PÓS-GVlaw Infraestrutura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PÓS-GVlaw Infraestrutura"

Transcrição

1 PÓS-GVlaw Infraestrutura ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE 2012

2 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração pública e privada do país. Esse objetivo foi ampliado ao longo do tempo, expandindo o foco de atuação da FGV para o campo das ciências sociais. A atuação marcada pelo pioneirismo e pela inovação levou a FGV a inaugurar, no Brasil, a graduação e a pós-graduação stricto sensu em Administração Pública e de Empresas e a pósgraduação em Economia, Psicologia, Ciências Contábeis e Educação. Além disso, iniciativas como a elaboração do balanço de pagamento, das contas nacionais e dos índices econômicos ajudaram o profissional em busca de formação e o cidadão comum a entender melhor o desempenho econômico e social brasileiro e a contribuir para seu permanente desenvolvimento. ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DIREITO GV O posicionamento do Brasil no rol das potências e lideranças mundiais tem levado à redefinição dos conteúdos das áreas clássicas do direito e ao surgimento de novas áreas e novos tipos de advocacia, o que torna premente a necessidade de formação de quadros profissionais que sejam, além de altamente qualificados, capazes de atuar em patamares diferenciados. Para responder às demandas do mercado atual, os alunos da DIREITO GV são preparados para atuar nas esferas pública e privada e para dialogar com outros campos do conhecimento, a fim de que possam influenciar positiva e profundamente o cenário jurídico no Brasil e no exterior. No que concerne à educação executiva, a DIREITO GV busca aumentar sua inserção substantiva no mercado jurídico, tendo em mente a integração entre o direito e outros campos do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades importantes para o desempenho das atividades profissionais de seus alunos. Seu Programa de Educação Executiva (GVlaw) diferencia-se por dispor de grupos de pesquisa dedicados à produção de material didático e bibliográfico próprio, a fim de oferecer a seus alunos material atualizado e em consonância com as premissas da DIREITO GV. Com tais pressupostos e ações em mente, a DIREITO GV pretende consolidar-se como alternativa ao modelo tradicional de ensino do Direito e manter a postura crítica sempre assumida em relação a esse campo de saber.

3 PÓS-GVlaw INFRAESTRUTURA A infraestrutura é um dos principais entraves ao crescimento brasileiro. Os investimentos em infraestrutura no Brasil, como proporção do PIB, ainda são dos mais baixos entre as economias emergentes: aproximadamente 2% do PIB. A China, entre 1998 e 2003 elevou este percentual de 2,6% para 7,3% do PIB. A Tailândia saltou de 5,3% para 15,4% do PIB1. A adequada modernização da infraestrutura nacional exigiria uma taxa de investimento maior. Investimentos da ordem de 5% do PIB levariam o Brasil a padrões semelhantes aos de países industrializados do leste da Ásia, como a Coréia do Sul. Essa taxa teria que se manter ao longo de algumas décadas para possibilitar o desenvolvimento apropriado da infraestrutura. A realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas em 2016, a deficiência dos mecanismos de escoamento da produção agrícola e industrial e o elevado custo Brasil torna o gargalo da infraestrutura uma questão ainda mais evidente. Não obstante as enormes deficiências da infraestrutura nacional, o país carece ainda de instituições e profissionais capacitados a estruturar e desenvolver os grandes projetos de infraestrutura. Objetivos Os projetos de infraestrutura têm como característica a multidisciplinariedade, pois envolvem não só aspectos jurídicos, mas também econômico-financeiros e de engenharia. No que diz respeito aos aspectos jurídicos, projetos de infraestrutura necessitam de conhecimento em vários ramos do direito, tais como direito administrativo (licitação, regulação e contratos públicos); direito civil/comercial (contratos de empreitada, prestação de serviços); direito bancário/civil (estruturação de financiamento, garantias); direito tributário (reidi, tributação de serviços e obras); direito societário (sociedades de propósito específico, mercado de capitais). As faculdades e escolas de direito, incluindo os cursos de pós-graduação, tendem a focar seus programas em apenas um ramo do direito 2. Essa especialização é espelhada no próprio mercado de trabalho jurídico. As bancas de advocacia mais envolvidas em projetos de infraestrutura são, via de regra, especializadas em Direito Administrativo, não atuando em outras áreas do direito. 1 Frischtak, C. R. (2008) O Investimento em Infraestrutura no Brasil: histórico recente e perspectivas. 2 Vale notar que não foi possível identificar um curso com uma abordagem semelhante em outra Faculdade/Escola. A FGV-RJ tem uma matéria de Direito de Infraestrutura como parte do curso de graduação. Porém, os temas tratados são eminentemente de direito administrativo/público.

4 As bancas full servcice, por sua vez, tem conhecimento de projetos privados, mas carecem de maior especialização em temas relacionados à Administração Pública. Além disso, seus profissionais tendem a se especializar em um ramo do direito, o que, por vezes, pode dificultar uma visão mais ampla do projeto. Situação similar ocorre nos departamentos jurídicos de empresas e nas procuradorias do estado e demais carreiras públicas jurídicas. O curso tem como objetivos: 1. Oferecer uma visão holística da infraestrutura. 2. Capacitar os alunos para que possam considerar os diversos aspectos jurídicos de um projeto de infraestrutura, independentemente de sua especialização. 3. Reduzir a distância existente entre profissionais integrantes do setor público e do setor privado, procurando apresentar os temas a partir de ambas as perspectivas, como, por exemplo, segurança jurídica vs. interesse público; eficiência vs. dificuldades políticas. 4. Incentivar geração de conhecimento a partir de uma abordagem transversal e integrada. Metodologia Os temas serão analisados em função de empreendimentos nas diversas áreas, ilustrando os principais temas envolvidos em empreendimentos de infraestrutura. Nesse sentido, serão utilizados métodos interativos em sala de aula, como role playing, socrático, método do caso, além, evidentemente, de aulas expositivas para a apresentação dos conceitos mais relevantes. Público-alvo Advogados integrantes de escritórios de advocacia e de empresas atuantes no setor de infraestrutura, procuradores do estado, promotores públicos e demais integrantes de carreiras jurídicas públicas. Embora tenha cunho eminentemente jurídico, o curso poderá ser de muita utilidade para profissionais de outras áreas, seja do setor público ou privado, envolvidos em gerenciamento e administração de projetos de infraestrutura. Carga-Horária 432 horas-aula

5 ESTRUTURA PÓS-GVlaw INFRAESTRUTURA O Pós-GVlaw Infraestrutura é realizado ao longo de dezoito meses e suas disciplinas podem ser de três tipos: Eixo, Formação e TCC. EIXO 1 68 h-a EIXO 2 68 h-a EIXO 3 68 h-a EIXO 4 32 h-a EIXO 5 36 h-a Formação 1 32 h-a Formação 2 32 h-a Formação 3 32 h-a Formação 4 32 h-a TCC 16 h-a TCC 16 h-a As disciplinas do Eixo referem-se ao tema principal da pós-graduação lato sensu em Direito da Infraestrutura. O programa conta com cinco disciplinas do Eixo, conforme apresentado abaixo: Estado como indutor da infraestrutura: Mecanismos legais e estruturação de projetos públicos de infraestrutura (68 horas-aula) Interface público-privada: organização e participação privada em projetos públicos de infraestrutura (68 horas-aula) Relacionamento privado-privado: construção e financiamento (68 horas-aula) Infraestrutura setorial e regulação (32 horas-aula) Aspectos correlatos da infraestrutura (36 horas-aula) Já as disciplinas de Formação referem-se à base complementar em áreas afins ao Direito: Finanças: decisão de Investimento (32 horas-aula) Finanças: decisão de Financiamento (32 horas-aula) Gestão de Projetos (32 horas-aula) Contabilidade Aplicada ao Direito (32 horas-aula)

6 Por fim, o currículo prevê duas disciplinas obrigatórias relacionadas à estruturação do projeto e acompanhamento da realização do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, totalizando 32 horasaula. DISCPLINAS DO EIXO 1. Estado como indutor da infraestrutura: Mecanismos legais e estruturação de projetos públicos de infraestrutura (68 horas-aula) Modalidades de contratação de projetos públicos de infraestrutura: Obra pública tradicional, RDC, Concessões e PPPs Execução de contratos públicos Aspectos constitucionais associados a contratações públicas Contratos Administrativos atípicos e contratos privados da Administração: Contratos de Performance, Locação de ativos e transferência de tecnologia Estruturação de Concessões e PPPs: o Principais cláusulas o Modalidades concessivas o Value for Money o Matriz de riscos o Indicadores de desempenho o Receitas acessórias e projetos associados o Aspectos públicos do financiamento privado (Impacto do direito Administrativo na prestação de garantias aos financiadores) o Subvenção e reembolso de investimentos Projetos multisetoriais Concessão urbanística Fundos Públicos para a Infraestrutura (Fundos de Investimento para a infraestrutura FI- FGTS, Fundos Garantidores) Procedimento de manifestação de interesse e manifestação interesse privada (PMI-MIP) Reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos administrativos Parcerias societárias entre público e privado e privatização de empresa públicas Consórcios públicos, convênios de cooperação e contrato de programa Legislações especiais de contratação pública: Petrobrás/Eletrobrás e legislações estaduais de licitação Impactos da LRF e Lei eleitoral na contratação pública

7 2. Interface público-privada: organização e participação privada em projetos públicos de infraestrutura (68 horas-aula) Interação entre setor público e privado na fase de definição e formatação de projetos de infra-estrutura. Jogo de influência através de canais informais. Atuação institucional. Papel das associações de classe. Procedimento de manifestação de interesse privado (MIP). Alternativas de modelos. Preocupação com sigilo, divulgação, isonomia e impessoalidade. Disciplina aplicável e melhores práticas. Contratação de assessores. Estratégicas para apresentação dos estudos ao setor público. Fase de audiência e consulta pública. Análise de minutas de edital e formulação de sugestões. Pontos críticos para o setor privado. Exigências de qualificação técnica e financeira. Reação dos possíveis financiadores. Aspectos que restringem ou ampliam a competitividade do certame. O trabalho dos consultores do empreendedor privado. Análise do edital já publicado e pedido de esclarecimentos. Questionamentos jurídicos. Impugnação do edital. Atuação junto ao Tribunal de Contas e ao Poder Judiciário. A escolha dos demais parceiros privados do projeto. Formação de consórcio para participar da licitação. Questões sensíveis e principais preocupações dos interessados. Formatação jurídica. Disciplina da convivência entre os consorciados durante a fase de licitação. Prestação das garantias exigidas pelo edital. Racionalidade da escolha. Alternativas de estruturação de garantias. Compartilhamento de responsabilidades. Composição de interesses entre os parceiros privados. Estrutura societária a ser adotada pelos parceiros privados. Constituição de sociedade de propósito específico. Regras de governança. Compromisso de capitalização. Estatuto e acordo de acionistas. Alinhamento de interesses e transações com partes relacionadas. Celebração do contrato com o poder público. Intercorrências pós-contratuais e alternativas de estratégia. Preservação da rentabilidade do projeto. Relacionamento com o poder público na fase de execução do projeto. Formulação de pedido de recomposição de equilíbrio econômico-financeiro. Imposição de penalidades pelo poder público e procedimento administrativo aplicável. Intervenção do poder público e decretação de caducidade. Estratégias de defesa do investidor privado. Minimizando o risco político de encampação. Cálculo da indenização cabível. Tratamento dos investimentos não amortizados. Destino dos bens vinculados ao projeto. Parceria societária entre setor público e privado para exploração de projetos de infraestrutura. Alternativas de arranjos contratuais e societários. Participação acionária do poder público na sociedade de propósito específico. Apoio financeiro do poder público por meio de empréstimo ou subscrição de debêntures. Instauração de litígio judicial contra o setor público. Fatores relevantes para tomada de decisão e avaliação de riscos. Formulação da melhor estratégia. Participação do empreendedor privado em arbitragem envolvendo o setor público.

8 3. Relacionamento privado-privado: construção e financiamento (68 horas-aula) Análise e alocação de riscos. Contratos para a construção de empreendimentos em infraestrutura: o EPC; o EPC-M; o EPC-Turn Key; o cost plus ; o fornecimento de equipamentos etc. Garantias (garantias de proposta, performance bond, garantias de perfeito funcionamento etc) e instrumentos contratuais para mitigação de riscos. Contratos de Operação e Manutenção ( O&M ). Revisão contratual, onerosidade excessiva e equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. Project finance, operações estruturadas, emissão de debêntures etc. Aspectos tributários e previdenciários relacionados aos contratos de construção. Remédios para o inadimplemento e cumprimento imperfeito, solução de conflitos e condições de resolução dos contratos. 4. Infraestrutura setorial e regulação (32 horas-aula) Evolução da institucionalidade do setor de infraestrutura: Reforma do Estado e o Pêndulo Estatização e Privatização Visão Panorâmica de setores selecionados da infraestrutura: o Energia o Portos o Aeroportos o Saneamento o Telecomunicações o Petróleo e Gás Regulação Agências Reguladoras Modelos regulatórios Teoria dos Jogos Law and economics Concorrência e licitação

9 5. Aspectos correlatos da infraestrutura (36 horas-aula) Aspectos ambientais e sociais de infraestrutura: licenciamento ambiental e condicionantes Aspectos tributários associados a projetos de infraestrutura: o REIDI, o Subvenção de investimento, o tributação de contratos de obra, PPPs e concessões o aspectos tributários dos instrumentos de financiamento (debêntures, empréstimos etc.) Aspectos imobiliários associados a projetos de infraestrutura: o CEPACs e estatuto das cidades, o desapropriações, o noções básicas de incorporação imobiliária DISCPLINAS DE FORMAÇÃO 1. Finanças: decisão de Investimento (32 horas-aula) Conceitos fundamentais de matemática financeira; Projeção de fluxos de caixas para orçamento: fluxo de caixa do projeto e do investidor (acionista); Projeção de DRE e Balanço e Fluxos de caixa; Técnicas de avaliação de decisão de projetos de investimentos (orçamento de capital); Ferramentas para análise de riscos: análise de sensibilidade e cenários. Avaliação da empresa, ou empreendimento, por fluxos de caixa descontado. 2. Finanças: decisão de Financiamento (32 horas-aula) Conceituação, estimação e aplicação do Custo de Capital e WACC (Custo médio ponderado de capital); Decisão de alavancagem financeira, estrutura de capital e dividendos; Financiamento Bancário: fontes, produtos e serviços. Financiamento via Mercados de Capitais: fontes, produtos e serviços. Financiamento Estruturado; Project Finance. 3. Gestão de Projetos (32 horas-aula) A abordagem atual dos projetos; Gestão de escopos do projeto; Gestão de tempos do projeto; Gestão de custos do projeto;

10 Gestão de recursos humanos do projeto; Gestão de riscos do projeto; Gestão de suprimentos do projeto; Integração - A elaboração do plano do projeto. 4. Contabilidade Aplicada ao Direito (32 horas-aula) As Atividades Empresariais As Decisões Empresariais Propósito e Conteúdo das Demonstrações Financeiras o Balanço Patrimonial o Demonstração de Resultados o Demonstração do Fluxo de Caixa o Notas Explicativas Balanço Patrimonial o Reconhecimento e Registro dos Ativos o Reconhecimento e Registro dos Passivos e Patrimônio Líquido Demonstração de Resultados o Reconhecimento do Resultado o Regime de Competência o Regime de Caixa Contabilidade e Obrigações Tributárias o Apuração do Resultado Tributável o Demais Obrigações Tributárias Análise das Demonstrações Financeiras o Análise Vertical e Horizontal o Índices Financeiros

11 REALIZAÇÃO As aulas serão realizadas semanalmente, as quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h40, no edifício sede da DIREITO GV, localizado à Rua Rocha, 233 Bela Vista São Paulo SP. Disciplinas do Eixo C.H Início Término Estado como indutor da infraestrutura: Mecanismos legais e 68 08/08/12 30/11/12 estruturação de projetos públicos de infraestrutura Contabilidade Aplicada ao Direito 32 09/08/12 28/09/12 Finanças: decisão de investimento 32 27/09/12 23/11/12 Interface público privada: organização e participação privada 68 16/01/13 10/05/13 em projetos públicos de infraestrutura Finanças: decisão de financiamento 32 17/01/13 08/03/13 Infraestrutura setorial e regulação 32 07/03/13 05/03/13 Gestão de Projetos 32 02/05/13 28/06/13 Relacionamento privado privado: construção e financiamento 68 15/05/13 23/08/13 Aspectos correlatos da infraestrutura 36 04/07/13 30/08/13 TCC /09/13 16/10/13 TCC /10/13 11/12/13 Carga horária total 432 CORPO DOCENTE Professor Arthur Ridolfo Neto Professor da disciplina Contabilidade Aplicada ao Direito no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Bacharel, Mestre e Doutor em Administração pela EAESP/FGV, (Intercâmbio na Universidade do Texas Austin). Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade, Finanças e Controle (CFC) da FGV-EAESP. Especialista em Controladoria e Tesouraria de Empresas, Análise de Investimentos, Controladoria e Tesouraria de Instituições Financeiras, Fiscalização Tributária e Legislação Tributária. Ministra aulas nos cursos de Graduação, Pós-Graduação e Mestrado Profissional em Administração. Professor do curso de Graduação e da pós-graduação lato sensu da DIREITO GV.

12 Professor Fernando Scharlack Marcato Professor das disciplinas Estado como indutor da infraestrutura: Mecanismos legais e estruturação de projetos públicos de infraestrutura e Infraestrutura setorial e regulação no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Mestre em Direito Público Comparado pela Universidade Paris I, Panthéon-Sorbonne. Foi advogado associado de grandes bancas de advocacia nacional e internacional. Foi Secretário Executivo de Novos Negócios da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP. É sócio de GO Associados, consultoria focada em estudos multidisciplinares e estruturação de projetos de infraestrutura. Professor Hsia Hua Sheng Professor da disciplina Finanças: decisão de financiamento no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Economista pela Universidade de São Paulo, Doutor e Mestre em Administração com concentração em Finanças pela FGV-EAESP e foi Visiting Scholar em New York University durante seu doutorado. Atualmente, é professor e pesquisador de finanças na Fundação Getulio Vargas FGV- EAESP e EESP. É especialista em International Corporate Finance, e seus estudos concentram nos seguintes tópicos: 1) Tesouraria e Gestão de Caixa e ; 2) Gestão de Riscos Financeiros usando derivativos; 3) Estratégias de Investimento e Financiamento; 4) planejamento tributário. Entre suas publicações, estão capítulos de livros e artigos nas revistas acadêmicas nacionais e internacionais Professor José Carlos Firmino de Campos Professor da disciplina Gestão de Projetos no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, MBA em Administração de Projetos pela FEA / FIA / USP, especialização em Gerenciamento na Construção Civil pela Escola Politécnica / FDTE - USP, PMP - Project Management Professional pelo Project Management Institute, Coordenador e Professor da Fundação Getulio Vargas em cursos de Gerenciamento de Projetos, ex Diretor do PMI SP - Project Management Institute Brasil e consultor da Arcadis Logos.

13 Professor Kleber Zanchim Professor da disciplina Estado como Indutor da Infraestrutura: mecanismos legais e estruturação de projetos públicos de infraestrutura no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Professor da disciplina Finanças: decisão de financiamento no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Graduado pela Faculdade de Direito da USP. Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP. Professor do Programa de Educação Executiva da DIREITO GV. Especialista em projetos de infraestrutura. Advogado em São Paulo. Professor Mário Engler Professor das disciplinas Interface Público Privada: organização e participação privada em projetos públicos de infraestrutura e Infraestrutura setorial e regulação no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo. É Professor Doutor da DIREITO GV. Advogado militante desde 1979, com atuação na área empresarial. Procurador do Estado de São Paulo desde 1984, exercendo atualmente a função de Chefe da Consultoria Jurídica da Secretaria da Fazenda. Professor Paulo Dóron Rehder de Araujo Professor da disciplina Relacionamento privado privado: construção e financiamento no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo, Graduado em Direito pela USP, ex- Procurador do Município de Guarulhos e coordenador acadêmico da pós-graduação em contratos empresarias do Programa de Educação Executiva da DIREITO GV. Professor Ricardo Ratner Rochman Professor da disciplina Finanças: decisão de investimento no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV e Coordenador do Mestrado Profissional em Finanças e Economia (MPFE) da EESP/FGV. Trabalhou em empresas multinacionais como a IBM e Igaras, Além de trabalhar como pesquisador no Centro de Estudos em Finanças, CEF-GV, leciona disciplinas da área financeira nos cursos de graduação e pós-graduação. Doutorando em Administração Contábil e Financeira (principal) e Sistemas de Informação (conexo) - FGV-EAESP Professor Rafael Domingos Faiardo Vanzella Professor das disciplinas Interface Público Privada: organização e participação privada em projetos públicos de infraestrutura e Aspectos correlatados da infraestrutura no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Bacharel em direito (2003) e doutor em direito civil (2009) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa, patrocinado pelo convênio DAAD-CAPES, na Fakultät für Rechtswissenschaft an der Universität Hamburg e no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht ( ). Atualmente é Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana

14 Mackenzie em São Paulo, elaborando pesquisas em dogmática das relações contratuais e das instituições da propriedade; organização fundiária, mercado imobiliário e planejamento urbano; parcerias público-privadas e financiamento de projetos; e metodologia do pensamento jurídico. É advogado em São Paulo, atuando na área de infraestrutura e project finance. Professor Wanderley Fernandes Professor das disciplinas Relacionamento privado-privado: construção e financiamento e Aspectos correlatos da infraestrutura no curso Pós-GVlaw Infraestrutura. Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela University of Illinois at Champaign-Urbana College of Law (LLM ). PMD Program of Management Development pela Harvard Business School. Coordenador de cursos de contratos e professor nos cursos de Direito Societário e Obrigações e Contratos da Escola de Direito de São Paulo e do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas. INVESTIMENTO O valor do curso poderá ser pago com desconto de acordo com o período de efetivação da matrícula. A saber: I - Matrículas efetivadas no período de 17/04/12 a 30/04/12 receberão um desconto de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) sobre o valor global do curso. II - Matrículas efetivadas no período de 01/05/12 a 31/05/12 receberão um desconto de R$ 1.000,00 (hum mil reais) sobre o valor global do curso. III - Matrículas efetivadas no período de 01/06/12 a 30/06/12 receberão um desconto de R$ 500,00 (quinhentos reais) sobre o valor global do curso. VI Matrículas efetivadas a partir de 01/07/12 não contemplam os descontos acima mencionados. O desconto será aplicado sobre o valor global do curso, podendo este ser dividido em até 18 parcelas. Período de Matrícula Valor Total do curso à vista com desconto Valor total parcelado em ate 1+17 vezes Total à pagar 17/04/12 a 30/04/12 R$ ,00 R$ 1.571,57 R$ ,28 01/05/12 a 31/05/12 R$ ,00 R$ 1.603,00 R$ ,04 01/06/12 a 30/06/12 R$ ,00 R$ 1.634,43 R$ ,81 À partir de 01/07/12 R$ ,00 R$ 1.665,87 R$ ,57

15 PROCESSO SELETIVO O ingresso dar-se-à por meio de classificação no Processo Seletivo, observada as condições, procedimentos, regras e critérios descritos no Edital. O presente Processo Seletivo tem validade para o primeiro semestre letivo de 2012, não havendo reserva de vaga para semestres posteriores. Período: 17/04/2012 a 31/07/2012. Inscrição: acessar o site Os interessados deverão realizar sua inscrição, sem qualquer ônus financeiro, exclusivamente pela Internet. É obrigatório o preenchimento de todos os campos solicitados na ficha de inscrição e a inserção de arquivo digital com o Curriculum Vitae do candidato. Seleção dos Candidatos: Os candidatos serão selecionados por análise curricular, entrevista individual. É necessário documento de identificação com foto para a realização da entrevista. INFORMAÇÕES DIREITO GV Núcleo de Admissão e Matrícula Rua Rocha, 220 térreo Telefone:

CONTABILIDADE APLICADA AO DIREITO 1º SEMESTRE DE 2014

CONTABILIDADE APLICADA AO DIREITO 1º SEMESTRE DE 2014 CONTABILIDADE APLICADA AO DIREITO 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS TRIBUTAÇÃO DAS ESTRUTURAS E DOS NEGÓCIOS SOCIETÁRIOS 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012

Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS TRIBUTAÇÃO DOS NEGÓCIOS DE TECNOLOGIA E PROPRIEDADE INTELECTUAL 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PLANEJAMENTO PARA ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem

Leia mais

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E RELAÇÕES

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E RELAÇÕES PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E RELAÇÕES DE TRABALHO 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) DIREITO DIGITAL APLICADO 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Judiciário e Políticas Públicas ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

Liderança Sindical Empresarial ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012

Liderança Sindical Empresarial ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 Liderança Sindical Empresarial ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

RELAÇÕES DE TRABALHO: EFEITOS TRIBUTÁRIOS E PREVIDENCIÁRIOS 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

RELAÇÕES DE TRABALHO: EFEITOS TRIBUTÁRIOS E PREVIDENCIÁRIOS 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) RELAÇÕES DE TRABALHO: EFEITOS TRIBUTÁRIOS E PREVIDENCIÁRIOS 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEUS IMPACTOS NA ADVOCACIA CONTENCIOSA 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo

Leia mais

Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 Direito Empresarial do Trabalho ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

LIDERANÇA PARA ADVOGADOS 1º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

LIDERANÇA PARA ADVOGADOS 1º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) LIDERANÇA PARA ADVOGADOS 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS LEGAL ENGLISH 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS LIDERANÇA SINDICAL EMPRESARIAL 1º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Oscar Vilhena Vieira Diretor Paulo Clarindo Goldschmidt Vice-Diretor Administrativo

Leia mais

CONCORRÊNCIA DESLEAL, MARCAS E OUTROS SINAIS DISTINTIVOS ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013

CONCORRÊNCIA DESLEAL, MARCAS E OUTROS SINAIS DISTINTIVOS ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 CONCORRÊNCIA DESLEAL, MARCAS E OUTROS SINAIS DISTINTIVOS ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 2º SEMESTRE DE 2013 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início

Leia mais

TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL 1º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL 1º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL DO TRABALHO 1º SEMESTRE DE 2014

DIREITO EMPRESARIAL DO TRABALHO 1º SEMESTRE DE 2014 DIREITO EMPRESARIAL DO TRABALHO 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

PÓS EM DIREITO IMOBILIÁRIO 1º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

PÓS EM DIREITO IMOBILIÁRIO 1º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) PÓS EM DIREITO IMOBILIÁRIO 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FASHION LAW 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

PÓS EM DIREITO SOCIETÁRIO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

PÓS EM DIREITO SOCIETÁRIO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) PÓS EM DIREITO SOCIETÁRIO 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ASPECTOS PRÁTICOS DA ADVOCACIA NO DIREITO PENAL ECONÔMICO 2º SEMESTRE DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL DO TRABALHO 2º SEMESTRE DE 2014

DIREITO EMPRESARIAL DO TRABALHO 2º SEMESTRE DE 2014 DIREITO EMPRESARIAL DO TRABALHO 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS COMPLIANCE 1º SEMESTRE DE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração

Leia mais

LIDERANÇA SINDICAL EMPRESARIAL 1º SEMESTRE DE 2014

LIDERANÇA SINDICAL EMPRESARIAL 1º SEMESTRE DE 2014 LIDERANÇA SINDICAL EMPRESARIAL 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

DIREITO EMPRESARIAL. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) DIREITO EMPRESARIAL Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em DIREITO EMPRESARIAL

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em DIREITO EMPRESARIAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU em DIREITO EMPRESARIAL 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA THIAGO VIEIRA MATHIAS DE OLIVEIRA Doutorando pela PUC/SP Mestre pela Universidade Estadual de Londrina 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

Leia mais

PÓS EM DIREITO IMOBILIÁRIO 1º SEMESTRE DE 2015 TURMA SEMANAL

PÓS EM DIREITO IMOBILIÁRIO 1º SEMESTRE DE 2015 TURMA SEMANAL PÓS EM DIREITO IMOBILIÁRIO 1º SEMESTRE DE 2015 TURMA SEMANAL FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

PÓS EM DIREITO ECONÔMICO 1º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

PÓS EM DIREITO ECONÔMICO 1º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) PÓS EM DIREITO ECONÔMICO 1º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

MBA EM GERÊNCIA DE PROJETOS

MBA EM GERÊNCIA DE PROJETOS Ribeirão Preto, Franca, Araraquara e São Carlos MBA EM GERÊNCIA DE PROJETOS COORDENAÇÃO: Profº Edmarson Bacelar Mota, M.Sc APOIO: SOBRE O CURSO Com a abertura dos mercados e o enorme aumento da competitividade,

Leia mais

Curso de MBA Finanças e Controladoria

Curso de MBA Finanças e Controladoria Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Curso de MBA Finanças e Controladoria Curso de Pós-Graduação lato sensu em Administração APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A LBS

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS PÓS GVLAW EM DIREITO DO TRABALHO 1º SEMESTRE 2016 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

Apresentação institucional

Apresentação institucional Apresentação institucional 2010 Institucional Quem somos Nossos valores Áreas de atuação Equipe Parcerias Contato Quem somos Sociedade de advogados com foco de atendimento em direito empresarial, compreendendo

Leia mais

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S * Programa sujeito a alterações

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E R E N C I A M E N T O D E P R O J E T O S * Programa sujeito a alterações depto. mkt. IBE FGV * Programa sujeito a alterações RESOLUÇÃO DO MEC Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas atendem aos requisitos da Resolução CNE / CES nº 01, de 08/06/07.

Leia mais

LBS.com.br. Curso de Extensão em Holding como Instrumento de Proteção Patrimonial. Grupo Educacional LBS-FAPPES

LBS.com.br. Curso de Extensão em Holding como Instrumento de Proteção Patrimonial. Grupo Educacional LBS-FAPPES Curso Presencial de Curta Duração 8 horas-aula Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Curso de Extensão em Holding como Instrumento de Proteção Patrimonial Apresentação

Leia mais

Curso de MBA Executivo Administração Geral e Estratégica

Curso de MBA Executivo Administração Geral e Estratégica Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Curso de MBA Executivo Administração Geral e Estratégica Curso de Pós-Graduação lato sensu em Administração APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

Leia mais

MBA EM FINANÇAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM FINANÇAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM FINANÇAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda

Leia mais

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E S T Ã O E M P R E S A R I A L

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E S T Ã O E M P R E S A R I A L depto. mkt. IBS FGV management CONVENIADA RESOLUÇÃO DO MEC Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas atendem aos requisitos da Resolução CNE / CES nº 01, de 08/06/07. Ascensão

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS CONTRATOS

PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS CONTRATOS PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS CONTRATOS 2014 SIGA: Al. Tocantins, 125 Alphaville Barueri SP CEP 06455-020 - Fone: (11) 3711-1000 www.strong.com.br alphaville.fgv@strong.com.br

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2014 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof.º André Bittencourt do Valle 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS É uma instituição de direito privado,

Leia mais

LLM em Direito Empresarial

LLM em Direito Empresarial CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO LLM em Direito Empresarial Coordenação Acadêmica - Escola de Direito FGV DIREITO RIO Programa de LLM em Direito Empresarial Escola de Direito FGV DIREITO

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Atuamos em âmbito nacional, com uma estrutura apropriada para atender os clientes com excelência e segurança.

APRESENTAÇÃO. Atuamos em âmbito nacional, com uma estrutura apropriada para atender os clientes com excelência e segurança. APRESENTAÇÃO Comparato, Nunes & Federici Advogados é uma sociedade de advogados fundada por profissionais com grande experiência na gestão de jurídicos corporativos e bancas de advocacia. O escritório

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda

Leia mais

MBA EXECUTIVO ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E INOVAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL

MBA EXECUTIVO ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E INOVAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL MBA EXECUTIVO ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E INOVAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400

Leia mais

Especialização em Investment Banking

Especialização em Investment Banking Especialização em Investment Banking Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Financeira e Controladoria

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Financeira e Controladoria Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Financeira e Controladoria Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Financeira e Controladoria tem por objetivo o fornecimento

Leia mais

MBA CONTABILIDADE ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA CONTABILIDADE ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA CONTABILIDADE ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS Apresentação MBA desenvolvido por uma das mais reconhecidas e respeitadas Universidades do país UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro, com tradição

Leia mais

Comunicamos ainda, que o Curso terá início em março de 2005 e as inscrições já se encontram abertas no nosso site: www.eac.fea.usp.

Comunicamos ainda, que o Curso terá início em março de 2005 e as inscrições já se encontram abertas no nosso site: www.eac.fea.usp. São Paulo, 13 de setembro de 2004 Prezado (a) Senhor (a) É com prazer que comunicamos o lançamento da 5ª Turma do MBA - Finanças, Comunicação e Relações com Investidores, organizado pela FIPECAFI - Fundação

Leia mais

MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria Pense antes de imprimir. A natureza agradece. MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria COMPROMISSO NÃO É CHEGAR SEMPRE NO HORÁRIO, É, ÀS VEZES, PERDER A NOÇÃO DO TEMPO. O que é ser bem-sucedido?

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Lato Sensu

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Lato Sensu PORTFÓLIO ESPECIALIZAÇÃO / MBA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Sumário ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE... 2 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO... 2 ÁREA: COMUNICAÇÃO E LETRAS...

Leia mais

MBA em Marketing Estratégico

MBA em Marketing Estratégico MBA em Marketing Estratégico Início em 28 de setembro de 2015 Aulas as segundas e quartas, das 19h às 22h Valor do curso: R$ 21.600,00 À vista com desconto: R$ 20.520,00 Consultar planos de parcelamento.

Leia mais

PÓS GVLAW EM DIREITO IMOBILIÁRIO 1º SEMESTRE DE 2016 TURMA SEMANAL

PÓS GVLAW EM DIREITO IMOBILIÁRIO 1º SEMESTRE DE 2016 TURMA SEMANAL PÓS GVLAW EM DIREITO IMOBILIÁRIO 1º SEMESTRE DE 2016 TURMA SEMANAL FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Somos um escritório jurídico que reúne especialistas nos mais diversos ramos do direito empresarial. Priorizamos a ética nas relações com os clientes e nos dedicamos muito ao

Leia mais

PÓS GVLAW EM DIREITO EMPRESARIAL 1º SEMESTRE 2016 TURMA SÁBADOS QUINZENAIS

PÓS GVLAW EM DIREITO EMPRESARIAL 1º SEMESTRE 2016 TURMA SÁBADOS QUINZENAIS PÓS GVLAW EM DIREITO EMPRESARIAL 1º SEMESTRE 2016 TURMA SÁBADOS QUINZENAIS FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais

Leia mais

LLM EM DIREITO EMPRESARIAL

LLM EM DIREITO EMPRESARIAL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO LLM EM DIREITO EMPRESARIAL Coordenação Acadêmica: Escola de Direito FGV-Rio SEJA BEM VINDO À FGV Criada em 1944, a Fundação Getulio Vargas, com 64 anos

Leia mais

A vocação da Pires Terra Pinto é criar parcerias duradouras e sólidas fundadas em um novo conceito de prestação de serviços, com estrutura e equipe

A vocação da Pires Terra Pinto é criar parcerias duradouras e sólidas fundadas em um novo conceito de prestação de serviços, com estrutura e equipe A vocação da Pires Terra Pinto é criar parcerias duradouras e sólidas fundadas em um novo conceito de prestação de serviços, com estrutura e equipe voltadas para ter e exercer esses valores diariamente.

Leia mais

Licitações e Contratos Administrativos

Licitações e Contratos Administrativos Curso Presencial de Curta Duração 16 horas-aula Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Curso de Extensão em Licitações e Contratos Administrativos A LBS Law & Business

Leia mais

A D V O G A D O S. Apresentação

A D V O G A D O S. Apresentação Apresentação O Escritório de Advocacia Gomes e Mello Frota Advogados destaca-se no meio jurídico como uma forte referência em função da equipe que o compõe, e da respeitabilidade que a mesma possui. Este

Leia mais

MBA em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade)

MBA em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade) MBA em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade) Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS Sua empresa valoriza o trabalho multidisciplinar, integração, inovação, liderança e intraempreendedorismo? Você acredita que sem uma visão holística, abrangente, integrando

Leia mais

MBA 2010 - Gestão de Relacionamento com Investidores

MBA 2010 - Gestão de Relacionamento com Investidores MBA 2010 - Gestão de Relacionamento com Investidores Objetivos Qualificação em nível de especialização lato sensu em Relações com Investidores com vistas a preparar os profissionais para atuar em cargos

Leia mais

MENDES, SOUZA & GONÇALVES S OCIEDADE DE ADVOGADOS

MENDES, SOUZA & GONÇALVES S OCIEDADE DE ADVOGADOS MENDES, SOUZA & GONÇALVES S OCIEDADE DE ADVOGADOS 1 APRESENTAÇÃO MENDES, SOUZA & Gonçalves SOCIEDADE DE ADVOGADOS. A Mendes, Souza & Gonçalves Sociedade de Advogados, é um escritório de advocacia empresarial

Leia mais

Áreas de Atuação Societário

Áreas de Atuação Societário SC Advogados Apresentação A Salomão Cateb Advogados foi fundada em 1963 na cidade de Belo Horizonte por Salomão de Araújo Cateb. Os mais de 40 anos de atividade conferiram à empresa o reconhecimento e

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA CADASTRO DE DOCENTES

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA CADASTRO DE DOCENTES EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA CADASTRO DE DOCENTES A Associação Brasileira de Orçamento Público - Unidade Regional do Rio Grande do Sul (ABOP-RS), fundada em 04 de dezembro de 1974, como uma associação civil

Leia mais

Planeamento Estratégico para Sociedades de Advogados ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012

Planeamento Estratégico para Sociedades de Advogados ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 Planeamento Estratégico para Sociedades de Advogados ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 LEXDEBATA - PORTUGAL Fundada em Lisboa no ano de 2006, a LexDebata Seminários

Leia mais

Projeto de Curso de Pós-Graduação MULTI MBA FAGV TURMA 02. MBA Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu E AUDITORIA.

Projeto de Curso de Pós-Graduação MULTI MBA FAGV TURMA 02. MBA Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu E AUDITORIA. Projeto de Curso de Pós-Graduação MULTI MBA FAGV TURMA 02. MBA Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS E PROJETOS - GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E LIDERANÇA

Leia mais

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E S T Ã O E M P R E S A R I A L * Programa sujeito a alterações

M B A P Ó S - G R A D U A Ç Ã O E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M G E S T Ã O E M P R E S A R I A L * Programa sujeito a alterações depto. mkt. IBE FGV * Programa sujeito a alterações RESOLUÇÃO DO MEC Os cursos MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas atendem aos requisitos da Resolução CNE / CES nº 01, de 08/06/07.

Leia mais

Ementário e Bibliografia do curso de. Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04

Ementário e Bibliografia do curso de. Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 01 - ADMINISTRAÇÃO Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 Introdução à Administração. Antecedentes históricos da Administração. Escolas de Administração. Administração e suas perspectivas. Variáveis

Leia mais

FACULDADE MORAES JÚNIOR CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS POR CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CARGA HORÁRIA SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª

FACULDADE MORAES JÚNIOR CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS POR CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS CARGA HORÁRIA SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª FACULDADE MORAES JÚNIOR DAS DISCIPLINAS POR CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Duração do Curso: 4 anos. Total de 3.200 horas-aula CIÊNCIAS CONTÁBEIS SÉRIE DISCIPLINA SEMANAL ANUAL 2ª Contabilidade e Análise

Leia mais

Liderança, Estratégia e Inovação. Ingresso Março 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba

Liderança, Estratégia e Inovação. Ingresso Março 2014. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba Liderança, Estratégia e Inovação Ingresso Março 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA Executivo Internacional em Liderança, Estratégia e Inovação Formar líderes com visão estratégica,

Leia mais

www.cmrocha.com.br Rua do Mercado 34, 17ºandar, 20010-120, Rio de Janeiro, RJ, +55 (21) 2263-1328

www.cmrocha.com.br Rua do Mercado 34, 17ºandar, 20010-120, Rio de Janeiro, RJ, +55 (21) 2263-1328 Rua do Mercado 34, 17ºandar, 20010-120, Rio de Janeiro, RJ, +55 (21) 2263-1328 Apresentação É com satisfação que apresentamos o escritório de advocacia Cesar Mota & Rocha Advogados. O escritório foi fundado

Leia mais

Ingresso Março 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba

Ingresso Março 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba Ingresso Março 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Finanças e Governança Corporativa Desenvolver conhecimentos e habilidades que possibilitem ao profissional dominar os conteúdos

Leia mais

UNIPAC ITABIRITO (VAGAS REMASCENTES) PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) ORÇAMENTO E GESTÃO PÚBLICA (LEIA PAG. 2) CONTROLADORA E FINANÇAS (LEIA PAG.

UNIPAC ITABIRITO (VAGAS REMASCENTES) PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) ORÇAMENTO E GESTÃO PÚBLICA (LEIA PAG. 2) CONTROLADORA E FINANÇAS (LEIA PAG. UNIPAC ITABIRITO (VAGAS REMASCENTES) PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) ORÇAMENTO E GESTÃO PÚBLICA (LEIA PAG. 2) CONTROLADORA E FINANÇAS (LEIA PAG. 4) TURMA 2008/1 UNIPAC ITABIRITO Pensando no seu futuro Profissional

Leia mais

Curso de Especialização e Atualização em Finanças Corporativas, Controladoria e Economia. Master in Corporate Finance, Controllership and Economics

Curso de Especialização e Atualização em Finanças Corporativas, Controladoria e Economia. Master in Corporate Finance, Controllership and Economics Curso de Especialização e Atualização em Finanças Corporativas, Controladoria e Economia Master in Corporate Finance, Controllership and Economics A ESCOLA DE ECONOMIA DE SÃO PAULO FGV/EESP Sempre em acordo

Leia mais

MBA CONTROLADORIA, FINANÇAS E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

MBA CONTROLADORIA, FINANÇAS E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO MBA CONTROLADORIA, FINANÇAS E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O curso de MBA em Controladoria, Finanças e Planejamento Tributário desenvolvido pela FAACZ visa oferecer aos participantes instrumentais

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios tem por objetivo desenvolver a

Leia mais

ENSINO JURÍDICO DEMOCRÁTICO EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROJETO ENSINO JURÍDICO DEMOCRÁTICO A PARTIR DE CURSO DE APRIMORAMENTO DOCENTE

ENSINO JURÍDICO DEMOCRÁTICO EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROJETO ENSINO JURÍDICO DEMOCRÁTICO A PARTIR DE CURSO DE APRIMORAMENTO DOCENTE ENSINO JURÍDICO DEMOCRÁTICO EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROJETO ENSINO JURÍDICO DEMOCRÁTICO A PARTIR DE CURSO DE APRIMORAMENTO DOCENTE SÃO PAULO JULHO DE 2015 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação

Leia mais

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro

O MBA CONTROLLER foi lançado em 1994 e é o mais tradicional MBA do mercado brasileiro MBA Controller Ao cursar o MBA CONTROLLER FIPECAFI/ANEFAC, o aluno convive com pessoas de diferentes perfis entre os mais diversos segmentos de mercado e com a experiência profissional exigida para que

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE ESPORTES

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE ESPORTES PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE ESPORTES SIGA ZMBAEESP11/00 Rua Almirante Protógenes, 290 Bairro Jardim Santo André SP - CEP 09090-760 - Fone: (11) 4433 3222 Av.

Leia mais

PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw)

PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO 2º SEMESTRE DE 2014. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) PÓS EM DIREITO TRIBUTÁRIO 2º SEMESTRE DE 2014 Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO GV (GVlaw) FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS

MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram o cenário

Leia mais

MBA EXECUTIVO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

MBA EXECUTIVO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA MBA EXECUTIVO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA 2012.1 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS É uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20 de dezembro de 1944, com o objetivo de ser um centro voltado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM SAÚDE COM ÊNFASE NA GESTÃO DE CLÍNICAS E HOSPITAIS

PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM SAÚDE COM ÊNFASE NA GESTÃO DE CLÍNICAS E HOSPITAIS PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM SAÚDE COM ÊNFASE NA GESTÃO DE CLÍNICAS E HOSPITAIS 2014 19010-080 -Presidente Prudente - SP 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof.ª Adriana Maria André,

Leia mais

MBA em Gestão do Entretenimento

MBA em Gestão do Entretenimento MBA em Gestão do Entretenimento Entertainment Business Management Início em 25 de setembro de 2015 Aulas as quarta e sexta, das 7h às 9h Valor do curso: R$ 21.600,00 À vista com desconto: R$ 20.520,00

Leia mais