Credit Bureau. Guia Prático do Usuário INTERNET

Save this PDF as:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Credit Bureau. Guia Prático do Usuário INTERNET"

Transcrição

1 Credit Bureau Guia Prático do Usuário INTERNET

2 Guia Prático do Usuário 1 Índice Apresentação do Guia Prático 2 Modelo de consulta bloco a bloco 6 Compartilhamento de Dados 5 Atualização de Dados 7 Features do Credit Bureau 7 Consulta às Features 9

3 2 Guia Prático do Usuário Apresentação do Guia de Prático Este Guia Prático de Acesso ao Credit Bureau Serasa Experian fornece orientações básicas para realizar consultas ao produto e às suas principais features pela Internet. Importante: As informações apresentadas neste guia são fictícias, pois têm como único propósito orientar os usuários do produto. Credit Bureau Serasa Experian O Credit Bureau Serasa Experian é a mais completa e eficiente solução para crédito e negócios com consumidores pois, fundamentado no conceito de compartilhamento de dados, disponibiliza às instituições participantes as mais completas informações sobre consumidores. As principais informações apresentadas são as seguintes: Cadastro de Identificação CPF Naturalidade Grafia do titular Escolaridade Melhor endereço/ Estado civil telefone Cônjuge Data de nascimento Outros end./ Sexo telefones Nome da mãe Ocupação Outros endereços/ telefones públicos Empregador Doc. Identidade Profissão Outras Anotações Grafia semelhante em outro CPF Outras grafias no mesmo CPF Registro de consultas a cheque Registro de consultas a crédito Participação societária Documentos roubados e extraviados Contumácia de sustação Anotações de Inadimplência Protestos Açõesjudiciaisexecutivas, de buscaeapreensão,deexecução fiscal federal, estadual e municipal Participaçãoeminsucessos empresariais Cheques sem fundos,extraviados, sustados,canceladoseroubados Pefin/Refin Anotações Comportamentais Compromissos e hábitos de pagamento da própria instituição *Em itálico: Informações disponibilizadas independente do compartilhamento.

4 Guia Prático do Usuário 3 Consulta básica ao Credit Bureau 1º passo: Acessar o site da Serasa Experian: serasaexperian.com.br 2º passo: Informar o login e a senha de acesso. Na seqüência, clicar em OK.

5 4 3º passo: Na tela Acesso a Produtos, selecionar a opção Credit Bureau. Guia Prático do Usuário A partir da tela inicial, podem ser feitas consultas aos relatórios sintético, analítico, em lote ou a atualização de cadastro, compromissos e pagamentos. Nas consultas ao Credit Bureau Serasa Experian é possível realizar consultas ao Recheque sem custo adicional. Para isso, basta preencher na tela inicial as informações constantes na parte superior ou inferior do cheque. Consulta por CPF X Consulta por Nome No Credit Bureau Serasa Experian podem ser feitas consultas a consumidores a partir das seguintes informações: > Número do CPF; > Nome e data de nascimento. Obs.: No caso da consulta por nome, o preenchimento das informações sobre cidade e UF da residência são opcionais e essas consultas são cobradas mesmo que não seja identificado um CPF para o nome consultado.

6 Guia Prático do Usuário 5 4º passo: Informar o CPF e clicar em Consultar Relatório Sintético, Consultar Relatório Analítico ou Consultar em Lote. 5º passo: Visualizar relatório com as informações do documento consultado. Modelo de Relatório Sintético Obs.: Se não forem alteradas as opções padrões de consulta será feita consulta sintética ou analítica à base coletiva, com modalidade não informada e com registro da consulta.

7 6 Guia Prático do Usuário Modelo de Consulta Bloco a Bloco A seguir, apresentamos um relatório do Credit Bureau Serasa Experian com detalhamento de cada um dos blocos apresentados nas consultas analíticas: A - Informações da Base de CPFs: Nome do titular do documento, RG, data de nascimento, cidade, situação do CPF e data da atualização da situação do CPF. B - Mensagens do Concentre e do Recheque: alerta sobre ocorrências no Concentre (anotações de inadimplência) e no Recheque logo no início da consulta. C - Outras Grafias no mesmo CPF: são apresentadas outras grafias informadas por participantes do Credit Bureau Serasa Experian para o documento em questão. Ex: nome de solteiro, esposas e filhos que utilizam o documento do marido/pai para a realização de negócios etc. Obs.: Ao selecionar uma outra grafia, pode-se realizar a atualização de dados da outra grafia e/ou exclusão da grafia, de acordo com as regras de compartilhamento de dados.

8 Guia Prático do Usuário 7 D - Grafias Semelhantes em outros CPFs: apresenta outros documentos com grafias semelhantes ao consultado, com mesma data de nascimento e em números de CPFs diferentes. E - Documentos Roubados, Furtados e Extraviados: informa até os 5 últimos documentos nessa situação cadastrados pelo consumidor na Serasa Experian. F - Registro de Consultas a Crédito e a Cheques: apresenta a quantidade de consultas a crédito e a cheques feitas para o documento consultado no mês atual e nos últimos 3 meses e detalha a origem das últimas consultas a crédito. G - Participação Societária: informa se o documento consultado tem a partir de 1% de participação societária em alguma empresa e disponibiliza link para consulta às informações da empresa.

9 8 Guia Prático do Usuário H - Recheque / Recheque On Line: apresenta informações sobre o Recheque / Recheque On Line quando é realizada uma consulta a cheque e há alguma ocorrência. Caso contrário, este bloco de informações não é apresentado. I - Contumácia de Sustação: apresenta informação sobre contumácia de sustação quando há 3 ou mais ocorrências de sustação nos últimos 6 meses para o documento consultado. J - Resumo do Concentre: apresenta um uma visão geral de todas as ocorrências de anotações de inadimplência com a quantidade total por tipo de ocorrência e detalhes da ocorrência mais recente.

10 Guia Prático do Usuário 9 K - Detalhe do Concentre: para cada anotação de inadimplência, com ocorrência, são apresentados os detalhes das últimas 5 ocorrências. Em cada ocorrência é disponiblizado link para o Zoom Bureau, que apresenta mais detalhes sobre a anotação. L - Cadastro Analítico: apresenta informações públicas do cadastro e dados compartilhados, mediante saldo de reciprocidade do cliente. Para mais informações sobre compartilhamento, solicitar material específico. As principais informações apresentadas são: Identificação: Nome, data de nascimento, nome da mãe, sexo, escolaridade, documento de identidade, carteira de trabalho, cidade e CPF do cônjuge. Localização: Endereço residencial: logradouro, cidade, estado, CEP, bairro, telefone residencial, celular e telefone comercial.

11 10 Guia Prático do Usuário Ocupação: Tipo de ocupação, renda, profissão, nome da empresa e cargo. Outra atividade: Ocupação, empresa, endereço e telefones associados a outras atividades. Outras rendas: Outras rendas, periodicidade e origem. Referências: Informações sobre referências pessoais, bancárias, de cheque especial, cartão de crédito e seguros. Dados patrimoniais: Informações sobre veículos e patrimônios.

12 Guia Prático do Usuário 11 Obs.: Há informações que não são compartilhadas com o mercado e, portanto, nesses casos, mesmo na consulta à base coletiva ou são apresentadas apenas informações da própria instituição ou não há retorno das mesmas. M - Endereços e Telefones Alternativos: apresenta outros endereços e telefones existentes para o documento em questão. Alguns endereços e telefones alternativos são apresentados mediante compartilhamento de dados.

13 12 Guia Prático do Usuário N - Cadastro Sintético ou Analítico de Outras Grafias: apresenta cadastros Sintético ou Analíticos das outras grafias existentes.

14 Guia Prático do Usuário 13 O - Final do Relatório: é apresentada mensagem sobre o uso das informações, link para outras funcionalidades e impressora que, ao ser selecionada, disponibiliza versão do relatório para impressão. Relatório Sintético x Analítico A diferença entre o relatório sintético e o analítico está na abrangência das informações: além das apresentadas no cadastro sintético, o analítico apresenta mais informações cadastrais, como por exemplo o nome do pai, e informações sobre compromissos e hábitos de pagamento da própria instituição. Importante: Informações compartilhadas são apresentadas tanto no relatório sintético quanto no analítico. O importante é prestar atenção às informações que compõem os relatórios. (Veja mais detalhes no item Compartilhamento de Dados.) Consulta em Lote Quando for selecionada uma consulta em lote poderão ser informados até 20 CPFs. Para todos os documentos consultados deverá ser selecionada a base de consulta e a modalidade.

15 14 Guia Prático do Usuário Na seqüência, são apresentados os relatórios. A navegação entre eles deve ser feita por meio da seleção das abas de navegação.

16 Guia Prático do Usuário 15 Compartilhamento de Dados Como o Credit Bureau Serasa Experian é fundamentado na reciprocidade de dados, instituições que compartilham informações com o mercado têm acesso às mais completas informações, a partir das regras de reciprocidade. Para obter mais informações sobre o compartilhamento, consulte o material adicional sobre Compartilhamento de Dados. Atualização de Dados no Credit Bureau Serasa Experian No Credit Bureau Serasa Experian as empresas participantes do compartilhamento de dados podem atualizar, pela Internet, informações cadastrais, de compromissos e/ou hábitos de pagamentos. Para realizar as atualizações necessárias, basta selecionar as opções Atualizar Cadastro, Atualizar Compromissos ou Atualizar Pagamentos disponíveis tanto na tela inicial de consulta quanto nos links superiores e inferiores dos relatórios sintéticos e analíticos. Tela Inicial de Consulta Links nos Relatórios

17 16 Guia Prático do Usuário Consulta à Base da Própria Empresa Para visualizar informações da própria empresa enviadas à Serasa Experian, independente do compartilhamento destas com o mercado, basta selecionar na tela inicial de consulta ao Credit Bureau Serasa Experian a opção Base Individual. Features do Credit Bureau Serasa Experian Alerta em Negócios Emite mensagens acerca de fatos relevantes para melhor análise de crédito e negócios, auxiliando a prevenção contra fraudes de subscrição e auto-fraude. Está disponível nas opções Alerta Completo e Alerta Óbito. Obs.: Os dados cadastrais a serem avaliados pelo Alerta devem ser atualizados antes da consulta à feature.

18 Guia Prático do Usuário 17 As mensagens que poderão ser mostradas no Alerta são: Eventos e mensagens do nível básico Código Evento Mensagem AB01 CPF informado não consta na Base Oficial de CPFs CPF informado inexistente na base de CPFs AB02 AB03 AB04 AB05 AB06 CPF informado cancelado na Base Oficial de CPFs CPF informado suspenso na Base Oficial de CPFs Data de nascimento diferente na Base Oficial de CPFs CPF com grafias semelhantes e mesma data de nascimento Registro de consulta ( N maior ou igual a 5) CPF informado cancelado na base de CPFs CPF informado suspenso na base de CPFs Checar data de nascimento Há NN CPFs com grafias semelhantes e mesma data de nascimento do proponente CPF com N consultas nos últimos 4 meses AB07 CPF emitido após 30 anos de idade CPF emitido após a idade de 30 anos AB08 3 ou mais ocorrências de sustação de cheques em 6 meses CPF com contumácia de sustações de cheques AB09 AB10 AB11 Ocorrência de cheques sem fundos e ocorrências de sustações/extravios Grafia do titular mais de 20% diferente na Base Oficial de CPFs Grafia da mãe mais de 20% diferente na Base Oficial de CPFs CPF com NN sust./extrav. e ocor. de cheques sem fundos, nos últimos 6 meses Grafia do titular diferente na base de CPFs Grafia do nome da mãe diferente na base de CPFs

19 18 Guia Prático do Usuário Eventos e mensagens relacionados à informação de Endereço : Código Evento Mensagem AE01 Endereço informado não foi encontrado no processo de emissão de carta Pefin/Refin Checar endereço informado AE02 CPF com mais de um endereço nos últimos 24 meses ( N maior ou igual a dois) CPF com N endereços em 24 meses AE03 Endereço cadastrado nos últimos 60 dias Verificar endereço Evento e mensagem relacionado à informação de Profissão : Código Evento Mensagem AP01 Endereço informado não foi encontrado no processo de emissão de carta Pefin/Refin Checar renda informada Evento e mensagem relacionado à informação da Telefone : Código Evento Mensagem AT01 Telefone residencial alterado nos últimos 60 dias Checar fone informado Evento e mensagem relacionado à informação de Base de Óbitos: Código Evento Mensagem AO01 CPF consta em base de óbitos Titular do CPF consta em base de óbito

20 Guia Prático do Usuário 19 Base Individual Detalhes Possibilita obter informações adicionais na consulta à base da própria empresa, obtendo além das informações cadastradas as seguintes informações adicionais: > PEFIN da própria empresa; > Registro de consultas da própria empresa; > Endereços anteriores da própria empresa; > Histórico de scorings calculados pela própria empresa; > Registros de cálculo de limite de crédito. Cálculo de Limite de Crédito Solução para estimar o limite de crédito mensal de um consumidor a partir da análise da renda e da quantificação do risco conforme a estratégia da sua empresa. Confirmação de Telefone Permite obter informações sobre um telefone informado. Consultar Telefone Após informar código DDD e o telefone a serem consultados, clicar em Consultar.

21 20 Guia Prático do Usuário Retorno da Consulta São apresentadas as seguintes informações: > Documento Confere / Não Confere informa se o CPF informado confere ou não com o CPF cadastrado na empresa de telefonia; > Nome do assinante, conforme consta na empresa de telefonia; > Endereço completo de instalação da linha telefônica (contemplando logradouro, número, bairro, cidade, CEP e UF); > Classe do assinante: residencial, comercial ou pública. > Número do telefone anterior: apresenta o número anterior do telefone, qunado informado pela operadora.

22 Guia Prático do Usuário 21 Gerencie Carteira PF Solução que permite o acompanhamento diário de alterações nas informações de consumidores e a gestão do risco da carteira de clientes. Diariamente são enviados avisos de alterações de: > Anotações de inadimplência > Dados cadastrais - como enderços e telefones > Registro de consulta a crédito e cheques > Scoring Pessoa física. Para recebimento de avisos por é preciso prévio cadastramento de um grupo de . Ao clicar no link Gerenciar CPF será apresentada tela onde deverão ser preenchidas informações para o monitoramento. Importante: Inclusões feitas no momento da consulta ao Credit Bureau Serasa Experian têm 1 mês de monitoramento de cortesia. Obs.: Para obter mais informações sobre o Gerencie Carteira PF, solicite material específico. Referência Bancária Ferramenta que informa a existência de uma dada referência bancária nas bases de cheques da Serasa Experian, considerando as milhões de consultas efetuadas diariamente. A solução também informa a existência de registro de um ou mais CPFs para a mesma conta bancária consultada. Consultar Referência Bancária Digitar as informações de banco, agência e conta e clicar em Confirmar Consulta.

23 22 Guia Prático do Usuário Retorno da Consulta > Mensagem sobre existência de informações nas bases da Serasa Experian. Nesse exemplo o banco, agência e conta foram informados anteriormente pelo próprio banco para o CPF consultado; > Informações sobre a agência bancária consultada com endereço e telefones; > Informa a quantidade de outros documentos existentes para a mesma referência bancária e apresenta o nome dos 2 últimos documentos; > Data da primeira e última consulta realizads para a referência em questão.

24 Guia Prático do Usuário 23 Renda Presumida Estimativa da renda mensal bruta de um proponente, elaborada com base no registro cadastral de milhões de consumidores, para uso no processo de aquisição, análise e aprovação de crédito. É requerido que as informações sobre sexo, idade e profissão tenham sido registradas na tela de Atualização de Dados Cadastrais. Para melhor acurácia, recomenda-se informar, também, a UF e a Ocupação Profissional. Retorno da Consulta No cálculo da Renda Presumida são apresentadas as seguintes informações: Renda Mediana Limite Percentual 1% Limite Percentual 99% Quantidade de Observações Estimativa de renda bruta mensal para um dado perfil cadastral Indica que 1% dos indivíduos possuem renda abaixo do valor informado Indica que 1% dos indivíduos possuem renda acima do valor informado Estimativa de pessoas físicas que enquadram-se no perfil cadastral informado para o cálculo da renda presumida

25 24 Guia Prático do Usuário Scoring Avançados modelos estatísticos que indicam a probabilidade de inadimplência de um proponente. Na consulta a modelos de CollectionScoring é indicada a probabilidade de recuperação de um consumidor. > Retorno da Consulta Obs.: Para obter mais informações sobre Scoring, solicite material específico.

26 Guia Prático do Usuário 25 Zoom Bureau Funcionalidade que permite aos clientes visualizar detalhes sobre as anotações de inadimplência existentes. No caso de protesto, por exemplo, são apresentadas informações do cartório de protesto, nome e endereço do credor, dentre outras. Consulta às Features do Credit Bureau Serasa Experian 1º passo: Para consultar as funcionalidades adicionais do produto, estas devem ser selecionadas na tela inicial de consulta, conforme apresentado a seguir: > SCORE: informar o código do score a ser consultado; > ALERTA: selecionar o Alerta Completo ou o Alerta Óbito; > Selecionar as demais features quando desejado. Importante: Registra consulta não é uma feature do produto, mas apenas uma opção de não gravar a consulta. Obs.: A seleção da Base Individual Detalhes direciona automaticamente para consulta à base individual, da própria empresa. 2º passo: No relatório, selecionar Consultar Outras Opções.

27 26 Guia Prático do Usuário 3º passo: Atualizar dados cadastrais necessários para cálculo das features.

28 Guia Prático do Usuário 27 Obs.: No final da tela de Dados adicionais para consulta a outras opções há a opção de gravar ou não as informações na base da própria empresa. Clientes sem acesso à atualização de informações devem desabilitar essa opção de Atualizar base da própria empresa. 4º passo: Selecionar a feature desejada. Informações sobre o retorno das features estão apresentados no item Features do Credit Bureau Serasa Experian.

29 28 Guia Prático do Usuário Na Internet estão disponíveis outros materiais adicionais do Credit Bureau. Basta selecionar o item Materiais no menu de produtos e clicar em Credit Bureau. Para obter mais informações, entre em contato com o agente de negócios de seu relacionamento ou com nossa Central de Atendimento Serasa Experian, pelo telefone

30 Alameda dos Quinimuras, São Paulo SP DESIGN MAI09 FL105-02

Manual do Usuário. Cadastro + Controle

Manual do Usuário. Cadastro + Controle Manual do Usuário Cadastro + Controle Consulta Cadastro + Controle - Informações Comerciais - Autofax Índice O que é a Consulta Cadastro + Controle da Autofax?... 3 Como realizar consultas?... 4 Quais

Leia mais

Manual do Usuário. Cadastro

Manual do Usuário. Cadastro Manual do Usuário Cadastro Consulta Cadastro - Informações Comerciais - Autofax Índice O que é a Consulta Cadastro da Autofax?... 3 Como realizar consultas?... 4 Quais informações a consulta apresenta?...

Leia mais

Manual Escrituração Fiscal Digital

Manual Escrituração Fiscal Digital Manual Escrituração Fiscal Digital 29/11/2013 Sumário 1 Introdução... 3 2 Funcionalidade... 3 3 Navegação no Sistema... 3 3.1 Inicialização... 3 4 Configurações Gerais... 6 4.1 Domínios... 6 4.2 Configuração

Leia mais

Manual do Produto. Credit Bureau

Manual do Produto. Credit Bureau Manual do Produto Credit Bureau Manual do Produto Credit Bureau 3 Índice O que é 05 Como Acessar 05 1 - Tipo de Relatório 07 2 - Consulta de mais de um documento ao mesmo tempo 07 3 - Dados do documento

Leia mais

Pessoa Física e Jurídica

Pessoa Física e Jurídica Só não tem quem não conhece! MANUAL DESCRITIVO E TABELA DE PREÇOS SISTEMA DE INFORMAÇÕES NACIONAL CPF E CNPJ Produtos para Comercio de Varejo e Atacado, Distribuidoras, Indústrias, Prestação de Serviços,

Leia mais

Check-List. Cadastro de Instituições. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 5 de novembro de 2007.

Check-List. Cadastro de Instituições. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Brasília, 5 de novembro de 2007. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária Check-List Cadastro de Instituições Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação Gerência de Desenvolvimento de Sistemas www.anvisa.gov.br Brasília,

Leia mais

VIA FÁCIL - BOMBEIROS

VIA FÁCIL - BOMBEIROS SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS VIA FÁCIL - BOMBEIROS MANUAL DO USUÁRIO Versão V1.0 1 Índice A INTRODUÇÃO, 4 B USUÁRIO NÃO

Leia mais

RioCard Saúde Presente

RioCard Saúde Presente Sumário 1) Acesso ao Sistema... 2 1.1) Esqueci minha senha... 2 1.2) Alteração de Senha... 3 1.3) Seleção de Perfil de Acesso e Local de Atendimento... 3 2) Home... 5 3) Menu Cadastro... 5 3.1) Cadastrar

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. 1) ACESSO AO SISTEMA Digite o endereço www.unimedbh.com.br/consultorio em qualquer computador com acesso à internet. Preencha os campos com o seu usuário e a senha. Para o login, digite as letras ADM,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DE INSCRIÇÃO DE CASAS POPULARES

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DE INSCRIÇÃO DE CASAS POPULARES ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DE INSCRIÇÃO DE CASAS POPULARES 1 - Configurações para iniciar o cadastro. Ao acessar o programa, abrirá mensagem inicial de orientação de cadastramento. Caso apareça a mensagem

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO

MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região MANUAL DO SISTEMA TRT-5 PRESTADOR MÉDICO Manual do Sistema TRT5-Saúde para Prestador Médico Baseado no modelo fornecido pelo TST-SAÙDE Versão 1.0 7/outubro/2014

Leia mais

TUTORIAL PRÁTICO ECD ESCRITURAÇÃO CONTABIL DIGITAL

TUTORIAL PRÁTICO ECD ESCRITURAÇÃO CONTABIL DIGITAL TUTORIAL PRÁTICO ECD ESCRITURAÇÃO CONTABIL DIGITAL Cadastros 1) Cadastro > Empresa 2) Cadastro > Contador 3) Documentações > Sócios Plano de Contas 4) Cadastro > Plano de Contas > Plano de Contas Contábil

Leia mais

Manual. Cadastro de Instituições. www.anvisa.gov.br Brasília, 14 de maio de 2008.

Manual. Cadastro de Instituições. www.anvisa.gov.br Brasília, 14 de maio de 2008. Manual Cadastro de Instituições Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação Gerência de Desenvolvimento de Sistemas www.anvisa.gov.br Brasília, 14 de maio de 2008. SUMÁRIO 1. CADASTRO DE INSTITUIÇÕES...

Leia mais

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial

SICLOM Mapa Mensal. 1 Mapa Mensal. Versão: 2012. Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial 1 Mapa Mensal SICLOM Mapa Mensal Manual de preenchimento do mapa mensal no SICLOM Gerencial Versão: 2012 2 Mapa Mensal 3 Mapa Mensal Índice.. Introdução. 5 Como Acessar o SICLOM Gerencial. 5 Menu Geral.

Leia mais

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF

Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Orientações para inscrição aos cursos de língua inglesa ofertados pelas universidades federais parceiras do Programa IsF Prezad@ candidat@, Se você já realizou o TOEFL ITP pelo Programa IsF e é aluno (graduação,

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO)

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO) MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO) Divisão de Pagamentos e Análise de Contas Médicas - DIPAC Divisão de Credenciamento - DICRE Vigência: JANEIRO/2016. Versão 1 ÍNDICE

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 30 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES

Leia mais

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas:

Primeiro Passo. Na sequência, surgirá a tela de Login, onde você poderá realizar uma das seguintes tarefas: Primeiro Passo Tenha em mãos seu CPF, Documento de Identidade (RG) e conta de e-mail válida! Sem essa documentação não é possível realizar sua inscrição no Processo de Ingresso. De posse desses dados,

Leia mais

ORIENTAÇÕES REFERENTES À UTILIZAÇÃO DO SIPPEE PARA O PBDA 2011 (Edital 02/11)

ORIENTAÇÕES REFERENTES À UTILIZAÇÃO DO SIPPEE PARA O PBDA 2011 (Edital 02/11) ORIENTAÇÕES REFERENTES À UTILIZAÇÃO DO SIPPEE PARA O PBDA 2011 (Edital 02/11) 1 Acessar o sistema O SIPPEE está disponível em http://www10.unipampa.edu.br/sippee///index.php O login e a senha são os mesmos

Leia mais

3) Preencher Ficha de Cadastro da Instituição de Acolhimento. 3.1) Promotoria da Instituição de Acolhimento

3) Preencher Ficha de Cadastro da Instituição de Acolhimento. 3.1) Promotoria da Instituição de Acolhimento 3) Preencher Ficha de Cadastro da Instituição de Acolhimento Para o preenchimento correto das informações referentes à Instituição de Acolhimento que está sendo cadastrada, siga os passos descritos nos

Leia mais

CADASTRO PESSOA JURÍDICA

CADASTRO PESSOA JURÍDICA CADASTRO PESSOA JURÍDICA Nº Conta Corrente Elaboração Renovação Alteração 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Identificação da empresa CNPJ Nome fantasia N o de registro Data de constituição Capital social realizado

Leia mais

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis

Manual Básico. Para utilização do Gerenciador de Imóveis Manual Básico Para utilização do Gerenciador de Imóveis Acessando o gerenciador 3 O Gerenciador é o local restrito onde o administrador responsável pelas informações do site, poderá fazer alterações de

Leia mais

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados

1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados 1 Acesso ao Módulo de Agendamento do Para acessar o Módulo de Agendamento, o usuário deverá acessar o sitio do Portal de Serviços do Inmetro no Estados (PSIE), digitando na barra de endereço de seu navegador

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL PREFEITURA DE JUIZ DE FORA SECRETARIA DA FAZENDA SUBSECRETARIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DEPARTAMENTO DE NORMAS TÉCNICAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO AUTO ATENDIMENTO SETOR PÚBLICO DO BANCO DO BRASIL DATA:

Leia mais

Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Suporte

Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Suporte Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Suporte Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 15/04/2014 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Navegadores

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais

Serviço de Edição e Informação Técnico-Científica/abril 2012 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CÂNCER (SISCAN)

Serviço de Edição e Informação Técnico-Científica/abril 2012 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CÂNCER (SISCAN) Serviço de Edição e Informação Técnico-Científica/abril 2012 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CÂNCER (SISCAN) 1 O que é a versão web SISCAN? É a versão em plataforma web que integra os Sistemas de Informação do

Leia mais

Manual do Usuário ENADE

Manual do Usuário ENADE Sistema de Informações e Gestão Acadêmica Manual do Usuário ENADE Página - Sistema de Informações e Gestão Acadêmica Índice 1 Introdução... 3 2 Funcionalidades do ENADE... 3 2.1 Parâmetros Ano-Base...

Leia mais

GUIA DE DÚVIDAS E RESPOSTAS

GUIA DE DÚVIDAS E RESPOSTAS GUIA DE DÚVIDAS E RESPOSTAS 1) Qual o procedimento para aderir ao Débito Automático, para operações novas? A concessionária deverá acessar o Portal e seguir os passos abaixo: 1º) Cadastrar uma operação

Leia mais

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE)

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página

Leia mais

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE)

Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Sistema de Prefeitura Eletrônica (SPE) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página

Leia mais

Manual Certidão Web - Certidão Específica

Manual Certidão Web - Certidão Específica Manual Certidão Web - Certidão Específica 1 Sumário 1. NORMATIVA... 3 2. PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO... 4 3. PROCEDIMENTO PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DA SOLICITAÇÃO13 2 1. NORMATIVA De acordo com a INSTRUÇÃO

Leia mais

MANUAL DE VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO DO PRÉ-CADASTRO NO CADSUS WEB

MANUAL DE VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO DO PRÉ-CADASTRO NO CADSUS WEB Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa - SGEP Departamento de Informática do SUS - DATASUS MANUAL DE VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO DO PRÉ-CADASTRO NO CADSUS WEB Versão 1.2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO

MANUAL DO SISTEMA - CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO 1. PORTAL DA SALA DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO O portal da Sala de Atendimento ao Cidadão está disponível no endereço: www.cidadao.mpf.mp.br. Nesse ambiente é possível registrar uma manifestação, consultar

Leia mais

Manual do Produto CREDNET PF E PJ

Manual do Produto CREDNET PF E PJ Manual do Produto CREDNET PF E PJ Índice 1 O que é? 04 2 Como Acessar? 04 2.1 Para realizar a consulta, preencha os seguintes campos 06 2.2 Consulta de mais de um documento ao mesmo tempo 08 3 Consultar

Leia mais

1º PASSO: Acessar o site CHN SOCIAL www.cnhsocial.es.gov.br

1º PASSO: Acessar o site CHN SOCIAL www.cnhsocial.es.gov.br ATENÇÃO Siga cuidadosamente todas as orientações deste Manual durante o processo de inscrição online 1º PASSO: Acessar o site CHN SOCIAL www.cnhsocial.es.gov.br Essa é a página inicial do Sistema. Para

Leia mais

PEME Web. Versão 1.0

PEME Web. Versão 1.0 PEME Web Versão 1.0 fl. 2 de 12 Histórico de Revisões Data Versão Descrição 26/01/2015 1.0 Elaboração do documento. Autor José Navasconi Junior fl. 3 de 12 Índice Analítico 1. INTRODUÇÃO... 4 1.1 FINALIDADE......

Leia mais

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento. Área responsável: Controle Interno. Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento. Área responsável: Controle Interno. Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014 1 Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento Área responsável: Controle Interno. 2 ÍNDICE Pág. Índice Apresentação Troca de senha e acesso à ferramenta Solicitação de eventos e a descrição dos

Leia mais

Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP

Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Cadastro de Usuários Manual de Usuário 09/05/2011 FAPESP Conteúdo Introdução... 3 Procedimento para cadastro... 3 Cadastro de Usuário Pesquisador... 4 Cadastro de Usuário Comum... 10 Ativação de Conta...

Leia mais

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento

Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014 1 Solicitação de Eventos Planejamento Replanejamento Manual de Solicitação de Eventos - Planejamento 2014 2 Conteúdo Apresentação... 3 1. Endereço Eletrônico...

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA DE ACESSO AO INVENTÁRIO

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA DE ACESSO AO INVENTÁRIO GUIA DE CONSULTA RÁPIDA DE ACESSO AO INVENTÁRIO MÓDULO SES Versão 2009 1 Índice INTRODUÇÃO... 3 POR QUE FAZER O INVENTÁRIO?... 3 Portaria 344 de 12/05/1998... 3 INFORMAÇÕES GERAIS:... 4 COMO ACESSAR O

Leia mais

DIRETORIA DE COMERCIALIZAÇÃO DICOM GERÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTRATOS - GERAC PROJETO BÁSICO N.º 02/2012-GERAC SUMÁRIO

DIRETORIA DE COMERCIALIZAÇÃO DICOM GERÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTRATOS - GERAC PROJETO BÁSICO N.º 02/2012-GERAC SUMÁRIO DIRETORIA DE COMERCIALIZAÇÃO DICOM GERÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTRATOS - GERAC PROJETO BÁSICO N.º 02/2012-GERAC SUMÁRIO 1) DO OBJETO... 02 2) DO SERVIÇO... 02 3) DA JUSTIFICATIVA...05 4) DO VALOR ESTIMADO...05

Leia mais

Há um único número 0800 para resolução de problemas relativos a todos os negócios fornecidos pela instituição financeira?

Há um único número 0800 para resolução de problemas relativos a todos os negócios fornecidos pela instituição financeira? 1. SAC O SAC - Serviço de Apoio ao Consumidor -, conforme disciplinado no Decreto 6523/08, é o serviço prestado pelos fornecedores, pela via telefônica, para resolução de problemas na relação de consumo,

Leia mais

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O COORDENADOR PLANO DE TRABALHO PROVAB 2014

PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O COORDENADOR PLANO DE TRABALHO PROVAB 2014 PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA TUTORIAL PARA O COORDENADOR PLANO DE TRABALHO PROVAB 2014 Brasília/DF, 8 de outubro de 2014. 1 APRESENTAÇÃO Prezado(a) Coordenador(a) participante

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ios

SISTEMA OPERACIONAL - ios Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ios Filho Protegido Versão 1.0 1 1 Índice 1 Índice... 2 2 INTRODUÇÃO FILHO PROTEGIDO... 3 3 INSTALAÇÃO DO APLICATIVO DOS PAIS... 4 3.1 LOCAL DE INSTALAÇÃO DO FILHO

Leia mais

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária

AUTODECLARAÇÃO. Visão Requerente SISVISA. Sistema de Controle de Vigilância Sanitária AUTODECLARAÇÃO Visão Requerente SISVISA Sistema de Controle de Vigilância Sanitária Versão 2.0 1 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Autor Comentário 1.0 19/11/2015 Equipe IVIG_COPPE_UFRJ SISVISA versão 1.0.0

Leia mais

Aditamento do Fies 2015.2 (Renovação do Contrato) do FIES

Aditamento do Fies 2015.2 (Renovação do Contrato) do FIES Aditamento do Fies 2015.2 (Renovação do Contrato) do FIES Para realizar o aditamento 2015.2 a CPSA dará início ao processo de renovação semestral do contrato de financiamento, e o aluno terá até 20 (vinte)

Leia mais

TABELA DE PREÇOS - CONSUMO MÍNIMO DE R$ 5.500,00 - ANEXO 1

TABELA DE PREÇOS - CONSUMO MÍNIMO DE R$ 5.500,00 - ANEXO 1 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PME Plano Top Premium 1 TABELA DE PREÇOS - CONSUMO MÍNIMO DE R$ 5.500,00 - ANEXO 1 Este anexo é parte integrante do contrato assinado entre a CONTRATADA e a CONTRATANTE,

Leia mais

MOVIMENTAÇÃO DIÁRIA DE COMBUSTÍVEIS

MOVIMENTAÇÃO DIÁRIA DE COMBUSTÍVEIS MOVIMENTAÇÃO DIÁRIA DE COMBUSTÍVEIS INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO NO RECEITA/PR O preenchimento do formulário online disponível no Receita/PR é uma das opções para transmissão das informações

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC EVENTUAL Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

No Menu Consultas é possível efetuar consultas de: Armas, Auditoria, Capturas, Celular, Cidadão, Coisas, Ocorrências, Relatórios e Veículo.

No Menu Consultas é possível efetuar consultas de: Armas, Auditoria, Capturas, Celular, Cidadão, Coisas, Ocorrências, Relatórios e Veículo. Menu Consultas No Menu Consultas é possível efetuar consultas de: Armas, Auditoria, Capturas, Celular, Cidadão, Coisas, Ocorrências, Relatórios e Veículo. Tipos de Envolvimento Coisa Subtraída, Coisa Extraviada,

Leia mais

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS

MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS MANUAL WEB PRESTADOR EXAMES OCUPACIONAIS APRESENTAÇÃO O Manual Web apresenta o passo a passo para inclusão das informações das guias/procedimentos e avaliações clínicas, dos exames ocupacionais. Existem

Leia mais

Para facilitar a busca pelos parâmetros de cada um dos grupos, neste anexo, segue a seqüência de grupos do sistema.

Para facilitar a busca pelos parâmetros de cada um dos grupos, neste anexo, segue a seqüência de grupos do sistema. ANEXO 1 Para facilitar a busca pelos parâmetros de cada um dos grupos, neste anexo, segue a seqüência de grupos do sistema. PARÂMETROS DA OPERAÇÃO:... 1 PARÂMETROS DE ANÁLISE... 3 PARÂMETROS DE CÁLCULO

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS FUNASG

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS FUNASG MANUAL DE UTILIZAÇÃO MARCAÇÃO DE CONSULTAS MÉDICAS FUNASG Introdução Esse documento tem como objetivo descrever as principais funcionalidades do Sistema de Cadastro e Marcação de Consulta da FUNASG e possibilitar

Leia mais

SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS SAÚDE CONNECT 03.010 ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS ALTERAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS - PRESTADOR... 3 1. CONSULTAR OU ALTERAR DADOS CADASTRAIS... 3 1.1. DADOS GERAIS... 3 1.2. ENDEREÇOS... 5 1.3. ESPECIALIDADES...

Leia mais

Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças

Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças Manual de Usuário Perfil Operador e Responsável Técnico e-crv Módulo Desmonte Cadastro de Veículo e Classificação de Peças 1 Manual de usuário 1. Acesso ao sistema: Para acessar a página inicial do e-crv,

Leia mais

Apostila. Controle de Cheque

Apostila. Controle de Cheque Apostila Controle de Cheque Índice Introdução...3 Menu Cheque Pré-Datado...3 1. Financeiro / Cheque Pré-Datado...3 2. Opções de Controle...3 3. Cadastrando Cheques...3 4. Manutenção de Cheques por Aluno...7

Leia mais

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica

Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica Manual do Usuário Sistema de Cadastro de Pessoa Jurídica SISTCADPJ Cadastro de Pessoa Jurídica Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 3. Cadastro da Pessoa Jurídica...

Leia mais

Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Entidade Municipal

Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Entidade Municipal JUNTA COMERCIAL Sistema MANUAL de ADMINISTRADOR Registro Integrado LOCAL REGIN Passo a Passo para utilização do Sistema de Registro Integrado REGIN Entidade Municipal ENTIDADE MUNICIPAL MANUAL ADMINISTRADOR

Leia mais

Manual SAGe Versa o 1.1

Manual SAGe Versa o 1.1 Manual SAGe Versa o 1.1 Emissão de Parecer de Assessoria (após a versão 12.14.00) Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Recebimento do e-mail de solicitação de parecer... 3 3. Operações no sistema SAGe... 3 3.1

Leia mais

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013

Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE. Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-CONTROLE Maio 2013 Tutorial de utilização do Sistema E-Controle Índice 1) Associar usuário externo à Unidade Jurisdicionada (UJ) 2) Relatórios de usuário por Unidade

Leia mais

Consulta de Cheques Rede

Consulta de Cheques Rede Consulta de Cheques Rede Ligando sua empresa a segurança e tranquilidade. Uma parceria com a Serasa Experian estamos todos ligados Índice 01 02 03 04 05 06 07 O que é a Consulta de Cheques Rede 3 Atualização

Leia mais

Como Gerar Boletos? FS132

Como Gerar Boletos? FS132 Como Gerar Boletos? FS132 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Boleto>Boleto Envio Referência: FS132 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada para gerar boletos através do sistema.

Leia mais

Acessando o Sistema. Acesse o endereço:

Acessando o Sistema. Acesse o endereço: Primeiros Passos 1. Computador deve estar conectado à Internet; 2. Utilizar preferencialmente os navegadores Internet Explorer 8 (ou superior) ou Mozilla Firefox ou Google Chrome; 3. Desativar bloqueadores

Leia mais

Sistema de Informações de Crédito do Banco Central SCR

Sistema de Informações de Crédito do Banco Central SCR Sistema de Informações de Crédito do Banco Central SCR às Informações do Cliente Versão 1.03 1. As podem consultar informações de seus clientes constantes no SCR desde que possuam autorização expressa

Leia mais

Liberação de Procedimentos. Definir procedimentos para: Acesso aos dados do Beneficiário, através do Módulo Webplan.

Liberação de Procedimentos. Definir procedimentos para: Acesso aos dados do Beneficiário, através do Módulo Webplan. 1 de 8 1. OBJETIVO: Definir procedimentos para: Acesso aos dados do Beneficiário, através do Módulo Webplan. 2. DEFINIÇÕES: 2.1 Webplan Módulo do Sistema Informatizado do PLANO FAMÍLIA que permite ao beneficiário

Leia mais

Perguntas & Respostas sore o Cartão Nacional de Saúde (CNS)

Perguntas & Respostas sore o Cartão Nacional de Saúde (CNS) Perguntas & Respostas sore o Cartão Nacional de Saúde (CNS) 1) O que é o projeto CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE (CNS)? É um projeto criado pelo Ministério da Saúde que tem como objetivo a construção de uma base

Leia mais

Sistema de Controle. Preços... Módulo de administração... www.sgm.rg3.net (22) 3851-3463 e (22) 9812-0656

Sistema de Controle. Preços... Módulo de administração... www.sgm.rg3.net (22) 3851-3463 e (22) 9812-0656 Sistema de Controle Programa destinado ao controle completo de clientes, fornecedores e produtos, gerando a partir destes contas a pagar, contas a receber, histórico das transações... O desenvolvimento

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL CONSIGNADO INSS REFINANCIAMENTO

ROTEIRO OPERACIONAL CONSIGNADO INSS REFINANCIAMENTO ROTEIRO OPERACIONAL CONSIGNADO INSS REFINANCIAMENTO 1. PÚBLICO ALVO Aposentados e pensionistas com contratos ativos na BV Financeira. ATENÇÃO: Esta vedada a contratação de empréstimos com Procuração, Termo

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor

1 Natuur Online Cadastre-se Cadastre-se Tipo de Usuário Consultor 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 Caso ainda não possua nenhum tipo de

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão nº 07 Consulta Processual de 2º Grau no Portal e-saj

Procedimento Operacional Padrão nº 07 Consulta Processual de 2º Grau no Portal e-saj Procedimento Operacional Padrão nº 07 Consulta Processual de 2º Grau no Portal e-saj 1 Introdução O Portal e-saj disponibiliza os seguintes serviços: - peticionamento eletrônico; - intimações e citações

Leia mais

Sumário 1 ACESSANDO O PORTAL RH... 1 2 DADOS PESSOAIS... 3 3 ACESSO RÁPIDO... 4 3.1 Lista de Aniversário... 4 3.2 Meu Currículo... 4 3.

Sumário 1 ACESSANDO O PORTAL RH... 1 2 DADOS PESSOAIS... 3 3 ACESSO RÁPIDO... 4 3.1 Lista de Aniversário... 4 3.2 Meu Currículo... 4 3. Sumário 1 ACESSANDO O PORTAL RH... 1 2 DADOS PESSOAIS... 3 3 ACESSO RÁPIDO... 4 3.1 Lista de Aniversário... 4 3.2 Meu Currículo... 4 3.3 Meus Dependentes... 5 3.4 Cursos Realizados... 5 3.5 Atualização

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Eletrônica Nota Fiscal Eletrônica Acessar a página www.passaquatro.mg.gov.br, ir a SERVIÇOS e clicar em NFS-e que será redirecionado para a tela de autenticação do usuário e precisará informar o Usuário (Login) e

Leia mais

Manual de baixa do Certificado Digital AR PRÁTICA

Manual de baixa do Certificado Digital AR PRÁTICA Manual de baixa do Certificado Digital AR PRÁTICA Versão 2.0 de 15 de Fevereiro de 2016 Índice BAIXANDO O ASSISTENTE DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL AR PRÁTICA...3 DADOS PARA O INÍCIO DA BAIXA...7 BAIXA

Leia mais

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO

MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO 1 MANUAL PARA EMISSÃO DA AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE SEM OBJETIVO COMERCIAL TSOC CONTINUO Este manual tem como objetivo apresentar os procedimentos necessários para a emissão, on-line, da autorização para

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão nº 07 Cadastro de Usuários no SAJ5

Procedimento Operacional Padrão nº 07 Cadastro de Usuários no SAJ5 Procedimento Operacional Padrão nº 07 Cadastro de Usuários no SAJ5 1- Cadastro Geral Acessar SAJ5/ADM. No menu Usuários, acessar Cadastro e clicar no botão Novo, conforme Figura 1; Figura 1 Botão novo

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGULARIDADE SEBRAE/ES (SRS/ES) FORNECEDORES E PARCEIROS

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE REGULARIDADE SEBRAE/ES (SRS/ES) FORNECEDORES E PARCEIROS 1. Sumário 1. Sumário... 1 2. Objetivo... 1 3. Responsável e aprovador... 1 4. Procedimentos relacionados... 2 5. Termos e definições... 2 6. Atividades... 2 6.1 Acessar o SRS/ES... 2 6.2 Enviar Documentos

Leia mais

Pergamum Mobile. Guia Técnico. Versão 9.0 Web

Pergamum Mobile. Guia Técnico. Versão 9.0 Web Guia Técnico Versão 9.0 Web Histórico da Revisão DATA VERSÃO DO DESCRIÇÃO AUTOR SISTEMA 11/09/2013 8.1 Criação do manual Cirineo Zenere 12/06/2014 8.1 Atualização do manual Josilaine O. Cézar Confidencial

Leia mais

MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto

MAPA Manual do Usuário PGA SIGSIF Registro de Produto PGA SIGSIF Registro de Produto Versão 1.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 20/06/2016 1.0 Criação do manual Juan Nunez 22/06/2016 1.1 Revisão do manual Vinícius Sales 27/06/2016 1.2 Revisão

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS. Endereço Residencial (Rua, Avenida, etc.) Nº Complemento. Bairro Cidade UF País CEP

INFORMAÇÕES GERAIS. Endereço Residencial (Rua, Avenida, etc.) Nº Complemento. Bairro Cidade UF País CEP FICHA CADASTRAL PESSOA FÍSICA CITIBANK DTVM S.A. Código Investidor Nome do Titular INFORMAÇÕES GERAIS CPF Telefone 1 (DDD e Nº) Celular 1 (DDD e Nº) Fax 1 (DDD e Nº) E-mail 1 Telefone 2 (DDD e Nº) Celular

Leia mais

Consulta Cadastro Mais - Informações Comerciais - Autofax. Manual do Usuário CADASTRO MAIS TOP. informações comerciais

Consulta Cadastro Mais - Informações Comerciais - Autofax. Manual do Usuário CADASTRO MAIS TOP. informações comerciais Manual do Usuário CADASTRO MAIS TOP informações comerciais 1 Índice O que é a Consulta Cadastro Mais da Autofax?...5 Como realizar consultas?...4 Quais informações a consulta apresenta?...6 PLUS - Informações

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA

MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA MANUAL DO SISTEMA DE BIBLIOTECA Objetivo desse manual: Orientar os profissionais que estão envolvidos na operacionalização do sistema de Biblioteca na escola sobre os principais procedimentos do referido

Leia mais

OBJETIVO INSTRUÇÕES. Primeiro processo:

OBJETIVO INSTRUÇÕES. Primeiro processo: OBJETIVO O objetivo deste material é orientar consultores que optem em utilizar parte do valor de sua bonificação para ativação mensal e/ou pagamento de pedidos e que também desejam transferir o saldo

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO SKY ABERTURA DE OCORRÊNCIAS VIA PENDENTE ONLINE.V1 SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA.

INSTRUÇÃO DE TRABALHO SKY ABERTURA DE OCORRÊNCIAS VIA PENDENTE ONLINE.V1 SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA. INSTRUÇÃO DE TRABALHO SKY ABERTURA DE OCORRÊNCIAS VIA PENDENTE ONLINE.V1 SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA. 2 VICE PRESIDÊNCIA: COMERCIAL & OPERAÇÕES DIRETORIA: DIRETORIA OPERAÇÕES E SERVIÇOS ÁREA -SUB ÁREA: BACKOFFICE

Leia mais

MATRÍCULA GESTÃO ESCOLAR

MATRÍCULA GESTÃO ESCOLAR MATRÍCULA GESTÃO ESCOLAR 1. Informações Gerais. Este módulo tem por objetivo prover a matrícula dos alunos, regular ou complementar, com disputa de vagas ou on-line ou não. O processo é concluído com a

Leia mais

Manual Portal Fornecedor Importação de XML

Manual Portal Fornecedor Importação de XML Manual Portal Fornecedor Importação de XML Sumário 1. Introdução...8 2. Descrição do Processo...9 3. Acesso ao Portal de Fornecedores...10 4. Dados do Fornecedor...11 5. Módulo Nota Fiscal...12 6. Gerenciamento

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.05

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.05 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.05 Considerações Gerais...1 Configurações...2 Configurando Tipo de Ordem de Serviço...3 Inserindo um Controle de Recall / Campanha...4 Chassis em Recall / Campanha...6 Aviso

Leia mais

Manual do sistema SMARam. Módulo Cadastro de Bens Intangíveis

Manual do sistema SMARam. Módulo Cadastro de Bens Intangíveis Manual do sistema SMARam Módulo Cadastro de Bens Intangíveis LISTA DE FIGURAS Figura 1-Acesso ao Cadastro de Bens Intangíveis... 5 Figura 2-Aba básico... 5 Figura 3-Aba Financeiro... 6 Figura 4-Aba Movimentação...

Leia mais

1. PSTAW10 COAFI - OCORRÊNCIAS

1. PSTAW10 COAFI - OCORRÊNCIAS 1. PSTAW10 COAFI - OCORRÊNCIAS A inclusão/alteração/consulta de ocorrências no sistema COAFI via PSTAW10 é um recurso disponibilizado para as instituições financeiras com o objetivo de facilitar o trabalho

Leia mais

Cadastrando uma nova denúncia

Cadastrando uma nova denúncia Cadastrando uma nova denúncia Versão 1.0 Índice 1. Introdução... 2 2. Consultando uma denúncia... 2 3. Incluindo uma denúncia... 4 Cadastrando uma nova denúncia Pág. 2 1. Introdução O Conselho Tutelar

Leia mais

PJe - NOVIDADES DA VERSÃO 1.7.1.5 USUÁRIOS INTERNOS

PJe - NOVIDADES DA VERSÃO 1.7.1.5 USUÁRIOS INTERNOS PJe - NOVIDADES DA VERSÃO 1.7.1.5 USUÁRIOS INTERNOS Esse documento tem como objetivo apresentar as novidades da versão 1.7.1.5 do Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), liberada em 31/08/2015. 1.

Leia mais

VERIFICAÇÃO DE REGULARIDADE TCE, TC dos Municípios e TCM.

VERIFICAÇÃO DE REGULARIDADE TCE, TC dos Municípios e TCM. MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE GESTÃO DEPARTAMENTO DE TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS Portal dos Convênios SICONV VERIFICAÇÃO DE REGULARIDADE TCE, TC dos Municípios e TCM. Manual

Leia mais

PJE. Cadastro Excepcional para Processos Digitais

PJE. Cadastro Excepcional para Processos Digitais PJE Cadastro Excepcional para Processos Digitais Objetivo: Este documento tem por objetivo descrever passo a passo do procedimento de Cadastro Excepcional para transpor os Processos Físicos, oriundos de

Leia mais

GO021 - Guia de candidatura à Universidade de Coimbra como usar o Inforestud@nte [pt-br] revisão: 2.0. Guia de Orientação

GO021 - Guia de candidatura à Universidade de Coimbra como usar o Inforestud@nte [pt-br] revisão: 2.0. Guia de Orientação Guia de Orientação GO021 - Guia de candidatura à Universidade de Coimbra Como usar o Inforestud@nte [pt-br] Âmbito: P120 Acesso e Ingresso Objetivo: orientar os alunos para a realização de todo o processo

Leia mais

Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016

Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA - Coordenadoria de Informação, Monitoramento e

Leia mais

Considerando a Lei nº. 14.653, de 22 de dezembro de 2011, que instituiu o regime de Previdência Complementar do Estado de São Paulo;

Considerando a Lei nº. 14.653, de 22 de dezembro de 2011, que instituiu o regime de Previdência Complementar do Estado de São Paulo; Instrução SP-PREVCOM / TJ nº 04/2013. Considerando a Lei nº. 14.653, de 22 de dezembro de 2011, que instituiu o regime de Previdência Complementar do Estado de São Paulo; A Fundação de Previdência Complementar

Leia mais

Sumário. Credenciamento... 3. Ato de Concentração... 6. Requerimento de TCC... 10

Sumário. Credenciamento... 3. Ato de Concentração... 6. Requerimento de TCC... 10 Sumário Credenciamento... 3 Ato de Concentração... 6 Requerimento de TCC... 10 Credenciamento 1. O interessado deve acessar o sítio eletrônico do Cade (www.cade.gov.br) e realizar cadastro como Usuário

Leia mais