Buzz Marketing: estratégias para atingir o consumidor na era digital e obter interações mercadológicas significativas 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Buzz Marketing: estratégias para atingir o consumidor na era digital e obter interações mercadológicas significativas 1"

Transcrição

1 Buzz Marketing: estratégias para atingir o consumidor na era digital e obter interações mercadológicas significativas 1 Bárbara Bazzanelli LEITÃO 2 Jaqueline Nicole FÁVERO 3 Luciana da Silva PREDOLIM 4 Luciana FISCHER 5 Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUCC, Campinas, SP Resumo Este artigo aborda o buzz marketing e como essa técnica influencia o consumidor da era digital. Para isso, são explorados os novos aspectos referentes às formas de comunicação e as técnicas utilizadas para se gerar comunicação espontânea, o que passa por um estudo dos consumidores contemporâneos, e a forma como se comportam. A pesquisa tem como objetivo analisar a influência do buzz marketing sobre o consumidor na era digital, as principais técnicas para gerar comunicação espontânea, formas de comunicação on-line e a operacionalização de ações através de redes sociais virtuais. O trabalho é desenvolvido mediante revisão de literatura atualizada e apresenta exemplos que possibilitam contextualizar ações desenvolvidas nesta área. São apresentados ainda dados sobre a aceitabilidade do buzz marketing e como ele interage com a publicidade considerada tradicional, além de abordar as mudanças que o panorama geral publicitário sofreu nos últimos anos. Palavras-chave: comunicação, buzz marketing, marketing viral, publicidade, redes sociais. Introdução Num sistema de livre concorrência, o surgimento de novas marcas e o fortalecimento das já existentes torna a disputa pela atenção do consumidor cada vez mais intensa. Segundo Chetochine, especialista francês em estratégia, marketing e comunicação, a grande dificuldade para as marcas é encontrar um diferencial num mercado cada vez mais competitivo. Na falta 1 Trabalho apresentado no VII Congresso Nacional de História da Mídia, GT História da Mídia Digital, coordenado pelo Prof. Dr. Cristiano Max Pereira Pinheiro. 2 Estudante de graduação, 8º semestre do Curso de Publicidade e Propaganda, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUCC (barbarabbl@gmail.com). 3 Estudante de graduação, 8º semestre do Curso de Publicidade e Propaganda, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUCC (jaquelinefavero@gmail.com). 4 Estudante de graduação, 8º semestre do Curso de Publicidade e Propaganda, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUCC (lucypredolim@hotmail.com). 5 Orientadora do trabalho. Mestre em Comunicação Social (Segmentação Publicitária), Professora do Curso de Publicidade e Propaganda, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUC-Campinas ( lucfischer@terra.com.br).

2 2 desse diferencial, marcas se expõem de forma excessiva e repetitiva, chegando a submeter um consumidor a cerca de três mil mensagens publicitárias por dia (HUBA e McCONNELL, 2006, p.07). Saturados pelas propagandas tradicionais com apelo varejístico, os consumidores modernos, que já não absorviam a maior parte de seu conteúdo, passam também a rejeitá-las, procurando novas formas de comprar e adquirir informações sobre produtos e serviços. É nesse ínterim que o buzz marketing ganha destaque, pois ao utilizar canais que interagem com o consumidor de forma bidirecional e individualizada, a técnica consegue atender muitas das necessidades que surgiram na era digital. Considerando as mudanças globais ocorridas a partir do séc. XXI, o presente artigo tem por objetivo analisar a influência do buzz marketing sobre o consumidor da era digital. Para isso os novos aspectos referentes às formas de comunicação são analisados e as principais técnicas utilizadas para gerar comunicação espontânea são identificadas. O artigo dá ênfase nas formas de comunicação on-line, analisando como o buzz marketing se operacionaliza através das redes sociais. O presente artigo menciona e apresenta dados referentes às três hipóteses levantadas: a propaganda tradicional, por si só, tem apresentado crescente dificuldade em alcançar os consumidores e atingi-los; o buzz marketing tornou-se uma ferramenta de mercado aceita por anunciantes e o fenômeno do buzz alterou o modo de se fazer publicidade. Para isso foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica, utilizando material especializado de fonte secundária como livros, revistas e sites relacionados, proporcionando maior conhecimento sobre os estudos já feitos acerca do tema pesquisado. Foi realizado também um estudo exploratório com a finalidade de desenvolver e esclarecer conceitos e idéias que auxiliem na elaboração dos tópicos abordados no artigo. O método de abordagem utilizado foi o hipotético-dedutivo, que se inicia a partir de uma lacuna nos conhecimentos. Por se tratar de um assunto recente e pouco explorado, existem poucas análises aprofundadas sobre o buzz marketing que permitam formações de conceitos, hipóteses e teses, dando assim uma margem grande para especulações e achismos. O método de procedimento utilizado foi o funcionalista, uma vez que o artigo analisa as funções do buzz marketing e como ele atinge ou influencia a sociedade. O perfil do consumidor da era digital É inquestionável o fato de que os consumidores estão assumindo, cada vez mais, uma posição ativa em relação às empresas e suas formas de comunicação. De acordo com as tendências compiladas por Faith Popcorn (1991), o mercado deixa de estar exclusivamente

3 3 nas mãos dos marketeiros e passa a ser manipulado pelos consumidores através de suas exigências, principalmente quando se trata da qualidade da mercadoria, tempo gasto nas lojas e contratação de serviços. Os consumidores ativos, também chamados de prossumidores 6, formam um grupo que se diferencia dos demais pelas suas atitudes interventoras em relação às marcas, pois eles respondem ao que lhes é oferecido, são questionadores, expõem sua opinião, comunicam-se com as empresas, pesquisam, comparam produtos e sabem da importância que eles representam para os negócios das corporações. Esses consumidores conseguem compreender melhor as estratégias de marketing, por isso eles mostram-se céticos às promessas empresariais e ficam menos suscetíveis ao poder das celebridades expostas nas propagandas. Esse comportamento tem gerado o crescimento de comunidades de ajuda online com a finalidade de compartilhar opiniões imparciais sobre produtos de todos os tipos. Dessa forma, as pessoas estão voltando-se umas para as outras na tentativa de encontrar informações confiáveis baseadas em experiência própria. Segundo Abdo, presidente da Dialeto.net (apud TERRA, 2007, Internet) As pessoas estão usando a Internet como pesquisa antes de comprar um produto. É mais fácil acreditar em outro consumidor do que em uma campanha Neste mundo pós.com e pós-enron, enfrentamos uma crise oriunda da falta de confiança dos consumidores nas empresas e marcas, especialmente com relação aos esforços de marketing que estão por trás delas. Além disso, vemos com suspeita a mídia, que talvez haja ido além do que lhe cabia na década passada. (MATATHIA, O REILLY e SALZMAN, 2003, p.27). A interatividade que a Internet proporciona também gerou mudanças no comportamento do consumidor, pois ela permitiu que as marcas estabelecessem uma relação mais próxima e focada em grupos de consumidores, que deixaram de ser simples espectadores para se tornarem co-produtores de produtos e serviços, criadores e compartilhadores de conteúdo. Segundo Wright (2008, p.22) as pessoas não querem que se fale para elas, mas que se fale com elas. É nesse momento que as empresas têm chances de oferecer experiências positivas para os clientes, pois o conteúdo criado pelo usuário é altamente personalizado e a 6 O conceito foi introduzido pelo escritor norte-americano Alvin Toffer, especialista em apontar tendências para o futuro, para indicar o consumidor ativo. O termo, originário do inglês prosumer, propõe juntar em uma só palavra os conceitos de produtores e consumidores.

4 4 interação por meio de redes sociais possibilita à empresa oferecer experiências positivas para os clientes, tornando-os clientes evangelistas. A influência do Buzz Marketing Uma das possibilidades de se diferenciar da concorrência e destacar uma marca entre tantas opções aos olhos do consumidor é aplicar o buzz marketing, uma técnica baseada no valor conversacional que utiliza uma ação de marketing roteirizada para gerar a transferência de informações através das redes sociais. Essas informações são disseminadas em alta velocidade e criam a ilusão de espontaneidade para o público, que repassa a mensagem que lhe atraiu a atenção sem conhecer sua origem. Alguns autores definem o buzz marketing como uma ferramenta de publicidade online, porém, mesmo sendo evidente que a maioria das campanhas de buzz marketing são disseminadas na Internet, devido à peculiaridade do meio, o boca-a-boca transcende a barreira do online fazendo com que as pessoas comentem sobre o assunto em suas redes sociais, estejam elas no ambiente físico ou virtual. Essa técnica de marketing é utilizada há centenas de anos, porém, ela tem ganhado força no século XXI pelo fato do consumidor moderno colher principalmente do boca a boca a maior parte das informações que deseja para efetuar a compra. Além disso, o baixo custo de aplicação, a imediaticidade com que as informações chegam ao público e a percepção individual da mensagem estão fazendo com que o buzz marketing se torne uma ferramenta de mercado gradativamente aceita pelos anunciantes. Antes da era digital o marketing era de massa, era possível gastar milhões com anúncios na TV. Hoje, isso não funciona mais, o retorno sobre investimento é muito baixo. Mas ainda é raro empresas que optam por uma estratégia de buzz marketing. Quando o CEO autoriza um investimento de milhões em publicidade, ele vê a campanha nas ruas, na televisão. O retorno sobre o investimento pode ser ruim, mas a verdade é que o produto do investimento existiu, dá para ver, é tangível. Já no buzz marketing não, é intangível. O CEO não vê nada acontecendo, deve apenas acreditar que os evangelistas estão fazendo o trabalho. (CHETOCHINE apud WERNECK, 2009, Internet) O boca a boca tem ocorrido com mais eficácia juntamente aos jovens, um público considerado difícil de ser atingido pelos profissionais de marketing, pois enquanto as propagandas tradicionais produzem anúncios no tom de um adulto curioso que se esforça para

5 5 imitar seu linguajar e seus modos, o buzz marketing penetra no seu meio através de adolescentes discutindo a respeito de marcas, estilos, produtos, filmes e dicas, a fim de contrastar os gostos e as atitudes dos outros. Segundo Almeida (apud MELLO, 2006, Internet) Se você quiser vender o produto primeiro e depois dar uma descontraída, fica comercial demais e eles desconfiam. Tem que chegar no estilo do jovem. Podemos considerar também que o jovem é mais atingidos pelo buzz marketing devido à sua grande necessidade de consumir tecnologias que ofereçam interatividade crescente, mobilidade e relacionamento. Além disso, é nessa fase da vida que a busca pela vivência de culturas exóticas aumenta, e a Internet é o principal meio por onde eles podem partilhar experiências cotidianas com pessoas de todas as partes do mundo. A juventude é a etapa da vida em que a troca de informações, idéias e crenças ocorre com mais freqüência por meio do boca-a-boca. Trata-se de um período de descoberta e experimentação, alimentado quase exclusivamente pelo ele disse ele veste, ele fez. (MATATHIA, O REILLY e SALZMAN, 2003, p.164). Huba e McConnell (2006, p.46) afirmam que nem sempre somente os produtos ousados, que possuem tecnologia de ponta é que merecem o buxixo, produtos improváveis, como medicamentos podem gerar comentários entre as pessoas e alavancar vendas. Porém, o grau de influência do buzz marketing varia amplamente de categoria para categoria, tendo mais poder sobre a decisão de compra de produtos que exigem conhecimento ou experiência como um computador ou um jantar num restaurante. Já para decisões mais pessoais, como o tipo de música a ouvir e a postura política a ser adotada, a ferramenta possui menos influência. Outro mito bastante comum é afirmar que a mídia e a propaganda são necessárias para criar o buxixo. Quando utilizadas muito cedo ou excessivamente, ambas podem surtir efeito contrário e esmagar o buxixo antes que ele se espalhe. Buxixo não é ter uma propaganda elegante ou promover exposições comerciais glamorosas. Diz respeito àquilo que os clientes as pessoas que pagam pelos produtos - falam uma para a outra (HUBA/ MCCONNELL, 2006, p.47). Sendo assim, o buzz marketing se encontra entre o sigilo absoluto e o todo mundo está fazendo isso, isto quer dizer que quando um produto se populariza ele deixa de ser quente e a estratégia fracassa. Um exemplo bem sucedido é o case do chocolate Twix com o comercial em que os personagens têm tiques nervosos gritando as palavras caramelo, chocolate e biscoito e provocando sustos nas pessoas.

6 6 O vídeo criado pela Almap foi lançado, num primeiro momento, somente na Internet. Depois do filme, eles colocaram atores nas filas do cinema e na própria sala de exibição gritando caramelo e aí as pessoas logo em seguida já gritavam biscoito e chocolate. Segundo o gerente de Marketing da Masterfoods (apud MELLO, 2006, Internet) A estratégia foi envolver o consumidor com a marca e mexer com as emoções. Um dos grandes méritos desta campanha é que ela proporciona entretenimento e capta a atenção das pessoas. De forma geral, o buxixo será alimentado por clientes satisfeitos com o produto ou serviço, e estes se tornarão vendedores voluntários, ou os chamados, clientes evangelistas, como aconteceu na campanha do Twix onde a marca conseguiu conquistar o cliente e fazê-lo divulgar o produto entre seus conhecidos. Segundo Mugnaini, diretor de criação para Internet da Almap (apud MELLO, 2006, Internet), Tem que dar uma reação em você e a vontade de passar para outra pessoa. O funcionamento de uma ação de Buzz Marketing Antes que qualquer informação seja disseminada através do boca-a-boca, é preciso identificar quem são os Alfas, isto é, os formadores de opinião que irão exercer influência sobre as outras pessoas. Eles correspondem a 8% dos consumidores e se diferenciam dos demais por serem extremamente seletivos, independentes, exigentes quanto às fontes em que confiam, e por estarem numa constante pelo busca por experiências que as outras pessoas ainda não viveram. Os Alfas querem ser os primeiros a saber de tudo, gostam de comparecer a eventos exclusivos e festas de pré-lançamento, e sempre procuram adquirir um produto antes que ele atinja o grande público. Embora disponham de uma ampla rede de contatos, Os Alfas não são necessariamente supersociáveis, pois eles nunca falam para grandes públicos, apenas repassam seus achados a um ou dois amigos dando o tom de uma notícia inédita. É neste momento que os Alfas criam tendências que são reproduzidas e disseminadas por seus amigos, denominados Abelhas. Os Abelhas são consumidores populares que apropriam-se das idéias dos Alfas e traduzem-nas a dados utilizáveis para o grande público, por isso também são chamados de superconectores. Seu estilo de vida é baseado na imitação e na afirmação que pode estar nas páginas de uma revista ou na reputação de uma marca, por isso esses consumidores não hesitam em despender dinheiro para obter a paz de espírito que vem da certeza de que compraram algo aceitável socialmente. Enquanto um Alfa prioriza a sua autenticidade e

7 7 busca produtos que complementem seu estilo pessoal, os Abelhas copiam a aparência de seu ídolo favorito, pois suas escolhas projetam-se para fora. O superconectores representam cerca de 20% dos consumidores que estão no centro de círculos sociais, onde a ação tem curso, tentando convencer outros de sua opinião a fim de transformá-los também em consumidores de um determinado produto ou serviço. Por isso, quando as pessoas têm a sensação súbita de que estão vendo e ouvindo alguma coisa em todos os lugares, é possível concluir que o buzz marketing está sendo fomentado pelo trabalho eficaz dos Abelhas, os grandes responsáveis por movimentar as idéias. À primeira vista, os Abelhas levam a fama de ser os criadores de tendências por serem mais espalhafatosos e visíveis na disseminação de uma idéia, mas na verdade eles estão apenas reproduzindo as tendências que foram introduzidas pelos Alfas. Por este motivo, muitas agências de publicidade concentram seus esforços de buzz marketing nos Alfas, os iniciadores do boca a boca, entretanto, se os Abelhas se recusarem a adotar e adaptar alguma coisa do mundo dos Alfas, o buxixo morrerá ali mesmo. Os Clientes Evangelistas Evangelista significa aquele que traz boas novas, um cliente evangelista é aquele que não só está plenamente satisfeito com seu produto, como também acredita e ama a empresa e o atendimento oferecido à ele e por conta disso fará questão de espalhar bons comentários sobre a empresa sempre que tiver oportunidade. Segundo Chetochine (apud WERNECK, 2009, Internet) Ele fica orgulhoso em converter os amigos em consumidores da marca, pois realmente acredita que ela fará a diferença na vida deles, como fez na sua própria. A empresa precisa ter uma causa, um valor que case com o valor pessoal do consumidor, sem uma causa nada acontece. Segundo Chetochine (apud WERNECK, 2009, Internet) o consumidor evangelista é aquele que acredita verdadeiramente na marca e, munido de informações sobre ela, irá querer passar essa imagem positiva a todos que conhece, assim como se a causa fosse sua. Ao se identificar com a empresa e ao ser ouvido em suas necessidades, o cliente se sente parte da organização e por isso fará o possível para que ela continue tendo sucesso. Tornar-se-á um vendedor voluntário, indicando os produtos a amigos e a parentes, merecendo uma atenção especial no tratamento que lhe for designado, afinal, posteriormente ele será a maior fonte de lucro e contato com o público alvo para quem o produto estará sendo comercializado. Segundo McConnel e Huba (2006, p.09) o custo da aquisição de um novo

8 8 cliente é cinco vezes mais alto que o custo para manter um cliente atual feliz. Ainda segundo McConnell e Huba, é nesse momento que o cliente se sente valorizado pela empresa e sente que deve indicá-la a outras pessoas. Os profissionais de marketing de evangelismo gastam seus orçamentos buscando permissão para desenvolver relacionamentos com os clientes, sabendo que o investimento, com o tempo, resultará em lucros mais altos e custos operacionais mais baixos. (HUBA/MCCONNELL, 2006, p.23) Os conceitos para medir o grau de satisfação dos clientes em relação a algum produto ou serviço também são de suma importância dentro da empresa, Mcconnell e Huba denominam tal ferramenta como Plus-Delta. Trata-se de um feed-back rápido e barato feito em geral pela Web. Os clientes enviam suas sugestões, críticas e elogios às empresas e elas dividem as mensagens recebidas em Plus, elogios e coisas boas em relação ao produto e em Delta, coisas passíveis de melhoria na empresa. Os resultados são surpreendentes para a empresa visto que as respostas são imediatas e poderão até ser usadas em materiais de marketing posteriores. Outra grande influência é a humanização das formas de comunicação dentro da empresa. Para entender como os clientes descrevem as declarações de valor e as ofertas de produtos de uma marca, muitas empresas têm adotado um estilo mais conversacional e casual, assinando como uma pessoa real e não em nome da gerência ou da diretoria. Para o cliente, a companhia marca passa a sensação de que ele está sendo ouvido tanto em suas reclamações quanto nos elogios, em troca, ela consegue obter um feed- back perfeito e confiável. De acordo com Mcconnell e Huba, clientes evangelistas são formados aos pedaços, isto é, são conquistados aos poucos. Primeiramente a empresa oferece um tipo de produto aos clientes, se os mesmos gostarem, voltarão para experimentar outro tipo de produto e logo conhecerão todos os produtos da empresa, estarão satisfeitos e poderão indicá-los a amigos e parentes. A divisão do produto ajuda a criar clientes evangelistas, pois reduz o risco para os tomadores de decisão que estão comprando pela primeira vez, além de encurtar o ciclo de vendas e proporcionar uma oportunidade para que os clientes provem os produtos mais cedo. Ainda segundo Huba e McConnell, uma forma bastante eficaz de reunir possíveis clientes evangelistas são as redes sociais onde se formam comunidades de pessoas com afinidades por determinado assunto. Nessas comunidades on-line é possível segmentar o publico-alvo e realizar um trabalho de evangelização destes clientes com maior índice de

9 9 sucesso, isto porque grande parte da comunicação não será perdida entre um público que não se interesse pelo produto ou serviço ofertado. Além disso, é possível fazer destas pessoas um elo entre a empresa e o mercado, utilizando-as para medir a popularidade da empresa, a eficácia da comunicação e a aceitação do produto no mercado. Redes Sociais e o Buzz Um estudo realizado pela comscore (2008, Internet) diz que 85% dos 26,2 milhões de internautas brasileiros - com acesso à Internet em casa ou no trabalho - visitaram alguma rede social em setembro de 2008, isso equivale a dizer que 22,3 milhões de brasileiros estão envolvidos em redes sociais. O Ibope (apud O Diário do Povo, 2009, Internet) divulgou ainda uma pesquisa dizendo que 34,5% dos usuários utilizam a Internet exclusivamente para sites de relacionamento. A Internet e as redes sociais apresentam inúmeras possibilidades de promover interações e experiências positivas entre o consumidor e uma empresa e seus produtos. Isso é possível, pois quando as pessoas acessam as diversas redes sociais disponíveis, buscam primeiramente por interação, e segundo os estudos da comscore e do Ibope, isso acontece com bastante frequência entre os internautas brasileiros. As redes sociais, em muitos casos se relacionam entre si de forma a estimular o internauta a se envolver cada vez mais em redes sociais variadas, além de proporcionar que se crie uma vida on-line, o que com o passar do tempo, pode se tornar uma história online. E essa é uma das razões pelas quais as redes sociais tendem a tomar mais força com o passar do tempo, uma vez criada a história on-line, ela dificilmente será deixada de lado. Essa mesma filosofia vem sendo utilizada pelas empresas que já se deram conta das oportunidades que o mundo das comunicações digitais pode trazer. Muniz Neto, vice-presidente de criação da agência Bullet (apud GONZALES, 2008, Internet) afirma que as agências descobriram que é preciso fazer uma história na plataforma das redes sociais diz ainda que o trabalho começa realmente quando o consumidor responde a essa narrativa, que deve ser criada para gerar respostas. Um exemplo do inter-relacionamento das redes sociais e como ele pode beneficiar o buzz marketing, é a criação de uma campanha viral publicada no YouTube, que é espalhada pelos internautas através do Twitter, postagens em blogs, favorita no Orkut e enviada aos amigos por MSN, o que eventualmente se transformará em comentários nos intervalos de aula, na pausa para o café no trabalho, ou seja, transcenderá a barreira do on-line.

10 10 Para utilizar as redes sociais a fim de criar um buzz em torno de determinada marca é importante, em primeiro lugar, conhecer os costumes e as preferências dos clientes, para ai então traçar estratégias para interagir com esse consumidor a fim proporcionar experiências positivas que o fará espalhar notícias e dividir conteúdos. As estratégias criadas após pleno conhecimento do público alvo devem trazer formatos simples e extremamente criativos e proporcionar elevado grau de interação entre empresa e consumidor, visando criar o desejo de compartilhar a informação. Segundo Gustavo Fortes, diretor de planejamento e criação da Espalhe, primeira agência de Marketing de Guerrilha do Brasil, é preciso criar um conceito que seja tão forte que passe para frente simplesmente porque as pessoas querem falar dele, a expertise de relacionamento com a imprensa entra para potencializar ainda mais o alcance deste conceito. O boca a boca é tão forte que chega nos jornalistas e o assunto é falado por todo mundo. Um exemplo de ação de buzz marketing que teve repercussão na mídia brasileira foi o case da Kaiser onde a atriz e modelo Karina Bacchi e o protagonista dos comerciais da marca, foram flagrados juntos sugerindo haver um romance entre eles, tomavam cerveja juntos e trocavam beijos na despedida. O fato saiu na capa de várias as revistas de celebridades com veiculação nacional, e gerou um grande buxixo. Posteriormente foi lançada a campanha da Kaiser confirmando o namoro e reforçando o buzz em torno da marca.

11 11 Considerações Finais Foi evidenciado que a utilização do buzz marketing está crescendo gradativamente, porém, não é possível considerá-lo uma ferramenta de mercado amplamente aceita devido à resistência de alguns anunciantes em adotar esse tipo de ação. Isso acontece pela dificuldade em se quantificar com precisão o impacto do boca a boca, pois é possível ver a repercussão em citações na imprensa, blogs e redes sociais, mas é impossível calcular quantas pessoas foram atingidas pelo buzz marketing. Já a mídia tradicional possui um resultado tangível, pois os anunciantes vêem suas propagandas nas ruas, e calculam o número de consumidores atingidos pela comunicação e o retorno sobre investimento obtido com a campanha. Ao contrário da hipótese levantada, o fenômeno do buzz não alterou o modo de se fazer publicidade, mas agregou uma nova ferramenta ao marketing para atingir um nicho específico de consumidores que possuem o perfil adequado para esse tipo de ação. Constatouse também que na maioria dos casos as campanhas virais estão atreladas à mídia tradicional e que a técnica que vem sendo utilizada principalmente pelos grandes anunciantes que possuem campanhas consagradas nacional e mundialmente. Numa realidade de mercado onde existe uma infinidade de marcas e poucas delas possuem realmente um diferencial, as inúmeras comunicações as quais os consumidores são expostos, acabam perdendo a credibilidade. Os consumidores passam a questionar o que lhes é oferecido, nesse momento muitos investimentos em mídia tradicional são feitos em vão. O importante é fazer com que a campanha entre no dia a dia do consumidor, fale diretamente com ela, traga benefícios reais, isso vem se tornando cada vez mais difícil se considerado somente a propaganda tradicional, é preciso aliar técnicas diferenciadas como por exemplo o buzz marketing. Por isso é dito que a propaganda tradicional, por si só, tem apresentado crescente dificuldade em alcançar os consumidores e atingi-los. O buzz marketing tem conseguido atingir o consumidor efetivamente devido à forma de comunicação que ele utiliza, integrando-se ao dia-a-dia do consumidor ao invés de invadir sua vida como a propaganda tradicional. Essa técnica encontra grande força nas redes sociais, que possibilitam uma chance valiosa de interação entre a empresa e o consumidor. Para isso é preciso que a empresa tenha pleno conhecimento acerca de seu consumidor para que as ações on-line atinjam o público alvo de forma positiva, gerando a multiplicação espontânea de informação.

12 12 Referências EIGHTY FIVE PERCENT OF BRAZILIAN INTERNET USERS VISITED A SOCIAL NETWORKING SITE IN SEPTEMBER Disponível em < Acesso em 01/jun/2009. ENCONTROS AMOROSOS ENTRE A MARCA E O CONSUMIDOR. Disponível em < Acesso em 01/jun/2009. GONZALES, Max Alberto. Agências precisam descobrir redes sociais. Disponível em < Acesso em 01/jun/2009. HUBA, Jackie; MCCONNELL, Ben. Buzzmarketing Criando Clientes Evangelistas. 1ª ed.são Paulo: MBooks, MATATHIA, Ira; O REILLY Ann; SALZMAN, Marian. Buzz: A Era do Marketing Viral. 1ª ed. São Paulo: Cultrix, MELLO, Bruno. Publicidade ataca com Marketing Viral. Disponível em < Acesso em 22/jun/2009. PROSSUMIDOR. Disponível em < Acesso em 01/jun/2009. TENDÊNCIAS COMPILADAS POR FAITH POPCORN NO RELATÓRIO POPCORN. Disponível em < > Acesso em 01/jun/2009. TERRA, Thiago. Buzz Marketing Empresas monitoram redes de relacionamento on-line para melhorar produtos e se aproximar do consumidor. Disponível em < Acesso em 22/jun/2009. WERNECK, Ticiana. Tudo por uma causa. Disponível em < Acesso em 22/jun/2009. WRIGHT, Jeremy: Blog Marketing: a nova revolucionária maneira de aumentar vendas, estabelecer sua marca e alcançar resultados excepcionais. São Paulo: M. Books, 2008.

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM)

Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management CRM) CRM Definição De um modo muito resumido, pode definir-se CRM como sendo uma estratégia de negócio que visa identificar, fazer crescer, e manter um relacionamento lucrativo e de longo prazo com os clientes.

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA

RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA Comunicação Organizacional em Mídias Sociais UNISO Prof. Randolph de Souza PRESENÇA NAS MÍDIAS Necessidade Definição de Estratégias para minimizar riscos Se bem trabalhadas

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

Segmentação Inteligente: como utilizá-la

Segmentação Inteligente: como utilizá-la Segmentação Inteligente: como utilizá-la SEGMENTAÇÃO INTELIGENTE: COMO UTILIZÁ-LA O que você acha de chegar a uma loja e ter todos os produtos que mais deseja separados exclusivamente para você, com todas

Leia mais

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz;

Mas como você gera sua lista de e-mail? Listei abaixo algumas das formas de construir uma lista de email marketing eficaz; E-mail marketing, muitas vezes considerada uma forma de marketing pessoal, é uma das mais valiosas ferramentas de web marketing, uma das mais visadas e mais focada pelos marqueteiros. Vamos nos concentrar

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa]

E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] E-BOOK [TÍTULO DO DOCUMENTO] Matrix [NOME DA EMPRESA] [Endereço da empresa] 1 Sumário O Surgimento do Analista de Redes Sociais... 2 O que é um Analista de Redes Sociais?... 5 Qual é o Perfil do Analista

Leia mais

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes?

AdWords. Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Anuncie no Google e Venda Mais! Expanda sua empresa! Você tem um argumento de vendas e precisa captar mais clientes? Ligue para nós e conheça a melhor estratégia para atender às necessidades de vendas

Leia mais

MARKETING l COMUNICAÇÃO

MARKETING l COMUNICAÇÃO MARKETING l COMUNICAÇÃO A MMNIETO A MM NIETO é uma empresa especializada no desenvolvimento projetos voltados para a área de marketing e comunicação. Cada projeto é realizado conforme a oportunidade do

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO

Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO Curso Completo de Marketing Multinível MARKETING DE ATRAÇÃO MARKETING DE ATRAÇÃO Uma das estratégias mais poderosas que você pode usar para trabalhar com contatos frios é o marketing de atração. Esse é

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL

INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL INTRODUÇÃO AO CURSO DE MARKETING ELEITORAL FAÇA SUA CAMPANHA PARA PROJETO PODER P - Planejamento O - Organização D - Delegação E - Execução R - Realização Lance sua campanha para Vereador com o Projeto

Leia mais

Sobre o estudo. Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa...

Sobre o estudo. Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa... Sobre o estudo perfil Publico: De um lado: Consumidores Do outro: Profissionais de marketing, comunicação, design, pesquisa... Amostra: Total: 1.035 respondentes Consumidores: 805 Profissionais: 230 objetivo

Leia mais

Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS. Business-to-Business

Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS. Business-to-Business Por Eliseu Barreira Junior MÍDIAS SOCIAIS PARA EMPRESAS Business-to-Business À primeira vista, a conexão entre mídias sociais e empresas que fazem negócios com outras empresas (Business-to-Business) não

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais Por Gustavo Valvasori Índice 1. Introdução 2. Por que monitorar? 3. O que monitorar? 4. Como dialogar 5. Fluxo de comunicação

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida!

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! Apresentação Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! A Vitae Tec A Vitae Tec é uma empresa de tecnologia que tem como missão oferecer serviços e produtos adequados às necessidades do cliente - pessoa física

Leia mais

MÉTRICA PARA MÍDIAS SOCIAIS UM MAR DE POSSIBILIDADES. Parte I. Dinamize

MÉTRICA PARA MÍDIAS SOCIAIS UM MAR DE POSSIBILIDADES. Parte I. Dinamize MÉTRICA PARA MÍDIAS SOCIAIS UM MAR DE POSSIBILIDADES Parte I Dinamize Primeira edição - 2011 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 VOCÊ DIGITAL... 4 TEMPO E ESPAÇO NO ONLINE... 6 O MUNDO MUDOU... 9 PRIMEIROS PASSOS...

Leia mais

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB.

SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. SUA MAIS NOVA AGÊNCIA ON-LINE. PUBLICIDADE DESIGN WEB. #estratégia #marketingdigital #websites Somos uma agência especializada em MARKETING DIGITAL 2007 +7 anos de experiência A Ramosdesign foi criada

Leia mais

Visite o hotsite do livro: http://bit.ly/1ysv0da

Visite o hotsite do livro: http://bit.ly/1ysv0da Este ebook possui 5 dicas práticas avançadas de Facebook Ads que foram retiradas do novo livro que estamos escrevendo, chamado Facebook Marketing Avançado, que vai possuir muitas outras dicas práticas,

Leia mais

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino.

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino. A TERCEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY BRASIL, REALIZADA EM SÃO PAULO ENTRE OS DIAS 25 E 31 DE JANEIRO DE 2010, REUNIU QUASE 100 MIL PARTICIPANTES PARA DISCUTIR AS TENDÊNCIAS DA INTERNET E DAS MÍDIAS DIGITAIS.

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1

Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Blogs corporativos: uma inovação na Comunicação Organizacional 1 Ediane Barbosa Oliveira 2 ECOS/UCPel Resumo: O trabalho busca um estudo sobre uma ferramenta estratégica do ciberespaço no meio da comunicação

Leia mais

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100 Sabemos que muitas empresas enfrentam sérios problemas na administração de suas carteiras e no relacionamento com seus clientes e que apesar de conhecerem os problemas e até saberem que uma iniciativa

Leia mais

Antes de tudo... Obrigado!

Antes de tudo... Obrigado! Antes de tudo... Obrigado! Eu, Luiz Felipe S. Cristofari, agradeço por ter baixado esse PDF. Criei esse material para ajudar você a ter mais sucesso com suas ideias na internet e fico muito feliz quando

Leia mais

Como e por que criar uma para sua empresa A PERSONA VECTOR

Como e por que criar uma para sua empresa A PERSONA VECTOR Como e por que criar uma para sua empresa A PERSONA Quem trabalha com marketing, publicidade ou já anunciou na mídia, certamente foi questionado alguma vez sobre quem é o público-alvo da empresa. Isso

Leia mais

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br

WWW.OUTSIDE.COM.BR Outside On-Line LTDA Telefone: +55 (19) 3869-1484 (19) 9 9441-3292 (claro) Email: carlos@outside.com.br MARKETING DIGITAL Ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos

Leia mais

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1

Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice Gerenciando Sua Reputação Online Parte 1 Índice O Que é Gerenciamento da Sua Reputação Online? Como Monitorar Sua Reputação Online O Básico Para Construir

Leia mais

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET

COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET COMECE A TRABALHAR COM A INTERNET Comece a trabalhar com a internet Trabalhar na internet se tornou um dos principais focos das pessoas nos dias atuais devido a possibilidade de operar em mercados distintos

Leia mais

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital

Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital Guia básico do MARKETING DIGITAL Como atrair e reter clientes na era digital digital? Por que sua marca deve investir em marketing + 100 milhões 90 % de internautas no Brasil dos consumidores, ouvem sugestões

Leia mais

INTRODUÇÃO. Conheça agora o que pensam os profissionais de comunicação brasileiros e compare os resultados deste estudo às suas impressões e opiniões.

INTRODUÇÃO. Conheça agora o que pensam os profissionais de comunicação brasileiros e compare os resultados deste estudo às suas impressões e opiniões. INTRODUÇÃO Interpretações, previsões, comparações, sentenças: tudo isso faz parte do cotidiano de qualquer setor. Na comunicação, não poderia ser diferente. Especialmente neste momento de mudanças constantes

Leia mais

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz

Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz Como fazer um fluxo de nutrição de leads eficaz COMO FAZER UM FLUXO DE NUTRIÇÃO DE LEADS EFICAZ Nutrir leads é a melhor maneira de manter um relacionamento próximo tanto com os atuais como com seus futuros

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre.

Trabalhando em conjunto, trabalhando sempre. A AVY COMUNICAÇÃO A AVY Comunicação é uma agência de comunicação e marketing que desenvolve diferentes soluções utilizando a experiência e criatividade de sua equipe para gerar valor institucional, fidelidade

Leia mais

MAIS IMPORTANTE GUIA DO RIO DE JANEIRO VEJA RIO é plural como as atrações cariocas e traz em suas páginas o espírito típico dos moradores da cidade.

MAIS IMPORTANTE GUIA DO RIO DE JANEIRO VEJA RIO é plural como as atrações cariocas e traz em suas páginas o espírito típico dos moradores da cidade. MAIS IMPORTANTE GUIA DO RIO DE JANEIRO VEJA RIO é plural como as atrações cariocas e traz em suas páginas o espírito típico dos moradores da cidade. É o mais importante e confiável guia de lazer e cultura

Leia mais

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS.

TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MARKETING DIGITAL, ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS. CATEGORIA: CONCLUÍDO

Leia mais

DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais

DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais O núcleo de inteligência em redes sociais Há cinco anos, a DP6, consultoria de marketing digital com foco em inteligência e performance

Leia mais

Daniela Baldo Martins

Daniela Baldo Martins Daniela Baldo Martins O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NOS PEQUENOS COMÉRCIOS Como aproveitar os canais e ferramentas on-line para obter resultados nos negócios Universidade Metodista de São Paulo São Bernardo

Leia mais

5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados

5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados 5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados Ao longo da história o boca a boca sempre se mostrou como um meio eficaz de promoção de produtos e serviços, como advento da Internet esse poder

Leia mais

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL

PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL PLANEJAMENTO DE MÍDIA DIGITAL Prof. a Fabiana Baraldi - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo o conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros e é protegido

Leia mais

5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo

5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo 5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo Este estudo teve como objetivo contribuir para a compreensão do uso das mídias sociais, como principal ferramenta de marketing da Casar é Fácil, desde o momento da sua

Leia mais

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você

Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você Como e por onde começar e os melhores formatos de conteúdo para você A fim de criar, controlar, gerenciar sua reputação online e construir a carreira que você deseja, alguns ações são necessárias. A primeira

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

Orientações para Palestras

Orientações para Palestras Orientações para Palestras Caro Palestrante, confeccionamos este documento para ajudá-lo a fazer uma apresentação memorável. Sinta-se à vontade para enviar contribuições de modo que possamos aperfeiçoá-lo.

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Preciso anunciar mais...

Preciso anunciar mais... Na maioria dos projetos que participamos, temos certeza de que quando o empreendedor inicia um trabalho de CRM, ele busca sempre é por uma vantagem competitiva: uma equipe de vendas mais eficiente, processos

Leia mais

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae

E-books. Guia para Facebook Ads. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia para Facebook Ads Por que investir no facebook Ads? Tipos de anúncios Como funciona o sistema de pagamentos Criando anúncios Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

Publicitar um Negócio ou Empresa na Internet de forma muito simples.

Publicitar um Negócio ou Empresa na Internet de forma muito simples. Publicitar um Negócio ou Empresa na Internet de forma muito simples. Você sabe que precisa de publicitar mais o seu negócio para este crescer e sabe que a Internet é melhor aposta para publicitar o seu

Leia mais

REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece)

REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece) REDES SOCIAIS (muito mais fácil que parece) WE THINK WEB Criamos ações e campanhas online, utilizando websites, sistemas, ações em redes sociais e ações mobile. Estamos há 12 anos conectando marcas e consumidores.

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

RESUMO EXECUTIVO realmente significa estar informado? Como filtrar a informação certa do montante de informações triviais

RESUMO EXECUTIVO realmente significa estar informado? Como filtrar a informação certa do montante de informações triviais RESUMO EXECUTIVO Muito tem se falado em era da informação, informação é poder, etc. Mas o que realmente significa estar informado? Como filtrar a informação certa do montante de informações triviais que

Leia mais

OS DESAFIOS DO MARKETING DIGITAL NA SOCIEDADE DE CONTEMPORÂNEA

OS DESAFIOS DO MARKETING DIGITAL NA SOCIEDADE DE CONTEMPORÂNEA http://www.administradores.com.br/artigos/ OS DESAFIOS DO MARKETING DIGITAL NA SOCIEDADE DE CONTEMPORÂNEA DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração (FAE), Especialista

Leia mais

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA

PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA PlusPixel Marketing Digital SOMOS MAIS SOCIAIS DO QUE NUNCA Proposta de Marketing Digital Design inox Marketing de Resultados A PlusPixel vem oferecendo seus serviços desde o início da internet, isso nos

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 DO MARKETING À COMUNICAÇÃO Conceitualmente, Marketing é definido por Kotler

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto

FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto Competências a serem trabalhadas GESTÃO DE MARKETING PUBLICIDADE E PROPAGANDA GESTÃO COMERCIAL FTAD FORMAÇÃO TÉCNICA EM

Leia mais

Guia de Métricas. Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa?

Guia de Métricas. Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa? Guia de Métricas Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa? QUAIS MÉTRICAS ACRESCENTAM PARA A DIRETORIA DA EMPRESA? Quem trabalha com marketing digital sabe que nem sempre é tão fácil provar

Leia mais

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais. Setembro de 2009

Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais. Setembro de 2009 Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais Setembro de 2009 A pesquisa Hábitos de uso e comportamento dos internautas brasileiros em mídias sociais foi direcionada para

Leia mais

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão

. Indice. 1 Introdução. 2 Quem Somos. 3 O que Fazemos. 4 Planejamento. 5 Serviços. 6 Cases. 9 Conclusão . Indice 1 Introdução 2 Quem Somos 3 O que Fazemos 4 Planejamento 5 Serviços 6 Cases 9 Conclusão . Introdução 11 Segundo dados de uma pesquisa Ibope de 2013, o Brasil ocupa a terceira posição em quantidade

Leia mais

SISTEMÁTICA WEBMARKETING

SISTEMÁTICA WEBMARKETING SISTEMÁTICA WEBMARKETING Breve descrição de algumas ferramentas Sobre o Webmarketing Web Marketing é uma ferramenta de Marketing com foco na internet, que envolve pesquisa, análise, planejamento estratégico,

Leia mais

Fabrício Nogueira KPL

Fabrício Nogueira KPL Esta publicação, escrita por Fabrício Nogueira, sócio-diretor da KPL, tem como principal objetivo discutir o serviço de SAC em lojas virtuais. Ele funciona como um guia de boas práticas de atendimento

Leia mais

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE

COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE White Paper com dicas essenciais para quem já trabalha ou pretende trabalhar com vídeos em lojas virtuais. 1 PORQUE USAR VÍDEOS ONLINE NO E-COMMERCE?

Leia mais

F-COMMERCE A REVOLUÇÃO DAS LOJAS VIRTUAIS NO FACEBOOK

F-COMMERCE A REVOLUÇÃO DAS LOJAS VIRTUAIS NO FACEBOOK F-COMMERCE A REVOLUÇÃO DAS LOJAS VIRTUAIS NO FACEBOOK Com o crescimento das mídias sociais, uma modalidade de vendas online que vem ganhando força é o F-commerce, termo usado para definir o comércio eletrônico

Leia mais

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção.

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. estratégias online Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. serviços consultoria Benchmark Planejamento

Leia mais

Marketing de Serviços e de Relacionamento. MBA em Gestão de Marketing Prof.: Alice Selles

Marketing de Serviços e de Relacionamento. MBA em Gestão de Marketing Prof.: Alice Selles Marketing de Serviços e de Relacionamento MBA em Gestão de Marketing Prof.: Alice Selles A COMUNICAÇÃO INTEGRADA NO MARKETING DE SERVIÇOS Principal causa da percepção desfavorável sobre um serviço: diferença

Leia mais

Redes Sociais as quais os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil campus Guaíba possuem

Redes Sociais as quais os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil campus Guaíba possuem 196 Redes Sociais as quais os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil campus Guaíba possuem Blume Pfleger * Elizabete Pereira *Jéssica Lunardelli *Junia Silva * Susane da Silva

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN Blog NoRascunho 1 Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Como forma de registrar acontecimentos ligados a área da comunicação com um foco em

Leia mais

Guia de Criação de Infoprodutos

Guia de Criação de Infoprodutos Guia de Criação de Infoprodutos Métodos, técnicas e dicas para a criação de infoprodutos! Da pesquisa, criação, até a venda! www.comocriarinfoprodutos.com 2 Aviso Legal Todos os direitos reservados. Nenhuma

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Disciplina: Comunicação Pública Professores: Ellis e Asdrubal Aluno: João Paulo Apolinário Passos Universidade de Brasília Assessoria de Imprensa em Comunicação Pública e Governamental Prefeitura de Curitiba

Leia mais

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa Como implementar Social Media na empresa 1 As razões: Empresas ainda desconhecem benefícios do uso de redes sociais Das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review,

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA EM MARKETING DIGITAL

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA EM MARKETING DIGITAL PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA EM MARKETING DIGITAL O QUE É? Marketing digital é o conjunto de ações de comunicação no ambiente digital. Seu propósito é divulgar, conquistar e melhorar a rede

Leia mais

Outros Elementos que fazem parte dos ambientes sociais digitais

Outros Elementos que fazem parte dos ambientes sociais digitais Outros Elementos que fazem parte dos ambientes sociais digitais Interatividade em várias interfaces e formatos Compartilhamento ilimitado Mobilidade: tuitamos e até blogamos em qualquer lugar Conteúdo

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

Há 200 vezes mais probabiblidade de um usuário clicar em um anúncio In-Stream que em um Banner Standard

Há 200 vezes mais probabiblidade de um usuário clicar em um anúncio In-Stream que em um Banner Standard 10 Fatos que você deveria conhecer sobre a publicidade In-Stream A publicidade In-Stream representa uma enorme oportunidade para os publicitários. Na verdade, é um dos segmentos da publicidade online que

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS. www.gentispanel.com.br

USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS. www.gentispanel.com.br USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS www.gentispanel.com.br Só quem tem uma base de 6,5 milhões de pessoas pode resolver suas pesquisas de mercado em poucos dias. Pesquisas ad-hoc Consumidores

Leia mais

Como Publicar seu Livro sem custo. O caminho mais fácil para se tonar escritor(a).

Como Publicar seu Livro sem custo. O caminho mais fácil para se tonar escritor(a). Como Publicar seu Livro sem custo O caminho mais fácil para se tonar escritor(a). Introdução A principal dor de cabeça do escritor(a) ocorre na hora de publicar sua obra. As várias dúvidas que surgem,

Leia mais

Introdução Já acessou rede social Acessam semanalmente Acessam diariamente USA Brasil Argentina México

Introdução Já acessou rede social Acessam semanalmente Acessam diariamente USA Brasil Argentina México O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres. (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008) A Sophia Mind,

Leia mais

REDES SOCIAIS. Profº Thiago Arantes

REDES SOCIAIS. Profº Thiago Arantes REDES SOCIAIS Profº Thiago Arantes Todos os direitos reservados - IAB 2014 - Conforme estipulado no Termo de Uso, todo conteúdo ora disponibilizado é de titularidade exclusiva do IAB ou de terceiros parceiros

Leia mais

Comércio na internet: muito mais que e-commerce

Comércio na internet: muito mais que e-commerce Comércio na internet: muito mais que e-commerce Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência

Leia mais

a evolução do marketing digital.

a evolução do marketing digital. a evolução do marketing digital. Você está preparado para conhecer o modelo de negócio que irá lhe proporcionar a liberdade financeira? NOSSA empresa A Welike é uma plataforma de comércio eletrônico e

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA A ERA DIGITAL E AS EMPRESA Em 1997 o Brasil já possuia 1,8 MILHÕES de usuários Brasil O 5 Maior país em extensão territorial Brasil 5 Vezes campeão do Mundo Brasil O 5 Maior país em número de pessoas conectadas

Leia mais

Blogs Corporativos como instrumentos de comunicação nas empresas: uma análise prático-teórica.

Blogs Corporativos como instrumentos de comunicação nas empresas: uma análise prático-teórica. Blogs Corporativos como instrumentos de comunicação nas empresas: uma análise prático-teórica. Além de tornar-se fundamental para a difusão do conhecimento e geração das relações interpessoais, a Internet

Leia mais

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS

VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS VENDA MAIS USANDO AS REDES SOCIAIS Coloque o Facebook, Linkedin e Instagram para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Dicas fáceis que você mesmo pode implementar e ver os resultados ainda hoje.

Leia mais