PÓS-GVlaw Infraestrutura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PÓS-GVlaw Infraestrutura"

Transcrição

1 PÓS-GVlaw Infraestrutura ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE 2012

2 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração pública e privada do país. Esse objetivo foi ampliado ao longo do tempo, expandindo o foco de atuação da FGV para o campo das ciências sociais. A atuação marcada pelo pioneirismo e pela inovação levou a FGV a inaugurar, no Brasil, a graduação e a pós-graduação stricto sensu em Administração Pública e de Empresas e a pósgraduação em Economia, Psicologia, Ciências Contábeis e Educação. Além disso, iniciativas como a elaboração do balanço de pagamento, das contas nacionais e dos índices econômicos ajudaram o profissional em busca de formação e o cidadão comum a entender melhor o desempenho econômico e social brasileiro e a contribuir para seu permanente desenvolvimento. ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DIREITO GV O posicionamento do Brasil no rol das potências e lideranças mundiais tem levado à redefinição dos conteúdos das áreas clássicas do direito e ao surgimento de novas áreas e novos tipos de advocacia, o que torna premente a necessidade de formação de quadros profissionais que sejam, além de altamente qualificados, capazes de atuar em patamares diferenciados. Para responder às demandas do mercado atual, os alunos da DIREITO GV são preparados para atuar nas esferas pública e privada e para dialogar com outros campos do conhecimento, a fim de que possam influenciar positiva e profundamente o cenário jurídico no Brasil e no exterior. No que concerne à educação executiva, a DIREITO GV busca aumentar sua inserção substantiva no mercado jurídico, tendo em mente a integração entre o direito e outros campos do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades importantes para o desempenho das atividades profissionais de seus alunos. Seu Programa de Educação Executiva (GVlaw) diferencia-se por dispor de grupos de pesquisa dedicados à produção de material didático e bibliográfico próprio, a fim de oferecer a seus alunos material atualizado e em consonância com as premissas da DIREITO GV. Com tais pressupostos e ações em mente, a DIREITO GV pretende consolidar-se como alternativa ao modelo tradicional de ensino do Direito e manter a postura crítica sempre assumida em relação a esse campo de saber.

3 PÓS-GVlaw INFRAESTRUTURA A infraestrutura é um dos principais entraves ao crescimento brasileiro. Os investimentos em infraestrutura no Brasil, como proporção do PIB, ainda são dos mais baixos entre as economias emergentes: aproximadamente 2% do PIB. A China, entre 1998 e 2003 elevou este percentual de 2,6% para 7,3% do PIB. A Tailândia saltou de 5,3% para 15,4% do PIB1. A adequada modernização da infraestrutura nacional exigiria uma taxa de investimento maior. Investimentos da ordem de 5% do PIB levariam o Brasil a padrões semelhantes aos de países industrializados do leste da Ásia, como a Coréia do Sul. Essa taxa teria que se manter ao longo de algumas décadas para possibilitar o desenvolvimento apropriado da infraestrutura. A realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas em 2016, a deficiência dos mecanismos de escoamento da produção agrícola e industrial e o elevado custo Brasil torna o gargalo da infraestrutura uma questão ainda mais evidente. Não obstante as enormes deficiências da infraestrutura nacional, o país carece ainda de instituições e profissionais capacitados a estruturar e desenvolver os grandes projetos de infraestrutura. Objetivos Os projetos de infraestrutura têm como característica a multidisciplinariedade, pois envolvem não só aspectos jurídicos, mas também econômico-financeiros e de engenharia. No que diz respeito aos aspectos jurídicos, projetos de infraestrutura necessitam de conhecimento em vários ramos do direito, tais como direito administrativo (licitação, regulação e contratos públicos); direito civil/comercial (contratos de empreitada, prestação de serviços); direito bancário/civil (estruturação de financiamento, garantias); direito tributário (reidi, tributação de serviços e obras); direito societário (sociedades de propósito específico, mercado de capitais). As faculdades e escolas de direito, incluindo os cursos de pós-graduação, tendem a focar seus programas em apenas um ramo do direito 2. Essa especialização é espelhada no próprio mercado de trabalho jurídico. As bancas de advocacia mais envolvidas em projetos de infraestrutura são, via de regra, especializadas em Direito Administrativo, não atuando em outras áreas do direito. 1 Frischtak, C. R. (2008) O Investimento em Infraestrutura no Brasil: histórico recente e perspectivas. 2 Vale notar que não foi possível identificar um curso com uma abordagem semelhante em outra Faculdade/Escola. A FGV-RJ tem uma matéria de Direito de Infraestrutura como parte do curso de graduação. Porém, os temas tratados são eminentemente de direito administrativo/público.

4 As bancas full servcice, por sua vez, tem conhecimento de projetos privados, mas carecem de maior especialização em temas relacionados à Administração Pública. Além disso, seus profissionais tendem a se especializar em um ramo do direito, o que, por vezes, pode dificultar uma visão mais ampla do projeto. Situação similar ocorre nos departamentos jurídicos de empresas e nas procuradorias do estado e demais carreiras públicas jurídicas. O curso tem como objetivos: 1. Oferecer uma visão holística da infraestrutura. 2. Capacitar os alunos para que possam considerar os diversos aspectos jurídicos de um projeto de infraestrutura, independentemente de sua especialização. 3. Reduzir a distância existente entre profissionais integrantes do setor público e do setor privado, procurando apresentar os temas a partir de ambas as perspectivas, como, por exemplo, segurança jurídica vs. interesse público; eficiência vs. dificuldades políticas. 4. Incentivar geração de conhecimento a partir de uma abordagem transversal e integrada. Metodologia Os temas serão analisados em função de empreendimentos nas diversas áreas, ilustrando os principais temas envolvidos em empreendimentos de infraestrutura. Nesse sentido, serão utilizados métodos interativos em sala de aula, como role playing, socrático, método do caso, além, evidentemente, de aulas expositivas para a apresentação dos conceitos mais relevantes. Público-alvo Advogados integrantes de escritórios de advocacia e de empresas atuantes no setor de infraestrutura, procuradores do estado, promotores públicos e demais integrantes de carreiras jurídicas públicas. Embora tenha cunho eminentemente jurídico, o curso poderá ser de muita utilidade para profissionais de outras áreas, seja do setor público ou privado, envolvidos em gerenciamento e administração de projetos de infraestrutura. Carga-Horária 432 horas-aula

5 ESTRUTURA PÓS-GVlaw INFRAESTRUTURA O Pós-GVlaw Infraestrutura é realizado ao longo de dezoito meses e suas disciplinas podem ser de três tipos: Eixo, Formação e TCC. EIXO 1 68 h-a EIXO 2 68 h-a EIXO 3 68 h-a EIXO 4 32 h-a EIXO 5 36 h-a Formação 1 32 h-a Formação 2 32 h-a Formação 3 32 h-a Formação 4 32 h-a TCC 16 h-a TCC 16 h-a As disciplinas do Eixo referem-se ao tema principal da pós-graduação lato sensu em Direito da Infraestrutura. O programa conta com cinco disciplinas do Eixo, conforme apresentado abaixo: Estado como indutor da infraestrutura: Mecanismos legais e estruturação de projetos públicos de infraestrutura (68 horas-aula) Interface público-privada: organização e participação privada em projetos públicos de infraestrutura (68 horas-aula) Relacionamento privado-privado: construção e financiamento (68 horas-aula) Infraestrutura setorial e regulação (32 horas-aula) Aspectos correlatos da infraestrutura (36 horas-aula) Já as disciplinas de Formação referem-se à base complementar em áreas afins ao Direito: Finanças: decisão de Investimento (32 horas-aula) Finanças: decisão de Financiamento (32 horas-aula) Gestão de Projetos (32 horas-aula) Contabilidade Aplicada ao Direito (32 horas-aula)

6 Por fim, o currículo prevê duas disciplinas obrigatórias relacionadas à estruturação do projeto e acompanhamento da realização do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, totalizando 32 horasaula. DISCPLINAS DO EIXO 1. Estado como indutor da infraestrutura: Mecanismos legais e estruturação de projetos públicos de infraestrutura (68 horas-aula) Modalidades de contratação de projetos públicos de infraestrutura: Obra pública tradicional, RDC, Concessões e PPPs Execução de contratos públicos Aspectos constitucionais associados a contratações públicas Contratos Administrativos atípicos e contratos privados da Administração: Contratos de Performance, Locação de ativos e transferência de tecnologia Estruturação de Concessões e PPPs: o Principais cláusulas o Modalidades concessivas o Value for Money o Matriz de riscos o Indicadores de desempenho o Receitas acessórias e projetos associados o Aspectos públicos do financiamento privado (Impacto do direito Administrativo na prestação de garantias aos financiadores) o Subvenção e reembolso de investimentos Projetos multisetoriais Concessão urbanística Fundos Públicos para a Infraestrutura (Fundos de Investimento para a infraestrutura FI- FGTS, Fundos Garantidores) Procedimento de manifestação de interesse e manifestação interesse privada (PMI-MIP) Reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos administrativos Parcerias societárias entre público e privado e privatização de empresa públicas Consórcios públicos, convênios de cooperação e contrato de programa Legislações especiais de contratação pública: Petrobrás/Eletrobrás e legislações estaduais de licitação Impactos da LRF e Lei eleitoral na contratação pública

7 2. Interface público-privada: organização e participação privada em projetos públicos de infraestrutura (68 horas-aula) Interação entre setor público e privado na fase de definição e formatação de projetos de infra-estrutura. Jogo de influência através de canais informais. Atuação institucional. Papel das associações de classe. Procedimento de manifestação de interesse privado (MIP). Alternativas de modelos. Preocupação com sigilo, divulgação, isonomia e impessoalidade. Disciplina aplicável e melhores práticas. Contratação de assessores. Estratégicas para apresentação dos estudos ao setor público. Fase de audiência e consulta pública. Análise de minutas de edital e formulação de sugestões. Pontos críticos para o setor privado. Exigências de qualificação técnica e financeira. Reação dos possíveis financiadores. Aspectos que restringem ou ampliam a competitividade do certame. O trabalho dos consultores do empreendedor privado. Análise do edital já publicado e pedido de esclarecimentos. Questionamentos jurídicos. Impugnação do edital. Atuação junto ao Tribunal de Contas e ao Poder Judiciário. A escolha dos demais parceiros privados do projeto. Formação de consórcio para participar da licitação. Questões sensíveis e principais preocupações dos interessados. Formatação jurídica. Disciplina da convivência entre os consorciados durante a fase de licitação. Prestação das garantias exigidas pelo edital. Racionalidade da escolha. Alternativas de estruturação de garantias. Compartilhamento de responsabilidades. Composição de interesses entre os parceiros privados. Estrutura societária a ser adotada pelos parceiros privados. Constituição de sociedade de propósito específico. Regras de governança. Compromisso de capitalização. Estatuto e acordo de acionistas. Alinhamento de interesses e transações com partes relacionadas. Celebração do contrato com o poder público. Intercorrências pós-contratuais e alternativas de estratégia. Preservação da rentabilidade do projeto. Relacionamento com o poder público na fase de execução do projeto. Formulação de pedido de recomposição de equilíbrio econômico-financeiro. Imposição de penalidades pelo poder público e procedimento administrativo aplicável. Intervenção do poder público e decretação de caducidade. Estratégias de defesa do investidor privado. Minimizando o risco político de encampação. Cálculo da indenização cabível. Tratamento dos investimentos não amortizados. Destino dos bens vinculados ao projeto. Parceria societária entre setor público e privado para exploração de projetos de infraestrutura. Alternativas de arranjos contratuais e societários. Participação acionária do poder público na sociedade de propósito específico. Apoio financeiro do poder público por meio de empréstimo ou subscrição de debêntures. Instauração de litígio judicial contra o setor público. Fatores relevantes para tomada de decisão e avaliação de riscos. Formulação da melhor estratégia. Participação do empreendedor privado em arbitragem envolvendo o setor público.

8 3. Relacionamento privado-privado: construção e financiamento (68 horas-aula) Análise e alocação de riscos. Contratos para a construção de empreendimentos em infraestrutura: o EPC; o EPC-M; o EPC-Turn Key; o cost plus ; o fornecimento de equipamentos etc. Garantias (garantias de proposta, performance bond, garantias de perfeito funcionamento etc) e instrumentos contratuais para mitigação de riscos. Contratos de Operação e Manutenção ( O&M ). Revisão contratual, onerosidade excessiva e equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. Project finance, operações estruturadas, emissão de debêntures etc. Aspectos tributários e previdenciários relacionados aos contratos de construção. Remédios para o inadimplemento e cumprimento imperfeito, solução de conflitos e condições de resolução dos contratos. 4. Infraestrutura setorial e regulação (32 horas-aula) Evolução da institucionalidade do setor de infraestrutura: Reforma do Estado e o Pêndulo Estatização e Privatização Visão Panorâmica de setores selecionados da infraestrutura: o Energia o Portos o Aeroportos o Saneamento o Telecomunicações o Petróleo e Gás Regulação Agências Reguladoras Modelos regulatórios Teoria dos Jogos Law and economics Concorrência e licitação

9 5. Aspectos correlatos da infraestrutura (36 horas-aula) Aspectos ambientais e sociais de infraestrutura: licenciamento ambiental e condicionantes Aspectos tributários associados a projetos de infraestrutura: o REIDI, o Subvenção de investimento, o tributação de contratos de obra, PPPs e concessões o aspectos tributários dos instrumentos de financiamento (debêntures, empréstimos etc.) Aspectos imobiliários associados a projetos de infraestrutura: o CEPACs e estatuto das cidades, o desapropriações, o noções básicas de incorporação imobiliária DISCPLINAS DE FORMAÇÃO 1. Finanças: decisão de Investimento (32 horas-aula) Conceitos fundamentais de matemática financeira; Projeção de fluxos de caixas para orçamento: fluxo de caixa do projeto e do investidor (acionista); Projeção de DRE e Balanço e Fluxos de caixa; Técnicas de avaliação de decisão de projetos de investimentos (orçamento de capital); Ferramentas para análise de riscos: análise de sensibilidade e cenários. Avaliação da empresa, ou empreendimento, por fluxos de caixa descontado. 2. Finanças: decisão de Financiamento (32 horas-aula) Conceituação, estimação e aplicação do Custo de Capital e WACC (Custo médio ponderado de capital); Decisão de alavancagem financeira, estrutura de capital e dividendos; Financiamento Bancário: fontes, produtos e serviços. Financiamento via Mercados de Capitais: fontes, produtos e serviços. Financiamento Estruturado; Project Finance. 3. Gestão de Projetos (32 horas-aula) A abordagem atual dos projetos; Gestão de escopos do projeto; Gestão de tempos do projeto; Gestão de custos do projeto;

10 Gestão de recursos humanos do projeto; Gestão de riscos do projeto; Gestão de suprimentos do projeto; Integração - A elaboração do plano do projeto. 4. Contabilidade Aplicada ao Direito (32 horas-aula) As Atividades Empresariais As Decisões Empresariais Propósito e Conteúdo das Demonstrações Financeiras o Balanço Patrimonial o Demonstração de Resultados o Demonstração do Fluxo de Caixa o Notas Explicativas Balanço Patrimonial o Reconhecimento e Registro dos Ativos o Reconhecimento e Registro dos Passivos e Patrimônio Líquido Demonstração de Resultados o Reconhecimento do Resultado o Regime de Competência o Regime de Caixa Contabilidade e Obrigações Tributárias o Apuração do Resultado Tributável o Demais Obrigações Tributárias Análise das Demonstrações Financeiras o Análise Vertical e Horizontal o Índices Financeiros

11 REALIZAÇÃO As aulas serão realizadas semanalmente, as quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h40, no edifício sede da DIREITO GV, localizado à Rua Rocha, 233 Bela Vista São Paulo SP. Disciplinas do Eixo C.H Início Término Estado como indutor da infraestrutura: Mecanismos legais e 68 08/08/12 30/11/12 estruturação de projetos públicos de infraestrutura Contabilidade Aplicada ao Direito 32 09/08/12 28/09/12 Finanças: decisão de investimento 32 27/09/12 23/11/12 Interface público privada: organização e participação privada 68 16/01/13 10/05/13 em projetos públicos de infraestrutura Finanças: decisão de financiamento 32 17/01/13 08/03/13 Infraestrutura setorial e regulação 32 07/03/13 05/03/13 Gestão de Projetos 32 02/05/13 28/06/13 Relacionamento privado privado: construção e financiamento 68 15/05/13 23/08/13 Aspectos correlatos da infraestrutura 36 04/07/13 30/08/13 TCC /09/13 16/10/13 TCC /10/13 11/12/13 Carga horária total 432 CORPO DOCENTE Professor Arthur Ridolfo Neto Professor da disciplina Contabilidade Aplicada ao Direito no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Bacharel, Mestre e Doutor em Administração pela EAESP/FGV, (Intercâmbio na Universidade do Texas Austin). Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade, Finanças e Controle (CFC) da FGV-EAESP. Especialista em Controladoria e Tesouraria de Empresas, Análise de Investimentos, Controladoria e Tesouraria de Instituições Financeiras, Fiscalização Tributária e Legislação Tributária. Ministra aulas nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Mestrado Profissional em Administração. Professor do curso de Graduação e da pós-graduação lato sensu da DIREITO GV.

12 Professor Fernando Scharlack Marcato Professor das disciplinas Estado como indutor da infraestrutura: Mecanismos legais e estruturação de projetos públicos de infraestrutura e Infraestrutura setorial e regulação no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Mestre em Direito Público Comparado pela Universidade Paris I, Panthéon-Sorbonne. Foi advogado associado de grandes bancas de advocacia nacional e internacional. Foi Secretário Executivo de Novos Negócios da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP. É sócio de GO Associados, consultoria focada em estudos multidisciplinares e estruturação de projetos de infraestrutura. Professor Hsia Hua Sheng Professor da disciplina Finanças: decisão de financiamento no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Economista pela Universidade de São Paulo, Doutor e Mestre em Administração com concentração em Finanças pela FGV-EAESP e foi Visiting Scholar em New York University durante seu doutorado. Atualmente, é professor e pesquisador de finanças na Fundação Getulio Vargas FGV- EAESP e EESP. É especialista em International Corporate Finance, e seus estudos concentram nos seguintes tópicos: 1) Tesouraria e Gestão de Caixa e ; 2) Gestão de Riscos Financeiros usando derivativos; 3) Estratégias de Investimento e Financiamento; 4) planejamento tributário. Entre suas publicações, estão capítulos de livros e artigos nas revistas acadêmicas nacionais e internacionais Professor José Carlos Firmino de Campos Professor da disciplina Gestão de Projetos no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, MBA em Administração de Projetos pela FEA / FIA / USP, especialização em Gerenciamento na Construção Civil pela Escola Politécnica / FDTE - USP, PMP - Project Management Professional pelo Project Management Institute, Coordenador e Professor da Fundação Getulio Vargas em cursos de Gerenciamento de Projetos, ex Diretor do PMI SP - Project Management Institute Brasil e consultor da Arcadis Logos.

13 Professor Kleber Zanchim Professor da disciplina Estado como Indutor da Infraestrutura: mecanismos legais e estruturação de projetos públicos de infraestrutura no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Professor da disciplina Finanças: decisão de financiamento no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Graduado pela Faculdade de Direito da USP. Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP. Professor do Programa de Educação Executiva da DIREITO GV. Especialista em projetos de infraestrutura. Advogado em São Paulo. Professor Mário Engler Professor das disciplinas Interface Público Privada: organização e participação privada em projetos públicos de infraestrutura e Infraestrutura setorial e regulação no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo. É Professor Doutor da DIREITO GV. Advogado militante desde 1979, com atuação na área empresarial. Procurador do Estado de São Paulo desde 1984, exercendo atualmente a função de Chefe da Consultoria Jurídica da Secretaria da Fazenda. Professor Paulo Dóron Rehder de Araujo Professor da disciplina Relacionamento privado privado: construção e financiamento no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo, Graduado em Direito pela USP, ex- Procurador do Município de Guarulhos e coordenador acadêmico da pós-graduação em contratos empresarias do Programa de Educação Executiva da DIREITO GV. Professor Ricardo Ratner Rochman Professor da disciplina Finanças: decisão de investimento no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV e Coordenador do Mestrado Profissional em Finanças e Economia (MPFE) da EESP/FGV. Trabalhou em empresas multinacionais como a IBM e Igaras, Além de trabalhar como pesquisador no Centro de Estudos em Finanças, CEF-GV, leciona disciplinas da área financeira nos cursos de graduação e pós-graduação. Doutorando em Administração Contábil e Financeira (principal) e Sistemas de Informação (conexo) - FGV-EAESP Professor Rafael Domingos Faiardo Vanzella Professor das disciplinas Interface Público Privada: organização e participação privada em projetos públicos de infraestrutura e Aspectos correlatados da infraestrutura no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Bacharel em direito (2003) e doutor em direito civil (2009) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa, patrocinado pelo convênio DAAD-CAPES, na Fakultät für Rechtswissenschaft an der Universität Hamburg e no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht ( ). Atualmente é Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana

14 Mackenzie em São Paulo, elaborando pesquisas em dogmática das relações contratuais e das instituições da propriedade; organização fundiária, mercado imobiliário e planejamento urbano; parcerias público-privadas e financiamento de projetos; e metodologia do pensamento jurídico. É advogado em São Paulo, atuando na área de infraestrutura e project finance. Professor Wanderley Fernandes Professor das disciplinas Relacionamento privado-privado: construção e financiamento e Aspectos correlatos da infraestrutura no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela University of Illinois at Champaign-Urbana College of Law (LLM ). PMD Program of Management Development pela Harvard Business School. Coordenador de cursos de contratos e professor nos cursos de Direito Societário e Obrigações e Contratos da Escola de Direito de São Paulo e do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas. INVESTIMENTO O valor do curso poderá ser pago com desconto de acordo com o período de efetivação da matrícula. A saber: I - Matrículas efetivadas no período de 17/04/12 a 30/04/12 receberão um desconto de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) sobre o valor global do curso. II - Matrículas efetivadas no período de 01/05/12 a 31/05/12 receberão um desconto de R$ 1.000,00 (hum mil reais) sobre o valor global do curso. III - Matrículas efetivadas no período de 01/06/12 a 30/06/12 receberão um desconto de R$ 500,00 (quinhentos reais) sobre o valor global do curso. VI Matrículas efetivadas a partir de 01/07/12 não contemplam os descontos acima mencionados. O desconto será aplicado sobre o valor global do curso, podendo este ser dividido em até 18 parcelas. Período de Matrícula Valor Total do curso à vista com desconto Valor total parcelado em ate 1+17 vezes Total à pagar 17/04/12 a 30/04/12 R$ ,00 R$ 1.571,57 R$ ,28 01/05/12 a 31/05/12 R$ ,00 R$ 1.603,00 R$ ,04 01/06/12 a 30/06/12 R$ ,00 R$ 1.634,43 R$ ,81 À partir de 01/07/12 R$ ,00 R$ 1.665,87 R$ ,57

15 PROCESSO SELETIVO O ingresso dar-se-à por meio de classificação no Processo Seletivo, observada as condições, procedimentos, regras e critérios descritos no Edital. O presente Processo Seletivo tem validade para o primeiro semestre letivo de 2012, não havendo reserva de vaga para semestres posteriores. Período: 17/04/2012 a 31/07/2012. Inscrição: acessar o site Os interessados deverão realizar sua inscrição, sem qualquer ônus financeiro, exclusivamente pela Internet. É obrigatório o preenchimento de todos os campos solicitados na ficha de inscrição e a inserção de arquivo digital com o Curriculum Vitae do candidato. Seleção dos Candidatos: Os candidatos serão selecionados por análise curricular, entrevista individual. É necessário documento de identificação com foto para a realização da entrevista. INFORMAÇÕES DIREITO GV Núcleo de Admissão e Matrícula Rua Rocha, 220 térreo Telefone: pos.direitogv@fgv.br

CONTABILIDADE APLICADA AO DIREITO 1º SEMESTRE DE 2014

CONTABILIDADE APLICADA AO DIREITO 1º SEMESTRE DE 2014 CONTABILIDADE APLICADA AO DIREITO 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em

Leia mais

DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS TRIBUTAÇÃO DAS ESTRUTURAS E DOS NEGÓCIOS SOCIETÁRIOS 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS LEGAL ENGLISH 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL 1º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL 1º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS TRIBUTAÇÃO DOS NEGÓCIOS DE TECNOLOGIA E PROPRIEDADE INTELECTUAL 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FASHION LAW 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL DO TRABALHO 1º SEMESTRE DE 2014

DIREITO EMPRESARIAL DO TRABALHO 1º SEMESTRE DE 2014 DIREITO EMPRESARIAL DO TRABALHO 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012

Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL DO TRABALHO 2º SEMESTRE DE 2014

DIREITO EMPRESARIAL DO TRABALHO 2º SEMESTRE DE 2014 DIREITO EMPRESARIAL DO TRABALHO 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

CONCORRÊNCIA DESLEAL, MARCAS E OUTROS SINAIS DISTINTIVOS ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

CONCORRÊNCIA DESLEAL, MARCAS E OUTROS SINAIS DISTINTIVOS ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 CONCORRÊNCIA DESLEAL, MARCAS E OUTROS SINAIS DISTINTIVOS ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEUS IMPACTOS NA ADVOCACIA CONTENCIOSA 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo

Leia mais

RELAÇÕES DE TRABALHO: EFEITOS TRIBUTÁRIOS E PREVIDENCIÁRIOS 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

RELAÇÕES DE TRABALHO: EFEITOS TRIBUTÁRIOS E PREVIDENCIÁRIOS 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) RELAÇÕES DE TRABALHO: EFEITOS TRIBUTÁRIOS E PREVIDENCIÁRIOS 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ASPECTOS PRÁTICOS DA ADVOCACIA NO DIREITO PENAL ECONÔMICO 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E RELAÇÕES

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E RELAÇÕES PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E RELAÇÕES DE TRABALHO 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

LIDERANÇA PARA ADVOGADOS 1º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

LIDERANÇA PARA ADVOGADOS 1º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) LIDERANÇA PARA ADVOGADOS 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS COMPLIANCE 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

LIDERANÇA SINDICAL EMPRESARIAL 1º SEMESTRE DE 2014

LIDERANÇA SINDICAL EMPRESARIAL 1º SEMESTRE DE 2014 LIDERANÇA SINDICAL EMPRESARIAL 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PLANEJAMENTO PARA ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

Liderança Sindical Empresarial ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012

Liderança Sindical Empresarial ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 Liderança Sindical Empresarial ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu Coordenação Acadêmica: Prof. José Carlos Abreu, Dr. 1 OBJETIVO: Objetivos Gerais: Atualizar e aprofundar

Leia mais

Especialização em Investment Banking

Especialização em Investment Banking Especialização em Investment Banking Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

UNIPAC ITABIRITO (VAGAS REMASCENTES) PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) ORÇAMENTO E GESTÃO PÚBLICA (LEIA PAG. 2) CONTROLADORA E FINANÇAS (LEIA PAG.

UNIPAC ITABIRITO (VAGAS REMASCENTES) PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) ORÇAMENTO E GESTÃO PÚBLICA (LEIA PAG. 2) CONTROLADORA E FINANÇAS (LEIA PAG. UNIPAC ITABIRITO (VAGAS REMASCENTES) PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) ORÇAMENTO E GESTÃO PÚBLICA (LEIA PAG. 2) CONTROLADORA E FINANÇAS (LEIA PAG. 4) TURMA 2008/1 UNIPAC ITABIRITO Pensando no seu futuro Profissional

Leia mais

Planeamento Estratégico para Sociedades de Advogados ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012

Planeamento Estratégico para Sociedades de Advogados ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 Planeamento Estratégico para Sociedades de Advogados ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 LEXDEBATA - PORTUGAL Fundada em Lisboa no ano de 2006, a LexDebata Seminários

Leia mais

MBA em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade)

MBA em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade) MBA em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos

Leia mais

Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Oscar Vilhena Vieira Diretor Paulo Clarindo Goldschmidt Vice-Diretor Administrativo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

FACULDADE MORAES JÚNIOR CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS POR CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CARGA HORÁRIA SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª

FACULDADE MORAES JÚNIOR CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS POR CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CARGA HORÁRIA SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª FACULDADE MORAES JÚNIOR DAS DISCIPLINAS POR CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Duração do Curso: 4 anos. Total de 3.200 horas-aula CIÊNCIAS CONTÁBEIS SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª Contabilidade e Análise

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS

PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS A Pós-Graduação da Faculdade Maranhense São José dos Cocais, apresenta em seu aprimoramento acadêmico resultados positivos dentro do contexto social.

Leia mais

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC)

MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) MBA GOVERNANÇA CORPORATIVA (Parceria IBGC) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Finanças e Controladoria

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Finanças e Controladoria CONHEÇA A FACCENTRO Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede de ensino FACCENTRO, que possui mais de 15 anos de tradição e reconhecimento em ensino técnico.

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

MBA 2010 - Gestão de Relacionamento com Investidores

MBA 2010 - Gestão de Relacionamento com Investidores MBA 2010 - Gestão de Relacionamento com Investidores Objetivos Qualificação em nível de especialização lato sensu em Relações com Investidores com vistas a preparar os profissionais para atuar em cargos

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Atuamos em âmbito nacional, com uma estrutura apropriada para atender os clientes com excelência e segurança.

APRESENTAÇÃO. Atuamos em âmbito nacional, com uma estrutura apropriada para atender os clientes com excelência e segurança. APRESENTAÇÃO Comparato, Nunes & Federici Advogados é uma sociedade de advogados fundada por profissionais com grande experiência na gestão de jurídicos corporativos e bancas de advocacia. O escritório

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

LBS.com.br. Curso de Extensão em Holding como Instrumento de Proteção Patrimonial. Grupo Educacional LBS-FAPPES

LBS.com.br. Curso de Extensão em Holding como Instrumento de Proteção Patrimonial. Grupo Educacional LBS-FAPPES Curso Presencial de Curta Duração 8 horas-aula Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Curso de Extensão em Holding como Instrumento de Proteção Patrimonial Apresentação

Leia mais

Infraestrutura no Brasil Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Infraestrutura no Brasil Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS LIDERANÇA SINDICAL EMPRESARIAL 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

MBA CONTROLLER (Parceria ANEFAC)

MBA CONTROLLER (Parceria ANEFAC) MBA CONTROLLER (Parceria ANEFAC) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o

Leia mais

RESOLUÇÃO REITORIA Nº 015 DE 04 DE OUTUBRO DE 2012. O REITOR da UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP, no uso de suas atribuições,

RESOLUÇÃO REITORIA Nº 015 DE 04 DE OUTUBRO DE 2012. O REITOR da UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP, no uso de suas atribuições, RESOLUÇÃO REITORIA Nº 015 DE 04 DE OUTUBRO DE 2012 Regulamenta a oferta do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu : MBA em GESTÃO DE FINANÇAS EMPRESARIAIS na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS

MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o cenário

Leia mais

MBA Finanças (Turma II)

MBA Finanças (Turma II) MBA Finanças (Turma II) O MBA Executivo em Finanças do Ibmec é um programa de pós-graduação lato sensu para profissionais que necessitam de conhecimentos aprofundados na área de finanças. Ao longo do curso,

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE: ABORDAGEM

Leia mais

SOLICITAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DE INTERESSE Nº 006/2012 SELEÇÃO DE CONSULTOR INDIVIDUAL

SOLICITAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DE INTERESSE Nº 006/2012 SELEÇÃO DE CONSULTOR INDIVIDUAL SOLICITAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DE INTERESSE Nº 006/2012 SELEÇÃO DE CONSULTOR INDIVIDUAL Contrato de Empréstimo IPEA/BID nº 1841/OC-BR Projeto: Dinâmica do Sistema Produtivo Brasileiro perspectivas

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração NEA Núcleo de Extensão em Administração

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração NEA Núcleo de Extensão em Administração EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 04/2016 PARA SELEÇÃO, INSCRIÇÃO E MATRÍCULA PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE FINANÇAS EMPRESARIAIS. A Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da

Leia mais

MBA EM FINANÇAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM FINANÇAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM FINANÇAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda

Leia mais

CURSO DE PÓS-MBA. Convergência de Normas Contábeis Brasileiras para as Normas Internacionais de Contabilidade Lei 11638/07 e Lei 11941/09, CPC e IASB

CURSO DE PÓS-MBA. Convergência de Normas Contábeis Brasileiras para as Normas Internacionais de Contabilidade Lei 11638/07 e Lei 11941/09, CPC e IASB REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA CURSO DE PÓS-MBA Convergência de Normas Contábeis Brasileiras para as Normas Internacionais de Contabilidade Lei 11638/07 e Lei 11941/09, CPC e IASB Coordenação Acadêmica:

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA

MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA MBA GESTÃO TRIBUTÁRIA Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o cenário Contábil,

Leia mais

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária

Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária Apresentação Mestrado em Educação Superior Menção Docência Universitária A Vice-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pósgraduação da Universidad Arturo Prat del Estado de Chile, ciente da importância dos estudos

Leia mais

ale PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO

ale PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO ale PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Março 2016 1 Pós-Graduação em Liderança e Gestão Estratégica de Negócios Objetivos do Curso O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda

Leia mais

PÓS EM DIREITO IMOBILIÁRIO 1º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

PÓS EM DIREITO IMOBILIÁRIO 1º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) PÓS EM DIREITO IMOBILIÁRIO 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

ENSINO JURÍDICO DEMOCRÁTICO EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROJETO ENSINO JURÍDICO DEMOCRÁTICO A PARTIR DE CURSO DE APRIMORAMENTO DOCENTE

ENSINO JURÍDICO DEMOCRÁTICO EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROJETO ENSINO JURÍDICO DEMOCRÁTICO A PARTIR DE CURSO DE APRIMORAMENTO DOCENTE ENSINO JURÍDICO DEMOCRÁTICO EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROJETO ENSINO JURÍDICO DEMOCRÁTICO A PARTIR DE CURSO DE APRIMORAMENTO DOCENTE SÃO PAULO JULHO DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação

Leia mais

Política de Estruturação de Negócios e Gestão de Participações

Política de Estruturação de Negócios e Gestão de Participações Política de Estruturação de Negócios e Gestão de Participações Outubro de 2013 Conteúdo 1. Objetivo... 3 2. Princípios... 4 3. Diretrizes... 5 4. Responsabilidades... 6 5. Conceitos... 7 6. Disposições

Leia mais

FACULDADE DECISION DE NEGÓCIOS

FACULDADE DECISION DE NEGÓCIOS FACULDADE DECISION DE NEGÓCIOS A DECISION é uma Instituição Educacional e possui parceria pioneira e exclusiva com a FGV FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, desde 1993, já tendo participado na ormação de mais de

Leia mais

Direito Civil (Parte Geral e Obrigações) Direito Civil (Teoria Geral dos Contratos) Direito Civil (Contratos em Espécie)

Direito Civil (Parte Geral e Obrigações) Direito Civil (Teoria Geral dos Contratos) Direito Civil (Contratos em Espécie) A Universidade Candido Mendes tem como mantenedora a Sociedade Brasileira de Instrução, a mais antiga instituição particular de ensino superior do país, fundada em 1902 pelo Conde Candido Mendes de Almeida,

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro MBA Controller Ao cursar o MBA CONTROLLER FIPECAFI/ANEFAC, o aluno convive com pessoas de diferentes perfis entre os mais diversos segmentos de mercado e com a experiência profissional exigida para que

Leia mais

GESTÃO TRIBUTÁRIA E PLANEJAMENTO FISCAL MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre

GESTÃO TRIBUTÁRIA E PLANEJAMENTO FISCAL MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Julho 2012. ESPM Unidade Porto Alegre GESTÃO TRIBUTÁRIA E PLANEJAMENTO FISCAL MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Julho 2012 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51)

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

PPP em saneamento e outras alternativas para investimentos

PPP em saneamento e outras alternativas para investimentos 2015 PPP em saneamento e outras alternativas para investimentos Coordenador: Frederico Turolla Organização: Pezco Microanalysis Dias 21 e 22 de maio de 2015 Justificativa Os investimentos anuais em abastecimento

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso de Especialização em Gestão e Relações Internacionais Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

Curso de Especialização em Direito Tributário

Curso de Especialização em Direito Tributário Curso de Especialização em Direito Tributário 1. Objetivo e público alvo. O Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito da USP dá início à segunda turma do seu curso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - MODALIDADE À DISTÂNCIA SELEÇÃO DE TUTORES A Universidade Federal

Leia mais

MBA Executivo Internacional

MBA Executivo Internacional MBA Executivo Internacional Informações* Dias e horários das aulas: Quinzenalmente. Sextas e sábados. Das 08h30 às 17h30. Carga horária: 612 Horas *As informações podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

Curso de Especialização EM DIREITO ADMINISTRATIVO

Curso de Especialização EM DIREITO ADMINISTRATIVO Curso de Especialização EM DIREITO ADMINISTRATIVO ÁREA DO CONHECIMENTO: Direito. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito Administrativo. PERFIL PROFISSIONAL: Conhecer

Leia mais

Especialização em Qualidade e Governança de TI

Especialização em Qualidade e Governança de TI Especialização em Qualidade e Governança de TI Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 06 --> A demanda por implantação de melhores práticas de gestão na área de TI tem se ampliado de forma

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios e Projetos Rio de Janeiro Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação

Leia mais

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Quem somos Bem vindo à Nord. Formada por profissionais oriundos do mercado financeiro, com formações multidisciplinares e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO EXTENSÃO EE ESTERINA PLACCO Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico

Leia mais

Gestão Financeira Empresarial Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão Financeira Empresarial Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Logística Empresarial

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Logística Empresarial CONHEÇA A FACCENTRO Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede de ensino FACCENTRO, que possui mais de 15 anos de tradição e reconhecimento em ensino técnico.

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão de Vendas

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão de Vendas CONHEÇA A FACCENTRO Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede de ensino FACCENTRO, que possui mais de 15 anos de tradição e reconhecimento em ensino técnico.

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio CONHEÇA A FACCENTRO Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede de ensino FACCENTRO, que possui mais de 15 anos de tradição e reconhecimento em ensino técnico.

Leia mais

MBA FINANÇAS, COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES COM INVESTIDORES (PARCERIA IBRI)

MBA FINANÇAS, COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES COM INVESTIDORES (PARCERIA IBRI) MBA FINANÇAS, COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES COM INVESTIDORES (PARCERIA IBRI) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada

Leia mais

Direito do Petróleo e Gás

Direito do Petróleo e Gás Workshop Direito do Petróleo e Gás Contexto As atividades de Exploração e Produção de petróleo são relevantes para o desenvolvimento de qualquer economia. No cenário brasileiro atual, essas atividades

Leia mais

Curso de MBA Executivo Administração Geral e Estratégica

Curso de MBA Executivo Administração Geral e Estratégica Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Curso de MBA Executivo Administração Geral e Estratégica Curso de Pós-Graduação lato sensu em Administração APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

Leia mais

Disciplinas de Cada Eixo

Disciplinas de Cada Eixo DETALHAMENTO DO CURRÍCULO PLENO PROPOSTO Eixos Definidos na Res. 09/2004 Eixo de Formação Fundamental Eixo de Formação Profissional Eixo da Vocação Regional (Direito do Agronegócio) Eixo de Formação Prática

Leia mais

MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda a sexta-feira

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

Versão 006 20-mar-15

Versão 006 20-mar-15 Versão 006 20-mar-15 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO (MBA) EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU A Sustentare Escola de Negócios tem como objetivo, desenvolver e prover permanentemente conhecimentos e práticas

Leia mais

O QUE É PPP? O QUE É CONCESSÃO PLENA?

O QUE É PPP? O QUE É CONCESSÃO PLENA? APRESENTAÇÃO A iniciativa para realização de parcerias com o setor privado já é praticada em diversos países. O conceito de Parcerias Público-Privadas foi introduzido no Reino Unido em 1992, apresentando-se

Leia mais

PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC

PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC Dados da Instituição Razão Social Esfera Administrativa Site de Instituição Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal Central de

Leia mais

MBA em Marketing Estratégico

MBA em Marketing Estratégico MBA em Marketing Estratégico Público - alvo O MBA em Marketing Estratégico é indicado para profissionais com experiência profissional mínima de três anos, com formação universitária em qualquer área e

Leia mais