LIÇÃO 6 Bondade & Benignidade: Retribuindo a bondade de Deus

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIÇÃO 6 Bondade & Benignidade: Retribuindo a bondade de Deus"

Transcrição

1 Lição 3: Alegria LIÇÃO 6 Bondade & Benignidade: Retribuindo a bondade de Deus RESUMO BÍBLICO Provérbios 11:17; Gálatas 5:22; Gálatas 6:10; Salmos 116:12 O ser humano reflete a benignidade e a bondade de Deus. Nós sabemos pouco sobre a natureza humana, mas o pouco que sabemos mostra que nela está presente a benignidade e a bondade de Deus, que injeta no homem o desejo de ser bom. É por isto que o Espírito Santo produz bondade. Ele produz algo que a natureza humana deseja, mas não consegue produzir por si só. Deus, portanto, está presente no desejo do bem e está presente na capacitação para a prática deste bem. O caos e a maldade são naturais; a benignidade e a bondade são espirituais. CONCEITO CHAVE Precisamos retribuir para as pessoas a bondade de Deus por nós. VERSÍCULO CHAVE Quem age com bondade faz bem a si mesmo, e quem pratica a maldade acaba se prejudicando. Provérbios 11:17 OBJETIVOS Grande Grupo As crianças aprenderão a Quinta e a sexta parte do Fruto do Espírito: benignidade e bondade. Aprenderão que quando fazemos o bem para alguém estamos fazendo um bem para nós mesmos. Pequeno Grupo As crianças participarão de uma atividade que as estimulará a serem bondosas. LIÇÃO ESPIRITUAL: Bondade MATERIAL NECESSÁRIO 1 folha com Labirinto para cada criança

2 1 desenho para colorir Canetas/lápis, canetinhas, giz de cera. Cartões do versículo bíblico um por criança PREPARAÇÃO DO LÍDER Leia: Provérbios 11:17; Gálatas 5:22; Gálatas 6:10; Salmos 116:12 A vida cristã é aquela vivida no Espírito Santo. Na verdade, a vida cristã só é possível no Espírito. Fora dele, nossa vida é como a de qualquer pessoa. Somos seres espirituais. Não negligencie ou abafe isso em momento algum! Se alguém é simpático conosco, somos simpáticos com ele. Se alguém é generoso conosco, procuramos uma forma de retribuir. Se alguém nos cumprimenta, nós os cumprimentamos. Não somos tão maus. Sempre retribuímos na mesma medida. A questão é: em que medida temos recebido? Quanto temos recebido de bondade divina? Agora pense nisso: Quanto temos repassado dessa bondade? O apóstolo Paulo apresenta duas partes do Fruto do Espírito que são sinônimos e possuem relação muito próxima entre si. São expressões com sentidos complementares mas distintos. São elas: benignidade e bondade. A benignidade é a qualidade que uma pessoa tem de fazer com que os outros se sintam à vontade em sua presença; tem a ver, portanto, com empatia e simpatia. A bondade é uma virtude interior que inunda todas as ações. A mais perfeita ilustração bíblica para a bondade é a parábola contada por Jesus acerca de um homem caído. Por ele passaram várias pessoas, entre elas duas que não eram boas. No interior deles não havia nada que as impelisse em direção àquele viajante caído e abandonado. Por ele, no entanto, passou uma pessoa boa. Sua bondade abafou-lhe a lógica. Sua bondade libertou-lhe do medo das conseqüências e dos custos do seu gesto. Sua bondade livrou-lhe do sentimento de impotência diante de um quadro tão grave. Sua bondade falou mais alto que seus afazeres e seus compromissos. Os dois primeiros viajantes deram o que tinham para dar: nada, porque não eram bons. O terceiro viajante deu o que tinha para dar: bondade. Há muitos crentes se comportando como os dois primeiros viajantes. Há muitos crentes que tocam as vidas de outras pessoas apenas num plano natural, sem produzir o fruto espiritual da bondade. Crente cansado de ser bom é crente que abafou o Espírito Santo na sua vida. Ao contrário, a bondade deve estar presente nos filhos de Deus, pois esses mesmos estão cheios de bondade vinda do trono incessantemente. Pense agora mesmo em tudo o que você tem! Nas pessoas que te amam, na casa em que mora, na comida que come, nas roupas que vesti, no sustento diário, no conhecimento que Deus tem te dado, na segurança, enfim, pense em tudo o que Deus tem te dado e tem te feito ser! Isso tudo é prova da bondade dele para

3 com você. Deus é bom e tudo o que Ele faz é bom, as vezes não é agradável, mas é sempre bom. Agora, eu faço para você a pergunta que o salmista se fez: Como você pode retribuir ao Senhor toda a sua bondade para contigo? (Sl 116:12) Nossa tarefa, como seres habitados pelo Espírito Santo, é encher a terra de bondade. Se não o fizermos, o mundo não terá como ver a bondade de Deus. Aqueles que vivem pelo Espírito devem encher a terra de bondade, de modo que o mundo veja a bondade de Deus. Do que estamos enchendo a terra? Ou estamos apenas nos enchendo da bondade de Deus? O mundo precisa dela. Portanto é isso que Deus espera que façamos: retribuamos à bondade dele, não para Ele, mas para as pessoas que nos rodeiam. Produzimos bondade quando temos interesse em perfumar a terra com ela. Podemos pensar nas nossas vidas como sendo frascos de perfume. Enquanto o perfume está fechado, não passa de um frasco de perfume. Ninguém sabe qual é o seu cheiro. Às vezes, o frasco é lindo. Às vezes, a marca é charmosa e famosa. Há muitos cristãos-frascos. Precisamos ser cristãosperfumes. Quando queremos perfumar a terra, nós nos desencapsulamos, nós nos desenfrascamos. É assim que damos o Fruto da benignidade e da bondade. Se nos contentamos em ficar fechados em nós mesmos ou em nosso grupo pequeno ou ainda em alguns poucos mais chegados, não produziremos e nem encheremos o mundo com estas partes do Fruto do Espírito. E então? Como você pretende ser conhecido? Como um belo frasco ou como um perfume cheiroso? NOTA PARA O LÍDER: para facilitar a assimilação das crianças igualaremos benignidade a bondade e apresentaremos essas duas partes como bondade. CONEXÃO CRIANÇA DIGA: Olá crianças! Bem-vindos ao Geração Futuro! Estou muito contente de encontrar vocês aqui outra vez. (Dê as boas vindas especiais aos que estão com você pela primeira vez e não esqueça de dizer aos faltosos que fizeram falta no domingo passado). DIGA: no domingo passado nós aprendemos sobre paciência. Aprendemos a combater a raiva usando as armas 3P. quem lembra quais são as armas? PERGUNTE: vocês conseguiram segurar a raiva em algum momento essa semana? Quem quer contar algo sobre isso?

4 DIGA: bom, hoje vamos continuar a nossa descoberta do Fruto do Espírito. PERGUNTE: Quem lembra quais as partes do fruto que já vimos? Quais são? (amor, alegria, paz, paciência) DIGA: muito bem! Hoje vamos ver a quinta e a sexta parte. Isso mesmo! Vamos ver duas partes hoje. Essas partes são parecidas, por isso vamos aprende-las juntas hoje. FAÇA: nós agora vamos para o tempo de beber água e ir no banheiro. Vamos fazer isso juntos. Não vale correr. Depois voltaremos para esse mesmo lugar e continuaremos juntos. Agora eu quero saber quem realmente PRECISA ir ao banheiro. (leve o grupo para beber água e ir no banheiro) (seja sensível ao movimento dentro do galpão. Se perceber que muitos grupos estão partindo para beber água, vá primeiro ao banheiro ou o contrário. Você também tem liberdade para inverter a ordem das coisas no tempo do conexão criança, ou seja, começar indo no banheiro/água ou terminar ou ainda fazer no meio.) PERGUNTE: vocês se acham pessoas boas? DIGA: hoje no grande grupo, vamos saber o que é, realmente, uma pessoa boa. Prestem atenção, pois depois quero saber qual a vantagem de ser uma pessoa boa. (leve o grupo ao grande grupo) PEQUENO GRUPO (Parabenize o grupo pelo bom comportamento durante o grande grupo ou chame atenção caso tenham sido mal comportados) PERGUNTE: e então? Vocês acham difícil ser uma pessoa boa? O que é mais difícil pra você? DIGA: Hoje nos aprendemos que Deus é muito bom conosco e deseja que sejamos bons com as pessoas. Mas isso nem sempre é um trabalho fácil. Precisamos nos esforçar para sermos bondosos com as pessoas. Existem algumas pessoas que é mais fácil ser bom pra elas, mas existem outras pessoas que é mais difícil de sermos bons para elas. Mas isso não importa, o que importa é que Deus deseja a bondade de nós. Para praticarmos a bondade é preciso parar de dá desculpas. PERGUNTE: quais desculpas usamos para não agirmos com bondade? ( não gosto, não tenho tempo, não sei )

5 FALE: para agirmos com bondade, às vezes é preciso deixar nosso gosto de lado, mudar nosso tempo e adiarmos nossos compromissos e aprendermos a fazer coisas que sabíamos. DIGA: Durante essa semana vamos nos esforçarmos para sermos bondosos. Existem várias formas de demonstrar bondade. Hoje vamos identificar várias delas. ATIVIDADE: descobrindo a bondade nas pessoas Esta atividade tem o objetivo de reforçar aquilo que foi aprendido no grande grupo. MATERIAL NECESSÁRIO 1 folha com Labirinto para cada criança Canetas/lápis, canetinhas, giz de cera. 1 desenho para colorir INSTRUÇÕES EXPLIQUE: nós vamos fazer um cartaz do nosso pequeno grupo. DIGA:Agora vocês devem descobrir quem socorreu o homem que está machucado FALE: pronto! Agora digam por que vocês acham que os outros homens não ajudaram aquele que estava machucado DIGA: muito bem! Agora quero que vocês me digam que coisas fazemos que são maldades com nossos amiguinhos. Vocês vão me dizendo e eu vou colocar do lado de fora da figura.. DIGA: valeu crianças! Agora vamos pintar uma figura que é para nos lembrar de agir com bondade ENVOLVIMENTO DIGA: Essa atividade nos ajudou lembrarmos de coisas simples que podem ajudar muitas pessoas. Quando somos bondosos com as pessoas estamos fazendo o bem para nós também, pois Deus se agrada disso. Não é só a pessoa que ganha, nós ganhamos também. DIGA: quando não agimos com bondade não estamos retribuindo a bondade de Deus pra nós. Deus tem sido muito bom conosco e deseja que sejamos bons com os outros também. LEMBRE-SE que para agir com bondade precisamos parar de dá desculpas. VERSÍCULO BÍBLICO (leia o versículo da sua bíblia) LEIA o versículo bíblico de hoje.

6 Quem age com bondade faz bem a si mesmo, e quem pratica a maldade acaba se prejudicando. Provérbio 11:17 ENTREGUE o cartão do versículo bíblico para cada criança. LEIAM o versículo juntos. EXPLIQUE: esse versículo nos ensina que agir com bondade tem duas vantagens: fomos legais com uma pessoa e ficamos felizes com isso. Por isso que fazer o bem para alguém é mesmo que fazer um bem para nós mesmos. Mas agir com maldade pode terminar mal, podemos nos prejudicar, perdendo amizade e ainda sendo castigados por isso. ORAÇÃO Querido Deus, muito obrigado pela tua bondade, nos ajuda a agirmos com bondade. No nome de Jesus, amém. CONEXÃO CRIANÇA continua... (até os pais chegarem) (este é um ótimo tempo para você conhecer mais sobre as crianças do seu grupo. Converse com elas sobre sus semana. Descubra as coisas que elas gostam, as que elas não gostam. Mostre-se interessado em suas vidas. Procure saber sobre suas famílias e quais as dificuldades que cada uma enfrenta, assim você estará mais equipado para se relacionar com elas e orar por elas durante a semana.) [Não esqueça: você é o pastor desse rebanho!] PERGUNTA FACILITADORA: alguém já fez uma bondade pra você? Quem? O que ele fez? CONVIDE as crianças para voltarem no próximo domingo para descobrir mais uma parte do fruto do espírito.

Bondade e Benignidade

Bondade e Benignidade Lição 06 Bondade e Benignidade RESUMO BÍBLICO Provérbios 11:17; Gálatas 5:22; Gálatas 6:10; Salmos 116:12 O ser humano reflete a benignidade e a bondade de Deus. Nós sabemos pouco sobre a natureza humana,

Leia mais

LIÇÃO 6 Bondade & Benignidade: Retribuindo a bondade de Deus

LIÇÃO 6 Bondade & Benignidade: Retribuindo a bondade de Deus Lição 3: Alegria LIÇÃO 6 Bondade & Benignidade: Retribuindo a bondade de Deus RESUMO BÍBLICO Provérbios 11:17; Gálatas 5:22; Gálatas 6:10; Salmos 116:12 O ser humano reflete a benignidade e a bondade de

Leia mais

Bondade e Benignidade

Bondade e Benignidade Lição 06 Bondade e Benignidade RESUMO BÍBLICO Provérbios 11:17; Gálatas 5:22; Gálatas 6:10; Salmos 116:12 O ser humano reflete a benignidade e a bondade de Deus. Nós sabemos pouco sobre a natureza humana,

Leia mais

LIÇÃO 6 Bondade & Benignidade: Retribuindo a bondade de Deus

LIÇÃO 6 Bondade & Benignidade: Retribuindo a bondade de Deus Lição 3: Alegria LIÇÃO 6 Bondade & Benignidade: Retribuindo a bondade de Deus RESUMO BÍBLICO Provérbios 11:17; Gálatas 5:22; Gálatas 6:10; Salmos 116:12 O ser humano reflete a benignidade e a bondade de

Leia mais

Lição 2 - Conversa de amigo

Lição 2 - Conversa de amigo Lição 2 - Conversa de amigo RESUMO BÍBLICO 1 Tessalonicenses 5:17; Tiago 5:16; Mateus 6:5-9; Provérbios 15:8; Atos 1:14; Filipense 4:6 Uma amizade verdadeira não pode ser construída a base de rituais obrigatórios

Leia mais

Lição 9. Deus tem um plano para mim, por isso eu posso confiar nele.

Lição 9. Deus tem um plano para mim, por isso eu posso confiar nele. Olhando as peças da História de Deus: Gênesis-Apocalipse Lição 9 4 a 6 anos Novo Testamento - parte 2 A s incríveis Histórias de Deus continuam à medida que olhamos para as peças dos ensinamentos de Jesus,

Leia mais

LIÇÃO 1 PERMANECER UNIDO COM CRISTO

LIÇÃO 1 PERMANECER UNIDO COM CRISTO LIÇÃO 1 PERMANECER UNIDO COM CRISTO RESUMO BÍBLICO: João 15 Conhecemos uma árvore pelo fruto que ela dá. Assim também é possível conhecer uma pessoa pelo fruto que ela apresenta. O Fruto não é uma produção

Leia mais

LIÇÃO 7 FIDELIDADE RESUMO BÍBLICO

LIÇÃO 7 FIDELIDADE RESUMO BÍBLICO Lição 3: Alegria LIÇÃO 7 FIDELIDADE RESUMO BÍBLICO Salmos 117; Gálatas 5:22; Hebreus 10:23, 11:11 O amor de Deus é manifesto através da sua fidelidade. Tudo o que prometeu tem cumprido. Sua palavra tem

Leia mais

Amor: Decidir amar uns aos outros

Amor: Decidir amar uns aos outros Lição 02 Amor: Decidir amar uns aos outros RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor,

Leia mais

VERSÍCULO BÍBLICO. Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando Provérbios 13:3 CONCEITO CHAVE

VERSÍCULO BÍBLICO. Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando Provérbios 13:3 CONCEITO CHAVE VERSÍCULO BÍBLICO Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando Provérbios 13:3 CONCEITO CHAVE Minha família é o lugar onde posso me comunicar. Contar sobre o dia,

Leia mais

Bondade e Benignidade

Bondade e Benignidade Lição 06 Bondade e Benignidade RESUMO BÍBLICO Tiago 1:19; Provérbios 19:11 O Fruto do Espírito é também relacional. Através do Espírito somos levados a esperar a hora e o modo certo de reagir as ofensas.

Leia mais

Lição 1: Poder para viver

Lição 1: Poder para viver Lição 1: Poder para viver CONCEITO: Posso ter um relacionamento com Deus através de Jesus FORMAÇÃO ESPIRITUAL: Relacionamento / encontro IDEIAS PRINCIPAIS: - Crianças em todos os lugares precisam caminhar

Leia mais

Lição 1 Times Meu maior desejo

Lição 1 Times Meu maior desejo Lição 1 Times Meu maior desejo RESUMO BÍBLICO Salmos 27:4, 63:3; Jeremias 29:13; Filipenses 3:10; Tiago 4:8 Deus possui muitos desejos e nos concedeu a capacidade e a liberdade de termos também. Muitos

Leia mais

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013

Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Palavra & Vida Sugestões Didáticas 4 T/2013 Dulce Helena da Silva Mota de Lima Educadora Religiosa / Professora e Assistente Social Lição 12- O Sucesso que faz bem Texto Bíblico- Provérbios 3.2 Objetivos

Leia mais

Lição 2 - Conversa de amigo

Lição 2 - Conversa de amigo Lição 2 - Conversa de amigo >>>7 a 10

Leia mais

LIÇÃO 7 FIDELIDADE. Lição 3: Alegria. RESUMO BÍBLICO Salmos 117; Gálatas 5:22; Hebreus 10:23, 11:11

LIÇÃO 7 FIDELIDADE. Lição 3: Alegria. RESUMO BÍBLICO Salmos 117; Gálatas 5:22; Hebreus 10:23, 11:11 Lição 3: Alegria RESUMO BÍBLICO Salmos 117; Gálatas 5:22; Hebreus 10:23, 11:11 LIÇÃO 7 FIDELIDADE O amor de Deus é manifesto através da sua fidelidade. Tudo o que prometeu tem cumprido. Sua palavra tem

Leia mais

Fruto do Espírito: Amabilidade

Fruto do Espírito: Amabilidade Fruto do Espírito: Amabilidade Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio Gálatas 5:22 23 (NVI). O Príncipe Feliz Conta-se uma

Leia mais

Lição 07. Fidelidade. CONCEITO CHAVE Quando cumprimos o que prometemos mostramos que temos fidelidade.

Lição 07. Fidelidade. CONCEITO CHAVE Quando cumprimos o que prometemos mostramos que temos fidelidade. Lição 07 Fidelidade RESUMO BÍBLICO Salmos 117; Gálatas 5:22; Hebreus 10:23, 11:11 O amor de Deus é manifesto através da sua fidelidade. Tudo o que prometeu tem cumprido. Sua palavra tem credibilidade porque

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: O passe e a água fluidificada

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim. Título: O passe e a água fluidificada Plano de Aula 16 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim Educadora: Priscila e Camila Dia: 08/06/2015 Horário: 20h as 21h Título: O passe e a água

Leia mais

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS. CONCEITO-CHAVE Quando demonstramos amor pelas pessoas, estamos demonstrando amor por Deus.

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS. CONCEITO-CHAVE Quando demonstramos amor pelas pessoas, estamos demonstrando amor por Deus. LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor, através

Leia mais

Revista da Escola Bíblica de Crianças Deus é tudo pra mim. Apresentação. A Deus toda a glória.

Revista da Escola Bíblica de Crianças Deus é tudo pra mim. Apresentação. A Deus toda a glória. Apresentação A Deus toda a glória. É com muita satisfação que apresentamos a todas professoras e professores da Escola Bílica Infantil, esta maravilhosa revista. Com o intuíto de provermos nossas crianças

Leia mais

Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14.

Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14. Qual a Paz que vivemos, que sonhamos? Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14.27) (Encontro realizado na

Leia mais

LIÇÃO 5 PACIÊNCIA: VIVER UMA VIDA DE PACIÊNCIA

LIÇÃO 5 PACIÊNCIA: VIVER UMA VIDA DE PACIÊNCIA Lição 3: Alegria LIÇÃO 5 PACIÊNCIA: VIVER UMA VIDA DE PACIÊNCIA RESUMO BÍBLICO Tiago 1:19; Provérbios 19:11 O Fruto do Espírito é também relacional. Através do Espírito somos levados a esperar a hora e

Leia mais

Uma saudação carinhosa

Uma saudação carinhosa Meus caros amiguitos e amiguitas! Uma saudação carinhosa Olá! Chamo-me António Marto. Sou o novo Bispo desta diocese de Leiria-Fátima. Sabem o que é ser Bispo? Eu explico-vos através de uma comparação

Leia mais

LIÇÃO 5 PACIÊNCIA: VIVER UMA VIDA DE PACIÊNCIA

LIÇÃO 5 PACIÊNCIA: VIVER UMA VIDA DE PACIÊNCIA Lição 3: Alegria LIÇÃO 5 PACIÊNCIA: VIVER UMA VIDA DE PACIÊNCIA RESUMO BÍBLICO Tiago 1:19; Provérbios 19:11 O Fruto do Espírito é também relacional. Através do Espírito somos levados a esperar a hora e

Leia mais

Paz: Viver em paz com todos

Paz: Viver em paz com todos Lição 04 Paz: Viver em paz com todos RESUMO BÍBLICO João 14:27; Filipenses 4:6-7; Hebreus 12:14; Romanos 5:1 Quem tem paz com Deus tem vínculo de paz com as pessoas, não vive isolado, não fala o que quer

Leia mais

Descobrindo a Vontade de Deus

Descobrindo a Vontade de Deus Livrinho 2 Pàgina 44 Lição Seis Descobrindo a Vontade de Deus Além de encontrar a Cristo como Salvador, não há coisa mais importante na sua vida do que o poder de determinar a vontade de Deus. A lição

Leia mais

Dicas Para Ser Um Ótimo Músico. Parte 1/6. Departamento de Música AD Vale das Virtudes

Dicas Para Ser Um Ótimo Músico. Parte 1/6. Departamento de Música AD Vale das Virtudes Dicas Para Ser Um Ótimo Músico Parte 1/6 Departamento de Música AD Vale das Virtudes Paz do Senhor Jesus! É com muita alegria e satisfação que lhe apresentamos nosso 1º Curso Online ministrado pelo do

Leia mais

Unidade 02 A família de Deus cresce José perdoa

Unidade 02 A família de Deus cresce José perdoa Olhando as peças Histórias de Deus:Gênesis-Apocalipse 3 a 6 anos Unidade 02 A família de Deus cresce José perdoa O velho testamento está cheio de histórias que Deus nos deu, espantosas e verdadeiras. Durante

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 O meu Trabalho e o meu Patrão Lição 14 (volte para as páginas 4, e 5) Qual deve ser a minha atitude para com o meu serviço e o meu patrão? Desde que a Bíblia é a autoridade final em tudo o que se encontra

Leia mais

História da Família. Livro de Colorir

História da Família. Livro de Colorir História da Família Livro de Colorir Você consegue encontrar as 6 diferenças entre estas duas fotos antigas de família? Fotos de família são uma ótima maneira de começar a nossa história da família. Escaneie

Leia mais

OBJETIVOS O QUE DEUS ESTÁ ME DIZENDO COM ESSA HISTÓRIA?

OBJETIVOS O QUE DEUS ESTÁ ME DIZENDO COM ESSA HISTÓRIA? Lição 07 Fidelidade RESUMO BÍBLICO Salmos 117; Gálatas 5:22; Hebreus 10:23, 11:11 O amor de Deus é manifesto através da sua fidelidade. Tudo o que prometeu tem cumprido. Sua palavra tem credibilidade porque

Leia mais

QUEBRA-GELO EDIFICAÇÃO BOLETIM GCEM COMUNA KIDS

QUEBRA-GELO EDIFICAÇÃO BOLETIM GCEM COMUNA KIDS TEMA CENTRAL da apostila DEUS E EU Veremos nos livros de Ezequiel, Obadias, Miqueias, Habacuque, Ageu, Zacarias e Malaquias como Deus se revelou a seu povo. Descobrindo quem Deus é, descobrimos quem somos

Leia mais

CRIANDO UM NOVO CENÁRIO DE ABUNDÂNCIA (7ª SEMANA) 14 A 20 DE JULHO Nestas 6 últimas semanas falamos dos obstáculos a serem superados.

CRIANDO UM NOVO CENÁRIO DE ABUNDÂNCIA (7ª SEMANA) 14 A 20 DE JULHO Nestas 6 últimas semanas falamos dos obstáculos a serem superados. CRIANDO UM NOVO CENÁRIO DE ABUNDÂNCIA (7ª SEMANA) 14 A 20 DE JULHO Nestas 6 últimas semanas falamos dos obstáculos a serem superados. Foi importante conscientizar-se do fato que a escassez é um conceito

Leia mais

LIÇÃO 9 DOMÍNIO PRÓPRIO : Não se deixe dominar pelo pecado

LIÇÃO 9 DOMÍNIO PRÓPRIO : Não se deixe dominar pelo pecado Lição 3: Alegria LIÇÃO 9 DOMÍNIO PRÓPRIO : Não se deixe dominar pelo pecado RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Romanos 6:14 Porque é preciso aceitar o controle maior do que o nosso para subjugar o nosso eu,

Leia mais

Que tal ganhar uma viagem ao estilo Mary Kay? Você já ganhou alguma viagem de presente? Porque você não trabalharia por ela? Você sabe como ganhar?

Que tal ganhar uma viagem ao estilo Mary Kay? Você já ganhou alguma viagem de presente? Porque você não trabalharia por ela? Você sabe como ganhar? Que tal ganhar uma viagem ao estilo Mary Kay? Você já ganhou alguma viagem de presente? Porque você não trabalharia por ela? Você sabe como ganhar? Vamos aos requisitos!! Se formar diretora até 1 de agosto

Leia mais

Amor: Decidir amar uns aos outros

Amor: Decidir amar uns aos outros Lição 02 Amor: Decidir amar uns aos outros RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor,

Leia mais

Inicie a aula assim: Receba os alunos com a sala sem iluminação. Se tiver condições faça-a ficar escura mesmo.

Inicie a aula assim: Receba os alunos com a sala sem iluminação. Se tiver condições faça-a ficar escura mesmo. Lição 9 Bênçãos sem medida Texto Bíblico: Romanos 8.31-39 Plano de aula Sugestão Didática 1- OBJETIVO DA LIÇÃO: a- Identificar o quanto o cristão depende da graça de Deus. b-descrever porque pode se afirmar

Leia mais

NAMORO SEXO E CASAMENTO

NAMORO SEXO E CASAMENTO 1 NAMORO SEXO E CASAMENTO Responsabilidade: Pr. Edson Amaral 2 DESCOBRINDO A VONTADE DE DEUS PARA O NAMORO, NOIVADO E CASAMENTO 1. Para descobrir considere a Vontade de Deus em três aspectos: A) Vontade

Leia mais

Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO. Versículos para decorar:

Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO. Versículos para decorar: Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: 1- Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1 A CRIAÇÃO DO MUNDO Versículos para decorar: 2 Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu

Leia mais

Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa.

Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa. Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa. Feliz o empregado cujo Senhor o encontrar fazendo assim quando

Leia mais

Lição 04 Encurtando a distância entre sua família e Deus Texto Bíblico: Tiago 4.8a

Lição 04 Encurtando a distância entre sua família e Deus Texto Bíblico: Tiago 4.8a Lição 04 Encurtando a distância entre sua família e Deus Texto Bíblico: Tiago 4.8a A Bíblia deixa claro para nós que Deus é um ser pessoal. Ele ama, se alegra, fica triste, fala, ouve, tem emoções, etc.

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 O Tribunal de Cristo Lição 16 (volte para as páginas 4, e 5) Quem será julgado no dia do julgamento? Como isto tomará lugar, e o que envolverá? A vida cristã é uma série de verdades imprevisíveis. A

Leia mais

Lição 1. Deus nos Criou para Sermos Amigos. dos outros.

Lição 1. Deus nos Criou para Sermos Amigos. dos outros. FRUTOS-3 Descoberta Lição 1 4-6 Anos Unidade 1: Três Histórias de Pedro Deus nos Criou para Sermos Amigos História Bíblica Marcos 1:16-18; Atos 10:23-25 As crianças ouvirão sobre quando Pedro e seu irmão

Leia mais

Conhecimento da Bíblia:

Conhecimento da Bíblia: Conhecimento da Bíblia: A Bíblia é de vital importância para a vida do crente Afinal, a Bíblia reúne informações acerca da revelação de Deus na História e seus ensinamentos para a vida humana Sem este

Leia mais

Deus espera algo de nós

Deus espera algo de nós Deus espera algo de nós 2) Compartilhar o Evangelho deve se tornar um estilo de vida de todo cristão. Deus planejou que cada um de nós, vivendo seu dia-a-dia, fosse uma testemunha de Jesus. Mas o diabo,

Leia mais

Alegria: A alegria do Senhor é a minha força

Alegria: A alegria do Senhor é a minha força Lição 03 Alegria: A alegria do Senhor é a minha força RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:22; Neemias 8:10; 2 Coríntios 4:7-18 Temos que reconhecer que o velho homem é capaz de produzir uma pseudo alegria, uma descontração

Leia mais

Minha família é um presente de Deus

Minha família é um presente de Deus Minha família é um presente de Deus Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família

Leia mais

Um chamado à oração. Letras. Editora. j. c. RyLE. Tradução Rodrigo Silva

Um chamado à oração. Letras. Editora. j. c. RyLE. Tradução Rodrigo Silva Um chamado à oração Um chamado à oração j. c. RyLE Tradução Rodrigo Silva Editora Letras Título Original: A Call to Prayer por J. C. Ryle Copyright Editora Letras 1ª edição em português: outubro de 2012

Leia mais

Por que devo orar se não sei orar como convém?

Por que devo orar se não sei orar como convém? Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 23 de novembro de 2008 igrejabatistaagape.org.br (26) Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo

Leia mais

Como Criar o Hábito de Estudar a Bíblia?

Como Criar o Hábito de Estudar a Bíblia? Como Criar o Hábito de Estudar a Bíblia? 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. Encontro 06 Aconselhamos que você professor, estude e pratique o método de estudo da Bíblia

Leia mais

Bons-tratosparaavida. apoio: ISBN:978-85-7839-134-8

Bons-tratosparaavida. apoio: ISBN:978-85-7839-134-8 BRASIL Bons-tratosparaavida apoio: ISBN:978-85-7839-134-8 Vamos cantar Vamos cantar, vamos cuidar Este é meu corpo E vou lhe apresentar Onde estão suas mãos? Minhas mãos aqui estão. Vamos todos juntos

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SÁBADO DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA - 1) Oração Deus eterno e todo-poderoso, fazei-nos viver sempre mais o

Leia mais

Amor: Decidir amar uns aos outros

Amor: Decidir amar uns aos outros Lição 02 Amor: Decidir amar uns aos outros RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor,

Leia mais

Dois palhaços de nome Fraterninho e Caridoso, entram em cena procurando algo, um de costas para o outro. Ao se tocarem, ambos se assustam

Dois palhaços de nome Fraterninho e Caridoso, entram em cena procurando algo, um de costas para o outro. Ao se tocarem, ambos se assustam PEÇA ESPÍRITA : Confusão de Natal Grupo de Teatro Espírita Sentimento do 20º CRE DA USEERJ Autores : Sidney Pinto Guedes Margareth Silva Rocha Cavalcante Autor Espiritual : Odilon Silva, psicografado por

Leia mais

Paz: Viver em paz com todos

Paz: Viver em paz com todos Lição 04 Paz: Viver em paz com todos RESUMO BÍBLICO João 14:27; Filipenses 4:6-7; Hebreus 12:14; Romanos 5:1 Quem tem paz com Deus tem vínculo de paz com as pessoas, não vive isolado, não fala o que quer

Leia mais

Eduque seus filhos com elogios. Dicas para os pais de crianças com dois a cinco anos de idade

Eduque seus filhos com elogios. Dicas para os pais de crianças com dois a cinco anos de idade Eduque seus filhos com elogios Dicas para os pais de crianças com dois a cinco anos de idade Nós todos queremos ensinar nossos filhos a se comportarem sem que se considerem maus. No entanto, as crianças

Leia mais

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESCOLA DOMINICAL ESCOLA DOMINICAL FEITA PRA MIM E PRA VOCÊ. Celebração do Dia dos Pais 1

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESCOLA DOMINICAL ESCOLA DOMINICAL FEITA PRA MIM E PRA VOCÊ. Celebração do Dia dos Pais 1 DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESCOLA DOMINICAL ESCOLA DOMINICAL FEITA PRA MIM E PRA VOCÊ Celebração do Dia dos Pais 1 PAIS: a alegria dos filhos/as Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a gloria dos

Leia mais

Aqui está uma doação para o novo parquinho. Para o Orfanato Santa Josefina

Aqui está uma doação para o novo parquinho. Para o Orfanato Santa Josefina Apreciar o Bem Não temos que aceitar tudo sobre uma pessoa para reconhecermos e valorizarmos algo que tenha feito ou dito que seja bom, belo ou a verdade. Podemos escolher o que é bom, apreciarmos, sermos

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS SUBGERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS SUBGERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS SUBGERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO Facilitador: Euzebio Raimundo da Silva Gestor de Pessoas ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

3.3 Qual o menor caminho até a Escola? 28 CAPÍTULO 3. CICLOS E CAMINHOS

3.3 Qual o menor caminho até a Escola? 28 CAPÍTULO 3. CICLOS E CAMINHOS 2 CAPÍTULO. CICLOS E CAMINHOS solução para um problema tem se modificado. Em vez de procurarmos um número, uma resposta (o que em muitos casos é necessário), procuramos um algoritmo, isto é, uma série

Leia mais

A Minha Bíblia. Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker

A Minha Bíblia. Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker A Minha Bíblia Adaptado por Judy Bartel do livro A Tua Bíblia de L. Jeter Walker Universidade Global Instituto de Correspondência Internacional 1211 South Glenstone Avenue Springfield, Missouri 65804 USA

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS

Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Byron Unger; Lazarus Adaptado por: Bob Davies; Tammy S. O texto bíblico desta história é extraído

Leia mais

Alegria: A alegria do Senhor é a minha força

Alegria: A alegria do Senhor é a minha força Lição 03 Alegria: A alegria do Senhor é a minha força RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:22; Neemias 8:10; 2 Coríntios 4:7-18 Temos que reconhecer que o velho homem é capaz de produzir uma pseudo alegria, uma descontração

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Oração Lição 6 (volte para as páginas 4 e 5) Como é importante a oração na minha vida Alguém uma vez disse que um cristão é apenas tão forte na sua vida de oração. Está uma grande relação da verdade

Leia mais

Permanecer unido com Cristo

Permanecer unido com Cristo Permanecer unido com Cristo RESUMO BÍBLICO João 15 Conhecemos uma árvore pelo fruto que ela dá. Assim também é possível conhecer uma pessoa pelo fruto que ela apresenta. O Fruto não é uma produção particular

Leia mais

1. O amor que sabe. 2. A boa e a má consciência

1. O amor que sabe. 2. A boa e a má consciência 1. O amor que sabe A idéia de que devem e podem assumir algo pelos pais ou ancestrais faz parte do pano de fundo que causa dificuldades aos filhos. Isso leva a problemas intermináveis para eles. E de certa

Leia mais

Já estudamos que, assim como Abrão, podemos temer:

Já estudamos que, assim como Abrão, podemos temer: Temores naturais do nosso tempo que afetam os servos de Deus (Parte 3) Gênesis 15 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 28/02/2010 Abrão, pai exaltado, servo de Deus fiel e temente ao Senhor, durante

Leia mais

O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28

O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28 O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus tinha um plano para Moisés. Ensinar a cada aluno que Deus tem um plano para sua vida e ele pode confiar em Deus para guia-lo. 2. Lição Bíblica:

Leia mais

LIÇÃO 2 Deus Quer que Conheça os Seus Dons

LIÇÃO 2 Deus Quer que Conheça os Seus Dons LIÇÃO 2 Deus Quer que Conheça os Seus Dons Na primeira lição, aprendemos que Deus tem dons espirituais para todos os crentes. Também descobrimos que Deus espera que cada crente seja fiel ao usar o seu

Leia mais

Descobrindo o propósito de Deus série: jornada da fé #2

Descobrindo o propósito de Deus série: jornada da fé #2 Texto: Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Intro: Na semana passada iniciamos uma nova série

Leia mais

Como trabalhar cada semana de Dezembro com excelência e obter resultados!!! Mayara Soberano Diretora Sênior de Vendas

Como trabalhar cada semana de Dezembro com excelência e obter resultados!!! Mayara Soberano Diretora Sênior de Vendas Como trabalhar cada semana de Dezembro com excelência e obter resultados!!! Mayara Soberano Diretora Sênior de Vendas NÃO NÃO!!!! O tempo passa de minuto em minuto igualzinho todos os dias. Somos nós

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 7ª Semana da Páscoa Ó Deus de poder

Leia mais

Lição 6 A vida financeira da família Texto Bíblico: Mateus 6.24

Lição 6 A vida financeira da família Texto Bíblico: Mateus 6.24 Lição 6 A vida financeira da família Texto Bíblico: Mateus 6.24 Recessão, inflação, juros são temas obrigatórios em todos os telejornais, de todos os canais de TV, todos os dias. Produtos, serviços, governo,

Leia mais

A palavra louvar significa: Enaltecer com palavras, falar bem, elogiar declarar digno de aprovação, aplaudir, aprovar, exaltar, declarar como bendito,

A palavra louvar significa: Enaltecer com palavras, falar bem, elogiar declarar digno de aprovação, aplaudir, aprovar, exaltar, declarar como bendito, Música ou Louvor? Isaías 6.1-7 A palavra louvar significa: Enaltecer com palavras, falar bem, elogiar declarar digno de aprovação, aplaudir, aprovar, exaltar, declarar como bendito, confiar, reconhecer

Leia mais

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor, através

Leia mais

Lição 07. Fidelidade. CONCEITO CHAVE Quando cumprimos o que prometemos mostramos que temos fidelidade.

Lição 07. Fidelidade. CONCEITO CHAVE Quando cumprimos o que prometemos mostramos que temos fidelidade. Lição 07 Fidelidade RESUMO BÍBLICO Salmos 117; Gálatas 5:22; Hebreus 10:23, 11:11 O amor de Deus é manifesto através da sua fidelidade. Tudo o que prometeu tem cumprido. Sua palavra tem credibilidade porque

Leia mais

Lição IX: O Caminho Rochoso

Lição IX: O Caminho Rochoso As incríveis Histórias de Deus continuam à medida que olhamos para as peças dos ensinamentos de Jesus, Sua morte e ressurreição, e o começo de sua igreja primitiva. Esse bimestre nós vamos comemorar a

Leia mais

Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas

Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas Calculando o comprimento de peças dobradas ou curvadas A UU L AL A Vamos supor que você seja dono de uma pequena empresa mecânica e alguém lhe encomende 10.000 peças de fixação, que deverão ser fabricadas

Leia mais

A leitura inspira, transforma e abre horizontes

A leitura inspira, transforma e abre horizontes A leitura inspira, transforma e abre horizontes A leitura é uma janela voltada para o infinito de descobertas e compreensão sobre o mundo. A formação do leitor se dá de forma contínua: a toda hora nascem

Leia mais

Dicas de como obter $uce$$o nas vendas diretas

Dicas de como obter $uce$$o nas vendas diretas Dicas de como obter $uce$$o nas vendas diretas Quanto você quer ter de rendimento mensal trabalhando com vendas diretas? Esta resposta depende de cada pessoa, seus sonhos e interesses pessoais. Para ser

Leia mais

Versículo bíblico Sou eu que conheço os planos que tenho para vocês. Jeremias 29:11

Versículo bíblico Sou eu que conheço os planos que tenho para vocês. Jeremias 29:11 As incríveis Histórias de Deus continuam à medida que olhamos para as peças dos ensinamentos de Jesus, Sua morte e ressurreição, e o começo de sua igreja primitiva. Esse bimestre nós comemoramos a Páscoa

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 A Vontade de Deus Lição 7 (volte para as páginas 4 e 5) Como saber a vontade de Deus para munha vida? Um pregador famoso uma vez disse que o sucesso do homem é um homem que descobre o que Deus quer para

Leia mais

O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. O manual não poderá ser revendido, nem cedido a terceiros.

O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. O manual não poderá ser revendido, nem cedido a terceiros. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não

Leia mais

As 10 Maneiras mais GARANTIDAS De Se Conseguir uma Entrevista de EMPREGO

As 10 Maneiras mais GARANTIDAS De Se Conseguir uma Entrevista de EMPREGO As 10 Maneiras mais GARANTIDAS De Se Conseguir uma Entrevista de EMPREGO Quais são as melhores maneiras de se obter uma entrevista de emprego nos dias de hoje? Em nossa situação atual, às vezes somos levados

Leia mais

ISAQUE E REBECA: CASAMENTO E FILHOS

ISAQUE E REBECA: CASAMENTO E FILHOS Momento com Deus Crianças de 10 a 11 anos NOME: DATA: 09/06/2013 ISAQUE E REBECA: CASAMENTO E FILHOS Versículos para Decorar 1- Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo. Marcos 10:43b

Leia mais

Reflexão. O que fazer para transformar seu casamento, começando hoje mesmo!

Reflexão. O que fazer para transformar seu casamento, começando hoje mesmo! 31 dias de Reflexão O que fazer para transformar seu casamento, começando hoje mesmo! Gosto das coisas simples que dão resultado. Eu poderia elaborar um super treinamento com os principais conceitos para

Leia mais

Lista de Exercícios Critérios de Divisibilidade

Lista de Exercícios Critérios de Divisibilidade Nota: Os exercícios desta aula são referentes ao seguinte vídeo Matemática Zero 2.0 - Aula 10 - Critérios de - (parte 1 de 2) Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=1f1qlke27me Gabaritos nas últimas

Leia mais

Mesa Redonda. Editora. Resgate. Conflitos de Uma Geração Por João Cruz

Mesa Redonda. Editora. Resgate. Conflitos de Uma Geração Por João Cruz Mesa Redonda Conflitos de Uma Geração Por João Cruz Resgate Editora Mesa Redonda - Copyright 2014 João Cruz 1ª Edição em Português - 2014 Todos os direitos reservados a João Cruz Capa: Ranieri Vieira -

Leia mais

AV2 - MA 12-2011 UMA SOLUÇÃO

AV2 - MA 12-2011 UMA SOLUÇÃO Questão 1. Considere os caminhos no plano iniciados no ponto (0, 0) com deslocamentos paralelos aos eixos coordenados, sempre de uma unidade e no sentido positivo dos eixos x e y (não se descarta a possibilidade

Leia mais

www.ctaeletronica.com.br TOTAL PONTOS Nome: Data: / Hora: h m às h m RESOLVA OS PROBLEMAS COM FRAÇÕES ABAIXO:

www.ctaeletronica.com.br TOTAL PONTOS Nome: Data: / Hora: h m às h m RESOLVA OS PROBLEMAS COM FRAÇÕES ABAIXO: TEMPO TOTAL APLICADO: h m TOTAL PONTOS MT- TURMA Nome: Data: / Hora: h m às h m RESOLVA OS PROBLEMAS COM FRAÇÕES ABAIXO: César resolveu medir alguns comprimentos usando seu palmo como unidade de medida.

Leia mais

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe Coração de Mãe Coração De Mãe Página 1 Coração De Mãe 1º Edição Agosto de 2013 Página 2 Coração De Mãe 1º Edição È proibida à reprodução total ou parcial desta obra, por Qualquer meio e para qualquer fim

Leia mais

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR:

Leia mais

O Nascimento de Jesus nosso Salvador

O Nascimento de Jesus nosso Salvador Este livrinho faz parte do material disponibilizado pelo projecto Presépio na Cidade. O Presépio na Cidade é um projecto de leigos católicos voluntários, cujo lema de 2005 é Presépio, berço do Cristo Vivo

Leia mais

Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano)

Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano) Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano) Na catequese encontramos essencialmente uma Pessoa: Jesus, Filho único do Deus, que sofreu e morreu por nós e que agora, ressuscitado, vive connosco

Leia mais

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Mordomia ESTUDOS

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Mordomia ESTUDOS ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA Mordomia ESTUDOS 11. Mordomos fiéis 12. A raiz de todos os males 13. Comprados por alto preço 14. Remindo o tempo 15. A mente de Cristo ESTUDO 11 TEXTO BÍBLICO: Lucas

Leia mais

Tudo sofre, tudo crê, tudo. espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:7

Tudo sofre, tudo crê, tudo. espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:7 "Uma vida não é importante, a não ser pelo impacto que causa em outras vidas." - Jackie Robinson Não use pessoas para construir o seu negócio,

Leia mais

A solução do Futuro. Laryssa Pedroso. Editora Melhorando

A solução do Futuro. Laryssa Pedroso. Editora Melhorando A solução do Futuro Laryssa Pedroso Editora Melhorando Este livro é destinado a faixa etária de 7 e 8 anos. Você topa entrar nessa aventura respondendo e podendo solucionar tudo que está acontecendo com

Leia mais

Anexo 2.8- Entrevista G2.3

Anexo 2.8- Entrevista G2.3 Entrevista G2.3 Entrevistado: E2.3 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência e 45 anos Masculino Ucrânia 14 anos m Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias: Ensino superior Polónia Língua materna:

Leia mais