FESTA DO PERDÃO. (sugestão: as crianças entram na igreja de mão dada com um colega de outra paróquia)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FESTA DO PERDÃO. (sugestão: as crianças entram na igreja de mão dada com um colega de outra paróquia)"

Transcrição

1 FESTA DO PERDÃO Sugestão de imaginário: Colocar em local visível no interior da igreja um rebanho de ovelhas e um pastor com um cenário apropriado. Deve estar colocada em local mais afastada, mas no mesmo cenário, e de costas voltadas para o pastor uma ovelha sozinha, que depois do sacramento da reconciliação será colocada pelo presidente (Bom Pastor) junto do rebanho. Admonição inicial Sabemos que o amor que Deus nos tem é maior que os nossos erros, Ele nunca nos deixa sozinhos. Quando nos perdemos Ele deixa tudo e vem à nossa procura. Celebrarmos hoje a Festa do Perdão, onde cada um de nós irá encontrar-se com Jesus e reconhecer o Seu grande amor por nós. As crianças do 2º ano das paróquias de, e (nome das paróquias que celebram juntas a festa do perdão), sabem que o amor de Deus por nós é tão grande que semeia no nosso coração a paz e a alegria, por isso, de mãos dadas vamos como irmãos viver a alegria do perdão. (sugestão: as crianças entram na igreja de mão dada com um colega de outra paróquia) Cântico: Eu tenho um amigo que me ama, Que me ama, que me ama. Eu tenho um amigo que me ama, Seu nome é Jesus. É um amigo que me ama, É um amigo que me ama, É um amigo que me ama, É Jesus (x2) Presidente: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Todos: Ámen Presidente: O Senhor esteja convosco Todos: Ele está no meio de nós Presidente: Oremos: Jesus, que estais sempre connosco, ajudai-nos a escutar com atenção a Palavra de Deus, para melhor conhecermos o Seu Amor e o nossos erros. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Todos: Ámen Entronização da Palavra de Deus: Vamos agora escutar o que Jesus disse, sentindo no nosso coração a sua mensagem de amor e carinho. Na passagem que nos preparamos para ouvir, podemos comparar a ovelha perdida com cada um de nós quando nos afastamos dos caminhos de Deus e nos perdemos do seu amor.

2 Mas o Jesus mostra-nos que está sempre pronto a abraçar-nos carinhosamente com os seus braços protectores, perdoando-nos, bastando para tal o nosso sincero arrependimento. Sejamos como a ovelha perdida e voltemos para o colo do Bom Pastor, que é Jesus. Presidente: Do Evangelho segundo São Lucas. Todos: Glória a Vós, Senhor. Naquele tempo Jesus contou a seguinte parábola: Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo, e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: alegrai-vos comigo, achei a minha ovelha que se tinha perdido. Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. PALAVRA DA SALVAÇÃO Homilia (quando estiverem todos sentados e em silêncio) Criança 1: Gostei muito de ouvir esta história, mas confesso não a percebi muito bem! Criança 2: Eu também não... Primeiro, o pastor deixou 99 ovelhas sozinhas!! Criança 3: E depois não percebi muito bem o que é que a ovelha tem a ver com o perdão... Presidente: Sabem, Jesus fala muitas vezes através de parábolas, que são histórias onde Jesus compara várias coisas que acontecem na nossa vida, e que pretendem nos ensinar algo. Acabamos de ouvir... Criança 4: Eu sei...eu sei!!! É a parábola da ovelha perdida. Presidente: Sim, mas nesta história Jesus está a comparar as ovelhas às pessoas, a ovelha perdida somos nós quando erramos: quando gozamos os nossos colegas, quando mentimos aos nossos pais, quando não obedecemos à professora... Quando fazemos tudo isso estamos a afastar-nos de Jesus, porque Jesus quer que sejamos amigos uns dos outros, que nos amemos e respeitemos...jesus é um Bom amigo. Já imaginaram se Jesus não vos perdoasse cada vez que vocês se portam mal? Criança 5: Quando o meu coleguinha João me tira a bola e a esconde para eu não brincar, Jesus também o desculpa?!

3 Presidente: Sim, Jesus desculpa sempre que nos arrependemos de verdade. E mais, sempre que vocês pedem desculpa, Jesus fica muito contente, porque estão a fazer o que Ele nos ensinou...a serem bons meninos e meninas Criança 6: Jesus gosta mesmo muito de nós!! E nós dele, e até lhe cantamos aquela música Eu tenho um amigo que me ama... (aqui podem cantar várias crianças) Presidente: Jesus é o nosso melhor amigo, por isso é que nos perdoa sempre. Mas sabem, não é só Jesus que tem que perdoar, nós também temos que desculpar os nossos colegas, quando estes erram. Vamos agora prestar atenção a uma história, A ovelhinha que veio para jantar, e que nos fala de um lobo e de uma ovelha e da importância de nos arrependermos e pedir perdão quando erramos. Cenário com fantoches (os personagens são fantoches) - A ovelhinha que veio para jantar, de Steve Smallman e Joelle Dreidemy, adaptado para esta festa do perdão. Deve ser criado um cenário em papelão, esferovite ou madeira, adequado à apresentação de fantoches.. O fundo pode ser alternado com o cenário de uma sala com lareira ( casa do lobo), e com o cenário de um bosque com neve (quando o lobo sai à procura da ovelhinha). À frente desses cenários aparecem os fantoches (lobo e a ovelha). As vozes vão acompanhando o movimento dos fantoches. Narrador: Era uma vez um lobo, muito velhinho, que estava cheio de fome. (o lobo está sozinho na sala, a andar de um lado para o outro) Lobo: Oh não! Outra vez sopa de legumes (pode aparecer um prato no cenário). Quem me dera ter uma ovelhinha aqui para comer! Hum...que delicia!! Narrador: Eis senão quando se ouve...truz...truz...truz... (aparece a ovelha no cenário) Ovelha: Posso entrar? Lobo: Claro minha linda ovelhinha. A casa é tua! Vieste mesmo à hora do jantar. (lobo aproximasse da ovelha) Ovelha: Brrrr! Brrr!, estou cheia de frio (ovelha treme) Lobo: (lobo vira-se de costas para a ovelha e afasta-se) Mas que azar o meu! Logo me calhou uma ovelhinha congelada! Não gosto de comida assim! Narrador: Então, o lobo lembrou-se de pôr a ovelhinha ao pé da lareira, para ela se aquecer (lobo aproxima-se da ovelha e leva-a para junto da lareira). Mas a ovelhinha também estava com fome e a sua barriga começou a dar horas... Lobo: (lobo vira-se de costas para a ovelha e afasta-se) Mas que azar! Não posso comer uma ovelha esfomeada que me pode fazer mal ao estômago! Já sei, vou-lhe dar uma cenoura...(pode aparecer aqui uma cenoura pequena)

4 Narrador: A ovelhinha comeu a cenoura tão depressa que ficou com soluços! Ovelhinha: Hic! Hic! Lobo: (lobo vira-se de costas para a ovelha e afasta-se) Ai que azar o meu! Não posso comer a ovelhinha com soluços... pode ser contagioso! Narrador: O Lobo pegou na ovelha ao colo e começou a dar-lhe palmadinhas nas costas com a sua pata enorme coberta de pêlos. (lobo aproxima-se da ovelha). Os soluços passaram, mas...a ovelhinha adormeceu enroscada no pescoço do lobo. (lobo e ovelhinha ficam juntinhos) O lobo, que já era velhinho, ficou muito envergonhado porque nunca tinha sido abraçado! Lobo: Oh! Afinal até nem tenho muita fome...vou esperar que ela acorde. Narrador: A ovelhinha ressonava baixinho junto da orelha do lobo. Ovelhinha: Rrrrroooonchhh! Rrrrroooonchhh! Lobo: Que azar! Não posso comer uma ovelha que está a ressonar... Estou aqui a pensar e não me lembro da última vez que alguém me fez miminhos! Narrador: Mas o lobo começou a cheirar a ovelhinha que estava a dormir no seu colo e ficou deliciado...não resistiu... estava a preparar-se para engolir a ovelhinha, quando ela acordou e lhe deu um beijinho! Ovelhinha: Chuac! Lobo: Nãaooo! Isso não vale, eu sou o lobo mau e devia comer-te!!! (lobo afasta-se da ovelhinha) Narrador: Muito decidido e zangado o lobo pôs a ovelhinha na rua, não sem antes lhe dar um cobertor para se proteger do frio. (lobo empurra a ovelhinha para fora do cenário) Lobo: Some-te daqui! Se ficares, como-te e depois já não há nada a fazer. Narrador: E com grande estrondo fechou a porta. BANG!! (fica só o lobo no cenário) Mas, lá fora a noite estava muito escura e fria. E a ovelhinha não parava de bater à porta e gritar: (lobo está de costas para o lugar por onde saiu a ovelha) Ovelhinha: Lobo! Looobo! Deixa-me entrar! Narrador: Até que a ovelha se calou...ficou tudo em silêncio. Lobo: (lobo vira-se de frente) Ainda bem que ela já se foi embora! Um lobo velho e esfomeado como eu é sempre capaz do pior!

5 Narrador: Mas, pouco depois o lobo começou a pensar na ovelhinha sozinha e desamparada na escuridão da floresta. Lobo: (lobo começa a andar de um lado para o outro na sala) Talvez se perca...talvez morra de frio...talvez caía nas garras de um bicho... OH! NÃO! O QUE FUI EU FAZER! Narrador: O lobo abriu a porta mas não havia sinal da ovelhinha. Então desatou a correr aos berros pela floresta (o cenário que está por trás dos fantoches muda para a paisagem de neve e o lobo corre de um lado para o outro). Lobo: Ovelhinha, ovelhinha, volta, não tenhas medo! Prometo que não te como! Narrador: Passado muito, muito tempo, o velho lobo, triste e encharcado regressou sozinho para casa! Estava tão arrependido! Foi tão mau com a ovelhinha! Lobo: Se pelo menos lhe pudesse pedir desculpa, sentir-me-ia melhor...mas de certeza que ela também não me desculpa, eu portei-me tão mal... mas...agora é tarde de mais! Narrador: O lobo entrou em casa e, qual não foi o seu espanto quando... viu a ovelhinha ao pé da lareira! (cenário da sala com lareira, aparece o lobo e a ovelhinha) Lobo: VOLTASTES! És mesmo tu? Que... que... queres ficar aqui co... comigo? Ovelha: (ovelhinha recua) E tu prometes que não me comes? Lobo: Não! Claro que não! Desculpa...desculpa ovelhinha...prometo que nunca mais me porto mal contigo...vou ser sempre teu amigo... Ovelha: Ok!...eu acredito em ti... e desculpo-te...também quero ser tua amiga. Narrador: A ovelhinha sorriu e atirou-se para os braços do seu amigo lobo, que já era velhinho... (lobo e ovelha abraçam-se). Exame de consciência: Depois de ouvir a Palavra de Deus vamos fazer um exame de consciência. O que é que isto significa? Que cada um vai ouvir com muita atenção o que vai ser lido reflectir com verdade nas suas erros. Para preparar o exame de consciência começa-se por apagar as luzes, liga-se uma música de fundo muito suave, para criar um ambiente de recolhimento e intimidade. Depois alguém ou em voz off ou alguém presente pausadamente lê o exame de consciência para ajudar as crianças a reflectirem nas suas faltas. Rezo de manhã e à noite? Participo na missa dominical? Tenho frequentado a catequese todas as semanas?

6 Comporto-me bem em casa? Sou obediente? Ajudo em casa com alegria e sem resmungar? Gosto e ajudo os meus irmãos? Gosto e ajudo os meus avós, tratando-os com carinho? Na escola trabalho a sério? Obedeço aos professores? Dou bom exemplo aos meus companheiros? Procuro não estragar o material da escola? Sou bom companheiro? Estou disposto a ajudar os outros quando precisam? Sou amigo dos companheiros mais pobres e ajudo-os? Nos jogos sei ganhar e sei perder? Quando perco os jogos chamo nomes ou minto? Há alguém de quem eu não goste? Peguei em coisas que não eram minhas? Reparto com os outros o que tenho? Procuro amar como Jesus ama?. Catequista: Sempre que nos afastamos do amor de Deus perdemo-nos como a ovelha da parábola, tornamo-nos pecadores. Por isso, e reconhecendo que somos pecadores, vamos todos cantar ao nosso Deus: Cântico: Quantas vezes, eu não fiz o meu irmão, feliz. Quantas vezes, por preguiça, não rezei a Deus. Quantas vezes, com meu pai e minha mãe teimei. Quantas vezes, na escola eu não estudei. Quantas vezes, meus amigos eu não desculpei. Presidente: Então, agora arrependidos das nossas faltas vamos pedir perdão a Deus rezando o acto de contrição:

7 MEU DEUS, PORQUE SOIS TÃO BOM, TENHO MUITA PENA DE VOS TER OFENDIDO. AJUDAI-ME A NÃO TORNAR A PECAR. Catequista: Já escutámos com atenção a Palavra de Deus e entendemos que Jesus tem um Amor muito, muito grande por cada um de nós. Depois pensamos sobre aquelas coisas menos boas que fizemos e agora chegou o momento de pedir desculpas a Jesus através do Sacramento da Reconciliação. É tão grande o Amor de Jesus por cada um de nós que até nos deu os sacerdotes para que eles perdoem os nossos pecados em seu nome. O Sacramento da Reconciliação é quando partilhamos os nossos pecados e recebemos a alegria de saber que podemos ser melhores. Sacramento da Reconciliação (é administrado o sacramento da reconciliação. Colocase música de fundo, suave e dá-se indicações necessárias para que a reconciliação se faça com serenidade e em ambiente festivo). Presidente: Estamos todos muito contentes, há muita alegria no nosso coração porque sentimos que Deus nos deu o seu perdão e semeou no nosso coração paz e alegria. Já não estamos sozinhos e perdidos (coloca a ovelha que estava sozinha ao lado do pastor). Vamos agora manifestar a nossa alegria cantando: Cântico: Jesus eu amo-te Catequista: O nosso desejo de sermos mais amigos de Jesus é muito grande, por isso vamos-lhe agradecer mais uma vez o perdão que nos deu. Criança: Jesus, Obrigado por deixares tudo para me procurares Criança: Estou Feliz; obrigada por gostares tanto de mim! Criança: Agora que Te encontrei vou tentar ser melhor Criança: Vou tentar ser mais amigo de todos. Criança: Vou também perdoar os erros dos outros Criança: Como Tu, Jesus, nos perdoaste Presidente: Agora, partilhamos uns com os outros a alegria do perdão. Saudai-vos na Paz de Cristo. (Trocam entre si o gesto da Paz) Presidente: Na alegria e na certeza que o Amor de Deus nos enche de felicidade, quando reconhecemos os nossos erros, vamos à grande arca procurar como o Bom Pastor a ovelha perdida e levá-la com amor para nossa

8 casa. Que cada um de nós saiba ir também à procura de quem se perdeu ou quando nos perdemos deixemos que Jesus nos encontre Antes da benção final cada criança vai ao báu buscar uma ovelha por para ao longo da sua vida se lembrarem que não se devem perder de Deus, porque quem está perdido não é feliz. Podemos escrever a marcador na parte debaixo da ovelha Festa do Perdão e a data. Presidente: Bênção Final Cântico: Guiado pela mão, com Jesus eu vou. E sigo como ovelha que encontrou Pastor. Guiado pela mão com Jesus eu vou, aonde Ele vai Convívio final com as Crianças, catequistas e pais.

FESTA DO PERDÃO. Cântico: Guiado pela mão, com Jesus eu vou. E sigo como ovelha que encontrou Pastor. Guiado pela mão com Jesus eu vou, aonde Ele vai

FESTA DO PERDÃO. Cântico: Guiado pela mão, com Jesus eu vou. E sigo como ovelha que encontrou Pastor. Guiado pela mão com Jesus eu vou, aonde Ele vai Cântico: Guiado pela mão, com Jesus eu vou. E sigo como ovelha que encontrou Pastor. Guiado pela mão com Jesus eu vou, aonde Ele vai FESTA DO PERDÃO Convívio final com as Crianças, catequistas e pais.

Leia mais

2ºano de catequese 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA. Paróquia de Forjães 26 de Fevereiro de 2005

2ºano de catequese 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA. Paróquia de Forjães 26 de Fevereiro de 2005 Tu tens um amigo que te ama: Nós temos um amigo que nos ama, Que nos ama, que nos ama. Nós temos um amigo que nos ama: 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA Presidente: Em nome do Pai e

Leia mais

Antecipação do livro. Este é o livro que vamos ler. Observa-o com muita atenção e completa:

Antecipação do livro. Este é o livro que vamos ler. Observa-o com muita atenção e completa: Antecipação do livro Este é o livro que vamos ler. Observa-o com muita atenção e completa: Título: Autores: Ilustrações: Editora: Colecção: A ovelhinha que veio para o jantar é o título da história que

Leia mais

A ovelhinha que veio para o jantar

A ovelhinha que veio para o jantar A ovelhinha que veio para o jantar Oh não! OUTRA VEZ sopa de legumes! queixou-se o lobo, que já era velhinho. Quem me dera ter uma ovelhinha aqui à mesa. Fazia já um belo ensopado de borrego! Eis senão

Leia mais

Uma saudação carinhosa

Uma saudação carinhosa Meus caros amiguitos e amiguitas! Uma saudação carinhosa Olá! Chamo-me António Marto. Sou o novo Bispo desta diocese de Leiria-Fátima. Sabem o que é ser Bispo? Eu explico-vos através de uma comparação

Leia mais

2 MENINOS: VESTIDOS DE (PASTORES) _:

2 MENINOS: VESTIDOS DE (PASTORES) _: CANTAR AUTO DE NATAL Cai, neve, cai neve, cai neve Sobre a Serra bis Branquinha cobre o chão, e então, Fica branquinha a Serra! bis 2 MENINOS: VESTIDOS DE (PASTORES) _: Rodrigo Esteves: e o João_seco Rodrigo

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA PARÓQUIA DE SÃO VICTOR Acolhimento (O acolhimento será feito à medida que as crianças vão chegando. Começaremos por ensaiar os cânticos a cantar durante a celebração.) CELEBRAÇÃO

Leia mais

LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA

LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA NATAL! NATAL! ATIVIDADES PROPOSTAS Promover a leitura e a escrita associadas à festa de Natal. Preparação da festa de Natal com a história O Pai Natal Guloso. Elaboração

Leia mais

Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano)

Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano) Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano) Na catequese encontramos essencialmente uma Pessoa: Jesus, Filho único do Deus, que sofreu e morreu por nós e que agora, ressuscitado, vive connosco

Leia mais

Aprender a comer bem

Aprender a comer bem Aprender a comer bem 3 Todos os dias os Cufitas vão para escola aprender coisas novas. Aprender a ler, a escrever e no recreio brincam com os amigos. Um dia no recreio, encontraram o João a chorar e perguntaram-lhe:

Leia mais

Bons-tratosparaavida. apoio: ISBN:978-85-7839-134-8

Bons-tratosparaavida. apoio: ISBN:978-85-7839-134-8 BRASIL Bons-tratosparaavida apoio: ISBN:978-85-7839-134-8 Vamos cantar Vamos cantar, vamos cuidar Este é meu corpo E vou lhe apresentar Onde estão suas mãos? Minhas mãos aqui estão. Vamos todos juntos

Leia mais

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe Coração de Mãe Coração De Mãe Página 1 Coração De Mãe 1º Edição Agosto de 2013 Página 2 Coração De Mãe 1º Edição È proibida à reprodução total ou parcial desta obra, por Qualquer meio e para qualquer fim

Leia mais

O Nascimento de Jesus nosso Salvador

O Nascimento de Jesus nosso Salvador Este livrinho faz parte do material disponibilizado pelo projecto Presépio na Cidade. O Presépio na Cidade é um projecto de leigos católicos voluntários, cujo lema de 2005 é Presépio, berço do Cristo Vivo

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O FILHO PRÓDIGO

Bíblia para crianças. apresenta O FILHO PRÓDIGO Bíblia para crianças apresenta O FILHO PRÓDIGO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

Nº 31 C 13ºDomingo do Tempo Comum-26.6.2016

Nº 31 C 13ºDomingo do Tempo Comum-26.6.2016 Nº 31 C 13ºDomingo do Tempo Comum-26.6.2016 Vamos de Férias Com Jesus Que bom! Começaram as férias! Não há aulas, vamos para a praia, para o campo, para o estrangeiro... mas vamos com Jesus. Ouvimos no

Leia mais

Tânia Abrão. Deixo meus olhos Falar

Tânia Abrão. Deixo meus olhos Falar Tânia Abrão Deixo meus olhos Falar 1 Biografia Tânia Abrão Mendes da Silva Email: Tania_morenagata@hotmail.com Filha de Benedito Abrão e Ivanir Abrão Nasceu em 09/08/1984 Natural da Cidade de Lapa Paraná

Leia mais

É importante saber por que certas coisas são o que são. Quer dizer, saber por que acontecem de um jeito e não de outro. O arco-íris, por exemplo.

É importante saber por que certas coisas são o que são. Quer dizer, saber por que acontecem de um jeito e não de outro. O arco-íris, por exemplo. 1. É importante saber por que certas coisas são o que são. Quer dizer, saber por que acontecem de um jeito e não de outro. O arco-íris, por exemplo. O arco-íris pode parecer muito estranho se você não

Leia mais

CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU

CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU 1 2 1. Dou Viva a Deus Nas Alturas waltz Dou viva a Deus nas alturas E a Virgem Mãe nosso amor Viva todo Ser Divino E Jesus Cristo Redentor Eu peço a Deus nas alturas Para

Leia mais

A palavra louvar significa: Enaltecer com palavras, falar bem, elogiar declarar digno de aprovação, aplaudir, aprovar, exaltar, declarar como bendito,

A palavra louvar significa: Enaltecer com palavras, falar bem, elogiar declarar digno de aprovação, aplaudir, aprovar, exaltar, declarar como bendito, Música ou Louvor? Isaías 6.1-7 A palavra louvar significa: Enaltecer com palavras, falar bem, elogiar declarar digno de aprovação, aplaudir, aprovar, exaltar, declarar como bendito, confiar, reconhecer

Leia mais

Guião da celebração. Festa do Pai-Nosso. Núcleo seminário passionistas. 2º Ano de catequese. 2 Junho de 2012. Saudação inicial: Catequista:

Guião da celebração. Festa do Pai-Nosso. Núcleo seminário passionistas. 2º Ano de catequese. 2 Junho de 2012. Saudação inicial: Catequista: Guião da celebração Festa do Pai-Nosso Núcleo seminário passionistas 2º Ano de catequese 2 Junho de 2012 Saudação inicial: Catequista: Boa tarde A nossa comunidade está hoje em festa, porque as crianças

Leia mais

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo.

Adoração Eucarística. André Batista. texto ser distribuído pela assembleia). Bendiz, ó minha alma, o SENHOR, e todo o meu ser louve o seu nome santo. Adoração Eucarística Subsídios Pastorais www.fatima.pt/documentacao André Batista BATISTA, André Adoração Eucarística. Em VAZ, Carla Abreu, coord. Envolvidos no amor de Deus pelo mundo: Itinerário Temático

Leia mais

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA CANTO DE ENTRADA: E B7 E B7 E B7 E B7 E Jesus meu amigo, estou aqui, estou aqui para celebrar, para agradecer e A B7 partilhar o pão e a Fé. A B G#m C#m A F# B7 Celebrar o

Leia mais

SOCIEDADE DA ALEGRIA

SOCIEDADE DA ALEGRIA 15 de janeiro SOCIEDADE DA ALEGRIA Bom dia! Este mês vamos falar muito de São João Bosco, sabem porquê?! Porque é em janeiro que celebramos uma festa a lembrar como ele foi e é importante para todos nós.

Leia mais

Teatro A História da Carochinha

Teatro A História da Carochinha Teatro A História da - O meu nome é, gosto muito de limpar. Arrumo a casa toda, sempre a cantar. Tenho uma vida pacata mas gostava de casar. Vestir um vestido branco e um marido arranjar. Mas preciso de

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SÁBADO DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA - 1) Oração Deus eterno e todo-poderoso, fazei-nos viver sempre mais o

Leia mais

QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz

QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz 2ª FEIRA 1 de abril E boa semana. Estamos na 4ª semana da quaresma. Ontem celebrámos o 4º domingo da quaresma que é também conhecido pelo Domingo da Alegria. O Nosso símbolo: Sentido único- o caminho é

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO TÓPICOS 1º PERÍODO OBJECTIVOS ORAÇÕES / DOUTRINA CRISTÃ ACTIVIDADES CELEBRAÇÕES AVALIAÇÃO A criação Deus é grande e poderoso Tudo nos fala de Deus Deus

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

REQUERIMENTO N o, de 2011

REQUERIMENTO N o, de 2011 REQUERIMENTO N o, de 2011 Requeiro, nos termos do artigo 222 do Regimento Interno do Senado Federal, inserção em ata de voto de congratulações pelo aniversário de 70 anos do excepcional cantor Roberto

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ AS PARABOLAS: A OVELHA PERDIDA Volume 14 Escola: Nome: Professor (a): Data: / / EU SOU O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A SUA VIDA PELAS OVELHAS. 11 NUMERE AS OVELHINHAS

Leia mais

Das rosas vem o amor E da flor a poesia, O homem que já amou Torna-se poeta durante o dia.

Das rosas vem o amor E da flor a poesia, O homem que já amou Torna-se poeta durante o dia. 1 Das rosas vem o amor E da flor a poesia, O homem que já amou Torna-se poeta durante o dia. 2 ... Os olhos do poeta é o coração... 3 Introdução:... O amor é como uma música lenta que tu pões para escutar

Leia mais

1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós!

1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós! 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estou no meio deles! Mt 18,20 -O Senhor esteja convosco! - Ele está no meio de Nós! Desenha o

Leia mais

MARANATA. O Senhor Jesus Vem! Aleluia e Glória ao Rei. Coletânea Completa CIA Louvores Avulsos CIA

MARANATA. O Senhor Jesus Vem! Aleluia e Glória ao Rei. Coletânea Completa CIA Louvores Avulsos CIA MARANATA O Senhor Jesus Vem! Aleluia e Glória ao Rei Coletânea Completa CIA Louvores Avulsos CIA ÍNDICE

Leia mais

Nome: Gabrielle 4ª Série 1ª. Unidade: Bom Jesus Centro Cidade: Curitiba Estado: Paraná. A Coruja e a Raposa

Nome: Gabrielle 4ª Série 1ª. Unidade: Bom Jesus Centro Cidade: Curitiba Estado: Paraná. A Coruja e a Raposa Nome: Gabrielle 4ª Série 1ª A Coruja e a Raposa Era uma vez uma coruja que tinha sua bela casa na montanha. A raposa tinha uma casa pequena e feia. Um dia, a coruja convidou a raposa para almoçar em sua

Leia mais

Um chamado à oração. Letras. Editora. j. c. RyLE. Tradução Rodrigo Silva

Um chamado à oração. Letras. Editora. j. c. RyLE. Tradução Rodrigo Silva Um chamado à oração Um chamado à oração j. c. RyLE Tradução Rodrigo Silva Editora Letras Título Original: A Call to Prayer por J. C. Ryle Copyright Editora Letras 1ª edição em português: outubro de 2012

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana somos convidados a seguir Jesus na Misericórdia! Que palavra grande e difícil. O que quererá dizer? Misericórdia é um sentimento de bondade e de

Leia mais

Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa.

Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa. Qual é o empregado fiel e prudente? É aquele que o Senhor colocou responsável pelos outros empregados, para dar comida a eles na hora certa. Feliz o empregado cujo Senhor o encontrar fazendo assim quando

Leia mais

PRA TE LOUVAR. Como é precioso viver o seu amor Sentir a alegria que vem do Senhor É maravilhoso poder te louvar E saber que ao meu lado sempre está

PRA TE LOUVAR. Como é precioso viver o seu amor Sentir a alegria que vem do Senhor É maravilhoso poder te louvar E saber que ao meu lado sempre está PRA TE LOUVAR Como é precioso viver o seu amor Sentir a alegria que vem do Senhor É maravilhoso poder te louvar E saber que ao meu lado sempre está Tudo que eu preciso é estar bem junto a ti Viver a alegria

Leia mais

LAUSPERENE 4 de Dezembro de 2011 - Carreço

LAUSPERENE 4 de Dezembro de 2011 - Carreço LAUSPERENE 4 de Dezembro de 2011 - Carreço MEIA HORA PARA TI! Cântico: Deixa Deus entrar Deixa Deus entrar na tua própria casa Deixa-te tocar pela sua graça Dentro em segredo reza-lhe sem medo Senhor,

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana somos convidados a seguir Jesus na Misericórdia! Que palavra grande e difícil. O que quererá dizer? Misericórdia é um sentimento de bondade e de

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta JESUS E

Bíblia para crianças. apresenta JESUS E Bíblia para crianças apresenta JESUS E LÁZARO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 07 A HISTÓRIA DE UMA OVELHA PERDIDA Olá querido professor (a) da classe, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Mateus 18: 12-14; OBJETIVOS DA LIÇÃO

Leia mais

F e s t a d a V i d a

F e s t a d a V i d a Cântico de entrada (A entrada será feita pelo fundo da igreja a qual estará adornada de Festa. À frente da procissão de entrada vai um catequista com a Cruz grande (a da Caminhada) outro com a Bíblia seguidos

Leia mais

A Aventura Cerebral do Sam

A Aventura Cerebral do Sam A Aventura Cerebral do Sam Por Eric H. Chudler e Sam Chudler O Sam estava a estudar para O Sam adormeceu a pensar e começou a sonhar. um teste sobre o cérebro. sobre o sistema nervoso Eram tantas as palavras

Leia mais

Nº 25 B - 6º Domingo da Páscoa-10.5.2015

Nº 25 B - 6º Domingo da Páscoa-10.5.2015 Nº 25 B - 6º Domingo da Páscoa-10.5.2015 Qual é o assunto das leituras de hoje? Isso mesmo: o amor. Jesus no Evangelho, e São João na Epístola, falam-nos do amor: de como Deus gosta tanto de nós que mandou

Leia mais

ANEXO V. Guião da Gala H2Ooooh!

ANEXO V. Guião da Gala H2Ooooh! ANEXO V Guião da Gala H2Ooooh! A Gala H2Ooooh será constituída por um conjunto de cinco reflexões sobre as diferentes áreas temáticas do projeto e quatro atividades. Ordem Ação Intervenientes 1º Apresentação

Leia mais

Auto-disciplina, Privação, Compromisso, Responsabilidade.

Auto-disciplina, Privação, Compromisso, Responsabilidade. Valores: Competências -chave: Auto-disciplina, Privação, Compromisso, Responsabilidade. Ser capaz de gerir a frustração; Resistir à tentação e esperar pela recompensa; Reduzir riscos praticando o auto-controlo;

Leia mais

Ahmmm... Deus? O mesmo flash de ainda há pouco e, de novo, estava à Sua frente:

Ahmmm... Deus? O mesmo flash de ainda há pouco e, de novo, estava à Sua frente: EAÍ, CARA? O que é que eu estou fazendo aqui? Quem é você? Você sabe muito bem quem Eu sou. É... Vai fundo, fala!... Deus? Viu? Não era tão difícil assim! Claro que Eu sou Deus. É assim que você Me imaginava,

Leia mais

Na escola estão Pedro e Thiago conversando. THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje.

Na escola estão Pedro e Thiago conversando. THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje. MENININHA Na escola estão Pedro e Thiago conversando. PEDRO: Cara você viu o jogo ontem? THIAGO: Não, tive que dormi mais cedo por que eu tenho prova de matemática hoje. PEDRO: Bah tu perdeu um baita jogo.

Leia mais

Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças

Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças Textos e melodias ORAÇÃO EUCARÍSTICA I v. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós. v. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. v.

Leia mais

Dicas Para Ser Um Ótimo Músico. Parte 1/6. Departamento de Música AD Vale das Virtudes

Dicas Para Ser Um Ótimo Músico. Parte 1/6. Departamento de Música AD Vale das Virtudes Dicas Para Ser Um Ótimo Músico Parte 1/6 Departamento de Música AD Vale das Virtudes Paz do Senhor Jesus! É com muita alegria e satisfação que lhe apresentamos nosso 1º Curso Online ministrado pelo do

Leia mais

- Não tem como ter a graça se ainda estamos debaixo do pecado. Ou você morreu para o pecado; ou ainda não se converteu de fato.

- Não tem como ter a graça se ainda estamos debaixo do pecado. Ou você morreu para o pecado; ou ainda não se converteu de fato. Romanos 6:1-11. Na semana passada falamos sobre a Graça de Deus. Pode parecer algo simples, mas a má compreensão desse tema tem gerado muitos problemas no meio evangélico. Pois alguns entendem a graça

Leia mais

Dois palhaços de nome Fraterninho e Caridoso, entram em cena procurando algo, um de costas para o outro. Ao se tocarem, ambos se assustam

Dois palhaços de nome Fraterninho e Caridoso, entram em cena procurando algo, um de costas para o outro. Ao se tocarem, ambos se assustam PEÇA ESPÍRITA : Confusão de Natal Grupo de Teatro Espírita Sentimento do 20º CRE DA USEERJ Autores : Sidney Pinto Guedes Margareth Silva Rocha Cavalcante Autor Espiritual : Odilon Silva, psicografado por

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS

Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Bíblia para crianças apresenta QUANDO DEUS CRIOU TODAS AS COISAS Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Byron Unger; Lazarus Adaptado por: Bob Davies; Tammy S. O texto bíblico desta história é extraído

Leia mais

1 von :36

1 von :36 1 von 22 24.05.2006 16:36 2 von 22 24.05.2006 16:36 Era uma vez, numa aldeia pequenina, uma menininha linda como uma flor; sua mãe gostava muito dela, e sua vovozinha ainda mais. 3 von 22 24.05.2006 16:36

Leia mais

Nº 15 C 4º Domingo da Quaresma Fico feliz quando faço a paz!

Nº 15 C 4º Domingo da Quaresma Fico feliz quando faço a paz! Nº 15 C 4º Domingo da Quaresma-6.3.2016 Fico feliz quando faço a paz! Senhor: Tinha o coração triste. Tinha-me zangado com o meu amigo. Tinha mesmo dado bofetadas e dito palavras más. Não me sentia bem

Leia mais

2ª FEIRA 25 de Fevereiro.

2ª FEIRA 25 de Fevereiro. 2ª FEIRA 25 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana daremos especial atenção a uma mensagem que o Evangelho de Jesus nos apresenta. O cuidado que devemos ter com o nosso próximo, que é também nosso

Leia mais

1- A alegria A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus. A verdadeira paz só tem aquele Que já conhece a Jesus O sentimento mais precioso

1- A alegria A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus. A verdadeira paz só tem aquele Que já conhece a Jesus O sentimento mais precioso 1- A alegria A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus. A verdadeira paz só tem aquele Que já conhece a Jesus O sentimento mais precioso Que vem do nosso Senhor É o amor que só tem Quem já conhece

Leia mais

DOMINGO II DA PÁSCOA Irmãs e irmãos: Supliquemos a Jesus ressuscitado que encha dos seus dons a santa Igreja, e dê a paz aos crentes e aos não

DOMINGO II DA PÁSCOA Irmãs e irmãos: Supliquemos a Jesus ressuscitado que encha dos seus dons a santa Igreja, e dê a paz aos crentes e aos não DOMINGO II DA PÁSCOA Irmãs e irmãos: Supliquemos a Jesus ressuscitado que encha dos seus dons a santa Igreja, e dê a paz aos crentes e aos não crentes, dizendo (ou: cantando), cheios de esperança: R. Cristo,

Leia mais

Minha família é um presente de Deus

Minha família é um presente de Deus Minha família é um presente de Deus Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família

Leia mais

01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis)

01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis) 01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Comunidade Católica Shalom Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis) Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai Todo-poderoso Nós

Leia mais

2ª FEIRA 11 de Fevereiro. VÍDEO

2ª FEIRA 11 de Fevereiro. VÍDEO 2ª FEIRA 11 de Fevereiro Na semana passada fomos convidados a viver na confiança em Deus nosso Pai. Esta semana, o desafio é descobrirmos que somos filhos muito amados de Deus. Já alguma vez pensaste nisso?

Leia mais

1. O amor que sabe. 2. A boa e a má consciência

1. O amor que sabe. 2. A boa e a má consciência 1. O amor que sabe A idéia de que devem e podem assumir algo pelos pais ou ancestrais faz parte do pano de fundo que causa dificuldades aos filhos. Isso leva a problemas intermináveis para eles. E de certa

Leia mais

O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28

O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28 O NASCIMENTO DE MOISÉS Lição 28 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus tinha um plano para Moisés. Ensinar a cada aluno que Deus tem um plano para sua vida e ele pode confiar em Deus para guia-lo. 2. Lição Bíblica:

Leia mais

FESTA DO PAI-NOSSO 2º Ano. 14 de junho de Catequese Paroquial de Santa Maria da Feira Núcleo: Missionários Passionistas

FESTA DO PAI-NOSSO 2º Ano. 14 de junho de Catequese Paroquial de Santa Maria da Feira Núcleo: Missionários Passionistas FESTA DO PAI-NOSSO 2º Ano 14 de junho de 2014 Catequese Paroquial de Santa Maria da Feira Núcleo: Missionários Passionistas MONIÇÃO ANTES DO CÂNTICO DE ENTRADA (Criança) Olá, nós as crianças do 2º ano

Leia mais

Festa do Acolhimento. 1º Ano 2008/2009 Missionários Passionistas

Festa do Acolhimento. 1º Ano 2008/2009 Missionários Passionistas Festa do Acolhimento 1º Ano 2008/2009 Missionários Passionistas Introdução à Eucaristia Hoje vamos festejar o acolhimento. Acolher é receber bem, encaminhar, proteger, ajudar. Este ano estamos a acolher

Leia mais

Conhecendo Deus pessoalmente

Conhecendo Deus pessoalmente Conhecendo Deus pessoalmente O que é preciso para se iniciar um relacionamento com Deus? Esperar que um raio caia? Devotar-se a obras de caridades em diferentes religiões? Tornar-se uma pessoa melhor para

Leia mais

Fico feliz quando faço a paz!

Fico feliz quando faço a paz! Fico feliz quando faço a paz! Senhor: Tinha o coração triste. Tinha-me zangado com o meu amigo. Tinha mesmo dado bofetadas e dito palavras más. Não me sentia bem comigo. Os meus companheiros não me falavam.

Leia mais

Guião de Apoio ao estudo da Ficha da Catequese Lições 1 à 14

Guião de Apoio ao estudo da Ficha da Catequese Lições 1 à 14 Guião de Apoio ao estudo da Ficha da Catequese Lições 1 à 14 Como sabem nas próximas catequeses (9 e 16 de Fevereiro) vamos ter duas fichas de revisão sobre as catequeses anteriores. Para tal, este guião

Leia mais

FAÇA A SUA ESCOLHA JOSUÉ

FAÇA A SUA ESCOLHA JOSUÉ Filho está na hora de ir à igreja, vamos! Você já leu sua Bíblia hoje? Então, vamos logo. FAÇA A SUA ESCOLHA JOSUÉ 24.14-16 Talvez você também vá à igreja ou leia a Bíblia porque sua mãe (ou alguém outro)

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 1ª Semana da Quaresma Dai-nos,

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

O livro em branco. Elton Rodrigues Janaína Medeiros Maísa Rozendo Ricardo Fontes

O livro em branco. Elton Rodrigues Janaína Medeiros Maísa Rozendo Ricardo Fontes O livro em branco Elton Rodrigues Janaína Medeiros Maísa Rozendo Ricardo Fontes O livro em branco Elton Rodrigues Janaína Medeiros Maísa Rozendo Ricardo Fontes O LIVRO EM BRANCO ILUSTRAÇÃO Elton Rodrigues

Leia mais

Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14.

Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14. Qual a Paz que vivemos, que sonhamos? Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. (Jo 14.27) (Encontro realizado na

Leia mais

Catequese Missionária para Crianças. Como Jesus, quero ter um coração missionário

Catequese Missionária para Crianças. Como Jesus, quero ter um coração missionário Ano Missionário Extraordinário 2018 2019 Catequese Missionária para Crianças Como Jesus, quero ter um coração missionário INTRODUÇÃO A Igreja, toda ela, por vocação e carisma, é missionária. A missão é

Leia mais

2ª FEIRA 03 de Dezembro

2ª FEIRA 03 de Dezembro 2ª FEIRA 03 de Dezembro KILO & LITRO INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Antes de mais, um forte agradecimento a todos os meninos e meninas que neste fim-de-semana colaboraram como voluntários na

Leia mais

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar.

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar. 2ª FEIRA 11 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz GPS Bom dia! Iniciamos o tempo da quaresma. 40 dias antes da Páscoa. Como tem acontecido todos os anos, temos para a comunidade alguns

Leia mais

Era uma vez uma menina chamada Ynari que gostava de passear perto da sua aldeia, ouvir os passarinhos, sentar-se na margem do rio.

Era uma vez uma menina chamada Ynari que gostava de passear perto da sua aldeia, ouvir os passarinhos, sentar-se na margem do rio. Era uma vez uma menina chamada Ynari que gostava de passear perto da sua aldeia, ouvir os passarinhos, sentar-se na margem do rio. Certa tarde, do capim saiu um homem muito pequenino. - Olá! - Olá! Chamo-me

Leia mais

LITURGIA FAMILIAR PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO. 29 de novembro

LITURGIA FAMILIAR PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO. 29 de novembro LITURGIA FAMILIAR PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO 29 de novembro Vivendo o tempo do ADVENTO É urgente atualizar hoje o Advento de Cristo. Estar vigilante é entender os sinais dos tempos. A perspetiva de uma

Leia mais

2.4. Como ensinar às crianças a orar?

2.4. Como ensinar às crianças a orar? TREINADOR MASTER - Nível Internacional www.teachingforafrica.com 1 Por quê é importante orar e ensinar às crianças a orar na escola dominical? É importante orar na escola dominical para trazer a bênção

Leia mais

O quê. você deseja. para a tua vida?

O quê. você deseja. para a tua vida? O quê você deseja para a tua vida? Esta é uma boa pergunta. Muitas vezes andamos sem saber para onde. Desejamos algo... e não sabemos o quê. Mas há alguém que nos ama e deseja o melhor para nós. Sabe quem

Leia mais

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Joaquim Costa Jr 1

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Joaquim Costa Jr 1 Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Joaquim Costa Jr 1 Na proporção da nossa fé. Tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou 27 28 lhe a veste. Porque,

Leia mais

Leitura dos Actos dos Apóstolos. Actos 1, 1-11

Leitura dos Actos dos Apóstolos. Actos 1, 1-11 Ascensão do Senhor Perdão Senhor Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 1, 1-11 No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde o princípio até ao

Leia mais

3 Ponho em jogo MINHA LIBERDADE. Desejo de humanidade. Na construção do amor. Soprou em seu nariz o alento de vida. Gên. 2,7

3 Ponho em jogo MINHA LIBERDADE. Desejo de humanidade. Na construção do amor. Soprou em seu nariz o alento de vida. Gên. 2,7 Soprou em seu nariz o alento de vida. Gên. 2,7 Soprou em seu nariz O alento de vida. Gên. 2, 7 Uma tarde ao voltar da catequese, um menino de 7 anos perguntou a sua mãe: - Mamãe, porque Deus nos fez livres?

Leia mais

A vida não é uma corrida de 100 metros rasos. A vida é uma maratona. Um fator primordial numa maratona: PERSEVERANÇA.

A vida não é uma corrida de 100 metros rasos. A vida é uma maratona. Um fator primordial numa maratona: PERSEVERANÇA. A vida não é uma corrida de 100 metros rasos. A vida é uma maratona. Um fator primordial numa maratona: PERSEVERANÇA. Hebreus 12:1-2a Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem

Leia mais

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Senhor, nosso Pai e nosso Deus, agradecemos-te o amor que tens por nós.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Senhor, nosso Pai e nosso Deus, agradecemos-te o amor que tens por nós. 2ª FEIRA 11 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Na semana passada fomos convidados a viver na confiança em Deus nosso Pai. Esta semana, o desafio é descobrirmos que somos filhos muito amados de Deus. Já alguma

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

Olá, amiguinho, melhor exemplo. Na nossa revista teremos. também muitas atividades e joguinhos legais para você

Olá, amiguinho, melhor exemplo. Na nossa revista teremos. também muitas atividades e joguinhos legais para você Olá, amiguinho, Como é bom estarmos juntos novamente! Neste trimestre, teremos muitas novidades para você. Você descobrirá, lendo as primeiras histórias desta revista, que Deus nos deu um livro muito especial

Leia mais

2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11)

2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11) Vivendo a Liturgia 2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11) Dezembro/2011 (João Batista) A cor litúrgica para esta celebração é a roxa. Poderia ser feito um mural específico para esta celebração

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de Lucas Este evangelho tem 24 capítulos 1 - O Autor Lucas, que também escreveu o Livro de Atos dos Apóstolos comparar Lucas 1.1-4 com Atos 1.1 - era gentio convertido, erudito nas letras,

Leia mais

GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA B. A entrevistada tem 52 anos e é casada. 9º ano.

GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA B. A entrevistada tem 52 anos e é casada. 9º ano. GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA B CATEGORIAS DE ANÁLISE SÍNTESE EXCERTOS DAS ENTREVISTAS Caracterização sociodemográfica Idade Sexo Estado civil Grau de escolaridade / habilitações

Leia mais

ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS. Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO

ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS. Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO INTRODUÇÃO «ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS» ANO DA MISERICÓRDIA PORTA SANTA INTRODUÇÃO «ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS»

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 7ª Semana da Páscoa Ó Deus de poder

Leia mais

Perguntas. Porque nosso papel é trazer respostas aos anseios do coração humano (aspecto pastoral)

Perguntas. Porque nosso papel é trazer respostas aos anseios do coração humano (aspecto pastoral) Perguntas 1. Por que partir de um livro? Porque nosso papel é trazer respostas aos anseios do coração humano (aspecto pastoral) Porque o que acontece no mundo tem a ver conosco (aspecto missional) Perguntas

Leia mais

Atividade Extraclasse Recuperação I Etapa. Chapeuzinho Amarelo

Atividade Extraclasse Recuperação I Etapa. Chapeuzinho Amarelo INSTITUTO PRESBITERIANO DE EDUCAÇÃO Goiânia, de de 2013. Nome: Professor(a): Elaine Costa Série: 6º Ano O amor é paciente. (I Coríntios 13:4) Atividade Extraclasse Recuperação I Etapa Chapeuzinho Amarelo

Leia mais

Nº 36 C Domingo XXXI do Tempo Comum

Nº 36 C Domingo XXXI do Tempo Comum Nº 36 C Domingo XXXI do Tempo Comum-3.11.13 Como Zaqueu, quero acolher-te e mudar, Senhor Escuta-me, Senhor. Como Zaqueu, quero procurar-te, nem que seja preciso deixar coisas que me enchem a casa e a

Leia mais

Sê misericordioso como o Pai!

Sê misericordioso como o Pai! 2ª Feira, 01 de fevereiro: Deus é rico em misericórdia Bom dia! Hoje vamos pensar na nossa escola, a escola que temos e que devemos agradecer a Deus. Hoje vamos agradecer a Deus por isso. Pela escola que

Leia mais

1º CICLO. Não temas Receber Jesus!

1º CICLO. Não temas Receber Jesus! 2ª feira 12 de março Jesus que é a Luz Guia: Bom dia! Se tens estado atento à nossa escada da Quaresma, então lembras-te que já foste desafiado a: Arrepender-te; Escutar Jesus; Acreditar em Jesus e por

Leia mais

Bom dia! Texto. 2ª FEIRA 25 de março

Bom dia! Texto. 2ª FEIRA 25 de março 2ª FEIRA 25 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz Obrigatório! Iniciamos uma nova semana. E na nossa caminhada com Jesus acrescentamos mais um sinal que nos quer ajudar a viver bem

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO! CAMPANHA ACHAS QUE TENS LATA?! 2ª FEIRA 25 de março

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO! CAMPANHA ACHAS QUE TENS LATA?! 2ª FEIRA 25 de março CAMPANHA ACHAS QUE TENS LATA?! 2ª FEIRA 25 de março INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Depois de, na semana passada, a escola ter dado um sinal muito bonito da sua generosidade com o povo de Moçambique,

Leia mais