representações sociais e integração social

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "representações sociais e integração social"

Transcrição

1 CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA representações sociais e integração social Formadora: Carla Martins Elaborado por: M. Antónia Folgado Ângela Fialho Luís Combadão

2 os Valores NEM TODOS PODEM TIRAR UM CURSO SUPERIOR. MAS TODOS PODEM TER RESPEITO, ALTA ESCALA DE VALORES E AS QUALIDADES DE ESPIRITO QUE SÃO A VERDADEIRA RIQUEZA DE QUALQUER PESSOA. ALFRED MONTAPERT

3 as normas AS NORMAS SÃO AS REGRAS DE COMPORTAMENTO QUE REFLETEM OS VALORES DE UMA CULTURA

4 ORDEM SOCIAL REFERE-SE A CERTA QUALIDADE, ISTO É, AO FUNCIONAMENTO SEM CHOQUES, NO SEIO DA SOCIEDADE, DA ACÃO RECIPROCA DE INDIVÍDUOS, GRUPOS OU INSTITUIÇÕES, E POR ESTE MOTIVO COMPREENDE VALORES DE EFICIÊNCIA, COERÊNCIA, LÓGICA, MORALIDADE, ETC.. ordem social

5 normas formais NORMAS SÃO RAZÕES OU MOTIVOS PARA AGIR, PARA ACREDITAR OU PARA SENTIR. ORDENS E PERMISSÕES EXPRESSAM NORMAS. ELAS ESTABELECEM MANEIRAS DE SER NO MUNDO EM VEZ DE DESCREVER REALIDADES DO MUNDO. RESUMIDAMENTE, NORMA É O CUMPRIMENTO DAS REGRAS DE ACORDO COM OS SEUS VALORES. NORMAS SÃO USADAS PARA MANTER A ORDEM. NAS ESCOLAS, POR EXEMPLO, NORMAS E REGRAS SÃO MUITO USADAS, E, NORMALMENTE, OS ADOLESCENTES NÃO GOSTAM DE NORMAS, POIS ELES NÃO GOSTAM DE SER CONTRARIADOS.

6 comportamento social SE TEM UM CERTO PRECONCEITO QUANDO O ASSUNTO É ETIQUETA, COMPORTAMENTO SOCIAL E BOAS MANEIRAS, ESSE PODE SER UM INDÍCIO DE QUE NECESSITA DAR MAIS ATENÇÃO A ESSE ASSUNTO. COMPORTAR-SE ADEQUADAMENTE NÃO SIGNIFICA SER CHIQUE. AO CONTRÁRIO, É UM SINAL QUE VOCÊ SABE RELACIONAR-SE BEM COM PESSOAS DOS MAIS DIVERSOS NÍVEIS. SE JÁ PASSOU POR ALGUMA SITUAÇÃO EM QUE NÃO SABIA COMO AGIR OU COMPORTAR-SE, OU SE JÁ FOI A UMA FESTA OU REUNIÃO E SENTIU-SE DESLOCADO, PROVAVELMENTE, FOI PORQUE NÃO CONHECIA ALGUMAS DAS REGRAS DE COMPORTAMENTO. QUANDO SABEMOS COMO NOS COMPORTAR, FICAMOS MAIS SEGUROS, CONFIANTES E À VONTADE.

7 socialização A FAMÍLIA É O PRIMEIRO AGENTE DA SOCIALIZAÇÃO E TAMBÉM O MAIS IMPORTANTE, POIS TEM UM PAPEL ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DAS ATITUDES SOCIAIS E NA TRANSMISSÃO DE VALORES, ALÉM DE SER UMA RELAÇÃO QUE SE BASEIA EM AFETO, DEIXANDO AS CRIANÇAS MAIS RECETIVAS.

8 controlo social A NECESSIDADE DE ACEITAÇÃO E O MEDO DA REPROVAÇÃO SOCIAL SÃO FATORES QUE EXPLICAM A IMPORTÂNCIA DA PRESSÃO SOCIAL COMO MECANISMO DE CONTROLO. A SOCIEDADE DISPÕE DE UM SISTEMA DE SANÇÕES QUE RECOMPENSAM OS COMPORTAMENTOS ACEITES E SOCIALMENTE DESEJADOS. A NECESSIDADE DE ACEITAÇÃO SOCIAL PROPORCIONA O APARECIMENTO DE CULPAS QUE IMPEDEM A TOTAL ACEITAÇÃO DE SI MESMO. RECONHECER OS PRECONCEITOS E JULGAMENTOS ABRE CAMINHO PARA RELEVAR A BELEZA DE SER HUMANO. A MÁSCARA REPRESENTA AS DEFESAS CONSTRUÍDAS NA VIDA PARA SOBREVIVER E SER ACEITE. POR TRÁS DELA, PODE-SE OLHAR A VERDADEIRA FACE DA CRIANÇA PERDIDA, TRISTE E SOLITÁRIA.

9 comportamentos DesViantes UM COMPORTAMENTO DESVIANTE PODE SER DEFINIDO COMO UM COMPORTAMENTO QUE SEJA CONTRÁRIO AOS PADRÕES E NORMAS ACEITES COMO CORRECTOS NUMA DETERMINADA SOCIEDADE. PORÉM, NENHUMA SOCIEDADE PODE SER DIVIDIDA SIMPLESMENTE EM QUEM SE DESVIA DAS NORMAS E QUEM É SEU CUMPRIDOR MÁXIMO. A MAIOR PARTE DAS PESSOAS A CERTA ALTURA ACABA POR TRANSGREDIR, NEM QUE SEJA MINIMAMENTE, AS NORMAS SOCIAIS. QUASE TODAS AS PESSOAS TÊM, POR VEZES, COMPORTAMENTOS QUE NÃO SÃO ADEQUADOS À SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRAM.

10 comportamentos DesViantes A ESCOLA É, OU DEVERIA SER, PARA A MAIORIA DOS ALUNOS SINÓNIMO DE BEM-ESTAR, UM LOCAL DE CONVÍVIO COM OUTRAS PESSOAS, UM LOCAL ONDE SE TRAVAM AMIZADES. É TAMBÉM, UM ESPAÇO DE ENRIQUECIMENTO PESSOAL ATRAVÉS DA AQUISIÇÃO DE SABERES E DO DESENVOLVIMENTO DE APTIDÕES. CONTUDO, PARA ALGUNS ALUNOS A ESCOLA TEM OUTROS SIGNIFICADOS, COMO EXEMPLO SER UM ESPAÇO PARA EXPRESSAREM A SUA REVOLTA INTERIOR PELAS CONDIÇÕES ADVERSAS EM QUE VIVEM. NA ESCOLA SÃO MAIS FREQUENTES OS COMPORTAMENTOS DESVIANTES NEGATIVOS, COMO POR EXEMPLO O MAU COMPORTAMENTO NAS AULAS, O BULLYING, O CONSUMO DE DROGAS OU OS ROUBOS. CONTUDO, PODEMOS TAMBÉM VERIFICAR COMPORTAMENTOS POSITIVOS COMO O FACTO DE ALGUNS ALUNOS FREQUENTAREM A BIBLIOTECA NOS TEMPOS LIVRES E POR ESSE MOTIVO SEREM ALVO DE GOZO POR PARTE DE OUTROS ALUNOS.

11 comportamentos DesViantes É NECESSÁRIO TER-SE ATENÇÃO AOS NOVOS DISTÚRBIOS ALIMENTARES. À BULIMIA E À ANOREXIA JUNTAM-SE AGORA NOVOS COMPORTAMENTOS DESVIANTES RELATIVOS À COMIDA QUE TÊM A AGRAVANTE DE NÃO SER DETETADOS FREQUENTEMENTE. LEVE AO MÉDICO OU A UM NUTRICIONISTA SE IDENTIFICAR AOS SEUS FILHOS : NIGHT EATING SYNDROME- (APETITE NOTURNO)- QUEM SOFRE DESTE PROBLEMA ACORDA VÁRIAS VEZES À NOITE PARA "ATACAR" O FRIGORIFICO E VOLTA A DEITAR-SE. PERMAREXIA- CONSISTE EM VIVER EM DIETA, SEM CONTROLO MÉDICO, RECORRENDO A DIETAS DE PESSOAS FAMOSAS OU A DIETAS SUPOSTAMENTE MILAGROSAS. ANOREXIA ALCOÓLICA- QUEM A TEM PRIVA-SE DE COMER PARA CONSUMIR ÁLCOOL EM EXCESSO. ALIMENTAÇÃO SELETIVA- A PESSOA VAI, PROGRESSIVAMENTE, RESTRINGINDO A SUA ALIMENTAÇÃO A MENOS DE 10 ALIMENTOS AO LONGO DE DOIS ANOS.

12 comportamentos DesViantes AS DOENÇAS DE COMPORTAMENTO ALIMENTAR (DCA) SÃO PERTURBAÇÕES DO FORO MENTAL CARACTERIZADAS POR GRAVES ALTERAÇÕES DO PADRÃO ALIMENTAR NORMAL E POR PROFUNDAS REPERCUSSÕES PSICOLÓGICAS VIVENCIADAS PELO PRÓPRIO E PELA FAMÍLIA. OCORREM, GERALMENTE, NA ADOLESCÊNCIA ATÉ AO INÍCIO DA IDADE ADULTA SENDO AS MAIS CONHECIDAS: A ANOREXIA NERVOSA, CARACTERIZADA POR UMA PERDA DE PESO EXAGERADA E MEDO DE VOLTAR A GANHAR PESO (RECUSA EM MANTER UM PESO CORPORAL MÍNIMO ADEQUADO PARA A ALTURA/IDADE) A BULIMIA NERVOSA, QUE REFLETE UMA PREOCUPAÇÃO EXAGERADA E MEDO DE GANHAR PESO (COM EPISÓDIOS REPETIDOS DE VORACIDADE ALIMENTAR SEGUIDOS DE COMPORTAMENTOS COMPENSATÓRIOS INADEQUADOS COMO VÓMITOS AUTO PROVOCADOS, USO E ABUSO DE LAXANTES, DIURÉTICOS E ENEMAS, JEJUM, EXERCÍCIO FÍSICO EXCESSIVO).

13 comportamentos DesViantes OS PAIS SÃO OS PRIMEIROS MODELOS DOS FILHOS. POR EXEMPLO, SE OS PAIS UTILIZAM A VIOLÊNCIA (MESMO QUE APENAS VERBAL) NOS SEUS RELACIONAMENTOS, OS FILHOS SERÃO VIOLENTOS E, FREQUENTEMENTE, SERÃO NÃO SÓ VERBALMENTE VIOLENTOS MAS TAMBÉM FISICAMENTE VIOLENTOS. SE OS PAIS FOREM CONSUMIDORES DE DROGAS (MESMO QUE APENAS LEGAIS, COMO É O CASO DO TABACO, ÁLCOOL, OU TRANQUILIZANTES) FORNECEM UM MODELO DE CONSUMISMO AOS FILHOS E, ESTES, TERÃO UMA MUITO MAIOR PROBABILIDADE DE SE TORNAREM CONSUMIDORES DE DROGAS, TANTO LEGAIS COMO, FREQUENTEMENTE, ILEGAIS EFETIVAMENTE, AS CRIANÇAS APRENDEM MAIS COM O QUE VÊM OS PAIS FAZER, DO QUE COM OS CONSELHOS QUE OUVEM DELES: POR ISSO, OS PAIS TÊM DE TER CUIDADO COM O MODELO DE COMPORTAMENTO QUE TÊM PERANTE O MUNDO E MOSTRAM AOS SEUS FILHOS.

14 conclusão socialização, É UM PROCEssO DE APRENDIzAgEM DA CULTURA DE UM grupo social, COMEçA QUANDO O INDIvíDUO NAsCE E só TERMINA QUANDO MORRE. socialização PRIMáRIA, OCORRE NOs PRIMEIROs ANOs DE vida, COM A FAMíLIA, A CRIANçA APRENDE DEsDE CEDO, A COMPORTAR-sE, A RELACIONAR-sE COM Os OUTROs E A sociedade, são DIFíCEIs DE EsQUECER, POIs são BAsEADOs NO AMOR E NO AFETO DOs PRIMEIROs ANOs DE vida. socialização secundária, É FEITA NA EsCOLA, PELOs AMIgOs E MEIOs DE COMUNICAçãO, ONDE EsTEs COMPLETAM O PROCEssO DE ENsINO-APRENDIzAgEM. CONsOANTE ONDE Os INDIvíDUOs vão-se INTEgRANDO EM grupos vão PERLONgANDO A sua APRENDIzAgEM, POIs EXIsTE CULTURAs DIFERENTEs E vão APRENDENDO A INTERAgIR COM TUDO O QUE EXIsTE. O NOssO COMPORTAMENTO ADvÉM DAs EXPERIêNCIAs QUE TIvEMOs E DA EDUCAçãO, BEM COMO NOs COMPORTAMOs NA sociedade. TODOs TEMOs valores, ORIENTAçõEs DIFERENTEs. EXIsTEM vários EsTIgMAs NA sociedade, TAIs COMO, O IDEAL DE BELEzA, A POBREzA, As DEFICIêNCIAs, FAzENDO COM QUE As PEssOAs se sintam DEsLOCADAs, EsTIgMATIzADAs E são AFAsTADOs NA sociedade.

15 A BELEzA FísICA CADA vez MAIs EsTá PREsENTE NA NOssA sociedade, ATUALMENTE É EXIgIDA. somos CONsTANTEMENTE BOMBARDEADOs COM PUBLICIDADE (ENgANOsA), NAs REvIsTAs DE MODELOs, EM QUALQUER PUBLICIDADE NOs ANúNCIOs DE TELEvIsãO As IMAgENs DAs MODELOs são ALTERADAs PARA serem DITAs PERFEITAs, serem MAgRAs, ALTAs, BONITAs, A QUE LEvA, geralmente As ADOLEsCENTEs A MUDAREM Os sus COMPORTAMENTOs ALIMENTAREs, LEvANDO à BULIMIA E à ANOREXIA. MUITAs vezes são ADOLEsCENTEs NORMAIs, sem QUAIsQUER PROBLEMAs FísICOs, MAs QUE são DEsCRIMINALIzADAs POR vários TIPOs DE grupos E QUE NãO são ACEITEs E TENTAM se TRANsFORMAR sem RAzãO APARENTE. TODAs As situações OU INDIvíDUOs são AvALIADOs, QUER EM sociedade QUER INDIvIDUALMENTE. NA sociedade EXIsTEM valores, IDEAIs, A vários NívEIs, PODEM ELEs ser, sociais, ECONóMICOs OU POLíTICOs. CREsCEMOs E vivemos COM EssEs valores E NORMAs DE CONDUTA, geralmente REsPEITAMO-LOs E APRENDEMOs COM Os OUTROs QUE NOs RODEIAM, vivemos EM sociedade, INDEPENDENTEMENTE DA RAçA, DA COR, DA RELIgIãO OU NACIONALIDADE, são As REgRAs CívICAs. há UNs ANOs ATRás, QUANDO OUTRAs COMUNIDADEs OU RAçAs DIFERENTEs IAM viver NUMA DETERMINADA área, ENCONTRAvAM-sE várias CULTURAs E TRADIçõEs, QUE NEM sempre ERAM ACEITEs E REsPEITADAs POR PARTE DE QUEM Já Lá vivia, MAs hoje EM DIA É MAIs FáCIL INTERAgIR COM OUTRAs CULTURAs DIFERENTEs DA NOssA.

16 O NOssO COMPORTAMENTO NO QUOTIDIANO, REsULTA DO MODO COMO NOs sentimos. se EXPRIMIMOs ALEgRIA, OU EsTAMOs APAIXONADOs, vestimo-nos, CONvERsAMOs DE UMA MANEIRA, MAs, se EsTAMOs TRIsTEs OU COM sentimento DE DOR, RAIvA, AgIMOs DE MANEIRA DIFERENTE, TEMOs COMPORTAMENTOs INCONsCIENTEs. A NOssA PERsONALIDADE É UMA CONsTRUçãO gradual, OU seja; vai-se MOLDANDO COM A IDADE, COM As EXPERIêNCIAs QUE vivemos, E QUE NOs RODEIAM NO MEIO social. NA sociedade EXIsTEM LEIs, REgRAs E NORMAs QUE TODOs Nós TEMOs QUE CUMPRIR. Os valores MORAIs são TãO IMPORTANTEs NA sociedade PORQUE, são Os REsPONsávEIs PELA MANUTENçãO DA ORDEM ENTRE As PEssOAs, sendo INCLUsIvE EsTEs ENsINADOs DEsDE O BERçO. É FáCIL IMAgINAR EM QUE situação O MUNDO se ENCONTRARIA ATUALMENTE CAsO O homem IgNORAssE As LEIs FORMULADAs A PARTIR DOs CONCEITOs DE ÉTICA E MORALIDADE. É CERTO QUE O homem POssUI O DIREITO DE TER sua LIBERDADE DE EXPREssãO E EsCOLhA, PORÉM TUDO É PAssIvO DE LIMITEs, CAsO CONTRáRIO, DIANTE DE QUAIsQUER ADvERsIDADEs QUE surgissem EM NOssO CAMINhO, RETORNARíAMOs AO NOssO EsTADO PRIMITIvO E REsOLvERíAMOs TODOs Os PROBLEMAs DE MANEIRA ANTIQUADA, DEsPROvIDA DE ÉTICA E MORAL, COMO FAzEM Os CRIMINOsOs, NOTADAMENTE NãO seguidores DOs valores MORAIs.

17 EXIsTEM sanções POsITIvAs E sanções NEgATIvAs, NO CAsO DAs NEgATIvAs É QUANDO NãO se CUMPREM As LEIs; NO CAsO DAs POsITIvAs É QUANDO UM INDIvíDUO OU UM CONJUNTO ATINgE vários OBJETIvOs E são valorizados POR IssO. QUEM INFRINgE As LEIs, geralmente são EsTIgMATIzADOs, são COLOCADOs à PARTE NA sociedade, PORQUE COLOCAM EM CAUsA A ORDEM social.

18 CRIANçA sapeca PURA ENERgIA BRINCA, FAz EsTRIPULIA. ALhEIA AO PERIgO ENTOA TERNURA MEsMO NA DEsvENTURA. A sua ALMA saltita NA PUREzA DA sua EssêNCIA IgNORA O PERIgO NA INOCêNCIA. FELIz vive E sonha IgNORANDO O ADvERsO FUTURO E O PERIgO DO TEMPO EsCURO. CRIANçA INOCENTE PROTEgIDA ELA EsTá seu ANJO DA guarda OLhA DE Lá. ACABA O DIA, A NOITE ChEgA CRIANçA DEITA, APAgA A LUz DEITA E REzA AO MENINO JEsUs. CRIANçA FUTURO DO MUNDO NA PAz DO MUNDO PORvIR DEITA E DORME, sonha A DORMIR.

ISO Fev / 11 CLAUDIA PEDRAL PAPEL DA FAMILIA NO COTIDIANO ESCOLAR

ISO Fev / 11 CLAUDIA PEDRAL PAPEL DA FAMILIA NO COTIDIANO ESCOLAR ISO Fev / 11 CLAUDIA PEDRAL PAPEL DA FAMILIA NO COTIDIANO O QUE É PAPEL? Dentro da Ciência, muitas teorias vieram para definir papéis e os espaços do sujeito na sociedade. DEFINI-SE COMO SENDO: A forma

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA AS ATIVIDADES DO PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO COMER,

EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA AS ATIVIDADES DO PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO COMER, EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICO DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA AS ATIVIDADES DO PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO COMER, COMER PARA PODER CRESCER DA FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA 02/2016 A Faculdade Ciências da Vida

Leia mais

ÉTICA E MORAL. profa. Karine Pereira Goss

ÉTICA E MORAL. profa. Karine Pereira Goss profa. Karine Pereira Goss Muitas vezes utiliza-se esses termos como sinônimos. Mas há diferenças entre eles, embora se relacionem estreitamente. MORAL é um conjunto de normas que regulam o comportamento

Leia mais

Sociologia O que é? O que estuda?

Sociologia O que é? O que estuda? Alice Mendonça / Universidade da Madeira Sociologia O que é? O que estuda? A Sociologia estuda a realidade social, ou seja, as relações e comportamentos que os indivíduos estabelecem entre si. É uma ciência

Leia mais

A sexualidade é a expressão do desejo, do amor e da comunicação com o outro.

A sexualidade é a expressão do desejo, do amor e da comunicação com o outro. A sexualidade é a expressão do desejo, do amor e da comunicação com o outro.. A adolescência é uma fase de muitas mudanças físicas e emocionais, principalmente, no que se refere às percepções de si mesmo

Leia mais

1. O amor que sabe. 2. A boa e a má consciência

1. O amor que sabe. 2. A boa e a má consciência 1. O amor que sabe A idéia de que devem e podem assumir algo pelos pais ou ancestrais faz parte do pano de fundo que causa dificuldades aos filhos. Isso leva a problemas intermináveis para eles. E de certa

Leia mais

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos Organizadoras: Francisca Izabel Pereira Maciel Mônica Correia Baptista Sara Mourão Monteiro Estrutura da exposição 1. O contexto

Leia mais

GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA B. A entrevistada tem 52 anos e é casada. 9º ano.

GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA B. A entrevistada tem 52 anos e é casada. 9º ano. GRELHA DE ANÁLISE DA ENTREVISTA EFETUADA À FUNCIONÁRIA B CATEGORIAS DE ANÁLISE SÍNTESE EXCERTOS DAS ENTREVISTAS Caracterização sociodemográfica Idade Sexo Estado civil Grau de escolaridade / habilitações

Leia mais

O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO INFANTIL O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO INFANTIL (2007) Juliane Callegaro Borsa Psicóloga. Mestranda em Psicologia Clínica, PUCRS, Rio Grande do Sul, Brasil. Pesquisadora Bolsista do CNPq Email:

Leia mais

O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ISSN 2316-7785 O USO DE MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA A ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES VISUAIS E AUDITIVAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA Alexandre da Silva Universidade Regional Integrado

Leia mais

OS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO HUMANO

OS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESENVOLVIMENTO HUMANO 1 A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO A psicologia do desenvolvimento estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: Físico-motor, intelectual, afetivo, emocional e social, ou seja, desde

Leia mais

AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELAS CRIANÇAS QUE TRABALHAM E ESTUDAM

AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELAS CRIANÇAS QUE TRABALHAM E ESTUDAM UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS PROJETO A VEZ DO MESTRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELAS CRIANÇAS QUE TRABALHAM E ESTUDAM Flávia

Leia mais

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI 1 FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas Disciplina: Educação Física 1º ano Ensino Médio 1º Trimestre Professor: Renato Doenças e suas relações com

Leia mais

Trabalho Sobre a Cultura Cientifíco-tecnológica

Trabalho Sobre a Cultura Cientifíco-tecnológica 1 P a g e Trabalho Sobre a Cultura Cientifíco-tecnológica Trabalho realizado realizado pelo aluno Paulo Joon nº2 da turma 2 do 11º ano do Colégio de S. Teotónio no âmbito da disciplina de Filosofia(2º

Leia mais

As Doze Tradições Proteção contra nosso maior perigo: nós mesmos!

As Doze Tradições Proteção contra nosso maior perigo: nós mesmos! As Doze Tradições Proteção contra nosso maior perigo: nós mesmos! As Doze Tradições Proteção contra nosso maior perigo: nós mesmos! Paz, alegria de viver, aceitação e, consequentemente, serenidade fazem

Leia mais

Página 2 EDITORIAL. Dhenyfe Lorrany Samarah Christina. Oficinista: Elma Torres. Legenda da imagem ou do elemento gráfico.

Página 2 EDITORIAL. Dhenyfe Lorrany Samarah Christina. Oficinista: Elma Torres. Legenda da imagem ou do elemento gráfico. VIDA ESCOLAR Página 2 VIDA ESCOLAR EDITORIAL Dhenyfe Lorrany Samarah Christina Oficinista: Elma Torres Legenda da imagem ou do elemento gráfico. Página 3 Política na Escola Assim como o Brasil, a escola

Leia mais

GEOGRAFIA. PRINCIPAIS CONCEITOS: espaço geográfico, território, paisagem e lugar.

GEOGRAFIA. PRINCIPAIS CONCEITOS: espaço geográfico, território, paisagem e lugar. GEOGRAFIA { PRINCIPAIS CONCEITOS: espaço geográfico, território, paisagem e lugar. A importância dos conceitos da geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares Os conceitos são fundamentais

Leia mais

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Silvia Helena Vieira Cruz A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Silvia Helena Vieira Cruz INTRODUÇÃO Os ganhos decorrentes das experiências vividas pelas crianças em creches e pré-escolas dependem diretamente

Leia mais

Crianças em trabalho perigoso

Crianças em trabalho perigoso Crianças em trabalho perigoso As mais recentes estatísticas globais da OIT estimam que 115 milhões de crianças estão envolvidas em trabalho perigoso. São trabalhos que pela sua natureza ou pelas condições

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS SUBGERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS SUBGERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS SUBGERÊNCIA DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO Facilitador: Euzebio Raimundo da Silva Gestor de Pessoas ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Viver melhor em família

Viver melhor em família Viver melhor em família Dicas e atitudes para relacionamentos saudáveis e filhos felizes Elizabeth Monteiro VIVER MELHOR EM FAMÍLIA Dicas e atitudes para relacionamentos saudáveis e filhos felizes Copyright

Leia mais

Boas situações de Aprendizagens. Atividades. Livro Didático. Currículo oficial de São Paulo

Boas situações de Aprendizagens. Atividades. Livro Didático. Currículo oficial de São Paulo Atividades Boas situações de Aprendizagens Livro Didático Currículo oficial de São Paulo LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEÚDOS E ATIVIDADES Enfoque fragmentado, centrado na transmissão

Leia mais

Os Processos de Construção e Implementação de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua 1

Os Processos de Construção e Implementação de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua 1 1 Os Processos de Construção e Implementação de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua 1 Boletim de Pesquisa n. 2, outubro de 2009. Um projeto do Centro Internacional de Estudos

Leia mais

O ADULTO QUE CUIDA. Psic. Ms Helenita Ferrari

O ADULTO QUE CUIDA. Psic. Ms Helenita Ferrari O ADULTO QUE CUIDA Psic. Ms Helenita Ferrari QUEM É O OUTRO, AQUELE QUE CUIDA? É o adulto que cuida. Aquele que exerce as funções de cuidado, que nem sempre é a mãe. Mas é a pessoa mais estável na vida

Leia mais

Educação Infantil: como fazer valer esse direito?

Educação Infantil: como fazer valer esse direito? Educação Infantil: como fazer valer esse direito? Sabemos o que é qualidade em cuidados e educação. Sabemos o que uma bela infância representa. A hora de se justificar já passou, há muito tempo. Agora

Leia mais

Apostila do curso de. Psicologia Organizacional e do. Trabalho

Apostila do curso de. Psicologia Organizacional e do. Trabalho Apostila do curso de Psicologia Organizacional e do Trabalho 1- Origem do Tema 2- O Psicólogo do Trabalho 3- Psicologia Organizacional 4- Utilização nas Empresas 5- A Importância da Função 6- Principais

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Faculdade AIEC, mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada AIEC, iniciou, em 2002, o curso de Bacharelado em Administração, na metodologia semipresencial. Foi pioneira e até hoje é

Leia mais

ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de"como Educar Meu Filho?" (Publifolha)

ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora decomo Educar Meu Filho? (Publifolha) ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de"como Educar Meu Filho?" (Publifolha) Bullying não é nada disso Além de banalizar o conceito, o que mais conseguimos ao abusar desse termo? Alarmar os pais Há muita

Leia mais

Como escolher os nossos alimentos?

Como escolher os nossos alimentos? Como escolher os nossos alimentos? Os animais possuem regimes alimentares diferentes mas, independentemente dos mesmos, todos necessitam de ingerir alimentos para sobreviverem! 1 Importância da alimentação

Leia mais

NAPE. Núcleo de Apoio PsicoEducativo. Divisão de Assuntos Sociais

NAPE. Núcleo de Apoio PsicoEducativo. Divisão de Assuntos Sociais NAPE Núcleo de Apoio PsicoEducativo Divisão de Assuntos Sociais Missão A missão do NAPE centra-se no combate ao insucesso e abandono escolar com intervenção dirigida preferencialmente aos alunos do pré-escolar

Leia mais

Equipamentos de Proteção Individual Quais as evidências para o uso? Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo

Equipamentos de Proteção Individual Quais as evidências para o uso? Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Equipamentos de Proteção Individual Quais as evidências para o uso? Maria Clara Padoveze Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo Declaração Sem conflite de interesse para o tema da apresentação

Leia mais

Acesso e permanência:

Acesso e permanência: Acesso e permanência: Diálogos Educação Básica e Educação Superior CNE, Brasília, 13/03/2015 Antonio Ibañez Ruiz, CEB/CNE Percurso dos estudantes na Educação Infantil. Educação Básica Ensino Fundamental

Leia mais

DOS BRINQUEDOS ÀS BRINCADEIRAS: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

DOS BRINQUEDOS ÀS BRINCADEIRAS: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DOS BRINQUEDOS ÀS BRINCADEIRAS: REFLEXÕES SOBRE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Camila de Lima Neves.(UEPB) camila.lima.18@hotmail.com.br Margareth Maria de Melo, orientadora, UEPB, margarethmmelo@yahoo.com.br

Leia mais

QUANDO A VIDA. DOS BRASILEIROS MUDA, O BRASIL MUDA TAMBÉM. Saiba como participar dessa mudança. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME

QUANDO A VIDA. DOS BRASILEIROS MUDA, O BRASIL MUDA TAMBÉM. Saiba como participar dessa mudança. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME QUANDO A VIDA DOS BRASILEIROS MUDA, O BRASIL MUDA TAMBÉM. Saiba como participar dessa mudança. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Esta é Dona Alenita Ferreira da Silva, beneficiária

Leia mais

Um pedaço de mim. Thais Nascimento NF: IV E UEMG

Um pedaço de mim. Thais Nascimento NF: IV E UEMG Um pedaço de mim Thais Nascimento NF: IV E UEMG INTRODUÇÃO Tudo começa em uma aula de Educação Física, no 4º período de Pedagogia, na Faculdade de Educação (UEMG). A professora Darsoni rapidamente lança

Leia mais

Bibliotecas Públicas ao encontro dos

Bibliotecas Públicas ao encontro dos [ A L V A L A D E ]! [ B E D E T E C A ]! [ B E L É M ] [ C ABibliotecas M Õ E S ]! [ C E NP T R A L ]! [ D A V I D M O U R Ã O - F E R R E I R A ]! [ HUtilizadores E M E R O T E C A ]! [ I T I N E - R

Leia mais

A Educação no Desporto

A Educação no Desporto A Educação no Desporto Projeto Sports For All Fundação Aragão Pinto Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves - Damaia 3ª Conferência Bento Valente 21 de Novembro de 2012 O QUE É A EDUCAÇÃO Educação engloba

Leia mais

Auto estima e sua relação com a aprendizagem

Auto estima e sua relação com a aprendizagem Auto estima e sua relação com a aprendizagem Fonte: shutterstock.com O mundo é dos vencedores Só se dá bem quem vence Pode mais quem tem mais O que desejamos para o futuro dos nossos alunos? Aspirações

Leia mais

Sala temática Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo

Sala temática Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo Sala temática Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo Os desafios para garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem com qualidade na educação de jovens e adultos e na educação do campo Os

Leia mais

Aprender a comer bem

Aprender a comer bem Aprender a comer bem 3 Todos os dias os Cufitas vão para escola aprender coisas novas. Aprender a ler, a escrever e no recreio brincam com os amigos. Um dia no recreio, encontraram o João a chorar e perguntaram-lhe:

Leia mais

PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR - PEIC

PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR - PEIC PESQUISA DE ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR - PEIC CURITIBA - PR SETEMBRO/2013 SUMÁRIO Histórico da PEIC... 3 Tabela 1 - Nível de endividamento... 4 Tabela 2 - Tipo de dívida... 5 Tabela 3

Leia mais

page 2 / 11 RELACIONAMENTOS antes de precisar deles. Quando surgir a necessidade, eles estarão lá, a postos, dispostos a lhe ajudar.

page 2 / 11 RELACIONAMENTOS antes de precisar deles. Quando surgir a necessidade, eles estarão lá, a postos, dispostos a lhe ajudar. page 1 / 11 Tenho certeza que você pensava o contrário, ou seja, que "O QUE ALGUÉM FAZIA" era mais importante do que "QUEM ERA AQUELA PESSOA". Entender a diferença entre essas duas afirmações, pode ter

Leia mais

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR A PERSPECTIVA DA ENFERMAGEM NA ATUALIDADE Dra. Juliana Gurgel Passos Fiscal Coren-CE A Enfermagem, por se caracterizar como uma profissão

Leia mais

III POR QUE ENGORDAMOS?

III POR QUE ENGORDAMOS? Dr. Marcos Sandoval Medeiros de Freitas III POR QUE ENGORDAMOS? A resposta a esta pergunta não é fácil e simples como parece, e a maioria das colocações quase sempre vão sugerir e apontar em direção a

Leia mais

Flexibilização do currículo do Ensino Médio

Flexibilização do currículo do Ensino Médio Flexibilização do currículo do Ensino Médio Proposta de redação: Ensinar o verbo que precisa ser conjugado no presente e no futuro. Flexibilização do currículo do EM: Os adolescentes do novo milênio fazem

Leia mais

A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL. Coordenação Estadual de Saúde Mental Março 2014

A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL. Coordenação Estadual de Saúde Mental Março 2014 A ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL Coordenação Estadual de Saúde Mental Março 2014 ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO PARA TRANSTORNOS MENTAIS E DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS Em saúde mental nem sempre

Leia mais

A inserção das crianças no Ensino Fundamental: duas experiências possíveis

A inserção das crianças no Ensino Fundamental: duas experiências possíveis A inserção das crianças no Ensino Fundamental: duas experiências possíveis Vanessa Neves Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (NEPEI/FaE/UFMG) Grupo de Estudos e Pesquisas em

Leia mais

ARTIGO: Stress e trabalho temporário - por Conceição Espada (especialista em gestão do stresse)

ARTIGO: Stress e trabalho temporário - por Conceição Espada (especialista em gestão do stresse) ARTIGO: Stress e trabalho temporário - por Conceição Espada (especialista em gestão do stresse) Existem profissões declaradamente mais stressantes, com atividades comprovadamente muito pressionantes, causadoras

Leia mais

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELEITURA FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL CARLA JAMILLE C. DE ARAÚJO Mestranda em Educação, UFBA, jamillecarla@hotmail.com REFERENCIAL CURRICULAR

Leia mais

CIDADANIA: será esse o futuro do desenvolvimento do País?

CIDADANIA: será esse o futuro do desenvolvimento do País? THATIANA SOUZA CIDADANIA: será esse o futuro do desenvolvimento do País? Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós- Graduação do Cefor como parte das exigências do curso de Especialização em Legislação

Leia mais

1. A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS.

1. A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS. Formulação de Objetivos Educacionais 1. A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS. A prática educativa atua no desenvolvimento individual e social dos indivíduos, proporcionando-lhes os meios de apropriação

Leia mais

Caça ao Tesouro Inês de Castro

Caça ao Tesouro Inês de Castro Caça ao Tesouro Inês de Castro Manuel Mendes nº 12 Mª Margarida Ferreira nº 16 Rafaela Monteiro nº 2 3 6º5 Ano lectivo 2010/2011 1 Caça ao Tesouro D. Inês de Castro A Caça ao Tesouro pretende que os participantes

Leia mais

UNIMED JOINVILLE - SC

UNIMED JOINVILLE - SC UNIMED JOINVILLE - SC UNIMED JOINVILLE - SC PROGRAMA SAÚDE DO COLABORADOR Autores: Langaro, F; Liell, M.V.V.; Moreira, M.Z.S. PROGRAMA SAÚDE DO COLABORADOR Como iniciou: Foi aplicado questionário (Infomed)

Leia mais

14 de novembro. O que você sabe sobre o diabetes tipo II?

14 de novembro. O que você sabe sobre o diabetes tipo II? 14 de novembro O que você sabe sobre o diabetes tipo II? 1. Diabetes é contagioso? 1. Diabetes é contagioso? Sim Você não acertou! O diabetes não é contagioso! O diabetes não passa de pessoa para pessoa,

Leia mais

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SISTEMÁTICA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JÚLIO MÜLLER DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO OUTUBRO DE 2013 SUMÁRIO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO... 1 1. Núcleo de Informações

Leia mais

Manual de Marca: Colégio

Manual de Marca: Colégio Manual de Marca: Sumário 3 4 8 9 10 11 Essência da Marca DNA Síntese da Marca Identidade Visual Conceito Assinaturas 13 Dimensões Plausíveis 14 Área de Resguardo 15 Cores 16 17 Tipografia Aplicações Inadequadas

Leia mais

Como garantir que seremos cuidadores e um dia cuidados por um profissional competente? Qual é o perfil desejável de um profissional intensivista?

Como garantir que seremos cuidadores e um dia cuidados por um profissional competente? Qual é o perfil desejável de um profissional intensivista? Você é competente? Como avaliar a Competência Profissional do Intensivista. Na saúde e para a saúde, as transformações ocorrem desde a forma de organização do trabalho, associada às alterações do perfil

Leia mais

O direito à participação juvenil

O direito à participação juvenil O direito à participação juvenil Quem nunca ouviu dizer que os jovens são o futuro do país? Quase todo mundo, não é verdade? Porém a afirmativa merece uma reflexão: se os jovens são o futuro do país, qual

Leia mais

Plataforma Saúde na Escola. Programa de Saúde Escolar. Parcerias. ACES CASCAIS - EQUIPA SE-UCC CASCAIS CARE e AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASCAIS

Plataforma Saúde na Escola. Programa de Saúde Escolar. Parcerias. ACES CASCAIS - EQUIPA SE-UCC CASCAIS CARE e AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASCAIS Plataforma Saúde na Escola Programa de Saúde Escolar ACES CASCAIS - EQUIPA SE-UCC CASCAIS CARE e AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASCAIS Parcerias Agrupamento de Escolas de Cascais Diretora : Dra. Isabel Carvalho

Leia mais

Prêmio Viva Leitura. Categoria Escola Pública. Projeto: Leitura como fonte de conhecimento e prazer

Prêmio Viva Leitura. Categoria Escola Pública. Projeto: Leitura como fonte de conhecimento e prazer COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LAGOA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PR 281 KM 20 - LAGOA FONE: 41-3674-1053 e-mail : colegioestadualdelagoa@gmail.com Prêmio Viva Leitura Categoria Escola Pública Projeto: Leitura

Leia mais

Cinderela dos Santos Laura Dias. Adoção e co adoção. Trabalho de Pensamento crítico e trabalho académico

Cinderela dos Santos Laura Dias. Adoção e co adoção. Trabalho de Pensamento crítico e trabalho académico Cinderela dos Santos Laura Dias Adoção e co adoção. Trabalho de Pensamento crítico e trabalho académico 12/01/2015 Resumo A adoção divide se em vários subtemas, como por exemplo adoção plena, adoção restrita,

Leia mais

Profa. Raquel Simões. Índice de massa corpórea (IMC) = peso (kg)/altura (m) 2

Profa. Raquel Simões. Índice de massa corpórea (IMC) = peso (kg)/altura (m) 2 IMC/Idade Profa. Raquel Simões O que é IMC? Índice de massa corpórea (IMC) = peso (kg)/altura (m) 2 IMC é efetivo como ferramenta de triagem e não de diagnóstico (identificar indivíduos com baixo o excesso

Leia mais

Administração AULA- 5. ER0199 Economia Mercados Oferta & Procura. Prof. Isnard Martins. Bibliografia: Rosseti J. Introdução à Economia.

Administração AULA- 5. ER0199 Economia Mercados Oferta & Procura. Prof. Isnard Martins. Bibliografia: Rosseti J. Introdução à Economia. Administração AULA- 5 1 ER0199 Economia Mercados Oferta & Procura Prof. Isnard Martins Bibliografia: Rosseti J. Introdução à Economia. Atlas 2006 Robert Heilbroner Micro Economia N.Gregory Mankiw Isnard

Leia mais

GUIA PRÁTICO ATENDIMENTO AÇÃO SOCIAL

GUIA PRÁTICO ATENDIMENTO AÇÃO SOCIAL Manual de GUIA PRÁTICO ATENDIMENTO AÇÃO SOCIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/7 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Atendimento Ação Social (31 A V4.07) PROPRIEDADE

Leia mais

NotícIA. Um Jornal para filosofar. E como março é o mês das mulheres, nada mais justo que homenageá-las!

NotícIA. Um Jornal para filosofar. E como março é o mês das mulheres, nada mais justo que homenageá-las! NotícIA Um Jornal para filosofar. Bianca, Elisa, Gabriela, Rafaela, Jéssica e Paula 2º A 1ª Edição E como março é o mês das mulheres, nada mais justo que homenageá-las! 1 Alma de Mulher Nada mais contraditório

Leia mais

Etnocentrismo, relativismo cultural e multiculturalismo

Etnocentrismo, relativismo cultural e multiculturalismo Etnocentrismo, relativismo cultural e multiculturalismo Por Prof. Rita MacCord http://maccord-rita-prof.blogspot.com.br/2012/11/sociologiaetnocentrismo-relativismo.html em 04 de junho de 2013 MULTICULTURALISMO

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DA CRIANÇA

A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DA CRIANÇA A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DA CRIANÇA Iama dos Santos Souza Faculdades Integradas de Patos FIP Email: iamasantossouza@hotmail.com INTRODUÇÃO A organização do espaço é um

Leia mais

UNIVERSO UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE ENFERMAGEM GILVAN SALES DO NASCIMENTO RESENHA DO FILME UMA MENTE BRILHANTE

UNIVERSO UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE ENFERMAGEM GILVAN SALES DO NASCIMENTO RESENHA DO FILME UMA MENTE BRILHANTE UNIVERSO UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE ENFERMAGEM GILVAN SALES DO NASCIMENTO RESENHA DO FILME UMA MENTE BRILHANTE SALVADOR BA 2011 UNIVERSO UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE ENFERMAGEM

Leia mais

Como construir uma comunidade virtuosa? Ramiro Marques

Como construir uma comunidade virtuosa? Ramiro Marques Como construir uma comunidade virtuosa? Ramiro Marques Antes de respondermos a esta questão é conveniente definirmos comunidade virtuosa. Aquilo que sustenta uma comunidade virtuosa é a partilha do bem

Leia mais

Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e. saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto

Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e. saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto I Descrição do Projecto Introdução Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto como meio que as rodeia. Cabe à escola valorizar,

Leia mais

Os desafios da Internet. Como tornar a Internet segura. Centro de Competência Nónio 1

Os desafios da Internet. Como tornar a Internet segura. Centro de Competência Nónio 1 Os desafios da Internet Como tornar a Internet segura Centro de Competência Nónio 1 Sumário desta Apresentação Actividades mais frequentes de Pais e Filhos na Internet Situações de perigo para crianças

Leia mais

SIGMUND FREUD CARL G. JUNG

SIGMUND FREUD CARL G. JUNG SIGMUND FREUD E CARL G. JUNG Por: Marcilene Tomaz Orientadora: Bruna Marinho Nov/2011 Sigmund Freud Freud nasceu em 1856 e faleceu em 1939. Fundador da PSICANÁLISE ou TEORIA PSICANALÍTICA. Psicanálise

Leia mais

FATEC ZONA SUL Faculdade de Tecnologia da Zona Sul São Paulo/SP

FATEC ZONA SUL Faculdade de Tecnologia da Zona Sul São Paulo/SP FATEC ZONA SUL Faculdade de Tecnologia da Zona Sul São Paulo/SP Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial Disciplina: Negócios Internacionais 1 Conceitos e Princípios É a ciência dos costumes

Leia mais

Um olhar sobre o tema

Um olhar sobre o tema Um olhar sobre o tema As transformações recentes na área política, económica, cultural e educacional têm repercussões em todos os domínios da vida social dos portugueses, afetando o comportamento de homens

Leia mais

A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. O acesso à Educação

A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. O acesso à Educação 33 A realidade do SAB para as crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. Quase 5 milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 14 anos (18,8% da população da região) vivem no Semi-árido. No Brasil,

Leia mais

Foto: Harald Schistek

Foto: Harald Schistek Foto: Harald Schistek 43 A adolescência é uma fase especial de afirmação da autonomia do indivíduo, vital para o exercício da cidadania e de seus múltiplos direitos. Caracteriza-se por uma etapa do desenvolvimento

Leia mais

Aula 4 - Simetria e Assimetria. professor Rafael Hoffmann

Aula 4 - Simetria e Assimetria. professor Rafael Hoffmann Aula 4 - professor Rafael Hoffmann Harmonia e proporção Quando o designer planeja o espaço em que vai distribuir sua composição, procura critérios que resultem num arranjo harmonizado agradável, atraente,

Leia mais

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe Coração de Mãe Coração De Mãe Página 1 Coração De Mãe 1º Edição Agosto de 2013 Página 2 Coração De Mãe 1º Edição È proibida à reprodução total ou parcial desta obra, por Qualquer meio e para qualquer fim

Leia mais

participar da centros urbanos Como sua comunidade pode plataforma dos Plataforma dos Centros Urbanos www.unicef.org.br Aliados estratégicos:

participar da centros urbanos Como sua comunidade pode plataforma dos Plataforma dos Centros Urbanos www.unicef.org.br Aliados estratégicos: Como sua comunidade pode participar da plataforma dos centros urbanos? www.unicef.org.br Aliados estratégicos: Ilustração: Jonatas Tobias Parceiros técnicos: Plataforma dos Centros Urbanos COMO SUA COMUNIDADE

Leia mais

Anexo F Análise de Conteúdo às Questões Abertas

Anexo F Análise de Conteúdo às Questões Abertas Anexo F Análise de Conteúdo às Questões Abertas 86 Análise de Conteúdo às Questões Abertas Que razões/motivos te levaram a escolher este curso? Desporto Gosto pelo Desporto: Adoro desporto ; A minha vida

Leia mais

Centro de gravidade de um corpo é o ponto onde podemos supor que seu peso esteja aplicado.

Centro de gravidade de um corpo é o ponto onde podemos supor que seu peso esteja aplicado. Apostila de Revisão n 4 DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: 2M311 PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: Mecânica - 4. Corpo Rígido 4.1. Torque análise semiquantitativa, na Primeira Etapa, e quantitativa, na

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DISCIPLINA: Seminário de História Política I ACADÊMICO: Gabriel Farias Galinari - R.A. 69586 PROFESSOR: Rivail C. Rolim A CONSTRUÇÃO

Leia mais

Fundamentos da Gastronomia

Fundamentos da Gastronomia Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina Fundamentos da Gastronomia, oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

FUTUROS DESEJÁVEIS (Wellington Nogueira)

FUTUROS DESEJÁVEIS (Wellington Nogueira) FUTUROS DESEJÁVEIS (Wellington Nogueira) FUTUROS DESEJÁVEIS (Wellington Nogueira) 1) Onde começa e onde termina o Hospital? As pessoas estão cultivando a doença em uma série de situações. Apesar da doença

Leia mais

Hoje, dia 28 de Julho de 2013, estou a dar o Fim ao Regredir. Já Programei 9 vezes este Exercício, mas vou continuar a fazê-lo enquanto Eu Viver.

Hoje, dia 28 de Julho de 2013, estou a dar o Fim ao Regredir. Já Programei 9 vezes este Exercício, mas vou continuar a fazê-lo enquanto Eu Viver. Modelo Intermédio Após as 9 Regressões do Lado Direito O Passado Morre por Toda a Terra. Agora, vamos encontrar o Modelo das Origens. Quem somos e ficamos a Ter e a Ser a Força do Bom Viver. Hoje, dia

Leia mais

Abuso Sexual Técnicas de Entrevista e Abordagem. Lícia Nery Fonseca Técnica em Psicologia MP-GO licia.fonseca@mpgo.mp.br

Abuso Sexual Técnicas de Entrevista e Abordagem. Lícia Nery Fonseca Técnica em Psicologia MP-GO licia.fonseca@mpgo.mp.br Abuso Sexual Técnicas de Entrevista e Abordagem Lícia Nery Fonseca Técnica em Psicologia MP-GO licia.fonseca@mpgo.mp.br Violência Sexual contra crianças e adolescentes A violência sexual contra crianças

Leia mais

PLATAFORMA SUPRACONCELHIA PENÍNSULA DE SETÚBAL REUNIÃO 19/03/2012. Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Setúbal

PLATAFORMA SUPRACONCELHIA PENÍNSULA DE SETÚBAL REUNIÃO 19/03/2012. Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Setúbal PLATAFORMA SUPRACONCELHIA PENÍNSULA DE SETÚBAL REUNIÃO 19/03/2012 Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Setúbal Agenda da Reunião Informações Programa de Emergência Social - PES Ano Europeu

Leia mais

Maximizar os ganhos em saúde da população: os Enfermeiros Especialistas em. Enfermagem de Reabilitação como agentes na obtenção de ganhos em saúde.

Maximizar os ganhos em saúde da população: os Enfermeiros Especialistas em. Enfermagem de Reabilitação como agentes na obtenção de ganhos em saúde. CONTRIBUTOS PARA O PLANO NACIONAL DE SAÚDE 2011-2016 Maximizar os ganhos em saúde da população: os Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação como agentes na obtenção de ganhos em saúde. Os

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL QUAL REALIDADE? QUAIS POSSIBILIDADES? QUAIS DESAFIOS? Material elaborado por Instituto Abaporu de Educação e Cultura

EDUCAÇÃO INFANTIL QUAL REALIDADE? QUAIS POSSIBILIDADES? QUAIS DESAFIOS? Material elaborado por Instituto Abaporu de Educação e Cultura EDUCAÇÃO INFANTIL QUAL REALIDADE? QUAIS POSSIBILIDADES? QUAIS DESAFIOS? Material elaborado por Instituto Abaporu de Educação e Cultura Mudança da concepção da função da EI ao longo dos tempos. Há influência

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES ESTRUTURAS CRISTALINAS E MOLECULARES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES ESTRUTURAS CRISTALINAS E MOLECULARES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES ESTRUTURAS CRISTALINAS E MOLECULARES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA RESUMO A utilização de materiais de fácil manuseio pode levar a um

Leia mais

Projeto de Lecionação da Expressão e Educação Físico Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico

Projeto de Lecionação da Expressão e Educação Físico Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Núcleo de Estágio de Educação Física Agrupamento de Escolas de Alfornelos

Leia mais

O primeiro passo fundamental é

O primeiro passo fundamental é 1 3 PASSOS FUNDAMENTAIS PRA VOCÊ RECOMEÇAR SUA VIDA E LIDAR COM SUA NOVA REALIDADE Foi pensando em como eu posso te ajudar a dar os primeiros passos hoje, agora, a partir desse momento que eu resolvi colocar

Leia mais

JVTD É APENAS UMA PALAVRA Pesquisa Profª Drª Cláudia Pereira Departamento de Comunicação PUC-Rio

JVTD É APENAS UMA PALAVRA Pesquisa Profª Drª Cláudia Pereira Departamento de Comunicação PUC-Rio JVTD É APENAS UMA PALAVRA Pesquisa Profª Drª Cláudia Pereira Departamento de Comunicação PUC-Rio HISTÓRICO DA PESQUISA Em abril de 2013, a turma da Profª Cláudia Pereira, na disciplina Pesquisa de Mercado,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL ELIZÂNGELA MALISZEWSKI. 2 PRÊMIO JOVEM JORNALISTA FERNANDO PACHECO JORDÃO Uma causa, um gesto, um direito para todos

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL ELIZÂNGELA MALISZEWSKI. 2 PRÊMIO JOVEM JORNALISTA FERNANDO PACHECO JORDÃO Uma causa, um gesto, um direito para todos UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL ELIZÂNGELA MALISZEWSKI 2 PRÊMIO JOVEM JORNALISTA FERNANDO PACHECO JORDÃO Uma causa, um gesto, um direito para todos CANOAS, SETEMBRO DE 2010 ELIZÂNGELA MALISZEWSKI 2 PRÊMIO

Leia mais

Munição Referente ao Injusto Penal e Ilicitude

Munição Referente ao Injusto Penal e Ilicitude 1 UNIPOL MUNIÇÃO REFERENTE A ILICITUDE E INJUSTO PENAL Munição Referente ao Injusto Penal e Ilicitude Vamos lá! para falarmos de ILICITUDE não podemos esquecer nosso quadro do Crime nunca! PRIMEIRO DEVEMOS

Leia mais

3º Trabalho de GI Análise DFD

3º Trabalho de GI Análise DFD 3º Trabalho de GI Análise DFD Problemas típicos da organização Diálogo com o exterior Mestrado de Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação 2000/2001 Cadeira : Prof.: GI-Gestão da Informação Luis Manuel

Leia mais

03 Aponte a alternativa que contém uma característica pertinente ao texto:

03 Aponte a alternativa que contém uma característica pertinente ao texto: PROVA DE PORTUGUÊS NÍVEL SUPERIOR Fábula: O leão apaixonado Certa vez um leão se apaixonou pela filha de um lenhador e foi pedir a mão dela em casamento. O lenhador não ficou muito animado com a ideia

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA Este documento contempla as linhas gerais de orientação, para uniformização

Leia mais

Auto-disciplina, Privação, Compromisso, Responsabilidade.

Auto-disciplina, Privação, Compromisso, Responsabilidade. Valores: Competências -chave: Auto-disciplina, Privação, Compromisso, Responsabilidade. Ser capaz de gerir a frustração; Resistir à tentação e esperar pela recompensa; Reduzir riscos praticando o auto-controlo;

Leia mais