Escola Municipal... Ano: 3º Turma: Apostila de Ciências Naturais. Nome do aluno (a):

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escola Municipal... Ano: 3º Turma: Apostila de Ciências Naturais. Nome do aluno (a):"

Transcrição

1 Escola Municipal... Apostila de Ciências Naturais Ano: 3º Turma: Nome do aluno (a):

2 1) Represente por meio de desenho os seres vivos e3 não vivos no quadro a seguir: SERES VIVOS SERES NÃO VIVOS 1) Vamos assistir ao filme Vida de Inseto Disney Pixar. 2) Tente escrever um pequeno texto sobre o assunto apresentado no filme Vida de Inseto. 3) Vamos realizar um experimento utilizando os seguintes materiais: pedras grandes, pedregulho (pó de pedra), areia, água, copo descartável transparente. Em um copo descartável transparente, a professora ira encher com pedras grandes. 4) Vamos construir um terrário utilizando os seguintes materiais: carvão, pedrinhas de aquário, terra preta, bichinhos de jardim, pão, plástico, e plantas pequenas, fita crepe, duas garrafas pet (individual), vidro pra

3 terrário (coletivo). Procedimento: cortar as garrafas pets uma em tamanho maior e outra menor colocar os materiais nessa ordem as pedras, o carvão, o pão, o plástico e a terra, os animais e as plantas. Vamos aguardar alguns dias as plantas germinarem e tampar com a outra parte da garrafa. 5) Represente por meio de desenhos os seres vivos e não vivos presentes no terrário que acabamos de construir. SERES VIVOS SERES NÃO VIVOS 6) Vamos realizar outro experimento agora mostrando a importância da luz para as plantas. Materiais: pote sem tampa, algodão, feijões, cartolina preta e fita adesiva. Procedimento: coloque o algodão umedecido com água no pote e os feijões por cima. Faça um cone de cartolina e um pequeno buraco com a tesoura. Tampa o pote com o cone passe a fita adesiva e deixe o pote no lugar com luz e observe o que ira acontecer. 7) Registre através de desenho o que você observou com o passar dos dias: COMO ESTAVA A PLANTA? 1º dia 5º dia 10º dia 15º dia 8) Escreva um texto explicando porque a luz é importante o crescimento das plantas e como a ausência desta implicaria no seu desenvolvimento.

4 9) Leia o texto abaixo com atenção: A ENERGIA DO SOL A ENERGIA DO SOL MANTÉM A VIDA NA TERRA. ELE É A PRINCIPAL FONTE DE LUZ E CALOR DO PLANETA. ALÉM DE SER A FONTE DE ENERGIA UTILIZADA PELAS PLANTAS, A ENERGIA LUMINOSA DO SOL PODE SER TRANSFORMADA EM OUTRAS FORMAS DE ENERGIA COMO: ENERGIA TÉRMICA E ENERGIA ELÉTRICA. A ANERGIA SOLAR PODE SER UTILIZADA PARA AQUECER A AGUA, PARA SECAR GRÃOS, PARA O FUNCIONAMENTO DE ALGUNS TIPOS DE CALCULADORAS, ENTRE OUTRAS UTILIDADES. A UTILIZAÇÃO DA ENERGIA DO SOL, ALÉM DE SER INTERESSANTE DO PONTO DE VISTA ECONOMICO, TAMBEM É DE GRANDE IMPORTANCIA PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, POIS A ENERGIA SOLAR NÃO CAUSA POLUIÇÃO. FAZ PARTE DO QUE CHAMAMOS DE ENRGIA LIMPA. 10) Represente através de desenho: COMO VOCÊ IMAGINA QUE SERIA NOSSO PLANETA SEM ENERGIA SOLAR 11) Vamos assistir ao vídeo SISTEMA SOLAR. 12) Agora vamos observar o planetário e identificar o que visualizamos durante o vídeo.

5 13) Agora cada um irá confeccionar um planetário com massa de modelar. 14) Vamos ler o texto sobre o Sistema Solar: Você sabia que os planetas do nosso Sistema Solar são de tamanhos diferentes? Os mais próximos do Sol são menores e os mais distantes são maiores. Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, os menores, são rochosos ou terrosos; Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são gasosos. Além disso, existem 140 luas ou satélites naturais (a Lua é o nosso satélite), cometas, asteróides, meteoritos e planetas anões, como Plutão, Sedna e outros. Veja a comparação estimada do tamanho dos planetas e alguns objetos conhecidos nossos:

6 15) Agora, para exercitar o que você aprendeu, complete as questões abaixo, utilizando as palavras que você vai descobrir no caçaconhecimento: a) A Terra, juntamente com planetas, faz parte de um sistema chamado SISTEMA. b) Nele existem astros sem luz própria chamados como os e os seus. c) Existe também o, que é uma, isto é, um astro porque emite luz própria. d) O planeta mais próximo do Sol é chamado, em seguida temos,,,,, e. e) A Terra tem um satélite natural que chamamos de. Apesar de não ter luz própria, a reflete a luz do Sol.

7 16) Voltando ao terrário, vamos conhecer os ambientes da Terra. Observe os ambientes da Terra: Atmosfera - Conjunto de gases que envolvem a Terra. Biosfera - Conjunto de seres vivos que compõem a Terra. Litosfera - Conjunto de rochas e solos que compõem a Terra. Hidrosfera - Conjunto de águas que compõem a Terra. 17) Vamos ler um texto informando sobre os tipos de solo e em seguida realizaremos um experimento: OS SOLOS NA NATUREZA O solo, também chamado terra, tem grande importância na vida de todos os seres vivos do nosso planeta. É do solo que retiramos parte dos nossos alimentos e que, sobre ele, na maioria das vezes, é que construímos as nossas casas. Experiência Em cima de um plástico esfarele um pouquinho de cada um dos solos e observe. Use a lupa para ajudar. a) Você sentiu diferença ao esfarelar os tipos de solos? Usando a lupa, anote o que você observou sobre o tamanho dos grãos dos diferentes tipos de solos: b) Registre no caderno as diferenças de cada um, e converse com seu colega sobre essas diferenças. 18) Vamos realizar um experimento sobre o solo e as plantas e em seguida registrar o que aprendeu. AS PLANTAS E O SOLO

8 Materiais: Duas garrafas PET grandes; duas garrafas PET pequenas; terra preta; semente de alpiste; um copo grande; tesoura. Procedimento: 1) Peça ao seu Professor que recorte as duas garrafas PET grandes da mesma forma que vemos nos garrafões da figura acima. 2) Peça ao seu professor, ainda, que corte ao meio as garrafas PET menores. Você utilizará a parte do gargalo de cada garrafa com a tampinha. 3) Prenda as garrafas PET pequenas, como na figura acima. 4) Encha as duas garrafas PET grandes de terra. 5) Coloque em uma delas as sementes de alpiste. 6) Coloque um pouco de água para que as sementes possam germinar. 7) A outra garrafa deve ficar sem sementes apenas com a terra. Agora, espere as sementes germinarem e a plantinhas crescerem. Isto ocorrerá entre 5 e 7 dias. 8) Após 7 dias, encha o copo com água e derrame nas duas garrafas PET grandes e observe. REGISTRANDO a) Em qual das duas garrafas desce água mais rapidamente? b) Que diferenças você observa na cor da água que desceu para as garrafas. c) Como você explicaria esta diferença? A IMPORTÂNCIA DA VEGETAÇÃO NO SOLO a) O que pode acontecer após fortes chuvas na situação da foto acima? b) O que acontecerá com esta casa se a erosão continuar acontecendo?

9 19) Observe no quadro abaixo o tempo que cada um dos materiais leva para se transformar. 20) Faça uma lista de todo o lixo que você produz em um dia. Veja se todos se modificam rapidamente como o pão ou demoram muito para se transformar como o plástico. 21) Vamos fazer um levantamento sobre os principais problemas que o lixo está causando na escola e no local onde você mora? Escolha uma pessoa conhecida da escola, uma pessoa conhecida do bairro e uma pessoa da sua família. Pergunte a elas o seguinte:

10 a) Você considera o lixo um problema? b) O que pode ser feito para se evitar a poluição causada pelo lixo no seu bairro? c) O que podemos fazer para melhorar a situação do lixo: na nossa casa? na nossa escola? na nossa comunidade? 22) Converse com seus amigos e com o seu Professor sobre o problema do lixo na sua escola. Faça com eles um mural com o seguinte tema: O QUE PODEMOS FAZER PARA MUDAR O PROBLEMA DO LIXO? 23) Estimule os colegas de outras turmas a cooperarem para que os problemas do lixo, observados por vocês, seja solucionado ou, pelo menos, diminuído! 24) Observe a figura do terrário abaixo: a) Quais as semelhanças entre o terrário da foto e o seu? b) Nele é possível observar as gotinhas de água. Você, também, observou que algumas gotinhas de água se formaram na parede do seu terrário?

11 25) Leia o texto abaixo: AS PLANTAS E A ÁGUA Não só a água, presente na terra do nosso terrário, contribui para as gotinhas que observamos. Os seres vivos, isto é, as plantas e os animais, além de respirar, vão transpirar e, com isso, liberar água para o ambiente do nosso terrário. A transpiração das plantas ocorre em maior quantidade, através de suas folhas. 26) Vamos realizar outro experimento. Para isso utilizaremos: vaso com planta; saco plástico transparente; barbante. Procedimento: Prenda uma parte das folhas da planta dentro do saco plástico e coloque o vaso no sol por três horas aproximadamente. 27) Leia o texto abaixo: ÁGUA NOS SERES VIVOS A água participa de atividades fundamentais para o funcionamento do corpo dos seres vivos. Mais da metade do peso do nosso corpo é água. Ela participa de funções importantes e está presente no sangue, na lágrima, no suor, na urina. Alguns seres vivos têm mais água do que outros. 28) Observem as imagens a seguir. Se dividirmos o corpo destes seres vivos em 100 partes iguais, quantas partes seriam de água? Você sabe?

12 29) Leia atentamente o texto sobre A viagem de uma gotinha gotinha de água na natureza: O ciclo da água. 30) Pesquise recorte e cole algumas figuras de lugares do nosso planeta onde encontramos água. Escolha imagens bem bonitas!

13 31) Represente com desenhos os animais que você colocou no terrário. 32) Observe a imagem abaixo representando o processo de fotossíntese que as plantas e as algas realizam: 33) Vamos realizar um experimento mostrando como o oxigênio é produzido pelas plantas. Em seguida registre o que você aprendeu. Para este experimento usaremos: um copo transparente ; um funil; um tubo de ensaio; água; elódea (uma planta muito utilizada em aquários); um abajur ou uma luminária de mesa.

14 Procedimento: Coloque a elódea em um copo com água. Cubra a elódea com o funil e este com o tubo de ensaio. Ilumine o copo com uma lâmpada ou coloque o copo sob a luz do sol durante alguns minutos. a) Quais as diferenças que você observou antes de iluminar o copo e após iluminá-lo? b) Por que ocorrem estas diferenças? 34) Circule os seres que realizam fotossíntese: 35) Observe as paisagens abaixo e responda: 36) Produza um texto sobre o que você entendeu.

15

3º Ano Articulação de conteúdos no eixo e intereixos na área de Ciências Naturais (O quê?) CELESTE: PRODUÇÃO DO UNIVERSO

3º Ano Articulação de conteúdos no eixo e intereixos na área de Ciências Naturais (O quê?) CELESTE: PRODUÇÃO DO UNIVERSO AUTORAL Elaborado por: Danielle da Costa, Daniele da Silveira, Micheli Borges de Souza, Jucélia Matulle, Walessae Neuza Ozorio. 3º Ano Articulação de conteúdos no eixo e intereixos na área de Ciências

Leia mais

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS PLANO DE ESTUDO DE CIÊNCIAS 2ª ETAPA 2º ANO EFII Dizem que é uma estrela de quinta grandeza. Mas, quando brilha aqui na Terra, Todos concordam: Sian, Roberto Angelo. Algumas histórias do céu- SP: Paulus,

Leia mais

RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano

RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano RECUPERAÇÃO PARALELA Semana de 02/04 e de 16/04/12 6º ano Leitura, compreensão e interpretação de um texto 1- VOCABULÁRIO Um texto é composto de palavras e para podermos compreender um trecho do texto

Leia mais

O Sistema Solar 20/3/2011. Centro Educacional Adventista do Gama CEAG

O Sistema Solar 20/3/2011. Centro Educacional Adventista do Gama CEAG 20/3/2011 Centro Educacional Adventista do Gama CEAG O nosso sistema solar consiste de uma estrela média, a que chamamos o Sol, os planetas Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno

Leia mais

A disposição da vida na Terra

A disposição da vida na Terra Aula 01 A disposição da vida na Terra O que é a vida? Existe vida em outros planetas? Podemos viver sem o Sol? O nosso sistema solar possui os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte Júpiter,

Leia mais

Introdução à astronomia O Sistema Solar

Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução a astronomia A Lua A Terra Viver na Terra Introdução a Astronomia Astronomia é a ciência que estuda os astros e os fenômenos celestes. Universo é o conjunto

Leia mais

APOSTILA DE CIÊNCIAS NATURAIS

APOSTILA DE CIÊNCIAS NATURAIS Escola Municipal APOSTILA DE CIÊNCIAS NATURAIS Nome Turma Professor (a) 1- Vamos ler a informação: A matéria forma tudo o que existe no mundo. Esta matéria pode ser transformada por uma força chamada energia.

Leia mais

Mercúrio e chumbo são metais que estão dentro da lâmpada e podem prejudicar nossa saúde. Saiba como evitar a contaminação por essas substâncias

Mercúrio e chumbo são metais que estão dentro da lâmpada e podem prejudicar nossa saúde. Saiba como evitar a contaminação por essas substâncias Mercúrio e chumbo são metais que estão dentro da lâmpada e podem prejudicar nossa saúde. Saiba como evitar a contaminação por essas substâncias A lâmpada fluorescente é um item comum nas residências e

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO 2012 2º Bimestre EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN

Leia mais

PLANO DE AULA DOSCENTE

PLANO DE AULA DOSCENTE PLANO DE AULA DOSCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 2º Ano Professora: Mariangela Morais Miguel Período: Aproximadamente dias 4. Superfície da Terra (interior/exterior noções de dentro e fora): 4.1. Terra superfície

Leia mais

EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SUBSECRETARIA DE ENSINO

EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SUBSECRETARIA DE ENSINO EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SUBSECRETARIA DE ENSINO MARIA DE NAZARETH MACHADO DE BARROS VASCONCELLOS COORDENADORIA

Leia mais

GEOGRAFIA FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER 6 ANO PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER 6 ANO PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 6 ANO PROF. WALACE VINENTE FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER REVISÃO DOS CONTEÚDOS Unidade II Comunicação e tecnologia. 2 REVISÃO DOS CONTEÚDOS Aula 12.1 Conteúdos Desvendando o Universo. O Sistema

Leia mais

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado.

1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja luminoso ou iluminado. COLÉGIO SHALOM Atividades de recuperação semestral 6º Ano - Disciplina: Ciências Profª: Nize G. Chagas Pavinato Aluno(a): Data: / / Valor: 12,0 1.Nos parênteses escreva (L) ou (I), conforme o astro seja

Leia mais

OS SERES VIVOS DO AMBIENTE PRÓXIMO

OS SERES VIVOS DO AMBIENTE PRÓXIMO OS SERES VIVOS DO AMBIENTE PRÓXIMO Comparo e classifico as plantas segundo alguns critérios. Desde sempre o homem tomou consciência da variedade de plantas que o rodeavam e sentiu necessidade de as reunir

Leia mais

Queridos(as) alunos(as),

Queridos(as) alunos(as), Nome: Professora: 2º Ano: 2015 Queridos(as) alunos(as), Na nossa última semana de aula, assistimos ao filme UP! Altas Aventuras. Você deve ter gostado muito, não é? No filme, vimos que o Russel, que é

Leia mais

Departamento de Astronomia - Instituto de Física - UFRGS

Departamento de Astronomia - Instituto de Física - UFRGS Departamento de Astronomia - Instituto de Física - UFRGS FIS02010 - FUNDAMENOS DE ASRONOMIA E ASROFÍSICA 1a. PROVA 2012/1 - URMA C - Profa. Maria de Fátima Saraiva NOME: Atenção: odas as questões que exigem

Leia mais

Veja o gabarito em nossa home page

Veja o gabarito em nossa home page 20 a OBA PROVA DO NÍVEL 2-19/05/2017 - (4 o ao 5 o ano se a escola tem ensino fundamental de 9 anos ou 3 a e 4 a séries se a escola ainda tem ensino fundamental de 8 anos) Veja o gabarito em nossa home

Leia mais

Pranchas dos Experimentos. Como citar: restinga: uma sequência didática argumentativa. 1ed. São Paulo: Edição dos autores, Janeiro de p.

Pranchas dos Experimentos. Como citar: restinga: uma sequência didática argumentativa. 1ed. São Paulo: Edição dos autores, Janeiro de p. Pranchas dos Experimentos e Atividades práticas Como citar: AZEVEDO, N.H.; MARTINI, A.M.Z.; OLIVEIRA, A.A.; SCARPA, D.L.; PETROBRAS:USP, IB, LabTrop/BioIn (org.). Ecologia na restinga: uma sequência didática

Leia mais

Nível 1 2º ano Gentileza

Nível 1 2º ano Gentileza Nível 1 2º ano Gentileza Aída Sophie e Júlia Garcia 2º ano Gentileza O Sistema Solar é um conjunto de cometas, estrela comum, que nós chamamos de Sol, corpos celestes e seus planetas chamados Mercúrio,

Leia mais

A solução do Futuro. Laryssa Pedroso. Editora Melhorando

A solução do Futuro. Laryssa Pedroso. Editora Melhorando A solução do Futuro Laryssa Pedroso Editora Melhorando Este livro é destinado a faixa etária de 7 e 8 anos. Você topa entrar nessa aventura respondendo e podendo solucionar tudo que está acontecendo com

Leia mais

Horta na Luva. Preparo. Vocabulário. Horta na Luva. Como as sementes se transformam em plantas?

Horta na Luva. Preparo. Vocabulário. Horta na Luva. Como as sementes se transformam em plantas? Como as sementes se transformam em plantas? Plantas são uma parte importante do nosso planeta. Elas fornecem alimentos, fibras, abrigo e oxigênio aos seres humanos e animais. Com, você poderá observar

Leia mais

Escola Ribeiro Domingos Dias

Escola Ribeiro Domingos Dias Escola Ribeiro Domingos Dias Projeto Pedagógico Horta Vertical 2013/2014 Coordenadora Manuela Silva Enquadramento Pedagógico No conceito de Pegada Ecológica está implícita a ideia de que dividimos o espaço

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): JANETE FASSINI ALVES NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER AUTOR: RUTH ROCHA Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua Portuguesa

Leia mais

QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA.

QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA. PÁGINA 1 / 9 QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA. 01. Há exatamente 400 anos, Galileu Galilei usou pela primeira vez uma luneta astronômica para

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Teste Diagnóstico: Condições que permitem a existência de Vida na Terra Nome: Data: / / 1. Completa os espaços em branco, das afirmações que se seguem,

Leia mais

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o LISTA DE CONTEÚDOS. 1 O Trimestre:

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o LISTA DE CONTEÚDOS. 1 O Trimestre: COMPONENTE CURRICULAR: Ciências Prof a Angélica Frey ANO: 6 o 1 O Trimestre: LISTA DE CONTEÚDOS Ecologia o Níveis de organização: organismo, população, comunidade, ecossistema, bioma. o Componentes do

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ Prova elaborada

Leia mais

FONTEDEHERON * I. Introdução. Umbelina G. Piubéli Sérgio Luiz Pibéli Departamento de Física UFMS Campo Grande MS. Resumo

FONTEDEHERON * I. Introdução. Umbelina G. Piubéli Sérgio Luiz Pibéli Departamento de Física UFMS Campo Grande MS. Resumo FONTEDEHERON * Umbelina G. Piubéli Sérgio Luiz Pibéli Departamento de Física UFMS Campo Grande MS Resumo A fonte de Heron parece desafiar a lei da conservação da energia. E- xistem diversas versões de

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Percebendo nosso Planeta como um ser vivo: construção de terrário com garrafa PET Autora: Ana Maria Rigon Bolzan Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Todos os seres vivos dependem de elementos

Leia mais

Materiais 24-02-2016. Os materiais naturais raramente são utilizados conforme os encontramos na Natureza.

Materiais 24-02-2016. Os materiais naturais raramente são utilizados conforme os encontramos na Natureza. Manual (10-13) Constituição do mundo material Substâncias e misturas de substâncias Propriedades físicas dos Separação dos componentes de uma mistura Transformações físicas e transformações químicas Vídeo

Leia mais

Nota de Energia: Observação: A Nota Final é a soma das notas de Astronomia, de Astronáutica e de Energia.

Nota de Energia: Observação: A Nota Final é a soma das notas de Astronomia, de Astronáutica e de Energia. XIV OBA GABARITO DA PROVA DO NÍVEL 2 (Para alunos da 3 a e 4 a séries das escolas nas quais o ensino fundamental tem 8 anos ou para alunos do 4 o ao 5 o ano das escolas nas quais o ensino fundamental já

Leia mais

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: TARDE Data: 22/4/2009 PROVA GRUPO GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Cuidando do lixo Segundo dados

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor: 2,0 Nota: Data: / /2016 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 1º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente as questões

Leia mais

Iluminação de Interiores com baixo custo ambiental e econômico

Iluminação de Interiores com baixo custo ambiental e econômico Iluminação de Interiores com baixo custo ambiental e econômico 1 Introdução 1.1 Problema Analisado 1.1.1 A Iluminação de Interiores e as tecnologias de desenvolvimento limpo Uma parte apreciável do consumo

Leia mais

CONSTRUA SUA PRÓPRIA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA!

CONSTRUA SUA PRÓPRIA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA! CONSTRUA SUA PRÓPRIA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA! Personagem: Você trabalha na equipe do Instituto de Meteorologia do município, observando os padrões do tempo e desenvolvendo previsões do tempo para a cidade.

Leia mais

O SOLO que é a terra em que pisamos e onde crescem muitos vegetais.

O SOLO que é a terra em que pisamos e onde crescem muitos vegetais. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== TERRA O PLANETA DA VIDA Para entender como

Leia mais

Gabarito de Matemática do 7º ano do E.F.

Gabarito de Matemática do 7º ano do E.F. Gabarito de Matemática do 7º ano do E.F. Lista de Exercícios (L1) 1. Em que altitude está um mergulhador que desceu num primeiro momento 5 m e depois desceu, a partir deste ponto, mais 6 m? Lembre-se de

Leia mais

Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO. Versículos para decorar:

Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO. Versículos para decorar: Meditação Caminhando com Jesus NOME: DATA: 24/02/2013 PROFESSORA: 1- Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1 A CRIAÇÃO DO MUNDO Versículos para decorar: 2 Pois, por meio dele, Deus criou tudo, no céu

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2015 Disciplina: Ciências Ano: 9º ano Ensino: FII Nome: Atividade Regulação do 3º Bimestre Ciências

ROTEIRO DE ESTUDOS 2015 Disciplina: Ciências Ano: 9º ano Ensino: FII Nome: Atividade Regulação do 3º Bimestre Ciências ROTEIRO DE ESTUDOS 2015 Disciplina: Ciências Ano: 9º ano Ensino: FII Nome: Refazer as avaliações; Refazer as listas de exercícios; Refazer exercícios do caderno. Entregar a atividade abaixo no dia da avaliação

Leia mais

TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação

TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação TIPO DE AVALIAÇÃO: Exercícios de Recuperação Nome: Nº 6º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina: Ciências Data: Professor: Paulo Ney Nota: 01 Considere os seguintes objetos: a) Uma fogueira. b) Uma

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE PLANEJAMENTO ANUAL / 2016

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE PLANEJAMENTO ANUAL / 2016 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE PLANEJAMENTO ANUAL / 2016 DISCIPLINA: Ciências PROFESSORA: Luciana Santos de Jesus Oliveira TURMA: 6º Anos CARGA HORÁRIA: 120h PLANEJAMENTO DO 1º AO 4º BIMESTRE / 2016

Leia mais

Objectivos de Aprendizagem. No final desta lição, você será capaz de: Definir o conceito de solubilidade.

Objectivos de Aprendizagem. No final desta lição, você será capaz de: Definir o conceito de solubilidade. Lição N o 4 Solubilidade Objectivos de Aprendizagem No final desta lição, você será capaz de: Definir o conceito de solubilidade. Material de apoio necessário para completar a lição: 4 copos 1 colherinha

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global III Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - PLANETAS

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global III Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - PLANETAS CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global III Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - PLANETAS 1) Classifique como verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) A Terra tem luz própria e gira à volta do Sol.

Leia mais

Oficina 14: Cartografia. Atividade 1- Eu, um ponto de referência.

Oficina 14: Cartografia. Atividade 1- Eu, um ponto de referência. Oficina 14: Cartografia Atividade 1- Eu, um ponto de referência. 1 Apresentação do problema - Localizar no espaço os objetos e pessoas que se encontram ao meu redor; - Desenvolver as primeiras noções de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PEDAGOGIA LITORAL NORTE/OSÓRIO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PEDAGOGIA LITORAL NORTE/OSÓRIO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PEDAGOGIA LITORAL NORTE/OSÓRIO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Acadêmicas: Claines Kremer e Genisele Oliveira Data: Setembro 2015 PLANO

Leia mais

é um círculo A tampa A face é um retângulo

é um círculo A tampa A face é um retângulo No cotidiano, estamos cercados de objetos que têm diferentes formas. Por exemplo, uma caixa de papelão: suas faces são retângulos, e a caixa é um paralelepípedo. Outro exemplo: uma lata de óleo tem a forma

Leia mais

Inimigo N 1 AGORA E TODO MUNDO CONTRA O MOSQUITO

Inimigo N 1 AGORA E TODO MUNDO CONTRA O MOSQUITO Inimigo N 1 o AGORA E TODO MUNDO CONTRA O MOSQUITO O mosquito esta muito mais perigoso A Bahia está em alerta com a epidemia de três doenças: Dengue, Chikungunya e Zika. Elas são transmitidas pela picada

Leia mais

Tempo de Ciências. SUGESTÃO DE ATIVIDADES EXTRAS Temas 1 e 2

Tempo de Ciências. SUGESTÃO DE ATIVIDADES EXTRAS Temas 1 e 2 Tempo de Ciências 6 SUGESTÃO DE ATIVIDADES EXTRAS Temas 1 e 2 Atividades Ciências da Natureza Tema 1: Nosso lugar no Universo 1. De acordo com o que você estudou sobre os astros, descreva o que são cometas

Leia mais

Ficha de Trabalho. Tema - A terra e os seus subsistemas em interação

Ficha de Trabalho. Tema - A terra e os seus subsistemas em interação Ficha de Trabalho Tema - A terra e os seus subsistemas em interação O Planeta Terra é uma porção limitada do Universo em constante interação com outros componentes do mesmo. O nosso planeta faz parte de

Leia mais

AULA 01/16 + + Educação para o Trânsito - 4º Ano. 1) Quais são os elementos do trânsito? R: 2) Qual é o elemento mais importante do trânsito?

AULA 01/16 + + Educação para o Trânsito - 4º Ano. 1) Quais são os elementos do trânsito? R: 2) Qual é o elemento mais importante do trânsito? 1) Quais são os elementos do trânsito? R: 2) Qual é o elemento mais importante do trânsito? R: 3) Quais os dois grandes grupos de tipos de vias? R: 4) O que é via urbana? R: UL 01/16 + + 5) O que é via

Leia mais

CIÊNCIAS. Utilizando as palavras do quadro abaixo, complete adequadamente as frases: (6 2cd)

CIÊNCIAS. Utilizando as palavras do quadro abaixo, complete adequadamente as frases: (6 2cd) Nome do Aluno Turma 4º ANO Carteira Nº Questões 9 Tipo Data 19/mar/10 Disciplina CIÊNCIAS Bimestre 1º Nota Pensando no que você estudou sobre habitat, nicho ecológico e ecossistema, resolva sua prova com

Leia mais

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Criação de uma Apresentação - 90 min

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Criação de uma Apresentação - 90 min Ficha orientada nº2 Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint Objectivos: Criar uma apresentação Inserir um novo diapositivo Formatar texto Guardar uma apresentação Correr uma apresentação 1. Criar um

Leia mais

Compreendendo a notícia e a reportagem

Compreendendo a notícia e a reportagem A leitura, para ser considerada como tal, precisa ser compreendida. Não basta decodificar as palavras sem entender o que elas querem dizer. Para existir compreensão de um texto no seu todo, é preciso que

Leia mais

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão?

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão? 1º B EM Química A Lailson Aval. Trimestral 28/03/11 1. Qual o estado físico (sólido, líquido ou gasoso) das substâncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no Deserto da Arábia, à temperatura

Leia mais

COMO FAZER FOTOGRAVURA

COMO FAZER FOTOGRAVURA COMO FAZER FOTOGRAVURA Por Marcos Bonfim 1.Introdução Esse artigo pretende divulgar uma alternativa fácil para produção de fotogravura (photoetched) utilizando recursos de informática, um programa de desenho

Leia mais

EXPERIMENTOTECA DE SOLOS COLEÇÃO DE CORES DE SOLOS (COLORTECA)

EXPERIMENTOTECA DE SOLOS COLEÇÃO DE CORES DE SOLOS (COLORTECA) EXPERIMENTOTECA DE SOLOS COLEÇÃO DE CORES DE SOLOS (COLORTECA) Marcelo Ricardo de Lima Professor Doutor (DSEA/UFPR) ATENÇÃO: Copyright 2005 - Departamento de Solos e Engenharia Agrícola. Esta experiência

Leia mais

ENSAIO SOBRE AS FASES DA LUA

ENSAIO SOBRE AS FASES DA LUA Introdução ENSAIO SOBRE AS FASES DA LUA Denis E. Peixoto NASE Brasil Compreender e explicar as fases da tem sido um dos maiores obstáculos enfrentados pelos professores de ciências tanto do Ensino Fundamental

Leia mais

INTERVENÇÃO. Efeito estufa e o impacto antrópico sobre ele

INTERVENÇÃO. Efeito estufa e o impacto antrópico sobre ele INTERVENÇÃO Efeito estufa e o impacto antrópico sobre ele Anna Vitória Barbosa dos Reis CONTEXTUALIZAÇÃO Do total de raios solares que atingem o planeta, quase 50% ficam retidos na atmosfera; o restante,

Leia mais

O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. O manual não poderá ser revendido, nem cedido a terceiros.

O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. O manual não poderá ser revendido, nem cedido a terceiros. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não

Leia mais

Grupo de trabalho: INTRODUÇÃO. ao horizonte do lugar, segundo um determinado plano, sequência e hora do dia.

Grupo de trabalho: INTRODUÇÃO. ao horizonte do lugar, segundo um determinado plano, sequência e hora do dia. A CALCULADORA PLANETÁRIA O movimento de translação dos planetas e a sua posição relativa no céu Data: / / Grupo de trabalho: INTRODUÇÃO No seu movimento de translação em torno Sol, os planetas ocupam posições

Leia mais

Unidade 2 Substâncias e átomos

Unidade 2 Substâncias e átomos Unidade 2 Substâncias e átomos Substâncias Puras pág. 51 A matéria é composta por uma ou mais substâncias químicas. Porém, é difícil saber se um corpo é composto por uma única substância ou por uma mistura

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA HISTÓRIA 2.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Desvendando o Universo

Desvendando o Universo GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 Desvendando o Universo O planeta onde vivemos a Terra, é um dos inúmeros astros do Universo. Espaço geográfico e espaço astronômico. Astronomia: é a ciência que

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºano CIÊNCIAS 1º período 1.5 30 de março de 2015 Cuide da organização da sua avaliação: escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa 2013. Ano: 9 Turma: 91/92

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 1ª Etapa 2013. Ano: 9 Turma: 91/92 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2013 Disciplina: ARTE Professor (a): JANAINA Ano: 9 Turma: 91/92 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação. Faça

Leia mais

O termo nham-nham pode significar: a) Onomatopeia que representa o ato de mastigar ou b) Interjeição que expressa apreciação de uma comida.

O termo nham-nham pode significar: a) Onomatopeia que representa o ato de mastigar ou b) Interjeição que expressa apreciação de uma comida. UNIDADE: Nham-nham / Brasil SITUAÇÃO DE USO Preparação de comidas. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Ler e produzir receitas de alimentos. - Nomear ingredientes, comidas e utensílios de preparo. - (Re)Conhecer

Leia mais

5º ANO 11 28/ago/12 GEOGRAFIA 3º. 1. Você estudou que as formas variadas que a superfície terrestre apresenta são chamadas de relevo.

5º ANO 11 28/ago/12 GEOGRAFIA 3º. 1. Você estudou que as formas variadas que a superfície terrestre apresenta são chamadas de relevo. 5º ANO 11 28/ago/12 GEOGRAFIA 3º 1. Você estudou que as formas variadas que a superfície terrestre apresenta são chamadas de relevo. O relevo está sempre sendo modificado por ações da própria natureza

Leia mais

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas

COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS. Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas COMO VENDER MAIS USANDO FUNIL DE VENDAS Capítulo III: Etapas do Funil de Vendas Índice Introdução Defina suas etapas de vendas corretamente Como definir suas etapas de vendas 03 05 06 2 Introdução Olá,

Leia mais

Polígonos e mosaicos

Polígonos e mosaicos A UUL AL A Polígonos e mosaicos A regularidade de formas encontradas na natureza tem chamado a atenção do ser humano há muitos séculos. Ao observar e estudar essas formas, o homem tem aprendido muitas

Leia mais

Números escritos em notação científica

Números escritos em notação científica Notação Científica Números escritos em notação científica Escrever um número em notação científica tem muitas vantagens: Para números muito grandes ou muito pequenos poderem ser escritos de forma abreviada.

Leia mais

ANEXO V. Guião da Gala H2Ooooh!

ANEXO V. Guião da Gala H2Ooooh! ANEXO V Guião da Gala H2Ooooh! A Gala H2Ooooh será constituída por um conjunto de cinco reflexões sobre as diferentes áreas temáticas do projeto e quatro atividades. Ordem Ação Intervenientes 1º Apresentação

Leia mais

1. Como sabes vais usar frequentemente o Método Científico. 1.1. Indica as fases do método científico.

1. Como sabes vais usar frequentemente o Método Científico. 1.1. Indica as fases do método científico. Nome: 1. Como sabes vais usar frequentemente o Método Científico. 1.1. Indica as fases do método científico. 1.2. Considera as frases que se seguem e completa os espaços ( ) com algumas das fases do método

Leia mais

História das Frações

História das Frações 5ª LISTA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES DE MATEMÁTICA Ensino Fundamental 6 Ano Olá pessoal, nesta lista de exercícios vamos verificar quais são os conhecimentos que vocês possuem sobre frações. Lembrem-se

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa.

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa. FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2011 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE 2 o Ano Ensino Fundamental I ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa [1 a ETAPA] Você está recebendo o APICE (Atividade

Leia mais

GRAVITAÇÃO E MOVIMENTO PLANETÁRIO. Colégio Contato Farol Disciplina: Física (9º ano) Professora Thaís Freitas Capítulo 6 2º bimestre

GRAVITAÇÃO E MOVIMENTO PLANETÁRIO. Colégio Contato Farol Disciplina: Física (9º ano) Professora Thaís Freitas Capítulo 6 2º bimestre GRAVITAÇÃO E MOVIMENTO PLANETÁRIO Colégio Contato Farol Disciplina: Física (9º ano) Professora Thaís Freitas Capítulo 6 2º bimestre Como é possível um objeto se manter girando em torno de outro corpo?

Leia mais

Energia neutra em CO 2. 42 Introdução - Energia. Energia 42 - Introdução 111

Energia neutra em CO 2. 42 Introdução - Energia. Energia 42 - Introdução 111 Energia 42 - Introdução 111 6 Energia neutra em CO 2 42 Introdução - Energia Em volta de muitas cidades na África austral, há falta de e carvão. Os preços sobem porque os produtos têm que ser transportados

Leia mais

1 Objectivo. 2 Material. 3 Procedimento. Experiências de demonstração relacionadas com fluidos.

1 Objectivo. 2 Material. 3 Procedimento. Experiências de demonstração relacionadas com fluidos. Estudo do Meio Físico-Natural I P04 - Fluidos 1 Objectivo Experiências de demonstração relacionadas com fluidos. 2 Material Vários recipientes de plástico, palhinhas, tubos flexíveis ou mangueiras, copo,

Leia mais

Recursos-chave para Gestores de Projecto Guia 3 Pensamento Crítico Auto-estudo Para o Gestor de Projecto

Recursos-chave para Gestores de Projecto Guia 3 Pensamento Crítico Auto-estudo Para o Gestor de Projecto Guia 3 Pensamento Crítico Auto-estudo Para o Gestor de Projecto Objectivos de aprendizagem Depois de ter lido o material de consulta do Guia de Pensamento Crítico e ter concluído este guia de estudo,

Leia mais

Calculando distâncias sem medir

Calculando distâncias sem medir cesse: http://fuvestibular.com.br/ alculando distâncias sem medir UUL L No campo ocorrem freqüentemente problemas com medidas que não podemos resolver diretamente com ajuda da trena. Por exemplo: em uma

Leia mais

Manual de como eu fiz (Passo a passo)

Manual de como eu fiz (Passo a passo) Manual de como eu fiz (Passo a passo) 2015 - Ano II - Manual - II Deixo um exemplo de como fazer. Assim como eu fiz, Façam vocês também Editorial Presados companheiros de hobby, Com estes manuais com pequenas

Leia mais

Sequência Letra Cursiva

Sequência Letra Cursiva Sequência Letra Cursiva 2º ano Destacamos que na 1º ano os alunos tiveram contato com diferentes tipos de letra, inclusive a letra cursiva. Inicialmente, trabalhar somente com as letras minúsculas, de

Leia mais

ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra

ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra Atividade de Ciências 4º ano Nome: ATIVIDADES DE ESTUDO Camadas da Terra O que é importante saber: A crosta é a camada mais fina. É nela que se desenvolve a vida do nosso planeta: plantas, animais, microorganismos.

Leia mais

A UU L AL A As plantas Veja só que refeição saudável! Um prato desses por dia é suficiente para suprir quase todas as suas necessidades nutritivas. E, se você olhou bem, verificou que a refeição é composta

Leia mais

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino PROVA III 1º BIMESTRE PROVA A Valor da prova: Vitória-régia Os pajés tupis-guaranis contavam que, no começo do mundo, toda vez que a Lua se escondia no horizonte, parecendo descer por

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA

MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Reconhecer a dependência dos seres vivos em relação aos componentes físicos e químicos da natureza. Identificar as principais características que definem um ser vivo. Relacionar

Leia mais

Como utilizar o e-mail marketing na régua de relacionamento de vendas? www.akna.com

Como utilizar o e-mail marketing na régua de relacionamento de vendas? www.akna.com Como utilizar o e-mail marketing na régua de relacionamento de vendas? O E-MAIL MARKETING E-mails são excelentes ferramentas de relacionamento, pois são diretos e pessoais, permitindo que a marca entre

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO

ESCOLA MUNICIPAL ANÁPOLIS, PROFESSORA: ALUNO (A): ANO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO PREENCHA O CALENDÁRIO ABAIXO: MÊS: DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO AGORA, RESPONDA: A) QUANTOS DIAS TÊM NO MÊS? B) QUE DIA DA SEMANA COMEÇOU O MÊS? C) QUE DIA DA SEMANA TERMINOU O MÊS?

Leia mais

3 Unidade I O Universo. 3 Galáxias 7 O Sistema Solar 11 Os Satélites 12 O Ar. Kiselev Andrey Valerevich / Shutterstock.com

3 Unidade I O Universo. 3 Galáxias 7 O Sistema Solar 11 Os Satélites 12 O Ar. Kiselev Andrey Valerevich / Shutterstock.com CONTEÚDO DA UNIDADE 3 Unidade I O Universo 3 Galáxias 7 O Sistema Solar 11 Os Satélites 12 O Ar Kiselev Andrey Valerevich / Shutterstock.com O UNIVERSO GALÁXIAS 1. De acordo com o texto, sublinhe a frase

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica

Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Projeção ortográfica e perspectiva isométrica Introdução Para quem vai ler e interpretar desenhos técnicos, é muito importante saber fazer a correspondência entre as vistas ortográficas e o modelo representado

Leia mais

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar.

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Guia do uso consciente do crédito O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Afinal, o que é crédito? O crédito é o meio que permite a compra de mercadorias, serviços

Leia mais

FICHA 2 FLUTUA OU NÃO FLUTUA? 55:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais

FICHA 2 FLUTUA OU NÃO FLUTUA? 55:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais FICHA 2 FLUTUA OU NÃO FLUTUA? UMA VIAGEM ATRAVÉS DO SISTEMA SOLAR 55:00 Nível aconselhado Pré-escolar 1.º Ano 4.º Ano Resultados pretendidos de aprendizagem * Identificar se um corpo flutua ou não flutua

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 6º Ano: Nº Professora: Marcella Braga COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

Leia mais

Peso do asfalto ou pavimento de concreto; Vento empurrando os lados sobre a estrutura; Forças causadas por terremotos, entre outros.

Peso do asfalto ou pavimento de concreto; Vento empurrando os lados sobre a estrutura; Forças causadas por terremotos, entre outros. Concurso de Pontes de Papel Instruções para montagem das estruturas Abaixo segue um tutorial para a montagem de um modelo de estrutura. Para o seu projeto, você deve seguir as mesmas instruções, considerando,

Leia mais

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome: 1- OBSERVE as imagens abaixo. a) CITE a planta que produz frutos e sementes.

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome: 1- OBSERVE as imagens abaixo. a) CITE a planta que produz frutos e sementes. Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- OBSERVE as imagens abaixo. a) CITE a planta que produz frutos e sementes. b) EXPLIQUE o que são os pontinhos na folha da planta 1. c) DIFERENCIE a reprodução

Leia mais

Pegada nas Escolas - CONSUMO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO

Pegada nas Escolas - CONSUMO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO Pegada nas Escolas - CONSUMO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: CONSUMO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola.

Leia mais

Escrita de Relatórios

Escrita de Relatórios Guia 6 Escrita de Relatórios Auto-estudo Para o Gestor de Projecto Objectivos de aprendizagem Depois de ter lido o material do Guia de Escrita de Relatórios e ter concluído a secção de auto-estudo, será

Leia mais

Atividade experimental - Tema: Luz

Atividade experimental - Tema: Luz 1 Problema: As plantas precisam de luz? 1. Nesta experiência desafiamos-te a observar uma planta aquática a produzir bolhinhas de oxigénio graças à luz que nelas incide. Observa a instalação e regista

Leia mais