2. COMPARAÇÃO DE PERFIL ENTRE ADIMPLENTES E INADIMPLENTES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2. COMPARAÇÃO DE PERFIL ENTRE ADIMPLENTES E INADIMPLENTES"

Transcrição

1 PERFIL DO CONSUMIDOR COM E SEM DÍVIDAS NO BRASIL 1. PESQUISA Pesquisa inédita realizada pela CNDL e SPC Brasil buscou avaliar o perfil dos brasileiros adimplentes e inadimplentes, sendo consideradoscomo: a) adimplentes: aqueles que pagam regularmente suas compras e dificilmente têm seu nome negativado nos sistemas de proteção ao crédito. b) inadimplentes: aqueles que não pagam regularmente suas compras e,possivelmente, têm seu nome negativado nos sistemas de proteção ao crédito. Para o perfil adimplente, foram ouvidos em todo o país 668 pessoas,de acordo com a distribuição do IBGE por estado da Federação; nenhuma delas possuía conta em atraso há mais de 90 dias. Já para o perfil inadimplente, foram 609 casos, todos eles de pessoas com alguma conta em atraso há mais de 90 dias. A pesquisa dos inadimplentes tem margem de erro de 4,0% a um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa dos adimplentes tem margem de erro de 3,8% a um intervalo de confiança de 95%. 2. COMPARAÇÃO DE PERFIL ENTRE ADIMPLENTES E INADIMPLENTES Por gênero, 63% dos adimplentes são do sexo feminino e 37% masculino. Verificando o gênero dos inadimplentes, 52% são mulheres e 48% homens. Não foi objeto da pesquisa analisar porque as mulheres aparecem como mais adimplentes ou inadimplentes do que os homens. No entanto, é fato conhecido que nos últimos 10 anos um número crescente de mulheres tem se tornado chefes de família. Isso pode indicar o aumento progressivo das mulheres na participação do orçamento familiar.

2 A idade se mostra como um fator de diferenciação entre adimplentes e inadimplentes. Pessoas com mais idade demonstram possuir um perfil maior de adimplência. 28% dos que se afirmaram adimplentes estão na faixa etária de 50 a 64 anos, 27% estão entre 35 e 49 anos e 19% têm 65 anos ou mais. Ao analisar os dados do que se disseram inadimplentes a maioria, 70%, está na faixa de 25 a 49 anos, apenas 12% têm 50 a 64 anos e 2% estão acima dos 65 anos. Analisando Apenas 16% dos adimplentes estão na faixa etária de 25 a 34 anos e 10% estão entre 18 e 24 anos, enquanto 34% dos inadimplentes têm de 25 a 34 anos e 17% dos inadimplentes estão com idade de 18 a 24 anos. Outro fator de diferenciação é estabilidade no emprego. Se por um lado, 55% dos adimplentes estão empregados há mais de 5 anos, por outro, a análise dos inadimplentes mostra que esse número se reduz praticamente à metade, sendo 28% dos inadimplentes empregados há mais de 5 anos. Destaca-se que 22% dos inadimplentes estão empregados de 2 a 5 anos, 18% de 1 a 2 anos e 17% de 6 meses a 1 ano. Esse fator sinaliza que a estabilidade de emprego resulta em estabilidade de renda e, consequentemente, leva a maior segurança financeira. Tal segurança provavelmente permite que as contas se matenham em dia, gerando um cenário pessoal favorável para a adimplência.

3 O terceiro fator de destaque é a moradia própria. 81% dos adimplentes possuem moradia própria e 12% moram pagando aluguel. Para os inadimplentes, 59% têm posse de sua moradia, enquanto 33% moram em residências alugadas. Os números mostram que, em ambos os grupos, predominam aqueles que possuem moradia própria. No entanto, o percentual de moradores de aluguel é maior nos inadimplentes do que no adimplentes. Pode-se inferir, então, que gastos relacionados com aluguel oneram os gastos, uma vez que parte da renda já está comprometida para esse fim, podendo assim levar a inadimplência.

4 Alguns fatores relacionados ao comportamento dos pesquisados com relação a suas finanças também puderam ser observados. O primeiro diz respeito ao planejamento financeiro. 59% dos entrevistados adimplentes informaram que costumam realizar algum tipo de planejamento orçamentário e 89% dos adimplentes afirmaram que fazem um planejamento a respeito para ver se o custo cabe no orçamento quando há a intenção de adquirir um bem. Para os inadimplentes, 60% afirmam que NÃO costumam realizar algum tipo de planejamento orçamentário para manter seus compromissos no prazo e 69% afirmaram que, quando têm a intenção de adquirir um bem, verificam se essa compra cabe no orçamento. Esse último ponto apresenta percentual alto. É possível que o inadimplente, por se encontrar nessa situação, não respeite o orçamento feito por ele no ato da compra. Outra possibilidade é que, dentro de seu planejamento, o inadimplente destine parte de sua renda para o consumo e outra parcela para honrar seus compromissos já adquiridos.

5 Um fator que complementa a informação acima é a busca por informações relacionadas com taxas de juros. 50% dos adimplentes procuram se manter informado sobre as taxas de juros existentes no mercado, enquanto apenas 38% dos inadimplentes buscam esse tipo de informação. É possível perceber que há uma relação do nível de escolaridade com a busca por taxa de juros, independente da inadimplência. Quanto maior o nível de escolaridade, maior a tendência do consumidor buscar informações sobre a taxa de juros, não importando se ela é adimplente ou inadimplente. Um dado que se ressalta é o desinteresse da classse CD pela busca de informações sobre taxas de juros. Mesmo adimplentes, 44% dos integrantes dessas classes nesta situação procuram saber sobre as taxas de juros. Quando avaliados os integrantes das classes CD inadimplentes, esse percentual é de 35%. As informações apresentadas nos dois últimos parágrafos demonstram o risco ao qual o orçamento familiar é exposto quando há falta de planejamento orçamentário e desinteresse pela busca de informações sobre taxas de juros. A não utilização de tais informações pode resultar em dívidas desnecessárias, comprometendo o orçamento pessoal ou familiar no presente e no futuro. Isso apresenta um agravante quando se trata da classe CD, que possui renda mais baixa. Já os adimplentes, ao se planejarem financeiramente e buscarem se informar sobre a taxa de juros, avaliam a situação antes de assumirem um compromisso e, com isso, conseguem manter suas finanças em ordem e seu crédito em situação regular.

6 O pagamento de pensões a filhos representa outro fator a ser analisado. Apenas 4% dos adimplentes pagam pensão a seus filhos. Quando observamos os inadimplentes, o percentual é 10%. Isso mostra que o percentual de pagadores de pensão é maior nos inadimplentes do que no adimplentes. Assim, os gastos com pensão também podem contribuir de alguma maneira para a inadimplência dos entrevistados.

7 O último fator a se analisado é o financiamento de automóveis. Enquanto apenas 3% dos adimplentes possuem financiamento de automóveis no momento, independente de estar em dia ou não, 9% dos inadimplentes possuem atrasos para esse tipo de financiamento. Novamente, o percentual é maior para os inadimplentes do que para os adimplentes no que se refere a mais esse quesito. Esse fator tem a forte tendência de estar relacionado com o nível de inadimplência. Ao verificar as intenções de um possível financiamento de automóveis no futuro, 11% dos adimplentes pretendem fazer um financiamento de automóvel nos próximos seis meses, enquanto 17% dos inadimplentes, sim. Isso pode ser reflexo da política governamental de estímulo ao consumo, através da redução do IPI. Tal comportamento do inadimplente compromete ainda mais sua situação econômica por assumir mais um endividamento de longo prazo

8

9 CONCLUSÕES A análise mostra que o número de mulheres adimplentes e inadimplentes é maior do que o de homens. Isso é um reflexo do aumento da contribuição da mulher no orçamento familiar, já que vimos um aumento do número de mulheres como chefes de família durante esses últimos 10 anos. Quanto a fatores relacionados com a adimplência, é possível perceber que há uma relação positiva entre faixa etária, estabilidade de emprego, planejamento financeiro e preocupação em saber as taxas de juros do mercado. O estudo mostrou que o percentual de adimplentes é maior com pessoas mais velhas, que estão há mais tempo no emprego, planejam o seu orçamento e se preocupam em saber as taxas de juros. Fatores como ter residência própria, pagamento de pensão e financiamento de carro não têm um impacto tão perceptível na adimplência. Já para a inadimplência, esses últimos fatores podem impactar a condição em que os inadimplentes se encontram. Os percentuais de moradia de aluguel, pagamento de pensão e financiamento de carro podem ter contribuído para que os entrevistados se tornassem inadimplentes. Para os primeiros fatores apresentados no parágrafo anterior, a relação é inversa. Os inadimplentes tendem a ser mais jovens, não estarem há tanto tempo em seus empregos, não adotam um planejamento financeiro e não buscarem informações sobre as taxas de juros do mercado. Um ponto a ser ressaltado é o desinteresse da classe CD em buscar informações sobre taxas de juros existentes no mercado, inclusive para os que estão adimplentes e pertencem a essas classes. Isso pode representar um risco já que a classe CD possui renda mensal com valor baixo e pode comprometer seu orçamento por tal falta de informação.

USO DO CRÉDITO NAS COMPRAS DE AUTOMÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS

USO DO CRÉDITO NAS COMPRAS DE AUTOMÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS USO DO CRÉDITO NAS COMPRAS DE AUTOMÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS Pesquisa realizada pelo SPC Brasil e a CNDL, divulgada recentemente, mostrou que há uma relação direta entre inadimplência e fatores característicos

Leia mais

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) JOINVILLE

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) JOINVILLE Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) JOINVILLE Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) JOINVILLE FECOMÉRCIO SC SUMÁRIO Endividamento em Joinville 7 Considerações

Leia mais

SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DOS PAIS

SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DOS PAIS SONDAGEM DATAS COMEMORATIVAS DIA DOS PAIS Agosto 2016 INTENÇÃO DE COMPRAS DIA DOS PAIS 2016 Intenção de Presentear 48,9% Têm intenção de presentear no Dia dos Pais 38,1% Não pretendem comprar presentes,

Leia mais

Endividamento recua em dezembro

Endividamento recua em dezembro Endividamento recua em dezembro Em dezembro de 2011, o número de famílias que declarou possuir dívidas diminui pelo sétimo mês consecutivo permanecendo, no entanto, acima do patamar observado ao final

Leia mais

Brasileiros gastam cerca de R$ 18 mil por ano com produtos de luxo, diz pesquisa do SPC Brasil

Brasileiros gastam cerca de R$ 18 mil por ano com produtos de luxo, diz pesquisa do SPC Brasil Brasileiros gastam cerca de R$ 18 mil por ano com produtos de luxo, diz pesquisa do SPC Brasil Enviado por DA REDAÇÃO 15-Abr-2015 PQN - O Portal da Comunicação Um estudo inédito realizado pelo Serviço

Leia mais

Sete em cada dez sonhos de consumo dos brasileiros ainda não foram realizados.

Sete em cada dez sonhos de consumo dos brasileiros ainda não foram realizados. Sete em cada dez sonhos de consumo dos brasileiros ainda não foram realizados. Os brasileiros têm como principais sonhos de consumo viajar, frequentar restaurantes, querem comprar seu próprio carro e cuidar

Leia mais

ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS

ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS EMENTA: O presente estudo tem por objetivo avaliar o impacto da evolução das operações de crédito para pessoas físicas sobre o orçamento das famílias,

Leia mais

Parte II - As negras e os negros nas bolsas de formação e de pesquisa do CNPq

Parte II - As negras e os negros nas bolsas de formação e de pesquisa do CNPq Parte II - As negras e os negros nas bolsas de formação e de pesquisa do CNPq Esta análise tem como base as principais bolsas de formação no País e de pesquisa, quais sejam: Iniciação Científica (IC),

Leia mais

Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis

Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis Pesquisa de Avaliação dos Serviços Públicos de Florianópolis A carga tributária brasileira é uma das mais elevadas do mundo, em 2011 ela chegou a 35% do PIB, valor extremamente elevado. Seria de se esperar

Leia mais

PESQUISA DE DIA DAS MÃES 2016

PESQUISA DE DIA DAS MÃES 2016 PESQUISA DE DIA DAS MÃES 2016 ASSESSORIA ECONÔMICA Sumário Executivo Resumo dos principais resultados da Pesquisa de Dia das Mães 2016 O número médio de presentes no Dia das Mães 2016 será de 1,24 unidades.

Leia mais

PERFIL DAS MULHERES empreendedoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

PERFIL DAS MULHERES empreendedoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro PERFIL DAS MULHERES empreendedoras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL DO OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, JUNHO DE 2012 12 2012 PANORAMA GERAL

Leia mais

CREDIÁRIO, CARNÊ E CARTÃO DE LOJA: Processo Decisório e Hábitos de Compra

CREDIÁRIO, CARNÊ E CARTÃO DE LOJA: Processo Decisório e Hábitos de Compra CREDIÁRIO, CARNÊ E CARTÃO DE LOJA: Processo Decisório e Hábitos de Compra Junho 2016 INTRODUÇÃO 19% dos brasileiros possuem cartão de loja, carnê ou crediário. Para 67% estas modalidades de crédito possuem

Leia mais

ICEI Índice de Confiança do Empresário Industrial Julho/07 Interiorização da Sondagem

ICEI Índice de Confiança do Empresário Industrial Julho/07 Interiorização da Sondagem Resultado do ICEI - Índice de Confiança do Empresário Industrial - nas Regionais FIESP Projeto de de Opinião CNI (DEPAR/DEPECON) Introdução A Sondagem Industrial é uma pesquisa qualitativa realizada trimestralmente

Leia mais

1. Intenção de Viagem Resultados Consolidados

1. Intenção de Viagem Resultados Consolidados 1. Intenção de Viagem Resultados Consolidados A intenção de viagem retrata a expectativa das famílias brasileiras de consumir os serviços relacionados ao turismo nos próximos seis meses. A pesquisa realizada

Leia mais

Salario mínimo ideal deveria ser 50% maior que o atual

Salario mínimo ideal deveria ser 50% maior que o atual Salario mínimo ideal deveria ser 50% maior que o atual Inayara Soares Com a definição do salário mínimo para 2013, que passou de 622,00 para 678,00 começando a valer no dia 1º de Janeiro de 2013, a Futura

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO CONSUMIDOR BRASILEIRO CORTE POR SEXO

RELATÓRIO DE PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO CONSUMIDOR BRASILEIRO CORTE POR SEXO RELATÓRIO DE PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO CONSUMIDOR BRASILEIRO CORTE POR SEXO Fevereiro 2013 EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO CONSUMIDOR BRASILEIRO CORTE POR SEXO Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil buscou

Leia mais

Com mais empresas endividadas, pedidos de recuperação judicial aumentam 30%

Com mais empresas endividadas, pedidos de recuperação judicial aumentam 30% Com mais empresas endividadas, pedidos de recuperação judicial aumentam 30% O Globo - Rio de Janeiro/RJ - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - 18/05/2015-06:00:00 SÃO PAULO - Contas apertadas e dificuldades para pagar as

Leia mais

Análise de Endividamento do Consumidor Fevereiro - 2016

Análise de Endividamento do Consumidor Fevereiro - 2016 Análise de Endividamento do Consumidor A Análise de Endividamento do Consumidor traça o quadro de endividamento e inadimplência dos consumidores da capital. Essas informações são importantes porque englobam

Leia mais

CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO CAI 2,3% NO TRIMESTRE

CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO CAI 2,3% NO TRIMESTRE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO CAI 2,3% NO TRIMESTRE O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) apresentou queda de 2,3% no trimestre finalizado em julho, em relação ao mesmo período do ano passado.

Leia mais

Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau

Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau Pesquisa de Percepção dos Serviços Públicos de Blumenau A carga tributária brasileira é uma das mais elevadas do mundo, em 2011 ela chegou a 35% do PIB, valor extremamente elevado. Seria de se esperar

Leia mais

Relatório de Intenção de compras de Natal

Relatório de Intenção de compras de Natal Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina Relatório de Intenção de compras de Natal Panorama da intenção de compras durante o período que antecede o Natal 2010 no município de Criciúma. Divisão

Leia mais

A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. O acesso à Educação

A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. O acesso à Educação 33 A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Quase 5 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 14 anos (18,8% da população da região) vivem no Semi-árido. No Brasil,

Leia mais

Oito em cada dez inadimplentes conseguem quitar as dívidas renegociando com os bancos

Oito em cada dez inadimplentes conseguem quitar as dívidas renegociando com os bancos Oito em cada dez inadimplentes conseguem quitar as dívidas renegociando com os bancos Segundo pesquisa do SPC Brasil, 46% das pessoas com nome sujo admitem que a dívida poderia ter sido evitada caso fizessem

Leia mais

Relatório de Pesquisa

Relatório de Pesquisa Relatório de Pesquisa Educação Financeira do Consumidor Brasileiro Fevereiro 2013 EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO CONSUMIDOR BRASILEIRO Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil buscou avaliar a educação financeira

Leia mais

Elaboração e Análise de Projetos

Elaboração e Análise de Projetos Elaboração e Análise de Projetos Análise de Mercado Professor: Roberto César ANÁLISE DE MERCADO Além de ser o ponto de partida de qualquer projeto, é um dos aspectos mais importantes para a confecção deste.

Leia mais

Pesquisa Intenções de compras do Dia das Mães

Pesquisa Intenções de compras do Dia das Mães Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina Pesquisa Intenções de compras do Dia das Mães Um perfil dos consumidores no Dia das Mães Setor de Projetos, Pesquisa e Estatistica Caroline Cunha Araujo

Leia mais

PERFIL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS

PERFIL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS PERFIL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS Junho 2015 INTRODUÇÃO Perfil do empresário: Maioria é de homens, entre 35 e 54 anos e renda familiar de 03 a 10 salários mínimos A pesquisa Perfil das Micro

Leia mais

Pesquisa de. Dia dos Namorados

Pesquisa de. Dia dos Namorados ASSESSORIA ECONÔMICA Pesquisa de Dia dos Namorados 2014 Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisa - IFEP Relatório elaborado pela Assessoria Econômica Fecomércio-RS PESQUISA DIA DOS NAMORADOS

Leia mais

GÊNERO 48% 52% Feminino Masculino

GÊNERO 48% 52% Feminino Masculino NÚMEROS DA PESQUISA 208 pessoas responderam a pesquisa Moradoras do Grande Rio Uma semana de coleta de dados (01 a 5 de julho de 2013) Instrumento: questionário com 12 perguntas. GÊNERO 52% 48% Feminino

Leia mais

Resultado de Vendas de Dia dos Namorados 2016

Resultado de Vendas de Dia dos Namorados 2016 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina Resultado de Vendas de Dia dos Namorados 2016 O perfil do empresário e

Leia mais

PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR - PEIC

PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR - PEIC PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR - PEIC CURITIBA - PR SETEMBRO/2013 SUMÁRIO Histórico da PEIC... 3 Tabela 1 - Nível de endividamento... 4 Tabela 2 - Tipo de dívida... 5 Tabela 3

Leia mais

CUSTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM MARINGÁ

CUSTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM MARINGÁ 1.0 Introdução CUSTOS SOCIAIS E ECONÔMICOS DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO EM MARINGÁ Prof. Dr. Joilson Dias Assistente Científica: Cássia Kely Favoretto Costa Departamento de Economia Universidade Estadual

Leia mais

Micro e Pequenos Empresários retardam pagamento do 13º, mas a grande maioria conseguirá pagar o benefício até o final de 2003

Micro e Pequenos Empresários retardam pagamento do 13º, mas a grande maioria conseguirá pagar o benefício até o final de 2003 Micro e Pequenos Empresários retardam pagamento do 13º, mas a grande maioria conseguirá pagar o benefício até o final de 2003 Pesquisa coordenada pelo Instituto Fecomércio-RJ a pedido do SEBRAE/RJ (Serviço

Leia mais

BOLETIM DO EMPREGO DE PANAMBI 1 Ano 2- N 5 Maio de 2015

BOLETIM DO EMPREGO DE PANAMBI 1 Ano 2- N 5 Maio de 2015 BOLETIM DO EMPREGO DE PANAMBI 1 Ano 2- N 5 Maio de 215 Laboratório de Gestão Laboratório de Economia Aplicada Projeto de Extensão: Apoio ao Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais 1. Apresentação

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego

Pesquisa Mensal de Emprego Comunicação Social 25 de março de 2004 Pesquisa Mensal de Emprego Taxa de desocupação é de 12% em fevereiro Em fevereiro de 2004, a taxa de desocupação ficou estável tanto em relação ao mês anterior (11,7%)

Leia mais

A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO A busca por oportunidades iguais de trabalho e renda entre homens e mulheres é o foco de discussão entre grupos feministas em todos os países. A discriminação no campo de

Leia mais

no Estado do Rio de Janeiro

no Estado do Rio de Janeiro MICROEMPREENDEDORES FORMAIS E INFORMAIS NOTA CONJUNTURAL DEZEMBRO DE 2013 Nº27 no Estado do Rio de Janeiro NOTA CONJUNTURAL DEZEMBRO DE 2013 Nº27 PANORAMA GERAL De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra

Leia mais

Boletim eletrônico trimestral sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho a partir dos dados da - Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE -

Boletim eletrônico trimestral sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho a partir dos dados da - Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE - Boletim eletrônico trimestral sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho a partir dos dados da - Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE - Elaboração: (SPM), Fundo de Desenvolvimento das Nações

Leia mais

Pesquisa de Endividamento do Consumidor

Pesquisa de Endividamento do Consumidor 2014 A Pesquisa de Endividamento do Consumidor (PEC) traça o quadro de endividamento e inadimplência dos consumidores. Esta pesquisa engloba informações para a orientação dos empresários dos setores do

Leia mais

Consumo como alcance da felicidade Julho/2015

Consumo como alcance da felicidade Julho/2015 Consumo como alcance da felicidade Julho/2015 Seis em cada dez consumidores consideram-se felizes O estudo O consumo como alcance da felicidade, conduzido pelo SPC Brasil e Meu Bolso feliz, busca compreender

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE B RASILEIRA:

RETRATOS DA SOCIEDADE B RASILEIRA: 8 RETRATOS DA SOCIEDADE B RASILEIRA: INCLUSÃO FINANCEIRA J UNHO/2012 8 Retratos da Sociedade Brasileira: Inclusão Financeira CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA - CNI Presidente: Robson Braga de Andrade

Leia mais

DENGUE. Jamila Rainha Jamila Rainha é cientista social e consultora de Pesquisa 3235-5436/9959-2986

DENGUE. Jamila Rainha Jamila Rainha é cientista social e consultora de Pesquisa 3235-5436/9959-2986 DENGUE A Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo confirmou a primeira morte causada por dengue hemorrágica no ano de 2009. A vítima era moradora da Serra (terceiro município em números de casos

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A GESTÃO DO ORÇAMENTO PESSOAL

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A GESTÃO DO ORÇAMENTO PESSOAL EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A GESTÃO DO ORÇAMENTO PESSOAL Janeiro 2016 EDUCAÇÃO FINANCEIRA E GESTÃO DO ORÇAMENTO considera a própria vida financeira organizada 48,1% 45,8% não realizam qualquer tipo de controle

Leia mais

Maio 2004. São Paulo. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

Maio 2004. São Paulo. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE Pesquisa Mensal de Emprego Maio 2004 Região Metropolitana de São Paulo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE 1 I) INTRODUÇÃO PESQUISA MENSAL DE EMPREGO ESTIMATIVAS PARA O MÊS DE MAIO DE

Leia mais

Pesquisa de Endividamento do Consumidor

Pesquisa de Endividamento do Consumidor Fonte: Sistema Fecomércio MG EE A Pesquisa de Endividamento do Consumidor (PEC) traça o quadro de endividamento e inadimplência dos consumidores. Esta pesquisa engloba informações para a orientação dos

Leia mais

Educação Financeira. Janeiro 2014. Slide 1

Educação Financeira. Janeiro 2014. Slide 1 Educação Financeira Janeiro 2014 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO (I) Comportamento financeiro: Hábitos de compra, financiamento, comportamento com relação a pagamento de contas, endividamento, inclusão do

Leia mais

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar.

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Guia do uso consciente do crédito O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Afinal, o que é crédito? O crédito é o meio que permite a compra de mercadorias, serviços

Leia mais

Índice fipezap de preços de imóveis anunciados

Índice fipezap de preços de imóveis anunciados Preço médio de locação inicia 2016 em queda de 0,16% Resultado de janeiro leva o Índice FipeZap de Locação a mostrar a nona queda nominal seguida na comparação com o mês anterior Os preços de locação iniciaram

Leia mais

Intenções de Investimento

Intenções de Investimento Intenções de Investimento Primeiro Trimestre 2016 Principais Resultados:» Preocupações atuais» Intenções de investimento em: Tecnologia / Custeio Maquinas e Equipamentos Gestão de Pessoas Infraestrutura

Leia mais

mais MULHERES na política 1 Maioria dos brasileiros apoia reforma política para garantir maior participação das mulheres IBOPE Mídia e Direitos

mais MULHERES na política 1 Maioria dos brasileiros apoia reforma política para garantir maior participação das mulheres IBOPE Mídia e Direitos mais MULHERES na política 1 IBOPE Mídia e Direitos Maioria dos brasileiros apoia reforma política para garantir maior participação das mulheres mais MULHERES na política 3 Realização Ibope / Instituto

Leia mais

Análise sobre a participação de negras e negros no sistema científico

Análise sobre a participação de negras e negros no sistema científico Análise sobre a participação de negras e negros no sistema científico Isabel Tavares 1 Maria Lúcia de Santana Braga 2 Betina Stefanello Lima 3 Em 213, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico

Leia mais

OCUPAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NAS REGIÕES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: uma análise a partir do Censo 2010

OCUPAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NAS REGIÕES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: uma análise a partir do Censo 2010 OCUPAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NAS REGIÕES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: uma análise a partir do Censo 2010 NOTA CONJUNTURAL DO OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, MAIO

Leia mais

RETROSPECTIVA 2015 EXPECTATIVA DOS BRASILEIROS PARA 2016

RETROSPECTIVA 2015 EXPECTATIVA DOS BRASILEIROS PARA 2016 RETROSPECTIVA 2015 EXPECTATIVA DOS BRASILEIROS PARA 2016 Janeiro 2016 AVALIAÇÃO DE 2015 Oito em cada dez pessoas acreditam que a economia piorou em 2015. 42% tiveram contas atrasadas em pelo menos um mês

Leia mais

RISCO DE CRÉDITO PESSOA FÍSICA

RISCO DE CRÉDITO PESSOA FÍSICA 8 DICAS PARA REDUZIR O RISCO DE CRÉDITO PESSOA FÍSICA M2M Escola de Negócios SELECIONAR CLIENTES QUE EFETIVAMENTE APRESENTEM CAPACIDADE DE PAGAMENTO PONTUAL DE SUAS DÍVIDAS É FUNDAMENTAL PARA A REDUÇÃO

Leia mais

1. Sondagem de Expectativas do Consumidor IBRE-FGV

1. Sondagem de Expectativas do Consumidor IBRE-FGV JANEIRO/2009 1. Sondagem de Expectativas do Consumidor IBRE-FGV O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Fundação Getulio Vargas composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do

Leia mais

Luiz Roberto Doce Santos e Tatiana Cardoso Guimarães da Silva

Luiz Roberto Doce Santos e Tatiana Cardoso Guimarães da Silva A FENADADOS E A APOSENTADORIA DO TRABALHADOR Luiz Roberto Doce Santos e Tatiana Cardoso Guimarães da Silva Estatísticas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, a respeito

Leia mais

Representatividade das MPEs:

Representatividade das MPEs: Representatividade das MPEs: Número de Estabelecimentos Empresarias e Mercado de Trabalho 1 CONTEXTO DAS MPES NO ESTADO DA BAHIA: Estabelecimentos empresariais MPEs: O estado da Bahia possui 174.067 estabelecimentos

Leia mais

Geografia População (Parte 2)

Geografia População (Parte 2) 1. Estrutura Etária: Geografia População (Parte 2) A Transição Demográfica corresponde à mudança no perfil de idade dos habitantes, engloba proporções de crianças, jovens/adultos, idosos, homens e mulheres.

Leia mais

l Seminário SUSEP de Educação Financeira 19 de Maio Hotel Prodigy SDU

l Seminário SUSEP de Educação Financeira 19 de Maio Hotel Prodigy SDU l Seminário SUSEP de Educação Financeira 19 de Maio Hotel Prodigy SDU 1 Quem Somos? 2 Players Iniciativa Realização Patrocínio Parceria Execução Ministério do Trabalho e Previdência Social Ministério do

Leia mais

Março/2016 Março/2016

Março/2016 Março/2016 São Paulo 2030 Março/2016 Março/2016 2 de 80 OBJETIVO Mapear as opiniões e as percepções dos moradores da cidade da São Paulo em relação a temas do cotidiano e à prestação de políticas públicas, bem como

Leia mais

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE-DF) no Censo 2010

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE-DF) no Censo 2010 A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE-DF) no Censo 2010 Coordenação: Rômulo José da Costa Ribeiro Responsável: Rômulo José da Costa Ribeiro 1 Colaboração: Juciano Rodrigues, Rosetta

Leia mais

Economia e Negócios Internacionais MACROECONOMIA

Economia e Negócios Internacionais MACROECONOMIA Economia e Negócios Internacionais MACROECONOMIA Microeconomia x Macroeconomia Objetivos Teoria Microeconômica: Preserva em sua análise as características individuais de cada bem e cada fator de produção.

Leia mais

Qual é o estoque mínimo que irá garantir o nível de serviço ao cliente desejado pela empresa?

Qual é o estoque mínimo que irá garantir o nível de serviço ao cliente desejado pela empresa? O estoque de segurança remete a erros de previsão de demanda; Falta de confiança nas entregas devido a atrasos no ressuprimento de materiais; Rendimento da produção abaixo do esperado. Qual é o estoque

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EMPRESAS PETROLÍFERAS

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EMPRESAS PETROLÍFERAS S i ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EMPRESAS PETROLÍFERAS Informação sobre a evolução do mercado dos produtos petrolíferos no 2º Trimestre de Introdução Como habitualmente, apresentamos uma análise da evolução

Leia mais

Exercícios de estrutura da população

Exercícios de estrutura da população Exercícios de estrutura da população Material de apoio do Extensivo 1. Os gráficos a seguir, extraídos do sítio eletrônico do IBGE, apresentam a distribuição da população brasileira por sexo e faixa etária

Leia mais

Apesar de ter apresentado melhora, o aumento do indicador foi discreto em relação a 2015. O consumidor brasileiro ainda possui

Apesar de ter apresentado melhora, o aumento do indicador foi discreto em relação a 2015. O consumidor brasileiro ainda possui Apenas três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes, mostra SPC Julho 18, 2016 Publicado por Nicole Ongaratto Publicado em Negócios Apenas três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes,

Leia mais

Resultados de março 2015

Resultados de março 2015 Resultados de março Em março de, as MPEs paulistas apresentaram queda de 4,8% no faturamento real sobre março de 2014 (já descontada a inflação). Por setores, no período, os resultados para o faturamento

Leia mais

SEGURANÇA PÚBLICA PESQUISA - 2008

SEGURANÇA PÚBLICA PESQUISA - 2008 SEGURANÇA PÚBLICA PESQUISA - 2008 APRESENT PRESENTAÇÃO A Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro apresenta neste documento uma Pesquisa sobre a Segurança Pública no Brasil. Esse levantamento

Leia mais

LFG MAPS. Conceitos fundamentais 6 questões

LFG MAPS. Conceitos fundamentais 6 questões ECONOMIA Nível de importância Tema QTDE de Questões Porcentagem % 1 Conceitos fundamentais 6 27% 2 Estrutura de mercado 5 23% 3 Determinação das curvas de procura 3 14% 4 Política fiscal e monetária 2

Leia mais

Página 1 de 8 FOLHA DE ENCAMINHAMENTO DO 1 ENTIDADE 4- NÚMERO DE PLANOS: 32 5- PLANOS 6- APROVAÇÃO 7- INÍCIO 19.820.015-18 - PLANO DE BENEFÍCIOS I - FNTTA 12- OBSERVAÇÕES: ENTIDADE DADOS DOS PLANOS 8-

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 1. Governo do Estado da Bahia Secretaria do Planejamento (Seplan) Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)

NOTA TÉCNICA Nº 1. Governo do Estado da Bahia Secretaria do Planejamento (Seplan) Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) Governo do Estado da Bahia Secretaria do Planejamento (Seplan) Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) NOTA TÉCNICA Nº 1 resultados

Leia mais

VILÕES DA INADIMPLÊNCIA: Dívidas que levam ao nome sujo Setembro/17

VILÕES DA INADIMPLÊNCIA: Dívidas que levam ao nome sujo Setembro/17 VILÕES DA INADIMPLÊNCIA: Dívidas que levam ao nome sujo Setembro/17 Cartão de loja e empréstimo são os principais tipos de conta que levam à inadimplência O brasileiro se depara com o terceiro ano consecutivo

Leia mais

DÍVIDA LÍQUIDA DO SETOR PÚBLICO DECRESCENTE SIGNIFICA POLÍTICA FISCAL SOB CONTROLE?

DÍVIDA LÍQUIDA DO SETOR PÚBLICO DECRESCENTE SIGNIFICA POLÍTICA FISCAL SOB CONTROLE? DÍVIDA LÍQUIDA DO SETOR PÚBLICO DECRESCENTE SIGNIFICA POLÍTICA FISCAL SOB CONTROLE? Josué A. Pellegrini 1 A dívida líquida do setor público (DLSP) como proporção do PIB prossegue em sua longa trajetória

Leia mais

Banco Central anuncia novo status da dívida externa brasileira

Banco Central anuncia novo status da dívida externa brasileira Banco Central anuncia novo status da dívida externa brasileira Resenha Economia & Comércio 2 Celeste Cristina Machado Badaró 05 de março de 2008 Banco Central anuncia novo status da dívida externa brasileira

Leia mais

Rodrigo Leandro de Moura Gabriel Leal de Barros

Rodrigo Leandro de Moura Gabriel Leal de Barros TEXTO PARA DISCUSSÃO Nota Técnica: O Custo Público com Reprovação e Abandono Escolar na Educação Básica Rodrigo Leandro de Moura Gabriel Leal de Barros Pesquisadores de Economia Aplicada do FGV/IBRE Fevereiro

Leia mais

É PRECISO MELHORAR O ORÇAMENTO COM A ASSISTÊNCIA MÉDICA E ODONTOLÓGICANO TRT DE SÃO PAULO

É PRECISO MELHORAR O ORÇAMENTO COM A ASSISTÊNCIA MÉDICA E ODONTOLÓGICANO TRT DE SÃO PAULO É PRECISO MELHORAR O ORÇAMENTO COM A ASSISTÊNCIA MÉDICA E ODONTOLÓGICANO TRT DE SÃO PAULO O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª. Região TRT 2 tem uma dotação 1 inicial de R$ 26,4 milhões no orçamento de

Leia mais

Análise de Mercado. Plano de Negócios

Análise de Mercado. Plano de Negócios Análise de Mercado Plano de Negócios Estudo de Clientes 1 º passo Identificando as características gerais dos clientes Se pessoas físicas Qual a faixa etária? Na maioria são homens o mulheres? Tem família

Leia mais

PESQUISA DE JUROS. Após terem sido reduzidas em setembro/2014 as taxas de juros das operações de crédito voltaram ser elevadas em outubro/2014.

PESQUISA DE JUROS. Após terem sido reduzidas em setembro/2014 as taxas de juros das operações de crédito voltaram ser elevadas em outubro/2014. PESQUISA DE JUROS Após terem sido reduzidas em setembro/2014 as taxas de juros das operações de crédito voltaram ser elevadas em outubro/2014. Vale destacar que em 29/10/2014 tivemos nova elevação da Taxa

Leia mais

SONDAGEM INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

SONDAGEM INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO ndicadores CN SSN 2317-7322 Ano 6 Número 3 Março de SONDAGEM NDÚSTRA DA CONSTRUÇÃO Nível de atividade da construção continua em queda A Sondagem ndústria da Construção de março de explicita o quadro de

Leia mais

Relatório sobre a Pesquisa Intenção de Compra para o Dia dos Mães 2014

Relatório sobre a Pesquisa Intenção de Compra para o Dia dos Mães 2014 Relatório sobre a Pesquisa Intenção de Compra para o Dia dos Mães 2014 IFEPD/AL Maceió, 07/05/2014 Sumário 1 INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

HETEROGENEIDADE REGIONAL

HETEROGENEIDADE REGIONAL HETEROGENEIDADE REGIONAL Miguel Matteo*1 Uma das faces da heterogeneidade estrutural é representada pela profunda desigualdade regional brasileira. A distribuição dos setores é profundamente desigual em

Leia mais

ESTATÍSTICA PARTE 1 OBJETIVO DA DISCIPLINA

ESTATÍSTICA PARTE 1 OBJETIVO DA DISCIPLINA ESTATÍSTICA PARTE 1 OBJETIVO DA DISCIPLINA Apresentar a Estatística no contexto do dia-a-dia e fazendo uso da planilha Excel. Espera-se que o estudante ao término do curso esteja apto a usar a planilha

Leia mais

Cordilheira Alta. Distribuição dos alunos matriculados no município de Cordilheira Alta em 2005

Cordilheira Alta. Distribuição dos alunos matriculados no município de Cordilheira Alta em 2005 Cordilheira Alta Informações Gerais O município de Cordilheira Alta está localizado na mesorregião oeste, distante 566 Km da Capital. De colonização Italiana, tem uma população de 3.093 habitantes, sendo

Leia mais

Alto Bela Vista. Distribuição dos alunos matriculados no município de Alto Bela Vista em 2005

Alto Bela Vista. Distribuição dos alunos matriculados no município de Alto Bela Vista em 2005 Alto Bela Vista Informações Gerais O município de Alto Bela Vista está localizado na mesorregião oeste, distante 503 Km da Capital. De colonização Italiana e Alemã, tem uma população de 2.098 habitantes,

Leia mais

Indicador de vendas e de inadimplência

Indicador de vendas e de inadimplência Indicador de vendas e de inadimplência CNDL SPC Brasil Agosto de 2013 Presidentes Roque Pellizzaro Junior (CNDL) Roberto Alfeu Pena Gomes (SPC Brasil) Setembro de 2013 1 Inadimplência registra alta de

Leia mais

Pesquisa de Intenção de Compra - DIA DAS MÃES Abril / Maio de 2012

Pesquisa de Intenção de Compra - DIA DAS MÃES Abril / Maio de 2012 Pesquisa de Intenção de Compra - DIA DAS MÃES Abril / Maio de 2012 Pesquisa realizada pelo Observatório Econômico da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo, junto

Leia mais

Bela Vista do Toldo. Distribuição dos alunos matriculados no município de Bela Vista do Toldo em 2005

Bela Vista do Toldo. Distribuição dos alunos matriculados no município de Bela Vista do Toldo em 2005 Bela Vista do Toldo Informações Gerais O município de Bela Vista do Toldo está localizado na mesorregião norte, distante 382 Km da Capital. De colonização Italiana, Alemã, Polonesa, Ucraniana e Japonesa,

Leia mais

Sete em cada dez brasileiros assumem gastos extras em função da Copa, revela SPC Brasil

Sete em cada dez brasileiros assumem gastos extras em função da Copa, revela SPC Brasil Sete em cada dez brasileiros assumem gastos extras em função da Copa, revela SPC Brasil 58% dos entrevistados não se planejam para os pequenos gastos do período. Aumento dos preços em bares e restaurantes

Leia mais

OBJETIVOS DA ANÁLISE FINANCEIRA

OBJETIVOS DA ANÁLISE FINANCEIRA OBJETIVOS DA ANÁLISE FINANCEIRA *PRINCIPAIS USUÁRIOS Profª Silvia Flores ANÁLISE FINANCEIRA A análise econômico financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações contábeis para ser utilizada

Leia mais

Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares

Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares 1 Rio de Janeiro, 17/01/2014 S I P D Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares O IBGE iniciou uma importante etapa no aprimoramento de seu sistema de pesquisas domiciliares, que propiciará maior eficácia

Leia mais

Perfil do consumidor com e sem dívidas no Brasil (consumidores) Outubro 2012

Perfil do consumidor com e sem dívidas no Brasil (consumidores) Outubro 2012 Perfil do consumidor com e sem dívidas no Brasil (consumidores) Outubro 2012 METODOLOGIA Plano amostral Público alvo: Consumidores de todas as Capitais do Brasil. Tamanho amostral da Pesquisa Perfil Adimplente

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS E ANÁLISES ECONÔMCIAS DA FUCAPE BUSINESS SCHOOL (CEAE)

CENTRO DE ESTUDOS E ANÁLISES ECONÔMCIAS DA FUCAPE BUSINESS SCHOOL (CEAE) CENTRO DE ESTUDOS E ANÁLISES ECONÔMCIAS DA FUCAPE BUSINESS SCHOOL (CEAE) METODOLOGIA DE PESQUISA DE DADOS SOCIOECONÔMICOS DOS MUNICÍPIOS CAPIXABAS FUCAPE BUSINESS SCHOOL - 2015 Av. Fernando Ferrari, 1358,

Leia mais

PESQUISA DE JUROS PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES

PESQUISA DE JUROS PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES PESQUISA DE JUROS As taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser elevadas em abril/2014, sendo esta a décima primeira elevação seguida, quarta elevação no ano. Estas elevações podem ser atribuídas

Leia mais

Inadimplência Pessoa Física Regional

Inadimplência Pessoa Física Regional Inadimplência Pessoa Física Regional SUMÁRIO Dados referentes a abril de 2014 RELEASE DE IMPRENSA... 2 ANÁLISE ECONÔMICA (resumo)... 4 Região Norte... 8 Região Nordeste... 12 Região Sul... 16 Região Centro-Oeste...

Leia mais

Documento apresentado para discussão. II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais

Documento apresentado para discussão. II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais Documento apresentado para discussão II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais Rio de Janeiro, 21 a 25 de agosto de 2006 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Leia mais

Aumento do emprego contrasta com desindustrialização em SP e RJ

Aumento do emprego contrasta com desindustrialização em SP e RJ 3 set 2007 Nº 35 Aumento do emprego contrasta com desindustrialização em SP e RJ Por Antonio Marcos Ambrozio Economista da SAE Vagas na indústria de transformação foram deslocadas para outras regiões do

Leia mais

Risco de Liquidez e Gerenciamento de Capital

Risco de Liquidez e Gerenciamento de Capital Risco de Liquidez e Gerenciamento de Capital Gerenciamento de Capital Política de Gerenciamento do Risco de Capital Plano de Capital: 2012-2015 Monitoramento mensal do nível de crise de capital As projeções

Leia mais

Cesta básica volta a subir na maior parte das capitais

Cesta básica volta a subir na maior parte das capitais 1 São Paulo, 03 de novembro de 2011 Cesta básica volta a subir na maior parte das capitais NOTA À IMPRENSA Ao contrário do que ocorreu em setembro, quando 09 cidades registraram queda no preço dos gêneros

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Betim, MG 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 346,8 km² IDHM 2010 0,749 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 378089 hab. Densidade demográfica

Leia mais

Consumidor escolhe modalidade de crédito considerando a menor taxa de juros disponível

Consumidor escolhe modalidade de crédito considerando a menor taxa de juros disponível Uso do Crédito 2015 Uso do Crédito 2015 Introdução A pesquisa Modalidades do Crédito, conduzida pelo SPC Brasil e Meu Bolso Feliz, busca compreender de que maneira ocorre o processo de escolha entre as

Leia mais