SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA 1º ANO HISTÓRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA 1º ANO HISTÓRIA"

Transcrição

1 SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA 1º ANO HISTÓRIA UNIDADE 1 MINHA HISTÓRIA 1. Eu era... eu sou Nome Sobrenome 2. Meus documentos Documentos pessoais Função Compreender a noção de sucessão na construção de linha de tempo da sua vida; Identificar as principais etapas de seu desenvolvimento e as mudanças mais evidentes; Conhecer a história do seu nome e seu significado; Compreender a dinâmica da cultura ao perceber as diferenças nos nomes das pessoas ao longo do tempo. Identificar os documentos pessoais e sua importância; Desenvolver noções de identidade. UNIDADE 2 A CASA E A FAMÍLIA 3. Minha família Membros da família Laços de parentesco Moradia 4. A prática do amor Relacionamentos O que aprendemos com a família Identificar quem são as pessoas da sua família; Estabelecer os laços de parentesco com as pessoas da sua família; Observar diferentes tipos de moradia analisando tamanho, conservação, mudanças no tempo, espaço e necessidades familiares Conhecer e experimentar receitas culinárias que vêm dos saberes de família. Comparar brincadeiras antigas e atuais que envolvam o tema culinária (brincadeira infantil recorrente através dos tempos); Aprender e discutir sobre os valores que são transmitidos pela família via atitudes e palavras; Compreender a permanência através dos tempos dos ditados e expressões populares.

2 UNIDADE 3 CONTANDO O TEMPO 5. Os dias e as semanas Dia e noite Antes e depois Manhã, tarde e noite Semana 6. O tempo e a natureza Contagem do tempo O tempo na natureza Estações do ano 7. Registrando meu tempo Diário e agenda Atividades na escola e na família Compreender a passagem de um dia a partir da noção de sucessão (antes e depois); Compreender quantitativamente as horas de um dia a partir das atividades que se realizam nele; Perceber através das rotinas semanais as atividades que se realizam a cada dia da semana; Nomear cada dia da semana e diferenciá-los a partir das atividades que se realizam neles. Perceber que o homem se utiliza das informações da natureza, através das mudanças das estações do ano, para a produção dos alimentos e outras atividades; Desenvolver noções de sucessão. Desenvolver habilidade da escrita dos fatos; Desenvolver noções de sucessão antes e depois com o uso da agenda e com a construção da linha de tempo ao final do capítulo; Perceber a diferença de uso da agenda e do diário. UNIDADE 4 MEMÓRIAS E COMEMORAÇÕES 8. A memória da gente As lembranças Registros das lembranças Lugares de lembranças O passado e o presente 9. Para comemorar Datas significativas Datas comemorativas e feriados Memórias coletivas Perceber que a mente pode guardar alguns fatos vividos (memória) e esquecer outros; Compreender as lembranças registradas (fotografias, diários, papéis, objetos guardados, etc.) como lugares de memórias, como um esforço do ser humano em lembrar o que talvez o tempo se ocuparia de esquecer; Conhecer o que é um museu e compreender o que são lugares de memórias da sociedade (memórias coletivas); Comparar presente e passado a partir de objetos antigos (exemplo dos objetos de museu). Compreender o funcionamento do calendário anual a partir de datas conhecidas; Conhecer outras datas comemorativas da cultura local ou nacional, bem como seu significado.

3 1º ANO GEOGRAFIA UNIDADE 1 NOSSOS LUGARES DE VIVER 1. Viver na Terra O lugar onde vivo O planeta Terra 2. Meu pequeno lugar no mundo Minha casa Pessoas que vivem comigo A casa por dentro 3. Lugares do jeito das pessoas As transformações dos lugares Os lugares nos diferentes tempos Reconhecer a Terra como nosso planeta, entre outros do sistema solar; Reconhecer a forma da Terra e também compará-la com a Lua e o Sol; Reconhecer através de observação do mapa mundi e do globo terrestre, algumas formas de representação da superfície da Terra. Reconhecer a sua casa como o lugar de habitação e como ela está feita e organizada; Conhecer a Geografia como uma disciplina escolar que nos ajuda na compreensão do mundo e a viver melhor no nosso Planeta. Comparar diferenças e semelhanças entre diferentes lugares da Terra; Reconhecer algumas características principais do lugar onde vive; Reconhecer as condições que a natureza oferece aos seres humanos e como os seres humanos utilizam os recursos disponíveis; Reconhecer que os seres humanos transformam os lugares e a natureza segundo as suas necessidades. UNIDADE 2 AS PESSOAS E OS LUGARES 4. Aqui onde estou A sala de aula Os móveis Conhecer o conceito de lugar; Observar a sala de aula e identificar os elementos presentes ali; Desenvolver noção de localização e organização dos lugares.

4 5. Em outros lugares Profissionais da escola Profissão dos pais 6. Por que estudar? A importância dos estudo Compreender que há diferentes profissionais na escola, cada um com uma função e um local de trabalho; Entender que enquanto o aluno estuda, há, simultaneamente, pessoas fazendo outras atividades; Perceber que em cada lugar acontece uma situação geográfica diferente, a partir dos interesses e necessidades das pessoas. Conhecer a importância do estudo na escola e como ele pode nos ajudar a tomar decisões acertadas na vida; Valorizar a escola e respeitar seu espaço físico; Compreender que nem todas as crianças tem o privilégio de frequentar uma escola. UNIDADE 3 PAISAGENS AQUI E ALI 7. Paisagens que a natureza cria Fenômenos naturais Tempo atmosférico Previsão do tempo 8. Paisagens que o homem cria Diferentes lugares Moradias Matéria-prima e derivados 9. Como ver, ouvir e sentir o ambiente Paisagem natural Paisagem cultural Paisagem em planos Paisagem em croqui Identificar e diferenciar a paisagem vista durante o dia e à noite. Compreender a importância dos astros na percepção da paisagem do dia e da noite; Conhecer alguns fenômenos naturais e relacioná-los ao tempo atmosférico; Reconhecer símbolos e seu significado através da legenda. Reconhecer na forma dos telhados das residências as condições naturais que desenvolveram esse modo de morar de algumas sociedades; Comparar a maneira de morar dos brasileiros urbanos e dos indígenas; Reconhecer os elementos da natureza que são fontes de matéria-prima para a construção das residências; Identificar a matéria prima dos materiais escolares. Aprender a reconhecer os elementos que compõe uma paisagem e a tornam dinâmica; Compreender o conceito de paisagem; Desenvolver um olhar detalhado e investigativo sobre as paisagens; Desenvolver habilidades de observação e análise da paisagem através de suas formas, movimentos, sons, odores, etc.

5 UNIDADE 4 ORGANIZAÇÃO DOS LUGARES 10. De um lugar para outro Meios de transporte Tipos de transporte Transportes antigos e atuais Transportes para longe e para perto As vias de transporte 11. Organização do trânsito Sinais de trânsito Cuidados do pedestre Cuidados do motorista 12. A comunicação no mundo real Meios de comunicação Importância Reconhecer os principais meios de transportes e sua evolução no tempo; Conhecer a classificação das vias de transporte; Reconhecer trajetos e pontos de referência; Introduzir noção de distâncias e escala cartográfica em relação a trajetos percorridos; Reconhecer meios de transportes individuais e coletivos; Identificar as modificações nos meios de transportes ao longo do tempo. Identificar os sinais de trânsito e sua função orientadora e disciplinadora na sociedade; Introduzir noções de desenvolvimento sustentável também no que se refere à redução no consumo de energia e emissão de poluentes; Destacar a importância da carona entre amigos e caminhada para redução de veículos e seus poluentes nas ruas; Incentivar a necessidade de conhecer e praticar as orientações para um trânsito seguro. Apresentar os principais meios de comunicação no mundo atual; Valorizar a importância da comunicação interpessoal. 2º ANO HISTÓRIA UNIDADE 1 HISTÓRIA DE CRIANÇAS E FAMÍLIAS 1. Crianças de outros lugares Diferenças e semelhanças nas famílias Diferenças culturais Comparar o seu modo de vida infantil com o da cultura indígena Karo; Analisar diferenças e semelhanças da sua vida com o da vida da cultura Karo; Valorizar a história e a cultura da sua família bem como dos demais povos.

6 2. Crianças de outros tempos Brincadeiras de outros tempos Transformações ao longo do tempo 3. A família As famílias são diferentes Comparar as infâncias de antigamente por meio das histórias apresentadas, analisando semelhanças e diferenças, permanências e mudanças em relação à sua infância; Compreender que a infância é um momento importante da vida, de liberdade de invenção (imaginação) das brincadeiras e dos brinquedos em seus diferentes espaços. Compreender a importância da família e que elas se organizam de maneiras diferentes; Observar os traços de permanência da composição familiar ao longo do tempo. 4. Planejando a família Famílias na China Famílias no Brasil 5. Convivendo em família Atividades em família Cooperação dos membros Qualidades dos familiares Perceber como as famílias se compõem em outros lugares do mundo e compará-las com as famílias brasileiras; Conhecer e identificar as diferenças de época em relação à quantidade de filhos, das necessidades das pessoas que viviam nas regiões rurais em tempos antigos e às que se apresentam hoje, nas regiões urbanizadas; Compreender o significado e importância de se planejar uma família. Refletir sobre o tempo que se passa junto à família, dos laços e aprendizados que se formam nessa convivência; Compreender a importância de passar tempo em atividades realizadas com a família no exercício do amor, da tolerância e da prática das responsabilidades. UNIDADE 2 TRABALHO E COSTUMES 6. Criança não trabalha Crianças trabalhadoras Direitos da criança Deveres da criança Compreender que a infância é um tempo importante para que o ser humano cresça de forma saudável, tendo respeitadas suas necessidades e direitos; Refletir sobre o trabalho infantil e os problemas enfrentados em alguns lugares do Brasil onde os direitos da criança não são respeitados.

7 7. Histórias de trabalho Profissões Ofícios antigos 8. Fotografando o cotidiano Documentos históricos Importância dos registros Biografia Conhecer alguns ofícios antigos e compreender porque estão desaparecendo em nossa contemporaneidade; Comparar os ofícios antigos com os atuais, datar a época em que existiram e perceber as mudanças ao longo do tempo: do seu desaparecimento ou transformação nos modos de executá-lo. Conhecer um pouco sobre a história da fotografia no Brasil e do cotidiano que era retratado em seus primórdios, em meados do século XIX quando o Brasil ainda era um Império; Acompanhar a evolução do ato de fotografar no Brasil, suas transformações ao longo do tempo e perceber a dinâmica cultural desta curiosa atividade de registro da vida; Compreender que os documentos históricos, como a fotografia, nos ajudam a conhecer e compreender as pessoas e o período da história em que viveram. UNIDADE 3 HISTÓRIAS DE ESCOLAS 9. Escolas de outros tempos Como eram as escolas antigamente Como eram as regras nas escolas 10. Regras na escola As regras nas escolas atuais Observar o relato de como era a educação das crianças na Antiga Roma. Perceber as mudanças e as permanências; Identificar as principais permanências da cultura latina ainda hoje na língua portuguesa, especialmente as relacionadas à escola; Compreender que atualmente temos um sistema de ensino que abrange todas as pessoas e que o que aprendemos na escola pode ajudar-nos a sermos pessoas melhores e conhecermos mais do mundo em que vivemos. Compreender e valorizar a existência das regras escolares; Compreender que as regras existem para possibilitar o aprendizado da convivência social e o respeito de uns para com os outros; Elaborar as próprias regras de convivência.

8 11. Minha escola tem história Transformações ao longo do tempo Registros históricos 12. Escola: lugar para amizades Brincadeiras na escola Lugar de amizade e conhecimento Pesquisar a história da escola e descobrir a trajetória que a instituição percorreu ao longo do seu tempo de existência; Perceber as transformações ao longo do tempo, datá-las e registrá-las. Compreender a escola como um espaço para convivências e aprendizados e também lugar para se construir importantes amizades; Reconhecer que as amizades podem ser formadas com todas as pessoas, mesmo as que são diferentes. Respeitar e valorizar todas as pessoas. UNIDADE 4 O HOMEM E SEUS INVENTOS 13. Contando o tempo que passa Calendário Agenda Relógio Mudanças ao longo do tempo 14. A evolução da tecnologia e da comunicação Inventos de ontem e de hoje Benefícios e prejuízos dos inventos Compreender e valorizar a utilização dos relógios e demais instrumentos de organização e contagem do tempo; Familiarizar-se com o uso da agenda como recurso importante de organização do tempo pessoal; Desenvolver noções de simultaneidade e de mudanças no tempo. Compreender as mudanças nos instrumentos criados pelo homem para a utilização em seus afazeres; Compreender que os avanços tecnológicos são respostas às necessidades das sociedades que se criam em função de diferentes circunstâncias; Refletir sobre o uso intenso das tecnologias em detrimento das convivências familiares. 2º ANO GEOGRAFIA UNIDADE 1 NÓS E OS LUGARES 1. Sociedades humanas e seu lugar de viver O lugar onde mora Características físicas e culturais do lugar Compreender que cada lugar tem, originalmente, suas características naturais; Entender que os seres humanos decidem a forma como vão fazer uso de cada lugar e as transformações que farão nele;

9 A natureza influencia o modo de viver Tecnologia mudando os lugares Os lugares e a situação econômica 2. Jeitos de olhar os lugares Vista frontal, vertical e oblíqua Planta 3. Maneiras de ver e de representar o corpo A representação do corpo Em tamanho real e reduzido O corpo como referência Esquerda e direita 4. A organização dos espaços de morar na cidade Residências e moradias Imóveis Casas móveis O vizinho Reconhecer que os recursos utilizados como matériaprima na elaboração de prédios, objetos, etc., são retirados da natureza e que, através de técnicas e tecnologias desenvolvidas por cada povo, o espaço é transformado em maior ou menor proporção; Compreender que cada povo tem seu modo de viver e de se relacionar com os recursos naturais e que depende de sua condição financeira e tecnológica para alterar o espaço onde vive. Reconhecer as principais formas de olhar os objetos, utilizadas na elaboração de desenhos e mapas: visão frontal, oblíqua e vertical; Desenvolver habilidade de identificar a forma do objeto apresentado e representá-la em desenho; Desenvolver a capacidade de ver-se através da representação do corpo e iniciar e pensar sobre a forma plana de representar os lugares por meio dos mapas. Reconhecer o corpo olhando-o através de uma representação em desenho; Reconhecer as posições de esquerda e direita em relação ao seu corpo; Identificar que as posições de esquerda e direita depende da posição do observador; Desenvolver essas habilidades para posicionamento nos espaços e compreensão dos mapas. Compreender a forma como se estrutura o espaço geográfico a partir do primeiro espaço de convívio da criança a sua casa; Compreender que as formas, funções, estruturas de cada espaço é variável de acordo com a sua função; Ampliar a compreensão das relações espaciais através do terreno, prédio onde reside a família e das relações com quem vive perto o vizinho; Reforçar noções de lateralidade através do posicionamento dos prédios em relação à sua casa. UNIDADE 2 EU E OS OUTROS NO MUNDO 5. Ruas e endereços Ruas e estradas Calçadas O endereço Desenvolver a compreensão da rua como parte do espaço geográfico da cidade e do país; Reconhecer as diferentes nomenclaturas utilizadas para as vias públicas;

10 Correspondência e o correio 6. A organização das ruas e seus prédios Funções da rua Funções dos prédios Espaço público e privado Esquina, quadra e quarteirão 7. A rua em 24 horas A rua em diferentes horários Cuidados nas ruas 8. O movimento nas ruas Transporte particular e coletivo Profissionais que trabalham nas ruas Identificar características naturais do relevo das ruas e condições de uso proporcionadas pelo poder público; Entender as ruas e seus nomes como uma identificação para endereço nas cidades. Reconhecer os elementos que compõe a rua; Identificar e diferenciar os prédios de usos privados ou coletivos, e as funções que as pessoas dão a eles. Perceber como ocorre a movimentação no espaço geográfico da rua ao longo de um dia; Avaliar as situações de perigo a que estamos expostos na rua. Reconhecer as diferenças entre as vias e os meios de transportes de carga e pessoas; Identificar profissionais que desenvolvem seu trabalho nas ruas; Desenvolver compreensão e habilidades de comportamento ideal no trânsito; Desenvolver atitudes corretas no trânsito é uma necessidade a ser estudada e praticada com as crianças. Por isso, este capítulo pode ser calmamente estudado e ao mesmo tempo, estabelecer metas e projetos de cumprimento das informações obtidas nesse estudo. UNIDADE 3 REPRESENTANDO OS LUGARES 9. Lugares e suas lembranças O espaço geográfico ao longo do tempo Os lugares e suas funções Lugares que conhecemos e gostamos 10. Representações dos lugares Maquete Legenda Planta Compreender o aproveitamento que as sociedades humanas fazem dos lugares da natureza; Reconhecer que a necessidade faz com que os seres humanos criem condições para superar as adversidades na natureza no lugar onde vivem; Compreender o conceito de lugar através da história do espaço onde vive. Identificar algumas formas de representar os lugares, como maquete, legenda e planta; Saber que é possível representar trajetos e indicar pontos de referências; Compreender que podemos nos orientar pelo Sol.

11 11. Trajetos e pontos de referência Pontos de referência na natureza Pontos de referência na cidade 12. Não se perca: siga o Sol Sol como ponto de referência Importância do sol Reconhecer a importância da observação de pontos de referência nos trajetos, que podem ser identificados pela posição do nosso corpo e por seu destaque visual ou de importância no local. Desenvolver habilidade de orientação pela direção do nascente e do poente do Sol; Compreender o movimento aparente do Sol na formação da manhã, tarde e noite, reconhecendo que o movimento de rotação define este aparente movimento. UNIDADE 4 PARA UMA CIDADE FUNCIONAR BEM 13. De que as pessoas precisam na cidade? Infraestrutura urbana Saneamento 14. Direitos e deveres da população Papel dos impostos Serviços públicos 15. Energia elétrica para todos De onde vem a energia elétrica? E quando falta a energia elétrica? Benefícios da energia elétrica Conhecer o conceito de infraestrutura urbana e saneamento, realizada por serviços públicos e privados, visando atender as necessidades básicas da população; Conhecer a importância e o uso dos impostos pagos pelos cidadãos para a manutenção da infraestrutura urbana; Questionar a qualidade da infraestrutura no local onde vive, reconhecendo seus direitos quanto à infraestrutura dos serviços básicos. Compreender que os serviços de infraestrutura são proporcionados à população pelo governo, ou por empresas contratadas e são pagos pelos cidadãos; Conhecer o que é imposto e o uso que o governo faz destes valores pagos pela população. Conhecer como está instalada e como funciona a rede elétrica em uma cidade, desde a sua fonte geradora; Saber como estão relacionados os serviços de transmissão e comunicação de dados e informações como internet, telefone e TV; Reconhecer que estes serviços são fundamentais como infraestrutura urbana, pois são de grande importância em uma cidade hoje em dia, embora no passado nem se percebia a necessidade deles.

12 16. Na rua com segurança e tranquilidade Estética Limpeza Segurança O papel do cidadão Reconhecer nas ruas e nos ambientes privados as condições que devem ser oferecidas pelo poder público para um circulação de veículos e pessoas com tranquilidade, segurança e qualidade ambiental e social; Identificar de que forma os cidadãos podem ajudar para a manutenção das ruas. 3º ANO HISTÓRIA UNIDADE 1 OS LUGARES DE TODOS 1. Minha rua Características As ruas de ontem e de hoje 2. As ruas e seus nomes Nomes e apelidos Lugares de que gosta e de que não gosta 3. Lugares de convivência Lugares de comércio Lugares públicos Serviços públicos Analisar as percepções de duas pessoas sobre a experiência em suas ruas/bairros como espaços de vivências importantes, especialmente de infância; Refletir sobre as diferenças do espaço das ruas e as brincadeiras de crianças do passado e de hoje em dia. Descobrir a dinâmica da trajetória histórica dos lugares a partir dos nomes das ruas; Aprimorar a acuidade visual com relação às características marcantes do bairro que normalmente faz as pessoas desenvolver o senso de localização; Compreender outras formas de expressar os sentimentos sobre os lugares; Compreender que a ligação das pessoas com os lugares, na maioria das vezes, é afetiva e se estabelece no conhecimento desses lugares; Desenvolver uma identificação afetiva com os lugares. Compreender que as praças, os lugares de comércio, assim como outros lugares públicos são espaços de convivência humana peculiares da organização urbana; Comparar a organização dos espaços públicos das cidades e do mundo analisando as semelhanças entre eles quanto aos seus objetivos de existência.

13 UNIDADE 2 OS BAIRROS E SUA CULTURA 4. Como surge um bairro? Histórico Características 5. Os bairros ao longo do tempo Transformações ao longo do tempo Bem cultural Cultura 6. O que é patrimônio cultural? Definição Patrimônio coletivo 7. Por que preservar o patrimônio cultural? Patrimônios culturais vivos Diversidade cultural Compreender a formação dinâmica das histórias peculiares dos bairros da cidade; Perceber a construção dos espaços da cidade de acordo com a cultura de cada grupo de pessoas que o habitam e constroem a sua história. Identificar os elementos culturais do bairro que tiveram uma utilidade pública ou até mesmo privada no passado, porém, que perderam seu uso ao longo dos tempos; Compreender a importância de se preservar a história e a cultura do lugar. Desenvolver a compreensão do que é patrimônio cultural a partir da sensibilização do que seja patrimônio individual afetivo; Descobrir e escolher os patrimônios coletivos do bairro. Reconhecer, valorizar e preservar os patrimônios coletivos da cidade; Compreender que a cultura local interfere na nossa maneira de ser e de viver; Identificar os principais costumes da cultura local. UNIDADE 3 A CIDADE E SUA MEMÓRIA 8. O centro antigo da cidade História do centro da cidade O que tem no centro da cidade 9. Lugares de memória Lugares pessoais 10. Os lugares de memória da cidade Espaços culturais Conhecer uma história em comum entre as mais antigas cidades brasileiras: a história dos centros antigos, verificando um exemplo de uma praça antiga do centro de Salvador (BA); Conhecer a história do centro antigo da cidade onde vive. Compreender a ideia de lugar de memória; Reconhecer e construir lugares de memórias pessoais. Conhecer, valorizar e promover a preservação dos lugares de memórias da cidade: os museus, os arquivos e as construções históricas (prédios ou monumentos).

14 UNIDADE 4 AS CIDADES E A PASSAGEM DO TEMPO 11. O tempo passa nas cidades O registro fotográfico O relato oral Os lugares de permanência 12. De onde surgiram as cidades? Histórico Características das cidades antigas 13. Cada cidade com seu nome Histórias dos nomes Perceber as transformações ocorridas ao longo do tempo nas cidades a partir dos exemplos do capítulo (registro fotográfico e oral); Refletir sobre as permanências na história das cidades; Desenvolver a noção da passagem do tempo histórico a partir do exemplo da cidade de Jerusalém, que, apesar de muito antiga, permanece através dos tempos. Compreender como se originaram as cidades no Brasil a partir do processo de colonização na época da exploração do ouro; Perceber as maneiras de se viver e conviver naquele tempo e estabelecer uma relação de comparação da sociedade daquele momento histórico com a sociedade nas cidades atuais. Reconhecer a dinâmica dos nomes das cidades como produto de uma identificação do lugar com as histórias ocorridas nele; Conhecer e valorizar o nome da sua cidade. 3º ANO GEOGRAFIA UNIDADE 1 A NATUREZA PERTO DE MIM 1. A importância das plantas Tipos de vegetação e sua função Por que plantas? Plantas ou calçadas? Vantagens das árvores 2. Onde estão as águas? Águas continentais Águas paradas e correntes Águas salgadas: mares e oceanos Águas congeladas Conhecer os tipos de vegetação e a sua importância para a vida em uma cidade; Reconhecer os malefícios da substituição de áreas verdes por calçamento; Conscientizar-se a respeito do valor da preservação das plantas nos ambientes urbanos, por meio de ações práticas de cuidado e cultivo de espécies ornamentais e alimentícias. Conhecer as diferentes formas como as águas continentais se apresentam; Estabelecer diferença entre as águas doces e salgadas, entre oceano e mar, e identificar as características naturais dessas águas; Conhecer e identificar os oceanos da Terra; Entender a disparidade que existe na quantidade das águas doces, em todas as suas formas, e águas salgadas.

15 3. O caminho das águas Uma rede de rios Características de um rio Cuidados com um rio 4. A água e a falta dela Quando não tinha água encanada Quando falta a chuva O caminho das águas da chuva Conhecer as principais características de um rio; Reconhecer a importância de um rio e da preservação de cada uma das suas partes, a fim de que ele permaneça apto a abastecer com suas águas as regiões por onde passa. Reconhecer a água como importante e necessária à infraestrutura urbana; Conscientizar-se do uso equilibrado da água. Entender que situações de seca provocam racionamento de água e alteram as condições de vida na sociedade local. UNIDADE 2 O MUNDO PERTO DE NÓS 5. A natureza transformada Elementos naturais Elementos artificiais 6. O bairro em mapas Cartografando o bairro O mapa do bairro e da cidade Pontos cardeais Características dos bairros 7. Descobertas interessantes Função de cada bairro: residencial, industrial, comercial, etc. Reconhecer que com o passar do tempo ocorrem transformações no espaço geográfico a fim de atender as necessidades e interesses dos habitantes daquele lugar. Reconhecer, a partir do mapa dos bairros de Belém, como se apresenta um mapa do município e as subdivisões às quais chamamos de bairros; Apresentar à turma o mapa da cidade, para que cada um conheça-o e possa identificar lugares onde moram e onde estudam. Conhecer as possíveis funções das áreas de um bairro: residencial, comercial, industrial. UNIDADE 3 A VIDA NOS BAIRROS 8. Espaços de viver Imóveis e suas funções Imóvel próprio ou alugado? Construindo imóveis Segurança na construção Reconhecer as semelhanças que existem entre os bairros, Identificar as diferenças ou contrastes socioeconômicos expressados nas residências; Diferenciar imóveis próprios ou alugados, identificando características;

16 Fazendo sua casa própria Condições para viver bem 9. Comércio e serviços todo dia Locais de comércio Locais de serviços Produtos importados e exportados Globalização 10. saúde e educação perto de nós Saúde pública Educação pública Analisar as condições necessárias para construção de moradias. Identificar os lugares de comércio e serviços presentes em um bairro; Conhecer a identificar as condições econômicas que apresentam diferentes origens dos produtos que consumimos, bem como o significado e aplicação dos termos de importação e exportação; Compreender e avaliar a importância dos transportes e das comunicações no comércio internacional; Reconhecer as características do processo de globalização na circulação de produtos, pessoas, serviços e informações, possibilitando a noção global das situações vividas cotidianamente, na medida em que nos relacionamos com o mundo. Perceber a importância dos serviços de saúde e educação em cada bairro; Conhecer as ações do governo para atender a população nos aspectos relacionados à saúde e educação; Saber que o cidadão deve fiscalizar os serviços prestados e manifestar-se junto aos órgãos competentes quando não ocorrer o atendimento a que se propõe. UNIDADE 4 MOVIMENTAÇÃO NAS RUAS 11. Organização das ruas Ruas planejadas ou não 12. Onde vai tanta gente? Motivos para a movimentação Como andar nas ruas com segurança 13. Sons e ruídos da cidade A intensidade dos sons e ruídos Ruídos na escola Poluição sonora Reconhecer as formas das ruas e as razões dos seus traçados por meio do mapa e das imagens aéreas; Reconhecer, no mapa do próprio bairro e da cidade, o traçado das ruas conhecidas e percorridas. Reconhecer a movimentação cotidiana de pessoas deslocando-se na cidade em busca de atender às suas necessidades; Compreender os motivos que levam as pessoas a se deslocarem pelas ruas da cidade; Fortalecer orientações sobre comportamento seguro nas ruas da cidade. Identificar a diferença entre sons e ruídos; Identificar que ruídos produzidos pela cidade são prejudiciais; Reconhecer as condições favoráveis à saúde na emissão de sons a fim de não causar prejuízo e doenças auditivas

17 Compreender que os ruídos na escola são prejudiciais à aprendizagem; Desenvolver conscientização quanto ao comportamento diante de situações de convivência coletiva, utilizando adequadamente os sons.

GEOGRAFIA. PRINCIPAIS CONCEITOS: espaço geográfico, território, paisagem e lugar.

GEOGRAFIA. PRINCIPAIS CONCEITOS: espaço geográfico, território, paisagem e lugar. GEOGRAFIA { PRINCIPAIS CONCEITOS: espaço geográfico, território, paisagem e lugar. A importância dos conceitos da geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares Os conceitos são fundamentais

Leia mais

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA: RAFAELLE GUIMARÃES CONTEÚDOS:

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA: RAFAELLE GUIMARÃES CONTEÚDOS: DICAS DE ESTUDO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA: RAFAELLE GUIMARÃES 1) FAÇA seu dever de casa com qualidade e em sala de aula, PARTICIPE da correção, aproveitando para tirar dúvidas. 2) MANTENHA

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA

MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Reconhecer a dependência dos seres vivos em relação aos componentes físicos e químicos da natureza. Identificar as principais características que definem um ser vivo. Relacionar

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Matriz de Referência de GEOGRAFIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de Referência de GEOGRAFIA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL H01 MATRIZ DE REFERÊNCIA SAERJINHO GEOGRAFIA 5 ANO HABILIDADE Descrição Identificar a posição de objetos em relação a outros objetos utilizando as referências de esquerda, direita,

Leia mais

Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com

Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo. Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com Alfabetização matemática e direitos de aprendizagem no 1º ciclo Luciana Tenuta lutenuta@gmail.com Direitos de Aprendizagem O artigo 32 da LDB estabelece que é necessário garantir o desenvolvimento da capacidade

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO História 1º ano Capítulo 1 Minha história, meu nome Explorar as fotografias de família para reconhecer a trajetória pessoal desde o nascimento;

Leia mais

ESTUDO DO MEIO CURRÍCULO ANUAL 1º E 2º ANOS

ESTUDO DO MEIO CURRÍCULO ANUAL 1º E 2º ANOS ESTUDO DO MEIO CURRÍCULO ANUAL 1º E 2º ANOS Ano letivo 2012/2013 COMPETÊNCIAS GERAIS Com a sua aprendizagem, no âmbito deste tema, os alunos devem: Compreender e ser capaz de estruturar o conhecimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - MG Curso de Geografia Bacharelado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - MG Curso de Geografia Bacharelado UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - MG Curso de Geografia Bacharelado Utilização das técnicas de cartografia temática na construção de banco de dados geográficos. Autor: André dos Santos Ribeiro Co-Autor

Leia mais

EIXOS TEMÁTICOS ENSINO RELIGIOSO

EIXOS TEMÁTICOS ENSINO RELIGIOSO EIXOS TEMÁTICOS ENSINO RELIGIOSO 1º ANO Sentir se amado e participante de um projeto de vida que engloba a família Abrir se à convivência com o outro, consigo mesmo e com os seres vivos Perceber na convivência

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

EXERCÍCIOS DE REVISÃO EXERCÍCIOS DE REVISÃO 6º ano Componente Curricular: Geografia Espaço Geográfico; Lugar; Paisagem; Orientação e localização; Conteúdos: Forma e Movimentos da Terra; Mapas e cartografia; Coordenadas Geográficas;

Leia mais

Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano

Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano Planificação Anual de Ciências Naturais 8ºano Colégio Teresiano 2011*2012 COMPETÊNCIAS GERAIS A DESENVOLVER: (1) Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para

Leia mais

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 7º Ano

DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 7º Ano DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 7º Ano 1. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS GERAIS Promover o pensamento de uma forma criativa e crítica, relacionando evidências e explicações, confrontando diferentes

Leia mais

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE FILOSOFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA

Leia mais

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações;

DIDÁTICOS Aula expositiva, debate, leitura de texto; Quadro e giz, livro didático, ilustrações; 8ª ano PTD de Geografia PROFESSORA: Sandra Riedel 1º BIMESTRE ESTRUTURANTES: Dimensão econômica do espaço geográfico -Dimensão política do espaço geográfico Conceitos e princípios básicos da Geografia

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 1ª ETAPA 2016 PROFESSOR (A):JulianaSilva Cordeiro PERÍODO DA

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 2.º ANO/EF 2015 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

======================================================================

====================================================================== Gráficos Os gráficos constituem uma forma clara e objetiva de apresentar dados estatísticos. A intenção é a de proporcionar aos leitores em geral a compreensão e a veracidade dos fatos. São recursos utilizados

Leia mais

3ºAno. 1.3 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4º período 9 de dezembro de 2015

3ºAno. 1.3 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4º período 9 de dezembro de 2015 3ºAno 1.3 HISTÓRIA E GEOGRAFIA 4º período 9 de dezembro de 2015 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Geografia. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou à Unidade 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Geografia 3 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Geografia NOME: ESCOLA:

Leia mais

Acre. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1 o e 3 o quartis nos municípios do estado do Acre (1991, 2000 e 2010)

Acre. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1 o e 3 o quartis nos municípios do estado do Acre (1991, 2000 e 2010) Acre Em, no estado do Acre (AC) moravam 734 mil pessoas, e uma parcela ainda pequena dessa população, 4,3% (32 mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 22 municípios, dos quais sete

Leia mais

A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. O acesso à Educação

A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. O acesso à Educação 33 A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Quase 5 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 14 anos (18,8% da população da região) vivem no Semi-árido. No Brasil,

Leia mais

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL CARLA JAMILLE C. DE ARAÚJO Mestranda em Educação, UFBA, jamillecarla@hotmail.com REFERENCIAL CURRICULAR

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO HISTÓRIA / GEOGRAFIA

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO HISTÓRIA / GEOGRAFIA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2014 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO HISTÓRIA / GEOGRAFIA OBJETIVOS GERAIS Construir o raciocínio histórico-geográfico desenvolvendo a consciência

Leia mais

Currículo Referência em Artes Visuais

Currículo Referência em Artes Visuais Currículo Referência em Artes Visuais Bimestre Objetivos 6º ANO- ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos Conceitos Modalidades Expectativas Sugestão de Atividades em diferentes Modalidades 1º Bimestre Ressignificar

Leia mais

CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO CONTEÚDOS DE ARTE POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas

Leia mais

Pernambuco. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Pernambuco (1991, 2000 e 2010)

Pernambuco. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado de Pernambuco (1991, 2000 e 2010) Pernambuco Em, no estado de Pernambuco (PE), moravam 8,8 milhões de pessoas, onde parcela relevante (7,4%; 648,7 mil habitantes) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 185 municípios,

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS 7.º ano CFQ 2015-2016

PLANO DE ESTUDOS 7.º ano CFQ 2015-2016 PLANO DE ESTUDOS 7.º ano CFQ 2015-2016 O aluno, no final do 7.º ano, deve ser capaz de: - Conhecer e compreender a constituição do Universo, localizando a Terra, e reconhecer o papel da observação e dos

Leia mais

AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Pré-Escola.

AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Pré-Escola. Departamento Pedagógico Seção de Educação Infantil AVALIAÇÃO SEMESTRAL DO ALUNO Pré-Escola. A avaliação só nos propiciará condições para obtenção de uma melhor qualidade de vida se tiver assentada sobre

Leia mais

Maranhão. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Maranhão (1991, 2000 e 2010)

Maranhão. Tabela 1: Indicadores selecionados: mediana, 1º e 3º quartis nos municípios do estado do Maranhão (1991, 2000 e 2010) Maranhão Em, no estado do Maranhão (MA), moravam 6,6 milhões de pessoas, onde parcela considerável (6,%, 396, mil) tinha 65 ou mais anos de idade. O estado era composto de 217 municípios, dos quais um

Leia mais

Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí.

Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí. Levantamento Documental e Análise Histórica e Artística do Acervo Permanente do Museu de Arte Contemporânea de Jataí. Flávio Ferreira Moraes Orientadora: Cleusa Gomes. Em 1995 houve a fundação do Museu

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR - 2012 DISCIPLINA: GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR - 2012 DISCIPLINA: GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR - 2012 DISCIPLINA: GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL 1. EMENTA: A importância do ensino da Geografia é levar o educando a perceber que as relações sociais e as relações do homem

Leia mais

Conteúdos Estruturantes & Expectativas de Aprendizagem

Conteúdos Estruturantes & Expectativas de Aprendizagem Conteúdos Estruturantes & Expectativas de Aprendizagem Área: Geografia Série: 6º ano do Ensino Fundamental. PRIMEIRO TRIMESTRE CONTEUDOS ESTRUTURANTES EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM 1- PAISAGEM, ESPAÇO E

Leia mais

Boas situações de Aprendizagens. Atividades. Livro Didático. Currículo oficial de São Paulo

Boas situações de Aprendizagens. Atividades. Livro Didático. Currículo oficial de São Paulo Atividades Boas situações de Aprendizagens Livro Didático Currículo oficial de São Paulo LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEÚDOS E ATIVIDADES Enfoque fragmentado, centrado na transmissão

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2012

PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA SUBÁREA DE GEOGRAFIA PLANO DE ENSINO DE GEOGRAFIA /2012 Ensino

Leia mais

ENSINO DE GEOMORFOLOGIA E PEDOLOGIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIRETRIZES CURRICULARES E O LIVRO DIDÁTICO

ENSINO DE GEOMORFOLOGIA E PEDOLOGIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIRETRIZES CURRICULARES E O LIVRO DIDÁTICO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA E PEDOLOGIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIRETRIZES CURRICULARES E O LIVRO DIDÁTICO João Carlos De Lima Neto Instituto de Estudos Socioambientais/ UFG Email: joaocaarlos@hotmail.com

Leia mais

ARTES - 1º AO 5º ANO

ARTES - 1º AO 5º ANO 1 Ano Artes Visuais 1 Bimestre O fazer artístico do aluno desenho, pintura, dobradura, colagem e modelagem. Competências/Habilidades Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual; Música

Leia mais

Classificação da Pesquisa:

Classificação da Pesquisa: Classificação da Pesquisa: Do ponto de vista da sua natureza, ou seja, aquilo que compõe a substância do ser ou essência da pesquisa. Pesquisa Pura: Pesquisa Aplicada: Objetiva gerar conhecimentos novos

Leia mais

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE 1.1. Contabilidade para não Contadores INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE Objetiva ensinar a Contabilidade para aqueles que não são contadores, mas necessitam interpretar (entender) a Contabilidade, os relatórios

Leia mais

OUTROS MODOS DE REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

OUTROS MODOS DE REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO Aula 6 OUTROS MODOS DE REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO META Apresentar formas e alternativas de representação do espaço geográfico que permitam o mapeamento de rugosidades espaciais. OBJETIVOS No final

Leia mais

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos Organizadoras: Francisca Izabel Pereira Maciel Mônica Correia Baptista Sara Mourão Monteiro Estrutura da exposição 1. O contexto

Leia mais

Planejamento Bimestral

Planejamento Bimestral Planejamento Bimestral Estabelecimento: Escola Estadual Cecília Meireles Ensino Fundamental Município: Nova Prata do Iguaçu Disciplina: Geografia Série: 5ª / 6º ano Bimestre: anual Ano: 2011 Professores:

Leia mais

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS

Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável do Senado Federal - PGLS Sustentabilidade Contexto Aumento no número de pessoas Maior quantidade de recursos explorados Produção e consumo: compras

Leia mais

PROJETO: SAÚDE E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

PROJETO: SAÚDE E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ESCOLA MUNICIPAL PROFº AUGUSTO CHAMPLONI CRE - LIBERDADE CICLO DE APRENDIZAGEM I PROJETO: SAÚDE E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE Salvador- Ba 2008 ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR AUGUSTO CHAMPLONI CICLO DE APRENDIZAGEM

Leia mais

Habilidades: HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 7 os ANOS

Habilidades: HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 7 os ANOS HABILIDADES DO 1 o TRIMESTRE DE 2015 7 os ANOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Inferir informações implícitas nos diferentes textos. (Texto poético) 2 Identificar a finalidade de textos que foram construídos em diferentes

Leia mais

CIDADANIA: será esse o futuro do desenvolvimento do País?

CIDADANIA: será esse o futuro do desenvolvimento do País? THATIANA SOUZA CIDADANIA: será esse o futuro do desenvolvimento do País? Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós- Graduação do Cefor como parte das exigências do curso de Especialização em Legislação

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE HISTÓRIA UNIDADE

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE HISTÓRIA UNIDADE O indivíduo A história de cada indivíduo Documentos de identificação Preferências pessoais Família Outros grupos de convivências Regras de convivência Relações sociais Noções de tempo Organização do tempo

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 6º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ Prova elaborada

Leia mais

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR A PERSPECTIVA DA ENFERMAGEM NA ATUALIDADE Dra. Juliana Gurgel Passos Fiscal Coren-CE A Enfermagem, por se caracterizar como uma profissão

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: ENSINO RELIGIOSO Período: Anual Professor: MARIA LÚCIA DA SILVA Série e segmento: 7º ANO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE * conhecer os elementos básicos que compõe

Leia mais

Cartografia Escolar e Inclusiva

Cartografia Escolar e Inclusiva Cartografia Escolar e Inclusiva Curso de Graduação em Geografia IGCE -UNESP Profa. Dra. Maria Isabel Castreghini de Freitas ifreitas@rc.unesp.br Prof. Ms. Bruno Zucherato (estágio acadêmico) bzucherato@gmail.com

Leia mais

PROPOSTA DE PERFIS PV PARA ÁREAS DE VACÂNCIA OBSERVAÇÕES INICIAIS

PROPOSTA DE PERFIS PV PARA ÁREAS DE VACÂNCIA OBSERVAÇÕES INICIAIS PROPOSTA DE PERFIS PV PARA ÁREAS DE VACÂNCIA OBSERVAÇÕES INICIAIS I) A definição dos perfis propostos abaixo se deu a partir da análise do Cadastro de Pesquisas promovida pela Vice-Direção de Pesquisa

Leia mais

CENTRO MUNICIPAL DE APOIO AO DEFICIENTE CEMAD DEFICIÊNCIA MENTAL

CENTRO MUNICIPAL DE APOIO AO DEFICIENTE CEMAD DEFICIÊNCIA MENTAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. CENTRO MUNICIPAL DE APOIO AO DEFICIENTE CEMAD FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DIRETORA: PROFESSORA: ALUNO (A): Nº TURMA:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO FLORESTAL 30/08/2013

ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO FLORESTAL 30/08/2013 ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO FLORESTAL 30/08/2013 Objetivos da disciplina Visão de Administração e Planejamento Tomar decisões Fazer Planejamento Conhecimento para planejar e administrar Postura crítica

Leia mais

Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO

Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 3º ANO Tema: Geometria Tópico: Orientação Espacial Posição e localização Mapas, plantas e maquetas Propósito principal de ensino: Desenvolver nos alunos o sentido

Leia mais

50 anos a trabalhar pela saúde das pessoas

50 anos a trabalhar pela saúde das pessoas 50 anos a trabalhar pela saúde das pessoas 0 Intervenções Prácticas para a Melhora dos Processos de Planificação e Gestão Sanitária Mapas Sanitários da Área Municipal da Cidade de Maputo Março Julho 2013

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA Escola Básica Integrada c/ Jardim de Infância Fialho de Almeida, Cuba Ano Lectivo 2007/2008

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CUBA Escola Básica Integrada c/ Jardim de Infância Fialho de Almeida, Cuba Ano Lectivo 2007/2008 9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns. O Império Colonial português no Séc. XVIII: - Recursos naturais e actividades económicas; - Movimentos da população, tráfico de escravos; - A sociedade

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL

COLÉGIO ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL COLÉGIO ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL Município : Sertaneja Paraná Carga Horária Semanal 3 (aulas) 1. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 1ª TURMAS: B

Leia mais

Conteúdo Programático Anual. 4º ano MATEMÁTICA

Conteúdo Programático Anual. 4º ano MATEMÁTICA 4º ano MATEMÁTICA 1º BIMESTRE 1 Números Naturais Números e algarismos O uso dos números Conjunto dos números naturais Sucessor e antecessor Ordem crescente e ordem decrescente Números ordinais Números

Leia mais

Análise de Mercado. Plano de Negócios

Análise de Mercado. Plano de Negócios Análise de Mercado Plano de Negócios Estudo de Clientes 1 º passo Identificando as características gerais dos clientes Se pessoas físicas Qual a faixa etária? Na maioria são homens o mulheres? Tem família

Leia mais

CRAS Centro de Referência de Assistência Social. Coordenadores, Assistentes Sociais, Técnicos. (Organização)

CRAS Centro de Referência de Assistência Social. Coordenadores, Assistentes Sociais, Técnicos. (Organização) 2 ANÁLISE AMBIENTAL 2.1 A organização, Centro Referência e Assistência Social (CRAS) senvolveu um plano ação, o qual tem como base três serviços que são fundamentais para a existência da instituição; Serviço

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Betim, MG 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 346,8 km² IDHM 2010 0,749 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 378089 hab. Densidade demográfica

Leia mais

Plano de Aula Integrado com Hipermídia

Plano de Aula Integrado com Hipermídia Plano de Aula Integrado com Hipermídia Sumário Estrutura Curricular Dados da Aula Duração das atividades Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Estratégias e recursos da aula Recursos

Leia mais

A IMAGEM COMO DOCUMENTO HISTÓRICO

A IMAGEM COMO DOCUMENTO HISTÓRICO Projeto Presente! Formação / História 1 A IMAGEM COMO DOCUMENTO HISTÓRICO Texto 1 Cássia Marconi Ricardo Dreguer Os documentos são fundamentais como fontes de informações a serem interpretadas, analisadas

Leia mais

III Pré-Conferência de Cultura do Município de São Paulo

III Pré-Conferência de Cultura do Município de São Paulo III Pré-Conferência de Cultura do Município de São Paulo Zona Oeste 28 de julho de 2013 PROPOSTAS Eixo 1 1. Definição de, no mínimo, 2% do orçamento da PMSP para a Cultura; 2. Criação do Fundo Municipal

Leia mais

HABILIDADES. Compreender a formação da população brasileira. Perceber as influências presentes na cultura brasileira.

HABILIDADES. Compreender a formação da população brasileira. Perceber as influências presentes na cultura brasileira. l COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Período:

Leia mais

Escola EB 2/3 João Afonso de Aveiro 2011/2012 Formação Cívica 3º Ciclo Previsão do número de aulas disponíveis (45 minutos)

Escola EB 2/3 João Afonso de Aveiro 2011/2012 Formação Cívica 3º Ciclo Previsão do número de aulas disponíveis (45 minutos) Escola EB 2/3 João Afonso de Aveiro 20/202 Formação Cívica 3º Ciclo Previsão do número de aulas disponíveis (45 minutos) Início das aulas...5-09-20 Fim do Primeiro Período...6-2-20 Número de aulas do º

Leia mais

Professor(es) Apresentador(es): Margareth Alves Leite de Siqueira Bittencourt. Realização:

Professor(es) Apresentador(es): Margareth Alves Leite de Siqueira Bittencourt. Realização: 8 jeitos de mudar o mundo meta 7 dos objetivos do milênio Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente Práticas Experimentais E. E. Alfredo Paulino Sala 3 2ª Sessão Professor(es) Apresentador(es): Margareth

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional

Desenvolvimento Organizacional Desenvolvimento Organizacional O desenvolvimento Organizacional nasceu na década de 1960 devido as mudanças no mundo das organizações e em função das estruturas convencionais serem inadequadas a essas

Leia mais

Gestão de desempenho com base em competências

Gestão de desempenho com base em competências Gestão de desempenho com base em competências Working Paper EXECUTIVE 2 de abril de 2008 Sergio Ricardo Goes Oliveira Gestão de desempenho com base em competências Working Paper Objetivo Este documento

Leia mais

A Brink Mobil Tecnologia Educacional atua no cenário educativo há mais de trinta anos, sempre comprometida com o desenvolvimento da educação no país.

A Brink Mobil Tecnologia Educacional atua no cenário educativo há mais de trinta anos, sempre comprometida com o desenvolvimento da educação no país. Projeto Pedagógico A Brink Mobil Tecnologia Educacional atua no cenário educativo há mais de trinta anos, sempre comprometida com o desenvolvimento da educação no país. Destaca-se no âmbito da tecnologia,

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro

ALFABETIZAÇÃO. Joselaine S. de Castro ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro Pressuposto n Preciso conhecer/compreender o fenômeno para poder intervir eficazmente nele. LINGUAGEM Quatro habilidades: Ouvir Falar Ler Escrever n Recebemos: Ouvir

Leia mais

Março/2016 Março/2016

Março/2016 Março/2016 São Paulo 2030 Março/2016 Março/2016 2 de 80 OBJETIVO Mapear as opiniões e as percepções dos moradores da cidade da São Paulo em relação a temas do cotidiano e à prestação de políticas públicas, bem como

Leia mais

Após anos 70: aumento significativo de recursos para restauração. Não se observa um aumento proporcional de

Após anos 70: aumento significativo de recursos para restauração. Não se observa um aumento proporcional de Aspectos sociais em projetos de restauração de áreas degradadas Maria Castellano CTR Campinas Gestão de recursos naturais Os recursos naturais são passíveis de serem utilizados por muitos indivíduos; É

Leia mais

ELABORAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS

ELABORAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS 1 ELABORAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS Ernesto Friedrich de Lima Amaral 21 de setembro de 2011 Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia Departamento de Sociologia e Antropologia

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Disciplina: FLG 0253 - CLIMATOLOGIA I

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Disciplina: FLG 0253 - CLIMATOLOGIA I UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Disciplina: FLG 0253 - CLIMATOLOGIA I 1. Objetivos da disciplina: 1.1 Fornecer os meios básicos de utilização dos subsídios meteorológicos à análise

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL QUAL REALIDADE? QUAIS POSSIBILIDADES? QUAIS DESAFIOS? Material elaborado por Instituto Abaporu de Educação e Cultura

EDUCAÇÃO INFANTIL QUAL REALIDADE? QUAIS POSSIBILIDADES? QUAIS DESAFIOS? Material elaborado por Instituto Abaporu de Educação e Cultura EDUCAÇÃO INFANTIL QUAL REALIDADE? QUAIS POSSIBILIDADES? QUAIS DESAFIOS? Material elaborado por Instituto Abaporu de Educação e Cultura Mudança da concepção da função da EI ao longo dos tempos. Há influência

Leia mais

O Brasil cresceu porque a pobreza diminuiu. Já pensou quando acabarmos, de vez, com a miséria?

O Brasil cresceu porque a pobreza diminuiu. Já pensou quando acabarmos, de vez, com a miséria? O Brasil cresceu porque a pobreza diminuiu. Já pensou quando acabarmos, de vez, com a miséria? Ministério do esenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 3-CEPE/UNICENTRO, DE 5 DE JANEIRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Educação e Diversidade, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO. O VICE-REITOR,

Leia mais

COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre.

COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre. COLÉGIO REGINA PACIS Cuidando hoje, transformando sempre. DICAS DE ESTUDO 1) FAÇA seu dever de casa com qualidade e em sala de aula, PARTICIPE da correção, aproveitando para tirar dúvidas. 2) MANTENHA

Leia mais

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. 04/07/2010 Caderno de prova Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique se você

Leia mais

Planificação anual de Ciências Naturais 8º Ano de escolaridade

Planificação anual de Ciências Naturais 8º Ano de escolaridade Departamento de Ciências Experimentais Grupo de Recrutamento 520 - Biologia e Geologia Planificação anual de Ciências Naturais 8º Ano de escolaridade 2013/14 Tema Organizador: Terra no Espaço Conteúdos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA

ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA ESCOLA ESCOLA SECUNDÁRIA MOUZINHO DA SILVEIRA ANO LETIVO: 2015/2016 SERVIÇO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS- GRUPO 520 DATA: 9/ 9 /2015 ASSUNTO PLANIFICAÇÃ ANUAL DE CIÊNCIAS NATURAIS

Leia mais

LAUDO DE EXAME TÉCNICO DE ANÁLISE ERGONÔMICO DE TRABALHO NR-17

LAUDO DE EXAME TÉCNICO DE ANÁLISE ERGONÔMICO DE TRABALHO NR-17 LAUDO DE EXAME TÉCNICO DE ANÁLISE ERGONÔMICO DE TRABALHO NR-17 1. Identificação do Empreendimento Razão Social: Secretaria da Segurança Pública (SSP/TO) IML de Palmas Endereço: Quadra 304 Sul Av. NS 4

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Produção Industrial Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Curso Técnico em Móveis FORMA/GRAU: ( X ) integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

3) A imagem a seguir representa nitidamente, entre outros, dois problemas atuais:

3) A imagem a seguir representa nitidamente, entre outros, dois problemas atuais: 1) A seguinte frase faz uma crítica aos grandes centros urbanos. Os grandes centros urbanos são, em sua maioria, um formigueiro onde trabalhamos incessantemente para promover o regresso da humanidade.

Leia mais

BOLETIM 2 VERSÃO 09.06.2016

BOLETIM 2 VERSÃO 09.06.2016 BOLETIM 2 VERSÃO 09.06.2016 ACAMPAMENTO REGIONAL DE PATRULHAS Outubro de 2016 Canelinha SC Brasil BOLETIM 2 DETALHAMENTO DE FUNÇÕES PARA INSCRIÇÕES NA EQUIPE DE SERVIÇOS O detalhamento apresentado a seguir

Leia mais

PLANO DE AÇÃO - EQUIPE PEDAGÓGICA

PLANO DE AÇÃO - EQUIPE PEDAGÓGICA PLANO DE AÇÃO - EQUIPE PEDAGÓGICA JUSTIFICATIVA O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa.

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PASSO FUNDENSE DE CEGOS 1. Luciele COPETTI 2 Bibiana de Paula FRIDERICHS 3 Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

ASSOCIAÇÃO PASSO FUNDENSE DE CEGOS 1. Luciele COPETTI 2 Bibiana de Paula FRIDERICHS 3 Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS ASSOCIAÇÃO PASSO FUNDENSE DE CEGOS 1 Luciele COPETTI 2 Bibiana de Paula FRIDERICHS 3 Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS RESUMO Ver: conhecer por meio do sentido da visão, enxergar. Incapacidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC DE NOVA ODESSA Código: 234 Município: Nova Odessa Eixo Tecnológico: Segurança Habilitação Profissional: Técnico em Segurança do Trabalho Qualificação:

Leia mais

FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O MAPA MENTAL COMO REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO VIVIDO

FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O MAPA MENTAL COMO REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO VIVIDO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O MAPA MENTAL COMO REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO VIVIDO Alisson Rodrigues da Costa Universidade Federal do Ceará Rodrigues.a1993@gmail.com Marlon Pereira Matos Universidade

Leia mais

Niterói Educadora, Inovadora e Sustentável PERMITA-SE IR ALÉM!!

Niterói Educadora, Inovadora e Sustentável PERMITA-SE IR ALÉM!! BEM-VINDOS! Niterói Educadora, Inovadora e Sustentável PERMITA-SE IR ALÉM!! Lucila Martínez Calvi Consultora ILTC Coordenadora Nacional Cátedra da UNESCO Cidade e Meio Ambiente 11 de junho de 2015 As cidades

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA S UBSÍDIAR POLÍTICAS DE S AÚDE

INFORMAÇÕES PARA S UBSÍDIAR POLÍTICAS DE S AÚDE Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos PROJETO PARA APRESENTAÇÃO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMAÇÕES PARA S UBSÍDIAR POLÍTICAS DE S AÚDE 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Título:

Leia mais

ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR

ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR ANO LETIVO 2012/2013 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DO PRÉ-ESCOLAR 1º PERÍODO Lamego, 14 de janeiro de 2013 INTRODUÇÃO Para uma eficaz monitorização das competências esperadas para cada criança, no final

Leia mais

Programa de Matemática 2º ano

Programa de Matemática 2º ano Programa de Matemática 2º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

Progresso tecnológico e

Progresso tecnológico e Progresso tecnológico e crescimento Modelo de Solow Abordagem neo-schumpeteriana http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ Perguntas-chave 1. Em economia com acumulação de capital e progresso tecnológico,

Leia mais

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS/FUNÇÕES

ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS/FUNÇÕES ANEXO II ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS/FUNÇÕES AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS Zelar pela manutenção das instalações, mobiliários e equipamentos do órgão; Executar trabalhos braçais; Executar serviços de limpeza

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): JANETE FASSINI ALVES NOME DO LIVRO: O MENINO QUE APRENDEU A VER AUTOR: RUTH ROCHA Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua Portuguesa

Leia mais

A Organização da força de trabalho e intrasetorialidade para a atenção à saúde no Conjunto Habitacional Jardim

A Organização da força de trabalho e intrasetorialidade para a atenção à saúde no Conjunto Habitacional Jardim A Organização da força de trabalho e intrasetorialidade para a atenção à saúde no Conjunto Habitacional Jardim Introdução O conjunto habitacional Jardim 1 possui 150 blocos de apartamentos populares localizados

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA Ipezal/Angélica MS Maio de 2012. ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PROFESSORES RESPONSÁVEIS: ALDO ARARIPE PEIXOTO

Leia mais