Eficácia do desinfetante Herbalvet T.A. na inibição da evolução de ovos de Ancylostoma ssp. de cães naturalmente infectados INTRODUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Eficácia do desinfetante Herbalvet T.A. na inibição da evolução de ovos de Ancylostoma ssp. de cães naturalmente infectados INTRODUÇÃO"

Transcrição

1 Eficácia do desinfetante Herbalvet T.A. na inibição da evolução de ovos de Ancylostoma ssp. de cães naturalmente infectados INTRODUÇÃO A relação homem-animal mudou consideravelmente, sendo que nos dias atuais os cães e gatos passaram a serem membros da família brasileira. Os cães ainda são os preferidos entre os animais de estimação, mas a presença desses animais domésticos sem os devidos cuidados sanitários podem acarretar um grande risco a saúde humana, principalmente se estes animais forem abandonados nas ruas sem nenhum tipo de tratamento veterinário ou controle de enfermidades. (1) O Brasil é um país de dimensões continentais que possui um clima predominantemente tropical e subtropical úmido, essas características são altamente favoráveis à ocorrência de doenças parasitárias, refletindo em taxas de morbidade e mortalidade elevadas em todas as regiões do país, com destaque para as regiões litorâneas. (2) As parasitoses gastrintestinais estão entre as doenças mais frequentes e importantes dos cães neonatos e jovens, sendo o Ancylostoma caninum e o Ancylostoma braziliense as espécies mais prevalentes. (3,4) O Ancylostoma caninum é a principal espécie causadora da síndrome da larva migrans cutânea e eventualmente por enterites eosinofílicas em humanos evidenciando o caráter zoonótico do parasita. (5,6) Ancylostoma sp. pertence ao filo nematoda, família Ancylostomatidae, nutrindo-se de sangue principalmente do intestino delgado do hospedeiro definitivo. Os exemplares possuem coloração branco acinzentada e uma cápsula bucal grande, com três pares de dentes marginais, que são utilizados para a fixação na mucosa do intestinal hospedeiro, os machos podem medir de 9 a 13mm e as fêmeas de 14 a 20mm (7). As femêas do Ancylostoma caninum produzem individualmente em torno de dez mil a vinte e cinco mil ovos diariamente, que são eliminados com as fezes dos hospedeiros. Os ovos embrionam e se dispersam no ambiente, liberando larvas que após alguns dias evoluem para a forma infectante (8,9,10).

2 Gatos e cães domiciliados (10) que não recebem acompanhamento veterinário de rotina, ou tratamento com medicação antiparasitária, assim como os animais errantes, normalmente excluídos da maioria dos programas de sanidade animal, desempenham importante papel epidemiológico na manutenção e disseminação de enteroparasitas, eliminados através das fezes em áreas urbanas (8,9,10). Crianças e adultos que utilizam as vias públicas, praças e outros ambientes para trânsito e lazer, poderão infectar-se pela ingestão acidental de ovos e cistos, ou ainda pela migração cutânea de helmintos em fase larval. A contaminação humana com ovos embrionados ou estágios larvais de alguns desses parasitos podem acarretar na migração errática de suas larvas através dos tecidos. Pelo fato do homem não ser o hospedeiro habitual, as larvas podem não completar o seu ciclo evolutivo, e permanecerem vivas por períodos prolongados e provocar várias manifestações clínicas. Neste contexto, a Ancylostomose torna-se de importância também para profissionais que trabalham na área veterinária, como os auxiliares, enfermeiros e médicos veterinários que podem se infectar durante a rotina, caracterizando uma infecção ocupacional. Pelo fato do homem não ser o hospedeiro habitual, as larvas não conseguem completar o seu ciclo evolutivo, e desta forma permanecem vivas por períodos prolongados provocando várias manifestações clínicas. (12) O Herbalvet T.A. é um produto desenvolvido pela empresa Ouro Fino, e está indicado como desinfetante (bactericida, fungicida e viricida) e desodorizante, o produto apresenta propriedades tensoativas, biodegradável e não corrosiva. Há indicação de uso para clínicas e Hospitais veterinários, canis, gatis, para limpeza e desinfecção de piso, paredes, salas de banho e tosa, mesas de atendimento e de cirurgia, além dos instrumentais cirúrgicos. O poder tensoativo do Herbalvet T.A. rompe a camada invisível de mucopolissacarídeos, lipídios e proteínas (biofilme, que protege a colônia microbiana) o que promove a ação desinfetante. Desta forma, o objetivo do trabalho foi avaliar a atividade in vitro do desinfetante comercial Herbalvet T.A. em diferentes concentrações frente a ovos do parasito Ancylostoma sp.

3 MATERIAIS E MÉTODOS Obtenção das amostras fecais As amostras de fezes foram obtidas mediante coletas de animais do Ambulatório Veterinário Ceval, do ambiente do canil Municipal de Pelotas e do Hospital de Clínicas Veterinária da FAvet., sendo estas armazenadas e encaminhadas para análise no Laboratório de Helmintologia do Departamento de Microbiologia e Parasitologia - IB (UFPel). Obtenção do produto O produto comercial Herbal Vet foi adquirido no comércio, em loja veterinária especializada de Pelotas, RS. Recuperação dos ovos do gênero Ancylostoma: As amostras de material fecal foram processadas pela técnica de flutuação de Willis Mollay para determinar a positividade das amostras fecais para ovos de Ancylostoma. (14) Para a recuperação dos ovos, as fezes positivas foram maceradas, diluídas em água destilada e passadas através de quatro tamises, dispostos em ordem decrescente de abertura de malha (1 mm, 105 µm, 55 µm, 25 µm), segundo Ueno e Gonçalves (1998). Os ovos foram recuperados do último tamis, diluídos em água destilada e quantificados três vezes a partir de uma alíquota de 50µl da suspensão. (14) Testes in vitro de Inibição da Eclodibilidade: O teste de eclodibilidade foi realizado em placas de microcultivo de 24 poços, onde o produto Herbal Vet foi distribuído em doze concentrações (15% a %) juntamente com a suspensão contendo aproximadamente 150 ovos do parasito. O ensaio foi acompanhado de um controle negativo com água destilada e suspensão de ovos. Todas as concentrações foram testadas em quadruplicata, sendo as placas lacradas com filme plástico e incubadas em estufa B.O.D a 28 C com 80% de umidade relativa por 24 e 36h. A leitura das placas foi realizada com o auxílio de um microscópio de luz invertida. (15) A eficácia de cada tratamento no teste de eclosão de ovos foi determinada conforme a equação: RESULTADOS % de Inibição da Eclodibilidade = (nº de larvas _X100 (nº de larvas + nº de ovos)

4 Os testes foram desenvolvidos nas concentrações de 15% a % do produto, confrontados com a suspensão contendo aproximadamente 150 ovos do parasito. Após o período de 24 h e de 36h foram realizadas as leituras das diferentes concentrações e controles distribuídas nas placas de microdiluição, observando-se que no controle positivo houve inibição de 100% da eclosão dos ovos, enquanto que o controle negativo demonstrou um percentual médio de eclodibilidade de 95% demonstrando uma boa viabilidade dos ovos. Quando se avaliou o teste com o produto Herbalvet T.A. foi possível verificar a inibição da eclosão do ovos do parasito em todas as concentrações testadas, assim como a inibição da formação da larva L1 no interior do ovo, demonstrando assim um poder ovicida (FIGURA 2) e larvicida (FIGURA 3). FIGURA 2: Avaliação microscópica das placas de microdiluição em 24h após o contato com o produto Herbalvet, demonstrando a presença de ovos de Ancylostoma sp. não eclodidos. FIGURA 3: Avaliação microscópica das placas de microdiluição em 36h após o contato com o produto Herbalvet, demonstrando a morte das larvas no interior dos ovos de Ancylostoma sp. DISCUSSÃO Quando se trata de preferência entre espécie animal entre os pets, os cães ainda são considerados os animais de maior importância, e este mercado cresce e movimenta milhões ao ano. Devido a intima relação dos cães com as pessoas o controle de enfermidades e saúde em geral, torna-se extremamente importante, destacando-se aquelas de caráter zoonótico como a ancilostomose. Esta parasitose apresenta distribuição universal em regiões tropicais e subtropicais, estando associado a áreas sem saneamento, áreas de recreação como praças e parques, onde após a contaminação ambiental por fezes de animais parasitados, ocorre o contato e infecção das populações pelo nematódeo.

5 É relevante salientar que a cidade de Pelotas, está localizada às margens do Canal São Gonçalo, que liga as lagoas dos Patos e Mirim no estado do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil. Caracterizando-se como uma cidade de balneários, sendo a região, considerada como um ambiente propício para o desenvolvimento e manutenção das parasitoses. Estudo realizado em Santa Vitória do Palmar, demonstraram uma contaminação de 95,14% de cães estudados parasitados com Ancylostoma sp. (17) ; (4) ao avaliar amostras de cães da área urbana de Pelotas, encontraram 29,9% de cães parasitados. Outro aspecto importante a considerar na epidemiologia da Ancilostomose, seria a contaminação do ambiente onde ficam alojados muitos animais, a manutenção de camas sujas ou canis com fezes, especialmente em locais úmidos, a exemplo de clínicas e domicílios, onde não há incidência direta de luz solar, pode resultar na contaminação maciça pelos parasitas, sendo importante o uso de produtos que interfiram no ciclo dos parasitas. O uso de princípios ativos indequados e em subdosagem, bem como a não rotação de anti-helminticos resulta na seleção de uma população de parasitos resistentes o que dificulta o controle da Ancilostomose, sendo assim se faz necessário o estudo de novas alternativas para a redução da contaminação ambiental diminuindo o risco de zoonoses para o homem. (16) Em nossa avaliação no ensaio in vitro, o desinfetante Herbalvet T.A demonstrou um grande potencial ovivida e larvicida, já que a diluição do produto indicada como desinfetante é bem superior aquela encontrada pelo estudo com ação ovicida, e nossos testes demonstraram que em concentração de 0,06% há inibição dos ovos, ou seja em concentrações dez vezes menores daquelas utilizadas em ambiente. Outro aspecto a ser explorado, seria o tempo de inibição da eclosão dos ovos, como este foi o primeiro trabalho desenvolvido, utilizamos períodos padrões de testes de antiparasitários, mas é possível que se observe a eficácia do produto em tempos bem inferiores, o que deverá ser avaliado futuramente. CONCLUSÃO O produto comercial Herbalvet T.A., mesmo não apresentando em sua bula indicação de uso como ovicida, apresentou nas condições controladas do teste esta ação, em todas as concentrações testadas, impedindo a

6 blastomeração do ovo com formação de L1, interrompendo, assim o ciclo de vida do parasito Ancylostoma. REFERÊNCIAS 1-SANTOS S.V; CASTRO, J.M. Ocorrência de Agentes Parasitários com Potencial Zoonótico de Transmissão em Fezes de Cães Domiciliados do Município de Guarulhos SP AHID, S.M.M; SUASSUNA, A.C.D; FILGUEIRA, K.D. Fauna Parasitológica em Animais Domésticos e Exóticos no município de Mossoró-RN. Biociências. Porto Alegre, v.17, n.1, p.44-47, dez., SANTARÉM, V.A.; GIUFFRIDA, R.; ZANIN, G. A. Larva migrans cutânea: ocorrência de casos humanos e identificação de larvas de Ancylostoma spp em parque público do município de Taciba, São Paulo. Revista Brasileira de Medicina Tropical, Rio de Janeiro, v.37, n.2, p , XAVIER, Graciela Augusto. PREVALÊNCIA DE ENDOPARASITOS EM CÃES DE COMPANHIA EM PELOTAS-RS E RISCO ZOONÓTICO f. Monografia (Bacharel em Ciências Biológicas, área de concentração em Meio Ambiente do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biologia)- Universidade Federal de Pelotas, Pelotas RS. 5-NUNES, C. M.; PENA, F.C; NEGRELLI, G. B.; ANJO, C. G. S.; NAKANO, M. M.; STOBBE, N. S. Ocorrência de larva migrans na areia de áreas de lazer das escolas municipais de ensino infantil, Araçatuba, SP, Brasil. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v.34, n.6, p , NEVES, David Pereira; MELO, Alan Lane de; LINARDI, Pedro Marcos; VITOR, Ricardo W. Almeida Parasitologia Humana. 12 ed. São Paulo: Atheneu, p. 7-FORTES, E. Parasitologia Veterinária. 4.ed. São Paulo: Ícone, SANTARÉM, V. A.; GIUFFRIDA, R.; ZANIN,G. A. Larva migrans cutânea: ocorrência de casos humanos e identificação de larvas de Ancylostoma spp. em parque público o município de Taciba, São Paulo. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Uberaba, v.37, n.2, p , GUIMARÃES, A. M.; ALVES, E. G. L.; REZENDE, G. F.; RODRIGUES, M. C. Ovos de Toxocara sp. e larvas de Ancylostoma sp. em praça pública de Lavras, MG. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v.39, n. 2, p , BRAVO, T. C. Larva migrans cutánea: revisión del tema y descripción de cuatro casos. Medicina Interna de México, México, v.22, n.2, p , PRATES, L.; PACHECO, L. S.; KUHL, J. B.; DIAS, M. L. G. G.; ARAÚJO, S. M.; PUPULIN, A. R. T. Frequência de parasitos intestinais em cães domiciliados da cidade de Maringá, PR. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Belo Horizonte,v.61, n.6, p , AIRES, W. O.; FRIAS, R. B.; PASCHOAL, G. R. Toxocaríase e Larva Migrans Visceral. Revista Ciêntífica Eletrônica de Medicina Veterinária. São Paulo, ano VI, n AHID, S.M.M; SUASSUNA, A.C.D; FILGUEIRA, K.D. Fauna Parasitológica em Animais Domésticos e Exóticos no município de Mossoró-RN. Biociências. Porto Alegre, v.17, n.1, p.44-47, dez., UENO, H. & GONÇALVES, P.C. Manual para Diagnóstico das Helmintoses de Ruminantes,4ºed Tokyo,Japâo 15-COLES, G.C.; BAUER, C.; BORGSTEEDE, F.H.M.; KLEI, T.R.; TAYLOR, M.A.;WALLER, P.J. World Association for the Advancement of Veterinary Parasitology (W.A.A.V.P.) methods for the detection of anthelmintic resistance in nematodes of veterinary importance. Veterinary Parasitology, v. 44, p , SANTOS, I. de A. et al. Avaliação da atividade ovicida e larvicida de dez extratos vegetais ante Ancylostoma ssp. Revista de Patologia Tropical, v. 42, n. 2, FREITAS, D.F. et al. Prevalência de endoparasitas em cães errantes do extremo sul do RS. Disponível em: http// CB

7 ANEXOS PROTOCOLO LABORATÓRIO SANIDADE ANIMAL N 3/2009) Protocolo de recuperação de ovos de nematóides gastrintestinais Coletar fezes do reto de animais infectados que apresentem OPG acima de 2000; ovos Pegar uma porção das fezes, macerar e acrescentar água morna (± 40 C); Filtrar o material fecal em quatro peneiras com as seguintes reticulações: 1mm, 105μm, 55μm e 25μm; Lavar a peneira de 25μm com água destilada, com auxílio de pisseta, para retirar os ovos que ficaram retidos; Colocar este conteúdo em um Béquer e posteriormente transferi-lo para tubos Falcon; Colocar os tubos Falcon em centrífuga por 5 min a 3000 rpm (1.100 xg); Após a centrifugação, descartar o sobrenadante, completar com solução salina saturada para a suspensão dos ovos; Centrifugar por 5 min a 3000 rpm; Após a centrifugação, despejar o sobrenadante na peneira de 25 μm e lavar com água destilada (Caso a suspensão fique suja, repetir a centrifugação com solução salina saturada); Despejar o conteúdo da peneira em um cálice de decantação (1h); deixar a temperatura ambiente, desde que a mesma não seja inferior a 22 C, nesse caso colocar em B.O.D OBS: A quantidade de fezes a ser macerada dependerá do OPG, quanto menor o resultado do OPG maior quantidade de fezes será necessária para uma recuperação de ovos satisfatória. O tempo de decantação também varia conforme o OPG, quanto maior o resultado do OPG, menor será o tempo de decantação.

8 Placa de microcultivo com diluições do Herbalvet

9 Placa de microcultivo controle negativo.

Abstract: Key words: Parasitological Diagnosis, Helminths, Canis familiaris

Abstract: Key words: Parasitological Diagnosis, Helminths, Canis familiaris COMPARAÇÃO ENTRE TÉCNICAS PARA DIAGNÓSTICO COPROPARASITOLÓGICO DE HELMINTOS EM CÃES (Canis familiaris) E CORRELAÇÃO COM A PRESENÇA DE PARSITOS ADULTOS Autores: Edison Amarante, Cláudia Lessa, Jorge Castro,

Leia mais

OCORRÊNCIA DE PARASITAS EM SOLOS DE PRAÇAS INFANTIS NAS CRECHES MUNICIPAIS DE SANTA MARIA RS, BRASIL.

OCORRÊNCIA DE PARASITAS EM SOLOS DE PRAÇAS INFANTIS NAS CRECHES MUNICIPAIS DE SANTA MARIA RS, BRASIL. OCORRÊNCIA DE PARASITAS EM SOLOS DE PRAÇAS INFANTIS NAS CRECHES MUNICIPAIS DE SANTA MARIA RS, BRASIL. OCCURRENCE OF PARASITES IN SOILS OF CHILDISH SQUARES IN DAY CARE CENTERS MUNICIPALITY OF SANTA MARIA

Leia mais

Revista Eletrônica de Biologia

Revista Eletrônica de Biologia 94 REB Volume 6 (1): 94-101, 2013 ISSN 1983-7682. Revista Eletrônica de Biologia Presença de larva migrans em áreas de lazer nas creches, escolas infantis municipais e praças públicas de Salto de Pirapora,

Leia mais

Larva migrans cutânea

Larva migrans cutânea Objetivo Estudar a parasitose denominada larva migrans cutânea,......bem como as espécies de nematóide responsáveis. Larva migrans cutânea Ancylostoma braziliense Ancylostoma caninum (an-ci-lós-to-ma bra-zi-li-ên-se)

Leia mais

QUEM QUER SER O JECA- TATU? ATIVIDADE LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS PARA SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS

QUEM QUER SER O JECA- TATU? ATIVIDADE LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS PARA SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS QUEM QUER SER O JECA- TATU? ATIVIDADE LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM SOBRE PARASITOSES INTESTINAIS PARA SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS Heloá Caramuru Carlos Ruth Maria Mariani Braz Suzete

Leia mais

Ancilostomídeos 04/04/2012. Parasitos adultos dióicos Ovos Larvas rabditóides Larvas filarióides. Introdução. Taxonomia

Ancilostomídeos 04/04/2012. Parasitos adultos dióicos Ovos Larvas rabditóides Larvas filarióides. Introdução. Taxonomia Universidade Federal de Pelotas Instituto de Biologia Departamento de Microbiologia e Parasitologia Introdução Ancilostomídeos Agentes etiológicos da Ancilostomose (Amarelão, Opilação, Anemia dos mineiros).

Leia mais

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA Contaminação por ovos e larvas de helmintos em areia de praças públicas na cidade de Taguatinga-DF BRASÍLIA 2012 PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA

Leia mais

AULA PRÁTICA TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO PARASITOLÓGICO

AULA PRÁTICA TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO PARASITOLÓGICO AULA PRÁTICA Profa Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes WWW.profbio.com.br TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO PARASITOLÓGICO EXAME DE FEZES EXAME MACROSCÓPICO Procedimentos 1- Observar a consistência da

Leia mais

IMPORTÂNCIA E CONTROLE DAS HELMINTOSES DOS

IMPORTÂNCIA E CONTROLE DAS HELMINTOSES DOS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Veterinária Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública IMPORTÂNCIA E CONTROLE DAS HELMINTOSES DOS CÃES E GATOS Adivaldo Henrique da Fonseca

Leia mais

Importância da associação do ELISA IgM e Soroaglutinação Microscópica para diagnóstico e epidemiologia da leptospirose humana

Importância da associação do ELISA IgM e Soroaglutinação Microscópica para diagnóstico e epidemiologia da leptospirose humana SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COODENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS INSTITUTO ADOLFO LUTZ - SOROCABA Importância da associação do ELISA IgM e Soroaglutinação Microscópica para diagnóstico e epidemiologia

Leia mais

Introdução a HELMINTOLOGIA

Introdução a HELMINTOLOGIA Introdução a HELMINTOLOGIA CLASSE TREMATODA O nome vem da palavra grega trematos, que significa dotado de buracos. CLASSE NEMATODA O nome vem da palavra grega nema, que significa fio. Schistosoma mansoni

Leia mais

NOTA TÉCNICA DVS/CCZ 001/2010 ZOONOSES

NOTA TÉCNICA DVS/CCZ 001/2010 ZOONOSES PREFEITURA FLORIANÓPOLIS Secretaria Municipal de Saúde Diretoria de Vigilância em Saúde Centro de Controle de Zoonoses NOTA TÉCNICA DVS/CCZ 001/2010 ZOONOSES LEPTOSPIROSE - LARVA MIGRANS - LEISHMANIOSE

Leia mais

HIV/AIDS NO ENTARDECER DA VIDA RESUMO

HIV/AIDS NO ENTARDECER DA VIDA RESUMO HIV/AIDS NO ENTARDECER DA VIDA Iolanda Cristina da Costa (1) ; Regina Célia Teixeira (2) ; (1) Graduanda de Psicologia; Centro Universitário de Itajubá- FEPI; Iolanda.cristina@yahoo.com.br; (2) Professora/orientadora;

Leia mais

Filariose Linfática. - Esses vermes, chamados de filarídeos, não são geo-helmintos. Eles precisam de um vetor (mosquito) para completar seu ciclo.

Filariose Linfática. - Esses vermes, chamados de filarídeos, não são geo-helmintos. Eles precisam de um vetor (mosquito) para completar seu ciclo. Filariose Linfática Parasito Reino: Animalia Filo: Nemathelminthes Classe: Nematoda Família: Onchocercidae Gênero: Wuchereria Espécies: Wuchereria bancrofti - Esses vermes, chamados de filarídeos, não

Leia mais

Presença de parasitos no solo das áreas de recreação em escolas de educação infantil

Presença de parasitos no solo das áreas de recreação em escolas de educação infantil ARTIGO ORIGINAL Presença de parasitos no solo das áreas de recreação em escolas de educação infantil Presence of parasites in soil of recreation areas in municipal schools of infantile education Presencia

Leia mais

PESQUISA DE ENDOPARASITAS EM CÃES DE COMPANHIA NA REGIÃO DE ÁGUAS CLARAS-DF

PESQUISA DE ENDOPARASITAS EM CÃES DE COMPANHIA NA REGIÃO DE ÁGUAS CLARAS-DF PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA PESQUISA DE ENDOPARASITAS EM CÃES DE COMPANHIA NA REGIÃO DE ÁGUAS CLARAS-DF BRASÍLIA 2012 PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA PESQUISA

Leia mais

Prevalência de Parasitismo em Animais de Estimação e Moradores de Bairros de São José dos Campos - SP

Prevalência de Parasitismo em Animais de Estimação e Moradores de Bairros de São José dos Campos - SP Prevalência de Parasitismo em Animais de Estimação e Moradores de Bairros de São José dos Campos - SP Barbosa, L.C *.,Oliveira, R.F *., De Oliveira, M.A. Laboratório de Parasitologia e Biotecnologia Instituto

Leia mais

deu zika? não abrigue esse problema na sua casa

deu zika? não abrigue esse problema na sua casa deu zika? não abrigue esse problema na sua casa DEU ZIKA? Cartilha Informativa Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica - FUCAPI COORDENAÇÃO EDITORIAL Alderlane Aquino PROJETO GRÁFICO

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia ESPAÇO E MALÁRIA NO AMAZONAS (2005 2009): ABORDAGENS PRELIMINARES Alexandre Donato da Silva; Willer Hermeto Almeida

Leia mais

História Natural da Doença

História Natural da Doença História Natural da Doença Agente - Entidade biológica, física ou química capaz de causar doença. Agente Biológico de Controle - O organismo vivo, de ocorrência natural ou obtido através de manipulação

Leia mais

ANÁLISE DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM UMA CRECHE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA

ANÁLISE DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM UMA CRECHE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA ANÁLISE DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM UMA CRECHE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA Andreza Miranda Guzman, UFPB, E-mail: andrezamguzman@gmail.com; Ana Beatriz de Andrade Rangel, UFPB, E-mail:

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [LEPTOSPIROSE]

www.drapriscilaalves.com.br [LEPTOSPIROSE] [LEPTOSPIROSE] A Leptospirose é uma doença infecciosa grave. 2 leptospirose É causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans, que tem vários subtipos (chamados sorovares). Esses sorovares têm diferentes

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS CN

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS CN SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS CN Título do Podcast Área Segmento Duração Verminoses Ciências Ciências da Natureza Ensino Fundamental 4min 12seg Habilidades: H25 - Identificar diferentes formas

Leia mais

INCIDÊNCIA DE ESCHERICHIA COLI

INCIDÊNCIA DE ESCHERICHIA COLI INCIDÊNCIA DE ESCHERICHIA COLI E COLIFORMES TOTAIS EM FONTES DE ÁGUA DE UMA COMUNIDADE RURAL Sonáli Amaral de Lima 1; Maniza Sofia Monteiro Fernandes 2 ; Rodrigo Vieira Alves 3 ;Valéria Kelly Alves da

Leia mais

Censo Demográfico 2010. Características da população e dos domicílios: Resultados do Universo

Censo Demográfico 2010. Características da população e dos domicílios: Resultados do Universo Censo Demográfico 2010 Características da população e dos domicílios: Resultados do Universo Rio de Janeiro, 16 de novembro de 2011 INTRODUÇÃO Por convenção, denomina-se Universo, o conjunto de características

Leia mais

Qual é a função do cólon e do reto?

Qual é a função do cólon e do reto? Câncer de Cólon Qual é a função do cólon e do reto? O cólon e o reto constituem o intestino grosso, que possui um importante papel na capacidade do organismo de processar os alimentos. O intestino grosso

Leia mais

INFLUENZA A (H1N1) Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da

INFLUENZA A (H1N1) Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da INFLUENZA A (H1N1) Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Situação atual No Brasil e no mundo, caracteriza-se como um cenário de uma pandemia predominantemente com casos clinicamente

Leia mais

Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis

Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis A carga tributária brasileira é uma das mais elevadas do mundo, em 2011 ela chegou a 35% do PIB, valor extremamente elevado. Seria de se esperar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL CAMPUS DE PATOS - PB CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA MONOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL CAMPUS DE PATOS - PB CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA MONOGRAFIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL CAMPUS DE PATOS - PB CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA MONOGRAFIA Ocorrência de parasitos gastrintestinais no município de Patos,

Leia mais

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DE MICOSES SUPERFICIAIS EM USUÁRIOS DO PROGRAMA ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA, JOÃO PESSOA-PB

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DE MICOSES SUPERFICIAIS EM USUÁRIOS DO PROGRAMA ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA, JOÃO PESSOA-PB PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DE MICOSES SUPERFICIAIS EM USUÁRIOS DO PROGRAMA ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA, JOÃO PESSOA-PB MEDEIROS 1, Maria Alice MEDEIROS 2, Ana Carolina OLIVEIRA 2, Karlienne Hozana PEREIRA

Leia mais

NUTRIÇÃO NO PLANO NACIONAL DE SAÚDE 2011-2016 Contributo da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP)

NUTRIÇÃO NO PLANO NACIONAL DE SAÚDE 2011-2016 Contributo da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP) NUTRIÇÃO NO PLANO NACIONAL DE SAÚDE 2011-2016 Contributo da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP) 1) Introdução: A APNEP é uma Associação, sem fins lucrativos, pluridisciplinar

Leia mais

Avaliação dos sanitizantes para eliminação dos ovos de Toxocara canis em alface (Lactuca sativa L.)

Avaliação dos sanitizantes para eliminação dos ovos de Toxocara canis em alface (Lactuca sativa L.) 1 2 3 4 5 Avaliação dos sanitizantes para eliminação dos ovos de Toxocara canis em alface (Lactuca sativa L.) Nayara Alvares Campos de Jesus¹ Maria Esther Macedo² 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

Leia mais

Augusto de Lima, 1715, Belo Horizonte, Minas Gerais. 1 Laboratório de Pesquisas Clínicas, Centro de Pesquisas René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz. Av.

Augusto de Lima, 1715, Belo Horizonte, Minas Gerais. 1 Laboratório de Pesquisas Clínicas, Centro de Pesquisas René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz. Av. Estudo da implantação e estimativa de custo direto de testes diagnósticos para Leishmaniose Visceral Humana em Ribeirão das Neves, Minas Gerais, Brasil Tália Machado de Assis; Paloma Nogueira Guimarães;

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Betim, MG 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 346,8 km² IDHM 2010 0,749 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 378089 hab. Densidade demográfica

Leia mais

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A número 09- setembro/2015 DECISÃO FINAL RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é

Leia mais

Não jogue este impresso em via pública. Preserve o meio ambiente. Universidade Federal do Espírito Santo. Medicina. Centro de Ciências da Saúde

Não jogue este impresso em via pública. Preserve o meio ambiente. Universidade Federal do Espírito Santo. Medicina. Centro de Ciências da Saúde Não jogue este impresso em via pública. Preserve o meio ambiente. Universidade Federal do Espírito Santo Medicina Centro de Ciências da Saúde Medicina O Curso de Medicina da Ufes começou a funcionar efetivamente,

Leia mais

Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau

Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau A carga tributária brasileira é uma das mais elevadas do mundo, em 2011 ela chegou a 35% do PIB, valor extremamente elevado. Seria de se esperar

Leia mais

Pernambuco. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Pernambuco (1991, 2000 e 2010)

Pernambuco. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Pernambuco (1991, 2000 e 2010) Pernambuco Em, no estado de Pernambuco (PE), moravam 8,8 milhões de pessoas, onde parcela relevante (7,4%; 648,7 mil habitantes) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 185 municípios,

Leia mais

Maranhão. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Maranhão (1991, 2000 e 2010)

Maranhão. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Maranhão (1991, 2000 e 2010) Maranhão Em, no estado do Maranhão (MA), moravam 6,6 milhões de pessoas, onde parcela considerável (6,%, 396, mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 217 municípios, dos quais um

Leia mais

FONTES DE CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS. Profa. Msc Márcia Maria de Souza Americano

FONTES DE CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS. Profa. Msc Márcia Maria de Souza Americano FONTES DE CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS Profa. Msc Márcia Maria de Souza Americano CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS POR MICRORGANISMO Vários fatores interferem na vulnerabilidade dos alimentos aos processos de

Leia mais

OCORRÊNCIA DE OVOS DE Ancylostoma spp e Trichuris spp EM FEZES DE CÃES EM MEIA-PRAIA, ITAPEMA, SANTA CATARINA, BRASIL

OCORRÊNCIA DE OVOS DE Ancylostoma spp e Trichuris spp EM FEZES DE CÃES EM MEIA-PRAIA, ITAPEMA, SANTA CATARINA, BRASIL Ocorrência de ovos de Ancylostoma spp e Trichuris spp em fezes de cães em Meia-Praia, Itapema, Santa Catarina, Brasil OCORRÊNCIA DE OVOS DE Ancylostoma spp e Trichuris spp EM FEZES DE CÃES EM MEIA-PRAIA,

Leia mais

Palavras-chave: parasitos, gatos, ocorrência Keywords: parasites, cats, occurrence

Palavras-chave: parasitos, gatos, ocorrência Keywords: parasites, cats, occurrence 1 OCORRÊNCIA DE ENDOPARASITOS EM GATOS (Felis catus LINNAEUS, 1758) NO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS MG. Frederico Faria MELO JÚNIOR 1 ; Guilherme Nascimento CUNHA 2 ; Nadia Grandi BOMBONATO 2 e Ednaldo

Leia mais

www.drapriscilaalves.com.br [ESPOROTRICOSE]

www.drapriscilaalves.com.br [ESPOROTRICOSE] [ESPOROTRICOSE] 2 Esporotricose A Esporotricose é uma doença (micose superficial) que acomete cães e gatos e é causada pelo fungo Sporothrix schenkii. É um fungo com distribuição mundial e é encontrado

Leia mais

AULAS PRÁTICAS VIROLOGIA

AULAS PRÁTICAS VIROLOGIA Virologia Licenciaturas em Biologia 2006-2007 AULAS PRÁTICAS VIROLOGIA Parte I - Técnicas de cultura de células animais 1 Observação, manuseamento e obtenção de sub-culturas de células animais. 2 Determinação

Leia mais

ALTERAÇÕES DE INTESTINO DELGADO EM GATOS

ALTERAÇÕES DE INTESTINO DELGADO EM GATOS Nº 17 Fevereiro/2016 ALTERAÇÕES DE INTESTINO DELGADO EM GATOS Pedro V. P. Horta. Formado em Medicina Veterinária pela FMVZ-USP Residência em clínica médica de pequenos animais na FMVZ-USP Mestrado em clínica

Leia mais

PERFIL PARASITOLÓGICO DE AVES DE PRODUÇÃO

PERFIL PARASITOLÓGICO DE AVES DE PRODUÇÃO V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 PERFIL PARASITOLÓGICO DE AVES DE PRODUÇÃO Dione Cazanti 1 ; Mirela Carraro 2 ; Jussara M., L. O. Leonardo Resumo:

Leia mais

ELABORAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS

ELABORAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS 1 ELABORAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS Ernesto Friedrich de Lima Amaral 25 de março de 2009 Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia Departamento de Sociologia e Antropologia

Leia mais

Eliminação do sarampo no Brasil

Eliminação do sarampo no Brasil Eliminação do sarampo no Brasil Elizabeth David dos Santos SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros VERAS, RP., et al., orgs. Epidemiologia: contextos e pluralidade [online]. Rio de Janeiro: Editora

Leia mais

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL EM POSTO DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ, MATO GROSSO

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL EM POSTO DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ, MATO GROSSO Salvador/BA a 8//0 AVALIAÇÃO DE IMACTO AMBIENTAL EM OSTO DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL NO MUNICÍIO DE CUIABÁ, MATO GROSSO Wilian de Oliveira Rocha(*), Kelly Dayana Benedet Maas, Marcos Anderson de aula

Leia mais

PREVALÊNCIA DE PARASITAS GASTROINTESTINAIS EM AMOSTRAS DE FEZES CANINAS ANALISADAS NA REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA SP

PREVALÊNCIA DE PARASITAS GASTROINTESTINAIS EM AMOSTRAS DE FEZES CANINAS ANALISADAS NA REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA SP PREVALÊNCIA DE PARASITAS GASTROINTESTINAIS EM AMOSTRAS DE FEZES CANINAS ANALISADAS NA REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA SP Márcio Virgilio Figueiredo da SILVA¹; Alline Dayse Veloso de OLIVEIRA² e Thaís RODRIGUES³

Leia mais

Balassiano IT; Vital-Brazil JM; Oliveira FS; Costa ADS; Hillen L; Oliveira FT; Andrade PGP; Pereira MM

Balassiano IT; Vital-Brazil JM; Oliveira FS; Costa ADS; Hillen L; Oliveira FT; Andrade PGP; Pereira MM 17 a 20 de Agosto de 2010 -Rio de Janeiro UTILIZAÇÃO DE MULTIPLEX-PCR PARA A DETECÇÃO DE LEPTOSPIRAS EM AMOSTRAS DE ÁGUA OBTIDAS DE COMUNIDADE CARENTE DO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS, RJ Balassiano IT; Vital-Brazil

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DOS AMILOPLASTOS

CARACTERÍSTICAS DOS AMILOPLASTOS Escola Secundária Padre António Martins Oliveira de Lagoa Técnicas Laboratoriais de Biologia CARACTERÍSTICAS DOS AMILOPLASTOS Pedro Pinto Nº 20 10ºA 16/01/2003 Introdução Esta actividade serviu para estudar

Leia mais

VII-001 DESAFIOS NO CONTROLE DE DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA ASSOCIADAS AO TRATAMENTO E AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO

VII-001 DESAFIOS NO CONTROLE DE DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA ASSOCIADAS AO TRATAMENTO E AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO VII-001 DESAFIOS NO CONTROLE DE DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA ASSOCIADAS AO TRATAMENTO E AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO Júlio César Teixeira (1) Engenheiro Civil e de Segurança no Trabalho.

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Comunicação Social 25 de março de 2004 Pesquisa Mensal de Emprego Taxa de desocupação é de 12% em fevereiro Em fevereiro de 2004, a taxa de desocupação ficou estável tanto em relação ao mês anterior (11,7%)

Leia mais

ÇÃO O DE SURTO DE DTA

ÇÃO O DE SURTO DE DTA Superintendência de Vigilância em Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis Coordenação de Controle de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar ROTEIRO PARA INVESTIGAÇÃ ÇÃO

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Importância da Utilização da Amostragem

1 Introdução. 1.1 Importância da Utilização da Amostragem 1 Introdução Um dos principais objetivos da maioria dos estudos, análises ou pesquisas estatísticas é fazer generalizações seguras com base em amostras, sobre as populações das quais as amostras foram

Leia mais

Diplomados com o Ensino Superior

Diplomados com o Ensino Superior Ensino dos 30 aos 34 anos - dados e projeções Julho de 2016 Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência Ensino Julho de 2016 Ensino dos 30 aos 34 anos - dados e projeções Esta nota técnica visa

Leia mais

2 PRESERVAÇÃO DE PLANTAS, SOBREVIVÊNCIA E TRÂNSITO DE ANIMAIS. NAS PAISAGENS,

2 PRESERVAÇÃO DE PLANTAS, SOBREVIVÊNCIA E TRÂNSITO DE ANIMAIS. NAS PAISAGENS, Carta da comunidade científica do VI Simpósio de Restauração Ecológica à população. Aprovada em plenária durante o VI Simpósio de Restauração Ecológica, a carta englobou diversas sugestões e considerações

Leia mais

DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA COMO PRÉ-TRATAMENTO À SECAGEM SOLAR NA OBTENÇÃO DO MELÃO CANTALOUPE COM TEOR DE UMIDADE INTERMEDIÁRIA

DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA COMO PRÉ-TRATAMENTO À SECAGEM SOLAR NA OBTENÇÃO DO MELÃO CANTALOUPE COM TEOR DE UMIDADE INTERMEDIÁRIA Agroindústria Tropical DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA COMO PRÉ-TRATAMENTO À SECAGEM SOLAR NA OBTENÇÃO DO MELÃO CANTALOUPE COM TEOR DE UMIDADE INTERMEDIÁRIA ALMEIDA, Raquel S. 2 ; ARAGÃO, Arbene O. 2 ALMEIDA, Sergimara

Leia mais

Febre amarela. Alceu Bisetto Júnior. Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores

Febre amarela. Alceu Bisetto Júnior. Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores Febre amarela Alceu Bisetto Júnior Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores Agente etiológico - Virus amarilico, arbovirus do gênero Flavivirus e família Flaviviridae. E um RNA virus. Vetores/reservatórios

Leia mais

Hepatites Virais no Rio Grande do Sul

Hepatites Virais no Rio Grande do Sul Hepatites Virais no Rio Grande do Sul Observamos na tabela abaixo um importante decréscimo na incidência da hepatite A, o que pode ser justificada pela melhor estrutura de saneamento público do estado,

Leia mais

Prevalência de malformações congênitas do sistema nervoso central diagnosticadas durante o prénatal em uma maternidade pública

Prevalência de malformações congênitas do sistema nervoso central diagnosticadas durante o prénatal em uma maternidade pública Introdução Aproximadamente 21% das malformações congênitas envolvem o Sistema Nervoso Central (SNC), constituindo um dos defeitos congênitos mais comuns, atingindo de 1 a 10:1000 dos nascidos vivos 5.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUS JATAÍ CURSO DE ENFERMAGEM 1 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Unidade: Campus Jataí - UFG Curso: Enfermagem Disciplina: Central de Material e Esterilização Código: Semestre:

Leia mais

Populações felinas formam grupos ou vivem independentemente. Sistema social felino. Variabilidade e flexibilidade

Populações felinas formam grupos ou vivem independentemente. Sistema social felino. Variabilidade e flexibilidade BEM-ESTAR ESTAR EM FELINOS -RSRS BEM-ESTAR ESTAR EM FELINOS Felis catus originário primariamente de indivíduos solitários Populações felinas formam grupos ou vivem independentemente Sistema social felino

Leia mais

Acre. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1 o e 3 o quartis nos municípios do estado do Acre (1991, 2000 e 2010)

Acre. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1 o e 3 o quartis nos municípios do estado do Acre (1991, 2000 e 2010) Acre Em, no estado do Acre (AC) moravam 734 mil pessoas, e uma parcela ainda pequena dessa população, 4,3% (32 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 22 municípios, dos quais sete

Leia mais

Análise do perfil da Poliomielite no Brasil nos últimos 10 anos

Análise do perfil da Poliomielite no Brasil nos últimos 10 anos Introdução A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, causada pelo poliovírus. Caracteriza-se por quadro de paralisia flácida, cujas manifestações frequentemente não ultrapassam três dias.

Leia mais

CIRCULAR INFORMATIVA. ASSUNTO: Sistema de Classificação de Doentes para ambulatório de Medicina Física e de Reabilitação

CIRCULAR INFORMATIVA. ASSUNTO: Sistema de Classificação de Doentes para ambulatório de Medicina Física e de Reabilitação CIRCULAR INFORMATIVA Nº 21/2014/DPS/ACSS DATA: 17-07-2014 PARA: ARS e ACES ASSUNTO: Sistema de Classificação de Doentes para ambulatório de Medicina Física e de Reabilitação Os Sistemas de Classificação

Leia mais

Incremento Diamétrico de Trichilia claussenii C.DC. em uma Floresta Estacional Subtropical no Interior do Estado do Rio Grande do Sul

Incremento Diamétrico de Trichilia claussenii C.DC. em uma Floresta Estacional Subtropical no Interior do Estado do Rio Grande do Sul Incremento Diamétrico de Trichilia claussenii C.DC. em uma Floresta Estacional Subtropical no Interior do Estado do Rio Grande do Sul Táscilla Magalhães Loiola (1) ; Marcos Corrêa Kemmerich (1) ; Bruna

Leia mais

MANUAL COLHEITA E REMESSA DE MATERIAL

MANUAL COLHEITA E REMESSA DE MATERIAL MANUAL COLHEITA E REMESSA DE MATERIAL CITOPATOLOGIA O exame citológico oferece inúmeras vantagens, sendo atualmente um método que auxilia o médico veterinário no diagnóstico, prognóstico e procedimentos

Leia mais

PREVENÇÃO DE QUEDAS NO ATENDIMENTO DOMICILIAR UNIMED LIMEIRA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL.

PREVENÇÃO DE QUEDAS NO ATENDIMENTO DOMICILIAR UNIMED LIMEIRA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. PREVENÇÃO DE QUEDAS NO ATENDIMENTO DOMICILIAR UNIMED LIMEIRA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. CARDOSO, ECA OLIVEIRA, RCP FERREIRA, DF UNIMED LIMEIRA SP INTRODUÇÃO A assistência domiciliar da Unimed

Leia mais

Avaliação de impacto do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte

Avaliação de impacto do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte Avaliação de impacto do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte Índice Programa Escola Integrada Avaliação de impacto Amostra Pesquisa Indicadores Resultados Impactos estimados Comentários Programa

Leia mais

Tema 8 Exemplos de Conflitos de Uso de Água em Ambientes Urbanos

Tema 8 Exemplos de Conflitos de Uso de Água em Ambientes Urbanos 1 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamente de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD 2537 Água em Ambientes Urbanos Prof. Kamel Zahed Filho Tema 8 Exemplos de Conflitos de Uso de Água

Leia mais

Elaboração e Análise de Projetos

Elaboração e Análise de Projetos Elaboração e Análise de Projetos Análise de Mercado Professor: Roberto César ANÁLISE DE MERCADO Além de ser o ponto de partida de qualquer projeto, é um dos aspectos mais importantes para a confecção deste.

Leia mais

AUXILIAR DE LABORATÓRIO

AUXILIAR DE LABORATÓRIO UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CCM CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO AUXILIAR DE LABORATÓRIO Parte I: Múltipla Escolha 01 Assinale a opção com o equipamento freqüentemente

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 171 NOVEMBRO 1989 TABELAS PARA CLASSIFICAÇÃO DO COEFICIENTE DE VARIAÇÃO

CIRCULAR TÉCNICA N o 171 NOVEMBRO 1989 TABELAS PARA CLASSIFICAÇÃO DO COEFICIENTE DE VARIAÇÃO IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS ISSN 0100-3453 CIRCULAR TÉCNICA N o 171 NOVEMBRO 1989 TABELAS PARA CLASSIFICAÇÃO DO COEFICIENTE DE VARIAÇÃO INTRODUÇAO Carlos

Leia mais

XI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste

XI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste XI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste AVALIAÇÃO DA EUTROFIZAÇÃO DE UM RESERVATÓRIO TROPICAL SEMIÁRIDO Autores: José Neuciano Pinheiro de Oliveira Arthur Mattos Vanessa Becker Eutrofização Causas:

Leia mais

ANÁLISE SANITÁRIA DE SEMENTES DE TRIGO

ANÁLISE SANITÁRIA DE SEMENTES DE TRIGO ANÁLISE SANITÁRIA DE SEMENTES DE TRIGO Cristian Rafael Brzezinski 1, Agnes Izumi Nagashima 1, André Matheus Prando 1, Fernando Augusto Henning, Ademir Assis Henning, Claudemir Zucareli 1 1 Universidade

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS MAIO/13 CAMPINAS

RELATÓRIO TÉCNICO PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS MAIO/13 CAMPINAS RELATÓRIO TÉCNICO PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE MEDICAMENTOS MAIO/13 CAMPINAS A pesquisa comparativa de preços de medicamentos foi realizada por funcionários do Núcleo Regional Campinas (Fundação Procon/SP)

Leia mais

A VIGILÂNCIA E A CONDUTA DA HIGIENE SANITÁRIA DOS AMBIENTES

A VIGILÂNCIA E A CONDUTA DA HIGIENE SANITÁRIA DOS AMBIENTES A VIGILÂNCIA E A CONDUTA DA HIGIENE SANITÁRIA DOS AMBIENTES Alan Ramos COSTA Discente UNILAGO Ellen de Lima BORGES Docente UNILAGO AUTORES RESUMO O objetivo deste projeto de pesquisa é divulgar a gravidade

Leia mais

CORROSÃO DE MATERIAIS

CORROSÃO DE MATERIAIS CRONOGRAMA INTRODUÇÃO: O QUE É CORROSÃO? A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA CORROSÃO TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DE PROCESSOS CORROSIVOS EM CAMPO EM LABORATÓRIO CONSIDERAÇÕES FINAIS O QUE É CORROSÃO? A CORROSÃO É A

Leia mais

Graduandos Eng. Florestal UTFPR Campus Dois Vizinhos- PR (felipe_speltz@hotmail.com, carlosmezzalira89@hotmail.com, taci_frigotto27@hotmail.

Graduandos Eng. Florestal UTFPR Campus Dois Vizinhos- PR (felipe_speltz@hotmail.com, carlosmezzalira89@hotmail.com, taci_frigotto27@hotmail. Sobrevivência de clones e hídridos de Eucalyptus sp. em testes de adaptação na região de Dois Vizinhos- Paraná Raquel Rossi Ribeiro 1 ; Felipe Ribeiro Speltz 2 ; Carlos Cesar Mezzalira 2 ; Taciana Frigotto

Leia mais

Hospital dos Bonequinhos

Hospital dos Bonequinhos O Núcleo de Estudantes de Medicina e o Hospital de Braga estão a organizar, nos próximos dias 12, 13 e 14 de Novembro, uma nova edição do Hospital dos Bonequinhos, a ser realizada, à semelhança do ano

Leia mais

PESQUISA DE LARVAS E OVOS DE ANCILOSTOMÍDEOS EM LOCAIS PÚBLICOS DE SERINGUEIRAS, RONDÔNIA.

PESQUISA DE LARVAS E OVOS DE ANCILOSTOMÍDEOS EM LOCAIS PÚBLICOS DE SERINGUEIRAS, RONDÔNIA. PESQUISA DE LARVAS E OVOS DE ANCILOSTOMÍDEOS EM LOCAIS PÚBLICOS DE SERINGUEIRAS, RONDÔNIA. Matheus Henrique Bragança Duarte Acadêmico do 6º período do curso de graduação em Biomedicina das Faculdades Integradas

Leia mais

Determinação de Lipídios em Leite Desidratado pelo Butirômetro de Leite

Determinação de Lipídios em Leite Desidratado pelo Butirômetro de Leite Página 1 de 6 1 Escopo Este método tem por objetivo determinar lipídios em leite desidratado integral ou semidesnatado, modificado ou não, usando o butirômetro de leite. 2 Fundamentos Baseia-se no ataque

Leia mais

Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos

Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos Orientações Para o Preenchimento do Formulário de Inscrição Preliminar dos Projetos O presente documento tem como objetivo apresentar as diretrizes e orientar no preenchimento do formulário de inscrição

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA DISCIPLINA - EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS INFECCIOSAS 2006

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA DISCIPLINA - EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS INFECCIOSAS 2006 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA DISCIPLINA - EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS INFECCIOSAS 2006 Avaliando a Validade do Diagnóstico e de Testes de triagem Introdução

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE ESTUDOS DE SAÚDE COLETIVA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE NITERÓI PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE ESTUDOS DE SAÚDE COLETIVA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE NITERÓI PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE ESTUDOS DE SAÚDE COLETIVA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE NITERÓI PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO VERTICAL

Leia mais

OCORRÊNCIA DE PARASITOS COM POTENCIAL ZOONÓTICO EM PRAÇAS E PARQUES PÚBLICOS DA CIDADE DO RECIFE-PERNAMBUCO

OCORRÊNCIA DE PARASITOS COM POTENCIAL ZOONÓTICO EM PRAÇAS E PARQUES PÚBLICOS DA CIDADE DO RECIFE-PERNAMBUCO OCORRÊNCIA DE PARASITOS COM POTENCIAL ZOONÓTICO EM PRAÇAS E PARQUES PÚBLICOS DA CIDADE DO RECIFE-PERNAMBUCO Silva, D.T.F. (1) ; Silva, I. L. (2) ; Araújo, E.A. (1) ; Corrêa, G.G. (1) ; Lins, M.R.C.R. (1)

Leia mais

www.professormazzei.com SOLUÇÕES Folha 03 João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com SOLUÇÕES Folha 03 João Roberto Mazzei 01. (UERJ 2008) Certos medicamentos são preparados por meio de uma série de diluições. Assim, utilizando-se uma quantidade de água muito grande, os medicamentos obtidos apresentam concentrações muito pequenas.

Leia mais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Saneamento básico: água e esgoto

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Saneamento básico: água e esgoto 1 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Saneamento básico: água e esgoto Anderson Clayton Gonçalves anderson-cg@terra.com.br Luiz Carlos de Souza Cláudio Rogério Dias Mendes

Leia mais

Estatística. Aula 1 -Fundamentos e conceitos básicos (Notas de aula) Prof. Idemauro Antonio Rodrigues de Lara

Estatística. Aula 1 -Fundamentos e conceitos básicos (Notas de aula) Prof. Idemauro Antonio Rodrigues de Lara Estatística Aula 1 -Fundamentos e conceitos básicos (Notas de aula) Prof. Idemauro Antonio Rodrigues de Lara Objetivo da disciplina Adquirir conhecimento dos fundamentos da Estatística, em seus campos

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Produção Vegetal

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Produção Vegetal Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Produção Vegetal AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS SEMENTES DE GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS ANA D. L. C. NOVEMBRE adlcnove@usp.br

Leia mais

MECÂNICA DOS SOLOS I 1º RELATÓRIO GRUPO 2 TURMA C 3

MECÂNICA DOS SOLOS I 1º RELATÓRIO GRUPO 2 TURMA C 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES E GEOTECNIA MECÂNICA DOS SOLOS I 1º RELATÓRIO GRUPO 2 TURMA C 3 Gustavo Lima Marina Quirino Marlon Xavier Olívia Ianhez 13/03/2008

Leia mais

Capacitação para a realização do teste rápido Alere para diagnóstico sorológico da leishmaniose visceral canina (LVC)

Capacitação para a realização do teste rápido Alere para diagnóstico sorológico da leishmaniose visceral canina (LVC) Capacitação para a realização do teste rápido Alere para diagnóstico sorológico da leishmaniose visceral canina (LVC) Leishmaniose Visceral Epidemiologia Cerca de 400 mil novos casos por ano no mundo.

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon)

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon) PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2006 (De autoria do Senador Pedro Simon) Dispõe sobre a mineralização dos solos e a segurança alimentar e nutricional. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º A segurança

Leia mais

Perícia relativa a manifestações patológicas recorrentes, em processo de repintura das paredes externas de Parque Fabril.

Perícia relativa a manifestações patológicas recorrentes, em processo de repintura das paredes externas de Parque Fabril. APRESENTAÇÃO LUÍS HENRIQUE POY Engenheiro Civil UFSC, 1989 Especialista em Patologias nas Obras Civis UTP, 2008 Consultor, Perito e Avaliador Judicial Perícia relativa a manifestações patológicas recorrentes,

Leia mais

CONDIÇÃO DE MORADIA DOS MORADOS DA VILA CANAÃ - RELATÓRIO

CONDIÇÃO DE MORADIA DOS MORADOS DA VILA CANAÃ - RELATÓRIO CONDIÇÃO DE MORADIA DOS MORADOS DA VILA CANAÃ - RELATÓRIO Diego Correia 1 ; Maiara Silva 1 ; Arthur Kircove 1 ; Leila Chevitarese 2 ; Benedita Nunes de Aroucha 3 ¹ Acadêmicos da Disciplina Estágio Supervisionado

Leia mais

DESCRITORES: Enteroparasitos. Praças-públicas. Toxocara sp. Ancilostomídeos.

DESCRITORES: Enteroparasitos. Praças-públicas. Toxocara sp. Ancilostomídeos. artigo original ESTUDO DA CONTAMINAÇÃO DE PRAÇAS PÚBLICAS DE TRÊS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL, POR OVOS E LARVAS DE HELMINTOS Beatriz Brener, 1 Danuza Pinheiro Bastos Garcia de Mattos,

Leia mais

O profissional da informação e o papel de educador em uma Escola Técnica de Porto Alegre-RS

O profissional da informação e o papel de educador em uma Escola Técnica de Porto Alegre-RS Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) O profissional da informação e o papel de educador em uma Escola Técnica de Porto Alegre-RS Luciane Berto Benedetti (GHC) - lucianeberto@yahoo.com.br Resumo: Relata a experiência

Leia mais