Composição aproximada do NMF (1) Aminoácidos 40% Uréia 7,0% PCA 12% Ácido úrico 1,5% Lactatos 12% Açúcares 8,0% Outros componentes 8,0%

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Composição aproximada do NMF (1) Aminoácidos 40% Uréia 7,0% PCA 12% Ácido úrico 1,5% Lactatos 12% Açúcares 8,0% Outros componentes 8,0%"

Transcrição

1 ARGININA tópica Aumenta a síntese da uréia endógena, melhorando os sintomas do eczema atópico e da pele seca Doutor, o objetivo desse informe científico é apresentar estudos que indicam a ARGININA tópica como um tratamento inovador e eficaz do eczema atópico e da pele seca. ARGININA aumenta a síntese da uréia endógena promovendo a hidratação contínua. A capacidade da pele de reter a água depende da concentração do NMF (Fator Natural de Hidratação) e dos lipídios epidermais. NMF é composto por um grupo de substâncias químicas hidrofílicas, presentes naturalmente no estrato córneo, representando um verdadeiro mecanismo de equilíbrio hídrico entre as camadas dérmicas e o meio ambiente (1-6). Composição aproximada do NMF (1) Aminoácidos 40% Uréia 7,0% PCA 12% Ácido úrico 1,5% Lactatos 12% Açúcares 8,0% Outros componentes 8,0% Uréia um composto chave do NMF (3-6) Uréia é formada durante o metabolismo de aminoácidos epecíficos, particularmente da ARGININA, durante o processo de queratinização. A uréia representa 7% do NMF e encontra-se nas camadas superficiais da epiderme. Seu papel no equilíbrio hídrico é essencial. Na epiderme de pele sadia, a quantidade de uréia é aproximadamente 28 mcg/2,5 cm 2. Principais características da pele com Eczema Atópico (3,5,6,7) Chamado também de dermatite atópica, é a principal manifestação cutânea de atopia. Estima-se que uma média de 15-20% da população apresenta pele atópica e seca, o que é um importante fator de predisposição para a neurodermatite. A pele apresenta: Descamação; Aumento da espessura, com formação de placas e rachaduras; Prurido intenso; Tendência de vermelhidão e inflamação. A pele apresenta uma alta deficiência do NMF, especificamente da uréia, e um distúrbio do metabolismo dos ácidos graxos. Isso leva às mudanças qualitativas e quantitativas da função barreira cutânea.

2 Conteúdo da uréia na pele sadia e na pele com Eczema Atópico (5,6) Segundo estudo realizado por W.Wohlrab, Urea Content in Healthy Skin and Atopic Eczema Diseased Skin, 1992, na pele seca a concentração de uréia pode ser até 50% menor, quando comparada à concentração encontrada na pele sadia. Na pele afetada pela psoríase, a redução da quantidade de uréia é de 40% e na pele com eczema atópico é de 85%. Essa diminuição da concentração da uréia causa redução da capacidade cutânea de reter a água. Importância da terapia tópica com a uréia (3-6) É um hidratante naturalmente presente na pele; Apresenta boa penetração; Promove a reidratação cutânea rápida; Reduz a irritação. No 7 o Encontro Anual da Sociedade de Dermofarmácia, na Alemanha, que discutiu as novas tendências de tratamento e de prevenção das doenças dermatológicas, (7th Annual Meeting of the Society for Dermopharmacy in Bonn on 1st and 2nd April 2003), o Dr. med. Johannes Wohlrab, Halle/Saale apresentou dados da importância da estimulação da síntese endógena da uréia no tratamento da dermatite atópica, psoríase e outras doenças da pele. De acordo com o cientista, a aplicação tópica da uréia exógena apresenta efeitos de curta duração, enquanto a estimulação da síntese endógena da uréia pode promover efeitos muito mais duradouros (2). ARGININA tópica melhora os sintomas da dermatite atópica da pele seca decorrente da idade avançada (8)

3 Atualmente, não existem os dados de como a aplicação tópica de aminoácidos pode influenciar a função da pele de reter a água. Foram avaliados os efeitos da aplicação tópica do HIDROCLORETO DE ARGININA no conteúdo da uréia no estrato córneo, TEWL - perda transepidermal de água, hidratação cutânea e status clínico em pacientes com dermatite atópica e pele seca decorrente da idade avançada. Pomada contendo HIDROCLORETO DE ARGININA a 2,5% foi aplicada por um período superior a 4 semanas Resultados: Foi observado um aumento significativo do conteúdo da uréia no estrato córneo; O aumento da hidratação cutânea foi contínuo. Conclusão: o déficit de uréia no estrato córneo em pacientes com dermatite atópica e na pele de pacientes idosos pode ser revertido não somente com a sua aplicação, mas também com a aplicação da ARGININA, precursora da uréia no ciclo de Krebs-Henseleit. Esse tratamento tópico melhora os sintomas da pele seca. Hautarzt Jan;55(1): ARGININA aumenta a síntese de uréia endógena nos queratinócitos (9) No tratamento de várias patologias dermatológicas, assim como na enfermagem, as formulações tópicas contendo uréia são adotadas na clínica. A uréia é também utilizada como agente que possui propriedades queratoplásticas e que promove a penetração de outros ativos presentes na formulação. Embora apresente boa tolerância, sua aplicação pode ser limitante em pele altamente irritada, com exudação intensa e fortemente inflamada.

4 A uréia endógena é sintetizada nos queratinócitos a partir da L- ARGININA, numa reação enzimática catalisada pela arginase extrahepática. Essa reação enzimática é regulada pelos íons manganês e pela concentração intracelular da L-ARGININA. Incubando a cultura dos queratinócitos em soluções contendo a L- ARGININA e o cloreto de manganês, foi demonstrado que a síntese da uréia pode ser aumentada. Em concentrações relevantes, a L-ARGININA e o cloreto de manganês não iniciam a apoptose ou necrose, não inibem a proliferação celular e são estáveis. A aplicação da L-ARGININA, isolada ou em associação com o cloreto de manganês, aumenta a síntese da uréia endógena nos queratinócitos e pode ser considerada uma opção terapêutica em patologias que compreendem a secura cutânea. Skin Pharmacol Appl Skin Physiol Jan-Feb;15(1): L-ARGININA (10,11,5) Aminoácido não-essencial, pode ser sintetizado pelo organismo humano. Nas desordens do estrato córneo, observa-se o déficit de L-ARGININA. É um aminoácido predominantemente sintetizado nos rins. Modo de ação (8,9)

5 A uréia endógena é sintetizada nos queratinócitos a partir da L-ARGININA, numa reação enzimática catalisada pela arginase extra-hepática. Essa reação enzimática é regulada pelos íons manganês e pela concentração intracelular da L-ARGININA. Esse processo aumenta a quantidade da uréia no estrato córneo, aumentando conseqüentemente a hidratação cutânea. Indicação (8,9) Eczema atópico; Pele seca decorrente da idade avançada; Patologias que compreendem a secura cutânea. Concentração (8) 2,5%. FORMULÁRIO 1 Eczema atópico 1. Creme de L-ARGININA Hautarzt Jan;55(1): L-arginina 2,5% - Aminoácido não-essencial. Precursor da uréia no ciclo de Krebs. Creme hidratante qsp 50 g - Veículo. Aplicar nas áreas afetadas 2 a 3 vezes ao dia. 2. Loção com L-ARGININA+Nicotinamida L-arginina 2,5% - Aminoácido não-essencial. Precursor da uréia no ciclo de Krebs. - Vitamina do complexo B. Estimula a Nicotinamida 4% biossíntese das ceramidas da barreira epidermal (16). Lipex canola U 10% - Fitoesteróis da canola. Antiinflamatório. Loção cristal LV qsp 50 ml - Loção auto-hidratante. Libera PCA. Aplicar na região afetada 3 vezes ao dia.

6 3. Loção hidratante com L-ARGININA+Vital ET TM L-arginina 2,5% - Aminoácido não-essencial. Precursor da uréia no ciclo de Krebs. Vital ET TM 1% - Complexo estável de fosfato de tocoferol. Antiinflamatório inibidor da COX-2, da geração de radicais livres e da peroxidação lipídica. Loção cristal LV qsp 50 ml - Loção auto-hidratante. Libera PCA. Aplicar na região afetada 2 vezes ao dia. FORMULÁRIO 2 Psoríase 1. Pomada de L-ARGININA Hautarzt Jan;55(1): L-arginina 2,5% - Aminoácido não-essencial. Precursor da uréia no ciclo de Krebs. Pomada de maracujá qsp 50 ml - Veículo. Aplicar nas áreas afetadas 2 a 3 vezes ao dia. Pomada de maracujá veículo com até 70% de ômega Ácido salicílico+tacrolimus 2.1. Gel de ácido salicílico Ácido salicílico 6% Gel de Ultragel qsp 30 g Aplicar nas lesões 2 vezes ao dia. 2.2.Pomada de tacrolimus Arch Dermatol Jan;141(1): BHA que age diminuindo a adesão entre os corneócitos, promovendo uma esfoliação discreta e parcial da epiderme. -Veículo. Tacrolimus 0,1% -Antibiótico macrolídio imunossupressor, produzido pelo Streptomyces tsukubaensis. Inibe a calcineurina. Pomada lavável qsp 30 g -Veículo. Aplicar nas lesões 2 vezes ao dia. 3.Gel de ácido salicílico Ácido salicílico 6% Gel não-iônico qsp 30 g Aplicar nas lesões 2 vezes ao dia. Skinmed Jul-Aug;3(4): BHA que age diminuindo a adesão entre os corneócitos, promovendo uma esfoliação discreta e parcial da epiderme. -Veículo Azulay & Azulay, 2004

7 4. Pomada de Acetonido de Triancinolona Acetonido de triancinolona 0,05% -Corticóide de média potência. Antiinflamatório. Pomada lavável qsp 30 g -Veículo. Aplicar nas lesões 2 a 3 vezes ao dia. FORMULÁRIO 3 Pele seca 1. Pomada de L-ARGININA Hautarzt Jan;55(1): L-arginina 2,5% - Aminoácido não-essencial. Precursor da uréia no ciclo de Krebs. Pomada de maracujá qsp 50 ml - Veículo. Aplicar nas áreas afetadas 2 a 3 vezes ao dia. Pomada de maracujá veículo com até 70% de ômega-6. Br J Dermatol Sep;143(3): Creme com Nicotinamida+Óleo de Amêndoas Óleo de Amêndoas 5% - Restaura a função de barreira da pele. Hidratante. - Vitamina do complexo B. Estimula Nicotinamida 4% a biossíntese das ceramidas da barreira epidermal (16). Creme Soft qsp 30 g - Veículo. Aplicar na área afetada 1 a 2 vezes ao dia. 3. Loção hidratante com Nicotinamida Br J Dermatol Sep;143(3): Vitamina do complexo B. Estimula Nicotinamida 4% a biossíntese das ceramidas da barreira epidermal (16). Loção de manteiga de manga qsp 50 g - Veículo nutritivo e hidratante, com toque seco. Aplicar nas áreas afetadas 2 vezes ao dia.

8 Referências Bibliográficas 1. AULA_3_curso_de_cosmeticos_BsB.ppt 2. e.htm 3. m 4. Wohlrab, W.. [Significance of urea in external therapy] [Article in German] Dermatologische Klinik und Poliklinik, Martin-Luther-Universitat, Halle, Saale. Hautarzt. 1989;40 Suppl 9: m Azulay e Azulay, Dermatologia, Terceira edição, 2004, Editora Guanabara Koogan 8. Nenoff, P., Donaubauer, K., Arndt, T., Haustein, U.F.. [Topically applied arginine hydrochloride. Effect on urea content of stratum corneum and skin hydration in atopic eczema and skin aging] [Article in German] Laboratorium fur medizinische Mikrobiologie, Molbis. info@mykologieexperten.de Hautarzt Jan;55(1): Wohlrab, J., Siemes, C., Marsch, W.C. The influence of L-arginine on the regulation of epidermal arginase. Department of Dermatology and Venereology, Martin Luther University Halle-Wittenberg, Halle/Saale, Germany. johannes.wohlrab@medizin.uni-halle.de Skin Pharmacol Appl Skin Physiol Jan-Feb;15(1): Olszewer, E., Tratado de medicina ortomolecular e bioquímica médica, 3ª edição, Editora Icone

9 Farmacotécnica Gel de ULTRAGEL Ultragel 300 2% Proderlan 1% Suttocide A 0,5% Propilenoglicol 5% Glicerina 5% Água destilada qsp Modo de preparo: Pesar e separar o ultragel. Homogeneizar os demais componentes da fórmula. Dispersar o ultragel, agitar gradualmente até a formação do gel. LOÇÃO CRISTAL LV Fase Composição Concentração 1 Butilenoglicol 3,0% 2 Base cristal LV 6,5% 2 Proderlan 3,5% 3 Gel de aristoflex 2,5% 30,0% 3 Suttocide A 0,5% 1 Água destilada qsp 100% Modo de Preparo Aquecer separadamente as fases 1 e 2 a 70ºC; Verter a fase 1 sobre a 2, homogeneizar e iniciar resfriamento; Quando a sistema estiver abaixo de 40ºC, adicionar Suttocide A. LOÇÃO DE MANTEIGA DE MANGA Fase Componente Concentração 2 Montanov L 3% 2 Estearato de octila 5% 2 Sepifeel one 1% 2 Manteiga de Manga 5% 3 Phenova 0.5% 3 Germall % 3 Silicone SF % 4 Coenzima Q10 0.2% 1 Água destilada qsp 100%

10 Modo de Preparo Fase 1 Aquecer até O C. Fase 2 Aquecer até o C. Verter a fase 1 sobre a 2 sob alta agitação (agitador mecânico). Resfriar até temperatura ambiente. Fase 3 Pesar o germall solubilizar num qs de água destilada, pesar os demais componentes da fase 3 e adicionar na 1+2. Fase 4 Pesar a Coenzima Q10 solubilizar num qs de propilenoglicol e adicionar a fase Completar o volume e homogeneizar. LISTA DE FORNECEDORES Matéria-Prima Fornecedor Ácido salicílico Purifarma/ Via farma/ Gerbras/ SP farma Amigel PharmaSpecial Base cristal LV Chemyunion DC 5225 D altomare DC 9040 D altomare Purifarma/ Via farma/ Gerbras/ SP farma e L-arginina outros, ver lista Net FS Galena Purifarma/ Via farma/ Gerbras/ SP farma e Nicotinamida outros, ver lista Pomada lavável Croda Crodabase SQ Pomada de maracujá Opção Fenix Proderlan Gerbras SF 1204 Galena SF 1214 Galena Suttocide A Germinal Tacrolimus SP farma Ultragel 300 Midelt Elaborado por Direitos Autorais Protegidos pela Lei 9610 de 19 de Fev. de Estas informações devem ser analisadas pelo profissional prescritor antes de adotados na clínica, e são de distribuição e uso exclusivo de médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários devidamente inscritos em seus C.R.s.

Composição aproximada do NMF (1) Aminoácidos 40% Uréia 7,0% PCA 12% Ácido úrico 1,5% Lactatos 12% Açúcares 8,0% Outros componentes 8,0%

Composição aproximada do NMF (1) Aminoácidos 40% Uréia 7,0% PCA 12% Ácido úrico 1,5% Lactatos 12% Açúcares 8,0% Outros componentes 8,0% ARGININA tópica Aumenta a síntese da uréia endógena, melhorando os sintomas do eczema atópico e da pele seca Doutor, o objetivo desse informe científico é apresentar estudos que indicam a ARGININA tópica

Leia mais

14º.Encontro Municipal de Psoríase e Vitiligo 2016. Aula sobre Hidratação com Apoio da Galderma do Brasil. 21 de maio de 2016.

14º.Encontro Municipal de Psoríase e Vitiligo 2016. Aula sobre Hidratação com Apoio da Galderma do Brasil. 21 de maio de 2016. 14º.Encontro Municipal de Psoríase e Vitiligo 2016 Aula sobre Hidratação com Apoio da Galderma do Brasil. 21 de maio de 2016. Pele: Hidratação e Higienização Dr.Cid Yazigi Sabbag Diretor do Centro Brasileiro

Leia mais

NUTRAPLUS ureia CREME. 100 mg/g

NUTRAPLUS ureia CREME. 100 mg/g NUTRAPLUS ureia CREME 100 mg/g 1 NUTRAPLUS Ureia Creme Hidratante Para pele seca e áspera Hidratação intensa APRESENTAÇÃO: Creme contendo ureia 100mg/g, apresentado em bisnagas plásticas com 60 g. USO

Leia mais

Pitiríase versicolor. O tratamento consiste numa boa higiene da pele e no uso de antifúngicos tópicos e/ou sistêmicos.

Pitiríase versicolor. O tratamento consiste numa boa higiene da pele e no uso de antifúngicos tópicos e/ou sistêmicos. CETOCONAZOL EM ESPUMA Maior eficácia no tratamento da dermatite seborréica e da pitiríase versicolor Doutor O objetivo deste informe científico é demonstrar a eficácia do tratamento com CETOCONAZOL 2%

Leia mais

TÍTULO: PSORÍASE: PERSPECTIVAS TERAPÊUTICAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA

TÍTULO: PSORÍASE: PERSPECTIVAS TERAPÊUTICAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA TÍTULO: PSORÍASE: PERSPECTIVAS TERAPÊUTICAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FARMÁCIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO AUTOR(ES): JULIANA CICELINI ORIENTADOR(ES):

Leia mais

Espuma Emoliente com Peróxido de Benzoíla

Espuma Emoliente com Peróxido de Benzoíla Atualização em: Espuma Emoliente com Peróxido de Benzoíla Maior eficácia e tolerabilidade no tratamento da acne leve a moderada e apresenta vantagens para aplicações nas costas. J Drugs Dermatol. 2010

Leia mais

tioconazol Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Creme Dermatológico 10 mg/g

tioconazol Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Creme Dermatológico 10 mg/g tioconazol Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Creme Dermatológico 10 mg/g tioconazol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Creme dermatológico de 10 mg/g: embalagem com 1 bisnaga com

Leia mais

FUNGIROX UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. SOLUÇÃO TÓPICA 10 MG/ML

FUNGIROX UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. SOLUÇÃO TÓPICA 10 MG/ML FUNGIROX UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. SOLUÇÃO TÓPICA 10 MG/ML Fungirox Solução Tópica ciclopirox olamina FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO FUNGIROX SOLUÇÃO TÓPICA: Cartucho com frasco conta-gotas

Leia mais

No Dia Internacional da Mulher mime a sua pele com Barral DermaProtect

No Dia Internacional da Mulher mime a sua pele com Barral DermaProtect No Dia Internacional da Mulher mime a sua pele com Barral DermaProtect O dia 8 de março é internacionalmente consagrado à mulher, ao seu papel na sociedade, à sua força, à beleza que transmite ao mundo.

Leia mais

Psychiatry Res. 2002 Dec 30;113(3):237-43.

Psychiatry Res. 2002 Dec 30;113(3):237-43. 5-HTP Administrado agudamente, inibe o pânico do transtorno do pânico induzido pelo dióxido de carbono Doutor, O objetivo deste informe científico é apresentar um estudo que comprovou a eficácia da administração

Leia mais

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico.

Se não se sentir melhor ou se piorar, tem de consultar um médico. Folheto informativo: Informação para o utilizador Skinoren 200 mg/g creme Ácido azelaico Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

CICATENOL (dexpantenol)

CICATENOL (dexpantenol) CICATENOL (dexpantenol) EMS S/A Pomada Dermatológica 50 mg/g I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Cicatenol dexpantenol APRESENTAÇÃO. USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO: Cada g da pomada dermatológica

Leia mais

TEGAN (alfaestradiol) Libbs Farmacêutica Ltda. Solução Tópica 0,25 mg

TEGAN (alfaestradiol) Libbs Farmacêutica Ltda. Solução Tópica 0,25 mg TEGAN (alfaestradiol) Libbs Farmacêutica Ltda. Solução Tópica 0,25 mg TEGAN alfaestradiol APRESENTAÇÕES Solução tópica capilar contendo 0,25 mg de alfaestradiol. Embalagem contendo 1 frasco plástico com

Leia mais

A Toboyo é uma multinacional japonesa com mais de 132 anos experiência no mercado global, com forte atuação na Ásia, além de Europa e Américas do

A Toboyo é uma multinacional japonesa com mais de 132 anos experiência no mercado global, com forte atuação na Ásia, além de Europa e Américas do A Toboyo é uma multinacional japonesa com mais de 132 anos experiência no mercado global, com forte atuação na Ásia, além de Europa e Américas do Norte, Sul e Central. Fundada como uma empresa têxtil a

Leia mais

5-HTP Administrado agudamente, inibe o pânico do transtorno do pânico induzido pelo dióxido de carbono

5-HTP Administrado agudamente, inibe o pânico do transtorno do pânico induzido pelo dióxido de carbono 5-HTP Administrado agudamente, inibe o pânico do transtorno do pânico induzido pelo dióxido de carbono Doutor, O objetivo deste informe científico é apresentar um estudo que comprovou a eficácia da administração

Leia mais

DEPANTEX dexpantenol

DEPANTEX dexpantenol DEPANTEX dexpantenol NATIVITA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. POMADA DERMATOLÓGICA 50 MG/G I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Depantex dexpantenol APRESENTAÇÕES Depantex (dexpantenol) pomada: 50 mg/g, bisnaga

Leia mais

NEOPANTOL. (dexpantenol)

NEOPANTOL. (dexpantenol) NEOPANTOL (dexpantenol) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Pomada dexpantenol 50 mg/g Neopantol - pomada - Bula para o profissional de saúde 1 I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO NEOPANTOL dexpantenol

Leia mais

NIKKOL VC-IP (Tetraisopalmitato de Ascorbila) Vitamina C estável para uso tópico

NIKKOL VC-IP (Tetraisopalmitato de Ascorbila) Vitamina C estável para uso tópico NIKKOL VC-IP (Tetraisopalmitato de Ascorbila) Vitamina C estável para uso tópico Histórico do produto A vitamina C é um dos ativos cosmecêuticos mais utilizados na dermatologia e cosmética, devido às suas

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 1º DEPARTAMENTO: BIQ

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 1º DEPARTAMENTO: BIQ PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Bioquímica Aplicada à Enfermagem CÓDIGO: BIQ004 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA TEÓRICA CARGA HORÁRIA PRÁTICA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO 30 30 4 VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. BÁLSAMO ANALGÉSICO LABESFAL,associação pomada

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. BÁLSAMO ANALGÉSICO LABESFAL,associação pomada RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1 - Nome do Medicamento BÁLSAMO ANALGÉSICO LABESFAL,associação pomada 2 - Composição Qualitativa e Quantitativa Bálsamo Analgésico Labesfal, pomada, contém as

Leia mais

PROMERGAN (prometazina) BELFAR LTDA. Creme dermatológico 20 mg/g

PROMERGAN (prometazina) BELFAR LTDA. Creme dermatológico 20 mg/g PROMERGAN (prometazina) BELFAR LTDA. Creme dermatológico 20 mg/g PROMERGAN Prometazina APRESENTAÇÃO Creme 20 mg/g, bisnaga de 30 g. USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 2 ANOS. COMPOSIÇÃO Cada

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Diprosone N.V. 0,05 mg/g Pomada Dipropionato de betametasona

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Diprosone N.V. 0,05 mg/g Pomada Dipropionato de betametasona FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Diprosone N.V. 0,05 mg/g Pomada Dipropionato de betametasona Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

Anexo A DERMOBAN. Mupirocina CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Pomada. 20mg

Anexo A DERMOBAN. Mupirocina CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Pomada. 20mg Anexo A DERMOBAN Mupirocina CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA Pomada 20mg DERMOBAN Mupirocina 20mg pomada LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO. I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Leia mais

Título: Iodometria. Aula Experimental n 16

Título: Iodometria. Aula Experimental n 16 Aula Experimental n 16 Objetivos: - Padronização de solução de Na 2 S 2 O 3. - Determinação do teor de cobre (Cu 2 ) de uma amostra. - Determinação do teor de Cloro ativo em uma amostra de água sanitária.

Leia mais

326 pacientes com osteoartrite de joelho foram randomizados para receber por 12 semanas:

326 pacientes com osteoartrite de joelho foram randomizados para receber por 12 semanas: Solução tópica de DICLOFENACO SÓDICO a 1,5% Eficácia e segurança comprovadas no tratamento da osteoartrite primária de joelho, com menor ocorrência de efeitos adversos sistêmicos Doutor O objetivo deste

Leia mais

Portulaca Extract é desenvolvido como um ingrediente básico para produtos cosméticos e farmacêuticos, com ação antiinflamatória e antiirritante (6).

Portulaca Extract é desenvolvido como um ingrediente básico para produtos cosméticos e farmacêuticos, com ação antiinflamatória e antiirritante (6). Portulaca Extract Potente antiinflamatório e antiirritante cutâneo Portulaca oleracea é uma planta originária do Himalaia, Rússia e Grécia. Ela contém numerosos nutrientes: vitaminas, minerais, ácidos

Leia mais

Baycuten N creme (clotrimazol e acetato de dexametasona) Bayer S.A. Creme dermatológico 10 mg/g de clotrimazol e 0,443 mg/g de acetato de

Baycuten N creme (clotrimazol e acetato de dexametasona) Bayer S.A. Creme dermatológico 10 mg/g de clotrimazol e 0,443 mg/g de acetato de Baycuten N creme (clotrimazol e acetato de dexametasona) Bayer S.A. Creme dermatológico 10 mg/g de clotrimazol e 0,443 mg/g de acetato de dexametasona BAYCUTEN N clotrimazol acetato de dexametasona APRESENTAÇÕES

Leia mais

Clotren. Creme dermatológico 10mg/g

Clotren. Creme dermatológico 10mg/g Clotren Creme dermatológico 10mg/g MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES AO PACIENTE Clotren clotrimazol APRESENTAÇÃO Creme dermatológico 10mg/g Embalagem contendo 1 bisnaga com 50g. USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

desonida Medley Indústria Farmacêutica Ltda. creme dermatológico 0,5 mg/g

desonida Medley Indústria Farmacêutica Ltda. creme dermatológico 0,5 mg/g desonida Medley Indústria Farmacêutica Ltda. creme dermatológico 0,5 mg/g desonida Medicamento genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Creme dermatológico 0,5 mg/g: embalagem com 30 g. USO ADULTO

Leia mais

Protocolo Facial Revitessence Clareamento de Manchas Seguro e Eficaz. www.lavertuan.com.br

Protocolo Facial Revitessence Clareamento de Manchas Seguro e Eficaz. www.lavertuan.com.br www.lavertuan.com.br Tipos de pigmentação: - Sardas ou efélides predominam nas área expostas ao sol. São mais comuns em pessoas de cabelos louros ou ruivos. São estimuladas com a exposição solar. - Melasma

Leia mais

LOÇÃO TÔNICA QUAIS SÃO OS ATIVOS E A DOSAGEM?

LOÇÃO TÔNICA QUAIS SÃO OS ATIVOS E A DOSAGEM? LOÇÃO TÔNICA QUAIS SÃO OS ATIVOS E A DOSAGEM? Ø COMPLEXO PHYSIOGENYL 5mg/g Sódio PCA Magnésio PCA Zinco PCA Manganês PCA Ø COMPLEXO REENERGISANTE 10mg/g Extrato Glicerinado de Açaí Extrato Glicerinado

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Zineryt, 40 mg/ml + 12 mg/ml, pó e solvente para solução cutânea

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Zineryt, 40 mg/ml + 12 mg/ml, pó e solvente para solução cutânea RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Zineryt, 40 mg/ml + 12 mg/ml, pó e solvente para solução cutânea 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Após reconstituição, um mililitro

Leia mais

[DERMATITE ATÓPICA OU ATOPIA]

[DERMATITE ATÓPICA OU ATOPIA] [DERMATITE ATÓPICA OU ATOPIA] 2 A Dermatite Atópica é uma doença alérgica crônica comum que atinge em torno de 20% dos animais e está associada a uma reação a alérgenos ambientais. Há uma predisposição

Leia mais

Bula para paciente. pomada. 1 mg/g

Bula para paciente. pomada. 1 mg/g MUD oral Bula para paciente pomada 1 mg/g Mud Oral (triancinolona acetonida) TÓPICO FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES: USO ADULTO USO ORAL Embalagem contendo 1 bisnaga de 10 g. COMPOSIÇÃO: Cada grama

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Zotinar Capilar 1 mg/ml Solução cutânea Desonida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

Regestril + Coaxel : Foco 2 em 1 Eficácia Antiestria e Anticelulite Potencializada Tudo em Uma Mesma Formulação

Regestril + Coaxel : Foco 2 em 1 Eficácia Antiestria e Anticelulite Potencializada Tudo em Uma Mesma Formulação Dermocosmetologia Avançada : Foco 2 em 1 Eficácia Antiestria e Anticelulite Potencializada Tudo em Uma Mesma Formulação Atualização Mensal em Dermocosmética índice 02 02 02 06 07 09 : Foco 2 em 1 - Eficácia

Leia mais

DIFFERIN adapaleno CREME E GEL. 1,0 mg/g

DIFFERIN adapaleno CREME E GEL. 1,0 mg/g DIFFERIN adapaleno CREME E GEL 1,0 mg/g 1 DIFFERIN adapaleno APRESENTAÇÕES Creme dermatológico, contendo 1 mg de adapaleno por g de produto, em embalagens contendo 10g e 30g. Gel dermatológico, contendo

Leia mais

Bactroban GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Pomada 20mg/g

Bactroban GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Pomada 20mg/g Bactroban GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Pomada 20mg/g LEIA ATENTAMENTE ESTA BULA ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO. I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Bactroban pomada mupirocina APRESENTAÇÃO Pomada com 2% de

Leia mais

furoato de mometasona GERMED FARMACÊUTICA LTDA Pomada 1 mg/g

furoato de mometasona GERMED FARMACÊUTICA LTDA Pomada 1 mg/g furoato de mometasona GERMED FARMACÊUTICA LTDA Pomada 1 mg/g IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO furoato de mometasona Medicamento genérico, Lei 9.787 de 1999 APRESENTAÇÕES Pomada dermatológica de 1 mg/g em bisnaga

Leia mais

Braam LA, Knapen MH, Geusens P, Brouns F, Hamulyak K, Gerichhausen MJ, Vermeer C. Department of Biochemistry, University of Maastricht, The

Braam LA, Knapen MH, Geusens P, Brouns F, Hamulyak K, Gerichhausen MJ, Vermeer C. Department of Biochemistry, University of Maastricht, The Vitamina K 1 Co-administrada com minerais e vitamina D, pode contribuir substancialmente na redução da perda óssea pós-menopausal do pescoço do fêmur. Doutor, O objetivo deste informe científico é abordar

Leia mais

O QUE É A CICLOSPORINA TEVA E PARA QUE SE UTILIZA. Forma farmacêutica e conteúdo; grupo fármaco-terapêutico

O QUE É A CICLOSPORINA TEVA E PARA QUE SE UTILIZA. Forma farmacêutica e conteúdo; grupo fármaco-terapêutico FOLHETO INFORMATIVO CICLOSPORINA TEVA 25/50/100 mg Cápsulas moles Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia mais

Experiência 07: Preparo de Solução a partir de Substâncias sólidas, Liquidas e de Solução Concentrada

Experiência 07: Preparo de Solução a partir de Substâncias sólidas, Liquidas e de Solução Concentrada 1 Experiência 07: Preparo de Solução a partir de Substâncias sólidas, Liquidas e de Solução Concentrada 1. Questões de estudo - Como preparar uma solução aquosa de NaOH 0,1 M? - Como preparar uma solução

Leia mais

nistatina + óxido de zinco Germed Farmacêutica LTDA Pomada dermatológica 100.000 U.I./g + 200 mg/g

nistatina + óxido de zinco Germed Farmacêutica LTDA Pomada dermatológica 100.000 U.I./g + 200 mg/g nistatina + óxido de zinco Germed Farmacêutica LTDA Pomada dermatológica 100.000 U.I./g + 200 mg/g I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome genérico: nistatina + óxido de zinco nistatina + óxido de zinco Medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Quadriderme 0,5 mg/g + 10 mg/g + 1 mg/g Creme Betametasona + Clotrimazol + Gentamicina Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento.

Leia mais

Fotoproteção - Parte I I. A manipulação de filtros solares

Fotoproteção - Parte I I. A manipulação de filtros solares Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Fotoproteção - Parte I I Fabiana Cainé Alves da Graça A manipulação de filtros solares Hoje em dia

Leia mais

Tratamento tópico de acne particularmente nas formas inflamatórias e pápulopustulosas. O período de tratamento não deve exceder as 4-6 semanas.

Tratamento tópico de acne particularmente nas formas inflamatórias e pápulopustulosas. O período de tratamento não deve exceder as 4-6 semanas. RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO AKNE-MYCIN, 20 mg/g, creme 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada 100 g de creme contém 2 g de eritromicina. Excipientes:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Bepanthene Plus 50 mg/g + 5 mg/g Creme 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de creme contém: 50 mg de dexpantenol 5 mg de

Leia mais

Curitiba, 30 de novembro de 2015.

Curitiba, 30 de novembro de 2015. Curitiba, 30 de novembro de 2015. Em resposta a ofícios encaminhados sobre percentuais específicos de produtos a serem utilizados na execução de peelings em Fisioterapia Dermatofuncional: PARECER TÉCNICO

Leia mais

Canespor creme contém a substância ativa bifonazol pertencente a um grupo de substâncias conhecidas como "antifúngicos".

Canespor creme contém a substância ativa bifonazol pertencente a um grupo de substâncias conhecidas como antifúngicos. Folheto informativo: Informação para o utilizador Canespor 10 mg/g creme Bifonazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante para

Leia mais

POLIETILENOGLICOL 4000

POLIETILENOGLICOL 4000 Informações Técnicas POLIETILENOGLICOL 4000 Laxante osmótico livre de eletrólitos Agente cosmético e alimentício DENOMINAÇÃO QUÍMICA: Polietilenoglicol 4000. INCI NAME: PEG-75. CAS NUMBER: 25322-68-3.

Leia mais

dropropizina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 7,5 mg/5 ml e 15 mg/5 ml

dropropizina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 7,5 mg/5 ml e 15 mg/5 ml dropropizina Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Xarope 7,5 mg/5 ml e 15 mg/5 ml dropropizina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Xarope pediátrico de 7,5 mg/5ml: frasco com 120 ml

Leia mais

Nova geração de alfa-hidroxiácidos associados ao DMAE

Nova geração de alfa-hidroxiácidos associados ao DMAE GlicoMae e LactoMae Nova geração de alfa-hidroxiácidos associados ao DMAE Introdução O envelhecimento cutâneo é caracterizado pelas modificações gradativas do aspecto da pele, cujo processo varia conforme

Leia mais

Folheto Informativo: Informação para o Utilizador

Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Folheto Informativo: Informação para o Utilizador Pandermil 10 mg/g Creme Pandermil 10 mg/g Pomada Pandermil 10 mg/g Líquido cutâneo Hidrocortisona Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento.

Leia mais

D ra. A dria na V ida l S c hm idt

D ra. A dria na V ida l S c hm idt X meeting care D ra. A dria na V ida l S c hm idt Médica Alergista - Mestre pela UFPR Professora do Ambulatório de Cosmiatria SBME - Regional Paraná Peeling Definição e indicações Peel off, descascar Tratamento

Leia mais

APROVADO EM 18-12-2013 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Feldene 5 mg/g gel Piroxicam

APROVADO EM 18-12-2013 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Feldene 5 mg/g gel Piroxicam Folheto informativo: Informação para o utilizador Feldene 5 mg/g gel Piroxicam Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação importante para si.

Leia mais

NUTRAPLUS ureia 100 mg/g creme. Galderma Brasil Ltda.

NUTRAPLUS ureia 100 mg/g creme. Galderma Brasil Ltda. NUTRAPLUS ureia 100 mg/g creme Galderma Brasil Ltda. 1 NUTRAPLUS Ureia Creme Hidratante Para pele seca e áspera Hidratação intensa APRESENTAÇÃO: Creme contendo ureia 100mg/g, apresentado em bisnagas plásticas

Leia mais

LINHA SOLAR - HAPPYSUN

LINHA SOLAR - HAPPYSUN LINHA SOLAR - HAPPYSUN LINHA DE PRODUTOS HAPPYSUN VAGHEGGI COM FILTROS SOLARES E EXTRATOS FITO QUE PROTEGEM E HIDRATAM A PELE HAPPYSUN OPTICAL: Produtos solares específicos (gel, leite, creme e loção),

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FUNÇÃO.

CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FUNÇÃO. CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FUNÇÃO. Os produtos cosméticos podem ser para: - Higienizar; - Conservar/Proteger; - Reparara/Corrigir; - Maquilar/Enfeitar.; Higienizar Remover da superfície cutânea as impurezas

Leia mais

Sistema Urinário. 2º ano 2013 Profa. Rose Lopes

Sistema Urinário. 2º ano 2013 Profa. Rose Lopes Sistema Urinário 2º ano 2013 Profa. Rose Lopes Considerações iniciais Excretas Produto indesejável do metabolismo celular Excretas nitrogenadas Produtos indesejáveis do metabolismo de proteínas ou ácidos

Leia mais

CREATINA MONOHIDRATADA

CREATINA MONOHIDRATADA CREATINA MONOHIDRATADA CREATINA MONOHIDRATADA Suplemento para Atletas Nome Químico: N-caminoiminometi N-metilglicina monohidratada. CAS Number: 6020-87-7. Formula Molecular: C 4 H 9 N 3 O 2 H 2 O. Peso

Leia mais

COLO PERFEITO. Protocolo destinado ao tratamento do pescoço, colo e mamas.

COLO PERFEITO. Protocolo destinado ao tratamento do pescoço, colo e mamas. COLO PERFEITO Protocolo destinado ao tratamento do pescoço, colo e mamas. Promove efeito firmador, colabora para a melhora da textura da pele e reduz linhas e rugas do colo. Ideal para complementar tratamentos

Leia mais

Folheto informativo: Informação para o utilizador

Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Tedol 20 mg/g creme Tedol 20 mg/ml líquido cutâneo Cetoconazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

BACROCIN. Valeant Farmacêutica do Brasil Ltda Pomada 20 mg/g

BACROCIN. Valeant Farmacêutica do Brasil Ltda Pomada 20 mg/g BACROCIN Valeant Farmacêutica do Brasil Ltda Pomada 20 mg/g Bacrocin Mupirocina MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA Forma farmacêutica e apresentação Pomada com 2% de mupirocina

Leia mais

APROVADO EM 29-12-2010 INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO. Finacea, 150 mg/g, gel

APROVADO EM 29-12-2010 INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO. Finacea, 150 mg/g, gel RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Finacea, 150 mg/g, gel 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 g de Finacea contém 150 mg (15%) de ácido azelaico. Excipientes: 1 mg

Leia mais

LINHA HIGIENE E EMBELEZAMENTO. Ideal para aplicar antes de exposições e eventos, reparador de pontas e uniformizador da pelagem.

LINHA HIGIENE E EMBELEZAMENTO. Ideal para aplicar antes de exposições e eventos, reparador de pontas e uniformizador da pelagem. Equinos Catálogo de Produtos Conheça a linha de produtos Fórmula Animal desenvolvida especialmente para seu equino em fomatos variados e inovadores. LINHA HIGIENE E EMBELEZAMENTO Doador de brilhos e hidratante

Leia mais

Lançamento de Janeiro

Lançamento de Janeiro Lançamento de Janeiro Bruna Fernandes Silva Diretora de Vendas Independente Mary Kay Gel Creme Redutor de Celulite Smooth-Action Timewise O Gel Creme Redutor de Celulite Smooth-Action TimeWise é um produto

Leia mais

APROVADO EM 28-07-2014 INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Cutivate 0,5 mg/g creme Propionato de fluticasona

APROVADO EM 28-07-2014 INFARMED. Folheto Informativo: Informação para o utilizador. Cutivate 0,5 mg/g creme Propionato de fluticasona Folheto Informativo: Informação para o utilizador Cutivate 0,5 mg/g creme Propionato de fluticasona Leia com atenção todo este folheto antes de utilizar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

COMPROVAÇÃO DE SEGURANÇA E EFICÁCIA Dossiê de Produtos Cosméticos

COMPROVAÇÃO DE SEGURANÇA E EFICÁCIA Dossiê de Produtos Cosméticos Ministério da Saúde Gerência-Geral de Cosméticos COMPROVAÇÃO DE SEGURANÇA E EFICÁCIA Dossiê de Produtos Cosméticos Ana Cleire de Araujo Especialista em Regulação e Vig. Sanitária SEGURANÇA E EFICÁCIA DE

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de utilizar Canesten Creme

2. O que precisa de saber antes de utilizar Canesten Creme Folheto informativo: Informação para o utilizador Canesten 10 mg/g Creme Clotrimazol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante para

Leia mais

TACROLIMO MONOHIDRATADO

TACROLIMO MONOHIDRATADO TACROLIMO MONOHIDRATADO Imunossupressor contra o vitiligo Descrição tsukubaensis. Tacrolimus é uma lactona macrolídea isolada de culturas da bactéria Streptomyces Propriedades Tacrolimus pertence a um

Leia mais

Deverá ser evitada terapêutica tópica continuada e a longo prazo com Fucicort.

Deverá ser evitada terapêutica tópica continuada e a longo prazo com Fucicort. Folheto informativo: Informação para o utilizador Fucicort 1 mg/g + 20 mg/g, creme Valerato de Betametasona e Ácido fusídico Leia com atenção todo este folheto antes de utilizar este medicamento pois contém

Leia mais

METABOLISMO DE AMI OÁCIDOS

METABOLISMO DE AMI OÁCIDOS METABOLISMO DE AMI OÁCIDOS As proteínas constituintes dos organismos estão continuamente sendo renovadas (turnover das proteínas). * Os aminoácidos presentes nas células animais originam-se das proteínas

Leia mais

THERAPSOR. Theraskin Farmacêutica Ltda. Solução capilar. Propionato de clobetasol 0,5mg/mL

THERAPSOR. Theraskin Farmacêutica Ltda. Solução capilar. Propionato de clobetasol 0,5mg/mL THERAPSOR Theraskin Farmacêutica Ltda. Solução capilar Propionato de clobetasol 0,5mg/mL THERAPSOR propionato de clobetasol APRESENTAÇÃO Solução capilar: embalagem contendo frasco com 25mL. USO CAPILAR

Leia mais

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA)

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA) FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA) ANDRESSA FOGLIARINI DE MOURA LUCINÉIA HOFFMANN REBECA LAUFFER OLIVEIRA SABRINA HENCKE SUZANA DAPPER SILVA TAQUARA, 2016 OBJETIVO

Leia mais

NERVITON PLUS É MAIS ENERGIA!!!

NERVITON PLUS É MAIS ENERGIA!!! M.S 6.6969.0027.001-8 FÓRMULA ESPECIAL : GUARANÁ + 21 VITAMINAS E MINERAIS UMA CÁPSULA AO DIA 1200 MG. ALTO PODER DE CONCENTRAÇÃO NÃO ENGORDA! NERVITON PLUS É MAIS ENERGIA!!! É um polivitamínico completo

Leia mais

Advantan. Bayer S.A. Creme dermatológico 1mg/g

Advantan. Bayer S.A. Creme dermatológico 1mg/g Advantan Bayer S.A. Creme dermatológico 1mg/g Advantan aceponato de metilprednisolona APRESENTAÇÕES Creme dermatológico 1mg/g: cartucho contendo bisnaga com 15 g de creme. USO EXTERNO USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

CLOB-X propionato de clobetasol GEL. 0,5mg/g

CLOB-X propionato de clobetasol GEL. 0,5mg/g CLOB-X propionato de clobetasol GEL 0,5mg/g CLOB-X propionato de clobetasol APRESENTAÇÕES Gel dermatológico, contendo 0,5 mg de propionato de clobetasol por g de produto. Embalagem contendo 30 g. USO ADULTO

Leia mais

ABSORÇÃO CUTÂNEA E PROBLEMAS DE PELE. Professora: Erika Liz

ABSORÇÃO CUTÂNEA E PROBLEMAS DE PELE. Professora: Erika Liz ABSORÇÃO CUTÂNEA E PROBLEMAS DE PELE Professora: Erika Liz Permeabilidade Cutânea É a capacidade que a pele tem de deixar passar, seletivamente, certas substâncias em função da natureza química ou de determinados

Leia mais

CICLOPIROX OLAMINA DROGA DE PRIMEIRA ESCOLHA CONTRA CANDIDÍASE CUTÂNEA

CICLOPIROX OLAMINA DROGA DE PRIMEIRA ESCOLHA CONTRA CANDIDÍASE CUTÂNEA Informativo Técnico CICLOPIROX OLAMINA DROGA DE PRIMEIRA ESCOLHA CONTRA CANDIDÍASE CUTÂNEA Ciclopirox Olamina é um antifúngico tópico do grupo das hidroxipiridonas. Estes agentes são considerados bloqueadores

Leia mais

TETMOSOL Solução sulfiram. Solução de 22,25 g de sulfiram/100 ml (25g de sulfiram/100g) em embalagens contendo 1 frasco com 100 ml.

TETMOSOL Solução sulfiram. Solução de 22,25 g de sulfiram/100 ml (25g de sulfiram/100g) em embalagens contendo 1 frasco com 100 ml. TETMOSOL Solução sulfiram I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO TETMOSOL Solução sulfiram APRESENTAÇÕES Solução de 22,25 g de sulfiram/100 ml (25g de sulfiram/100g) em embalagens contendo 1 frasco com 100 ml.

Leia mais

Dermovat. Pharlab Indústria Farmacêutica S.A. Creme Dermatológico. 1 mg/g. DERMOVAT_CREME_Bula_Paciente_R0

Dermovat. Pharlab Indústria Farmacêutica S.A. Creme Dermatológico. 1 mg/g. DERMOVAT_CREME_Bula_Paciente_R0 Dermovat Pharlab Indústria Farmacêutica S.A. Creme Dermatológico 1 mg/g DERMOVAT_CREME_Bula_Paciente_R0 DERMOVAT valerato de betametasona APRESENTAÇÕES DERMOVAT CREME contém 1 mg/g (0,1%) de betametasona

Leia mais

APROVADO EM 25-03-2014 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Ubizol 0,05 mg/g Pomada. Propionato de fluticasona

APROVADO EM 25-03-2014 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Ubizol 0,05 mg/g Pomada. Propionato de fluticasona Folheto informativo: Informação para o utilizador Ubizol 0,05 mg/g Pomada Propionato de fluticasona Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento pois contém informação

Leia mais

VAGI C. (ácido ascórbico) Marjan Indústria e Comércio Ltda. Comprimidos vaginais 250 mg de ácido ascórbico

VAGI C. (ácido ascórbico) Marjan Indústria e Comércio Ltda. Comprimidos vaginais 250 mg de ácido ascórbico VAGI C (ácido ascórbico) Marjan Indústria e Comércio Ltda. Comprimidos vaginais 250 mg de ácido ascórbico Vagi C ácido ascórbico APRESENTAÇÃO Comprimidos vaginais em embalagem com 6 comprimidos acompanhados

Leia mais

GARAMICINA Creme sulfato de gentamicina

GARAMICINA Creme sulfato de gentamicina GARAMICINA Creme sulfato de gentamicina Forma farmacêutica, via de administração e apresentação: Creme - Uso dermatológico. GARAMICINA Creme em bisnagas de 30 g. USO ADULTO E PEDIÁTRICO Composição: Cada

Leia mais

Exercícios de Equílíbrio Químico ENEM Resolução Comentada Professora Simone

Exercícios de Equílíbrio Químico ENEM Resolução Comentada Professora Simone Exercícios de Equílíbrio Químico ENEM Resolução Comentada Professora Simone 1. O equilíbrio químico se caracteriza por ser uma dinâmica em nível microscópico. Para se ter uma informação quantitativa da

Leia mais

BULA PARA O PACIENTE OMCILON-A M (acetonida de triancinolona + sulfato de neomicina + gramicidina + nistatina)

BULA PARA O PACIENTE OMCILON-A M (acetonida de triancinolona + sulfato de neomicina + gramicidina + nistatina) BULA PARA O PACIENTE OMCILON-A M (acetonida de triancinolona + sulfato de neomicina + gramicidina + nistatina) BRISTOL-MYERS SQUIBB OMCILON -A M acetonida de triancinolona + sulfato de neomicina + gramicidina

Leia mais

Protocolo de Rejuvenescimento Facial para Eletrolifting e Micropuntura.

Protocolo de Rejuvenescimento Facial para Eletrolifting e Micropuntura. Protocolo de Rejuvenescimento Facial para Eletrolifting e Micropuntura www.lavertuan.com.br Protocolo de Rejuvenescimento Facial para Eletrolifting e Micropuntura Envelhecimento na Derme: -Redução do número

Leia mais

Verrumal é utilizado no tratamento de verrugas vulgares, verrugas juvenis planas, verrugas plantares. Verrugas seborreicas.

Verrumal é utilizado no tratamento de verrugas vulgares, verrugas juvenis planas, verrugas plantares. Verrugas seborreicas. Folheto informativo: Informação para o utilizador Verrumal 100 mg/ml+ 5mg/ml Solução cutânea Ácido salicílico + Fluorouracilo Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento

Leia mais

MODELO DE BULA DO BULA PROFISSIONAL DA SAÚDE IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. Nizoral Creme cetoconazol

MODELO DE BULA DO BULA PROFISSIONAL DA SAÚDE IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO. Nizoral Creme cetoconazol MODELO DE BULA DO BULA PROFISSIONAL DA SAÚDE IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nizoral Creme cetoconazol APRESENTAÇÃO Creme em bisnaga de 30 g, contendo 20 mg/g de cetoconazol. USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

GLYCOPHOS. Fresenius Kabi Solução injetável 216 mg/ml. Glycophos_BU_05

GLYCOPHOS. Fresenius Kabi Solução injetável 216 mg/ml. Glycophos_BU_05 GLYCOPHOS Fresenius Kabi Solução injetável 216 mg/ml GLYCOPHOS glicerofosfato de sódio Forma farmacêutica e apresentações: Solução injetável. GLYCOPHOS (glicerofosfato de sódio 216 mg/ml): Caixa contendo

Leia mais

Curvas de Solubilidade

Curvas de Solubilidade Curvas de Solubilidade Solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. Para se obter uma solução, devemos ter dois componentes importantes: o soluto e o solvente. O soluto é a substância que

Leia mais

acetato de hidrocortisona Creme Dermatológico 10mg/g

acetato de hidrocortisona Creme Dermatológico 10mg/g acetato de hidrocortisona Creme Dermatológico 10mg/g MODELO DE BULA COM INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE acetato de hidrocortisona Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999. APRESENTAÇÕES

Leia mais

EPIDRAT* LOÇÃO FLUIDA PARA O CORPO FRENTE

EPIDRAT* LOÇÃO FLUIDA PARA O CORPO FRENTE EPIDRAT* LOÇÃO FLUIDA PARA O CORPO DIZERES DE BISNAGA/FRASCO FRENTE Loção Fluida para o Protege e hidrata a pele Loção oil free Com fitoleites e ceramidas APROVADO POR DERMATOLOGISTAS Hipoalergênico 120

Leia mais

O peeling químico é um tratamento estético muito utilizado para atenuar ou remover

O peeling químico é um tratamento estético muito utilizado para atenuar ou remover O peeling químico é um tratamento estético muito utilizado para atenuar ou remover cicatrizes as de acne de sol sardas melasma etc manch O que é o peeling químico? O peeling químico é um tratamento que

Leia mais

GATULINE SKIN-REPAIR BIO. Novo ativo que promove reparo e proteção cutânea através da regeneração dérmica e epidérmica

GATULINE SKIN-REPAIR BIO. Novo ativo que promove reparo e proteção cutânea através da regeneração dérmica e epidérmica GATULINE SKIN-REPAIR BIO Novo ativo que promove reparo e proteção cutânea através da regeneração dérmica e epidérmica GATULINE SKIN-REPAIR BIO Novo ativo que promove reparo e proteção cutânea através da

Leia mais

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA

ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA FILMCEL ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Solução Oftálmica Estéril hipromelose 0,5% BULA PARA O PACIENTE APRESENTAÇÕES Solução Oftálmica Estéril Frasco plástico conta-gotas contendo 10 ml de solução

Leia mais

GARAMICINA Creme sulfato de gentamicina

GARAMICINA Creme sulfato de gentamicina BULA PARA O PACIENTE GARAMICINA Creme sulfato de gentamicina FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES GARAMICINA Creme é indicado para uso dermatológico. GARAMICINA Creme apresenta-se em bisnagas de 30 g.

Leia mais

Pilha é qualquer dispositivo no qual uma reação de oxirredução espontânea produz corrente elétrica.

Pilha é qualquer dispositivo no qual uma reação de oxirredução espontânea produz corrente elétrica. PILHAS Pilha é qualquer dispositivo no qual uma reação de oxirredução espontânea produz corrente elétrica. Bateria são várias pilhas ligadas em série. Como funciona uma pilha? Considerando a reação espontânea

Leia mais