PARASITOLOGIA ZOOTÉCNICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARASITOLOGIA ZOOTÉCNICA"

Transcrição

1 PARASITOLOGIA ZOOTÉCNICA Aula 01 Aula de hoje: Introdução à disciplina de Parasitologia Classificação dos seres vivos; Tipos de associações entre os organismos; Conceito e classificação dos parasitos; Conceito e classificação dos hospedeiros; Ação dos parasitos sobre o hospedeiro; Principais veículos de transmissão.

2 INTRODUÇÃO A PARASITOLOGIA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS A grande diversidade de seres vivos em nosso planeta fez com que os homens sentissem a necessidade de agrupá-los, visando facilitar o conhecimento da biodiversidade na Terra. Desta forma, alguns pesquisadores, com destaque para o naturalista inglês John Ray (conhecido como o pai da história natural) e o sueco Carl von Linné (pesquisador que estabeleceu o sistema de nomenclatura binominal) foram importantes para o estabelecimento de toda a sistemática e normatização que se refere a classificação dos seres vivos em nosso planeta. John Ray conceituou espécie como sendo um conjunto de indivíduos que apresentam características semelhantes, possuem antepassados comuns, sejam capazes de se reproduzir e gerar descendentes férteis e com características semelhantes as dos progenitores. Baseado nesse conceito, Carl von Linné, apresentou em 1735, um sistema de classificação e nomenclatura universal que foi chamado de Sistema Naturae, que é em um catálogo de plantas e animais, reunidos em grupos, e, sub grupos mais específicos. Um conjunto de duas ou mais espécies, agrupadas por semelhanças morfológicas, fisiológicas e bioquímicas, constitui um gênero. O conjunto de gêneros constitui uma família. O conjunto de famílias constitui uma ordem. O conjunto de ordens constitui uma classe. O conjunto de classes constitui um filo e, o conjunto de filos constitui um reino. Os seres vivos atualmente são agrupados em cinco reinos que são: Reino Plantae ou Metaphyta: organismos autótrofos (produzem o próprio alimento). Exemplo: plantas. Reino Fungi: organismos saprófitos (organismos que se alimentam absorvendo substâncias orgânicas, normalmente originadas de matéria orgânica em decomposição). Exemplo: fungos, cogumelos, bolores.

3 Reino Monera: compreende os organismos unicelulares e procariontes (células não possuem o núcleo individualizado ausência de carioteca). Exemplo: bactérias e algas azuis ou cianobactérias. Reino Protista: formado por seres unicelulares e eucariontes (células possuem o núcleo individualizado presença de carioteca). Exemplo: protozoários (giárdias, amebas, tripanossomas) e algas inferiores ou eucariontes. Reino Animalia ou Metazoa: organismos pluricelulares e heterótrofos (não são capazes de produzir sua própria energia). Exemplo: animais invertebrados e vertebrados. A B Fonte: Figura 1. (A) John Ray ( ), inglês, conhecido como o pai da história natural. (B) Carl von Linné ( ), suéco, estabeleceu o Sistema Naturae de classificação e o sistema binomial de nomenclatura.

4 PARASITOLOGIA Conceito É a ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e relações entre eles. TIPOS DE ASSOCIAÇÕES ENTRE OS ORGANISMOS Os organismos se associam, basicamente por dois motivos: obtenção de alimento e abrigo (proteção). No entanto, essas associações podem ser harmônicas (quando há benefício mútuo ou ausência de prejuízo mútuo) ou desarmônicas (quando há prejuízo para algum dos envolvidos). São consideradas associações harmônicas o comensalismo, mutualismo e a simbiose; e desarmônicas a competição, canibalismo, predatismo e o parasitismo. Os principais tipos de associações entre seres vivos de interesse no estudo da parasitologia são o parasitismo e o comensalismo. O parasitismo é um tipo de relação no qual um dos envolvidos é beneficiado (parasito) e o outro prejudicado (hospedeiro). O comensalismo é um tipo de relação entre duas espécies que vivem juntas, na qual o indivíduo comensal se beneficia dos restos do indivíduo anfitrião sem causar prejuízo. Antigamente, o conceito de comensalismo estava apenas relacionado a questões alimentares, porém atualmente, esse conceito se estendeu para qualquer relação, seja alimentar ou não, onde um indivíduo se beneficia sem prejudicar o outro. Exemplos: a) A rêmora (peixe piolho) e o tubarão. A rêmora é um peixe pequeno que se fixa no tubarão para obter maior facilidade no deslocamento e também se alimenta de restos alimentares do tubarão. b) Entamoeba coli (não confundir com Escherichia coli), é uma ameba comensal que vive no intestino humano, alimentando-se de restos da digestão sem prejudicar o hospedeiro. Como alvo do estudo da parasitologia, iremos estudar as relações dessa ciência e seus interesses voltados para a área de saúde.

5 CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DOS PARASITOS Conceito de parasito é o ser vivo de menor porte que vive associado a outro ser vivo de maior porte, à custa ou dependência deste. DE ACORDO COM O LOCAL ONDE ELE SE HOSPEDA: Ectoparasito vive externamente no corpo do hospedeiro. Endoparasito vive dentro do corpo do hospedeiro. Hiperparasito que parasita outro parasito. DE ACORDO COM A RELAÇÃO ESTABELECIDA COM O HOSPEDEIRO: Parasito acidental É aquele que parasita outro hospedeiro que não o seu normal. Exemplo: Dipylidium caninum (helminto encontrado no intestino delgado de cães) parasitando criança. Parasito estenoxênico É aquele que apresenta alta especificidade parasitária ocorrendo, em um mesmo estágio evolutivo, apenas em uma espécie de hospedeiro. Exemplo: Algumas espécies de Plasmodium só parasitam primatas; outras, só aves etc. Parasito eurixêno É aquele que apresenta baixa especificidade parasitária ocorrendo, em um mesmo estágio evolutivo,em várias espécie de hospedeiro. Exemplo: Toxoplasma gondii, que pode parasitar todos os mamíferos e até aves. Parasito facultativo É aquele que pode viver parasitando, ou não, um hospedeiro (quando não está parasitando é chamado de vida livre). Exemplo: As larvas de Sarcophagidae podem se desenvolver em feridas necrosadas ou em matéria orgânica (esterco) em decomposição. Parasito heterogenético É aquele que apresenta alternância de gerações. Exemplo: Plasmodium como ciclo assexuado no mamífero e sexuado no mosquito.

6 Parasito heteroxênico É aquele que apresenta hospedeiro definitivo e intermediário, ou seja, precisa de mais de um hospedeiro para completar o ciclo. Exemplo: Trypanosoma cruzi e Schistosoma mansoni. Parasito monoxênico É aquele que apresenta apenas hospedeiro definitivo. Exemplo: Entorobius vermiculares, Ascaris lumbricoides. Parasito monogenético É aquele que não apresenta alternância de gerações (isto é, possui um só tipo de reprodução sexuada ou assexuada). Exemplo: Ascaris lumbricóides, Ancylostomatidae, Entamoeba histolytica Parasito obrigatório É aquele incapaz de viver fora do hospedeiro. Exemplo: Toxoplasma gondii, Plasmodium, Schistosoma mansoni Parasito periódico É aquele que freqüenta o hospedeiro intervaladamente. Exemplo: Mosquitos que se alimentam sobre o hospedeiro a cada três dias. CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DOS HOSPEDEIROS Conceito de hospedeiro Organismo que alberga o parasito. CLASSIFICAÇÃO DOS HOSPEDEIROS Hospedeiro definitivo É aquele que alberga o parasito em fase adulta ou em fase de atividade sexual. Hospedeiro intermediário - É aquele que alberga o parasito em fase larvária ou no qual se reproduz assexuadamente. Hospedeiro paratênico ou de transporte - É aquele que hospeda temporariamente ou serve de veículo para que o parasito chegue ao hospedeiro definitivo. O parasita não evolue nesse e portanto, não é

7 imprescindível para completar o ciclo vital, ainda que geralmente aumenta as possibilidades de sobrevivência e transmissão. AÇÃO DOS PARASITOS SOBRE O HOSPEDEIRO Para sobreviver, os parasitas necessitam adquirir nutrientes do hospedeiro para sua alimentação, e isso se dá sob diversas formas: Ação Espoliativa é um tipo de relação onde o parasito absorve nutrientes ou mesmo sangue do hospedeiro. Exemplo: É o caso dos Ancylostomatidae, que ingerem sangue da mucosa intestinal (utilizam esse sangue para obtenção de Fe e O2 e não para se nutrirem dele diretamente) e deixam pontos hemorrágicos na mucosa, quando abandonam o local da sucção. Outro exemplo é o hematofagismo dos triatomídeos ou de mosquitos. Ação Enzimática: é um tipo de relação onde os parasitas produzem enzimas que furam e dissolvem partes do corpo do hospedeiro. Exemplo: Ação Irritativa: é um tipo de interação onde sem causar lesões traumáticas, os parasitas causam irritação no local parasitado, prejudicando o hospedeiro. Ação Mecânica: Os parasitas podem interferir o fluxo alimentar e a absorção de alimentos do hospedeiro. Ação Tóxica: Os parasitas produzem substâncias como enzimas ou metabólitos que podem ser tóxicas e lesar o hospedeiro. Ação traumática: São lesões provocadas pelos parasitas no corpo do hospedeiro, geralmente por vermes, formas larvárias e protozoários. Anóxia: A anóxia acontece devido o consumo dos parasitas de oxigênio presentes nas hemoglobinas, podendo também causar anemias.

8 VEÍCULOS DE TRANSMISSÃO Pelo contato pessoal ou por objetos de uso pessoal (fômites) Ex: Sarcoptes scabiei, Pthirus pubis, Pediculus capitis, Trichomonas vaginalis Pela água, alimentos, fômites, poeira, mãos sujas, etc. Ex: Entomoeba histolytica, Giardia lamblia, Ascaris lumbricoides, Enterobius vermiculares Por solos contaminados por larvas Ex: Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Strongyloides stercoralis Por vetores ou com hospedeiro intermediário Ex: Plasmodium sp., Schistosoma mansoni, Taenia sp.

9 LOCALIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS PARASITOS ENCONTRADOS EM: BOVINOS

10 OVINOS E CAPRINOS

11 EQUINOS

12 SUÍNOS

13 AVES

14 ** Informações complementares CÃES

15 GATOS

16 HOMEM

Relações Parasitas e Hospedeiros. Aula 01 Profº Ricardo Dalla Zanna

Relações Parasitas e Hospedeiros. Aula 01 Profº Ricardo Dalla Zanna Relações Parasitas e Hospedeiros Aula 01 Profº Ricardo Dalla Zanna Quintas Disciplina 1ª aula Relações Parasitas e Hospedeiros 2ª aula Relações Parasitas e Hospedeiros Intervalo \0/ 3ª aula Relações Parasitas

Leia mais

Reinos dos Seres Vivos. Prof. Heitor de Assis Jr.

Reinos dos Seres Vivos. Prof. Heitor de Assis Jr. Reinos dos Seres Vivos Prof. Heitor de Assis Jr. Reino Monera Seres unicelulares e procariontes. Sem núcleo organizado e sem organelas membranosas. Possuem ribossomos. Autótrofos ou heterótrofos. Aeróbios

Leia mais

CURSO MEDICINA VETERINÁRIA

CURSO MEDICINA VETERINÁRIA Faculdade Anhanguera de Dourados Parasitologia Veterinária Geral CURSO MEDICINA VETERINÁRIA Prof. Me. Baltazar A Silva Jr 1 Aula 1: Conceitos Gerais e Métodos Parasitológicos 2 Introdução Parasitologia

Leia mais

As relações ecológicas Os seres vivos que formam uma comunidade relacionam-se entre si e com o ambiente

As relações ecológicas Os seres vivos que formam uma comunidade relacionam-se entre si e com o ambiente Material de Aperfeiçoamento de Estudos MAE 6ª série 1º Bimestre Professora MaristelA Borges As relações ecológicas Os seres vivos que formam uma comunidade relacionam-se entre si e com o ambiente Entendendo

Leia mais

24/02/2012. Conhecer o parasitismo num contexto ecológico e como forma de relação entre os seres vivos.

24/02/2012. Conhecer o parasitismo num contexto ecológico e como forma de relação entre os seres vivos. Yara Bandeira, Msc A parasitologia é uma ciência, da área de saúde, auxiliar da medicina humana e veterinária que se baseia no estudo dos parasitas e suas relaçoes com o hospedeiro Conhecer o parasitismo

Leia mais

PARASITOLOGIA MÉDICA. Diogo Parente

PARASITOLOGIA MÉDICA. Diogo Parente PARASITOLOGIA MÉDICA Diogo Parente INTRODUÇÃO À PARASITOLOGIA OBJETIVO: Conhecer o parasitismo num contexto ecológico e como forma de relação entre os seres vivos. URBANIZAÇÃO DA SOCIEDADE O êxodo rural,

Leia mais

Plateomintos achatados. Nematelmintos cilíndricos

Plateomintos achatados. Nematelmintos cilíndricos Parasitas Os seres que parasitam o homem são divididos em cinco filos: Protozoa: composto por seres unicelulares e microscópicos (ex: giárdia, trichomonas, etc). Platyhelminthes: vermes de forma achatada

Leia mais

PROTOZOÁRIOS. Página 1 de 6

PROTOZOÁRIOS. Página 1 de 6 1. (Ueg 2016) Estampada em diversos jornais no mundo, a notícia a seguir se torna acessível desde a comunidade acadêmica à população humana, visto que se trata de uma nova alternativa viável para combater

Leia mais

Características gerais

Características gerais Reino das Plantas Características gerais São organismos: Eucariontes Pluricelulares Autótrofos Possuem diversos pigmentos, como os fotossintetizantes e os acessórios. Características gerais Capacidade

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PARASITOLOGIA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PARASITOLOGIA 1º semestre de 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PARASITOLOGIA Disciplinas: PAR011 Parasitologia Geral e Aplicada ENFERMAGEM PAR511-A Parasitologia Geral e Aplicada prática A PAR511-B Parasitologia Geral e

Leia mais

Universidade Norte do Paraná Centro de Ciências Humanas, da Saúde, Exatas e Tecnológicas CCHSET - A

Universidade Norte do Paraná Centro de Ciências Humanas, da Saúde, Exatas e Tecnológicas CCHSET - A Universidade Norte do Paraná Centro de Ciências Humanas, da Saúde, Exatas e Tecnológicas CCHSET - A Disciplina de Parasitologia Veterinária PROTOZOÁRIOS DE INTERESSE MÉDICO VETERINÁRIO CLASSIFICAÇÃO E

Leia mais

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS ALGAS

REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS ALGAS REINO PROTISTA PROTOZOÁRIOS 7º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL ALGAS PROTOZOÁRIOS Vivem em ambientes variados água e solo, com vida livre ou associados com outros seres vivos. Parasitismo = retiram

Leia mais

Parasitologia - BMP 0215 Ciências Biomédicas- 2016

Parasitologia - BMP 0215 Ciências Biomédicas- 2016 Parasitologia - BMP 0215 Ciências Biomédicas- 2016 Responsáveis: Profa. Beatriz Stolf Profa. Silvia Boscardin Apoio técnico: Marcio Carmem, Erika Monitores: Higo Lina Marina ESTRUTURA DO CURSO Aulas

Leia mais

Aula Prática Seis Reinos: A diversidade da vida

Aula Prática Seis Reinos: A diversidade da vida Aula Prática Seis Reinos: A diversidade da vida Tarefa 1: Principais Grupos de Plantas Parte A A diversidade no Reino Plantae O diagrama abaixo mostra a evolução das plantas. Usando as informações a seguir

Leia mais

Parasitologia clínica Curso: Ciências Biológicas Modalidade Médica. Professora Rose

Parasitologia clínica Curso: Ciências Biológicas Modalidade Médica. Professora Rose Parasitologia clínica Curso: Ciências Biológicas Modalidade Médica Professora Rose Qual é a função do Biomédico? Fazer um excelente Diagnóstico Parasitológico Diagnóstico Clínico Anamnese Sintomas Evidências

Leia mais

Professor Rogério Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet

Professor Rogério Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet Ciências Prof. Rogério 2016 Professor Rogério Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet Ciências Prof. Rogério 2016 1º MOMENTO - O solo - O Ar - A água SOLOS Parte mais superficial

Leia mais

PLANO DE CURSO 3 PERÍODO ANO:

PLANO DE CURSO 3 PERÍODO ANO: PLANO DE CURSO 3 PERÍODO ANO: 2015.1 CURSO: MEDICINA COMPONENTE CURRICULAR: Parasitologia Geral CARGA HORÁRIA TOTAL: 108 horas TEÓRICA: 84 horas PRÁTICA: 24 horas PROFESSOR RESPONSÁVEL: Otílio Machão Pereira

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária : Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Curso:Nutrição Disciplina: Parasitologia Professor(es):Ligia Beatriz Lopes Persoli DRT: 1086619 Código da Disciplina: 020.2501.9 Etapa:

Leia mais

Introdução ao Curso. Relação Parasita- Hospedeiro. Aula prática introdutória A e B SA. Flagelados cavitários. Trichomonas. Giardia.

Introdução ao Curso. Relação Parasita- Hospedeiro. Aula prática introdutória A e B SA. Flagelados cavitários. Trichomonas. Giardia. Nome da Disciplina ou Módulo: Parasitologia Código da Disciplina ou Módulo: 604009 Cronograma das Atividades Didáticas FCFRP/USP 1º semestre de 019 Integral / _X Noturno CARGA HORÁRIA TOTAL DE CADA PROFESSOR:

Leia mais

A disposição da vida na Terra

A disposição da vida na Terra Aula 01 A disposição da vida na Terra O que é a vida? Existe vida em outros planetas? Podemos viver sem o Sol? O nosso sistema solar possui os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte Júpiter,

Leia mais

PARASITOLOGIA CLÍNICA

PARASITOLOGIA CLÍNICA CONCEITO A PARASITOLOGIA é a ciência que estuda o parasitismo. O parasitismo ocorre quando um organismo (parasita) vive em associação com outro organismo (hospedeiro), do qual retira os meios para sua

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS BIO 405 PARASITOLOGIA HUMANA --

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS BIO 405 PARASITOLOGIA HUMANA -- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS BIO 405 PARASITOLOGIA HUMANA -- CARGA HORÁRIA CRÉDITOS PROFESSOR(A)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA Tel (62) FAX

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA Tel (62) FAX 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA Tel (62) 3209 6103 FAX 3209 6363 FARMÁCIA Disciplina: PARASITOLOGIA Código: IPT0068 Pré

Leia mais

Parasitismo (Relação Parasito Hospedeiro)

Parasitismo (Relação Parasito Hospedeiro) Parasitismo (Relação Parasito Hospedeiro) 1 Fundamentos de Parasitologia: 1.1 Definição é o ramo da biologia que estuda os parasitos. A parasitologia, lato sensu, engloba também estudo dos vírus (virologia),

Leia mais

Classificação dos Seres Vivos

Classificação dos Seres Vivos Classificação dos Seres Vivos Classificação dos Seres Vivos Biodiversidade x Organizar, Classificar os Seres Vivos SISTEMÁTICA TAXONOMIA (TÁXONS) Origem da Classificação Biológica Lineu 1707 1778 Pai da

Leia mais

VET PARASITOLOGIA

VET PARASITOLOGIA VET 05429 PARASITOLOGIA 60horas (2 0 2) PROFESSORAS: ISABELLA V. F. MARTINS LUIZE NÉLI NUNES GARCIA Informações da disciplina Informações via portal Horário de atendimento em sala das professoras DMVET

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA Tel (62) FAX

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA Tel (62) FAX 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA Tel (62) 3209 6103 FAX 3209 6363 FARMÁCIA Disciplina: PARASITOLOGIA Código: IPT0068 Pré

Leia mais

Reino Monera. Anabelle B. de Paiva CEFET-SC/Unidade Sj

Reino Monera. Anabelle B. de Paiva CEFET-SC/Unidade Sj Reino Monera Anabelle B. de Paiva CEFET-SC/Unidade Sj Características O Reino Monera é formado por seres vivos unicelulares. Inclui as bactérias e as cianofíceas (algas azuis). A estrutura da célula desses

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL TEOTÔNIO VILELA

COLÉGIO ESTADUAL TEOTÔNIO VILELA COLÉGIO ESTADUAL TEOTÔNIO VILELA Prof.ª Camila Roncaglio PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA: Ciências TURMA: 7º D Campina do Simão 2012 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: 1 BIMESTRE Astronomia, Matéria, Energia,

Leia mais

Procariontes. Não possuem membrana nuclear. Unicelulares Constituídos por uma única célula

Procariontes. Não possuem membrana nuclear. Unicelulares Constituídos por uma única célula Reino Monera Denise Mello do Prado Biologia www.e-conhecimento.com.br Características Gerais Procariontes Não possuem membrana nuclear Unicelulares Constituídos por uma única célula Parede celular Diferentes

Leia mais

TAXONOMIA. Sistemática Taxonomia (ciência da descoberta) Filogenia (relações evolutivas entre os seres vivos).

TAXONOMIA. Sistemática Taxonomia (ciência da descoberta) Filogenia (relações evolutivas entre os seres vivos). TAXONOMIA A sistemática é considerada uma ciência que tem por objetivo inventariar e descrever a biodiversidade, também busca compreender as relações filogenéticas entre os diferentes seres vivos. TAXONOMIA

Leia mais

Reprodução assexuada. Biologia Unidade 6: Reprodução

Reprodução assexuada. Biologia Unidade 6: Reprodução 1 Reprodução assexuada Biologia Unidade 6: Reprodução 4 2 Reprodução assexuada: diversidade de processos INTRODUÇÃO A reprodução assexuada é um tipo de reprodução que não envolve células sexuais masculinas

Leia mais

Professor Antônio Ruas :

Professor Antônio Ruas : 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 2 4. Assunto: (i) (ii) (iii) (iv) (v) (vi) (vii) Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Bacharelado em Gestão Ambiental Componente curricular:

Leia mais

Ciências/15 7º ano Turma:

Ciências/15 7º ano Turma: Ciências/15 7º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / 7ºcie301r Roteiro de Estudos- Recuperação de Ciências 7 ANO 1º trimestre O que estudamos no primeiro trimestre? No primeiro trimestre estudamos as

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Unicelulares e multicelulares - Eucariotos Fungos Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Unicelulares e multicelulares - Eucariotos Fungos Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Unicelulares e multicelulares - Eucariotos Fungos Prof. Enrico Blota Biologia Identidade dos seres vivos Unicelulares e Multicelulares - Eucariotos Fungos Possuem grande biodiversidade,

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. latim práticas racional. Lineu reino espécie. animais Aristóteles plantas

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. latim práticas racional. Lineu reino espécie. animais Aristóteles plantas Conteúdo: Classificação dos Seres Vivos FICHA DE TRABALHO 1 latim práticas racional Lineu reino espécie animais Aristóteles plantas As primeiras classificações dos seres vivos basearam-se na utilidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO MODALIDADE: - DISCIPLINA: PARASITOLOGIA ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: PARASITOLOGIA

PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO MODALIDADE: - DISCIPLINA: PARASITOLOGIA ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: PARASITOLOGIA PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: NUTRIÇÃO MODALIDADE: - DISCIPLINA: PARASITOLOGIA ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: PARASITOLOGIA DOCENTE RESPONSÁVEL : PROF. DR. REINALDO JOSÉ DA SILVA

Leia mais

COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): Ano: 6º Nº Professor: Sonali Componente Curricular: Ciências

COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): Ano: 6º Nº Professor: Sonali Componente Curricular: Ciências COLÉGIO MARISTA DE BRASÍLIA Educação Infantil e Ensino Fundamental Aluno(a): Ano: 6º Nº Professor: Sonali Componente Curricular: Ciências Quantos reinos de seres vivos há na natureza? Essa pergunta já

Leia mais

Disciplina de Parasitologia

Disciplina de Parasitologia Faculdade de Medicina de Jundiaí Disciplina de Parasitologia Curso de Medicina 2018 Aula 01: Introdução à Parasitologia Profa. Dra. Juliana Quero Reimão Parasitologia O que é? Estudo de parasitas e doenças

Leia mais

Bio-Soletrando - Doenças. Prof. Valdiran Wanderley

Bio-Soletrando - Doenças. Prof. Valdiran Wanderley Bio-Soletrando - Doenças Prof. Valdiran Wanderley R E I N O M O N E R A Seres representantes Bactérias e cianobactérias Número de células Unicelular Tipo de nutrição Muitos são heterótrofos e alguns autótrofos.

Leia mais

Reinos COMO CLASSIFICAR OS SERES VIVOS?

Reinos COMO CLASSIFICAR OS SERES VIVOS? COMO CLASSIFICAR OS SERES VIVOS? COMPLEXIDADE CELULAR Ser unicelular: organismo formado por uma única célula. Bactérias e protistas são unicelulares, apesar de muitas vezes formarem colônias - no entanto,

Leia mais

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte I. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte I. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Identidade dos Seres Vivos Protistas e Algas Parte I Prof. Daniele Duó Formado por algas e protozoários Algas uni ou pluricelulares, eucariontes, autotróficas Protozoários unicelulares, eucariontes

Leia mais

Os Reinos. Reino Monera

Os Reinos. Reino Monera A biodiversidade do planeta Terra é muito grande. Os cientistas estimam que haja de 5 a 30 milhões de espécies diferentes, mas apenas cerca de 1,5 milhão foram descritas, estudadas e classificadas. A classificação

Leia mais

CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de , DOU de PLANO DE CURSO. Componente Curricular: Parasitologia Clínica

CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de , DOU de PLANO DE CURSO. Componente Curricular: Parasitologia Clínica CURSO DE FARMÁCIA Reconhecido pela Portaria MEC nº 220 de 01.11.12, DOU de 06.11.12 Componente Curricular: Parasitologia Clínica Código: FAR 116 Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2016.1 Professor: Alana

Leia mais

Q U E S T Ã O 4 6 I V III VII. Com base nos esquemas e em seus conhecimentos, é correto afirmar, EXCETO:

Q U E S T Ã O 4 6 I V III VII. Com base nos esquemas e em seus conhecimentos, é correto afirmar, EXCETO: 25 Q U E S T Ã O 4 6 A figura a seguir esquematiza a circulação sanguínea humana passando por vários órgãos onde o sangue pode sofrer alterações. Na figura os números indicam alguns vasos sanguíneos. V

Leia mais

Protozoários: Protozoários Características: Protozoários IMPORTÂNCIA. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários. Termo Protozoa: primeiro animal

Protozoários: Protozoários Características: Protozoários IMPORTÂNCIA. Morfologia e ultra-estrutura de protozoários. Termo Protozoa: primeiro animal UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG Disciplina: Microbiologia Geral Morfologia e ultra-estrutura de protozoários Protozoários: Termo Protozoa: primeiro animal Protozoários Características: Eucarióticos

Leia mais

18/10/2010. Sibele Borsuk. Sibele Borsuk. Formas

18/10/2010. Sibele Borsuk. Sibele Borsuk. Formas Caracterização Molecular de Agentes Infecciosos Introdução à Parasitologia Sibele Borsuk sibele@ufpel.tche.br / sibeleborsuk@gmail.com Sibele Borsuk sibele@ufpel.tche.br / sibeleborsuk@gmail.com Relações

Leia mais

Protozoários. Paramecium. Plasmódio. Trichomonas vaginalis. Tripanossomo

Protozoários. Paramecium. Plasmódio. Trichomonas vaginalis. Tripanossomo Protozoários Paramecium Plasmódio Trichomonas vaginalis Tripanossomo Características gerais Eucariontes Unicelulares Heterótrofos Locomoção: cílios, flagelos, pseudópodes ou não possuem nenhuma estrutura

Leia mais

Método de trabalho independente: elaboração de relatórios posteriormente às aulas práticas.

Método de trabalho independente: elaboração de relatórios posteriormente às aulas práticas. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA, IMUNOLOGIA, PARASITOLOGIA E PATOLOGIA Tel (062) 3209 6106 FAX 3521 1839 Curso: Farmácia Ano

Leia mais

Aul u a l a 0 4 0 4 Rei e n i o n o P r P ot o i t s i ta t a Dannubia Bastos

Aul u a l a 0 4 0 4 Rei e n i o n o P r P ot o i t s i ta t a Dannubia Bastos Aula 04 Reino Protista Dannubia Bastos Reino protista Algas e protozoários Alguns se assemelham às plantas porque são capazes de realizar a fotossíntese; outros ingerem o alimento como os animais Mais

Leia mais

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNICAMP 2014 1ª fase

PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNICAMP 2014 1ª fase 1- O tecido muscular cardíaco apresenta fibras a) lisas, de contração voluntária e aeróbia. b) lisas, de contração involuntária e anaeróbia. c) estriadas, de contração involuntária e aeróbia. d) estriadas,

Leia mais

Célula Procarionte X Célula Eucarionte

Célula Procarionte X Célula Eucarionte Célula Procarionte X Célula Eucarionte Células procarióticas (grego protos, primitivo, e Karyon, núcleo) Núcleo antigo Surgimento a bilhões de anos atrás Bactérias e Cianobactérias (algas) Não apresenta

Leia mais

Protozoários. CEPI Cecília Meireles Disciplina de Biologia Série: 2 ano do ensino médio. Profa. Mestre Camila Regina do Vale.

Protozoários. CEPI Cecília Meireles Disciplina de Biologia Série: 2 ano do ensino médio. Profa. Mestre Camila Regina do Vale. CEPI Cecília Meireles Disciplina de Biologia Série: 2 ano do ensino médio Protozoários Goiânia-GO 2016 Protozoários - primeiros animais Ameba, tripanossomo, giardia, paramécio, plasmódio, toxoplasma. Eucariontes

Leia mais

Complexo educacional FMU Curso de Ciências Biológicas. Zoologia de invertebrados I. Classificação biológica

Complexo educacional FMU Curso de Ciências Biológicas. Zoologia de invertebrados I. Classificação biológica Complexo educacional FMU Curso de Ciências Biológicas Zoologia de invertebrados I Classificação biológica Prof: Biólogo Luiz A.B. Mello Lula 2º semestre 2011 1. Classificação Classificar = agrupar em classes.

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E NOMENCLATURA DOS SERES VIVOS 7º ANO

CLASSIFICAÇÃO E NOMENCLATURA DOS SERES VIVOS 7º ANO CLASSIFICAÇÃO E NOMENCLATURA DOS SERES VIVOS 7º ANO A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS São sete conjuntos básicos de classificação: REINO FILO CLASSE ORDEM FAMÍLIA GÊNERO ESPÉCIE REFICOFAGE CONJUNTOS

Leia mais

BIODIVERSIDADE E CLASSIFICAÇÃO

BIODIVERSIDADE E CLASSIFICAÇÃO BIODIVERSIDADE E CLASSIFICAÇÃO Professora: Fernanda Quintas M. de Toledo Biodiversidade Conjunto de todas as espécies de seres vivos que vivem numa determinada região O número n de espécies NÃO é fixo:

Leia mais

Biologia. volume único 3.ª edição. Armênio Uzunian Ernesto Birner

Biologia. volume único 3.ª edição. Armênio Uzunian Ernesto Birner Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner Uma obra em eterna construção A evolução da classificação dos seres vivos Plantae Animalia Plantae Fungi Animalia Protista Metazoa Protista

Leia mais

Moisés Myra de Araújo. Por Bioloja.com

Moisés Myra de Araújo. Por Bioloja.com Moisés Myra de Araújo Por Bioloja.com A maioria dos seres vivos depende de outras espécies para sobreviver. Uma espécie geralmente explora a outra, mas duas espécies podem, algumas vezes, juntar forças

Leia mais

Classificação e Nomenclatura dos seres vivos

Classificação e Nomenclatura dos seres vivos Classificação e Nomenclatura dos seres vivos Classificar = agrupar por critério de alguma semelhança. Nomenclatura = dar nomes aos seres vivos (universalizar) Regras da Nomenclatura O nome do gênero e

Leia mais

Filariose Linfática. - Esses vermes, chamados de filarídeos, não são geo-helmintos. Eles precisam de um vetor (mosquito) para completar seu ciclo.

Filariose Linfática. - Esses vermes, chamados de filarídeos, não são geo-helmintos. Eles precisam de um vetor (mosquito) para completar seu ciclo. Filariose Linfática Parasito Reino: Animalia Filo: Nemathelminthes Classe: Nematoda Família: Onchocercidae Gênero: Wuchereria Espécies: Wuchereria bancrofti - Esses vermes, chamados de filarídeos, não

Leia mais

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA UNIDADE 7 Ecologia NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA O estudo da Ecologia é muito abrangente, ele envolve fatores bióticos e abióticos. Fatores bióticos: interação entre os seres vivos, sejam eles da mesma

Leia mais

PROTISTAS SIGNIFICADO DO TERMO. Agrupamento. Divisão do grupo. Primeiro de todos. Primeiros eucariontes

PROTISTAS SIGNIFICADO DO TERMO. Agrupamento. Divisão do grupo. Primeiro de todos. Primeiros eucariontes PROTISTAS PROTISTAS SIGNIFICADO DO TERMO Primeiro de todos Primeiros eucariontes Agrupamento Eucariotos que não são: plantas terrestres fungos animais Algas Divisão do grupo Algas Protozoários Protozoários

Leia mais

Factores Bióticos (São relações que se estabelecem entre seres vivos)

Factores Bióticos (São relações que se estabelecem entre seres vivos) Factores Bióticos (São relações que se estabelecem entre seres vivos) Relações intra-específicas (São relações que se estabelecem entre seres vivos da mesma espécie) Relações interespecíficas (São relações

Leia mais

Professor Fernando Stuchi. Introdução

Professor Fernando Stuchi. Introdução Introdução Durante muito tempo os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte denominado FUNGI. Os fungos apresentam um conjunto

Leia mais

PROTOZOÁRIOS Capítulo 12

PROTOZOÁRIOS Capítulo 12 Reino Protoctista: PROTOZOÁRIOS Capítulo 12 Profa. Jéssica Macedo 2019 Características gerais dos protozoários - Durante cerca de 2 bilhões de anos predominaram na Terra os seres procariontes (semelhantes

Leia mais

Prof. Giovani - Biologia

Prof. Giovani - Biologia Prof. Giovani - Biologia 1.(UFRS) Tanto em uma célula eucarionte quanto em uma procarionte podemos encontrar: a) membrana plasmática e retículo endoplasmático. b) ribossomos e aparelho de Golgi. c) mitocôndrias

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS MÓDULO 1 ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS Seres vivos são muito diversos e complexos, e tentar estudar tudo de uma vez pode dar uma baita dor de cabeça.

Leia mais

Sitemática. Dannubia Bastos

Sitemática. Dannubia Bastos Sitemática aula 01 Dannubia Bastos Sistemática Estuda a biodiversidade Variações existentes entre os seres vivos Objetivos Descrever a biodiversidades em catálogos Batizar com nomes científicos (padronização)

Leia mais

CIÊNCIAS 7º ano 1º Trimestre BATERIA DE EXERCÍCIOS

CIÊNCIAS 7º ano 1º Trimestre BATERIA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS 7º ano 1º Trimestre BATERIA DE EXERCÍCIOS 1. Os ecossistemas terrestres apresentam características bem diferentes uns dos outros devido à influência de fatores abióticos, como temperatura, luminosidade

Leia mais

Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva. Relações bióticas

Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva. Relações bióticas Escola Portuguesa do Lubango Hélder Giroto Paiva Relações bióticas Como se relacionam os Seres Vivos de uma comunidade? Factores Bióticos Intraespecíficas Interespecíficas Relações Intra-específicas Cooperação

Leia mais

PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES

PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES PROTOZOÁRIOS / PROTOZOOSES PROTOZOÁRIOS Designação coletiva para unicelulares eucariontes heterótrofos (Reino Protista) que obtêm seus alimentos por ingestão ou absorção. Sem valor taxonômico. CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

OBJETIVOS ESPECÍFICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA, IMUNOLOGIA, PARASITOLOGIA E PATOLOGIA Tel (062) 3209 6106 FAX 3209 6363 Curso: Farmácia Ano

Leia mais

Unidade 2 Relações bióticas. Planeta Terra 8.º ano

Unidade 2 Relações bióticas. Planeta Terra 8.º ano Unidade 2 Relações bióticas Como se relacionam os indivíduos? Os seres vivos não dependem apenas das condições físicas dos ecossistemas. Para assegurarem a sua sobrevivência, os seres vivos relacionam-se

Leia mais

CAPÍTULO 9 SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROF GISELLE CHERUTTI

CAPÍTULO 9 SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROF GISELLE CHERUTTI CAPÍTULO 9 SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO PROF GISELLE CHERUTTI Do grego echinos: espinhos derma: pele constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto (endo = dentro) calcário

Leia mais

Ancilostomídeos 04/04/2012. Parasitos adultos dióicos Ovos Larvas rabditóides Larvas filarióides. Introdução. Taxonomia

Ancilostomídeos 04/04/2012. Parasitos adultos dióicos Ovos Larvas rabditóides Larvas filarióides. Introdução. Taxonomia Universidade Federal de Pelotas Instituto de Biologia Departamento de Microbiologia e Parasitologia Introdução Ancilostomídeos Agentes etiológicos da Ancilostomose (Amarelão, Opilação, Anemia dos mineiros).

Leia mais

POR QUE ESTUDAR MICROBIOLOGIA?

POR QUE ESTUDAR MICROBIOLOGIA? POR QUE ESTUDAR MICROBIOLOGIA? POR QUE ESTUDAR MICROBIOLOGIA? O corpo humano contém normalmente bilhões de microorganismos, quer na pele, debaixo das unhas, na boca, nariz, intestino e em outras cavidades

Leia mais

Curso de Nutrição EMENTA DE DISCIPLINA

Curso de Nutrição EMENTA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA, IMUNOLOGIA PARASITOLOGIA E PATOLOGIA Tel (62) 3209 6106 FAX 3209 6363 Disciplina: Parasitologia

Leia mais

EMENTA Preparar o aluno para realizar o diagnóstico etiológico das principais protozooses e helmintoses

EMENTA Preparar o aluno para realizar o diagnóstico etiológico das principais protozooses e helmintoses UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA, IMUNOLOGIA, PARASITOLOGIA E PATOLOGIA Tel (062) 3209 6106 FAX 3209 6363 Curso: Farmácia Ano

Leia mais

Reino Animal Filo Nematelmintos. Turma: 7 C Professora: Mariana Mello

Reino Animal Filo Nematelmintos. Turma: 7 C Professora: Mariana Mello Reino Animal Filo Nematelmintos Turma: 7 C Professora: Mariana Mello OBJETIVOS DA AULA Compreender as principais características do filo dos nematelmintos Relacionar a vida desses animais com a saúde humana

Leia mais

Curso de Nutrição EMENTA DE DISCIPLINA

Curso de Nutrição EMENTA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA, IMUNOLOGIA PARASITOLOGIA E PATOLOGIA Tel (62) 3209 6106 FAX 3209 6363 Disciplina: Parasitologia

Leia mais

Protozoários. Biologia

Protozoários. Biologia Protozoários Biologia Protozoários Organismos pertencentes ao Reino Protista Seres Eucariontes, heterotróficos, unicelulares (formação de colônias rudimentares) Vida livre ou parasitas Divididos de acordo

Leia mais

Monitores: Anne Galvão; Edmar Ceia.

Monitores: Anne Galvão; Edmar Ceia. Universidade Federal do Piauí Campos Ministro Reis Velloso Parnaíba Disciplina: Parasitologia Médica Prof. Drª Ana Carolina F. Lindoso Melo. Monitores: Anne Galvão; Edmar Ceia. Protozoários Intestinais.

Leia mais

É utilizada há vários séculos e baseia-se na selecção artificial para obter variedades de plantas com características vantajosas.

É utilizada há vários séculos e baseia-se na selecção artificial para obter variedades de plantas com características vantajosas. Reprodução selectiva tradicional É utilizada há vários séculos e baseia-se na selecção artificial para obter variedades de plantas com características vantajosas. Em cada geração, são promovidos os cruzamentos

Leia mais

Parasitologia aplicada a Odontologia. Profa. Me. Gilcele Berber

Parasitologia aplicada a Odontologia. Profa. Me. Gilcele Berber Parasitologia aplicada a Odontologia Profa. Me. Gilcele Berber Introdução à Parasitologia Envolve o estudo dos organismos incluídos na relação biológica de parasitismo. Entretanto, para fins didáticos,

Leia mais

Atlas de Parasitologia. Clínica

Atlas de Parasitologia. Clínica Atlas de Parasitologia Clínica Ascaris lumbricoides Agente etiológico determinante da ascaridíase humana. Reino: Protista Filo: Aschelminthes Classe: Nematoda Ordem: Ascaroidea Família: Ascarididae Gênero:

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: MANUAL DE PARASITOLOGIA CLÍNICA LABORATORIAL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS AUTOR(ES):

Leia mais

U.E.F.S DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE DISCIPLINA

U.E.F.S DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE DISCIPLINA U.E.F.S DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA ------------- ------------------------------------------------------- BIO 405 PARASITOLOGIA HUMANA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS

Leia mais

Curso de Farmácia EMENTA DE DISCIPLINA

Curso de Farmácia EMENTA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA, IMUNOLOGIA PARASITOLOGIA E PATOLOGIA Tel (62) 3209 6106 FAX 3209 6363 Disciplina: Parasitologia

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA

MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Reconhecer a dependência dos seres vivos em relação aos componentes físicos e químicos da natureza. Identificar as principais características que definem um ser vivo. Relacionar

Leia mais

Curso de Farmácia EMENTA DE DISCIPLINA

Curso de Farmácia EMENTA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA, IMUNOLOGIA PARASITOLOGIA E PATOLOGIA Tel (62) 3209 6106 FAX 3209 6363 Disciplina: Parasitologia

Leia mais

Aula 2. Teias alimentares, Cadeias Alimentares e Pirâmides Ecológicas.

Aula 2. Teias alimentares, Cadeias Alimentares e Pirâmides Ecológicas. Aula 2 Teias alimentares, Cadeias Alimentares e Pirâmides Ecológicas. Introdução Segundo sua definição (ver aula 1), em ecologia podemos estudar as relações entre os indivíduos do meio biótico, seja ao

Leia mais

História Natural da Doença

História Natural da Doença História Natural da Doença Agente - Entidade biológica, física ou química capaz de causar doença. Agente Biológico de Controle - O organismo vivo, de ocorrência natural ou obtido através de manipulação

Leia mais

PT (7 pontos) + PP (2 pontos) + R (1 ponto) = 10 pontos S = 10 pontos (5 pontos para trabalho escrito e 5 pontos para apresentação)

PT (7 pontos) + PP (2 pontos) + R (1 ponto) = 10 pontos S = 10 pontos (5 pontos para trabalho escrito e 5 pontos para apresentação) UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE PATOLOGIA TROPICAL E SAÚDE PÚBLICA DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA, IMUNOLOGIA, PARASITOLOGIA E PATOLOGIA Tel (062) 3209 6106 FAX 3209 6363 1 Curso: Ciencias Biológicas

Leia mais

Recuperação Contínua. 7º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo

Recuperação Contínua. 7º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo Recuperação Contínua 7º anos- 1º PERÍODO 2012 Professores: Cláudio Corrêa Janine C. Bandeira Maria Aparecida Donangelo O que a ecologia estuda? A ecologia estuda a interação dos organismos uns com os outros

Leia mais

VERMINOSES. Professor BELLINATI BIOLOGIA

VERMINOSES. Professor BELLINATI BIOLOGIA VERMINOSES BIOLOGIA PLATELMINTOS Verminoses a serem estudadas: - TENÍASE / CISTICERCOSE - ESQUISTOSSOMOSE - FASCIOLOSE CISTICERCOSE OU TENÍASE? INTERMEDIÁRIO OVO LARVA ( CISTICERCO ) ADULTO ( TÊNIA ) DEFINITIVO

Leia mais

Atividade Complementar

Atividade Complementar Atividade Complementar Setor de Educação de Jovens e Adultos Ciências da Natureza Ensino Médio Tema: Evolução Sistemática (Uso do Cladograma) Esta atividade tem como objetivo complementar e aprofundar

Leia mais