentos e o formulário MCP-038, devidamente preenchidos nos campos que identificam os cargos, empregos, funções ou cargos eletivos ocupados nos últimos 2 (dois) anos, e assinado; para nomeação ou designação ocorrida após 31 de abril, sem que tenha existido a entrega de declaração de bens e rendimentos à Secretaria da Receita Federal no exercício anterior ou atual, receber o formulário MCP-038 com todos os campos devidamente preenchido e assinado; registrar no Sistema a declaração entregue; arquivar cópia da declaração, se houver, e do formulário MCP-038, devidamente organizados, adotando para tanto o uso de índice para pronta localização pelo nome do declarante, pela data, pelo cargo ou pelo CPF, para atender ao TCE sempre que requisitar a remessa de fotocópia de declaração ou a DGDP. O Controle Interno do TCE fiscaliza o cumprimento da exigência de arquivamento e a entrega de declarações. Quando da nomeação ou designação de agente político, independente de ter existido ou não entrega de declaração de bens e rendimentos à Secretaria da Receita Federal, adotar os procedimentos descritos acima, conforme a situação, bem como encaminhar, no máximo, até 30 (trinta) dias após a data de publicação da nomeação ou investidura das autoridades (somente o Governador, Vice-Governador, Procurador- Geral da PGE e Secretários de Estado), cópia da DBR ao Diretor de Controle da Administração Estadual (Rua Bulcão Viana, nº 90, Centro, Florianópolis, SC, CEP: Telefone para contato: ( ). Designação em FC ou função de confiança para designação ocorrida após 31 de abril, com entrega de declaração de bens e rendimentos à Secretaria da Receita Federal no exercício anterior ou no atual, receber a cópia da Declaração de Bens e Rendimentos e o formulário MCP-038, devidamente preenchido nos campos que identificam os cargos, empregos, funções ou cargos eletivos ocupados nos últimos 2 (dois) anos, e assinado; para designação ocorrida após 31 de abril, sem que tenha existido a entrega de declaração de bens e rendimentos à Secretaria da Receita Federal no exercício anterior ou no atual, receber o formulário MCP-038 com todos os campos devidamente preenchidos e assinado; registrar no Sistema a declaração entregue; arquivar cópia da declaração, se houver, e do formulário MCP-038, devidamente organizados, adotando para tanto o uso de índice para pronta localização pelo nome do declarante, pela data, pelo cargo ou pelo CPF, para atender ao TCE sempre que requisitar a remessa de fotocópia de declaração ou a DGDP. O Controle Interno do TCE fiscaliza o cumprimento da exigência de arquivamento e a entrega de declarações. Designação de membro titular de comissão permanente de licitação para designação ocorrida após 31 de abril, com entrega de declaração de bens e rendimentos à Secretaria da Receita Federal no exercício anterior ou no atual, receber a cópia da Declaração de Bens e Rendimentos e o formulário MCP-038, Atualizado em:

5 devidamente preenchido nos campos que identificam os cargos, empregos, funções ou cargos eletivos ocupados nos últimos 2 (dois) anos, e assinado; para designação ocorrida após 31 de abril, sem que tenha existido a entrega de declaração de bens e rendimentos à Secretaria da Receita Federal no exercício anterior ou no atual, receber o formulário MCP-038 com todos os campos devidamente preenchidos e assinado; registrar no Sistema a declaração entregue; arquivar cópia da declaração, se houver, e do formulário MCP-038, devidamente organizados, adotando para tanto o uso de índice para pronta localização pelo nome do declarante, pela data, pelo cargo ou pelo CPF, para atender ao TCE sempre que requisitar a remessa de fotocópia de declaração ou a DGDP. O Controle Interno do TCE fiscaliza o cumprimento da exigência de arquivamento e a entrega de declarações. Exoneração, fim da designação em FTG, FG, FC ou função de confiança e de comissão permanente de licitação adotar os procedimentos descritos para nomeação em cargo em comissão, designação em FTG, FG, FC ou função de confiança, ou designação em comissão permanente de licitação, respectivamente, conforme a situação do servidor: existência ou não de entrega de declaração de bens e rendimentos à Secretaria da Receita Federal no exercício anterior ou atual (para exoneração ou fim da designação após a 31 de abril). Apresentação anual de DBR solicitar ao servidor que apresentou declaração de bens e rendimentos à Secretaria da Receita Federal no exercício atual, a entrega da cópia da Declaração de Bens e Rendimentos e o formulário MCP-038, devidamente preenchidos nos campos que identificam os cargos, empregos, funções ou cargos eletivos ocupados nos últimos 2 (dois) anos, e assinado; solicitar ao servidor que não apresentou declaração de bens e rendimentos à Secretaria da Receita Federal no exercício atual, o formulário MCP-038 com todos os campos devidamente preenchidos e assinado; registrar no Sistema a declaração entregue; arquivar cópia da declaração, se houver, e do formulário MCP-038, devidamente organizados, adotando para tanto o uso de índice para pronta localização pelo nome do declarante, pela data, pelo cargo ou pelo CPF, para atender ao TCE sempre que requisitar a remessa de fotocópia de declaração ou a DGDP. O Controle Interno do TCE fiscaliza o cumprimento da exigência de arquivamento e a entrega de declarações. 6 FLUXOGRAMA DOS PROCEDIMENTOS Nomeação e designação de autoridade ou de servidor em cargo em comissão e designação em FTG e FG Atualizado em:

6 PUBLICAÇÃO DA NOMEAÇÃO OU DESIGNAÇÃO NO DOE APRESENTAÇÃO DA DECLARAÇÃO E/OU FORMULÁRIO MCP-038 REGISTRO DA APRESENTAÇÃO DA DECLARAÇÃO NA PLANILHA DE CONTROLE É Declaração de Autoridade? Sim ENCAMINHAMENTO DA CÓPIA DA DECLARAÇÃO E FORMULÁRIO MCP- 038 AO TCE FIM Não INCLUSÃO DA DBR NO SISTEMA ARQUIVAMENTO FIM Designação em FC ou função de confiança e exoneração ou fim de designação PUBLICAÇÃO DA DESIGNAÇÃO NO DOE APRESENTAÇÃO DA DECLARAÇÃO E/OU FORMULÁRIO MCP-038 REGISTRO DA APRESENTAÇÃO DA DECLARAÇÃO NA PLANILHA DE CONTROLE INCLUSÃO DA DBR NO SISTEMA ARQUIVAMENTO FIM Atualizado em:

7 Designação de membro titular de comissão permanente de licitação PUBLICAÇÃO DA DESIGNAÇÃO NO DOE APRESENTAÇÃO DA DECLARAÇÃO E/OU FORMULÁRIO MCP-038 REGISTRO DA APRESENTAÇÃO DA DECLARAÇÃO NA PLANILHA DE CONTROLE INCLUSÃO DA DBR NO SISTEMA ARQUIVAMENTO FIM Apresentação anual de DBR APRESENTAÇÃO DA DECLARAÇÃO E/OU FORMULÁRIO MCP-038 REGISTRO DA APRESENTAÇÃO DA DECLARAÇÃO NA PLANILHA DE CONTROLE INCLUSÃO DA DBR NO SISTEMA ARQUIVAMENTO FIM Atualizado em:

8 7 PROCEDIMENTOS COMPUTACIONAIS INCLUSÃO O Setorial/Seccional realiza a inclusão da declaração referente a nomeação, designação e anual no módulo 22 (Históricos) do FRH/SIRH. MENU HISTÓRICOS CONSULTA... 1 TABELA DE HISTÓRICOS INCLUSÃO... 2 TIPO ESPECIFICO DE HISTÓRICO 02 ALTERAÇÃO... 3 MOVIMENTAÇÕES EXCLUSÃO... 4 LICENÇA PRÊMIO MUDANCA DE CARGO AVERBAÇÃO FÉRIAS FINANCEIROS A DISPOSIÇÃO OUTROS HISTÓRICOS DESIGNAÇÕES/ELOGIOS OPÇÃO...: 2 ASSUNTO...: 10 MATRÍCULA...: NR.CARGO.: 01 ORGÃO: NR.INSCRIÇÃO SISTEMA.: - CÓDIGO HISTÓRICO...: 60 CD.ESPECIF.HISTÓRICO.: 01 Pressionar a tecla entra/enter para incluir. INCLUSÃO HISTÓRICO DIVERSOS MATRÍCULA: NOME: NR.INSCRIÇÃO SISTEMA: - TIPO HIST. DIVERSOS: 6001 DT.INÍCIO...: DT.FIM...: CARGO OCUPADO...: SIGLA LOTAÇÃO...: NR.CONVENIO...: TIPO ATO...: NR.ATO...: TIPO PUBLICAÇÃO...: NR.PUBLICAÇÃO...: DT.PUBLICAÇÃO...: NR.PROCESSO.: TP.ATO DISPENSA...: NR.ATO DISPENSA...: TP.PUBLIC. DISPENSA: NR.PUBLIC. DISPENSA..: DT.PUBLIC. DISPENSA: NR.ITEM DISPENSA...: NU.PROCESSO FIM...: CD.DIAGNOSTICO (CID).: DESCRIÇÃO HISTÓRICO: DESEJA CONTINUAR DESCRIÇÃO(S/N): N Para que ocorra a inclusão após digitar os dados, pressionar a tecla entra/enter. DETALHAMENTO: TIPO HIST. DIVERSOS - pré-impresso; DATA INÍCIO - registrar dia, mês e ano da nomeação/designação ou o primeiro dia de janeiro do ano em curso se a declaração é anual. Sendo designação em comissão permanente de licitação registrar a data de início da designação; DATA FIM - não preencher (a data fim é igual à data da exoneração ou dispensa da designação) ou registrar o último dia do mês de dezembro do ano em curso se a Atualizado em:

9 declaração for anual. Só preencher quando da apresentação da DBR decorrente da exoneração ou dispensa. Para membro titular de comissão de licitação só preencher quando da entrega da DBR final; CARGO OCUPADO - registrar a descrição do cargo para o qual o servidor foi nomeado ou designado. Sendo designação em comissão permanente de licitação, registrar o cargo efetivo ocupado pelo membro titular; SIGLA LOTAÇÃO - registrar sigla de lotação do servidor nomeado ou designado; TIPO ATO - registrar o código 02 que indica ato (nomeação em cargo de provimento em comissão ou designação em cargo de provimento em comissão ou designação em FTG e FG), ou 01 que indica designação em função de chefia, função de confiança e comissão permanente de licitação; Nº ATO - registrar o número do ato de nomeação ou designação; TIPO PUBLICAÇÃO - registrar o código 1 que indica publicação no DOE; Nº PUBLICAÇÃO - registrar o número do DOE em que ocorreu a publicação da nomeação ou designação; DATA PUBLICAÇÃO - registrar dia, mês e ano de publicação do DOE; TIPO ATO DISPENSA - não preencher; Nº ATO DISPENSA - não preencher; TIPO PUBLICAÇÃO DISPENSA - não preencher; Nº PUBLICAÇÃO DISPENSA - não preencher; DATA PUBLICAÇÃO DISPENSA - não preencher; Nº ITEM DISPENSA - não preencher; DESCRIÇÃO HISTÓRICO - registrar as informações que se fizerem necessárias; DESEJA CONTINUAR DESCRIÇÃO (S/N) - não preencher. ALTERAÇÃO O Setorial/Seccional altera os dados, quando da exoneração ou fim da designação, no módulo 22 (Históricos) do FRH/SIRH. MENU HISTÓRICOS CONSULTA... 1 TABELA DE HISTÓRICOS INCLUSÃO... 2 TIPO ESPECIFICO DE HISTÓRICO 02 ALTERAÇÃO... 3 MOVIMENTAÇÕES EXCLUSÃO... 4 LICENÇA PRÊMIO MUDANCA DE CARGO AVERBAÇÃO FÉRIAS FINANCEIROS A DISPOSIÇÃO OUTROS HISTÓRICOS DESIGNAÇÕES/ELOGIOS OPÇÃO...: 3 ASSUNTO...: 10 MATRÍCULA...: NR.CARGO.: 01 ORGÃO: NR.INSCRIÇÃO SISTEMA.: - CÓDIGO HISTÓRICO...: 60 CD.ESPECIF.HISTÓRICO.: 01 Pressionar a tecla entra/enter para alterar. Atualizado em:

10 CONSULTA OCORRENCIAS TIPO ESPECIFICO HISTORICO DIVERSOS MATRICULA: NOME: exemplo NR.INSCRICAO SISTEMA: TIPO HIST. DIVERSOS: DECLARACAO DE BEM SEL DT.INICIO DT.FIM 01/01/ /12/ /09/ /01/ /12/2003 Para que ocorra a alteração pressionar a tecla entra/enter. Havendo mais de um registro de período para o servidor, selecionar com X o registro a ser alterado e pressionar a tecla entra/enter. ALTERAÇÃO HISTÓRICO DIVERSOS MATRÍCULA: NOME: NR.INSCRIÇÃO SISTEMA: - TIPO HIST. DIVERSOS: 6001 DT.INÍCIO...: DT.FIM...: CARGO OCUPADO...: GERENTE ADM. FINANÇAS SIGLA LOTAÇÃO...: GEMAD NR.CONVENIO...: TIPO ATO...: 02 NR.ATO...: 640 TIPO PUBLICAÇÃO...: 1 NR.PUBLICAÇÃO...: DT.PUBLICAÇÃO...: NR.PROCESSO.: TP.ATO DISPENSA...: NR.ATO DISPENSA...: TP.PUBLIC. DISPENSA: NR.PUBLIC. DISPENSA..: DT.PUBLIC. DISPENSA: NR.ITEM DISPENSA...: NU.PROCESSO FIM...: CD.DIAGNOSTICO (CID).: DESCRIÇÃO HISTÓRICO: DESEJA CONTINUAR DESCRIÇÃO(S/N): N Para que ocorra a alteração após digitar os dados, pressionar a tecla entra/enter. DETALHAMENTO: TIPO HIST. DIVERSOS - pré-impresso; DATA INÍCIO - pré-impresso; DATA FIM - registrar dia, mês e ano da exoneração ou do término da designação; CARGO OCUPADO - pré-impresso; SIGLA LOTAÇÃO - pré-impresso; TIPO ATO - pré-impresso; Nº ATO - pré-impresso; TIPO PUBLICAÇÃO - pré-impresso; Nº PUBLICAÇÃO - pré-impresso; DATA PUBLICAÇÃO - pré-impresso; TIPO ATO DISPENSA - registrar o código 02 que indica ato (exoneração em cargo de provimento em comissão ou término da designação em cargo de provimento em comissão ou designação em FTG e FG), ou 01 que indica designação em função de chefia ou função de confiança. Não preencher para membro titular de comissão permanente de licitação; Nº ATO DISPENSA - registrar o número do ato ou da portaria de exoneração ou dispensa, respectivamente. Não preencher para membro titular de comissão permanente de licitação; TIPO PUBLICAÇÃO DISPENSA - registrar o código 1 que indica publicação no DOE. Não preencher para membro titular de comissão permanente de licitação; Atualizado em:

11 Nº PUBLICAÇÃO DISPENSA - registrar o número do DOE em que ocorreu a publicação da exoneração ou dispensa da designação. Não preencher para membro titular de comissão permanente de licitação; DATA PUBLICAÇÃO DISPENSA - registrar dia, mês e ano de publicação do DOE. Não preencher para membro titular de comissão permanente de licitação; Nº ITEM DISPENSA - não preencher; DESCRIÇÃO HISTÓRICO - pré-impresso; DESEJA CONTINUAR DESCRIÇÃO (S/N) - pré-impresso. 8 RESPONSABILIDADES Setorial/Seccional: prestar orientação, preencher e auxiliar a autoridade ou servidor no preenchimento do formulário MCP-038, conferir a documentação apresentada, manter organizado as declarações apresentadas, registrar DBR no Sistema e atender solicitação da DGDP/SEA ou TCE. Servidor: apresentar a declaração e/ou formulário MCP-038 devidamente preenchido e assinado. Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte (Lei Federal nº 9.610, de ). Atualizado em:

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS HORA-EXTRA E INDENIZAÇÃO DE ESTÍMULO OPERACIONAL

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS HORA-EXTRA E INDENIZAÇÃO DE ESTÍMULO OPERACIONAL PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS HORA-EXTRA E INDENIZAÇÃO DE ESTÍMULO OPERACIONAL 1 CONCEITO HE compreende a realização de atividades laborais por servidor efetivo após a jornada normal de

Leia mais

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS REGISTRO DE TEMPO DE SERVIÇO

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS REGISTRO DE TEMPO DE SERVIÇO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS REGISTRO DE TEMPO DE SERVIÇO 1 CONCEITO A concessão de benefícios pelo RTS ocorre quando o vínculo atual do servidor é de contribuição compulsória ao RGPS,

Leia mais

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS LICENÇA ESPECIAL

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS LICENÇA ESPECIAL PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS LICENÇA ESPECIAL 1 CONCEITO A Licença Especial é um benefício facultado ao servidor público ocupante de cargo de provimento efetivo, com remuneração. De acordo

Leia mais

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS FALTAS

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS FALTAS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS FALTAS 1 CONCEITO Caracteriza-se falta o não comparecimento ao serviço no horário de trabalho, podendo ser justificada ou injustificada. Ao servidor inativo

Leia mais

DECRETO Nº 30.348 DE 1 DE JANEIRO DE 2009

DECRETO Nº 30.348 DE 1 DE JANEIRO DE 2009 DECRETO Nº 30.348 DE 1 DE JANEIRO DE 2009 Estabelece novos procedimentos para o cumprimento do Código de Ética da Administração Municipal. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições

Leia mais

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS LICENÇA PRÊMIO

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS LICENÇA PRÊMIO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS LICENÇA PRÊMIO 1 CONCEITO O servidor efetivo e estável faz jus a uma licença remunerada, como prêmio, a cada 5 (cinco) anos de efetivo exercício no serviço

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 180 10 de março de 1994

DELIBERAÇÃO Nº 180 10 de março de 1994 DELIBERAÇÃO Nº 180 10 de março de 1994 Estabelece mecanismos de fiscalização pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, das declarações de bens e rendas apresentadas pelas autoridades e servidores

Leia mais

Art. 1º Ficam estabelecidas as seguintes instruções a serem observadas no processo de utilização do Sistema de Protocolo Único - SPU:

Art. 1º Ficam estabelecidas as seguintes instruções a serem observadas no processo de utilização do Sistema de Protocolo Único - SPU: INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 04 de 9 de outubro de 2007. D.O.E. 21/11/2007 FIXA INSTRUÇÕES RELATIVAS À TRAMITAÇÃO DE PROCESSOS E A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE PROTOCOLO ÚNICO SPU NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 33.564, DE 09 DE MARÇO DE 2012. Regulamenta as hipóteses de impedimento para a posse e exercício na administração pública direta

Leia mais

Secretaria de Defesa Social POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO Gabinete do Chefe de Polícia PORTARIA GAB/PCPE Nº 686/2011

Secretaria de Defesa Social POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO Gabinete do Chefe de Polícia PORTARIA GAB/PCPE Nº 686/2011 2011. Recife, 21 de junho de PORTARIA GAB/PCPE Nº 686/2011 Dis ciplina o processo de programação e controle de férias dos servidores da Polícia Civil de Pernambuco para o exercício de 2012, e dá outras

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA AUDITORIA GERAL DO ESTADO ATO DO AUDITOR *INSTRUÇÃO NORMATIVA AGE Nº 29 DE 06 DE NOVEMBRO DE 2014

SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA AUDITORIA GERAL DO ESTADO ATO DO AUDITOR *INSTRUÇÃO NORMATIVA AGE Nº 29 DE 06 DE NOVEMBRO DE 2014 SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA AUDITORIA GERAL DO ESTADO ATO DO AUDITOR *INSTRUÇÃO NORMATIVA AGE Nº 29 DE 06 DE NOVEMBRO DE 2014 ESTABELECE NORMAS DE ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO PROCURADORIA GERAL DO ESTADO INSTRUÇÃO NORMATIVA N 009/2012/SEA/PGE (DOE de 20/12/12) Dispõe sobre os procedimentos de desconto e recolhimento

Leia mais

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS CARTEIRA/DIPLOMA DE PROFESSOR

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS CARTEIRA/DIPLOMA DE PROFESSOR PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS CARTEIRA/DIPLOMA DE PROFESSOR 1 CONCEITO O módulo Carteira/Diploma de Professor, do Sistema, tem por finalidade registrar a habilitação profissional do servidor

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE INFORMÁTICA

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA DIRETORIA DE INFORMÁTICA Florianópolis, 29 de abril de 2016. COMUNICADO Ao Responsável pelo Controle Interno Municipal Em complementação ao Comunicado feito aos Controles Internos municipais, datado de 08/04/2016, referente ao

Leia mais

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS NOMEAÇÃO E DESIGNAÇÃO EM CARGO DE PROVIMENTO EM COMISSÃO

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS NOMEAÇÃO E DESIGNAÇÃO EM CARGO DE PROVIMENTO EM COMISSÃO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS NOMEAÇÃO E DESIGNAÇÃO EM CARGO DE PROVIMENTO EM COMISSÃO 1 CONCEITO O servidor é nomeado em cargo de provimento em comissão não codificado ou codificado DGS

Leia mais

PMESP MENOR DE IDADE FUNC PÚBLICO MILITAR DA ATIVA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PESSOAL DIVISÃO DE SELEÇÃO E ALISTAMENTO

PMESP MENOR DE IDADE FUNC PÚBLICO MILITAR DA ATIVA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PESSOAL DIVISÃO DE SELEÇÃO E ALISTAMENTO NOME RG IDADE PMESP MENOR DE IDADE FUNC PÚBLICO MILITAR DA ATIVA DIRETORIA DE PESSOAL DIVISÃO DE SELEÇÃO E ALISTAMENTO EDITAL: N.º DE INSCRIÇÃO: NOME: ENDEREÇO: Nº BAIRRO: CIDADE: UF CEP: - TEL. CEL. (

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SAREC Nº 01, de 02 de janeiro de 2014

INSTRUÇÃO NORMATIVA SAREC Nº 01, de 02 de janeiro de 2014 INSTRUÇÃO NORMATIVA SAREC Nº 01, de 02 de janeiro de 2014 Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados nos processos administrativos relativos à baixa de inscrição. O SECRETÁRIO MUNICIPAL ADJUNTO DA

Leia mais

DIAS E HORÁRIO DE ATENDIMENTO PARA A MATRÍCULA: DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA E PARA COMPROVAÇÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS

DIAS E HORÁRIO DE ATENDIMENTO PARA A MATRÍCULA: DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA E PARA COMPROVAÇÃO DAS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS 2ª chamada de aprovados no SISU 2013/01 DIAS E HORÁRIO DE ATENDIMENTO PARA A MATRÍCULA: Dias 01, 04 e 05 de fevereiro de 2013. Horário: 10 horas às 11 horas e das 14horas às 20 horas. Local: Coordenação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SPO N.º 003/2012, 11 DE DEZEMBRO DE 2012.

INSTRUÇÃO NORMATIVA SPO N.º 003/2012, 11 DE DEZEMBRO DE 2012. INSTRUÇÃO NORMATIVA SPO N.º 003/2012, 11 DE DEZEMBRO DE 2012. Versão: 01 Aprovação em: 11 de dezembro de 2012 Ato de aprovação: Resolução n. 82/2012. Unidade Responsável: Secretaria Geral Administrativa

Leia mais

SUMÁRIO NORMATIVO DE PESSOAL QUADRO DE PESSOAL SUMÁRIO... 1 I DA FINALIDADE.. 2 II DA DEFINIÇÃO... 2 III DA ESTRUTURA DO QUADRO DE PESSOAL...

SUMÁRIO NORMATIVO DE PESSOAL QUADRO DE PESSOAL SUMÁRIO... 1 I DA FINALIDADE.. 2 II DA DEFINIÇÃO... 2 III DA ESTRUTURA DO QUADRO DE PESSOAL... Resolução nº 1.828, 26/03/2010 SUMÁRIO NORMATIVO DE PESSOAL PÁG. SUMÁRIO... 1 I DA FINALIDADE.. 2 II DA DEFINIÇÃO... 2 III DA ESTRUTURA DO... 2 IV DO INGRESSO NO..... 2 V DO PROCESSO DE DEFINIÇÃO DO...

Leia mais

de todas as pessoas da unidade familiar CPF

de todas as pessoas da unidade familiar CPF Após concluir a sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Seguem documentos necessários a serem apresentados na

Leia mais

Inclusão Manual de dados via Formulário SAGRES Captura Pessoal 2012

Inclusão Manual de dados via Formulário SAGRES Captura Pessoal 2012 Inclusão Manual de dados via Formulário SAGRES Captura Pessoal 2012 Para os jurisdicionados que não geram arquivo layout para serem importados no SAGRES, as informações devem ser incluídas de forma manual

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense FORMULÁRIO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO PARA OS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO Edital 449/2014 Exame de Classificação (a solicitação deverá ser protocolada no setor de protocolo do câmpus para o qual

Leia mais

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS LICENÇA POR MUDANÇA DE DOMICÍLIO

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS LICENÇA POR MUDANÇA DE DOMICÍLIO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS LICENÇA POR MUDANÇA DE DOMICÍLIO 1 CONCEITO A licença por mudança de domicílio é concedida ao servidor estável, por motivo de mudança compulsória do cônjuge

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO GESEOR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO GESEOR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD GERÊNCIA DE SELEÇÃO E ORIENTAÇÃO GESEOR Km 16, Rodovia Jorge Amado 4º andar Torre Administrativa Salobrinho CEP 45.662-900 Ilhéus/BA

Leia mais

Sumário 1 ACESSANDO O PORTAL RH... 1 2 DADOS PESSOAIS... 3 3 ACESSO RÁPIDO... 4 3.1 Lista de Aniversário... 4 3.2 Meu Currículo... 4 3.

Sumário 1 ACESSANDO O PORTAL RH... 1 2 DADOS PESSOAIS... 3 3 ACESSO RÁPIDO... 4 3.1 Lista de Aniversário... 4 3.2 Meu Currículo... 4 3. Sumário 1 ACESSANDO O PORTAL RH... 1 2 DADOS PESSOAIS... 3 3 ACESSO RÁPIDO... 4 3.1 Lista de Aniversário... 4 3.2 Meu Currículo... 4 3.3 Meus Dependentes... 5 3.4 Cursos Realizados... 5 3.5 Atualização

Leia mais

Currículo/Habilidades/Talentos. Conceito. Caracterização/Particularidades

Currículo/Habilidades/Talentos. Conceito. Caracterização/Particularidades Conceito O currículo é um documento do tipo histórico, que relata a trajetória educacional e/ou acadêmica (formação), habilidades, idiomas, publicações e experiências profissionais do servidor, demonstrando

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015. Processo de Seleção de Candidatos à Bolsas de Estudos para Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu Especialização, Mestrado

EDITAL Nº 001/2015. Processo de Seleção de Candidatos à Bolsas de Estudos para Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu Especialização, Mestrado EDITAL Nº 001/2015 Processo de Seleção de Candidatos à Bolsas de Estudos para Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu Especialização, Mestrado A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEPE por meio da Diretoria

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS POLICIAIS FEDERAIS ANSEF NACIONAL

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS POLICIAIS FEDERAIS ANSEF NACIONAL ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS POLICIAIS FEDERAIS ANSEF NACIONAL Orientação para declaração do Imposto de Renda em relação aos recebimentos da ação da GOE. Para a Declaração do Imposto de Renda 2016/2015, o contribuinte

Leia mais

( ) Professor Educação Infantil: Formação Completa em Pedagogia ou Curso Normal Superior com Habilitação em Educação Infantil.

( ) Professor Educação Infantil: Formação Completa em Pedagogia ou Curso Normal Superior com Habilitação em Educação Infantil. Check List para entrega de documentos Obs: trazer os documentos na ordem que segue abaixo FOTOCÓPIAS: ( ) Comprovação da idade mínima de 18 (dezoito) anos completados até a data de nomeação; ( ) (2) Cópias

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS. Faço saber que o Poder Legislativo Estadual decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS. Faço saber que o Poder Legislativo Estadual decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI N 6.340, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2002. Dispõe sobre a Estrutura e as competências do Instituto do Meio Ambiente IMA. O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS. Faço saber que o Poder Legislativo Estadual decreta

Leia mais

NORMA DE HORA EXTRAORDINÁRIA - NOR 310

NORMA DE HORA EXTRAORDINÁRIA - NOR 310 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: HORA EXTRAORDINÁRIA COD: NOR 310 APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 215, de 28/05/2012 NORMA DE HORA EXTRAORDINÁRIA - NOR 310 1/13 ÍNDICE 1. FINALIDADE... 02 2.

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE PREENCHIMENTO DO PLANO DE TRABALHO PARA O PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO 2005

ORIENTAÇÃO DE PREENCHIMENTO DO PLANO DE TRABALHO PARA O PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO 2005 ORIENTAÇÃO DE PREENCHIMENTO DO PLANO DE TRABALHO PARA O PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO 2005 ANEXO 1 - DECLARAÇÃO DE CUMPRIMENTO DOS CONDICIONANTES LEGAIS Campo 1 - CNPJ com o número que consta no Cadastro

Leia mais

COMO FORMALIZAR UMA CANDIDATURA A PROCEDIMENTO CONCURSAL

COMO FORMALIZAR UMA CANDIDATURA A PROCEDIMENTO CONCURSAL COMO FORMALIZAR UMA CANDIDATURA A PROCEDIMENTO CONCURSAL 1 Índice: Preenchimento do Formulário de Candidatura ao Procedimento Concursal Código de Identificação do Processo e Caracterização do Posto de

Leia mais

ANEXO I TERMO DE CIÊNCIA. (A ser preenchido pela Chefia Imediata do órgão de lotação do servidor)

ANEXO I TERMO DE CIÊNCIA. (A ser preenchido pela Chefia Imediata do órgão de lotação do servidor) ANEXO I TERMO DE CIÊNCIA (A ser preenchido pela Chefia Imediata do órgão de lotação do servidor) Eu,, responsável pela(o), declaro que estou ciente da participação do servidor, Rg., ocupante do cargo de

Leia mais

Manual Certidão Web - Certidão Específica

Manual Certidão Web - Certidão Específica Manual Certidão Web - Certidão Específica 1 Sumário 1. NORMATIVA... 3 2. PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO... 4 3. PROCEDIMENTO PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO13 2 1. NORMATIVA De acordo com a INSTRUÇÃO

Leia mais

BOLETIM DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA - BOH MANUAL DE PREENCHIMENTO NA PLANILHA EXCEL

BOLETIM DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA - BOH MANUAL DE PREENCHIMENTO NA PLANILHA EXCEL BOLETIM DA OCUPAÇÃO HOTELEIRA - BOH MANUAL DE PREENCHIMENTO NA PLANILHA EXCEL INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO B.O.H PELOS HOTÉIS COM ORIENTAÇÕES COMPLEMENTARES PARA O PREENCHIMENTO NA PLANILHA EXCEL Estamos

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.501. Dispõe sobre o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria das administradoras de consórcio.

CIRCULAR Nº 3.501. Dispõe sobre o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria das administradoras de consórcio. CIRCULAR Nº 3.501 Dispõe sobre o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria das administradoras de consórcio. A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, em sessão realizada em 15 de

Leia mais

GUIA PRÁTICO ENTIDADES CONTRATANTES INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO ENTIDADES CONTRATANTES INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO ENTIDADES CONTRATANTES INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P TÍTULO Guia Prático Entidades Contratantes (2034 v1.05) PROPRIEDADE Instituto da Segurança Social, I.P. AUTOR Departamento de Prestações

Leia mais

GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO. EDITAL Nº 06 /2016 De 18 De MAIO De 2016

GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO. EDITAL Nº 06 /2016 De 18 De MAIO De 2016 GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 06 /2016 De 18 De MAIO De 2016 ABERTURA DE INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO/2016.1 CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO MANUAL DE PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO 2003 PROCESSO DE PREENCHIMENTO DO PPP - PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO De acordo com a Instrução Normativa INSS/DC nº

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE GAROPABA 1 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.º 001/2013 Considerando o déficit no quadro de pessoal, bem como ausência de Cadastro de Reserva para reposição de vagas; Considerando a necessidade de existência

Leia mais

EDITAL 006/2015 DG/CEPR PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CURSOS TÉCNICOS - INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO - 2016

EDITAL 006/2015 DG/CEPR PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CURSOS TÉCNICOS - INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO - 2016 EDITAL 006/2015 DG/CEPR PROCESSO CLASSIFICATÓRIO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CURSOS TÉCNICOS - INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO - 2016 A Direção Geral do Colégio Estadual do Paraná Ensino Fundamental, Médio e

Leia mais

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento. Área responsável: Controle Interno. Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento. Área responsável: Controle Interno. Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014 1 Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento Área responsável: Controle Interno. 2 ÍNDICE Pág. Índice Apresentação Troca de senha e acesso à ferramenta Solicitação de eventos e a descrição dos

Leia mais

EDITAL DE SOLICITAÇÃO DE APOIO/ALVARÁ PARA EVENTOS CARNAVALESCOS

EDITAL DE SOLICITAÇÃO DE APOIO/ALVARÁ PARA EVENTOS CARNAVALESCOS Juiz de Fora + Carnaval EDITAL DE SOLICITAÇÃO DE APOIO/ALVARÁ PARA EVENTOS CARNAVALESCOS A Prefeitura de Juiz de Fora torna público que receberá solicitação de autorização para realização e pedidos de

Leia mais

NORMA OPERACIONAL DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOB/SUAS

NORMA OPERACIONAL DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOB/SUAS NORMA OPERACIONAL DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOB/SUAS 2.5 Condições de Habilitação e Desabilitação dos Municípios I. Da Habilitação Para habilitação dos municípios nos níveis de gestão definidos

Leia mais

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR INSTRUÇÃO Nº 13, DE 11 DE MAIO DE 2006.

MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR INSTRUÇÃO Nº 13, DE 11 DE MAIO DE 2006. Edição nº 90, Seção 01, Página 56, de 12/maio/2006 Edição nº 90, Seção 01, Página 56, de 12/maio/2006 MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR INSTRUÇÃO Nº 13, DE 11 DE MAIO

Leia mais

SECRETARIA DE HABITAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE HABITAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO ANEXO P.8 PRESTAÇÃO DE CONTAS RECEBIMENTO DE OBRAS DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA 1. Ofício assinado pelo Prefeito, encaminhando a Prestação de Contas à Casa Paulista, fazendo menção aos documentos anexados. 2.

Leia mais

ANEXO I CURSO LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

ANEXO I CURSO LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS ANEXO I CURSO LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS INFORMAÇÕES GERAIS Nome do curso: Licitações e Contratos Administrativos. Modalidade de ensino: educação a distância, por meio do Ambiente Virtual de

Leia mais

AVERBAÇÃO DE FÉRIAS EM DOBRO

AVERBAÇÃO DE FÉRIAS EM DOBRO PREFEITURA DO MUNICIPIO DE SÃO PAULO PMSP SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO SMG COORDENADORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COGEP DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DERH DIVISÃO DE GESTÃO DE TEMPO DE SERVIÇO E INFORMAÇÕES

Leia mais

Constituição 1- N do protocolo da SES 2- Tipo do CNPJ 3- Natureza da pessoa. Solicitação

Constituição 1- N do protocolo da SES 2- Tipo do CNPJ 3- Natureza da pessoa. Solicitação 1 Formulário de Solicitação da Vigilância Sanitária Leia as instruções Constituição 1- N do protocolo da SES 2- Tipo do CNPJ 3- Natureza da pessoa 4- Tipo do Estabelecimento 5- Razão Social ( ) Matriz

Leia mais

SOLICTAÇÃO DE CONCESSÃO / CESSAÇÃO DE ADICIONAL DE INSALUBRIDADE / PERICULOSIDADE

SOLICTAÇÃO DE CONCESSÃO / CESSAÇÃO DE ADICIONAL DE INSALUBRIDADE / PERICULOSIDADE SOLICTAÇÃO DE CONCESSÃO / CESSAÇÃO DE ADICIONAL DE INSALUBRIDADE / PERICULOSIDADE OBJETIVO: 1 - Este formulário tem o objetivo de uniformizar os encaminhamentos de solicitações de Laudo de Insalubridade

Leia mais

Adicional de Pós-Graduação. Conceito

Adicional de Pós-Graduação. Conceito Adicional de Pós-Graduação Conceito O Adicional de Pós Graduação é um benefício concedido aos servidores civis ocupantes de cargos pertencentes ao Grupo Ocupacional de Nível Superior, que tenham concluído

Leia mais

COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU INSTRUÇÃO NORMATIVA PRPG Nº 002/2012 PROCESSO SELETIVO

COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU INSTRUÇÃO NORMATIVA PRPG Nº 002/2012 PROCESSO SELETIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS P R Ó - R E I T O R I A D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU INSTRUÇÃO NORMATIVA PRPG Nº 002/2012 PROCESSO SELETIVO 1. EDITAL 1.1. É

Leia mais

Art. 2º A responsabilidade pelo cumprimento desta Instrução Normativa é da Gerência de Recursos Humanos ou equivalente.

Art. 2º A responsabilidade pelo cumprimento desta Instrução Normativa é da Gerência de Recursos Humanos ou equivalente. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 008/ DGRH/SEA Orienta os procedimentos relativos a elaboração dos Planos de Capacitação no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional mencionados no Decreto 3.917,

Leia mais

Informe Técnico Agência das Bacias PCJ n 01/2015

Informe Técnico Agência das Bacias PCJ n 01/2015 Informe Técnico Agência das Bacias PCJ n 01/2015 Procedimentos e Requisitos Necessários para a Solicitação de inclusão no Mecanismo Diferenciado de Pagamento Abatimento do ValorDBO, referente a cobrança

Leia mais

Documentos necessários para o Candidato e Grupo Familiar quando Préselecionado (apresentar original e xerox de todos os documentos).

Documentos necessários para o Candidato e Grupo Familiar quando Préselecionado (apresentar original e xerox de todos os documentos). CRONOGRAMA DE INSCRIÇÕES FUNDAPLUB - 2007.2 Inscrições: 06 a 20 de Agosto Listagem dos Pré-selecionados: 23 de Agosto Entrega da Documentação: 24, 27, 28 e 29 de Agosto até às 20HS Entrega do novo boleto

Leia mais

Regulamento do Estatuto do Funcionário Parlamentar Estudante

Regulamento do Estatuto do Funcionário Parlamentar Estudante Regulamento do Estatuto do Funcionário Parlamentar Estudante publicado no Diário da Assembleia da República, II Série E, n.º 32, de 18 de maio de 2012 com as alterações introduzidas pelo Despacho da Presidente

Leia mais

ANEXO II INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 85 /PRES/INSS, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2016. (Substitui o Anexo LI da IN nº 77/PRES/INSS, de 21 de janeiro de 2015)

ANEXO II INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 85 /PRES/INSS, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2016. (Substitui o Anexo LI da IN nº 77/PRES/INSS, de 21 de janeiro de 2015) ANEXO II INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 85 /PRES/INSS, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2016 (Substitui o Anexo LI da IN nº 77/PRES/INSS, de 21 de janeiro de 2015) DESPACHO E ANÁLISE ADMINISTRATIVA DA ATIVIDADE ESPECIAL

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11/2004

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11/2004 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11/2004 Ver também IN 01/05 Revogada pela IN 7/09 Altera a Instrução Normativa n. 12/2002, que dispõe sobre a remessa de processos de aposentadoria, reforma e pensão da Administração

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 24, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2015.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 24, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2015. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 24, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2015. Dispõe sobre o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT), os trabalhos de auditoria realizados pelas unidades de auditoria interna e o Relatório Anual

Leia mais

FUNCHAL ATIVIDADES DE TATUAGEM E SIMILARES CAE REV_3: 96091 ATIVIDADES DE TATUAGEM E SIMILARES

FUNCHAL ATIVIDADES DE TATUAGEM E SIMILARES CAE REV_3: 96091 ATIVIDADES DE TATUAGEM E SIMILARES O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui a consulta dos diplomas legais referenciados e da entidade licenciadora. FUNCHAL ATIVIDADES DE TATUAGEM E SIMILARES CAE REV_3: 96091

Leia mais

RESOLUÇÕES. 904/09; e 10/10

RESOLUÇÕES. 904/09; e 10/10 Tribunal Contas do Estado do Piauí PRESTAÇÕES DE CONTAS Andréa Oliveira Paiva Auditora Fiscal Controle Externo D F A E Março/2011 RESOLUÇÕES 904/09; e 10/10 Resolução TCE nº 904/09 Prestações Eletrônicas

Leia mais

b) É necessária a apresentação dessa CONSULTA PRÉVIA nos seguintes casos:

b) É necessária a apresentação dessa CONSULTA PRÉVIA nos seguintes casos: 0BAnexo V à Circular nº 33/2011, de 01.09.2011 1BROTEIRO DE INFORMAÇÕES MÍNIMAS PARA CONSULTA PRÉVIA FINANCIAMENTO À COMPRADORA Formatado: Não ajustar espaço entre o texto latino e asiático Formatado:

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná 1 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná PROPOSTA DE REGULAMENTO DA FLEXIBILIZAÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UTFPR CAPÍTULO

Leia mais

VIA FÁCIL - BOMBEIROS

VIA FÁCIL - BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS VIA FÁCIL - BOMBEIROS MANUAL DO USUÁRIO Versão V1.0 1 Índice A INTRODUÇÃO, 4 B USUÁRIO NÃO

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL PREFEITURA DE JUIZ DE FORA SECRETARIA DA FAZENDA SUBSECRETARIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DEPARTAMENTO DE NORMAS TÉCNICAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL DATA:

Leia mais

Documentos e Formulários para o Processo de Sinistro

Documentos e Formulários para o Processo de Sinistro Documentos e Formulários para o Processo de Sinistro Conte conosco! O Itaú está à sua disposição e sabe a importância de oferecer a você o apoio necessário neste momento. Por isso, preparamos este material

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão nº 07 Cadastro de Usuários no SAJ5

Procedimento Operacional Padrão nº 07 Cadastro de Usuários no SAJ5 Procedimento Operacional Padrão nº 07 Cadastro de Usuários no SAJ5 1- Cadastro Geral Acessar SAJ5/ADM. No menu Usuários, acessar Cadastro e clicar no botão Novo, conforme Figura 1; Figura 1 Botão novo

Leia mais

AVERBAÇÃO POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

AVERBAÇÃO POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO AVERBAÇÃO POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO É o registro do tempo de serviço/contribuição

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA A ABERTURA DE CONVÊNIOS E ACORDO DE COOPERAÇÃO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA A ABERTURA DE CONVÊNIOS E ACORDO DE COOPERAÇÃO MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA A ABERTURA DE CONVÊNIOS E ACORDO DE COOPERAÇÃO Manaus/março/2014 Apresentação A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais ARII desenvolve atividades nas áreas

Leia mais

EDITAL No. 418 - PROCESSO DE SELEÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO

EDITAL No. 418 - PROCESSO DE SELEÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL Tel: (21) 3938-1179 geoquater@mn.ufrj.br

Leia mais

Assessoramento Técnico e Jurídico Fiança Criminal. Descrição 0 31/08/2010 - Emissão inicial 1 01/10/2010

Assessoramento Técnico e Jurídico Fiança Criminal. Descrição 0 31/08/2010 - Emissão inicial 1 01/10/2010 Pág.: 1/10 Controle de alterações Revisão Data Local da Revisão Descrição 0 31/08/2010 - Emissão inicial 1 01/10/2010 Item 6 - Alteração da indexação dos registros Despacho Registros e Ofício Alteração

Leia mais

MANUAL DO PROCESSO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI)

MANUAL DO PROCESSO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI) MANUAL DO PROCESSO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI) Organização: Patrícia Bianchi Machado, membro da Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional V 2.0 02.07.2012

Leia mais

RESOLUÇÃO AGE Nº 223, DE 17 DE SETEMBRO DE 2008.

RESOLUÇÃO AGE Nº 223, DE 17 DE SETEMBRO DE 2008. RESOLUÇÃO AGE Nº 223, DE 17 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o rateio dos honorários de sucumbência devidos aos integrantes da carreira de Advogado Autárquico. O ADVOGADO-GERAL DO ESTADO, no uso de suas

Leia mais

UNESPAR EDITAL N.º 005/2014-CEC

UNESPAR EDITAL N.º 005/2014-CEC UNESPAR EDITAL N.º 005/2014-CEC A Comissão Eleitoral Central (CEC) para Eleição para vagas remanescentes dos Membros dos Conselhos Superiores da Universidade Estadual do Paraná Unespar, nomeada pela Portaria

Leia mais

LICENÇA POR ACIDENTE EM SERVIÇO

LICENÇA POR ACIDENTE EM SERVIÇO LICENÇA POR ACIDENTE EM SERVIÇO DEFINIÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES PROCEDIMENTO FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Licença concedida em decorrência de dano físico ou

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFJF/IF SUDESTE MG N O 01/2015

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFJF/IF SUDESTE MG N O 01/2015 Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo 24- UFJF/IF Sudeste MG EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFJF/IF SUDESTE

Leia mais

RESOLUÇÃO SMTR Nº 2434 DE 13 DE JANEIRO DE 2014. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES no uso de suas atribuições legais:

RESOLUÇÃO SMTR Nº 2434 DE 13 DE JANEIRO DE 2014. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES no uso de suas atribuições legais: RESOLUÇÃO SMTR Nº 2434 DE 13 DE JANEIRO DE 2014 Estabelece normas relativas a vistoria de todos os veículos de propriedade dos autorizatários autônomos cooperativados e de propriedade das empresas de transporte

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRO ESTADO DO PARANÁ CNPJ N.º 76.002.641/0001-47

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO NEGRO ESTADO DO PARANÁ CNPJ N.º 76.002.641/0001-47 EDITAL DE CREDENCIAMENTO - N.º 006/2011 Secretaria Municipal de Saúde A Secretaria Municipal da Saúde de Rio Negro torna público que estará recebendo em sua sede, situada na Travessa Sete de Setembro,

Leia mais

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais

Leia mais

Manual Escrituração Fiscal Digital

Manual Escrituração Fiscal Digital Manual Escrituração Fiscal Digital 29/11/2013 Sumário 1 Introdução... 3 2 Funcionalidade... 3 3 Navegação no Sistema... 3 3.1 Inicialização... 3 4 Configurações Gerais... 6 4.1 Domínios... 6 4.2 Configuração

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DECRETO Nº 154, DE 1º DE JULHO DE 2015. Dispõe sobre a alteração da estrutura organizacional da Casa Militar do Estado de Mato Grosso, a redistribuição de cargos em comissão

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 001/2010 DISPÕE SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE DESPESAS COM A CONCESSÃO DE PASSAGENS, DIÁRIAS E REEMBOLSO AOS SERVIDORES E CONSELHEIROS DESTA AUTARQUIA E ESTABELECE

Leia mais

1. DO PROCESSO SELETIVO

1. DO PROCESSO SELETIVO EDITAL PTB Nº 26/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) Excel Intermediário - IFSP - CÂMPUS PIRITUBA O Câmpus Pirituba do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica Manual do Usuário Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica SISTCADPJ Cadastro de Pessoa Jurídica Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 3. Cadastro da Pessoa Jurídica...

Leia mais

Escrituração Contábil Digital (ECD) Ano Calendário 2015

Escrituração Contábil Digital (ECD) Ano Calendário 2015 Escrituração Contábil Digital (ECD) Ano Calendário 2015 O SISTEMA CONSISANET já está apto para a geração do arquivo SPED Contábil ano calendário 2015 desde que seguida algumas configurações, conforme demonstramos

Leia mais

EDITAL Nº 007, DE 22 DE JULHO DE 2013 CAE/STI/UFMT REGISTRO DE DIPLOMAS DE INSTITUIÇÕES NÃO-UNIVERSITÁRIAS

EDITAL Nº 007, DE 22 DE JULHO DE 2013 CAE/STI/UFMT REGISTRO DE DIPLOMAS DE INSTITUIÇÕES NÃO-UNIVERSITÁRIAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR EDITAL Nº 007, DE 22 DE JULHO

Leia mais

RESOLVEM: Art. 2º Para fins contábeis e de gestão patrimonial os bens imóveis serão divididos em terrenos e benfeitorias.

RESOLVEM: Art. 2º Para fins contábeis e de gestão patrimonial os bens imóveis serão divididos em terrenos e benfeitorias. INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 3/SEA/SEF - de 24/4/2013 Estabelece normas de administração de Bens Imóveis no que tange a Reavaliação, Redução ao Valor Recuperável do Ativo, Depreciação e Exaustão dos bens do

Leia mais

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais, Publicado no Diário da Justiça n 176/2012, de 21.9.2012, p. 1-5 INSTRUÇÃO N. 006/2012-PR Revoga a Instrução n. 008/96-PR Alterada pela Instrução n. 007/2013-PR Dispõe sobre a prestação de serviço extraordinário

Leia mais

1. PSTAW10 COAFI - OCORRÊNCIAS

1. PSTAW10 COAFI - OCORRÊNCIAS 1. PSTAW10 COAFI - OCORRÊNCIAS A inclusão/alteração/consulta de ocorrências no sistema COAFI via PSTAW10 é um recurso disponibilizado para as instituições financeiras com o objetivo de facilitar o trabalho

Leia mais

A T E N Ç Ã O 2 A ELEIÇÃO NÃO MAIS PODERÁ SER REALIZADA ATRAVÉS DE CHAPAS;

A T E N Ç Ã O 2 A ELEIÇÃO NÃO MAIS PODERÁ SER REALIZADA ATRAVÉS DE CHAPAS; A T E N Ç Ã O 1 OS DIRETORES CLÍNICO, TÉCNICO (RESPONSÁVEL TÉCNICO) E ADMINISTRATIVOS, ALÉM DOS MEMBROS DA COMISSÃO ELEITORAL, ESTÃO IMPEDIDOS DE SE CANDIDATAREM A COMISSÃO DE ÉTICA MÉDICA; 2 A ELEIÇÃO

Leia mais

1. OBJETIVO Prestar atendimento ao cidadão de maneira rápida, eficiente e eficaz, de acordo com os requisitos especificados pelo cliente.

1. OBJETIVO Prestar atendimento ao cidadão de maneira rápida, eficiente e eficaz, de acordo com os requisitos especificados pelo cliente. Sistema de Gestão da Qualidade SUPERINTENDÊNCIA DE VAPT VUPT E ATENDIMENTO AO PÚBLICO INSTRUÇÃO DE TRABALHO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO RECEITA MUNICIPAL DE SENADOR CANEDO Responsável: Vanderlúcia Cardoso

Leia mais

PASSOS PARA O ACESSO À IMPRESSÃO DE CONTRACHEQUES

PASSOS PARA O ACESSO À IMPRESSÃO DE CONTRACHEQUES Ergon On Line O QUE É: O Ergon On Line é o acesso permitido aos magistrados e servidores em exercício do TRT 1ª REGIÃO, bem como aos inativos, a diversos dados funcionais constantes do sistema informatizado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2014- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2014 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 30, DE 21 DE OUTUBRO DE 2009.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 30, DE 21 DE OUTUBRO DE 2009. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 30, DE 21 DE OUTUBRO DE 2009. Regulamenta a expedição e uso da Identidade Funcional, do crachá e do botton por servidores da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC. A DIRETORA-PRESIDENTE

Leia mais

Manual do sistema SMARam. Módulo Cadastro de Bens Intangíveis

Manual do sistema SMARam. Módulo Cadastro de Bens Intangíveis Manual do sistema SMARam Módulo Cadastro de Bens Intangíveis LISTA DE FIGURAS Figura 1-Acesso ao Cadastro de Bens Intangíveis... 5 Figura 2-Aba básico... 5 Figura 3-Aba Financeiro... 6 Figura 4-Aba Movimentação...

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE TERMO ADITIVO DE CONTRATO

SOLICITAÇÃO DE TERMO ADITIVO DE CONTRATO COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E DO PARNAÍBA Vinculada ao Ministério da Integração Nacional - M I SOLICITAÇÃO DE TERMO ADITIVO DE FORMULÁRIO E INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO FOR-

Leia mais

ESPAÇO CULTURAL SENADOR IVANDRO CUNHA LIMA NORMAS E INSTRUÇÕES DE USO

ESPAÇO CULTURAL SENADOR IVANDRO CUNHA LIMA NORMAS E INSTRUÇÕES DE USO 1 ESPAÇO CULTURAL SENADOR IVANDRO CUNHA LIMA NORMAS E INSTRUÇÕES DE USO - O Espaço Cultural do Senado Federal, denominado Senador Ivandro Cunha Lima destina-se, exclusivamente, a exposição de artes plásticas.

Leia mais