MEMBROS SUPERIORES -- POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MEMBROS SUPERIORES -- POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO"

Transcrição

1 MEMBROS SUPERIORES -- POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO As radiografias dos Membros Superiores são geralmente realizadas com o paciente sentado ou em ortostática. Em casos de pacientes traumatizados ou que apresente dificuldades ou limitações em permanecer estático devemos usar uma posição de Decúbito Dorsal com a intenção de realizar o melhor exame, sem borramentos ou distorções. Qualquer que seja a posição escolhida é de obrigação do técnico manter a qualidade radiográfica observando sempre os seguintes dados técnicos. Usar mesa convencional ou telecomandada. Solicitar ao paciente que retire qualquer objeto radiopaco que venha comprometer a realização do exame. Solicitar ao paciente que retire a roupa da cintura para cima, oferecendo-lhe um avental da unidade. Usar acessórios de proteção sempre que possível (Avental, saiote de chumbo, protetor de tireóide). D.F.F: 100 cm. Filme Fatores de exposição R.C., Posição do Paciente Posição da Parte examinada Limitadores de campo ( Cilindros, cones e colimadores)

2 DEDOS DA MÃO FRENTE Usar mesa convencional ou telecomandada. Solicitar ao paciente que retire qualquer objeto radiopaco que venha comprometer a realização do exame. Usar acessórios de proteção sempre que possível (Avental, saiote de chumbo, protetor de tireóide). D.F.F: 100 cm. Filme: 18x24 transversalmente sobre a mesa. Fatores de exposições: (média de 40 a 45kvp, e 100mA). R.C., orientado para articulação interfalangeana proximal. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, cotovelo fletido à 90º, mão em pronação, centrar o dedo de interesse sobre a metade do chassi. Dedo Radiográfico: Falanges, e parte média dos metacarpos. Comentários: Posição válida para o 2º ao 5º dedo. Dicas: Os dedos deverão estar estendidos ao máximo a fim de que possamos estudar com clareza as articulações.

3 DEDOS DA MÃO OBLÍQUA Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, cotovelo fletido à 90º, mão em pronação apoiada sobre uma cunha de material radiotransparente à 45º, centrar o dedo de interesse sobre a metade do chassi. Dedo Radiográfico: Falanges, e parte média dos metacarpos. Comentários: Posição válida para o 2º ao 5º dedos. Dicas: Os dedos deverão estar estendidos a fim de que possamos estudar com clareza as articulações. DEDOS DA MÃO PERFIL Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, cotovelo fletido à 90º. centrar o dedo de interesse sobre a metade do chassi. Radiografias: 5º dedo, fletir os outros dedos, deixando apenas o 5º estendido. 4º dedo, fletir o 1º, 2º e 3º dedos, deixando o 4º e 5º estendidos. 3º fletir os outros dedos, deixando apenas o 3º estendido. 2ºfletir os outros dedos, deixando apenas o 2º estendido. Dedo Radiográfico: Falanges. Comentários: Posição válida para o 2º ao 5º dedos. Dicas: 1º os dedos deverão estar estendidos a fim de que possamos estudar com clareza as articulações. 2º usar cubo de isopor sob o 2º e 3º dedo. 3º o segundo dedo poderá ser radiografado com rotação lateromedial do braço, deixando assim o dedo em contato com o chassi. deixando apenas o 3º estendido.

4 POLEGAR FRENTE R.C., orientado para articulação metacarpo falangeana. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, cotovelo fletido à 90º, partindo da pronação fazer rotação médio lateral até que o antebraço esteja em perfil verdadeiro, polegar centrado na metade do chassi. Dedo Radiográfico: Falange distal, proximal, metacarpo e trapézio. Comentários: 1º este exame poderá ser realizada em AP ou PA. 2º quando em AP, fazer extensão e rotação lateromedial do braço, deixando assim o polegar em contato com o chassi. Dicas: Os dedos deverão estar estendidos ao máximo a fim de que possamos estudar com clareza as articulações. POLEGAR OBLÍQUA R.C., orientado para articulação metacarpo falangeana. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, cotovelo fletido à 90º, mão em pronação, polegar em repouso centrado sobre a metade do chassi. Dedo Radiográfico: Falanges, e parte média dos metacarpos. Dicas: Os dedos deverão estar estendidos ao máximo a fim de que possamos estudar com clareza as articulações.

5 POLEGAR PERFIL R.C., orientado para articulação metacarpo falangeana. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidades da mesa, cotovelo fletido à 90º, partindo da pronação fazer rotação latero-medial até que o polegar esteja em perfil verdadeiro e centrado sobre a metade do chassi. Dedo Radiográfico: Falanges, metacarpo, trapézio. Dicas: Fletir os outros dedos colabora no posicionamento. MÃO FRENTE Filme: 24x30 transversalmente sobre a mesa. Fatores de exposições: (média de 43 a 45kvp, 100 ma.) R.C., orientado para articulação metacarpofalangeana do 3º dedo. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidades da mesa, cotovelo fletido à 90º, mão em pronação, sobre a metade do chassi. Mão Radiográfica: Ossos do carpo, metacarpos e falanges. Comentários: 1º Este exame poderá ser realizada em AP ou PA. Dicas: Os dedos deverão estar estendidos ao máximo a fim de que possamos estudar com clareza as articulações.

6 MÃO OBLÍQUA R.C., orientado para articulação interfalangeana proximal. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidades da mesa, cotovelo fletido à 90º, mão em pronação apoiada sobre uma cunha de material radiotransparente à 45º sobre a metade do chassi. Mão Radiográfica: Ossos do carpo, metacarpos e falang Dicas: Os dedos deverão estar estendidos ao máximo a fim de que possamos estudar com clareza as articulações. MÃO PERFIL R.C., orientado para articulação metacarpo falangeana do 2º dedo. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidades da mesa, cotovelo fletido à 90º, partindo da pronação fazer rotação médiolateral até que o antebraço e mão estejam em perfil verdadeiro sobre a metade do chassi. Mão Radiográfica: Falanges, metacarpos e carpo sobrepostos. Dicas: Os dedos deverão estar estendidos ao máximo. Manter o polegar estendido e afastado dos outros dedos.

7 MÃOS E PUNHOS PARA IDADE ÓSSEA R.C., orientado para as articulações metacarpo falangeana, eqüidistante as mãos. Filme: 18x24 / 24x30 transversalmente sobre a mesa. Fatores de exposições: (média de 43 a 45kvp, 100 ma.) Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, mãos em pronação sobre o chassi. Idade óssea Radiográfica: Falanges, até parte distal do rádio e ulna. Dicas: Os dedos deverão estar estendidos ao máximo a fim de que possamos estudar com clareza as articulações. Poderá ser realizada incidência comparativa ou unilateral; quando unilateral realizar sempre mão esquerda. PUNHO FRENTE Filme: 18x24 transversalmente sobre a mesa. Fatores de exposições: (média de 43 a 45kvp, 100 ma.) R.C., orientado para articulação do punho Posição do Paciente: Sentado junto à extremidades da mesa, cotovelo fletido à 90º, mão em pronação, articulação do punho sobre a metade do chassi. Punho Radiográfico: Ossos do carpo, parte distal de rádio e ulna e parte média dos metacarpos. Comentários: 1º este exame poderá ser realizada em AP ou PA.Dicas: Fletir os dedos é um detalhe do posicionamento que trás benefício no estudo articular.

8 PUNHO PERFIL Filme: : 18x24 transversalmente sobre a mesa. Fatores de exposições: (média de 45 a 50kvp, 100 ma). R.C., orientado para articulação do punho. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, cotovelo fletido à 90º, partindo da pronação fazer rotação mediolateral até que o antebraço e o punho estejam em perfil verdadeiro sobre a metade do chassi. Punho Radiográfico: Ossos do carpo, parte distal de rádio e ulna e parte média dos metacarpos sobrepostos. Comentários: O perfil deverá ser absoluto. Dicas: Os dedos deverão estar estendidos. Manter o polegar estendido e paralelo aos outros dedos. PUNHO PERFIL EM FLEXÃO MÁXIMA R.C., orientado para articulação do punho. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, cotovelo fletido à 90º, partindo da pronação fazer rotação médiolateral até que o antebraço e o punho estejam em perfil verdadeiro, fazer flexão e centrar sobre a metade do chassi. Punho Radiográfico: Ossos do carpo, parte distal de rádio e ulna e parte média dos metacarpos sobrepostos. Comentários: O perfil deverá ser absoluto. Dicas: Os dedos deverão estar estendidos.

9 PUNHO PERFIL EM EXTENSÃO MÁXIMA R.C., orientado para articulação do punho. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, cotovelo fletido à 90º, partindo da pronação fazer rotação médiolateral até que o antebraço e o punho estejam em perfil verdadeiro, fazer extensão do punho e centrar sobre a metade do chassi. Punho Radiográfico: Ossos do carpo, parte distal de rádio e ulna e parte média dos metacarpos sobrepostos. Comentários: O perfil deverá ser absoluto. Dicas: Os dedos deverão estar estendidos. Manter o polegar estendido e paralelo ao outros dedos.manter o polegar estendido e paralelo ao outros dedos. PUNHO (FRENTE DESVIO ULNAR) Fatores de exposições: (média de 43 a 45kvp, 100 ma.) R.C., orientado para articulação do punho. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidades da mesa, cotovelo fletido à 90º, mão em pronação e desvio ulnar sobre a metade do chassi. Punho Radiográfico: Ossos do carpo, parte distal de rádio e ulna e parte média dos metacarpos. Dicas: Fletir os dedos é um detalhe do posicionamento que trás benefício no estudo articular.

10 PUNHO FRENTE DESVIO RADIAL Fatores de exposições: (média de 43 a 45kvp, 100 ma.) R.C., orientado para articulação do punho. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidades da mesa, cotovelo fletido à 90º, mão em pronação e desvio radial sobre a metade do chassi. Punho Radiográfico: Ossos do carpo, parte distal de rádio e ulna e parte média dos metacarpos. Dicas: Fletir os dedos é um detalhe do posicionamento que trás benefício no estudo articular. PUNHO PARA ESCAFÓIDE FRENTE ROTINA PARA ESCAFÓIDE Filme: 18x24 quatro partes iguais. Fatores de exposições: (média de 43 a 45kvp, 100 ma.) R.C., orientado para o osso escafóide. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidades da mesa, cotovelo fletido à 90º, mão em pronação e desvio ulnar sobre uma parte do chassi. Punho Radiográfico: Osso escafóide. Comentários: Manter o dedo polegar alinhado com o rádio. Dicas: Fletir os dedos é um detalhe do posicionamento que trás benefício no estudo articular. Utilizar cilindro ou colimação adequada.

11 PUNHO PARA ESCAFÓIDE OBLÍQUA Fatores de exposições: (média de 43 a 45kvp, e 100mA). R.C., orientado para o osso escafóide. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, cotovelo fletido à 90º, mão em pronação e rotação, centrar o osso escafóide sobre uma parte do chassi. 1º Rotação mediolateral a 45º. 2º Rotação lateromedial a 45º. Punho Radiográfico: Osso escafóide. Dicas: Fletir os outros dedos colabora no posicionamento. Utilizar cilindro ou colimação adequada. PUNHO PARA ESCAFÓIDE PERFIL Fatores de exposições: (média de 45 a 50kvp, 100 ma). R.C., orientado para o osso escafóide. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, cotovelo fletido à 90º, partindo da pronação fazer rotação médiolateral até que o antebraço e o punho estejam em perfil verdadeiro sobre uma parte do chassi. Punho Radiográfico: Osso escafóide. Comentários: O perfil deverá ser absoluto. Dicas: Os dedos deverão estar estendidos. Manter o polegar estendido e paralelo ao outros dedos. Utilizar cilindro ou colimação adequada.

12 PUNHO PARA ESCAFÓIDE FRENTE COM MAGNIFICAÇÃO Usar mesa convencional ou telecomandada. Solicitar ao paciente que retire qualquer objeto radiopaco que venha comprometer a realização do exame. Usar acessórios de proteção sempre que possível (Avental, saiote de chumbo, protetor de tireóide etc.). D.F.F: 100 cm. Filme: 18x24 quatro partes iguais. Fatores de exposições: (média de 43 a 45kvp, 100 ma.) R.C., orientado para o osso escafóide. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidades da mesa, cotovelo fletido à 90º, mão em pronação e desvio ulnar sobre uma parte do chassi, sendo que nesse caso o paciente deverá apoiar a mão sobre um material radiotransparente elevando o punho em ± 25cm. Punho Radiográfico: Osso escafóide. Comentários: Manter o dedo polegar alinhado com o rádio. Dicas: Todo o membro superior do paciente deverá estar apoiado em elevação. Utilizar cilindro ou colimação adequada.

13 TÚNEL DO CARPO ÍNFERO SUPERIOR Filme: 18x24 transversalmente. Fatores de exposições: (média de 45 à 50kvp, 100 ma.). R.C., com um ângulo de 20 à 30º cranial orientado para o centro da palma da mão. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidades da mesa, com o cotovelo estendido em pronação, apoiar o punho sobre a metade do chassi, em seguida fazer a dorsiflexão. Punho Radiográfico: Túnel do carpo. Dicas: o paciente deve ajudar com a outra mão no movimento de dorsiflexão. Todo o membro deverá estar apoiado sobre a mesa. Utilizar cilindro ou colimação adequada. TÚNEL DO CARPO SÚPERO INFERIOR Fatores de exposições: (média de 45 à 50 kvp, 100 ma.). R.C., com um ângulo de 20 à 30º caudal orientado para um ponto acima da articulação do punho. Posição do Paciente: Sentado ou em ortostático junto à extremidade da mesa, de costas para o tubo, apoiar a mão sobre a metade do chassi, fazer dorsiflexão máxima. Punho Radiográfico: Túnel do carpo. Dicas: Esta incidência é mais bem indicada. Utilizar cilindro ou colimação adequada.

14 ANTEBRAÇO FRENTE AP Filme:24x30 ou 30x40 longitudinalmente sobre a mesa. Fatores de exposições: (média de 45 à 50kvp e 100mA). R.C., orientado para a diáfise do antebraço. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, cotovelo estendido em supinação, centralizar o antebraço sobre a metade do chassi. Antebraço Radiográfico: Rádio,ulna inteiros Dicas: Fletir os dedos é um detalhe do posicionamento que trás benefício no estudo articular. ANTEBRAÇO FRENTE PA Filme: 24x30 ou 30x40 longitudinalmente sobre a mesa. Fatores de exposições: (média de 45 à 50kvp, 100 ma.) R.C., orientado para a diáfise do antebraço. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidades da mesa, cotovelo fletido à 90º, mão em pronação, centrar o antebraço sobre a metade do chassi. Antebraço Radiográfico: Rádio,ulna inteiros. Comentários: Incidência alternativa. Dicas: Fletir os dedos é um detalhe do posicionamento que trás benefício no estudo articular.

15 ANTEBRAÇO PERFIL Filme: 24x30 ou 30x40 longitudinalmente sobre a mesa. Fatores de exposições: (média 50kvp, 100 ma.). R.C., orientado para a diáfise do antebraço. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, cotovelo fletido à 90º, partindo da pronação fazer rotação médiolateral até que o antebraço e o punho estejam em perfil verdadeiro, centrar o antebraço sobre a metade do chassi. Antebraço Radiográfico: Rádio,ulna inteiros. Comentários: O perfil deverá ser absoluto. Dicas: Os dedos deverão estar estendidos. COTOVELO FRENTE Filme: 24x30 transversalmente sobre a mesa. Fatores de exposições: (média de 45 à 50kvp e 100mA). R.C., orientado para articulação do cotovelo. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, cotovelo estendido em supinação, centralizar o cotovelo sobre a metade do chassi. Cotovelo Radiográfico: Úmero distal, rádio e ulna proximal Dicas: Para melhor incidência rodar o antebraço até que o paciente toque o polegar na mesaz

16 COTOVELO (PERFIL) Fatores de exposições: (média 50kvp e 100 ma.). R.C., orientado para a articulação do cotovelo. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, cotovelo fletido à 90º, partindo da pronação fazer rotação médiolateral até que o antebraço e o punho estejam em perfil verdadeiro, centrar o cotovelo sobre a metade do chassi. Cotovelo Radiográfico: Úmero distal rádio e ulna proximal. Comentários: O perfil deverá ser absoluto. TÚNEL DO COTOVELO Fatores de exposições: (média 50kv e 100 ma.). R.C., orientado para a dobra do cotovelo. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, cotovelo fletido formando um ( V aberto), mão em supinação,centrar o cotovelo sobre a metade do chassi. Cotovelo Radiográfico: Túnel do cotovelo Dicas: Usar suporte sob a mão do paciente a fim manter o membro sem movimento.

17 COTOVELO OBLÍQUA INTERNA Filme:24x30 transversalmente sobre a mesa. Fatores de exposições: (média de 45 à 50kvp e 100mA). R.C., orientado para articulação do cotovelo. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, cotovelo estendido e em pronação, centralizar o cotovelo sobre a metade do chassi. Cotovelo Radiográfico: Úmero distal, rádio e ulna proximal, processo coronóide. Comentários: Para esta incidência basta pronar a mão Dicas: COTOVELO OBLÍQUA EXTERNA Filme:24x30 transversalmente sobre a mesa. Fatores de exposições: (média de 45 à 50kvp e 100mA). R.C., orientado para articulação do cotovelo. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, cotovelo estendido e em supinação, fazer uma rotação médio-lateral forçada, centralizar o cotovelo sobre a metade do chassi. Cotovelo Radiográfico: Úmero distal, rádio e ulna proximal, cabeça e colo do rádio. Dicas: Solicitar ao paciente que movimente o corpo em direção ao membro radiografado.

18 COTOVELO AXIAL Fatores de exposições: (média de 50kv e 100mA). R.C., 1º orientado para o olecrano. 2º com um ângulo de 20º cranial orientado para um ponto acima do olécrano. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa, com o cotovelo em supinação fazer a flexão de modo que o antebraço fique apoiado sobre o braço, centralizar o cotovelo sobre a metade do chassi. Cotovelo Radiográfico: Cabeça do rádio Olécrano e sulco cubital. Comentários: BRAÇO (FRENTE) Filme: 30x40 longitudinalmente no bucky. Fatores de exposições: (média de 50 a 55kv e 100mA). R.C., orientado para diáfise umeral. Posição do Paciente: Em decúbito dorsal ou ortostático braço estendido em supinação,centralizar o úmero sobre a LCM ou LCE. Braço Radiográfico: Úmero inteiro: cabeça colo e epicôndilos. Dicas: 1º A posição ortostático é mais bem indicada. 2º Abduzir o braço do corpo a fim de que não haja sobreposição dos tecidos moles do braço e tórax.

19 BRAÇO PERFIL Filme: 30x40 longitudinalmente no bucky. Fatores de exposições: (média de 50 a 55kvp e 100mA). R.C., orientado para diáfise umeral. Posição do Paciente: Em decúbito dorsal ou ortostático, braço em abdução formando um ângulo de 90º com o corpo, cotovelo fletido à 90º, com a mão em supinação,centralizar o úmero sobre a LCM ou LCE. Braço Radiográfico: Úmero inteiro: cabeça colo e olecrano. Dicas: A posição ortostático é mais bem indicada. Perfil opcional para úmero distal

20 CLAVÍCULA E CINTURA ESCAPULAR CLAVÍCULA FRENTE Usar mesa convencional ou telecomandada. Solicitar ao paciente que retire qualquer objeto radiopaco que venha comprometer a realização do exame. Solicitar ao paciente que retire a roupa da cintura para cima, oferecendo-lhe um avental da unidade. Usar acessórios de proteção sempre que possível (Avental, saiote de chumbo, protetor de tireóide). D.F.F: 100 cm. Filme: 24x30 colocado transversalmente no bucky. Fatores de exposições: (média 55kv e 100mA). R.C., com um ângulo de 10º a 15º cranial, orientado para a diáfise da clavícula. Posição do Paciente: Em decúbito dorsal ou ortostático, braço estendido na posição neutra, centralizar a clavícula sobre a LCM ou LCE. Clavícula Radiográfica: Porção esternal, corpo e porção acromial da clavícula. Dicas: Este exame poderá ser realizado em PA, sendo que neste caso o R.C. sofre uma inclinação caudal.

21 ESCÁPULA FRENTE Usar mesa convencional ou telecomandada. Solicitar ao paciente que retire qualquer objeto radiopaco que venha comprometer a realização do exame. Solicitar ao paciente que retire a roupa da cintura para cima, oferecendo-lhe um avental da unidade. Usar acessórios de proteção sempre que possível (Avental, saiote de chumbo, protetor de tireóide). D.F.F: 100 cm. Filme: 18x24 colocado longitudinalmente no bucky. Fatores de exposições: (média 55kv e 100mA). R.C., orientado para o centro da escápula. Posição do Paciente: Em decúbito dorsal ou ortostático, braço estendido na posição neutra, centralizar a escápula sobre a LCM ou LCE. Escápula Radiográfica: Acrômio,base e ápice da escápula. Dicas: 1º Colocar a mão na cintura e abduzir o braço colabora na incidência. 2º Rodar o corpo do paciente em direção ao lado a ser radiografado aproximando o ombro da estativa é importante para se conseguir um bom posicionamento.

22 ESCÁPULA PERFIL Usar mesa convencional ou telecomandada. Solicitar ao paciente que retire qualquer objeto radiopaco que venha comprometer a realização do exame. Solicitar ao paciente que retire a roupa da cintura para cima, oferecendo-lhe um avental da unidade. Usar acessórios de proteção sempre que possível (Avental, saiote de chumbo, protetor de tireóide). D.F.F: 100 cm. Filme: 18x24 colocado longitudinalmente no bucky. Fatores de exposições: (média 60kvp e 100mA). R.C., com um ângulo de 15º caudal orientado para o centro da escápula. Posição do Paciente: Em decúbito ventral ou ortostático em PA., PMS obliquado à 45º, braço do lado a ser radiografado estendido em posição neutra, braço oposto elevado,centralizar a escápula sobre a LCM ou LCE. Escápula Radiográfica: Acrômio, base e ápice da scápula. Dicas: 1º Colocar a mão na cintura e abduzir o braço colabora para o bom posicionamento. 2º Paciente deve manter apnéia expiratória.

23 OMBRO AP NEUTRO Filme: 18x24 colocado longitudinalmente no bucky, tendo seu centro no ponto de saída do R.C. Fatores de exposições: (média 60kv e 100mA). R.C., orientado para articulação glenoumeral. Posição do Paciente: Em decúbito dorsal ou ortostático, braço estendido na posição neutra, centralizar o ombro sobre a LCM ou LCE. Ombro Radiografico: Úmero proximal, acrômio. Dicas: 1º O R.C. poderá sofrer angulação no sentido caudal de até 15º. 2º Utilizar cilindro de extensão ou colimação adequada. 3º Paciente deve manter apnéia expiratória. OMBRO AP ROTAÇÃO INTERNA E ROTAÇÃO EXTERNA (RI/RE) Filme: 18x24 colocado longitudinalmente no bucky, tendo seu centro no ponto de saída do R.C. Fatores de exposições: (média 60kv e 100mA). R.C., com um ângulo de 15º caudal orientado para articulação glenoumeral. Posição do Paciente: Em decúbito dorsal ou ortostático, braço estendido em pronação para RI e supinação para RE, centralizar o ombro sobre a LCM ou LCE. Ombro Radiográfico: Úmero proximal, cabeça,colo e acrômio. Indicação: Estudo das calcificações. Dicas: 1º Rodar o corpo do paciente em direção ao lado a ser radiografado aproximando o ombro da estativa é importante para conseguir um bom posicionamento. 2º. Incidência realizada com cilindro de extensão fechado. 3º. Paciente deve manter apnéia expiratória.

24 OMBRO AP VERDADEIRO Filme: 18x24 colocado longitudinalmente ou 24x30 transversalmente no bucky tendo seu centro no ponto de saída do R.C. Fatores de exposições: (média 60kvp e 100mA). R.C., com um ângulo de 15º caudal orientado para articulação glenoumeral. Posição do Paciente: Em decúbito dorsal ou ortostático, corpo obliquado à 40º, braço estendido em posição neutra, centralizar o ombro sobre a LCM ou LCE. Ombro Radiográfico: Úmero proximal, cabeça,colo e cavidade glenóide. Indicação: Estudo da cavidade glenóide. Dicas : 1º Incidência realizada com cilindro de extensão fechado. 2º Paciente deve manter apnéia expiratória. OMBRO AP EM ABDUÇÃO Filme: 18x24 colocado transversalmente no bucky, tendo seu centro no ponto de saída do R.C. Fatores de exposições: (média 60kvp e 100mA). R.C., orientado para articulação glenoumeral. Posição do Paciente: Em decúbito dorsal ou ortostático, membro superior abduzido formando um ângulo de 90º com o corpo, cotovelo fletido mão em supinação, centralizar o ombro sobre a LCM ou LCE. Ombro Radiográfico: Úmero proximal, cabeça,colo e cavidade glenóide. Indicação: Estudo de fraturas de pequena tuberosidade. Dicas :Incidência realizada com cilindro de extensão fechado. 2º Paciente deve manter apnéia expiratória.

25 OMBRO PERFIL TRANSTORÁCICO Filme: 18x24 colocado longitudinalmente no bucky, tendo seu centro no ponto de saída do R.C. Fatores de exposições: (média 70kvp e 100mA). R.C., co um ângulo de 10º cranial, orientado para região axilar do lado oposto. Posição do Paciente: Em ortostático com o PMS paralelo, membro superior do lado a ser radiografado estendido em posição neutra, MMSS do lado oposto elevado sobre a cabeça, centralizar o ombro sobre a LCE. Ombro Radiográfico: Úmero proximal, cabeça,colo e cavidade glenóide. Indicação: Estudo de fraturas do colo do úmero. Dicas : 1º Incidência realizada com colimação adequada. 2º Paciente deve manter apnéia expiratória. OMBRO PERFIL AXILAR ÍNFERO SUPERIOR Filme: 18x24 colocado longitudinalmente sobre a mesa, tendo seu centro no ponto de saída do R.C. Fatores de exposições: (média 50kvp e 100mA). R.C., paralelo e distanciado do corpo em ± 20º orientado para região axilar. Posição do Paciente: Em decúbito dorsal, braço do lado a ser radiografado em supinação e abduzido à 90º com o corpo. Ombro Radiográfico: Úmero proximal, cabeça,colo, cavidade glenóide, pequena e grande tuberosidade. Indicação: Luxação, lesão na cabaça do úmero, grande e pequena tuberosidade. Dicas : 1º Incidência realizada com colimação adequada. 2º Paciente deve manter apnéia expiratória.

26 OMBRO PERFIL AXIAL SUPERIOR INFERIOR Filme: 18x24 colocado longitudinalmente sob a axila. Exposições: (média 50kvp e 100mA). R.C., com um ângulo de 20º caudal, orientado para articulação do ombro. Posição do Paciente: Sentado junto à extremidade da mesa,abduzir o braço e apoiá-lo sobre a mesa, cotovelo fletido a 90º. Indicação: Luxação, lesão na cabaça do úmero, grande e pequena tuberosidade. Dicas :1º Incidência realizada com colimação adequada. 2º Paciente deve manter apnéia expiratória. OMBRO ( TÚNEL SUPRA ESPINHOSO) Filme: 18x24 longitudinalmente, tendo seu centro no ponto de saída do R.C. Exposições: (média 60kvp e 100mA). R.C., com um ângulo de 15º caudal, orientado para articulação do ombro. Posição do Paciente: Em ortostático, obliquado à 55ºcom a estativa, centralizar o ombro a ser radiografado sobre a LCE,com a mão apoiada na cintura, mmss oposto segurando a estativa. Ombro Radiográfico: Cabeça,colo e acrômio clavicular. Indicação: Túnel livre do ombro. Dicas : 1º Incidência realizada com colimação adequada. 2º Paciente deve manter apnéia expiratória.

27 OMBRO OBLÍQUA APICAL Filme: 18x24 longitudinalmente, tendo seu centro no ponto de saída do R.C. Exposições: (média 60kvp e 100mA). R.C., com um ângulo de 45º caudal, orientado para articulação do ombro. Posição do Paciente: Em ortostático, obliquado à 45ºcom a estativa, centralizar o ombro a ser radiografado sobre a LCE,cotovelo fletido, antebraço à frente do tórax. Indicação: Visualização da síndrome de Bancarte (desgaste dos bordos laterais, inferiores ou superiores da cavidade glenóide). Dicas : 1º Incidência realizada com cilindro de extensão fechado. 2º Paciente deve manter apnéia expiratória. OMBRO AP ZANCA (ACRÔMIO CLAVICULAR) Filme: 18x24 transversal, tendo seu centro no ponto de saída do R.C. Exposições: (média 55kvp e 100mA). R.C., com um ângulo de15 a 20º cranial, orientado para o espaço acrômio- umeral. Posição do Paciente: Em ortostático, MMII estendido em posição neutra, centralizar o ombro a ser radiografado sobre a LCE. Indicação: Estudo da articulação acrômio --clavicular. Dicas : 1º Incidência realizada com cilindro de extensão fechado. 2º Paciente deve manter apnéia expiratória. 3º Poderá ser realizada incidência comparativa a critério médico.

28 OMBRO APICAL ROCKWOOD Filme: 18x24 longitudinalmente, tendo seu centro no ponto de saída do R.C. Exposições: (média 60kvp e 100mA). R.C., com um ângulo de 30º caudal, orientado para processo coracóide. Posição do Paciente: Em ortostático, centralizar o ombro a ser radiografado sobre a LCE,cotovelo fletido, antebraço à frente do tórax. Indicação: Lesão da cabeça do úmero, pequena e grande tuberosidade, calcificações, estudo da articulação acrômio clavicular. Dicas : 1º Incidência realizada com cilindro de extensão fechado. 2º Paciente deve manter apnéia expiratória. OMBRO (STRIKER / TÚNEL DO OMBRO) Filme: 18x24 longitudinalmente, tendo seu centro no ponto de saída do R.C. Exposições: (média 60kvp e 100mA). R.C., com um ângulo de 10º cranial, orientado para cabeça do úmero. Posição do Paciente: Em ortostático ou em decúbito dorsal, centralizar o ombro a ser radiografado sobre a LCE/ LCM, elevar o MMSS, apoiar a mão sobre a cabeça. Indicação: Desgaste da borda superior e posterior da cabeça do úmero, determinam a possibilidade e a razão para luxação recidivante. Dicas: 1ª Incidência realizada com cilindro de extensão fechado. 2ª Paciente deve manter apnéia expiratória.

29 OMBRO WEST-POINT Filme: 18x24 longitudinalmente e perpendicular sobre a mesa. Exposições: (média 60kvp e 100mA). R.C., com um ângulo de 25º médio-lateral em relação ao PMS e 25º em relação à mesa, orientado para articulação glenoumeral posterior., Posição do Paciente: Em decúbito ventral, elevar o tórax do plano da mesa, o mmss do lado a ser radiografado deve estar pendente na lateral da em posição neutra. Indicação: Visualização do bordo inferior e posterior da cavidade glenóide. Dicas : 1ª Incidência realizada com cilindro de extensão fechado. 2ª Paciente deve manter apnéia expiratória. SÉRIE PARA PINÇAMENTO: Frente Verdadeiro Túnel Supra Espinhoso SÉRIE PARA ACRÔMIO -- CLAVICULAR: Axilar Zanca SÉRIE PARA TRAUMA: Túnel Supra Espinhoso Axilar Frente Ap Neutro Perfil Transtorácico SÉRIE PARA INSTABILIDADE OU RECIDIVANTE: Frente Verdadeiro Oblíqua Apical West-Point

30 Referências bibliográficas - kenneth L. Bontrager 4ª Edição - Radiologia Ortopédica - Adam Greenspan 3ª Edição - Paul -- Juhl -- Interpretação radiológica 6ª Edição - Diagnóstico Diferencial por Imagens 3ª Edição - Temas de Técnicas Radiológicas -- Jorge Nascimento 3ª Edição As radiografias dos Membros Superiores são geralmente realizadas com o paciente sentado ou em ortostática. Em casos de pacientes traumatizados ou que apresente dificuldades ou limitações em permanecer estático devemos usar uma posição de Decúbito Dorsal com a intenção de realizar o melhor exame, sem borramentos ou distorções. Qualquer que seja a posição escolhida é de obrigação do técnico manter a qualidade radiográfica observando sempre os seguintes dados técnicos. Usar mesa convencional ou telecomandada. Solicitar ao paciente que retire qualquer objeto radiopaco que venha comprometer a realização do exame. Solicitar ao paciente que retire a roupa da cintura para cima, oferecendo-lhe um avental da unidade. Usar acessórios de proteção sempre que possível (Avental, saiote de chumbo, protetor de tireóide). D.F.F: 100 cm. Filme Fatores de exposição R.C., Posição do Paciente Posição da Parte examinada Limitadores de campo ( Cilindros, cones e colimadores)

ROTEIRO DE ESTUDO Osteologia do Membro Superior

ROTEIRO DE ESTUDO Osteologia do Membro Superior ROTEIRO DE ESTUDO Osteologia do Membro Superior Forma a porção ventral da cintura escapular. Osso longo com formato de S itálico alongado, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela.

Leia mais

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS. Profº. Emerson Siraqui

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS. Profº. Emerson Siraqui TÉCNICAS RADIOLÓGICAS Profº. Emerson Siraqui TERMINOLOGIA RADIOLÓGICA O posicionamento radiográfico refere-se ao estudo do posicionamento do paciente para demonstrar radiograficamente ou visualizar partes

Leia mais

CINESIOLOGIA Planos, Eixos e Movimentos. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

CINESIOLOGIA Planos, Eixos e Movimentos. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior CINESIOLOGIA Planos, Eixos e Movimentos Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Planos Referenciais LOCALIZAÇÃO DIVIDE O CORPO EM PLANO SAGITAL (plano mediano) Verticalmente, da frente para trás; paralelo

Leia mais

Protocolos articulações dos MMSS. Profº Cláudio Souza

Protocolos articulações dos MMSS. Profº Cláudio Souza Protocolos articulações dos MMSS Profº Cláudio Souza Indicações A tomografia computadorizada das articulações dos MMSS tem como objetivo a avaliação da integridade da articulação e a avaliação de descontinuidades.

Leia mais

Os membros superiores são formados por quatro segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares.

Os membros superiores são formados por quatro segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares. ESQUELETO APENDICULAR O Esqueleto Apendicular corresponde às regiões dos membros superiores e inferiores. Estudaremos inicialmente a osteologia, artrologia e miologia dos membros superiores e, posteriormente,

Leia mais

Cintura escapular. Prof. Caroline Bernardes. Articulações do ombro e cintura escapular

Cintura escapular. Prof. Caroline Bernardes. Articulações do ombro e cintura escapular Cintura escapular Prof. Caroline Bernardes Articulações do ombro e cintura escapular Esternoclavicular: sinovial do tipo selar; Elevação e retração do ombro. Acromioclavicular: sinovial do tipo plana;

Leia mais

ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO

ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO PATELA Pertence mais ao joelho do que a perna propriamente dita. É um osso curto, aplanado de frente para trás. Esta inserido no tendão do músculo

Leia mais

COLUNA CERVICAL - POCISIONAMENTO RADIOLÓGICO. Coluna Cervical (AP)

COLUNA CERVICAL - POCISIONAMENTO RADIOLÓGICO. Coluna Cervical (AP) Coluna Cervical (AP) COLUNA CERVICAL - POCISIONAMENTO RADIOLÓGICO Solicitar ao paciente que retire brincos, colar, presilhas do cabelo, aparelho móvel da boca e qualquer objeto radiopaco que venha comprometer

Leia mais

OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR PROF. Esp. Carlos Henrique Przybysz 1

OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR PROF. Esp. Carlos Henrique Przybysz 1 OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR PROF. Esp. Carlos Henrique Przybysz 1 1 OSSOS DO CÍNGULO DO MEMBRO SUPERIOR Também chamada de cintura escapular, forma a raiz de implantação dos ossos do membro superior. Formada

Leia mais

- MÉTODO KABAT - FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA

- MÉTODO KABAT - FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA - MÉTODO KABAT - FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA 1 KABAT BASES DO MÉTODO KABAT 1. Padrão de Facilitação -Movimentos nas diagonais (cabeça, MMSS/MMII, cintura escapular, cintura pélvica); -Movimento

Leia mais

Acessos cirúrgicos aos ossos e articulações dos membros

Acessos cirúrgicos aos ossos e articulações dos membros Universidade Paulista UNIP Medicina Veterinária Anatomia Topográfica Aplicada São José dos Campos, 10 de maio de 2012 Acessos cirúrgicos aos ossos e articulações dos membros Membro Torácico Corpo da escápula

Leia mais

EXAME DO PUNHO E DA MÃO

EXAME DO PUNHO E DA MÃO EXAME DO PUNHO E DA MÃO INTRODUÇÃO Mão e punho constituem as partes mais ativas da extremidade superior 28 ossos, numerosas articulações, 19 músculos intrínsecos e 20 músculos extrínsecos Mão atua como

Leia mais

COMPLEXO DO OMBRO. Cinesiologia e Biomecânica

COMPLEXO DO OMBRO. Cinesiologia e Biomecânica COMPLEXO DO OMBRO Cinesiologia e Biomecânica Ossos Úmero Escápula Clavícula Esterno Costelas Esterno, clavículas e costelas Esterno: manúbrio, corpo e processo xifóide; Clavículas: osso cilíndrico em S

Leia mais

Exames Radiográficos de Membros Superiores e Cintura Escapular: Abordagem, Incidências e Posicionamentos do Usuário

Exames Radiográficos de Membros Superiores e Cintura Escapular: Abordagem, Incidências e Posicionamentos do Usuário Exames Radiográficos de Membros Superiores e Cintura Escapular: Abordagem, Incidências e Posicionamentos do Usuário Marinei do Rocio Pacheco dos Santos 1 Considerações Iniciais As radiografias de membros

Leia mais

OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR

OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR Os ossos dos membros superiores podem ser divididos em quatro segmentos: Cintura Escapular - Clavícula e Escápula Braço - Úmero Antebraço - Rádio e Ulna Mão - Ossos da Mão CLAVÍCULA

Leia mais

Raio X: Radiografia Simples Descoberto em 8 de Novembro de 1895 Físico alemão Wilhelm Konrad Roentgen Radiação emitida pelo tubo de raios catódicos:

Raio X: Radiografia Simples Descoberto em 8 de Novembro de 1895 Físico alemão Wilhelm Konrad Roentgen Radiação emitida pelo tubo de raios catódicos: Prof André Montillo Raio X: Radiografia Simples Descoberto em 8 de Novembro de 1895 Físico alemão Wilhelm Konrad Roentgen Radiação emitida pelo tubo de raios catódicos: Ampola Os raios catódios emitidos

Leia mais

Protocolo de Tomografia para Membros Superiores

Protocolo de Tomografia para Membros Superiores Protocolo de Tomografia para Membros Superiores POSICIONAMENTO DE OMBRO (CINTURA ESCAPULAR) Posicionamento para Ombro POSIÇÃO: posição de supino. RADIOGRAFIA DIGITAL: frente. PLANO: axial, SEM ANGULAÇÃO

Leia mais

Movimentos do Corpo Humano e os Músculos que os realizam (categorizados por articulação)

Movimentos do Corpo Humano e os Músculos que os realizam (categorizados por articulação) Movimentos do Corpo Humano e os Músculos que os realizam (categorizados por articulação) Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Júnior TORNOZELO Dorsiflexão: Tibial Anterior O = côndilo lateral da tíbia I =

Leia mais

Cinesiologia 19/4/2011. Classificação planar da posição e dos movimentos. Cinemática: Ciência do movimento dos corpos no espaço. Prof.

Cinesiologia 19/4/2011. Classificação planar da posição e dos movimentos. Cinemática: Ciência do movimento dos corpos no espaço. Prof. Cinesiologia Classificação planar da posição e dos movimentos Prof. Cláudio Manoel Cinemática: Ciência do movimento dos corpos no espaço Movimento de único ponto (C.G.) Posição de uma única articulação

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS

Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS Procedimento x CBO Competencia: 03/2016 Filtros Utilizados Competencia:

Leia mais

INCIDENCIAS PARA O ESTUDO DO TÓRAX

INCIDENCIAS PARA O ESTUDO DO TÓRAX INCIDENCIAS PARA O ESTUDO DO TÓRAX PA Incidência Perfil Incidências AP Incidência AP em Decúbito Lateral Incidência AP em Ápico-Lordótica Incidência OAD / OAE Incidência OPD / OPE PA DO TÓRAX PA DO TÓRAX

Leia mais

Ossos e Articulações dos Membros Superiores

Ossos e Articulações dos Membros Superiores Ossos e Articulações dos Membros Superiores Clavícula Escapula Úmero Radio (L) Ulna (M) Ossos do carpo Ossos do metacarpo Falanges Articulações da clavícula Articulaçao do ombro Articulações do cotovelo

Leia mais

Avaliação da Flexibilidade

Avaliação da Flexibilidade Curso de Pós Graduação em Golfe FMH Junho de 2005 Avaliação da Flexibilidade Pedro Mil-Homens, Jorge Infante, Maria João Valamatos FLEXIBILIDADE? Faculdade de efectuar movimentos de grande amplitude. (Zatsiorsky,1966)

Leia mais

Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral

Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral Artrose do Ombro ou Artrose Gleno Umeral Artrose é o termo genérico usado para relatar o desgaste da cartilagem que recobre uma articulação. Diferentemente de outras articulações como joelho e quadril,

Leia mais

Capítulo. 11 Imobilização de fraturas. Conceitos Gerais de. Capítulo 11 Conceitos gerais de imobilização de fraturas 1. OBJETIVOS

Capítulo. 11 Imobilização de fraturas. Conceitos Gerais de. Capítulo 11 Conceitos gerais de imobilização de fraturas 1. OBJETIVOS Capítulo Conceitos Gerais de 11 Imobilização de fraturas 1. OBJETIVOS No final desta unidade modular formandos deverão ser capazes de: Listar e descrever as técnicas gerais e imobilização dos membros superiores

Leia mais

Apostila didática / Complexo articular do Ombro Profa. Isabel de C. N. Sacco / 2001 22

Apostila didática / Complexo articular do Ombro Profa. Isabel de C. N. Sacco / 2001 22 Apostila didática / Complexo articular do Ombro Profa. Isabel de C. N. Sacco / 2001 22 Bibliografia CALAIS, G. B. Anatomia para o movimento. Ed. Manole São Paulo: 1991 vol1. KAPANDJI, I. A. Fisiologia

Leia mais

MÚSCULOS. Os músculos levantadores das costelas têm forma de leque e são em número de doze. Elevam as costelas.

MÚSCULOS. Os músculos levantadores das costelas têm forma de leque e são em número de doze. Elevam as costelas. MÚSCULOS Os músculos superficiais do dorso (trapézio e grande dorsal) conectam os membros superiores ao tronco e estão relacionados com os movimentos desses membros. A tabela a seguir mostra suas funções

Leia mais

POSICIONAMENTOS DOS MEMBROS INFERIORES. Prof.ª Célia santos

POSICIONAMENTOS DOS MEMBROS INFERIORES. Prof.ª Célia santos POSICIONAMENTOS DOS MEMBROS INFERIORES Prof.ª Célia santos DEDOS DEDOS DEDOS DEDOS DEDOS DEDOS DEDOS DEDOS PÉ PÉ PÉ PÉ PÉ PÉ PÉ CALCÂNEO CALCÂNEO TORNOZELO TORNOZELO TORNOZELO TORNOZELO TORNOZELO TORNOZELO

Leia mais

Imaginologia Por radiografias. Profº Claudio Souza

Imaginologia Por radiografias. Profº Claudio Souza Imaginologia Por radiografias Profº Claudio Souza Imaginologia Imaginologia O sufixo logia é derivado do grego e significa ciência, estudo, sendo assim imagi+logia nada mais é que a ciência que estuda

Leia mais

AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS 2 O COMPRIMENTO DOS SEGMENTOS ANATÔMICOS

AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS 2 O COMPRIMENTO DOS SEGMENTOS ANATÔMICOS AS DIMENSÕES ANTROPOMÉTRICAS José Miquel Cabeças 1 INTRODUÇÃO Antropometria é a ciência que opera variáveis como dimensões lineares, massa, forma e propriedades inerciais do corpo humano. A sua natureza

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Maringá Pró-reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários TESTE SELETIVO EDITAL N o 015/2013-PRH INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA E PREENCHIMENTO DA FOLHA DE RESPOSTAS

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do cotovelo. Eles foram compilados para dar

Leia mais

BIOMECÂNICA PÉ E TORNOZELO

BIOMECÂNICA PÉ E TORNOZELO BIOMECÂNICA PÉ E TORNOZELO O pé é considerado como uma das mais importantes articulações do corpo, pois além de possuir importantes funções no suporte de peso e na marcha, ele é causa de várias patologias,

Leia mais

OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR

OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR CLAVÍCULA ESCÁPULA ÚMERO ULNA OSSOS DO CARPO METACARPOS FALANGES RÁDIO ACIDENTES ÓSSEOS - MEMBRO SUPERIOR CLAVÍCULA CORPO DA CLAVÍCULA EXTREMIDADE ESTERNAL EXTREMIDADE ACROMIAL

Leia mais

Cinesiologia e Biomecânica. Conceitos e Definições

Cinesiologia e Biomecânica. Conceitos e Definições Conceitos e Definições Conceitos e Definições O QUE É CINESIOLOGIA? É o estudo do movimento humano. Subdisciplinas da Cinesiologia Cinesiologia Biomecânica Educação Física Física Adaptada Fisiologia do

Leia mais

PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE: PROCEDIMENTOS PARA AS MEDIDAS DE PRESSÃO ARTERIAL

PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE: PROCEDIMENTOS PARA AS MEDIDAS DE PRESSÃO ARTERIAL PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE: PROCEDIMENTOS PARA AS MEDIDAS DE PRESSÃO ARTERIAL Para a mensuração da pressão arterial, foram adaptados os procedimentos do protocolo de medida de pressão arterial sentada

Leia mais

Punho - Mão. Punho - Mão Cinesiologia. Renato Almeida

Punho - Mão. Punho - Mão Cinesiologia. Renato Almeida Punho - Mão Questão de Concurso Treinando... (NOVA ESPERANÇA DO SUL - RS) São ossos carpais: a) Trapezoide, Escafoide, Capitato, Cuboide, Estiloide, Trapézio e Hamato. b) Rádio, Capitato, Trapezoide, Talo,

Leia mais

Prof.Moisés Mendes PERÍMETROS CINEANTROPOMETRIA

Prof.Moisés Mendes PERÍMETROS CINEANTROPOMETRIA PERÍMETROS 2008 Considerações iniciais A mensuração dos perímetros dos segmentos corporais,que correspondem às circunferências, podem auxiliarem estudos de crescimento, bem como fornecer índices de estado

Leia mais

Protocolos articulações dos MMII. Profº Cláudio Souza

Protocolos articulações dos MMII. Profº Cláudio Souza Protocolos articulações dos MMII Profº Cláudio Souza Indicações A tomografia computadorizada de articulações dos MMII (Membros inferiores), em 90% dos casos é para avaliação de descontinuidades, em sua

Leia mais

Protocolos para tórax. Profº Claudio Souza

Protocolos para tórax. Profº Claudio Souza Protocolos para tórax Profº Claudio Souza Indicações Quando falamos em tomografia computadorizada para o tórax temos uma grande variedade de protocolos para estudos diversos, como por exemplo: estudo vascular

Leia mais

PA (póstero-anterior) e o perfil esquerdo.

PA (póstero-anterior) e o perfil esquerdo. ESTUDO RADIOGRÁFICO DO CRÂNIO Pontos anatômicos de referência superficial da cabeça São úteis para a identificação de estruturas anatômicas, facilitando a realização do exame radiográfico. Os principais

Leia mais

Pelve masculina e feminina. Observar as diferenças anatômicas

Pelve masculina e feminina. Observar as diferenças anatômicas Membros inferiores Pelve Pelve masculina e feminina Observar as diferenças anatômicas Estar atento as diferenças anatômicas Teste F F ou M?? Protocolo de proteção Incidências 1- AP de pelve: Perna afetada

Leia mais

Educação Física 28 Prova Prática

Educação Física 28 Prova Prática AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência 2.º Ciclo do Ensino Básico 2015/2016 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Decreto -Lei nº 17/2016, de 4 de abril Aprovado

Leia mais

Metrologia Professor: Leonardo Leódido

Metrologia Professor: Leonardo Leódido Metrologia Professor: Leonardo Leódido Sumário Definição Conceitos Básicos Classificação de Forma de Orientação de Posição Definição Tolerância pode ser definida como um intervalo limite no qual as imperfeições

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Disciplina de educação Física

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Disciplina de educação Física COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Disciplina de educação Física Seguidamente, apresento os elementos gímnicos que seriam abordados nas aulas dos dias 20 e 22 de Outubro. Dada a impossibilidade da vossa presença,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PUNHO E MÃO

AVALIAÇÃO DO PUNHO E MÃO AVALIAÇÃO DO PUNHO E MÃO 1. Anatomia Aplicada Articulação Radioulnar Distal É uma artic. de eixo uniaxial que possui um grau de liberdade; Posição de repouso: 10 de supinação; Posição de aproximação máxima:

Leia mais

Músculos do Antebraço e Mão

Músculos do Antebraço e Mão UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Músculos do Antebraço e Mão Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br Músculos da Flexão do Cotovelo (3) Músculos da Extensão

Leia mais

Rotura do Cabo Longo do Bíceps

Rotura do Cabo Longo do Bíceps Rotura do Cabo Longo do Bíceps Introdução A rotura do bíceps envolve uma lesão completa do principal tendão que conecta o músculo bíceps ao ombro, este tendão chama-se Cabo Longo do Biceps. Acontece com

Leia mais

ANATOMIA DOS. Sistema Nervoso Periférico. Nervos Espinhais PROF. MUSSE JEREISSATI

ANATOMIA DOS. Sistema Nervoso Periférico. Nervos Espinhais PROF. MUSSE JEREISSATI SISTEMAS ANATOMIA DOS Sistema Nervoso Periférico Nervos Espinhais PROF. MUSSE JEREISSATI mussejereissati@hotmail.com website: www.mussejereissati.com Feito com Apple Keynote AGORA, NÃO! 3 Sistema Nervoso

Leia mais

PORQUE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR?

PORQUE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR? PORQUE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR? Quando se desenvolve músculos mais fortes e resistentes você diminui o desgaste do sistema cardiovascular, economizando energia, pois sua musculatura tem um torque de

Leia mais

Exames Radiográficos de Membros Superiores e Cintura Escapular: Abordagem, Incidências e Posicionamentos do Usuário

Exames Radiográficos de Membros Superiores e Cintura Escapular: Abordagem, Incidências e Posicionamentos do Usuário Exames Radiográficos de Membros Superiores e Cintura Escapular: Abordagem, Incidências e Posicionamentos do Usuário Marinei do Rocio Pacheco dos Santos 1 1 Considerações Iniciais As radiografias de membros

Leia mais

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão

Série criada para: Ciatalgia - piora flexão Mobilização Neural - Nervo Ciático E deslizamento Deitado abraçe uma coxa próximo do joelho. Estique o joelho. Quando dobrar o joelho leve o queixo em direção ao peito. Retorne a cabeça e estique o joelho

Leia mais

Anatomia Radiológica (MMSS) Prof.: Gustavo Martins Pires

Anatomia Radiológica (MMSS) Prof.: Gustavo Martins Pires Anatomia Radiológica (MMSS) Prof.: Gustavo Martins Pires Membros Superiores (MMSS) Membros Superiores (MMSS) A escápula está mergulhada na massa muscular do dorso do indivíduo, sem qualquer fixação direta

Leia mais

MÚSCULOS DOS MEMBROS INFERIORES

MÚSCULOS DOS MEMBROS INFERIORES MÚSCULOS DOS MEMBROS INFERIORES Músculos Anteriores da Coxa Flexores de Quadril Músculo Origem Inserção Inervação Ação Pectíneo Psoas Maior Psoas menor Ilíaco Sartório Ramo Superior do púbis Processos

Leia mais

FRACTURA DO COLO DO ÚMERO

FRACTURA DO COLO DO ÚMERO FRACTURA DO COLO DO ÚMERO FRACTURA DO COLO DO ÚMERO FRACTURA DO COLO DO ÚMERO FRACTURA DO COLO DO ÚMERO É uma das fracturas mais frequentes em idosos, habitualmente resultado de um traumatismo por queda

Leia mais

OSTEOLOGIA. Prof. MSc. Cristiano Rosa de Moura Médico Veterinário

OSTEOLOGIA. Prof. MSc. Cristiano Rosa de Moura Médico Veterinário UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL Curso de Medicina Veterinária Disciplina de Anatomia Veterinária I OSTEOLOGIA Prof. MSc. Cristiano Rosa

Leia mais

Profa. Elen H. Miyabara

Profa. Elen H. Miyabara UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia OSSOS E ARTICULAÇÕES Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br DIVISÃO DO ESQUELETO HUMANO ESQUELETO AXIAL 80 ossos CRÂNIO

Leia mais

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO. DRH Centro de Educação Física e Desportos

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE PERNAMBUCO. DRH Centro de Educação Física e Desportos Portaria Administrativa nº 001/06-CEFD Parâmetros de Aptidão Física de Ingresso no CBMPE PORTARIA DO COMANDO GERAL Nº 001/06-CEFD, de 07 de agosto de 2006. EMENTA: Aprova e estabelece o Parâmetro de Aptidão

Leia mais

CRÂNIO E FACE POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO TÓPICOS DE ANATOMIA - 1 -

CRÂNIO E FACE POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO TÓPICOS DE ANATOMIA - 1 - CRÂNIO E FACE POSICIONAMENTO RADIOLÓGICO E TÓPICOS DE ANATOMIA - 1 - SUMÁRIO ABREVIATURAS, SIGLAS E SÍMBOLOS...03 TÓPICOS DE ANATOMIA...04 CALOTA CRANIANA...07 CRÂNIO FRENTE CRÂNIO MÉTODO DE CALDWELL CRÃNIO

Leia mais

Ossos Longos Diáfise Epífise Metáfise

Ossos Longos Diáfise Epífise Metáfise Fraturas diafisárias, metafisárias e epifisárias Edson Átila Islândia Cardoso Rebeca Veloso Kárita Pessoa Laís Coelho Luciane Santos Ossos Longos Diáfise Epífise Metáfise FRATURAS DIAFISÁRIAS FRATURAS

Leia mais

ANATÔMIA RADIOLÓGICA SECCIONAL DO ESQUELETO APENDICULAR

ANATÔMIA RADIOLÓGICA SECCIONAL DO ESQUELETO APENDICULAR Disciplina: Anatomia e Fisiologia ANATÔMIA RADIOLÓGICA SECCIONAL DO ESQUELETO APENDICULAR Rafael Carvalho Silva Ombro Visão Coronal (anterior/posterior) Módulo I Trapézio Clavícula Ligamento coracoacromial

Leia mais

Tonificação da musculatura abdominal:

Tonificação da musculatura abdominal: Exercícios sugeridos: No início da gestação a mulher somente fará exercícios se já tiver uma vida fisicamente ativa e aquelas que forem sedentárias deverão ter a recomendação médica além ter idade gestacional

Leia mais

*Ulna Rádio Carpo Metacarpo Falanges: Sesamóides

*Ulna Rádio Carpo Metacarpo Falanges: Sesamóides PUNHO E MÃO OSSOS *Ulna processo estilóide e cabeça da ulna. Rádio - processo estilóide, tubérculo de Lister e incisura ulnar do rádio. Carpo: escafóide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezóide,

Leia mais

REGRAS PARA A REALIZAÇÃO DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA - TAF

REGRAS PARA A REALIZAÇÃO DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA - TAF POLÍCIA MILITAR CENTRO DE EDUCAÇÃO ANEXO I - Edital Nº 0006/2012-CEPM (23.04.2012) Curso de Especialização em Operador de Equipamentos Especiais CEOEE (CURSO DE TRIPULANTE OPERACIONAL DE AERONAVE CTOp/2012)

Leia mais

PLANO DE AULA. Atividade extraclasse. Aulas práticas. Básica:

PLANO DE AULA. Atividade extraclasse. Aulas práticas. Básica: PLANO DE AULA Disciplina: Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia Professor(a): Prof. Msd. Marcus Vinicius Gonçalves Torres Azevedo Curso: Fisioterapia Semestre/Ano 3 / 2010 Turma: Atividades temáticas

Leia mais

Músculo Origem Inserção Inervação Ação

Músculo Origem Inserção Inervação Ação Músculos Toracoapendiculares Anteriores Músculo Origem Inserção Inervação Ação Peitoral Maior Porção clavicular: Face anterior da metade anterior da clavícula; Porção esternocostal: face anterior do esterno

Leia mais

ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA EM POSTOS DE TRABALHO. Prof. Manuel Salomon Salazar Jarufe

ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA EM POSTOS DE TRABALHO. Prof. Manuel Salomon Salazar Jarufe ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA EM POSTOS DE TRABALHO Prof. Manuel Salomon Salazar Jarufe Movimentos extremos Postos de trabalho com muitos equipamentos tornam mais freqüentes movimentos extremos e posturas

Leia mais

ARTICULAÇÕES DO TORNOZELO E PÉ ARTICULAÇÃO DO TORNOZELO E PÉ

ARTICULAÇÕES DO TORNOZELO E PÉ ARTICULAÇÃO DO TORNOZELO E PÉ ARTICULAÇÕES DO TORNOZELO E PÉ ARTICULAÇÃO DO TORNOZELO E PÉ TORNOZELO-PÉ Ajuste à superfícies irregulares; Estabilização do membro inferior; Absorver impactos; Impulsionar o corpo. Composto por : 34 articulações;

Leia mais

Apostila de Cinesiologia. Cintura Escapular e Ombro

Apostila de Cinesiologia. Cintura Escapular e Ombro 1 FACIS - Faculdade de Ciências da Saúde Fisioterapia Apostila de Cinesiologia Aula Prática Cintura Escapular e Ombro Este material é fruto do trabalho iniciado na monitoria de 2009. Ainda esta em fase

Leia mais

Reflexos Tendinosos. Nervos do Membro Superior. Dermátomos e Nervos Cutâneos

Reflexos Tendinosos. Nervos do Membro Superior. Dermátomos e Nervos Cutâneos Dermátomos e Nervos Cutâneos Pode ser necessário para um médico testar a integridade dos segmentos da medula espinal de C3 até TI. Os diagramas nas Figs. 1.34 e 1.35 mostram as disposições dos dermátomos

Leia mais

Osteologia e Artrologia. Tema E Descrição e caraterização funcional do sistema ósseo e articular do membro superior.

Osteologia e Artrologia. Tema E Descrição e caraterização funcional do sistema ósseo e articular do membro superior. Tema E Descrição e caraterização funcional do 1 Cintura escapular 1.1 Esterno-clavicular. 1.2 Acrómio-clavicular. 2 Complexo articular do ombro e o seu funcionamento nos movimentos do braço. 2.1 Ligamento

Leia mais

Apostila de Cinesiologia. Cotovelo

Apostila de Cinesiologia. Cotovelo 1 FACIS - Faculdade de Ciências da Saúde Fisioterapia Apostila de Cinesiologia Cotovelo Este material é fruto do trabalho iniciado na monitoria de 2009. Ainda esta em fase de construção. Temos muito para

Leia mais

Lição 01 O CORPO HUMANO

Lição 01 O CORPO HUMANO Lição 01 O CORPO HUMANO OBJETIVOS: Ao final desta lição, os participantes serão capazes de: 1. Explicar o conceito de posição anatômica. 2. Citar a localização de uma lesão utilizando referências anatômicas.

Leia mais

Antebraço, Fossa Cubital e Mão

Antebraço, Fossa Cubital e Mão Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Ciências Básicas da Saúde Departamento de Ciências Morfológicas Curso de Fisioterapia DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA Antebraço, Fossa Cubital e Mão

Leia mais

SISTEMA OSTEO ARTICULAR V ESQUELETO APENDICULAR: MEMBRO SUPERIOR

SISTEMA OSTEO ARTICULAR V ESQUELETO APENDICULAR: MEMBRO SUPERIOR SISTEMA OSTEO ARTICULAR V ESQUELETO APENDICULAR: MEMBRO SUPERIOR SUMÁRIO 1 Cintura escapular 1.1 Escápula ou omoplata: Bordos medial, lateral e superior. Incisura escapular. Faces costal (anterior) e dorsal.

Leia mais

G-III PRÓTESE MODULAR DE ÚMERO. Técnica Cirúrgica - 6.30.A

G-III PRÓTESE MODULAR DE ÚMERO. Técnica Cirúrgica - 6.30.A G-III PRÓTESE MODULAR DE ÚMERO Técnica Cirúrgica - 6.30.A Material A Haste e a Cabeça Umeral para Prótese Modular de Úmero G-III são fabricadas em Aço Inoxidável Austenítico, conforme as normas internacionais

Leia mais

Atletismo O SALTO COM VARA

Atletismo O SALTO COM VARA Atletismo O SALTO COM VARA É uma das provas mais difíceis, senão a mais difícil, do atletismo, pois o material utilizado é muito caro, pior que isso, dificílimo de ser conseguido, inclusive nas quantidades

Leia mais

CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA DOS SEGMENTOS ARTICULARES DO MEMBRO SUPERIOR

CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA DOS SEGMENTOS ARTICULARES DO MEMBRO SUPERIOR CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA DOS SEGMENTOS ARTICULARES DO MEMBRO SUPERIOR 1 COMPLEXO DO PUNHO Apresenta dois graus de liberdade: Plano sagital: Flexão = 85 Extensão = 70-80 Plano Frontal: Desvio radial ou

Leia mais

TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO NO PACIENTE NEUROLOGICO ADULTO. 3 PRIMEIROS MESES recuperação mais rápida se tiver bom prognostico

TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO NO PACIENTE NEUROLOGICO ADULTO. 3 PRIMEIROS MESES recuperação mais rápida se tiver bom prognostico TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO NO PACIENTE NEUROLOGICO ADULTO RECUPERAÇÃO APÓS O AVE 3 PRIMEIROS MESES recuperação mais rápida se tiver bom prognostico 6 PRIMEIROS MESES continua a obter ganhos funcionais,

Leia mais

TÉCNICA DE CROL TÉCNICA DE CROL

TÉCNICA DE CROL TÉCNICA DE CROL TÉCNICA DE CROL TÉCNICA DE CROL DEFINIÇÃO: - Técnica ventral, alternada e simétrica, durante a qual as acções motoras realizadas pelos membros superiores e inferiores tendem a assegurar uma propulsão contínua.

Leia mais

ÓRTESES PARA MMSS APOSTILA 04

ÓRTESES PARA MMSS APOSTILA 04 ÓRTESES PARA MMSS APOSTILA 04 INTRODUÇÃO Também conhecidas como splints. Utilizadas em: anomalias congênitas, traumas, processos degenerativos e inflamatórios. Tanto em tratamentos conservadores quanto

Leia mais

MEMBROS SUPERIORES COMPLEXO ARTICULAR DO PUNHO MEMBRO SUPERIOR 08/08/2016

MEMBROS SUPERIORES COMPLEXO ARTICULAR DO PUNHO MEMBRO SUPERIOR 08/08/2016 MEMBROS SUPERIORES MEMBRO SUPERIOR OMBRO Base dinâmica de suporte COTOVELO Permite à mão aproximar-se ou afastar-se do corpo ANTEBRAÇO Ajusta a aproximação da mão a um objeto CARPO Posiciona a mão no espaço

Leia mais

01/01/2012. Medidas e Avaliações. Prof. Ricardo Oliveira CREF: 045.046. Antropometria

01/01/2012. Medidas e Avaliações. Prof. Ricardo Oliveira CREF: 045.046. Antropometria Medidas e Avaliações Prof. Ricardo Oliveira CREF: 045.046 Antropometria 1 Antropometria É o ramo das ciências biológicas direcionadas para o estudo dos caracteres mensuráveis da morfologia humana. História:

Leia mais

ARTROLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR SUPERIOR

ARTROLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR SUPERIOR ARTROLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR SUPERIOR ARTICULAÇÕES CLAVICULARES ARTICULAÇÃO ESTERNO-CLAVICULAR A articulação esterno-clavicular é formada pela porção esternal da clavícula e incisura clavicular

Leia mais

13/05/2013. Prof.Msc.Moisés Mendes Universidade Estadual do Piauí- Teresina

13/05/2013. Prof.Msc.Moisés Mendes Universidade Estadual do Piauí- Teresina Prof.Msc.Moisés Mendes Universidade Estadual do Piauí- Teresina professormoises300@hotmail.com Extremidade distal do rádio Extremidade distal da ulna Carpo ( escafóide, semilunar, piramidal, trapézio,

Leia mais

ORTESES PARA PARAPLEGIA E TRASTORNOS DO QUADRIL P R O F : A L A N D E S O U Z A A R A Ú J O

ORTESES PARA PARAPLEGIA E TRASTORNOS DO QUADRIL P R O F : A L A N D E S O U Z A A R A Ú J O ORTESES PARA PARAPLEGIA E TRASTORNOS DO QUADRIL P R O F : A L A N D E S O U Z A A R A Ú J O INTRODUÇÃO O retorno a caminhada é o objetivo principal tanto de pacientes quanto de fisioterapeutas. Várias

Leia mais

Músculos do Antebraço e Mão

Músculos do Antebraço e Mão UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Músculos do Antebraço e Mão Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br Músculos da Flexão do Cotovelo (3) Músculos da Extensão

Leia mais

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS I

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS I MEMBROS INFERIORES Posição: geralmente os exames dos membros inferiores são realizados com o paciente em decúbito dorsal, em decúbito lateral ou sentado, salvo alguns exames especiais. Distância: DFOFI=1

Leia mais

Fundamentos técnicos

Fundamentos técnicos 1 Fundamentos técnicos Controle de corpo Em toda modalidade esportiva é preciso que o iniciante domine seu próprio corpo em movimentos básicos como: saída rápida, parada brusca e mudança de direção. Dominar

Leia mais

Músculos do membro superior. Carlomagno Bahia

Músculos do membro superior. Carlomagno Bahia Músculos do membro superior Carlomagno Bahia Axiais: Peitoral maior; Latíssimo do dorso; Músculos que movimentam o braço Deltóide; Escapulares: Subescapular; Supra-espinhal; Infra-espinhal; Coracobraquial.

Leia mais

04/02/2016 ANATOMIA HUMANA I. Enfermagem. Prof. Me. Fabio Milioni

04/02/2016 ANATOMIA HUMANA I. Enfermagem. Prof. Me. Fabio Milioni ANATOMIA HUMANA I Enfermagem Prof. Me. Fabio Milioni 1 PLANO DE ENSINO EMENTA Disciplina de caráter teórico prático, estudará as estruturas gerais do corpo humano, iniciando pelos aspectos morfo-funcionais,

Leia mais

RADIOTERAPIA. Estão corretas as afirmativas: A) I e II, apenas. B) I e III, apenas. C) II e III, apenas. D) I, II e III. Resposta correta - D ITEM

RADIOTERAPIA. Estão corretas as afirmativas: A) I e II, apenas. B) I e III, apenas. C) II e III, apenas. D) I, II e III. Resposta correta - D ITEM RADIOTERAPIA ITEM Avalie as afirmativas, a seguir: I) Os tomógrafos de 1º geração utilizam apenas 1 detector. II) Os tomógrafos de 2ª geração utilizam uma fileira de 30 ou mais detectores. III) Os tomógrafos

Leia mais

Manual de Análise Postural e Avaliação funcional.

Manual de Análise Postural e Avaliação funcional. Manual de Análise Postural e Avaliação funcional. Índice Dobra cutânea ------------------------------------------ 3 a 7 pág. Serão analisadas sete dobras cutâneas, com o aparelho chamado plicômetro. Onde

Leia mais

ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE CARNAÍBA CONCURSO PÚBLICO PROVA PARA CARGO DE: TÉCNICO EM RAIO X

ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE CARNAÍBA CONCURSO PÚBLICO PROVA PARA CARGO DE: TÉCNICO EM RAIO X ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE CARNAÍBA CONCURSO PÚBLICO PROVA PARA CARGO DE: TÉCNICO EM RAIO X * ATENÇÃO - CONFIRA SE ESTA PROVA CORRESPONDE AO CARGO QUE VOCÊ CONCORRE * Neste Caderno de

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Chamada Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 60 Aula U.D. Nº: 3 de 8 Instalações: Pavilhão Data: 12-03-2010 Hora: 9h20m Duração: 35 minutos Unidade Didáctica: Ginástica

Leia mais

TRAUMATOLOGIA DOS MEMBROS SUPERIORES

TRAUMATOLOGIA DOS MEMBROS SUPERIORES Luxação esternoclavicular - Luxação muito rara TRAUMATOLOGIA DOS MEMBROS SUPERIORES - Classificação: a) Anterior ( + comum) Extremidade esternal luxa anterior Mecanismo traumático trauma ântero-lateral

Leia mais

Articulações OSSO DO QUADRIL OSSO DO QUADRIL OSSO DO QUADRIL 1º SEGMENTO CINTURA PÉLVICA OSSO DO QUADRIL. Membro Inferior.

Articulações OSSO DO QUADRIL OSSO DO QUADRIL OSSO DO QUADRIL 1º SEGMENTO CINTURA PÉLVICA OSSO DO QUADRIL. Membro Inferior. Membro Inferior Marcelo Marques Soares Prof. Didi Articulações Membro Inferior 1 Segmento - Cintura Pélvica 2 Segmento - Coxa e PATELA 3 Segmento - Perna (Medial) e FÍBULA (Lateral) 4 Segmento - Pé TARSO,

Leia mais

Escala de Equilíbrio de Berg

Escala de Equilíbrio de Berg DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL - UFPR DISCIPLINA DE TERAPIA OCUPACIONAL APLICADA Á NEUROLOGIA CLÍNICA-ESCOLA DE TERAPIA OCUPACIONAL - UFPR ESCALA DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL NOME: IDADE: SEXO DIAGNÓSTICO:

Leia mais

Cinesiologia. Cinesio = movimento Logia = estudo. Cinesiologia = estudo do movimento

Cinesiologia. Cinesio = movimento Logia = estudo. Cinesiologia = estudo do movimento Cinesiologia Cinesio = movimento Logia = estudo Cinesiologia = estudo do movimento Cinesiologia Movimento: mudança de local, posição ou postura com relação a algum ponto do ambiente. Estudo do movimento

Leia mais